sabiá três

Post on 06-Mar-2016

231 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Terceira edição da Revista Sabiá

TRANSCRIPT

Outubro de 2011Ano 1

Edição 3

Magazine also available in ENGLISH

Revista disponible también en ESPAÑOL

ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

EDITORIAL

Idealização e coordenação: Jonathas MelloEdição de texto: Luisa FreyProdução: Mariana Bittencourt Vitor Vieira de OliveiraIlustração da capa: Lambuja

revistasabia.com.brfacebook.com/revistasabiafacebook.com/sabiamagazinetwitter.com/revistasabiaflickr.com/revistasabia

“Este país só será grande quando cada brasileiro se sentir respon-sável e influente pela força do seu pensamento na formação do todo nacional.” Teotônio Vilela (1917 - 1983)

Fronteiras são elementos intrigantes. Delimitam um espaço e criam identidades ao mesmo tempo. E instigam a reconstrução dessas identidades através de constantes questionamentos. A partir dos limites espaciais, surgem discussões sobre limi-tações de linguagem, cultura e pensamento. Frequentemente, é justamente a arte que levanta tais questões, ao transformar assuntos cotidianos em reflexão e mudança.

Nesta edição da Revista Sabiá, apresentamos mais uma vez artistas de dentro das fronteiras brasileiras – e de fora tam-bém –, todos eles com suas influências e referências. Desde o início, questionamos a ideia “Brasil, samba, suor e carnaval” e continuamos o fazendo por meio dos trabalhos selecionados nesta edição. Lutamos contra a estereotipação ou padroni-zação de uma identidade e defendemos o exato oposto disso: a ampliação e a integração de diferentes mundos, que, juntos, criam um “todo nacional” – complexo e rico como a cultura brasileira.

© Todos os trabalhos contidos na revista são propriedade dos respectivos artistas e sua publicação foi autorizada exclusivamente para a Revista Sabiá. Não é permitido o uso das imagens com outros fins. Caso haja interesse, entre em contato com o artista.

TRÊSANNA ANJOS CRISTINA CENCIARELLI EDUARDO FONSECA IRENA FREITAS

ISE ARAÚJO LEANDRO NEVES LUIZ PEGORARO PEDRO FERREIRA LAMBUJA

CRIS/TRAK AMORIM VITI GROSMAN ZÉ OTÁVIO

04 08 14 20

24 29 35 41

46 51 55

Nasceu e vive em São Paulo, SP

4

Misturando formas estilizadas, a paulistana Anna Anjos extrai elementos do ludismo para incorporá-los em sua realidade de criação, fazendo-nos entrar em um espaço original, em que as cores brincam com as formas. Essa alquimia de criação mostra uma produção bastante es-pecial: personagens puros, que refletem ingenuidade em seus corpos, mas revelam a firmeza de suas personalida-des e emoções.Anna é arte-ilustradora e já assinou campanhas e proje-tos para empresas como Nestlé (2010) e TV Bandeirantes (2011) e para a Prefeitura do Recife (2011). Também pro-duziu ilustrações para revistas e livros infanto-juvenis de editoras como Abril, FTD e Moderna. Atualmente, a artista coolabora com a nova coleção “Arte e Rock” da rede de restaurantes Spoleto, que este ano tem o Rock in Rio 2011 como tema central.

Anna Anjoswww.annaanjos.com

El Rey - Ilustração Digital

Carmen AfrotropicalIlustração Digital

Carnaval Multicultural Recife Ilustração Digital

Nasceu em Roma, ItáliaVive em Cairú / Boipeba, BA

8

Cristina Cenciarelli

Boipeba, lugar sem tempo“Na ilha de Boipeba, o tempo passa com uma cadência única, acom-panhado pelo ritmo implacável das marés, regulado pela luz absoluta e pela escuridão profunda. É governado por gestos de sabedoria an-tigos, sem tempo – como a pesca do calão, o candomblé e o parar para ver o mar e tomar energia. Cada momento é diferente e único, como uma fotografia. Na ilha de Boipeba, aprende-se a esperar.A atmosfera é especial. A vida desses homens e mulheres é uma escola permanente. Não se pode tentar explicar, é preciso aceitar cada momento que se passa por aqui, deixando-o entrar na pele, tratando-o com cuidado, vivendo nele e amando-o, porque o mo-mento é seu – e da ilha também.”

Trecho do texto de Cristina Cenciarelli

A italiana Cristina Cenciarelli estudou fotografia em Roma e Nova Iorque. Paralelamente, trabalhou com teatro, pro-paganda e reportagem. Publicou fotos em importantes revistas italianas, francesas, americanas, alemãs e expôs na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.Em 2003, fez da Ilha de Boipeba – no litoral da Bahia – sua residência. Com a criação da associação Luz Cultural e a abertura da Biblioteca Edite dá Vida, vem realizando um trabalho de pesquisa e valorização da cultura e das tradições da ilha.

Nasceu em Ponte Nova, MG Vive em Lisboa, Portugal

14

Eduardo graduou-se em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. “Esse tempo foi fundamental para minha formação artística, foi quando decidi seguir o caminho da pintura, mas antes disso houve muitas experimentações aleatórias, que direcionaram minhas escolhas.”A pintura a óleo foi uma descoberta que fez Eduardo enxergar um novo mundo, com infinitas possibilidades. “A luz deixou de ser fiel e passou a ser interpretativa ao olhar. Uma sombra não é mais uma ausência da luz, e sim um manancial de cores num determinado espaço.” Outro elemento que sempre esteve presente em seu trabalho é o humor crítico. “Gosto de contestar coisas que não me parecem boas, mas não sou direto, prefiro ir com calma. Rodeio-as, vejo o que se passa, provo um pouco, e aí sim posso me expressar livremente!”

Eduardo Fonseca

www.eduardofonseca.com

Jogo da MemóriaÓleo sobre tela

60 x 90 cm

Briga de GaloÓleo sobre tela125 x 45 cm

SagradosFolha de ouro e óleo sobre tela

90 x 120 cm

QuaseÓleo sobre tela140 x 90 cm

Faixa de Gaza IÓleo sobre tela

125 x 95 cm

Faixa de Gaza IIÓleo sobre tela

125 x 95 cm

Nasceu em Vitória, ESVive em Manaus, AM

20

IrenaFreitas

http://cargocollective.com/irenafreitas

Irena Freitas tem 20 anos e é estudante de Design e Jornalismo. “Para mim, desenhar é estender um pou-quinho mais a infância, concretizar o imaginário em imagens.” Por isso, interessa-se por ilustração infantil e por desenhar o que chama de “meninas bonitas”. A inspiração vem do que a artista lê, assiste e escuta, sen-do essas influências refletidas em suas ilustrações.

NinfasIlustração digital

ZumblorgIlustração digital

Summer babesIlustração digital

Children of the forestIlustração digital

Kissed by fireIlustração digital

Nasceu em São Paulo, SP Vive em Fortaleza, CE

24

As obras da artista plástica Ise Araújo conversam com arte urbana, cultura pop e com o que chama de “expressiocinismo”. Desde que resolveu libertar seus desenhos dos cadernos, produziu trabalhos em tela, madeira, lambe-lambe e papelão. As personagens que ilustra têm um quê do universo infantil, lúdico e circense. Em sua arte, busca estar em contato com tudo aquilo capaz de instiga-la e de trazer-lhe boas lembranças. “Talvez seja uma forma de livrar-me um pouco do peso da realidade que vem com o tempo”.

Ise Araújo

www.flickr.com/ise_arte

Nasceu e vive em São Paulo, SP

29

Leandro Neves, 29 anos, é professor de fotografia e fotógrafo de moda e publicidade. Vive no eixo São Paulo – Rio e sempre se dedicou à pesquisa em iluminação e tratamento de ima-gem. Para Leandro, na fotografia, mais que o personagem, é a luz que conta a história.

Leandro Neveshttp://leandroneves.daportfolio.com

Nasceu em Florianópolis, SCVive em Londres, Inglaterra

35

Cansado de trabalhar com briefings, o Designer Gráfico e skatista Luiz Pegoraro resolveu dedicar-se mais a coisas que lhe dão prazer. Graduado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, começou a pintar em 2010, quando trocou a ma-ravilhosa Ilha da Magia pela gélida Londres. Recentemente, concluiu sua pós-graduação em Artes pelo Chelsea College of Art and Design. O foco de seu trabalho são retratos de pessoas que admira ou que vivem ao seu redor. Além das pinturas a óleo, Luiz arrisca-se em outros suportes, como esculturas com mate-riais baratos e composição de imagens em camadas de papelão.

www.luizpegoraro.com

Luiz Pegoraro

Full English breakfastÓleo em tela60 x 75 cm

I love London, but London doesn’t love meInstalaçãoJornal, roupas e sacos de lixo

KeenaAcrílico em camadas de papelão

50x50cm

Leaving - Jimmy GarrisonÓleo sobre tela

50x65cm

Leaving - Herbie HancockÓleo sobre tela

50x65cm

Leaving - Stanley TurrentineÓleo sobre tela50x65cm

Nasceu em Juiz de Fora, MG Vive em São Paulo, SP

41

“Ilustrador em formação e marinheiro condecorado; amante psicótico e profundo conhecedor de moluscos de jardim; e ladrão de isqueiros declarado que nunca tirou o cabaço de ninguém.”

41

Pedro FerreiraLambuja

www.flickr.com/pedrohenriqueferreira www.murro.com.br (em breve)

41

Homemade ApocalypseIlustração digital

Jonny T loversIlustração digital

Pastor AmbrósioIlustração digital

TokioIlustração digital

46

Cris Amorim graduou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ibero-Americano. Recentemente, concluiu o curso de Cinema na Escola Livre de Cinema e, no momento, estuda cenografia na SP Escola de Teatro. Conhecida como Trak, trabalha com direção de arte de curtas metragens. E também desenha. “Meus desenhos são captações de sensações, de pequenas coisas que me tocam, e são, de alguma maneira, simbólicos.”

Nasceu e vive em São Paulo, SP

www.flickr.com/photos/trakamorim

Cris/TrakAmorim

Abraço inesperadoNanquim e aquarela em papel

Mar, Jazz e WhiskyNanquim e aquarela em papel

Leitura verdeNanquim e aquarela em papel

Em alto marNanquim e aquarela em papel

A criação das maçãsGrafite e aquarela em papel

Nasceu em Porto Alegre, RSVive em Florianópolis, SC

51

A produção do artista Viti Grosman encontra-se em um momento livre, e, ao mesmo tempo, contido. Livre, já que ele antes dividia-se entre as dualidades âncora/pássa-ro, feminino/masculino, mundano/fabuloso e, na fase atual, tomou para si o voo do pássaro. Viti escolheu o feminino como elemento representativo e mergulhou no mundo fabuloso. Contido, pois o artista, que reside há cinco anos na Ilha de Santa Catarina, parece ter se dado conta de suas limitações geográficas. Transfere essa fronteira firmamento/oceano para suas telas, de onde emergem figuras femininas em planos azuis turquesa, que ora repre-sentam o céu, ora o mar.Após percorrer os caminhos sugeridos por suas obras, a impressão que fica é a de que o artista pousou de vez na pintura e de que, em seu voo, Viti está indo cada vez mais alto.

Viti Grosman

www.vitiworks.com

Salto no azulAcrílico sobre tela

Nova ondaAcrílico sobre tela

Passeando no azulAcrílico sobre tela

Nasceu em Olímpia, SPVive em São Paulo, SP

ZéOtávio

Desde os 11 anos Zé Otávio é apaixonado por São Paulo, onde mora e trabalha. Estu-dou Design Gráfico na Escola de Belas Artes da cidade, na qual se dedicou com maior intensidade às aulas de fotografia e modelo vivo e, assim, selou uma contemplação por rostos e pessoas. Baseia seus estudos nos sketchbooks, experimentando e abusando das cores primárias, colagens, fitas adesivas, linhas e do que mais o papel suportar. Ex-plora temas como a androgenia, o sexo e o frescor do que está acontecendo nas ruas. Atualmente, trabalha com ilustração, principalmente para o mercado editorial, sempre buscando alternativas e “expressões não óbvias”, tanto nos trabalhos comissionados quanto naqueles para galerias. Faz parte da PLUS Galeria e do grupo SketchJazz , pelo qual vende originais e gravuras.

www.zeotavio.com

55

SamantaTécnica mista sobre papel

Andy WarholTécnica mista sobre papel

MonroeTécnica mista sobre papel

PaulTécnica mista sobre papel

Dark SideTécnica mista

www.revistasabia.com.brfacebook.com/revistasabiafacebook.com/sabiamagazinetwitter.com/revistasabiaflickr.com/revistasabia

top related