ed994

24
EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 3 a 9 de maio de 2014 | Nº 994 | ANO XXIX Presentes às mamães Domésticas Lei na etc CULTURA & VARIEDADES Opções de presentes e dicas de lazer para curtir com as mães no próximo domingo (11) não faltam. Confira caderno especial. Páginas 9 e 16 NARA ASSUNÇÃO EXPOSIÇÃO A inauguração da mostra fotográfica Os Caminhos do Sertão, de José Antonio da Silva, acontece no próximo sábado (10). Página 22 LITERATURA Jornalista esportivo da ESPN, José Trajano lança seu primeiro romance não ficcional - Procurando Mônica - sobre sua maior paixão platônica. Página 21 dispensa CINEMA O Espetacular Homem Aranha 2 é a estreia da semana Página 23 NATASHA GUERRIZE JOSE ANTONIO DA SILVA/DIVULGAÇÃO

Upload: jornal-boqnews

Post on 18-Feb-2016

228 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Boqnews de 3 a 9 05 14

TRANSCRIPT

Page 1: Ed994

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 3 a 9 de maio de 2014 | Nº 994 | ANO XXIX

Presentes às mamães

Domésticas

Lei na

etc CULTURA & VARIEDADES

Opções de presentes e dicas de lazer para curtir com as mães no próximo domingo

(11) não faltam. Confira caderno especial.

Páginas 9 e 16

NARA ASSUNÇÃO

EXPOSIÇÃOA inauguração da

mostra fotográfica Os Caminhos do

Sertão, de José Antonio da Silva,

acontece no próximo sábado (10).

Página 22

LITERATURA Jornalista esportivo da ESPN, José Trajano lança seu primeiro romance não ficcional - Procurando Mônica - sobre sua maior paixão platônica. Página 21

dispensa

CINEMAO

Espetacular Homem

Aranha 2 é a estreia da

semanaPágina 23

NATA

SH

A GU

ER

RIZE

JOSE ANTONIO DA SILVA/DIVULGAÇÃO

Page 2: Ed994

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabeleci-mentos, centros comerciais e shoppings de Santos. Encontrado também em bancas da Baixada Santista

a R$ 0,50.

Campo Neutro

Necessidade que se impõe

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Em algumas localidades,

dependendo do trajeto, é mais

econômico usar moto ou carro do que o

ônibus, metrô ou trem.

Boqnews - 3 a 9 de maio/2014 - 2

A conclusão do relatório divulga-do esta semana pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, elaborado a partir dos resultados de um estudo re-alizado para diagnosticar a situação da malha ferroviária brasileira e propor ações para ampliar a participação dos trens no deslocamento de pessoas, re-velou o que há muito já se sabe: uma das soluções possíveis para reverter a caótica situação do trânsito verificada nas principais cidades do País é incen-tivar a reutilização do modal ferroviá-rio como base à mobilidade urbana.

O relatório, denominado Trens de Passageiros - uma Necessidade que se Impõe, apontou a exis-tência de estruturas subutilizadas, destacando ao mesmo tempo a possibilidade de recuperar e reuti-lizar linhas para transporte de pessoas e de cargas, a partir de informações sobre trechos de trilhos, custos financeiros e orientação para a realização de estudos de viabilidade e elaboração de projetos de políticas públicas na área do transporte coletivo. Apesar de dimensões continentais, o Brasil possui apenas três serviços regulares de transporte ferro-viário regional de passageiros, uma realidade ínfi-ma diante do que atualmente é ofertado nos países mais desenvolvidos.

Outro estudo igualmente relevante, realizado em 2012 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que balizou a criação de lei que definiu as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana, já constatava que a falta de políticas públicas para transporte de massa e mo-

CARLOS SILVAJORNALISTA

Macuco: de volta ao futuro

Acreditar que o Submerso irá contribuir para prejudicar a qualidade de vida do bairro é o mesmo que acreditar que a tecnologia veio para tomar o emprego do ser humano.

bilidade urbana, aliada a passagens cada vez mais caras, provocaram uma queda de cerca de 30% na utilização do transporte público no Brasil nos últimos dez anos. Em algumas lo-calidades, dependendo do trajeto, é mais econômico usar moto ou carro do que o ônibus, metrô ou trem. Sem falar nos casos onde há ausência total de transporte público.

A legislação, à época, foi concebi-da para orientar os municípios a ela-borar os seus próprios planos visando melhorar a mobilidade e desestimu-

lar a corrida ao transporte individual, porém até agora nada ou pouco tem sido feito neste sentido. Ao contrário, ao invés de estimular a introdução de novos paradigmas à mobilidade urbana, o Governo Federal continua concedendo incentivos tributá-rios para a aquisição de carros e motocicletas sob o pretexto de garantir a manutenção dos empregos no setor automobilístico, reservando recursos mo-destos para investimentos em projetos pontuais que representam meros paliativos diante das imen-sas necessidades da população.

Nesse sentido, mais do que nunca torna-se necessário o estabelecimento de metas claras que estabeleçam, em médio e longo prazos, políticas consistentes e factíveis para dotar as cidades com sistemas sustentáveis de mobilidade, capazes de amenizar as consequências danosas produzidas pelo trânsito de veículos particulares e, sobretudo, que ajudem a recuperar a qualidade de vida e o res-peito ao direito à cidadania.

O bairro do Macuco, em Santos, formado por volta do início do século XX é a melhor prova do crescimento econômico da Baixada Santista. Os antigos campos de futebol de várzea e as matas onde a ave que dá nome ao bairro vivia foram tomados progressi-vamente por aglomerados urbanos.

Casas, ruas, praças e vielas surgiam para abrigar famílias de trabalhado-res, que atuavam, principalmente, no Porto de Santos. Aos poucos o silêncio da área rural foi trocado pelo badalar do sino dos bondes, pelas risadas das crianças que brincavam nas ruas, pelas conversas dos adultos nos portões das casas. Um século depois, a história de crescimento da região cruza novamen-te o bairro.

Santos e Guarujá precisam ur-gentemente de uma ligação seca para facilitar a mobilidade entre as duas cidades. O melhor traçado passa pelo Macuco, cruza o canal e chega ao Gua-rujá em Vicente de Carvalho, onde vi-vem milhares de trabalhadores que se dirigem diariamente a Santos.

O ineditismo da obra, o primeiro túnel submerso do Brasil, associa-se ao pioneirismo dos moradores do bair-ro, que há 100 anos optaram por viver numa área nascente. Eles trouxeram o progresso para uma região da cidade até então esquecida. O mesmo desejo de crescimento do Macuco está pre-sente nesta obra pioneira.

O Submerso trará não apenas faci-lidades de locomoção. Como no século passado, virão com ele os efeitos de uma atividade econômica que bene-ficiará ainda mais a comunidade. As conversas de portão, o bate-papo no bar da esquina, as brincadeiras de rua podem conviver tranquilamente com as mudanças viárias. Até mais: podem ganhar com isso. O Submerso trará mais opções de emprego e renda, esti-mulará o empreendedorismo e, assim, dará novas oportunidades de ascensão socioeconômica aos moradores.

Acreditar que o Submerso irá con-tribuir para prejudicar a qualidade de vida do bairro é o mesmo que acredi-tar que a tecnologia veio para tomar o emprego do ser humano. Ao contrário, hoje sabemos que a tecnologia permite ao homem mais tempo para o lazer, o estudo e o convívio familiar. Do mes-mo modo, o Submerso veio para me-lhorar as condições urbanísticas de um bairro que, a exemplo de outros tantos em cidades brasileiras, é cobiçado pela especulação imobiliária. O túnel, como a tecnologia, não é o inimigo a ser der-rotado. Ao contrário, é o aliado do de-senvolvimento.

Quando saía em suas aventuras de caça, seu Francisco, fundador do bair-ro, não poderia acreditar que tempos tão promissores aguardariam os des-cendentes daquela antiga gente visio-nária e trabalhadora.

ContrapartidasUm tema que preocupava

autoridades da área de saúde e casais chegou a um final - ao que tudo indica - feliz. O fechamento do PS Obstétrico da Casa de Saú-de de Santos foi cancelado, após negociações entre a Secretaria de Saúde e o hospital, responsável por 10 partos/dia, em média. No final do ano passado, a maternidade da Beneficência Portuguesa já havia fechado as portas, prejudicando outras unidades obstétricas. Se mais uma interrupção no atendi-mento ocorresse, o temor era que a medida sobrecarregasse ainda mais as maternidades.

A manutenção do serviço, porém, também terá seu preço. O secretário de Saúde, Marcos Cal-vo, enfatizou que o Executivo en-caminhará projeto de lei à Câmara propondo isenção de impostos, como IPTU e ISS, para hospitais que investirem na melhoria da estrutura e na qualificação dos ser-viços (?). As unidades particulares da Cidade possuem débitos fiscais que ultrapassam R$ 200 milhões.

É neste aspecto que devem ser claras as contrapartidas que a Cidade terá pelo eventual ‘che-que em branco’. Afinal, paira um questionamento: se os hospitais particulares terão suas dívidas per-doadas, por que outros segmentos não teriam o mesmo direito?

Espera-se que tanto o Execu-tivo como o Legislativo tenham bom senso e exijam os retornos necessários para abatimento des-tas dívidas (passadas e futuras) oferecendo serviços que a Muni-cipalidade não tem condições de arcar. E que haja fiscalização para cumprimento das normas. Por uma questão de justiça e responsabili-dade com o dinheiro público.

Aliás, tais contrapartidas po-deriam ser ampliadas a outros seg-mentos, como a construção civil. A despeito do polêmico projeto das passarelas, a qual o Executivo pro-meteu encaminhar nova proposta à Câmara, fica claro que tal iniciativa ganhou dimensão em razão de in-teresse público do grupo Miramar Empreendimentos, responsável por uma obra corporativa na Apa-recida que prevê, conforme peças publicitárias da empresa, a ligação por meio de uma passarela ao sho-pping Praiamar, também de sua propriedade.

Não se trata de ser contra ou a favor, mas, por questão de justiça, caso tal benefício seja aprovado, que a contrapartida seja justa – e não por um mero valor adicional a ser aplicado no carnê do IPTU. Isso valeria, aliás, para todos.

Por exemplo, investir no Fun-do de Habitação Popular, que exis-te há mais de 20 anos, mas – por falta de recursos – seus resultados são tímidos. Ou seja, quem optar pela construção de uma passarela ou outras benfeitorias especiais deverá edificar residências à popu-lação de baixa renda (em Santos, 40 mil pessoas vivem em favelas e cortiços), usando o princípio da outorga onerosa como forma de compensação.

No início dos anos 90, a ex--prefeita Luiza Erundina cobrou do shopping West Plaza, na Capital, pelo uso do espaço aéreo para uma passarela, a construção de 700 casas populares. Pode não ser a única solução, mas é uma alternativa a ser colocada em consideração, sempre levando em conta que o interesse público deve prevalecer sobre o privado. Caso contrário, só alguns ganham e a imensa maioria perde.

Page 3: Ed994

e pagamento de despesas do referido fundo.

Contendo gastosOficialmente, a Universidade de São Paulo anunciou a suspensão da construção de um novo edifício em Santos, em um investimento de quase R$ 70 milhões, informação que já havia sido antecipada por esta coluna. Sem verbas e com déficit elevado provocado pelas últimas reitorias, a principal universidade do País vive no vermelho e está contendo gastos. Não há perspectiva para início das obras do prédio. O curso de Engenharia de Petróleo e Gás, porém, continua mantido.

Cofre cheioA alta do IPTU neste ano, com 12% em média de aumento, já começa a se refletir positivamente nos cofres da Prefeitura de Santos. Em janeiro, mês onde há concentração de pagamentos de carnês à vista, o aumento foi de 14,4%, passando de R$ 59,9 milhões para R$ 68,5 milhões. Em fevereiro, a alta foi de 15,9%, aumentando de R$ 18,5 para R$ 21,4 milhões, índice bem acima da inflação oficial, que em 2013 foi de

Boqnews - 3 a 9 de maio/2014 - 3

acaba o mandato do ministo da Saúde, Arthur Chioro (caso não seja mantido pelo próximo presidente), o Plano Estratégico de Saúde da Baixada Santista prometido na reunião agendada pelo deputado Beto Mansur com os prefeitos e secretários da região será efetivamente implementado?

Reforma na Biquinha Graças a uma intervenção do vereador vicentino Júnior Bozzella (PSDB) junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito Luiz Claudio Bili (PP) receberá R$ 16,4 milhões proveniente da verba DADE para reformar a região da Biquinha, que sofreu um amplo incêndio no ano passado.

Nova funçãoA ex-secretária de Educação, Jossélia Fontoura, que agora ocupa o cargo de chefe do Departamento de Articulação do Gabinete do prefeito Paulo Alexandre, acumulará mais uma função. Será a coordenadora do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo responsável pela emissão de cheques, ordem de empenho

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

Queridinho das mamãesO prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) se tornou o queridinho das grávidas santistas. Afinal, diante do impasse que já durava um mês e meio nas negociações envolvendo o secretário de Saúde, Marcos Calvo, e a diretoria da Casa de Saúde de Santos, sua participação pessoal na conversa foi decisiva para manter o Pronto Socorro Pediátrico em funcionamento. Um gol que alegrou mães não só de Santos, mas de toda a região.

DesafioA suplente de vereadora pelo PPS, Fernanda Vannucci - se tudo correr bem e dentro da normalidade - será nomeada diretora de Habitação da Cohab Santista. A empresa tem plano de entregar até 3 mil casas populares até 2016, número não atingido há mais de 16 anos. Um grande desafio que, caso conquistado, será um trunfo importante para ela nas próximas eleições municipais.

Inócua?Alguém acredita que até dezembro, quando em tese

@jairosacampos

Será...que os trágicos e constantes incêndios que estão acontecendo em núcleos de favelas da Baixada Santista estão realmente ocorrendo por motivos meramente acidentais?

GETÚLIO VARGASEX-PRESIDENTE DO BRASIL

“Eu sempre desconfiei muito daqueles que nunca me pediram nada. Geralmente os que sentam à mesa sem apetite são os que mais comem.”

Quem Responde?

PAVIMENTAÇÃO NO CANAL 3Começa nesta segunda-feira (5), a pavimentação da Avenida Washington Luiz, no trecho

compreendido pelas avenidas da orla e Francisco Glicério, conforme cronograma da Secre-taria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), que coordena a obra executada pela Terracom.

A interdição inicial para os serviços será somente de meia pista. Já a partir de quarta-feira (7), o bloqueio será total. A linha de ônibus intermunicipal 934EX, que transita pela orla,

será desviada para as ruas internas, assim como o ponto de táxi no trecho da Rua Governa-dor Pedro de Toledo, que será remanejado para a Rua Pindorama.

5,91%.

Melhoriais no boulevardO boulevard da Rua Othon Feliciano, no Gonzaga, passagem obrigatória diária para milhares de pessoas, especialmente turistas, será reurbanizado mais uma vez.A Prefeitura abriu licitação para contratar os serviços visando a revitalização do local.

Debates na ACSA Associação Comercial de Santos dará início, no próximo dia 14, às 16 horas, a uma série de encontros, palestras e conferências visando estimular o debate em torno de temas que envolvem diretamente o desenvolvimento da Cidade e região. O ciclo será aberto com a palestra do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que falará sobre Projetos Estruturantes.

Boa notíciaA Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou redução média de 60% nos acidentes a partir da implantação de minirrotatórias em vários cruzamentos da Cidade.

Convidados da segundaO Jornal Enfoque, no ar, ao vivo, a

partir das 8h05, na Santa Cecília TV, com reapresentação às 17 horas, terá, na segunda (5), a participação do coordenador de Combate à Dengue, Marcelo Brenna do Amaral, e do jornalista Aldo Neto. A apresentação fica por conta do jornalista Francisco La Scala Jr.

Page 4: Ed994

Boqnews - 3 a 9 de maio/2014 - 4

DIREITO AMBIENTALO Núcleo de Pesquisas e Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta) promove, na quarta (7) e quinta (8), o XIII Congresso de Direito Am-biental, com o tema Mobilidade Urbana. O evento será realizado no Anfiteatro do Bloco

E da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, 4º andar. A palestra de abertura, com o tema Projeto Home Office, será ministrada pelo desembargador José Renato Nalini, presidente do

Tribunal de Justiça de São Paulo – doutor e mestre em Direito pela USP. Informações www.unisanta.br.

Há pouco mais de um ano, a PEC das Domésticas, como ficou conhecida a Emenda Constitucio-nal 72, ganhou destaque nacional. O texto da regulamentação para as empregadas domésticas, que prevê mudanças importantes, já passou pelo Senado e aguarda agora a aprovação do Congresso. Discussão que deve ser retomada. No dia 22 de abril, por exemplo, os deputados aprovaram regime de urgência para o projeto.

Depois da promulgação em 2 de abril de 2013, o Senado criou o Projeto de Lei (PLS) 224/2013 para regulamentar direitos que ficaram fora do texto e, desde julho de 2013, o mesmo está parado.

Ao todo, 12 direitos criados pela PEC ainda dependem de regu-lamentação, como o pagamento do patrão de 8% da contribuição ao INSS, sobre a remuneração do empregado por meio do Simples, 11,2% do FGTS, indenização em demissões sem justa causa, salário--família e adicional noturno.

Direitos adiados

A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana. Para muitos, as mudanças geram dúvidas e outros, por conta do aumento dos custos, optam por diaristas. De acordo com a jornalista Elizabeth Faria, alterações em casa estão sendo estudadas por conta da nova lei, que já obriga a contratação com registro na carteira de trabalho. Elizabeth e a mãe estão analisando todo o processo para ver a situação da empregada doméstica, contratada desde janeiro.

Já para a arquiteta Jaqueline Al-ves, que há 10 anos contratou uma empregada doméstica pouca coisa mudará. "Ela trabalha conosco há muito anos, é registrada, ganha o sa-lário mínimo, mais o vale-transporte. Além disso, eu pago a parcela que deveria ser dela da taxa do INSS. O que se paga é uma taxa de R$161,00. Metade seria descontado do salário dela e a outra metade o empregador é quem paga. Nós pagamos tudo para que fique com o salário sem o desconto. Para ela, na verdade, as mudanças serão até negativas. Es-tamos esperando para ver como fica para acertarmos tudo. Para nós, o que aumentará é o fundo de garantia que agora teremos que começar a pagar", ressalta.

12direitos das domésticas

ainda esperam regulamentação do Congresso Nacional

EMPREGADAS DOMÉSTICAS Depois de mais de um ano após apresentação da nova lei, mudanças ainda não foram regulamentadas

Diaristas ganham espaço

Mesmo a lei não sendo regulamentada completamente, mudanças já podem ser observadas, inclusive no número maior pela procura de diaristas. Uma pesquisa elaborada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) aponta que, em 2013, 38,1% das mu-lheres trabalhadoras domésticas atuavam como diaristas na Região Metropolitana de São Paulo. Em 2012, 35,1% estavam nesta condição.

A empresa Mary Help, por exemplo, que há nove meses atua na região, tem cadastrado cerca de 200 mensalistas e conseguiu fechar apenas 13 processos. Já o número de diárias ultrapassa 600. "Trabalhamos com 10 diaristas fixas que se revezam, mas quando o número é grande constratamos mais para atender os clientes", conta Thalita Fonseca. As principais cidades atendidas são Santos, São Vicente e Guarujá, mas também são atendidas pessoas de Praia Grande e Cubatão. Na região, a empresa começou a atuar depois da lei. "As pessoas que nos procuram para ser mensalistas já sabem as novas regras. Elas vem informadas e já com a intenção de entrar, porém a procura não é muita", ressalta.

"Acredito que um dos motivos de termos fechado apenas 13 mensalistas é o fato do processo ser mais lento, mas também da dificuldade em achar mão de obra qualificada de acordo com o padrão exigido pelas pessoas e o fato das mudanças, que resultaram em custos mais elevados na hora de contratar uma mensalista, além do vínculo empregatício que se cria. Sai mais caro e a preocupação é maior", ressalta.

PRINCIPAIS PONTOS DA LEGISLAÇÃO

Controle de frequênciaO texto prevê a obrigatoriedade do regis-tro do horário de trabalho, por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico.

Indenização do FGTSA indenização funcionará da seguinte forma: o empregador terá de pagar uma contribuição de 3,2% sobre o salário do empregado, a cada mês. Esse valor irá para uma conta vinculada, cujo saldo poderá ser retirado pelo trabalhador caso seja demitido sem justa causa. Se a res-cisão do contrato de trabalho se der por justa causa ou por iniciativa do trabalha-dor, o valor será revertido ao patrão. Em caso de demissão por culpa recíproca, patrão e empregado dividem o valor da conta vinculada. Essa contribuição substi-tui a multa de 40% do FGTS, paga pelos empregadores aos demais trabalhadores submetidos às regras da CLT, no caso de demissão sem justa causa.

Pagamento e compensa-ção de hora extraO período que exceder a jornada normal integrará um banco de horas. As primeiras 40 horas mensais deverão ser compen-sadas com a concessão de folga dentro do mês, ou pagas como horas extras até o dia 7 do mês seguinte. As horas excedentes a esse limite de 40 poderão ser compensadas no prazo máximo de um ano. A remuneração da hora extra será, no mínimo, 50% superior ao valor da hora normal. O trabalho prestado em domingos e feriados deverá ser pago em dobro.

Intervalos no trabalhoO projeto prevê que o empregador autorize intervalo para repouso ou alimentação pelo período mínimo de uma hora, mas admite sua redução a 30 minutos, mediante prévio acordo escrito

NARA ASSUNÇÃODA REDAÇÃO

entre empregador e empregado.

Duração da jornada A jornada não deverá exceder oito ho-ras diárias e 44 horas semanais. O texto prevê a opção do regime de tempo parcial, cuja duração não deve exceder 25 horas semanais. Além disso, as partes poderão decidir, mediante acordo escrito, se querem estabelecer horário de trabalho de 12 horas seguidas por 36 horas ininterruptas de descanso.

Processo de admissãoO nova lei proíbe a contratação de menor de 18 anos e fixa em 48 horas o prazo para anotar, na Carteira de Trabalho, a data de admissão e a remuneração.

FériasO empregado doméstico terá direito a férias anuais remuneradas de 30 dias, podendo dividi-las em dois períodos. O empregado em regime de tempo parcial (22 a 25 horas semanais) terá férias de 18 dias a cada ano. Como os demais trabalhadores, os domésticos também têm direito ao abono de férias de 1/3, acrescido ao salário normal.

Aviso prévioO aviso prévio será de 30 dias para o emprega-do com um ano no serviço. Haverá um acréscimo de três dias por ano de serviço prestado ao mesmo em-pregador, até o máximo de 60 dias, completando um total de 90 dias.

Tipos de contratoO texto aprovado na comissão prevê três tipos de contrato: de experiência (90 dias), por prazo indeterminado (a

maioria dos casos) e por prazo determi-nado (máximo de dois anos).Seguro-desempregoO empregado dispensado sem justa causa poderá receber seguro-desem-prego no valor de um salário mínimo.Simples DomésticoO projeto institui o Simples Doméstico, que permitirá ao patrão recolher mensal-mente, mediante documento único de arrecadação, as seguintes contribuições: 8% a 11% da contribuição previdenciária do empregado doméstico (conforme a faixa salarial); 8% da contribuição patronal; 0,8% para o seguro acidentário; 8% da contribuição para o FGTS; 3,2% da contribuição que substituirá a multa de 40% do FGTS; Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). PrevidênciaInstitui o Programa de Recuperação Pre-videnciária dos Empregadores Domésti-cos (Redom), para facilitar o pagamento de dívidas dos empregadores com o INSS. É concedida a redução de 100% das multas e dos encargos advocatícios e de 60% dos juros de mora, com parcela-mento do saldo em até 120 vezes.

Fonte: Advogado Miguel Rollo

Page 5: Ed994

Boqnews 3 a 9 de maio/2014 | cidades | 5

Seu DireitoMIGUEL ROLLO

[email protected]

Esclarecendo dúvidasNa semana anterior tive a honra de repartir meu anúncio com

a competente banca capitaneada pelo amigo Mauro Lucio Alonso Carneiro aqui no BoqNegócios e logo fiquei intrigado se havia cometido incorreção no emprego da palavra “Cível” uma vez que na citada propaganda meu colega se utilizou da palavra “Civil”.

Neste sentido, constatei em seguida que a Academia Brasileira de Letras reconhece ambas as palavras, civil e cível em nosso idioma, conforme editado pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

"Civil" possui vários significados enquanto que "Cível" possui significação apenas no meio jurídico, possuindo um sentido mais amplo que a palavra "civil", designando aquilo que tem relação com os Direitos Civil, Trabalhista e Comercial, em contraposição ao Direito Penal ou Criminal. Entretanto, muito comum tem sido o seu uso como sinônimo perfeito de "civil" como termo jurídico. Vejamos alguns exemplos:

Código Civil; Ação Civil; Processo Civil; ou ainda,Ação Cível, Causa Cível; Vara Cível e Matéria Cível...

Desta forma entendo que ambas as publicações são corretas e assim devem permanecer. Até porque, o consagrado dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Ed. Objetiva), ao definir o adjetivo “civil”, logo na primeira acepção, define como “mesmo que cível”.

Colaboração: Miguel Galante RolloFonte: www.jurisway.org.br

ALTERAÇÕES Cartórios atenderão ao público, inclusive neste sábado e domingo

Os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo estão com seu horário de funcionamento ampliado até quarta (7), data limite para retirar o primeiro título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral ou alterar seção de votação com acessibilidade para aqueles que possuam limitações de locomoção.

A medida foi adotada em virtude das eleições gerais, que acontecem em outubro. O expediente fun-cionará das 9 às 18 horas, inclusive neste final de semana (3 e 4).

Mudanças nas seçõesOs eleitores pertencentes à

272ª Zona Eleitoral e que votam na Escola Estadual São Leopoldo, no Macuco, foram transferidos para o Centro Universitário Lusiada (Uni-lus). A chefe do cartório, Patrícia Mitre, acredita que não haverá mais mudanças, com exceção de algum eventual imprevisto.

Já na 273ª Zona Eleitoral, a chefe Michelle Santos Rodrigues adiantou que não houve qualquer alteração por ora e que espera não haver “nenhuma mudança''.

Na 118ª Zona Eleitoral, os elei-tores oriundos do fechado Campus Vitctorio Lanza da Unimonte e que votaram provisoriamente no Cais Santista nas eleições de 2012 serão transferidos definitivamente para o Campus Rangel Pestana da Unimonte. Agora, além dos eleito-res que já votavam no local, herdará mais 4.011 pessoas cujos títulos estão inscritos no cartório.

FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Plantãoeleitoral

MUDANÇAS NOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

118ª Zona EleitoralVotou em 2012: Cais Colégio Santista, à Rua Sete de Setembro, 34, Vila Nova.Votará em 2014: Unimonte Rangel Pestana, à Av. Rangel Pestana, 99, Vila Mathias.Seções envolvidas: 27, 28, 134, 135, 136, 137, 138, 175, 176, 177, 178, 183, 184, 197, 220, 261, 270, 287, 291 e 328.

272ª Zona EleitoralVotou em 2012: EE Visconde do São Leopoldo, à Rua João Guerra, 251, Macuco.Votará em 2014: Unilus, à Rua Batista Pereira, 265, Macuco.Seções envolvidas: 148, 149, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 156, 207, 219, 255 e 295.

273ª Zona EleitoralSem mudanças até o momento

Page 6: Ed994

Boqnews6 | cidades | 3 a 9 de maio/2014

Entre bananas e macacos

MARCUS VINICIUS BATISTA Ideias & Distrações

[email protected] @casadomedo

A história de racismo em torno da refeição feita pelo jo-gador Daniel Alves nos indica como brasileiros são hipócritas quando confrontados com o próprio espelho. Casos de dis-criminação racial no futebol são muito mais comuns do que cos-tumam pregar convencionais fotos em redes sociais.

O racismo está impregnado na biografia do futebol nacional. Dos negros proibidos de vestir as camisas de vários clubes ca-riocas até o clube de Santos que barrou a entrada de Pelé quan-do era desconhecido. De juízes humilhados no Rio Grande do Sul a atletas xingados por torci-das e jogadores adversários em torneios continentais.

Bananas não são armamen-tos novos. Essas bombas de efeito moral foram utilizadas contra brasileiros na Polônia e na Rússia. Tiros simbólicos de intolerância contra desconheci-dos e contra estrelas como Ro-berto Carlos. A reação de Da-niel Alves, espontânea, irônica e necessária, recolocou o assun-to em questão. Mas ao preço de uma moralidade embananada?

Neymar provou mais uma vez ter o perfil do jogador atual. Mimado, cercado de bajuladores, vendedor de quinquilharias, co-varde em falar o que pensa. Mas, desta vez, a orientação ultra-passou a fronteira da estupidez. Racismo é uma cicatriz cultural e histórica para ser tratada como campanha de marketing.

Como um jogador da impor-tância de Neymar aceita trans-formar uma violência cotidiana – vista em todo o planeta – em uma foto para vender a si mes-mo? Nada surpreendente para quem choraminga diante da CNN quando critica a diretoria do Santos, em quem aplicou – com cumplicidade ou não – um

chapéu financeiro, fora a história fiscal nebulosa.

Por que resolvemos afirmar só agora nossa macaquice? Por que sempre relegamos ao pé de página os episódios quase diários de racismo? O cinismo de mostrar bananas mostra o quanto adoramos comê-las de sobremesa, após engolir sapos como prato principal.

Não somos todos macacos. A campanha, nascida da mediocri-dade publicitária, expõe o nível de ignorância em torno do racis-mo no país. Salvo os inocentes, a turma que adora se dizer primata é a mesma que renega práticas racistas. A discriminação sempre pertence aos outros.

A ignorância também resu-me a violência numa campanha rasteira de tirar fotos. Vende-mos camisetas, cultivamos ami-gos de rede social, vomitamos indignação até a página 2. Mas não reconhecemos os cadáve-res de desigualdade social. En-quanto exalamos rebeldia de shopping, não enxergamos o quanto chamar alguém de ma-caco significa estigmatizar ne-gros como animais.

A premissa é falsa. Não so-mos todos iguais. Somos uma na-ção culturalmente complexa, de múltiplas diferenças. Seríamos mais civilizados e maduros se en-tendêssemos e respeitássemos as diferenças do que amenizar cul-pas com o falso discurso da igual-dade. E ainda por cima fingirmos cidadania sendo enganados como consumidores bananas.

É triste testemunhar que a crueldade humana, como jogar bananas em uma pessoa por conta da cor da pele e da origem, seja substituída pelo tom carna-valesco de esvaziar – em ima-gens padronizadas – uma chaga social que contamina o Brasil desde o nascimento colonial.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)apresenta, nesta segunda (5), o resul-tado inédito de duas pesquisas sobre a exposição de mulheres, em especial dos ramos agrícola e industrial, a fato-res cancerígenos no local de trabalho.

Hoje, 80% dos casos de câncer são relacionados a fatores ambientais, incluindo o ambiente ocupacional. As concentrações de substâncias cance-rígenas, em geral, são maiores nos locais de trabalho que nos demais. No Brasil, estima-se que 2,2% dos casos de câncer femininos sejam atribuídos à exposição no ambiente de trabalho.

Estimam-se, para 2014, sem considerar os casos de câncer de pele não-melanoma, 395 mil casos novos de câncer, sendo 204 mil para o sexo masculino e 190 mil para sexo feminino. Se 2,2% dos casos são atribuíveis à exposição ocupacional, serão, aproximadamente, 4.040 casos de câncer em 2014 derivados de situações ocupacionais (excluindo-se os infantis).

Uma questão significativa para esse quadro foi a atuação das mu-lheres em postos de trabalho antes ocupados, majoritariamente, por homens. Outras situações de risco in-cluem mulheres que trabalham como mecânicas, na indústria e na constru-ção civil (pedreiras, ajudantes).

ProfissõesNa pesquisa sobre agricultura,

serão revelados dados sobre as condi-ções de vida, saúde e trabalho da po-pulação rural do sul do País, incluindo questões como tabagismo, álcool, exposição solar, uso de agrotóxicos e intoxicação pelo contato com as folhas verdes do tabaco em mulheres.

Já no estudo sobre a atuação femi-nina em postos de gasolina também serão apresentadas as condições de trabalho de frentistas, que sofrem exposição a cancerígenos químicos por causa da atividade.

Conforme os resultados, os prin-cipais agentes cancerígenos, nesses casos, estão relacionados a resíduos e substâncias químicas industriais, à exposição à radiação e a fluídos sintéticos industriais, ao contato com

TRABALHO INCA apresenta pesquisa sobre o trabalho feminino e o câncer

80%dos casos de câncer são relacionados a fatores ambientais, incluindo o ambiente ocupacional

Porto CidadeVista do Ponta da Praia (foto no alto) e a Rua Antonio Maia, afetada pelos caminhões

395mil casos novos de casos são

estimados para 2014, sendo 190 mil entre as mulheres

Exposiçãofeminina

ÍndicesDe acordo com pesquisa, a estimativa é de que 2,2% dos casos de câncer femininos sejam atribuídos à exposição no ambiente de trabalho no Brasil

2,2dos casos são atribuíveis à

exposição ocupacional - entre eles, no ramo industrial e

construção civil

4040casos de câncer devem surgir

em 2014 derivados de situações ocupacionais (excluindo-se os

casos infantis)

agrotóxicos nas lavouras e a subs-tâncias contidas em produtos como tintas de cabelos e outros produtos químicos.

EstimativaNo final de novembro de 2013,

o mesmo instituto divulgou uma pesquisa de que, ao todo, estão relacionados 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.

Divulgada a cada dois anos, a estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão pública na área da oncologia, orientando a execução de ações de prevenção, detecção precoce e oferta de tra-tamento. Excetuando-se pele não melanoma, a ocorrência é de 394.450 novos casos, sendo 52% em homens e 48% entre as mulheres.

Regionalmente para os indícios femininos, o câncer de mama,por exemplo, é o que possui maior inci-dência no Sudeste (71 casos para 100 mil), empatando com as estatísticas do Sul neste mesmo tipo de câncer. A idade é o principal fator de risco e o número de casos aumenta de forma acelerada após os 50 anos.

O número de casos novos para cada tipo de câncer foi calculado com base nas taxas de mortalidade dos estados e capitais brasileiras (Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM). As taxas de incidência foram obtidas nas 23 cidades onde existem Registros de Câncer de Base Popu-lacional (RCBP).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma projeção de 27 mi-lhões de novos casos de câncer para o ano de 2030 em todo o mundo e 17 milhões de mortes pela doença. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil.

Válidas também para o ano de 2015, as estimativas não podem ser comparadas com anos anteriores, pois não têm como referência a mesma metodologia nem as mes-mas bases de dados, tendo em vista que ocorreram melhorias tanto na quantidade, quanto na qualidade das séries históricas de incidência e mortalidade.

DIVULGAÇÃO

ESTATÍSTICAS 2014

Page 7: Ed994

Boqnews 3 a 9 de maio/2014 | cidades | 7

CurtasSindicatoDe segunda (5) a quarta (7),

o Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aqua-viários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo realiza-eleições para definir a diretoria que ficará na gestão 2015-2019.

VestibulinhoTerminam na quarta (7) as

inscrições para o vestibulinho do Centro Paula Souza. A ins-crição pode ser feita pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. Informações à ETEC Dona Es-colástica Rosa (Av. Bartolomeu de Gusmão, 111) ou pelo telefone 3236-9986.

Jornada de EducaçãoPensando no Futuro da Edu-

cação: Por que precisamos de professores? é o tema da VI Jornada de Educação da Univer-sidade Católica de Santos, que ocorrerá de terça (6) a sábado (10). O filósofo e ensaísta, Luiz Felipe Pondé, fará palestra de abertura, a partir das 19 horas, no campus Dom Idílio José Soares. A Jornada oferece mais de 40 atividades entre palestras, mesas-redondas e seminários. As atividades são abertas ao público e iniciam sempre às 19 horas. Informações www.unisantos.br/jornadaeducacao2014.

Igreja PresbiterianaA Igreja Presbiteriana Espe-

rança comemora neste domingo (3) o seu primeiro aniversário em Santos. Haverá culto especial, às 19 horas, na sede da igreja (Rua Alexandre Martins, 137, 3º andar). Informações 99770.6998

Santos vive um momento de efervescência em todos os sentidos. Seja na atividade econômica, na ge-ração de empregos, na construção civil, em obras públicas, no esporte ou no lazer, a Cidade está seguindo novos rumos e deve aproveitar a oportunidade para estimular uma de suas principais vocações: o turismo.

O setor cresceu de forma rápida e transformou-se numa das áreas mais importantes da economia mundial nos últimos 50 anos. Os turistas, em viagens internacionais, deixaram US$ 710 bilhões nos países em que visitaram, represen-tando atualmente 6% das vendas de bens e serviços no planeta. O turismo também se converteu na mais rápida geração de empregos em curto período.

O segmento é muito bem ex-plorado por tradicionais cidades da Europa, que promoveram significa-tivas mudanças no planejamento do espaço urbano, com investimentos em eventos turísticos diretamente ligados às suas vocações históricas, culturais e religiosas, além de ex-plorar o lado esportivo da atividade.

ModelosExemplo disso é a Itália, que

é um dos países mais visitados por turistas estrangeiros. O turismo é a principal fonte de renda de várias cidades, como Roma, Nápoles e Veneza, representando 17% do PIB do comércio do País.

Por outro lado, a Catalunha, na Espanha, fatura grandes cifras a par-tir do potencial turístico do clube de futebol Barcelona, com a visita de 1,6 milhões de pessoas (92% delas estrangeiras) às suas instalações, gerando um total de 34 milhões de euros por ano, ou seja, 15% do PIB da cidade de Barcelona.

AvançoHoje, o município de Santos

não depende, como ocorria no passado, somente de nossas praias para atrair turistas de veraneio, pois já conta com diversas opções que possibilitam aos visitantes a reali-zação de outros tipos de turismo, tais como os de negócios, cultural, religioso e esportivo.

Neste momento, o turismo esportivo é o pontapé inicial para a renovação desta atividade. Após par-

ticipar de todo o processo de homo-logação dos centros de treinamentos para receber as seleções do México e Costa Rica, Santos investe cerca de R$ 5 bilhões em infraestrutura urbana com recursos municipais, estaduais, federais, particulares e do Banco Mundial.

ReferênciaNesse contexto, o Museu Pelé,

em fase de construção no Casarão do Valongo, um imóvel com grande valor arquitetônico, será a grande referência e um imenso legado para a Baixada Santista. Esta ho-menagem é mais do que merecida ao maior atleta de todos os tempos, que tornou Santos conhecida e re-verenciada mundo afora, devido ao time de mesmo nome da Cidade, aos gols e às jogadas do craque Pelé.

Enfim, se o resto do País não aproveitou as oportunidades da Copa do Mundo para avançar no setor de turismo, Santos, por sua vez, mesmo não sendo sede, mar-cou um gol de placa na promoção da Cidade e garantirá sua presença no pódio dos principais roteiros turísticos mundiais.

Metrópolis FERNANDO CHAGAS

Jogada [email protected]

Famílias desabrigadas

MANGUE SECO Incêndio destrói 150 barracos

O feriado em celebração ao Dia do Trabalhador, na última quinta-feira (1), foi marcado por fortes rajadas de vento e incên-dio de grandes propoções que atingiram cerca de 150 barracos na favela do Mangue Seco/Bu-tantão, em Santos. As moradias destruídas ficavam ao lado do morro Ilhéu Alto, às margens do Rio São Jorge.

O fogo, que começou por volta das 11h30, foi controlado uma hora depois, por volta das 12h45. Os desabrigados recebe-ram assistência na Escola Muni-cipal Esmeraldo Tarquinio. Mais de 100 famílias se cadastraram na Secretaria de Assistência Social.

As doações para as famílias desabrigadas podem ser feitas das 8 às 17 horas, no Fundo Social de Solidariedade de Santos, que fica localizado na avenida Conselheiro Nébias, 388.

VentosAlém do incêndio, as fortes

rajadas de vento ajudaram na propagação do fogo no local, mas também causaram transtornos com registro de queda de árvores e energia em várias localidades.

Apenas em Santos, foram regis-tradas 36 ocorrências pela Defesa Civil. De acordo com o diretor científico da ONG Amigos da Água, especialista em Clima-tologia, Rodolfo Bonafim, uma onda frontal e uma área de baixa pressão associada a este sistema, atraíram correntes de ventos mor-nos e secos dos quadrantes norte e noroeste para a Baixada Santista.

Os ventos chegaram a 67 km/h em Santos, medidos pelo anemô-metro da estação meteorológica do especialista Rodolfo Bonafim. Na Base Aérea de Santos, em Vi-cente de Carvalho, a rajada máxi-ma alcançou a marca de 80Km/h.

Page 8: Ed994

Envie sugestões para o e-mail:[email protected]

3 a 9 de maio de 2014 8 Boqnews

Professores de Educação Infantil participam de formação inclusiva

EducaçãoDesenvolvendo a

O Lar das Moças Cegas promove feira beneficente que reúne uma diversidade

de produtos. O evento acontece de segunda (5) a sexta(9), das 10 às 19h, na sede da instituição, à Rua

Carvalho de Mendonça, 229. A entrada é gratuita e toda a arrecadação será investida em melhorias na entidade.Informações: 3226-2760.

O FSS (Fundo Social de Solidariedade de Santos)

recebe voluntários para trabalhar durante as oficinas

da Ação do Coração. Os interessados poderão se

cadastrar de segunda (5) a quarta (7), das 9 às 12h ou das 14 às 18h, à Avenida Conselheiro Nébias, 388.Informações:3222-8050

A Casa de Participação Comunitária desenvolve na terça (6), às 9h, e quinta (8), às 14h, capacitação sobre a elaboração de projetos para concorrer a recursos

do fundo municipal dos Direitos da Criança e do

Adolescente. As inscrições para as entidades registradas

no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

podem ser feitas pelo telefone 3219-4864.

O cuidar, o brincar e o aprender na perspectiva da educação infantil inclusiva foi o tema da formação realizada na última terça-feira (29) pela manhã, na sede da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Vila Mathias, voltada a 50 professoras da rede municipal, além de entidades conveniadas.

As palestrantes Andrea Jurdi e Carla Cilene Baptista da Silva, respectivamente coordenadora e

professora do curso de Terapia Ocupacional da Unifesp, disseram que as educadoras es tavam bem envolvidas com a temática. “Abordamos o desenvolvimento infantil e as implicações da inclusão escolar”, afirmou Andrea.

A professora da escola Irmã Maria Dolores (Vila Nova), Paula Netto, considerou a formação ótima. “A escola é um universo micro. Aqui há uma troca de ideias com profissionais de outras

unidades e levantam-se questões que precisam ser debatidas e aperfeiçoadas nos levando a uma visão macro”.

Para a chefe da Seção de Educação Especial da Secretaria de Educação, Luana Linhares da Costa, o encontro foi muito proveitoso, destacando-se a discussão sobre atendimento em rede com outros setores, como saúde e assistência social. “O objetivo é oferecer sempre uma educação de qualidade para todos”.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem

DILV

ULGA

ÇÃO

COMO OS PAIS DEVEM ACOMPANHAR A VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS

Conversem com os professores e perguntem como seus filhos estão nos estudos

Compareçam às reuniões da escola e dêem sua opinião

Leiam bilhetes e avisos que a escola mandare respondam quando necessário

Fonte: Ministério da Educação

Page 9: Ed994

Segunda principal data comercial do ano, o Dia das Mães estimula o comércio e promove uma série de ações em homenagem a elas.

Page 10: Ed994

Boqnews10 | mães | 3 a 9 de maio/2014

COMÉRCIO Pesquisa revela que as próprias mães se auto presenteiam; grupo é o segundo na lista de consumidores que vão às compras

100reais deve ser o valor máximo que 62% dos

entrevistados devem investir no presente a ser dado no

próximo domingo (11)

PresentesConforme a pesquisa, roupas lideram a lista dos presentes oferecidos, com 27% dos casos

Expectativa de crescimento

Dicas para comprar

27%dos entrevistados optam por

comprar roupas para as mães, seguido - em segundo lugar -

de joias, acessórios, bijouterias e perfumes

Considerada a segunda data de maior venda no varejo, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães gera am-pla expectativa. Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Vare-jista da Baixada Santista nas nove cidades da região indicou o perfil do consumidor para este período e também a expectativa dos empre-sários do setor.

Realizada com 500 consumido-res, a pesquisa revelou que, em pri-meiro lugar, com 58% das citações, os filhos são os que mais entram nas lojas para comprar presentes para elas. Porém, um fato curioso é que, em segundo lugar, com 22% das entrevistadas, as próprias mães comprarão presentes para elas. É o caso da médica Gabriela Micheleto de Oliveira. "O mais importante nesse dia é receber um beijo do meu filho e ser reco-nhecida por tudo que faço por ele. Como sempre acabava tendo que trocar modelo, cor ou tamanho do que ganhava, pedi que não se pre-ocupasse com presentes e comecei a comprar um mimo para mim, somente para simbolizar esse dia. Neste ano, escolhi um colar e já o

estou usando", explica. Em terceiro lugar vieram os

maridos como compradores, com 19%. E os presentes comprados por parentes ficaram em 1%. Os itens que serão mais comprados são as roupas, com 27%. Em segundo lugar ficaram empatados joias, aces-sórios ou bijuterias, e perfumes, com 15% cada, seguido por bolsas (7%) e eletrodomésticos (4%).

Ao contrário da Páscoa, onde a maioria dos consumidores afirmou que pagaria suas compras em dinheiro, 46% dos entrevistados disseram ter a intenção de utilizar cartão de crédito, seguidos de 36% que vão pagar com dinheiro e 18% com cartão de débito.

Ainda segundo a pesquisa, ao serem perguntadas o que mais afeta na hora da escolha da loja, a maioria afirmou que promoções ou liquida-ções são os itens mais importantes.

A segunda parte da pesquisa, realizada com o setor patronal para medir a expectativa das vendas, revelou que 88% dos 400 entrevis-tados acredita no crescimento. A expectativa é de que aconteça um aumento de 30% nas vendas.

22%das entrevistadas que são mães comprarão presentes para elas

mesmas Antes de comprar o presente

para as mães alguns detalhes merecem atenção. O Procon, por exemplo, orienta que o con-sumidor faça uma pesquisa em lojas físicas e virtuais, já que os preços e os modelos podem variar bastante de um estabelecimento para o outro.

Uma pesquisa comparativa de produtos voltados para o Dia das Mães, realizada pelo Procon entre 14 a 17 de abril, mostra bem a diferença.

O levantamento foi feito nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos,

Sorocaba e Votuporanga. Foram ao todo 71 estabelecimentos avaliados. Na cidade, a maior di-ferença de preços encontrada foi de 51,83% na Panela Eletrônica de Pressão Pratic Cook PE 09, de R$164 a R$249.

O consumidor também deve avaliar as formas de pagamento, descontos, juros em caso de par-celamento e eventual cobrança de frete e se o valor do produto, ou das parcelas – em caso de pa-gamento parcelado/financiado – não irá comprometer o orçamento do mês quando a compra foi reali-zada ou dos meses subsequentes. É importante também solicitar a nota fiscal, como comprovante.

DIVULGAÇÃO/ SXC.HU

Page 11: Ed994

Boqnews 3 a 9 de maio/2014 | mães | 11

Atrações para as mamãesPROGRAMAÇÃO Missas, espetáculo de dança, exposição fotográfica: atividades gratuitas para curtir em família ou entre amigas

Neste Dia das Mães, uma boa pedida é aproveitar essa data tão especial com programas cultu-rais, seja com os filhos ou com as amigas. Atrações voltadas às mamães não faltam.

No domingo (11), a Memorial Necrópole Ecumênica preparou uma programação especial co-meçando às 10 horas da manhã com a missa celebrada pelo Frei Rozântimo, da Igreja Santo Antô-nio do Valongo, acompanhado da banda Jesus Música Viva.

Às 16h30 será a vez da missa celebrada pelo Monsenhor Fran-cisco Leite, o Padre Chiquinho, da Igreja São Judas Tadeu, acom-panhado do Coral Magna Vox. Em seguida, o coral segue com um repertório dedicado às mães.

Fechando a programação, o espetáculo internacional Com Permiso ...Soy El Tango, com Alberto Cabañas e o Grupo Ar-gentango com o melhor do tango portenho na música e dança.

A Memorial fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 50. A entrada é franca. Informações pelo telefone 3257-3939.

Exposição fotográficaEm comemoração ao Dia das

Mães, o Shopping Pátio Iporan-ga, no Gonzaga, abriga até o pró-ximo domingo (11) a exposição de fotos Simplesmente Mãe, da fotógrafa Taty Farias. As imagens mostram gestantes, mães e filhos em momentos únicos e são reple-tos de momentos inesquecíveis.

VisualA mostra Simplesmente Mãe

retrata grávidas em cenários exuberantes

DIVULGAÇÃO

TATY FARIAS/DIVULGAÇÃO

TangoAlberto Cabanãs e o Grupo Argentango encerra a programação do Memorial alusiva ao Dia das Mães

Page 12: Ed994

BoqnewsBoqnews 1312 3 a 9 de maio/2014 3 a 9 de maio/2014 mães mães

Page 13: Ed994

BoqnewsBoqnews 1312 3 a 9 de maio/2014 3 a 9 de maio/2014 mães mães

Page 14: Ed994

Boqnews14 | mães | 3 a 9 de maio/2014

DIA DAS MÃES Confira dicas de presentes para surpreender as mães no próximo domingo (11). Modelos podem ser encontrados

Presentes

Gardênia FloresOrquídea

PhalaenopsisValor: R$ 120,00

Encanto ModasVestido em liganete

Valor: R$ 88,00 Pés e CiaSapatilha azul com

detalhes dourados

Valor: R$ 49,90

Santa Veste*Calça azul estampada -R$ 99,00. Blusa básica azul - R$22.00. Camisa branca - R$96,00*do tamanhao 34 ao 60

Santa VesteBlusas básicas em

cores diversas - 100%

algodão. R$ 29,00

Encanto ModasPijama Urso - Coleção Inverno. Valor:R$ 94,00

Cícero TecidosBermuda R$ 65,00. Blusa Patê R$88,00Cícero TecidosShorts R$ 138,00. Blusa branca R$45,00. Paetê R$88,00

Pés e CiaBolsa bege com detalhes douradosValor: R$ 139,00

Page 15: Ed994

Boqnews 3 a 9 de maio/2014 | mães | 15

no Super Centro Boqueirão. Roupas, sapatos, chocolates, flores, bolsas e acessórios reunidos em um mesmo lugar

maternos

ChococauCaixa com 24 bombonsValor: R$ 39,00

ChococauCaneca Mãe Coruja

com 100 gValor: R$ 48,00

Freitas MagazineCalça cigarrete

Valor: R$ 198,00

Gardênia FloresBouquet com 12 rosas importadasValor: R$ 120,00Freitas Magazine

Túnica estampada

Valor: R$ 99,00

Le ChicChemise (vestido estilo

camisa)Valor: R$ 249,00

Le ChicCinto preto com strass

Valor: R$ 55,00

KahluáBolsa de mão, acompanha alça a tira colo em diversas cores e modelosValor: R$ 59,00

KahluáCardigans com detalhes

de renda na barra,

diversas cores

Valor: a partir de R$ 59,00

Page 16: Ed994

Boqnews16 | mães | 3 a 9 de maio/2014

O QUE FAZER? Confira algumas opções para deixar sua mãe ainda mais feliz nesta data tão especial

Restaurante Aconchegante, o restaurante Don Pepe Di Napoli é um excelente local para a comemoração. Vinho e comida de qualidade são combinações

para lá de saborosas. Informações: 3224-2929.

Escolha mais que especialAgradar as mães nem sempre

é uma tarefa fácil, porém, princi-palmente no dia delas, a escolha onde levá-las deve ser muito bem pensada para tornar o dia ainda mais inesquecível.

Restaurantes são excelentes opções para reunir a família no Dia das Mães e alguns deles investem em programações es-pecíficas como é o caso do Don Pepe Di Napoli, no Gonzaga. Para o domingo (11), o cardápio foi formulado especialmente para agradar às mães. Aconselha-se que seja feita reserva pelo tele-fone o quanto antes.

As que preferem um local mais descontraído, os bares são ótimas escolhas. Picanha, cerveja, fritas e outros pratos típicos costumam ser adorados por grande parte da família. Opções não faltam em

vários bairros.Outra boa pedida é experi-

mentar um saboroso café. No Fran's Café, no Gonzaga, há uma variedade da bebida. Cafés mais incrementados com chantilly e chocolate, artísticos ou até mes-mo o expresso são deliciosos para acompanhar salgados e doces que são vendidos no próprio estabe-lecimento.

CaféQue tal um café? Muito

mais do que uma simples bebida, no Fran's Café há diferentes sabores

e estilos de apreciar uma deliciosa bebida.

Informações: 3322-3699.Bar As mães mais descontraídas merecem uma comemoração diferenciada. Picanha, batata frita e cerveja é o trio indispensável no Spettos Bar & Gril. Informações: 3227-1491.

NARA ASSUNÇÃO E DIVULGAÇÃO

Page 17: Ed994

Boqnews - 3 a 9 de maio/2014 - 17

GOTA DE LEITEA tradicional quermesse da Gota de Leite já começou. A edição deste ano

também celebrará os 100 anos da instituição. A atração seguirá até o fim de junho, sempre aos fins de semana, incluindo o feriado de Corpus Christi, no dia 19 de junho. Funciona das 18h30 à meia-noite nas sextas-feiras e sábados e das 18h30 às 22 horas aos domingos. Os ingressos custam três reais. Crianças meno-

res de 10 anos acompanhadas por um adulto e maiores de 60 anos não pagam. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3202-0220.

MINAS GERAIS Seis partidas do Mundial serão realizadas no Mineirão

Copa

Com mais de 2,5 milhões de habitantes,

Belo Horizonte oferece diversos atrativos cultu-

rais, históricos e futebolísticos para quem pretende assistir a uma das seis partidas que acontecem no Estádio Mineirão.

Capital de Minas Gerais, BH como é conhecida, conta com im-portantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofí-cios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Ar-quitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi.

Um dos seus cartões-postais mais conhecidos é a Igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima do conjunto da Pam-pulha, ao qual se integra o próprio Mineirão. Aliás, a cidade é dividida entre o Galo e Raposa, os mascotes dos times rivais: Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clu-be, respectivamente. O América Futebol Clube, conhecido como o Coelho, teve momentos de glória, mas no passado.

Check-inSANDRA [email protected]

Balanços divulgados

TurismoA cidade está bem próxima a

importantes destinos turísticos do estado que merecem uma esticada na viagem: Ouro Preto e Congonhas do Campo - Patrimônios da Humani-dade pela Unesco -, Parque Nacional da Serra do Cipó e Museu de Arte Contemporânea de Inhotim, o maior a céu aberto do mundo.

GastronomiaConsiderada a capital dos

botecos, a capital mineira oferece diversas opções para aproveitar a vida noturna e se deliciar com as delícias regionais. Belo Horizonte oferece também diversos restau-rantes com gastronomia brasileira e internacional.

Com o encerramento da temporada de cruzeiros, 2013/2014, a Polícia Civil, localizada dentro do Termi-nal Marítimo de Passageiros GiusfredoSantini, divulgou o balanço de ocorrências durante o período. Segundo a delegada Juliana Buck Gianini, cerca de 80% dos ocorridos dizem respei-to a extravios e documentação irregular. O restante inclui pequenos furtos, problemas com bagagens e estelionatos. No total, 444 ocorrências fo-ram registradas, ao longo da temporada.

JuizadoJá o Juizado Especial Cível

registrou 327 atendimentos, que incluíram, na sua maioria, orientação aos passageiros nas questões que envolviam docu-mentos – como, por exemplo, autorização para viajar com crianças desacompanhadas de um ou de ambos os pais. E outros poucos atendimentos relacionados a problemas nas relações de consumo.

De acordo com o juiz titular, Guilherme Macedo Soares, a falta de informação, tanto por parte dos passageiros, como por parte das agências e operadoras, é o que acaba gerando a maioria das reclamações que chegam ao órgão.

Para exemplificar, o juiz

DIVULGAÇÃO

conta que muitas vezes o passagei-ro desconhece o fato de que para se viajar ao exterior, o passaporte é o documento válido e indispen-sável, e que, excepcionalmente, admite-se a possibilidade de apresentação do RG, apenas nas viagens feitas aos países que in-tegram o Mercosul e também nas realizadas em território nacional.

O Juizado, inédito em portos de todo o mundo, funciona des-de 10 de dezembro de 2013, no mezanino do Salão Principal Aldo Leone. A unidade é resultado da parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Unisanta e Concais.

ConcaisPara a gerente-geral do Con-

cais, Sueli Martinez, a temporada foi relativamente tranquila, com ocorrências leves. “Nunca houve uma ocorrência grave no termi-nal”, diz. Ela conta que o limite em torno de 700 mil passageiros é bem adequado para a perfeita rotina do terminal. Segundo Sueli, com a melhor distribuição nas escalas de navios, as operações fluem de maneira mais ordenada, ágil e confortável para todos. Ela ainda reitera que com a volta da Polícia Civil para as dependências do terminal e com a instalação do Juizado Especial Cível é possível garantir um aumento efetivo da segurança e da credibilidade junto aos passageiros.

Estádio Mineirão

Fifa Fan Fest

SEDE BH

mineira

Primeiro jogo no Mineirão acontecerá no dia 14 de junho

Jogos

Page 18: Ed994

Boqnews 3 a 9 de maio/2014 - 18

A partir das 11h30 da manhã de quarta-feira (7), a atenção do torcedor brasileiro apaixonado por futebol ficará mais visível. Isso por-que o técnico Luiz Felipe Scolari vai anunciar os 23 jogadores que estarão à disposição do treinador na Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil.

Mas antes de chegar esse momento, torcedores também aproveitam para mostrar seu "lado técnico": listas e listas de jo-gadores que provavelmente estarão no Mundial da FIFA são elaboradas. Curiosamente, a CBF lançou uma campanha na rede social Twitter (@CBF_Futebol) chamada #FicaDi-caFelipao, em que o torcedor tem a oportunidade de escrever (ou, na linguagem segmentada, tuitar) o jogador que gostaria de ver durante a Copa.

A ação de marketing lúdica, entretanto, não faz o técnico voltar atrás: pelo menos nas últimas entre-vistas, Felipão ratificou que 99% da lista de jogadores estava certa para ele. Inclusive, no final do ano passa-

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

Dez do ManducaARMANDO GOMES

A publicação do balanço patrimonial de 2013 do Santos FC é um atestado de completa incompetência da dupla LAOR (Luiz Álvaro + Odílio Rodri-gues). Afinal, o clube terminou 2012 com Neymar em campo e mesmo assim, entre os grandes, é o que apresentou a maior dívida: R$ 332,1 milhões. O presidente que "negociou" a dívida externa brasileira e que tem o apoio de 4% do PIB nacional quebrou o clube de vez, afinal está a caminho de decretar a falência. O slogan da chapa de situação na eleição de dezembro mudou. Não é mais "O Santos pode mais". É "O Santos deve mais". Parabéns a todos os envolvidos e aqueles que coloca-ram esses homens no poder.

2.Rasgaram o EstatutoBandeira do Conselho Ges-

tor, o Estatuto Social foi rasgado e queimado em praça pública. Afinal, foi publicado sem ter sido discutido no Conselho Delibe-rativo, como determinam vários artigos do estatuto, anunciado como "moderno, eficiente e adequado à realidade". Para que serve o Estatuto, então?

3.Governança?A propalada "governança

c o r p o r a t i v a " o b r i g a o cumprimento de r íg idos "controles internos". Então, a Ernest & Young Auditores Independentes tirou a máscara dessa gestão temerária do Santos. Afinal, a auditoria diz que a falta de controles internos a obrigou a colocar ressalvas nas contas. E agora?

4.Um em 45O balanço mostra que o

Peixe detêm 100% dos direitos econômicos de apenas um a cada 45 atletas da base. Ué? Não era a dupla LAOR que iria acabar com a pizza?

5.Pizza vai continuar?Agora, o Conselho Gestor

está estudando proposta de

1. Atestado de incompetência

reforçar o time envolvendo direito de promessas da base. Qual a diferença para o acordo tão criticado feito com o grupo DIS no passado?

6. ReceitasA Câmara dos Deputados

aprovou lei que obriga os dirigentes de clubes a não adiantarem receita fora de seus mandatos. Com isso, o número de candidatos a presidente do Santos vai chegar perto do zero. Afinal, já adiantaram receita de 2015 e avalizaram a compra de Damião com a receita de até 2017.

7.Festa na Padoca!!Eu me diverti bastante na

festa dada pelo Carlinhos, na Padaria Santista, ao Marcelo Teixeira. Só gente do bem fes-tejando os 50 anos do Marcelo em um verdadeiro ambiente alvinegro. Muito bom!

8.Valeu, Léo!A c h e i m u i t o b o n i t a s

as homenagens feitas por Elano, Robinho e Neymar ao craque Léo, que se aposentou recentemente.

9.Cuidado, Neymar!Muito pertinente o artigo

do jornalista Erich Beting sobre a participação de Neymar no episódio #somostodosmacacos, que ganhou espaço na mídia: "Se cada passo que ele der for milimetricamente calculado, por mais bem intencionado que seja, vai parecer propaganda para as pessoas, com tudo o que pode existir de aspas nela".

10.RenatoO Santos FC estuda o

retorno do volante Renato ao clube. Acho interessante, pois pode ser um exemplo para a excelente molecada que temos no meio-campo santista. E Renato tem, sobretudo, identidade e caráter.

#DeusExiste

[email protected] @armandogomes_

FOTO ASSESSORIA CBF

COPA 2014 Técnico Felipão convoca oficialmente os 23 jogadores nesta quarta-feira (7)

BOXEO torneio Luvas de Ouro, que abre espaço para os melhores atletas

brasileiros da modalidade, recebe uma programação com grandes destaques neste sábado (3) no Ginásio Rebouças (Praça Rebouças, s/nº, Ponta da Praia). Entre eles, as lutas de boxe feminino, entre Rose Volante (foto) x Erica Caroline, pela categoria super-leve, com quatro

rounds. Acontece, também no masculino, o desafio internacional Brasil x Uruguai. Os representantes desse confronto são o brasileiro

Carlos Falcão e o uruguaio Gerado Soria.

DIVULGAÇÃO

Vinte e três homens eum segredo

Técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, diz já ter 99% da lista definida, mas anúncio oficial acontece somente na quarta (7), em hotel no Rio de Janeiro

Definição

do, Felipão declarou ter o desejo de contar com 25 jogadores - embora só possam ser convocados 23. Como o Brasil é sede da Copa (e, por isso, não disputou as Eliminatórias), as convocações eram feitas por amisto-sos e pela Copa das Confederações, competição essa em que a Seleção Canarinho venceu diante da Espa-nha no ano passado. Nesse ínterim, diversos atletas foram testados - mas, sem dúvida, alguns já são considerados "cargos de confiança" do comandante.

ExperiênciaO goleiro Julio César, titular

absoluto na Copa 2010 (quando Dunga era o técnico) é figura ga-rantida - ainda que atue no fraco

futebol do Canadá (Toronto FC). Os atacantes Neymar (Barcelona) e Fred (Fluminense) são atletas que também agradam o treinador. No caso do ex-santista, por ser o destaque que pode fazer a diferen-ça na seleção. Já no caso de Fred, pelo poder da artilharia - embora o jogador venha num rendimento íngreme e irregular por contusões. Outro que tem convocação certa é o zagueiro Thiago Silva, que atua no futebol francês (Paris Saint--Germain).

Há ainda a possibilidade de Ro-binho ser chamado, caso Felipão queira um "falso 9" para reserva de Fred. Mas pela fase no time, o italiano Milan, as possibilidades devem diminuir.

10º

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20º

Fluminense

São Paulo

Corinthians

Atlético-PR

Cruzeiro

Internacional

Sport

Goiás

Bahia

Grêmio

Palmeiras

Santos

Coritiba

Vitória

Atlético-MG

Chapecoense

Flamengo

Botafogo

Criciúma

Figueirense

P V E D

Libertadores Sul Americana

Intermediária

Rebaixamento

JOGOS DA 3ª RODADA

06

04

04

04

04

04

04

04

03

03

03

02

02

01

01

01

01

01

00

00

02

01

01

01

01

01

01

01

01

01

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

01

01

01

01

01

01

01

00

00

00

02

02

01

01

01

01

01

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

01

01

01

00

00

01

01

01

01

01

02

02

P V E DBRASILEIRÃO / 2014 BRASILEIRÃO / 2014

JOGOS DE SÁBADO 3/5São Paulo x Coritiba 18h30 Santos x Grêmio 18h30 Atlético-PR x Cruzeiro 18h30 Fluminense x Vitória 21h00

JOGOS DE DOMINGO 4/5 Flamengo x Palmeiras 16h00 Bahia x Botafogo 16h00 Inter x Sport 16h00 Criciúma x Figueirense 16h00 Atlético-MG x Goiás 18h30 Chapecoense x Corinthians 18h30

CAMPEONATO BRASILEIRO TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

Page 19: Ed994

[email protected]@denise_covas

Umas & outrasRepúdio e ParabénsA National Basketball League (NBA), liga norte - americana de basquetebol, por expulsar Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, pela declaração racista: “Me incomoda muito você querer aparecer ao lado de pessoas negras. Por que você faz isso? Você pode dormir com negros, pode fazer o que quiser com eles. A única coisa que eu peço é que você não divulgue isso. E não os traga a meus jogos”.

Repúdio e Parabéns IIEsse é o trecho da ligação que o site TMZ apresentou, no sábado(26), onde Sterling

DeniseCovas Santos Jazz FestivalLuiz Fernando, programador Cultural do Sesc, e Luiz Ernesto, gerente do Sesc Santos, casa

parceira do festival

o que vem por aí...Boqnews - 3 a 9 de maio/2014 - 19

“Amanhece, preciso ir / Meu caminho é sem volta e sem ninguém / Eu vou prá onde a estrada levar

Cantador só sei cantar / Ah! eu canto a dor...”

Canção

O CANTADOR, DORIVAL CAYMMI

repreende sua namorada, após ela postar foto no Instagram ao lado de Magic Johnson, ex-jogador negro de basquete. O proprietário do Los Angeles Clippers também foi multado em US$ 2,5 milhões, cerca de R$ 5,5 milhões.

Repúdio e Parabéns IIINo Brasil, a falta de punição, infelizmente, é recorrente e nada tem acontecido com os presidentes dos clubes, além das multas serem motivo de piada, algo em torno de R$30 mil. Punição, independente de poder e do dinheiro. Esse é o caminho. Parabéns a NBA!

Semana Miroel SilveiraDiretor de teatro, crítico teatral e ensaísta santista completaria 100 anos na próxima quinta (8). Por toda sua importância na cena artística paulista e nacional, a Secretaria de Cultura fará uma homenagem ao ilustre santista com uma extensa programação. Até lá, a Semana Miroel Silveira oferecerá gratuitamente concertos, filmes, espetáculo teatral, mesa redonda e ópera em diversos pontos da Cidade. Nesse sábado (3), às 17h, no Salão Verde da Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão), a pesquisadora Maria Thereza Vargas, uma das principais teóricas das artes cênicas no Brasil, e a atriz Nydia Licia, empresária, produtora cultural e ex-esposa do falecido ator Sérgio Cardoso, compõem a mesa-redonda Miroel, o Teatro e seu tempo. A mediação é de Carlos Cirne. Para o encerramento, o Balé da Cidade de Santos é a atração no Teatro Coliseu, na quinta (8), às 20h30, com o espetáculo Pedaços de mim.

ExposiçãoOs Caminhos do Sertão, do fotógrafo José Antonio. Esta exposição retrata a vida de milhares de brasileiros, que fugindo da seca, acabam perdendo o pouco que têm e até mesmo suas vidas. Na Aliança Francesa, na Rua Rio Grande do Norte, 98. Abertura no próximo sábado (10), das 18h30 às 21 horas. Informações: 3237.2403 e www.afsantos.com.br

Nova parceriaZé Virgilio e o campeão olímpico Rogério Sampaio, que realizou visita no Arte no Dique, na última quarta-feira (30), para firmar parceria

FOTOS: NARA ASSUNÇÃO

Santos JazzZuzo, Rodrigo Alves,

Milton Medusa, Satriani Marcus e Mauro Hector na Pinacoteca Benedicto

Calixto, em lançamento realizado na terça (29)

NICE GONÇALVEZ/DIVULGAÇÃO

Santos JazzO artista plástico Nando Martins, que é responsável pelas ilustrações dos instrumentos que compõem a comunicação visual do festival

Page 20: Ed994

Boqnews - 3 a 9 de maio/2014 - 20

GESTANTES O instinto materno é um dos fatores priorizados durante o parto

CASA DE SAÚDEApós um mês de negociações, o pronto-socorro obstétrico da Casa de Saúde Santos

continuará funcionando com uma equipe de obstetras no PS durante 24 horas, sendo dois médicos presenciais durante o dia e um à noite, podendo ocorrer reforço, se ne-cessário. Durante o anúncio, o secretário de Saúde, Marcos Calvo, reafirmou o com-promisso do Executivo de encaminhar projeto de lei à Câmara propondo isenção de

impostos, como IPTU e ISS, para hospitais que investirem na melhoria da estrutura e na qualificação dos serviços. A Casa de Saúde realiza 300 partos/mês.

Ultimamente, parto e mater-nidades são assuntos que têm marcado presença no noticiário local. Tudo por causa da polêmi-ca de eventuais fechamentos de prontos socorros obstétricos para atendimento emergencial. Decisão que obrigava muitos bebês a terem ‘hora para nascer’, estimulando mais nascimentos por meio de cirurgias cesarianas, procedimento, aliás, que já representa 52% dos casos no Brasil quando o tema é natalidade.

Indo na contramão desse dado, existem movimentos que tentam conscientizar as gestantes quanto a preferência pelo nascimento na-tural e o ‘parto ativo’ é um desses segmentos.

OrigemO conceito é desenvolvido pela

escritora e ativista Janet Balaskas, que esteve recentemente em San-tos para realizar workshsops sobre

o tema. Sul-africana, erradicada na Inglaterra e mãe de quatro filhos, (todos nascidos de partos naturais), ela se engajou na causa após uma pequena intervenção enquanto dava à luz ao seu primogênito. Segundo Janet, uma episiotomia — incisão efetuada para ampliar o canal de parto — desnecessária na ocasião.

O episódio a motivou e ela deci-diu pesquisar mais sobre o assunto nas bibliotecas londrinas. Foi quan-do percebeu que a concepção de parto ativo sempre existiu desde os primórdios da humanidade, inclu-sive na cultura indígena brasileira.

Parto ativoEsse processo é conhecido assim

porque está associado justamente com o movimento, respiração, des-canso, conforto, sobretudo, o prota-gonismo e prevalência das vontades da mulher durante o parto.

Todavia, Janet ressalta que “ape-

25%é o índice aproximado de

bebês que nascem por meio de cirurgias cesarianas na

Inglaterra, menos da metade da taxa brasileira

sar os movimentos, o descanso entre as contrações deve receber atenção especial para que a gestante não fique cansada, uma vez que o parto pode durar um bom tempo’’.

A ativista esclarece também que a ioga tem um papel importante no parto ativo. As técnicas dessa prática, especialmente a respiração profun-da, ajudam na hora H.

Acima de tudo, Janet preconiza que o instinto materno seja colocado em primeiro plano. ‘‘O papel da mãe no parto ativo é relaxar e fazer o que o seu corpo pede para que ele faça. Todas as mulheres sabem o que tem que fazer, é vocação’’.

Cirurgia cesarianaSobre a cesárea, Janet disse que

é um procedimento maravilhoso, afinal ele salva vidas. Contudo, o problema é quando ocorre ba-nalização e precipitação dessa atividade, ação que é repudiada pela ativista.

‘‘O uso anestésico na cirurgia cesariana é imprescindível no pro-cesso, mas o ideal é que seja uma peridural — a que insensibiliza a região do tórax e parte inferior do corpo —, de modo que a mãe fique acordada e possa ver o seu bebê logo após a operação, mantendo assim o vínculo maternal’’, salienta.

BENEFÍCIOS DOPARTO ATIVO

Parto mais fácil,curto e seguro

Fortalece o vínculo maternal

Facilita o desenvolvimento do cérebro do recém-nascido

Produz forte sistema imunológico do bebê

Fonte: Janet Balaskas

FOTOS: THALLES GALVÃO/REPRODUÇÃO PARTO ATIVO BRASIL

Partoativo

Agora é com VocêRUBENS AMARAL

Eu não sinto o que você sen-te, refere um paciente. Eu tenho dores na nuca quando acordo, diz outro. Por que tenho que tomar esse remédio duas vezes ao dia se o amigo ali disse que só toma uma vez? Relatos de pacientes na consulta em grupo, uma nova alternativa para controle das do-enças crônicas não transmissíveis. Grupo de doenças que não são transmitidas biologicamente. Hipertensão, diabetes, obesida-de, câncer, doenças obstrutivas pulmonares, osteoporose, artrose.

O sucesso do tratamento des-sas doenças crônicas está muito longe de atingir resultados auspi-ciosos, pois os doentes não aderem aos tratamentos para toda a vida e sofrem com as complicações.

As doenças crônicas não transmissíveis não ocorrem sob o aspecto biológico, porém sob o aspecto sociológico seguem, “socialmente”, sendo altamente contagiosas perpetuando um ci-clo maléfico no qual as consultas médicas convencionais não têm tido muito sucesso.

Setenta e dois por cento das mortes que ocorrem no mundo são causadas por hábitos e estilo de vida não saudáveis. Tabagis-mo, alimentação inadequada e sedentarismo são responsáveis por quatro doenças crônicas,

Consultas em grupocomo diabetes tipo II, cardiopa-tias, doenças pulmonares e câncer que sozinhos causam mais de 50% das mortes do mundo(estudo 3FOUR50).

Desde 2012, na Universidade da Virgínia (EUA), a consulta em grupo tem se mostrado efetiva.Doze pacientes se reúnem para conversar sobre suas doenças, suas crenças, seus hábitos,suas dificulda-des, desafios e dúvidas. Recebem orientações, ficam conhecendo o porquê das medicações, os even-tuais efeitos colaterais e indesejá-veis, entendem os exames a que são submetidos, discutem sobre alimentação, atividade física, sono, emoções e sentimentos, tudo sob a orientação de um médico.A dúvida de um pode servir para o outro.

A medicação de um pode não servir para o outro. O sintoma de um é diferente do outro. Pacien-tes conscientes de sua condição assumem o controle de suas do-enças com a ajuda de semelhantes numa cumplicidade e confiden-cialidade grupal, sob coordenação médica. Palestra gratuita sobre o método pode ajudar no controle de sua doença e mudar seu futuro.Tel: 3224-4222 ou email:[email protected]

Agora é com você. Transfor-me o conhecimento em compor-tamento.

[email protected] @rubensamaral

Thalles GalvãoDA REDAÇÃO

RAIMUNDO ROSA/SECOR-PMS

Curtas

ConscientizaçãoA escritora e ativista do parto ativo Janet

Balascas, visita o Brasil regularmente para palestras e workshops sobre o assunto

Feira de OrgânicosO evento acontece neste do-

mingo (4), das 9 às 13h, no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Faccarolli, s/nº). Lá são comerciali-zadas frutas, laticínios e mantimen-tos. Também são oferecidos sucos naturais e quick massage, além de exposição de artesanato.

GestantesA Secretaria de Saúde pro-

move curso para acompanhantes de gestantes nesta quarta-feira (7), das 15h às 16h, no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Silvério Fontes (Rua Agamenon Magalhaes, S/N -Jardim Castelo). Não é preciso inscrição prévia.

Page 21: Ed994

Literatura

etcCULTURA & VARIEDADESBoqnews - 3 a 9 de maio/2014 - 21

Em Procurando Mônica, livro lançado semana passada em Santos, o jornalista esportivo da ESPN mostra sua faceta como escritor de um romance não-ficcional, abordando sua maior história de amor platônico

O romantismo deJOSÉ TRAJANO

Natasha GuerrizeDA REDAÇÃO

a noite de autógrafos realizada na Realejo Livros (Av. Marechal Deodoro, 2),o bate-papo embalado pelo som da dupla Marcos Canduta e Débora Gozzoli começou dessa forma:

- Te encontrei andando pela redação da ESPN, mas não fui falar contigo, pois estava muito ocupado.

- Quando foi isso? – José Trajano indagou. – Em 2010, respondi.- Ah, naquela época eu estava bem estressado, não é?Com bom humor, o jornalista José Trajano Reis Quinhões, mais

conhecido como José Trajano, é assim: conhecido pelo forte gênio e, acima de tudo, pela autocrítica e idealismo. Mas para quem tem essa visão unilateral, Trajano lança seu primeiro romance – embora de não--ficção. E não é para falar de seu amor pelo América Futebol Clube, time tijucano da cidade do Rio de Janeiro. Porém, é em Procurando Mônica onde ele relata sua maior paixão platônica.

Trajano conheceu sua musa durante a adolescência na pequena cidade de Rio das Flores, no estado do Rio (seu pai tinha uma fazenda onde a família passava as férias). Sorte no jogo, azar no amor: mesmo com todas as boas intenções, Mônica não se comovia com as suas investidas. Como a frustração de um jogador que não recebe a bola no meio de campo, Zezinho (seu apelido na época) era deixado para escanteio – literalmente não dava “bola” para ele.

“Nunca aconteceu nada [entre nós]”, disse. “Uma vez, fizemos um jogo de futebol na fazenda. Lembro-me que jogamos contra o Rio das Flores, time da cidade. Ela estava lá, assistindo. Perdemos de 9 a 1. Meu pai estava no gol, fiquei envergonhado pelo placar, por ela ter me visto assim”.

Quem espera, entretanto, outros cenários e histórias de certames futebolísticos não vai encontrar na divertida saga de Trajano e Mônica, onde o próprio jornalista, em estatísticas, diz possuir no máximo 5% de referências do assunto.

De viradaQuando José Trajano saiu do cargo de editor-chefe da ESPN Brasil

(atualmente participa como comentarista dos programas Linha de Passe e do Pontapé Inicial) teve o que chama de tempo livre para escrever sobre o caso de amor mais inusitado que teve em sua vida - e que percorreu às redações por onde passou.

Assim como na música de Los Hermanos, onde Anna Julia ficou com outro “cara”, o jornalista também viu sua musa ser conquistada por outro durante uma de suas passagens. Apesar de não ser o típico fim das histórias água com açúcar da literatura, do cinema ou até mesmo da dramaturgia, o jornalista teve muitos ganhos surpreendentes, como uma virada no placar de uma partida de qualquer esporte.

Um deles foi o fato dos dois retomarem o contato por email - essas histórias, entretanto, Trajano confirma: não haverá uma sequência de Procurando Mônica, musa que nunca foi sua esposa nem namorada. Mas escrever um novo livro já está nos planos do jornalista: adiantou que quer fazer ficção científica.

Mas nada mais surpreendente do que um laço familiar que se fez durante a empreitada: Trajano encontrou uma irmã que não conhecia - somente sabia de sua existência. O encontro aconteceu na tradicional livraria carioca Folha Seca, localizada na Rua do Ouvidor, no Centro.

“Veja só como é interessante, o que um livro pode provocar”, re-fletiu. “Por isso que acredito que o livro vai demorar muitos séculos para acabar. Pode até que esse dia chegue, mas vai demorar”.

Enquanto isso não acontece, os fãs de um dos jornalistas e comen-taristas esportivos mais respeitados no país podem desfrutar de seu lado romântico. Por falar em outra paixão descoberta, foi em Santos que ele conheceu o gostoso sabor das vieiras - uma iguaria de luxuosa das ostras.

Ficha técnicaTítulo: Procurando MônicaEditora: Companhia das Letras

Preço: R$ 19,90Páginas: 112

N

Page 22: Ed994

agende-seTeatro

Peppa Pig no Teatro - InfantilNa história, Peppa é uma porquinha que vive com sua família. Ela gosta de visitar seus avós e cuidar de George, seu irmão.Recomendação: Livre - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sáb (3) - 14h e 16h. Ingresso: R$ 60,00 a R$ 70,00. Informações: 4062-0016

BlitzA peça trata da opressão que o brasileiro vive hoje nas ruas, seja em meio a manifestações ou para comprar pão na esquina é levada de forma satírica e mordaz pelo grupo Trupe Olho da Rua.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (3) - 15h45 e Qui (8) e Sáb (10) - 19h45. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Uma JornadaA bordo de um ônibus adaptado, a companhia apresenta uma fábula filosófica que utiliza o conto e a marionete como meios de expressão. Com a companhia canadense, Ubus Théâtre.Recomendação: Livre - Sessões: Sáb (3) - 17h, na Praça das Bandeiras (Praia de Pitangueiras - Guarujá) e Dom (4) - 16h; no Parque Municipal Novo Anilinas (Avenida 9 de Abril, S/Nº - Cubatão). Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Mudando as coisas de lugarDepois de ouvir seu pai ler no jornal uma notícia sobre o desperdício de água no planeta, Mirna tem uma ideia: fazer uma reforma na natureza e mudar tudo de lugar. Com Abigail Conta Mais de Mil. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (3) - 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Madame ButterflyA peça é baseada na ópera homônima de Giacomo Puccini. A obra adaptada se passa entre os anos 1904 e 1928, e conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que foi levado para a América. Recomendação: 12 anos - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Dom (4) - 17h. Ingresso: Grátis.

Memórias de um Sargento de MilíciasO romance de Manuel Antônio de Almeida, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro. Adaptação e direção de Rick Von Dentz.Recomendação: Livre - Local: Teatro Municipal Brás Cubas - Sessões: Qui (8) - 10h e 20h. Ingresso: R$ 20,00 a R$ 40,00. Informações: (11) 2689-7404.

As apresentações começam com a fase da beatlemania, quando os Beatles usavam seus elegantes ternos e um corte de cabelo revolucionário para a época. Recomendação: Livre - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sáb (3) - 21h. Ingresso: R$ 60,00 a R$ 80,00. Informações: 4062-0016.

Projeto EstradasShow de Milton Medusa e Eliana Bañeza. Recomendação: Livre - Local: Ao Café (Avenida Siqueira Campos, 462) - Sessões: Sáb (3) - 21h. Ingresso/Couvert: R$ 10,00. Informações: 3224-5744.

Jorge Lampa - Vida de ViajanteUm quarteto bem brasileiro (voz e viola de 12 cordas, sanfona, zabumba e triângulo), com o repertório dos mestres do forró e da cultura popular, fazendo uma viagem pelo Brasil por intermédio da música, da poesia, do cordel e do repente e suas histórias.Recomendação: 18 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (3) - 21h. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 10,00. Informações: 3278-9800.

Concerto Musical Camerata VillaniConcerto de música erudita, realizado em parceria com a Oficina Musical Alexandre Prado - OMAP.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Dom (4) - 11h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2857.

A Música Perto de Mim - InfantilOs músicos capitaneados pelo diretor musical e pianista Fábio Torres convidam as crianças para subir ao palco e presenciar bem de perto a experiência de “fazer música”. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (4) - 17h30. Ingresso: R$ 1,00 a R$ 5,00. Informações: 3278-9800.

Baile na PraiaO grupo Musical Classe A anima o público com sucessos que embalaram as confraternizações e festas de diversas gerações. Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo - Sessões: Dom (4) - 18h. Ingresso: Grátis.

Quarteto de Cordas Martins FontesO repertório inclui traz obras de Mozart e Villa-LobosRecomendação: Livre - Local: Pinacotca Benedicto Calixto - Sessões: Ter (6) - 19h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2857.

Cacá MachadoO show apresenta o repertório do disco de estreia do cantor e compositor paulistano Cacá Machado, lançado em 2013 e intitulado Eslavosamba. Recomendação: 18 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Sex (9) - 21h30. Ingresso: R$ 3,00 a R$ 15,00. Informações: 3278-9800.

Banda ZimbraUma das grandes revelações da música regional, a banda Zimbra apresenta seu novo EP O Tudo, O Nada e O Mundo.

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Palavra de MulherNo palco, atmosfera de cabaré, com adereços, objetos cênicos, iluminação e figurino ajustados no clima. As intérpretes se revezam com interpretações em trio, duo e solo. Com Tania Alves, Lucinha Lins e Virgínia Rosa cantando Chico Buarque.Recomendação: 10 anos - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sáb (10) - 21h e Sáb (11) - 20h. Ingresso: R$ 25,00 a R$ 70,00. Informações: 4062-0016.

MúsicaRecital de PianoRecital realizado em parceria com a Oficina Musical Alexandre Prado - OMAP. Com o pianista Cristiano Vogas.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Sáb (3) - 17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2857.

Chorinho no AquárioO Quarteto Simonian embala o Chorinho no Aquário. O repertório relembra grandes clássicos do estilo.Recomendação: Livre - Local: Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (3) - 18h. Ingresso: Grátis.

Spetto’s BarMúsica ao vivo ao ritmo de MPB/ Pop Rock e Samba.Recomendação: Livre - Local: Spetto’s Bar (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 41) - Sessões: Sáb (3) e Sex (9) - 20h. Ingresso/Couvert: R$ 4,00. Informações: 3227-1491.

Beatles 4ever

JOSE ANTONIO DA SILVA/DIVULGAÇÃO

Inauguração da Mostra Os Caminhos do SertãoA exposição retrata a vida de milhões de brasileiros que, fugindo da seca, acabam por ver o pouco que têm e até mesmo suas vidas irem literalmente por água abaixo. Trabalho fotográfico de José Antonio da Silva.Recomendação: Livre - Local: Aliança Francesa de Santos (Rua Rio Grande do Norte, 98) - Sessões (abertura): Sáb (10) - 18h30. A exposição poderá ser vista de segunda a quinta, das 9 às 12h, e das 14 às 22h; sexta e sábado, das 9 às 12h e das 14 às 18h. Ingresso: Grátis. Informações: 3237-2403.

Boqnews3 a 9 de maio/ 2014 22 etc

Sesc: Rua Conselheiro Ribas, 136 / Teatro Municipal Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48, / Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 / Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15/ Gonzaga/ Galeria de Arte Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 366, / Teatro Coliseu: Rua Amador Bueno, 237.

Recomendação: 18 anos - Local: Tribal Club (Rua Frei Gaspar, 6 - Centro Histórico) - Sessões: Sex (9) - 22h. Ingresso: R$ 15,00 a R$ 25,00. Informações: 3221.4360 ou 99790-2444.

A Banda Mais Bonita da CidadeComeçando em 2009 sem grandes pretensões, A Banda Mais Bonita da Cidade nasceu da vontade de reinterpretar as canções que amava. Atualmente, a banda trabalha na turnê de lançamento do segundo disco de estúdio: O Mais Feliz da Vida.Recomendação: Livre- Local: Teatro Coliseu - Sessões: Qui (15) - 21h. Ingresso: R$ 30,00 a R$ 80,00. Informações: 4062-0016.

7ª ArteCineclube Maurice LegardA programação inclui o curta-metragem nacional A Cauda do Dinossauro, de Francisco Garcia, na sequência, o filme Lemon Tree, de Eran Riklis. Em seguida, o público participa de bate-papo sobre os temas abordados nos filmes. Recomendação: 14 anos - Local: Miss (Térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) - Sessões: Sáb (3) - 16h. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

I Mostra de Cinema NoirO filme exibido será O Terceiro Homem (1949), vencedora do Festival de Cannes.Recomendação: 14 anos - Local: Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42) - Sessões: Sáb (3) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3251-1613.

JangoUm dos maiores sucessos populares da história do documentário brasileiro, Jango foi um filme necessário no seu tempo (1984) e hoje é um clássico.Recomendação: 12 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (4) - 11h e 16h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Semana Miroel Silveira IAna Bela, a belíssima bailarina, é assassinada, e seu corpo encontrado à beira de uma represa em São Paulo. O comissário Ramos é encarregado do caso e interroga as testemunhas, pessoas que moravam com ela numa pensão. Destaque do filme Quem matou Ana Bela?Recomendação: 14 anos - Local: Miss (Térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) - Sessões: Ter (6) - 16h e 19h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

Semana Miroel Silveira IISerá exibido o filme O Cinema em Marcha Nacional e na sequência , Simão, o Caolho.Recomendação: 14 anos - Local: Miss (Térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) - Sessões: Qua (7) - 16h e 19h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

ExposiçõesA história do desenhoHomenagem ao Dia Mundial do Desenhista. A mostra traça a relação do homem com o desenho, desde a pré-história até os dias de hoje, em 17 pranchas informativas.Recomendação: Livre - Local: Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5) - Sessões: Sab (3) e Dom (4), das 9 às 13h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-1300.

Diálogos PossíveisTrabalhos em pintura, gravura, fotografia, escultura e instalações de videoarte. Obras premiadas em salões pelo Brasil e Bienal Nacional de Santos.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: De terça a domingo,das 9 às 18h. Até domingo (4). Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2260.

Ibaré LewáA mostra conta com instalação e fotografias abordando linguagens ritualísticas desta importante cultura com suas cores, cheiros e sons.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Brás Cubas - Sessões: Todos os dias, das 13h às 21h. Até domingo (4). Ingresso: Grátis.

EntretonsA mostra traz peças das artistas plásticas santistas Cris Galhego e Selma Fukai, que enaltecem as belezas brasileiras.Recomendação: Livre - Local: Miramar Shopping (Rua Euclides da Cunha, 21) - Sessões: De segunda a sábado, das 10 às 22h e domingo, das 12 às 21h. Até 31 de maio. Ingresso: Grátis. Informações: 3285-4400.

Pedras no Caminho A exposição aborda a mística da famosa rota de peregrinação às relíquias do apóstolo de Cristo, encontradas no ano 829, e que estão guardadas na cripta da Catedral de Santiago de Compostela, capital da Galícia, na Espanha. Fotos do jornalista Luiz Carlos Ferraz.Recomendação: Livre - Local: Centro de Compras Miramar (Avenida Epitácio Pessoa, 62) - Sessões: De segunda a sábado, das 9 às 17h. Até 31 de maio. Ingresso: Grátis. Informações: 3284-2373 .

InternacionalMostra co let iva de pinturas , denominada Exibição internacional de arte: verdade, benevolência e tolerância.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Mário Gruber - Cais Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 150) - Sessões: De segunda a sexta, das 9 às 21h, e sábados, das 9h às 18 horas. De segunda (5) a 23 de maio. Ingresso: Grátis. Informações: 3284-2373 .

DançaPedaços de mimO espetáculo será apresentado pelo Balé da Cidade de Santos.Recomendação: Livre - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Qui (8) - 20h30. Ingresso: Grátis.

Bate-papoMiroel, o Teatro e seu tempoA pesquisadora Maria Thereza Vargas, uma das principais teóricas das artes cênicas no Brasil, e a atriz Nydia Licia, empresária, produtora cultural e ex-esposa do falecido ator Sérgio Cardoso, compõem a mesa-redonda. A mediação é de Carlos Cirne, dentro das comemorações em homenagem a o dramaturgo Miroel Silveira.Recomendação: Livre - Local : Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Sáb (3) - 17h. Ingresso: Grátis.

HumorQueimando o filmeA vida e a comédia caminham lado a lado no espetáculo de stand-up de Fábio Rabin.Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sex (9) - 16h. Ingresso: R$ 40,00 a R$ 60,00. Informações: 4003-1212.

Page 23: Ed994

Poupança MAIO

03 - 0,526404 - 0,502705 - 0,500006 - 0,500007 - 0,520508 - 0,517809 - 0,5162

03 - 0,526404 - 0,502705 - 0,500006 - 0,500007 - 0,520508 - 0,517809 - 0,5162

IGPM/FGVAbril: 0,78% 12 meses: 7,98%

Inflação

Depósitos até 3.5.2012 Depósitos após 4.5.2012

2/5Compra: R$ 2,19 Venda: R$ 2,30

Dólar Turismo

Min 21ºCMax 27ºC

Min 20ºCMax 29ºC

CPTEC-INPE

Sab 3Tempo

Dom 4

O dia será ensolarado com baixa possibilidade de chuva.

ABRILBrasil: R$ 724,00 São Paulo: R$ 810,00Salário Mínimo

Tempo segue com sol durante todo o dia, com queda de temperatura cai à noite. Não chove.

ANO BASE 2014IR Fonte Base (R$) Alíquota (%) Deduzir(R$) Até 1.787,77 Isento - De 1.787,78 a 2.679,29 7,5 134,08De 2.679,30 a 3.572,43 15,0 335,03De 3.572,44 a 4.463,81 22,5 602,96 Acima de 4.463,81 27,5 826,15

[email protected] HoróscopoBel Quintal3 a 9 de maio

ÁRIES(21/3 a 20/4)

GÊMEOS(21/5 a 20/6)

CÂNCER(21/6 a 21/7)

LEÃO(22/7 a 22/8)

VIRGEM(23/8 a 22/9)

LIBRA(23/9 a 22/10)

ESCORPIÃO(23/10 a 21/11)

SAGITÁRIO(22/11 a 21/12)

CAPRICÓRNIO(22/12 a 20/1)

AQUÁRIO(21/1 a 19/2)

PEIXES(20/2 a 20/3)

TOURO(21/4 a 20/5)

http://cnastrologia.org.br/site/members/belquintal/

Despir-se do que lhe incomoda pode parecer uma tarefa difícil, mas árdua é aquela que você deve despir-se do que incomoda teu seme-lhante. Ver que não só é aquilo que você se sacrifica que exige seu esforço. Mas olhe teu redor. Tudo se sacrifica em algum momento.

Entre o que era incômodo e pesado, agora tu tens a possibilidade de perceber que tudo está em tuas mãos. O que é claro lhe im-pulsiona a ter apenas uma conclusão assertiva: de utilizá-la a seu favor. Favor este que modificará a visão de tudo que era estorvo.

Este é o melhor momento para se aproximar do que lhe dá suporte. Se tu antes se sentias tão indeciso e ao máximo dos teus limites, acor-da e vês que tu tens a maior utilidade de todas: de ser dois. A dois, com os teus, tu conseguirá despertar o que antes lhe era nebuloso.

Momento de festejar com a família que consideras todos os ganhos que tua alma conseguiu até agora. Tu já destes grandes passos, e libertas-te. Agora é tempo de fortalecer teu “eu” para ver o “nós” que está sempre ao teu lado.

Tu agora exercerás com sapiência toda a força que tens resguardado durante este tempo. Por isso, sábio como será, tu observarás mais para tomadas de decisões e para conduzir aos que estão ao teu lado. Se tu podes, todos poderão.

Teu momento agora é de desapegar-se de tudo que não for sensível. Sen-sível é quando toca teu ser profundamente. Esteja em felicidade plena. Ao caso que essa felicidade se reverbera em teu semblante, como em todos aqueles que lhe tem afeto.

Teu momento é agora. Tu tens tudo para estar pleno já que tu ocorres conforme teu planejamento. Agora divide esta felicidade. O “amor” de que tanto falamos, impera sobre ti. Por isso reverbera, tanto em si mesmo como em teu coração.

Tu desfrutas agora do primor das obras e dons que tu tinhas enclausurado. Não fora os outros que te fizeram ver, mas tu que enxergaste com os olhos da tua alma o teu real poder de regene-ração. Tu és fênix. Agora os rastros de cinza se vão com o vento, vento que inflama tuas asas e fazem todos os admirarem.

Não se deixe impulsionar pela força dúbia que não pertence a tua voz. Fecha-te a tudo que nunca lhe foi seguro, segue teu maior Deus: tua força. Ela te guiará apenas para que tu chegues à conclusão de que ao tempo tu tens ao lado o melhor motivo para lutar.

Mudar desde de o âmago poderia parecer algo inacessível ao teus olhos. Hoje vês o quanto tu consegues ultrapassar os próprios limites impostos. Lembre-se por mais que navegue, tu não contens o mar.

Não se indigne com mesquinharias, principalmente aquelas que possam estar dentro dos outros. Então porque não aproveitas e vês que, dentro dessas pessoas, também há uma necessidade de tempo para aprender a livrar-se de um defeito tão pequeno?

É o momento para colher do alto o que está ao lado. Agora tu vês novas oportunidades, estas materiais para que tu não aches apenas que tudo o que deseja seja um “sonho”. Concentre-se, já que agora tu podes acordar e ver que não era apenas uma miragem do teu coração.

Boqnews etc3 a 9 de maio/ 2014 23

Cinemark Praiamar - SantosO Espetacular Homem Aranha 2 (leg) - 19h, 22h10. 12 a. O Espetacular Homem Aranha 2 3D (leg) - 11h50 (exc. 2ª, 3ª e 4ª), 14h50, 18h, 18h40, 21h10, 21h45. O Espetacular Homem Aranha 2 3D (dub) - 11h (exc. 2ª, 3ª e 4ª), 14h10, 17h10, 20h20. Getúlio - 13h10, 15h40, 17h50, 20h30. 12 a. Inatividade Paranormal 2 (leg) - 12h30 (exc. 2ª, 3ª e 4ª), 14h30, 16h30. 12 a. Divergente (leg) - 15h20, 18h10, 21h. 14 a. Copa de Elite - 14h, 17h30, 19h50, 22h. 14 a. Capitão América 2 3D (leg) - 16h40, 19h30, 22h30. 12 a. Capitão América 2 3D (dub) - 13h50. Noé (dub) - 18h30, 21h30. 14 a. Rio 2 (dub) - 13h. Liv. Rio 2 3D (dub) - 11h20 (exc. 2ª, 3ª e 4ª), 13h40, 16h10. Roxy Gonzaga 5 - SantosO Espetacular Homem Aranha 2 (leg) - 15h, 17h45, 20h30, 23h15 (som. sáb). 12 a. O Espetacular Homem Aranha 2 (dub) - 15h45, 18h30, 21h15. O Espetacular Homem Aranha 2 3D (leg) - 16h45, 22h15, 23h30 (som. sáb). O Espetacular Homem Aranha 2 3D (dub) - 14h, 19h30. Divergente (leg) - 17h, 21h30. 12 a. Capitão América 2 (dub) - 14h30. 12 a. Capitão América 2 3D (dub) - 18h, 21h45. Rio 2 (dub) - 19h30. Liv. Rio 2 3D (dub) - 14h, 16h.Roxy Iporanga 4 - SantosGetúlio - 13h45, 15h30, 20h, 22h. 12 a. Capitão

América 2 (leg) - 17h30. 12 a. Inatividade Paranormal 2 (dub) - 16h15, 19h45. 12 a. Amante a domicílio (leg) - 14h15, 18h, 21h45. 14 a. O Filho de Deus (dub) - 16h30. 14 a. Julio Sumiu - 14h45, 20h15. 14 a. Copa de Elite - 16h45, 18h30, 22h15. 14 a. Noé (leg) - 14h, 21h30. 12 a. Noé (dub) - 19h.

CinEspaço (Miramar) - SantosGetúlio - 14h, 16h30, 18h50, 21h. 16 a. Os Filhos do Padre (leg) - 15h30, 19h20, 21h05. 14 a. Yves Saint Laurent (leg) - 17h20. 16 a. Amante a Domicílio (leg) - 13h, 15h, 17h, 19h, 21h. 14 a. Mariana (leg) - 13h10. 14 a. Posto 4 - SantosJovem e Bela (leg) - 16h, 18h30, 21h. 14 a. Roxy Brisamar - São VicenteO Espetacular Homem Aranha 2 (dub) - 15h, 18h, 21h. 12 a. O Espetacular Homem Aranha 2 3D (dub) - 13h45, 16h30, 18h45, 19h15, 21h30, 22h. Inatividade Paranormal 2 (dub) - 16h30, 20h, 22h. 12 a. Copa de Elite - 14h45, 18h15, 21h45. 14 a. Capitão América 2 (dub) - 14h30, 17h, 19h30, 22h. 12 a. Noé (dub) - 14h45, 17h15, 21h45. 12 a. Rio 2 (dub) - 19h45. Liv. Rio 2 3D(dub) - 14h30, 16h45. Roxy - Pq Anilinas - CubatãoO Espetacular Homem Aranha 2 (dub) - 19h, 21h30. 12 a. O Espetacular Homem Aranha

DE 3 A 7 DE MAIO

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Posto 4 - 3288-4009, CinEspaço - 3284-4044, Ferry Boat Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Praia Grande) - 3476-2000.

Cinema

2 3D (dub) - 15h, 18h, 21h. 12 a. Rio 2 (dub) - 14h30. Liv.

Cine 3 - Ferry Boat’s - GuarujáO Espetacular Homem Aranha 2 (dub) - 17h20, 20h, 22h35. 12 a. Inatividade Paranormal 2 (dub) - 20h45, 22h30. 16 a. Copa de Elite - 18h50. 14 a. Capitão América 2 (dub) - 20h15, 22h40. 12 a. Noé (dub) - 16h20. 14 a. Rio 2 (dub) - 16h25, 18h25. Liv.

Cinesystem - Praia GrandeO Espetacular Homem Aranha 2 (dub) - 13h30, 16h15, 19h, 21h45. 12 a. O Espetacular Homem Aranha 2 3D(dub) - 13h45, 14h, 16h30, 16h40, 19h15, 19h25, 22h, 22h05. Getúlio - 17h45, 19h50, 21h55. 12 a. Inatividade Paranormal 2 (dub) - 13h55. 16 a. Divergente (dub) - 18h30, 21h15. 14 a. Copa de Elite - 13h35, 15h50. 14 a. Capitão América 2 (dub) - 15h55. 12 a. Capitão América 2 3D (dub) - 14h, 22h05. Noé (dub) - 18h40, 21h30. 14 a. Rio 2 (dub) - 14h10, 16h20. Liv.

O Espetacular HomemAranha 2: A Ameaça de Electro

Depois das aventuras de O Espetacular Homem-Aranha, Peter Parker (Andrew

Garfield) tenta manter a promessa que fez ao pai de Gwen Stacey (Emma

Stone), de que a protegeria sem chegar perto dela. Ao mesmo tempo, vários inimigos tomam conta da cidade, e a formatura da escola se aproxima.

Neste contexto, surge um novo vilão, o poderoso Electro (Jamie Foxx), para desafiar as habilidades do Homem-Aranha. Mas o amigo da vizinhança

poderá contar com a ajuda do velho amigo Harry Osborn (Dane DeHaan), que o ajudará a descobrir novos segredos sobre o seu passado.

DIVULGAÇÃO

_____________________PASSO VHS PARA DVD

Vinil para CD.(13) 99107-8414 /

99167-0450

_____________________ POUSADA/IBIUNA

pousadabelavistaibiuna.com (15) 99787-1273

____________________REVENDEDORAS

Avon está cadastrando novas revendedoras em Santos.

Mais informações:0800 7082866 /

99201.4451www.venderavon.com.br

caderno de oportunidades

BoqNegócios_____________________

FAÇA SEU PEDIDOEncomenda de bolos e salgados congelados.

Tratar c/ Lúcia ou Vanessa. 3061-5757 /

99155-5403

_____________________OURO

Jóias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral.

Cobrimos qualquer oferta!Rua Othon Feliciano, 2 cj.

24 . BoulevardGonzaga - 3284-9152

Page 24: Ed994

BoqnewsBoqNegócios24 3 a 9 de maio/2014

____________________SÃO VICENTE - BOA VISTA

12° andar, vazio, todo refor-mado - Sala, 1 dorm.c/ar

cond., banh., coz.planej. c/fogão cooktop., 1 gar.demarc. R$ 210 MIL. (3018.7051 - 9.9118.9413 - creci 52.944.