edição 2048

16
Motociclista bate de frente com a morte Numa ultrapassagem mal sucedida Ilto Brizon bateu de frente em um caminhão, na Rodovia do Frade, e morreu na hora 16 ARTE EM CENA Peças teatrais e dança compõem o Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro, que começa no dia 17 7 Divulgação DUDA FELIPPE CANTA "O céu de Cachoeiro" Cantora, compositora e instrumentista lança primeiro CD, "O Céu de Cachoeiro", trabalho autoral em que, além da sua cidade natal, exalta o amor verdadeiro, a amizade e a natureza 10 Divulgação MENOS CRIMES letais no estado O Espírito Santo teve, em 2010, a menor taxa de crimes letais desde 2005, com 53,75 mortes a cada 100 mil habitantes página 15 16 Wanderson Amorim Divulgação/PMCI INDEPENDENTES FAZ O CARNAVAL Escola de Samba do bairro Aquidaban é a campeã do Carnaval de Cachoeiro. O resultado da apuração saiu ontem

Upload: jornal-fato

Post on 20-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Espírito Santo de FATO

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 2048

Motociclista bate defrente com a morte

Numa ultrapassagem mal sucedida Ilto Brizon bateu de frente em um caminhão, na Rodovia do Frade, e morreu na hora

16

ARTE EM CENA

Peças teatrais e dança compõem o Festival deArtes Cênicas de Cachoeiro, que começa no dia 17

7

Divulgação

DUDA FELIPPE CANTA"O céu de Cachoeiro"

Cantora, compositora e instrumentista lançaprimeiro CD, "O Céu de Cachoeiro", trabalho

autoral em que, além da sua cidade natal, exaltao amor verdadeiro, a amizade e a natureza

10

Divulgação

MENOS CRIMESletais no estadoO Espírito Santo teve, em 2010, a menortaxa de crimes letais desde 2005, com53,75 mortes a cada 100 mil habitantes

página 15

16

Wanderson Amorim

Divulgação/PMCI

INDEPENDENTES FAZ O CARNAVAL

Escola de Sambado bairro

Aquidaban é acampeã doCarnaval deCachoeiro. Oresultado da

apuração saiuontem

Page 2: Edição 2048

ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011GERAL2

HIPERTENSÃO E DIABETES:cresce procura por remédios

A procura da população pormedicamentos gratuitos contradiabetes e hipertensão, distribu-ídos pelo governo federal, re-gistrou um aumento de 50% emfevereiro no país. Nos primei-ros 15 dias do mês passado, foidistribuída a mesma quantida-de de medicamentos que emtodo mês de dezembro.

Em Cachoeiro, não há aindanúmeros oficiais, mas a procu-ra tem sido grande na Farmá-cia Popular e conveniadas des-de que os remédios começarama ser distribuídos gratuitamen-te, em 14 de fevereiro. Segun-do a secretária de saúde, Már-cia Fardim, aproximadamente 6mil pessoas sofrem de diabe-tes e mais de 17 mil de hiper-tensão e todas elas podem sebeneficiar com o tratamentogratuito."A demanda aumentoucerca de 60 a 70%", explicou obalconista da Farmácia VilaRica, Bruno Pereira.

Adriana da Silva, 23 anos, porexemplo, deixou de pagar maisde R$15,00 todo mês no medi-camento para diabetes e agoraos consegue de graça. Segun-do ela, no seu bairro, Aquida-ban, o remédio não é mais con-cedido no posto, uma vez queos pacientes são orientados aprocurar à Farmácia Popular e

conveniadas.Assim como Adriana, a dona

de casa Marise dos Santos deAlmeida, 54 anos, recebe todosos meses seus medicamentospara hipertensão e diabetes. "Oprograma é muito bom e meajuda muito", contou, ao relatarque a procura na Farmácia Po-pular tem sido grande no local,pois os postos municipais nãodistribuem mais os remédios.

Mas, apesar do beneficio, aspessoas ainda estão desinfor-madas. É o que explica a far-macêutica da Drogaria Conso-lação, Lílian Fonseca. "Apesarda procura ter sido grande, aspessoas ainda chegam comdúvidas. Muitas vêm com a re-ceita dos pais para comprar eacabam não levando o remé-dio", contou. Para isso, ela ex-plica que é necessário ter umaprocuração assinada pelo paci-ente ou autorização do médico.

Para ter acesso ao medicamen-to gratuito pelo programa AquiTem Farmácia Popular, é neces-sário apresentar a receita médi-ca (seja de médico da rede pú-blica ou particular), o CPF e umdocumento com foto. A receitavalerá por 120 dias após a datade prescrição. Os remédios es-tão disponíveis em todas as far-mácias conveniadas pela rede e

na Farmácia Popular do Brasil,que fica na Avenida Beira Rio,bem em frente ao Teatro Muni-cipal Rubem Braga.

AS DOENÇASA hipertensão ou pressão alta,

e a diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não trata-das, aumentam o risco de uminfarto ou um acidente vascu-lar cerebral, podendo levar amorte. A hipertensão é duasvezes mais comum em diabéti-cos e aumenta com a idade.Quando se detecta a diabetes,a hipertensão já existe em cer-ca de 40% dos doentes. A obe-sidade e resistência à insulinalevam à hipertensão e estaagrava a intolerância à glicose.

Segundo o cardiologista GilAzeredo, as principais causasdessas doenças são o sedenta-rismo, a obesidade e tabagismo.Além disso, a má alimentação,com a ingestão excessiva de sale gorduras, favorece o apare-cimento dessas enfermidades.O médico explica que os casossão mais freqüentes acontecemnesse grupo, além da idade,após os 40 anos. "As incidên-cias de diabetes e hipertensãotambém podem aumentar o ris-co com a hereditariedade", ex-plica o cardiologista.

Marise dos Santos de Almeida é hipertensa e diabética.Todos os meses ela recebe os medicamentos de graça

Beatriz Caliman

Desde 14 de março de 2003

Jornal Espírito Santo de FATO - CNPJ.: 06056026000138 (28) 3515-1067 [email protected] Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782 - www.jornalfato.com.br

Diretor e Editor - Wagner [email protected]

Departamento Comercial -Lília Argeu

Editorador -Wagner Gomes Lopes

Repórteres - Marcos Leão,José Rubens Brumana, BeatrizCaliman, Wanderson Amorim

Jornalista Colaborador - ElyanPeçanha, Regina Monteiro

e Célia Ferreira

Colaboradores - Evandro Moreira;Moacyr Duarte; João Bicalho

Curcio; Marilene Depes; SergioDamião; Higner Mansur, ValquiriaRigon Volpato e Raphael Santana

Vem se aproximando maisuma data de grande movi-mentação no comércio emCachoeiro de Itapemirim, aPáscoa. Esta data, em queos cristãos celebram a Res-surreição de Jesus Cristodepois de sua morte por cru-cificação, também é carac-terizada como um perído tra-dicional para o consumo deovos de chocolate, aliás, nãosomente ovos, mas tambémbarras, bombons, e demaisprodutos desta linha.

De acordo com Gean Fio-rini, comprador de uma redede supermercados local, ain-da é cedo para notar a pro-cura pelos ovos e demais

Bacalhau em alta durante a quaresmaprodutos característicos destaépoca. "Ainda não montamosnossa sessão com produtos es-pecíficos para a páscoa, emespecial com os chocolates.Nossos pedidos começam achegar esta semana, e naquarta-feira já estaremos pre-parados para começar a aten-der a demanda. Esperamos umaumento de 5% nas vendasem comparação ao ano ante-rior. Estamos otimistas", disse.

O comprador acrescentouainda que, com o início da qua-resma, época de reflexão e pe-nitência para os cristãos, o au-mento notável foi na venda dobacalhau, peixe muito utiliza-do nesta época do ano para di-

versos tipos de receita. "Ba-calhau, azeitona e o azeite sãoos produtos que mais tem saí-do logo nesta primeira sema-

na da quaresma. A baixa dodólar implicou diretamente naqueda de preço do produto, queagora está muito mais em con-

ta. Isso também incentiva osconsumidores a antecipa-rem suas compras", explicouGean.

Jackson Soares

Page 3: Edição 2048

3SOCIALES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

Reflexão

Nada mais contraditório do que ser mulher...Mulher que pensa com o coração,age pela emoção e vence pelo amor.Que vive milhões de emoções num só diae transmite cada uma delas, num único olhar.Que cobra de si a perfeiçãoe vive arrumando desculpaspara os erros daqueles a quem ama.Que hospeda no ventre outras almas,dá a luz e depois fica cega,diante da beleza dos filhos que gerou.Que dá as asas, ensina a voarmas não quer ver partir os pássaros,mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.Que se enfeita toda e perfuma o leito,ainda que seu amornem perceba mais tais detalhes.Que como uma feiticeiratransforma em luz e sorrisoas dores que sente na alma,só pra ninguém notar.E ainda tem que ser forte,pra dar os ombrospara quem neles precise chorar.Feliz do homem que por um diasouber entender a Alma da Mulher!(Fatima Ayache)

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Rei Roberto CarlosO filho mais ilustre de Cachoeiro,

o Rei Roberto Carlos, levou para osambódromo do Rio de Janeiro,além de inúmeros conterrâneos,muita sorte. A Escola de Samba Bei-ja-Flor de Nilópolis consagrou-sea grande campeã do desfile desteano e garantiu a alegria dos súdi-tos e fãs do Rei. A advogada Moe-ma Baptista e o sociólogo MichelMisse comandaram os foliões ca-choeirenses que residem no RJ.Daqui da Cidade saíram muitosônibus. Estima-se que cerca de 500cachoeirenses participaram da fes-ta na Sapucaí.

Campanha da Fraternidade"Fraternidade e a Vida no Planeta".

Este é o tema da Campanha da Fra-ternidade de 2011, lançada na últi-ma terça-feira, pela CNBB. Comosempre, o tema é muito apropriado enos leva a uma reflexão profunda so-bre a Terra. Segundo a CNBB, a ex-pectativa da campanha é motivar aspessoas a participar de debates e deações que visam enfrentar o proble-ma e preservar as condições de vidano planeta.

Matriz VelhaA Prefeitura de Cachoeiro vai reali-

zar reparos na Igreja Nosso Senhordos Passos, mais conhecida comoMatriz Velha. Patrimônio histórico ereligioso de Cachoeiro, a Igreja quedata do Século XIX, Patrimônio his-tórico e religioso de Cachoeiro, pre-cisa ser conservada como memóriada cidade.

Reflexão de Domingo"O mundo é como um espelho que

devolve a cada pessoa o reflexo deseus próprios pensamentos e seusatos." (Luis Fernando Verissimo)

OportunidadeA ANAVIDRO-ES está selecionando

secretária para contratação imedia-ta e com experiência mínima de 01ano. As interessadas deverão enviarcurrículo [email protected].

É muito fácil!!!Você já sabe que é fácil, muito fá-

cil, extremamente fácil falar comRegina Monteiro. Ligue: (028)9988-2211, ou acesse:[email protected] twitter.com/colunistaregina, ouseja mais um amigo do Facebook.Desejo a todos os leitores uma óti-ma semana de paz, saúde e muitasfelicidades.

Os cachoeirenses apaixonadosque residem no RJ não poderiamficar de fora da festa da Beija-Flor - Estão aí Moema Baptista,

Michel Misse e Joana Vargas

"Se me contar eu falo pro mundo!!!"

Parabéns, Regina GrafanassiRegina Grafanassi completou mais um

ano de vitórias e de muitas felicidades,ontem. A Cachoeirense Mais Presente,membro da Casa da Amizade, das Volun-tárias da Caridade, reconhecida comogrande incentivadora do trabalho voluntá-rio, 'A Grande Dama da Elegância' é umbelíssimo exemplo para toda a socieda-de. À querida amiga, todas as nossas ho-menagens, reconhecimento e votos desaúde e realizações.

Águas de MarçoAs águas de março insistem em não que-

rer passar. Não deram trégua nem no Car-naval. Mas a chuva constante não impe-diu a alegria, a folia e os encontros daque-les que curtiram o carnaval.

Alegre mais tristeNo sul do Estado, o município de Alegre

foi um dos mais atingido pelas fortes chu-vas. Muitas ruas alagadas, casas destruí-das e inúmeros desabrigados.

Marataízes em clima de foliaMesmo com a chuva, os foliões curtiram

o carnaval com muita alegria em Marataí-zes. A empolgação ficou por conta dos blo-cos carnavalescos. Destaque especial paraos blocos da Saudade, Em Cima da Hora eo Muvuca do Leão com Bode. Outro eventoque marcou o carnaval de 2011 foi o abra-ço simbólico ao Iate Clube realizado no úl-timo domingo. Os antigos frequentadoresquerem reativar o clube que já foi palco dosmelhores carnavais do sul do Estado e degrandes encontros sociais.

Lela DagustinhoA alegria dos cachoeirenses no desfile daEscola de Samba Beija-Flor de Nilópolis

Ronaldo Depes e Marilene são sófelicidade! No dia 16, às 08 horas,eles inauguram a Vila Aconchego

Na semana em que comemoramoso Dia Internacional da Mulher, a

nossa homenagem aaniversariante Regina Grafanassi, aCachoeirense Mais Presente Nº 1,que esbanja elegância e beleza

Page 4: Edição 2048

4 OPINIÃO ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

Sergio DamiãoPrevina-se

É o nome daCampanha Naci-onal da Socieda-de Brasileira deNefrologia (SBN)para prevenção dadoença renal crô-nica. A insuficiência renal crô-nica, deficiência completa nafunção dos rins, leva a neces-sidade da terapia renal subs-titutiva - hemodiálise, e pos-terior transplante, tornou-seuma "epidemia" mundial emconseqüência do envelheci-mento da população (aumen-to da vida média), da sobrevi-da maior do diabético e au-mento das pessoas adultascom hipertensão arterial sis-têmica (pressão alta). No pas-sado, a doença renal crônicaera causada, principalmente,pelas nefrites e cálculos (pe-dras). Na atualidade, o diabe-tes mell i tus e hipertensão(pressão alta) são as mais fre-qüentes. Nestes dois casoselas são si lenciosas, nãoapresentam dor, e os sinais esintomas da doença só apa-recem em estágios avança-dos da morbidade. Por isso,devemos real izar examespara identificar uma possívellesão renal.

Os rins (normalmente nas-cemos com dois rins) locali-zam-se na região lombar(costas), um de cada lado,cada rim pesa em torno de150 gr e mede 12 cm. Pode-mos nascer e viver com umrim só, tanto que em vida po-demos doar um rim para umparente que venha a precisar.O rim filtra 25% de todo o nos-so sangue a cada minuto,com isso elimina toxinas no-civas ao nosso organismo;mantém o equilíbrio de águae sal dentro do corpo huma-no; produzem hormôniospara evitar a anemia e forta-lecer nossos ossos e tambémos hormônios para controleda pressão sanguínea. Por-tanto, apesar de pequenos,filtram quase todo nosso san-gue continuamente e contro-lam toda homeostase do cor-

po humano. As-sim, um órgãoessencial paraa vida.

Os rins possu-em uma boa re-serva funcional,

e com isso, mesmo com lesãoem suas células, podem porvários anos compensar essaperda com o aumento na suacapacidade de filtração e nãodar sinais de disfunção já exis-tente. Por isso o alerta de "do-ença silenciosa". Existe dor,muitas vezes insuportável, emcaso de cólica renal (pedra),infecções urinárias e renais,nesses casos a disfunção,quando aparece, é reversível,dita insuficiência renal aguda.

O exame de urina simples(EAS) e a dosagem da uréia ecreatinina no sangue, examesbaratos e de fácil realização,são recomendados para pes-soa adulta quando for realizaro "check up", principalmenteos hipertensos (pressão alta),diabéticos e os com históriana família de doença renal. Aperda de proteína na urina éum bom marcador de lesãovascular. Diminuindo sua per-da, podemos evitar as doen-ças cardiovasculares.

Os sinais da doença renal:pressão alta, inchação (maispela manhã e na face), sanguena urina, palidez cutânea e fra-queza (sem outras justificati-vas). As pessoas com sinais dedoença ou que já apresentama doença renal devem evitar osantiinflamatórios. Estes são osremédios mais agressivos aosrins. Existe doença renal crô-nica que não podemos evitar(familiares). Mas, na maioriadas vezes, podemos retardarou não deixar que a doençaevolua para um estágio avan-çado, ao ponto de necessitarda hemodiálise e transplante.Sendo assim: Previna-se. Re-alize exames periódicos daurina e dosagem da uréia ecreatinina no sangue. Lembre-se do alerta, sempre. Não ape-nas no dia 11 de março - DiaMundial do Rim.

Sergio Damião Santana Moraes

Valquiria VolpatoExército de um homem só

BLOG: www.valquiriavolpato.blogspot.com

...e Cachoeiro foiparar na avenidado samba! Cantan-do e contando avida de RobertoCarlos, a Beija-Flor,levou para sua qua-dra mais um título do carnaval ca-rioca. Deveras, não observei ta-manha ênfase sobre nossa cida-de, a não ser nas muitas vezesque o nome "Cachoeiro" foi can-tando por Neguinho e seus com-panheiros puxadores de samba.Não, não se trata de crítica ao quefora exposto no sambódromo,muito menos à vida de RobertoCarlos, mas trata-se da vontade eexpectativa que tínhamos (ao me-nos eu tive) e o que foi apresenta-do pelas câmeras da Rede Glo-bo... e falando em Rede Globo, épreciso concordar que o Plim Plimteve uma "suave" contribuiçãopara a vitória. Não, não estou di-zendo que não foi merecida, masquem assistiu viu e se viu não podevendar os olhos ou dizer diferen-te. E em que nos desmereceriaisso? Sou muito mais Cachoeiro(leia-se também Roberto Carlos,afinal ele foi o homenageado)pelo que representa e não pelarepresentação que fazem...

Louros a quem a quem mere-ce, algumas ponderações aindacarece serem ditas. Em meio àempolgação trazida pelo carna-val, recebi, por e-mail, pedido desocorro para não deixar morreraquilo que fora defendido na ave-nida: a cultura Cachoeirense.

O amigo Paulo Henrique Thi-engo escreveu narrando situa-ção difícil em que se encontramlivros antigos "guardados" noCentro Operário, principalmen-te depois das últimas enchen-tes: "Estive lá ontem e retirei osque estavam intactos. Muitosoutros ficaram lá nas estantes, amaioria com cupins e traças. [...]Vou ter que ensacolar e lacrar.Faço isto porque a reforma dotelhado da parte antiga do Cen-tro Operário começa agora, de-pois do carnaval. Se estiver des-telhado e chover, perdemos oslivros. São muito antigos e algunsraros". Enquanto de um lado sefesteja a vitória carnavalesca, deoutro se vive o abandono. Incoe-

rente. É de nossopatrimônio cultural,de nossa históriaque estamos tra-tando. Como épossível que a po-pulação se una

para assistir sua cidade ser "lem-brada" no samba e desapareçaquando é necessário cuidar doque nos é mais íntimo? "Já es-tou cansado disto. São muitosanos de dedicação a uma causasolitária, sem retorno de espéciealguma. [...] A impressora (de1877) do Correio do Sul está emminha chácara, em São Vicente.Deve pesar uns 1.500 kg e foidesmontada e retirada na mão.Isto foi há uns 15 anos! Não hou-ve qualquer interesse em remon-tá-la e colocá-la em local públi-co, onde possa ser visitada e co-locada novamente a funcionar. E,detalhe: Retirei-a do local ape-nas 12 horas antes de ir para oferro-velho!".

O vocabulário se torna escas-so quando é necessário definira luta solitária em prol da cul-tura, da história, da vida: "Ficotriste em ver o matagal no quin-tal da Casa dos Braga". O quenos falta, ainda, para aceitar-mos que a cultura precisa denós e que Cachoeiro é bemmais que um samba enredo?Este exército de um homem só,hoje formado por Paulo Thien-go, precisa ganhar reforços:Pelo Centro Operário, pelos li-vros, pela impressora do Cor-reio do Sul, pela Casa dos Bra-ga, pelas crônicas, pelos poe-mas, pelas músicas, pelas dan-ças, pelo Rio Itapemirim, peloItabira... por nós.

Assim como foi pedido no e-mail, não pretendo aqui eviden-ciar os trabalhos realizados pelosoldado, mas sim dizer que ain-da nos faltam combatentes. E setemos a intenção de vencer aguerra, preparemos JÁ nossasarmas e vamos à luta!

Campanha: quem quiser seunir ao exército dos que estãodispostos a preservar a culturade nossa cidade, favor enviar e-mail para os endereços:[email protected] [email protected].

ASSEMBLEIA GERALORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃOO Presidente da Cooperativa

de Economia e Crédito Mútuo dosEmpregados de Estabelecimen-tos Hospitalares do Sul Do Esta-do do Espírito Santo - SULCRED,CNPJ/MF- 31.746.993/0001-79,no uso das atribuições conferi-das pelo Estatuto Social, convo-ca os senhores associados, quenesta data somam-se 425 (qua-trocentos e vinte e cinco) em ple-no gozo de seus direitos sociaispara se reunirem em AssembleiaGeral Ordinária que por absolu-ta falta de espaço na sede socialse realizará no Auditório Dr. Dal-ton Penedo, nas dependênciasda Santa Casa de Misericórdia,sito à Rua Dr. Raulino de Olivei-ra, 71 - Centro - Cachoeiro deItapemirim - ES, no dia 24 deMarço de 2011. A Assembleia Ge-ral Ordinária realizar-se-á em pri-meira convocação às 15 horas,com a presença de 2/3 dos as-sociados, em segunda convoca-ção às 16 horas, no mesmo dia elocal, com a presença de metademais um do número total de as-sociados, e persistindo a falta dequorum legal, em terceira e últi-ma convocação, às 17 horas, coma presença mínima de 10 (dez)associados a fim de deliberaremsobre a seguinte ordem do dia:

I - Prestação de Contas do exer-cício de 2010, compreendendo:

a) Relatório de Gestão;b) Balanço Patrimonial;c) Demonstração de Sobras ou

Perdas e demais Demonstrativos;d) Parecer do Conselho Fiscal; ee) Parecer de Auditoria;II - Destinação das Sobras;V - Fixação dos valores do pró-

labore e cédula de presença dosmembros do Conselho de Admi-nistração e do Conselho Fiscal;

VI - Plano de Trabalho para oano de 2011;

Cachoeiro de Itapemirim,13, março de 2011.

Itamar Gomes CorrêaPresidente

COOPERATIVA DE ECONOMIAE CRÉDITO MÚTUO DOS

EMPREGADOS DEESTABELECIMENTOS

HOSPITALARESDO SUL DO ESTADO DO

ESPÍRITO SANTO - SULCRED

Page 5: Edição 2048

5GERALES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

Wagner SantosOP: melhor, mas pouco

Não retiro umavírgula das críticasfeitas ontem nacoluna DE FATOsobre o ritmo ina-dequado da exe-cução das obrasdefinidas no Orçamento Par-ticipativo (OP). Mas o que éjusto, é justo e cabe aqui umesclarecimento importante:não foi correto colocar nomesmo patamar as 49 obras,até porque, 20 delas foram es-colhidas no ano passado e,pela natureza do OP, têm todoeste ano para ser executadas,embora ne-nhuma delasna metade doterceiro mêsdo ano tenhasido sequeriniciada.

Sendo as-sim, mudam-se os númerose o retrospec-to da Prefeitura se torna umpouco melhor, embora aindalonge do razoável. Se consi-deradas somente as 29 obrasescolhidas pela populaçãoem 2009, para a execução em2010, pouco mais de 37%delas foram iniciadas ou jáestão concluídas (conside-rando, como fiz, as 49, estenúmero cai para 22%). Ouseja, muito mais do que a me-tade ainda não saiu do papel.

Neste ritmo, de 11 obras porano, vai demorar até 2012para que todas as obras es-colhidas em 2009 sejam aomenos iniciadas. E as de 2010para 2011 então, só em mea-dos de 2014. Inviável. Sobre odinheiro aplicado, R$ 3,5 mi-lhões, em relação do R$ 15milhões separados para asobras representam 23%, o quenão invalida a análise de quesó as obras de menor valor jásaíram do papel.

Na Prefeitura, a informaçãoé de que em dois meses, nomáximo, quatro obras sejamconcluídas. Ainda é pouco. Daía afirmação de que o prefeito

Carlos Castegli-one vai ter mis-são árdua paracumprir, no mí-nimo, a metadedo que lhe foipedido dentro

do prazo.Houve até quem confundis-

se a crítica feita ao ritmo do-lente das obras, como um ata-que à ferramenta de gestão.Não foi. Acho que ela pode darcerto, mas para isso precisacontar com a credibilidade eisso se faz cumprindo o quefoi acordado, nesse caso, a

entrega de obras.De outra forma,

a excelente fer-ramenta de ges-tão transforma-se, na mesmamedida, em equi-pamento paraamplificação ded e s c o n t e n t a -mentos. Não há,

por exemplo, um vereador ver-dadeiramente satisfeito com aescolha popular direta das in-tervenções do poder executi-vo nas comunidades. Esse pa-pel sempre foi deles, histori-camente, embora sua funçãoseja legislar e fiscalizar, nãotocar obras.

Sendo assim, o OP seria epode ainda ser uma mudan-ça de paradigmas. Mas paraisso a população precisa acre-ditar. Até para equilibrar o des-gaste na Casa de Leis. Se issonão acontece, uma boa ideiacorre sério risco de ser joga-da na lata de lixo, e sem direi-to a reciclagem.

Urge que o OP seja tratadocomo prioridade. Hoje não éassim, por mais que queiramdizer o contrário. Talvez se tor-ne daqui em diante. Castegli-one deve se empenhar nissopara que, mesmo não vencen-do as eleições do ano quevem, deixe para a posteridadeuma dos procedimentos maisdemocráticos de definição deprioridades públicas. Que eleseja capaz.

"Não foi corretocolocar no mesmo

patamar as 49obras, até porque,

20 delas foramescolhidas noano passado"

Rotas para contornara cratera na ES 482

O Departamento de Estradasde Rodagem (DER-ES) infor-ma que, em função das chu-vas no Sul do Estado, o trechoda rodovia ES 482, que liga asede do município de Guaçuíao distrito de Celina, está como trânsito interrompido. O De-partamento sugere que os con-dutores utilizem os desvios in-dicados no mapa e pede acompreensão da populaçãoenquanto as providências paraa recuperação da rodovia es-tão sendo tomadas.

O DER-ES salienta que osolo apresenta grande acúmu-lo de água, em decorrência domau tempo, o que dificulta os

trabalhos de recuperação dotrecho. Dessa forma, os mo-toristas que seguem de Ale-gre para Guaçuí devem utili-zar o trajeto indicado em azul;os condutores que seguem deGuaçuí para Cachoeiro, viaApiacá devem adotar o traje-to indicado em preto, confor-me o mapa.

O Departamento de Estradasde Rodagem garante a trafe-gabilidade no desvio utilizadopelos condutores que seguemde Alegre para Guaçuí. O tre-cho possui 12 quilômetros nãopavimentados. No entanto, ape-sar das chuvas, as equipes deconserva do DER estão atuan-

do para garantir a trafegabili-dade.

A instrução é que os moto-ristas utilizem a ES 482 até Ce-lina, e sigam pela ES 387 até odistrito de Pratinha do Joceli-no. De lá, o condutor seguepela ES 185, no sentido Sul, atéGuaçuí. Este trajeto tem apro-ximadamente 36 quilômetros eaumenta o percurso em 40 mi-nutos.

O Departamento atua na re-gião em regime de plantão.Foi instalada uma passarelapara pedestres no local dorompimento da ES 482, comintuito de minimizar os impac-tos causados pelas chuvas.

Desvio por Apiacá : 98,4 Km de extensão, pavimentados.Desvio por Pratinha do Jocelino: 36,8 Km de extensão, sendo 28 Km pavimentados.

Deslizamentos: Prefeitura faz plantãoApós o decreto de situação

de emergência desta sexta-feira (11) em Cachoeiro deItapemirim, a prefeitura con-tinua o monitoramento dasáreas de risco e o atendimen-to às famílias afetadas pelasfortes chuvas da região.

O plantão vai reunir as se-cretarias municipais de Ser-viços Urbanos, de Obras ede Interior. As secretariasatuam no sábado e no do-mingo, das 7h às 16h, e po-

dem ser acionadas via DefesaCivil e Corpo de Bombeiros,pelos telefones 199 e 193.

As quatro pontes danificadasno município já estão receben-do reparos. São trechos muitousados para escoamento de pro-dução agrícola. Das duas pon-tes no distrito de Pacotuba, nalocalidade de Banca de Areia,uma tem acesso possibilitadoapenas para veículos pequenos.A outra está interditada.

As localidades de Monte Líba-

no e São João da Lancha, cin-co distritos e 31 bairros foramafetados. Foram registradosdeslizamentos no distritos deBurarama, Itaoca e Gruta, nalocalidade de Monte Líbano enos bairros Novo Parque, AltoUnião, União, Teixeira Leite,Parque Laranjeiras, Bela Vis-ta, Amaral, Coramara, AltoAmarelo, Amarelo, CoronelBorges, Rubem Braga, Bai-minas, São Lucas, Aeroportoe Village da Luz.

Page 6: Edição 2048

6 SOCIAL ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

Rasgando o verbo

Parabéns a Beija Flor de Niló-polis, pelo título, e também peloreconhecimento ao valor donosso prodígio Roberto Carlosno cenário nacional.

Carnaval com chuva ninguémmerece... mas ainda assim, as ruasde Iriri, balneário de Anchieta-ES,estiveram, como sempre, lotadas!

Violência no trânsito foi a mar-ca registrada do período de car-naval em todo o país. A folia maisimprudente dos últimos 4 anos.

O melhor do Brasil vem aí! MCFrank, ao vivo, dia 26 de março noEspaço Cacique. Só podia ser maisuma do nosso amigo Bruno.

Banda Os Carreteiros, mais umavez, fez grande apresentaçãocom casa cheia no Bailão Serta-nejo. Parceria de sucesso!

Rogério Burock fazendo penitênciareligiosa na quaresma... pretende fi-car sem ingerir bebida alcoólica, e tam-bém sem freqüentar noitadas no perí-odo. Essa eu quero ver! Rs.

Já descobri... o nome do mora-dor do bairro IBC que anda que-brando a rua para desviar o escoa-mento de água das chuvas da rotade sua residência!

Atenção senhor vândalo, a rua é pú-blica, e depredar patrimônio público écrime! Se hoje carros quebram, e mo-radores reclamam daquele buraco, aculpa é sua!

Na próxima terça-feira (15) temsessão ordinária da Câmara Muni-cipal, a partir das 14h.

Ficamos por aqui meus amigos. For-te abraço a todos e até semana quevem, fiquem com Deus.

por Jackson Soares publicitário e jornalista ([email protected])

(28) 9976-8914 / (28) 3517-9194 / (28) 3515-1067

PosseMais dois aprovados no concurso público da Câmara Municipal tomaram

posse, na semana passada, em seus respectivos cargos no legislativo ca-choeirense. O procurador Dr. Pedro Henrique Ferreira Vassalo, e a serven-te de limpeza Silvia Carla Telles dos Santos. Boa sorte aos novos efetivos dacasa de leis!

MC FrankEstá chegando o grande dia! O

Melhor do Brasil, MC Frank, vem aCachoeiro para uma super apresen-tação, no próximo dia 26, no Espa-ço Cacique. Também agitam a festao MC Mangaba e o grupo Danadosdo Samba. Só podia ser mais umado meu amigo e empresário Bruno.Não percam essa super festa!

RessacaProjeto Feijoada e Danados do

Samba, acompanhados de Dj's,serão as atrações de mais umsuper evento realizado pelo Ata-lanta Mega Show, na próximasexta-feira (18). O evento, bati-zado de ressaca de carnaval, tráso melhor do samba e do pagoderegional e também os hits mais to-cados do momento na boate dacasa de show. Esperamos vocêslá, no Atalanta, em Castelo, napróxima sexta às 22h!

SaudadeNesta segunda feira, dia 14 de mar-

ço, nosso querido amigo, e irmão,Ludson Zerbone Machado, comple-ta 1 ano de falecimento. Ele foi vítimade um violento acidente de trânsitoquando voltava de uma festa em Car-doso Moreira - RJ. Eu, que vos es-crevo, digo: "Não há um só dia emque eu não me lembre de você par-ceiro, das coisas maravilhosas quevivemos em nossa infância e juven-tude. E sinto que nem tão cedo, enem tão tarde, vou conseguir supe-rar a falta que você me faz. Peço aDeus que me acostume logo à suaausência, pois até hoje, não enten-do, não aceito e não quero acreditarque você foi embora. De coração tedesejo toda a paz que Deus possa tedar. Qualquer dia amigo, a gente vaise encontrar"...

Page 7: Edição 2048

Cachoeiro de Itapemirim, Domingo, 13 de março de 2011. Edição 154

Fotos: Divulgação

DUDA CANTA "O CÉU DE CACHOEIRO"

Semana do teatro e da dançaSemana do teatro e da dançaSemana do teatro e da dançaSemana do teatro e da dançaSemana do teatro e da dança

A partir da próxima quinta-feira a produção local de tea-tro e dança estará em evidên-cia. É que começa a quartaedição do Festival de ArtesCênicas de Cachoeiro de Ita-pemirim (IV FACCI).

O evento acontece no Tea-tro Municipal Rubem Braga ese estende até o dia 23 (vejaa programação no quadro).A entrada é franca.

Participam os grupos teatraisSabiá, Anônimos, Personalida-des, ELA, De Palco & Cia, eainda os de dança King ofDance e Cia Khalil de Dançado Ventre.

Eles fazem parte da associa-ção local Asteca e são patro-

cinados pela lei de incentivocultural Rubem Braga, da Pre-feitura de Cachoeiro.

"Todos puderam contar comuma verba para produzir seuscenários e figurinos, proporcio-nando desta maneira espetácu-los mais elaborados tecnicamen-te", enfatiza o produtor executi-vo do evento Lucimar Costa.

Ele ainda atua na peça oficialda Asteca, que vai abrir o Festi-val, O Burguês Ridículo, clássi-ca comédia do cultuado drama-turgo francês do século 17 Mo-lière. A montagem conta com aparticipação de artistas de todosos grupos da Associação.

Os atores cachoeirenses des-tacam a importância do FAC-

10

Programação:Dia 17 (quinta-feira):19:30h - O Burguês Ridículo

(Espetáculo Oficial da ASTE-CA)

Dia 18 (sexta-feira):19:30h - Emily (Grupo Sabiá)21h - Bubões - O Teatro e a

Peste (Grupo Anônimos)

Dia 19 (sábado):19:30h - Juízo Final (Grupo Per-

sonalidades)

Dia 20 (domingo):19:30h - Sonhos Iguais (Grupo

de Dança King of Dance)

20h - Para Acabar Com O Jul-gamento de Deus (Grupo Anô-nimos)

Dia 21 (segunda-feira):15:30h - A Menina do Cabelo

Pixaim (Grupo ELA) - infantil

Dia 22 (terça-feira):19:30h - Filhos do Medo (De

Palco & Cia)21h - Arte e Existência (Grupo

Anônimos)

Dia 23 (quarta-feira):19:30h - Mabruk (Cia Khalil de

Dança do Ventre)

4º FACCI (Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim)De 17 a 23 de março, no Teatro Municipal Rubem Braga

Entrada gratuita

CI. "Esse festival nos possibi-lita experimentar novas práti-cas dentro das pesquisas quetemos enquanto grupo de tea-tro. Estamos aproveitando ummomento de respaldo para fa-zer arte com profissionalismoe incentivo em nossa cidade",avalia Luiz Carlos Cardoso,representante do Anônimos.

O objetivo da Prefeitura como apoio ao evento é contribuirpara a popularização do tea-tro, a formação de novas pla-teias, segundo o subsecretáriode Cultura Genildo CoelhoHautequestt Filho. "Isso é defundamental importância paraa consolidação da cultura nomunicípio", diz.

4ª edição do Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro oferece 7 dias de peças gratuitas no Teatro Municipal, com apoio da Lei Rubem Braga

Fotos: Divulgação

Page 8: Edição 2048

Regina Martins Carlette

AGENDA

Em noite chique de muita celebração, CaL MarnyCheim e CL Sérgio Luiz de Oliveira Malheiros

Na comemoração do niver de Nelsinho Somcara presença do casal Antonieta - Luiz Valim

Lina Dórea Wilken, 4 anos,netinha de Regina - Hélio Dórea

01) REGISTROS > Hoje, na SantaMissa, celebra-se o I Domingo daQuaresma e os católicos reverenciamos Santos: Rodrigo, Modesta, Cristi-na, Nicéfaro, Patrícia e Eufrásia. / EmSalvador-BA, em 1992, falecia a IrmãDulce: "Quando nenhum hospital qui-zer aceita mais algum paciente, nós oaceitaremos: esta é a última porta enão posso fechá-la."

02) PARABENS ... > ... da colunapara os aniversariantes de HOJE (13/03): CaL Alice Carreiro Moulin, doLions Cachoeiro / Empresário de sho-ws e sonorização Egildo Araújo / Ve-nerável Vanildo José Partelli (nosso"Jacaré") Prefeito de Vitória, JoãoCoser (PT), hoje, reúne parentes eamigos para comemorar seu aniver-sário de 55 anos../ * De AMANHÃ,Dia Nacional da Poesia: Cal Rogériado CL Juarez Albernaz / Na capital,Helenice, Sra. Paulo Renato Fonse-ca / Aline Michelle, filhota da DM Ana -CL Tierres Faria /No Rio, Gilson Gui-lherme de Oliveira Andrade.

03) DIOCESANA > Rádio Diocesa-na-960 AM está completando, esteano, 18 anos de atividades. Trata-seé uma entidade sem fins lucrativos,pertencente à Diocese de Cachoeiro,tendo como principal propósito evan-gelizar, informar, formar e educar atra-vés de uma programação comprome-tida com a formação cívica, moral ecristã da sociedade, sem abrir mão docompromisso ético. Dirige aquela emis-sora, da qual integramos a sua equi-pe esportiva, o Padre Schuenck.

04) ABASTECIMENTO > Tendo emvista os impactos provocados pelaschuvas sem nossa cidade e distritos,nos últimos dias, a FOZ DO BRASILestá esclarecendo que desde o co-meço desse período chuvoso, nãohouve, nem há previsão de haver di-ficuldade no abastecimento de águano município. E mais ainda: nem mes-mo a captação de água para trata-mento foi prejudicada.

05) FRATERNIDADE > Hoje, na ca-pital, o governador Renato Casagran-de tem agenda no Palácio Anchieta, masisto do lado de fora do prédio governa-mental, onde estará na abertura daCampanha da Fraternidade // Já o Ar-cebispo de Vitória, Dom Luiz MancilhaVilela, amanhã, estará na Assembléiapara audiência pública às 18 horas,quando falará sobre esta Campanha daFraternidade deste ano, que tem comotema a preservação do meio ambiente.

06) INAUGURAÇÃO > Com um co-quetel, os advogados Drs. ChryschPeixoto Cintra; Marco Dardengo eBruno Altoé estarão promovendo ainauguração de sua nova banca ad-vocatícia, dia 31 do corrente as19h30m na Galeria da Renê Empre-endimentos Imobiliários, sala 202.

Elyan Peçanha Bruno Menezes

Miro Produções

A marca da empolgação cacMartins, deslumbrante e chcampeão da Escola Beija F

MAGALI: Emoçõe

Elyan Peçanha

A estampa de 50 anos de felicidades conjugais:DM Maria Celita Petri Fiório - CL Jerso Fiório

Elyan Peçanha

8 ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011SOCIAL

Page 9: Edição 2048

9SOCIALES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

TEMPERATURA MÁXIMA

Nossa Musa Verão/2011,Tatiana Scaramussa

Franciane Paves, Miss ES

Noite de Baile de Gala: CaL Rogéria Ramium -aniversariante de amanhã (14) - e CL Juarez Monteiro Albernaz

Em manhã de comemoração nas Águas Clarasda Gruta, casal Irene - Pedro Camargo Turini

Aniversariante de amanhã (14) Aline Michelle como namorado Fábio (C) e o irmão Tierres Jr. (E)

Hoje ponto alto da 101ª Festa dasCanoas, em Marataízes: 09h - Pro-cissão terrestre e marítima; 16h - ArtSamba; 21h - Black Sete e 23h -Flesh Martins. // Na última sexta-feira,dia 11, comemorou-se o Dia Mundial doRim e para marcar a data, o HospitalEvangélico - HECI promoveu uma pa-lestra - com entrada franca - com o ne-frologista Sergio Damião com o tema"Prevenir é Melhor do que Remediar". // A ministra capixaba Iriny Lopes farápronunciamento no dia 16 na TV,em torno do Dia Internacional daMulher: vai falar na erradicação damiséria e na autonomia financeiradas mulheres. // Empresário gráficoLuiz Bandeia esquentando as turbinaspara a realização II Feira das Noivasno UNIMED HALL do Shopping Sul elançamento do Guia Noivas. // O ma-rketing do BANESTES vai contarcom a experiência e o profissiona-lismo de Margô Devos, convidadapelo presidente da instituição, Bru-no Negris: já atuou no DETRAN ena Rede Vitória. // Marilene e RonaldoDepes inauguram quarta-feira (16) àsoito da manhã, em nossa cidade, sua"Vila Aconchêgo", no bairro São Geral-do. // A 47 ª Campanha da Fraterni-dade 2011 acaba de ser aberta, ofi-cialmente, pela Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil (CNBB)que tem por tema: "Fraternidade ea Vida no Planeta" e lema: "A cria-ção geme em dores de parto" (Rm8,22). // Dia 16, em Cachoeiro, aconte-ce a Assembléia Geral para eleição donovo Conselho do SICOOB-SUL, con-correndo duas chapas, encabeçadas,respectivamente pelo Dr. Adilon Marchi-ni e pelo atual Presidente, Rubens Mo-reira.// A 26ª edição da Expoagro deJaqueira, interior de PresidenteKennedy, começa na próxima quar-ta-feira (16). Os cantores Sérgio Reis(19) e Daniel (19) são os destaquesda programação, que conta aindacom rodeio e concurso leiteiro. //Deputado Camilo Cola retornou do nor-te do país onde foi conhecer o municípiode Redenção (PA), a convite do depu-tado Giovanei Queiroz (PR) que é autorde projeto que cria um novo estado bra-sileiro, o estado de Carajás que sairiado Pará. // Após mais de três mesesna Califórnia (EUA), o ex-governa-dor Paulo Hartung (PMDB) retornaao ES, na próxima sexta (dia 20),sem festa, como uma "pessoa nor-mal". // A deputada, vice-presidente daCâmara Rose de Freitas (PMDB), em-barca dia 18 para o Canadá, onde vaiacompanhar o nascimento da primeiraneta. // Um Bom dia Especial para oVenerável da Loja Universal V, Va-nildo José Partelli, aniversariante. // Elyan Peçanha (28) 9222-4621.

Caçadores/ELYAN

Toninho Carlos

Elyan Peçanha

choeirense com Magali Dutraheia de emoções, no desfilelôr, na Marques de Sapucaí

ões na Beija Flor!

Elyan Peçanha

Jaraguá Elyan

Seleção HD

Page 10: Edição 2048

10 CULTURA ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

TTTTToda a poesia de Duda Foda a poesia de Duda Foda a poesia de Duda Foda a poesia de Duda Foda a poesia de Duda FelippeelippeelippeelippeelippePrestes a completar oito anos

de estrada, a cantora, compo-sitora e instrumentista cacho-eirense Duda Felippe lançouem dezembro o primeiro CD.O álbum, intitulado "O Céu de

Cachoeiro", tem o apoio da LeiRubem Braga. São 15 faixas,nas quais a artista deixa aflo-rar toda a sua sensibilidadeatravés da poesia."São canções que falam das

coisas mais importantes davida, que na correria do dia adia são deixadas para depois,como a paz que encontramosno amor verdadeiro, amizadesincera, natureza, por exem-plo", explica.Na última, que dá nome ao

CD, ela homenageia sua ci-dade natal com uma criativaletra.Duda busca inspiração prin-

cipalmente na MPB, no poprock, no forró pé-de-serra, re-ggae e axé. Eclética e com vozmarcante, produz, além dasmúsicas próprias, um repertó-rio de covers variado, mas semdeixar de lado o bom gosto.Com isso, conquistou um pú-

blico fiel na região e é muito re-quisitada, junto com a sua ban-da, para apresentações nos pal-

cos das principais casas sulinas.À frente do vocal, violão e da

gaita, acompanhada por guitar-ra solo, baixo, percussão, ba-teria e teclado, costuma mos-trar todo o seu talento na noitecachoeirense, do litoral, do in-terior e também da capital.O próximo passo de Duda

agora é o segundo CD. Ela jáestá em estúdio e tem quatro

músicas finalizadas. Porém, aprevisão para o lançamento doálbum, segundo a artista, é2012.Duda também pretende pro-

duzir um DVD do trabalho "OCéu de Cachoeiro". Mais de-talhes do projeto, promete ela,serão divulgados em breve.Contato para shows: (28)

3515 0592 ou 9921 9551.

Cantora, compositora e instrumentista lançaprimeiro CD, "O Céu de Cachoeiro", trabalho

autoral em que, além da sua cidade natal, exaltao amor verdadeiro, a amizade e a natureza

Divulgação

Page 11: Edição 2048

ES de Fato, Domingo, 13 de Março de 2011

Aluga-se uma casa com 2 quartos, sala,cozinha, banheiro e garagem. Próximoa Praia da Cruz em Marataízes. Tratar:(28) 3522-1500, falar com Marlete.____________________________________________

MARATAÍZES -TEMPORADA CIDADE NOVA

Alugo apartamento térreo com 3 quar-tos, sala, copa, banheiro, cozinha, áreade serviço (fechada), varanda, garagem(interna) para 2 automóveis. Todo mo-biliado. Tel: (28) 9985-7080._______________________________________Compro lote de 100m² na periferia. Tel:8804-7644._______________________________________Aluga-se apartamento e quitinete emfrente ao colégio Inah Werneck, noAquidaban. "NÃO COBRAMOS CONDO-MÍNIO". Tratar com Geraldo ou Néiapelo tel: 9959-6393 / 9956-2073 / 3522-0287.________________________________________

MARATAÍZES / CARNAVALCasas mobiliadas. Marcar dias, reser-vas na Cidade Nova. Tel: (28) 3532-3209.__________________________________________

MARATAÍZESApartamento 2 e 3 quartos na CidadeNova, aluga-se mensal ou anual. Tel:(28) 3532-3209._______________________________________

MARATAÍZESSAIA DO ALUGUEL

Lotes planos com escritura, próximo apraia. Financiamento que cabe no seubolso. Ligue e comprove. (28) 9971-8727 / (27) 9844-2820.__________________________________________Alugo um apartamento na cidade novaMarataizes (rua da igreja católica), com2 quartos, suíte, sala, cozinha, terraçocom ampla área de serviço, vaga de ga-ragem para dois carros, varanda comvista para o mar, à 50 metros da praia.Obs: rua calçada. Tel: 3521-4417.__________________________________Aluga-se uma sala comercial na RuaBernardo Horta, 304, 1º andar, bairroGuandu. Tratar com a Senhora Mariadas Graças. Tel: (28) 3522-6849.______________________________________Alugo apartamento de um quarto e de-mais dependências com mobília (opci-onal), próximo ao Hospital Evangélico/Detran/Receita Federal. Tel: (28) 9885-1480 / 9945-4629 / 9884-6900 / 3517-2636.______________________________________________Alugo um galpão grande na entrada daVila Rica. Contato pelo telefone 3521-4417.___________________________________Alugam-se apartamentos no centro, ruaAlziro Viana, com 2 e 4 quartos e demaisdependências. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________Aluga-se casa na Rua Coronel Borges,nº 04, com 3 quartos. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________MARATAÍZES - Apartamentos com 2,3 e4 quartos todas as dependências. Bair-ro Cidade Nova, aluguel mensal ou anu-al. Tratar (28) 3522-5069.__________________________________________Alugam-se salas comerciais, na rua Mo-

reira, Independência. Tel: 28 3522-2969 ou 3515-1670.

Vende-se uma casa com 3 quartos comsuíte, 2 banheiros sociais, 2 garagenscobertas toda em granito. Financia-sepela Caixa Econômica. Tel: 9963-0111._________________________________________________________Compra-se terrenos com escrituras de200m² ou maior. Tel: 3521-1665 / 9253-2570._________________________________________________

MARATAÍZESVendem-se lotes na Cidade Nova, pró-ximo ao asfalto. Tel: 9952-1578 / 8809-0812._____________________________________________________

MARATAÍZESVende-se uma área de 21.000 m². Pró-ximo a praia. Tel: (28) 9952-1578 /8809-0812.__________________________________________

MARATAÍZESVendem-se lotes na Cidade Nova. Tel:(28) 9952-1578/ 8809-0812.______________________________________

PRESIDENTE KENNEDYLote na praia de Marobá com 420 m².Tel: (28) 9952-1578/ 8809-0812.________________________________________

MARATAÍZESVende-se lotes na Lagoa do Siri, 300m². Tel: 9952-1578 / 8809-0812._______________________________________

MARATAÍZESVende-se 2 casas na Cidade Nova. Tel:9952-1578 / 8809-0812._____________________________________

MARATAÍZESVende-se lote de 450 m². Tel: 9952-1578 / 8809-0812.________________________________________

MARATAÍZESVENDE-SE 3 CASAS PRÓXIMO AO CEN-TRO DE MARATAÍZES. TEL: (28) 9952-1578 / 8809-0812._________________________________________Vende-se uma casa no bairro GilsonCarone com 3 quartos, sala, cozinha,banheiro e terreno escriturado. Tel: (28)3511-0657 / (28) 9959-1638.__________________________________________

MARATAÍZESMansão 720 m², piscina, sauna, jardim,2 andares, 3 quartos, suíte, sala com trêsambientes. Estudo negócio. Tel: (28)8113-3081._________________________________________Vende-se um prédio com 3 andares - 3apartamentos - com 2 quartos, 1 sala,cozinha, banheiro, área de serviços,precisando fazer reforma. Valor de R$100.000,00. Aceito carro no negócio.Tel: (28) 3518-5809 / 9962-0933 comArthur._____________________________________Vende-se terreno com casa, precisan-do de reforma, com 4 moradias, comfrente para duas ruas: Basílio Pimenta ePedro Estelita Herkenhoff. Valor R$40.000,00 aceito carro. Tel: (28) 9962-0933 / 3518-5809 com Arthur.____________________________________VILA RICA - vendo apartamento, novo,amplo, com 2 quartos, sala para 2 ambi-entes, banheiro social, cozinha, área deserviço, garagem, vista panorâmica. R$92 mil - não financia Caixa. Falar comRoberto: 9253-5734.

_____________________________________2 lotes de 296m², Itapemirim, bairro Ma-raguá. R$ 20.000,00, próximo a praia.Contato 9952-1578 / 8809-0812.__________________________________________Vende-se no Belvederi, em Marataízes,logo na chegada perto do Centro, aolado da torre da Telemar, uma casa comregistro e escritura com tudo pago, comuma suíte, sala, cozinha, fogão a lenha,varanda, quintal para construção, ár-vores e toda com cobertura de telha porR$ 40.000,00. Tel: 3532-2610_________________________________________Vende-se uma casa em Marataízes, logona entrada em Belvederi com 3 quartos,sala de visita, sala de jantar conjugada,cozinha, 2 suítes, 1 banheiro e gara-gem para 2 carros, pronto para mudar,ônibus circular na porta e documentosem dia. R$ 85.000,00. Tel.: 3532-2610._________________________________________

BARRA / MARATAÍZESVendo uma casa simples de laje. 1ºpavimento 6 cômodos, com quintal,sem garagem, na Barra de Marataí-zes. Próximo da praia. Aceita trocapor outra em Cahoeiro. Tel: (28) 9974-5209 (Chico / Terezinha).____________________________________Vende-se um imóvel rural com 80.900m², perto do centro de Vargem Alta. Tel.(28) 3521-0410 / 9981-7876._____________________________________Vende-se um galpão de 1200 m² em Ita-óca (Pedra), distrito de Cachoeiro deItapemirim-ES, no Centro, rua AdemarCosse. E mais dois lotes laterais com 400m² com água, energia, esgoto, telefone,calçamento e documento. Tel: (28)3522-4528 (das 8h30 às 11h00).______________________________________Vende-se uma propriedade rural com30 alqueires, nascente, casa e curral,em Palmeiras, município de Muqui. Tel.9959-1638.___________________________________

OPORTUNIDADESVendo sítios e chácaras na região deCachoeiro. Sítio com 5 alqueires, forma-do; chácara de meio alqueire e sítio de6 alqueires. Tenho outros imóveis ru-rais no sul do estado. Contato: Gilberto(27) 9986 2827 [email protected].___________________________________Vendo um apartamento em Marataízes,localizado na Cidade Nova (rua da igre-ja católica), com 2 quartos, uma suíte comvaranda de vista para o mar, banheirosocial, sala, cozinha, ampla área de ser-viço no andar de cima, 2 vagas de gara-gem, ótimo preço, R$ 66.000,00. Tele-fones 9254-4848 ou 9904-6822 ou3521-4417.________________________________Vende-se uma propriedade rural com 4alqueires, no lugar Estação de Sotur-no. Valor R$ 90.000,00. Tel: (28) 9959-1638._______________________________________Marataízes 03 casas com garagem, jar-dim, murada, por R$120.000. Cel: (28)92738313. Motivo: mudança.____________________________________Vende-se uma casa no bairro Amarelocom 2 quartos, sala, cozinha, banheiro,2 áreas de serviço e quintal. Tratar notelefone 3522-8861._________________________________Vende-se uma área de 600 metros, com50 metros de fundo e 12 de frente. Nelaa uma casa de 7 cômodos, garagem para2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica

localizada no Distrito de São Joaquim.Contato 9903-8370.____________________________________________Vende-se uma casa no bairro Corama-ra com 2 quartos, sala, copa, cozinha euma área. Ótima localização, perto doponto do ônibus. Preço a combinar.Fone: 9901-2333 falar com Marcelo.__________________________________________Vende-se propriedade rural, 8 alquei-res, na Br 101, município de Mimoso doSul. Interessados ligar para tel: 3521-2737 / 9959-1638.___________________________________________Vende-se um sítio localizado no córre-go da prata, município de Castelo, com18 mil pés de café produzindo, 2 casas,terreiro de cimento para café e nascen-te, contatos (028) 3522-0039 / 3522-4670 / 9881-0976.__________________________________________Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximo aLagoa de Siri, em Marataizes, a 50 me-tros da praia, asfalto na porta. Somenteinteressados 9923-6754 e falar comCássio.___________________________________________Vende-se um terreno no Agostinho Si-monato, 340m² com IPTU em dia. Falarcom Rosana 3518-9087 ou 9955-5083._______________________________________________Vende-se um ponto comercial na LinhaVermelha, no Ibitiquara (entre o Tiro deGuerra e o Detran). Interessados ligardas 12h00 às 22h00 para o fone (28)9919-5221.__________________________________________Vendo um sobrado, 2 residências, 2 ga-ragens e um terraço. Rua Coronel Lo-bato, s/nº, Em frente à lavanderia em Mu-qui. Tel: (28) 3554-1332.__________________________________________Vendo terreno na rua Aroldo Pastro -Basiléia. Tratar Fone: (28) 35222-7530.__________________________________________Vendo lote no KM 90 c/ 850m², 22 me-tros de frente ótima topografia, vistamaravilhosa, troco por carro, moto,sítio ou casa na praia. R$ 60.000,00.Contato 9938-7588/ 3521-2410._________________________________________Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte, sala02 ambientes, coz., área de serviço,garagem, varanda, terraço c/ box deserviço, piso todo em granito. Prédionovo. R$ 120.000,00. Contato 9938-7588/3521-2410.______________________________________Vendo um apartamento na avenida Jo-nes dos Santos Neves, nº 66, próximoao Perim Supermercados. Com 3 quar-tos, sala grande, copa, cozinha, áreade serviços com banheiro. (sem taxa decondomínio). Ótimo preço! Contatos no

tel: (28) 3521-4417 ou 9254-4848.

Vende-se uma máquina Canon EOS Re-bel 2000 (analógica) portando lente 28-90mm e alça, valor R$ 500,00. Tel. (28)9966-8331._______________________________________Compro uma geladeira usada e um fo-gão. Tel. (28) 9966-8331.__________________________________________Unidade de Saúde precisando de ca-deiras, ventiladores e poltronas para opúblico. Tel: 8804-7644.__________________________________________________Vende-se um computador completo Win-dows Profissional XP, HD 80, 512 memória,monitor 17 polegadas LG, teclado e mou-se, uma geladeira Consul, uma impressoramultifuncional HP, leve de brinde um filtrode louça, preço a combinar. Falar com Lu-ciana Maximo, (28) 98837453.__________________________________________Vendo geladeira, fogão, armário, sofá,mesa com 4 cadeiras, rack e mesa de cen-tro. Contato: (28) 9271-2414._______________________________________

AULAS DE REDAÇÃOPara aprimoramento pessoal, vestibula-res e concursos. Aulas personalizadas,com melhora expressiva na interpretaçãoe desenvolvimento de textos. (28) 3511-7080 / 9905 1903._______________________________________Vende-se Contener 20 litros de Nitrogê-nio Liquído HCN-20, vem com 6 copos novalor de R$ 1.500,00 (que pode ser utili-zado pra laboratório de fertilização de ani-mais). Falar com Gina (28) 9985-9592 ou3522-9544._____________________________________Vende-se Balança Balmak Antropometri-ca capacidade 150 kg no valor de R$300,00. Falar com Gina (28) 9985-9592ou 3522-9544.__________________________________Vendo balcão vidro temperado, 4 mts,tipo farmácia, R$ 1.000,00 e vidros deprateleira, 20 cm por 80 cm, com canto-neiras, R$ 20,00. Tel.: 9956-9005, falarcom Cristina ou Emerson._______________________________Ofereço-me para trabalhar de chur-rasqueiro e cozinheiro. Precisando ésó ligar. Tel. (28) 9974-5209. Falar comChiko._________________________________________Vende-se ou troca-se uma máquina deSorvete Expresso Soft Italianinha, semi-nova, único dono, com nota fiscal, no va-lor de R$ 15.000,00. Contato 9926-5677

OPORTUNIDADETRABALHO A PARTIR DE

CASA. ÓTIMOS GANHOS,COM TREINAMENTO. CON-TATO (28) 3522-0189 / (28)9968-6955 / (28) 9917-6257.

LOTES FINANCIADOSÀ VISTA A PARTIR DE R$

5.000,00 OU FINANCIADOSCOM FINANCIAMENTOPRÓPRIO - PARCELAS APARTIR DE R$ 250,00. Tel.3511-3885 / 9976-0700.

ou 3521-1804, falar com Luciano.____________________________________Vendo um par de alianças, ouro 18 quila-tes, novas, com garantia. Tratar (28) 3522-4692.______________________________________

TIAGO ALVESSonorização & Eventos

Tudo para sua festa, casamento, pa-lestras e eventos em geral. Contato:tiagoalves_eventos@ hotmail.com. Tel.9946-8894 ou 3511-8077.

Vende-se uma CB 300 2010 dourada, comABS. Tel: (28) 9982-0811.__________________________________________Vende-se Volkswagem Saveiro, ano 97/98, motor 1.6 AP, cor vermelha. Carro in-teiro, com alarme e travas elétricas, ban-cos de couro, faróis de neblina, rebo-que, capota marítima, rodas de liga levee aro 15. R$ 14.500,00. Tratar com Jack-son (28) 9976-8914.____________________________________________Vende-se um Vectra GLS, branco, ano 97,motor 0 KM, completo, 2.0, 8 V. Tel. 8111-9586 / 9979-5792, valor a combinar.___________________________________________________Vende-se um Golf 2004, 1.6, branco, aro17, central multimídia, xenon. Tel. (28)9985-2481, Cassio Guio._________________________________________________Vende-se uma Towner com kit completocom hot dog. Falar com Rodrigo ou Gilma-ra. Tel. (28) 9921-9795._____________________________________________Vende-se um Chevete ano 1976, todo ori-ginal, mecânica e lanternagem 100%,pneus semi-novos. Tel: (28) 9885-8413._______________________________________Vende-se Gol CL, ano 88/89, motor AP,gasolina e kit gás, vidro elétrico, cor azul.Tel. (28) 9964-3087, falar com Vitor._________________________________________Vende-se um Peugeot 206, ano 05/06,prata Feline, 1.6, 16v, flex, com ar digi-tal. Tel. 9961-8691.____________________________________Vende-se um Gol, 98, completo (excetovidro elétrico), branco, duas portas, 1.8,motor AP, roda 15. Tel. 9923-9390 ou3539-3095.____________________________________Vende-se uma Twister, preta, com 15 milkm rodados, documentação em dia, 2007.Valor R$ 7.500,00. Falar com Nei no tele-fone 9986-6510.______________________________________Vende-se uma CB 500, ano 01/01, docu-mentação ok, revisada, pneus novos, R$12.300,00. Tel. (28) 9886-2552.___________________________________Vende-se um carro Corsa Sedan, bran-co, com 4 portas, trava e alarme, 1.0,em ótimo estado, 2001, em conserva-ção. Tel. 9882-9791.___________________________________________Vende-se uma MB 1313, ano 75, Conta-to: (28) 9985-6039 / 3522-0039.

MARATAIZESLOTES FINANCIADOS - FI-

NANCIAMENTO PRÓPRIOPARCELAS A PARTIR DE R$162,00 MENSAIS - LIGUE EAGENDE - 3532 1810 - 99893178 - 3511-3885.

Vende-se um Gol 96 (bolinha),vinho, duas portas, motor AP,1.8, em bom estado de conser-vação. Documentação em dia.Completo (exceto ar). Valor R$10.700,00. Contatos: 9924-7328 / 9965-5415 / 3521-8874,falar com Wagner.

VILLAGE MARATAIZESLOTES EM CONDOMINIO FECHADO - ÓTIMA OPORTUNI-

DADE DE TER SUA CASA NA PRAIA COM SEGURANÇA OANO INTEIRO. VILLAGE MARATAIZES A 250 METROS DA PRAIA,TOTAL INFRA-ESTRUTURA - PORTARIA 24 HORAS, PISCINA,CAMPO SOCIETY,SQUASH,SAUNA,SALÃO DE FESTAS.

VENDAS D&C IMÓVEISWWW.DEC-IMOVEL.COM.BR

28-3511-388528-9976-0700

Page 12: Edição 2048

12 CLASSIFICADOS ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

Page 13: Edição 2048

13CLASSIFICADOSES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

Page 14: Edição 2048

14 CLASSIFICADOS ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

CASA

Aut: 5386- Marataizes-Barra-Casa no térreo c/ varanda, sala, 02quartos sendo uma suíte, banheirosocial, copa, cozinha, área de servi-ço e garagem. Escritura do terreno ecasa averbada. R$ 90.000.00

Aut: 5673- Marataizes -Barra-Casa no 2º andar. C/ varanda, sala,03 quartos sendo uma suíte c/ closete banheira, banheiro social, copa,cozinha, área de serviço, terraço todocoberto c/ churrasqueira, fogão alenha e banheiro. Escritura do terre-no e casa averbada. R$ 135.000.00

Aut: 5388- Marataizes- Belvede-re- Casa c/ sala, 02 quartos, banhei-ro social, cozinha, área de serviço equintal. Escritura do terreno. R$45.000.00

Aut: 5697- Marataizes- CidadeNova-Casa de 02 pav. 1º c/ sala,varanda, 03 quartos, banheiro soci-al, copa, cozinha e garagem. 2º c/sala, varanda, 02 quartos, corredor,banheiro social e área de serviço todaazulejada. Recibo de compra e ven-da. R$ 120.000.00

Aut:5698- Marataizes- CidadeNova-Casa de 2 pav. 1º c/ sala, 02quartos, banheiro social, cozinha,área de serviço e garagem p/ 03 car-ros. 2º C/ sala, varanda, 03 quartos,banheiro social, copa, cozinha e áreade serviço. Escritura do terreno. R$120.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO–- LAZER – SEGURANÇA – TOTALINFRA-ESTRUTURA – FINANCIA-MENTO DIRETO COM PRÓPRIETA-RIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5873-Itapemirim-Itaoca-Casa c/ sala, varanda, 03 quartossendo uma suíte, copa, cozinha, ba-nheiro social, área de serviço e quin-tal e um duplex em construção c/ 42m²,c/ 02 quartos, sala, cozinha e áreade serviço. Escritura do terreno R$60.000.00

Aut: 5874-Itapemirim-Itaipava02 casas c/ 1º c/ sala, varanda, 03quartos, banheiro social, copa, cozi-nha, área de serviço e garagem, 2ºcasa c/ sala, varanda, 02 quartos, co-zinha, área de serviço, 01 banheiroe garagem. Escritura do terreno. R$120.000.00

Aut: 5875- Itapemirim-Itaipava-Casa c/ sala, varanda, 03 quartos,01 banheiro, copa, cozinha, área de

serviço e garagem. Escritura do terre-no. R$ 27.000.00

AUT: 5871-Itapemirim- Itaoca- Duascasas - 1º c/ sala, varanda, 03 quartossendo um suíte, banheiro social, copa,cozinha, área de serviço, quintal frentep/ duas ruas, 2º Casa c/ sala, varanda,02 quartos, banheiro social, copa, cozi-nha e área de serviço. Escritura do ter-reno R$ 95.000.00

Aut: 5039-Itapemirim-Itaoca- casac/ sala, varanda, 03 quartos, banheirosocial, copa, cozinha, área de serviço equintal, outra casa em cima esta emconstrução. Escritura do terrenoR$55.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PROPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

AUT: 5870-Itapemirim-Itaoca Casac/ sala, varanda, 02 quarts, banheirosocial, copa, cozinha, área de serviço egaragem. Recibo de compra e vendaR$ 35.000.00

Aut: 5862-Itapemirim-Itaoca- Casac/sala, varanda, 02 quartos sendo umasuíte, 01 banheiro social, copa, cozinha,área de serviço, garagem e quintal.Escritura do terreno R$ 75.000.00

AUT: 5859- Itapemirim- Itaoca- Casac/ Sala, varanda, 02 quartos, sendo01suite, 03 cozinhas, copa, WC social,área de serviço, quintal, churrasquei-ra, piscina e terraço. Escritura do terre-no. R$ 95.000.00

AUT: 5836- Itapemirim-Itaoca- CASAC/ 02 quartos, sala, varanda, 02 wc so-cial, copa, cozinha, área de serviço,quintal e garagem, R$ 80.000.00

Aut: 5842-Itapemirim- Itaoca casac/ 02 pavimentos: 1º pavimento- árealivre c/ garagem, varanda, 02 quartos,sala, cozinha, wc social, 2º pav- 03 qtos,sala c/ 02 ambientes, cozinha, área deserviço e base para 02 anda-res.150.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

AUT: 5839-Itapemirim-Joacimacasa c/sala, varanda, 02 quartos, wcsocial,copa,cozinha,área de serviço equintal. Recibo de compra e venda. R$35.000.0

Aut: 5884-Itapemiri-Itaipava Casac/ 02 pav. A 1º c/ sala, varanda, 02 qtrs,01 banheiro social, copa, cozinha, área

de serviço e garagem. A 2º pav. 03 qtrssendo 02 suítes c/ varanda, área deserviço e banheiro social. Faz troca comoutra casa na cidade nova. Escritura doterreno. R$ 110.000.00

Aut: 5889-Itapemirim -Itaoca- Casac/ dois pav. 01º c/ sala, varanda, 02 qtrs,02 banheiros, copa, cozinha, área deserviço e garagem, 02º c/ sala, varan-da, 02 qtrs, copa, cozinha, banheirosocial, área de serviço, garagem e quin-tal. Escritura do terreno. R$ 65.000.00

Aut: 5690-Itapemirim- Itaoca Casac/ sala, varanda, 03 qtrs, 02 banheirosocial, copa, cozinha, área de serviço,garagem e quintal. Escritura do terre-no. R$ 50.000.00

Aut:5008- Itapemirim-Itaoca - CASACOM 02 QTOS, SALA, COZINHA, um WC,02 VARANDAS, AREA DE SERVIÇO, GA-RAGEM PRA 2 CARROS, LAJE, MURA-DA, AREA CONSTRUIDA DE 100 M²,AREA TOTAL 300 M², R$ 40.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5043- Itapemirim-Vila-Casa c/dois pavimentos, sala, 03 quartos, copa,cozinha, banheiro social, área de ser-viço e quintal. Recibo de compra e ven-da-R$ 35.000.00

Aut: 5668- Itapemirim- Itaoca- Casac/ sala, varanda, 02 quartos, 01 banhei-ro social, copa, cozinha, área de servi-ço, garagem e quintal. Escritura do ter-reno e planta da casa. R$ 95.000.00

Aut: 5353- Itapemirim- Maraguá-Casa duplex c/ sala de estar, sala dejantar, 05 quartos sendo 03 suítes, 02banheiros social, copa, cozinha, áreade serviço, área p/ piscina, terraço, chur-rasqueira, garagem e quintal c/ pomar.Escritura do terreno. R$ 150.000.00

Aut: 4031-Itapemirim-Burarama-Casa no térreo c/ sala, varanda coloni-al, 03 quartos sendo uma suíte, copa,cozinha, área de serviço, garagem p/02 carros, quintal e jardim. Escritura doterreno. R$ 70.000.00

Aut: 5372- Itapemirim-Rosa Meirel-les- Casa c/ sala, 02 quartos, 01 ba-nheiro social e cozinha. Recibo de com-pra e venda. R$ 17.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

APARTAMENTOS/TERRENOS

AUT: 4025- Itapemirim- Itaoca- Pou-sada c/ 21 aptos, 02 qtos extars c/ 02WC independentes, sendo 09 qtos decasal c/ ventiladores e frigobar, 05 qtosde casal c/ Ar, 05 qtos c/ 03 camas desolteiro c/ TV e frigobar, recepção, res-taurante, 02 salas, despensa, lavande-ria, 02 cozinhas, área construída 980m²área total do Terreno 1200m², caixaD’água c/ 5000 litros, Toda documenta-da. R$ 750.000.00

Aut: 5378- Itapemirim- Pontal-Pon-to de comércio c/ 03 quitinetes ambasc/ sala conjugada, 01 quarto, 01 banhei-ro e uma cozinha, garagem p/ 03 car-ros. Recibo de compra e venda. R$120.000.00

Aut: 5880-Itapemirim Itaoca-01 lojac/ 96 m². Escritura do terreno. R$13.000.00

Aut: 5661- Marataizes- Centro-Apto c/ sala, varanda, 02 quartos, 01banheiro social, copa, cozinha, área deserviço, dependência de empregada,wc e garagem. C/ escritura pode ser fi-nanciado. R$ 95.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 3523-Marataizes-Xodó- Aptono 2º andar, c/ 02 quartos, WC, sala,copa, cozinha, área de serviço, gara-gem, varanda de frente p/ o mar, pisoem granito. Escritura do terreno. R$70.000.00

Aut: 5362- Marataizes-CidadeNova- Apto c/ sala, varanda, 02 quar-tos sendo uma suíte, 01 banheiro soci-al, copa, cozinha e garagem. Recibo decompra e venda. R$ 42.000.00

Aut: 5677- Marataizes-Centro-Pré-dio c/ 03 pav. Sala, varanda, 05 suítes c/closes e varanda, 01 banheiro social,copa, cozinha, área de serviço e gara-gem p/ 05 carros. Escritura do terreno eprédio averbado. R$ 220.000.00

Aut: 5393- Marataizes-Centro-Pré-dio de 04 pav. C/ sala, varanda, 05 quar-tos sendo 02 suítes, copa, cozinha, 07banheiros, área de serviço, área delazer, garagem. Escritura do terreno. R$120.000.00

Aut: 5671- Piuma- Monte H- 02 ap-tos 1º c/ sala, varanda, 02 quartos sen-do uma suíte, banheiro social, copa,cozinha, área de serviço e garagem. R$45.000.00. 2º c/ sala, varanda, 02 quar-tos, banheiro social, copa, cozinha,área de serviço e garagem. R$50.000.00. Recibo de compra e venda.

R$ 95.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5405- Marataizes-Barra Terre-no c/ 300 m². Escritura do terreno e RG.R$ 40.000.00

Aut: 5659- Marataizes- santa Rita-Terreno c/ 300 m². Escritura do terreno.R$ 18.000.00

Aut: 5441-Marataizes- santa Rita-02 Terrenos c/ 240 m². Recibo de com-pra e venda. R$ 13.000.00

Aut: 5355- Marataizes- Ubá- 01 ter-reno c/ 240 m².Com escritura. 10.000.00

Aut: 5382- Marataizes-Acapulco-Terreno medindo 13x24. Recibo decompra e venda. RS 15.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5392-Marataizes-Lagoa doSiri- Sitio c/ 3.000 m². Recibo de comprae venda. Recibo de compra e venda.R$ 40.000.00

Aut: 5679- Marataizes-Lagoa Fun-da- Lote medindo 300 m². Recibo decompra e venda. R$ 7.000.00

Aut: 5681- Marataizes- Candinha-Lote todo murado medindo 360 m²15x24. R$ 20.000.00. Com escritura

Aut:5399- Marataizes- Areia Ne-gras-Terreno medindo 200 mº todomurado c/ poste, energia e fossa. Comescritura. R$ 60.000.00

Aut: 5389 Marataizes- Acapulco-Lote todo murado medindo 200 m². Es-critura do terreno. R$ 10.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHADO –- LAZER – SEGURANÇA – TOTAL IN-FRA-ESTRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIO EM ATÉ62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

AUT: 5058- Piuma-Avenida BeiraMar- Terreno 650m² com escritura re-gistrada beira mar. R$ 300.000.00

AUT: 5010- Piuma-Niteroi- Terrenoc/ 180 m². Escritura do terreno. R$10.000.00

AUT: 4025- Itapemirim- Itaoca- Pou-sada c/ 21 aptos, 02 qtos extars c/ 02WC independentes, sendo 09 qtos decasal c/ ventiladores e frigobar, 05 qtosde casal c/ Ar, 05 qtos c/ 03 camas desolteiro c/ TV e frigobar, recepção, res-taurante, 02 salas, despensa, lavande-ria, 02 cozinhas, área construída 980m²área total do Terreno 1200m², caixaD’água c/ 5000 litros, Toda documenta-da. R$ 750.000.00

Aut: 5378- Itapemirim- Pontal-Pon-to de comércio c/ 03 quitinetes ambasc/ sala conjugada, 01 quarto, 01 banhei-ro e uma cozinha, garagem p/ 03 car-ros. Recibo de compra e venda. R$120.000.00

Aut: 5880-Itapemirim Itaoca-01 loja

c/ 96 m². Escritura do terreno. R$13.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FECHA-DO –- LAZER – SEGURANÇA –TOTAL INFRA-ESTRUTURA – FI-NANCIAMENTO DIRETO COM PRÓ-PRIETARIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5450- Marataizes-Centro-Terreno de esquina 270 m². Comescritura. R$ 55.000.00

Aut: 5678-Marataizes-LagoaFunda- Terreno com + ou - 280 m².Recibo de compra e venda. R$14.000.00

Aut: 5232- Marataizes- WandaMaria- Um terreno medindo 226 m²c/ alicerce pronto p/ construção. Reci-bo de compra e venda. R$ 45.000.00

Aut: 5239- Maratizes- Ponta doSiri- Dois terrenos medindo 595 m².Vende separado. Escritura do ter-reno. R$ 30.000.00

AUT:05575-MARATAIZES-BARRA-TERRENO:COM 03 LOTE NA CIDA-DE NOVA PROXIMO A PREFEITURANOVA MEDINO CADA 01 10 X18.15MTS, CADA LOTE.OBS: CADA LOTE NO VALOR DE R$50.000,00 .

‘LOTES – CONDOMINIO FECHA-DO –- LAZER – SEGURANÇA –TOTAL INFRA-ESTRUTURA – FI-NANCIAMENTO DIRETO COM PRÓ-PRIETARIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5886-Itapemirim - Praia deItaoca- 03 Lotes c/ 709 m². Escriturado terreno. R$ 25.000.00

Aut: 5691- Itapemirim-Itaoca- 04lotes por R$ 24.000.00, vende se-parado R$ 6.000.00 cada. Recibode compra e venda.

Aut: 5428- Itapemirim -Roza Mei-reles- Lote c/ 360 m². Recibo decompra e venda. R$ 7.000.00

Aut: 5438- Itapemirim- Itaoca-Lote c/ 240 m². Recibo de compra evenda. R$ 10.000.00

Aut: 5969--Itapemirim Itaipava-Terreno c/ 240 m² a 500 m² da praia.C/ escritura. R$ 25.000.00

Aut:5827- Itapemirim- Pontal-Lote c/ 200 m². Recibo de compra evenda. Recibo de compra e venda

‘LOTES – CONDOMINIO FECHA-DO –- LAZER – SEGURANÇA –TOTAL INFRA-ESTRUTURA – FI-NANCIAMENTO DIRETO COM PRÓ-PRIETARIO EM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5375- Itapemirim - Vila- 03Lotes c/ 150 m², vende separado R$5.000.00 cada. Recibo de compra evenda. R$ 15.000.00

Aut:5367-Itapemirim –Vila-Áreac/ 2.530 m². Recibo de compra evenda. R$ 120.000.00

Aut: 5699- Itapemirim-Rosa Mei-relles- Terreno medindo 1.104 m².Recibo de compra e venda. R$35.000.00

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAISDE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - SINDIMUNICIPAL

Rua Costa Pereira, Nº 132 - CentroCEP 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

CNPJ 31.724.024/0001-17CÓDIGO SINDICAL 000.000.05324-4

EDITAL DE CONTRIBUIÇÂO SINDICALEXERCÌCIO 2011

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cacho-eiro de Itapemirim - SINDIMUNICIPAL, em cumprimento aoque determina o artigo 605 da LEI FEDERAL N.º 5.452, DE 1ºDE MAIO DE 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho -CLT), pelo presente Edital, comunica a PREFEITURA MUNI-CIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (PMCI), CÂMA-RA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (CMCI),AGÊNCIA MUNICIPAL DE REGULAÇÂO DOS SERVIÇOSPÚBLICOS DELEGADOS DE CACHOEIRO DE ITAPEMI-RIM (AGERSA), INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSIS-

TÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE CACHOEI-RO DE ITAPEMIRIM (IPACI) E A EMPRESA DE PROCES-SAMENTOS DE DADOS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM(DATACI), que a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL de que trata osartigos 580 e 582 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT,relativa aos Servidores Públicos Municipais ESTATUTÁRIOS,CELETISTAS, COMISSIONADOS E CONTRATADOS, de-verá ser descontada na folha de pagamento do mês de Março de2011 pelos respectivos empregadores, e recolhida em favor des-te Sindicato através da Guia de Recolhimento de ContribuiçãoSindical Urbana (GRCSU), que deverá ser retirada na sede des-ta Entidade Sindical ou no Site do Banco Caixa Econômica Fede-ral (WWW.CEF.GOV.BR), usando o código sindical da entidadeque é (000.000.05324-4), bem como quitada até o ultimo dia domês de abril de 2010. O recolhimento da Contribuição Sindical detodos os Servidores Públicos e Empregados Públicos é legal-mente devida, independente do regime a que esteja submetido,como prediz a Instrução Normativa do Ministério do Trabalho eEmprego sob Nº. 001 de 30 de setembro de 2008 e entendimentodo Juízo da Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal deCachoeiro de Itapemirim - ES, já demonstrada na Ação Judicial

via Mandado de Segurança no processo tombado sob Nº.011.08.005184-7. A referida Contribuição Sindical correspondea 1/30 (um trinta avos) da remuneração (vencimento bruto)recebida pelo trabalhador, entendendo-se como tal o saláriopropriamente dito e as demais parcelas componentes, a teordo disposto no parágrafo 1º do Art. 457 da Consolidação dasLeis do Trabalho - CLT. Os empregadores deverão remeterao SINDIMUNICIPAL a relação nominal dos contribuintes oucópia da folha de pagamento, especificando a remuneraçãodo mês do recolhimento, o valor do desconto e o cargo decada servidor público e empregado público, no prazo de 15(quinze) dias, contados da data do recolhimento, conformeexigências do artigo 2º da Portaria Ministerial Nº 3.233 de 30de dezembro de 1983. O não cumprimento do presente Edi-tal sujeitará o empregador ás penalidades e impedimentos,além de cobrança Judicial prevista no artigo 606 da Consoli-dação das Leis do Trabalho - CLT.

Cachoeiro de Itapemirim - ES, 11 de Março de 2011.Prof. Jonathan William Moreira Correa

Presidente

Page 15: Edição 2048

15POLÍCIAES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

JOVEM TENTA FUGIR MASacaba preso por tráfico

WANDERSON AMORIM

O jovem Jonathas Aires Seve-ro da Silva, 23 anos, vulgo "AltoFalante", e um adolescente de 17anos foram detidos na madruga-da de ontem, na Praça GastãoPin, no bairro Ilha da Luz, emCachoeiro de Itapemirim, acusa-dos de tráfico de drogas.

De acordo com informaçõespoliciais, Jonathas e o menorforam avistados por policiais

militares do Grupo de ApoioOperacional (GAO), em atitu-de suspeita em uma moto CGTitan KS, de cor vermelha, pla-ca MTT 8141, na Rua Bata-lha Ribeiro, no bairro NovoParque. A dupla, ao percebera presença da viatura, se livroude uma sacola e fugiu em altavelocidade. Houve persegui-ção e os dois foram aborda-dos próximo ao Posto Brasil,na Ilha da Luz. Com eles, nada

de ilícito foi encontrado.Os policiais conduziram a du-

pla até o bairro Novo Parque,onde estava a sacola que ha-via sido dispensada. Nela fo-ram encontradas 50 gramas decrack. Além de não ser habili-tado para conduzir veículos, Jo-nathas tem passagem pela po-lícia. Ele e o menor foram en-caminhados para o DPJ domunicípio. Foram autuados portráfico de drogas.

Cai o número de crimes letais no estadoO Espírito Santo teve, em

2010, a menor taxa de crimesletais desde 2005, com 53,75mortes a cada 100 mil habi-tantes. Os crimes letais con-siderados no estudo foramhomicídios, latrocínio, lesãocorporal seguida de morte econfrontos com a polícia.Foram 1904 casos de morteregistrados.

Os dados são do Boletim deInformações Criminais doEspírito Santo referente aostrês primeiros quadrimestresde 2010 e foram divulgadospelo Instituto Jones dos San-tos Neves (IJSN), em parce-ria com a Secretaria de Se-gurança Pública e Defesa

Social (Sesp).Entre os crimes letais, os ho-

micídios seguem com o maioríndice, mantendo a margem de97% do total. Do segundo parao terceiro quadrimestres de2010, houve uma elevação de537 para 596 no número dacriminalidade letal, apesar dadiminuição de 9,3% em com-paração com o ano anterior.

Houve uma diminuição entreas amostras dos casos envol-vendo pessoas do sexo mas-culino (8,6%) e feminino(18,4%), com as mulheres re-presentando um décimo doshomens nos gráficos. E, nomapa da concentração de cri-mes letais, a Grande Vitória e

São Mateus aparecem comáreas de alta concentraçãode casos.

O Boletim de InformaçõesCriminais divulga informa-ções sobre a situação e operfil da criminalidade letalno Estado, assegurando osprincípios básicos de compa-rabilidade dos dados. O es-tudo compara as estatísticasdos três primeiros quadrimes-tres de 2010 e 2009, em tra-balho conjunto da Coordena-ção de Estudos Sociais doIJSN, Gerência de Estatísti-ca e Análise Criminal(GEAC) e Secretaria de Se-gurança Pública e DefesaSocial (SESP).

O Espírito Santo registrou menor índice de crimes letais no ano passado, desde 2005

Um menor de 17 anos foiapreendido na madrugada deontem, na Avenida Governa-dor Lacerda de Aguiar, noCentro, em Marataízes, du-rante a festa das canoas, acu-sado de roubo.

De acordo com informaçõespolicias, o menor roubou umcordão avaliado em R$1 mil,

Menor é detido por rouboNA FESTA DAS CANOAS

do pintor Vinicius WinglerCrespo, 21 anos. A vítimaconseguiu deter o menor, quefoi entregue a Polícia Militar.

O acusado foi encaminha-do para o plantão especial, noDepartamento de Polícia Ju-diciária (DPJ) de Cachoeirode Itapemirim, onde foi autu-ado em flagrante por roubo.

Arquivo FATO

Page 16: Edição 2048

16 ÚLTIMAS NOTICIAS ES DE FATO, DOMINGO,13 DE MARÇO DE 2011

Motociclista bate defrente com caminhão

Ilto morreu após bater de frente com um caminhão na ES 488, na localidade de Frade, em Itapemirim

WANDERSON AMORIM

[email protected]

O motociclista Ilto Faria Bri-zon, 56 anos, morreu em umacidente na tarde de ontem,na Rodovia ES 488, a chama-da Rodovia do Frade, que ligaCachoeiro à BR 101. A coli-são aconteceu próximo aoPosto Dantas, no município deItapemirim.

De acordo com informa-ções policiais, por volta das14h30, Ilto seguia sentido

Cachoeiro numa moto Su-zuki, de cor vermelha, placaMSE 0593, e ao realizar umaultrapassagem em local proi-bido, acabou batendo defrente com o caminhão Mer-cedes Bens 1113, p lacaMQB 4131, da empresa detelefonia OI.

Com o impacto, o motociclis-ta morreu na hora e o cami-nhão, que seguia sentido Vi-tória, foi parar às margens darodovia após colidir com umapalmeira. Por sorte ninguém

do caminhão se feriu.O trânsito ficou em meia pis-

ta, que só foi liberada totalmen-te uma hora após o acidente.A Polícia Militar esteve no lo-cal orientado os motoristas.Muitos curiosos estiveram nolocal do acidente acompanhan-do os trabalhos da perícia téc-nica da Polícia Civil.

O corpo de Ilto, que residiapróximo ao local do acidente,foi encaminhado para o Insti-tuto Médico Legal de Cacho-eiro de Itapemirim.

Wanderson Amorim

Divulgação/PMCI

Não tem pra ninguém! Quemmanda na Linha Vermelha,local do desfile das escolas desamba em Cachoeiro, é a In-dependes do Aquidaban, cam-peã do carnaval 2011 em Ca-choeiro de Itapemirim. A apu-ração oficial aconteceu na tar-de de ontem, na Praça de Fá-tima, na presença dos repre-sentantes de todas as escolasparticipantes.

Após o resultado final, Inde-pendes do Aquidaban e VelhaGuarda do Samba permanece-ram empatadas, com 231.25pontos cada uma. O desempateveio logo em seguida, na con-tagem dos pontos do primeiroquesito, Bateria. Superior porpouco mais de um ponto, a In-dependentes do Aquidabanconquistou o título no carnavalcachoeirense deste ano, o oi-tavo de sua história.

A campeã vai ganhar R$ 2,5mil e a vice, R$ 1,5 mil . "Emmeio a toda essa alegria e toda

essa vibração, eu mal consi-go falar, estou emocionada",disse Rosana Azevedo, pre-sidente da escola campeã.

A Secretária Municipal deCultura, Cristiane Resende,discursou durante a apresen-tação do evento, falando daimportância da realização docarnaval na cidade. "Temosque crescer a cada ano e mos-trar juntos um trabalho superi-or, melhorando gradativamen-te e evoluindo. Todas as esco-las estão de parabéns pelo tra-balho realizado", disse.

Explosão do Novo Parque, eUnidos do Zumbi, ficaram como terceiro e o quarto lugares,com a pontuação de 223.40, e193.35, respectivamente.Cada escola participante rece-beu da Prefeitura Municipalum DVD, com as principaisfotos e registros do desfile des-te ano. Um reconhecimentopelo empenho e o trabalho decada agremiação.

Independentes é aDONA DA AVENIDA