dia do cozinheiro · colaborador sérgio augusto da silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara...

14
MAIO | 2017 www.masan.com.br A NOSSA HISTÓRIA É SUA Dia do Cozinheiro: Os profissionais que temperam nossas refeições com amor A arte de transformar sabores em delícias gastronômicas é uma paixão na vida daqueles que dedicam a carreira ao preparo de receitas. Neste mês, os profissionais que exercem uma das mais antigas profissões do mundo celebram o Dia do Cozinheiro. Para prestigiar os colaboradores que temperam com o amor as nossas refeições, selecionamos histórias de profissionais que se tornaram exemplo de talento e dedicação na Masan. Há três décadas, a cozinha é o verdadeiro lar do colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), 49 anos. Assim que saiu do quartel, aos 18 anos, ele conseguiu uma vaga de emprego como auxiliar de serviços gerais em um supermercado e, graças a sua vontade de aprender, em pouco tempo, ele conquistou o cargo de cozinheiro. Hoje, ele atua como cozinheiro da Masan no Hospital dos Servidores do Estado (HSE). “O segredo para ter sucesso em qualquer carreira é o amor pela profissão. Trabalho há 10 anos no setor dietético e isso me transformou em um profissional mais dedicado, porque muitas vezes, atendo pacientes em fase terminal que fazem pedidos inusitados e aquela pode ser sua última refeição. Por isso, preparo aquela receita com todo amor e carinho”, contou o cozinheiro. Atuando no mesmo setor, o colaborador Valderez Ferreira (à direita), 57 anos, guarda boas lembranças da carreira de 25 anos como cozinheiro. Antes de atuar como cozinheiro, Valderez trabalhou como cobrador de ônibus, mas foi na cozinha que ele descobriu sua verdadeira paixão. “Tive a sorte de seguir uma carreira em que sou remunerado para fazer o que mais amo.”, afirmou o cozinheiro.

Upload: hoangminh

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

MAIO | 2017 www.masan.com.br

A NOSSA HISTÓRIA É SUA

Dia do Cozinheiro: Os profissionais que temperam nossas refeições com amor

A arte de transformar sabores em delícias

gastronômicas é uma paixão na vida daqueles

que dedicam a carreira ao preparo de receitas.

Neste mês, os profissionais que exercem uma das

mais antigas profissões do mundo celebram o Dia

do Cozinheiro. Para prestigiar os colaboradores

que temperam com o amor as nossas refeições,

selecionamos histórias de profissionais que se

tornaram exemplo de talento e dedicação na Masan.

Há três décadas, a cozinha é o verdadeiro lar do

colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda),

49 anos. Assim que saiu do quartel, aos 18 anos,

ele conseguiu uma vaga de emprego como auxiliar

de serviços gerais em um supermercado e, graças

a sua vontade de aprender, em pouco tempo, ele

conquistou o cargo de cozinheiro.

Hoje, ele atua como cozinheiro da Masan no

Hospital dos Servidores do Estado (HSE). “O segredo

para ter sucesso em qualquer carreira é o amor pela

profissão. Trabalho há 10 anos no setor dietético

e isso me transformou em um profissional mais

dedicado, porque muitas vezes, atendo pacientes

em fase terminal que fazem pedidos inusitados

e aquela pode ser sua última refeição. Por isso,

preparo aquela receita com todo amor e carinho”,

contou o cozinheiro.

Atuando no mesmo setor, o colaborador

Valderez Ferreira (à direita), 57 anos, guarda boas

lembranças da carreira de 25 anos como cozinheiro.

Antes de atuar como cozinheiro, Valderez trabalhou

como cobrador de ônibus, mas foi na cozinha que

ele descobriu sua verdadeira paixão.

“Tive a sorte de seguir uma carreira em que

sou remunerado para fazer o que mais amo.”,

afirmou o cozinheiro.

Page 2: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

2

MASAN | MAIO 2017O PODER DOS ALIMENTOS

Doação de Leite Materno: Um ato solidário que salva a vida de milhares de bebês no país

Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, o Brasil possui a maior rede de Banco de Leite do mundo, contendo 202 bancos e 98 postos de coleta no país. No dia 19 deste mês, o mundo celebra o Dia da Doação de Leite Humano. A data traz à tona a necessidade de conscientizar a população sobre a importância deste ato solidário, que pode salvar a vida de milhares de bebês.

Segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, atualmente as doações suprem apenas 55% da demanda nacional. Como muitas mães produzem um volume de leite acima da média, os bancos de leite materno recebem doações e repassam para bebês prematuros ou de baixo peso internados em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva. Entretanto, devido à falta de informação a respeito do tema, poucas pessoas sabem que um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

De acordo com a nutricionista Adriana Ferreira, além de oferecer benefícios para a saúde do bebê, o ato solidário garante o bem-estar da mulher. “A doação do leite humano auxilia tanto a mãe que não tem leite suficiente para amamentar seu filho prematuro, quanto a que tem leite excedente, pois através da ordenha e coleta do leite ela pode evitar inflamações (mastite).”,explicou a especialista.

Como doar?Para ser uma doadora de leite, a mulher deve

procurar um posto de saúde que faça coleta e se cadastrar. Após o processo de seleção, ela será instruída sobre os procedimentos padrões de higiene e armazenamento.

Postos de coleta no Rio de Janeiro: Parque Anchieta, Rocinha, Manguinhos, Centro, Laranjeiras, Mangueirinha e São Cristóvão.Regras para doar:

• A mulher precisa apresentar excesso de leite. • Não usar medicamentos que impeçam a doação. • Higienizar as mãos e um frasco de vidro.• O leite retirado deve ser congelado. • O frasco deve conter a data da primeira extração.

Fonte: Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Page 3: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

MASAN | MAIO 2017O PODER DOS ALIMENTOS

Receita: Bolo Red Velvet

Ingredientes:Massa:- 2 beterrabas grandes descascadas- 3 ovos- ½ xícara de chá de óleo - 2 xícaras de chá de açúcar demerara - Suco de 2 limões pequenos- 2 xícaras de chá de farinha de trigo- 1 colher de sopa de fermento em pó- Óleo e farinha de trigo para untar a forma- Farinha de trigoRecheio:- 1 pote de queijo cottage- 6 colheres de sopa de iogurte grego- 8 colheres de sopa de suco de limão siciliano- 2 colheres de sopa de açúcar demerara- 2 envelopes de gelatina incolor sem saborModo de preparo:Massa:Preaquecer o forno a 180°C. Bater no liquidificador as beterrabas, os ovos, o óleo, o açúcar e o suco de limão. Peneirar os demais ingredientes secos e incorporar delicadamente à mistura de beterraba. Despejar a massa em uma assadeira redonda

média, untada com óleo e enfarinhada. Assar por aproximadamente 30 minutos.Recheio:Hidratar a gelatina conforme as instruções da embalagem e reservar. Misturar os demais ingredientes de forma homogênea e acrescentar a gelatina. Dividir o recheio em três porções e reservar.Montagem:Desenformar o bolo, esperar esfriar e cortar em 3 discos. Colocar um disco no centro de um prato e, com o auxílio de um saco de confeiteiro, cobrir totalmente este disco de massa com uma camada de recheio. Colocar outro disco de massa e novamente o recheio. Cobrir com o último disco de massa e decorar o bolo com recheio e frutas vermelhas. Levar para gelar por 2 horas.

A receita tradicional utiliza beterraba na massa, o que dá a cor característica ao bolo. Para o recheio, são utilizados iogurte e queijo cottage para criar uma versão mais saudável e com um toque especial.

Page 4: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

4

MASAN | MAIO 2017COMPLIANCE

Unidades da Secretaria de Estado de Educação recebem o Código de Ética da Masan

Entre os dias 17 de abril e 06 de maio, os colaboradores da Masan - que atuam nas unidades da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), nas cidades de Nova Friburgo, Macuco, Cachoeira de Macacu, e nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro - participaram de treinamentos promovidos pela equipe de Compliance da Masan. Ao todo, 434 colaboradores receberam um exemplar do Código de Ética e Conduta Profissional e assistiram ao treinamento, que visa esclarecer as normas e políticas internas da empresa.

No decorrer do mês de maio, a equipe de Compliance está realizando os treinamentos nas Coordenadorias Regionais de Educação do Município do Rio de Janeiro (SME/CRE) com uma expectativa de atingir 2000 colaboradores.

A colaboradora Solange Santos, que trabalha em uma das unidades escolares da Masan na 3ª Coordenadoria Regional de Educação

(CRE), falou sobre o que aprendeu durante o treinamento recebido. “Há muitas informações interessantes no Código de Ética, que antes eu desconhecia. É muito importante que todos saibam os seus direitos, deveres e a forma correta de agir no trabalho”, declarou.

Page 5: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

5

MASAN | MAIO 2017ACONTECEU

Masan promove“feirinha” especial de Páscoa

Os colaboradores da Masan receberam uma nova edição da “Feirinha”, que aconteceu no auditório da unidade Barão de Tefé, no dia 04 de abril. Desta vez, o tema do encontro girou em torno da Páscoa, reunindo produtores e revendedores de chocolates e doces, como bolos de pote, pavês, brownies e mousses.

Além disso, a feirinha contou com um stand de produtos mineiros, com direito a uma grande variedade de queijos e seus derivados, além de geleias. Já no stand “Farinha do Bem”, alimentos artesanais e produzidos sem glúten, como pães, salgados assados, doces de confeitaria, biscoitos e produtos congelados fizeram sucesso entre os colaboradores.

De sacola cheia, a secretária-executiva da Masan, Kátia Carvalho, elogiou a qualidade dos produtos disponíveis. “Adorei os queijos e produtos do stand mineiro. Foi o meu favorito. E tive a comodidade de comprar todos os chocolates para a Páscoa sem sair do meu local de trabalho. Ótima iniciativa!”, disse.

Page 6: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

6

MASAN | MAIO 2017ACONTECEU

Masan promove campanha de doação de livros infantojuvenis

A Masan lançou – em comemoração ao Dia Nacional do Livro – uma ação solidária: a campanha de arrecadação de livros infantojuvenis, que contou com a participação de todas as unidades da empresa. Todo o material arrecadado foi doado para a Casa de Passagem Celly Campello, localizada em Jacarepaguá, que assiste adolescentes entre 12 e 17 anos.

A analista da equipe de Jornalismo Empresarial da Masan Vanessa Souza apoiou a ação que beneficiará jovens – carentes de materiais educativos e culturais – do abrigo. “Aqueles livros que estão há tanto tempo guardados e empoeirados na estante, muitas vezes caídos no esquecimento, podem ser muito importantes para eles. Um livro pode fazer a diferença na vida de quem precisa”, disse.

Os colaboradores participaram da campanha entregando livros infantojuvenis, em bom estado de conservação, no ponto de coleta montado na recepção da unidade Barão de Tefé.

Masan inicia novo ciclo de auditorias das ISO 9001 e 14001Entre os dias 4 e 5 de maio, a Masan passou por um novo ciclo de auditoria - através do órgão certificador RINA - com o objetivo de garantir a manutenção das certificações da ISO 9001, referente à Gestão da Qualidade e ISO 14001, que se refere à Gestão de Meio Ambiente. Ambos os certificados foram conquistados pela empresa em março de 2016.

O ciclo de auditoria para a manutenção da certificação é realizado semestralmente, onde são auditados os processos administrativos, a sede Capivari e as unidades operacionais. Receberam a visita neste período, as unidades do Hospital Municipal Souza Aguiar e Colégio São Vicente de Paulo.

Page 7: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

7

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017INSTITUTO MASAN

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

Instituto Masan inicia trabalho social com jovens do abrigo Cely Campello

Carinho, atenção e amor é o que o Instituto Masan está levando aos jovens do abrigo Cely Campello, localizado em Jacarepaguá. Com objetivo de prepará-los para o futuro, a parceria firmada entre as instituições proporcionará momentos de alegria, de desenvolvimento de habilidades e de aprendizagem.

Uma dinâmica de “quebra-gelo” foi realizada no dia 08 de maio, marcando o início das atividades. Oficinas culinárias de geração de renda, artesanato com materiais recicláveis, oficinas de empreendedorismo por meio de iniciativas sustentáveis estão entre as atividades que serão desenvolvidas no abrigo.

A unidade atende adolescentes entre 12 e 17 anos, que estão à espera de um lar. Nesta faixa etária, as perspectivas de adoção são menores e, por este motivo, o trabalho do Instituto Masan, em parceria com o abrigo, contribuirá para que os jovens consigam ter autonomia e direcionar a própria vida, com condições de – ao sair – conquistar um trabalho e se manter financeiramente.

Para a diretora do abrigo, Janaina Mendonça, a parceria irá oferecer alternativas de lazer, como estratégia para transformar a visão de futuro dos

jovens. “Abrigamos meninos que necessitam de exemplos e inspirações transformadoras. Por isso, acreditamos que o trabalho do Instituto Masan pode ajudar esses meninos a construir um novo olhar sobre a vida adulta. A partir do conhecimento será possível descobrir a habilidade e a vocação de cada um”, disse a diretora.

Page 8: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

8

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017

Dia do Chef de Cozinha: ensinar com amor é o dia a dia desses profissionais

O título “chef” não é algo comprável, e sim um cargo a ser conquistado dentro de um espaço gastronômico. Para se tornar um chef, é preciso passar por diversas etapas e alcançar o topo da cadeia hierárquica dentro de uma cozinha profissional. O chef é o responsável por toda a produção de uma cozinha e, para conquistar esse título, são necessários anos de experiência, além de qualidades como determinação, criatividade, pontualidade, resistência e, acima de tudo, amor pela culinária.

No Instituto Masan, os chefs de cozinha Márcio Barboza (abaixo) e Demetrius Augustus (à direita) são os responsáveis pela capacitação de alunos dos cursos de auxiliar de cozinha do programa Quebrando Barreiras, que acontecem no Centro

de Capacitação Masan (CCM), e de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Degase, através do programa Sementes do Amanhã. Desde 2009, as vidas de quase 2 mil pessoas foram transformadas graças ao trabalho desses profissionais.

“Eu não consigo descrever o tamanho da minha felicidade em ensinar uma profissão a esses jovens e ver que estou ajudando a modificar suas vidas”, disse o chef Demetrius Augustus, acrescentando o quanto é gratificante ser um exemplo para aqueles que desejam seguir no ramo da gastronomia.

No dia 13 de maio, comemora-se, no Brasil, o Dia Nacional do Chef de Cozinha. O Instituto Masan se orgulha desses profissionais, que proporcionam momentos incríveis através de sabores e aromas culinários.

A NOSSA HISTÓRIA É SUA

Page 9: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

9

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017

Programa Quebrando Barreiras inicia aulas da 35ª e 36ª turmas

Um novo ciclo de geração de oportunidades começou no último dia 2 de maio com o início das novas turmas do programa Quebrando Barreiras, que oferece cursos de capacitação profissional na área da gastronomia desde 2011 para moradores de comunidades do Rio, pessoas com deficiência, egressos do sistema prisional e refugiados de outros países.

Neste ano, além das tradicionais aulas teóricas e práticas, os alunos da 35ª e da 36ª turmas do curso de auxiliar de cozinha terão a oportunidade de participar de outras atividades que visam ampliar o espírito empreendedor e criar mais oportunidades de geração de renda.

As aulas acontecem presencialmente, duas vezes por semana, no Centro de Capacitação Masan (CCM), localizado no Centro Administrativo do MetrôRio. Durante a

capacitação, os alunos terão um mês de teoria e dois meses de prática. Agora terão, também, a oportunidade de aprender a desenvolver produtos sustentáveis, feitos artesanalmente, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo.

Vilma Oliveira, de 45 anos, ficou sabendo do curso através da indicação de uma amiga que já havia participado. Com a proposta, viu a oportunidade de transformar seu hobby de cozinhar em uma forma de gerar renda: “Sempre gostei muito de cozinhar, participava sempre na preparação de almoços e lanches na minha igreja, agora poderei me especializar nessa área e vou poder transformar em oportunidade de ganhar dinheiro. Vai me ajudar muito!”, comentou.

QUEBRANDO BARREIRAS

Page 10: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

10

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017

Talento: Designer e baixista, colaborador da Masan se apresenta em eventos pela cidade

Um hobby de infância se transformou em uma verdadeira paixão na vida do designer da Masan Erick Fernandes (segundo da esq. para a dir.), de 26 anos. Quem vê o colaborador no escritório, durante a semana, nem imagina que fora do horário de trabalho ele assume o comando do baixo e sobe aos palcos ao lado dos demais integrantes da banda Mr. Groove. Apesar da sua habilidade com os acordes, Erick revela que o talento não surgiu de repente. Aos 12 anos, ele foi matriculado na Escola de Música Villa-Lobos e passou a tocar na banda da igreja.

Segundo o colaborador, à medida que ia aprendendo, mais aumentava sua paixão pela música. Por isso, ao longo da adolescência, passou por diversas bandas até receber o convite de

um amigo para integrar a Mr. Groove. “Entrei na banda no início de 2015 e, na época, a banda era um passatempo entre amigos. A gente se reunia para compartilhar conhecimentos sobre música e se divertir. Depois a brincadeira foi ficando séria”, lembra o designer, que está na empresa desde 2013.

Atualmente, Erick se divide entre as funções de designer e baixista, mas confessa que vive seu melhor momento profissional. “Faço o que amo e essas duas atividades são prioridades em minha vida. Muitas vezes nossos ensaios acontecem às 22h da noite e eu preciso conciliar meu tempo, porque nossa agenda de eventos está crescendo. Apesar da correria, não enxergo a banda como um trabalho, e sim uma diversão”, contou o designer.

A NOSSA HISTÓRIA É SUA

Page 11: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

11

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017

Jovens do Culturarte levam alegria para a pediatria do Hospital Salgado Filho

CULTURARTE

A ala pediátrica do Hospital Municipal Salgado Filho – localizado no Meier – recebeu a visita dos jovens do programa Culturarte, no dia 28 de abril. Vestidos de palhaços, eles alegraram as crianças e proporcionaram momentos de descontração aos pequenos pacientes que estão em tratamento médico na unidade de saúde. A ação acontecerá uma vez por mês e tem o objetivo de levar humor e proporcionar muitos sorrisos, promovendo a interação entre a arte e a saúde.

Os palhaços cantaram, dançaram e realizaram jogos de perguntas e respostas, atividades que garantiram muitas gargalhadas aos pacientes e seus acompanhantes. Além de contribuir com a melhora no tratamento, essas visitas proporcionam momentos de relaxamento para

todos que convivem em um ambiente hospitalar.Pâmela Cristina Silva, mãe de Vitor Silva, de

dois anos, disse que a visita dos palhaços levou alegria não só para os pacientes, mas também aos familiares. “Muito linda esta ação, porque faz bem para as crianças. Se eles se sentem bem, consequentemente, os pais também ficam felizes ao ver a felicidade deles.”

Segundo o instrutor do programa Culturarte e colaborador do Instituto Masan, Éder Montalvão, o trabalho nos hospitais é muito importante, pois a arte pode ser uma aliada no processo de recuperação. “A alegria faz diferença na vida das pessoas e melhora o estado emocional delas. Por meio do humor, queremos fazer com que o hospital promova a saúde com a ajuda da arte”, disse.

Page 12: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

12

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017

Instituto Masan participa de encontro para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

NOSSO APOIO

O Instituto Masan participou do seminário “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as Estratégias de Negócio”, realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no dia 10 de maio. O evento contou com a presença de representantes do terceiro setor, de instituições privadas e de órgãos públicos, como o secretário de Estado de Educação do Rio, Wagner Victer (foto acima). Na ocasião, foram debatidas e apresentadas as boas práticas desenvolvidas por diversas instituições na área de sustentabilidade.

Dentre os palestrantes, estavam os

coordenadores do Instituto Masan Alana Sampaio e Marcello Paraguassu, que falaram sobre alguns dos programas sociais promovidos pela instituição.

Os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) surgiram após a análise da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os maiores problemas mundiais. Com base em um estudo, a ONU estabeleceu, em setembro de 2015, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nesta agenda são 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, e estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, entre outras.

Page 13: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

13

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017

Instituto Masan promove palestra sobre amamentação em clínica da família da Zona Norte

COMEMORAÇÃO

Em comemoração ao “Dia Nacional de Doação de Leite Materno”, o Instituto Masan realizou uma palestra sobre amamentação – na Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira, localizada em Sampaio. A ação – realizada no dia 11 de maio – teve a finalidade de mostrar a importância da amamentação nos primeiros meses de vida de um bebê e como esse alimento ajuda no crescimento e desenvolvimento saudável.

No decorrer do encontro, a nutricionista do Instituto Masan Adriana Ferreira explicou que,

além de alimentar a criança, o leite materno ainda ajuda a proteger o bebê contra doenças, como infecções, alergias, doenças oculares, e também proporciona benefícios para a dentição e a fala.

Para incentivar a amamentação, a nutricionista também deu instruções sobre como proceder na hora de amamentar em caso de rejeição do leite ou desconforto para as mães. A nutricionista falou ainda sobre a importância da doação do leite materno e como ela deve ser feita.

Page 14: Dia do Cozinheiro · colaborador Sérgio Augusto da Silva (à esquerda), ... - 3 ovos - ½ xícara de chá ... com materiais recicláveis, oficinas de

14

INSTITUTO MASAN | MAIO 2017

Davizinho Radical recebe acompanhamento nutricional oferecido pelo Instituto Masan

A equipe de Nutrição do Instituto Masan está oferecendo um atendimento nutricional com foco na reeducação alimentar aliada à pratica do esporte para o campeão mundial de surf adaptado, Davi Teixeira, mais conhecido como Davizinho Radical.

Durante o atendimento, as nutricionistas elaboraram um plano alimentar rico em nutrientes e opções saudáveis. Com o objetivo de melhorar o bem-estar e o rendimento do surfista, as profissionais deram dicas e sugestões de substituições nas refeições diárias, pratos coloridos, compostos por legumes, verduras e frutas. De acordo com a coordenadora de Nutrição do Instituto Masan, Alana Sampaio, o planejamento nutricional visa aumentar e garantir a ingestão de nutrientes importantes ao desenvolvimento do paratleta, além de favorecer melhores resultados na prática esportiva.

PATROCÍNIO

EXPEDIENTE

Editora-chefeMillena AlvesCoord. de DesignGustavo Prado

Projeto GráficoBruno DebizeThail Gomes

DiagramadorBruno Debize

RevisoraPaula Mota

Gostou do seu informativo? Mande sua história ou sugestão:[email protected]

JornalistasKátia OliveiraPaola CarvalhoVanessa SouzaVinícius Silva

IlustradorBruno Debize

Masan Serviços Especializados

Instituto Masan

@institutomasan

Instituto Masan

Masan Serviços Especializados

“Após a avaliação, elaboramos um plano alimentar balanceado e explicamos a importância das cores nas refeições diárias. Nesta faixa etária, é fundamental que os jovens invistam em alimentos nutritivos, ricos em fibras e com baixo teor de gorduras saturadas e açúcares simples. Também ajustamos os horários das refeições para garantir uma melhor adaptação e o sucesso da reeducação alimentar”, explicou a coordenadora de nutrição.