ato arte | competição livre

16
1/14 1 COMPETIÇÃO LIVRE EDIÇÃO#1 PROJETO: MILTON TORTELLA COLABORAçãO E FOTO: LéO CARVALHO

Upload: ato-arte

Post on 25-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Intervenção “Competição Livre”, 2014. Cerca concertina instalada em uma piscina semiolímpica. Produção Ato Arte, projeto de Milton Tortella, colaboração e fotos de Léo Carvalho.

TRANSCRIPT

Page 1: Ato Arte | Competição Livre

1/14 1

Competição Livre

ediçÃO#1

Projeto: Milton tortellaColaboração e Foto: léo Carvalho

Page 2: Ato Arte | Competição Livre

2 1/14

Page 3: Ato Arte | Competição Livre

3

ato arte é um coletivo que existe para estimular o diálogo entre a arte contemporânea e o público.

ato arte é um coletivo que propicia a manifes-tação por meio do diálogo entre o mundo da arte e o público apreciador da arte contemporânea. É também um intercâmbio de linguagens e uma ofer-ta de produção artística que estimula o desenvolvi-mento cultural.

É de responsabilidade do ato arte o estímulo à criação, debate, produção e promoção de projetos artísticos contemporâneos, utilizando um coletivo de artistas comprometidos com o desenvolvimento da expressão artística contemporânea, que seja inédita na concepção e apresentação, tenha uma proposta inovadora e possa distinguir-se perante a produção dessa arte no mundo.

Aqui no ato arte, é possível encontrar um ambiente para dialogar sobre projetos, exposições e um acervo de obras orientadas para exigentes aprecia-dores de arte do nosso tempo.

Contemple

Diálogo entre o munDo coletivo e o olhar

Page 4: Ato Arte | Competição Livre

4 1/14

Page 5: Ato Arte | Competição Livre

Intervenção “Competição Livre”, 2014. Cerca concertina instalada em uma piscina semiolímpica.Produção Ato Arte, projeto de Milton Tortella, colaboração e fotos de Léo Carvalho.

5

Page 6: Ato Arte | Competição Livre

6 1/14

CoMPeTIção LIvre

Projeto: Milton tortella – nasceu em 1970 e trabalha na Cidade de São PauloColaboração: léo Carvalho – nasceu em 1984 e trabalha na Cidade de São Paulo

a Competição livre é uma intervenção artística que aconteceu em 1° de fevereiro de 2014, na Cidade do Guarujá, por iniciativa de Milton tortella e colabora-ção de léo Carvalho, tendo como objetivo sensibilizar o público sobre questões relacionadas aos limites impostos aos cidadãos pela competitivi-dade da vida contemporânea.

nessa intervenção, foi possível teste-munhar, numa piscina semi-olímpica, a representação de como a humanidade sucumbe diante dos limites impostos pela vida moderna.

a Competição livre foi, portanto, realiza-da em uma piscina semiolímpica, que teve substituídas as divisórias de raias por cer-cas de proteção concertina ou ouriço, fixa-das nos ganchos das paredes, mantidas na superfície da água e estendidas ao longo do comprimento da piscina.

a cerca foi originalmente concebida para uso militar, visando evitar a entrada da população em áreas protegidas, e idea- lizada para tentar dissuadir as pessoas de ultrapassar limites de segurança, tal qual uma barreira física com potencial de causar graves ferimentos a quem se atrever cruzá-la.

a piscina, normalmente, é considerada como a ferramenta que possibilita formar indivíduos capazes de mergulhar, pes-car, exercitar-se e competir1. as cercas de proteção, no lugar das divisórias, suscitam o público para a percepção dos limites que o cotidiano impõe à vida das pes- soas em cidades, urbanas e rurais, de todos os cantos do mundo, representando restrições sociais, de segurança e de recursos naturais e territoriais.

a Competição livre, dentro deste contexto, tem a pretensão de fazer o público refletir sobre tais limitações, não só impostas à vida, mas também de ordem política, financeira ou, por exemplo, quanto à demarcação de um simples lote residencial num bairro remo-to, que, em termos, aniquila o direito de ir e vir, de pensar e de pertencer ao meio urbano.

“Um país determina um território, uma instituição o seu mercado e o indivíduo o seu espaço no mundo. Cada um de nós invade o pedaço do outro. as fronteiras de uma piscina demarcadas com cercas de proteção, com alta capacidade de segurança, ameaçam valores culturais dos cidadãos contemporâneos. a intervenção

1. natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem por movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. é também uma atividade que pode ser, simultaneamente, útil e recreativa - balneário, pesca, exercício e desporto.

natação. benefícios. a natação é capaz de oferecer incontáveis benefícios ao praticante, entre eles o de movimentar, praticamente, todos os músculos e articulações do corpo. Por este motivo, é considerada um dos melhores exercícios existentes. Para o organismo, ajuda a melhorar a saúde e é a única atividade física indicada para indivíduos menores de 3 anos de idade. Wikipédia. Página acessada em 28 de janeiro de 2014.

Page 7: Ato Arte | Competição Livre

7

Page 8: Ato Arte | Competição Livre

8 1/14

Competição livre, como na modalidade olímpica de natação, apresenta desa-fios de uma sociedade competitiva. Quem chega à frente ganha, apesar de

os riscos, para si e o próximo, serem uma companhia constante”, reflete Milton tortella sobre o assunto.

Page 9: Ato Arte | Competição Livre

9

Page 10: Ato Arte | Competição Livre

10 1/14

Page 11: Ato Arte | Competição Livre

Piscina do Colégio Don Domênico, Guarujá, SP, Brasil

11

Page 12: Ato Arte | Competição Livre

12 1/14

Page 13: Ato Arte | Competição Livre

13

Page 15: Ato Arte | Competição Livre

Publicação

ato arte

fevereiro de 2014, São Paulo, brasil

Ficha técnica

Projeto: Milton tortella Colaboração e Fotos: léo Carvalho

técnica: intervenção Cerca concertina, piscina semiolímpica, arame, esticador forjado (gancho x olhal), fio de nylon, tubo de alumínio, parafusos, corda de nylon, concreto.

Produção (Guarujá – SP): ato arte assistente de Produção: hélio tadeu Damasceno

video Direção: Milton tortella e léo Carvalho edição e Montagem: léo Carvalho Produção (Guarujá – SP): ato arte

Intervenção “Competição Livre” Sábado, 1/2/2014

local: Piscina do Colégio Don Domênico, no Guarujá, SP, brasil

agradecimentos a: Cristovão ribeiro, Colégio Don Domênico, andressa Gonçalves, thiago thomazzi, Cauê Coeho, juliana lombardi, josé Carlos thomazzi e Mariane tortella.