sabiá três

61
Outubro de 2011 Ano 1 Edição 3 Magazine also available in ENGLISH Revista disponible también en ESPAÑOL ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Upload: sabiamagazine-art

Post on 06-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Terceira edição da Revista Sabiá

TRANSCRIPT

Page 1: Sabiá Três

Outubro de 2011Ano 1

Edição 3

Magazine also available in ENGLISH

Revista disponible también en ESPAÑOL

ARTE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Page 2: Sabiá Três

EDITORIAL

Idealização e coordenação: Jonathas MelloEdição de texto: Luisa FreyProdução: Mariana Bittencourt Vitor Vieira de OliveiraIlustração da capa: Lambuja

revistasabia.com.brfacebook.com/revistasabiafacebook.com/sabiamagazinetwitter.com/revistasabiaflickr.com/revistasabia

“Este país só será grande quando cada brasileiro se sentir respon-sável e influente pela força do seu pensamento na formação do todo nacional.” Teotônio Vilela (1917 - 1983)

Fronteiras são elementos intrigantes. Delimitam um espaço e criam identidades ao mesmo tempo. E instigam a reconstrução dessas identidades através de constantes questionamentos. A partir dos limites espaciais, surgem discussões sobre limi-tações de linguagem, cultura e pensamento. Frequentemente, é justamente a arte que levanta tais questões, ao transformar assuntos cotidianos em reflexão e mudança.

Nesta edição da Revista Sabiá, apresentamos mais uma vez artistas de dentro das fronteiras brasileiras – e de fora tam-bém –, todos eles com suas influências e referências. Desde o início, questionamos a ideia “Brasil, samba, suor e carnaval” e continuamos o fazendo por meio dos trabalhos selecionados nesta edição. Lutamos contra a estereotipação ou padroni-zação de uma identidade e defendemos o exato oposto disso: a ampliação e a integração de diferentes mundos, que, juntos, criam um “todo nacional” – complexo e rico como a cultura brasileira.

Page 3: Sabiá Três

© Todos os trabalhos contidos na revista são propriedade dos respectivos artistas e sua publicação foi autorizada exclusivamente para a Revista Sabiá. Não é permitido o uso das imagens com outros fins. Caso haja interesse, entre em contato com o artista.

TRÊSANNA ANJOS CRISTINA CENCIARELLI EDUARDO FONSECA IRENA FREITAS

ISE ARAÚJO LEANDRO NEVES LUIZ PEGORARO PEDRO FERREIRA LAMBUJA

CRIS/TRAK AMORIM VITI GROSMAN ZÉ OTÁVIO

04 08 14 20

24 29 35 41

46 51 55

Page 4: Sabiá Três

Nasceu e vive em São Paulo, SP

4

Misturando formas estilizadas, a paulistana Anna Anjos extrai elementos do ludismo para incorporá-los em sua realidade de criação, fazendo-nos entrar em um espaço original, em que as cores brincam com as formas. Essa alquimia de criação mostra uma produção bastante es-pecial: personagens puros, que refletem ingenuidade em seus corpos, mas revelam a firmeza de suas personalida-des e emoções.Anna é arte-ilustradora e já assinou campanhas e proje-tos para empresas como Nestlé (2010) e TV Bandeirantes (2011) e para a Prefeitura do Recife (2011). Também pro-duziu ilustrações para revistas e livros infanto-juvenis de editoras como Abril, FTD e Moderna. Atualmente, a artista coolabora com a nova coleção “Arte e Rock” da rede de restaurantes Spoleto, que este ano tem o Rock in Rio 2011 como tema central.

Anna Anjoswww.annaanjos.com

Page 5: Sabiá Três

El Rey - Ilustração Digital

Page 6: Sabiá Três

Carmen AfrotropicalIlustração Digital

Page 7: Sabiá Três

Carnaval Multicultural Recife Ilustração Digital

Page 8: Sabiá Três

Nasceu em Roma, ItáliaVive em Cairú / Boipeba, BA

8

Cristina Cenciarelli

Boipeba, lugar sem tempo“Na ilha de Boipeba, o tempo passa com uma cadência única, acom-panhado pelo ritmo implacável das marés, regulado pela luz absoluta e pela escuridão profunda. É governado por gestos de sabedoria an-tigos, sem tempo – como a pesca do calão, o candomblé e o parar para ver o mar e tomar energia. Cada momento é diferente e único, como uma fotografia. Na ilha de Boipeba, aprende-se a esperar.A atmosfera é especial. A vida desses homens e mulheres é uma escola permanente. Não se pode tentar explicar, é preciso aceitar cada momento que se passa por aqui, deixando-o entrar na pele, tratando-o com cuidado, vivendo nele e amando-o, porque o mo-mento é seu – e da ilha também.”

Trecho do texto de Cristina Cenciarelli

A italiana Cristina Cenciarelli estudou fotografia em Roma e Nova Iorque. Paralelamente, trabalhou com teatro, pro-paganda e reportagem. Publicou fotos em importantes revistas italianas, francesas, americanas, alemãs e expôs na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.Em 2003, fez da Ilha de Boipeba – no litoral da Bahia – sua residência. Com a criação da associação Luz Cultural e a abertura da Biblioteca Edite dá Vida, vem realizando um trabalho de pesquisa e valorização da cultura e das tradições da ilha.

Page 9: Sabiá Três
Page 10: Sabiá Três
Page 11: Sabiá Três
Page 12: Sabiá Três
Page 13: Sabiá Três
Page 14: Sabiá Três

Nasceu em Ponte Nova, MG Vive em Lisboa, Portugal

14

Eduardo graduou-se em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. “Esse tempo foi fundamental para minha formação artística, foi quando decidi seguir o caminho da pintura, mas antes disso houve muitas experimentações aleatórias, que direcionaram minhas escolhas.”A pintura a óleo foi uma descoberta que fez Eduardo enxergar um novo mundo, com infinitas possibilidades. “A luz deixou de ser fiel e passou a ser interpretativa ao olhar. Uma sombra não é mais uma ausência da luz, e sim um manancial de cores num determinado espaço.” Outro elemento que sempre esteve presente em seu trabalho é o humor crítico. “Gosto de contestar coisas que não me parecem boas, mas não sou direto, prefiro ir com calma. Rodeio-as, vejo o que se passa, provo um pouco, e aí sim posso me expressar livremente!”

Eduardo Fonseca

www.eduardofonseca.com

Page 15: Sabiá Três

Jogo da MemóriaÓleo sobre tela

60 x 90 cm

Page 16: Sabiá Três

Briga de GaloÓleo sobre tela125 x 45 cm

Page 17: Sabiá Três

SagradosFolha de ouro e óleo sobre tela

90 x 120 cm

Page 18: Sabiá Três

QuaseÓleo sobre tela140 x 90 cm

Page 19: Sabiá Três

Faixa de Gaza IÓleo sobre tela

125 x 95 cm

Faixa de Gaza IIÓleo sobre tela

125 x 95 cm

Page 20: Sabiá Três

Nasceu em Vitória, ESVive em Manaus, AM

20

IrenaFreitas

http://cargocollective.com/irenafreitas

Irena Freitas tem 20 anos e é estudante de Design e Jornalismo. “Para mim, desenhar é estender um pou-quinho mais a infância, concretizar o imaginário em imagens.” Por isso, interessa-se por ilustração infantil e por desenhar o que chama de “meninas bonitas”. A inspiração vem do que a artista lê, assiste e escuta, sen-do essas influências refletidas em suas ilustrações.

Page 21: Sabiá Três

NinfasIlustração digital

Page 22: Sabiá Três

ZumblorgIlustração digital

Summer babesIlustração digital

Page 23: Sabiá Três

Children of the forestIlustração digital

Kissed by fireIlustração digital

Page 24: Sabiá Três

Nasceu em São Paulo, SP Vive em Fortaleza, CE

24

As obras da artista plástica Ise Araújo conversam com arte urbana, cultura pop e com o que chama de “expressiocinismo”. Desde que resolveu libertar seus desenhos dos cadernos, produziu trabalhos em tela, madeira, lambe-lambe e papelão. As personagens que ilustra têm um quê do universo infantil, lúdico e circense. Em sua arte, busca estar em contato com tudo aquilo capaz de instiga-la e de trazer-lhe boas lembranças. “Talvez seja uma forma de livrar-me um pouco do peso da realidade que vem com o tempo”.

Ise Araújo

www.flickr.com/ise_arte

Page 25: Sabiá Três
Page 26: Sabiá Três
Page 27: Sabiá Três
Page 28: Sabiá Três
Page 29: Sabiá Três

Nasceu e vive em São Paulo, SP

29

Leandro Neves, 29 anos, é professor de fotografia e fotógrafo de moda e publicidade. Vive no eixo São Paulo – Rio e sempre se dedicou à pesquisa em iluminação e tratamento de ima-gem. Para Leandro, na fotografia, mais que o personagem, é a luz que conta a história.

Leandro Neveshttp://leandroneves.daportfolio.com

Page 30: Sabiá Três
Page 31: Sabiá Três
Page 32: Sabiá Três
Page 33: Sabiá Três
Page 34: Sabiá Três
Page 35: Sabiá Três

Nasceu em Florianópolis, SCVive em Londres, Inglaterra

35

Cansado de trabalhar com briefings, o Designer Gráfico e skatista Luiz Pegoraro resolveu dedicar-se mais a coisas que lhe dão prazer. Graduado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, começou a pintar em 2010, quando trocou a ma-ravilhosa Ilha da Magia pela gélida Londres. Recentemente, concluiu sua pós-graduação em Artes pelo Chelsea College of Art and Design. O foco de seu trabalho são retratos de pessoas que admira ou que vivem ao seu redor. Além das pinturas a óleo, Luiz arrisca-se em outros suportes, como esculturas com mate-riais baratos e composição de imagens em camadas de papelão.

www.luizpegoraro.com

Luiz Pegoraro

Page 36: Sabiá Três

Full English breakfastÓleo em tela60 x 75 cm

Page 37: Sabiá Três

I love London, but London doesn’t love meInstalaçãoJornal, roupas e sacos de lixo

Page 38: Sabiá Três

KeenaAcrílico em camadas de papelão

50x50cm

Page 39: Sabiá Três

Leaving - Jimmy GarrisonÓleo sobre tela

50x65cm

Leaving - Herbie HancockÓleo sobre tela

50x65cm

Page 40: Sabiá Três

Leaving - Stanley TurrentineÓleo sobre tela50x65cm

Page 41: Sabiá Três

Nasceu em Juiz de Fora, MG Vive em São Paulo, SP

41

“Ilustrador em formação e marinheiro condecorado; amante psicótico e profundo conhecedor de moluscos de jardim; e ladrão de isqueiros declarado que nunca tirou o cabaço de ninguém.”

41

Pedro FerreiraLambuja

www.flickr.com/pedrohenriqueferreira www.murro.com.br (em breve)

41

Page 42: Sabiá Três

Homemade ApocalypseIlustração digital

Page 43: Sabiá Três

Jonny T loversIlustração digital

Page 44: Sabiá Três

Pastor AmbrósioIlustração digital

Page 45: Sabiá Três

TokioIlustração digital

Page 46: Sabiá Três

46

Cris Amorim graduou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ibero-Americano. Recentemente, concluiu o curso de Cinema na Escola Livre de Cinema e, no momento, estuda cenografia na SP Escola de Teatro. Conhecida como Trak, trabalha com direção de arte de curtas metragens. E também desenha. “Meus desenhos são captações de sensações, de pequenas coisas que me tocam, e são, de alguma maneira, simbólicos.”

Nasceu e vive em São Paulo, SP

www.flickr.com/photos/trakamorim

Cris/TrakAmorim

Page 47: Sabiá Três

Abraço inesperadoNanquim e aquarela em papel

Page 48: Sabiá Três

Mar, Jazz e WhiskyNanquim e aquarela em papel

Page 49: Sabiá Três

Leitura verdeNanquim e aquarela em papel

Em alto marNanquim e aquarela em papel

Page 50: Sabiá Três

A criação das maçãsGrafite e aquarela em papel

Page 51: Sabiá Três

Nasceu em Porto Alegre, RSVive em Florianópolis, SC

51

A produção do artista Viti Grosman encontra-se em um momento livre, e, ao mesmo tempo, contido. Livre, já que ele antes dividia-se entre as dualidades âncora/pássa-ro, feminino/masculino, mundano/fabuloso e, na fase atual, tomou para si o voo do pássaro. Viti escolheu o feminino como elemento representativo e mergulhou no mundo fabuloso. Contido, pois o artista, que reside há cinco anos na Ilha de Santa Catarina, parece ter se dado conta de suas limitações geográficas. Transfere essa fronteira firmamento/oceano para suas telas, de onde emergem figuras femininas em planos azuis turquesa, que ora repre-sentam o céu, ora o mar.Após percorrer os caminhos sugeridos por suas obras, a impressão que fica é a de que o artista pousou de vez na pintura e de que, em seu voo, Viti está indo cada vez mais alto.

Viti Grosman

www.vitiworks.com

Page 52: Sabiá Três

Salto no azulAcrílico sobre tela

Page 53: Sabiá Três

Nova ondaAcrílico sobre tela

Page 54: Sabiá Três

Passeando no azulAcrílico sobre tela

Page 55: Sabiá Três

Nasceu em Olímpia, SPVive em São Paulo, SP

ZéOtávio

Desde os 11 anos Zé Otávio é apaixonado por São Paulo, onde mora e trabalha. Estu-dou Design Gráfico na Escola de Belas Artes da cidade, na qual se dedicou com maior intensidade às aulas de fotografia e modelo vivo e, assim, selou uma contemplação por rostos e pessoas. Baseia seus estudos nos sketchbooks, experimentando e abusando das cores primárias, colagens, fitas adesivas, linhas e do que mais o papel suportar. Ex-plora temas como a androgenia, o sexo e o frescor do que está acontecendo nas ruas. Atualmente, trabalha com ilustração, principalmente para o mercado editorial, sempre buscando alternativas e “expressões não óbvias”, tanto nos trabalhos comissionados quanto naqueles para galerias. Faz parte da PLUS Galeria e do grupo SketchJazz , pelo qual vende originais e gravuras.

www.zeotavio.com

55

Page 56: Sabiá Três

SamantaTécnica mista sobre papel

Page 57: Sabiá Três

Andy WarholTécnica mista sobre papel

Page 58: Sabiá Três

MonroeTécnica mista sobre papel

Page 59: Sabiá Três

PaulTécnica mista sobre papel

Page 60: Sabiá Três

Dark SideTécnica mista

Page 61: Sabiá Três

www.revistasabia.com.brfacebook.com/revistasabiafacebook.com/sabiamagazinetwitter.com/revistasabiaflickr.com/revistasabia