bases biológicas do comportamento

28
BASES BIOLÓGICAS BASES BIOLÓGICAS CÉREBRO CÉREBRO INDIVIDUAL INDIVIDUAL ERALDO FONSECA ERALDO FONSECA

Upload: eraldo-fonseca

Post on 05-Jul-2015

191 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Bases biológicas do comportamento humano

TRANSCRIPT

Page 1: Bases Biológicas do Comportamento

BASES BIOLÓGICASBASES BIOLÓGICAS

CÉREBRO CÉREBRO INDIVIDUALINDIVIDUAL

ERALDO FONSECAERALDO FONSECA

Page 2: Bases Biológicas do Comportamento

BASES BIOLÓGICASBASES BIOLÓGICAS

MESMO SENDO CONTRADITÓRIO, MESMO SENDO CONTRADITÓRIO, TEMOS QUE RECONHECER QUE A TEMOS QUE RECONHECER QUE A INDIVIDUALIZAÇÃO NÃO ESTÁ INDIVIDUALIZAÇÃO NÃO ESTÁ LIGADA UNICAMENTE AO PRÓPRIO LIGADA UNICAMENTE AO PRÓPRIO SUJEITO.SUJEITO.

TORNAR-SE INDIVÍDUO ÚNICO SÓ TORNAR-SE INDIVÍDUO ÚNICO SÓ É POSSÍVEL COM A EXISTÊNCIA É POSSÍVEL COM A EXISTÊNCIA DO OUTRO.DO OUTRO.

NÃO É POSSÍVEL SER ÚNICO A NÃO É POSSÍVEL SER ÚNICO A NÃO SER SE FOR PARA ALGUÉM.NÃO SER SE FOR PARA ALGUÉM.

Page 3: Bases Biológicas do Comportamento

NATUREZA E CRIAÇÃONATUREZA E CRIAÇÃO

AS ALTERAÇÕES CEREBRAIS SÃO CONSEQUÊNCIA DA AS ALTERAÇÕES CEREBRAIS SÃO CONSEQUÊNCIA DA NOSSA HISTÓRIA DE VIDA E DA GENÉTICA;NOSSA HISTÓRIA DE VIDA E DA GENÉTICA;

FATORES AMBIENTAIS E EMOCIONAIS;FATORES AMBIENTAIS E EMOCIONAIS;

APRENDIZADO;APRENDIZADO;

CRIAÇÃO E INTER-RELAÇÃO SOCIAL;CRIAÇÃO E INTER-RELAÇÃO SOCIAL;

CULTURA.CULTURA.

Page 4: Bases Biológicas do Comportamento

GENES E PERSONALIDADEGENES E PERSONALIDADE

CERTOS GENES SÃO RESPONSÁVEIS NA CERTOS GENES SÃO RESPONSÁVEIS NA CODIFICAÇÃO DE MOLÉCULAS DE PROTEÍNAS PARACODIFICAÇÃO DE MOLÉCULAS DE PROTEÍNAS PARA

PRODUZIR SEROTONINA OU DOPAMINA.PRODUZIR SEROTONINA OU DOPAMINA.

A EXPRESSÃO RELATIVA DE DETERMINADOS GENES A EXPRESSÃO RELATIVA DE DETERMINADOS GENES OU ALTERAÇÕES GENÉTICAS É DETERMINANTE NOS OU ALTERAÇÕES GENÉTICAS É DETERMINANTE NOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE.TRAÇOS DA PERSONALIDADE.

EX: INDIVÍDUOS QUE PRODUZEM MENOS EX: INDIVÍDUOS QUE PRODUZEM MENOS

NEUROTRANSMISSORES EXCITATÓRIOS NEUROTRANSMISSORES EXCITATÓRIOS AVENTURAM-SE MENOS.AVENTURAM-SE MENOS.

PORTANTO, NOSSO CÓDIGO GENÉTICO PREDISPÕE PORTANTO, NOSSO CÓDIGO GENÉTICO PREDISPÕE A ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE.A ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE.

Page 5: Bases Biológicas do Comportamento

GENOMA HUMANOGENOMA HUMANO

O GENOMA É REFERENTE AO CONJUNTO DE GENES NO O GENOMA É REFERENTE AO CONJUNTO DE GENES NO NÚCLEO CELULAR QUE FORMAM UM ORGANISMO.NÚCLEO CELULAR QUE FORMAM UM ORGANISMO.

OS GENOMAS ESTÃO ORGANIZADOS EM OS GENOMAS ESTÃO ORGANIZADOS EM CROMOSSOMOS.CROMOSSOMOS.

UMA PESSOA SAUDÁVEL POSSUI 22 PARES, MAIS UM UMA PESSOA SAUDÁVEL POSSUI 22 PARES, MAIS UM PAR SEXUAL.PAR SEXUAL.

Page 6: Bases Biológicas do Comportamento

MOLÉCULA DE DNAMOLÉCULA DE DNA

ENCONTRADA NO NÚCLEO DE TODAS AS CÉLULAS, ENCONTRADA NO NÚCLEO DE TODAS AS CÉLULAS, EXCETO NAS HEMÁCIAS.EXCETO NAS HEMÁCIAS.

É COMPOSTO POR UMA HÉLICE DE DUAS CADEIAS DE É COMPOSTO POR UMA HÉLICE DE DUAS CADEIAS DE POLINUCLEOTÍDEOS AGREGADAS UMA A OUTRA.POLINUCLEOTÍDEOS AGREGADAS UMA A OUTRA.

AS DUAS FITAS DA HÉLICE SÃO UNIDAS POR AS DUAS FITAS DA HÉLICE SÃO UNIDAS POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS,EM PARES, HÁ QUATRO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS,EM PARES, HÁ QUATRO DELAS COM A COMBINAÇÃO (A-T, C-G).DELAS COM A COMBINAÇÃO (A-T, C-G).

Page 7: Bases Biológicas do Comportamento

TRANSCRIÇÃO E REPLICAÇÃO DNA

Page 8: Bases Biológicas do Comportamento

SÍNTESE DE PROTEÍNA RNA

http://www.youtube.com/watch?v=rZvInRO6J8Q

Page 9: Bases Biológicas do Comportamento

FASES DA SÍNTESE DE PROTEÍNAS

RNA MENSAGEIRO

Page 10: Bases Biológicas do Comportamento

PLASTICIDADE PLASTICIDADE CEREBRALCEREBRAL

PESQUISAS INDICAM QUE A EXPERIÊNCIA E O PESQUISAS INDICAM QUE A EXPERIÊNCIA E O APRENDIZADO REMODELAM OS CIRCUÍTOS APRENDIZADO REMODELAM OS CIRCUÍTOS CEREBRAIS.CEREBRAIS.

A MEMÓRIA E O APRENDIZADO GERAM A MEMÓRIA E O APRENDIZADO GERAM NOVOS CIRCUÍTOS (NEUROGÊNESE).NOVOS CIRCUÍTOS (NEUROGÊNESE).

APARENTEMENTE O CÉREBRO POSSUI A APARENTEMENTE O CÉREBRO POSSUI A CAPACIDADE DE AUTO-REPARO, COMO CAPACIDADE DE AUTO-REPARO, COMO ACONTECE EM ALGUNS CASOS DE AVC.ACONTECE EM ALGUNS CASOS DE AVC.

Page 11: Bases Biológicas do Comportamento

GENÉTICA E CÉREBROGENÉTICA E CÉREBRO AS PROTEÍNAS DESENVOLVEM MUITAS FUNÇÕES NO AS PROTEÍNAS DESENVOLVEM MUITAS FUNÇÕES NO

ORGANISMO, COMO AS ESTRUTURAS, OUTRAS COMO ORGANISMO, COMO AS ESTRUTURAS, OUTRAS COMO ENZIMAS, AS QUAIS REGULAM VÁRIOS PROCESSOS.ENZIMAS, AS QUAIS REGULAM VÁRIOS PROCESSOS.

ALGUNS GENES CODIFICAM ESSAS MOLÉCULAS NA ALGUNS GENES CODIFICAM ESSAS MOLÉCULAS NA PRODUÇÃO DE: SEROTONINA,ADRENALINA,DOPAMINA PRODUÇÃO DE: SEROTONINA,ADRENALINA,DOPAMINA E MUITOS OUTROSE MUITOS OUTROS

O DESEMPENHO DESSA PRODUÇÃO ATRAVÉS DE O DESEMPENHO DESSA PRODUÇÃO ATRAVÉS DE DIFERENÇAS GENÉTICAS COMO TAMBÉM AS EMOÇÕES DIFERENÇAS GENÉTICAS COMO TAMBÉM AS EMOÇÕES ALTERAM A QUANTIDADE DESSES HORMÔNIOS EM ALTERAM A QUANTIDADE DESSES HORMÔNIOS EM CADA INDIVÍDUO.CADA INDIVÍDUO.

AS DIFERENÇAS HORMONAIS ALTERARAM O AS DIFERENÇAS HORMONAIS ALTERARAM O COMPORTAMENTO DE CADA SUJEITOCOMPORTAMENTO DE CADA SUJEITO

Page 12: Bases Biológicas do Comportamento

AS DIFERENÇASAS DIFERENÇAS

DIFERENÇAS ENTRE INDIVÍDUOS NÃO DIFERENÇAS ENTRE INDIVÍDUOS NÃO SÃO APENAS NA APARÊNCIA.SÃO APENAS NA APARÊNCIA.

CÉREBROS TAMBÉM NÃO SÃO CÉREBROS TAMBÉM NÃO SÃO DISTINTOS.DISTINTOS.

DIFERENÇAS DE GÊNERO SE DIFERENÇAS DE GÊNERO SE EVIDENCIAM NAS ESTRUTURAS.EVIDENCIAM NAS ESTRUTURAS.

Page 13: Bases Biológicas do Comportamento

GÊNERO E A ANOTOMIAGÊNERO E A ANOTOMIA

TANTO O CORPO CALOSO QUANTO A COMISSURATANTO O CORPO CALOSO QUANTO A COMISSURA ANTERIOR SÃO MAIORES NAS MULHERES.ANTERIOR SÃO MAIORES NAS MULHERES.

A COMISSURA É A PARTE QUE INTERLIGA AS ÁREAS A COMISSURA É A PARTE QUE INTERLIGA AS ÁREAS DOS DOIS HEMISFÉRIOS.DOS DOIS HEMISFÉRIOS.

TAMBÉM A MASSA INTERMEDIÁRIA QUE CONECTA TAMBÉM A MASSA INTERMEDIÁRIA QUE CONECTA OS DOIS TÁLAMOS É APROXIMADAMENTE 50%OS DOIS TÁLAMOS É APROXIMADAMENTE 50% MAIOR DO QUE NOS HOMENS. MAIOR DO QUE NOS HOMENS.

NO HOMEM, APARENTEMENTE PARECE SER MAIS NO HOMEM, APARENTEMENTE PARECE SER MAIS SENSITIVO O LADO DIREITO DA AMÍGDALA.SENSITIVO O LADO DIREITO DA AMÍGDALA.

O NÚCLEO PRÉ-ÓPTICO MEDIAL DO HIPOTÁLAMO É O NÚCLEO PRÉ-ÓPTICO MEDIAL DO HIPOTÁLAMO É MAIOR NO HOMEM, ELEMENTO ESSE RESPONSÁVEL MAIOR NO HOMEM, ELEMENTO ESSE RESPONSÁVEL PELO COMPORTAMENTO SEXUAL.PELO COMPORTAMENTO SEXUAL.

Page 14: Bases Biológicas do Comportamento

DIFERENÇAS COGNITIVAS DIFERENÇAS COGNITIVAS DE GÊNERODE GÊNERO

ESSAS DIFERENÇAS “PODEM EXPLICAR” POR QUE ELAS ESSAS DIFERENÇAS “PODEM EXPLICAR” POR QUE ELAS SÃO MAIS SENSÍVEIS.SÃO MAIS SENSÍVEIS.

POIS O LADO ANALÍTICO SE CONECTA MELHOR AO POIS O LADO ANALÍTICO SE CONECTA MELHOR AO EMOCIONAL.EMOCIONAL.

A EMOÇÃO AGE MAIS RÁPIDO AO PENSAMENTO E A A EMOÇÃO AGE MAIS RÁPIDO AO PENSAMENTO E A FALA, ISSO “PODE EXPLICAR” O FATO DELAS SEREM FALA, ISSO “PODE EXPLICAR” O FATO DELAS SEREM

APTAS A TAREFAS COMPLEXAS SIMULTÂNEAMENTE.APTAS A TAREFAS COMPLEXAS SIMULTÂNEAMENTE.

O HOMEM USA O LADO MAIS ADEQUADO A TAREFA.O HOMEM USA O LADO MAIS ADEQUADO A TAREFA.

Page 15: Bases Biológicas do Comportamento

MÃO DIREITA OU ESQUERDAMÃO DIREITA OU ESQUERDA

QUASE 90% SÃO DESTROS E A ARQUEOLOGIA QUASE 90% SÃO DESTROS E A ARQUEOLOGIA DEMONSTRA QUE ISSO OCORRE DESDE A IDADE DA DEMONSTRA QUE ISSO OCORRE DESDE A IDADE DA PEDRA.PEDRA.

PRESSUPONDO QUE SERIA DEVIDO AO USO DO PRESSUPONDO QUE SERIA DEVIDO AO USO DO HEMISFÉRIO ESQUERDO PARA A LINGUAGEM.HEMISFÉRIO ESQUERDO PARA A LINGUAGEM.

SE PARTIRMOS DESSA PREMISSA, PODEMOS DIZER SE PARTIRMOS DESSA PREMISSA, PODEMOS DIZER QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO SUPOSTAMENTE USA QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO SUPOSTAMENTE USA O HEMISFÉRIO ESQUERDO PARA A FALA.O HEMISFÉRIO ESQUERDO PARA A FALA.

Page 16: Bases Biológicas do Comportamento

AS PERSONALIDADES E O AS PERSONALIDADES E O MEIOMEIO

CARACTERIZA COMO SENDO UM CONJUNTO DE CARACTERIZA COMO SENDO UM CONJUNTO DE COMPORTAMENTO QUE DIFERENCIA UM INDIVÍDUO DO COMPORTAMENTO QUE DIFERENCIA UM INDIVÍDUO DO OUTRO.OUTRO.

SENDO MOLDADO CONFORME O AMBIENTE EM QUE VIVE E SENDO MOLDADO CONFORME O AMBIENTE EM QUE VIVE E SEUS RELACIONAMENTOS, COMO CUIDADORES OU PELA SEUS RELACIONAMENTOS, COMO CUIDADORES OU PELA MIDIA E TODAS AS INTER-RELAÇÕES.MIDIA E TODAS AS INTER-RELAÇÕES.

A CULTURA INFLUÊNCIA O ASPECTO DE FUNCIONAMENTO DO A CULTURA INFLUÊNCIA O ASPECTO DE FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO CONFORME AS PESQUISAS.CÉREBRO CONFORME AS PESQUISAS.

O CÉREBRO ASIÁTICO TRABALHA MENOS A NÍVEL DE O CÉREBRO ASIÁTICO TRABALHA MENOS A NÍVEL DE PERCEPÇÃO, COMPARADO AOS AMERICANOS. ???PERCEPÇÃO, COMPARADO AOS AMERICANOS. ???

AMBOS FORAM ESTUDADOS POR ESCANEAMENTO DE AMBOS FORAM ESTUDADOS POR ESCANEAMENTO DE RESSONÂNCIA.???RESSONÂNCIA.???

Page 17: Bases Biológicas do Comportamento

TESTES PARA AVALIAÇÃO DA TESTES PARA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADEPERSONALIDADE

TESTES DE PERSONALIDADE SÃO APLICADOS PARA TESTES DE PERSONALIDADE SÃO APLICADOS PARA VÁRIOS FINS, COMO:VÁRIOS FINS, COMO:

ADEQUAÇÃO A UM EMPREGO.ADEQUAÇÃO A UM EMPREGO. APTIDÃO DE CONDUTORES.APTIDÃO DE CONDUTORES. TESTES PSICOLÓGICOS.TESTES PSICOLÓGICOS. FORÇAS ARMADAS.FORÇAS ARMADAS. SEGURANÇAS.SEGURANÇAS.

TESTES DE PERSONALIDADE TRAÇAM UM PERFIL DOS TESTES DE PERSONALIDADE TRAÇAM UM PERFIL DOS INDIVÍDUOS .INDIVÍDUOS .

Page 18: Bases Biológicas do Comportamento

O MYERS-BRIGGSO MYERS-BRIGGSSEPARA AS PESSOAS EM CATEGORIASSEPARA AS PESSOAS EM CATEGORIAS

Page 19: Bases Biológicas do Comportamento

TDITDI

TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE OU DE PERSONALIDADE MÚLTIPLA.OU DE PERSONALIDADE MÚLTIPLA.

SE APRESENTA NUM MESMO INDIVÍDUO A SE APRESENTA NUM MESMO INDIVÍDUO A ALTERNÂNCIA ENTRE DUAS OU MAIS ALTERNÂNCIA ENTRE DUAS OU MAIS PERSONALIDADES, ALTERANDO O PERSONALIDADES, ALTERANDO O COMPORTAMENTO.COMPORTAMENTO.

Page 20: Bases Biológicas do Comportamento

CÉREBRO BIPARTIDOCÉREBRO BIPARTIDO

PACIENTES COM EPILEPSIA, EM ALGUMAS SITUAÇÕES PACIENTES COM EPILEPSIA, EM ALGUMAS SITUAÇÕES DEVEM SUBMETER-SE A CIRURGIA PARA SECCIONAR DEVEM SUBMETER-SE A CIRURGIA PARA SECCIONAR OS DOIS HEMISFÉRIOS.OS DOIS HEMISFÉRIOS.

INDICADA A PACIENTES COM CRISES DE QUEDA, INDICADA A PACIENTES COM CRISES DE QUEDA, ESSES PACIENTES APRESENTAM MUITAS CICATRIZES.ESSES PACIENTES APRESENTAM MUITAS CICATRIZES.

ASSIM, A CONTINUIDADE DAS CRISES É RESTRITA A ASSIM, A CONTINUIDADE DAS CRISES É RESTRITA A UM HEMISFÉRIO E A PESSOA NÃO TEM MAIS QUEDAS.UM HEMISFÉRIO E A PESSOA NÃO TEM MAIS QUEDAS.

ESSA SEPARAÇÃO É FEITA ATRAVÉS DA SECÇÃO DO ESSA SEPARAÇÃO É FEITA ATRAVÉS DA SECÇÃO DO CORPO CALOSO.CORPO CALOSO.

CALOSOTOMIACALOSOTOMIA É O NOME DESSE PROCESSO É O NOME DESSE PROCESSO CIRÚRGICO.CIRÚRGICO.

Page 21: Bases Biológicas do Comportamento

CIRURGIA CEREBRALCIRURGIA CEREBRAL

Page 22: Bases Biológicas do Comportamento

DIVISÃO DO CORPO CALOSODIVISÃO DO CORPO CALOSO ((Calosotomia)Calosotomia)

Page 23: Bases Biológicas do Comportamento

TESTE CORPO TESTE CORPO CALOSOCALOSO

Page 24: Bases Biológicas do Comportamento

CÉREBROS MISTERIOSOSCÉREBROS MISTERIOSOS EMBORA OS CÉREBROS SEJAM MUITO EMBORA OS CÉREBROS SEJAM MUITO

PARECIDOS, ALGUNS SÃO DRÁSTICAMENTE PARECIDOS, ALGUNS SÃO DRÁSTICAMENTE DIFERENCIADOS DA NORMALIDADE.DIFERENCIADOS DA NORMALIDADE.

MESMO COM A METADE INATIVA, A MENINA MESMO COM A METADE INATIVA, A MENINA FALA DOIS IDIOMAS.FALA DOIS IDIOMAS.

Page 25: Bases Biológicas do Comportamento

MASSA CEREBRALMASSA CEREBRAL MASSA NÃO TEM CORRELAÇÃO COM QI.MASSA NÃO TEM CORRELAÇÃO COM QI.

IVAN PAVLOV TINHA UM CÉREBRO COM 1517grIVAN PAVLOV TINHA UM CÉREBRO COM 1517gr

O CÉREBRO DE JONATHAN SWIFT PESAVA O CÉREBRO DE JONATHAN SWIFT PESAVA 2kg.2kg.

Page 26: Bases Biológicas do Comportamento

O CÉREBRO DE EINSTEINO CÉREBRO DE EINSTEIN

MESMO SENDO MAIS LARGO QUE O NORMAL, MESMO SENDO MAIS LARGO QUE O NORMAL, FALTAVA UM SULCO QUE PERCORRE O LOBO FALTAVA UM SULCO QUE PERCORRE O LOBO PARIENTAL, ÁREA REFERENTE A MATEMÁTICA PARIENTAL, ÁREA REFERENTE A MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO ESPACIAL.E RACIOCÍNIO ESPACIAL.

TALVEZ A AUSÊNCIA PERMITISSE QUE OS TALVEZ A AUSÊNCIA PERMITISSE QUE OS NEURÔNIOS SE COMUNICASSEM COM MAIS NEURÔNIOS SE COMUNICASSEM COM MAIS FACILIDADE.FACILIDADE.

Page 27: Bases Biológicas do Comportamento

““DE TODAS AS COISAS SEGURAS, A DE TODAS AS COISAS SEGURAS, A MAIS SEGURA É A DÚVIDA.”MAIS SEGURA É A DÚVIDA.”

BERTOLD BRECHTBERTOLD BRECHT

Page 28: Bases Biológicas do Comportamento

REFERÊNCIASREFERÊNCIAS http://www.youtube.com/watch?v=0_QB-_http://www.youtube.com/watch?v=0_QB-_OGsRIOGsRIhttp://www.youtube.com/watch?v=9H4VGQ6fO4I&feature=relatedhttp://psicofadeup.blogspot.com/2011/05/desenvolvimento-pessoal-freud.htmlO desenvolvimento psicossocial do jovem adultoem Erik EriksonNelso Antonio Bordignon1, fschttp://www.youtube.com/watch?v=rZvInRO6J8Q