apostila florais de bach

28
HUMANIVERSIDADE HOLÍSTICA Florais de Bach "A Saúde é nossa Herança, nosso direito. É a completa e total união entre Alma, Mente e Corpo e isto não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos." Dr. Edward Bach – 1930

Upload: andrea-frazao

Post on 27-Dec-2015

566 views

Category:

Documents


77 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila Florais de Bach

HUMANIVERSIDADE HOLÍSTICA Florais de Bach

"A Saúde é nossa Herança, nosso direito. É a completa e total união entre Alma, Mente e Corpo e isto não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o

negligenciamos."

Dr. Edward Bach – 1930

Page 2: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 1

Índice

Matéria Página:

Como agem os Remédios Florais _______________________________________________ Como usar os Remédios Florais ________________________________________________ Os Florais de Bach ___________________________________________________________ Os Remédios Florais atuais____________________________________________________ As sete categorias dos Remédios Florais de Bach__________________________________ Rescue, o remédio da emergência_______________________________________________ Florais e estado de espírito_____________________________________________________ Resumo remédios____________________________________________________________ Receitas ____________________________________________________________________ Referências bibliográficas _____________________________________________________ Questionário ________________________________________________________________

0203040809091010222526

Page 3: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 2

FLORAIS DE BACH Como agem os Remédios Florais

“Quando a pessoa se liberta das emoções negativas, sua mente e seu corpo voltam a se integrar com a Natureza, e a força vital flui livremente; fazendo com que

o organismo se torne o agente da própria cura.”

Em seus estudos, o Dr. Bach percebeu que existe uma estreita ligação entre o doente, o tipo de enfermidade que ele apresenta e a personalidade, ou o tipo de pensamento que habita a mente de cada pessoa. Assim, cada um tem suas próprias suscetibilidades e tendências às doenças, segundo sua natureza.

Os remédios florais agem indiretamente, auxiliando o indivíduo dentro de um esforço global de cura. Agem suavemente, produzindo transformações sutis nos veículos mais profundos do ser e

determinando alterações positivas nos traços de caráter, nos impulsos e condições psíquicas. Não são medicamentos de ação direta, como por exemplo, as drogas alopáticas em geral e os

psicotrópicos em particular; assim sendo, estão isentos de efeitos colaterais ou adversos. No entanto, devem ser sempre encarados como formas auxiliares de tratamento, dentro de um conjunto

de medidas terapêuticas como dietas naturistas, psicoterapia, massagens orientais, Do-In, acupuntura, etc.

Uma suave energia curativa

Na prática, a terapia floral aplicada de modo adequado tem se mostrado extremamente útil no tratamento de problemas emocionais, afetivos, bem como das alterações indesejáveis da personalidade que tanto perturbam o homem moderno.

Não se pode, no entanto, concluir que a terapia floral do Dr. Bach tenha a capacidade de eliminar definitivamente os conflitos mais profundos da alma ou sérios problemas de ordem afetiva ou psicomental; estes exigem ações psicoterápicas mais enérgicas e bem conduzidas por profissionais experientes. Estudiosos têm observado que nos casos mais difíceis a aplicação de remédios florais é de grande valia quando acompanha outras formas oficiais de tratamento.

Uma visão integrada do indivíduo

É importante observar que, embora a terapia floral do Dr. Bach possa parecer mais voltada para as alterações da esfera psicomental, na verdade considera o indivíduo de forma global. Assim, os remédios florais são úteis tanto no caso de doenças psíquicas e mentais quanto nas físicas e existenciais. A indicação específica de cada um dos medicamentos e sua associação com a tipologia humana serve apenas de guia para a seleção do remédio mais adequado a cada caso.

Como sempre, em termos da moderna Medicina Natural, a pessoa deve ser vista através de uma abordagem integral, funcionando como um todo, no qual mente e corpo fazem parte do mesmo conjunto. Assim, se uma pessoa sofre de medos infundados, pressentimentos e demais sintomas que indiquem Aspen, este remédio pode ser usado no tratamento dos mais diversos males que essa pessoa apresente, como uma simples gripe, uma amidalite ou um desmaio.

Curiosamente, certas formas mais constantes, ou mesmo cíclicas, de problemas começam a diminuir de frequência à medida que os medos e pavores do tipo Aspen vão se dissipando...

Automedicação e autoconhecimento

Segundo afirmou o próprio Edward Bach, sua terapia floral pode ser usada por qualquer pessoa, desde que seja sensível, observadora e inteligente.

Pode ser empregada tanto para a automedicação quanto para o tratamento de outros, e até mesmo de crianças e animais domésticos.

O Dr. Bach acreditava que qualquer um seria capaz de identificar corretamente seus estados de espírito e aplicar os remédios adequados.

Mas nem sempre é fácil ser completamente honesto a respeito de nossa própria personalidade. A automedicação exige autoconhecimento, sensibilidade e intuição. Assim, se a pessoa não se sente segura ou tem dúvidas quanto à escolha adequada dos remédios, é

sempre recomendável procurar a ajuda de um médico, psicólogo ou terapeuta especializado em medicina floral.

Page 4: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 3

Os Florais de Bach A lista abaixo foi organizada por ordem alfabética, para facilitar a

identificação. Nas páginas seguintes encontra-se a descrição de cada um dos remédios, agrupada nas categorias já mencionadas.

1. Agrimony 20. Mimulus 2. Aspen 21. Mustard 3. Beech 22. Oak 4. Centaury 23. Olive 5. Cerato 24. Pine 6. Cherry Plum 25. Red Chestnut 7. Chestnut Bud 26. Rock Rose 8. Chicory 27. Rock Water 9. Clematis 28. Scleranthus 10. Crab Apple 29. Star of Bethlehem 11. Elm 30. Sweet Chestnut 12. Gentian 31. Vervain 13. Gorse 32. Vine 14. Heather 33. Walnut 15. Holly 34. Water Violet 16. Honeysuckle 35. White Chestnut 17. Hornbean 36. Wild Oat 18. Impatiens 37. Wild Rose 19. Larch 38. Willow

Como usar os Remédios Florais

A suave energia das flores transforma as tendências negativas da personalidade em qualidades que refletem o nosso EU mais profundo, nossa verdadeira maneira de ser.

Os Florais de Bach são apresentados sob a forma de um conjunto de 38 frascos contendo as essências

concentradas. Para preparar o medicamento deve-se retirar 2 a 3 gotas da essência concentrada e misturar com 23 ml de água mineral ou água destilada de uso medicinal. Em geral se acrescenta 7,0 ml de álcool de cereais ou conhaque, para conservação da água. O ideal é preparar o remédio usando um frasco de vidro escuro de 30 ml, com conta-gotas. A dosagem usual é de 4 gotas desse preparado, pingadas diretamente na boca, 4 ou 5 vezes ao dia.

Nos casos agudos ou urgentes, pode-se ministrar as doses a intervalos curtos, como de 10 em 10 minutos, mantendo esse critério até que o cliente melhore. Para as dores inflamações, contusões, etc., também é possível aplicar localmente os remédios florais. Pingue cerca de 6 gotas da essência concentrada num recipiente com 2 copos de água pura e utilize em compressas no local afetado.

Como obter os Remédios Florais

O conjunto dos 38 Florais de Bach é produzido exclusivamente pelo Dr. E. Bach Center, na Inglaterra. Esse kit importado pode ser adquirido em algumas farmácias homeopáticas das capitais ou das grandes cidades brasileiras, que também comercializam os remédios já diluídos, prontos para serem utilizados.

Maiores informações sobre os remédios também podem ser obtidas escrevendo diretamente para:

Manipulação de Florais www.hncristiano.com.br

Page 5: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 4

O Futuro da Terapia Floral

A técnica iniciada por Edward Bach despertou a atenção da medicina para o poder de cura oculto nas flores, que em sua natural delicadeza podem ajudar o ser humano a minorar seu sofrimento. Bach talvez tenha descoberto apenas o princípio de uma ciência que deve crescer e firmar-se definitivamente, conquistando um importante espaço dentro do universo das terapias holísticas ou integrais. Como o próprio Dr. Bach afirmou “estes remédios são capazes de elevar nossa natureza e nos aproximar de nossas almas - e assim nos trazer paz e aliviar nossos sofrimentos. Eles curam, não através do ataque à doença, mas sim banhando nossos corpos com as belas vibrações de nossa Natureza Superior, na presença da qual a doença se desfaz como a neve ao sol”.

Os Florais de Bach

A princípio, Bach estudou apenas 12 essências florais, chamadas por ele de “os doze remédios” (The Twelve Healers). Posteriormente ele incorporou mais 26 essências ao seu sistema floral, até completar os atuais 38 remédios, que são apresentados a seguir, por ordem alfabética. A cada um dos remédios acrescentou-se também uma “chave” para seleção, de modo a facilitar a escolha segundo uma característica básica de cada pessoa:

Agrimony (Agrimoia eupatoria – flor amarela) Pessoas joviais, animadas, de bom humor, que gostam de paz e se desagradam com discussões ou com brigas. Ainda que tenham problemas, tormentos e inquietações e sintam perturbações na mente e no corpo, escondem suas aflições por trás de bom humor e brincadeiras. Chave: “Eu estou bem com todos”. Aspen (Populus tremula – flor do choupo, parece um bicho, treme fácil) Medos indefinidos e desconhecidos, que não têm mais explicação nem razão de ser. O cliente pode estar apavorado diante do pressentimento de que algo terrível vai acontecer, sem que saiba exatamente o que será. Chave: “Sinto que alguma coisa horrível vai acontecer, mas não sei o quê”.

Beech (Fagus sylvatica – árvore de flor avermelhada) Para os que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo o que os rodeia. Necessitam ter a capacidade de ver o bem crescendo, para que possam ser mais tolerantes, indulgentes e compreensivos. Chave: “Será que ninguém consegue fazer nada direito?”

Centaury (Centaurium umbellatum –simboliza os centauros) Pessoas delicadas, silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Convertem-se mais em escravos do que em voluntários no auxílio aos outros. Chave: “Ele é um capacho...” Cerato (Ceratostigma willmottiana – flor azul, delicada) Para os que não têm bastante confiança em si mesmos a fim de tomar as próprias decisões. Estão constantemente pedindo conselhos aos outros. Chave: “O que você acha que devo fazer?” Cherry Plum (Prumus cerasifera – flor da cerejeira silvestre, branca com pontos vermelhos) Medo de que a mente se esgote, que se perca a razão, que se faça coisas espantosas e horríveis, indesejáveis e prejudiciais, embora pense nelas e se sinta impelido para elas. Chave: “Temo fazer algo terrível”. Chestnut Bud (Aesculus hippocastanum – botão do White Chestnut) Para os que não tiram todo o proveito da observação e da experiência, que levam mais tempo que os outros para aprender as lições da vida cotidiana. Necessitam de várias experiências, antes de aprender a lição. Acabam tendo de cometer o mesmo erro em diferentes ocasiões. Chave: “Eu já devia ter aprendido...”

Page 6: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 5

Chicory (Cichorium intybus – chicória, flor azul) Para os que pensam muito nas necessidades dos outros e tendem a cuidar excessivamente das crianças, dos familiares, dos amigos e encontram algo que precisam endireitar. Estão continuamente corrigindo o que lhes parece errado. Querem que aqueles dos quais cuidam permaneçam próximos. Chave: “Um dia você vai reconhecer tudo que fiz por você...” Clematis (Clematis vitalba – flor branca, com pontas) Para as pessoas sonolentas, indolentes, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesse pela vida. Insatisfação quanto à situação em que se acham; vivem mais no futuro. Esperanças que cheguem melhores dias. Quando estão doentes, esforçam-se muito pouco para se recuperar e chegam a desejar a morte. Chave: “Desculpe, eu não estava prestando atenção...” Crab Apple (Malus pumila – flor branca, da macieira) Para os que se sentem como se tivessem em si alguma coisa suja. Encontram-se ansiosos por se verem livres de uma coisa, que a eles parece maior. Ficam muito abatidos se um tratamento fracassa. Este remédio, limpa e purifica as feridas. O remédio da limpeza. Chave: “Preciso livrar-me de algo sujo em mim...”

Elm (Ulmis procera – florzinha rosa, elmo na ponta do galho) Para os que estão fazendo um bom trabalho, seguindo a vocação de sua vida, que esperam fazer algo importante e em benefício da humanidade. Podem ter momentos de depressão, quando sentem que a tarefa é demasiado difícil e que ultrapassa as forças de um ser humano. Chave: “Está muito difícil...”

Gentian (Gentiana amarella – flor violeta com 5 pontas, ligação com Raio Violeta) Para os que desanimam facilmente. Podem fazer progressos satisfatórios no que diz respeito à enfermidade e aos negócios da vida cotidiana, mas, diante do menor imprevisto ou entrave, começam a vacilar e logo desanimam. Chave: “Não sei se vai dar certo...”

Gorse (Ullex europaeus – flor amarela em formato de uma chama de vela) Apropriado para casos em que há grande desesperança. Para a pessoa que perdeu toda a fé em que se possa fazer algo por ela e que se lamenta com os demais, julgando haver pouca esperança de alívio. Chave: “Não adianta mesmo...”

Heather (Calluna vulgaris – urze, haste com flores rosas) Para os que estão constantemente buscando a companhia de alguém que esteja disponível, pois sentem necessidade de discutir seus problemas com os demais, seja quem for. Pessoas infelizes quando têm de ficar a sós. Chave: “Eu é que sofro...” Holly (Ilex aquifolium – azevinho, árvore de natal com frutos vermelhos) Constantes pensamentos de inveja, ciúme, vingança, suspeita. Diferentes tipos de desgosto que se pode sofrer. Não existe uma causa real para sua infelicidade. Chave: “Algum dia você me paga...”

Honeysuckle (Lonicera caprifolium – madressilva, flor vermelha e perfumada) Para as pessoas que vivem no passado, lembrando de uma época de grande felicidade, de um amigo morto, ou nos sonhos que não se tornaram realidade. Não acreditam que possam ter felicidade como a que um dia tiveram. Chave: “Naquele tempo é que era bom...”

Page 7: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 6

Hornbeam (Carpinus betulus – bétula, árvore em forma de pirâmide, sagrada) Sensação de não ter força suficiente, tanto mental quanto física, para carregar o fardo da vida; as solicitações parecem excessivas, mas com cumprimento das suas obrigações de modo satisfatório. Para os que crêem que necessitam fortalecer-se antes que possam fazer os seus trabalhos bem. Chave: “Acho que não aguento”. Impatiens (Impatiens grandulifera – flor pink, parece um chapéu) Para rápidos de pensamento e ação, e que querem que tudo se faça sem hesitação nem atraso. Quando doentes, ficam ansiosos para se restabelecerem. Dificuldades em ter paciência com pessoas lentas. Preferem trabalhar e pensar sozinhos, para fazer as coisas no seu próprio ritmo. Chave: “Deixa que eu faço tudo sozinho...” Larch (Larix decídua – flor vermelha, parece uma pinha) Para os que não se consideram tão bons nem tão capacitados, quanto quem os rodeia, que esperam o fracasso, nunca farão nada bem, nem se esforçam o suficiente para obter êxito. Muito pessimismo. Chave: “Eu nunca consigo mesmo...” Mimulus (Mimulus guttatus – flor amarela – como um cálice) Medo das coisas do mundo, da enfermidade, da dor, dos acidentes, da pobreza, da escuridão, de estar só, da desgraça. Para os temores do dia-a-dia. Medos guardados em silêncio, sem coragem de falar deles com os outros. Chave: “Tenho receio, tenho medo...” Mustard (Sinapsis arvensis – flor amarela; o menor grão é o da mostarda) Para os que estão sujeitos a períodos de melancolia e de desespero. Essas crises podem não ter nenhuma razão ou explicação aparente. Incapaz de sentir-se feliz ou bem interiormente. Chave: “Não sei por que estou tão deprimido”. Oak (Quercus robur – carvalho, morre com um raio para proteger a floresta) Para os que se empenham demais buscando o sucesso, tentando uma coisa atrás da outra. Ficam descontentes na enfermidade. Pessoas corajosas, que enfrentam as dificuldades sem perder a esperança. Chave: “Preciso continuar, não posso desistir”. Olive (Olea europaea – flor miúda e branca da oliveira) Para os que muito sofreram mental ou fisicamente e que se encontram exaustos e esgotados. Faltam-lhes as forças para fazerem o que quer que seja. A vida cotidiana implica num grande esforço, e não proporciona o prazer. Chave: “Estou exausto”. Pine (Pinus sylvestris – flor da pinha amarela, árvore de natal) Para os que culpam a si mesmos. Trabalham demais e sofrem muito com os erros que se atribuem. Os erros devem-se aos outros, mas se sentem responsáveis. Chave: “É tudo culpa minha”. Red Chestnut (Aesculus carnea – castanheira de flor vermelha) Aflição pelos demais. Pessoas que não se preocupam consigo mesmas, mas chegam a sofrer muito pelas pessoas que amam, preocupadas com possíveis desgraças. Chave: “Temo tanto por eles.....”

Page 8: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 7

Rock Rose (Helianthemum nummularium – rosa amarela, silvestre) É aplicado nos casos de emergência para os quais parece não haver nenhuma esperança. Acidentes ou enfermidades que surgem repentinamente. Momentos que o enfermo está muito assustado. Quando o estado é grave e há inquietação nos que estão ao seu redor. Chave: “Estou apavorado”.

Rock Water (água de fonte curativa) Para os que são muito austeros em seu modo de viver, privam a si mesmos de muitas alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso poderia interferir no seu trabalho. São severos consigo mesmos. Desejam estar bem, fortes e ativos. Esperam servir de exemplo que atraia as outras pessoas que podem então seguir as suas ideias. Indicado para traumas e bloqueios em nossa vida intrauterina. Chave: “O mártir”.

Scleranthus (Scleranthus annuus – flor verde em forma de estrela de cinco pontas) Para os incapazes de se decidirem entre duas coisas, inclinando-se ora em direção a uma, ora a outra. São geralmente tranquilas, caladas e carregam sozinhas as suas dificuldades. Chave: “Não consigo me decidir”. Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum – lírio branco, estrela de Belém) Para os que estão muito angustiados, em circunstâncias que geram uma grande desdita momentânea. O choque de uma notícia grave, a perda de um ente querido, o medo que se segue a um acidente, etc. Para os que se recusam a ser consolados. Chave: “Não me conformo!”

Sweet Chestnut (Castanea sativa – florzinha amarela, castanheira doce de Natal) Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece insuportável. Quando a mente ou o corpo se sente no limite de suas forças e nada mais podem fazer. Para quando se tem a impressão de que só resta a destruição e o aniquilamento. Chave: “Não suporto mais!”

Vervain (Verbena officinalis – flor branca) Para os que têm princípios ou ideias fixas, que estão certos de estar com a verdade e, por isso, raras vezes mudam. Desejam converter para o modo de ver a vida todos àqueles que os rodeiam. Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidos das coisas que querem ensinar. Na enfermidade, lutam, quando outros já teriam desistido. Chave: “Precisamos tomar uma atitude!”

Vine (Vitis vinifera – flor da videira) Para as pessoas muito capazes, seguras da própria competência, com fé no êxito. Por serem tão seguras, acreditam que seria útil convencer os demais a fazerem as coisas à maneira delas. Valiosas em casos de emergência. Chave: “É para o seu próprio bem!”

Walnut (Juglans regia – flor da noz de natal, nogueira) Para os que têm ideias e ambições bem definidas na vida e que as estão concretizando, mas algumas vezes se vêem tentados a se afastar de suas próprias ideias, de seus objetivos. Remédio para proporcionar constância e proteger o indivíduo de influências externas. O remédio para os momentos de transição. Chave: “De repente fiquei confuso...”

Water Violet (Hottonia palustris – florzinhas lilases, nasce em lugares úmidos) Para os que preferem ficar sós. Pessoas silenciosas, que andam sem fazer ruído, que falam pouco e com suavidade. Independentes, capazes e seguras de si. Não são influenciadas. Reservadas, segue o próprio caminho. Com frequência, são pessoas inteligentes e talentosas. Chave: “Estou bem assim...”

Page 9: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 8

White Chestnut (Aesculus hippocastanum – flor branca, acolhedora) Para os que não conseguem evitar pensamentos, ideias e deduções que não gostariam que entrassem em suas mentes. Os pensamentos preocupantes não os abandonam, ou se desfazem por alguns momentos, retornando em seguida. Parecem dar voltas, causando grande transtorno... Pensamentos desagradáveis que põem fim à calma e interferem na capacidade de concentração. Chave: “Não consigo pensar em outra coisa”. Wild Oat (Bromus mamosus – vegetação rasteira) Para as pessoas que têm ambições quanto a realizar algo importante na vida. Dificuldade em determinar a que ocupação deve se entregar; embora as ambições sejam fortes, não têm uma vocação. Insatisfação. Chave: “Não sei o que realmente quero”. Wild Rose (Rosa Canina – rosa de cinco pétalas em forma de coração cor de rosa) Para os que se conformam com tudo o que acontece à sua volta, e se limitam a passar pela vida, aceitando-a como ela é, sem se esforçar por melhorar as coisas nem encontrar alegria. Rendeu-se, sem se lamentar, na luta pela vida. Chave: “Tanto faz... “

Willow (Salix vitellina – salgueiro, chorão dourado, da casca sai o AAS) Para os que sofreram uma adversidade ou uma desgraça, e acham muito difícil aceitá-la. Parece-lhes que não merecem um revés tão grande, que isso é injusto. Costumam perder o interesse nas coisas e na vida. Chave: “Isso não é justo!”

Os Remédios Florais atuais

Depois que a Sociedade de Essências Florais da Califórnia apresentou ao mundo novas essências florais, além daquelas relativas ao sistema Bach, difundiu-se a ideia de desenvolver pesquisas semelhantes e de produzir essências regionais em diversos países. Foi assim que surgiram também os “Florais do Alasca” e os “Florais da Austrália”, que estão hoje entre os mais conhecidos. Existem atualmente várias dezenas de grupos realizando pesquisas com florais em diversas partes do planeta.

No Brasil existem os Florais de Minas Gerais, que já começam a ser difundidos, inclusive amparados

por cursos e por uma casuística interessante. Mas assim como qualquer novo sistema terapêutico faz-se necessário trabalhar com muito critério, honestidade e metodologia científica, para que os efeitos observados sejam reais e não fruto da imaginação ou da simples vontade do observador.

Tanto o Dr. Bach, como o grupo da Sociedade de Essências Florais da Califórnia, dedicaram-se

profundamente ao estudo dos medicamentos existentes nas flores. Os remédios foram exaustivamente pesquisados e sistematicamente aplicados durante vários anos, por profissionais sobremodo competentes, que acompanharam muitos tratamentos e casos clínicos.

Os principais Sistemas Florais:

Os Florais de Bach e os Florais da Califórnia cobrem de modo abrangente a gama de sinais, sintomas e a tipologia humana que definem a escolha de um ou de vários remédios, por isso são os principais representantes dentro da terapia floral. Citamos também o sistema floral de Minas Gerais, por representar este um trabalho sério e digno de atenção por parte dos brasileiros, principalmente. Os Florais do Alasca e os Florais da Austrália não são aqui apresentados por julgarmos que os três sistemas citados são suficientes para as nossas necessidades terapêuticas; além disso, os kits e os próprios remédios florais dos sistemas da Austrália e do Alasca são de difícil aquisição e não acrescentam muitas novidades aqueles antes mencionados. Entendemos que os remédios florais aqui mencionados são suficientes para que o leitor conheça bem as diversas possibilidades existentes. Todos os remédios são descritos de forma sintética, pois se procurou destacar apenas os seus aspectos indicativos mais importantes. Como já foi explicado anteriormente, para um maior aprofundamento é necessário estudar a literatura disponível.

Page 10: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 9

As sete categorias dos Remédios Florais de Bach

Como o Dr. Bach associava uma essência floral a um tipo de emoção, a um estado de ser ou à característica de cada pessoa, ele resolveu criar categorias de sintomas psíquicos de modo a facilitar a escolha do remédio mais adequado a cada caso. As sete categorias, com os seus respectivos remédios, são:

Para o medo: Aspen, Cherry Plum, Mimulus , Red Chestnut e Rock Rose. Para a indecisão: Cerato, Gentian, Gorse, Hornbeam, Scleranthus e Wild Oat. Para o desinteresse no presente: Chestnut Bud, Clematis, Honeysuckle, Mustard, Olive White Chestnut e Wild Rose. Para a solidão: Impatiens, Water Violet e Heather Para a influência excessiva às opiniões alheias: Agrimony, Centaury, Holly e Walnut. Para o desespero ou desalento: Crab Apple, Elm, Larch, Oak, Pine, Star of Bethlehem, Sweet Chestnut e Willow. Para a excessiva preocupação com os outros: Beech, Chicory, Rock Water, Vervain e Vine.

Rescue, o Remédio da emergência

Bach desenvolveu também um remédio composto, ao qual deu o nome de Rescue, ou “remédio da salvação”. Este tem aplicação para reais emergências, onde exista uma profunda angústia, como em acidentes, etc. Produz conforto e ajuda na recuperação do equilíbrio. Os remédios da composição, são:

Cherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose e Star of Bethlehem. Todos estes são misturados numa só fórmula para configurar o Rescue.

Page 11: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 10

Estados de Espírito  Remédios ABORRECIMENTOS  Ocultam  Agrimony Causa da Doenças  Oak ABSORTO   Em lembranças do passado  Honeysuckle Em relatos para o futuro  Clematis ACANHAMENTO  Mimulus ACIDENTES  Rescue Remedy, Rock Rose ADOECEM   Para fugir da realidade  Clematis 

Para obter solidariedade  Heather 

Para ter poder sobre outros  Chicory Por medo  Mimulus Por ressentimentos  Willow AGITAÇÃO   Gostam de  Heather,  lrnpatiens Não gostam de agitações   Mimulus Sempre em estado de alerta  Vervain AMARGURA   Com reações explosivas  Holly Com ressentimento contido  Willow AMBIÇÕES   Ausência de ambições  Clematis, Gorse ,Wild Rose Definidas   Walnut Indefinidas  Wild Oat ANGÚSTIA  Sweet Chestnut ANSIEDADE   Oculta   Agrimony Por impaciência  Impatiens Por medo indefinido  Aspen ANTECIPA   As desgraças  alheias  Red Chestnut APATIA   Intercalada com euforia   Scleranthus Por  conformismo   Wild Rose Por desinteresse  Clematis APEGO DOENTIO A PESSOAS PRÓXIMAS Chicory APREENSÃO   Pelos entes queridos  Red Chestnut Por medo de causas conhecidas  Mimulus  Por medos indefinidos  Aspen Por trauma sofrido  Rock Rose APRESSADO   Pelo temperamento impaciente  Impatiens Porque se envolvem em várias Atividades 

Vervain 

ARROGANTE   Por convicção  Vine, Vervain Por intolerância  Beech ATAQUE NERVOSO    Com descontrole emocional  Cherry Plum Humor que oscila entre extremos  Scleranthus Por esgotamento  Oak 

Page 12: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 11

ATORMENTADO   Por angústia profunda  Sweet Chestnut Por ciúme ou inveja  Holly Por medo de descontrolar‐se Cherry Plum Por medos indefinidos  Aspen Por pensamentos obsessivos  White Chestnut Por preocupações secretas  Agrimony Por trauma do passado  Rock Rose AUTOCENSURA  Pine AUTOCONTROLE EXCESSIVO  Rock Water AUTONEGAÇÃO   Por excesso de generosidade Centaury Por excesso de rigor  Rock Water AUTOPIEDADE  Chicory,Heather,Willow AUTORITÁRIOS  Chicory, Vine AVERSAO A SI MESMO  Crab Apple ÁVIDOS   Por atenção  Chicory Heather Por poder  Chicory Vervain,Vine BARULHO, NÃO SUPORTAM Clematis, Mimulus CALAM‐SE   Não gostam de reclamar   Oak Para evitar conflitos  Agrimony CAPACIDADE    Duvida da própria  Cerato 

CHOQUE EMOCIONAL Star of Bethlehem, Rescue Remedy, Rock Rose 

CHORO FÁCIL  Chicory Heather CIÚMES  Holly COMPAIXÃO   Não tem nenhuma  Vine CONCENTRAÇÃO, FALTA DE   Por alheamento  Clematis Por falta de confiança  Cerato Par indecisão  ScIeranthus Por mente atormentada  White Chestnut CONFIANÇA, FALTA DE   Em fase de mudança   Walnut Em si mesmo   Larch Para decidir  Cerato, Scleranthus Provocada pelo medo  Mímulus CONFORMADO    Aparentemente   Agrimony Com tudo  Gorse Por desinteresse  Clematis Por resignação  Wild Rose CONSCIÊNCIA, PERDA DA   

Por choque ou acidente Rescue Remedy, Rock Rose 

CONSELHOS    Gostam de dar   Chicory Vine, Vervain Seguem  Centaury, Cerato 

Page 13: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 12

CONSOLO    Não toleram  Star of Bethlehem CONTRADIÇÕES PSICOLÓGICAS  Cherry Plum CONVALESCENÇA    De doenças graves  Olive CONVICÇÃO, FALTA DE  Cento, Larch, Scleranthus CORAGEM PARA LUTAR   Oak  Contra doenças  Vervain,Víne  Falta de  Gentian, Gorse, wild Pose CRÍTICOS    Consigo mesmos   Pine, Rock Water Em relação aos outros  Beech, Chicory CUIDADOS EXCESSIVOS    Com os outros  Chicory, Red Chestnut Consigo mesmo  Heather CULPA, SENTIMENTO DE  Pine DEPRESSÃO    Com melancolia   Gentian, Gorse, Wild Com melancolia e desânimo  Rose Devido a um fracasso   Gentian Intercalada com euforia  Gentian Por depender dos outros  Scleranthus Por falta de coragem   Hornbeam Por momento difícil   Gentian Sem motivo  Elm, Mustard DERROTISMO  Gorse  DESALENTO     Consequente da angústia  Sweet Chestnut Devido à amargura  Willow Pela falta de confiança  Larch Por auto‐aversão  Crab Apple Por choque emocional  Star of Bethlehem Por doenças  Oak Por sentir‐se culpado  Pine Por sentir‐se incapaz  Elm DESANIMADO  Gentian DESATENTO  Clematis DESCONFIANÇA    De si mesmo   Cerato Dos outros  Holly DESCONTENTE   Com os outros   Willow, Chicory Consigo mesmo  Oak, Pine, Rock Water DESENCORAJADO  Elm Por contratempos  Gentian DESESPERO   À beira da loucura   Cherry Plum Com pessimismo  Gorse Insuportável   Sweet Chestnut Ligado ao pânico   Rock Rose Por causa desconhecida  Mustard DESGRAÇAS    Espera sempre o pior, antecipa as medo de, para os outros Medo de ara si 

Red Chestnut Red Chestnut Mimulus 

Page 14: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 13

DESILUSÃO    Desespero após sofrer  Cherry Plum Medo de sofrer  Aspen DESINTERESSE   Devido a exaustão  Olive Devido a tormentos mentais  White Chestnut Pela vida  Clematis, Water Violet, Pelo presente  Wild Rose Pelos outros  Clematis, Honeysuckle Por carência de energia vital  Heather Por depressão inexplicável  Wild Rose Por pessimismo  Mustard Por ressentimento  Gorse, Willow DEVANEIOS  Clematis DISCUSSÕES   Detestam  Mimulus, Agrimony, Gostam de  Centaury Water Violet 

Mentais desgastantes Chicory, Vervain, Willow White Chestnut 

DISTRAIDOS  Clematis DOENÇA    

Simulam  Chicory Heather Willow 

DOENÇA REPENTINA QUE ASSUSTA Rescue Remedy, Rock Rose 

DOMINAR   

Deixam‐se Centaury, Cerato, Mimulus 

Gostam de  Chicory; Heather, Vervain, Vine 

DONO DA VERDADE  Vervain 

DÚVIDA Cerato, Gentian, Scleranthus 

EGOÍSMO  Chicory EMERGÊNCIAS GRAVES  Rescue Remedy, 

Rock Rose ENERGIA VITAL    Falta de   Clematis Wild Rose 

Nutre‐se da alheia  Cerato, Chicory Heather, Holly, Honeysuckle, Vine, 

Sugada pelos outros  Vemain Agrimony, Centaury Larch 

ENFADO  Willow ERRO    Persiste no  Sempre corrige o dos outros 

Chestnut Bud Chicory 

ESFORÇO   Excessivo  Impatiens, Vervain Falta de, devido à exaustão  Olive Falta de, devido à resignação  Wild Rose Falta de, devido à sonolência  Clematis 

Page 15: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 14

ESGOTAMENTO    Físico   Oak Mental  Hornbeam, Clernatis Por excesso de atividades   Vervain Por sofrimento   Olive, Sweet Chestnut Por vontade fraca  Centaury ESPERANÇA, FALTA DE  Gorse ESTRANHO NO MODO DE AGIR  Cherry Plum EUFORIA    Intercalada com apatia  Scleranthus EXEMPLO    Deseja ser um  Rock Rose EXIGENTE    Com os outros   Chicory Consigo mesmo  Pine Explorado    Pelos outros  Centaury Falam    Demais  Impatiens Demais, de si mesmos  Heather Depressa, para esconder a timidez  Mimulus Fé   Falta de   Gorse Perda da  Gentian FORÇAS, FALTA DE    Para reagir   Clematis, Wild Rose Para realizar uma tarefa   Elm Para suportar o dia‐a‐dia   Hornbeam Por grande sofrimento  Sweet Chestnut FRACASSO    Desânimo após um   Gentian Não toleram o  Willow Sempre esperam o   Larch 

Sentimento de  Elm 

FRAQUEZA    

De vontade   Centaury 

Dúvida da própria força  Hornbeam FRUSTRAÇÃO    Por indefinição própria  Wild Oat FUTURO    Não acredita no   Gorse Vive sonhando com o  Clematis GAGUEIRA    Por excesso de timidez  Mimulus HESITAÇÃO    

Devido ao medo  Mimulus 

Entre duas opções   Scleranthus 

Para escolher uma ocupação   Wild Oat Por falta de confiança  Larch HUMOR INSTÁVEL  Scleranthus IDEALISTAS  Rock Water, Vervain IMAGINAÇÃO FÉRTIL  Clematis IMPACIENTE  Impatiens, 

Page 16: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 15

Chestnut Bud IMPLACÁVEL   

Com os outros  Beech, Chicory 

Consigo mesmo Impatiens, Vervain Vine, Rock Water 

IMPULSIVO   Impatiens INADEQUAÇÃO, SENTIMENTO DE  Elm INCANSÁVEIS  Oak, Centaury INCAPACIDADE, SENTIMENTO DE   Larch INCERTEZA   No caminho a seguir   Wild Oat Por falta de confiança,   Cerato Por falta de esperança,   Gorse Por falta de fé,   Gentian Por falta de força,  Hornbeam Por indecisão Scleranthus INCONFORMADO   Willow INDECISOS    Hesitam sempre entre duas opções  Scleranthus Não conseguem definir o seu lugar   Wild Oat Na vida   Cerato Por falta de confiança, vacilantes, sempre em dúvida 

Gentian 

INDEFINIÇÃO  Wild Oat INDIFERENÇA  Clematis INDULGENTE    Consigo mesmo   Chicory Em relação aos outros  Pine INÉRCIA  Clematis, Honeysuckle INFELIZ   Nega‐se qualquer prazer  Rock Water Por exaustão  Olive Por falta de energia vital  Wild Rose Por falta de esperança  Sweet Chestnut Por falta de interesses  Clematis Por nostalgia  Honeysuckle Por se sentir insatisfeito  Wild Oat Por sentimento de culpa  Pine Por sentimentos negativos  Holly Por sentir‐se à parte  Water Violet Por sentir‐se injustiçado  Willow Por trauma sofrido  Star of Bethlehem Sem qualquer motivo  Mustard INFERIORIDADE, SENTIMENTO DE  Larch Ocasional    Mustard INFLEXÍVEL   Vine INFLUENCIÁVEL    

Às vezes   Walnut Facilmente  Centaury, Cerato INJUSTIÇADO  Willow 

Page 17: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 16

INQUIETAÇÃO   Camuflada  Agrimony Por entusiasmo excessivo  Vervain Por impaciência  Impatiens Por indecisão constante  Scleranthus Por pensamentos obsessivos  White Chestnut INSANIDADE MENTAL   Cherry Plum INSATISFAÇÃO Com os outros   Beech, Chicory Constante consigo mesmo,   Pine, Rock Water Mesmo quando alcança o que  Clematis Queria   Holly Por ciúme ou inveja por frustração  Oak, Walnut Por não conseguir encontrar o  Wild Oat Próprio caminho por ressentimento  Willow INSENSATO  Cherry Plum INSTABILIDADE DE EMOCIONAL  Scleranthus INTERFEREM   Na liberdade alheia  Chicory Para apressar os outros  Impatiens Para convencer  Vervain, Vine Para dominar  Vine Para falar de si mesmos  Heather Para fazer perguntas  Cerato Para se vingar  Holly INTERROGADO, NÃO SUPORTA SER  Mimulus INTOLERANTES    Com opiniões contrárias   Vervain Com os defeitos alheios   Beech Não podem esperar   Impatiens Por excesso de rigor   Rock Water Por orgulho   Water Violet Por tirania  Vine INVEJA  Holly IRRESPONSÁVEL   Devido à incerteza  Scleranthus Por falta de segurança  Cerato Por ser muito influenciável  Centaury IRRITAM‐SE FACILMENTE  Beech, Chicory, Holly Tornam‐se insolentes  Impatiens, Willow LEMBRANÇAS, VIVE DE  Honeysuckle LENTOS    Em aprender  Chestnut Bud Por desinteresse   Clematis Por indecisão  Scleranthus Mágoa    Ocultam   Agrimony Por desilusão sofrida  Gentian Por remorso  Pirre Por ressentimento   Willow Por sentirem‐se rejeitados   Chicory Traumática   Star of Bethlehem 

Page 18: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 17

MARTIR   Nega‐se qualquer prazer  Rock Water Por autopiedade  Chicory Por falta de saúde  Heather Por fraqueza  Centaury Por ressentimento  Willow Por uma causa  Vervain MAU HUMOR  Willow MEDO   Da morte  Aspen, Mimulus, Rock Rose Da providência divina  Aspen Da pessoas  Mimulus De acidentes  Mimulus De causa conhecida  Mimulus De contaminar‐se, sujar‐se  Crab Apple De descontrolar‐se  Cherry Plum De desgraças para entes queridos Red Chestnut De desgraças para si próprio  Mimulus De dizer “não”  Centaury De enfrentar situações  Agrimony, Gentian,Gorse, Larch De enlouquecer  Cherry Plum De errar  Cerato, Scleranthus De falar sobre seus medos  Mimulus De ficar doente  Mimulus, Heather De ficar pobre  Mimulus De ficar sozinho  Chicory ,Mimulus,Healther De mudanças  Walnut De não resistir  Elm De perder a consciência  Cherry Plum De perder o que tem  Mimulus De prejudicar alguém  Cherry Plum De sentir dor  Mimulus De ser abandonado  Chicory Do escuro  Aspen, Mimulus Do passado  Honeysuckle Extremo, terror  Rock Rose Forte, sem motivo  Aspen Indefinido, vago  Aspen Obsessivo  Cherry Plum MELANCOLIA   Com depressão  Gentian, Gorse, Wild Rose  Sem motivo  Mustard MOTIVAÇÃO, FALTA DE  Gentian, Gorse, Wild Rose, Clematis, OliveMUDANÇAS   Gostam de  Vervain Não gostam de  Wild Rose, Walnut NEGATIVISMO  Willow NERVOSISMO   Camuflado  Agrimory E agitação  Vervain, Impatiens E mau humor  Willow E timidez  Mimulus 

Page 19: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 18

NOSTALGIA  Honeysuckle OBSESSÃO   Por detalhes, por limpeza  Crab Apple Que causa terror  Cherry Plum Religiosa  Rock Water OBSTÁCULOS   Dificuldade de superar os pequenos 

Gentian 

ÓDIO   Por ciúme  Holly Por ressentimentos  Willow OPINIÕES   Fixas  Beech, Rock Water Impõem as suas  Vervain, Vine ORGULHO  Water Violet Do lar  Crab Apple OTIMISMO À TODA PROVA  Oak PÂNICO  Rock Rose Por choque emocional  Star Bethlehem PASSADO VIVE NO  Honeysuckle PASSIVIDADE  Clematis, Wild Rose PENSAMENTOS   Apavorantes  Cherry Plum De suicídios   Cherry Plum De vingança  Holly Negativos persistentes  White Chestnut Perdido em  Clematis Voltados para o futuro  Clematis Voltados para o passado  Honeysuckle PERDÃO INCAPAZ DE  Willow PERFECCIONISTAS  Vervain, Pine, Beech, Rock Water PERIGO, ATRAÇÃO PELO  Cherry Plum PERSUADIR, DEIXA‐SE   Por falta de autoconfiança  Cerato Por fraqueza ou bondade  Centaury PESADELOS  Rock Rose, Aspen PESSIMISMO  Gorse POSSESSIVO   E egoísta  Chicory Em relação  Heather PREOCUPAÇÃO   Com a opinião dos outros  Cerato Com detalhes  Crab Apple Com o bem‐estar geral  Vervain Com situação grave  Rock Rose Consigo mesmo  Heather, Rock Water Em agradar  Centaury Em influenciar os outros  Vervain Esconde dos outros  Agrimony Excessiva com os outros  Chicory, Red Chestnut Por pensamentos obsessivos  White Chestnut PRESSENTIMENTOS MAUS  Aspen PRESUNÇÃO  Impatiens, Vine, Water Violet 

Page 20: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 19

PROTELAM TUDO   Por falta de forças  Hornbeam Por indecisão  Scleranthus Por sentir‐se incapaz  Larch Por timidez e medo  Mimulus QUEIXA‐SE DOS OUTROS   Por despeito ou ciúmes  Holly Por excesso de apego  Chicory Por intolerância  Beech Por se acharem vitimas  Willow RABUGENTO  Chicory REMORSO  Pine RESERVADOS  Agrimony, Water Violet RESIGNADO   Com infortúnios  Wild Rose Com tudo  Gorse RESSENTIDO  Willow REVOLTA   Com agressividade  Vine Por ciúme ou inveja  Holly Por frustração  Vervain Por impaciência  Impatiens Por intolerância  Beech Por ressentimentos  Willow RIGOROSO E SEVERO  Beech, Chicory Com os outros  Vervain, Vine Consigo mesmo   Rock Water RISCO DE VIDA  Rock Rose ROMPIMENTO DE LAÇOS ANTIGOS  Walnut SAUDOSISMO  Honeysuckle SEGUROS DE SI   Dominadores inflexíveis  Vine E impacientes  Impatiens Fortes princípios  Vervain Silenciosos  Water Violet SENSIVEIS DEMAIS  Centaury A influências alheias  Walnut Ao sucesso alheio  Holly Mas não demonstram  Agrimony SERVIR   Ansioso por agradar e  Centaury SOLIDÃO   Não toleram, por apego á família  Chicory Não toleram, por insegurança  Heather Preferem isolamento sempre  Water Violet Preferem, no trabalho   Impatiens Preferem, para ocultar  Agrimony Preocupações  Mimulus Preferem, por timidez   SOLIDARIEDADE   Desejam amigos solidários  Heather Desejam, mas são egoístas  Chicory Não são solidários  Beech SONHOS   Constantes com o passado  Honeysuckle Pesadelos, terrores noturnos  Aspen, Rock Rose 

Page 21: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 20

SONOLÊNCIA  Honeysuckle Clematis SUBMISSOS  Centaury SUICÍDIO, TENDÊNCIA AO  Cherry Plum SUJEIRA, SENSAÇÃO DE  Crab Apple SUPERIORIDADE SENTIMENTO DE  Water Violet SUPERPROTETOR  Chicory SUSPEITA DOS OUTROS  Holly SUSTO QUE DESCONTROLA  Rescue Remedy, Rock Rose TAGARELA  Heather TEMPERAMENTO INSTÁVEL  Scleranthus TENSÃO   Por ansiedade  Impatiens Por choque emocional  Star of Bethlehem Por excesso de autocontrole  Rock Water Por excesso de esforço  Vervain Por excesso de preocupação com os outros 

 Red Chestnut 

Por intolerância  Beech Por medo  Cherry Plum Por medo constante de tudo  Mimulus Por medo indefinido  Aspen Por perfeccionismo  Pine TERROR  Rock Rose TERRORES NOTURNOS  Rock Rose, Aspen TIMIDEZ EXCESSIVA  Mimulus TIRÂNICO  Vine TOLOS, SENTEM‐SE  Cerato TRABALHO   Pulam de um para outra  Wild Oat TRANQUILIDADE   Aparente  Clematis, Mimulus Excessiva  Agrimony, Water Violet TRANSIÇÃO   Para momentos de  Walnut TRAUMA  Star of Bethlehem TRISTEZA   Extrema por choque emocional  Star of Bethlehem Por alheamento  Clematis Por complexo de culpa  Pine Por falta de motivação  Wild Rose Por insatisfação constante  Wild Oat Sem causa aparente  Mustard VERGONHA DE SI MESMO  Crab Apple VIDA   Como um pesado fardo  Olive Desesperado com a  Rescue Remedy, Rock Rose Desinteresse pela  Clematis, Wild Rose Não vê nenhum prazer na  Olive Risco de perder a  Rescue Remedy, Rock Rose Sem forças para suportar a  Hornbeam 

Page 22: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 21

VINGANÇA SENTIMENTOS DE  Holly VIOLENTAS REAÇÕES   Com traços de ódio  Holly Eventuais, por insegurança  Scleranthus Por impaciência  Impatiens Por medo  Cherry Plum Por pânico  Rock Rose Por prazer  Vine Sob tensão  Vervain VÍTIMA, SENTIMENTO DE  Willow, Centaury VONTADE   Fraca  Clematis, Wild Rose Sem vontade própria  Centaury Sempre impõe a sua  Beech, Chicory, Rock Water, 

Vervain 

Remédios para medo Aspen Medo de origem desconhecida e inexplicável Cherry Plum Medo de perder controle e fazer coisas terríveis Mimulus Medo de origem conhecida Red Chestnut Preocupação excessiva pelos outros Rock Rose Pânico transitório do paciência ou das pessoas chegadas

Remédios para incertezas e dúvidas Cerato Não confie nas próprias decisões – busca conselhos dos outros Gentian Depressão de origem conhecida – falta de coragem Gorse Desesperança – conformação e indiferença às dificuldades Hornbeam Cansaço mental e temporário Scleranthus Indecisão entre dois caminhos – instabilidade – sintomas recorrentes periódico Wild Oat Falta de direção – dificuldade na escolha profissional

Remédios para desatenção pelo momento atual Chestnut Bud Repete erros – falta de observação – não aprende a experiência Clematis Distraído – sonhador – falta de concentração Honeysuckle Nostalgia – pensamentos presos aos bons ou maus momentos do passado Mustard Depressão que aparece subitamente sem causa conhecida Olive Esgotamento extremo físico e metal White Chestnut Pensamentos persistentes indesejados – diálogo interno torturante Wild Rose Resignação – apatia - indiferença

Remédios para pessoas solitárias Heather Fala muito de si, queixando-se de problemas insignificantes Impatiens Impaciente – apressado – irrita-se facilmente Water Violet Pessoas reservada – não interfere em assuntos alheios, mas também não quer ser perturbada

Remédios para Susceptibilidade a influência Agrimony Ansiedade e preocupação mascaradas por alegria e cortesia Centaury Submissão – serviçal Holly Ódio – Ciúme – inveja – suspeita Walnut Nos momentos de mudança, protege contra influências externas e rompe laços do passado

Remédios para desânimo ou desespero Crab Apple Para quem se envergonha de pequenas deficiências físicas ou mentais - depurativo Elm Em pessoas responsáveis com sentimento ocasional de incapacidade - stress Larch Inseguro quanto à sua capacidade de execução – antecipa o fracasso Oak Trabalha muito por elevado senso de dever – luta contra as dificuldades Pine Complexo de culpa, inclusive por erros alheios Star of bethlehem Choques físicos, emocionais, e suas sequelas Sweet Chestnut Angústia extrema e insuportável Willow Amargura – ressentimento - rancor

Remédios para preocupação com a vida dos outros Beech Crítico – intolerante - arrogante Chicory Exigente – possessiva – exige atenção – apego e controle sobre entes queridos Rock Water Rigidez moral – falta de compaixão – nega a si os prazeres Vervain Excesso de entusiasmo – fanático – realiza esforços acima de sua capacidade Vine Dominador – inflexível – excessivo autoconfiança

Page 23: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 22

RECEITAS Aspen + Mimulus - Pessoas idosas que só dormem com a presença de alguém, tem medo. Beech - muito conhecimento sem tolerância, fala do erro dos outros para se valorizar (solidão, próstata, impotência, parte genital, gengivite, perda de útero, ovário, frigidez, nervo ciático). Beech + Holly + Willow - limpeza geral no emocional. Centaury - não consegue dizer não. Chicory - prisão de ventre (não quer perder nada), para perda de membros, aborto, namorado, etc. Chicory + Honeysuckle + Mimulus - superação do passado, fala do passado sem sofrer. Chicory + Vine - Hemorroidas. Elm + Oak - Dor cervical (acúmulo de responsabilidades), simbolismo do Atlas, que carrega o mundo nas costas. Gentian + Gorse - fé + esperança. Hornbeam - perda da libido, adquirir prazer pelo próprio corpo. Impatiens - usado para meditação, também para problemas do coração e hiperglicemia. Larch – bursite, quebra da asa da liberdade. Larch (confiança) + Mimulus (coragem) + Walnut (capacidade de associação) + Clematis (concentração). + Chestnut Bud (falta de entendimento) ou White Chestnut (formular resposta) – estudos, cocktail-pré-prova. Oak - não para de trabalhar, não tem limite, é o carvalho que racha (pressão alta, derrame, doenças abruptas, infarto, úlcera hemorrágica). Rescue + Holly - pós-operatório. Rescue + Crab Apple - queimaduras. Rock Water - quebra cristalização, quando o floral não funciona (desmineralização, osteoporose, osteogenia, hipocondríacos). Vervain + White Chestnut (ou + Red Chestnut) - Insônia, Red Chestnut é incluído quando há preocupação com pessoas. Vine - não deixa fluir (hemorroidas, varizes, sistema venoso, sistema cardiovascular). Walnut (protetor) + Pine (pulmão) - bronquite + Rescue para as crises, + Olive se quiser para dar forças. Walnut (protetor) + Crab Apple (limpeza) - para terapeutas. Walnut (protetor) + Red Chestnut (preocupação c/o outro) + Holly (amor incondicional) + Impatiens (para Reikianos) Water Violet - somatiza nas mãos (falta de doação). Wild Rose - Puxa a energia vital. Meninas (l5 anos) falta a energia para se transformar em mulher (sem menstruação).

Page 24: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 23

Willow - pessoas travadas, não flexíveis (doenças que travam).

Gravidez Mimulus + Rock Rose - tensão do fim da gravidez, em casos extremos Impatiens + Vervain. Rescue - antes do trabalho de parto e até alguns dias após haver dado à luz. Vervain - aumenta a secreção de leite e mantenedora do tônus uterino nas parturientes. Chicory - para gestante que está carente de atenção.

Bebês Star of Bethlehem + Walnut - para o trauma do nascimento e o ingresso em uma nova existência, pode ser colocado na água do banho. Chicory - apegado e quando não lhe dá toda a atenção, chora. Mimulus - ansioso, irritado com todos e com tudo. Clematis - vive no próprio mundo, dorme muito e tem pouco interesse pelas refeições. Holly - bebê com ímpetos agressivos e de raiva. Vervain - serve para a tensão e frustração. Willow - ressentimentos e mau humor.

Crianças Beech - intolerância. Wild Rose - para apatia. Honeysuckle - nostalgia, criança que dorme muito Clematis + Chestnut Bud - desatentas na escola. Walnut - mudanças corporais e ambientais. Star of Bethlehem + Walnut - ambiente familiar Wild Oat - insatisfação. Willow - rancor e mau humor. Sweet Chestnut - angústia. Cherry Plum + Chestnut Bud - para criança que faz xixi na cama. Chicory - crianças carentes, grudadas c/ chupeta, paninho, brinquedos, amigos, tem prisão de ventre. Aspen + Mimulus - trabalhar crianças com medo do escuro (fantasia monstros que tem no escuro). Holly - agressividade das crianças por ciúme. Pine - sentimento de culpa. Centaury - gentil e atenciosa, sempre faz o que lhe dizem, inclusive o que mandam as outras crianças.

Page 25: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 24

Impatiens - irritação e impaciência. Mimulus - muito acanhada, tímida ou medrosa. Vine - muito exigente, valentona, mandona e violeta

Estética Honeysuckle - olhos cansados, compressas de chá de camomila gelado com floral. Crab Apple + Pine - tomar para cravos e espinhas e colocar Crab Apple no creme de limpeza. Honeysuckle + Olive - tomar para peles cansadas e colocar Honeysuckle no creme nutritivo noturno. Star of Bethlehem - tomar e colocar na loção tônica facial, para choque, pós-operatório e cirurgia plástica. Honeysuckle + Crab Apple + Olive + Star of Bethlehem - colocar na água em banhos de banheira. Honeysuckle - colocar na loção facial, para firmeza da pele. Olive + Hornbeam - na banheira para exaustão. Oak - colocar no condicionador, para queda de cabelo.

Obesidade Agrimony – elimina a ansiedade e recupera a autoestima, para compensar sentimentos de tristeza. Cherry Plum - combate o desequilíbrio emocional, indicado para quem ora come em excesso, ora fica sem comer. Heather - ajuda a combater a compulsividade. Para quem come demais para compensar a carência de afeto. Impatiens - ajuda a aliviar a tensão, a impaciência e a irritabilidade das pessoas que comem mais do que o necessário e "beliscar" entre as refeições.

“Mestre Bach percebeu 39 Arquétipos de Cura que são 39 Portas diferentes para mobilizar a

Cura, sentindo os 39 estados de sofrimento que correspondiam a padrões universais de reação. Cada sofrimento corresponderia a um Arquétipo ou a uma Porta e precisaria de uma Chave certa para

abri-la. Os Florais de Bach oferecem as Chaves, mas só a própria pessoa pode transformar este sofrimento em uma qualidade inerente desta experiência. Cada pessoa pode abrir sua Porta e decidir se quer ou não, se aguenta ou não, fazer este trabalho, porque ela tem livre-arbítrio.

Cada Flor escolhida por Dr. Bach tornou-se uma Chave para trabalhar um processo de Transformação. Ela abre uma Porta do Universo de Cura para nós vislumbrarmos e entrarmos nele.

Por isto que não é bom usarmos muitos Florais, porque estaríamos dando muitas Chaves na mão de uma pessoa e ambos poderíamos nos perder no processo.

A cada porta que se abre podem aparecer novos sintomas peculiares.”

Page 26: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 25

Referências bibliográficas:

Livro: Participando da Vida com os Florais de Bach - Uma visão mitológica e prática. Dra. Carmen Lucia Rita Monari - responsável pelo Instituto Dr. Edward Bach - Campinas, onde leciona cursos registrados

pelo The Bach Centre - Mount Vernon - Inglaterra Participando da Vida com os Florais de Bach – uma visão mitológica e prática. Autora: Dra. Carmen Monari - Editora Roka. Florais de Bach - Imagens para harmonização, centramento e meditação. Autor: Mechthild Scheffer - Editora Pensamento. Florais de Bach - Novos processos técnicos e clínicos. Organizado por Claudia Stern - Editora Pensamento. Os estados afetivos e os remédios florais do Dr. Bach. Autor: Dr. Eduardo Lambert - Editora Pensamento. A Magia dos Florais do Dr. Edward Bach. Autora: Cristina Mara de Souza Bolletta - Editora Master Book. Repertório das Essências Florais - Um guia abrangente das Essências Florais, Bem-estar

emocional e espiritual. Autores: Patrícia Kaminski e Richard Katz. - Editora Triom. Australian Bush Flower Essences - Essências Florais Australianas. Autor: Ian White - Editora Triom. As Essências Florais e a Hierarquia Divina - Nascimento e Trajetória Cósmica Autora : Neide Margonari - Editora Florais de Saint Germain

Page 27: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 26

Questionário

PERGUNTAS Ultimamente Típico Florais de

Bach Elementos

1- Sente-se responsável pelos erros dos outros? Pine F T 2- Duvida da sua própria opinião? Cerato T MET A 3- Receia ser traído? Holly F T MAD 4- Vive divagando, com o pensamento longe? Clematis F A 5- Perde a calma por ninharia? Crab Apple F T MET A 6- Sente-se injustiçado pelo destino? Willow F T 7- Tem necessidade absoluta de impor sua vontade? Vine F A MAD 8- Ao tentar concretizar suas metas, sente-se inseguro devido à opinião dos outros?

Walnut F A

9- Anda melancólico sem saber porque? Mustard F T A 10- Sente-se inferior aos outros? Larch F T A 11- Tem sido obrigado a suportar alguma situação desagradável? Oak F MET A 12- Está com medo de determinada situações, de coisas ou de animais e gente?

Mimulus F A

13- Tem dificuldade de dizer “não” nos últimos dias? Centaury F A 14- Vive se lastimando por que as coisas não são mais as mesmas? Honeysuckle F T A 15- Assumiu mais responsabilidades do que é capaz de arcar? Elm F MET A 16- Sente-se apático? Wild Rose F A 17- Acha difícil tomar uma decisão definitiva devido à versatilidade de suas ideias e planos?

Wild Oat T A

18- Sente-se impaciente? Impatiens F T MAD 19- Gostaria de transformar em ação alguma decisão íntima? Walnut F A 20- Anda se ocupando exclusivamente de si mesmo? Heather F MAD 21- Ainda não conseguiu se livrar emocionalmente de algum determinado capítulo da sua vida passada?

Honeysuckle F T MAD

22- Tenta distrair-se a fim de fugir de seus pensamentos e preocupações?

Agrimony F MET A

23-Sente a necessidade espiritual de alterar a situação ( profissional ou privada) ?

Water Violet MET A

24- Sente que vem enfrentando constantemente determinada dificuldade, quer pessoal quer profissional?

Chestnut Bud

F T

25- Sente-se perseguido constantemente por pensamentos indesejáveis?

White Chestnut

F T A

26- Sente-se extremamente cansado e acha que não há saída possível? Sweet Chestnut

F MET A

27- Pressiona a si mesmo e aos outros por puro prazer? Vervain F MAD A 28- Deixou de sentir prazer pela vida? Wild Rose F A 29- Não quer molestar os outros com seus problemas? Water Violet MET A 30- Vive perturbado por acontecimentos e sentimentos dos quais não consegue se livrar?

Star of Bethlehem

F T MET A

31- Sente que é difícil manter o equilíbrio emocional ? Scleranthus F T A 32- Acha que está momentaneamente desvitalizado e sem forças? Olive F T MET A 33- No momento anda impondo a si mesmo determinadas regras ou princípios de vida?

Rock Water T MET A

34- Acaso perdeu totalmente a esperança? Gorse T A 35- Tem um vago sentimento de medo ou de perigo? Aspen F A 36- Está com ciúme? Holly F T MAD 37- Anda oscilando entre duas alternativas, sem chegar a uma decisão definitiva?

Scleranthus F T A

38- Acha que só conseguirá resolver a situação atual por meio da estratégia ou usando determinadas táticas?

Chicory F MET A

39- Sente-se sem forças para enfrentar as situações do dia-a-dia? Hornbeam T A 40- No momento, se vê obrigado a reprimir seus desejos? Rock Water T MET A 41- O bem-estar de um ente querido o anda preocupando? Pine F T 42- Anda se questionando por achar que deveria ter dado mais de si? Red

Chestnut T MET

43- Passou por certa situação que ainda não conseguiu assimilar fisicamente?

Star of Bethlehem

F T MET A

44- Apesar de saber que não há motivos para tal, duvida da própria capacidade?

Elm F MET A

Page 28: Apostila Florais de Bach

Humaniversidade Holística 27

PERGUNTAS Ultimamente Típico Florais

de Bach Elementos

45- Vive deprimido por que as coisas não aconteceram do modo que esperava?

Gentian

T A

46- Sente rancor, ou melhor, raiva e uma antipatia quase incontrolável pelos outros?

Holly F T MAD

47- Anda cético ou pessimista demais?

Gentian T A

48- Sente uma necessidade imperiosa de reorganizar ou de limpar as coisas?

Crab Apple

F T MET A

49- Sente-se intimamente ferido por que não deram atenção aos seus conselhos bem-intencionados?

Chicory F MET A

50- Tem medo de perder o controle sobre os seus sentimentos?

Cherry Plum

T A MAD

51- Acha difícil tolerar os erros alheios?

Beech T MET A

52- Não consegue começar as coisas por timidez ou medo?

Mimulus F A

53- Tem sentido necessidade de colocar sua força de vontade à prova?

Vervain F A MAD

54- Acha que ainda não cortou totalmente o cordão umbilical que o prende a uma pessoa muito próxima?

Red Chestnut

T MET

55- Vê-se forçado a aceitar uma situação desagradável, tendo de fingir amizade?

Agrimony F MET

56- Tem medo ou pânico da situação que está vivendo?

Rock Rose A MAD

Elemento Ultimamente Elemento Típico FOGO FOGO

TERRA TERRA

METAL METAL

ÁGUA ÁGUA

MADEIRA MADEIRA