correio criança - edicao 115 - 1 de março de 2015

8
Museu Vivo preserva espécies do Semiárido e recebe estudantes Págs. 4 e 5 Diversão e cultura para a gurizada - Nº 115 - 1 de março de 2015 Répteis da Caatinga

Upload: jornal-correio-da-paraiba

Post on 08-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Suplemento infantil do jornal Correio da Paraíba

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

Museu Vivo preserva espécies do Semiárido e recebe estudantes Págs. 4 e 5

Paraíba, 1 de março de 20158

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 115 - 1 de março de 2015É preciso sete pessoas para“abraçar” o pinheiro multissecular

Se você gosta de games e tem a idade entre 8 e 60 anos já deve ter ouvido falar do jogo Minecraft, ele parece simples para os desavi-sados, mas é possível entrar em um mundo complexo feito de blocos e da imaginação dos jogadores.

Minecraft é um premiado game da 4J Studios e Mojang Speci cations que foi lançado em 2009, seu estilo é “sandbox”, ou

seja, não há história linear, você é livre para fazer o que desejar, seja construir belas paisagens ou grandes castelos para se defender de monstros.

Os mais habilidosos conseguem fazer verdadeiras obras-primas a partir dos materiais de construção. A versão para computador já foi vendida para quase 20 milhões de pessoas no mundo todo, isso sem

contar com as versões para Xbox 360 e One, Playstation 3, 4 e vita, iOs – iPhone e iPad, Android – tablets e smartphones, Windows Phone e Kindle! Real-mente não tem como escapar, vale à pena conferir. Por João Jr.

[email protected]

No Minecraft a criança é livre para soltar a imagina-ção, pode quebrar materiais e construir novos, mas é im-portante fazer ferramentas melhores, além de comparti-lhar com os amigos, construircidades, castelos e paisagens juntos.

Existe uma versão de-monstrativa gratuita, mas to-dos os benefícios são encon-trados na paga.

Na internet é possívelencontrar sites, fóruns, comu-nidades que dão dicas, mas cuidado ao fazer downloads de mods (saves modi cados),eles não são con áveis e po-dem conter vírus.

Você sabia que...

Minecraft

Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Petrópolis Répteis da Caatinga

Page 2: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

Colégio

Escrevercorretamenteé muito legal!

Editora Geral Sony Lacerda | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores, Ana Paula Hollanda, Claudia Savino,

Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Colaboradores Especiais Chico Augusto, Robério Eloy e Vânia Flor | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 1 de março de 20152 Paraíba, 1 de março de 2015 7

Cauã Palmeira de Carvalho, com 7 anos, desenhou um prédio de escritórios com

seis andares mais a cobertura. Em

qual andar o papai dele deve

trabalha?

Em 30 de janeiro foi fundada a Academia Brasileira de História em Quadrinho no Rio de Janeiro. Esse foi o dia do lançamento da primeira HQ brasileira, “As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora” de Angelo Agostini, só que em 1869!

Academia Brasileira de HQ

Correio Criança adota o ninho 55

Nós fizemos uma cam-panha entre os funcionários do Sistema Correio de Comu-nicação em prol de doações para adotar um ninho de tar-tarugas marinhas pela Asso-cição Guajiru.

É o ninho 55, localizado no final da Praia do Bessa. Foi des-coberto dia 24 de fevereiro.

Os voluntários cuidam dos ninhos nas praias de João Pes-soa e de Cabedelo e ajudam no nascimento. É que elas nascem à noite e se guiam pelos astros do céu para encontrar o mar. Como tem muitas luzes na cidade, elas se confundem, vão parar no meio da rua e morrem.

As tartarugas marinhas fê-meas põem os ovos na areia seca da mesma praia onde elas nasceram. Elas cavam um buracão e depois e desovam. Demora uns 30 anos até que elas possam ter filhotes.

Nas próximas edições do Correio Criança vamos mostrar o desenvolvimento dos filhotes e trazer informações sobre essa es-pécie. Acompanhe!

TARTARUGAS MARINHAS

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo E-mail: [email protected], ou envie para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

CORREIO CRIANÇA

Encontre as palavras que nomeiam as imagens abaixo no caça-palavras e aprenda aescrever palavras com dígrafos consonantais.

C A R R O A P L K F U R M N S V T E H R T I T G O E J G OT J R H OT R H O J R O H J O D B G C C S M A KO S L E P RA N K M K O I U O E T R B F O L H A Ç L F I F K M I L H O G H K B F H R U M O I N H O M D H F Y R I T I H Y J H J H LÇ C H O C A L H O P O K U I T K F M LO R E P D M A S C U H J N D J F V M C A R R O Ç A J D J F F I T J G H M H K HK H P Á S S A R O F I G J H J H I H K J K J K J A R R O L P Ç OT U I M N C E O E J F Q U E I J O L M KO R M N S OA KOL P O C H A V E P O L K I E S A M N O J F J M I L H O G D B M F O O R K F N G I G K H M H J R F S V S B D J F R J G I GJ G M J G M G K I Y I Y K H K J U O J L I P I L K I L K L K P LO K I U J H Y T G F R E D S W N I N H O Q A D S C F B N M LOAG U O J M GTC AG U O P I K LO J M N H Y T G B C F R R V U O I J H I U U G K H H I H L J H F O G U E I R AO G D S

Escreva as palavras que vocë encontrou:

________________ ______________________ ________________ _______________

______________ _____________________ __________________ ________________

Professora Fabiana Almeida

Mande um e-mail para: [email protected]

Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Os dígrafos podem ser

consonantais ou vocálicos.

ca o fo a ni o moi o oca o fo eira

ca oça pá aro ja o eijo ave mi o

Kleber Filho cerca o ninho para protegê-lo

Esses ovos estão por cma. Quantos devem ter?

Cada participante escolhe nove palavras do caça-palavras, pre-enche a cartela

abaixo. Recota as palavras escritas aci-ma e chama o Bingo. Boa sorte!

Agora você pode brincar de Bingo comessas palavras e sua família:

Page 3: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

Paraíba, 1 de março de 20156 Paraíba, 1 de março de 2015 3

Esse é um meio definitivo para des-cobrir o autor de um crime. Se a pessoa tocou com suas mãos ou até com os pés em alguma coisa, ficam ali as impres-sões digitais. Quem desvenda essas im-pressões é o papiloscopista.

Tem uma história que fala de um roubo na Escócia onde o ladrão usou luvas para não dixar impressões digitais. Mas, para não fa-zer barulho, ele tirou os sapatos e como estava com uma meia furada, acabou por deixar as impressões do dedão do pé na chão. Com isso, ele foi identificado!

SérieDetetives

Impressões digitais revelam quem você é

Primeira turmaInício: 12/03 - Término: 28/06Horário: 9h30 às 11h30

Curso de violão

AS DIGITAIS• São perenes e se conservam desde quan-

do o bebê está na barriga da mãe até quando a pessoa morre e o corpo se decompõe.

• Não mudam.• Não se repetem nem nos dedos de uma

mesma pessoa, nem em gêmeos.• Os desenhos podem ser classificados para

pesquisas ou arquivamento:ArcoVerticiloPresilha ExternaPresilha Interna

Papiloscopia

Quando lançou o livro “Nina e a lamparina”, a autoraClaudia Nina comprou uma lamparina. Ela falou sobre isso:

Uma lamparina hoje em dia é diferente?Temos a luz da eletricidade que é fácil de acender - basta um clic. Porém, a luz de uma lamparina demanda mais tempo e habilida-de. Temos hoje lamparinas à pilha, elétrica e até à querosene!

Como assim?Iluminar de dentro para fora significa em primeiro lugar ilu-minar-se, certo? Aí está o segredo: você ser iluminado e, en-tão, a luz de dentro iluminará o que está fora.

Esse objeto não é muito antigo?Quis trazer este elemento esquecido no tempo de volta às crianças de hoje. É preciso iluminar de dentro para fora - e aí está um dos significados da lamparina no meu livro.

O que signi ca uma lamparina para você?Um pedaço do sol guardado. É um símbolo rico de signifi-cados. Coloco uma pequena lâmpada dentro dela e ela fica acesinha em cima da estante. A luz clareia caminhos, distrai das sombras de dentro e de fora...

Correio Criança entrevistaa escritora Claudia Nina

Estão abertas as inscrições para o cur-so de violão com o professor Michel Soa-res cada turma tem 15 vagas. As aulas são gratuitas e as inscri-ções são feitas a Esta-ção Cabo Branco.

Felipe Souza escreveu “Lipe, o Pequeno Escritor”, uma obra voltada para o pú-blico infanto-juvenil. Nele o autor conta a história de como, ainda na infância, co-meçou a gostar de escrever e gosta até hoje!

Mais informações:3214.8303 – 3214.8270

Segunda turmaInício: 13/03 - Término: 29/06Horário: 14h às 16h

Mês do teatro écomemorado em

João Pessoa com o Mágico de OzMarço é o Mês do teatro no Brasil. O Teatro sempre esteve entre os homens, des-

de os tempos primitivos, quando eles dançavam e celebravam a colheita, ou a caça.

No Egito Antigo, as pessoas começaram a en-cenar as histórias dos mitos egípcios e, no Ociden-te, os gregos consolidaram o teatro contando as histórias do deus Dionísio.

A Cia. Cara Dupla de Teatro apresentará neste mês especial o Mágico de Oz , clássico adapta-do do livro de L. Frank Baum. Dorothy e seu cãozinho Totó percorrem o cidade de Oz, buscn-do um jeito de voltar pra casa, e, no caminho, en-contra muitos amigos!

Estreia: 07/03Local: Teatro Endnaldo do Egypto, em ManaíraAos sábados e domingos

Roda de Leitura naEstação Cabo Branco com

o escritor Felipe Souza

A partir de7 de março

Local: Estação das Artes Luciano Agra, prédio anexo a Estação Cabo Branco Dia 11, às 14h. Entrada gratuita.

Page 4: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

4 5

FOTO

S: M

AN

OD

EC

AR

VALH

O E

PTE

IS D

A C

AAT

ING

A

Na Paraíba existem cerca de 50 espécies de serpentes sendoquatro delas venenosas: a jarara-ca, a cascavel, a coral verdadeira e a surucucu.

No Museu Vivo Répteis da Caatinga tem uma cobra da espé-cie píton reticular que mede 5 me-tros e 30 centímetros. Essa espéciepode chegar a 10 metros de com-primento. No Guinness Book apa-rece uma dessas, com 7 metros e 30 centímetros, como a maior co-bra do mundo!

COBRAS

O Jack é uma das atrações dos Répteis Caatinga. Ele morava no Açude Velho, Campina Grande. Há cerca de 30 anos

ram vários jacarés neste açude, mas não é o melhor lugar para eles mora-

rem, pois o açude ca no meio da cidade! Então, eles foram levados dali para outros lugares. Jack, com uma fêmea, foram para o Museu Vivo e moram lá há 10 anos.

JACARÉ JACK

Entre cobras e lagartos,

Esta é uma serpente americana conhecida como “corn snake”,que pode ser traduzido como “cobra do milho”, pois é muito

encontrada nos milharais. São dóceis e con áveis!

Silvaney Medeiros, quem construiu o Museu Vivo,disse que ainda tem jacaré no Açude Velho:“Seria melhor se eles tivessem outra casa”.

O Museu Vivo Répteis da Caatinga recebe visitantes de se-gunda-feira a sábado. Tem mais de 40 recintos onde os animais podem ser observados. Os moni-tores acompanham os visitantes dando explicações. No nal to-dos podem ter uma surpresa! Os guias trazem uma cobra simpáti-ca, mansa e gelada que poderá subir pelos ombros e se aninhar nos cabelos de quem tiver cora-gem de segurá-la.

SILVANEY MEDEIROS DÁ UMA DICA IMPORTANTE:

“Se você encontrar uma cobra na zona rural o ideal é não mexer com ela e deixá-la seguir seu rumo. Na ci-dade, o melhor é chamar a polícia ambiental ou o corpo de bombeiros, mas nunca matar. Cada animal tem sua função na cadeia ambiental”.

As visitas monitoradas e com ns de Educação Ambiental.De segunda a sábado, pré-agendadas. Local: Rua: Paulo Américo Paiva, 314 - Sitio Grotão – PuxinanãComo chegar: Pela BR 230, na saída para o Sertão, antes de Lagoa de Dentro, a 800m da BR. Após a entrada siga as placas de sinalização.Telefone: (83) 3326-0011 ou 9305-5282E-mail: [email protected]

jacarés e tartarugas!Próximo de Cam-

pina Grande, em Pu-xinanã, mais de 300 répteis são criados em viveiros e podem ser observados de perto. O Museu Vivo Répteis da Caatinga é um dos lugares no Brasil onde tem o maior número de cobras, lagartos, jacarés e quelônios (tartarugas) típicos do semiárido. Ali eles estão protegidos, à salvo da ameaça de extinção. As duas maiores espécies de lagartos do Brasil vivem também no semiárido e no répteis da Caatinga: a iguana e o tejuaçu.

LAGARTOS

No Museu Vivo tem 7 espécies dequelônios: 2 espécies de jabuti e 5 espécies

de cágado, sendo três da região.

Esse nome não é muito usado para falar de tartarugas. Quelônios são todas as espécies de tar-tarugas do mundo. Outro nome usado para identi-car animais com carapaça é testudinata.

No Museu Vivo tem 7 espécies de quelônios: 2 espécies de jabuti e 5 espécies de cágado, sen-do três da região.

QUELÔNIOS

Page 5: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

4 5

FOTO

S: M

AN

OD

EC

AR

VALH

O E

PTE

IS D

A C

AAT

ING

A

Na Paraíba existem cerca de 50 espécies de serpentes sendoquatro delas venenosas: a jarara-ca, a cascavel, a coral verdadeira e a surucucu.

No Museu Vivo Répteis da Caatinga tem uma cobra da espé-cie píton reticular que mede 5 me-tros e 30 centímetros. Essa espéciepode chegar a 10 metros de com-primento. No Guinness Book apa-rece uma dessas, com 7 metros e 30 centímetros, como a maior co-bra do mundo!

COBRAS

O Jack é uma das atrações dos Répteis Caatinga. Ele morava no Açude Velho, Campina Grande. Há cerca de 30 anos

ram vários jacarés neste açude, mas não é o melhor lugar para eles mora-

rem, pois o açude ca no meio da cidade! Então, eles foram levados dali para outros lugares. Jack, com uma fêmea, foram para o Museu Vivo e moram lá há 10 anos.

JACARÉ JACK

Entre cobras e lagartos,

Esta é uma serpente americana conhecida como “corn snake”,que pode ser traduzido como “cobra do milho”, pois é muito

encontrada nos milharais. São dóceis e con áveis!

Silvaney Medeiros, quem construiu o Museu Vivo,disse que ainda tem jacaré no Açude Velho:“Seria melhor se eles tivessem outra casa”.

O Museu Vivo Répteis da Caatinga recebe visitantes de se-gunda-feira a sábado. Tem mais de 40 recintos onde os animais podem ser observados. Os moni-tores acompanham os visitantes dando explicações. No nal to-dos podem ter uma surpresa! Os guias trazem uma cobra simpáti-ca, mansa e gelada que poderá subir pelos ombros e se aninhar nos cabelos de quem tiver cora-gem de segurá-la.

SILVANEY MEDEIROS DÁ UMA DICA IMPORTANTE:

“Se você encontrar uma cobra na zona rural o ideal é não mexer com ela e deixá-la seguir seu rumo. Na ci-dade, o melhor é chamar a polícia ambiental ou o corpo de bombeiros, mas nunca matar. Cada animal tem sua função na cadeia ambiental”.

As visitas monitoradas e com ns de Educação Ambiental.De segunda a sábado, pré-agendadas. Local: Rua: Paulo Américo Paiva, 314 - Sitio Grotão – PuxinanãComo chegar: Pela BR 230, na saída para o Sertão, antes de Lagoa de Dentro, a 800m da BR. Após a entrada siga as placas de sinalização.Telefone: (83) 3326-0011 ou 9305-5282E-mail: [email protected]

jacarés e tartarugas!Próximo de Cam-

pina Grande, em Pu-xinanã, mais de 300 répteis são criados em viveiros e podem ser observados de perto. O Museu Vivo Répteis da Caatinga é um dos lugares no Brasil onde tem o maior número de cobras, lagartos, jacarés e quelônios (tartarugas) típicos do semiárido. Ali eles estão protegidos, à salvo da ameaça de extinção. As duas maiores espécies de lagartos do Brasil vivem também no semiárido e no répteis da Caatinga: a iguana e o tejuaçu.

LAGARTOS

No Museu Vivo tem 7 espécies dequelônios: 2 espécies de jabuti e 5 espécies

de cágado, sendo três da região.

Esse nome não é muito usado para falar de tartarugas. Quelônios são todas as espécies de tar-tarugas do mundo. Outro nome usado para identi-car animais com carapaça é testudinata.

No Museu Vivo tem 7 espécies de quelônios: 2 espécies de jabuti e 5 espécies de cágado, sen-do três da região.

QUELÔNIOS

Page 6: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

Paraíba, 1 de março de 20156 Paraíba, 1 de março de 2015 3

Esse é um meio definitivo para des-cobrir o autor de um crime. Se a pessoa tocou com suas mãos ou até com os pés em alguma coisa, ficam ali as impres-sões digitais. Quem desvenda essas im-pressões é o papiloscopista.

Tem uma história que fala de um roubo na Escócia onde o ladrão usou luvas para não dixar impressões digitais. Mas, para não fa-zer barulho, ele tirou os sapatos e como estava com uma meia furada, acabou por deixar as impressões do dedão do pé na chão. Com isso, ele foi identificado!

SérieDetetives

Impressões digitais revelam quem você é

Primeira turmaInício: 12/03 - Término: 28/06Horário: 9h30 às 11h30

Curso de violão

AS DIGITAIS• São perenes e se conservam desde quan-

do o bebê está na barriga da mãe até quando a pessoa morre e o corpo se decompõe.

• Não mudam.• Não se repetem nem nos dedos de uma

mesma pessoa, nem em gêmeos.• Os desenhos podem ser classificados para

pesquisas ou arquivamento:ArcoVerticiloPresilha ExternaPresilha Interna

Papiloscopia

Quando lançou o livro “Nina e a lamparina”, a autoraClaudia Nina comprou uma lamparina. Ela falou sobre isso:

Uma lamparina hoje em dia é diferente?Temos a luz da eletricidade que é fácil de acender - basta um clic. Porém, a luz de uma lamparina demanda mais tempo e habilida-de. Temos hoje lamparinas à pilha, elétrica e até à querosene!

Como assim?Iluminar de dentro para fora significa em primeiro lugar ilu-minar-se, certo? Aí está o segredo: você ser iluminado e, en-tão, a luz de dentro iluminará o que está fora.

Esse objeto não é muito antigo?Quis trazer este elemento esquecido no tempo de volta às crianças de hoje. É preciso iluminar de dentro para fora - e aí está um dos significados da lamparina no meu livro.

O que signi ca uma lamparina para você?Um pedaço do sol guardado. É um símbolo rico de signifi-cados. Coloco uma pequena lâmpada dentro dela e ela fica acesinha em cima da estante. A luz clareia caminhos, distrai das sombras de dentro e de fora...

Correio Criança entrevistaa escritora Claudia Nina

Estão abertas as inscrições para o cur-so de violão com o professor Michel Soa-res cada turma tem 15 vagas. As aulas são gratuitas e as inscri-ções são feitas a Esta-ção Cabo Branco.

Felipe Souza escreveu “Lipe, o Pequeno Escritor”, uma obra voltada para o pú-blico infanto-juvenil. Nele o autor conta a história de como, ainda na infância, co-meçou a gostar de escrever e gosta até hoje!

Mais informações:3214.8303 – 3214.8270

Segunda turmaInício: 13/03 - Término: 29/06Horário: 14h às 16h

Mês do teatro écomemorado em

João Pessoa com o Mágico de OzMarço é o Mês do teatro no Brasil. O Teatro sempre esteve entre os homens, des-

de os tempos primitivos, quando eles dançavam e celebravam a colheita, ou a caça.

No Egito Antigo, as pessoas começaram a en-cenar as histórias dos mitos egípcios e, no Ociden-te, os gregos consolidaram o teatro contando as histórias do deus Dionísio.

A Cia. Cara Dupla de Teatro apresentará neste mês especial o Mágico de Oz , clássico adapta-do do livro de L. Frank Baum. Dorothy e seu cãozinho Totó percorrem o cidade de Oz, buscn-do um jeito de voltar pra casa, e, no caminho, en-contra muitos amigos!

Estreia: 07/03Local: Teatro Endnaldo do Egypto, em ManaíraAos sábados e domingos

Roda de Leitura naEstação Cabo Branco com

o escritor Felipe Souza

A partir de7 de março

Local: Estação das Artes Luciano Agra, prédio anexo a Estação Cabo Branco Dia 11, às 14h. Entrada gratuita.

Page 7: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

Colégio

Escrevercorretamenteé muito legal!

Editora Geral Sony Lacerda | Jornalista Responsável Márcia Dementshuk (DRT-RS 8376) | Fotos Arquivo Jornal CorreioComercial Glícia Rangel | Programação visual e diagramação Klécio Bezerra | Conselho Editorial: Professores, Ana Paula Hollanda, Claudia Savino,

Kátia Cilene | Psicólogo João Bezerra Guedes Jr. | Crianças Gabi Magliano, Caio Lucas Nobrega, Bruno Emídio Colaboradores Especiais Chico Augusto, Robério Eloy e Vânia Flor | Gráfica Egídio Oliveira | Contato [email protected]

Apoio:Suplemento infantil quinzenal do

Paraíba, 1 de março de 20152 Paraíba, 1 de março de 2015 7

Cauã Palmeira de Carvalho, com 7 anos, desenhou um prédio de escritórios com

seis andares mais a cobertura. Em

qual andar o papai dele deve

trabalha?

Em 30 de janeiro foi fundada a Academia Brasileira de História em Quadrinho no Rio de Janeiro. Esse foi o dia do lançamento da primeira HQ brasileira, “As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora” de Angelo Agostini, só que em 1869!

Academia Brasileira de HQ

Correio Criança adota o ninho 55

Nós fizemos uma cam-panha entre os funcionários do Sistema Correio de Comu-nicação em prol de doações para adotar um ninho de tar-tarugas marinhas pela Asso-cição Guajiru.

É o ninho 55, localizado no final da Praia do Bessa. Foi des-coberto dia 24 de fevereiro.

Os voluntários cuidam dos ninhos nas praias de João Pes-soa e de Cabedelo e ajudam no nascimento. É que elas nascem à noite e se guiam pelos astros do céu para encontrar o mar. Como tem muitas luzes na cidade, elas se confundem, vão parar no meio da rua e morrem.

As tartarugas marinhas fê-meas põem os ovos na areia seca da mesma praia onde elas nasceram. Elas cavam um buracão e depois e desovam. Demora uns 30 anos até que elas possam ter filhotes.

Nas próximas edições do Correio Criança vamos mostrar o desenvolvimento dos filhotes e trazer informações sobre essa es-pécie. Acompanhe!

TARTARUGAS MARINHAS

Participe do Correio Criança. Mande o seu texto ou desenho pelo E-mail: [email protected], ou envie para: Correio Criança - Av. Dom Pedro II, 623 – Centro, João Pessoa - PB - CEP 58013-420. Ou deixe-os diretamente na portaria.

CORREIO CRIANÇA

Encontre as palavras que nomeiam as imagens abaixo no caça-palavras e aprenda aescrever palavras com dígrafos consonantais.

C A R R O A P L K F U R M N S V T E H R T I T G O E J G OT J R H OT R H O J R O H J O D B G C C S M A KO S L E P RA N K M K O I U O E T R B F O L H A Ç L F I F K M I L H O G H K B F H R U M O I N H O M D H F Y R I T I H Y J H J H LÇ C H O C A L H O P O K U I T K F M LO R E P D M A S C U H J N D J F V M C A R R O Ç A J D J F F I T J G H M H K HK H P Á S S A R O F I G J H J H I H K J K J K J A R R O L P Ç OT U I M N C E O E J F Q U E I J O L M KO R M N S OA KOL P O C H A V E P O L K I E S A M N O J F J M I L H O G D B M F O O R K F N G I G K H M H J R F S V S B D J F R J G I GJ G M J G M G K I Y I Y K H K J U O J L I P I L K I L K L K P LO K I U J H Y T G F R E D S W N I N H O Q A D S C F B N M LOAG U O J M GTC AG U O P I K LO J M N H Y T G B C F R R V U O I J H I U U G K H H I H L J H F O G U E I R AO G D S

Escreva as palavras que vocë encontrou:

________________ ______________________ ________________ _______________

______________ _____________________ __________________ ________________

Professora Fabiana Almeida

Mande um e-mail para: [email protected]

Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Os dígrafos podem ser

consonantais ou vocálicos.

ca o fo a ni o moi o oca o fo eira

ca oça pá aro ja o eijo ave mi o

Kleber Filho cerca o ninho para protegê-lo

Esses ovos estão por cma. Quantos devem ter?

Cada participante escolhe nove palavras do caça-palavras, pre-enche a cartela

abaixo. Recota as palavras escritas aci-ma e chama o Bingo. Boa sorte!

Agora você pode brincar de Bingo comessas palavras e sua família:

Page 8: Correio Criança - Edicao 115 - 1 de março de 2015

Museu Vivo preserva espécies do Semiárido e recebe estudantes Págs. 4 e 5

Paraíba, 1 de março de 20158

Diversão e cultura para a gurizada - Nº 115 - 1 de março de 2015É preciso sete pessoas para“abraçar” o pinheiro multissecular

Se você gosta de games e tem a idade entre 8 e 60 anos já deve ter ouvido falar do jogo Minecraft, ele parece simples para os desavi-sados, mas é possível entrar em um mundo complexo feito de blocos e da imaginação dos jogadores.

Minecraft é um premiado game da 4J Studios e Mojang Speci cations que foi lançado em 2009, seu estilo é “sandbox”, ou

seja, não há história linear, você é livre para fazer o que desejar, seja construir belas paisagens ou grandes castelos para se defender de monstros.

Os mais habilidosos conseguem fazer verdadeiras obras-primas a partir dos materiais de construção. A versão para computador já foi vendida para quase 20 milhões de pessoas no mundo todo, isso sem

contar com as versões para Xbox 360 e One, Playstation 3, 4 e vita, iOs – iPhone e iPad, Android – tablets e smartphones, Windows Phone e Kindle! Real-mente não tem como escapar, vale à pena conferir. Por João Jr.

[email protected]

No Minecraft a criança é livre para soltar a imagina-ção, pode quebrar materiais e construir novos, mas é im-portante fazer ferramentas melhores, além de comparti-lhar com os amigos, construircidades, castelos e paisagens juntos.

Existe uma versão de-monstrativa gratuita, mas to-dos os benefícios são encon-trados na paga.

Na internet é possívelencontrar sites, fóruns, comu-nidades que dão dicas, mas cuidado ao fazer downloads de mods (saves modi cados),eles não são con áveis e po-dem conter vírus.

Você sabia que...

Minecraft

Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Petrópolis Répteis da Caatinga