cap1 capaerelatorio

3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA Manual de Laboratório de Física I Hatsumi Mukai e Paulo R. G. Fernandes Fevereiro/2008

Upload: juliana-fortunato

Post on 18-Jul-2015

215 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cap1 capaerelatorio

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

Manual de Laboratório de Física I

Hatsumi Mukai e Paulo R. G. Fernandes

Fevereiro/2008

Page 2: Cap1 capaerelatorio

Manual de Laboratório – Física Experimental I- Hatsumi Mukai e Paulo R.G. Fernandes

2

Como se faz um relatório? O relatório deve conter as informações necessárias para o entendimento do

experimento realizado. Nesse sentido, para que todos os alunos de Laboratório de Física Experimental I tenham uma orientação sobre como se deve fazer um relatório estamos sugerindo o seguinte modelo:

Capa :

Conteúdo: Resumo: O resumo informa, em linhas gerais, o que é feito no trabalho. Deve ser curto e extremamente objetivo. Sendo relatadas apenas as partes mais relevantes do trabalho.

Capítulo

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIA S EXATAS

DEPARTAMENTO DE FÍSICA LABORATÓRIO DE FÍSICA I

TÍTULO DO EXPERIMENTO

ACADÊMICO(S) : RA: TURMA: PROFESSOR: LOCAL E DATA:

Cabeçalho.

Título centralizado no meio da folha.

Identificação, data e local no final da página.

Page 3: Cap1 capaerelatorio

Manual de Laboratório – Física Experimental I- Hatsumi Mukai e Paulo R.G. Fernandes

3

1. Introdução: A introdução deve tratar de dois aspectos: Uma apreciação sobre o assunto, mostrando sua importância e a apresentação clara e específica dos objetivos do trabalho. Deve indicar o meio e a finalidade da investigação. 2. Desenvolvimento Teórico: Escrever a teoria necessária para o desenvolvimento e compreensão do experimento a ser realizado de forma sucinta. Desenvolvimento Experimental: Nessa parte do relatório deverá conter: 3. Materiais utilizados: cite, em itens, todo o material utilizado no experimento. Para se auxiliar na descrição do material ou equipamento utilizado, faça uma figura (esboço ou esquema) indicando, se for o caso, partes do equipamento com números, letras ou palavras. 4. Descrição do experimento: Neste item deverá ser relatado como se obteve os dados experimentais, descrevendo o procedimento de execução dando ênfase aos detalhes. 5. Resultados: Separe por itens: a) Valores obtidos (valores medidos); (b) Cálculos e resultados dos cálculos; (c) Gráficos. Colocar em tabelas (na vertical) os dados experimentais; explicitar os cálculos salientando os principais resultados e apresentar os gráficos com as respectivas curvas de ajustes. As figuras e tabelas possuem número e legenda que devem ser citadas no texto; as legendas devem ser auto explicativa. 6. Análise dos resultados: Discuta todos os resultados obtidos. Analise os gráficos e principalmente os parâmetros obtidos a partir das curvas de ajuste. Busque sempre uma conexão entre as partes experimental e teórica discutindo as possíveis discrepâncias. 7. Conclusões: A conclusão deve estar ligada diretamente ao(s) objetivo(s). Salientar os principais resultados obtidos no experimento. A leitura da Introdução e da Conclusão deverá dar ao leitor uma percepção global do trabalho. 8. Bibliografia: Coloque todas as referências utilizadas de acordo com as normas da ABNT. Ex. Autor (es), Título da obra, Editora, Página e Ano da edição. Bibliografia: [1] Manual de Laboratório – Física 1 – Instituto de Física – Universidade de São Paulo, 40-41, (1983); [2] A. A. Cervo e P. A. Bervian, Metodologia Científica, Mc Graw-Hill – Porto Alegre (1975).