artecontemporâneabrasileira_4ªaula_editado

2
“Arte contemporânea brasileira – a visão de artistas, críticos e curadores.” Iole de Freitas e Paulo Venancio Filho 4ª aula Segundo o crítico de arte Paulo Venancio Filho, foi em 1974, no Museu de Arte Moderna (MAM), que aconteceu a primeira exposição de arte contemporânea no Brasil. E quem estava expondo, nesta ocasião, era Iole de Freitas. Assim, já podemos começar a ver a seriedade do trabalho de Iole dentro da arte contemporânea. Iole de Freitas marcou sua vida artística com trabalhos como a seqüência de fotografias que saíram em um catálogo em 1974, juntamente com o ensaio “Ontogênese e filogênese” de Paulo Sergio Duarte. Além disso, desde 1973, Iole produziu seqüências fotográficas em um processo que, segundo Paulo Venancio, envolvia um diálogo íntimo com a câmera. As fotografias remetem a uma idéia de tensão e fragmentação, através da série de imagens fragmentadas do corpo e do constante uso de espelhos. Além disso, podemos citar aqui alguns projetos importantes de Iole, como a instalação projetada exclusivamente para a Fundação Iberê Camargo, em Porto

Upload: renata-manica

Post on 06-Sep-2015

1 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

arte contemporânea

TRANSCRIPT

Arte contempornea brasileira

a viso de artistas, crticos e curadores.

Iole de Freitas e Paulo Venancio Filho

4 aula

Segundo o crtico de arte Paulo Venancio Filho, foi em 1974, no Museu de Arte Moderna (MAM), que aconteceu a primeira exposio de arte contempornea no Brasil. E quem estava expondo, nesta ocasio, era Iole de Freitas. Assim, j podemos comear a ver a seriedade do trabalho de Iole dentro da arte contempornea.

Iole de Freitas marcou sua vida artstica com trabalhos como a seqncia de fotografias que saram em um catlogo em 1974, juntamente com o ensaio Ontognese e filognese de Paulo Sergio Duarte. Alm disso, desde 1973, Iole produziu seqncias fotogrficas em um processo que, segundo Paulo Venancio, envolvia um dilogo ntimo com a cmera. As fotografias remetem a uma idia de tenso e fragmentao, atravs da srie de imagens fragmentadas do corpo e do constante uso de espelhos.

Alm disso, podemos citar aqui alguns projetos importantes de Iole, como a instalao projetada exclusivamente para a Fundao Iber Camargo, em Porto Alegre. Uma obra nica, que podemos ver com clareza um atrito unido a uma delicadeza com o espao dado. Como outras obras de Iole, esta instalao se organiza no mundo e vive com outros elementos.

Outro trabalho importante foi o apresentado na Documenta em 2007. Uma grande instalao, que invadia a parte de fora do edifcio, trazendo novamente a idia da obra se integrar ao mundo. Alm disso, a obra, segunda a prpria Iole, foi pensada como um abrigo aberto dentro deste enorme encontro de arte; um espao que pudesse passar uma idia de abrigo, de segurana. A compreenso de suas esculturas passa pelo contato direto com elas.

Desta forma, os trabalhos de Iole de Freitas se adaptam ao mundo, convivem com ele em uma relao de harmonia, que passa por clculos minuciosos da artista que diz que a esttica e o caulo devem andar juntos. Assim, esta a obra de uma artista que grande representante da arte contempornea brasileira, feita de maneira sria e consciente, mostrando-se madura e necessria para a projeo do Brasil no circuito contemporneo artstico mundial.