arquitetura da informação junho 2015 universidade federal da bahia instituto de ciência da...

13
Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes: Camila Lima e Larissa Queiroz

Upload: marco-casqueira-meneses

Post on 07-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Arquitetura da Informação

Junho 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAInstituto de Ciência da Informação

Disciplina: Tecnologia da InformaçãoDocente:

Discentes: Camila Lima e Larissa Queiroz

Page 2: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Sumário1 Introdução2 Contexto Histórico3 Arquitetura da Informação

3.13.23.3 Sistema de Navegação 3.4 Sistema de Buscas e Pesquisa

Page 3: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

IntroduçãoA inserção de novos equipamentos associados a tecnologia

conduziu o profissional da informação a modificar sua forma de administrar e organizar as bibliotecas. Neste contexto elas

deixam de ser centros de conservação de informação e passam a introduzir novos conceitos, que fazem do

bibliotecário um mediador no processo de aquisição de novos conhecimentos. A arquitetura da informação dá

suporte ao desenvolvimento de interfaces que se tornou um gigantesco ambiente informacional.

Page 4: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Contexto Histórico

• A expressão “Arquitetura da informação” foi utilizado por Richard Saul Wurman, em 1979.

• Obra “Information Arquitects” de 1996; 1997, esta expressão se espalha com rapidez entre os profissionais da informação.

Page 5: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Tradução da capaRICHARD SAUL WURMAN ARQUITETOS DA INFORMAÇÃOInfor.ma.tion Ar.chi.tect [L. info-tectus] n. 1) o indivíduo que organiza ospadrões intrínsecos aos dados, tornando o complexo claro. 2) a pessoa que cria aestrutura ou mapa informacional que permite aos outros encontrar seu caminhopessoal para o conhecimento. 3) a ocupação emergente do trabalho profissionaldo século 21, que visa as necessidades da época, centrada na clareza, acompreensão humana e a ciência daorganização da informação.Infor.mation Ar.chi.tec.ture. PETER BRADFORD EDITOR

Page 6: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Arquitetura da Informação

Definimos como a arte e a ciência de organizar e catalogar websites, intranets, comunidades online e software de modo que a usabilidade seja garantida.

Arquitetura da Informação, ou AI, possui a preocupação de desenvolver técnicas e estruturas que permitam com que a informação seja utilizada sob formas compreensíveis. 

Page 7: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Arquitetura da Informação

• A Arquitetura da Informação (AI) é um campo que envolve a investigação, análise, projeto e a implementação de sítios.

• O objetivo é fazer com que os usuários encontrem e gerenciem a informação de forma efetiva

Page 8: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Sistemas de Navegação

A navegação é a metáfora usada para identificar a ação que o usuário executa quando se Movimenta por um sítio.

Page 9: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Princípios que auxiliam em uma navegação de qualidade

• Facilidade de aprendizagem• Consistência• Oferecer alternativas• Economia nas ações e no tempo de utilização• Sintonia com o propósito do sítio• Comportamento do usuário

Page 10: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Elementos que auxiliam na navegação

• Barra de navegação;• Frames;• Tabelas de Conteúdos;• Mapas;• Índices;• Menus pull-down

Page 11: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Sistema de Busca e Pesquisa

Para recuperar a informação, diversos mecanismos de sistemas de busca e pesquisa têm sido desenvolvidos, procurando relacionar um grande número de critérios, como: assunto, localização através de palavras chave, língua.

Page 12: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

Sistema de Busca e Pesquisa

• nível de profundidade da pesquisa;• tipo de informação disponibilizada;• tipo de informação a ser pesquisada;• tempo de resposta

Page 13: Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:

ReferênciaROBREDO, J. Sobre arquitetura da informação. v.1 n.2, p. 115-137, jul./dez. 2008. Revista Ibero-americanade Ciência da Informação. Disponível em: <Acesso em: 09 jun. 2015.