clipping fapeam - 23.10.2013

53

Upload: decon-fapeam

Post on 09-Mar-2016

266 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas.

TRANSCRIPT

Page 1: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013
Page 2: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – UEA Editoria: Pag: Assunto: Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas 22/10/2013 17:02 Com a participação de estudantes e professores, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), abriu oficialmente em Parintins, nesta-segunda-feira (21), a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013).

O evento de abertura contou com a presença do titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, do diretor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins, David Xavier, e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Carlossandro Albuquerque.

Segundo Sena, o motivo da escolha de Parintins para sediar a abertura da SNCT deve-se principalmente à pujança do município no campo de CT&I, que se tornou marcante graças à presença das instituições de ensino na cidade, dentre essas a UEA, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

“A abertura da SNCT em Parintins é um fato histórico, representativo do quanto este município cresceu e se fez presente no campo de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, esclareceu o secretário.

A palestra “Novo Mapa da Ciência Brasileira”, proferida por Odenildo Sena, revelou que este novo cenário da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas se insere num conjunto de fatores que vai desde a ampliação dos campi das universidades federais no interior à formação de mais mestres e doutores.

Para ele, o divisor de águas neste cenário foi a criação, em 2003, do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, capitaneado pela SECTI-AM, que agrega a UEA, como centro de pesquisa

Sim

Não

Sim Não

Page 3: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

universitária, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), instituição fomentadora de todas essas mudanças.

FAPEAM

A relevância da Fapeam para o avanço em CT&I no Amazonas é percebida em todas as atividades da SNCT, na UEA de Parintins. As pesquisas apresentadas, exposições e demais apresentações são resultados de projetos apoiados pela instituição.

Nesses dez anos de sistema público de CT&I no Estado, a Fundação possibilitou a formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, com destaque para a formação de mestres e doutores.

Em 2002, o Amazonas contava com aproximadamente 400 doutores concentrados na Ufam e, atualmente, o quantitativo se aproxima de 2 mil doutores. “Esse número atual é bom, mas ainda é pouco, porque começamos relativamente tarde a montar nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação, por isso temos ainda muita estrada pela frente”, revela o secretário.

Para David Xavier, os resultados dos investimentos em recursos humanos já são perceptíveis e anunciou que na UEA de Parintins a maioria dos professores tem mestrado ou doutorado. “É importante que a comunidade acadêmica reflita acerca da sua produção científica e socialize esses conhecimentos com a sociedade, que é a beneficiária direta de tudo o que é produzido na academia”, disse.

ATIVIDADES

A UEA tem participado intensamente das atividades da 10ª. SNCT. De acordo com o professor Carlosssandro Albuquerque, todos os centros, núcleos e escolas da UEA, tanto na capital como no interior, estão envolvidos na Semana, atingido um público interno de 15 mil alunos da universidade.

Ele avalia que estas ações fortalecem a interiorização da produção acadêmica da universidade e promovem a aproximação com a comunidade amazonense. “Atualmente, a UEA é a maior instituição de ensino com atividades desenvolvidas na SNCT no País”, revelou.

Em Parintins, as ações da SNCT organizadas pela UEA levaram ao campus não só estudantes de graduação, mas também dos ensinos fundamental e médio.

As atividades foram coordenadas pelos professores Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki, de Astronomia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-UEA), e por Adriano Márcio dos Santos, mestre em física, com doutorado e pós-doutorado em tecnologias energéticas e nucleares.

Até a sexta-feira (25) acontecem também atividades lúdicas e apresentações culturais.

SNCT EM MANAUS

Em Manaus, abertura oficial da 10ª SNCT acontece na quarta-feira (23), às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

As ações visam sensibilizar os participantes sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, e relacionar as contribuições da ciência e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida.

Agência CT&I Amazonas, por Denison Silvan e Marlúcia Seixas

http://www3.uea.edu.br/noticia.php?notId=28667

Page 4: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Ufam Editoria: Pag: Assunto: ICET aproxima estudantes da rede pública na SNCT 2013

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

ICET aproxima estudantes da rede pública na SNCT 2013Publicado em 22 Outubro 2013

A VII Semana de Ciência e Tecnologia e o II Simpósio sobre docência no interior do Amazonas ocorrem simultaneamente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013) no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia ICET/Ufam/Itacoatira. Os eventos ocorrem de 21 a 25 de outubro.

Segundo o diretor do ICET/Ufam-Itacoatira, professor Fábio Medeiros Ferreira, desde 2007, o Instituto vem acompanhando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e que foi inevitável a participação do ICET no processo de popularização da Ciência em nosso Estado. Ele relata que a partir de 2008 até 2012 houve a participação conjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM),cujo objetivo foi trazer pesquisadores de varias áreas do conhecimento, principalmente aqueles voltados para a área tecnológica.

O professor lamenta que este ano esse participação conjunta ocorre separadamente, mas somente o ICET-Ufam está mais incisiva na programação despertando interesse dos estudantes da rede pública de ensino. Nesse sentido, a programação vem estimular cada vez mais o processo de popularização da ciência em nosso Estado. Nós vemos que o País tem procurado valoriza a formação de novos cientistas e, este ano, é o momento em que o ICET pode dar maior contribuição aproximando a sociedade com o universo acadêmico, comenta o diretor.

Para Fábio Ferreira, a SNCT 2013 oportuniza a Universidade fazer a interlocução com a sociedade. Ele acrescenta ainda que é o momento de trazer profissionais de diferentes regiões do País que podem ajudar a construir e ampliar as discussões sobre as diferentes áreas do conhecimento. Este ano, com maior destaque ao que vem sendo desenvolvido na Educação Básica, por meio do

Sim

Não

Sim Não

Page 5: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Programa Ciência na Escola (PCE) realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), completa o professor.

A coordenadora geral da VII Semana de Ciência e Tecnologia e o II Simpósio sobre docência no interior do Amazonas, professora Nayana Cristina Gomes Teles,disse que o objetivo dos eventos é criar um espaço de troca entre os pesquisadores locais e os nacionais, como também a troca entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Dessa forma, contribuir para a formação e capacitação das pessoas e trazer a população para a Universidade, completa a professora.

Em nosso município, nos temos pesquisadores de qualidade para desenvolver projetos de divulgação da Ciência. Mas, acredito que a grande deixa da SNCT 2013 é conscientizar o estudante sobre o que é Ciência? E desmitificar alguns conceitos de que a Ciência somente pode ser adquirida em laboratórios e que pode ser possivelmente compreendida no nosso dia a dia, ressalta a coordenadora.

Na palestra de abertura, o professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), João Cláudio Machado, aborda o tema ‘Esporte, Saúde e Ciencia’ que justifica o tema em razão da realização de eventos esportivos em todo o país, no caso, a Copa Futebol que ocorrerá em 2014. É importante obter o conhecimento científico e técnico sobre o desenvolvimento do esporte em prol a saúde e para o auto rendimento. Demonstrar o quanto a tecnologia vem contribuindo para o desenvolvimento e surgimento de instrumento e métodos de análise na saúde e no esporte foi o objetivo da palestra, finaliza o professor.

http://portal.ufam.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1478:icet-aproxima-estudantes-da-rede-publica-na-snct-2013&catid=59&Itemid=170

Page 6: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Fapema Editoria: Pag: Assunto: Presidentes das FAPs de todo o Brasil participam de missão científica no

Reino Unido

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Presidentes das FAPs de todo o Brasil participam de missão científica no Reino UnidoTer, 22 de Outubro de 2013 20131021 114537Começou ontem (21) a missão científica composta por nove Fundações brasileiras de Amparo à Pesquisa (FAPs). Seus representantes estarão no Reino Unido até 25 de outubro a convite da Rede Britânica de Ciência e Inovação, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). A diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Guerra, está entre os membros da comissão.

Por volta das 9hs, a delegação foi recepcionada por Alexia Hereford, gerente de Políticas Internacionais do Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, instituição equivalente ao CONFAP, que apresentou o mecanismo britânico de financiamento a pesquisas científicas e discutiu possibilidades de cooperação com o Brasil. Ainda nesta manhã, o grupo que representa FAPs de várias regiões (incluindo Fundação Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc) assistiu a apresentações dos Conselhos de Pesquisa de áreas como Biotecnologia, Engenharia e Economia.A delegação cumpre agenda cheia nos próximos dias e reúne-se com representantes de 17 universidades inglesas, entre outros compromissos.http://www.fapema.br/site2012/index.php?option=com_content&view=article&id=2478:presidentes-das-faps-de-todo-o-brasil-participam-de-missao-cientifica-no-reino-unido&catid=101:noticias-destaque&Itemid=117

Sim

Não

Sim Não

Page 7: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Portal Brasil Editoria: Pag: Assunto: Projeto de iniciação científica une ciência e cultura

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Projeto de iniciação científica une ciência e culturaSNCT 2013por Portal Brasil — publicado 22/10/2013 11:10, última modificação 22/10/2013 11:12Iniciativa propõe a transferência de tecnologia para a fabricação de instrumento musical com madeiras da Amazônia

Alunos fazem seus próprios instrumentos de corda feitos de madeira da AmazôniaItens relacionadosEstudo sobre a biodisponibilidade de fruto amazônico é premiadoInstituto de Pesquisas da Amazônia realiza programação especialInpa realiza Circuito da Ciência especial neste sábado

Afinação na ponta dos dedos para uma apresentação que ficará por muito tempo na memória de dez alunos de escolas públicas de Manacapuru, município do interior do Amazonas. Após oito meses de ensaios a Camerara de Ukulelê fez, neste domingo (20), juntamente com a Orquestra de Violão do Amazonas, uma apresentação para 700 pessoas no Teatro Amazonas em Manaus.

A camerata de Ukulelê é o resultado de um projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)-Madeiras da Amazônia. O evento deste domingo fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Tudo começou com o projeto ‘Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia’ desenvolvido no Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic-Jr). O objetivo é transferir tecnologia para a fabricação com madeiras da Amazônia de um instrumento musical de cordas, mas por conta do interesse dos alunos pela música a ação foi ampliada, a partir de então, os dez alunos

Sim

Não

Sim Não

Page 8: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

aprenderam a tocar o Ukulelê que eles mesmos confeccionaram.

No repertório músicas internacionais, nacionais e regionais como a ciranda, ritmo tradicional de Manacapuru. Para a estudante Luana Monteiro, 17, o projeto ajuda na conscientização das pessoas para o uso racional da madeira. Ainda de acordo com ela, a ideia agora é permanecer no projeto. “Não precisamos desmatar e sim reaproveitar e foi o que a gente fez (com o Ukulelê). Tocar no Teatro Amazonas foi uma experiência muito bacana. Estamos esperando uma boa oportunidade para continuar com o projeto”, disse.

A tecnologia foi adquirida no estado do Espírito Santo por um dos sócios da empresa incubada pelo Inpa Puro Amazonas e a matéria-prima para o projeto foi obtida de resíduos de demolição dentro do campus I do Inpa e de algumas árvores caídas naturalmente. Para a coordenadora do projeto, pesquisadora do Inpa, Claudete Catanhede, a iniciativa é importante já que une cultura e ciência para um social. “Foi a primeira vez que unimos no Estado ciência e cultura. Agora a expectativa é que eles sigam o caminho da musica. O projeto mostrou o valor da floresta pois é possível confeccionar o Ukulelê sem derrubar uma árvore”, ressaltou.

O projeto tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A apresentação da Camerata no Teatro Amazonas teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

INCT

Madeiras da Amazônia é um Centro Nacional de Pesquisas e Inovação de Madeiras da Amazônia que reúne pesquisadores do Inpa e de Instituições parceiras. A meta principal é o desenvolvimento e execução de estudos de manejo florestal e aproveitamento por meio de processos industriais da madeira e dos seus resíduos. A associação do manejo à tecnologia de processamento.

O projeto iniciado em 2009 tem duração prevista de cinco anos e busca socializar o conhecimento e transferir tecnologia que permita dobrar o rendimento da madeira amazônica. Um dos produtos de maior liquidez econômica extraído da floresta.

Fonte:Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia

http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2013/10/projeto-de-iniciacao-cientifica-une-ciencia-e-cultura

Page 9: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Portal Brasil Editoria: Pag: Assunto: Presidente da FA participa de missão científica ao Reino Unido

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Presidente da FA participa de missão científica ao Reino Unido22/10/2013Começou, nesta segunda-feira (21), a missão científica composta por nove Fundações Brasileiras de Amparo à Pesquisa (FAPs). Seus representantes estarão no Reino Unido até 25 de outubro a convite da Rede Britânica de Ciência e Inovação, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

Pela manhã, a delegação foi recepcionada por Alexia Hereford, gerente de Políticas Internacionais dos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, instituição equivalente ao CONFAP, que apresentou o mecanismo britânico de financiamento a pesquisas científicas e discutiu possibilidades de cooperação com o Brasil. O grupo, que representa FAPs de várias regiões (incluindo Fundação Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc), assistiu a apresentações dos Conselhos de Pesquisa de áreas como Biotecnologia, Engenharia e Economia.

A delegação cumpre agenda cheia nos próximos dias e reúne-se com representantes de 17 universidades inglesas, entre outros compromissos.

Fonte: FAPESC

http://www.fappr.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=727

Sim

Não

Sim Não

Page 10: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Bocas e Notícias Editoria: Pag: Assunto: Notícia - Pesquisa desenvolvida no Amazonas será destaque em congresso

internacional

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Notícia - Pesquisa desenvolvida no Amazonas será destaque em congresso internacionalO estudo traçou um panorama da extensão universitária da UEA ao avaliar participação dos Centros de Estudos Superiores do interior do Amazonas. A análise se concentrou nos municípios de Parintins e de TabatingaManaus, 20 de Outubro de 2013ROSA DOVAL (DA AGÊNCIA FAPEAM)

Pesquisa inédita sobre extensão universitária realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) ultrapassa fronteiras e é destaque em congresso internacional. O estudo 'Extensão Universitária da Universidade do Estado do Amazonas: um panorama no período de 2011 a 2013′ foi desenvolvido no curso de Especialização em Extensão Universitária pela professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Joelma Monteiro de Carvalho com a parceria do professor e pró-reitor de extensão da UEA, Carlossandro Carvalho de Albuquerque.

O trabalho teve início em 2012 e os resultados foram apresentados no dia 23 de agosto na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Belo Horizonte (MG). O projeto foi um dos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Conforme Carvalho, o estudo traçou um panorama da extensão universitária da UEA ao avaliar participação dos Centros de Estudos Superiores do interior do Amazonas. A análise se concentrou

Sim

Não

Sim Não

Page 11: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

nos municípios de Parintins e de Tabatinga (distantes, respectivamente, 369 e 1105 quilômetros da capital) no que se refere aos programas e projetos de extensão.

Desta vez, o trabalho será um dos destaques no Congreso Extensión y Sociedad/2013 realizado na Universidade de La República de Montevidéu (Uruguai) nos dias 06,07 e 08 de novembro.

O evento tem como objetivo refletir coletivamente sobre a capacidade transformadora da extensão, sobre os processos de reforma universitária e a promoção de uma universidade comprometida com a transformação social.

Segundo Carvalho, as expectativas para o evento são muitas, já que durante o encontro ela vai ter a possibilidade de trocar ideias e saberes a partir dos contextos amazônicos e perceber como outros países e universidades dialogam a extensão universitária.

"Minha felicidade é muito grande, pois terei a oportunidade de difundir o conhecimento que é resultado da pesquisa realizada sobre extensão universitária com o fomento da FAPEAM e mostrar que a Universidade do Estado do Amazonas vem buscando estratégias em proporcionar a extensão universitária para os mais distantes espaços amazônicos. Além de poder conhecer os trabalhos de outras universidades brasileiras e estrangeiras e poder compartilhar os mesmos desafios e perspectivas", disse.

Para saber mais sobre o evento clique aqui.

Sobre o PapeO Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape) visa apoiar a participação de pesquisador/estudante qualificado, em eventos científicos e tecnológicos relevantes no País e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.

http://bocasenoticias.blogspot.com.br/2013/10/noticia-pesquisa-desenvolvida-no.html

Page 12: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – G1.Globo Editoria: Pag: Assunto: Cientistas descobrem nova espécie de peixe elétrico em rio da GuianaCita a FAPEAM:

Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Cientistas descobrem nova espécie de peixe elétrico em rio da Guiana23/10/2013 07h00 - Atualizado em 23/10/2013 07h00Denominado 'Akawiao penak', peixe mede no máximo dez centímetros.Animal representa um novo gênero, segundo pesquisadores.

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova espécie de peixe elétrico em um rio da Guiana, informou o coordenador da missão, o colombiano Javier Maldonado, que publicou a descoberta na revista científica "Zoologica Scripta".

O novo animal, denominado Akawiao penak, é um peixe de água doce, mede no máximo dez centímetros e difere de outros animais em seus ossos e na morfologia craniana, de acordo com Maldonado, cientista da Universidade Javeriana de Bogotá, especializado em peixes elétricos.

Para confirmar a descoberta, os pesquisadores analisaram o DNA e traçaram a árvore evolutiva deste peixe anguiliforme que habita o Rio Mazaruni. Assim, determinaram que o animal representa um novo gênero e, portanto, uma nova categoria taxonômica.

Maldonado explicou que o Akawiao penak pertence a um grupo de peixes popularmente conhecidos como "facas", pelo formato do corpo, ou elétricos, devido à capacidade de produzir e detectar campos elétricos, os quais usa para navegar, identificar objetos e se comunicar com outros peixes da sua espécie.

Estes peixes, que têm uma visão muito limitada e habitam zonas turvas do rio, produzem e detectam

Sim

Não

Sim Não

Page 13: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

cargas elétricas, com as quais obtêm informações de seu entorno. "A maioria das descargas não são perceptíveis, isto é (os peixes) podem ser agarrados com a mão, já que a frequência é muito baixa. Não se pode vê-los, mas podem ser escutados, este som se grava", disse Maldonado.

As missões de explorações da equipe de pesquisa foram organizadas pelo Royal Ontario Museum, do Canadá, e a Universidade da Guiana, em Georgetown. "O fato de esta área ser tão remota e ter estado isolada tanto tempo indica que seja muito provável encontrar novas espécies", afirmou Nathan Lovejoy, membro da missão.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/10/cientistas-descobrem-nova-especie-de-peixe-eletrico-em-rio-da-guiana.html

Page 14: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: química das sensações e palestra sobre a história

das telenovelas no Brasil são destaques do PCE

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Semana Nacional de C&T: química das sensações e palestra sobre a história das telenovelas no Brasil são destaques do PCE2013-10-22 – 11:51:53

O Programa Ciência na Escola é parceiro do Inpa na Semana Nacional de C&T. Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a SNCT no Inpa realiza diversas atividades relacionadas, como pedaladas científicas, trilhas e mostras de trabalhos

Por Jamyly MacedoAté o próximo dia 23 o Programa Ciência na Escola (PCE) apresenta 15 projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Os trabalhos estão em exposição no lago amazônico do Bosque da Ciência do Instituto e contará com a participação de alunos de escolas públicas.

O PCE é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e conta com o apoio do Inpa. Segundo a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Técnico Científico, Miceia de Paula, a seleção dos projetos para a SNCT 2013 do Instituto foi feita com base no tema. “Selecionamos os projetos que tinham relação com o tema do ano, ciência, esporte e saúde, diversificando as linhas de pesquisa”.

O PCE, que conta com a participação direta de cinco projetos por dia, teve nesta segunda-feira (22) como um dos destaques ‘Os 60 anos de Telenovelas no Brasil’, coordenado pela professora Waleska

Sim

Não

Sim Não

Page 15: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Cordeiro. O objeto de pesquisa dos alunos é a novela brasileira e todo seu contexto histórico.

Para a estudante Beatriz Abreu, que participa pela primeira vez da Semana Nacional, estar na SNCT exigiu muito esforço, preparação e leitura. “Estudei muito para fazer essa participação, ensaiei muito, e procurei todas as informações sobre as novelas do Brasil urbano; fiquei meio nervosa, mas estava preparada”, afirma.

Outro projeto que marcou presença durante a exposição foi a “Química das sensações”, e o jovem cientista David Campos, fez questão de contar como foi participar “É a minha primeira participação e está sendo incrível. Antes eu não tinha conhecimento sobre essa Semana e a oportunidade que eu estou tendo hoje nem todo mundo tem lá fora, sou cientista e isso pra mim significa aprimoramento”.

Além do PCE outras instituições também se apresentam como, por exemplo, o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros dentre outros.

Projetos PCE participantes

Dança: Expressão corporal – um corpo que fala

Aprendendo a química com as sensações

Análise bacteriológica do material escolar dos estudantes da Escola Estadual Ana Neire Marques da Silva

Os 60 anos de telenovelas no Brasil: uma fantástica viagem aos bastidores da fábrica dos sonhos

Clube de ciências Vicente de PaulaPlantas e ervas no ramal do Brasileirinho medicinaisA horta escolar na educação alimentarA fabricação do sabão ecológico por meio da utilização de óleo comestível usado como promoção da educação ambiental na Escola Estadual Nunez JimenezGincana Cultural da E. E. Presidente Castelo BrancoEnamorados pela vida: uso de vídeos e mídias impressas na produção de um ambiente escolar sem drogasPreservando o meio ambiente escolarBrincando e aprendendo com o TangramFatores associados ao consumo de álcool e drogas entre estudantes da E. E. Adalberto ValleMonitoramento da qualidade de água de consumo da Escola Sebastiana BragaOrientação, conscientização e direcionamento para o descarte de óleo de cozinha no bairro São Lázaro: o meio ambiente agradece

Socializando saberes: fusão e difusão da cultura africana do Brasil

Foto da chamada: Luana Moura/Ascom PCE

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3007

Page 16: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: química das sensações e palestra sobre a história

das telenovelas no Brasil são destaques do PCE

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Semana Nacional de C&T: visitas laboratoriais incentivam alunos na carreira científica2013-10-22 - 15:50:30Ate quarta-feira (23), a atividade 'Laboratório de Portas Abertas' do Inpa recebe escolas de Manaus (AM) e expõe seus trabalhos para o incentivo acadêmico e científico dos estudantes

Por Raiza Lucena

A oportunidade de visitar os laboratórios e conhecer sua dinâmica faz parte do programa Laboratório de Portas Abertas, realizado até quarta-feira (23), dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Nesta terça-feira (22), os laboratórios receberam estudantes da Escola Estadual Senador João Bosco.

A mestranda da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Rita Cynara Salles, que desenvolve seu projeto no Inpa, estava responsável pela explicação do processo no laboratório de Produtos Naturais, coordenado pelo pesquisador do Inpa Sérgio Nunomura. “De uma forma geral, as visitas ajudam a incentivar os alunos a se informarem e se interessarem na área científica e no desenvolvimento de projetos acadêmicos. Eles acabam alinhando o conhecimento do seu dia-a-dia com as áreas que mais se identificam, já que as visitas ocorrem em laboratórios de outras áreas”, afirma Salles.

O laboratório de produtos naturais trabalha com o estudo químico das plantas medicinais, desde a coleta até o isolamento da substância a ser trabalhada. Esse estudo comprova a finalidade das

Sim

Não

Sim Não

Page 17: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

plantas medicinais usadas pelas populações locais, ou pode servir para auxiliar na caracterização botânica da planta.

A professora de Física Renata Lima acredita que a visita incita a carreira científica. “Acho importante para a formação dos alunos e muitos ficam admirados com a estrutura bem preparada do laboratório, que é muito diferente ao da escola. Futuramente, eles podem vir a pensar em ser pesquisadores”, afirma.

O estudante da 2ª Série do Ensino Médio Matheus Nogueira, se sentiu motivado. “Estamos adquirindo conhecimento na área química e aprendendo a aplicar as fórmulas usadas em sala de aula, aqui. Química é uma área que eu gosto muito e isso nos ajuda a decidir o que seguir”, explana o estudante.

Laboratório de bioprospecção

Outro laboratório que fez parte da programação de visitas foi o Laboratório de Bioprospecção, de responsabilidade da pesquisadora Cecília Nunez. A doutoranda Vanessa Carvalho, uma das anfitriãs dos estudantes, explicou o funcionamento do laboratório e a relevância da visita para os alunos. “O laboratório trabalha com diferentes áreas desde micologia, passando pela fitoquímica, alguns testes biológicos e a parte de cultivo celular vegetal. Essa visita dá a eles a ideia prática do que eles aprendem em teoria e que muitas vezes as escolas não podem proporcionar, então visitar um instituto de pesquisa como o Inpa, é ter uma noção de qual carreira seguir no futuro”, ressalta.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3009

Page 18: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: Pedalada Científica do Inpa em dois horários

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Semana Nacional de C&T: Pedalada Científica do Inpa em dois horários2013-10-22 – 18:54:09

A atividade que encerra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa será realizada nesta quinta-feira, às 8h e às 10h

Por Cimone Barros

O feriado desta quinta-feira (24), Aniversário Manaus, está com uma atração a mais para quem gosta de esporte e conhecimento científico. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove em parceria com o movimento Pedala Manaus a primeira “Pedalada Científica” pelas vias pavimentadas do Instituto, que fica em Petrópolis, zona Centro-Sul.

A atividade será realizada em dois horários, dando a oportunidade de maior participação dos interessados. Uma etapa terá início às 8h e a outra às 10h. A pedalada encerra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Inpa, que este ano tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Palestras, oficinas, exposições e laboratórios de portas abertas constam na programação.

De acordo com um dos coordenadores do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, esta é a primeira vez que o movimento faz uma atividade neste formato. “É uma atividade direcionada, mas é muito interessante porque a bicicleta tem tudo a ver com mobilidade e meio ambiente, e ainda contribui para o bem estar das pessoas”, disse.

Sim

Não

Sim Não

Page 19: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Para a coordenadora da SNCT do Inpa, Denise Gutierrez, a Pedalada Científica “não é um simples passeio ciclístico”, já que o percurso contará com cinco paradas estratégicas para os visitantes conhecerem as espécies de plantas e animais que compõem o campus do Inpa. Entre os pontos estão os tanques dos peixes-bois e a Casa da Ciência, ambos dentro do Bosque da Ciência do Instituto.

Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (92) 3643-3135 ou enviar email para [email protected] dizendo o nome e a idade. É preciso ainda ter a própria bicicleta.

Aguiar recomenda que o participante esteja com boa saúde, manutenção da bicicleta em dia e o uso de roupas adequadas para a prática esportiva: tênis e roupas leves.

Pedala Manaus

Para quem está disposto a pedalar de forma mais contínua, os integrantes do Pedala Manaus se reúnem todas as terças e quintas, às 20h, no Parque dos Bilhares, atrás da quadra de esporte, com entrada pela Constantino Nery. Aproximadamente 250 pessoas participam por semana.

As terças-feiras, há passeios de 15 km a 20km pelas ruas da cidade e às quintas-feiras são realizadas atividades educativa e de orientação aos ciclistas, como por exemplo, se portar no trânsito, regra de segurança, manutenção básica e equilíbrio. Depois, os participantes sobem na magrela para pedalar cerca de dez quilômetros.

Foto da chamada: Acervo Pedala Manaus

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3010

Page 20: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: atividades físicas e esportivas para estudantes

de escolas públicas da capital

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Semana Nacional de C&T: atividades físicas e esportivas para estudantes de escolas públicas da capital2013-10-22 - 18:59:55As atividades tem o apoio da Biblioteca do Instituto e da Rede de Jovens e Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Incluso (REJUPE)

Por Leonardo Jeronimo

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove até manhã (23) conhecimento, saúde e diversão para jovens de escolas públicas da capital. As atividades iniciaram desde segunda-feira (21) e fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Segundo Nadla Oliveira, chefe do Serviço de Documentação e Informação (SDIN/Inpa) a programação do evento está bem diversificada. “Temos várias modalidades esportivas como vôlei, futebol e queimada para os alunos das escolas convidadas para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. Nadla conta que a receptividade dos alunos em relação às atividades tem sido ótima, ela afirma que para eles tem sido uma diversão, que é somada junto ao conhecimento adquirido durante a passagem pelo Lago Amazônico, onde acontece a exposição de projetos científicos do Inpa.

A prática esportiva acontece pela manhã e a tarde. Segundo o professor e personal training convidado pela Biblioteca para coordenar as ações esportivas na Praça da Bandeira, Marcio Anderson, as atividades físicas dentro do Inpa permitem um contato direto com a natureza.

Sim

Não

Sim Não

Page 21: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

A iniciativa está diretamente ligada ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que é "Ciência, Saúde e Esporte" e servirá para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. A escolha do tema da semana foi direcionada para aproveitar que o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014, e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3011

Page 22: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Estudantes participam de oficina de redação durante a Semana Nacional de

Ciência e Tecnologia do Inpa

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Estudantes participam de oficina de redação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa2013-10-22 – 19:10:12Tema deste ano é “Meu esporte favorito”. Cerca de 300 alunos do ensino fundamental participam da atividade, que também é composta de pintura, desenho livre e quebra-cabeça

Por Cimone Barros

Para despertar o interesse da criança para a leitura e a escrita, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) realiza oficina de redação com escolas da rede pública de Manaus (AM) que participam de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Instituição. Os autores das três melhores redações serão premiados nesta quarta-feira (23) com livros infantis e educativos da Editora Inpa.

De acordo com a coordenadora da oficina de redação, Shirley Cavalcante, cerca de 300 estudantes do ensino fundamental de seis escolas participam da atividade. “A redação é não é obrigatória, faz apenas quem quer. Temos outras atividades educativas paralelas, como pintura, desenho e quebra cabeça”, disse Cavalcante.

O tema deste ano é “Meu Esporte Favorito”, em referência a temática abordada na SNCT, que é “Ciência, Saúde e Esporte. O aluno tem 20 minutos para escrever o texto. Vôlei e o futebol são os esportes favoritos das crianças.

Sim

Não

Sim Não

Page 23: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

“Algumas redações surpreendem pela capacidade de colocar no texto a correlação entre esporte e qualidade de vida”, contou a pedagoga Odinéia Bezerra, coordenadora substituta do projeto.

Elen Carolina Matos, 10, estudante do 4° ano da Escola Estadual Aristóteles Alencar aproveitou a sua primeira visita ao Inpa para participar de todas as atividades, desde a observação cuidadosa no tanque dos mamíferos aquáticos da Amazônia, onde estão os peixes-bois e ariranhas, passando pela oficina de redação até a visita à carpoteca – lugar onde se guarda fruto. “Eu gosto muito de escrever; tenho até um diário”, revelou.

Para a professora Leili Ane Farias, a visita das escolas ao Inpa é uma oportunidade significativa de agregar conhecimento e conscientização ambiental. “As crianças saem da sala de aula e conhecem um espaço que tem muito a ensinar, além de despertar a consciência ambiental”.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3013

Page 24: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Parintins abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no AmazonasAGÊNCIA CT&I AMAZONAS, DENISON SILVAN E MARLÚCIA SEIXASPostado em 22/10/2013Com a participação de estudantes e professores, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), abriu oficialmente em Parintins, nesta-segunda-feira (21), a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013).

O evento de abertura contou com a presença do titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, do diretor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins, David Xavier, e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Carlossandro Albuquerque.

Segundo Sena, o motivo da escolha de Parintins para sediar a abertura da SNCT deve-se principalmente à pujança do município no campo de CT&I, que se tornou marcante graças à presença das instituições de ensino na cidade, dentre essas a UEA, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

“A abertura da SNCT em Parintins é um fato histórico, representativo do quanto este município cresceu e se fez presente no campo de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas”, esclareceu o secretário.

A palestra “Novo Mapa da Ciência Brasileira”, proferida por Odenildo Sena, revelou que este novo cenário da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas se insere num conjunto de fatores que vai desde a ampliação dos campi das universidades federais no interior à formação de mais mestres e doutores.

Sim

Não

Sim Não

Page 25: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Para ele, o divisor de águas neste cenário foi a criação, em 2003, do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, capitaneado pela SECTI-AM, que agrega a UEA, como centro de pesquisa universitária, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), instituição fomentadora de todas essas mudanças.

As atividades da SNCT contam com o envolvimento de 15 mil alunos da UEA. Foto: Marlúcia Seixas

FAPEAM

A relevância da Fapeam para o avanço em CT&I no Amazonas é percebida em todas as atividades da SNCT, na UEA de Parintins. As pesquisas apresentadas, exposições e demais apresentações são resultados de projetos apoiados pela instituição.

Nesses dez anos de sistema público de CT&I no Estado, a Fundação possibilitou a formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, com destaque para a formação de mestres e doutores.

Em 2002, o Amazonas contava com aproximadamente 400 doutores concentrados na Ufam e, atualmente, o quantitativo se aproxima de 2 mil doutores. “Esse número atual é bom, mas ainda é pouco, porque começamos relativamente tarde a montar nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação, por isso temos ainda muita estrada pela frente”, revela o secretário.

Para David Xavier, os resultados dos investimentos em recursos humanos já são perceptíveis e anunciou que na UEA de Parintins a maioria dos professores tem mestrado ou doutorado. “É importante que a comunidade acadêmica reflita acerca da sua produção científica e socialize esses conhecimentos com a sociedade, que é a beneficiária direta de tudo o que é produzido na academia”, disse.

ATIVIDADES

A UEA tem participado intensamente das atividades da 10ª. SNCT. De acordo com o professor Carlosssandro Albuquerque, todos os centros, núcleos e escolas da UEA, tanto na capital como no interior, estão envolvidos na Semana, atingido um público interno de 15 mil alunos da universidade.

Ele avalia que estas ações fortalecem a interiorização da produção acadêmica da universidade e promovem a aproximação com a comunidade amazonense. “Atualmente, a UEA é a maior instituição de ensino com atividades desenvolvidas na SNCT no País”, revelou.

Em Parintins, as ações da SNCT organizadas pela UEA levaram ao campus não só estudantes de graduação, mas também dos ensinos fundamental e médio.

As atividades foram coordenadas pelos professores Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki, de Astronomia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-UEA), e por Adriano Márcio dos Santos, mestre em física, com doutorado e pós-doutorado em tecnologias energéticas e nucleares.

Até a sexta-feira (25) acontecem também atividades lúdicas e apresentações culturais.

SNCT EM MANAUS

Page 26: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Em Manaus, abertura oficial da 10ª SNCT acontece na quarta-feira (23), às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

As ações visam sensibilizar os participantes sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, e relacionar as contribuições da ciência e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida.

Agência CT&I Amazonas, por Denison Silvan e Marlúcia Seixas

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/parintins-abre-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-no-amazonas/

Page 27: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Na SNCT, PCE apresenta química das sensações e palestra sobre

telenovelas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Na SNCT, PCE apresenta química das sensações e palestra sobre telenovelasPostado em 22/10/2013Até o próximo dia 23, o Programa Ciência na Escola (PCE) apresenta 15 projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Os trabalhos estão em exposição no Lago Amazônico, do Bosque da Ciência e contará com a participação de alunos de escolas públicas.

O PCE é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e conta com o apoio do Inpa. Segundo a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Técnico Científico, Miceia de Paula, a seleção dos projetos para a SNCT 2013 do Instituto foi feita com base no tema. “Selecionamos os projetos que tinham relação com o tema do ano, ciência, esporte e saúde, diversificando as linhas de pesquisa”, explicou.

O PCE, que conta com a participação direta de cinco projetos por dia, teve nesta segunda-feira (22) como um dos destaques ‘Os 60 anos de Telenovelas no Brasil’, coordenado pela professora Waleska Cordeiro. O objeto de pesquisa dos alunos é a novela brasileira e todo seu contexto histórico.

Para a estudante Beatriz Abreu, que participa pela primeira vez da Semana Nacional, estar no evento exigiu muito esforço, preparação e leitura. “Estudei muito para fazer essa participação, ensaiei muito, e procurei todas as informações sobre as novelas do Brasil urbano; fiquei meio nervosa, mas estava preparada”, afirma.

Outro projeto que marcou presença durante a exposição foi a “Química das sensações”, e o jovem

Sim

Não

Sim Não

Page 28: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

cientista David Campos, fez questão de contar como foi participar “É a minha primeira participação e está sendo incrível. Antes eu não tinha conhecimento sobre essa Semana e a oportunidade que eu estou tendo hoje nem todo mundo tem lá fora, sou cientista e isso pra mim significa aprimoramento”.

Além do PCE outras instituições também se apresentam como, por exemplo, o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros dentre outros.

Agência CT&I Amazonas, por Jamyly Macedo

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/na-snct-pce-apresenta-quimica-das-sensacoes-e-palestra-sobre-telenovelas/

Page 29: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Missão do Confap na Europa buscará ampliar cooperações

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Missão do Confap na Europa buscará ampliar cooperaçõesPostado em 22/10/2013Representantes de nove fundações de amparo à pesquisa (FAPs) estão em missão na Europa para visitas técnicas e para tentar ampliar cooperações com instituições estrangeiras. A comitiva ficará no continente até 25 de outubro. Uma das paradas do grupo brasileiro será o Reino Unido.

De acordo com a diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica em Brasília, Caroline Cowan, Brasil e Reino unido são parceiros na área de pesquisa científica e a missão brasileira será uma oportunidade para fortalecer estes laços. “Esta será mais uma oportunidade de aprofundar e criar novos projetos de colaboração entre os dois países”.

A dirigente destacou ainda que o programa Ciências sem Fronteiras (CsF) será tema de palestra durante a reunião entre as partes. O ex-embaixador britânico no Brasil Alan Charlton, falará sobre oportunidades de bolsas para estudos e pesquisas na área de energias de baixo carbono.Na manhã desta segunda-feira (21), a delegação foi recepcionada por Alexia Hereford, gerente de Políticas Internacionais do Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, instituição equivalente ao Confap, que apresentou o mecanismo britânico de financiamento a pesquisas científicas e discutiu possibilidades de cooperação com o Brasil.O grupo que representa FAPs de várias regiões (incluindo Fundação Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc) assistiu a apresentações dos Conselhos de Pesquisa de áreas como Biotecnologia, Engenharia e Economia.Fonte: Confap

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/missao-do-confap-na-europa-buscara-ampliar-cooperacoes/

Sim

Não

Sim Não

Page 30: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Workshop de Desenho incentiva o despertar da criação na educação infantil

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Workshop de Desenho incentiva o despertar da criação na educação infantilCIÊNCIAEMPAUTA, POR SÉFORA LITAIFFPostado em 22/10/2013Alunos participam de workshop da SNCT e conta com a presença do roteirista da truma da Mônica Romahs Mascarenhas. Foto: Séfora Litaiff/Agência CT&I Amazonas Alunos participam de workshop da SNCT e conta com a presença do roteirista da truma da Mônica Romahs Mascarenhas. Foto: Séfora Litaiff/Agência CT&I Amazonas

Os alunos da Escola Municipal Prof. Dr. Sérgio Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas, zona centro-sul de Manaus, participaram na última semana de um Workshop de Desenho. A ação faz parte da programação do “Papo Ciência” que já está sendo realizada desde o início do mês e que completa as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2013), que começa hoje (21) e vai até o dia 27.

A atividade teve como objetivo trabalhar as técnicas de desenho de maneira divertida e interativa com alunos da educação infantil, como forma de socializar a criação e desempenho escolar. Paralelo à ação acontecem também o “Café Científico”, “Estação Ciência” e “Portas Abertas”.

O workshop contou com a participação do roteirista da Turma da Mônica, Romahs Mascarenhas que falou sobre a importância da arte, comunicação e ciência para meio o social. “É imprescindível o senso da imaginação, criatividade e da relação com a arte de uma forma ampla para que venham se harmonizar com o crescimento da educação. Dessa forma acredito que os participantes assimilam o conhecimento através da arte de desenhar”, disse.

Sim

Não

Sim Não

Page 31: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Para a professora da Escola, Évyla Katuícia Nunes, as atividades de educação artística ajudam no desenvolvimento da coordenação motora. “A criatividade é o fruto dos estímulos e convites a que somos expostos, por isso é primordial a execução dessas atividades para o desempenho das crianças”, conclui.

SNCT EM MANAUS

Em Manaus, abertura oficial da 10ª SNCT acontece na próxima quarta-feira (23), às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

As ações visam sensibilizar os participantes sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, e relacionar as contribuições da ciência e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida.

Agência CT&I Amazonas, por Séfora Litaiff

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/workshop-de-desenho-incentiva-o-despertar-da-criacao-e-inovacao-na-educacao-infantil/

Page 32: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: Inscrições para 12ª chamada do Pape começam no dia 1º de novembroCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Inscrições para 12ª chamada do Pape começam no dia 1º de novembroAs inscrições para a 12ª chamada do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), iniciam no dia 1º e vão até 29 de novembro de 2013. Trata-se da última chamada deste ano.

O Programa tem como objetivo apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante em eventos científicos e tecnológicos no País e no exterior, para a apresentação de trabalho, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

A 12ª chamada é voltada para os eventos previstos para serem realizados no período de 1º a 31 de março de 2014. A lista com os nomes dos contemplados está prevista para ser divulgada a partir do dia 15 de janeiro de 2014.

O Governo do Estado, por meio da Fapeam, disponibiliza o valor de R$ 1 milhão para o Pape (Edital 001/2013), conforme as possibilidades orçamentárias. O auxílio é concedido na forma de passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional. As passagens são concedidas por meio de empresa definida pela Fundação.

Requisitos – O interessado deve ser brasileiro ou naturalizado; quando estrangeiro, ter visto permanente. Ter vínculo com Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes), órgão público ou Organização Não-Governamental (ONG) sediado ou com unidade permanente no Estado do Amazonas.

Sim

Não

Sim Não

Page 33: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Se o evento for realizado fora do País, o interessado deve ter título de doutor, com vínculo empregatício em Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes), com experiência em C,T&I ou Doutor bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) ou de Programa de Pós-Doutorado em instituições do Estado. Estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Pesquisadores da Fapeam.

Quando estudante, apresentar anuência formal do orientador ou do coordenador do curso de graduação/pós-graduação para participar do evento. Ter trabalho como primeiro autor, formalmente aceito para apresentação em evento nacional.

No caso de eventos internacionais, o solicitante não precisa ser o primeiro autor, no entanto, deverá apresentar declaração explicitando a condição de apresentador do trabalho. Não estar inadimplente e/ou com pendências de natureza financeira ou técnica com a Fapeam.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/10/inscricoes-para-12a-chamada-do-pape-comecam-no-dia-1o-de-novembro/

Page 34: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Amazonas Notícias Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: química das sensações e palestra sobre a história

das telenovelas no Brasil são destaques do PCE

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Semana Nacional de C&T: química das sensações e palestra sobre a história das telenovelas no Brasil são destaques do PCEPublicado: Terça, 22 Outubro 2013 14:20

Até o próximo dia 23 o Programa Ciência na Escola (PCE) apresenta 15 projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Os trabalhos estão em exposição no lago amazônico do Bosque da Ciência do Instituto e contará com a participação de alunos de escolas públicas.

O PCE é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e conta com o apoio do Inpa. Segundo a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Técnico Científico, Miceia de Paula, a seleção dos projetos para a SNCT 2013 do Instituto foi feita com base no tema. “Selecionamos os projetos que tinham relação com o tema do ano, ciência, esporte e saúde, diversificando as linhas de pesquisa”.

O PCE, que conta com a participação direta de cinco projetos por dia, teve nesta segunda-feira (22) como um dos destaques ‘Os 60 anos de Telenovelas no Brasil’, coordenado pela professora Waleska Cordeiro. O objeto de pesquisa dos alunos é a novela brasileira e todo seu contexto histórico.

Para a estudante Beatriz Abreu, que participa pela primeira vez da Semana Nacional, estar na SNCT exigiu muito esforço, preparação e leitura. “Estudei muito para fazer essa participação, ensaiei muito, e procurei todas as informações sobre as novelas do Brasil urbano; fiquei meio nervosa, mas

Sim

Não

Sim Não

Page 35: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

estava preparada”, afirma.

Outro projeto que marcou presença durante a exposição foi a “Química das sensações”, e o jovem cientista David Campos, fez questão de contar como foi participar “É a minha primeira participação e está sendo incrível. Antes eu não tinha conhecimento sobre essa Semana e a oportunidade que eu estou tendo hoje nem todo mundo tem lá fora, sou cientista e isso pra mim significa aprimoramento”.

Além do PCE outras instituições também se apresentam como, por exemplo, o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros dentre outros.

Projetos PCE participantes

Dança: Expressão corporal – um corpo que falaAprendendo a química com as sensaçõesAnálise bacteriológica do material escolar dos estudantes da Escola Estadual Ana Neire Marques da SilvaOs 60 anos de telenovelas no Brasil: uma fantástica viagem aos bastidores da fábrica dos sonhosClube de ciências Vicente de PaulaPlantas e ervas no ramal do Brasileirinho medicinaisA horta escolar na educação alimentarA fabricação do sabão ecológico por meio da utilização de óleo comestível usado como promoção da educação ambiental na Escola Estadual Nunez JimenezGincana Cultural da E. E. Presidente Castelo BrancoEnamorados pela vida: uso de vídeos e mídias impressas na produção de um ambiente escolar sem drogasPreservando o meio ambiente escolarBrincando e aprendendo com o TangramFatores associados ao consumo de álcool e drogas entre estudantes da E. E. Adalberto ValleMonitoramento da qualidade de água de consumo da Escola Sebastiana BragaOrientação, conscientização e direcionamento para o descarte de óleo de cozinha no bairro São Lázaro: o meio ambiente agradeceSocializando saberes: fusão e difusão da cultura africana do Brasil

http://www.amazonasnoticias.com.br/not%C3%ADcias/6088-semana-nacional-de-c-t-qu%C3%ADmica-das-sensa%C3%A7%C3%B5es-e-palestra-sobre-a-hist%C3%B3ria-das-telenovelas-no-brasil-s%C3%A3o-destaques-do-pce.html

Page 36: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Amazônia na Rede Editoria: Pag: Assunto: Diretor do Inpa recebe insígnia do mérito científico em Brasília

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Diretor do Inpa recebe insígnia do mérito científico em BrasíliaPublicado em Terça, 22 Outubro 2013 09:04(Fonte: Ascom Inpa*)

A entrega das insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico deu início às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 do Distrito Federal, nesta segunda-feira (21), em Brasília.

A honraria foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp – representando a presidenta Dilma Rousseff –, a 70 cientistas e personalidades que contribuíram para o avanço da ciência brasileira, dentre eles está o diretor do Inpa Adalberto Val.

Adalberto Val é pesquisador do Inpa onde estuda, desde 1981, a respiração e as adaptações dos peixes da Amazônia às modificações do meio ambiente, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem. Val realizou pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, e tem mantido intensa cooperação técnico-científica.

Ele é autor de mais de 100 trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros; mais de 20 capítulos de livros, entre os quais se destacam as publicações “Peixes da Amazônia e seu ambiente(Fishes of the Amazon and their Environment)” pela editora Springer Verlag (1995) e “A fisiologia de peixes tropicais (The Physiology of Tropical Fishes)” publicado pela Academic Press (2006).

Val é associado a várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, no âmbito das quais

Sim

Não

Sim Não

Page 37: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

organizou 13 eventos, sendo nove internacionais. Ele orientou mais de 60 alunos de Iniciação Científica e mais de 50 profissionais em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2004, recebeu o Prêmio Excelência da mesma Sociedade Americana de Pesca em decorrência de sua contribuição científica na área de fisiologia e bioquímica de peixes. É bolsista de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Em maio de 2006, assumiu a direção do Inpa. Em 2007, foi eleito Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-presidente da ABC para a Região Norte. Em 2008 recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas.

A homenagem

Instituída pelo decreto 772, de 16 de março de 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país e se destina a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da área.

Os agraciados – indicados por autoridades ligadas à área científica e tecnológica para as duas classes de membros, grã-cruz e comendador – foram admitidos ou promovidos com as insígnias, além de diploma assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, chanceler da ordem. Também foram concedidas medalhas de prata a representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ( Confap) e do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Em seu pronunciamento, o ministro Raupp falou da importância do prêmio, que, a cada edição, além da presença dos cientistas de renome do país, também têm reconhecido instituições da sociedade civil. Para ele, essa valorização fortalece ainda mais a ciência brasileira. “Identificando que existe esse reconhecimento essas pessoas se dedicam mais. É um círculo virtuoso que se cria de cooperação em todos níveis da sociedade brasileira pelo desenvolvimento do país”, afirmou

*Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia

Page 38: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto: Começou hoje a missão do CONFAP ao Reino Unido

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Começou hoje a missão do CONFAP ao Reino UnidoComeçou nesta segunda-feira (21) a missão científica composta por nove Fundações brasileiras de Amparo à Pesquisa (FAPs). Seus representantes estarão no Reino Unido até 25 de outubro a convite da Rede Britânica de Ciência e Inovação, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

missao-reino-unido

Por volta das 9hs, a delegação foi recepcionada por Alexia Hereford, gerente de Políticas Internacionais do Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, instituição equivalente ao CONFAP, que apresentou o mecanismo britânico de financiamento a pesquisas científicas e discutiu possibilidades de cooperação com o Brasil. Ainda nesta manhã, o grupo que representa FAPs de várias regiões (incluindo Fundação Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc) assistiu a apresentações dos Conselhos de Pesquisa de áreas como Biotecnologia, Engenharia e Economia.

A delegação cumpre agenda cheia nos próximos dias e reúne-se com representantes de 17 universidades inglesas, entre outros compromissos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC

Foto: Diego Arrudahttp://www.confap.org.br/comecou-hoje-a-missao-do-confap-ao-reino-unido/

Sim

Não

Sim Não

Page 39: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: CNPq lança plataforma voltada à popularização da ciênciaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

CNPq lança plataforma voltada à popularização da ciência22/10/2013 - 19:02O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançou, na tarde desta terça-feira (22), a sua nova plataforma voltada à popularização da ciência. A ferramenta institucional fica na própria página do CNPq e está disponível para navegação, consultas, leitura e pesquisa dos usuários.

A cerimônia de lançamento foi realizada no estande do CNPq, na décima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Distrito Federal, que está sendo realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

A plataforma está localizada na aba “Popularização da Ciência” no alto da página da agência de fomento. Ao ampliar a divulgação científica brasileira, a nova plataforma oferece informações bastante detalhadas e de fácil entendimento pela sociedade. Entre os itens próprios para consultas estão três grandes áreas do conhecimento científico: Exatas, da Terra e Engenharias; Biológicas, Saúde e Agrárias; e Humanas e Sociais. Um quarto item, este voltado a Inovação, completa o rol de temas prioritários selecionados pelo CNPq.

Segundo o presidente da agência, Glaucius Oliva, a reorganização do site institucional possibilita a ampliação da difusão do conhecimento adquirido pela comunidade científica nacional. “Esta grande nova plataforma é um instrumento de divulgação marcante dos resultados das pesquisas no Brasil. É muito importante dizer para a sociedade o que a ciência esta fazendo no país”, ressaltou.

Temas

Sim

Não

Sim Não

Page 40: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Os temas no canto esquerdo superior da plataforma oferecem uma vasta quantidade de informações relacionadas às iniciativas conduzidas ou apoiadas pelo conselho. O primeiro tema, “Fazendo divulgação científica”, remete ao conteúdo dos projetos de pesquisa cadastrados no portal, como imagens, vídeos e as publicações produzidas pelos próprios pesquisadores e enviadas para acesso aberto do público.

A interatividade também está presente neste subitem, que possibilita aos pesquisadores cadastro para que o seu projeto de pesquisa seja noticiado em uma linguagem explicativa e acessível a todos os públicos. A primeira entrevista concluída pela equipe do novo portal traz o pesquisador da área de bioquímica Leopoldo de Méis, dedicado ao esforço de tornar a ciência acessível para o público leigo.

“Prêmios”, “Museus e centros de ciência”, “Olimpíadas científicas”, “Feiras e mostras de ciência”, “Relatórios de pesquisa”, Memória do CNPq” e “Programa editorial” são os demais temas com acesso aberto na área.

“Hoje temos 25 mil cientistas apoiados pelo CNPq, que enviam seus relatórios de pesquisa periodicamente para a instituição”, disse Oliva. “Qualquer pesquisador pode ter temas selecionados para a produção de matérias ou explicar suas pesquisas em vídeos”, explicou. “Com isso a sociedade aprende, de forma mais simples, o conteúdo das pesquisas desenvolvidas no país.”

O estande do CNPq na SCNT do Distrito Federal está localizado dentro do estande do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pode ser visitado até domingo (27). Acesse o site da semana nacional e acompanhe a cobertura das atividades.

Texto: Ricardo Abel – Ascom do CNPq

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/350601/CNPq_lanca_plataforma_voltada_a_popularizacao_da_ciencia.html

Page 41: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Acordo promove transferência de tecnologias em unidades de pesquisa do

MCTI

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Acordo promove transferência de tecnologias em unidades de pesquisa do MCTISeg, 21 de Outubro de 2013 14:53Escrito por Agência Gestão CT&ISete unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) receberão consultoria sobre o processo de transferência de tecnologias. O acordo foi firmado entre o Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro (NIT Rio) e a Inventta Consultoria.

O contrato visa fortalecer a interação das unidades de pesquisa com o mercado a partir da abordagem comercial das tecnologias desenvolvidas nas instituiçõe. Tal ação está de acordo com a Lei da Inovação (Lei n°10.973/2004), que atribui ao NIT funções relacionadas ao estímulo de parcerias estratégicas entre institutos de pesquisa e empresas.

A inovação permite aproveitar o conhecimento produzido pelas instituições de pesquisa para desenvolver produtos com alto nível de especialização.

As unidades que receberão o treinamento são: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Observatório Nacional (ON).

(Agência Gestão CT&I com informações do ON)http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4708:acordo-promove-transferencia-de-tecnologias-em-unidades-de-pesquisa-do-mcti&catid=1:latest-news

Sim

Não

Sim Não

Page 42: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Edital de popularização da ciência tem recursos de R$ 4,8 milhões

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Edital de popularização da ciência tem recursos de R$ 4,8 milhõesSeg, 21 de Outubro de 2013 14:51Escrito por Agência Gestão CT&IAs inscrições para o edital n°90/2013, que vai selecionar projetos que incentivem a realização de eventos de difusão, popularização e educação científica junto à sociedade brasileira, seguem até 30 de outubro.

Podem participar da seleção, professores e especialistas com formação superior; e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta.

O valor total disponibilizado para apoio financeiro é de R$ 4,8 milhões. A chamada é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para mais informações, acesse o edital completo neste link.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4707:edital-de-popularizacao-da-ciencia-tem-recursos-de-r-48-milhoes&catid=1:latest-news

Sim

Não

Sim Não

Page 43: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 3. Cerimônia da Ordem do Mérito Científico inicia SNCT em Brasília

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

3. Cerimônia da Ordem do Mérito Científico inicia SNCT em Brasília

Helena Nader, da SBPC, destacou a relevância do evento a da luta da entidade nos seus 60 anos de existência

A entrega das insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico deu início às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 do Distrito Federal, nesta segunda-feira (21), em Brasília. A honraria foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp - representando a presidenta Dilma Rousseff -, a 70 cientistas e personalidades que contribuíram para o avanço da ciência brasileira.

A solenidade teve a presença de familiares dos homenageados, autoridades das Forças Armadas e representantes de governo e do meio acadêmico. Entre eles, a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e o comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto.

Instituída pelo decreto Decreto 772, de 16 de março de 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país e se destina a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da área.

Os agraciados - indicados por autoridades ligadas à área científica e tecnológica para as duas classes de membros, grã-cruz e comendador - foram admitidos ou promovidos com as insígnias, além de diploma assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, chanceler da ordem. Também

Sim

Não

Sim Não

Page 44: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

foram concedidas medalhas de prata a representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ( Confap) e do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Em seu pronunciamento, o ministro Raupp falou da importância do prêmio, que, a cada edição, além da presença dos cientistas de renome do país, também têm reconhecido instituições da sociedade civil. Para ele, essa valorização fortalece ainda mais a ciência brasileira. "Identificando que existe esse reconhecimento essas pessoas se dedicam mais. É um círculo virtuoso que se cria de cooperação em todos níveis da sociedade brasileira pelo desenvolvimento do país", afirmou.

HomenagensDurante a solenidade, foi prestada homenagem póstuma ao físico polonês George Charpak, vencedor do Prêmio Nobel de 1992 e que atuou na área de física nuclear e de partículas em várias instituições científicas, incluindo o Cern, organização europeia para a pesquisa nuclear. E na categoria comendador, à professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes - doutora em ciências matemáticas que ficou conhecida pela frase: "A alma do aluno não é um vaso que se deve encher, mas uma lareira que se deve acender".Helena Nader, da SBPC, destacou a relevância do evento a da luta da entidade nos seus 60 anos de existência pela construção de um país digno, com educação e uma ciência capazes de mudar o ritmo da história do país. "Fiquei emocionada em estar aqui hoje e cumprimentar amigos e de ver representantes de várias entidades que mudaram em diferentes aspectos a noção do mérito da ciência", afirmou, ao citar a Fundação Conrado Wessel, que teve dois dos seus membros premiados."Dos cientistas que estão aqui não preciso falar nada, o currículo Lattes de cada um deles diz tudo. São de renome internacional, pessoas que criaram uma história, cada um deles dentro de uma área específica de ciência, formação de recursos humanos e em diferentes regiões do país. E isso é realmente importante, embora nossa ciência seja muito jovem ela está se expadindo para o todo o território nacional, não ficando mais concentrada no eixo Rio-São Paulo."

ReconhecimentoAgraciado na área de ciências biológicas com a medalha Grã-Cruz, o médico José Luiz de Lima Filho, da Universidade Federal de Pernambuco, classificou o reconhecimento como um ponto marcante em sua carreira. "Um prêmio que representa um esforço de muitos anos de formação numa área muito importante no nosso país, que é a de diagnóstico médico", comentou o pesquisador, que estuda sistemas que utilizem biossensores."É o mesmo sistema que usamos para diagnosticar o nível de glicose, por exemplo. Imagina ter esse sistema para fazer o diagnóstico de dengue, de hepatite e de câncer", pontuou. "Não só para fazer o diagnóstico, mas também para saber como está evoluindo a doença e se o tratamento está sendo eficiente. E é possível usar essa tecnologia em qualquer lugar do país."Já o pesquisador Manoel Odorico de Moraes Filho, da Universidade Federal do Ceará, doutor em oncologia pela Universidade de Oxford na Inglaterra, recebeu a condecoração de comendador. "É uma honra para todo cientista brasileira ser escolhido como comendador da ordem", comentou.Moraes Filho atua na área de clínica e pré-clínica com novos medicamentos e atribuiu a comenda ao trabalho feito em parceria com a esposa e pesquisadora Elizabeth Moraes. "Nós fomos os pioneiros na implantação do estudo de bioequivalência com medicamentos genéricos no Brasil. Nosso grande mérito foi ter dado essa contribuição ao país", disse.

(Denise Coelho/Ascom do MCTI)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90095

Page 45: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 6. Ministro debate na Câmara o Código de Ciência e Tecnologia e incentivos

ao setor

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

6. Ministro debate na Câmara o Código de Ciência e Tecnologia e incentivos ao setor

Serão apresentados os relatórios ao projeto que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; e à PEC que cria incentivos para o setor

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participará nesta quarta-feira (23), às 10 horas, de audiência pública na Câmara dos Deputados promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. O evento será promovido em conjunto com as comissões especiais que analisam o projeto de lei que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PL 2177/11) e a proposta de emenda à Constituição (PEC 290/13) que cria incentivos para o setor.Na reunião, serão apresentados os pareceres dos relatores do PL 2177/11, deputado Sibá Machado (PT-AC), e da PEC 290/13, deputado Izalci (PSDB-DF), que solicitaram a realização da audiência.

Também foram chamados para o debate os ministros da Educação; Aloizio Mercadante; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel; do Meio Ambiente, Isabella Teixeira; e da Defesa, Celso Amorim; além dos seguintes convidados:

o governador do Acre, Tião Viana; o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o comandante do Exército, general de Exército Enzo Martins Peri; o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito;

Sim

Não

Sim Não

Page 46: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto; o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sérgio Luiz Gargioni; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), JadirPéla; e o coordenador da bancada da Região Norte no Congresso Nacional, deputado Sebastião Bala Rocha (SDD-AP).

A audiência será realizada no Plenário 13.Íntegra da proposta:

PL-2177/2011 PEC-290/2013(Agência Câmara Notícias)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90098

Page 47: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: CNPq lança plataforma voltada à Popularização da Ciência

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

CNPq lança plataforma voltada à Popularização da CiênciaTer, 22 Out 2013 20:43:00 -0200Meta é ampliar a Divulgação Científica brasileira e torná-la plena para a sociedade. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou na tarde desta terça-feira (22), a sua nova plataforma voltada à Popularização da Ciência. A ferramenta institucional será alocada na própria página do CNPq e já está disponível para navegação, consultas, leitura e pesquisa dos usuários. A cerimônia de lançamento foi realizada no estande do CNPq na 10° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro, no Parque da Cidade, em Brasília.

A principal meta da plataforma é ampliar a divulgação científica brasileira e torná-la plena para a sociedade. Entre os itens próprios da ferramenta estabelecidos para consultas estão três áreas do conhecimento científico: Exatas, da Terra e Engenharias; Biológicas, Saúde e Agrárias; e Humanas e Sociais. Um quarto item, este voltado a Inovação, completa o rol de temas prioritários selecionados pelo CNPq.

Segundo o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a reorganização do site institucional do Conselho possibilita agora a ampliação da difusão do conhecimento adquirido pela comunidade científica nacional. "Esta grande nova plataforma é um instrumento de divulgação marcante dos resultados das pesquisas no Brasil. É muito importante dizer para a sociedade o que a ciência esta fazendo no país", ressaltou.

Os temas localizados no canto esquerdo superior da plataforma oferecem uma vasta quantidade de informações relacionadas às iniciativas conduzidas ou apoiadas pelo Conselho. O primeiro tema, Fazendo Divulgação Científica, remete ao conteúdo dos projetos de pesquisa cadastrados no portal, como imagens, vídeos e as publicações produzidas pelos próprios pesquisadores e enviadas para

Sim

Não

Sim Não

Page 48: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

acesso aberto do público.

A interatividade também está presente neste subitem, já que ele possibilita aos pesquisadores efetuarem cadastro para que o seu projeto de pesquisa seja noticiado em uma linguagem explicativa e acessível a todos os públicos. A primeira entrevista concluída pela equipe do novo portal trás o renomado pesquisador da área de Bioquímica, Leopoldo de Méis, dedicado ao esforço persistente em tornar a ciência acessível para o público leigo.

Prêmios, Museus e Centros de Ciência, Olimpíadas Científicas, Semana Nacional de CT&I, Feiras e Mostras de Ciência, Relatórios de Pesquisa, Memória do CNPq e Programa Editorial, são os demais temas com acesso aberto no portal. Conheça o site no endereço: http://www.cnpq.br/popularizacao-da-ciencia

De acordo com Glaucius, viabilizar conteúdos gerados pelos pesquisadores brasileiros propicia a sociedade maior envolvimento com a ciência e a tecnologia, consolidando assim os esforços do CNPq em prol da popularização da ciência. "Hoje temos 25 mil cientistas apoiados pelo CNPq, que enviam seus relatórios de pesquisa periodicamente para a instituição. Qualquer pesquisador pode ter temas selecionados para a produção de matérias ou explicar suas pesquisas em vídeos", explica. "Com isso a sociedade aprende de forma mais simples, o conteúdo das pesquisas desenvolvidas no país".

Para saber mais, visite o estande do CNPq na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1311697

Page 49: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: CNPq assina acordo com a Polônia para o Programa Ciência sem Fronteiras

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

CNPq assina acordo com a Polônia para o Programa Ciência sem Fronteiras22 Out 2013 20:36:00 -0200O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e o presidente da Conferência dos Reitores das Escolas Acadêmicas da Polônia(CRASP), Wieslaw Banys, assinaram, nesta segunda-feira (21/10), um memorando de entendimento por ocasião da entrada da Polônia no Programa Ciência sem Fronteiras.A nova parceria trará oportunidades de bolsas em diversas modalidades para estudar no país. Também estiveram presentes na cerimônia o embaixador da República da Polônia, Andrzej Maria Braiter, representantes do CNPq e do Programa CsF, pesquisadores poloneses, entre outros.O presidente do CNPq, em sua apresentação, contou um pouco da história do CNPq, que completou 62 anos de existência e afirmou que a ciência brasileira é nova, sendo a Universidade de São Paulo (USP) uma das mais antigas e tradicionais universidades do país. Ainda em sua fala, Glaucius apresentou o Programa Ciência sem Fronteiras, as modalidades de bolsas oferecidas e como estas beneficiam, cada uma em sua forma específica, o aperfeiçoamento do ensino, além da qualificação de mão de obra na ciência, engenharias e pesquisa no Brasil e no mundo. "Nós esperamos um futuro bastante produtivo com esta nova parceria assinada. Agradecemos a presença da delegação polonesa e damos às boas vindas ao nosso país", ressalta o presidente.Para o presidente Wieslaw Banys, promover este tipo de colaboração, principalmente com foco na mobilidade acadêmica, é investir no crescimento ainda maior do sistema educacional na Polônia. "Eu fiquei muito surpreendido com o que o senhor (Glaucius) disse sobre o programa no Brasil", destacou o presidente polonês. Banys ainda citou as recentes reformas pelas quais o sistema de ensino e pesquisa polonês passou nos últimos anos e citou várias parcerias do país com outras instituições de ensino.

Coordenação de Comunicação Social do CNPqhttp://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1311648

Sim

Não

Sim Não

Page 50: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag: Assunto: Comunidade científica debate propostas para fomentar a inovação

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Comunidade científica debate propostas para fomentar a inovação23/10/2013 Quarta-Feira, Dia 23 de Outubro de 2013 as 9Comunidade científica debate propostas para fomentar a inovação A necessidade de valorizar os pesquisadores, diminuir a burocracia e fortalecer os mecanismos de incentivo à inovação, como os parques tecnológicos e as incubadoras de empresas, foram alguns dos temas debatidos no seminário São Paulo, Cidade da Inovação, realizado segunda-feira (21/10) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O evento faz parte da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi organizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), entidade ligada à Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e da qual a FAPESP é membro.

Na mesa de abertura, Roberto Aluisio Paranhos do Rio Branco, vice-presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp, afirmou que 90% do total investido em pesquisa e desenvolvimento nas empresas no Brasil advém de recursos próprios e apenas 10% são recursos públicos.

“Há um esforço que deve ser reconhecido e mais estimulado por políticas públicas nas várias esferas governamentais para evitar que fatores macroeconômicos, além da burocracia, sejam restrições permanentes aos incentivos privados à inovação”, disse.

Rio Branco destacou a importância dos Parques Tecnológicos para a capital e para o estado e a necessidade de políticas públicas mais agressivas no tocante às incubadoras de empresas. “Nos

Sim

Não

Sim Não

Page 51: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Estados Unidos existem 1.115 incubadoras, aqui há 384. Esse resultado é preocupante porque as incubadoras de empresas são intrinsecamente inovadoras no Brasil. Cerca de 55% delas inovam para o país, 28% inovam para a economia regional e 15% para o mercado mundial. Apenas 2% não inovam”, disse.

Representando os Institutos de Pesquisa, Jorge Kalil, diretor-presidente do Instituto Butantan, apontou alguns dos principais gargalos à inovação no Brasil, em sua visão, como o baixo número de patentes registradas no país, o baixo número de pesquisadores por habitante e a baixa valorização do cientista na sociedade brasileira.

“Investir em inovação não é simplesmente injetar dinheiro. Também é preciso investir em pessoas. O cientista não deve estar isolado na universidade. Tem de estar nas empresas e deve estar nos bancos que controlam o investimento em inovação, para ajudar a avaliar os projetos”, defendeu Kalil.

O diretor do Butantan também apontou o número ainda pequeno de institutos de pesquisa no país e a infraestrutura arcaica dos já existentes. Outro problema mencionado foi o ambiente regulatório desfavorável e burocrático, que atrapalha a interação entre universidades e empresas e dificulta a importação de insumos para pesquisa.

Marcos Cintra, subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, afirmou que o governador Geraldo Alckmin está atento aos problemas apresentados e, por isso, decidiu reorganizar o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite) e o Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip).

“O Concite terá a missão de fazer um diagnóstico do que está acontecendo no mundo da ciência e tecnologia no Brasil e particularmente em São Paulo e definir um plano diretor a exemplo do que já vem sendo feito pelo governo federal, seguido por planos estratégicos trienais. O Consip terá a missão de remodelar os 19 institutos de pesquisa estaduais”, contou.

Segundo Cintra, o governo estadual fará uma “parada estratégica” na criação de novos parques tecnológicos para se concentrar na consolidação dos 28 já existentes.

“Alguns ainda são carentes na capacidade de atração de laboratórios e de centros de pesquisa. Não podemos esperar que isso ocorra naturalmente e o maior instrumento que o estado tem chama-se Pro-parque, projeto de incentivo fiscal que libera todas as empresas para que invistam nos parques tecnológicos os créditos acumulados de ICMS”, afirmou.

Cintra afirmou ainda que o governo passará a investir mais em centros de inovação e incubadoras de empresas, por possuírem uma inserção maior dentro da sociedade. “O objetivo é criar uma cultura de inovação e convencer a sociedade paulista que ciência e tecnologia é uma das prioridades no esforço de desenvolvimento econômico e no sentido de geração de emprego e renda”, disse Cintra.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento do Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, afirmou que no Brasil ainda não há políticas de apoio claro à inovação e destacou os avanços alcançados na cidade de São Paulo após a criação do CMCT&I, em 2010, entre eles a implantação do Parque Tecnológico da Zona Leste.

“Também estamos trabalhando na criação de centros tecnológicos na Zona Norte e na Zona Sul e

Page 52: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

apoiando o Parque Tecnológico do Jaguaré, que é do governo estadual. Trabalhamos ainda na Lei Municipal de Incentivo à Inovação, que prevê a criação do fundo municipal de fomento à inovação”, contou Gabriel.

Diferencial paulista

Durante sua participação no seminário, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, afirmou que o Estado de São Paulo possui características que o diferenciam das demais unidades da federação no que diz respeito à ciência e tecnologia e tornam o ambiente mais favorável à inovação.“Em São Paulo, mais da metade do dispêndio em pesquisa é feito por empresas em seus centros de pesquisa e de engenharia. Além disso, o apoio público estadual é quase o dobro do apoio de recursos federais. No resto do Brasil, 80% dos recursos públicos para pesquisa são do governo federal e os outros 20% do governo estadual”, avaliou.Segundo Brito Cruz, há uma enorme diferença no esforço que cada estado faz com o dinheiro dos impostos estaduais para apoiar a pesquisa. “São Paulo investe dez vezes mais que o Rio de Janeiro, que é o segundo estado em termos de produção científica. Mas não é dez vezes mais rico. Há uma diferença não só no volume de recursos, mas na prioridade que o Estado de São Paulo dá à atividade de pesquisa”, avaliou.Por último, Brito Cruz destacou que há uma maior interação entre universidades e empresas, quando comparado aos demais estados brasileiros. Segundo ele, nas principais universidades de pesquisa do estado, o volume de recursos oriundos de contratos com empresas está próximo à média das universidades norte-americanas.Responsável por abordar o tema dos “gargalos jurídicos”, Maria Paula Dallari, professora associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), disse que a comunidade científica não deve aguardar uma mudança na legislação para melhorar as condições para a inovação no país, pois “o risco de frustração é grande”.Para Dallari, a melhor forma para o setor lidar com a burocracia e os entraves legais é se organizar e recorrer a medidas infralegais, como a criação de contratos modelo e protocolos de entendimento comum.Também participaram do evento o professor Carlos Eduardo Negrão, da Universidade de São Paulo (USP), membro da Coordenação Adjunta de Ciências da Vida da FAPESP; Roberto Astor Moschetta, diretor do Parque Tecnológico da PUC-RS; Eduardo Cicconi, gerente de Novos Negócios do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto; Manuel Leonardo Neves Guimarães, diretor executivo do Porto Digital; Claudio Rodrigues, diretor-presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec); Ana Paula Bernardino Paschoini e Luciana Teixeira Vasco, representantes do BNDES; Igor Bueno, chefe do Departamento de Fármacos e Biotecnologia da Finep; Julio Themes Neto, diretor da Agência de Desenvolvimento Paulista; Fernando Landgraf, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); José Antonio Lerosa de Siqueira, da Agência USP de Inovação; Naldo Dantas, secretário executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); Antonio Octaviano, diretor-geral do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec); Robert William Velásquez Salvador, da Fiesp; e Ana Marisa Chudzinski Tavassi, do Instituto Butantan.

Fonte: Agência FAPESP

http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=109024&nome=Comunidade%20cient%EDfica%20debate%20propostas%20para%20fomentar%20a%20inova%E7%E3 o

Page 53: CLIPPING FAPEAM - 23.10.2013

Veículo: Jornal – Diário do Amazonas Editoria: Sociedade Pag: 18Assunto: Perfil contágio pelo vírus HIV está mudando no Brasil, afirma pesquisa

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 23/10/2013

Sim

Não

Sim Não