cocatrel realiza assembleia e elege novos conselheiros · receitas da rosa nesta edição do...

12
Quando todos participam tudo se realiza Órgão de divulgação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda. ANO XXVIII Nº 349 Março/2015 TRÊS PONTAS-MG Contrato/Ano-DR/XX/YY Cliente Mala Direta Básica Cocatrel realiza Assembleia e elege novos conselheiros No dia 27 de mar- ço, cerca de 200 asso- ciados da Cocatrel, reu- nidos em Assembleia Geral, elegeram os membros do Conselho de Administração para o novo mandato, no pe- ríodo de 01/4/2015 a 31/3/2018. Na ocasião, foram discutidas e apro- vadas as contas da atu- al administração e tam- bém eleitos os inte- grantes do Conselho Fiscal, para mandato de 1 ano. Emplacamento e licenciamento de tratores Depois de muita polêmi- ca, debate e controvérsia, foi pu- blicada, pelo governo federal, uma medida provisória que aca- ba com a obrigação de licencia- mento e emplacamento de tra- Despedida Após 12 anos à frente da diretoria da Cocatrel, Nivaldo Mello Tavares despede-se da cooperativa. Página 8 Página 3 Receitas da Rosa Nesta edição do Informativo Cocatrel a barista Rosa Gabriela traz um macarrão com mix de cogumelos e café de dar água na boca! Confira! Página 10 tores e aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a execu- tar trabalhos agrícolas. Página 4

Upload: phungdung

Post on 20-Jan-2019

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quando todosparticipamtudo se realiza

Órgão de divulgação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda.

ANO XXVIII Nº 349 Março/2015 TRÊS PONTAS-MG

Contrato/Ano-DR/XX/YY

Cliente

Mala DiretaBásica

Cocatrel realiza Assembleia e elege novos conselheiros No dia 27 de mar-ço, cerca de 200 asso-ciados da Cocatrel, reu-nidos em Assembleia Geral, elegeram os membros do Conselho de Administração para o novo mandato, no pe-ríodo de 01/4/2015 a 31/3/2018. Na ocasião, foram discutidas e apro-vadas as contas da atu-al administração e tam-bém eleitos os inte-grantes do Conselho Fiscal, para mandato de 1 ano.

Emplacamento e licenciamento de tratores

Depois de muita polêmi-ca, debate e controvérsia, foi pu-blicada, pelo governo federal, uma medida provisória que aca-ba com a obrigação de licencia-mento e emplacamento de tra-

Despedida

Após 12 anos à frente da diretoria da Cocatrel, Nivaldo Mello Tavares despede-se da cooperativa.

Página 8

Página 3

Receitas da Rosa

Nesta edição do Informativo Cocatrel a barista Rosa Gabriela traz um macarrão com mix de cogumelos e café de dar água na boca! Confira! Página 10

tores e aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a execu-tar trabalhos agrícolas.

Página 4

Conselho de Administração:Antônio Miranda Pereira, Aureliano Chaves C. Figueiredo, Dino Romulo Scalione, ErnaneVilela Lima, Francisco Miranda de Figueiredo Filho, Jorge Luis Piedade Nogueira, LuizAntônio Vinhas Oliveira, Nivaldo Mello Tavares, Paulo Luis Rabelo.Conselho Fiscal:Juliano Miranda Piedade, Jonas Dell Orto Bonisson, Amauri Mesquita de Brito, Giovani Fer-reira Mesquita, Ricardo Antônio Barbosa Lima, Rogério dos Reis TeodoroAdministração: Rua Bento de Brito, 110 - Fone/Fax: (35) 3266-2277CEP: 37190-000 - Três Pontas - MGEdição: Café com Idéia - Telefone: (35) 3265-1358Editor e Jornalista Responsável: Marden da Veiga e Sousa MTb: 2830/MGReporter: Ana Luisa LeiteFotos: Marden, Ana Luisa, Arquivo CocatrelDiagramação/Impressão: Correio Trespontano / Telefax: (35) 3265-7922Tiragem: 5000 exemplaresRepresentantes: Agromídia: (11) 5092-3305 - Guerreiro Agro Marketing: (44) 3026-4457

Telefones Úteis:Administração: (035) 3266-2277 - Fax: 3266-2223 - Setor de Apoio e de Campo (AssistênciaTécnica): 3265-5175 - Setor de Fabricação (Laticínios): 3266-5094 - Laboratório de Análise deSolo: 3266-2323 - Setor de Fertilizantes: 3266-2285 - Departamento de Café (Armazém): 3265-6684 - Loja Três Pontas: 3266-2272 - Filial Carmo da Cachoeira: 3225-1369 - Armazém Carmoda Cachoeira: 3225-1194 - Filial Coqueiral: 3855-1119 - Filial Nepomuceno: 3861-3590 - ArmazémNepomuceno: 3861-3438 - Filial Santana da Vargem: 3858-1299 - Filial São Paulo: (11) 3326-9868 - Filial Santos: (13) 3219-1272 / (13) 219-2736.

Home Page: www.cocatrel.com.br

O "Informativo Cocatrel" é uma publicação mensal da Assessoria deComunicação Social da Cocatrel dirigida a seus associados.

[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@cocatrel.com.br

Quadro Social (em 31/03/2015)4.629 associados

Quadro de Pessoal (em 31/03/2015)381 colaboradores

[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected]

2 INFORMATIVO COCATREL MARÇO/2015

Opinião O que o mundo espera do agronegócio?Ninguém mais duvida de que o

Brasil é hoje uma das maiores potênci-as agrícolas do planeta. Graças a agri-cultores competentes e investimentosem tecnologia tropical, tornamo-nos lí-deres globais em importantes commo-dities. Grãos, açúcar, café e algodãosão exportados com base em cotaçõesde Bolsas e chegam a mais de 200 pa-íses. Mas a pergunta que fica é: esta-mos conseguindo entender e atender asexpectativas de nossos consumidoresfinais? Nosso único papel é vender com-modities ou há outras oportunidades quenão estão sendo exploradas?

Vejo hoje quatro grandes vetoresque puxam a demanda do agronegóciono mundo.

Nos países pobres, a preocupa-ção central é a "segurança alimentar"da população no sentido mais clássico(food security) - oferta crescente de ali-mentos a preços acessíveis. Quase 1bilhão de pessoas ainda passa fome nomundo. Na Ásia e na África, mais dametade da população vive em condiçõesprecárias de subsistência em pequenaspropriedades no campo, sem conheci-mento, tecnologia e acesso a mercados.

Para esse imenso grupo, a pala-vra mágica é "produtividade", obtida pelo

aumento do rendimento e escala da pro-dução doméstica, ou pela maior abertu-ra para importações competitivas, redu-zindo as barreiras que hoje impedem ocomércio. Esse é o segmento em que oBrasil se posiciona muito bem desde queexiste, primeiro em produtos tropicais,depois nas grandes commodities da ali-mentação mundial.

Na sequência, vem outro vetor ain-da pouco explorado pelo agronegócio bra-sileiro: a questão da "segurança do ali-mento" (food safety). Cresce o númerode países cuja preocupação central nãoé mais a quantidade produzida no cam-po, mas sim a qualidade dos alimentosque chegam à mesa dos consumidores.Aqui o que interessa não é volume, massim sanidade comprovada, armazena-gem adequada, distribuição rápida, cer-tificação, rastreabilidade etc. Em suma,o consumidor quer ter certeza quanto àqualidade do alimento que vai comer e,para isso, a palavra mágica é "seguran-ça da cadeia de suprimento".

A China deve ser o país em queessa preocupação é hoje mais intensa.O Brasil possui cadeias produtivas con-solidadas e bem coordenadas que che-gam com eficiência à mesa do consu-midor doméstico. Porém, na exportação,

com raras exceções, ainda não conse-guimos ir além da venda de commoditi-es básicas sem grande diferenciação.

Países de renda média de Améri-ca Latina, Leste Europeu e alguns asiá-ticos se encontram no terceiro grupo.Aqui a palavra forte é "valor adicionado",traduzido em segmentação e variedadede produtos, criação de marcas globais,conveniência, sabores, embalagens elogística eficiente.

Oferecer ao consumidor produtosconfiáveis, acessíveis, saborosos, dealta qualidade, na hora certa. Este é oestágio em que estamos no mercadointerno. Mas no exterior ainda há muitopor ser feito, principalmente entre o pro-cessamento e o consumidor final. Resi-de aí a maior oportunidade de internaci-onalização da cadeia de valor que o agro-negócio brasileiro tem hoje.

No quarto grupo, estão consumi-dores de renda maior, que, na maioriados casos, vivem em países desenvolvi-dos em que a dimensão preço x quali-dade x variedade já foi conquistada. Paraesses consumidores mais ricos, o queinteressa são "novas demandas" do tipode alimentos produzidos localmente,próximos à região de consumo, commínimo impacto ambiental e menor uso

de tecnologia - orgânicos, sem antibióti-cos, sem transgênicos, sem instalaçõesfechadas. Exigências que costumamelevar o preço do produto.Esses quatro vetores definem demandascom diferentes comportamentos e velo-cidades, às vezes em direções opostas.Por exemplo, enquanto o primeiro grupobusca o aumento da produtividade pormeio da maior tecnificação da produção,o quarto grupo está disposto a pagarmais por alimentos produzidos commenor intensidade tecnológica. Cabe àsempresas entender esse quadro e bus-car satisfazer seus diferentes grupos declientes e consumidores. Cabe aos paí-ses entender as diferentes dimensõesda demanda global por alimentos e ge-rar as políticas e as regulações adequa-das.

Claramente cumprimos um papelrelevante no suprimento global de com-modities. Mas será que estamos nos or-ganizando adequadamente para aprovei-tar as fantásticas oportunidades que omundo nos oferece?

Por: Marcos S. Jank é especialista emquestões globais do agronegócio

Fonte: Jornal "Folha de São Paulo",Caderno Mercado, 21/03/2015

INFORMATIVO COCATREL 3MARÇO/2015

CENTRO ADMINISTRATIVO: AV. RIO DAS VELHAS, 205 BAIRRO BEATRIZ - PABX: (34) 3242.3717 . www.tdimaquinas.com.br e-mail: [email protected] - ARAGUARÍ/MG

FILIAL: ESTRADA MUNICIPAL CTP 050, 391 BAIRRO QUATIS - TEL: (35) 3265-2176 . www.tdimaquinas.com.br e-mail: [email protected] - TRÊS PONTAS/MG

Cocatrel realiza Assembleia e elege conselhos administrativo e fiscal

No dia 27 de março, cerca de 200 associados da Cocatrel, reunidos em Assembleia Geral, elegeram os membros do Conselho de Administração para o no-vo mandato, no período de 01/4/2015 a 31/3/2018. Na ocasião, foram discutidas e aprovadas as contas da atual administração e também eleitos os integrantes do Conselho Fiscal, para mandato de1ano.

Durante a votação da destinação das sobras do exercício 2014, ficou estabelecido que cada produ-tor terá direito a aproximadamente 5 reais por saca de café vendida durante o ano passado, sendo que este valor deverá ser utilizado para quitação de dívidas do produtor com a cooperativa, ou ainda, não havendo dí-vidas, para compras de qualquer tipo de produto nas lo-jas da Cocatrel. Durante a Assembleia, a Cocatrel, re-presentada por seus diretores, conselheiros, associa-dos e funcionários prestou especial homenagem a Ni-valdo Mello Tavares, expressando gratidão e respeito pelos 12 anos de trabalho e dedicação à frente da dire-toria da cooperativa. Quem assume a diretoria comer-cial em seu lugar é Marcos Valério Araújo Brito.

Os cooperados ali presentes sugeriram algu-

mas melhorias que serão analisadas pela diretoria. Dentre elas estão a disponibilização antecipada do ba-lanço aos associados, diversificação de produtos e possibilidade de pagamento com cartões de crédito nas lojas da cooperativa, entre outros.

Conselho AdministrativoAntonio Miranda Pereira, Ernane Vilela Lima, Francis-co Miranda Figueiredo Filho, Francisco de Paula Vitor

Miranda, Jorge Luiz Piedade Nogueira, Leonardo Sandy Reis, Luis Antonio Vinhas Oliveira, Marcos Valé-rio Araújo Brito e Paulo Luiz Rabello.

Conselho FiscalAdriana Pereira Silva, Amauri Mesquita de Brito, Antô-nio Afonso de Oliveira, Denisio Donizete Teodoro, Leo-nardo Miari Pieve e Ricardo Antônio Barbosa Lima.

4 INFORMATIVO COCATREL MARÇO/2015

Copo de café sustentávelcom sementes para você

plantar após o uso

Giro de notícias

Uma empresa criativa da Califór-nia, chamada Reduce. Reuse. Grow, de-senvolveu o primeiro copo de café sus-tentável, que não só é biodegradávelcomo também tem sementes em suacomposição, assim você pode plantá-loe garantir ao mundo mais uma árvore.

Se o copo for plantado, a planta

Brasil estende medidapara manter a broca do

café sob controle

O governo brasileiro estendeu oestado de emergência no estado de Mi-nas Gerais a fim de permitir a importa-ção de um inseticida que manterá o be-souro da broca do café sob controle.

"Esta é uma medida preventivapara evitar que a broca saia do contro-le", disse Paulo André Kawasaki, porta-voz do Conselho Nacional do Café (CNC)do Brasil, que representa os produtores."Temos algumas incidências de broca,mas não é uma situação grave. A ideia éevitar que um surto ocorra devido à ine-xistência de produtos para o combate".

O governo declarou estado de

Conilon tipo 7 tem o melhorpreço em 10 anos

O café conilon tipo 7 entra a safracom o melhor preço em 10 anos para operíodo, com a saca precificada, em mé-dia, a R$ 290 e R$ 300. A desvaloriza-ção do real frente ao dólar garantiu umcenário de remuneração favorável aocafeicultor. A safra a ser colhida em abriltem cerca de 25% da produção comer-cializada em patamares de R$ 270 a R$310 a saca.

- A alta do dólar e a queda na pro-dução do café em função da seca du-rante o verão no Espírito Santo e no sulda Bahia beneficiam a cotação - afirmao analista de mercado Marcus Maga-

Medida provisória acabacom obrigatoriedade de

emplacar e licenciar tratores

Depois de muita polêmica, deba-te e controvérsia, foi publicada, pelo go-verno federal, uma medida provisória queacaba com a obrigação de licenciamen-to e emplacamento de tratores e apare-lhos automotores destinados a puxar oua arrastar maquinaria agrícola ou a exe-cutar trabalhos agrícolas.

A decisão prevê que esses trato-res ficarão sujeitos apenas ao registroúnico no órgão de trânsito estadual -neste caso, só será obrigatório o regis-tro para máquinas produzidas a partir dodia 1º de janeiro de 2016.

Segundo a ministra da Agricultu-ra, Kátia Abreu, os principais motivospara a decisão tomada pela presidenteDilma Rousseff são a redução de cus-tos e de procedimentos burocráticos,contribuindo, assim, para a competitivi-dade do agronegócio:

Maior preocupação de agricultores e entidadesera gasto extra e possível cobrança de IPVA

- A lei deve ser formulada de acor-do com a realidade do país. A grandemaioria das máquinas agrícolas sequersai da propriedade.

A obrigatoriedade do emplaca-mento para todo o maquinário agrícola,que deveria entrar em vigor em dezem-bro de 2014, já havia sido adiada peloConselho Nacional de Trânsito (Contran),por dois anos - em janeiro de 2017 - afim de que os proprietários dos veículospudessem se adequar às novas regras.

De acordo com a nova redaçãodo texto, apenas os aparelhos automo-tores destinados a puxar ou a arrastarmaquinaria de qualquer natureza ou aexecutar trabalhos de construção ou depavimentação que transitarem em viapública, estarão sujeitos a registro e li-cenciamento.

Fonte: Zero Hora

lhães. Segundo ele, os preços são his-tóricos e a safra tende a ser a melhor dadécada nos ganhos em reais.

Já o café arábica, bebida dura nosul de Minas, em média, está cotado aR$ 470,00, e chegou a ser negociadoaté R$ 560,00 nos dias de maiores al-tas na bolsa de Nova York. Para Maga-lhães, não há nenhum fundamento quejustifique as quedas nas bolsas de NY,cerca de 20% em três meses. O cená-rio de café mundial não corresponde aessas mudanças.

Fonte: Canal Rural (Apuração de FláviaPreviato e edição de Flávya Pereira)

emergência para Minas Gerais, que pro-duziu cerca de metade do café do Brasilno ano passado. A declaração foi umanecessidade legal para permitir que osprodutores importem o único produtoaprovado para combater o besouro e,com a extensão aprovada quinta-feira,eles podem usar o produto por mais umano.

A broca do café é um pequenobesouro que ataca o interior do grão eafeta seu desenvolvimento. No caso deum surto, o besouro pode afetar a pro-dução em até 20%, disse Kawasaki.

Fonte: Peabirus

derivada dele será responsável por ex-trair cerca de uma tonelada de CO2 daatmosfera por ano. Se o copo for des-cartado, ele se degenerá por completoem 180 dias e seu material não é tóxicode nenhuma forma para o meio ambien-te.

Fonte: Catraca Livre via CCCMG

INFORMATIVO COCATREL 5MARÇO/2015

Cocatrel recebe visita de alunos norte americanos

A Cocatrel recebeu a visita de alunos (entre 19 e 20 anos) e dois pro-fessores do Kirkwood College (Esta-dos Unidos), que estavam em inter-câmbio cultural na Universidade Fede-ral de Lavras (UFLA).

Os estudantes puderam co-nhecer toda a estrutura da cooperati-va, visitando desde a sede administra-tiva até os nossos armazéns.

A visita deles ao Brasil faz par-te de um programa intensivo de inter-câmbio, com permanência em Lavras durante 12 dias.

Essas visitas possuem dois im-portantes pontos, conectar os alunos com outro país e ainda conhecer a sua

cultura. “Isso tudo é imensurável, pois é muito importante colocar tudo que se estuda em prática”, afirma o professor do Kirkwood College, Joshua Henik.

O grupo norte-americano teve a oportunidade de conhecer toda pro-dução de café, desde o pé até a xícara. A professora Rosemary Gualberto res-saltou a importância da visita. “Os EUA não produzem café, apesar de ser o pri-meiro consumidor de café do mundo, seguido pelo Brasil. É interessante es-sa troca de experiências para que pos-sam ver como o café é produzido e co-mo a tecnologia e as inovações em ca-fé são levadas a sério”.

Fonte: ASCOM UFLA

6 INFORMATIVO COCATREL MARÇO/2015

As rosetas de café são os locais,junto aos nós dos ramos laterais, ondeocorre a frutificação do cafeeiro. Ali, aquantidade de frutos, o seu número porroseta, é um fator muito importante parase chegar a uma boa produtividade dalavoura.

A produção do cafeeiro, e, conse-quentemente, do cafezal, atende a umafórmula matemática, em que a sua áreaprodutiva, representada pelo número deramos laterais, ao ser multiplicada pelonúmero médio de nós do ramo e pelonúmero de frutos por nó, resulta no totalde frutos por planta. Assim, um cafeeiroque possui 100 ramos produtivos, commédia de 7 nós produtivos e 10 frutospor roseta, teria uma produção de 7000frutos, ou cerca de 11,6 litros de frutospor planta.

Neste último ano, temos recebi-do muitas consultas, com informaçõesde produtores que apontam um menornúmero de frutos nos ramos produtivos.Eles indagam o porquê disso.

A resposta, que se aplica à maio-ria dos casos, está no estresse que aslavouras vêm sofrendo, que tem levadoas mesmas à desfolha e ao balanço des-favorável de reservas que conseguirammanter, importantes no pegamento dosfrutos.

Os experimentos realizados pelapesquisa, com diferentes níveis de des-

Poucos frutos por roseta significam baixa produtividade, no ramo,no cafeeiro e no cafezal.

Atenção Cooperados,Os produtores interessados nos serviços das colhedoras au-

tomotrizes da Cocatrel deverão fazer suas inscrições, a partir dodia 1º de março, no Departamento de Assistência Técnica ounas lojas filiais da Cooperativa em Nepomuceno, Carmo da Ca-choeira, Santana da Vargem e Coqueiral.

Mais informações com Vanessa, pelo telefone(35) 3265-5175.

Na mesma área da foto anterior, conjunto de ramos com númeroadequado de frutos por roseta (rosetas cheias), em cafeeiro da

cultivar Catuaí, menos sensível ao estresse.

Conjunto de ramos com poucos frutos por roseta, conhecido por rosetasralas, em cafeeiro da cultivar MN, mais sensível ao estresse.

folha efetuados nas plantas, mostraramque quanto maior o enfolhamento, mai-or resultará o número de frutos por rose-ta. Uma boa quantidade de frutos, nor-mal em plantas que vão ser bem produ-tivas, é aquele acima de 10 a 15 frutos/roseta.

O estresse hídrico continuado, noano de 2014, promoveu o desgaste doscafeeiros e, assim, as plantas chega-ram à floração com menores reservas.Veio a florada, e, nessa condição desfa-vorável, mesmo lavouras que apresenta-vam, teoricamente, bom potencial pro-dutivo, como aquelas esqueletadas em2013, que tiveram safra zero em 2014,apresentam, agora em 2015, um núme-ro insuficiente de frutos nos ramos.

Algumas lavouras tiveram proble-mas já na floração. Outras lavouras flori-ram bem, mas tiveram perda anormal dechumbinhos, de dezembro a janeiro.

Outra causa que leva à reduçãode frutos por roseta, é o ataque por do-enças das inflorescências - nos botões,flores e chumbinhos. Neste ano, em fun-ção do período seco e quente, estasdoenças tiveram pouca importância.

Por José Braz Matiello, Iran B. Ferreira eSaulo R. Almeida- engenheiros agrôno-mos da Fundação Procafé; Carlos H. S.Carvalho, pesquisador Embrapa Café eSalvio Gonçalves engenheiro agrônomo

e consultor em cafeicultura

Rosetas cheias é que valem para uma boaprodutividade do cafeeiro

• Roçadora Costal (Maquininha)• Tratorista• Aplicação de Agrotóxicos Tratorizado• Aplicação de Agrotóxicos Costal• Curso de Pragas e Doenças do Café.

AvisoO Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas eo Senar Minas disponibilizam aos seus associados

os seguintes cursos para o mês de Abril:

Mais informações: 35-3265-1664 ou 35-9939-3935Av. Oswaldo Cruz 392 Centro

7 INFORMATIVO COCATRELMARÇO/2015

Artigo Técnico

Arruação

A arruação consiste em se lim-par o solo embaixo da saia e nas ime-diações do cafeeiro, arrastando o'cisco', a terra solta, plantas daninhase restos vegetais para o meio da rua.

É a operação feita cerca de uma um mês e meio antes da colheita,quando a maturação é acelerada eantes que os frutos comecem a cairno chão. Ela serve para evitar que ocafé venha a se perder em misturacom a terra e restos vegetais, possi-bilitar um maior rendimento dos tra-lhados da colheita e facilitar a varri-ção do café seco, caído no panoapós a derriça e aqueles que caíramfora do pano em toda colheita, queconsequentemente podem ter a qua-lidade afetada.

A arruação do cafeeiro podeser feita:- Manualmente, com auxilio de ras-telos, rodos ou sopradores costais;- Mecanicamente, com implementoscomo arruadores- esparramadoresou sopradores mecanizados, queaumentam o rendimento do serviço;- Quimicamente, adotando um ma-nejo eficiente de herbicida.

Atualmente, o produtor tem op-tado por uma associação entre todasestas opções, devido ao alto custo deprodução e ao dano causado ao sis-tema radicular do cafeeiro.

Na arruação mecânica com osarruadores - esparramadores, talvezseja necessário um repasse manualpara retirar a sujeira que poderá ficarpara traz e ela deverá ser feita no soloseco ou ligeiramente úmido, superfi-cialmente, sendo o suficiente paradeixar o terreno firme e evitar a des-truição das radicelas do cafeeiro.

Na arruação química, com omanejo do mato sendo feito duranteo ano, através do herbicida, o soloficará estabilizado e limpo, tendo a

O Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas anunciaque firmou convênio com um advogado e dois engenheiros agrô-nomos, com descontos especiais, para melhor atender seusassociados.

Então, se você é associado e tem dúvidas jurídicas ou comquestões de engenharia como a reserva legal, registro CAR(Cadastro Ambiental Rural) ou outras necessidades da área,estaremos à disposição para atendê-los.

Procure-nos na Av. Oswaldo Cruz, 392 - Centro - Três Pon-tas, ou nos telefones: (35) 3265-1664 e (35) 8853-4949.

Aviso

Prazo para registro no CARtermina em maio

O prazo para cadastrar seuimóvel rural já está chegando, eaqueles que não correrem para adi-antar a "papelada" poderão sofrercom alguns prejuízos, que não va-lem a pena arriscar.

O Cadastro Ambiental Rural(CAR) é o registro eletrônico obriga-tório de todas as informações ambi-entais de uma propriedade rural,como a Reserva Legal e as Áreas dePreservação Permanente (APP). Cri-ado pela Lei Federal nº 12.651/2012(Código Florestal), o CAR foi regula-mentado no início de maio de 2014pelo Decreto nº 8.235/2014 e pelaInstrução Normativa do Ministério doMeio Ambiente nº 02/2014. Com estaregulamentação, passou a vigoraroficialmente o prazo de um ano paraque todos os proprietários de imó-veis rurais brasileiros informem e re-gistrem a situação ambiental de seusimóveis no CAR, para tanto, a datalimite é 6 de maio.

Você produtor, sabe o que estáperdendo ao NÃO fazer logo o seuCadastro Ambiental Rural?

1- Impossibil idade de CréditoAgrícola: As instituições financeirasnão concederão crédito agrícola,em qualquer de suas modalidades,para proprietários de imóveis ruraisque não estejam inscritos no CAR.2- Cumprimento de Penalidades:o proprietário ou possuidor será au-tuado por infrações cometidas an-tes de 22 de julho de 2008, relati-vas à supressão irregular de vege-tação em Áreas de Preservação Per-manente, de Reserva Legal e de usorestrito, por não estar inscrito noPRA em função de não estar noCAR.3-Impossibilidade de Emissão noCRA: Não será permitida a emissãode Cota de Reserva Ambiental àspropriedades ou posses que não

estiveram inseridas no CAR.A Reserva Legal (cuja averba-

ção na matrícula do imóvel rural dei-xa de ser necessária), todos os rios,nascentes, APPs, áreas com vege-tação nativa remanescente, áreasde servidão, entre outros dados am-bientais, deverão ser identificados,mapeados e registrados no CAR. Aobtenção de crédito e seguro agrí-cola com taxas de juros menores,bem como a isenção de impostos aosprincipais insumos e equipamentosdependerá do registro do imóvel noCAR. Imóveis com passivos ambien-tais na Reserva Legal e em APPspoderão ser regularizados por meiode um termo de compromisso e daadesão do proprietário ao Progra-ma de Regularização Ambiental.

É importante lembrar que ten-do a propriedade a área total de até4 modos fiscais, o equivalente a 104hectares, o registro poderá ser fei-to pelo proprietário, apesar de serum pouco complicado. Para as pro-priedades com área a partir de 4modos f iscais, será necessária acontratação de um Engenhei roAgrônomo, pois no registro deveráconstar a ART (anotação de respon-sabilidade técnica).

Vale salientar que o Cartóriode Registro de Imóveis de Três Pon-tas não está mais aceitando transa-ções de escrituras sem o CadastroAmbiental Rural (CAR).

necessidade de apenas soprar osrestos vegetais para o meio da rua etriturá-los.

Além de contribuir na realiza-ção da colheita, a arruação propor-ciona os seguintes benefícios:- Mantém a estrutura do solo, não re-movendo a terra fértil sob a saia docafeeiro;- Proporciona maior infiltração e re-tenção de água pela cobertura dosolo;- Conserva a raiz, sem haver cortesde raízes superficiais e radicelas;- Oferece melhores condições parasuportar a seca;- Melhora a qualidade do café comgrãos menos expostos ao contato eenterrio no solo;- Diminui o custo de produção;- Aproveita melhor os fertilizantes uti-lizados.

Porém, como qualquer outrotipo de manejo, se aplicado de for-ma incorreta poderá ocasionar im-pactos negativos ao solo e a cultura,provocando desequilíbrio ao meioambiente. A utilização deste manejodeve ser feita de forma eficiente, re-comendada pelo seu responsáveltécnico, sendo aplicado na época,forma e dose corretas e usando asmedidas de segurança para evitar aintoxicação do trabalhador, animaise do próprio cafeeiro.

Nas lavouras novas, na 1ª pro-dução, as operações de arruaçãopodem ser dispensadas.

Nas áreas com inverno chuvo-so é aconselhável a combinação dearruação com aplicação de herbici-das.

Fonte: Cultura de Café no Brasilwww.revistacafeeicultura.com.br

COLABORAÇÃOEng. Agrônomo Luiz Cláudio M. Nogueira

Depart. Técnico da Cocatrel

INFORMATIVO COCATREL 8 MARÇO/2015

Diretor Comercial despede-se da Cocatrel

“Ser sábio é saber parar na hora certa”. Foi assim que o di-retor comercial da Cocatrel iniciou sua fala de despedida aos colabo-radores e diretores da cooperati-va. No dia 31 de março, todos se reuniram no auditório para pres-tar-lhe uma simbólica homena-gem pelos 12 anos em que esteve à frente da diretoria da Cocatrel. Um selo comemorativo foi confeccionado pelos Correios pa-ra marcar esta data especial e tam-bém todos os anos dedicados por ele à cooperativa.

Agradecimento ao diretor NivaldoNivaldo de Mello Tavares, di-

retor comercial da Cocatrel, que aca-ba de deixar o cargo no dia 31 de março de 2015. Praticou o verdadei-ro cooperativismo, com liberdade, fraternidade, comunhão de ideais e, principalmente, com igualdade.

Tive a grata satisfação de trabalhar com ele por mais de doze anos, tivemos algumas divergências (todas sanadas) e muita coisa em co-mum, principalmente a “linha reta” que sempre foi a parte mais conver-gente e que nos levou, muitas ve-

zes, por não sabermos “fazer curva”, a não sermos devidamente compreendi-dos.

Meu conhecido há mais de 50 anos, através do Banco do Brasil (onde era funcionário e tivemos a oportunida-de de manter um estreito relacionamen-to comercial) e, também, dos campos de futebol, onde disputamos muitas par-tidas; apesar de ser cruzeirense e eu, atleticano, sempre convivemos com bas-tante harmonia.

Durante todo o tempo no qual trabalhamos juntos, pude conhecer de

perto suas qualidades: enérgico, im-parcial, competente e dinâmico. Sem-pre era o primeiro a chegar e o último a sair. Nivaldo, você pode ter certe-za que marcou páginas da história da Cocatrel com letras douradas.

Agradeço sua valorosa con-tribuição, não só em meu nome, como também em nome da associação dos funcionários da Cocatrel e em nome, principalmente, da própria Cocatrel.

Manoel Rabelo PiedadeSuperintendente Comercial

9 INFORMATIVO COCATRELMARÇO/2015

Para refletir

Somos insubstituíveis...Na sala de reunião de uma multinacional o

diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando

nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubs-tituível".

A frase parece ecoar nas paredes da sala dereunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixama cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente umbraço se levanta e o diretor se prepara para triturar oatrevido:

- Alguma pergunta?- Tenho sim. E o Beethoven?- Como? - encara o gestor confuso.- O senhor disse que ninguém é insubstituí-

vel, mas então quem substituiu o Beethoven?Silêncio.Ouvi esse fato esses dias contado por um

profissional que conheço e achei muito pertinentefalar sobre isso. Afinal as empresas falam em des-cobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo conti-nuam achando que os profissionais são peças den-tro da organização e que, quando sai um, é só en-contrar outro para por no lugar.

Cocatrel realiza 26ª SIPAT

A Cocatrel realizou, no período de 23 a27 de março, a 26ª SIPAT - Semana Interna dePrevenção de Acidentes de Trabalho. Organi-zada pelos técnicos em segurança do traba-lho da Cocatrel, Marcos Silvério e Miller Lima,o evento contou com palestras sobre diferen-tes temas de acordo com a área de interessedos diversos departamentos da cooperativa.

As palestras aconteceram no armazém

de Três Pontas e na sede administrativa daCocatrel. Os temas abordados durante os cin-co dias do evento foram: "Qualidade de Vida","DSTS", "Acidente Zero", "Conduta Pessoal eÉtica" e "Ergonomia com Ginástica Laboral",com palestras ministradas pela E.S EquipeSaúde e Segurança de São Paulo e também ""Cooperação x trabalho. Uma relação de vida",com palestra ministrada pelo Marcelino Henri-

que Botelho do Sintracoop - Mg.Durante o evento aconteceram sorteios

de vários brindes patrocinados por nossos par-ceiros que gostaríamos de prestar especialagradecimento. São eles: Cocatrel, Posto SãoJosé (Miguel), Sintracoop MG, Sicoob Coper-sul, Drogaria Três Pontas, Fermatel, Clube daCasa Nova Era, Lojas IM, Padaria Boca doForno, Zero Hora.

Quem substitui Beethoven? Mozart? Tom Jobim?Pelé? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrin-cha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Pres-ley? Beatles? Paul Newman? Albert Einstein? Picas-so? Zico?

Todos esses talentos marcaram a História fa-zendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ouseja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são siminsubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar eseu talento direcionado para alguma coisa. Está nahora dos líderes das organizações reverem seus con-ceitos e começarem a pensar em como desenvolver otalento da sua equipe focando no brilho de seus pon-tos fortes e não utilizando energia em reparar seusgaps.

Ninguém lembra e nem quer saber se Beetho-ven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi pre-guiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis obsessivo... O quequeremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias,obras de arte, discursos memoráveis e melodias ines-quecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar oolhar sobre a equipe e voltar seus esforços em desco-

brir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilharo talento de cada um em prol do sucesso de seuprojeto

Se seu gerente/coordenador, ainda está foca-do em melhorar as fraquezas de sua equipe corre orisco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrin-cha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ternotas baixas na escola, e Beethoven por ser surdo.

E na gestão dele o mundo teria perdido todosesses talentos.

Quando o Zacarias dos Trapalhões faleceu,ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou emcena e falou mais ou menos assim: "Estamos todosmuito tristes com a partida de nosso irmão Zacari-as... e hoje, para substituí-lo, chamamos:.. Nin-guém... pois nosso Zaca é insubstituível"

*Portanto nunca esqueça: Você é um talentoúnico....e com toda certeza ninguém te substituirá.

por Vicente Romano MattosColaboração:

Dr. Alexandre Sério Veiga LimaPublicação a pedido de Nivaldo Mello Tavares

INFORMATIVO COCATREL 10 MARÇO/2015

Plantas medicinaisPlantas medicinais

StéviaA stévia, também

conhecida como estévia, açúcar verde e capim doce, é uma planta medicinal que pode ser utilizada para subs-tituir o açúcar ou o mel em sucos, chás e algumas rece-itas. Ela se assemelha a uma erva que pode ter até 120 cm de altura com flores de cor branca.

A stévia pode ser comprada em algumas lo-jas de produtos naturais e fe-iras livres. Seu nome cienti-fico é Steviarebaudiana.

Para que serve: para o tratamento de dor de dente, azia, diabetes, depres-são, fadiga, infecções, candidíase, in-flamações na gengiva, reduz a pres-são arterial e reduz a necessidade de cigarro e do álcool.

Propriedades: possui propriedade adoçante, hipoglicêmica, hipotensiva, estimulante, digestiva, tônica, diuréti-ca, antibacteriana e antifúngica e pre-vine a cárie dentária.

Modo de uso: pode ser usada em for-ma de chás, adoçantes em pó ou líqui-do, cápsulas, tinturas, gomas de mas-car e enxaguante bucal.

Receitas a base de café com

Rosa Gabriela

Para o chá: usar 3 colheres (de sopa) de folhas e ramos secos de stévia para 1 litro de água. Colocar a água fervente sobre as folhas e deixar repousar num recipiente com tampa, em seguida co-ar e tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

Como adoçante: Usar uma colher (de sopa) de folhas verdes picadas de sté-via para 200 ml da bebida a ser adoça-da.

Efeitos colaterais: pode acelerar os batimentos cardíacos e se ingerida em doses elevadas pode abaixar a pres-são arterial.

Macarrão com mix de cogumelos e café

Ingredientes:500g de pappardelle ou outra massa de sua preferência 1 bandeja de shimeji fresco1 bandeja de shiitake fesco250 ml de café coado forte2 colheres de shoyo2 colheres de manteiga Cocatrel½ caldo de carne200 ml de creme de leite fresco Cocatrel ou comum1cebola média picada em cubosFolhas de manjericãoSal e pimenta do reino a gostoParmesão ralado

Preparo: - Lave os cogumelos e seque com pano de prato;- Separe as pétalas do shimeji e pique em fatias o shitake; - Em uma panela refogue a cebola na manteiga até ficar transparente;- Acrescente os cogumelos e refogue por 15 minutos;- Tempere com o caldo de carne, shoyo e o café. Deixe incorporar por uns 5 minutos;- Coloque o creme de leite e misture;- Decore com manjericão;- Pode ser servido acompanhado de uma carne, mas somente ele é um prato completo; vai surpreender seus convidados. Harmoniza muito bem com um vinho tinto. Bom apetite!

11 INFORMATIVO COCATRELMARÇO/2015

Para anunciar gratuitamente nes-ta coluna, basta entregar as informaçõespara Poliana, na Administração. Comose trata de uma prestação de serviço aosassociados, não publicaremos anúnciosde firmas ou pessoas não vinculadas àCOCATREL.

Oportunidades

ótimo estado de conservação. TratarTel:9818-3225 ou 9981-1886- Casa Trav. Francisco Vieira Campos34, Catumbi . Casa com 170m2 deconstrução. Tel: 934-4948- Sitio em Coqueiral, 4 km da cidade,4,5 alqueires com 15 mil pés de café.Tel: 8827-2010- Caminhão Dooger B700, carrocerianova, modelo 4080. Pneu e motor emótimo estado, ano 1975. Único dono.Tratar : 9928-7190 ou 3864-9242- Trator Valmet 68 cafeeiro, embrea-gem dupla. Tratar no telefone 35 98367299- Arado Santa Isabel, 3 discos. Tratarno telefone 35 9994 9034- Carretinha de adubar e esparramaresterco, marca Minami 2012, seminova. Tratar no Telefone 9825 9954-Toldo de fibra exclusivo para camio-nete pampa. Tratar com Paulo notelefone 35 9818-0647- Palio Economic 4 Portas, Direção, AirBag, Abs, Trava elétrica, roda, som corPrata. Ano 2011/2012. Valor: R$ 20.000,00.Tratar 9154-0881 ou 9136-9436- Mourão de Eucalipto tratado, interes-sados ligar 35 9861 1308- Astra Sedan 2004/2005. Tratar comDra Lucia Piedade, no telefone 353265 2258 ou 35 3265 3990- Motorodo em perfeitas condições. Tra-tar 32657292- Derriçadeira de café marca HITACHIcom 3 meses de uso com garantia Tra-tar 3265 7292- Galpão pré fabricado de concreto. En-tregamos montado. Tratar no telefone(35) 9802.0042, com Luiz Antônio- 30 dúzias de mourão de eucaliptovermelho. Tratar no telefone 9979-1796 à partir das 20 horas- Uma moto Yamaha YBR 125 CC, ano2005, com 39.000km rodados. Tratarno telefone 9906-2609, preferencial-mente à noite- Roçadeira 2007, semi-nova (1,60mde corte). Tratar no telefone 9728-7286- Mauro- Adubadeira Miname, 2001, semi-nova. Tratar no telefone 9728-7286 -Mauro.- Máquina de beneficiar café Noguei-ra, para 50 sacas, BC, seminova. Tra-tar no telefone 9825-9954.- Casa na Rua João Vieira Campos,194, Jd das Acácias. 2quartos, sala, co-zinha, banheiro, área de serviço e ga-ragem cobertas. Tratar no telefone9834-7161 ou 8889-0148- Colheitadeira de café Kase 2010, embom estado de conservação com 2500horas trabalhadas. Tratar no telefone9994-9034- Trator cafeeiro, modelo 275, Massey, ano 2008, semi novo, com capota,para choque, comandos duplos, superredutor. Valor R$ 48.000,00. Interessa-dos ligar 35 9947-8404- Trator cafeeiro, modelo 265, ano 88,com pá carregadeira Marispan, possuicapota, comandos. Valor R$ 36.000,00.Interessados ligar 35 9947-8404- Trator cafeeiro, modelo 235, ano 84,com comandos hidráulicos. Valor R$12.000,00. Interessados ligar 35 9947-8404- Plantadeira - Jumil Exacta 2680 - 4linhas, em ótimo estado. Tratar no te-lefone 35 9971 6087- Enciladeira Z 1092, em ótimo esta-do. Tratar no telefone 35 9971 6087- 2 hectares de terra em Córrego doOuro - Água Funda, vista para fama.Área total em café com 4500 pés ,pos-te no terreno. Tratar no telefone 8807-

7687. Falar com Vaguinho preferenci-almente à noite- Casa 3 quartos sendo 1suite, sala,copa, cozinha, banheiro, área de ser-viço. Localizada a Rua Sete de Se-tembro 358. Trata no telefone 32652075- Motor de polpa marca Jonhsson àR$5.000,00. Tratar com Rose 3265-1106- Toldo de fibra da pampa 1.8, tratarno telefone 9826-5361- Ovos de codorna, tratar com Gabriel9992-7633- Sementes de Braquiaria. Tratar notelefone 9902-6706- Fazenda de 26 alqueires no municí-pio de Carmo da Cachoeira. Tratar comAirton Vilela de Rezende no telelefo-ne 9989-7617 / 3225-1443- Colheitadeira TDI de arrasto bica eensaque, ano 2009, ótima. Tratar notelefone 19 99794 3883- Recolhedoura de café Miac Master, 1ano, 2010. Tratar no telefone 19 997943883- Trator cafeeiro 235. Capota e pneusnovos. Tratar no telefone 19 997943883- Soprador agrícola de café, marca DMI,turbina dupla, TDP a 540rpm com va-zão de ar de 580 m/seg. Tratar no tele-fone 9914-2183- Vitrô e 4 janelas venezianas de ferrosemi-novos já com vidros e tambémgrades opcionais. Tratar no telefone9902-0807.- Trator 785 cafeeiro ano 99 com superredutor R$ 55.000,00. Tratar no telefo-ne 9947-8404- Trator 275 agricola ano 89 R$24.000,00. Tratar no telefone 9947-8404- Trator 235 Massey Ferguson ano 87R$ 17.000,00. Tratar no telefone 9947-8404- Varredor duplo Miac, semi novo R$28.000,00. Tratar no telefone 9947-8404- Colheitadeira KTR reformada ano2011, R$ 140.000,00. Tratar no telefo-ne 9947-8404- Recolhedor de Café Dragão ano 2001R$ 30.000,00. Tratar no telefone 9947-8404- Colheitadeira de café Matão de ar-rasto, com bico e ensaque ano 2002.Tratar com Mário 9989-5173- Trator Valmet 62. Tratar no telefone9955-4098.- Colheitadeira de café. Colhe, sopra,e ensaca. Seminova, produção 150 a250 sacos de café cereja por dia. Tra-tar no telefone 35 9802 5131- Engate de carretinha marca Enforth,para carro Siena, em ótimo estado. Tra-tar no telefone 9914-2183- Uma carreta de madeira usada, tratarno telefone 3265-4543- Três (3) derriçadeiras (mãozinha) DCM-10 (Brudden), semi-novas, acompa-nhadas de várias peças de reposição eótimo estado de conservação. Preço:1/3 do valor de uma nova (cada). Tra-tar no telefone: 9914-2183- Sítio de 5 hectares com 7 mil pés decafé, com tulha, casa, 10 kw de força.Lugar denominado Boa Vista dos Cam-pos. Tratar pelo telefone: 9937-1657- Mudas de café em geral (encomendaou pronta entrega) tratar com Luiz doTaxi 3265 6693 ou 9971/5245

COMPRA-SE- Um terreno área mais central de TrêsPontas. Tratar no telefone 35 9828-4548

A repetição dos anúncios deverá ser confirmada a cada edição.Os anúncios não confirmados serão retirados.

VENDE-SE- Casa em Carmo da Cachoeira, bairroPalmital , 2 quartos, sala, cozinha equintal. Valor de R$ 18.000,00. Tratartel: 9847-3646- Terreno medindo 190m², no bairroPalmital Carmo da Cachoeira com 50%, já está murado. Tratar com João(35)9847-3646- Caminhão Mercedes 608D, ano 1985.Tratar com João (35)9847-3646- Toyota Bandeirante, ano 1985 comBaú. Tratar com João (35)9847-3646- Kombi Branca. Tratar com João(35)9847-3646- Lixeira de rua, por R$100,00. Tratarcom Vanessa (35) 3265-1748- Van Ducato, ano 98/99, ótimo esta-do, vidros elétricos, ar condicionado,17 lugares. Contato (35)8861-2127- Ônibus 1980, com motor novo, pneusnovos, bancos de couro, totalmente re-visado. Valor R$22.000,00 interessadosligar: Aurélio (35) 9947-8404- Propriedade em Nepomuceno 49,6ha, com excelente sede, curral novo,abundância de água, 100% mecani-zada. A propriedade está toda formadaem pasto, fica a 6 Km de Nepomuce-no, a 4 Km do asfalto. Preço 50 milreais, o alqueire. Interessados ligar(35)9947-8404- Toyota Bandeirante, cabine dupla,carroceria de madeira, ano 1995, rodalivre de manual, 4 pneus em bom esta-do, alarme, vidro elétrico, direção hi-dráulica, 4x4 reduzida, ótimo estadode conservação, falar com Bruno - (35)99715615- Mourões tratados de eucaliptos. Tra-tar no tel: 3221-1052- Caminhão Ford F-12000, motor MWN,cor branca, ano1996. Carroceria demadeira em ótimas condições. Tratarno Tel: (35)9952-7868 ou (35)8855-7868- O lote nº11, na quadra F, no BairroSanta Teresa, com área de 220m², comfrente de 10 metros para a rua 4, ladodireito, 22 metros com o lote 09, pelolado esquerdo, 22 metros com o lote13 e, aos fundos, 10,00 metros com olote 12. Tratar no 8867-1874- Colheitadeira de café marca Case dearrasto ano 2004 em bom estado deconservação. Tratar (35)8859-0490- Catador de Café marca Eco Solução/Dragão Sol em bom estado de conser-vação. Tratar tel (35)8859-0490- Carroceria com sobretampa 8,40m,com 3 anos de uso, ótimo estado deconservação. Tratar tel: (35)8859-0490- Um terreno de 376m² localizado nocondomínio Alphaville em Três Pon-tas. Tratar pelo telefone (35)9965-2578- Caminhonete Hilux 3.0 TD Cabinedupla ano 2002, ótimo estado, tel 359952 9697 (Paulinho)- Siena 1.0 completo ano 2001, ótimoestado, tel 35 9952 9697 (Paulinho)- Implementos agrícolas funcionando,como arado reversível, 2 discos, lâmi-na traseira- Debulhador de milho, sulcador tra-seiro para reformar roçadeira lateral,esparramador calcáreo. Falar com Gui-lherme. Tel: 9822-9690- Sitio, 11 alqueires de terra, cultura,com muita água (mina e ribeirão). Lo-calizada a 7 Km de Santana da var-gem e a 500m do Restaurante Samam-baia. Tratar com João. Tel 9945-3668- Triturador Nogueira número 2, em

- F1000 ano 98. Tratar com Miller(35)9986-2227- Esparramadeira de esterco, com bi-cas laterais e capacidade de 2,5 tone-ladas ou troca-se por roçadeira. Agro-pecuária Jacutinga - Contato Sr. Arman-do, fone (35) 9199-7039. Inscrição 6051

ALUGA-SE- Casa Nova no Bairro Ouro Verde. Fa-lar com Sandra no tel:9966-5645- Baracão com 1000 m² e escritório àRua Vicente Celestino 169, Centro. Fa-lar com Francisco (35)9939-2814- Armazém com área de 300m tendoquarto cozinha e 2 banheiros, locali-zado à R. João Carvalho Brito, 18 -Ponte Alta, tratar no telefone 3265 5567- Terreiro de café durante safra. Áreade 1.100m², todo cimentado, fácil aces-so, localizado perto da Fazenda flores-ta (município de Santana da Vargem),a 3km do asfalto, no km 10 da rodoviaTrês Pontas-Santana da Vargem. Tra-tar no telefone: (35) 9914-2183- Máquina TDI automotriz. Tratar comAntônio Alfredo 35 9971 5577

VENDE-SE OU ALUGA-SE- Máquina de recolher café Urso Bran-co ou Maq6000. Tratar tel(35)9906-5863 ou(35)9715-1302- Ponto Comercial 40m² em Carmo daCachoeira, bairro Palmital com um pon-to comercial para açougue, com casanos fundos Com 2 quartos, sala, cozi-nha externa, com área para garagem.Tratar: Com João (35) 9847-3646- Ponto comercial de esquina em Car-mo da Cachoeira, bairro Palmital, com2 andares, (falta acabamento parte in-ferior , com salão mais dois banheirose garagem. Valor R$25.000,00. TratarJoão (35)9847-3646- Uma Casa Bairro Antônio de Brito naRua Amadeu Aliprande, 70. Tratar comMauro tel: 9728-7286

SERVIÇOS- TOPOARQ - topografia e arquitetura.Medição de fazendas e lotes urbanos,retif icação, unificação, desmembra-

Índice de Chuvas

Fonte: Depto. de Assistência Técnica Cocatrel

Dados pluviométricos de Três Pontas Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

2012 321 76,5 110 85 56 151 16 0 53,5 68 217 152,52013 529 197,4 159 32,4 70,6 23,6 12,2 2,8 70,2 95 156 210,82014 30,6 48 101 141,4 27,4 8,8 38,0 14,2 23,6 35,7 224,8 237,32015 114,9 158 138

Dados pluviométricos de Santana da Vargem Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez2012 352,5 112,5 149 42,5 55,5 125 14 0 48,5 39,5 145 132,52013 596 200 190 57 79,5 19,5 14 2,5 73,5 102 235 1502014 25 45,5 112,5 132,5 12,5 5 50 2,5 21,50 51,0 244 168,52015 107 109 169,5

Dados pluviométricos de Nepomuceno Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez2012 287 68 122 38 44 96,5 20 0 36 35,5 156 2062013 510 97 207 60,5 95 7 28 0 109 97 251 153,52014 78 175 110 64 2 5 55 0 18 47,5 298,5 1502015 139 251,5 282

Dados pluviométricos de Carmo da Cachoeira Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

2012 238 59 130,5 43 51 139,5 7 0 25 60 157,5 2422013 554 158,5 167 59 56 14 37 0 59,5 79,5 250,5 122,52014 99 27,5 114 82,5 21 5 55 15 24,5 43 273 2512015 124,5 199 173

Dados pluviométricos de Coqueiral Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

2012 357,5 87,5 90 87,5 45 85 27,5 0 50 50 172,5 1262013 447 180 145 92,5 85 25 30 7,5 82,5 95 240 177,52014 80 35 47,5 97,5 4,3 6,2 28,6 5 45,5 80 213 1342015 101,5 112,5 184

mento, licenciamento ambiental, pro-jetos arquitetônicos. Gabriel Araújo -9817-3003- Para região de Três Pontas e Córregodo Ouro presto serviço de trincha, roça-deira, foliar e adubação com trator eco-nômico. Tratar com João Paulo S. Tisotel: 8848-5639 ou 9911-5639- Gavea Terra Planagem - Serviço detrator de esteira, carregadeira, retroes-cavadeira, caminhão vasculante e es-cavadeira hidraulica. Ligar Paulinho9953-4870 ou 3265-5053- Nova Consultoria - Meio Ambiente eTopografia: certificação, licença am-biental, gerenciamento de resíduos,medição, divisão de terras, registro demotosserra. Contato: Otávio Ferreira -Gestor Ambiental e Agrimensor. Tel.:(35) 9950 [email protected] Colheitadeira de Milho New HollandTC57 Hidro Plus Peneira Auto Nive-lante / Colhedeira de feijão /ceiflex eimplementos. Telefones: (35) 9818-9241 e 9916-5918- Consultoria e Perícia Ambiental - En-genheiro Agrônomo Eduardo HenriqueV. Ferreira - (35) 9920-7034 / BiólogoEdson Vasconcelos Souza - (35) 9907-7316- Consultoria ambiental e segurançano trabalho, Projeto e fabricação degalpões e estruturas metálicas. Enge-nheiro Mecânico e Segurança do Tra-balho Marcelo Duarte Resende Paiva.35 8881 0050- Cadastramento CPR e Custeio agrí-cola para o Banco do Brasil - Pindora-ma Planejamento Agrícola Ltda. 359971 5825- Levantamentos topográficos; Topo-grafia em geral; Partilhas; Terraplena-gens; Loteamentos; Desmembramen-tos. Contato Gabriel Fonseca - Técni-co Agrimensor 35 8849 6402 ou 353067 2209

ARRENDA-SE- 50 alqueires de pasto na Rodovia en-tre Santana da Vargem e Três Pontas.Tratar tel: 8809-3142 ou 3265-3142.

Dados comparativos (em mm³)

INFORMATIVO COCATREL 12 MARÇO/2015

Produtos

Av. Ipiranga, 1745 Telefone: (35) 3266-2283

A loja de laticínios e cafés da Cocatrel está em novo endereço e com uma novidade, uma cafeteria em espaço aconchegante para recebê-los com todo conforto.

Em breve, carta de cafés especialmente elaborada pela barista Rosa Gabriela. Venha nos fazer uma visita!

Laticínios Cafés Cafeteria

DELICIOSOS

CÁPSULA

CA

MU

SSA

RELA

DRINKS

LA

TIC

ÍNIO

S

CAFETERIA

CO

CA

TREL

LEIT

ED

OC

E PRATO

TRADIÇÃO

NO

ZIN

HO

PA

RM

ESÃ

OQ

UA

LID

AD

EESPEC

IAL

MA

NT

EIG

A

CONFIANÇA

IOG

UR

TE

QU

EIJ

OS