currículo de trabalhos dos anos anteriores (teatro e...

36
Inti Antônio Pinto Salazar Currículo de trabalhos dos anos anteriores (Teatro e Carnaval) Obs. Documentos adquiridos por scanner. Reportagem de um jornalista que fala sobre a qualidade do trabalho do artista Inti Antonio Pinto Salazar:

Upload: dinhmien

Post on 28-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Inti Antônio Pinto Salazar

Currículo de trabalhos dos anos anteriores (Teatro e Carnaval)Obs. Documentos adquiridos por scanner.

Reportagem de um jornalista que fala sobre a qualidade do trabalho do artista Inti Antonio Pinto Salazar:

Imagem do teatro : “O Canto Da Floresta”.

Carros alegóricos , fantasias de Carnaval,etc.

Carro alegórico e fantasia.

Os dois carros que vão desfilar no Carnaval de Sambaqui pelo bloco Engenho de Dentro estão sendo confeccionados no galpão de Antônio Pires da Cunha (Soquete), no início da travessa Jandira Pires da Cunha, sob os cuidados do artista Inti Salazar. Com 32 anos de idade e

nascido em La Paz (Bolívia), Inti foi criado em Joaçaba (SC) e desde a adolescência reside em Florianópolis. Herdou dos pais, artesãos, o gosto pela arte. É auxiliado por Adão Ribeiro Velho, 30, natural e residente em Sambaqui. O enredo, Do Big Bang ao Big Brother, tem a assinatura de Manuel Cândido da Luz (Marreco).

acima

Do Big Bangao Big Brother

Tema do Carnaval 2010ENGENHO DE DENTRO

Engenho de Dentro e a invasão espanhola

2009

O bloco mais tradicional de Sambaqui, Engenho de Dentro, leva a ocupação espanhola da Ilha de Santa Catarina em 1777 para o Carnaval de 2009. Os carros alegóricos estão sendo confeccionados

no galpão do início da travessa Jandira Píres da Cunha, pelo carnavalesco Inti Salazar e Misha Salazar, do grupo Expressão Espontânea de teatro de bonecos. Um dos carros mostra uma nau

espanhola e o outro a fachada do forte de Santa Cruz (ilha de Anhatomirim)

O carnavalesco e artista plástico Inti Salazar, autor do

desenho acima,trabalha na confecção dos carros alegóricos do bloco Engenho de Dentro.

POSTADO POR CELSO MARTINS

Teatro de Bonecos: Boi de Mamão na Ilha das Bruxas Responsável: Inti

Ingleses

Florianópolis - SC

FONE: (048) 91541472

. .

O Vira Fantasia, dirigido por Inti Salazar, vem utilizando o teatro de bonecos e a confecção de

fantoches de papel machê e esponja, fantolixos feitos com sucata, bonecos de vara, bonecos de vestir, teatro de sombras e máscaras, com a finalidade de oferecer aos professores e as escolas novas ferramentas de comunicação necessárias durante o processo educacional e de formação político-cultural, reservando uma especial atenção a conscientização ambiental.

Devido ao grande sucesso frente ao público infantil e o apreço dos educadores que tiveram a oportunidade de conhecer este trabalho, desejamos dar continuidade a este projeto de reconhecida utilidade pública, aprimorando-nos de forma a valorizar ainda mais os recursos humanos através da arte e da educação.

O teatro de bonecos pode contribuir com o resgate do compromisso político e social na ação educacional; auxiliando o ensino de uma maneira não-formal, através da socialização do saber.

A interação da criança com o universo do teatro, pode ocorrer de maneira indireta, com o aluno na platéia, assistindo as peças, permitindo assim, a abordagem e a discussão de temas pertinentes de uma forma divertida e acessível. Ou com os alunos interagindo mais diretamente com os elementos do teatro, possibilitando à criança trabalhar diversas situações e sentimentos, auxiliando, desta forma, no seu desenvolvimento psico-emocional, introduzindo a importante consciência de que o ser humano é co-criador de sua existência e de seu mundo.

Atualmente, são duas as peças encenadas pelo grupo: "O Boi de Mamão na Ilha das Bruxas" e "O Canto da Floresta". Na primeira, utiliza elementos da cultura da ilha, como o boi de mamão e a bruxa através de um rico acervo de personagens e várias canções interpretadas no violão, percussão e voz; na segunda, entra em cena a preocupação pela natureza, onde o índio é o protagonista deste enredo.