apresentação1vff12507sol vera fascio fascio

41
Tangará da Serra

Upload: cefaprotga

Post on 23-Jun-2015

685 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Tangará da Serra

Page 2: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

O olho abraça a beleza do mundo inteiro. É janela do corpo, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo. O que há de admirável no olho é que através dele – de um espaço tão reduzido – seja possível a absorção das imagens do universo. De sorte que esse órgão – um entre tantos – é a janela da alma, o espelho do mundo. (Leonardo da Vinci)

Page 3: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

UM NOVO OLHAR

Page 4: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Um novo olhar

É preciso um mergulho interior e um novo olhar para a prática para “revelar um jeito de ser e fazer”.

Page 5: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

A educação do olhar

A educação o olhar é um chamamento a todos nos educadores que carecemos privilegiar na escola experiências humanizadoras e para isso a educação do olhar é a chave para se entender da vida, da prática, da civilidade, honestidade, companheirismo, participação, cooperação, generosidade, respeito às diferenças, justiça, etc.

Page 6: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

A educação do olhar para a formação humana mostra-se oportuna diante do agravamento da crise de valores que atinge o âmago da sociedade brasileira, requerendo de nós professores, novos olhares a fim de reagirmos sobre a dura realidade na qual existimos e estamos vivendo.

Page 7: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Educar o olhar

• A educação do olhar para a formação humana mostra-se oportuna diante do agravamento da crise de valores que atinge o âmago da sociedade brasileira, requerendo de nós professores, novos olhares a fim de reagirmos sobre a dura realidade na qual existimos e estamos vivendo.

Page 8: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Nenhuma metodologia, por mais brilhante que seja, fará sentido se o professor não proceder a uma mudança na vida de seus alunos.

Na maneira de olhar, ver e sentir.

É de suma importância então, a educação do olhar

Page 9: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

O que é o olhar?

Page 10: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

É preciso ensinar a olhar sobre o que se vê ou sobre o que se apresenta, sobre a importância ou não, sua pertinência, sua validade. É necessário reflexão, pois é isso que nos diferencia.

Desenvolver o senso crítico e contribuir para a formação política, que é uma das grandes colaborações dadas a nação. Incentivar a reflexão é formar cidadãos participativos e críticos, que saibam utilizar a democracia e usufruir dela com eqüidade.

Page 11: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

O olhar é, portanto, uma intenção de descoberta. O olhar é resultado de nossa leitura sobre o mundo e o principal meio de se captar a realidade. A todo instante a natureza, as coisas, as pessoas e o mundo se renovam de forma que o nosso olhar também.

Page 12: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

“O meu olhar é nítido como um girassol.” (Fernando Pessoa).

Page 13: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Como ensinar a olhar?• Uma sociedade em constante

transformação não comporta mais um professor que se contenta com uma formação que não privilegia novas competências e principalmente a competência do olhar “como”.

• A educação do olhar se torna extrema importância para o futuro da nossa sociedade. Vivemos na era do consumismo e do hedonismo, em que a individualidade é maior a cada dia, há cada vez menos espaços de convivência entre membros da família.

Page 14: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

• Lidar com esta sociedade e com este perfil de alunos exige novas habilidades para novas competências. E o professor, como se adaptou a este cenário atual, que caminho escolheu? Em que direção está seu olhar?

Page 15: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar do mestre

O professor que escolheu o caminho do novo olhar, incorporou as habilidades e competências para a gestão de mudanças e de processo. Acrescentando novos elementos para sua atuação e buscando novas metodologias e novas experiências em áreas diversas.

Page 16: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar do mestre O professor de hoje deve possuir uma

base sólida e ir além dos saberes cognitivos, buscando maiores conhecimentos e aperfeiçoamento em todas as áreas.Fica claro que o professor necessita de uma visão ampliada de escola, percebendo sua importância além da sala de aula.

O professor precisa da competência para a visão da sala de aula e também a visão educacional, considerando a escola como um todo. Tudo interessa no olhar de mestre, de educador.

Page 17: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Algumas características essenciais do

educador

Page 18: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Construir uma imagem positiva de si, dos alunos e da escola;

Compreender o ambiente escolar e o cenário externo e interno, conhecer a cultura que estamos inseridos;

Possuir uma postura transinterdisciplinar, pautando-se na realidade que temos;

Não trazer para os alunos respostas para as perguntas que eles não fizeram e, sim,formular com eles outras perguntas, incentivando novas descobertas;

Page 19: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Valorizar os alunos, todos possuem dificuldades possuem características positivas que podem suscitar o recebimento de elogios para melhorar sua auto-estima;

Reconhecer nos conflitos uma oportunidade para o crescimento e amadurecimento da turma;

Sentir o pulsar não só do cognitivo, mas do coração.

Page 20: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar e Ver

Como professores devemos nos perguntar: “Onde tem andado meu olhar ao longo de minha formação?”, “Qual é o papel do meu olhar de educador?”

Nessa tarefa do olhar atento é preciso entender que é a minha vontade de olhar que me faz competente na tarefa a que me proponho. Pois o meu olhar influencia, aquece e esclarece.

Page 21: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Para ver é preciso vencer obstáculos

Inicialmente temos que entender que para ser um educador preparado devemos ter certas qualidades que nos permitam situar com objetividade diante dos obstáculos. É necessária a presença constante da consciência crítica, que estará relembrando sempre que a educação tem valor relativo diante das realidades sociais e que não podemos ser otimistas e sim cheios de esperança.

Page 22: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Os pessimistas só servem para ser bons domadores, nunca bons professores! É preciso acreditar –e não duvidar nunca- que o ser humano é perfeito, que ele tem uma capacidade ilimitada de aprender, nascida com ele. Ao mestre cabe fomentar esse desejo de saber e mostrar que podemos sempre ser melhores à medida que adquirimos mais conhecimentos. Devemos ter humanidade, capacidade de respeitar e uma alegria cidadã contagiosa.

Page 23: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio
Page 24: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar ético

Olhar de conhecimento

Olhar metodológico

Olhar entrelaçado

Olhar da diversidade

Olhar da inclusão

Olhar da participação

Olhar de pertencimento

Olhar de tolerância

Olhar planetário

Page 25: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar ético É a ética que baliza e dá parâmetros para

que uma relação possa ser chamada de educativa. A ética está sempre presente na relação educativa. Sem ética não há educação, há apenas domesticação de cérebros.

Uma relação educativa é um encontro entre pessoas que se falam, se escutam, se ajudam. O que faz com que a educação seja um acontecimento ético, é que nada volta a ser como antes. Há um antes e um depois de cada encontro, de cada olhar, cada momento.

Page 26: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar de conhecimento

O conhecimento está na pessoa e não nos livros. É preciso ter essa consciência é na vontade de conhecer que reside o conhecimento. Isto é uma reforma em nosso pensamento pois o mundo caminha para a transformação da consciência. Nossa resistência às mudanças é enorme e às vezes preferimos o olhar letárgico para não mudar ou não lutar por novos rumos.

Page 27: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar metodológico• Devem ser eleitos métodos e atividades

que ofereçam experiências de aprendizagem ricas em situações de compartilhamento, nas quais os alunos possam opinar, assumir responsabilidades, colocar-se, resolver problemas e conflitos e refletir as conseqüências de seus atos.

• Situações que envolvam atividades como seminários, exposição de trabalhos, organização de projetos, etc.

Page 28: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar entrelaçado

• Hoje os conhecimentos são entrelaçados. É preciso arte no olhar e perceber a conexão entre todas as coisas. É preciso abrir uma janela dentro da alma. É essa abertura que faz com que as pessoas aprendam a aprender sempre e constantemente.

Page 29: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar da diversidade

Pode-se imaginar a infinita diversidade do ser humano. Mas há algo a ser respeitado em todos nós. É a humanidade que todos temos em comum.

Nas relações interpessoais, não só entre professor e aluno, mas também entre os próprios alunos, o grande desafio é conseguir se colocar no lugar do outro.

Page 30: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Compreender seu ponto de vista e suas motivações ao interpretar suas ações. Isso desenvolve a atitude de solidariedade e a capacidade de conviver com as diferenças, e também com as diversidades. É ter um olhar “deferente” com o outro, de atenção.

Page 31: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar da inclusão

Page 32: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

• Fundada na equiparação de oportunidades, na igualdade de direitos e no exercício pleno da cidadania, a inclusão constitui o processo de construção de uma sociedade realmente para todos.

• A diversidade humana é assumida como fator de enriquecimento da vida e não como um “problema”, até então resolvido pela ideologia da exclusão social dos chamados “desviantes”.

• Deslocar os sentidos de uma formação ideológica excludente para uma formação ideológica inclusiva implica pensar uma sociedade sem referenciais determinados para todas as possibilidades da vida.

Page 33: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar da participação

• A participação é resultado do olhar voltado para o outro. Para garantir que as possibilidades de participação se desenvolvam, é necessária uma intervenção sistemática dos professores, de forma planejada, que vá se transformando de acordo com o desenvolvimento da autonomia dos alunos, seus olhares e a dimensão da real participação cidadã.

Page 34: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

• A participação é um princípio da democracia que necessita ser trabalhado: é algo que se aprende e se ensina. A escola será um lugar possível para essa aprendizagem, se promover a convivência democrática no seu cotidiano, pois aprende-se a participar, participando.

Page 35: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar de pertencimento

• Pertencemos a raça humana. Não somos iguais, mas somos parecidos. O sentido da vida é o pertencimento. É o pertencimento que faz mais do que ver o que nos diferencia e sim o que nos une. Educar o olhar para a possibilidade de pensarmos nos problemas que temos e nas formas de resolvê-los em conjunto

Page 36: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar de tolerância

• A tolerância está relacionada com o ideal de vida que a pessoa tem e com a construção de sua identidade. A tolerância é colocada em jogo quando um valor é desrespeitado. “Só se ama aquilo que se conhece e admira.” O fato de sujeitos morais terem força de vontade para escolher serem tolerantes, (ou não), baseia-se no lugar que determinado valor ocupa na escala de valores

Page 37: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar planetário

Page 38: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

• Precisamos aprender a ser, viver, dividir e comunicar como seres humanos do planeta Terra. Precisamos transformar a nossa consciência em uma consciência planetária.

• Não pertencemos somente a uma cultura mas também somos pertencentes a uma cultura terrena, única, indivisível.

Page 39: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

• Aprender a “estar” no planeta significa aprender a viver, a dividir, a comungar.

• Dialogar, portanto é muito mais do que interagir idéias e postura. É sim uma competência própria da cultura da paz. É estar de bem consigo, de bem com os outros e com o mundo.

Page 40: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

Olhar e ver

Page 41: ApresentaçãO1vff12507sol Vera Fascio Fascio

SALA DE PROFESSOR

[email protected]

Pesquisa, montagem e adaptação: Vera Fascio FascioAutoria Texto: Maria Cristina C. de A. Carneiro Mestre em EducaçãoImagens: Google