boletim celacom 2012_1ª edição

2
CELACOM 2012 INFORMATIVO Bauru - 2012 - 8 de agosto - Número 1 Bauru e Unesp dão boas- vindas ao XVI Celacom Estou no Celacom Mauro de Souza Ventura “Comunicação e Litertaura: a ideia desse tema surgiu do Prof. José Marques de Melo. O principal objetivo é mostrar que trata-se de uma via de mão dupla, em que a literatura é importante para se pensar comunicação e a comunicação é necessária para se produzir literatura.” B auru recebe durante esta semana 400 profissionais da área de co- municação de diversos estados para o 16º Colóquio Internacional da Es- cola Latino-Americana sobre Comu- nicação. A jovem cidade de 116 anos constitui-se como um centro universi- tário do Estado, acolhendo mais de 10 instituições de ensino superior, entre elas duas das principais universidades públicas do país: USP e Unesp. Com o maior campus, a Unesp concentra três faculdades: FAAC (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação), FC (Faculdade de Ciências) e a FEB ( Faculdade de Engenharia de Bauru), incorporadas à Unesp no ano de 1988. A cidade é uma das principais do oeste paulista, localizada no denomi- nado “coração do Estado”. Sua histó- ria está relacionada ao desenvolvimen- to das estradas de ferro, que deixaram de circular com passageiros em 2001 após a privatização e estrangulamento da malha ferroviária brasileira. Antes dos trilhos, foi marcada pela Marcha para o Oeste promovida por Vargas, bandeirantes, índios locais, café e pela Casa de Eni, antigo bordel frequentado por personalidades da época. Bauru e a Unesp dão boas-vindas a todos que vieram prestigiar o Celacom e desejam a todos um ótimo e provei- toso evento. Site do evento -www.faac.unesp.br/celacom- e também no Portal PET -www.petrtv.com.br-, leia mais sobre a história da cidade e conheça os seus principais pontos turísticos. C omeça hoje e segue até sexta-fei- ra (10), o XVI Colóquio Internac- ional da Escola Latino-Americana de Comunicação (Celacom), realizado na Unesp, câmpus Bauru, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Cátedra UNESCO/ UMESP de Comunicação e Grupo de Pesquisa do CNPq: Pensamento Co- municacional Latino-Americano. O evento internacional acontece anual- mente desde 1997, mas somente esse ano teve a Unesp como organizadora. Pela primeira vez, Unesp Bauru sedia evento Beatriz Haga O Celacom 2012 traz como tema central o “Pensamento Comunica- cional Latino-Americano através da Literatura” e terá como ícone o jornal- ista e romancista equatoriano, Jorge Fernández. O objetivo do evento é promover o debate sobre o universo comunicativo e ficcional, relacion- ando as duas áreas. Com mais de 15 anos, busca estimular e permitir a interação entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais latino- americanos de Comunicação Social. Gabriela Ferri Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp Paula Monezzi www.faac.unesp.br arquivo pessoal

Upload: pet-rtv

Post on 29-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim informativo do XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (Celacom 2012)

TRANSCRIPT

CELACOM2012

INFORMATIVOBauru - 2012 - 8 de agosto - Número 1

Bauru e Unesp dão boas- vindas ao XVI Celacom

Estou no Celacom

Mauro de Souza Ventura

“Comunicação e Litertaura: a ideia desse tema surgiu do Prof. José Marques de Melo. O principal objetivo é mostrar que trata-se de uma via de mão dupla, em que a literatura é importante para se pensar comunicação e a comunicação é necessária para se produzir literatura.”

Bauru recebe durante esta semana 400 profissionais da área de co-

municação de diversos estados para o 16º Colóquio Internacional da Es-cola Latino-Americana sobre Comu-nicação. A jovem cidade de 116 anos constitui-se como um centro universi-tário do Estado, acolhendo mais de 10 instituições de ensino superior, entre elas duas das principais universidades públicas do país: USP e Unesp. Com o maior campus, a Unesp concentra três faculdades: FAAC (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação), FC (Faculdade de Ciências) e a FEB ( Faculdade de Engenharia de Bauru), incorporadas à Unesp no ano de 1988.

A cidade é uma das principais do oeste paulista, localizada no denomi-

nado “coração do Estado”. Sua histó-ria está relacionada ao desenvolvimen-to das estradas de ferro, que deixaram de circular com passageiros em 2001 após a privatização e estrangulamento da malha ferroviária brasileira. Antes dos trilhos, foi marcada pela Marcha para o Oeste promovida por Vargas, bandeirantes, índios locais, café e pela Casa de Eni, antigo bordel frequentado por personalidades da época.

Bauru e a Unesp dão boas-vindas a todos que vieram prestigiar o Celacom e desejam a todos um ótimo e provei-toso evento.

Site do evento -www.faac.unesp.br/celacom- e também no Portal PET -www.petrtv.com.br-, leia mais sobre a história da cidade e conheça os seus principais pontos turísticos.

Começa hoje e segue até sexta-fei-ra (10), o XVI Colóquio Internac-

ional da Escola Latino-Americana de Comunicação (Celacom), realizado na Unesp, câmpus Bauru, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e Grupo de Pesquisa do CNPq: Pensamento Co-municacional Latino-Americano. O evento internacional acontece anual-mente desde 1997, mas somente esse ano teve a Unesp como organizadora.

Pela primeira vez, Unesp Bauru sedia evento

Beatriz Haga

O Celacom 2012 traz como tema central o “Pensamento Comunica-cional Latino-Americano através da Literatura” e terá como ícone o jornal-ista e romancista equatoriano, Jorge Fernández. O objetivo do evento é promover o debate sobre o universo comunicativo e ficcional, relacion-ando as duas áreas. Com mais de 15 anos, busca estimular e permitir a interação entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais latino-americanos de Comunicação Social.

Gabriela Ferri

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp

Paula Monezzi

ww

w.fa

ac.u

nesp

.br

arqu

ivo

pess

oal

Expediente:

Programa Bate-papo

Em destaque

CELACOM • 2012InformativoBauru - 2012 - Número 1

Maria Cristina GobbiCoordenadora Geral do XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação (Celacom 2012)

“Receber o Celacom 2012 em Bauru é uma excelente oportunidade para o diálogo acadêmico no âmbito da América Latina. A Unesp tem uma tradição muito forte em pesquisa. O programa de Pós-Gradu-ação em Comunicação Midiática reúne conceituados investiga-dores nesse campo de estudos, aferindo qualidade às investiga-ções realizadas, com destaque para a temática central do evento. Reunir, em um mesmo espaço, estudantes, professores, pesqui-sadores, profissionais e autoridades que têm na Comunicação e na América Latina o cerne de seus estudos oportuniza uma am-pliação daquilo que estamos empreendendo, nos possibilita des-cortinar horizontes e permitir que as novas gerações conheçam a densidade das pesquisas realizadas em nosso continente.”

dia 08/08 - Quarta-feira14:00 • Recepção dos Inscritos

14:00 • Grupos de TrabalhoPensamento Comunicacional Latino-Americano através da LiteraturaGT 1 - Pensar e Comunicar a América Latina - Salas 79 / 82 / 84 / 2A / 77GT 2 – Difundir o Pensamento Comunicacional - Sala 67GT 3 – Leitura das Ideias Comunicacionais - Salas 68 / 72GT4 - Formas de Expressão dos Pensadores Comunicacionais - Sala 45

19:00 • Sessão de AberturaLocal: FunDeB

20:00 • Conferência InauguralLiteratura e Comunicação na América LatinaCoordenação: Prof. Eduardo Farsetti (Cátedra Unesco Memorial/CBEAL) Conferencista: Muniz SodréDebatedores: Marcelo Bulhões (UNESP) e Laan Mendes de Barros (UMESP)

21:30 • Lançamento de LivrosCoquetel de boas-vindas

Muniz Sodré abre o Celacom

Jorge Fernández é o homenageado

Medina e Hohlfeldt participam na sexta

O primeiro a expor no evento será o professor da UFRJ

Evento terá ainda o lançamento de livros de autores como José Marques de Melo

Uma das debatedoras do Celacom será a pes-quisadora da USP

Na Conferência Inaugural, uma das prin-cipais referências da área da Comunicação participará do Celacom: o jornalista, soci-ólogo e tradutor Muniz Sodré. O professor da Escola de Comunicação da Universida-de Federal do Rio de Janeiro (ECO - UFRJ) é um dos teóricos brasileiros mais respeita-dos no exterior. As publicações de Sodré es-tão centradas na produção cultural, tanto em nível industrial quanto na perspectiva das expressões simbólicas de origem popular.

O painel que acontece na quinta-feira (09/08), às 9h, homenageará o jornalista, ro-mancista e diplomata Jorge Fernández. Ele foi o primeiro diretor do Centro Internacio-nal de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (Ciespal). Durante o evento, serão lançados dois livros de José Marques de Melo, cujo extenso currículo o credencia como um dos principais nomes da história do campo da Comunicação. Entre as publicações, o livro “Comunicação para o desenvolvimento: pensamento e ação”, que escreve em autoria com os professores Elizabeth Gonçalves e José Luis Bizelli. Entre os convidados do último dia, estão

nomes de referência obrigatória nos cursos de Comunicação. Esse é o caso de Cremil-da Medina. Autora de livros clássicos como “Entrevista – O diálogo possível”, ela já tra-balhou em vários órgãos de imprensa e, atu-almente, é professora da Universidade de São Paulo (USP). Na mesma mesa, estará o atual presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunica-ção (Intercom), Antonio Carlos Hohlfeldt.

eccufrj.files.wordpress.com

envolverde.com

.br

www.im

agens.usp.br

Kelly De Conti Kelly De Conti Kelly De Conti

Supervisão Geral: Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi e Prof. Dr. Mauro de Souza Ventura.Editores responsáveis: Kátia Vanzini, Giovani Vieira Miranda, Paulo GiraldiComissão: Assessoria de Imprensa - CELACOM 2012Realização: Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)Redação e Diagramação: Equipe PET-RTVArte: Romildo Lopes