autodabarcadoinfernoanliseemgrupo 140224154206-phpapp02

3
Identificação do Grupo Elementos do grupo: João Raimundo, João Rei, Miguel Monteiro, Marta Raeiro e Lenora Marquesini Porta-voz: João Raimundo B. Análise da cena Personagem: Enforcado Percurso cénico : vai à barca do Inferno mas não chega a entrar. Caracterização da personagem : Ingénuo, crédulo (pois acreditou em tudo o que Garcia Moniz lhe disse) e inocente, simples (pois era vítima da sua ingenuidade do que propriamente culpado); também era um criminoso, uma vez que se encontrava na prisão do Limoeiro (prisão de Lisboa) Símbolos cénicos e respetivo significado: baraço (corda no pescoço na qual foi enforcado) significa que em vida já estava condenado devido ao facto de ter cometido algo grave (uma vez que se encontrava na prisão do limoeiro, antes de morrer). Argumentos de Acusação Provas textuais Argumentos de Defesa Provas textuais Garcia Moniz convence o enforcado que foi bem-aventurado* (feliz) em morrer enforcado e que já se teria libertado dos pecados no purgatório da prisão e, como tinha sofrido muito na vida, era um “santo”. v. 5 ao v.10 ("Eu te direi que ele diz:/que fui bem aventurado/em morrer dependurado/como o tordo na buiz/e diz que os feitos que eu fiz/me fazem canonizado.") Garcia Moniz informou o enforcado que todos aqueles que morriam da mesma maneira que ele seriam livres do Diabo, ou seja, do Inferno, logo, ele pensava que não ia para o Inferno. v. 16 ao v.23 ("Se Garcia Moniz diz/que os que morrem como eu fiz/são livres de Satanás.../E disse-me que a Deos prouvera/que fora ele o enforcado;/q eu fosse Deos louvado que em bo’hora eu cá nacera;/e que o Senhor m’escolhera; ") Garcia Moniz disse ao enforcado que se ele morresse enforcado, que jantaria v. 46 ao v.48 ("Disse me que com São Miguel/jentaria Português - 9º ano Auto da Barca do Inferno

Upload: miguel-monteiro

Post on 20-Jun-2015

24 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Autodabarcadoinfernoanliseemgrupo 140224154206-phpapp02

Identificação do GrupoElementos do grupo: João Raimundo, João Rei, Miguel Monteiro, Marta Raeiro e Lenora MarquesiniPorta-voz: João Raimundo

B. Análise da cenaPersonagem: Enforcado

Percurso cénico: vai à barca do Inferno mas não chega a entrar.

Caracterização da personagem: Ingénuo, crédulo (pois acreditou em tudo o que Garcia Moniz lhe disse) e inocente, simples (pois era vítima da sua ingenuidade do que propriamente culpado); também era um criminoso, uma vez que se encontrava na prisão do Limoeiro (prisão de Lisboa)

Símbolos cénicos e respetivo significado: baraço (corda no pescoço na qual foi enforcado) significa que em vida já estava condenado devido ao facto de ter cometido algo grave (uma vez que se encontrava na prisão do limoeiro, antes de morrer).

Argumentos de Acusação Provas textuais

Argumentos de Defesa Provas textuaisGarcia Moniz convence o enforcado que foi bem-aventurado* (feliz) em morrer enforcado e que já se teria libertado dos pecados no purgatório da prisão e, como tinha sofrido muito na vida, era um “santo”.

v. 5 ao v.10("Eu te direi que ele diz:/que fui bem aventurado/em morrer dependurado/como o tordo na buiz/e diz que os feitos que eu fiz/me fazem canonizado.")

Garcia Moniz informou o enforcado que todos aqueles que morriam da mesma maneira que ele seriam livres do Diabo, ou seja, do Inferno, logo, ele pensava que não ia para o Inferno.

v. 16 ao v.23 ("Se Garcia Moniz diz/que os que morrem como eu fiz/são livres de Satanás.../E disse-me que a Deos prouvera/que fora ele o enforcado;/q eu fosse Deos louvado que em bo’hora eu cá nacera;/e que o Senhor m’escolhera; ")

Garcia Moniz disse ao enforcado que se ele morresse enforcado, que jantaria pão e mel com São Miguel.

v. 46 ao v.48("Disse me que com São Miguel/jentaria pão e mel/tanto que fosse enforcado.")

*Palavra derivada de Bem-Aventuranças (termo religioso), que são os ensinamentos que, de acordo com o Evangelho segundo de São Mateus, Jesus pregou no Sermão da Montanha, e, que de acordo com o Evangelho segundo de São Lucas, Jesus pregou no Sermão da Planície, para ensinar e revelar aos homens a verdadeira felicidade. Assim, BEM-AVENTURADO, em termos religiosos significa feliz.

OBSBem-Aventuranças:

Português - 9º anoAuto da Barca do Inferno

Page 2: Autodabarcadoinfernoanliseemgrupo 140224154206-phpapp02

- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.- Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.- Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.- Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão fartos.- Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.- Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.- Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

Cómico Exemplos da cena

de situaçãode carácterde linguagem

Recursos Expressivos mais interessantes

SentençaPurgatório. Uma vez que o Enforcado não entrou na barca do Diabo, e não se dirigiu ao Anjo.

C. Apreciação CríticaComentários / Apreciação do grupo sobre a cenaNão gostámos desta cena, pois não aparenta nenhum cómico, isto é, não faz nenhuma crítica social que provoque o riso.

D. Preparação da Leitura Dramatizada