braziliannews 380 london

36
w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Londres, 09 a 15 de Julho de 2009 Ano 9 / Número 380 banda navidad banda navidad Itália aprova lei que torna crime imigração ilegal 28 21 09 MUNDO Thanira Rates conta como foi show de Madonna ESPECIAL York é uma das cidades mais medievais da Inglaterra TURISMO Continua na página 23 Continua na página 18 A brasileira Dayana Fran- cisquini, 26, e os filhos Thais, 6 anos, e Feli- pe, 3, foram vitimas do incêndio ocorrido na última sexta-feira, 03 de junho. O fogo, que se acredita ter iniciado às 16h10 da tarde, se alastrou por 7 andares de um blo- co de edifícios de Lakanal House, no bairro de Camberwell, sul de Londres. Os 100 bombeiros, com 18 caminhões contra incêndio, ti- veram dificuldade para apagar as chamas, levando quatro horas de trabalho até o fogo ficar sob con- trole, para que fossem resgatadas 30 pessoas "em circunstâncias extremamente difíceis". A comuni- dade brasileira nesta semana se mobilizou para arrecadar fundos para repatriar os corpos. Finalmen- te, parece que Rafael Cervi, esposo de Dayana, vai poder enterrar a fa- mília no Brasil. A comunidade brasileira de Londres está em luto credit Randes Nunes N este final de semana, o conjunto Orquestra Impe- rial apresenta-se no teatro/casa de shows Koko, trazendo a Londres seu repertório cheio de samba can- ção, gafieira e músicas para dançar no salão. Caracterizando-se como uma das bandas mais animadas e interessantes surgidas no Brasil dos últimos tempos, a Orquestra Imperial foi formada em 2002. O grupo, que já esteve em Londres em 2006, vem desta vez para di- vulgar seu primeiro álbum Carnaval Só no Ano que Vem. Para o show, pode-se esperar de tudo: desde o repertorio novo até canções conhe- cidas do público como “Não me diga adeus” e “Vem fazer gluglu”. Domingo é dia de baile: Orquestra Imperial se apresenta em Londres

Upload: express-media-world

Post on 04-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

A comunidade brasileira de Londres está em luto

TRANSCRIPT

Page 1: BrazilianNews 380 London

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o mLondres, 09 a 15 de Julho de 2009 Ano 9 / Número 380

banda navidadbanda navidadItália aprova leique torna crimeimigração ilegal

282109

mundoThanira Ratesconta como foishow de madonna

ESPECIALYork é uma dascidades mais medievais da Inglaterra

TuRISmo

Continua na página 23Continua na página 18

A brasileira Dayana Fran-cisquini, 26, e os filhos Thais, 6 anos, e Feli-

pe, 3, foram vitimas do incêndio ocorrido na última sexta-feira, 03 de junho. O fogo, que se acredita ter iniciado às 16h10 da tarde, se alastrou por 7 andares de um blo-

co de edifícios de Lakanal House, no bairro de Camberwell, sul de Londres. Os 100 bombeiros, com 18 caminhões contra incêndio, ti-veram dificuldade para apagar as chamas, levando quatro horas de trabalho até o fogo ficar sob con-trole, para que fossem resgatadas

30 pessoas "em circunstâncias extremamente difíceis". A comuni-dade brasileira nesta semana se mobilizou para arrecadar fundos para repatriar os corpos. Finalmen-te, parece que Rafael Cervi, esposo de Dayana, vai poder enterrar a fa-mília no Brasil.

A comunidade brasileira de Londres está em luto

cred

it R

ande

s N

unes

Neste final de semana, o conjunto Orquestra Impe-

rial apresenta-se no teatro/casa de shows Koko, trazendo a Londres seu repertório cheio de samba can-ção, gafieira e músicas para dançar no salão. Caracterizando-se como uma das bandas mais animadas e interessantes surgidas no Brasil dos últimos tempos, a Orquestra Imperial foi formada em 2002. O grupo, que já esteve em Londres em 2006, vem desta vez para di-vulgar seu primeiro álbum Carnaval Só no Ano que Vem. Para o show, pode-se esperar de tudo: desde o repertorio novo até canções conhe-cidas do público como “Não me diga adeus” e “Vem fazer gluglu”.

domingo é dia de baile: orquestra Imperial se apresenta em Londres

Page 2: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Ambientalistas protestamdurante entrega de prêmio a Lula em Paris

Manifestantes da ONG (organização não go-vernamental) ambien-

talista Greenpeace exibiram carta-zes com os dizeres “Lula, salve a Amazônia, salve o clima” logo após o presidente brasileiro receber um prêmio na sede da Unesco (Orga-nização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em Paris, na tarde desta terça-feira,07.

Enquanto Lula recebia o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny e cumprimentava as autoridades presentes na cerimônia, dois ma-nifestantes do Greenpeace se ins-talaram silenciosamente no palco, a poucos metros do presidente, e desenrolaram as faixas.

Logo em seguida, eles foram retirados pelos seguranças da or-ganização. Um dos manifestantes resistiu e se sentou no palco, mas foi depois retirado à força, sem tu-multo nem gritos, no entanto.

Um outro manifestante con-seguiu entregar ao presidente um globo inflável com o desenho dos continentes.

“Alerta válido”Antes de iniciar seu discurso

para agradecer pelo prêmio, Lula disse que queria “pedir desculpas aos jovens que entraram aqui com as faixas” por não ter entendido ini-cialmente o objetivo da manifesta-ção. “Muitas vezes, por um proble-ma de língua, não se sabe quem é. E o papel da segurança é não permitir isso, mas o alerta desses jovens é válido para todos nós”, afirmou o presidente Lula, sob aplausos da plateia.

“De qualquer forma, o mal en-tendido permitiu que toda a im-prensa fotografasse a manifesta-ção”, afirmou Lula. “A preocupação

desses jovens é de toda a humani-dade. A Amazônia tem de ser pre-servada”, disse o presidente.

Na véspera da reunião de cú-pula do G8, o grupo de países mais ricos do mundo e a Rússia, que terá também a participação de Brasil, Índia, China, México e Egito como convidados, a ONG Greenpeace quis cobrar dos líderes mundiais ações mais concretas para lutar contra o aquecimento global.

Em Paris, para atrair a atenção do presidente francês, Nicolas Sa-rkozy, o Greenpeace organizou, também na terça-feira, um protes-

to com um “iceberg” inflável de 16 metros de altura no rio Sena, para denunciar os efeitos das mudan-ças climáticas. No falso iceberg havia faixas dirigidas a Sarkozy e ao G8 com dizeres “o clima procu-ra líder”.

“O desmatamento da Amazônia torna o Brasil o quarto maior pro-dutor de gases do efeito estufa. Há um abismo entre o discurso do pre-sidente, sobretudo no exterior, e as ações do governo” para combater o problema, afirma um comunica-do do Greenpeace divulgado após o protesto na sede da Unesco.

Lula afirmou que alerta de manifestantes é ‘válido’

Page 3: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Última Hora

Filha de Michaelemociona multidão em funeral

O funeral de Michael Ja-ckson que aconteceu em Los Angeles nesta

terça-feira, 7, reuniu mais de 18 mil pessoas. A cerimônia foi aberta com a fala do cantor Smokey Robinson, que deu iniciou lendo para a platéia presente no ginásio Staples Center mensagens escritas por Diana Ross e Nelson Mandela. “Michael era um amigo íntimo, uma parte preciosa da minha vida”, afirmou a cantora Diana Ross, no comunicado lido por Robinson.

A homenagem ao astro pop co-meçou minutos depois do corpo do cantor chegar ao ginásio. Após o discurso inicial de Robinson, a ceri-mônia foi interrompida e, de acordo com a rede CNN, a paralisação foi motivada por problemas no áudio do ginásio.

Minutos depois, a cerimônia foi restabelecida, com o coral gospel de Andraé Crouch cantando a músi-ca “We Are Going to See the King”, enquanto o caixão que transporta o corpo de Jackson era levado para a frente do palco.

O pastor Lucious Smith, amigo da família, ressaltou em discurso o aspecto familiar do artista, como fi-lho, irmão e pai. “Ele nunca irá para sempre. Até que nós lembremos dele, ele estará lá para nos con-fortar”, afirmou Smith. “Michael fez muito para curar esse mundo. Que esse momento seja um momento de cura, de música, um momento de amor e conforto para todos os que amaram nosso amigo.”

Muitos artistas prestaram suas homenagens e, dentre eles, esta-vam Stevie Wonder, Mariah Carey, Usher, Lionel Richie, Kobe Bryant, Jennifer Hudson, John Mayer e Mar-tin Luther King 3º.

A empresa que organizou a ce-rimônia, a mesma que preparava a turnê que marcaria o retorno do cantor aos palcos, sorteou 17.500 entradas para alguns fãs acompa-nharem o evento.

Mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram no site do Staples Center para o sorteio e, no domingo 5, os vencedores foram notificados.

Já na noite de domingo co-meçaram a aparecer dezenas de anúncios na internet oferecendo os ingressos sorteados. Na segunda-feira, o site de leilões online eBay.com oferecia mais de 80 lugares disponíveis, com preços variando de US$ 100 a US$ 1.000.

O evento terminou por volta das 13h com um emocionante de-poimento de sua filha Paris, de 11 anos, que chorou ao lembrar das qualidades do “rei do pop”. “Desde que nasci, meu pai foi o melhor pai que se pode imaginar, e quero dizer apenas que o amo muito”, afirmou, em lágrimas.

Momentos antes, os parentes do cantor se somaram a outros ar-tistas para a interpretação de dois clássicos da carreira de Michael, “We Are The World” e “Heal The World”. Em seguida, os familiares assumiram o microfone e falaram com o público.

“Uma parte de ti viverá sempre em todos nós. Pode ser que agora, Michael, te deixem tranquilo. Obri-gado por todos os sorrisos que pôs nos corações de tanta gente e por tudo o que fez pelos outros. Te amo, Michael, e sinto saudades”, disse Marlon Jackson, um dos irmãos do cantor, muito emocionado.

O caixão dourado com o corpo de Michael esteve presente duran-te todo o evento, que se estendeu

por mais de duas horas e meia e foi acompanhado pela televisão em todo o planeta.

Após as palavras e lágrimas emocionadas de Paris, Marlon en-cerrou a cerimônia dizendo que “nunca haverá outro Michael Jack-son”. “Ele será sempre imitado, mas nunca duplicado”, afirmou, pouco depois de o caixão, que permane-ceu fechado durante toda a ceri-mônia, fosse retirado do meio do estádio do Staples Center, ao som de Man In The Mirror. Na emblemá-tica canção, do álbum Bad (1987), o rei do pop dizia que para mudar o mundo, é preciso primeiro mudar a si mesmo.

Local do enterro de Michael Jackson continua incerto

Depois das homenagem, a Po-lícia de Los Angeles disse ao canal Fox que o carro com o caixão seguiu para um cemitério, porém sem iden-tificar qual. Tudo aponta para que não seja o de Forest Lawn, onde a família realizou um funeral particular antes da grande homenagem.

A imprensa local também divul-gou que a família Jackson, hospe-dada no hotel Beverly Wilshire, de Los Angeles, se reuniu depois da homenagem para uma cerimônia particular.

Ainda segundo a imprensa local, a incerteza sobre os planos para o enterro leva a crer que ainda é pos-sível que os restos do cantor sejam espalhados no rancho Neverland, residência do artista durante anos.

Em uma entrevista ao canal NBC, Jermaine Jackson, irmão do cantor, disse que Neverland seria o local ideal para isso. “É seu lar, ele criou isso. Por que não estaria aqui?”, disse Jermaine. “Sinto sua presença. E isso me encanta, quero que minha mãe retorne aqui e sinta o que eu sinto”, completou. (infor-mações da EFE)

'Meu pai foi o melhor pai que se pode imaginar, e quero dizer que o amo muito', afirmou a garota

Paris, de 11 anos, faz homenagem em cerimônia, ao lado da família Jackson.

AP

Page 4: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Foto da Semana

Pergunta da semana:

Qual sua expectativa em relação ao filme de Jean Charles?

Artistas fazem suas performances na frente do London Eye. A fotografia foi tirada pela leitora Erika da Costa.

Leticia Senadiretora comercialR: Estou muito curiosa com qual vai ser a perspectiva do diretor com re-lação a comunidade brasileira.

Juliana Calderoncontato publicitárioR: Vai ser um sucesso, a história chama atenção

Anderson DadaltoempresárioR: Vai pegar mal para os brasileiros, com relação a insinuação de venda de documentos falsificados pelo Jean.

Mailo SteelefoypublicitárioR: Assisti a uma peca em Londres que tinha o mesmo foco do filme, acredito que o filme seja muito bom.

Presidente - Fundador: Horácio Sterling

[email protected]

Diretor-Geral: Marcelo Mortimer

[email protected]

Diretora AdministrativaPatricia Zúñiga

[email protected]

Editora e Redatora: Carolina Beal

[email protected]

Direção de Arte e Diagramação: Javier Reyes

[email protected] Izquierdo Real

[email protected]

Departamento Comercial: Marcelo Mortimer

[email protected]

Colaboradores: Cláudia Stoy

Daniel NoceraDaniela RomãoDiego GazolaBetina Oliveira

Ednéia Rodrigues MirandaFábio Brito

Fernando RebouçasMarcus Fumagalli

Paula ScheidtRandes NunesRodolfo TorresYanna Barbosa

LondonHelp4U.co.uk

Distribuição: BR Jet Delivery

[email protected]

Impresso por Newsfax

Classificados: [email protected] conteúdo dos anúncios e clas-

sificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade

dos anunciantes.

Brazilian NewsUnit 28 Skylines Village

London, E14 9TSTelephone: +44 (0) 207 987 1692

Fax: +44 (0) 207 987 9840

www.braziliannews.uk.com

Page 5: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Estudo realizado pela Transparência Brasil afir-ma que, para a popula-

ção, o custo do Congresso brasi-leiro é maior do que o dos Estados Unidos, a maior economia do pla-neta. O estudo comparou quanto os congressistas de sete países (Alemanha, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália e Mé-xico) custam aos seus cidadãos (com seus salários e verbas) em comparação com o Brasil.

Na relação entre os custos para manter os parlamentares e o Pro-duto Interno Bruto (PIB) - soma das riquezas produzidas no país no intervalo de um ano – por pessoa, os congressistas brasileiros “são os que mais pesam no bolso do contribuinte”. “Os custos diretos anuais incorridos por cada senador brasileiro correspondem a mais de oitenta vezes a riqueza média produzida por cada habitante do país ao longo de um ano. Para os deputados, o custo direto é quase setenta vezes o PIB per capita”,

afirma o estudo.“Um senador brasileiro custa

em termos reais mais de três vezes o que custa um senador chileno para o contribuinte daquele país e cerca de 8,4 vezes o que pesa um senador francês no bolso do cida-dão ao qual serve. Cada deputado brasileiro, por sua vez, custa para

o cidadão duas vezes mais do que seu correspondente norte-ameri-cano, 5,5 vezes mais do que um alemão, seis vezes mais que um francês e 6,5 vezes mais do que um britânico”, complementa.

O estudo também critica a falta de transparência nos gastos dos congressistas. “A contratação de

consultores é submetida a filtros mais rigorosos em outros países. No Brasil, isso se faz contra a apre-sentação de notas fiscais que, até recentemente, eram mantidas em segredo, sem possibilidade de controle independente.”

"A julgar pelo que acontece com as Casas do Congresso Na-

Estudo afirma que Congressobrasileiro custa mais do que o americano

Rodolfo Torres, de [email protected]

Por:

cional e sabendo-se que as As-sembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores são submetidas a controles e escrutínio ainda mais frágeis, pode-se com segurança afirmar que a classe política brasi-leira está se apropriando direta ou indiretamente de parcelas da renda nacional incompatíveis com o nível de desenvolvimento e de distribui-ção de renda do país."

Contudo, o levantamento tam-bém revela que, em termos reais, os deputados dos Estados Unidos são os únicos que ganham mais do que os brasileiros. Entre salário, verba de representação, viagens e verba de gabinete, um deputado americano recebe anualmente R$ 2.938.799,46. Por sua vez, o brasi-leiro recebe R$ 1.340.077,56.

Já com os senadores america-nos, apenas a verba de represen-tação chega a ser quase 20 vezes maior do que a dos senadores brasileiros. Enquanto um senador americano recebe R$ 4.296.691,88 anuais apenas para esse fim, o bra-sileiro recebe R$ 288.100,00. Os valores em moeda brasileira foram convertidos pela taxa de câmbio do dólar comercial de 23 de junho de 2009.

Page 6: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Brasil (geral)

Ibama encontra 290 toneladasde lixo vindas da Inglaterra no Porto de SantosContêineres com material foram abertos na segunda-feira, 06. Empresas serão multadas e terão que levar lixo de volta para a Europa.

Cerca de 300 toneladas de lixo recolhidas na Inglaterra foram encon-

tradas dentro de contêineres no Porto de Santos, a 72 km de São Paulo na segunda-feira, 06. A car-ga foi enviada por duas empresas e deveria conter plástico para reci-clagem.

Os contêineres chegaram ao Brasil na última semana, mas só fo-ram abertos na segunda. Uma equi-pe do Ibama, que tem se mostrado

uma das instituições mais sérias do poder executivo brasileiro, foi até o local para verificar a carga e levou

um susto quando as portas foram abertas. “Isso é um desrespeito com o nosso país, nós não somos o

lixão do mundo”, disse uma fiscal. O lixo doméstico dos ingleses

passou por vários países antes de chegar ao Brasil. No Porto de San-tos, foram 16 contêineres com 290 toneladas de lixo. Em uma primeira vistoria, os fiscais do Ibama en-contraram resíduos de alimentos, cabos de computador, travesseiros molhados e muitas embalagens sujas de produtos de limpeza.

“Nós recebemos uma denún-cia do Porto de Rio Grande, porque existia uma carga similar, até mais do que aqui. Então eles pediram para nós verificarmos essa carga da mesma empresa. É um absur-do, um desrespeito com o Brasil”, conta Ingrid Oberg, chefe regional do Ibama.

A empresa importadora e a transportadora foram notificadas. Cada uma terá que pagar R$ 155

mil de multa. O Ibama ainda deu um prazo de 10 dias para que es-sas empresas devolvam o lixo ao país de origem.

Rio Grande do Sul No Rio Grande do Sul, fiscais

da Receita Federal encontraram 750 toneladas de lixo no Porto de Rio Grande. O material também foi trazido por navios da Inglaterra e teria sido enviado no lugar de pro-dutos importados por uma empre-sa gaúcha.

Dentro dos contêineres trazidos ao Brasil pelos ingleses estavam to-neladas de plástico, papel e vidro, além de seringas e preservativos. Um dos reservatórios levava brin-quedos, com bilhetes informando: “Entregue estes brinquedos para as crianças pobres do Brasil. Lavar antes de usar”.

16 contâineres com 300 toneladas lixo vindo da Inglaterra foram achados por fiscais do Ibama. Mais 700 toneladas foram encontradas em Rio Grande

Reforma eleitoral começa a ser votada nesta semana

BRASÍLIA - Começa a ser vo-tada nesta semana a reforma elei-toral. A proposta tramita em regime de urgência e estabelece regras de campanha que já devem começar a valer nas eleições do ano que vem.

A proposta libera a campanha na internet, regulamenta a pré-campanha e legaliza reuniões em recintos fechados, entrevistas jor-nalísticas e as prévias eleitorais.

O projeto também estabelece espaço de quatro metros quadra-dos para propaganda visual dos

candidatos, proíbe a comercializa-ção de espaços privados para pro-paganda, limita a dez o número de anúncios do candidato por veículo de comunicação no período e libe-ra cavaletes móveis com até quatro metros quadrados para uso das 6 horas às 22 horas.

Se for aprovado, o projeto tam-bém vai estabelecer mudanças na hora de votar, quando o eleitor de-verá apresentar um documento de identidade com foto junto com o título e no voto eletrônico, que pas-sará a ser também impresso.

Itamar ingressa no PPS, critica Lula e apóia Aécio para 2010

Depois de três anos sem partido, o ex-presiden-

te Itamar Franco se filiou nesta segunda-feira, 06, ao PPS. Na cerimônia, declarou apoio ao go-vernador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), em sua intenção de disputar a sucessão presiden-cial em 2010. Em pouco mais de 17 minutos de discurso, também fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT.

Uma análise da atual conjun-tura no campo das oposições indica apenas uma candidatura. “Nenhum outro nome até o mo-mento se manifestou com tama-nha clareza quanto nosso gover-nador Aécio Neves” - disse Itamar no saguão lotado da sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O ex-presidente, que chegou ao local acompanhado de Aécio, afirmou que não poderia apoiar o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), porque ele não as-sumiu a posição de pré-candidato à Presidência.

Deixou claro ainda que não

pretende ser candidato a vice em uma possível chapa de Aécio. “São dois nomes de Minas, isso é inviável”, afirmou.

Itamar, que ocupou a Presi-dência da República de 1992 a 1995, apoiou a candidatura de Lula em 2002 e foi embaixador em Roma no primeiro mandato do atual presidente, mas depois rompeu com Lula.

Sem citar seu nome, criticou no presidente o que chamou de "culto à personalidade, a certeza messiânica e a incontinência ver-bal". Atacou o PT ao afirmar que "corre perigo a democracia com um partido que quer a manuten-ção do poder a qualquer custo".

Itamar, de 78 anos, deixou o PMDB em 2006 depois que o par-tido optou por Hélio Costa para disputar uma vaga no Senado, contra suas pretensões pessoais.

Para o PPS, sigla aliada do PSDB, o ex-presidente levou tam-bém Henrique Hargreaves, que foi ministro da Casa Civil de Ita-mar e seu secretário no governo de Minas Gerais.

O ex-presidente amante de fuscas Itamar franco esteve sem partido desde 2006.

Page 7: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), encaminhou na

segunda-feira, 06, cópia do rela-tório da comissão de sindicância que analisou os atos secretos para a PGR (Procuradoria Geral da República). A Procuradoria vai denunciar ao Ministério Público contra o ex-diretor-geral Agaciel e o ex-diretor de Recursos Huma-nos João Carlos Zoghbi para que eles respondam criminalmente por manter em sigilo decisões admi-nistrativas da Casa.

Sarney analisou o relatório da comissão e repassou para o pri-meiro-secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), a responsabilidade de abrir de processo administrativo contra Agaciel e Zoghbi. Mais cedo, o Senado havia afirmado que o pro-cesso já havia sido aberto.

Agaciel e Zoghbi são respon-sabilizados pela edição dos atos secretos: decisões administrati-vas que foram mantidas em sigilo e serviam para nomear, exonerar afilhados e parentes dos senado-res, além de aumentar salários e benefícios.

Eles serão investigados por uma comissão e são suspeitos de terem cometido crimes de improbidade e prevaricação. Se forem comprovadas as irregula-ridades, serão demitidos. Não foi divulgado o prazo para que esse processo seja concluído. Esse é o primeiro processo contra Agaciel, que é apontado como o principal articulador das denúncias de irre-gularidades que pesam sobre o comando do Senado.

Zoghbi também é investigado por ter repassado para o filho um apartamento funcional que tinha direito e por suspeita de envolvi-mento em um esquema de desvio de recursos de empréstimos para servidores da Casa. Seu filho, Marcelo Zoghbi, seria sócio de empresas que intermediavam es-

sas operações. Heráclito disse que é importan-

te o início do processo para res-ponsabilizar os culpados. “Essa história de atos secretos precisa ser passada a limpo. Esperamos uma punição justa para os culpa-dos, trazendo clareza a tudo que foi praticado de irregular nesses últimos anos.”

A comissão de sindicância do Senado investigou a produção de atos secretos na Casa e

o relatório da comissão é mais enfático que o apresentado pela comissão anterior, que encontrou 663 atos secretos produzidos nos últimos 14 anos, período em que Agaciel esteve no cargo, nomea-do por Sarney. O relatório diz que “não houve falha técnica, mas de-terminações expressas para que tal procedimento [a não publica-ção dos atos] fosse adotado”. “Essas determinações foram fei-tas, em sua esmagadora maioria, pelo gabinete da Diretoria Geral e, em alguns casos, pelo gabinete da Secretaria de Recursos Huma-nos”, diz o relatório assinado pe-los servidores Alberto Vasconce-los Filho, Gilberto Guerzoni Filho e Maria Amalia da Luz.

Segundo a comissão, “merece destaque o fato de que os servido-res ouvidos foram unânimes em dizer que, em momento algum, receberam ordens de quaisquer parlamentares”. De 10 pessoas ou-vidas, oito responsabilizaram Aga-ciel e Zoghbi pelos atos secretos.

Dividida, bancada do PT no Senado adia decisão sobre apoio a Sarney

Pressionada a definir o apoio político ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a banca-da do PT pode mais uma vez adiar uma decisão. O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), avalia a possibilidade de suspen-der o encontro que está marcado para amanhã. Alguns senadores do partido dizem que a reunião não é necessária porque não hou-ve mudança de posicionamento.

Os petistas estão divididos entre apoiar a governabilidade, sustentando uma possível aliança com o PMDB em 2010, como de-fende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou manter a convicção da bancada de que o afastamento de Sarney seria a melhor saída para contornar a crise que atinge a ima-gem da Casa.

A bancada do PT chegou a defender na semana passada o afastamento temporário de Sar-ney, mas condicionaram uma de-cisão oficial da bancada a uma conversa com o presidente Lula. No encontro, o presidente saiu em defesa da permanência de Sarney e pediu o apoio dos petistas ao peemedebista.

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) cobrou nesta segun-da-feira que a bancada oficialize o pedido de afastamento de Sar-ney. “Espero que a bancada do PT

reafirme sua postura e defenda o afastamento de Sarney. Tenho hor-ror de exercer o papel de paradig-ma da honestidade, mas atual cri-se impõe uma tomada de decisão e a minha é estar do lado daqueles que defendem uma saída imediata do presidente”, disse.

Arthur Virgílio é ameçado de ser denunciado ao Conselho de Ética para calá-lo

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), desafiou nes-ta segunda-feira, 06, o PMDB a denunciá-lo ao Conselho de Ética. Virgílio disse que tem recebido recados de pessoas ligadas ao PMDB de que pode ser alvo de um processo por quebra de de-coro parlamentar se não recuar na pressão para que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se afaste do cargo.

Virgílio afirmou que ligou para o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e disse que esperava a ofen-siva no partido até final da tarde de hoje. O líder afirmou que para ser calado terão que “cortar sua lín-gua”.

Virgílio poderia ser denunciado

Brasil (geral)

Crise no Senado: Sarney determinaabertura de processo contra Agaciel e Zoghbi Comissão atribui responsabilidade pela não divulgação de atos secretos aos ex-diretores do Senado

por ter recebido um empréstimo do ex-diretor-geral Agaciel Maia, manter um funcionário fantasma em seu gabinete e ter ultrapassa-do limites com gastos de saúde. De acordo com a reportagem da revista “IstoÉ”, Agaciel teria de-positado na conta de Virgílio US$ 10 mil quando o senador teve pro-blemas com o cartão de crédito numa viagem particular a Paris, em 2003. A revista diz ainda que o Senado teria pagado R$ 723 mil pelo tratamento de saúde da mãe dele, quando o regimento permite gasto anual de R$ 30 mil.

A estratégia defendida por aliados do presidente do Senado seria dividir com o DEM a respon-sabilidade pela crise e constranger Virgílio. Os aliados de Sarney pas-saram o fim de semana fazendo as contas e sustentam que até 54 dos 81 senadores estão do lado do peemedebista.

Para tirar Sarney do foco das denúncias, ameaçam divulgar dados comprometedores contra senadores do DEM que coman-daram nos últimos anos a primeira secretaria do Senado, que é uma espécie de tesouraria da Casa.

Senado Brasileiro ainda sofre com crise. Será que Sarney sai do cargo?

Page 8: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

O desmonte do G8, forma-do pelos sete países mais

ricos do mundo, mais a Rússia, não é uma ambição exclusiva do Brasil. Às vésperas da reunião do grupo, em Áquila, na Itália, auto-

ridades do governo da França se juntaram no domingo, 05, aos crí-ticos que apontam o desprestígio do G8. Em seu lugar, enaltecem a importância crescente do G20, o fórum do qual participam emer-

gentes como Brasil, China e Índia.A análise sobre a perda de rele-

vância do G8 foi feita hoje, em Aix-en-Provence, no sul do país, pela ministra da Economia da França, Christine Lagarde, um dos nomes mais importantes do alto escalão do presidente Nicolas Sarkozy. Falando a especialistas reunidos pelo Círculo dos Economistas, a ministra foi taxativa: "O G8 deve imperativamente ser modificado e ampliado para se adaptar à reali-dade dos tempos", afirmou. "O G8 é uma instituição muito mais antiga e sem dúvida muito menos perti-nente dada a sua composição e a evolução do mundo".

Para Christine Lagarde, os pa-íses emergentes não podem mais ser convidados periféricos do en-contro entre os chefes de Estado e de governo dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão, da Alema-nha, da França, do Reino Unido e da Itália, além da Rússia. "Grandes atores como os emergentes, seja a Índia, a China ou o México, são convidados para se sentar em um banquinho ao lado", resumiu.

A ministra também demonstrou ter mais expectativas em relação à reunião do G20 prevista para se-tembro, em Pittsburgh, nos EUA, do que em relação ao encontro na

Itália. As críticas de Christine às li-mitações do G8 antecipam um dos temas que deve dominar a reunião entre os presidentes Nicolas Sa-rkozy e Luiz Inácio Lula da Silva, depois de amanhã, no Palácio do Eliseu, em Paris. Há cerca de um mês, diferentes autoridades do governo brasileiro, como o minis-tro das Relações Exteriores, Celso Amorim, vem declarando "a morte" do grupo dos ricos. O presidente Lula, um pouco mais comedido, fala em enfraquecimento.

Lula recebe prêmio na Fran-ça e critica G8

Ao desembarcar em Paris, ainda na base aérea francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Sil-va fez um breve comentário sobre a reunião do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), que será realizada em L'Aquila, na Itália, a partir de quar-ta-feira, 08. Segundo ele, o grupo não tem mais legitimidade para tratar de questões econômicas e financeiras.

Perguntado se ele iria partici-par da reunião mesmo depois de o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ter sen-tenciado que o "G8 morreu", há duas semanas, Lula afirmou que

vai continuar participando das reuniões. Porém, ele disse estar convencido que, hoje, "o melhor espaço para discussão do sistema financeiro mundial é o G20", que reúne os 20 países industrializados do mundo, incluindo aqueles em desenvolvimento.

'O G8, se eles quiserem que continue, que continue. Mas para discutir as questões econômicas e financeiras do mundo, eu acho que o G20 é o fórum ideal", disse.

Apesar de não integrarem o G8, líderes do Brasil, da China, da Índia, da África do Sul, do México e do Egito foram convidados para a reunião na Itália.

Lula chegou a Paris, onde re-cebeu, na terça-feira, 07, o prêmio Felix Houphouët-Boigny, da Unes-co, uma homenagem a personali-dades que se destacam na defesa da paz.

O ex-presidente português Mario Soares, que preside o júri do prêmio, justificou a escolha de Lula como um reconhecimento de sua "busca pelo diálogo, a pro-moção da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua grande contribui-ção pela erradicação da pobreza e proteção dos direitos das mino-rias".

Mundo

Os EUA e a Rússia che-garam nesta segunda-feira, 06, a um acordo

de intenções para cortar o núme-ro de ogivas nucleares para entre 1.500 e 1.675, em um prazo de sete anos após a entrada em vigor de um novo tratado de redução de ar-mas. O acordo prévio foi fechado durante conversações entre o pre-sidente dos EUA, Barack Obama, e o da Rússia, Dimitri Medvedev, no Kremlin.

Mas, apesar do acordo, as dis-crepâncias entre os dois países so-bre o projeto do escudo antimísseis americano na Europa persistem. Depois do anúncio do acordo, Med-vedev e Obama deram entrevista conjunta em que também anuncia-ram um acordo para que a Rússia permita o trânsito aéreo de tropas americanas sobre seu território rumo ao Afeganistão.

Rússia e EUA possuem cada um entre 2.000 e 3.000 ogivas mobiliza-

das - ou seja, prontas para uso ime-diato. Os atuais acordos limitam em 1.600 o número de vetores. Partindo "deste entendimento", os negocia-dores russos e americanos darão continuidade às conversações para tentar concluir um novo tratado so-bre a redução dos arsenais nucle-ares para suceder o histórico Start, que expira em 5 de dezembro.

Washington e Moscou detêm juntos mais de 90% do número total de bombas atômicas existentes. O acordo de desarmamento era con-siderado a espinha dorsal dos es-forços para a melhoria das relações entre os dois países, que foram con-sideravelmente desgastadas durante a presidência de George W. Bush.

Outro tema que gera discórdia é

o polêmico projeto do escudo anti-mísseis americano na Europa, que há meses azeda as relações entre Moscou e Washington. "Não esta-mos de acordo ainda sobre a ava-liação das consequências de tal ou qual decisão da administração ame-ricana; para nós, o tema relativo ao terceiro componente de seu escudo antimísseis continua aberto", afir-mou o vice-ministro russo das Re-lações Exteriores Serguei Riabkov, referindo-se ao desejo americano de instalar o escudo na Polônia e na República Tcheca.

A Rússia é contra a instalação de elementos do escudo antimísseis no Leste Europeu, por acreditar que o projeto americano prejudica sua segurança. Washington, por sua

EUA e Rússia fecham acordopara redução do arsenal nuclear vez, afirma que o objetivo do projeto

é defender-se da ameaça represen-tada por países como o Irã.

AfeganistãoA Rússia também concordou

em permitir o trânsito aéreo de sol-dados e armas dos Estados Unidos sobre seu território para chegar ao Afeganistão, uma medida saudada por Washington como uma valiosa contribuição de ajuda às Forças Ar-madas dos EUA que lutam contra os insurgentes do Talibã.

O pacto permite que 4.500 soldados norte-americanos voem anualmente sobre a Rússia sem nenhum encargo extra, informou uma autoridade norte-americana. "Este acordo permitirá que os EUA diversifiquem as rotas cruciais de transporte usadas para movimentar as tropas e reabastecer as forças internacionais com equipamentos críticos no Afeganistão", informou a Casa Branca em um comunicado.

As novas rotas de trânsito são tão importantes aos Estados Uni-dos quanto as rotas existentes no Paquistão, que têm sido atacadas pelos militantes. As rotas russas irão ajudar os Estados Unidos a poupar mais de US$ 133 milhões anual-mente em combustível e outras despesas, informou a Casa Branca.

O acordo será válido por um ano, com renovações automáticas ilimitadas se ambos os lados con-cordarem, informou uma autoridade

norte-americana, acrescentando que o pacto requer ratificação do parlamento russo.

Geórgia Outro sinal de distensão bila-

teral chegou com o acordo alcan-çado por Moscou e Washington para retomar as atividades militares conjuntas que foram suspensas em agosto de 2008 em consequência da guerra russa na Geórgia.

A soberania e a integridade territorial da Geórgia "devem ser respeitadas", disse Obama na en-trevista conjunta. "Há assuntos em que ainda discordamos", afirmou. "Por exemplo, tivemos uma franca discussão sobre a Geórgia e reite-rei minha firme convicção de que a soberania e a integridade territorial da Geórgia devam ser respeitadas", acrescentou.

A guerra realizada pela Rússia em agosto de 2008 contra a Ge-órgia, aliada dos Estados Unidos, esfriou ainda mais as já tensas re-lações entre Washington e Moscou. Como parte desse conflito, a Rússia reconheceu a independência unila-teralmente declarada dos territórios separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia, na república caucásica ex-soviética.

Apesar de reconhecer a diver-gência russo-americana sobre as fronteiras da Georgia, Obama des-tacou que "ninguém tem interesse em um novo conflito militar".

Meta é ter um máximo de 1.675 ogivas 7 anos após tratado entrar em vigor. Rússia libera que tropas dos EUA cruzem o país rumo ao Afeganistão.

Os presidentes da Rússia, Dimitri Medvedev, e dos EUA, Barack Obama, cumprimentam-se na segunda-feira, 06, em Moscou.

AFP

G8 se reúne a partir de quarta, 08, na Itália, mas recebe críticas sobre exclusão de países emergentes

Page 9: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Itália aprova lei que torna crime imigração ilegalO Parlamento italiano

aprovou, primeiro na câmara dos depu-

tados e depois no senado, na semana passada a lei crimina-lizando a imigração ilegal e au-torizando a criação de patrulhas de cidadãos para ajudar a polícia na tarefa de garantir a segurança pública.

De acordo com a lei, quem en-trar ou permanecer ilegalmente no país será punido com uma multa que varia de 5 mil a 10 mil euros (cerca de R$ 13,5 mil a R$ 27 mil). Os que acolherem imigrantes ile-gais – alugando quartos ou imó-veis, por exemplo – poderão ser condenados a até três anos de prisão.

Segundo a nova lei, pais que quiserem registrar seus filhos na Itália devem provar que são re-sidentes legais. Além disso, a lei aumenta de dois para seis meses o período de permanência de imi-

grantes ilegais em centros tempo-rários de detenção e expulsão.

As novas medidas, duramente criticadas por grupos de direitos humanos e pelo Vaticano, foram aprovadas na quinta-feira, 02,

pelo Senado por 157 votos a favor e 124 contra. A Câmara de Depu-tados havia dado seu sinal verde para a legislação em maio.

Endurecimento

O pacote passa no Legislati-vo pouco depois da introdução de uma nova política que prevê o envio de barcos com migrantes lí-bios de volta à Líbia antes que eles possam desembarcar na Europa e pedir asilo político.

Mais de 36 mil imigrantes che-garam às costas da Itália no ano passado – um aumento de cerca de 75% em relação ao ano ante-rior. O governo diz que muitos não têm condições de se sustentar, e afirma que o país não pode arcar com esses custos.

Críticos da legislação afir-mam que o governo italiano está procurando evitar a entrada dos chamados “romas” ou ciganos. O Vaticano afirmou que a nova po-lítica migratória “foca na questão criminal e deixa a integração com-pletamente fora do quadro”

Patrulhas cidadãsOutro ponto polêmico da nova

lei é a autorização para o funciona-mento de patrulhas de cidadãos.

No mês passado, o grupo de direita Guarda Nacional Italiana – que mereceu comparações com os fascistas de Benito Mussolini – formou-se com o propósito decla-rado de patrulhas as ruas.

Mas essa hipótese foi descar-tada pelo ministro do Interior, Ro-berto Maroni, que é membro do partido Liga do Norte, de platafor-ma antimigratória. Maroni foi um dos que costuraram a aprovação da lei no Parlamento.

O partido é um dos aliados na coalizão de direita do primeiro-ministro Silvio Berlusconi e trocou seu apoio ao premiê pela promes-sa de endurecimento das leis con-tra a imigração.Deputados O crocodilo está de volta

Búlgaros rejeitam governistas e direita ganha força em eleições parlamentares

O eleitorado búlgaro decidiu no domingo, 05, punir a

pouca eficiência do governo socia-lista na luta contra a corrupção e apoiou majoritariamente a oposição conservadora do partido Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (Gerb) nas eleições ge-rais para o parlamento nacional. Os búlgaros foram escolher os 240 de-putados que os representarão em seu novo Parlamento durante os

Boyko Borisov, um ex-guarda-costas, liderou as urnas na eleição nacional da Bulgária no domingo. Ele insiste que sua meta é finalmente limpar a corrupção no país membro mais pobre da União Europeia

Legenda mat2: Boyko Borisov, um ex-guarda-costas, liderou as urnas na eleição nacional da Bulgária no domingo. Ele insiste que sua meta é finalmente limpar a corrupção no país membro mais pobre da União Europeia

próximos quatro anos, após uma campanha marcada por escânda-los de compra e venda de votos

Segundo as pesquisas de bo-ca-de-urna, o Gerb, liderado pelo prefeito de Sófia, Boiko Borisov, obteve entre 38% e 41% dos votos, o que lhe daria até 117 cadeiras, fi-cando a apenas quatro da maioria absoluta.

Já o Partido Socialista Búlgaro (BSP), do atual primeiro-ministro Serguei Stanishev, poderia ter ob-tido apenas 17% dos votos e 41 cadeiras. A participação nas elei-ções, as primeiras da Bulgária como membro da União Europeia (UE), rondou 60%, números ele-vado em comparação com pleitos

anteriores. A campanha eleitoral de Borisov,

um ex-guarda-costas e professor de caratê, se centrou em denunciar os graves casos de corrupção dentro da administração pública, especial-mente os relacionados com o des-vio de ajudas da UE.

Por enquanto, o resto da com-posição parlamentar incluirá o par-tido Movimentos de Direitos e Li-berdades (DPS), da minoria turca, que com 11% e 38 cadeiras seria a terceira força política. A legenda exerceu tradicionalmente o papel de força flexível nos últimos 20 anos e durante a última legislatura formou coalizão com os socialis-tas. (Efe)

Itália, França e Reino Unido pediram que as principais

economias em desenvolvimento, como China e Índia, comprome-tam-se, durante a reunião do G8 desta semana, com o objetivo de reduzir à metade as emissões mundiais de gases causadores do efeito estufa até 2050.

O chanceler italiano Franco Frattini disse que o objetivo "extre-mamente ambicioso" deverá ser o foco do segundo dia da cúpula, quinta-feira, 9, quando o presidente dos EUA, Barack Obama, presidirá uma reunião do Fórum das Grandes Economias, que reúne 17 países.

O Fórum, que agrega países

ricos e pobres responsáveis, em conjunto, por 80% das emissões globais de gases do efeito estu-fa, espera obter progressos rumo a um novo acordo global sobre a mudança climática, que terá de ser assinado durante uma reunião da ONU prevista para dezembro, em Copenhague.

"O slogan é Menos 50 em 2050.

Se acertarmos isso com China, Ín-dia, Coreia (do Sul) e os países afri-canos e latino-americanos, será um objetivo extremamente ambicioso", disse Frattini em entrevista publica-da no jornal Il Messaggero.

O pedido foi repetido pelo pre-sidente da França, Nicolas Sarkozy, e pelo primeiro-ministro britânico Gordon Brown, que se encontraram para uma cúpula bilateral na cidade de Evian, nos Alpes franceses.

Em uma nota conjunta, os dois países afirmam que a reunião do G8 "testará nossa determinação para abarcar a escala das mudan-ças necessárias para tratar do de-safio do aquecimento global".

Europeus querem acordo para cortar emissões de CO2 em 50%

O chanceler italiano Franco Frattini disse a meta é 'extremamente ambiciosa' deverá ser um dos focos do G8

Page 10: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

que ser chamado diretamente pe-las partes envolvidas. Na opinião do presidente, o melhor mediador para a crise é a OEA.

Alerta à NicaráguaO governo interino de Hondu-

ras pediu à vizinha Nicarágua, alia-da de Zelaya, que as tropas nica-raguenses não cruzem a fronteira, porque o país estaria disposto a se defender. O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, afir-mou em rede nacional de rádio e TV que seu governo teria detectado movimentos de pequenos grupos na Nicarágua, perto da fronteira.

“Eu quero respeitosamente pe-dir ao governo da Nicarágua, aos irmãos nicaraguenses, que não se atrevam a cruzar nossa fronteira, porque estamos dispostos a de-fendê-la”, declarou Micheletti.

Já o Exército da Nicarágua afir-mou ser “totalmente falso” que tro-pas estejam se movimentando na fronteira, segundo um porta-voz.

Nesta segunda-feira, o secre-

tário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon pediu que a Organização dos Estados Ameri-canos (OEA) assuma a liderança por uma solução pacífica na crise em Honduras para que se estabe-leça a ordem constitucional.

Tentativa de retorno de Ze-laya deixa um morto e dois fe-ridos

No domingo, 05, o presiden-te deposto havia tentado voltar a Honduras, desembarcando pelo aeroporto de Tegucigalpa, mas foi impedido pelos militares. Por tele-fone, dentro do avião, o presidente deposto afirmou que os soldados leais ao novo governo bloquearam a pista de pouso e o alertaram que poderiam atacar o avião caso a aeronave tentasse pousar. Zelaya enviou uma mensagem ao coman-dante do Exército hondurenho, general Romeo Vazquez. “Gene-ral, não destrua seu próprio povo e sua própria família. Nos ajude a tentar convencê-los (os responsá-

Confrontos matam ao menos uma pessoa em Honduras e Lula se diz preocupado com aumento da violência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse es-tar preocupado com a

possibilidade de que a crise políti-ca em Honduras se torne mais vio-lenta. Em uma entrevista à BBC, na segunda-feira, 06, em Paris, o pre-sidente disse que “não podemos aceitar” que o governo interino de Honduras use violência para repri-mir os simpatizantes do presidente deposto Manuel Zelaya. “Os gol-pistas têm que entender isso: não é possível aceitarmos mais golpes na América Latina”, disse ele.

O presidente, no entanto, não deixou claro o que o Brasil pode-ria fazer caso a violência se alastre pelo país da América Central. Pelos menos um manifestante foi morto no domingo, quando Zelaya tentou retornar ao país pela primeira vez desde que foi deposto pelos milita-res hondurenhos, no último dia 28

de junho. Lula deu a entender ainda que

Zelaya cometeu um erro ao tentar voltar ao país no fim de semana. “Era previsível que não iriam deixar ele voltar”, afirmou Lula.

Na entrevista, Lula manteve a posição do governo brasileiro de que o governo interino de Hondu-ras “não pode ser reconhecido em hipótese alguma”. Segundo Lula, a saída para a crise está na busca de uma mediação política no país. “Nós precisamos procurar uma in-terlocução, não com os golpistas mas com personalidades” da so-ciedade civil de Honduras.

No entanto, o presidente dis-se que o Brasil não está se ofere-cendo para ser o mediador. “Nós não nos oferecemos para mediar nada”, disse ele. Para Lula, “para se ter legitimidade” qualquer me-diador da crise hondurenha tem

Em entrevista exclusiva à BBC, Lula fala sobre crise em Honduras e diz que defenderá fortalecimento do G-20 na Itália.

veis pela deposição do presiden-te) a reconsiderarem suas ações. O povo está nas ruas e eles não podem governar. Eles (os que depuseram o presidente) foram rejeitados por todos os países do mundo. Pare seus soldados, ge-neral, peço isso a você com todo meu amor como um cidadão hon-durenho e como seu amigo. Pare o massacre em nome de Deus”, pediu Zelaya.

Milhares de pessoas tentaram chegar ao aeroporto quando o avião de Zelaya deixou Washington tentando voltar para Honduras. À noite, o toque de recolher foi am-pliado em Honduras, mas os mani-festantes não deixaram as ruas. A repressão às manifestações matou ao menos uma pessoa e deixou outras duas gravemente feridas.

Honduras vive clima de apre-ensão

Pouco menos de uma semana após a deposição do presidente Manuel Zelaya, o movimento na cidade de Tegucigalpa parece nor-mal. Mas após as 22h, a capital hondurenha, com seus cerca de 770 mil habitantes, mais se pare-ce uma cidade fantasma, sem que se veja um único habitante ou um único veículo circulando pelas suas ruas.

A partir deste horário até 5h da manhã do dia seguinte, o governo instituiu um toque de recolher, que permite às forças policiais realizar prisões sem acusações formais por mais de 24 horas e que res-tringe os direitos assegurados pela Constituição de reunião e livre cir-culação.

Nos últimos dias, as ruas da ca-pital vêm se alternando em receber manifestações de ativistas a favor do atual governo interino do país ou de defensores do líder deposto, Manuel Zelaya.

A população da cidade também aguarda com ansiedade os acon-tecimentos dos próximos dias, o possível retorno ao país de Zelaya, ou ‘Mel’, o diminutivo pelo qual ele é conhecido por aqui.

Zelaya foi afastado do poder após um grupo de militares ter in-vadido o Palácio Presidencial, na manhã do domingo, 28 de junho, obrigando-o a embarcar para a Costa Rica, ainda de pijamas.

Para muitos, Mel é uma figura polêmica, que cometeu erros, mas sua deposição acabou sendo um equívoco ainda maior do que aque-le que ela pretendia remediar.

Para outros, o líder deposto deve retornar ao país, mas para responder pelos delitos dos quais ele é acusado: desde abuso de poder a traição à pátria, motivadas, em boa parte, pela intenção de Ze-laya de realizar uma consulta po-pular para reformar a Constituição e, assim, abrir caminho para uma possível nova candidatura. A Cons-tituição hondurenha só admite que o líder máximo do país exerça um único mandato de quatro anos.

Manifestantes pró-Zelaya participam de ato em Tegucigalpa

O ministro da Saúde da Ar-gentina, Juan Manzur, es-

timou nesta sexta-feira que exista um total aproximado de 100 mil pessoas infectadas com a gripe suína em território argentino. Se-gundo Manzur, já foram confirma-dos 2,8 mil casos da doença no país e 44 mortes relacionadas a ela. “Desde que o vírus entrou no nosso território, há seis semanas, estimamos cerca de 100 mil pes-soas infectadas com o H1N1 no país”, disse.

As declarações do Ministro, que é médico e foi empossado na quarta-feira, 01, geraram polê-micas. O secretário de Saúde da província de Buenos Aires, Claudio Zin, sugeriu que a estimativa é difí-cil de comprovar, já que no mundo inteiro existem 80 mil casos confir-mados.

Manzur, no entanto, defendeu as projeções e rebateu as críticas.

"Zin tem razão sobre os 80 mil casos confirmados no mundo,

mas a nossa projeção aqui foi fei-ta a partir dos números das outras gripes que historicamente tivemos no inverno. E neste inverno o vírus mais presente é o da gripe suína”, afirmou.

ResponsabilidadeA declaração do novo ministro

foi manchete do jornal argentino La Nación. Além disso, ele reiterou a estimativa sobre os 100 mil casos

em pelo menos três ocasiões na sexta-feira, 03, citando os núme-ros novamente durante entrevistas à rádio Diez, ao canal TN (Todo Notícias) e ao lado da presidente Cristina Kirchner e de Zin num hos-pital preparado para receber doen-tes da nova gripe. Manzur tomou posse na quarta-feira, 01, dois dias após a renúncia da então ministra da pasta, Graciela Ocanã.

Diariamente, Estados e muni-

cípios argentinos adotam medidas diante do avanço de casos da do-ença. O novo ministro recomendou, logo após ser empossado, que as aulas fossem suspensas em todas as escolas do país e que grávidas recebessem licença no emprego.

Os governos da cidade e da província de Buenos Aires anun-ciaram licença de quinze dias para os pais com filhos até 14 anos de idade que não tenham com quem deixá-los diante da suspensão das aulas. Alguns municípios decidiram fechar as portas do comércio e al-gumas salas de cinema passaram a vender a metade das entradas para evitar salas lotadas. Nos teatros de Buenos Aires, funcionários desinfe-tam as instalações e há campanha para que o público não desista de assistir aos espetáculos.

Diante das decisões dos seto-res público e privado, economistas começam a especular sobre o im-pacto da nova gripe na economia argentina, reforçando a expectativa de queda no Produto Interno Bruto (PIB) em 2009.

Ministro estima 100 mil pessoas com gripe suína na ArgentinaA Argentina é um dos países com mais casos confirmados da gripe suína

Presidente argentina Cristina Kirchner (centro) acompanhada pelo ministro da Saúde Juan Manzur (esq.) visita contaminados pela nova gripe em hospital público de Buenos Aires

Page 11: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Por:

Daniela Romã[email protected]

Portugal convoca eleições geraispara 27 de setembro e empossa novo ministro da Economia

As duas medidas tem como intuito fazer com que os próximos 3 meses do governo de Cavaco Silva chegue com mais força política às eleições.

Na semana passada, o presidente de Portugal marcou a eleição geral

do país para o dia 27 de setembro, deslanchando uma campanha de três meses para um novo governo que terá de lidar com uma grave desaceleração econômica.

O presidente Aníbal Cavaco Sil-va afirmou em uma entrevista vei-culada na televisão, que ele fixou a data após consultas com todos os partidos políticos.

A decisão veio no mesmo dia em que uma pesquisa de opinião mos-

trou o partido Social Democrata, de oposição, um pouco à frente em po-pularidade do partido Socialista do primeiro-ministro José Sócrates pela primeira vez em vários anos.

A sondagem, publicada no jor-nal Semanário Econômico, mostrou que o Social Democrata tem 35,8 por cento de apoio, contra 34,5 por cento do partido Socialista.

Apesar de a diferença estar dentro da margem de erro, ela está em linha com a vitória do partido de oposição na eleição europeia este mês com apoio de 31,7 por cento dos eleitores, contra 26,6 por cento dos socialistas.

Esse resultado desafiou a per-cepção de que Sócrates estaria rumando a uma segura reeleição e forçou a convocação de eleições gerais.

O presidente tem se enfraqueci-do com o declínio econômico, e re-formas duras promovidas antes da

crise já o tinham tornado impopular entre muitas categorias do funcio-

nalismo, como os professores. A crise econômica global deve

levar Portugal a sofrer uma contra-ção de 3,5 por cento este ano.

Novo ministro da Economia toma posse

O novo ministro da Economia, Fernando Teixeira dos Santos, afir-mou hoje, minutos após a sua to-mada de posse, que a sua priorida-de será superar a situação de crise que o país enfrenta.

"A minha principal preocupa-ção será com a Economia e com o superarmos esta situação de crise que nos tem vindo a afectar", afir-mou aos jornalistas o agora minis-tro das Finanças e Economia, após a cerimónia de tomada de posse.

Teixeira dos Santos referiu que, em dois meses, não vai ter "a vaidade de fazer grandes inovações". Ele ain-da disse que o Governo vai continu-ar a apoiar as empresas, "tendo em vista a superação das dificuldades em tempo de crise"; e as Pequenas e Médias Empresas, "como temos vindo a fazer e de forma acrescida".

Outra das prioridades do recém-empossado ministro da Economia será de "reforçar a capacidade da economia portuguesa para crescer no futuro". "O nosso futuro é colo-car a economia a crescer através das exportações. Temos que apos-tar nas exportações de todas as empresas portuguesas, grandes, médias e pequenas", defendeu.

O ex-ministro da Economia, Ma-nuel Pinho, à saída da cerimónia, desejou "as maiores felicidades" ao novo ministro, afirmando que se sentia muito bem e que vai entrar agora de férias. (Reuters e Lusa)

Novo ministro da Economia Fernando Teixeira dos Santos tem como proposta superar a crise que o país enfrenta

Em uma barraca improvisada no bairro do Fim do Mundo,

perto de Lisboa, Maria fuma heroína, cercada de seringas descartáveis abandonadas e manchas de san-gue. Portugal é um dos poucos paí-ses do mundo em que ela não corre risco de ser presa por isso, já que o uso e o porte de drogas é legal. Pelo contrário, no Fim do Mundo, orga-nizações de saúde e sociais ainda fornecem materiais limpos para o consumo das drogas.

Há exatos oito anos, quando a lei que descriminou as drogas foi aprovada no país, muitos disseram que Portugal se transformaria em um centro para viciados da Europa. No entanto, estatísticas do governo português indicam que o consumo de drogas, em vez de aumentar, caiu 10%. Ainda assim, a heroína continua a ser um problema grave em Portugal, onde o consumo da droga está entre os maiores da Eu-ropa.

Mas hoje, em vez de prender os usuários de drogas, o gover-no os encaminha para comissões que tentam convencer o indivíduo a abandonar o uso ou, no caso de viciados, iniciar um tratamento. O que não mudou foram as leis para tráfico, que continua a ser um delito grave.

Resultados positivosDe acordo com o repórter da

BBC Mark Easton, cada vez mais

pessoas iniciam tratamentos para abandonar o vício no país. Outro indicador de que a guinada políti-ca está dando resultados positivos é a queda no uso de drogas entre jovens desde a aprovação da lei, em 2001.

Mesmo que alguns contestem a metodologia usada para chegar a essa conclusão, segundo Easton, não há qualquer indício de que o consumo tenha crescido desde a descriminação. As previsões pessi-mistas de que Portugal se transfor-maria em um paraíso de "sol, praias e drogas liberadas", como previu um político, também não se confir-maram.

Brendan Hughes, representante do Observatório Europeu de Dro-gas, com sede em Lisboa, afirma que não se pode saber qual a in-fluência direta da lei nos números. "Não sabemos o que é que faz as pessoas pararem de consumir dro-gas", diz Hughes. "O que sabemos é que não houve uma explosão no consumo. O senso comum pode dizer uma coisa, mas todas as esta-tísticas afirmam o contrário."

Menos mortesA conclusão é confirmada por

um relatório do centro de estudos americano Cato. O grupo afirma que "não se cumpriu qualquer dos

horrores que os opositores da des-criminação em todo o mundo cos-tumam invocar". "Em muitos casos, aconteceu exatamente o contrário, já que o consumo caiu em algumas categorias chave e as doenças re-lacionadas ao consumo de drogas estão muito mais contidas", diz o relatório.

A impressão foi confirmada por Paula Vale de Andrade, integrante de

uma das equipes sociais que pres-tam assistência aos viciados. Segun-do ela, o número de infectados pelo vírus HIV e de mortes provocadas pelo consumo de drogas caiu drasti-camente. "Quando se drogar era um crime, muitos tinham medo de se aproximar de nossas equipes, mas desde a descriminação, eles sabem que a polícia não vai se meter e vêm até nós. Esse foi um grande avanço",

afirmou Andrade.Mas nem todos aplaudem a ini-

ciativa. Nas ruas de Lisboa, alguns relativizam os resultados e questio-nam as estatísticas e a mudança de tratamento dos usuários, que pas-saram de criminosos a vítimas.

Atualmente, a posse de peque-nas quantidades de drogas não é considerada crime em dez países europeus. (BBC)

Portugal faz balanço positivo de lei que descrimina drogasOrganizações de saúde agora doam material para usuários de drogas

Page 12: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

A gigante de telecomuni-cações britânica British Telecom está ofere-

cendo a seus funcionários férias prolongadas para quem concor-dar em receber apenas parte do seu salário.

Em meio à crise econômica que já significou um prejuízo bilio-nário no primeiro trimestre deste ano, a empresa diz que está pro-curando alternativas para reduzir os gastos com sua folha de paga-mentos para evitar demissões.

Uma das opções oferecidas aos funcionários é sair de férias por um ano inteiro em troca de 25% do salário de um ano pago de uma só vez.

A empresa também está in-centivando os empregados a adotar reduções na carga horária: funcionários com filhos terão a op-ção de trabalhar apenas durante os horários escolares, e aqueles que concordarem com um regime de meio período receberiam um bônus de mil libras (cerca de R$

British Telecom oferece fériasde até um ano em troca de salário menor

A empresa que já havia demitido 10 mil funcionários desde o início da crise, agora busca outra alternativa

A torre da British Telecom é uma das referências na paisagem de Londres

John

Stil

lwel

l/AP

Registrada primeira morte por gripe suína em Londres As autoridades sanitárias

britânicas confirmaram na sexta-feira, 03, o primeiro caso mortal de gripe suína - como é cha-mada a gripe A (H1N1) - em Lon-dres. Com isso, chega a quatro o número de mortes causadas pela doença no Reino Unido.

O paciente, um jovem de 19 anos, morreu na quarta-feira, 01, e morava no sul da cidade. Ele ti-nha um histórico de problemas de saúde e morreu no hospital do bair-ro de Lewisham, na região sul da capital britânica. O médico Simon Tanner, responsável do sistema pú-

blico de saúde (NHS) para a capital britânica, disse que Londres regis-trou um "pico" de casos da gripe na semana passada, quando os nú-meros subiram "todos os dias".

Das outras três mortes por gri-pe suína no país, duas foram regis-tradas na Escócia e uma em Bir-mingham. No entanto, a capital já é a segunda região mais afetada no país, com mais de 1,9 mil casos, atrás apenas de West Midlands, no oeste da Inglaterra, que registra mais de 2,5 mil casos.

O Reino Unido já registrou 7.447 casos da doença, 1.939 só

em Londres. Nesta quinta-feira, o ministro

da Saúde britânico, Andy Burnham, afirmou que os casos de gripe su-ína podem alcançar os 100 mil por dia no final de agosto.

Por causa da extensão da do-ença no país, ele afirmou que o go-verno agora deixará de tentar con-trolar o vírus para passar a tratar os pacientes infectados.

Ator de Harry Potter se recu-pera de gripe suína

O porta-voz de Rupert Grint, conhecido por interpretar o per-sonagem Rony na série de filmes "Harry Potter", afirmou que o ator se recupera da gripe suína, A (H1N1).

Não foi informado como o jo-vem de 20 anos contraiu a doença, mas uma porta voz do ator disse que ele estará bem para o lança-mento de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", o sexto filme da série, cuja première está marcada para a terça-feira em Londres.

Christian Hodell afirmou que o ator ficou alguns dias afastado das filmagens de seu mais recente fil-me, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", mas que já está autorizado a voltar ao trabalho.

O ator Rupert Grint teve que ser afastado das filmagens do último filme da série Harry Potter, por ter contraído a doença.

Governo britânico nega liberdade condicional a Ronald BiggsO pai de Mike, integrante do grupo musical Balão Mágico, que fez sucesso na década de 80 no Brasil, está internado em hospital da Inglaterra devido a uma fratura. Mesmo assim, ele não recebeu a concessão do ministro da Justiça britânico. Família vai apelar da decisão.

O ladrão britânico Ronald Bi-ggs, que em 1963 assaltou

um trem e ficou foragido no Brasil por vários anos, teve seu pedido de liberdade condicional negado na quarta-feira, 03, pelo ministro da Justiça britânico, Jack Straw.

Straw rejeitou uma recomen-dação do Parole Board of England and Scotland, órgão britânico que analisa pedidos de liberdade con-dicional, que pedia a libertação de Biggs, de 79 anos.

O ministro afirmou que Biggs "não demonstra arrependimento nenhum" em relação às suas ações e "buscou escandalosamente a (cobertura da) imprensa".

"Recuso a recomendação do Parole Board, de liberdade condi-cional. Biggs escolheu não obede-cer a lei e não respeitar a punição dada a ele - o sistema legal deste país merece mais respeito", afir-mou Straw.

Biggs está internado devido a uma fratura e na quarta-feira, 01, seu estado de saúde "piorou". Ele foi levado para o Hospital da Uni-versidade de Norwich, no leste da Inglaterra, depois de sofrer uma queda no final de semana. O filho de Biggs, o brasileiro Michael Bi-ggs, conhecido também como o integrante Mike do grupo musical Balão Mágico, afirmou que sua família vai apelar da decisão do ministério da Justiça britânico de negar a liberdade condicional a Biggs.

Homem livre

Ronald Biggs, um dos 15 assal-tantes que participaram do crime em 1963, completa 80 anos no dia 8 de agosto. A data também mar-ca o 46º aniversário do assalto ao trem pagador, que viajava de Glas-gow a Londres e do qual levaram 2,6 milhões de libras esterlinas.

Pelo assalto, Biggs foi preso e condenado na Grã-Bretanha a 30 anos de prisão, mas conseguiu fugir da prisão de Wandsworth, em Londres, em um caminhão de mudanças. Ele cumpriu apenas 15 meses da sentença. O ladrão pas-sou 30 anos foragido na Austrália, Espanha e Brasil, mas resolveu voltar à Grã-Bretanha voluntaria-mente em 2001 para tratar de sua saúde. Ele foi preso novamente ao chegar.

''Risco controlável''O relatório do Parole Board afir-

mou que Biggs apresentava um risco "controlável, sob o plano de gerenciamento de riscos e, con-sequentemente, recomenda-se a liberdade condicional".

O painel responsável pela aná-lise do caso de Biggs acrescentou que "em termos de suas atitudes e áreas de risco" existem poucas provas de que ele não retornaria à sua vida de crimes, a não ser por sua idade avançada."Biggs não demonstra arrependimento algum, e o Parole Board descobriu que a propensão dele ao abuso de con-fiança é um fator muito importan-te.", afirmou Jack Straw.

3,2 mil). A BT, que emprega mais de

100 mil pessoas, registrou nos três primeiros meses deste ano fiscal uma perda de quase 1 bi-lhão de libras (cerca de R$ 3,2 bilhões). A companhia anunciou que cortará cerca de 15 mil pos-tos de trabalho neste ano, tendo cortado semelhante número de vagas no ano passado.

No mês passado, outra em-presa britânica, a companhia aé-rea British Airways, pediu a seus funcionários que tirassem até um mês de férias não-remuneradas para ajudar a reduzir as despesas do grupo. A empresa registrou no ano fiscal passado, que terminou em março, uma perda recorde de 400 milhões de libras (quase R$ 1,3 bilhão).

Page 13: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Embaixada Brasileira lança edital para Assistente Administrativo

Estão abertas até o dia 13 de julho, as inscrições ao

preenchimento de vaga na Embai-xada Brasileira ao cargo de Assis-tente administrativo. Pode se ins-crever qualquer pessoa com idade mínima de 24 anos, que esteja em situação regular de residência no Reino Unido e possuir permissão legal para o exercício de atividade remunerada em tempo integral, no caso de brasileiros ou de na-cionais de terceiros países; ser portador de carteira de motorista britânica, entre outros itens espe-cificados no Edital.

Os candidatos devem ter do-mínio completo da língua inglesa e portuguesa; No ato da inscri-ção, a pessoa deverá apresentar, integralmente, fotocópias dos documentos comprobatórios dos requisitos do edital, curriculum vi-

tae, foto e formulário de inscrição que pode ser baixado pela internet http://www.brazil.org.uk/miscella-neous/vacancies.html

As inscrições deverão ser fei-tas, pessoalmente, na Embaixada até o dia 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h. O salário é de £1,150 por mês.

O candidato aprovado presta-rá atividades inerentes ao cargo de Auxiliar de Apoio da Chance-laria (Serviços Geraisde Escritó-rio/Motorista), que incluem dirigir carros oficiais, serviços de escri-tório, como circulação de docu-mentos, serviço de café, de tele-fonia, de fotocópia, de portaria, encaminhamento de correspon-dência e atendimento ao público em geral. Será dada preferência a candidatos que tenham domí-nio de inglês e que vivem no Rei-no Unido.

Sonia Pugaswww.uknoticias.com

Por:

Mulher de chefe de serviço de espionagem britânico revela vida no FacebookLady Shelley Sawers publicou fotos da família e do local onde o casal vive

Dez dias após ser nome-ado diretor do serviço secreto britânico no

estrangeiro, John Sawers está sob fogo por sua mulher ter colocado informações e fotos no seu 'site' do Facebook. Sawers é responsável pelo comando do Serviço Secreto de Inteligência (SIS), popularmente conhecido como MI6. O serviço é a organização de espionagem inter-nacional do Reino Unido.

O ministro dos Negócios Es-trangeiros David Miliband pode até afirmar que "o fato de John Sawers usar calções de banho Speedo não é segredo de Estado", mas a verdade é que as imagens - e as informações sobre a vida pessoal - do futuro chefe do MI6, os serviços secretos britânicos no estrangeiro, colocadas no Facebook pela sua mulher estão causando polêmica no Reino Unido depois de uma no-tícia publicada pelo Mail on Sunday.

Para Miliband, Sawers "é um ex-celente profissional, que foi nomea-do há dez dias para liderar o MI6. Irá fazer um ótimo trabalho como fez até agora na ONU", explicou o ministro trabalhista na BBC. Mas o

deputado conservador Patrick Mer-cer, que lidera a subcomissão para o contraterrorismo, manifestou a sua preocupação com esta falha na segurança do diretor: "Levanta todo o tipo de questões sobre um homem que vai ser o nosso princi-pal responsável pelas operações de contraterrorismo no estrangeiro".

Mercer vai mesmo mais longe, insinuando que este descuido põe em causa o dinheiro gasto nos úl-timos anos pelo Estado britânico para garantir a segurança do futuro chefe do MI6. "Muito dinheiro dos contribuintes já foi gasto para uma coisa que agora já não parece mui-to relevante, não?", interrogou-se o deputado. Os liberais democra-tas exigiram ao primeiro-ministro, Gordon Brown, um inquérito para avaliar se Sawers é a pessoa certa para o cargo.

Embaixador na ONU desde Agosto de 2007, este diplomata de

carreira - que o MI6 recrutara como espião em 1977 - representou o seu país no Conselho de Seguran-ça em momentos como as crises na Birmânia e Sri Lanka ou em dos-siers como o nuclear iraniano e o norte-coreano.

A falta de experiência no mun-do dos segredos talvez explique a forma ingênua como a sua mulher, Lady Shelley Sawers, revelou parte da sua vida numa rede social. No dia em que o marido foi anunciado como novo chefe doa secreta bri-tânica no estrangeiro, Lady Sawers colocava no Facebook 19 fotogra-fias do casal em férias com ami-gos. Não contente, voltou a repetir o feito no dia seguinte com uma imagem do diplomata em calções a jogar frisbee na praia.

Nas imagens que depois foram retiradas, os Sawers surgiam com figuras públicas como a atriz Moir Leslie e os três filhos dela e ainda em fotografias do 80.º aniversário da mãe do diplomata. Lady Sawers dava ainda informações sobre a morada onde o casal vive, bem como sobre a sua agenda diária.

Uma vez que Lady Sawers não impusera restrições à sua página, os 200 milhões de utilizadores do Facebook tiveram acesso às foto-grafias e informações ali coloca-das. Alguns "amigos" da mulher do novo chefe do MI6 chegaram mes-mo a dar os parabéns online ao "tio C", referindo-se à letra usada no seu novo nome de código.

Informações na rede sobre o diretor do serviço secreto de inteligência britânico põe em risco sua ocupação no cargo.

Page 14: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Já está redigida a lei que será enviada ao

Congresso Nacional com as regras para a exploração do pré-sal. O texto foi revisado na última semana em encon-tro que reuniu no Palácio do Planalto os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Ci-vil), o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desen-volvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, e um batalhão de juristas, as-sessores e advogados.

Os leilões para a explo-ração das áreas serão feitos diretamente pelo governo e não pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Uma estatal será criada para gerir e fis-calizar os contratos. O resultado da exploração será partilhado com a União, em percentuais a serem definidos em cada edital. Caso as empresas vencedoras não encon-trem petróleo na exploração, elas ficarão com o prejuízo.

A única dúvida que restou é sobre a possibilidade do governo federal ceder diretamente à Petro-bras as áreas mais importantes a serem exploradas. Teme-se que ocorra uma enxurrada de ações ju-diciais contestando o privilégio.

Entenda o que é a camada pré-sal

Pré-sal é uma faixa que se es-tende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedi-mentares (Espírito Santo, Campos

e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abai-xo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conser-vam a qualidade do petróleo

Um comunicado, em novembro do ano passado, de que este cam-po petrolífero de Tupi tem reservas gigantes fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Bra-sil e ampliassem o debate acerca da camada pré-sal. À época do anúncio, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chegou a dizer que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo devido ao novo campo petrolífero.

Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobrás entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sen-do considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos

sete anos. Neste ano, as ações da esta-

tal tiveram forte oscilação depois que a empresa britânica BG Group (parceira do Brasil em Tupi, com 25%) divulgou nota estimando uma capacidade entre 12 bilhões e 30 bilhões de barris de petróleo equivalente em Tupi. A portuguesa Galp (10% do projeto) confirmou o número.

Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões (barris de óleo equivalente) em 2007, se-gundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ou seja, se a nova estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro.

Convênio com em-presa americana para pesquisa tecnológica do pré-sal

A Petrobras e a em-presa norte-americana Baker Hughes, fornece-dora de equipamentos, serviços e softwares para a indústria de petróleo e gás assinaram Na última quarta-feira, 01, acordo de cooperação tecnoló-gica para exploração do pré-sal.

O compromisso pre-vê pesquisas e desenvol-vimento de tecnologias para as áreas de poço, reservatórios e elevação e escoamento de petróleo, com foco nos projetos do pré-sal. O projeto deve

resultar, em 2010, na implantação do Centro de Tecnologias do Rio, a ser instalado no Parque Tecnológi-co da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Segundo a empresa brasileira, o Centro de Tecnologias funcionará como um polo de desenvolvimento e aplicação de tecnologias e atua-rá nas áreas de caracterização de reservatórios, otimização da per-furação, completação de poços e produção. De acordo com o vice-presidente da Baker para o Brasil, o foco do trabalho a ser desenvol-vido estará voltado para a redução de custos de construção e avalia-ção de poços em águas profundas e para a otimização da produção e do fator de recuperação dos reser-vatórios, com a gradativa evolução do conhecimento das acumula-ções do pré-sal. (Ana Paula Assis, com Folha Online)

Porém alguns aspectos como orçamento mais forte podem ajudar grandes países como o Brasil a enfrentar a crise

Banco Mundial piora previsãopara economia na América Latina

A economia Latina Ameri-cana vai ter uma queda entre 2 % e 2,5% ainda

no segundo semestre e a previsão para 2009 é que a economia conti-nue caindo, mas em índices meno-res de 0,5% a 1,5%, segundo o re-latório do Banco Mundial divulgado na última sexta-feira, 03, no Chile. Ainda segundo o relatório, a eco-nomia volta a crescer em 2010, em

uma recuperação lenta e desigual. A crise global, segundo o ban-

co, vai atingir a região em cinco as-

pectos: a América Latina registrará a primeira recessão em sete anos, a pobreza e o desemprego au-

mentarão, o financiamento externo ficará menor e vai cair o valor das remessas enviadas pelos trabalha-dores imigrantes, uma fonte finan-ciamento vital para alguns países.

Para 2010, o Banco Mundial prevê um retorno lento do cresci-mento, entre 1% e 2%, mas desi-gual entre os países da região. A pobreza vai aumentar 1,1%, já que a crise empurrará mais de oito mi-lhões de latinoamericanos à po-breza. Em 2008, 181,3 milhões de moradores do continente eram po-bres.

Segundo o Banco Mundial, a crise será especialmente dura com a classe média, em consequência da queda da demanda por expor-tações não tradicionais que tendem a empregar trabalhadores formais,

urbanos e tecnologicamente mais avançados.

O desemprego também vai crescer na região e o valor dos sa-lários deve registrar queda, o que aumentará a informalidade. Outro relatório divulgado na sexta-feira pela Comissão Econômica para América Latina (Cepal) destaca que a taxa de desemprego aumen-tará em mais de 1% em 2009.

Porém, após uma reunião com a presidente do Chile, Michelle Ba-chelet, em Santiago, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, destacou a posição vantajosa dos maiores países da América Latina para enfrentar a crise econômica. "Obviamente, há uma grande di-versidade entre cada país, mas al-guns países, incluindo os maiores - como Brasil, México, Colômbia, Peru e Chile - lidaram com a crise de uma posição boa", estimou o presidente.

De acordo com Zoellick, os fa-tores que influenciam este melhor posicionamento incluem orçamen-tos mais fortes, maiores reservas, melhor posição comercial e um manejo flexível do tipo de câmbio. "Além disso, passam por uma boa base no que diz respeito à prote-ção social", estimou.

Zoellick ponderou, no entanto, que o bom panorama não significa que estes países vão escapar incó-lumes da crise, mas "têm mais fle-xibilidade como para combatê-la". "Um dos desafios que vários países vão ter que enfrentar é a dificulda-de para ter acesso ao financiamen-to internacional para apoiar alguns de seus programas", alertou.

Sinais de recuperaçãoNicolas Eyzaguirre, diretor do

Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Hemisfério Ocidental, acrescentou que a economia glo-bal começou a voltar ao normal, embora esteja um pouco mais fraca que o esperado nos primei-ros dois trimestres deste ano. "A recuperação começou a se mate-rializar com mais vigor, de maneira a mudar um pouco as perspectivas de queda para 2009, e melhorar os prognósticos para 2010."

Eyzaguirre disse que os Esta-dos Unidos devem se recuperar mais rapidamente que outras par-tes do mundo desenvolvido, por conta das agressivas políticas fis-cal e monetária. "É possível que a economia dos Estados Unidos es-teja em território positivo em 2010, mas Europa e Japão vão continuar um pouco atrás. Assim, o comércio internacional ficará muito lento este ano e no próximo", acrescentou.

"Isso impactará as economias abertas e as menores também, que continuarão a ter relativa dificulda-de para exportar."

(com informações do G1, Terra e agências Internacionais)

Ana Paula AssisEspecial BrazilianNews

Por:

O presidente do Banco Mundial afirmou que os grandes países da América Latina podem se recuperar depressa.

Pré-sal: O novo ouro Brasileiro já tem regras de exploração Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalentes) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo

Infográfico Folha Online

Page 15: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Uma pesquisa britânica suge-re que o aquecimento global está causando o encolhimento de um tipo de ovelha selvagem na Escó-cia. Os pesquisadores do Imperial College, em Londres, vinham estu-dando, desde 1985, a ovelha Soay, comum na ilha de Hirta, no arqui-pélago remoto de St.Kilda.

Em 2007, os cientistas divulga-ram que o tamanho dos animais havia diminuído em média 5% - as pernas ficaram menores e o peso do animal teria caído. No estudo, publicado na edição desta sema-na da revista científica Science, os pesquisadores explicam que esse fenômeno estaria relacionado com a mudança climática, já que os in-vernos menos rigorosos estariam ajudando ovelhas menores a so-breviver, resultando no que os cien-tistas chamam de uma “redução paradoxal de tamanho”.

“No passado, apenas as ove-lhas e bezerros maiores e mais saudáveis que haviam acumulado

peso durante o primeiro verão po-deriam sobreviver ao inverno rigo-roso de Hirta”, disse Tim Coulson, que coordenou o estudo.

Ele explica que, por conta do aquecimento global, o capim para alimentação dos animais está dis-ponível por um período maior de tempo nas ilha. “As condições de sobrevivência não são tão desafia-doras, até mesmo as ovelhas que crescem mais lentamente têm a chance de sobreviver, e isso sig-nifica que animais menores estão se tornando cada vez mais pre-dominantes na população”, disse Coulson.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores usaram uma fórmu-la criada pelo teórico evolucionista George Price para prever como um traço físico, como o tamanho do corpo, por exemplo, poderia mu-dar de uma geração para a outra. Com base nessas informações, os cientistas puderam “reformular a equação” de Price e usá-la para descobrir o impacto de fatores ex-ternos no tamanho das ovelhas.

O grupo identificou que o meio ambiente local tinha um impacto maior nos animais do que a pres-são evolutiva para aumentar de tamanho.

Mãe jovemO grupo de cientistas também

identificou que as ovelhas mais jo-vens tendem a dar à luz a bezerros menores – um fenômeno chamado por eles de “efeito da mãe jovem”. Coulson afirma que esse fenôme-no, combinado com as mudanças no meio ambiente “suprimiu o que poderíamos esperar da seleção natural”.

Os cientistas acreditam que o tamanho das ovelhas continuará diminuindo no futuro. “O próximo passo será ampliar nossa descri-ção sobre uma mudança que ocor-reu no passado para um modelo de projeção”, disse Coulson.

Ele conclui que ainda é cedo para afirmar se o tamanho dos animais irá reduzir tanto que as ovelhas poderão “caber no bolso” dentro de 100 anos.

Aquecimento está encolhendo ovelhas na Escócia, diz estudo

As ovelhas selvagens da raça Soay estariam diminuindo de tamanho

Pesquisa vem sendo realizada desde 2007 e a explicação se deve ao conceito de seleção natural provocada pela mudança climática

Paleontólogos australianos anunciaram a descoberta

de três espécies de dinossauros cujos fósseis foram escavados na chamada formação Winton, uma região rochosa do período Cretá-ceo localizada no Estado de Que-ensland, nordeste do país.

Uma das espécies, o carnívo-ro Australovenator wintonensis, foi descrita como um predador com três garras penetrantes em cada pata, maior e mais temeroso que o Velociraptor retratado no filme Jurassic Park. Leve e ágil, este caçador era capaz de perseguir e alcançar facilmente sua presa em um terreno aberto, disseram os cientistas.

As outras duas espécies eram herbívoras: o Witonotitan wattsi era um animal magro e alto, se-melhante a uma girafa, enquanto o Diamantinasaurus matildae tinha formas mais corpulentas, como um hipopótamo. Ambos eram titanos-sauros, as criaturas mais pesadas que já viveram na Terra.

Batizados em referência aos titãs da mitologia grega, foram um dos últimos saurópodes do perío-do Cretáceo, cerca de 100 milhões de anos atrás.

ImportânciaDetalhes da descoberta foram

publicados na revista científica de acesso aberto PLOS One por uma equipe de pesquisadores liderada pelo curador de Geociências do Museu de Queensland, Scott Ho-cknull, e colegas do Museu de His-tória Natural da Austrália.

Os novos dinossauros foram apelidados pelos cientistas através

de referências à canção Waltzing Matilda, uma espécie de ‘hino’ do folclore australiano, composta no final do século 19 pelo compositor Banjo Patterson na cidade de Win-ton.

Banjo (o Australovenator) e Ma-tilda (o Diamantinasaurus) – possi-velmente predador e presa – foram encontrados juntos em um lago de 98 milhões de anos, afirmaram os cientistas. O Witonotitan foi apelia-do de Clancy.

As novas espécies ficarão no Museu da Era dos Dinossauros Australiana, em Winton, que come-çou a ser construído na sexta-feira, 01, em Queensland, com expecta-tiva de término em 2015. Segundo as autoridades australianas, a for-mação Winton já rendeu mais fós-seis de dinossauros que o resto do país. “O histórico de dinossauros da Austrália é excepcionalmente pobre comparado ao de outros continentes com tamanhos simila-res”, escreveram os autores.

A imprensa australiana disse que o anúncio recoloca o país no mapa das descobertas de grandes dinossauros pela primeira vez des-de 1981, ano em que foi anuncia-do o Muttaburrasaurus, um grande herbívoro quadrúpede capaz de se apoiar nas duas patas traseiras.

Três novas espécies de dinossauros são descobertas na Austrália

Cerca de 800 páginas do exemplar mais antigo da

Bíblia foram restauradas e estão disponíveis para consulta na in-ternet. Os visitantes poderão ver imagens de mais de metade do manuscrito Codex Sinaiticus, escri-to em grego em folhas de pergami-nho no século 4.

O projeto envolveu especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia, e, segundo eles, apresenta muitas possibilidades de pesquisa no futuro. "O Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo", afirmou Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres. "Este manuscrito de 1,6 mil anos é uma janela para se entender o de-senvolvimento do início do Cristia-nismo, e se trata de uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração", disse McKendrick.

Segundo o especialista, a ver-

são original do Codex Sinaiticus continha cerca de 1.460 páginas - cada uma medindo 40 cm por 35 cm. "A disponibilidade do ma-nuscrito virtual para estudiosos de todo o mundo cria oportunidades para trabalhos de pesquisa conjun-tos que não seriam possíveis até o momento."

Por 1,5 mil anos, o manuscrito ficou preservado em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito. Em 1844, ele foi encontrado e dividido entre Egito, Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha. Acredita-se que o documento resistiu ao tempo por-que o ar do deserto é ideal para a conservação do pergaminho, e porque o mosteiro permaneceu in-tocado por todos esses anos.

Para marcar o lançamento do site www.codexsinaiticus.org, a Bi-blioteca Britânica está realizando uma exposição em sua sede, em Londres, que incluiu vários artefatos históricos ligados ao manuscrito.

Exemplar mais antigo da Bíblia é colocado na internet

Page 16: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Por:

Randes Nunes

Am

igos

do

kara

oke

Bankete RestauranteFuxico

do Brasil

Semana triste para nós que vimos nossa ami-ga Dayana Francisquini

e seus filhos Thais e Felipe serem separados radicalmente do seio da família. Rendemos aqui uma ho-menagem a quem era a felicidade em pessoa, mãe coruja e esposa dedicada, e à todos os amigos e pessoas que estão ajudando de al-guma forma a familia Francisquini. Façamos uma corrente de oração para poder amenizar um pouco a dor de Rafael Cervi, esposo de Dayana.

Você pode ajudar à família para que os corpos sejam enterrados no Brasil. Basta depositar qual-quer quantia na conta NATWEST 21532729 SortCod 501029, em nome de Rafael Chaves Cervi. A familia agradeçe.

A parte dos tristes acontecimen-tos, a semana foi de novidades boas também. Na sexta, 03, em Stock Newington, no Satchmo´s bar, oi a abertura do Cafe Cancun Fest, com a Banda Mistura Brasil. Muita gente bonita apareceu. Foi lindo!

Na sexta, 03, teve também a

inauguração de uma nova mercea-ria de produtos brasileiros, a Fuxico do Brasil. A proprietária Carla este-ve festejando com os convidados.

No mesmo dia, O Casa Nossa Bar, em Willesden Junction, tam-bém esteve cheio de alegria. Já no sábado, 04, no Praia Brasil, tam-bém em Willesden Junction, Helder e Edu e o percusionista Magoo fi-zeram a moçada bailar muito.

O encontro Amigos do Kara-okê, no Ponto de Encontro Bar, foi muito legal pois a criançada pôde mostrar que tem talento cantando

no karaokê.No domingo, 05, no Park em

Stockwell, os amigos do futebol português organizaram um chur-rasco beneficente com a presença de muitos brasileiros. Uma delícia!

Em seguida, passamos pelo Bankete Restaurante, onde muitos amigos estiveram presentes sabo-reando a excelente comida.

Assim terminamos nossa jorna-da. Desejamos paz para a familia Francisquini!

Até a próxima semana! Randes Nunes

Nuno e Carlos

Susana, Alexandro e Mauricio

As crianças mostram seu talento

Flávia comemorando mais uma primavera no BANKETE

Ingleses saboream o tempero mais brasileiro de Londres

Musico Yvan e familia

César, Lívia e a amiga Lílian

As pequeninas do karaokê

Amigos do Casa NossaFabricia soprou velinhas no Casa Nossa, parabéns

Carla e uma equipe pra lá de bem uniformizada

A proprietária Carla abre as portas de sua mercearia

A inauguração contou com diversos convidados

Casa NossaMarcia, Ana e Giovana

Page 17: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Pra

ia B

rasi

l

Churrasco dos Amigos do Futebol Português

Thais, Dayana e Felipe

Paulo, Bruno e Marco

Almeida e Fernando Teresa e Paixão

As senhoras M. Santos e Rosalinda Hoz

Nanok, Zatara e Sampa C.V Joana e Marcelo Carla

Page 18: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Dayana Franscisquini e os filhos Thais e Felipe foram vítimas de um incêndio na semana passada em Camberwell. Família contou com o apoio da comunidade brasileira para conseguir transportar corpos para o Brasil

Sexta-feira de calor em Londres. Rafael Cervi havia saído para traba-

lhar no hotel, onde era carregador de malas, e deixara a família em casa: a esposa Dayana, com os filhos Thais, de 6 anos, e Felipe, de 3. Com cidadania européia, o ca-sal morava no Reino Unido há seis anos e esperavam voltar ao Brasil ainda neste ano. Segundo José Francisquini, tio de Dayana, eles foram morar em Londres com a família em busca de melhores con-dições de vida. "Devido à situação precária do país [Brasil], eles foram morar lá para ter uma vida melhor", afirmou José à Folha Online. "Ago-ra que eles já tinham um pezinho de meia, não precisavam enfrentar mais tanto frio". No entanto, foi a úl-tima vez que Rafael viu a família.

Dayana Francisquini, Thais e Felipe foram vitima do incêndio ocorrido na última sexta-feira, 03 de Junho. O fogo, que se acredita ter iniciado às 16h10 da tarde, se alastrou por 7 andares de um blo-co de edifícios de Lakanal House, no bairro de Camberwell, sul de

Londres. O edifício fazia parte de um conjunto habitacional construí-do nos anos 60, conhecido como council buildings.

O incêndio começou no quarto andar e se espalhou rapidamen-te, o que fez com que mesmo os cerca de 100 bombeiros, com 18 caminhões contra incêndio, tives-sem dificuldade para apagar o as chamas. Foram quatro horas de trabalho até o fogo ficar sob con-trole, para que fossem resgatadas 30 pessoas "em circunstâncias ex-tremamente difíceis", segundo os bombeiros. Metade delas foram le-vadas ao hospital com dificuldades de respirar por conta da fumaça.

Rafael, que havia recebido a ligação da esposa avisando do fogo, estava do lado de fora do prédio impedido pelos bombeiros de entrar, e conseguiu falar com a esposa novamente ao telefone ce-lular: "Falei com ela [Dayana] pela última vez às 17h26. 'A fumaça está entrando e o Filipe está com dificuldade para respirar. Ele está assustado', disse ela. Ela estava calma porque não queria assustar as crianças. Ela estava com uma voz triste, estava tentando per-manecer no controle, mas estava muito assustada", afirmou Rafael, em declarações reproduzidas pela imprensa britânica."As crianças estavam quietas, em silêncio. De-pois eu tentei ligar de novo, mas ninguém atendeu". Foi a última vez que ele conseguiu escutar a voz de Dayana.

Dayana e os filhos foram encon-trados, inconscientes, no banheiro do apartamento, no 11º andar do prédio. No incêndio, mais três pes-soas morreram: Helen Udoaka, 34, a filha dela de três meses de idade Michelle, e a designer Catherine Hi-ckman, 31.

"Eu costumava trabalhar muitas horas e tudo o que eu fazia quan-do via meus filhos era dar um beijo porque eles já estavam dormindo. Recentemente eu passei a traba-lhar em meio-período só para ficar mais tempo com eles. E agora tudo acabou", afirmou Rafael. Inconso-lável, ele chegara a declarar: "Eu vi-via para minha família, e agora não sobrou nada", disse, em entrevista ao jornal. "Eles eram tudo o que eu tinha na vida."

A demora dos bombeiros em entrar no prédio para procurar os sobreviventes pode ter sido crucial para que seis pessoas morressem. Além disso, a falta de estrutura do prédio mantido pelo Council, tam-bém facilitou para que a fatalidade acontecesse. No entanto, ainda que a polícia agora investigue se o incêndio teve causas criminosas e venha a apurar a responsabilida-de da prefeitura neste incidente, a vida dos brasileiros não volta mais. O que se espera é que se evitem novos acidentes como estes.

No começo desta semana, a comunidade brasileira se mobili-zou para que Rafael conseguisse R$100 mil reais para repatriar os corpos de Dayana, Thais e Felipe. Ele pretende voltar ao Brasil para enterrar a família. "Perdi meus be-bês e minha linda esposa. Eles morreram juntos e eu quero levá-los para o Brasil, onde eles serão enterrados juntos", disse.

Com a ajuda de um policial in-glês e da comunidade brasileira, Rafael finalmente conseguiu o di-nheiro e a liberação para levar a fa-mília ao Brasil. A família agradece a todos que contribuíram de alguma forma e espera que a vida dos três entes queridos ajude a fazer com que outras pessoas não passem pela mesma experiência.

A comunidade brasileira de Londres está em luto

Rafael Cervi com a família que morreu vítima do incêndio

Os bombeiros conseguiram controlar o fogo somente depois de 4 horas

Ran

des

Nun

es

Page 19: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Page 20: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Música clássica para variar

Exposição no BrazilialityO tenor brasileiro Thiago Arancam apresenta-se nesta quinta, 09, pelo Rosen-

blatt Recital Series na St. John's Smith Square. Nascido em São Paulo, Thiago iniciou seus estudos na Faculdade de Música Carlos Gomes, onde se graduou. Em 2004, mudou-se para Milão para se aperfeiçoar na Academia de Arte do Tea-tro Scalla, dirigido pela soprano Leyla Gencer. Sua primeira apresentação, inclusive aconteceu no La Scala, em Milão, cantando óperas como Tosca, Luisa Miller, Mada-me Butterfly e Macbeth. Em 2008, ele ganhou o prestigioso prêmio Best New Young Voice, apresentando-se na ocasião com a soprano Daniela Mazzucato. Depois dis-so, ganhou diversos prêmios pela Europa. Atualmente, ele tem atuado em diversas óperas ao redor do mundo. No programa de quinta, Thiago estará acompanhado do pianista Roger Vignoles e interpretará canções de Bizet, Puccini, Carlos Gomes, Villa Lobos, Sorozabal, Verdi e Tosti.

Quinta-feira, 9 de Julho19h30 St John’sSmith SquareLondon SW1P 3HAPreço £10, 15 e 20

Todo mês, o evento Braziliality traz ao café 16mm diferentes artistas plásticos brasileiros para exporem seus trabalhos. A partir de , 10, o fotógrafo Eduardo Zappia expõe seus trabalhos que retratam as queimas que acontecem na época de seca no parque da Chapada da Diamantina, no nordeste do Brasil. No ano passado, aconte-ceu uma das maiores queimadas, consumindo 75 mil hectares, o que corresponde a quase 50% do território, do Parque Nacional. A exposição do fotógrafo retrata este desastre anual, com imagens esteticamente bonitas.

Junto a isso, o documentário “Fireline in Chapada Diamantina” também estará sendo exibido.

Sexta, 10 de Julho a 09 de Agosto16 mm Deli Café & Screening Room19 D’Arblay Street – SohoLondon – UK W1F 8ED

Page 21: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Madonna faz show em Londres após morte de Michael Jackson e presta homenagem ao cantor

No último sábado, dia 4 de julho, dia da Inde-pendência dos Estados

Unidos, aconteceu o primeiro de dois shows da rainha do pop Ma-donna da “Sticky and Sweet Tour”, na O2 Arena. A diva entrou no palco com mais de meia hora de atraso, deixando os fãs nervosos. Alguns chegaram até a vaiar a não pon-tualidade da organização, mas o aborrecimento da espera foi ameni-zado pela performance do DJ Paul Oakenfold, conhecido por fazer ver-sões eletrônicas de músicas conhe-cidas de diversos artistas pop/rock.

Mas eis que Maddie surge: sen-tada numa poltrona em forma de um M, digna de uma soberana saindo de uma enorme caixa que se abria aos poucos e onde passavam-se imagens virtuais, abrindo o show com “Candy Shop”. Então, o que eram vaias transformaram-se em gritos histéricos, onde nunca, nos meus quase 20 anos indo a cente-nas de shows de rock escutei algo parecido. Assustador e ao mesmo tempo emocionante.

Os 50 anos não atrapalhou nem um pouco a performance da cantora que dançou, correu e até pulou cor-das, por 2 horas seguidas, parando apenas para trocas de figurino. E tudo isso em cima de salto alto!

A turnê, que foi marcada espe-cialmente pelos efeitos especiais, traz algumas músicas do último álbum lançado “Sticky and Sweet”, que têm duetos com outros canto-res como Justin Timberlake, Kanye West, Timbaland e Pharrell Williams, colocando-os tecnologicamente ao lado da cantora. Os convidados aparecem nos telões espalhados pelo palco e em telas de 2 metros

de altura em movimento, onde mos-travam-se em vídeo Justin Timber-lake contracenando com a diva o hit “4 minutes”. Entre outras surpre-sas, um vídeo com participação de Britney Spears na música “Human Nature” e a singela homenagem a Michael Jackson, onde um dança-rino convidado encarna o falecido cantor reproduzindo os famosos passos dele, como o Moonwalk ao som de “Billie Jean” e “Wanna be starting something”. Michael estaria fazendo o primeiro de uma seqüên-cia de 50 shows no mesmo palco do O2 Arena nessa semana, se ain-da estivesse vivo.

Além das músicas do novo álbum reproduzidas exatamente como no cd,“Beat goes on”, “He-artbeat”, “She’s not me” (onde 4 sósias de Madonna estão vestidas com figurinos de vídeos do pas-sado, eram despidas de algumas peças e levavam falsos tapas da mesma), “Devil wouldn’t reconized you” e “Miles Away”, alguns de seus

velhos hits foram tocados com ar-ranjos diferentes como “Vogue”,” Like a Prayer”, “ Rain”, “La isla Boni-ta” , “Like a virgin” , “Dress you up” , “Boderline” ,“Into the Groove” entre outras.

Maddie mostrou seu lado mu-sicista e roqueira também, tocando violão em várias músicas e fazendo distorções, esfregando guitarra no amplificador. Além disso, ela mes-ma tocou o riff de “God Save the Queen”, da extinta banda punk in-glesa Sex Pistols.

A parte “política” do show ficou por conta de um remixe de “Get Stupid”, num vídeo onde algumas imagens controversas do presiden-te americano Obama, alguns líderes políticos e religiosos se misturam com imagens de guerras e conflitos de países mais pobres e em guerra civil.

Apesar da rainha ter se esforça-do, feito um show quase que perfei-to, não posso deixar de mencionar algumas falhas e desafinos no vo-cal. O que, diga-se de passagem, não foram poucos. Parece que Ma-ddie passou muito tempo cuidando do físico e espiritual e esqueceu do mais importante: a voz. Me pergun-to se ela estava só se esquentando pra maratona de shows aqui na Eu-ropa ou se os outros serão assim também.

De qualquer maneira, parece que não fui só eu que percebi a falha, já que escutei algumas recla-mações, ainda que desculpadas por um “ela pode, ela é a Madon-na”. E convenhamos nós, mulheres, que isto é uma alívio: Madonna não é perfeita!

Por fim, “Give it to me” encerrou o primeiro show da volta aos palcos da agora única soberana do pop mundial.

A cantora agora de 50 anos é agora a única no “reinado”

da música pop

Apesar do atraso e do aborrecimento dos fãs, todo o humor mudou quando Madonna subiu ao palco

Madonna mostrou seu lado roqueiro, tocando guitarra com distorções.

Maddie, como é conhecida a can-tora, prestou homenagem ao rei do pop Michael Jackson, permanecendo agora sozinha no reinado da música

Thanira RatesEspecial BrazilianNews

Por:

Page 22: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Casa da Sogra recebe prêmioNew Community Food Business of the YearO restaurante, que celebrou seu primeiro ano de vida em junho, recebeu o prêmio de pela Centa Business Services, uma das organizações parceiras da London Development Agency

O primeiro dia do mês de Julho trouxe uma boa surpresa para os

irmãos Fábio e Fernando Costa, proprietários do restaurante Casa da Sogra. Em uma reunião com o representante da Centa Business Services, Stephen Anderson, junto com empresários dos bairros de Camden, Westminster, Islington e City of London, o Casa da Sogra recebeu o prêmio News Commu-nity Food Business of the Year, por se destacar como uma empresa latino-americana ou africana de co-mida aberta há menos de um ano

que utiliza produtos orgânicos em sua cozinha. Como reconhecimen-to, eles receberam um cheque de £500 além de seis meses de con-sultoria para os negócios no valor de £2500.

Para Fábio Costa, o grande dife-rencial do prêmio “é a possibilidade de abrir um leque em relação aos negócios”. Com a consultoria da Centa Business Services, eles espe-ram aprender como atingir melhor seus clientes. “É claro que ficamos

felizes com o cheque da premiação, mas a bagagem de conhecimento acerca dos negócios da Centa é a coisa que realmente nos interessa. Isso é muito importante para a gen-te, neste momento”, destaca Fábio.

A Centa Business Service é uma organização que trabalha como parceira da London Development Agency, uma espécie de Sebrae da Grã-Bretanha. É função da Lon-don Development Agency fomentar pequenos negócios e, por isso, é

importante entrar em parceria com organizações que acompanhem de perto os pequenos empresá-rios. Para os negócios situados nos bairros Camden, Westminster, Islington e City of London, a Centa Business Services é a responsável por oferecer este auxílio, já que possui uma experiência de mais de 20 anos no setor.

Na premiação ganha pelo res-taurante Casa da Sogra, as em-presas candidatas tinham que ser negócios latino-americanos ou afri-canos, que estivessem no mercado a menos de 12 meses, que tivessem ingredientes orgânicos em seus cardápios e que estivessem em dia com todos os seus deveres de empresa. Os pontos considerados para a escolha do Casa da Sogra foram a promoção da cultura atra-vés da alimentação, a originalida-de e inovação do restaurante, seu engajamento com a comunidade, além de um espírito empreendedor. Para Luciana Hindley, dona da ASC Accountants, empresa parceira da Centa Business Services, o restau-

rante Casa da Sogra conseguiu atingir todos os requisitos: “agora, o Fábio e o Fernando vão poder fazer novos contatos através do Data Ba-sis da Centa”.

Outro ponto importante do prê-mio é que o restaurante brasileiro será divulgado através de newslet-ters e materiais promocionais da própria Centa, além de contar com auxílio e informações acerca de ge-renciamento.

Para quem recém completou um ano de vida (assoprando veli-nha e tudo!), o prêmio vem como um bom presente de aniversário. Afinal, como a filosofia da empresa segundo Fábio “é atender sempre bem o nosso cliente”, ter as ferra-mentas para desenvolver estas ca-racterísticas só ajuda a fazer com que o Casa da Sogra tenha uma vida mais longa.

Onde fica o restaurante? 4 Ferdinand Street, Camden

Town, NW1 8ER“Take Away” disponívelPara reservas: 0207 284 0050 www.casadasogra.co.uk

Fábio Costa e Fernando Costa (proprietários do restaurante Casa da Sogra) recebem prêmio entre-gue por Luciana Hindley (da ASC Accountants) e Stephen Anderson (da Centa Business Services).

Estréia nesta sexta-feira a comédia Brüno, com o ator Sacha Baron CohenNos últimos dias, ele tem

invadido espaços públi-cos com seus shorts minúsculos, pernas de fora e muita pose. Brüno está na TV, no underground, no ôni-bus de dois andares e até em ta-manho natural em totens de pape-lão em muitos lugares da cidade. Brüno é a nova comédia estrelada por Sacha Baron Cohen, o mesmo ator que fez Borat, mas totalmente repaginado: agora, como um jor-nalista de moda austríaco e gay.

Depois de colocar a nação norte-americana de cabelo em pé com o polêmico personagem Bo-rat, o repórter do Casaquistão sem-noção, o humorista inglês filmou novamente nos Estados Unidos um novo "falso documentário". O

longa é estrelado por Bruno. Bruno é o apresentador de um programa televisivo austríaco sobre moda, intitulado "Funkyzeit". Um problema com um dos seus episódios leva-o a ser despedido, fazendo com que parta para os Estados Unidos, perseguindo o sonho de se tornar "a maior super-estrela austríaca depois de Hitler".Assim, ele inva-de o mundo clubber-fashion e joga os holofotes para a frivolidade e o confronto entre o que é gay e o conservadorismo extremo.

Passar por cima de Arnold Schwarzenegger, "conterrâneo" de Bruno e hoje governador da Cali-fórnia, é a primeira provocação do filme, explicada seguramente pelo facto do antigo Terminator se bater

arduamente contra o casamento de homossexuais. Naturalmente, que o facto de Bruno ser homossexual não é inocente, no contexto "dra-mático" do filme, não sendo segu-ro que a comunidade gay, seja em que país for, possa vir a gostar da forma como é aqui representada. Mas a provocação - no bom sentido - quando chega, é para todos!

Ele passa pelas lojas de Melro-se, em Los Angeles, pelo Fashion Week de Nova York e vai tirando uma casquinha de todo mundo, mostrando a importância elevada que algumas pessoas dão à moda, como o diretor de casting que apóia a afirmação de que "A moda salva muito mais vidas do que médicos".

Bruno, que já fez parte do pro-

grama de TV, "Da Ali G Show", é um personagem de origem austríaca e circula pela noite de Miami Beach entrevistando héteros e tirando sar-ro dos assumidos e dos enrustidos, por exemplo. Nas suas entrevistas, Bruno mistura alemão com inglês, e faz as pessoas julgarem o que ou quem é IN ou OUT, dizendo "Vas-sap" e "Ich don't think so" ou "Ach, ja!" e "Nicht, nicht".

Além de falar do judaísmo é comum pedir para os fashionistas darem suas opiniões sobre "per-sonalidades" como Hitler e Osama Bin Laden, entre outros. Na ótima entrevista com Daniel Dicriscio, o "messias da maquiagem" dá sua visão de um "look" atual para Jesus Cristo, por exemplo.

A personagem já está em todos os lugares de Londres – metrô, ônibus, ruas. Agora, chega aos cinemas.

Page 23: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Domingo é dia de baile:Orquestra Imperial se apresenta em Londres

A big band faz apresentação rara neste domingo na Koko, em Camden Town, trazendo música para dançar no salão

Neste final de semana, o conjunto Orquestra Im-perial apresenta-se no

teatro/casa de shows Koko, trazen-do a Londres seu repertório cheio de samba canção, gafieira e músi-cas para dançar no salão.

Caracterizando-se como uma das bandas mais animadas e in-teressantes surgidas no Brasil dos últimos tempos, a Orquestra Impe-rial foi formada em 2002. Naquela época, um grupo de amigos – to-dos músicos de outros projetos – reuniu-se com o objetivo de ser uma orquestra tipicamente de gafieira e por isso, retomaram sambas anti-gos da chamada década de ouro (anos 40 e 50), além de mambos e boleros.

Reunindo músicos importantes da cena pop carioca, o conjunto tem em sua formação nomes como Rodrigo Amarante (Los Hermanos e Little Joy), Moreno Veloso, Domeni-co e Kassin (Do projeto +2), as be-lissimas e poderosas Nina Becker e Thalma de Freitas (sim, aquela atriz que faz papéis na Globo), Rubinho Jacobina (irmão de Nelson Jaco-bina, parceiro de Jorge Mautner), além de experientes músicos como o compositor da escola de samba Império Serrano, cantor de samba e baterista Wilson das Neves. A Orquestra conta ainda com Berna Ceppas, Rodrigo Bartolo, Pedro Sá (guitarrista de Caetano Veloso e bai-xista no +2) e Bidu Cordeiro (que acompanha o Paralamas do Suces-so). No entanto, devido a dificulda-de de reunir todos os integrantes, o show que vai acontecer na Koko ficará sem a presença de Rodrigo

Amarante e de Pedro Sá. O grupo, que já esteve em Lon-

dres em 2006 e recebeu ótima criti-ca da imprensa inglesa, vem desta vez para divulgar seu primeiro ál-bum Carnaval Só no Ano que Vem. O trabalho conta com repertorio inédito. Mas para o show, pode-se esperar de tudo: desde o repertorio da banda, ate musicas novas; alem de muitas canções conhecidas do publico como “Não me diga adeus” e “Vem fazer gluglu”.

Domingo, 12 de Julho7-11 PMKoko1A Camden High Street,London NW1 7JETel: 0870 145 1115 Tube: Mornington CrescentTickets: www.comono.co.uk www.jungledrumsonline.com

O grupo saiu do Rio de Janeiro para uma apresentação rara em Londres

Carolina [email protected]

Por:

O evento Picante! Traz o melhor da música latina neste verão. Agende-se.O evento Picante! vai trazer

que há de melhor e mais inovador em relação à música da América Latina ao distrito de Cam-den em uma série de cinco concer-tos. Os lugares que abrigarão os eventos serão as discotecas Koko e The Fórum, em Camden, sendo as protagonistas das noites de julho e agosto. Graças à produto-ra Como No, esta série de shows proporcionarão ao público o conta-to com os melhores grupos latino-americanos da atualidade, como os porto-riquenhos Calle 13, além do famoso grupo de salsa cuba-no Bamboleo. O samba brasileiro estará representado pela big band Orquestra Imperial e o argentino Santiago Santaolalla, ganhador de

dois Oscar, se apresentará com sua banda Bajofondo em Camden. Para finalizar, um dos melhores gru-pos mexicanos dos últimos tem-pos, o Café Tacuba, fará a alegria dos ouvientes com sua mistura de rock, música eletrônica, ska e sons indígenas. Veja a programação:

Orquestra Imperial Domingo, 12 de Julho KOKO 1A Camden High Street, NW1 7JE 7-11pm 17£ / entradas antecipadasTickets: www.comono.co.ukTel: 0870 145 1115

BamboleoSábado 18 de JulhoHMV Forum 9-17 Highgate Road, NW5 1JY8.30pm – 2am20£ / entradas antecipadasTickets: www.comono.co.ukTel: 0844 847 2405

Calle 13 + DJ Jose Luis (La Bomba)Sábado 8 de AgostoHMV Forum 9-17 Highgate Road, NW5 1JY8.30pm – 2am 20£ / entradas antecipadaswww.comono.co.ukTel: 0844 847 2405

Café TacubaQuinta 23 de JulhoHMV Forum 9-17 Highgate Road, NW5 1JY8.30pm – 2am 18£ / entradas antecipadaswww.comono.co.ukTel: 0844 847 2405

Bajofondo Quarta 15 de Julho KOKO 1A Camden High Street,

NW1 7JE | 7-11pm 18£ / entradas antecipadasTickets: www.comono.co.ukTel: 0870 145 1115

Page 24: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

A Takara Tomy, tradicional fabricante japonesa de

brinquedos, acaba de anunciar um aparelho que seria capaz de inter-pretar a "língua dos cachorros", tra-duzindo os latidos para o japonês.

Batizado de BowLingual Voice, o aparelho é composto por duas partes: uma coleira com microfo-ne, presa ao pescoço do animal, e uma unidade de mão que parece um PDA. O microfone capta e ana-lisa os latidos e transfere os resul-tados para a unidade de mão por uma conexão sem fio de 2.4 GHz. O aparelho então compara as infor-mações com um banco de "frases" pré-determinadas e mostra o resul-tado mais provável na tela.

Outros modelos do BowLingual Voice já estão disponíveis no mer-cado desde 2002, mas o grande diferencial deste novo modelo é a capacidade de falar em voz alta o que o animal diz, usando um siste-ma de síntese de voz. Além disso,

o banco de frases foi expandido e a suposta precisão na interpreta-ção dos latidos aumentou, segun-

do a fabricante.O BowLingual Voice chega

ao mercado japonês em agos-to, com preço sugerido de cerca de R$ 400. Versões anteriores do aparelho, sem a síntese de voz e em inglês, podem ser encontradas

nos EUA por cerca de US$ 30. A Takara Tomy também oferece uma versão para gatos, o MeowLin-gual, para a "tradução" de miados. Ainda não tem data prevista para chegar ao Brasil. (Edneia Rodri-gues Miranda)

InformátIca e tecnologIa

Sistema move cadeira de rodasusando o pensamento

A Toyota anunciou um sis-tema que permite dirigir uma cadeira de rodas

usando apenas as ondas cerebrais, sem que a pessoa precise mover qualquer músculo ou falar. Criado numa parceria com pesquisadores japoneses, a fabricante assegura que o novo sistema está entre os mais rápidos no mundo para anali-sar essas ondas: leva apenas 125 milissegundos, de acordo com a agência Associated Press.

No sistema da Toyota, o usuário da cadeira de rodas usa um capa-cete capaz de ler as ondas cere-brais, que são enviadas para um aparelho de eletroencefalograma que fica na cadeira e posteriormen-te analisadas por um software.

A pesquisa sobre mobilidade é parte da estratégia da Toyota para ir além dos automóveis na tentativa de ajudar as pessoas a se locomo-verem. Segundo os pesquisado-res, esse novo sistema permite que o cadeirante vá para a esquerda ou direita e para frente, quase instan-

taneamente.Já o movimento de parar a

cadeira exige mais que o simples pensamento: o cadeirante deve in-flar a bochecha - onde está insta-lado, num sensor colado à pele, o controle dos freios da cadeira.

Outras companhias, como a Honda, vêm trabalhando com sis-temas que transformam ondas ce-rebrais em movimentos mecânicos. As tecnologias estão em desenvol-vimento e nenhuma das empresas tem previsão de lançamento co-mercial para seus sistemas.

Edneia Rodrigues MirandaGrupo ERM Solution www.ermsolution.com.br

Por:

Fabricante japonesa anuncia novo "tradutor de latidos"

São Paulo terá ônibus a hidrogênio em agostoO País será o quinto do mundo a ter um ônibus me circulação

“O primeiro ônibus mo-vido a hidrogênio da

América Latina” foi apresentado na quarta-feira passada, 01, na sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e deve começar a circular em agosto na linha ABD de São Paulo, que liga Jabaquara a São Mateus.

Os primeiros testes do veículo com capacidade para 63 pessoas e que não libera nenhum poluente começaram já nesta quarta-feira, na sua apresentação.

Híbrido, pois possui célula a combustível a hidrogênio somada a três baterias de alto desempe-nho, o ônibus foi construído pelas companhias Tuttotrasporti e Mar-copolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O Brasil se torna o quinto país do mundo a ter um ônibus movi-do a hidrogênio em circulação no mundo. Antes dele, Alemanha (com uma frota de 30 coletivos), Estados Unidos (15), Japão (11) e China (4) já utilizam coletivos do gênero nas vias urbanas.

“Estamos fazendo a tecnologia desde o início, na mesma fase de países desenvolvidos, ao contrário do que ocorreu com o metrô”, diz José Luiz Portella, Secretario Esta-dual dos Transportes Metropolita-nos.

A peça nacional, porém, pos-sui uma inovação perante o resto do mundo, de acordo com os res-ponsáveis pelo projeto. É o único que utiliza células a combustível de aplicação automotiva, o que, segundo os mesmos, barateou o custo do projeto financiado pelo PNUD (Programa das Nações Uni-das para o Desenvolvimento), GEF (Global Environment Facility), com a ajuda do MME (Ministério de Mi-nas e Energia), que obteve recur-sos da FINEP (Financiadora de Es-tudos e Projetos).

Ao todo, segundo a descrição do grupo, o projeto custou 16 mi-lhões de dólares.

Ônibus movido a hidrogênio estréia daqui um mês em São Paulo

Page 25: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Page 26: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Com todas as alterações na legislação imigrató-

ria do Reino Unido, provocadas pela implementação do Novo Sistema de Pontuação do País, muita coisa mudou para quem pretende aplicar para os vistos de noivo(a) e esposo(a), já que a permissão para união civil, deno-minada ‘Certificate of Approval’ e antes taxada em 295 libras, pas-sa a ser gratuita.

Ao contrário do que pare-ce, a nova medida não facilita o processo, já que os critérios do Home Office foram revistos e, atualmente, são exigidas evi-dências mais concretas do rela-cionamento, o que objetiva evitar uniões por interesse.

No guia publicado pela Agên-cia de Imigração do Reino Unido, o UK Border Agency, são relacio-nados os itens que serão avalia-dos para a concessão, ou não, do direito ao casamento. Entre eles, figuram aspectos como his-tórico do relacionamento, planos

para o fututo, providências já to-madas para a união, evidências do período que o casal já está junto, entre outros, que devem ser compravados por meio de provas legítimas, tais como fo-tos, cartas e documentos.

Mesmo nos casos em que um dos parceiros está ilegal no Rei-no Unido, dependendo do perío-do de permanência e da data em que a legislação entrou em vigor, é possível solicitar a permissão para união civil, o que, no entan-to, não garante que um visto de esposo(a) será concedido futu-ramente. O que vale para todos que estão em situação irregular no País é a urgência em procu-rar orientação especializada para que se defina qual o melhor cami-nho para a regularização da situ-ação, evitando assim problemas posteriores com o Governo.

Visto de Noivo(a)Para solicitar o visto de noi-

vo é necessário retornar ao País

de origem, ou outro em que se tenha residência. O valor é de 585 libras e o objetivo é mostrar ao governo que as intenções na união são legítimas. Este visto é válido por seis meses e não con-cede o direito de trabalhar, mas é o primeiro passo para sanar si-tuações de ilegalidade, além de evitar problemas com o Consula-do Brtiânico e eliminar a neces-sidade futura de permissão para união civil.

Visto de Esposo(a)As especificações do visto

de casamento variam de acordo com a origem do parceiro. No caso de cidadãos ingleses, o visto emitido será de dois anos e depois desse período é pos-sível solicitar o visto definitivo, chamado de ‘Indefinitive Leave to Remain’. Já no caso de par-ceiros europeus, a duração da permissão é de cinco anos.

Em ambos os caso, não é permitido que o parceiro seja dependente de outra pessoa ou faça uso de benefícios gover-namentais, já que ele se tornará provedor do aplicante ao visto

e deverá comprovar condições para oferecer moradia indepen-dente, alimentação e transporte.

Para aplicações dentro do Reino Unido, esse visto é gra-tuito para companheiros de cidadãos europeus, enquanto uma taxa de 465 libras é exigida para parceiros de britânicos, no caso de aplicações por correio, e 665 para quem preferir agen-dar uma entrevista e entregar a documentação pessoalmente. Já para quem está fora do País, os valores podem variar.

Residência Permanente (Indefinitive Leave to Remain)

Atualmente, a residência per-manente no Reino Unido tem um período de 12 meses, depois do qual pode ser solicitada a cida-dania britânica. Este processo envolve, ainda, teste de conhe-cimento da língua inglesa, bem como da história e da cultura do País.

Entretanto, a Agência de Imigração do Reino Unido já in-formou que o processo será re-avaliado e, até o final deste ano, pode sofrer alterações, como a extensão do visto definitivo.

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:3 Vere StreetW1G 0DHTel: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554E-mail: [email protected]

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigra-ção): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer

telefone e é gratuito.Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido.

www.citizensadvice.org.ukA-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post Office:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

19 à 25 de outubro de 2006

Comunidade / London HeLp 4u

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:6 St Alban’s Street SW1Y 4SQTel: 020 7930-9055(central telefônica) Fax: 020 7925-3990E-mail: [email protected]/consulate

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigração): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer telefone e é gratuito.

Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido. www.citizensadvice.org.uk

A-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post Office:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

Alguma dúvida sobre diferentes tópicos?

» IMIGRAçãO» CIDADANIA EMPREGOS» ABERTURA DE EMPRESAS» CONTABILIDADE

» ACIDENTES DE TRABALHOS» HELP IN LONDON» EQUIVALENCIA DE DIPLOMAS» IMPORTAçãO & EXPORTAçãO

ou qualquer outro assunto que esteja interessado.

Pergunte para London Help 4 U que eles respondem!Envie um e-mail para:

[email protected] tenha sua resposta publicada no jornal da comunidade brasileira.

Cidadania

Leitor: Como faço para obter a nacio-nalidade britânica?

London Help4U: A obtenção de cida-dania através de antepassados britâni-cos é, sem dúvida, um dos caminhos mais seguros para quem quer morar no Reino Unido. Mas, como o Brasil não foi colonizado pela Inglaterra, os brasileiros não têm direito de aplicar para o UK Ancestry, já que o reque-rente deve ser cidadão de um dos paí-ses membros do Commonwealth (que são aqueles antigos países da colônia inglesa, como o Canadá, Austrália e África do Sul); ser maior de 17 anos; o ancestral (no caso do avô) deve ter nascido antes do dia 31 de março de 1922, no Reino Unido, Island Channels, Isle of Man ou na República da Irlanda. Além disso, deve provar que tem con-dições financeiras para sustentar-se

(e qualquer dependente) durante todo o período que estiver no Reino Unido sem precisar recorrer à recursos públi-cos. Agora se o seu caso é de cida-dania Européia, o processo é menos complicado. O brasileiro deve apenas apresentar, em sua árvore genealó-gica, algum histórico de uma pessoa de sua família de nacionalidade euro-péia. Depois de verificar as chances de conseguir a cidadania européia, o requerente deverá apresentar alguns documentos que comprovem a sua descendência. O tempo de busca para dar entrada na naturalização, varia de país para país, mas normalmente é solicitado a certidão de nascimento, casamento e óbito (em caso de faleci-mento) dos antepassados. Conte com a LondonHelp4U para ir atrás do seu direito à cidadania!

L: Tenho interesse em estudar outras línguas e gostaria de saber se existe alguma escola em Londres, com cur-sos na Espanha, França e Itália.

LH4U: Existem algumas escolas que oferecem cursos de inglês não só na Inglaterra, mas também nos países e cidades onde o inglês também é a lín-gua oficial, como nos Estados Unidos (Nova Iorque, Los Angeles, Miami), Canadá (Toronto), Austrália (Sydney) ou em Malta. Agora se o objetivo é

improvisar o espanhol, existem paco-tes para a Espanha (Madri, Málaga e Barcelona) e até nas exuberantes Ilhas Balearic, em Mallorca, e Cuba. O curso de francês é uma ótima opção para aqueles interessados em apren-der a língua e desfrutar do ambiente cultural e romântico da cidade de Paris ou Nice. No caso do italiano, existem alguns cursos também em Florença, Roma e na Calábria. Invista em seu futuro e escolha o melhor rumo.

Help in London

Por: Nelissa Atkins

L: Gostaria de saber se existe futsal em Londres, se tenho que ser profis-sional para jogar e como funciona a Liga de Futsal na Inglaterra.

LH4U: Sim. Existem várias equipes em Londres. Uma delas é o Kickers Futsal, que está selecionando jogado-res entre 16 e 32 anos para fazer par-te do seu time. A equipe é dividida em três categorias: Profissional (Kickers Futsal), Reservas (Kickers Reserves) e o Kickers Academy, equipe aberta para aqueles que gostam do espor-te, mas apenas como forma de lazer e diversão. A Kickers Futsal partici-pa dos principais torneios no Reino Unido, como o Futsal Premier Lea-gue (FPL), England Serie A, o FPL England London League, Hull Tourna-ment e o England Nationals e também acumula diversos títulos como Cam-pões de Londres. Participando da Liga de Futsal de Londres, o jogador poderá também participar do Cam-peonato Nacional Inglês, onde a equi-pe de brasileiros do Kickers Futsal é a atual campeã. Para fazer parte do time não há necessidade de ser um professional. Basta querer jogar e ter espírito esportivo. Para participar da

Liga e dos treinamentos, entre em contato com Rogério Oliveira através do e-mail [email protected]. Os treinos acontecem aos domingos à tarde, em Battersea, e a equipe oferece a melhor disponibilidade de horários para o jogador.

L: Acabei de chegar em Londres e tenho mil e uma dúvidas sobre empre-gos, cursos, entre outros assuntos. Tem algum lugar que oferece este tipo de serviço gratuitamente?

LH4U: Bem-vindo à Londres amigo! O curso gratuito chamado Survive, promovido pela City Gates Church, é uma ótima opção para quem acabou de chegar em Londres e necessita de ajuda com acomodação, trabalho, ligações telefônicas, inglês para o dia-a-dia, entre outros. O curso é realiza-do durante o segundo sábado do mês, das 13h às 17h, no Church Centre, localizado na 07 Greens Court, W1F 0HQ. Faça já a sua inscrição através do e-mail: [email protected]. O próximo curso acontece dia 11 de novembro. Informações com Cleverson pelo telefone: 079 0411 7302 ou www.citygateschurch.net.

ESCOLA

Escolas

Casar ou não casar, eis a questãoLeis imigratórias, comprovações da legitimidade do relacionamento e uma série de outras burocracias mostram que casar no Reino Unido não depende exclusivamente da vontade do casal

Page 27: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Um Homem quase Perfeito

Hoje em dia tá mesmo difícil encontrar o prín-cipe encantado. Talvez

sejamos nós, mulheres, as cul-padas. Estamos mais exigentes. Bom, exigentes ou não, tem cada homem no mercado...

Tenho uma amiga que não dá sorte. Linda, loira, bem humorada, alto astral...só pega tranqueira.

Uma outra amiga, muito sábia, defende que o problema é a ca-chaça. É isso mesmo... enquanto estivermos achando a cachaça gostosa não abriremos espaço para um bom vinho... mas a ques-tão aqui não foi cachaça não...foi a pamonha.

A pamonha, para quem não conhece, é um tipo de “bolo de

milho” feito artesanalmente e famo-so no centro-oeste, norte e nordes-te do país. Tem pamonha de tudo o que é jeito. Tem “de doce” (tem que falar assim), “de sal”, à moda (que geralmente tem lingüiça, quei-

jo, pimenta), tem pamonha de jiló, de gueiroba, de pequi...

As pamonhas são vendidas nas pamonharias. É lógico, né?

Bom, agora que você já sabe tudo isso, vamos ao episódio de hoje.

Vamos chamá-la de Mirela. Foi num vôo de Brasília para

Palmas. Conhecer alguém num vôo é promissor (melhor do que conhe-cer num ônibus). Já era um ponto a favor do lindo desconhecido. Uma camisa impecável, uma calça jeans clássica de uma marca conhecida,

um papo super agradável. Mirela ficou sabendo que o galã era um dos mais novos empresários de

Palmas. Papo vai, papo vem...O vôo passou que nem um

avião.

Desceram no aeroporto. Mire-la esperou até analisar criteriosa-mente a bagagem do passageiro. Hummm...uma mala chiquérrima fechou com chave de ouro. E logo veio o convite para jantar.

Seria naquela mesma noite. Mi-rela passou rapidamente em casa, deixou as malas e correu para o salão. A produção tinha que ser impecável. Era unha, cabelo, de-pilação...Um pretinho básico. Não tinha como errar.

Pontualmente (dois a zero para o empresário), ele chega. Não bu-zina (três a zero), desce, toca a campanhia, senta no sofá, elogia...(dez a zero prá ele)...geeenteeee...perfeito!

Ele não pergunta aonde ela quer ir (toda mulher gosta de ho-mens decididos).

Vocês já imaginam né? É isso mesmo. Nosso homem perfeito para o carro numa pamonharia, desce, pede uma coca dois litros, e quatro (quatro mesmo) pamonhas. Duas “de sal” e duas “de doce”.

A Mirela? De dieta, ela agrade-ce...

Vai agora para Brasília nova-mente. Quem sabe no próximo vôo...

Moral da história: Tem jogadas que zeram o placar.

Por:

Yanna Barbosa [email protected]

Page 28: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

York é uma das cidades mais medievais da Inglaterra

Com ruas estreitas, ruí-nas de construções e uma muralha circun-

dando toda sua área, York é uma das cidades onde mais se con-servou o patrimônio medieval da Inglaterra. Fundada pelos romanos no ano de 71, fica a cerca de duas horas de Londres e é perfeita para ser explorada a pé.

Um dos caminhos interessan-tes é o trajeto da muralha de pedra, entrecortada de grandes torres, que na época medieval controlavam o acesso das pessoas ao interior da cidade. O portão mais importante é o Micklegate, pois guardava a estra-da que ligava York a Londres. Reis, rainhas e outras figuras importantes da época sempre passavam por este portão ao chegar à cidade. O local era palco de duas cerimônias distintas: aqui eram organizadas muitas festas e recepções de boas vindas para os visitantes importan-

tes e também onde eram exibidas as cabeças de traidores e revolucio-nários da época.

O percurso da muralha leva a diversos pontos históricos, como à Clifford’s Tower, construída em 1066 por William, o Conquistador, como parte do castelo da cidade. Ela fica no alto de uma colina, en-tre os rios Foss e Ouse e, por isso, garante uma das melhores vistas para fotografias.

O rio Ouse banha a cidade e, durante muitos séculos, o porto de York foi um dos mais movimenta-dos desta região do país. Durante a idade média transitavam por aqui as principais riquezas do comér-cio. Hoje, existem diversos barcos oferecendo passeios turísticos pela cidade e arredores, sendo que um dos melhores é seguir até o Palácio do Bispo, em Bishopthorpe.

Também fica em York uma das catedrais mais bonitas do Reino

Unido, a York Minster. Sua cons-trução foi iniciada em 1220 e levou 250 anos para ser concluída. Seus vitrais são considerados um autên-tico tesouro da arte mundial. São 128 janelas de vidro trabalhado dos séculos 14 e 15, cobrindo um período de 800 anos de história. Nenhuma outra catedral da Europa tem algo semelhante. Não deixe de reparar na entrada do coro, onde

estão as estátuas de 15 reis da In-glaterra, de William I a Henry IV.

Um dos pontos altos da cidade e que mais contribui para sua fama turística são as Shambles, como são chamadas as antigas ruas me-dievais, estreitas, sinuosas e reple-tas de construções em antigo estilo Normando. Esta é uma área exclu-siva de pedestres, com comércio bastante diversificado, muitos pro-dutos típicos, restaurantes e lojas de artesanato.

Sem dúvida uma das melhores atrações de York é o Museu Nacio-nal Ferroviário, divertido para adul-tos e crianças. O lugar é gigantes-co e guarda quase uma centena de trens, das locomotivas a vapor aos modernos trem bala chinês e o Eurostar. Mais de 300 anos de his-tória ferroviária podem ser explora-

dos nesse lugar, com mais de um milhão de objetos em exposição, incluindo luxuosos comboios utili-zados pela família real.

Pelo menos outros quatro luga-res interessantes não podem deixar de ser citados. Um deles é o Museu de Yorkshire, que conta toda a histó-ria medieval da cidade e fica a me-nos de cinco minutos da catedral. O segundo são as ruínas da Abadia de St. Mary’s, que foi um dos mais importantes mosteiros na região e fica nos jardins do Museu. O terceiro fica no centro de York e é o Roman Bath Museum, os famosos banhos relaxantes utilizados pelos romanos há dois mil anos. Por fim, o Jorvik Vi-king Centre, uma galeria onde a evi-dência arqueológica real do tempo dos vikings é transformada em uma visão dinâmica do século X.

Detalhes do passeio:Como chegar: Trens com sa-

ída da estação de Kings Cross levam cerca de 2 horas.

Atrações: Museu Nacional Ferroviário aberto diariamente, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Clifford’s Tower aberta diariamente das 10h às 18h (até às 16:00 durante o inverno) com entrada a £3,50 adulto e £1,80 criança.

A Clifford’s Tower, construída em 1066 por William, o Conquistador, garante uma das melhores vistas da cidade

O Museu Nacional Ferroviário abrange 300 anos de história ferroviária, com mais de um milhão de objetos em exposição

Portão de Mocklegate era onde reis rainhas passavam para chegar à cidade A cidade de York é toda circundada por uma muralha

Por:

Jornalista e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

(Abrajet), escreve sobre dicas de passeios em Londres e outras cidades do Reino Unido

[email protected]

Julio André Piunti

Page 29: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Guia de ServiçoSentreterimento

(20 março a 20 abril)Áries

Quanto mais discrição você tiver para cuidar dos seus in-teresses, melhor será. Procure dar mais atenção à sua família nesta fase. No amor, controle o seu ciúme.Não bloqueie sua criatividade, solte a imaginação e não deixe que os outros lhe digam o que fazer.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(21 abril a 20 maio)

(20 fevereiro a 20 março) Peixes

Saturno revela que terá muito o que aprender com pes-soas mais velhas. Alguém pode aprontar com você. Faça novas amizades. Paquera ou namoro tem tudo para se firmar de uma vez por todas.Apesar das dificuldades, sua grande determinação deve ser empregada em tudo o que pretende realizar.

Elemento: ArPlaneta Regente: Neturno

(22 novembro a 21 dezembro) Sagitário

A sua percepção do valor das coisas e do seu próprio va-lor estará aguçada. Convém avaliar o que é importante e o que deixou de ser. Marte pode deixar o romance mais gostoso e quente.Entrar em contato com seu interior é um ótimo meio para viver de maneira mais feliz e completa.

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Sol

Touro

Você estará mais sensível às críticas das pessoas que estão à sua volta. Poderá se sobressair em profissões que exijam cuidado nos detalhes. No amor, a felicidade está a caminho.Busque a sua espiritualidade. Será mais fácil sentir que existe algo maior influenciando sua vida.

Elemento: TerraPlaneta Regente: Neturno

(23 agosto a 22 setembro) Virgem

Saturno indica que estará comprometido(a) com suas responsabilidades. Tenha cuidado com o clima de com-petição no trabalho. Você dará um show de maturidade nos assuntos do coração.Use a energia sutil que está à sua volta para criar mais coisas bonitas e harmônicas para sua vida.

Elemento: ArPlaneta Regente: Júpiter

(21 maio a 20 junho)Gêmeos

Elemento: ArPlaneta Regente: Saturno

Preservar o seu anonimato pode ser fundamental no campo profissional, ainda mais se trabalha com asses-soria ou assuntos que exijam concentração. A fase é crítica na área afetiva.Nem tudo será tão complexo para resolver se você abrir mão de querer controlar tudo a todo momento.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Sol

(23 outubro a 21 novembro) Escorpião

A Lua ingressa em seu paraíso astral, aproveite para dar vazão à criatividade no trabalho. Há risco de perdas financeiras. Vai sentir mais segurança na paixão. É hora de se comprometer.Fique longe de situações de risco. Não tente impor sua opinião, aceite conselhos dos mais experientes.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Saturno

(21 janeiro a 19 fevereiro)Aquário

Procure trabalhar em equipe que os resultados serão melhores. O pessoal de casa pode pegar no seu pé, evite perder a paciência. Nos assuntos do coração, chegou sua vez de brilhar.Uma boa forma de relaxar é meditar. O astral está positi-vo para se divertir, então não atropele nada.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(22 dezembro a 20 janeiro) Capricórnio

Zelar pelos seus relacionamentos será fundamental, daí a vantagem de ouvir o conselho ou o parecer de pessoas com outro ponto de vista. Fase de maior seriedade na vida afetiva.Saiba dosar cada coisa na medida certa. O exagero leva ao desequilíbrio, você não pode se esquecer disso.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(23 setembro a 22 outubro) Libra

Poderá buscar maneiras alternativas de aumentar sua renda mensal. Não deixe que o medo do desconhecido impeça você de ousar mais. Talvez tenha que deixar seu par de lado. Cuidado!Enxergue as pessoas como elas são e não idealize nada. A frustração será sua recompensa neste caso.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(21 junho a 21 julho)Câncer

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Lua

Momento ideal para finalizar o que já não tem mais fun-cionalidade em sua vida. A fase é de profunda renovação. Algo em comum entre você e o par poderá aproximá-los. Aproveite!Faça planejamentos para sua vida. A inteligência levará você ao sucesso em qualquer empreendimento.

(22 julho a 22 agosto) Leão

Fonte: João Bidu. www.joaobidu.com.br

Você será desafiado(a) a pensar mais no bem-estar dos outros do que nas suas conveniências. Ouça sua intuição: ela anda acertando! Nos assuntos do coração, evite se abrir demais.A Lua está trazendo desapego às coisas materiais. Tente não se tornar escravo(a) do que é passageiro.

Abobrinha

Por:

Marcus Fumagalli

Do outro LadoA loira está no bar. Ela cha-

ma o garçom e, quando este seaproxima, ela se levanta e fala baixinho no ouvido dele:

- Onde é o banheiro?O garçom responde:

- Do outro lado.A loira se aproxima do outro ou-vido do garçom e pergunta:

- Onde é o banheiro?

A morte da mãe A loira chega ao trabalho em lá-

grimas. O chefe, sempresolícito com a loira, pergun-

ta o que aconteceu...- Hoje de manhã, antes de sair

para trabalho, recebi umtelefonema dizendo que minha mãe morreu!

O chefe propõe imediatamente:- Priscila, volte já para casa. Vá descansar.- Não quero - responde a loira - prefiro ficar

trabalhando, vai me distrair.Algumas horas depois, o che-fe nota que a loira voltou a

chorar, mais sofrido ainda.Ele vai até ela e pergunta:

- Não melhorou?A loira explica:

- A bruxa tá solta! Acabei de re-ceber um telefonema de

minha irmã. A mãe dela também morreu...

Page 30: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

ClassifiCados

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

Page 31: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Residência com ambiente fami-liar em Bethnal Green (Z2), conforto e limpeza. Você poderá contar com internet, TV brasileira, DVD e gela-deira nos quartos. Paul 079 7319 8148 (M376/379)

Alugo quartos duplos e singles em Kilburn, boa localização, próxi-mo a estação de Kilburn. Flat novo e todo bem mobiliado e também um flat de 2 quartos, novo e mo-biliado em West Kensigton. Junior 079 5717 7809 (M376/379)

Aluga-se casa com 3 quartos para casal a partir de £110 por se-mana Canning Town/ Jubilee Line com Globo, Record, Internet e to-das as contas inclusas. Contato 078 2173 2846. (M376/379)

Seven Sisters / Stramford Hill Net. Rooms To Go. Aluga-se quarto de solteiro £75.00 e Double £120 por semana. Email: [email protected] Fone: 0208 808 4577 /075 3835 9037 (R374/381*)

Alugo quartos single ou de ca-sal, zona 1 e 2, em casa totalmente mobiliada, com secadora, TV e ge-ladeira nos quartos, internet wire-less, condução na porta, e contas incluídas. Thiago 079 3993 9700, 077 0459 2466 e 077 9196 8284 (R368/379)

ClassifiCados

www.paginasbrasileiras.com

TV Balada seleciona vende-dores, atores, atrizes, jornalistas, publicitários e editor de vídeo para fazer parte de sua nova equipe. En-viar CV para [email protected] Mais informações: 079 6055 1300 (M379/382)

Necessita-se de recepcionista para trabalho full-time em clínica dental. Indispensável ser fluente em Inglês, Português e Espanhol. Tel. 078 7035 4615. (M)

Contrata-se Dental Nurse e Dental Technician para trabalhar em conceituada clinica dental. Necessária fluência em inglês, es-panhol e português. Tel. 078 7035 4615 (M)

Necessita-se de cleaner para trabalho part-time na área de He-athrow, Maidenhead e Slugh. In-formações com Carlos Yepez 079 04207615 (J376/379)

Seja voluntário numa nova cha-rity latino americana. Necessário ser honesto, confiável e morar em Londres, de preferência na área Richmond ou South West London. Contate Anna: [email protected] 079 8995 4714 (M)

Manicure (£10), pedicure (£12), nail extensions (£10), hair extensions (£25) e waxing perna inteira(£15). Dina 079 4436 9290 (M378/381)

Auxilio junto aos bancos. Car-tões de crédito e empréstimos. Ligue para quem tem anos de ex-periência. Paulo: 078 7883 4607 (M376/378)

Vendo Volvo V40, 97, Prata, 2.0, automático, completo, MOT, ótimo estado. Simone 078 7439 9253 (M379/382)

Por motivo de mudança, ven-de-se moto Yamaha, 900 cc., ano 2000, azul. A moto se encontra em bom estado, com pneus e motor novos. Vende-se BARATO!!! Mar-celo 078 2816 5812 (M377/380)

Precisa-se de garotas com boa apresentação para trabalhar em casa de massagens. Bom ambien-

Aluga-se quarto de casal em casa nova, grande e moderna com jardim, internet, telefone, ambiente familiar e poucas pessoas. 5 min. da estação de Streatham. Beatriz 075 3324 8670 (380/383*)

Passo a administração de duas casas na área Stanford Hill. Simone 078 7439 9253 (M379/382)

te e bons ganhos. Não é necessária fluência em inglês. Falar com Jack-son 077 7110 6698 (M378/381)

Contrata-se recepcionista para casa de massagem. Necessária fluência em inglês. Bom salário. Falar com Jackson 077 7110 6698 (M378/381)

Oportunidade de Trabalho para garotas responsáveis de 18 a 25 anos em casa de massagem em Walthamstow, E17. Não é neces-sário falar inglês. Ótimos ganhos. Favor entrar em contato com Paul: 079 7621 4801. (M 376/379)

Precisa- se de garotas atraen-tes de 18 a 30 anos para trabalhar em movimentados flats em East London. Possibilidade de ganhos entre £200 a £400 por dia. Tam-bém precisamos de recepcionista. Podemos providenciar acomoda-ção. Contatar Tracy 079 0756 8565 (M376/379)

Precisa-se de garotas bonitas de 18 a 30 anos para trabalhar na Escócia como Escort. Boa possi-bilidade de ganhos. Lisa 077 2886 1432 (M376/379)

Procuro garotas de 18 a 30 anos, bonitas e com tempo dispo-nível e vontade de vencer na vida para trabalhar como Escort em am-biente elegante e discreto em Lon-dres. Não é necessária experiência e nem falar inglês. Ganhos £1000 a £2000 por semana. Interessadas ligar p/ Maria Luiza após 13:00 079 3331 3931 [email protected] (M371/382)

Page 32: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

A equipe brasileira do Lon-don United Futsal Club

saiu de cabeça erguida da Copa Inglesa de futsal em Sheffield, que aconteceu entre os dias 3,4 e 5 de Julho, com o terceiro lugar. Estive-ram participando do campeonato as 16 melhores equipes de futsal da Inglaterra, entre elas as três bra-sileiras: London United Futsal Club, Kickers Futsal e Helvécia Futsal.

As 16 equipes foram divididas em quatro grupos de quatros equi-pes, sendo que as duas primeiras se classificariam para a fase da eliminação. A London United ficou com o grupo A e na sexta-feira, 03, pela manhã fez a primeira par-

tida contra o líder da liga nacional região norte, a equipe inglesa Mi-ddlesborough, que não conseguiu superar a equipe brasileira. O pla-car fechou em 3 x1, com gols mar-cados por Bebeto, Bruno Lisboa e Carlos Pagliuso “Tato”.

Na mesma tarde, a equipe bra-sileira sua segunda partida contra outra equipe inglesa, a Worchester University. Sem muito trabalho, o London United fez um placar elás-tico 8 x 0, com gols marcados por Bruno Lisboa (3 gols), Leandro “Cafu” e Bebeto (2 gols cada) e Carlos Pagliuso “Tato”.

Já classificado, no sábado de manhã, o London United entrou em quadra, pensando nas quartas-de-final. A partida foi contra a equipe do Team Bath, que derrotou a equi-pe brasileira por 3 x 0. À tarde, o London United Futsal Club derrotou um dos favoritos ao título, a equipe inglesa que é uma das lideres da liga nacional região sul, o Gênesis Futsal, por 3 x 1, com um gosti-nho especial para o jogador Carlos Pagliuso “Tato”. Tato havia jogado no ano passado em Sheffield pela equipe inglesa Corinthians, que era

comandado pelo mesmo técnico da equipe adversária, o inglês Ben Tadmor. O jogador quase era utili-zado em campo, porque o técnico não gostava do estilo do jogador. “ Na hora do gol, só pensei em mos-trar pra ele que ele havia cometido um grande erro por não ter me uti-lizado no ano passado” comentou Carlos Pagliuso “Tato”.

No domingo de manhã, o Lon-don United Futsal Club voltou a quadra novamente. Todos sabiam que não seria fácil e que era neces-sário jogar muito pra chegar a final, que seria totalmente brasileira, já que na outra partida o Helvecia Futsal garantiu a final ganhando do Tranmere Futsal por 4 x 1.

Mas com duas expulsões, uma do goleiro Andre Morra e do ala es-querdo Sergio Rodrigues “Mariluz”, a equipe do Loughborough bateu o London United por 2 x1. A final foi entre a Loughborough University e a outra equipe brasileira Helvecia Futsal, que contou com o apoio da equipe do London United futsal Club. Com os gritos da torcida do London United Futsal Club, o Hel-vécia atingiu o bi-campeonato da Copa Inglesa de Futsal. O diretor executivo do London United , Ja-mes Rosa, agradece aos jogadores Jodelle Silva, Andre Morra, Bruno Lisboa, Bebeto, Sergio Rodrigues “o Mariluz “, Carlos Pagliuso “Tato “ Julinho, Leandro “ Cafu “, Pedro Cunha “Kiko “, Renato Silva e a tor-cida que compareceu em massa em Sheffield.

O próximo compromisso do London United Futsal Club será agora no dia 12/07/2009, às 16 ho-ras contra a equipe do Desportivo QM no ginásio do Bethnal Green Technology College, Gosset Street E2 6NW, próximo a Bethnal Green Tube Station ( Central Line ).

Kickers cai diante dos campeõese termina em quinto na FA CUPNo ultimo final de semana na cidade de Seffield foi realizada a sexta edição da FA Futsal CUP, um torneio tradicional onde as 16 melhores equipes do país disputam o titulo

A equipe do Kickers Fut-sal Club participou da Copa Inglesa de Futsal

em Sheffield, que aconteceu nes-te fim de semana, dos dias 3 a 5 de Julho, obtendo dois empates, 1x1(gol de Ricardo Teixeira) e 2x2 (gols de Victor Hurpia e Tiago “Ga-lego” Rodrigues) contra as equipes Dengo United e FC White Bear res-

pectivamente, na sexta feira, 03Assim, o Kickers precisava da

vitória a qualquer custo no terceiro jogo do seu grupo para se classi-ficar para as quartas de final con-tra Hartpury College, equipe líder da conferência central da liga de futsal. Com uma tática agressiva no começo, a equipe, patrocinada pelo Canecão, usou o goleiro linha desde o inicio. No entanto a táti-ca não deu certo e os adversários marcaram por duas vezes dando números finais ao primeiro tempo.

Foi ai que a vontade de ga-nhar falou mais alto e, no segundo tempo, com o mesmo esquema, Marquinhos reduziu, Nasser em-patou e Caio Lima virou faltando 6 minutos, conquistando a vitória e classificação.

No entanto,o sonho do titulo durou apenas mais um jogo. Sem Cacio Araujo, que estava na Espa-nha, e Eduardo Banana Brezolin,

suspenso, o campeão da ultima edição Helvécia controlou a partida e o Kickers sentiu o cansaço, não sendo páreo para os que iriam ser bi campeões no dia seguinte.

Mesmo assim, o técnico Rogé-rio de Oliveira acredita que a expe-riência foi positiva: “Aprendemos muito em todos os aspectos. Vimos que precisamos melhorar o físico da equipe e conjunto. Aprendemos que grupo ganha jogo e é isso que estamos construindo. Apenas dois jogadores tinham jogado a FA Cup e experiência nesse tipo de compe-tição conta muito”.

O Kickers aproveita ainda para parabenizar as equipes brasileiras London United pela magnífica cam-panha e o Helvécia pelo bi-campe-onato. O próximo compromisso do Kickers Futsal Club será um torneio na cidade de Bornemouth, já que o clube descansa da liga nacional nesse domingo.Tiago “Galego” fez um dos gols da equipe no campeonato

London United fica em 3º lugar na F.A Futsal Cup em Sheffield

Equipe da London United conquista o bronze

Polli

ana

Ros

a

Page 33: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

EsportE

Victor de MartinovPor:BATE BOLA

Corinthians – O Timão foi a Porto Alegre de-cidir com o Internacional a Copa do Brasil poden-do perder por até um gol de diferença. O empate em 2 a 2, portanto, garantiu o tricampeonato ao time paulista e, por tabela, uma vaga na Liberta-dores 2010. Enquanto isso, a diretoria anunciou o retorno do volante Edu, atleta revelado pelo Ti-mão que jogava no Valencia da Espanha.

Palmeiras – Ainda esperando por uma res-posta de Muricy Ramalho, o Verdão segue co-mandado pelo interino Jorginho. Com ele, o time derrotou o Avaí fora de casa por 3 a 0 e manteve-se no G4 com 16 pontos.

Santos – Com gol de Paulo Henrique, o San-tos derrotou o Sport na Vila Belmiro por 1 a 0 e chegou à oitava posição com 13 pontos. Quem está de malas prontas para deixar o Peixe é o zagueiro Fabiano Eller.

São Paulo – O técnico Ricardo Gomes so-freu sua primeira derrota como treinador do Tri-color paulista. Jogando fora de casa, o time per-deu por 2 a 0 para o Coritiba e caiu para a 14ª posição no Brasileirão com dez pontos.

Atlético Mineiro – Depois de sofrer sua pri-meira derrota no Brasileirão, o Galo ficou no em-pate em 1 a 1 com o Botafogo em casa e perdeu a liderança do torneio para o Inter. Ao menos o time mantém a maior média de público no cam-peonato com 32.600 torcedores.

Cruzeiro – A Raposa podia perder para o Grêmio por um gol de diferença que estaria na final da Libertadores. Mas o time conseguiu um empate em 2 a 2 em pleno Olímpico e agora enfrenta o Estudiantes da Argentina. Destaque para o atacante Wellington Paulista que com cin-co gols marcados está a dois dos artilheiros da competição.

Atlético Paranaense – O Furacão foi gole-ado pelo Grêmio por 4 a 1 e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão. O técnico Wal-demar Lemos já pede paciência à torcida.

Coritiba – O Coxa conquistou uma impor-tante vitória contra o São Paulo, por 2 a 0, que deixou o time fora da zona de rebaixamento. No ano do centenário do clube, a diretoria está orga-nizando uma festa com artistas populares para a comemoração, em setembro.

Botafogo – O empate em um gol com o en-tão líder Atlético-MG não foi um bom negócio para o Botafogo. O time continua na zona de rebaixamento, empatado em pontos com o lan-terna Avaí. Mas a avaliação no clube é de que o time subiu de produção e deve sair logo das últimas posições.

Flamengo – O Mengão derrotou o Vitória por

2 a 1 e assumiu a quinta posição do Brasileiro. O clube perdeu o meia Ibson, ídolo da torcida. O contrato com o clube terminou e o Porto, deten-tor dos direitos do atleta, não aceitou a proposta rubro-negra. O jogador ainda não tem destino certo. Na mesma semana, o clube apresentou Denis Marques, atacante que fez sucesso no Atlético-PR e estava jogando no Japão.

Fluminense – Os jogadores do Flu querem usar a partida contra o Corinthians, que será na quarta-feira, para aumentar a moral do time, que está em baixa por conta da incômoda 15ª colo-cação no Brasileiro.

Vasco – Com apenas três vitórias em nove rodadas, o Vasco segue fora da zona de classifi-cação para a Série A. No domingo, o time empa-tou sem gols com o Bragantino.

Grêmio – Um empate em 2 gols com o Cru-zeiro não foi suficiente e o Grêmio foi eliminado da Libertadores. O que parecia o início de uma crise, no entanto, ficou para trás depois da gole-ada que o time aplicou no Atlético-PR por 4 a 1, em casa.

Internacional – O empate em 2 a 2 com o Corinthians não foi suficiente para que o Colora-do conquistasse a Copa do Brasil. Pelo Brasilei-rão, o Inter venceu o Náutico por 2 a 0 e recupe-rou a liderança do torneio. Agora o desafio é ir a Quito reverter o mau resultado do primeiro jogo da final da Recopa, em que o Colorado perdeu por 1 a 0 para a LDU.

Goiás – Em ótima fase, o Goiás venceu o Cruzeiro por um a zero e pulou para a sétima po-sição do Brasileiro, com 14 pontos. O time está apenas a 2 pontos do G4. O próximo desafio é contra o Sport.

Náutico – O Timbu sofreu sua quinta derrota consecutiva – a última contra o Internacional, por 2 a 0 – e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão. O principal reforço do clube, o ata-cante Acosta, ainda não estreou por conta de uma persistente lesão no tornozelo.

Sport – A derrota por 1 a 0 para o Santos acirrou os ânimos da torcida do Leão, mas o alvo da fúria não é o time ou o técnico, e sim a ar-bitragem. O gol de Paulo Henrique foi marcado em posição irregular. De acordo com a diretoria, já são três erros cruciais contra o time no Brasi-leirão.

Vitória – Apesar da derrota por 2 a 1 para o Flamengo, o Vitória manteve a terceira colocação no Brasileiro. O técnico Paulo César Carpegiani admite que faltou maturidade e calma aos joga-dores e pede mais concentração na partida con-tra o Santos, na próxima rodada.

Tenista francês Mathieu Montcourt morre aos 24 anos em Paris

O tenista francês Ma-thieu Montcourt, 24, foi encontrado morto

na madrugada de terça-feira, 07, diante da porta de seu aparta-mento na localidade de Boulog-ne-Billancourt, próxima a Paris. A informação foi confirmada pela Federação Francesa de Tênis. "Foi com grande tristeza que a Federa-ção Francesa de Tênis soube da morte súbita de Mathieu Montcourt. Mathieu era um jovem animado e apaixonante, extremamente apre-ciado por sua educação", afirmou a entidade em nota oficial.

O corpo do tenista, que não apresentava sinais suspeitos, foi encontrado por sua noiva junto à escada de sua casa, situada no térreo, diante da porta do aparta-mento. A mulher, que avisou a po-lícia, disse que o corpo não mos-trava nenhum sinal aparente que levasse a crer em um crime, mas será preciso esperar até quarta-feira, quando sair o resultado da necropsia. No entanto, a rádio francesa RMC afirma que Mon-tcourt sofria de embolia pulmonar.

Montcourt, que ocupava a 119.ª colocação no ranking da ATP, foi notícia nos últimos meses devido a fatores extraquadra. Ele foi suspenso por oito semanas depois de ser flagrado apostan-do em jogos de outros tenistas. A pena foi posteriormente reduzida para cinco semanas, e começou a valer justamente no início desta semana.

Montcourt jamais havia con-quistado um título em sua carreira profissional e obteve aproximada-mente US$ 375 mil (R$ 730 mil)

em prêmios na disputa individual e em duplas.

Rafael Nadal quebra silêncio para lamentar morte

O tenista espanhol Rafael Na-dal quebrou um longo período de silêncio na terça-feira, 07, para falar sobre a morte do francês Mathieu Montcourt, tenista que morreu na noite de segunda-feira, em Paris. O espanhol era amigo de infância de Montcourt e lamentou a notícia.

"Nesta manhã eu acordei com uma das piores notícias que al-guém pode receber. Soube da morte de nosso amigo Mathieu Montcourt. Ainda estou chocado. Não posso acreditar", disse Nadal em seu site. O espanhol não se manifestava desde que ficou fora de Wimbledon, devido a tendinite nos joelhos.

"Conheci Mathieu desde que éramos crianças. Competimos juntos em todos os eventos de ní-vel internacional nas categorias menores: Les Petit, Copa Borotta, etc... E, é claro, continuamos com-petindo depois que nos tornamos profissionais", escreveu o tenista espanhol."Quando alguém desapa-rece assim, quando uma coisa des-sas acontecem, a gente realmente entende o quanto é relativo perder ou ganhar um jogo de tênis, ou mesmo ficar fora de algum torneio. Perdemos um cara de 24 anos que era esportista. Ele não vai mais jo-gar com a gente", lamentou Nadal.

"Gostaria de mandar minhas mais sinceras condolências à famí-lia aos amigos e aos fãs franceses. Descanse em paz, Mathieu", con-cluiu Nadal.

Montcourt disputou o último Roland Garros

Page 34: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Guia de ServiçoS

Espaço reservadopara sua publicidade

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

020 7987 1692

Page 35: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

parciais de 6/7, 7/5 e 8/6. Já Venus, que é pentacampeã

de Wimbledon (2008,2007, 2005, 2001 e 2000), superou na semi a russa Dinara Safina por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/0.

Já na final masculina no domin-go, 05, o tenista suíço Roger Fe-derer, consagrou-se campeão do torneio batendo o norte-americano Andy Roddick por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 7/6 (8/6), 7/6 (7/5), 3/6 e 16/14, em uma partida emo-cionante que durou 4h16.

Com a vitória, Federer deixou para trás o americano Pete Sam-pras como maior vencedor de tí-tulos do Grand Slam ao ser cam-peão em Wimbledon e se tornou o tenista que venceu mais vezes as competições mais prestigiosas do circuito, com 15 conquistas.

O título de domingo foi o sexto de Federer na grama de Wimble-don. Ele foi finalista das últimas sete edições do torneio e perdeu apenas no ano passado, em uma final épica contra o espanhol Rafael Nadal.

Numa cerimónia sem precedentes, o presi-dente do Real Madrid,

Florentino Pérez, apresentou Cris-tiano Ronaldo, novo detentor da camisa 9 do clube, aos cerca de oitenta mil torcedores que enche-ram o Santiago Bernabéu.

O presidente do Real Madrid

assinalou a presença no estádio de “um símbolo do melhor futebol português e europeu de todos os tempos, o mítico Eusébio”, que teve um lugar de honra junto a Di Stéfano, figura emblemática do clube madrileno.

Cristiano Ronaldo afirmou es-tar muito feliz por estar em Ma-drid, confessando ter cumprido “um sonho de criança”, que era vestir a camisa do Real. Emocio-nado, o jogador disse ainda que “não acreditava que o estádio ia

estar cheio só para me ver”.A finalizar o seu curto discur-

so, puxou pelos adeptos e de-safiou-os a gritar em coro “Força Madrid!”.

Numa volta ao estádio para agradecer a presença dos adep-tos, Cristiano Ronaldo foi brindado com a música “À minha maneira”, dos Xutos e Pontapés. Dentre os convidados de honra, encontra-vam-se o embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro Mendonça e Moura, o núncio português Ma-nuel Monteiro de Castro, embai-xador do Vaticano em Madrid, e Aureliano Neves, presidente da Câmara hispano-portuguesa.

EsportE

Ronaldo: O novo número 9do Real MadridMais de 80 mil pessoas aplaudiram o jogador português

Cristiano Ronaldo se apresenta no estádio Santiago Bernabéu para 80 mil pessoas.

Torneio de Wimbledon consagra Serena Williams e Roger Federer

No último final de semana, o torneio de Wimbledon

finalmente conheceu seus vence-dores. No sábado, 04, a tenista norte-americana Serena Williams derrotou Venus, sua irmã, e levou

Final masculina demorou 4h16 e fez a partida se tornar um grande espetáculo.

Federer e Roddick se cumprimentam depois da partida final disuputada no domingo em Wimbledon, que durou 4h16.

Ele é notícia desde a década de 80, quando começou

com seus projetos de viajar pelos locais de bicicleta. José Geraldo de Souza Castro, ou Zé do pedal, é um ambientalista, motociclista, ciclista e aventureiro brasileiro, nascido em Viçosa, Minas Gerais, mas com os pés no mundo.

Em novembro de 1981, decidiu viajar do Brasil, saindo do Rio de Janeiro, para a Espanha em uma bicicleta, com a finalidade de assis-tir a Copa do Mundo da Espanha, em 82 e de lá não parou!

Logo em seguida, deu a volta ao mundo, percorrendo 117 mil quilômetros entre mais de 54 paí-ses em 3 anos e meio, aproveitan-do para acompanhar a Copa do Mundo no México em 86!

Também cruzou o Japão e par-te do Brasil em um velocípede de crianças (as duas viagens contabi-lizaram mais de 8 mil quilômetros) e desceu o Rio São Francisco de pedalinho. Viajou em um barco a pedal pelo Oceano Atlântico e foi campeão de motociclismo no Equador.

No entanto, desde 10 de maio do ano passado, Zé do Pedal está percorrendo 20 países da Europa e da África. A abertura da viagem começou na Torre Eiffel, em Paris,

vantagem com 11 triunfos. Atual número dois do ranking

da WTA (Associação das Tenistas Profissionais), Serena chegou à final após derrotar a russa Elena Dementieva por 2 sets a 1 com

o título de 2009, fazendo 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/2.

Assim, Serena faturou o seu terceiro título de Wimbledon, os ou-tros foram em 2002 e 2003. Esse foi o segundo ano seguido e quarto no geral que as duas irmãs dispu-taram a final.

A partida também marcou a oi-tava final de Grand Slam domina-da pelas Williams e Serena venceu seis. Em 21 confrontos diretos en-tre as irmãs, Serena agora está em

Brasileiro de 51 anos faz viagem a pedal de Paris a Johanesburgo para assistir a copa

e Zé do Pedal desta vez não usa uma bicicleta e sim um velocípede equipado com pneus de alta dura-bilidade, aro em polietileno, trans-missão de corrente blindado, barra de torção, quadro em aço, freio a disco nas duas rodas traseiras, 7 marchas, farol e outros acessórios, que foi doado pela empresa holan-desa BERG Toys.

Serão 17 mil quilômetros, com chegada prevista para o dia 01 de Junho de 2010, em Johanesburgo, onde o ciclista pretende assistir a Copa de Johanesburgo. O objeti-vo do projeto é chamar a atenção das pessoas para dois dos mais graves problemas que afetam a visão, principalmente das crianças, nos países menos desenvolvidos: Catarata e Glaucoma e divulgar o Programa SightFirst do Lions Club para combater a cegueira evitável.

Em seu trajeto, Zé do Pedal, como um aventureiro, enfrenta vá-rias intempéries: dorme em barra-cas na beira das estradas e teve até malária no meio do caminho, tendo que ficar de repouso. Mas atualmente ele retomou seu cami-nho rumo à Copa de 2010.

Page 36: BrazilianNews 380 London

09 a 15 de Julho de 2009

Helvécia Futsal é bi-campeão da F.A Futsal Cup

Mais uma vez o Helve-cia Futsal faz história no Futsal Inglês, con-

quistando de forma inédita o se-gundo título consecutivo da Copa de Futsal da Inglaterra, realizada na cidade de Sheffield, neste final de semana, entre as 16 melhores equipes de todo o país.

A Campanha até a final foi digna de uma equipe que no próximo mês de agosto será a representante da Inglaterra no campeonato europeu de Futsal, a UEFA FUTSAL CUP. Na primeira

fase, ou seja, na fase de grupos, foram três jogos. O primeiro con-tra a equipe do Fc Lietuva, forma-da por Poloneses e Lituanos, teve uma ótima atuação do Helvecia, onde os destaques individuais fo-ram os alas Douglas, Hugo e Bru-ninho. Bruninho driblou três ad-versários e fez o gol, que fechou a vitória em 8 a 0. No segundo jogo, o placar foi de 7 a 1 contra o time Loughborough Students, com destaques para Elizandro, Dou-glas, Hugo, Juninho, Leo e Jho-nata Guimarães. Para completar

a primeira fase e o time ficar em primeiro na chave, um empate era suficiente, mas o que se viu foi o Helvecia encarando o time da casa, Sheffield Hallamshire FC e saindo vitorioso por 8 a 1.

Já nas quartas de finais, a equipe encontrou a também equipe brasileira Kickers Futsal, fechando placar final com uma goleada, 8 x 2. Na semi-final, foi a vez do Tranmere Victoria, equi-pe tradicional do Futsal inglês que durante muito tempo teve a base da seleção inglesa. Mais uma vez,

a equipe comandada por Ronaldo Negrão venceu por 4 x 1 com gols de Elizandro Lima, Hugo Leonardo 2 e Raoni Medina.

Veio então a tão esperada fi-nal contra uma equipe que foi a grande surpresa da competição: o Loughborough Students. Na final, a equipe inglesa provou que fez por merecer estar ali e dificultou bastante para o Helvecia Futsal - com uma postura muito defensiva e taticamente correta. Mas com o apoio da torcida, o Helvecia Futsal iniciou a partida como pressionan-do o adversário, que assustava nos contra-ataques. A dificuldade era furar o bloqueio do Loughbo-rough.

No intervalo, Negrão motivou seus jogadores e criou alternativas para a equipe encontrar o caminho do gol. Assim, na segunda etapa, o Helvecia conseguiu seu primeiro gol, através do pivô e capitão Ra-oni Medina, que se aproveitou de uma bobeira da equipe inglesa e abriu o marcador. O gol deu mais tranqüilidade para o time que logo chegou ao segundo gol, de novo

através de Raoni Medina. Com 2 x 0 no placar, a equipe valorizou a posse de bola, mas mesmo assim foi surpreendida com um gol con-tra de Leo para a equipe inglesa já no final da partida. Placar Final: 2 x 1, o que garantiu a alegria do Hel-vecia por ser o único bi-campeão da FA Cup de forma consecutiva.

Agora, a equipe segue a Liga Nacional e o foco passa a ser a UEFA CUP que será realizada en-tre os dias 15 a 23 de agosto. Com o sorteio realizado na sede da FIFA em Nyon, na Suíça, no último dia 2 de julho ficou definido que o grupo do Helvecia Futsal contará com o Roubaix Futsal (França), Fair City Santos (Escocia) e o Golden Fut-sal Team, equipe essa da Finlândia onde serão realizados os jogos do Helvecia Futsal.

Vale Registrar a torcida que apoiou muito desde o começo e uniu as equipes brasileiras do Ki-ckers Futsal e do London United na torcida pelo o Helvecia Futsal - uma atitude louvável que não po-deria deixar de ser lembrada pelo Helvecia Futsal. Obrigado!

A equipe do Helvecia comemora a vitória Reg

ina

Bor

ges