c.o.c. 1º e 2° bimestre - iniciontmmacae.com/site/coc/coc1e2bim.pdf · justificá-los; -...

52
1 COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º Bimestre AÇÕES E CONTEÚDOS - 2º Bimestre EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Oralidade - Debater temas para socialização de ideias. - Livre expressão nos contextos de fala (perguntar, responder, opinar, comentar e relatar); - Audição atenta de temas e ideias apresentados; - Interface com os conteúdos de Ciências, História, Arte, Geografia, Matemática e Educação Física. - Livre expressão nos contextos de fala (perguntar, responder, opinar, comentar, argumentar e relatar); - Audição atenta de textos de diferentes gêneros; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física. - Exposição de ideias e opiniões nos debates com os colegas e com o (a) professor (a) para a troca de informações e ampliação de conhecimentos do cotidiano; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física. - Apresentação de argumentos sobre assuntos abordados, emitindo posicionamentos e justificá-los; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física. - Discussão de textos jornalísticos que possibilitem o debate e posicionamento; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física. - Construir textos orais com clareza, sequência lógica, coerência e coesão. - Relato de experiências vividas; - Memorização e apresentação de fábulas, contos, com a possibilidade da retomada dos gêneros trabalhados no 1º bimestre. - Relato de experiências vividas; - Reconto de adivinhas, cantigas de roda e histórias ouvidas com clareza e sequência lógica. - Elaboração de textos orais descritivos e narrativos com clareza e sequência lógica. - Reconhecimento da finalidade e da estrutura de cada gênero textual trabalhado compreendendo seu uso. - Elaboração de textos orais descritivos, narrativos e argumentativos com coerência e coesão (uso de elementos de ligação e organizadores textuais) como: e nem, mas, porque, contra, sob, sobre, porém. - Elaboração de textos orais descritivos como: análise de filmes, propagandas e participação em palestras e debates de temas atuais. - Elaboração de textos orais de descritivos, narrativos e argumentativos com coerência e coesão (uso de elementos de ligação e organizadores textuais) e, nem, mas, porque, então, logo, a, de, para, com, entre, contra, porém, sob, sobre, após, ante, por.

Upload: doannhu

Post on 26-Sep-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º Bimestre

AÇÕES E CONTEÚDOS - 2º Bimestre EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Oralidade

- Debater temas para socialização

de ideias.

- Livre expressão nos contextos de fala (perguntar, responder, opinar, comentar e relatar); - Audição atenta de temas e ideias apresentados; - Interface com os conteúdos de Ciências, História, Arte, Geografia, Matemática e Educação Física.

- Livre expressão nos contextos de fala (perguntar, responder, opinar, comentar, argumentar e relatar); - Audição atenta de textos de diferentes gêneros; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física.

- Exposição de ideias e opiniões nos debates com os colegas e com o (a) professor (a) para a troca de informações e ampliação de conhecimentos do cotidiano; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física.

- Apresentação de argumentos sobre assuntos abordados, emitindo posicionamentos e justificá-los; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física.

- Discussão de textos jornalísticos que possibilitem o debate e posicionamento; - Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física.

- Construir textos orais com clareza, sequência lógica, coerência e coesão.

- Relato de experiências vividas; - Memorização e apresentação de fábulas, contos, com a possibilidade da retomada dos gêneros já trabalhados no 1º bimestre.

- Relato de experiências vividas; - Reconto de adivinhas, cantigas de roda e histórias ouvidas com clareza e sequência lógica.

- Elaboração de textos orais descritivos e narrativos com clareza e sequência lógica. - Reconhecimento da finalidade e da estrutura de cada gênero textual trabalhado compreendendo seu uso.

- Elaboração de textos orais descritivos, narrativos e argumentativos com coerência e coesão (uso de elementos de ligação e organizadores textuais) como: e nem, mas, porque, contra, sob, sobre, porém.

- Elaboração de textos orais descritivos como: análise de filmes, propagandas e participação em palestras e debates de temas atuais. - Elaboração de textos orais de descritivos, narrativos e argumentativos com coerência e coesão (uso de elementos de ligação e organizadores textuais) e, nem, mas, porque, então, logo, a, de, para, com, entre, contra, porém, sob, sobre, após, ante, por.

2

- Ouvir e expressar-se em diferentes situações de comunicação.

- Participação em situações do cotidiano, respeitando os turnos de fala; - Vivência em transmissão de recados e avisos; - Audição de diversos textos entendendo intuitivamente, os diferentes propósitos de comunicação; - Relato de acontecimentos.

- Percepção das semelhanças e diferenças das características dos gêneros textuais orais (parlendas, adivinhas, quadrinhas, cantigas de roda e poemas); - Reconhecimento da estrutura dos gêneros textuais já trabalhados, utilizando-os em seus textos orais.

- Conhecimento, uso e valorização de diferentes situações da fala, como em debates, entrevistas e apresentação de reportagem.

- Análise crítica de textos de ironia e humor; - Intervenção oral em situações de dúvida e contra-argumento; - Reconhecimento da estrutura dos gêneros textuais trabalhados, compreendendo seu uso.

- Reconhecimento e valorização das marcas linguísticas que identificam a cultura do grupo (gírias, dialetos, provérbios, ...); - Reconhecimento da estrutura dos gêneros textuais trabalhados, compreendendo seu uso; - Análise crítica de propagandas.

- Participar da apresentação de textos orais (entrevista, dramatização, jogral, relatório, resumo, seminário, etc.)

- Uso de sentenças gradativamente mais longas e complexas; - Reprodução de gêneros orais em grupo, respeitando suas características (dramatização e jogral).

- Planejamento da forma de comunicação oral relacionado-a aos contextos;

- Organização da sequência de uma narrativa;

- Elaboração de texto coletivo tendo o professor como escriba.

- Criação e realização de entrevistas relacionadas a temas em estudo; - Reconto de narrativas.

- Elaboração de relatos orais críticos a partir dos textos analisados, visando a apreciação do trabalho de cartunistas estudados.

- Elaboração de relatos orais críticos a partir de propagandas analisadas, visando sua intencionalidade.

3

AÇÕES E CONTEÚDOS - 2º Bimestre EIXOS OBJETIVOS

GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Leitura

- Ler textos que

possibilitem a prática da intertextualidade, interdisciplinaridade e transversalidade;

- Praticar com

competência a leitura de diferentes tipologias (narrativa - a que conta um fato, descritiva - a que escreve ações e características, expositiva - a que apresenta propostas, instrutiva - a que passa instruções, informativa - a que fornece informações e poética - a que trabalha com conotação, ou seja, o sentido da palavra no texto/

- Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física; - Apresentação e leitura dos diferentes tipos de letras; - Leitura de textos que façam referência a questões éticas do cotidiano; - Acompanhamento da leitura de textos, mesmo em processo de competência leitora; - Interpretação de

- Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física. - Leitura de textos com diferentes tipos de letras; - Discussão e identificação do assunto do texto; - Leitura de textos que façam referência a questões éticas do cotidiano; - Distinção entre título (nome do texto) e tema (assunto do texto).

- Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e Educação Física; - Identificação e distinção entre tema (assunto do texto) e título (nome do texto); - Inferência de sentido de uma palavra ou expressão; - Releitura de trechos de texto para retomada de informação; - Leitura de textos que façam referência a questões éticas do cotidiano;

- Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e educação Física; - Identificação e distinção entre tema (assunto do texto) e título (nome do texto); - Reconhecimento da estrutura e identificação dos gêneros textuais compreendendo seu uso; - Identificação de termos/ palavras que indicam tempo, lugar, modo, negação, afirmação, finalidade; - Leitura de textos

- Interface com os conteúdos de Ciências, Arte, História, Geografia, Matemática e educação Física; - Identificação e distinção entre tema (assunto do texto) e título (nome do texto); - Leitura, comparação e associação dos gêneros em estudo, observando forma, estilo temático e função social; - Identificação e discussão de efeitos de ironia e/ou humor em textos variados; - Identificação de

4

linguagem figurada) com o uso de variados gêneros textuais (poema, conto, carta, bilhete, notícia, roteiro, mapas, gráficos, tabelas, fábulas, etc.).

textos não verbais; - Distinção entre os textos verbais e não verbais; - Conhecimento e valorização de textos da tradição oral ( quadrinha, parlenda, charada, cordel).

- Identificação de palavras que substituem o nome (substantivo).

que façam referência a questões éticas do cotidiano.

elementos coesivos presentes no texto e das relações que estabelecem (elementos de ligação e organizadores textuais) como: e, nem, mas, porque, então, logo, a, de, para, com e entre, contra, porém, sob, sobre, após, por, ante.

- Ler e reconhecer a estrutura, característica e finalidade dos diferentes gêneros textuais em diferentes portadores e situações sociais

- Ler textos poéticos ( poemas, músicas) apresentando rima e ritmo; - Prática do uso de livros paradidáticos; - Observação e análise de imagens e título, visando à compreensão do texto.

- Vivência de práticas de leitura dos diferentes gêneros textuais, identificando sua finalidade e características: lista, bilhete, convite, poema, conto, fábula, além de textos não verbais; - Uso cotidiano do dicionário, compreendendo suas finalidades: conhecer novas palavras, seus significados, palavras de igual sentido e grafia correto das palavras.

- Identificação das características gerais dos gêneros estudados, principalmente diário, roteiro e reconto; - Uso cotidiano do dicionário, compreendendo suas finalidades: conhecer novas palavras, seus significados, palavras de igual sentido e grafia correto das palavras.

- Compreensão da finalidade e características dos gêneros estudados, principalmente carta do leitor, notícia e cartum; - Uso cotidiano do dicionário, compreendendo suas finalidades: conhecer novas palavras, seus significados, palavras de igual sentido e grafia correto das palavras.

- Conhecimento das principais características e finalidades dos gêneros textuais que : informem, convencem, instruem, explicam, comentam, divirtam, relatem e resumam ; - Uso cotidiano do dicionário, compreendendo suas finalidades: conhecer novas palavras, seus significados, palavras de igual sentido e grafia correto das palavras.

5

- Ler com competência silenciosamente e em voz alta.

- Estabelecimento da relação entre imagens e a escrita de palavras diversas; - Estabelecimento de relação entre significante e significado;

- Leitura ajustando o falado à escrita;

- Leitura de memória de textos trabalhados;

- Leitura de textos produzidos de forma compartilhada.

- Identificação de repetições e substituição dos substantivos por pronomes pessoais retos e oblíquos; - Leitura de pequenos textos com diferentes tipos de letras

- Identificação de elementos coesivos presentes no texto e das relações que estabelecem (pronomes pessoais retos e oblíquos, pronomes possessivos e demonstrativos).

- Identificação dos elementos coesivos (preposição) presentes no texto e das relações que estabelecem (elementos de ligação e organizadores textuais como: e, nem, mas, porque, então, logo, a, de, para, com, entre, contra, porém, sob, sobre)

- Identificação do fato relatado no texto, diferenciando-o das opiniões que possam existir;

- Reconhecimento do efeito de sentido decorrente do uso da pontuação.

- Identificação dos elementos coesivos presentes no texto e das relações que estabelecem (elementos de ligação e organizadores textuais como: e, nem, mas, porque, então, logo, a, de, para, com, entre, contra, porém, sob, sobre, após, por, ante); - Reconhecimento do efeito de sentido decorrente do uso da pontuação.

- Compreender textos lidos de diferentes gêneros

- Reconhecimento da leitura com fonte de entretenimento e a aquisição de informações para conhecer, analisar dados, interpretar placas e cartazes e apreciar obras de arte;

- Apreciação das diferentes situações de leitura modelo realizadas pelo professor; - Leitura fluente de textos trabalhados;

- Reconhecimento da

- Realização de inferências a partir da leitura de textos verbais; - Leitura em voz alta respeitando a pontuação, com destaque a entonação;

- Estabelecimento de relações entre diferentes informações para construção do sentido global do texto; - Localização de informações explícitas e implícitas em textos

- Identificação dos argumentos apresentados nos textos lidos/estudados; - Localização de

informações implícitas

e explícitas em textos;

6

- Apreciação das diferentes situações de leitura modelo realizadas pelo professor;

- Antecipação do enredo de um texto narrativo a partir de imagens, títulos, suportes e outras pistas;

- Localização de palavras em textos utilizando estratégias de seleção;

- Leitura de palavras fazendo análise linguística (palavras variam quanto ao número, repertório e ordem de letras; palavras diferentes compartilham certas letras).

leitura com fonte de entretenimento e a aquisição de informações para conhecer, analisar dados, interpretar placas e cartazes e apreciar obras de arte;

- Leitura compartilhada de textos produzidos; - Antecipação de enredo de uma história a partir de imagens, títulos, suportes e outras pistas.

- Reconhecimento da leitura como fonte de entretenimento e aquisição de informações;

- Leitura de textos de própria autoria ou coletivos;

- Localização de

informações implícitas

e explícitas em textos

curtos e com palavras

familiares;

- Inferência do sentido de uma palavra ou expressão; - Leitura com fluência e compreensão de textos trabalhados;

- Antecipação do significado do texto com base no suporte e no título.

trabalhados;

- Antecipação do significado do texto, partindo dos conhecimentos prévios de indicadores: autor, gênero e portador textual;

- Leitura compartilhada de textos produzidos; - Reconhecimento da leitura com fonte de entretenimento e a aquisição de informações para conhecer, analisar dados, interpretar cartuns e apreciar obras de arte;

- Leitura com fluência e compreensão dos diversos gêneros textuais.

- Realização de

inferência do sentido

de uma palavra,

expressão e

informações contidas

nos textos;

- Leitura relacionando

textos já conhecidos,

produzindo

inferências;

- Antecipação do

significado do texto a

partir de fragmentos

lidos;

- Reconhecimento da leitura com fonte de entretenimento e a aquisição de informações para conhecer, analisar dados, interpretar placas e cartazes e apreciar obras de arte e análise crítica da criatividade e da finalidade da propaganda.

7

AÇÕES E CONTEÚDOS - 2º Bimestre EIXOS OBJETIVOS

GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Escrita

- Expressar-se por escrito em situações reais de comunicação.

- Planejamento de escrita de texto, tendo o professor como escriba – texto coletivo; - Aquisição de hábitos da postura e de uso correto de lápis, papel, borracha, livro e caderno;

- Reconhecimento e uso da direção da escrita; - Escrita espontânea ou por ditado de palavras ou de pequenos textos decorados;

- Escrita do próprio nome e do nome dos colegas;

- Reconhecimento e uso das palavras que determinam características das coisas, pessoas e lugares;

- Produção do texto considerando a coerência e a coesão; - Escrita de texto apresentando segmentação correta para a maioria das palavras;

- Apresentação de uma escrita com legibilidade; - Escrita do nome próprio completo;

- Escrita obedecendo às margens regulares do caderno;

- Escrita de pequenos textos como parlenda, cantiga, trova, poema, atentando para a estrutura dos gêneros; - Reconhecimento e uso de palavras que determinam as características das pessoas, animais e coisas;

- Descrição de imagem percebendo a diferença entre palavra que nomeia e palavra que indica característica; - Uso correto da pontuação;

- Escrita de pequenos textos de gêneros textuais trabalhos, observando as características destes gêneros;

- Estruturação de parágrafos atentando para a explanação correta do assunto;

- Grafia de palavras com correspondência irregulares de uso frequente (som do S, do G, do Z, e do X, H inicial);

- Reconhecimento e uso de palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza;

- Estruturação do parágrafo para explanação correta do assunto; - Uso do texto em todas as situações de aprendizagem, a partir do uso/ reflexão/ uso, das classes gramaticais trabalhadas (artigos, substantivos próprios e comuns, adjetivos, pronomes retos e oblíquos, verbos, pronomes demonstrativos, pronomes possessivos); - Aplicação adequada da pontuação de todos os gêneros textuais: vírgula, ponto final, dois pontos, travessão, ponto de exclamação, ponto de interrogação e reticências;

- Reconhecimento e uso do tempo verbal: presente, passado -

- Escrita e produção textual de gêneros diversos, obedecendo à estrutura; - Uso de vocabulário apropriado para cada gênero textual;

- Estruturação de períodos e de parágrafos, utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos;

- Análise crítica de gráficos, tabelas, textos informativos, propagandas, história em quadrinhos, cartum, tirinha, cartaz e obras de arte;

- Reconhecimento e uso de tempo verbal: presente, passado – pretérito perfeito e imperfeito – e futuro do presente e do pretérito; - Reconhecimento e uso de palavras que indicam elementos de ligação e organização

8

- Uso e ampliação do vocabulário a partir do repertório trabalhado;

- Identificação e uso das palavras do mesmo campo semântico;

- Reconhecimento e uso da estrutura do gênero textual lista. - Escrita compreendendo a sílaba como unidade fonológica na composição da palavra - Escrita de palavras compreendendo que:as letras notam segmentos sonoros menores que as sílabas orais / as sílabas podem variar quanto as combinações entre consoantes e vogais / nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem todas podem vir juntas de quaisquer outras / que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

- Reconhecimento do uso do termo que substitui o nome (pronome pessoal do caso reto); - Uso do vocabulário trabalhado;

- Uso de letra maiúscula no início de frases e em nomes próprios; - Reconhecimento e uso da palavra que indica o gênero e o número do substantivo (artigos definidos e indefinidos); - Escrita de frases utilizando concordância nominal e verbal;

- Grafia de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V); - Grafia de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupo de letras e seu valor

- Reconhecimento de termos com o mesmo sentido e com sentido oposto.

- Escreve textos considerando para quê, o quê e como vai escrever - Planejamento da escrita de texto com organização de roteiro - Revisão de textos escritos com critérios de correção preestabelecido - Escrita de texto compreendendo a função do uso da pontuação, a segmentação correta das palavras, a grafia com correspondências regulares M e N nasalizando o final de sílaba / o uso de palavras e expressões que retomam coesivamente o que já foi escrito (pronome pessoal e sinônimo) / uso de palavras ou expressões que estabelecem coesão, como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidade / o conjunto de frases são delimitados pela

pretérito perfeito – e futuro do presente; - Análise crítica de gráfico, tabela, texto informativo, cartaz, cartum, tirinhas e obras de arte; - Uso de vocabulário apropriado para cada gênero textual. - Escrita de texto compreendendo : o uso da concordância nominal e verbal / a pontuação como produtora de sentido, para estruturar os textos e estabelecer as pausas e as entonações da fala, delimitando final de frases e parágrafos e separando palavras e expressões.

- Produção de textos descritivos, narrativos e argumentativos com coerência e coesão (uso de elementos de ligação e organizadores textuais) como: e nem, mas, porque, contra, sob, sobre,

textual (preposição e conjunção) - Revisão de textos produzidos, obedecendo à norma culta em pontuação, separação silábica ao final da frase, uso de letra maiúscula, concordância, ortografia, paragrafação.

- Escrita de textos utilizando elementos coesivos (elementos de ligação e organizadores textuais) como: e, nem, mas, porque, então, logo, a, de, para, com e entre, contra, porém, sob, sobre, após, por, ante.

9

- Participação em práticas de escritas individuais e coletivas (etiquetas, crachás, agendas e outros). - Compreensão da necessidade do uso da escrita para a comunicação entre os sujeitos - Participação em situações que possibilitam o pensar, discutir e o raciocinar sobre a escrita alfabética.

sonoro C, QU, G, GU, NH, LH e CH.

- Escrita compreendendo que: além de letras usam-se também algumas marcas (acentos) que podem modificar a tonicidade ou som das letras / o uso de letras maiúsculas e minúsculas / o uso da pontuação para entonação das frases.

paragrafação - Uso do dicionário compreendendo sua função e organização

porém.

-

10

- Produzir a

diversidade textual

(narração,

argumentação,

relato, descrição,

instrução) com

emprego adequado

da estrutura do

gênero, de acordo

com a proposta

para o ano de

escolaridade.

- Produção de texto

de acordo com a

hipótese de escrita

em que se encontra;

- Listar nomes de

pessoas, animais e

objetos;

- Reescrita das listas

produzidas após

correção do

professor e de

cantigas de roda;

- Revisão e reescrita

de textos com o

auxílio do professor;

- Escrita do próprio

nome completo,

pequenos bilhetes e

convites.

- Produção de texto

de acordo com os

gêneros trabalhados,

considerando a

coerência;

- Reescrita dos textos

produzidos, após a

correção do

professor, atentando

para uma

apresentação que

facilite a leitura;

- Reescrita de poemas

(versos, estrofes e

rimas), cantigas de

roda e do Cancioneiro

Popular, trovas.

- Produção de texto a

partir de uma situação

dada de acordo com

os gêneros

trabalhados,

considerando a

coerência e a coesão;

- Análise crítica e

produção da

personagem no texto

narrativo;

- Produção de textos

com enfoque em sua

estruturação

(adequação ao tema,

título, parágrafo, letra

maiúscula,

pontuação).

- Produção de texto

claro e coeso que

mantenha a

progressão temática

de todos os gêneros

textuais já

trabalhados;

- Revisão e reescrita

de textos produzidos,

observando as

questões gramaticais

já trabalhadas;

- Análise crítica e

produção de textos

narrativos,

considerando seus

elementos (conto,

piada, tirinhas,

cartum,...) e

instrucionais (cartaz,

folheto, cartilha,...).

- Produção autônoma

de gêneros textuais

variados atendendo à

estrutura e finalidade

de cada um;

- Resumo de textos,

filmes, livros e temas

debatidos em classe;

- Registro de dados e

elaboração de tabelas e

gráficos a partir de

pesquisas sobre um

determinado tema;

- Análise crítica e

produção de textos

opinativos a partir de

propagandas veiculadas

pelos meios de

comunicação;

- Revisão e reescrita de

textos produzidos,

obedecendo à norma

culta em pontuação,

separação silábica ao

final da frase, uso de

letra maiúscula,

paragrafação,

ortografia,

concordância.

11

COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR - MATEMÁTICA - 2º Bimestre

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS

EXTRUTURANTE OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

NÚMEROS E OPERAÇÕES

- Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de vários sistemas, para estabelecer relações com as regras de contagem e os agrupamentos do nosso sistema decimal.

- Utilização de diferentes estratégias para reconhecimento de informações numéricas no contexto diário, incluindo situações que envolvem contagens e medidas. - Identificação e registro da posição de objetos e pessoas num grupo de 10 elementos (do 1º ao 10º).

- Composição e decomposição de números maiores que vinte em agrupamentos de dezenas e unidades. Sugestão: uso de recursos concretos, como o ábaco, material dourado, quadro valor de lugar.

- Compreensão de que e as centenas são agrupamentos de dezenas e unidades.. Sugestão: uso do material dourado, quadro valor de lugar e do ábaco. - Relação entre centena e meia centena , centenas e dezenas e dezenas e unidades, incluindo as noções de partes ( metade, décima parte, centésima parte) Sugestão: uso do material dourado.

- Compreensão do milhar como agrupamento de centenas, dezenas e unidades. Sugestão: exploração de informações numéricas em contextos cotidianos e uso do material dourado, ábaco e quadro valor de lugar. - Compreensão das ordens e classes na composição de números expressos em diversas situações do cotidiano , através de variados portadores textuais.

- Reconhecimento e utilização das características do Sistema de Numeração Decimal, tais como agrupamentos, trocas na base 10 e princípio do valor posicional. Sugestão: uso do material dourado, ábaco e quadro valor de lugar.

12

- Compreender as regras do sistema decimal para efetuar contagens: identificar posição de algarismos na escrita numérica; ler, escrever e interpretar informações numéricas em diferentes portadores textuais.

- Compreensão de que os números situados entre 10 e 20 são formados por um agrupamento de 10 (dezena) e até 9 unidades restantes. Sugestão: uso do ábaco, quadro valor de lugar e material dourado.

- Uso de diferentes estratégias (linguagem oral, notação numérica e/ou registros não convencionais para comunicar e quantificar quantidades de coleções com até 20 elementos (incluindo dezena , meia dezena).

- Identificação de números menores que 20 numa série, incluindo a reta numerada, explicitando noção de sucessores e antecessores. Sugestão: uso das réguas cuisinaire.

- Leitura, escrita, comparação e ordenação (segundo critérios maior que, menor que, estar entre) de números conhecidos ou frequentes, e de quantidades com até 20 elementos, usando

- Leitura e escrita de informações numéricas, utilizando a linguagem matemática, incluindo composição e decomposição de dezenas, com quantidades até 99.

- Relação entre dezena e meia dezena, dúzia e meia dúzia.

- Estimação, contagem, comparação e comunicação de quantidades de coleções (até 99 elementos) , através de diferentes estratégias.

- Identificação e localização de antecessores e sucessores de números menores que a centena numa reta numérica.

- Composição, decomposição de números naturais menores que o milhar nas respectivas ordens e classes do sistema de numeração decimal. Sugestão: uso do quadro valor de lugar, material dourado e ábaco. - Arredondamento de números para a dezena ou centena mais próxima, usando o conceito de valor posicional. - Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais até o milhar, incluindo a terminologia: > (maior que), < (menor que), =,

(igual) e ≠ (diferente). - Identificação e localização de antecessores e sucessores de números menores que o milhar numa reta numérica.

- Relação de milhares com centenas, dezenas e unidades, incluindo as noções de parte, décima parte, centésima parte, milésima parte. Sugestão: uso do material dourado.

- Composição e decomposição de números até unidades de milhar de acordo com os princípios do Sistema de numeração decimal.

- Leitura , escrita ordenação e arredondamento de números naturais até unidades de milhar expressos em diversos portadores textuais.

- Uso da reta numérica e das ideias de sucessor e antecessor para localizar, comparar e ordenar números naturais, incluindo o uso da simbologia (> e <) nos registros. - Realização de operações utilizando a reta numérica.

- Leitura, escrita, ordenação e comparação de números naturais até a ordem dezena de milhar, utilizando os princípios do sistema de numeração decimal. - Compreensão de que o valor posicional de um algarismo na representação de um número vale 10 vezes mais que o algarismo da direita e um décimo do da esquerda. - Composição e decomposição de números naturais de diferentes maneiras, incluindo o uso da

simbologia (+, -, = , ≠, x,

:). - Reconhecimento da decomposição de números naturais nas suas diversas ordens. Sugestão: uso do ábaco e quadro valor de lugar. - Reconhecimento da escrita por extenso dos numerais até 99999. - Leitura, escrita, ordenação e comparação de

13

expressões, desenhos e reta numerada.

- Contagem até 20 em escalas ascendentes e descendentes de um em um, dois em dois, cinco em cinco, dez em dez.

notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal. - Localização de números naturais na reta numérica, contextualizada em situações-problemas. - Identificação de quantidades numa sequência numérica. - Explicação do que ocorre quando um número é multiplicado por 10 ou 100 ou 1000. - Identificação de frações como números racionais cujas representações podem estar associadas a diferentes significados. Sugestão: uso da caixa de frações, dobraduras, e experimentações práticas com material concreto. - Comparação e ordenação de números racionais na forma fracionária. Sugestão: uso de réguas

14

cuisinaire, desenhos e material concreto.

- Compreender significados e algoritmos das operações para resolver problemas por diferentes estratégias de cálculo e efetuar validação de resultados. 3

- Uso de cálculo mental, estimativas e outras estratégias como desenhos, decomposições numéricas e palavras para solucionar situações-problema envolvendo ideias aditivas e subtrativas, com os significados de juntar e acrescentar, separar e retirar quantidades. Sugestão: uso das réguas cuisinaire.

- Utilização da linguagem matemática na leitura e no registro de operações

e situações –problema: ( +, −, =, e algarismos de

1 a 20).

- Uso de cálculo mental, estimativas e outras estratégias para solucionar situações-problema envolvendo as ideias de juntar e acrescentar na adição. - Uso da reta numérica em contextos significativos para efetuar operações de adição e subtração. - Resolução e elaboração problemas envolvendo os significados das operações de adição e subtração por estratégias próprias, utilizando a linguagem

matemática ( +, −, =,

≠,e algarismos até 99).

- Uso do cálculo mental para solucionar situações do cotidiano envolvendo ideias aditivas, subtrativas,multiplicativas, de repartição e de medida, incluindo as noções de dobro, triplo, metade, terça

- Cálculos de adições e subtrações com e sem recursos por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais. Sugestão: uso do material dourado. - Cálculos de multiplicação e divisão por meio de estratégias pessoais e pelo uso algoritmo.

Sugestão: uso do material dourado. - Reconhecimento de frações do inteiro ( um meio, um terço, um quarto, um quinto, um décimo) em situações cotidianas, usando representações gráficas. - Reconhecimento de frações equivalentes através de desenhos e material concreto. Sugestão: uso das réguas cuisinaire, tiras de frações. - Uso de estimativas, cálculo mental e calculadora para resolução de problemas

- Resolução de situações-problema envolvendo as idéias e propriedades da multiplicação (incluindo por 10, 100 e 1000) , como adição de parcelas iguais, como raciocínio combinatório, como proporcionalidade e na disposição retangular. Sugestão: uso das réguas cuisinaire, árvore de possibilidades, malha quadriculada. - Resolução de problemas envolvendo a técnica operatória da multiplicação. - Resolução de situações-problema envolvendo as ideias e propriedades da divisão como repartição e medida. - Compreensão de que uma fração a/b representa uma quantidade de partes

- Uso de variadas estratégias de cálculo para realizar as quatro operações: estimativas, arredondamentos, agrupamentos, cálculo mental. - Cálculo dos resultados das operações básicas com números naturais através do uso de algoritmos. - Resolução de problemas com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) - Resolução de situações-problema envolvendo cálculos da média aritmética em situações contextualizadas. - Uso de estimativas e técnicas convencionais para validação de resultados na resolução de problemas.

15

parte. Sugestão: uso das réguas cuisinaire. - Identificação de meios e quartos de inteiros, usando desenhos , objetos e dobraduras. - Uso da calculadora para produção de escritas numéricas resultantes de uma operação. - Uso de estimativas e/ou técnicas convencionais para validação de resultados.

envolvendo as ideias de juntar, separar, acrescentar, retirar, comparar e completar quantidades menores que mil. - Uso de estimativas e técnicas convencionais para validação de resultados.

iguais a 1/b. Sugestão: uso de tiras de fração; réguas cuisinaire e outras representações gráficas. - Compreensão de frações equivalentes como diferentes representações da mesma parte do inteiro. - Uso de diferentes estratégias na resolução de problemas: cálculo mental e aproximado, calculadora, estimativas e algoritmos. - Uso de estimativas e técnicas convencionais para validação de resultados na resolução de problemas.

16

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS

EXTRUTURANTE OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Pensamento Algébrico

- Empregar diferentes atributos para agrupar, classificar e ordenar elementos, sob critérios preestabelecidos.

- Uso de diferentes atributos (cor, forma, tamanho) para organização e ordenação de objetos ou de representações por figuras. - Organização de elementos de um grupo de pessoas, coleção de objetos ou representações por figuras segundo critérios próprios criados.

- Uso de diferentes atributos (comprimento, largura, altura, espessura, ) para organização e ordenação de objetos, pessoas ou representação por figuras. - Organização de elementos de um grupo de pessoas, de uma coleção de objetos ou de representações por figuras, segundo critérios próprios criados.

- Uso de diferentes atributos (comprimento, largura, altura, espessura) para organização e ordenação de objetos ou representações de figuras em sequências ascendentes ou descendentes.

- Uso de diferentes atributos (comprimento, largura, altura, espessura, massa, capacidade).

- Uso de diferentes atributos (comprimento, largura, altura, espessura, massa, capacidade, área e volume) para organização e ordenação de objetos em sequências ascendentes ou descendentes.

- Identificar regras na formação de elementos desconhecidos de uma sequência, pelo reconhecimento de padrões observados.

- Aplicação de regra pré-determinada para acréscimo de elementos ausentes em sequências numéricas ascendentes ou descendentes (começando do zero) , de objetos ou de figuras. - Identificação de uma regra na formação de sequência numérica para inserção de elementos desconhecidos. - Descrição da regra observada na formação de sequências.

- Identificação de uma regra na formação de sequência de números naturais até 99, resultante de adições e subtrações sucessivas, para inserção de elementos desconhecidos .

- Identificação e descrição da regra de formação de sequências ordenadas de números naturais menores que 1000, resultantes de adições ou subtrações sucessivas. - Identificação e aplicação da regra pré-determinada na formação de sequências de figuras, para fins de continuidade do processo de construção da mesma .

- Identificação e descrição da regra de formação de sequências ordenadas de números naturais (maiores que 1000) , resultantes de adições, subtrações e multiplicações sucessivas. - Identificação e aplicação da regra pré –determinada na formação de sequências de figuras, para fins de continuidade do processo de construção da mesma.

- Identificação da regra de formação de sequências numéricas envolvendo relações de dobro, triplo, metade, terça parte, e de outros múltiplos ou partes do inteiro. - Descrição da regra de formação de uma sequência numérica, de objetos ou de figuras representativas. - Aplicação da regra de formação de uma sequência (numérica ou não) para continuidade da mesma .

17

- Inserção de elementos numa sequência de números naturais menores que 1000, seguindo a regra de formação por processos aditivos ou subtrativos .

- Inserção de elementos numa sequência de números naturais maiores que 1000, seguindo a regra de formação por processos aditivos ou subtrativos.

- Criar regras para estabelecimento de padrões na formação de sequências numéricas, de representações geométricas, entre outras.

- Construção de sequências de números naturais começando do zero. - Representação da sequência de números naturais até 10 na reta numerada.

- Construção de sequências de números naturais até 99 começando por um número diferente de zero e menor que 100. - Representação de sequências de múltiplos na reta numerada 2a. - Identificação de números desconhecidos em sentenças matemáticas envolvendo ideias aditivas ou subtrativas.

- Construção de sequências de números naturais menores que 1000, segundo regras de formação.

- Construção de sequências de números naturais e racionais segundo regras de formação envolvendo relações de dobro e metade, triplo e terça parte, quádruplo e quarta parte, e outras.

- Construção de sequências de números naturais e racionais segundo uma regra de formação.

- Fazer uso de sentenças matemáticas por meio de operações e igualdades, para representar situações-problema envolvendo cálculo de elementos desconhecidos.

- Interpretação e produção de escritas numéricas levantando hipóteses sobre elas. - Utilização de estimativas para avaliar a adequação de resultados obtidos na resolução de situações-problema.

- Resolução de problemas envolvendo cálculo de elementos desconhecidos até 9 por reversibilidade das operações. (operação inversa)

- Inserção de números desconhecidos em sentenças matemáticas envolvendo ideias aditivas, subtrativas ou multiplicativas. ( operação inversa).

- Identificação de números desconhecidos em sentenças matemáticas envolvendo ideias das quatro operações (operação inversa).

- Calcular o elemento desconhecido numa igualdade aplicando a relação de reversibilidade das operações envolvidas . - Elaborar situações-problema envolvendo o cálculo de números desconhecidos. - Verificação de que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se

18

multiplicam seus membros por um mesmo número. - Uso de linguagem simbólica para traduzir uma situação-problema envolvendo o cálculo de elemento desconhecido. - Resolução de situações-problema envolvendo o cálculo de números desconhecidos.

19

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS

EXTRUTURANTE OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

ESPAÇO E FORMA/

GEOMETRIA

- Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço; interpretar e fornecer instruções, usando terminologia adequada.

- Consideração de um ponto de referência para identificar a localização de pessoas e objetos no espaço, empregando as noções de dentro, fora, ao lado, entre, em cima, embaixo, perto, longe. Sugestão: uso de brincadeiras, maquetes, mapas de localização e outras representações gráficas. - Descrição de giros em percursos vivenciados em atividades lúdicas, usando uma linguagem informal construída através do uso de jogos, brincadeiras e outras situações. Sugestão: uso da malha quadriculada e jogos (incluindo ou não os digitais).

- Identificação de deslocamentos e da localização de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência. Sugestão: uso de brincadeiras, maquetes, mapas de localização e outras representações gráficas. - Identificação de ângulos em representações da movimentação de pessoas e objetos em percursos realizados através de croquis, maquetes, mapas de localização e plantas baixas. - Explicação informal (usando vocabulário construído pelo manuseio de jogos, vivência de brincadeiras e outras situações lúdicas) da posição de pessoas e objetos no espaço em relação a um

- Identificação de deslocamentos e localização de pessoas e objetos no espaço, segundo mais de um referencial. Sugestão: uso de brincadeiras, maquetes, mapas de localização e outras representações gráficas. - Representação informal da posição de pessoas e objetos no espaço (através de desenhos, croquis, plantas baixas e maquetes) segundo um referencial.

- Identificação da localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, incluindo mudanças de direção, direita e esquerda). Sugestão: uso de brincadeiras, maquetes, mapas de localização, plantas baixas e outras representações gráficas. - Representação ( na malha quadriculada) de deslocamentos e giros em percursos, segundo instruções dadas e incluindo mudanças de direção. - Explicação informal (usando vocabulário construído pelo manuseio de jogos, vivência de brincadeiras e outras situações lúdicas) da posição de pessoas e objetos no espaço em relação a um referencial.

- Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, incluindo noções de transversalidade paralelismo e perpendicularismo. Sugestão: uso de maquetes, mapas, croquis e outras representações gráficas.

20

referencial.

- Construção de ângulos maiores, menores ou iguais ao reto com uso do transferidor para construção de polígonos. - Identificação de polígonos na composição dos sólidos e em suas planificações.

- Compreender o ambiente, aguçando a curiosidade para examinar e organizar o espaço de convivência, de forma a melhorar a percepção visual, espacial e tátil, identificando as características geométricas desse espaço.

- Descrição em linguagem informal (sem nomeação) das características de objetos do cotidiano associados às figuras geométricas espaciais. Sugestão: uso de dados, caixas em diversos formatos, latas de refrigerante, lápis sem ponta, ...) - Identificação das formas planas básicas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) na composição de sólidos geométricos ou em outras situações cotidianas: objetos da sala, jogos, TANGRAM, obras de arte, blocos lógicos,...).

- Estabelecimento de relações entre objetos do mundo físico com alguns sólidos geométricos (cubo, bloco retangular, prisma,pirâmide). Sugestão: uso de objetos do cotidiano representativos das formas espaciais. - Construção de sólidos geométricos (cubo e bloco retangular) a partir de suas planificações. - Caracterização das figuras planas (quadriláteros) envolvidas nas planificações.

- Análise de ângulos na composição dos sólidos geométricos (cubo, bloco retangular, prisma e pirâmide), e das figuras planas. Sugestão: uso de objetos concretos e obras de arte. - Construção de sólidos geométricos (corpos redondos ou não), a partir de suas planificações. - Identificação de figuras planas na composição dos sólidos (triângulos, quadriláteros e círculos). - Caracterização de polígonos e não polígonos (triângulos, quadriláteros e círculos). Sugestão: uso do

- Nomeação de polígonos pelo número de lados e vértices. Sugestão: uso de objetos do cotidiano, obras de arte, TANGRAM,blocos lógicos. - Caracterização de círculo e circunferência. Sugestão: uso de linha ou barbante para contorno dos círculos.

- Medição de ângulos (pelo uso do transferidor) nas representações de objetos do cotidiano, de obras de arte, mosaicos, faixas decorativas, incluindo as dobraduras. - Identificação das características de formas geométricas encontradas na natureza ou em objetos do cotidiano (formas arredondadas ou não, simétricas ou não). - Planificações de sólidos geométricos. - Associação de sólidos geométricos as suas respectivas

21

TANGRAM ,blocos lógicos e obras de arte. - Identificação da propriedade de simetria em figuras geométricas (uso de malhas e dobraduras).

planificações. - Identificação e traçado dos eixos de simetria em formas geométricas planas ou figuras planas do cotidiano. Sugestão: uso de malhas, obras de arte, dobraduras. - Relação de objetos do mundo físico com os corpos redondos (cilindro, cone e esfera). - Caracterização dos elementos que compõem o círculo (diâmetro e raio) para estabelecimento de relações. Sugestão: uso das peças circulares dos blocos lógicos;de obras de arte com formas circulares; de círculos construídos com compasso, variando medidas de raio.

22

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS

EXTRUTURANTE OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

GRANDEZAS E MEDIDAS

- Identificar as diversas grandezas e os instrumentos adequados para medições, associando resultados não exatos com números decimais e frações,e percebendo a necessidade de padronização de resultados.

- Identificação dos períodos do dia, dos dias da semana, dos meses do ano. - Identificação de diferentes instrumentos para medir o tempo (calendário,relógios analógicos e digitais).

- Observação das frações do tempo em relógio analógico (hora, minuto e segundos). - Utilização de calendário para identificação de datas, dias da semana, meses do ano. - Observação das medições de temperatura nas informações sobre previsão do tempo. - Identificação de diferentes instrumentos para medir o tempo (calendário, relógios analógicos e digitais).

- Estabelecimento de relações entre horas e dia, hora e minutos e minutos e segundos na resolução de situações problemas. - Compreensão da hora como parte do dia, do minuto como parte da hora e do segundo como parte do minuto, incluindo noções de meia hora, um quarto e três quartos da hora. - Compreensão de centímetros e milímetros como partes do metro, grama e miligrama como partes do quilograma, e mililitro como parte do litro, através de vivências de situações práticas (uso de fita métrica, embalagens de alimentos, recipientes de um litro, e outros objetos).

- Estabelecimento de relações entre unidades de medida de tempo (o ano e as frações do ano) na resolução de problemas (mês como metade do bimestre como quarta parte do ano e terça parte do semestre...). - Reconhecimento da temperatura como grandeza, identificando termômetros como instrumento de medida.

- Resolução de situações-problema envolvendo o cálculo da soma ou diferença entre medidas de temperatura de duas localidades. - Estabelecimento de relações entre unidades de medida de tempo na resolução de problemas. - Estabelecimento de relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento. - Identificação de grau centígrado (Celsius) como unidade de medida de temperatura em situações do cotidiano.

23

- Relacionar as regras de decomposição do sistema decimal de medida para ler, escrever e efetuar medições com unidades convencionais ou não padronizadas.

- Comparação de grandezas de mesma natureza (cumprimentos, capacidades e massas) por experimentações práticas com material concreto. - Comparação dos tamanhos de objetos, pessoas e animais, identificando qual o maior ou menor. - Comparações de alturas, comprimentos, larguras e pesos de objetos do cotidiano, através de experimentações práticas. - Ordenação de objetos pelo comprimento, altura, peso (do maior para o menor, mais e menos alto).

- Leitura de valores escritos em reais e preços de mercadorias. - Escrita de valores por extenso e vice-versa.

- Resolução de situações-problema envolvendo o estabelecimento de relações entre as unidades de medida de comprimento, massa e capacidade nas experimentações práticas. - Leitura e escrita de reais e centavos do real.

- Associação das transformações entre medidas com produtos ou divisões por 10, 100 ou 1000. - Resolução de situações-problema envolvendo transformações entre medidas de comprimento (m e cm).

- Estabelecimento de relações entre unidades de medidas das diversas grandezas na resolução de problemas.

24

- Fazer medições de uma mesma grandeza com diferentes unidades, realizando comparações, estimativas e validação de resultado.

- Compreensão de que os resultados das medições podem ser exatos ou não exatos, de acordo com a unidade. - Contação de histórias envolvendo situações com dinheiro

- Leitura de horas em relógios de ponteiro e digitais. - Medições de comprimentos, capacidade, massa e volume utilizando unidades convencionais e não convencionais, através de experimentações práticas. Sugestão: uso dos cubinhos, barras e placas na composição de blocos para o noções de volume.

- Contagem de dinheiro (notas e moedas) em situações contextualizadas envolvendo transações monetárias. - Comparação dos tamanhos de diferentes superfícies obtidas da composição de figuras. - Sugestão: uso de malhas e do TANGRAM, como também recorte e colagem de figuras nas representações planificadas de sólidos geométricos.

- Medições da temperatura corporal em experimentações práticas. - Utilização das unidades de medidas mais usuais em medições práticas (metro, centímetro, milímetro para comprimentos, grama e quilograma para massa, litro e mililitro para capacidade). - Medição de comprimentos em metros e centímetros, usando fita métrica. - Uso das unidades convencionais, mais usuais para estimar, medir, comparar e ordenar as diversas grandezas. - Medição de perímetros (contorno) de objetos e áreas (superfícies) com unidades não convencionais. Sugestão: uso do TANGRAM e de figuras em malhas.

- Compreensão dos períodos de tempo equivalentes ao acúmulo de anos (biênio, triênio, década, século) na resolução de problemas. - Estimação de medidas de grandezas utilizando unidades convencionais ou não. - Resolução de problemas envolvendo as nações de perímetro e áreas de figuras planas, com ou sem uso de malhas quadriculadas.

25

EIXO ESTRUTURANTE

OBJETIVOS GERAIS DE

APRENDIZAGEM

AÇÕES E CONTEÚDOS – 2º BIMESTRE

Tratamento da Informação/ Estatística e Probabilidade

- Compreender dados expressos em várias formas de apresentação.

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

- Formulação de questões sobre situações cotidianas que gerem pesquisas e observações para coleta de dados quantitativos e qualitativos.

- Leitura e interpretação de informações contidas em imagens.

- Leitura, interpretação e transposição de informações em diversas situações e configurações. (Exemplos:anúncios, códigos,tabelas, gráficos, propagandas)

- Leitura e Interpretação de dados (inclusive fracionários), oriundos de fontes diversas, contidos em tabelas e gráficos: de barras, colunas, de linhas, pictóricos.

- Leitura de informações apresentadas em tabelas e gráficos de colunas, linhas, barras e setores. - Comparação dedados apresentados em gráficos de colunas, barras, linhas e de setores. Sugestão: proposta de sites para pesquisa de gráficos, em interfaces com as outras disciplinas.

26

- Ler, interpretar e comunicar informações fazendo uso de representações próprias, desenvolvendo estratégias textuais para comunicação de dados e para tomada de decisões a partir da análise dos mesmos.

- Comunicação das ideias matemáticas de diferentes formas: oral, desenhos, diagramas, croquis. - Preenchimento de tabelas a partir da contagem dos elementos de um conjunto, separando-os por atributos ou características comuns. (Exemplos: animais, objetos, pessoas, cor, forma, tamanho, espessura).

- Elaboração de pesquisas para coleta e organização de dados, utilizando registros pessoais (desenhos, esquemas, escritas numéricas ou recursos digitais). - Registro em tabela,após contagem, de objetos classificados de acordo com atributos.

- Elaboração de pesquisas para coleta e organização de dados, utilizando diferentes registros gráficos: tabelas simples e de dupla entrada, gráficos pictóricos, de barras e de colunas.

- Apropriação dos dados expressos em gráficos de setores, expressando-os em racionais e porcentagens. - Interpretação de gráficos de setores representativos de situações reais do cotidiano. Sugestão: interfaces com as outras disciplinas pelo uso de gráficos expressando dados sobre situações atuais.

- Realização de pesquisas de opinião sobre fatos reais do cotidiano para organização dos dados coletados em tabelas e gráficos. Sugestão: uso das tecnologias digitais para organização e comunicação dos dados.

27

- Construir e interpretar gráficos, tabelas e mapas.

- Construção de gráficos de colunas a partir de tabelas (exemplo: número de aniversariantes , de meninas ou meninos da turma, e outros contextos reais) Sugestão: uso da malha quadriculada.

- Interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, gráficos de barras para comunicação de informações obtidas, incluindo o recurso da malha quadriculada e/ou das tecnologias digitais.

- Construção de tabelas e gráficos a partir das informações de um texto. Sugestão: uso de malha quadriculada e/ou tecnologias digitais. - Construção de tabelas e gráficos para comunicação de resultados de experimentos aleatórios. Sugestão: uso de malha quadriculada ou tecnologias digitais.

- Construção de tabelas e gráficos( inclusive de setores) a partir das informações de um texto. Sugestão: uso das tecnologias digitais para a construção.

- Construção de tabelas e gráficos de fontes diversas, de acordo com a norma técnica (título, fonte, legenda, nomes das colunas) - Utilização de legendas na representação de mapas.

28

- Desenvolver formas de raciocínio para lidar com a incerteza.

- Classificar eventos do cotidiano envolvendo o acaso nas ocorrências(com certeza, talvez, impossível). Sugestão: uso dos blocos lógicos, cartas de baralho, dados, urnas, e outros recursos materiais). - Verificação da validade dos resultados obtidos na resolução dos problemas.

- Avaliação de possibilidades de ocorrência de eventosem experimentos aleatórios, classificando-os como prováveis, pouco prováveis ou improváveis . Sugestão: uso dos blocos lógicos, cartas de baralho, dados, urnas, e outros). - Formulação, resolução de situações –problema, e validação das estratégias e resultados.

- Reconhecimento da variação dos resultados possíveis em eventos aleatórios do cotidiano. Sugestão: uso dos blocos lógicos para sorteio de peças envolvendo apenas um atributo (cor, forma, tamanho, espessura), como também de baralhos, dados, urnas, e outros. - Formulação, resolução de situações –problemasimples envolvendo dados estatísticos. - Validação das estratégias e resultados obtidos na resolução de problemas.

- Identificação das chances de ocorrência de eventos do cotidiano em situações aleatórias. Sugestão: uso dos blocos lógicos para sorteio de peças envolvendo mais de um atributo (cor, forma,tamanho e espessura), cartas de baralho, dados, urnas, e outros).

- Aplicação do princípio multiplicativo para resolver problemas combinatórios. Sugestão: construção da árvore de possibilidades.

29

COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2º Bimestre

AÇÕES E CONTEÚDOS

EIXOS EXTRUTURANTE

OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM

1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Vida e ambiente

- Apropriar-se de conhecimentos em relação ao ambiente e os seres vivos e sobre a importância de sua proteção para a vida no planeta.

- Reconhecimento de diferentes ambientes. - Conhecimento de ambientes terrestres e aquáticos.

Sugestões:

- Observação direta do ambiente ao redor da escola, da casa, do bairro. - Conversa informal sobre as observações feitas, de desenhos e pinturas existentes.

- Observação de fotos;

- Escrita de textos coletivos. - Montagem de

- Identificação de diferentes ambientes. - Conhecimento de ambientes de florestas e campos.

- Identificação de características dos ambientes: terrestres, (florestas, campos) e aquáticos, (rios, lagoas, mar). Sugestões:

- Atividades sobre a importância da proteção ambiental, responsabilidade individual e coletiva. (Jogral, mural, teatro, etc). - Visitas aos ambientes com relatos, textos escritos e desenhos.

- Constatação de que os ambientes se diferenciam. - Diferenciação de ambientes de acordo com: vegetação, clima solo e quantidade de água. - Diferenciação de ambiente degradado e protegido

Sugestões:

- Visitas a diversos ambientes . - Observação direta da vegetação: mangue, restinga, mar e rio. - Registros diversos: desenhos, pinturas, escrita de textos individuais, em duplas ou coletivos. - Elaboração de diários de bordo.

- Conceituação de ecossistemas do Estado do Rio de Janeiro . - Reconhecimento das características fundamentais dos ecossistemas do Estado do Rio de Janeiro destacando os de Macaé. - Compreensão da importância da conservação dos ecossistemas .

Sugestões:

- Visitas aos ecossistemas macaenses e da redondeza. - Desenvolvimento de projetos de coleta seletiva e proteção do ambiente onde vivem. - Utilização dos mapas de Macaé, Rio de Janeiro e Brasil.

- Conceituação de ecossistemas brasileiros. - Apropriação de conhecimento de diferentes Biomas brasileiros. - Identificação de diferentes tipos de vegetação de cada Bioma. - Localização dos Biomas no mapa do Brasil. - Reconhecimento das características de cada vegetação dos Biomas em relação ao espaço geográfico.

Sugestões:

- Utilização do mapa do Brasil, observação de fotos, imagens, uso de tecnologia com imagens.

30

murais a partir das observações. - Conversa sobre ambiente saudável, alegre e cuidado.

31

COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2º Bimestre

AÇÕES E CONTEÚDOS

EIXOS EXTRUTURANTE

OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM

1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Terra e Universo

- Reconhecer que a humanidade produz conhecimentos sobre materiais a partir da ciência e tecnologia e sua importância para a sustentabilidade do planeta. .

- Localização espacial

- Percepção do indivíduo no espaço. Sugestões: - Localização do aluno e de seus colega, na sala de aula, a partir da planta baixa da sala. - Atividade de situar os colegas que estão à frente, atrás, dos lado direito e esquerdo; quem está mais próximo e mais distante. - Conhecimento do formato, e da localização da

- Conhecimento do princípio do movimento de rotação . - Relacionamento do fenômeno do dia e da noite com o movimento de rotação da Terra. - Reconhecimento de que a repetição de dias e noites cadencia atividades humanas e de outros seres.

Sugestões:

- Atividade utilizando uma lanterna (sol) e uma bola de isopor (Terra) para explicar os dias e as noites ou com o uso do globo terrestre. - Elaborar murais com hábitos dos animais, noturno, diurno) de acordo com suas atividades pessoais e sociais.

- Conhecimento dos Pontos Cardeais. - Compreensão do movimento do Sol, utilizando diferentes pontos de referência: introdução aos Pontos Cardeais.

Sugestão:

- No pátio da escola identificar a posição do Sol, o nascente e o poente. - Representação e uso da bússola. - Montagem de bússola (rolha, água e agulha sem ponta e imã).

- Conhecimento do movimento de translação. - Relação das estações do ano com o movimento de translação. - Observação do movimento da Lua, bem como a mudança de fases (29 dias)

Sugestão:

- Atividade prática com lanterna, bola de isopor maior (Terra) e menor (Lua), ou com o uso do globo terrestre.

- Conhecimento do Sistema Solar - Identificação dos planetas do Sistema Solar de acordo com o tamanho e distância do Sol. - Compreensão de que a matéria é atraída para o centro da Terra (força da gravidade) e que vivemos na sua superfície.

Sugestão:

- Elaboração de painel do Sistema Solar, respeitando suas medidas (tamanho e distância).

32

Terra no espaço, a força que atua sobre ela e os seus movimentos.

33

AÇÕES E CONTEÚDOS

EIXOS EXTRUTURANTE

OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM

1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Bem Estar e Saúde

- Compreender e construir conhecimentos para participar da investigação de temas ou problemas de interesse científico e cultural acerca do corpo humano e da saúde.

- Valorização de relações de hábitos de higiene e saúde pessoal. - Percepção da importância da mastigação e higiene bucal. - Observação do movimento do tórax e a relação com o movimento da respiração. - Observação do batimento do coração e a relação com o movimento do sangue. - Observação de esquemas dos sistemas digestório, respiratório e circulatório.

Sugestões: - Higiene (escovação - cuidado com a língua e dentes); - Observação das veias do corpo,

- Discussão de temas acerca do corpo humano e da saúde, reconhecendo hábitos saudáveis na saúde pessoal, coletiva e ambiental. - Constatação da importância da mastigação e da higiene bucal . - Reconhecimento através de experimentação da importância da alimentação e do sono. - Percepção da importância do cuidados com o lixo, na manutenção de um ambiente saudável e protegido de doenças. Sugestões: - Situações frequentes de higiene pessoal das mãos e dos dentes. - Conversas sobre a importância de

- Investigação das funções de nutrição do corpo humano. - Reconhecimento das propriedades dos alimentos. - Reconhecimento dos princípios da alimentação saudável.

Sugestões:

- Conversa sobre os motivos pelos quais nos alimentamos e discuti-los: comemos porque sentimos fome, para ter energia, para ter saúde, porque é

- Compreensão e investigação de temas acerca do corpo humano e da saúde - reconhecendo os diferentes fatores que compõem a saúde individual e as transformações do alimento no corpo. - Identificação dos sistemas: digestório, respiratório, circulatório, excretor e suas funções no organismo. - Elaboração de esquemas e desenhos dos sistemas do nosso corpo (digestório, respiratório, circulatório e excretor).

Sugestões:

- Montagem de pulmão com bolas de soprar. - Experiência para observar o tempo de dissolução de um comprimido de Sonrisal

- Conhecimento acerca das formas de obtenção e armazenamento de alimentos e seus nutrientes . - Classificação de diferentes tipos de alimentos, associando-os a processos e formas de armazenamento adequados. - Busca de informações sobre produção e conservação de alimentos e a importância da qualidade dos alimentos para a saúde. - Investigação sobre cuidados para a conservação de alimentos em geral (em casa, nos supermercados e nas feiras).

Sugestões: - Visita ao supermercado a fim de identificar onde ficam os alimentos secos, os laticínios, as frutas, legumes e carnes. - Elaboração do diário de

34

sua cor e batimentos. - Observação dos órgãos dos aparelhos: digestório, circulatório e respiratório;

- Uso do estetoscópio para ouvir os batimentos do coração.

afastar os micro-organismos e as doenças, junto com sujeira e resíduos. - Situações frequentes de organização e limpeza do ambiente da sala de aula ou outro espaço escolar, acompanhadas de conversa sobre a importância para afastar os micro-organismos e as doenças, junto com sujeira e resíduos, e para manter a beleza do lugar.

gostoso. - Reflexão sobre alimentos saudáveis e não saudáveis (análise dos valores nutricionais / embalagens e rótulos).

inteiro e outro partido, em água, e comparar com a importância da mastigação no processo da digestão. - Experiência para comprovar que a digestão do amido começa na boca, utilizando iodo (indicador de amido) e arroz ou farinha de trigo.

bordo. - Leitura e compreensão dos rótulos de pão de formas, leites, sucos e biscoitos identificando conservantes e aromatizantes. - Observação e conversa em casa, a fim de concluir se o armazenamento dos alimentos está correto.

35

COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR - HISTÓRIA - 1º Bimestre

AÇÕES E CONTEÚDOS

EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Sujeitos históricos: no

tempo, no espaço, nos fatos e nas

fontes históricas.

-Reconhecer-se como sujeito histórico no tempo e no espaço, estabelecendo relações com a comunidade (grupo) em que vive e com o contexto nacional e mundial.

- Identificação de si próprio como membro do grupo de convívio familiar. - Reconhecimento do nome próprio e nomes dos colegas como forma de identificação. - Relato da origem e história do seu nome. - Identificação de marcadores temporais através da rotina da aula/ agenda do dia. - Organização de imagens, a partir da rotina na escola, com uma cronologia de acontecimento. - Desenvolvimento do conceito de dia, fazendo uso de calendários.

- Identificação de si próprio como membro do grupo de convívio escolar. - Reconhecimento das diversas funções das pessoas que atuam na escola. - Relato de atividades do seu cotidiano, seguindo uma sequência cronológica (manhã, tarde e noite). - Organização de imagens, a partir de sua vida cotidiana com uma cronologia de acontecimento. - Desenvolvimento dos conceitos de dia e semana, fazendo uso de calendários e agendas.

- Reconhecimento do bairro como espaço de convivência. - Reconhecimento de suas funções em diversos grupos sociais: vizinhos, igreja, turma da escola, time de futebol, clube... - Realização de entrevistas com pessoas do seu bairro e/ou bairro onde está localizada a escola para conhecimento de suas memórias. - Produção de textos a partir das entrevistas/memórias dos entrevistados. - Elaboração de um registro coletivo semanal das atividades da turma resgatando cronologicamente as vivências.

- Reconhecimento da cidade como espaço de convivência. - Reconhecimento de suas funções em diversas grupos e espaços sociais (time de futebol, clube, igreja, praia, shopping, livraria, praça). -Resgate de fatos históricos do seu município, considerando o ano de nascimento do aluno como marco. - Elaboração de linha do tempo com os principais fatos da história da cidade desde sua fundação. - Compreensão dos conceitos de dia, semana, mês, ano, fazendo uso de calendário e agenda.

- Identificação de si próprio como parte integrante de um povo que compõe o país. - Resgate de fatos históricos do seu país considerando o seu ano de nascimento e o dos colegas como marco. - Desenvolvimento do conceito de século. - Desenvolvimento dos conceitos de: colonização escravidão, através de análise de dados e leituras realizadas. (Capitanias hereditárias, governo geral, atividades econômicas no Brasil Colônia, surgimentos das cidades, Revoltas ocorridas na

36

- Leitura de texto de memórias sobre a vida escolar. -Desenvolvimento dos conceitos de dia, semana, mês, ano fazendo uso de calendários e agendas.

Colônia antes da Independência, ciclos do Pau Brasil e da cana de açúcar).

37

AÇÕES E CONTEÚDOS

EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

- Identificar documentos históricos reconhecendo-os como fontes de informação.

- Conhecimento da carteira da escola e a carteira de vacinação como documentos de identificação. - Análise de diversos documentos: álbum de fotos, vídeos, relatos pessoais e dos colegas para percepção da sequência cronológica ( antes e depois)

- Reconhecimento da certidão de nascimento como documento de identificação. - Análise de diversos documentos: fotos, relatos, registros ...)da escola para percepção da sequência cronológica ( antes e depois

- Reconhecimento da certidão de nascimento e da carteira de identidade como documentos de identificação. - Análise da função do documento carteira de identidade e dos dados nela contidos. - Orientação aos alunos e familiares quanto à importância de providenciar a Carteira de Identidade. - Análise do jornal da cidade e de diversos documentos para resgate da história do bairro.

- Reconhecimento do título de eleitor como documento que assegura direitos e deveres do cidadão. - Análise de diversos documentos para resgate da história do Município (jornais, site, livros, consulta aos arquivos do Museu Municipal Solar dos Mellos entre outros).

- Reconhecimento da carteira de trabalho como documento de identificação. - Análise da função do documento carteira de trabalho e dos dados nela contidos. - Análise de diversos documentos para resgate da história do país. (jornais, site, livros entre outros)

38

EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Cidadania, movimentos

sociais, poder, Estados e

instituições.

- Reconhecer as conquistas dos direitos humanos refletindo sobre os esforços de participação política de diversos segmentos sociais identificando as relações existentes nas diferentes formas de organização.

- Reconhecimento da importância dos combinados para conviver em grupo. - Construção dos combinados da turma.

- Elaboração coletiva das regras de convivência em sala de aula.

- Conhecimento do Regimento Escolar. - Realização de entrevista com a diretora a partir de questões elaboradas sobre o Regimento Escolar

- Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Conhecimento da Lei Orgânica do Município de Macaé. - Debate sobre as questões estudadas e registradas na Lei Orgânica.

- Identificar as relações existentes nas diversas formas de organização.

- Identificação do(a) líder da família e seu papel, reconhecendo os direitos e deveres de cada sujeito envolvido nesta relação

- Identificação do gestor da sala de aula, reconhecendo os direitos e deveres de cada sujeito envolvido nesta relação

- Identificação dos líderes da comunidade escolar e seus papéis, reconhecendo os direitos e deveres de cada sujeito envolvido nesta relação.

- Identificação dos líderes municipais e seus papéis, reconhecendo os direitos e deveres de cada cidadão envolvido nestas relações

- Identificação dos líderes estaduais e seus papéis, reconhecendo os direitos e deveres de cada cidadão envolvido nestas relações

- Conhecer a sociedade brasileira e a contribuição dos diferentes grupos que a constituíram ao longo do tempo.

- Desenvolvimento da noção de pertencimento, com base nas semelhanças e diferenças no grupo familiar. - Elaboração de painel ou mural com as diferentes etnias/nacionalidades que compõem as árvores cronológicas familiares.

- Desenvolvimento da noção de pertencimento , com base nas semelhanças e diferenças do grupo escolar. - Elaboração de documento representativo da diferente naturalidades da turma.

- Conhecimento das mudanças e permanências ocorridas ao longo do tempo no bairro, a partir das conquistas dos grupos. - Conhecimento da formação étnica brasileira percebendo a miscigenação da comunidade na qual

- Conhecimento das permanências e mudanças no município através da atuação de diferentes indivíduos e grupos sociais nos últimos 10, 50 e 100 anos. - Conhecimento da formação étnica brasileira percebendo a miscigenação do município em que vive.

- Conhecimento das permanências e mudanças no Estado do Rio de Janeiro através da atuação de diferentes indivíduos e grupos sociais,nos últimos 10, 50 e 100 anos. - Conhecimento da formação étnica

39

está inserido. -Realização de entrevistas com profissionais e ou pais (responsáveis) visando conhecer e construir gráficos ou tabelas contendo dados de sua turma.

brasileira percebendo a miscigenação no país.

40

AÇÕES E CONTEÚDOS DE HISTÓRIA EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Sujeitos históricos: no tempo, no

espaço, nos fatos e nas fontes históricas.

• Reconhecer-se como sujeito histórico no tempo e no espaço, estabelecendo relações com a comunidade (grupo) em que vive e com o contexto nacional e mundial.

- Conhecimento do grau de parentesco na estrutura familiar. - Compreensão do seu papel no grupo familiar. - Conhecimento de que o sobrenome das pessoas indicam o grupo familiar ao qual pertencem. - Elaboração de linha do tempo a partir de acontecimentos e/ou atividades realizadas pela turma durante uma semana. - Produção de texto coletivo a partir dos relatos/acontecimentos da turma durante uma semana.

- Desenvolvimento dos conceitos de dia e semana, fazendo uso de calendários.

- Organização em uma linha do tempo dos acontecimentos da escola. - Confecção coletiva de painéis, demonstrando o cotidiano da escola, como marca da passagem do tempo. - Registro de acontecimentos de sua vida na escola. - Desenvolvimento dos conceitos de dia, semana e mês, fazendo uso de calendário e agenda.

- Compreensão de que o ser humano é sujeito histórico que constrói e transforma os espaços onde vive, a partir da observação das mudanças ocorridas na sua rua e bairro. - Realização de entrevistas com vizinhos para conhecimento das mudanças, ocorridas na rua/bairro no decorrer do tempo. - Elaboração de linha do tempo a partir de entrevista ampliando a noção de passado.

- Pesquisa e análise da história de origem do Estado do Rio de Janeiro e de Macaé, organizando as informações dos fatos significativos em uma linha do tempo. - Reconhecimento das diferenças entre períodos históricos, utilizando vocabulário próprio como década e século entre outros. - Estabelecimento de relações entre fatos do seu cotidiano com os acontecimentos históricos ocorridos simultaneamente no Estado do Rio de Janeiro.

- Levantamento de conhecimentos sobre a transformação da sociedade brasileira e a relação de tempo em que essas transformações ocorreram. - Desenvolvimento dos conceitos de: colonização escravidão, Império, imigração, abolição, através de análise de dados e leituras realizadas. (chegada da Família Real, Período Imperial, Independência do Brasil, Movimentos Abolicionistas ).

41

Sujeitos históricos: no tempo, no

espaço, nos fatos e nas fontes históricas.

- Identificar documentos históricos reconhecendo-os como fonte de informações.

- Análise de diversos documentos (fotos, relatos pessoais e dos colegas para percepção da sequência cronológica ( antes e depois).

- Análise de diversos documentos ( fatos, relatos, registros ...) da escola para percepção da sequência cronológica ( antes e depois).

- Análise de diversos documentos para resgate da história do bairro.

- Análise de diversos documentos para resgate da história de origem do Estado do Rio de Janeiro (primeiros habitantes, influência cultural dos diversos povos etc.).

- Análise de diversos documentos para compreensão da história do Brasil (chegada da Família Real, Período Imperial, Independência do Brasil, Movimentos Abolicionistas ).

42

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Cidadania, movimentos sociais,

poder, Estado e instituições.

- Reconhecer as conquistas dos direitos humanos refletindo sobre os esforços de participação política de diversos segmentos sociais, identificando as relações existentes nas formas de organização.

- Análise e discussão sobre as conquistas da turma a partir das situações do cotidiano que exigem o cumprimento dos combinados.

- Reconhecimento das relações existentes na sala de aula entendendo o papel de cada participante (aluno, professor, líder de grupo, etc).

- Análise e discussão sobre as conquistas da turma a partir das situações do cotidiano que exigem o cumprimento das regras de convivência na escola.

- Reconhecimento das relações existentes no grupo escolar, entendendo o papel de cada sujeito desta relação(entrevista com profissional da escola).

- Conhecimento da importância da Associação de Moradores, para as conquistas dos bairros.

- Conhecimento da importância e da função do líder da Associação de Moradores enquanto representante de uma comunidade (entrevista com líder da comunidade).

- Conhecimento dos Movimentos Abolicionistas em Macaé como a atuação da Lyra dos Conspiradores. - Conhecimento da história de resistência do Quilombo de Carukango.

- Conhecimento da função do Prefeito e Vereadores enquanto representantes do povo (entrevista com membro da Legislativo). - Entendimento da importância do voto para eleição dos representantes do povo no governo do município.

- Estudo da história de resistência do Quilombo de Palmares e análise da importância da liderança de Zumbi na luta pela liberdade. - Compreender a importância da ressignificação de Zumbi como símbolo da consciência negra e luta contra o racismo.

- Conhecimento da função do Presidente da República enquanto representante do povo. (Primeiro Ministro, Rei, Presidente e Imperador).

43

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

- Conhecer a sociedade brasileira e a contribuição dos diferentes grupos que a constituíram ao longo do tempo.

- Realização de pesquisa sobre o local de nascimento dos pais/ responsáveis e das histórias destas localidades (modos de vida e cultura). - Leitura realizada pelo professor de contos e lendas apresentados e/ ou estudados. - Participação em atividades com músicas, movimento e sons de diferentes manifestações de diversas culturas, relacionando-as com as da sua comunidade.

- Percepção da existência de culturas diferentes na própria sala de aula. - Leitura realizada pela professor de contos e lendas de várias etnias. - Análise de obras de arte e/ou imagens que envolvam o conceito de cultura. - Análise do termo cultura a partir de consulta aos dicionários ilustrados.

- Percepção de diferentes culturas no próprio bairro e nos diversos bairros da cidade. - Conhecimento do modo de vida dos grupos como indígenas e quilombolas, respeitando suas especificidades culturais, identificando aspectos semelhantes e diferentes dos da sua comunidade. - Percepção das diferenças e semelhanças na composição de diversos grupos sociais(Hippie, Cigano etc.). - Leitura de contos e lendas de várias etnias.

- Levantamento dos locais de origem das etnias formadoras do povo brasileiro com ênfase no Estado do rio de Janeiro. - Identificação dos locais no Estado do Rio de Janeiro e/ou país onde mais se concentram essas etnias. - Leitura de contos e lendas de várias etnias .

- Organização de mural evidenciando características e modo de vida dos diversos grupos que viviam no Brasil antes, durante e após a colonização, comparando com os tempos atuais (vestuário, armas, utensílios, instrumentos musicais, moradia, etc.). - Leitura de contos e lendas de várias etnias.

44

COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR - EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º Bimestre

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS OBJETIVOS GERAIS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação

- Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução dos movimentos.

- Participação em atividades corporais lúdicas, para desenvolvimento das habilidades motoras básicas (andar, correr, saltar, rolar, escalar, galopar). - Participação em atividades corporais para desenvolvimento das habilidades perceptivas/sensibilidade e conceitos de tempo e espaço e do próprio corpo. - Vivência de diferentes manifestações rítmico expressivas como forma de expressão do movimento corporal. - Desenvolvimento de responsabilidade, autoconfiança e autocontrole.

- Participação em atividades corporais lúdicas, para desenvolvimento das habilidades motoras básicas. - Participação em atividades corporais para desenvolvimento das habilidades perceptivas (sensibilidade, noção de tempo e espaço e do próprio corpo). - Combinação das posições globais (em pé, sentado e deitado) e posições intermediárias (agachado, ajoelhado, encolhido). - Desenvolvimento de responsabilidade, autoconfiança e autocontrole.

- Vivência de atividades corporais lúdicas desenvolvidas em forma de circuito motor e estafetas. - Reconhecimento das diversas possibilidades de ação dos segmentos corporais e de suas características (movimentos realizados por determinada parte do corpo). - Desenvolvimento de responsabilidade, autoconfiança e autocontrole.

- Vivência de atividades corporais lúdicas desenvolvidas em forma de circuito motor e estafetas. - Reconhecimento das diversas possibilidades de ação dos segmentos corporais e de suas características (movimentos realizados por determinada parte do corpo) - Desenvolvimento de responsabilidade, autoconfiança e autocontrole e respeito mútuo. - Conhecimento da contribuição das práticas da cultura do movimento corporal para melhoria da saúde.

- Vivência de atividades que requeiram o uso das habilidades motoras em gincanas e pequenas competições. - Reconhecimento das próprias características físicas e condições de desempenho pessoal e do outro. - Desenvolvimento de responsabilidade, autoconfiança, autocontrole e respeito mútuo. - Conhecimento da contribuição das práticas da cultura do movimento corporal para a melhoria da saúde.

45

AÇÕES E CONTEÚDOS EIXOS

EXTRUTURANTE OBJETIVOS GERAIS DE

APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Jogos e brincadeiras / Reflexão e Ação

- Conhecer brincadeiras e jogos da comunidade local, de outras comunidades e de diferentes culturas. - Reconhecer a importância do patrimônio lúdico para a preservação da memória - Desenvolver e aprimorar conceitos e habilidades das demais áreas do conhecimento de forma lúdica e integrada.

- Vivência de brincadeiras e jogos da comunidade local e demais comunidades. - Realização de rodas cantadas e brincadeiras rítmicas. - Manipulação de diferentes materiais alternativos usando a criatividade para a produção de brinquedos. - Reconhecimento do próprio nome em jogos e brincadeiras variadas. - Manipulação de alfabeto móvel e de algarismos em jogos e brincadeiras. - Utilização da escrita em jogos variados fazendo classificação de palavras pela letra inicial com uso de material e com próprio corpo. - Participação em atividades orais. - Discussão da importância dos hábitos e das atitudes de higiene para saúde pessoal e coletiva - Reconhecimento da importância dos alimentos e a relação dos mesmos com a saúde em atividades lúdicas.

- Vivência de brincadeiras e jogos da comunidade local e demais comunidades. - Realização de rodas cantadas e brincadeiras rítmicas. - Manipulação de diferentes materiais alternativos usando a criatividade para a produção de brinquedos. - Reconhecimento do próprio nome e o nome dos colegas em jogos e brincadeiras variadas. - Manipulação de alfabeto móvel e de algarismo em jogos e brincadeiras. - Identificação da sequência de texto (inicio, meio e fim) em dinâmicas de leitura em grupo, com representação. - Discussão da importância dos hábitos e das atividades de higiene para saúde pessoal e coletiva - Reconhecimento da importância dos alimentos e a relação dos mesmos com a

- Vivência de brincadeiras e jogos de outras culturas. - Construção e reconstrução de materiais, brinquedos e instrumentos para serem usados nas brincadeiras e jogos. - Realização de encenações rítmicas a partir de textos, poemas, músicas (happy, grito de guerra da turma). - Participação em atividades que envolvam música, dança, dramatização e que proporcionem produção textual oral coletiva, com o uso ou não de materiais. - Participação em jogos e brincadeiras que possibilitem o uso da leitura e da escrita de palavras e frases (adedanha, forca). - Discussão da importância dos

- Vivência de brincadeiras e jogos de outras culturas. - Conhecimento da história e origem dos jogos e brincadeiras regionais e de outras culturas. - Realização de encenações rítmicas a partir de textos, poemas, músicas (happy, grito de guerra da turma). - Construção e reconstrução de materiais, brinquedos e instrumentos para serem usados nas brincadeiras e jogos. - Participação em atividades que levem a percepção da ordem alfabética (exemplo: associar ordem alfabética a uma determinada formação) - Reconhecimento do sentido das palavras com ou sem o uso de dicionário (EX. distribuir palavras

- Conhecimento da história e origem dos jogos e brincadeiras regionais e de outras culturas. - Construção e reconstrução de materiais, brinquedos e instrumentos para serem usados nas brincadeiras e jogos. - Vivência de brincadeiras e jogos populares e brinquedos eletrônicos, analisando suas contribuições para saúde e cognição. - Realização de encenações rítmicas a partir de textos, poemas, músicas (happy, grito de guerra da turma). - Emprego de palavras, frases ou pequenos textos em atividades, orais, escritas em jogos e brincadeiras (ex.: quebra cabeça de trechos de textos ou letras de músicas) - Reconhecimento do

46

- Adoção do hábito da hidratação antes, durante e depois das atividades. - Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (agrupamentos, seriação, sequência, idéia de juntar, acrescentar, retirar, representação de figuras geométricas, comparação de quantidade até 9) - Participação em jogos e brincadeiras que desenvolvam as ações mentais de: memória, atenção e cognição.

saúde em atividades lúdicas. - Adoção do hábito da hidratação antes, durante e depois das atividades. - Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (posição dentro/fora, ao lado, entre, embaixo, em cima, perto, longe, em relação ao próprio corpo, comparação de quantidades (até 10), giros forma, tamanho espessura, comprimento. - Vivência do conceito de adição e subtração através de jogos. - Participação em jogos e brincadeiras que desenvolvam as ações mentais de: memória, atenção e cognição.

hábitos e das atividades de higiene para saúde pessoal e coletiva - Diferenciação e classificação dos alimentos em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais...e por cores (formação de cardápio ideal) a partir de jogos e brincadeiras, destacando a importância de uma alimentação saudável. - Adoção do hábito da hidratação antes, durante e depois das atividades. - Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (antecessor e sucessor, identificação dos sólidos geométricos, linhas retas e curvas). - Construção e interpretação de tabelas simples criadas a partir dos jogos (ex.: n° de

para um grupo e o significado para outro grupo, ao sinal dado formam o par correspondente). - Reconhecimento de cada um como sendo elemento integrante do ambiente - Adoção de hábitos saudáveis de higiene pessoal e coletiva - Diferenciação e classificação dos alimentos quanto a origem (ex.: animal, vegetal, mineral) - Comparação entre alimentos industrializados e alimentos naturais. - Adoção do hábito da hidratação antes, durante e depois das atividades. - Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (cálculo mental, ideia de metade, linhas retas, curvas, paralelas, divisão, multiplicação)

sentido das palavras com ou sem o uso de dicionário. - Vivência de atividades que permitam identificação das diferenças na escrita das palavras(ex.: s/z, j/g) - Reconhecimento de cada um como sendo elemento integrante do ambiente adotando hábitos saudáveis de higiene. - Identificação e classificação dos alimentos quanto à função (reguladores, plásticos e energéticos) - Comparação dos valores energéticos dos alimentos , quantidade de sal, açúcar dos alimentos industrializados) - Adoção do hábito da hidratação antes, durante e depois das atividades. - Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (quatro

47

participantes, pontuação, valores atribuídos às ações.) - Participação em jogos e brincadeiras que desenvolvam as ações mentais de: memória, atenção e cognição.

- Participação em jogos e brincadeiras que desenvolvam as ações mentais de: memória, atenção e cognição.

operações, sentenças matemáticas, gráficos e tabelas). - Construção e interpretação de tabelas simples criadas a partir dos jogos (ex.: n° de participantes, pontuação, valores atribuídos às ações.) - Participação em jogos e brincadeiras que desenvolvam as ações mentais de: memória, atenção e cognição.

48

COC - CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR - EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º Bimestre

EIXOS EXTRUTURANTE

OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM

AÇÕES E CONTEÚDOS

1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação

- Conhecer a ginástica artística e os aparelhos que compõem a sua iniciação.

- Vivência de movimentos de solo pertinentes à ginástica artística (rolamentos, equilíbrios, saltos,giros) fazendo uso de músicas e histórias.

- Vivência de movimentos de solo pertinentes à ginástica artística (rolamentos, equilíbrios, saltos, giros) fazendo uso de músicas e histórias.

- Experimentação de movimentos de solo pertinentes à ginástica artística bem como suas posturas para execução (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias) com ou sem materiais.

- Execução de rolamentos e posturas dos movimentos de solo da ginástica artística.

- Execução de rolamentos e posturas dos movimentos de solo da ginástica artística.

- Conhecer e vivenciar as modalidades do atletismo, bem como o material próprio de cada modalidade.

- Participação em atividades lúdicas que envolvam habilidades motoras básicas necessárias às modalidades do atletismo (corridas, salto).

- Participação em atividades lúdicas que envolvam habilidades motoras básicas necessárias às modalidades do atletismo (corridas, salto).

- Experimentação dos fundamentos básicos das modalidades do atletismo (corrida, salto em distância, salto em altura e arremesso). - Confecção de materiais alternativos para uso em atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.

- Experimentação dos fundamentos básicos das modalidades do atletismo ( corridas, arremessos, salto em distância, revezamento por meio de atividades competitivas e cooperativas). - Confecção de materiais alternativos para uso em atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.

- Participação em competições no âmbito escolar nas modalidades do atletismo. - Identificação e diferenciação das modalidades do atletismo.

49

EIXOS EXTRUTURANTE

OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM

1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Cultura do movimento corporal / Reflexão e ação.

- Compreender o valor e a importância das modalidades das ginásticas para a socialização e inclusão dos alunos. - Compreender os benefícios da prática de atividades esportivas para a saúde, bem com os benefícios do vestuário adequado para a prática esportiva.

- Valorização de atitudes solidárias e reflexão sobre atitudes excludentes ou de desrespeito às regras. - Identificação das possibilidades de cada um na execução de movimentos. - Reflexão e discussão através da exploração de vivências prévias e da oralidade sobre os riscos do uso de calçados e roupas inadequadas para a prática esportiva.

- Valorização de atitudes solidárias e reflexão sobre atitudes excludentes ou de desrespeito às regras . - Identificação das possibilidades de cada um na execução de movimentos . - Reflexão e discussão através da exploração de vivências prévias e da oralidade sobre os riscos do uso de calçados e roupas inadequadas para a prática esportiva.

- Valorização de atitudes solidárias e reflexão sobre atitudes excludentes ou de desrespeito às regras. - Identificação das possibilidades de cada um na execução de movimentos . - Reflexão e discussão através da exploração de vivências prévias e da oralidade sobre os riscos do uso de calçados e roupas inadequadas para a prática esportiva.

- Valorização de atitudes solidárias e reflexão sobre atitudes excludentes ou de desrespeito às regras . - Identificação das possibilidades de cada um na execução de movimentos . - Reflexão e discussão através da exploração de vivências prévias e da oralidade sobre os riscos do uso de calçados e roupas inadequadas para a prática esportiva. - Reflexão e discussão, através da exploração de vivências prévias e da oralidade sobre os benefícios das práticas esportivas para o processo de desenvolvimento da corporeidade.

- Valorização de atitudes solidárias e reflexão sobre atitudes excludentes ou de desrespeito às regras . - Identificação das possibilidades de cada um na execução de movimentos . - Reflexão e discussão através da exploração de vivências prévias e da oralidade sobre os riscos do uso de calçados e roupas inadequadas para a prática esportiva. - Reflexão e discussão, através da exploração de vivências prévias e da oralidade sobre os benefícios das práticas esportivas para o processo de desenvolvimento da corporeidade.

50

EIXOS EXTRUTURANTE

OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM

1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

Jogos e brincadeiras

- Desenvolver e aprimorar conceitos e habilidades das demais áreas do conhecimento de forma lúdica e integrada.

- Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (contagem/medidas nº até 20, cálculo mental envolvendo ideias subtrativas e aditivas com significado de juntar, acrescentar, separar, retirar e completar). - Participação em atividades orais fazendo uso de parlendas, adivinhas, quadrinhas, cantiga de rodas, poemas. - Jogos e brincadeiras que utilizem a relação imagem/escrita.

- Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (relação entre dezena, meia dezena, dúzia, meia dúzia, comparação e ordenação segundo critérios: maior que, menor que, estar entre, noção de dobro, triplo, cálculo mental envolvendo ideias aditivas e subtrativas com significado de juntar, acrescentar, separar, retirar e completar. - Classificação de objetos de acordo com atributos específicos (cor, forma, tamanho e espessura). - Identificação dos sólidos geométricos.

- Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos ( identificação e localização de antecessores de números menores que 100, reconhecimento de frações usuais 1/2, 1/3, 1/4, 1/5 e 1/10, cálculo mental envolvendo ideias aditivas e subtrativas com significado de juntar, acrescentar, separar, retirar e completar. - Identificação de figuras planas, planificações dos sólidos (triângulo, quadriláteros, círculos) - Participação em atividades orais fazendo uso de diferentes gêneros textuais.

- Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (cálculo mental envolvendo ideias dos campos aditivos -adição e subração e multiplicativos - multiplicação e divisão, ideia de sucessor e antecessor para localizar, ordenar, comparar números naturais usando símbolo > <). - Participação em atividades orais fazendo uso de textos informativos.

- Participação em jogos e brincadeiras que estabeleçam relação com conceitos matemáticos (composição e decomposição de números naturais de diferentes maneiras incluindo o uso da simbologia (+ - : x = ≠ > <) - Participação em atividades orais fazendo uso de textos informativos. - Construção de tabelas contendo resultados de jogos.

51

- Participação em atividades orais fazendo uso de quadrinhas, parlendas e charadas.

52

Jogos e brincadeiras

- Reconhecer a importância do trabalho em equipe para o sucesso no coletivo.

- Participação em jogos cooperativos. - Participação em jogos de perseguição e jogos de marca (quem salta ou lança mais longe, quem chega primeiro, etc.), visando desenvolver a memória, a atenção, o raciocínio de estratégias e outras habilidades cognitivas e motoras

- Participação em jogos cooperativos. - Participação em jogos de perseguição e jogos de marca, visando desenvolver a memória, a atenção, o raciocínio de estratégias e outras habilidades cognitivas e motoras

- Participação em jogos cooperativos. - Participação em jogos de perseguição e jogos de marca, jogos de precisão (Ex: pontaria em diferentes alvos) e de perseguição (Ex: polícia e ladrão, pega-pega, pega-corrente), visando desenvolver a memória, a atenção, o raciocínio de estratégias e outras habilidades cognitivas e motoras

- Participação em jogos cooperativos. - Participação em jogos de marca, jogos de precisão e de perseguição, visando desenvolver a memória, a atenção, o raciocínio de estratégias e outras habilidades cognitivas e motoras

- Participação em jogos cooperativos. - Participação em jogos de marca, de precisão, de perseguição e de campo e taco (Ex: Tacobol, vassourobol), visando desenvolver a memória, a atenção, o raciocínio de estratégias e outras habilidades cognitivas e motoras