cuidados com a troca ou reposição da bateria

7
Desligar ou substituir a bateria em um veículo equipado com módulos de injeção microprocessados, pode causar sérios problemas para os mecânicos ou mesmo para quês tentes substitui alguns dos problemas vão desde a perda da partida e dirigibilidade incluindo a perda de ar condicionado, perdas as funções dos acessórios (portas, janelas , assentos, teto solar), luzes de advertência falsas, até mesmo danos eletrônico em certos módulos! Então, se você estiver substituindo ou desconectando a bateria por qualquer motivo, proceda com cautela. Ao escrever este artigo a pedido de um amigo, pensei em pesquisar e relatar para todos os conhecimentos de vocês sobre os danos causados pelo presente cabeçalho da matéria ,mais pela dificuldade encontrada e pela falta de esclarecimento do fabricante logo notei que seria impossível tal fato. As maiorias dos manuais dos proprietários dos veículos não oferecem quaisquer precauções sobre desligar ou substituir a bateria. Pode haver alguns cuidados na literatura do manual de serviço de fábrica, mas muitas vezes é difícil de encontrar tais literaturas. Em veículos com problemas de bateria, deveria haver uma etiqueta de aviso em vermelho e bem grande perto da bateria para avisar. Mas, exceto para os avisos sobre os perigos de choque de alta tensão ,baterias híbridas , tais alertas não são postados em qualquer lugar. Nenhum dos fabricantes de bateria criam alertar aos consumidores ou técnicos sobre os possíveis riscos de desligar ou substituir uma bateria em seus sites.Conseqüentemente, a maioria das pessoas não percebem que, se desligar ou substituir a bateria podem causar sérios problema, até depois de terem feito isso. Que tipo de problemas que eu estou falando? A perda de memória é um deles. Ao desconectar a bateria em qualquer veículo que tem controles de motor computadorizados (que é encontrado praticamente em todos os carros e caminhões que foram construídos desde 1981), a perda de tensão para o Módulo de Controle de Powertrain (PCM ) faz com que ele se esqueça das configurações da memória adaptativa em Manter viva a sua memória chip (CAM). Memória adaptativa(ou auxiliares) contém os ajustes que o módulo tem aprendido ao longo do tempo para a mistura de combustível, pontos de mudança de transmissão e outras funções de controle. Ao manter viva a memória também inclui todos os resultados para os auto-testes de diagnóstico do módulo é executado em si, seus sensores e componentes de controle de emissões, além de quaisquer códigos de falhas que podem ter sido definidos (incluindo códigos do histórico e Freeze Frame de dados que podem ser necessários para diagnóstico). .

Upload: batista-goiz

Post on 24-Apr-2015

62 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cuidados com a troca ou reposição da bateria

Desligar ou substituir a bateria em um veículo equipado com módulos de injeção microprocessados, pode causar sérios problemas para os mecânicos ou mesmo para quês tentes substitui alguns dos problemas vão desde a perda da partida e dirigibilidade incluindo a perda de ar condicionado, perdas as funções dos acessórios (portas, janelas , assentos, teto solar), luzes de advertência falsas, até mesmo danos eletrônico em certos módulos! Então, se você estiver substituindo ou desconectando a bateria por qualquer motivo, proceda com cautela.Ao escrever este artigo a pedido de um amigo, pensei em pesquisar e relatar para todos os conhecimentos de vocês sobre os danos causados pelo presente cabeçalho da matéria ,mais pela dificuldade encontrada e pela falta de esclarecimento do fabricante logo notei que seria impossível tal fato. As maiorias dos manuais dos proprietários dos veículos não oferecem quaisquer precauções sobre desligar ou substituir a bateria. Pode haver alguns cuidados na literatura do manual de serviço de fábrica, mas muitas vezes é difícil de encontrar tais literaturas.Em veículos com problemas de bateria, deveria haver uma etiqueta de aviso em vermelho e bem grande perto da bateria para avisar. Mas, exceto para os avisos sobre os perigos de choque de alta tensão ,baterias híbridas , tais alertas não são postados em qualquer lugar. Nenhum dos fabricantes de bateria criam alertar aos consumidores ou técnicos sobre os possíveis riscos de desligar ou substituir uma bateria em seus sites.Conseqüentemente, a maioria das pessoas não percebem que, se desligar ou substituir a bateria podem causar sérios problema, até depois de terem feito isso.Que tipo de problemas que eu estou falando? A perda de memória é um deles. Ao desconectar a bateria em qualquer veículo que tem controles de motor computadorizados (que é encontrado praticamente em todos os carros e caminhões que foram construídos desde 1981), a perda de tensão para o Módulo de Controle de Powertrain (PCM) faz com que ele se esqueça das configurações da memória adaptativa em Manter viva a sua memória chip (CAM). Memória adaptativa(ou auxiliares) contém os ajustes que o módulo tem aprendido ao longo do tempo para a mistura de combustível, pontos de mudança de transmissão e outras funções de controle. Ao manter viva a memória também inclui todos os resultados para os auto-testes de diagnóstico do módulo é executado em si, seus sensores e componentes de controle de emissões, além de quaisquer códigos de falhas que podem ter sido definidos (incluindo códigos do histórico e Freeze Frame de dados que podem ser necessários para diagnóstico).

.

Page 2: Cuidados com a troca ou reposição da bateria

Cuidados com a troca da bateria do veiculoUm velho truque para eliminar temporariamente certos tipos de problemas na dirigibilidade é desconectar o cabo terra da bateria por 10 segundos para "zerar" o módulo. Este truque apaga os códigos de falha armazenados no módulo. Em outros veículos além deste efeito este retorna o módulo ao seu estagio inicial de configuração. Se o veículo tiver um problema, cedo ou mais tarde, o mesmo código de falha (s) irá redefinir e o problema na dirigibilidade e este irá retornar porque a causa não foi diagnosticado e reparado. Pode levar alguns dias, mas o problema vai estar de volta.Aviso: Desligar a bateria para reiniciar o módulo de injeção principalmente em veículos fabricados até2003, os veículos podem fazer mais do que apagar os códigos de falhas da memória. Também pode apagar as informações de configuração vital para o perfeito funcionamento destes veículos, que é absolutamente necessário para que os outros módulos parem de funcionar normalmente. Nota: Desligar a bateria não vai permitir que um veículo para passe no teste de emissões de gases como muitos mecânicos pensam. Ele pode, temporariamente, desligar a luz de falha do motor da verificação, mas isso não vai enganar o computador na pista de testes. Quando o computador de teste é ligado ao conector de diagnóstico do veículo, ele irá verificar o módulo para ver se todos os sistemas OBD II e auto-diagnóstico estão sendo executados corretamente. Se todos os monitores não finalizados corretamente, o veículo será rejeitado na pista de teste. Você terá, então, que continuar a realizar o diagnostico via Scanner ou software para que todos os parâmetros adaptativo do veiculo seja efetuado,havendo erro e a lâmpada de falha acender ,é obrigatório o reparo caso contrario os parâmetros da injeção e estanqueidade ,possam retornar ao seu original,sobre pena de permanecer com o veiculo desfigurado em todos os seus controles.

Módulos de injeçãoEntão, o que acontece quando a bateria é desligada? Ele depende do ano, marca e modelo do veículo, mas qualquer um dos seguintes itens pode acontecer:

Ele apaga todos os valores armazenados a memória de dirigibilidade do módulo Isto pode fazer com que o motor funcione mal, porque a mistura de ar / combustível é muito rico ou muito pobre, por um período de tempo até que o módulo possa ser reprogramado e reaprenda os ajustes de combustível do veiculo.

Page 3: Cuidados com a troca ou reposição da bateria

Apagar a memória adaptativa no módulo e também pode afetar a forma como a transmissão trabalha. Isto acontece até que o módulo possa ser reprogramado e reaprenda os ajustes de combustível do veiculo

Ele redefine o módulo FMEM (Falha Management Mode Effects) isto acontece com veículos da montadora Ford. Este módulo fornece uma estratégia à prova de falhas adaptativa que é utilizado na falta de dados dos sensores Normalmente, isto não deve causar um problema, a menos que o veículo tenha um sensor defeituoso .

Ele redefine o ABS (Antilock Brake System) e SIR (Supplemental Restraint inflação) ou módulos do airbag. Isso não deve ser um problema a menos um desses módulos requer configuração via scanner ou configuração especial ,mais muitas das vezes os módulos do ABS e AIR BAG param de funcionar se por ora for acionado.

Ele redefine o módulo de controle do ar condicionado. Em alguns veículos, o módulo não vai começar a trabalhar novamente até que um procedimento especial ou reprogramação seja realizado com uma ferramenta de varredura de fábrica. Isso significa que o A / C não funcionará corretamente

Ele redefine o Módulo Body Control (BCM).Assim como no módulo de controle do ar condicionado, o BCM pode não retomar ao funcionamento normal até que sofra um processo de configuração especial ou seja reprogramado . Isso pode atrapalhar o funcionamento de itens de acessórios tais como vidros elétricos, bancos de memória, teto solar, ou configurações da suspensão eletrônica. O pior que o BCM é o gerenciador de força central do veiculo ,principalmente em veículos fabricados de2003 em diante,os mais novos que têm um CAN (Controller Área Network) no sistema. Se o BCM não pode se comunicar adequadamente com todos os outros módulos, ou não reconhecer os endereços de outros módulos, pode causar todos os tipos de problemas imagináveis.

Ele pode redefinir ou desativar o sistema anti-roubo. O motor pode pôr em marcha, mas não iniciar porque o sistema anti-roubo acha que alguém está tentando roubar o veículo. Mais uma vez, pode exigir um procedimento especial como a reprogramação do sistema anti-roubo com uma ferramenta de varredura fábrica para resolver o problema.

Ela provoca uma perda de configurações do código do auto-rádio eletrônico e relógio. Este é mais um aborrecimento do que um problema, e pode ser corrigido através da reposição dos códigos de rádio e do relógio

Page 4: Cuidados com a troca ou reposição da bateria

Reprogramação do módulo resolve 100% dos problemas.PROBLEMAS COM A TROCA DE BATERIA EM ALGUMAS MONTADORAS.

Aqui está uma pequena lista de alguns dos problemas que podem ocorrer quando se desliga ou substituir a bateria em algumas montadoras.

CHEVROLET CHEVY TAHOE: Perda de tensão para o sistema elétrico do veículo faz com que o módulo 4WD entre em modo de Stand-by permanentemente. O módulo nunca retorna ao modo normal quando a energia for restaurada, e a única maneira de restaurar o funcionamento normal é para substituir o módulo por um novo,mais devido a sua alto preço a reprogramação resolve o problema ,e seu valor chega a 505 de um módulo novo.

Mercedes (vários modelos) Perda de tensão para o sistema elétrico do veículo irá impedir que o ar condicionado volte e funcionar. O módulo de controle de temperatura deve ser redefinido para restaurar o funcionamento normal. Ele também pode desativar o sistema de controle de estabilidade. O módulo de ABS tem que passar por um processo de configuração para o sensor de ângulo de viragem para restaurar a operação normal.

Toyota (vários modelos) Se a bateria é desligada quando a chave está ligada, pode definir um código de falha para o sistema de Airbag e ligue a luz de advertência do Airbag (que desativa o sistema de Airbag até que a falha é eliminada com uma ferramenta de verificação ou reprogramação do chip).

Subaru (vários modelos) Desligar a bateria pode acionar o sistema anti-roubo, impedindo que o veículo seja iniciado quando a bateria é reconectada.

Saturn / Series L- O módulo de controle do painel é extremamente frágil o odômetro volta para 000000,será necessário reprogramar o painel para a kilometragem em que estava.

Honda (vários modelos) Desligar a bateria irá definir um código e ligar a luz do air bag (que também desativa o sistema de Airbag). O mecânico deverá configurá-lo via Scanner ou reprogramar o módulo.

BMW, Audi e VW (vários modelos) Desligar a bateria praticamente altera inúmeros parâmetros, que neste artigo seria impossível de relatar.

ATENÇÃO: Independentemente do ano, marca ou modelo de veículo NUNCA desligue a bateria enquanto o motor está funcionando ou a chave de ignição estiver ligada. Isso pode criar um pico de alta tensão no sistema elétrico que pode danificar os módulos eletrônicos e / ou em módulos auxiliares..COMO DESCONECTAR COM SEGURANÇA OU SUBSTITUIR A BATERIASe uma bateria tem que ser desconectado antes de fazer o trabalho elétrico em um

Page 5: Cuidados com a troca ou reposição da bateria

veículo (que é altamente recomendado para evitar um curto-circuito acidental que possa danificar a fiação ou módulo), ou se a bateria se encontra na fase de substituição por estar velha ou fraca, a tensão deve ser mantida para os chips de memórias e outros módulos ,não sofram com sua substituição enquanto a bateria é desligada.Tensões para os chips de memórias e outros módulos podem ser fornecidas através da ligação da fonte de alimentação de 12 v através de chicotes para os cabos da bateria, ou mesmo na falta deste utilizando de artifício baratos e fácil de confecção por técnicos ou mesmos eletricistas mais esclarecidos. Uma pequena bateria 9 volt recarregável alcalina ligada ao isqueiro do veiculo Mantém a sobrevivência de memória (CAM) enquanto a bateria for substituído,neste caso como o consumo dos módulos é baixo teremos mesmo de 15 minutos para substituição antes que a carga desta bateria chegue ao fim

backup com bateria alcalina de 09 volts

Se estiver usando um plug-in economizador de bateria, use um novo 9 v bateria alcalina. Estes artifício pode manter viva a memória enquanto a bateria é desligada, mas não por

muito tempo (talvez apenas 15 a 30 minutos, dependendo da corrente de dreno na bateria de 9v).

Backup direto na plug obd

Outro artifício valido e seguro e o cabo OBD Cabo com o conector para o isqueiro do veiculo, é um outro dispositivo útil para preservar os

dados embutidos, códigos armazenados e configurações programadas eletrônicos,

Page 6: Cuidados com a troca ou reposição da bateria

como relógios, rádios, ajustes do banco, sistemas de entrada sem chave, alarmes e muito

mais. O cabo fornece tensão para o modulo, ligando uma extremidade em uma tomada

elétrica de 12 volts em outro veículo, e a outra extremidade do cabo no conector OBD em seu veículo.

Apenas certifique-se o receptáculo de 12 volts no outro veículo é ligado e está fornecendo a tensão

antes de desconectar a bateria.

Por que não usar um carregador bateria para manter a memória viva? Alguns carregadores de bateria têm incorporado um modo de reserva de bateria, e pode ser utilizado para este fim. Mas um carregador de bateria comum em casa é projetado para carregar baterias, e não para serve de backup de bateria. Se a bateria estiver desligada, pode tentar enviar muita corrente de carga através dos cabos da bateria e danificar o módulo.Um carregador do gotejamento de baixa amperagem (1 a 3 ampères) é menos apto para sobrecarregar o circuito do que dizer um carregador de 10 ou 20 ampères, mas ainda é um risco. Então, a menos que o carregador tem um modo de backup de bateria, carregador ou o fabricante diz que é correto usar seu carregador para este fim, não use um carregador de bateria comum como um backup de bateria quando desconectar uma bateria de carro.KEY-OFF CORRENTE DE DRENO COM BATERIAOs chips de memória na maioria dos módulos exigem muito pouco corrente para manter suas configurações, na maiorias das vezes não chegam a 10 a 15 mA, dependendo do módulo. A drenagem de corrente normal pode variar de tão pouco como 20 a 50 miliamperes, a 300-400 miliamperes em alguns veículos modelo antigos .Por exemplo, a corrente de dreno, em alguns Fords pode ser tão elevada como 850 miliamperes durante até 20 minutos ou mais após a ignição está desligada.Muitos módulos têm temporizadores internos que desligam o módulo para colocá-lo em modo de Stand-by, ou desligam o módulo para reduzir o consumo de energia parasita depois de um período de tempo predeterminado, quando a chave é desligada ou os ocupantes do veículo sair do carro. Alguns desses módulos desligado em etapas e tempo a taxas diferentes. Como regra geral, o dreno parasita na maioria dos veículos de modelo final deve ser inferior a 50 miliamperes, uma hora após o veículo ter sido desligado e deixado em repouso. Mas esta é apenas uma regra que nem todas as montadoras utilizam este sistema. Sempre consulte o manual do fabricante do veículo e as especificações de drenagem elétricas se disponível (alguns fabricantes de automóveis não têm especificações publicadas).INSTALAÇÃO DA BATERIANa substituição da uma bateria (nova ou usada), verifique se a bateria está completamente carregada antes de instalar. Isto irá assegurar a voltagem apropriada para todos os módulos ao iniciar o veículo, e irá reduzir a carga sobre o sistema de carregamento. Bateria com carga baixa, pode afetar o funcionamento dos sistemas eletrônicos de bordo, incluindo o PCM, anti-furto, sistema de ignição, injetores de combustível e da bomba de combustível.Ligue o pólo positivo (+) da bateria primeiro, então por ultimo o negativo(-) Certifique-se de ambas as conexões de cabo estão limpos e apertados. Limpe os bornes da bateria e terminais de cabo, se eles estão corroídos. Substitua os cabos da bateria, se eles estiverem danificados ou não se encaixam aos bornes da bateria e lembre-se de usar a carga auxiliar na hora da trocada bateria.

Page 7: Cuidados com a troca ou reposição da bateria