darfur 1

15

Upload: ema

Post on 30-Nov-2014

1.030 views

Category:

Technology


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Darfur 1
Page 2: Darfur 1

Enquadramento Histórico, Geográfico e Social

O Sudão é um dos O Sudão é um dos maiores e mais pobres maiores e mais pobres países de África. A países de África. A capital é Cartum e é capital é Cartum e é governado por Regime governado por Regime Militar. Possui 25 Militar. Possui 25 estados e cerca de 30 estados e cerca de 30 milhões de habitantes. milhões de habitantes. O país pode ser O país pode ser dividido em Norte, dividido em Norte, Sul, Este e Oeste de Sul, Este e Oeste de acordo com os traços acordo com os traços físicos e geográficos.físicos e geográficos.

Page 3: Darfur 1

Os estados do sul são predominantemente católicos enquanto que os do Norte são muçulmanos.Os estados do sul são predominantemente católicos enquanto que os do Norte são muçulmanos.

Os mercadores árabes infiltraram-se na região e agora formam o Governo. A guerra civil desencadeou-se desde então Os mercadores árabes infiltraram-se na região e agora formam o Governo. A guerra civil desencadeou-se desde então entre o governo Árabe e o povo da terra que se tornou rebelde. Saquearam e roubaram a região destruindo casas e entre o governo Árabe e o povo da terra que se tornou rebelde. Saquearam e roubaram a região destruindo casas e propriedades, matando e desalojando milhares de pessoas.propriedades, matando e desalojando milhares de pessoas.

Page 4: Darfur 1

Houve um movimento para dividir a nação em Norte e Sul com governos separados, mas a extracção de petróleo dos últimos anos na região Sul levou o governo árabe do Norte a não aceitar o pedido de separação do Sul. Resultado: arrasamento e destruição de estados ricos em petróleo como Abiyei em Maio de 2008. Nem uma única casa ficou de pé. Tudo foi queimado ou saqueado. A população fugiu em massa deixando todos os seus pertences e está agora abrigada em campos de refugiados.

Page 5: Darfur 1

Darfur: tem uma área tão grande como a França, foi um estado independente até 1916 quando o governo Britânico que então dominava no Sudão o anexou ao seu território.

A maioria do povo é de origem africana. O nome Darfur – que significa terra de quatro – vem das quatro tribos que habitaram o lugar. Há centenas de anos os mercadores árabes aventuraram-se pelo interior e não encontrando comércio bom e próspero, tentaram um negócio lucrativo no comércio de escravos. Atacavam os aldeamentos e arrastavam as pessoas vendendo-as nos mercados livres. Havia também agentes que os vinham buscar levando-os para outras regiões.

Page 6: Darfur 1

Os Árabes conquistaram poder sobre a região virando uma tribo contra a outra e fornecendo-lhe armas. Quando a guerra civil deflagrou no Sul muitas pessoas fugiram e refugiaram-se no Darfur que gozava de uma paz relativa. O Governo preparou-lhes uma ratoeira de forma que eles já não puderam regressar para se juntar aos Rebeldes e dominá-los. Desde 2003 que o Darfur se tornou o foco da rebelião e da destruição amplamente noticiados pelos meios da comunicação social.

Page 7: Darfur 1

Estes desalojados estão situados em diferentes partes do Darfur. Dois campos estão perto do lugar onde trabalham as FMA. Há mais 15 campos que pertencem à mesma paróquia mas difíceis de contactar devido à distância, à falta de estradas e problemas de segurança.

Page 8: Darfur 1

FMA NO DARFUR

As FMA prestam assistência no campo Khor Omer que tem cerca de 15 mil habitantes alojados em pequenas palhotas espalhadas numa grande área desprovida de recursos. As FMA vão diariamente ao campo para lhes dar uma educação primária, prestar serviços de saúde, promoção e assistência social às mulheres através da educação de adultos, corte e costura, bordados, trabalhos de mão, educação sanitária, etc.

Page 9: Darfur 1

Há uma escola primária no Campo de refugiados que está instalada em 3 barracas de colmo extremamente deterioradas. O tecto já não existe em algumas partes de forma que as crianças ficam sujeitas às intempéries do tempo. A escola vai até ao 4º ano com dois anos de pré escolar perfazendo um total de seis aulas. As crianças do Campo que não frequentam regularmente a escola porque não podem pagar a mensalidade mínima, aqueles que abandonaram a escola ou são demasiado grandes para a frequentar são treinados à parte para poderem enfrentar a vida como os outros.

Page 10: Darfur 1

Aqueles que frequentam a escola do governo têm que andar duas a três horas para ir e vir da escola. O Governo não lhes facilita a vida porque teme que eles se tornem fortes e hábeis e acabem por dominá-los.

A ignorância dos pais junta-se à miséria das crianças. Há cerca de 500 crianças que frequentam a escola. Uma Irmã tem a responsabilidade total da escola com 8 professores a ajudá-la. A Irmã também dá aulas de Inglês e métodos de ensino aos Professores que na maioria não passaram do 10º ano.

Page 11: Darfur 1

Objectivos da Campanha Missionária

Fazer uma construção com duas divisões para gabinetes e sala de professores. As barracas que agora estão em uso servirão para o pré-escolar;

Construir WC para rapazes, raparigas e para os professores

Page 12: Darfur 1

MOTIVAÇÃO

A escola está instalada em 3 barracões de colmo. O gabinete e a sala de Professores funciona numa pequena barraca de lata. Não há documentos arquivados nem maneira de os guardar. Toda a área está infestada de ratos que destroem tudo. A escola foi totalmente negligenciada nestes últimos anos. Desde que as Irmãs chegaram os estudantes passaram de 200 para 500 e é preciso melhorar o ambiente para atrair para a escola as crianças e jovens que não a frequentam. Se não forem tirados da rua depressa formarão grupos de “rapazes e raparigas perdidos” tornando-se uma ameaça para a sociedade. As crianças do pré-escolar também estão numa barraca de colmo cujo chão é de terra batida. É justo dar-lhes um melhor abrigo. Se a barraca em uso for reparada e pintada será um paraíso para os mais pequenos.

Page 13: Darfur 1

MOTIVAÇÃO

Apesar de ser uma escola não há WC nem coisa que o valha. Os Professores e estudantes servem-se dos arbustos e sebes enquanto que as Irmãs têm que ir a casa que dista uns 5Km da escola!

É realmente uma urgência a construção de casas de banho para Professores e alunos.

Page 14: Darfur 1

Beneficiários directos e indirectos

Os quinhentos alunos da escola

- A Direcção e os funcionários

- Os pais, especialmente os desalojados de Khor Omer bem como Masker Raja (Campo para os de Raja no sul do Sudão).

Toda a população dos dois campos de desalojados (para cima de 15 mil)

- O povo de Ed Daein

Responsável pelo Projecto:A comunidade FMA de Ed

Daein, sul do Darfur, especialmente a Ir. Maria Goretti Puthenpuraikkel e Ir. Anita Edayuramvelil

Tempo previsto:Três meses após a recepção

do dinheiro do Projecto

Page 15: Darfur 1

ESTIMATIVA DE CUSTOS

O custo da construção de um salão com as dimensões 11x5x3m a ser dividido em 2 ambientes com uma parede fina de tijolo e a construção de WC para professores e alunos:

Items Quantidade Custos

Tijolos 700 000 8750

Terra 10 cargas 750

Areia 14 cargas 1050

Cimento 90 sacos 4950

Folhas de zinco 30 2400

Barras de ferro 24 840

Cascalho 180 540

Vigas de ferro p/ tecto 25 6400

Portas e janelas 4+8 2500

Mão de obra 9950

Águas e acessórios para WC 3370

TOTAL 41500 SDG

Mobiliário

Armários de aço 2 1500

Mesas 1 350

Cadeiras 12 360

Estantes p/ livros 2 360

Material escolar 580

Transporte 350

TOTAL 3500SDG

Total da construção 41500SDG

Total do mobiliário 3500SDG

Custo total 45000SDG = 15000€