edição 207

24

Upload: asemana-news

Post on 28-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

De 4 a 10 de novembro

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 207
Page 2: Edição 207

04 a 10 de novembro de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba

Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Jornal A SEMANA LtdaCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 25 mil/mêsImpressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

DATAS

EXPEDIENTE

www.asemananews.com.br

Nebulosidade

Máx.21º - Mín. 08º

Assembléia na carpintariaREFLEXÃO

Participe desta página, enviando sua piada ou meditação

para o e-mail: [email protected]

A culpa é nossa!EDITORIAL

FATOSJornal A SEMANA completa 4 anos

Poucas nuvens

Máx.24º - Mín. 09º

Pancadas de

chuva a tarde

Máx.25º - Mín. 12º

PIADAS

A reportagem deste periódico foi acionada na última se-gunda-feira para acompanhar um descaso no sistema de saú-de de São José dos Pinhais.Mas será que a família do ilustreprefeito deste município, que já é tido como o terceiro em arre-cadação no estado do Paraná, passa pelas mesmas necessi-dades? E vamos mais além: será que algum político daquelacidade tem problema com atendimento na saúde dos seusfamiliares? A resposta certamente vem em coro:nãoooooooooo...

O fato é que assim que a imprensa se fez presente oproblema foi rapidamente solucionado. Agora seria necessárioque a imprensa vigiasse diuturnamente os nossos políticospara que só assim eles cumprissem com amor aquilo quelhes é de responsabilidade pelo fato de terem sido eleitos? De-finitivamente acho que não!

Todos os dias a imprensa desvenda roubalheira, desviodo dinheiro público, descaso com a população na área desaúde, educação, falta de segurança e por ai a fora. Ocorreque aparentemente os problemas, quando revelados, são var-ridos para baixo do tapete... A verdadeira solução, no entanto,se arrasta desde a nossa existência e só será resolvida navida de cada um quando partir desta para outra.

Mas e os nossos políticos o que pensam e falam sobretudo isto? Você já tentou indagá-los a respeito? É claro que porfalta de oportunidade não foi, pois inúmeras vezes você já osteve em sua presença. Contudo, o ser humano somente recla-ma da situação quando a água bate nele ou em algum dosseus. Por exemplo: a saúde pública somente é deficitária quandoalgum parente ou conhecido não consegue atendimento; so-mente existe problema na educação quando seu filho não con-segue vaga; a segurança não existe quando a pessoa foi vítimade assalto, etc.

E a única razão de tudo estar a “Deus dará” em nossopaís é a covardia do povo brasileiro, pois quando procuramospela saúde e não a encontramos apenas murmuramos. Oscaras lá em Brasília metem a mão nos cofres públicos, nósacompanhamos os noticiários e nada fazemos. Não esqueçaque os serviços públicos são financiados pelos milhares deimpostos que pagamos diariamente. Por isso, não é exigirdemais daqueles que foram eleitos para administrar o dinheiroe serviço público que tudo corra redondinho, sem nenhumproblema. Afinal, se não houvesse tanta roubalheira...

Contudo não podemos generalizar, pois Curitiba, a capitalde todos os paranaenses, tem sido citada como o melhor planode saúde do Brasil. Mas nem tudo são flores, pois o fato dosistema de saúde da capital ser considerado bom faz com queos administradores dos municípios vizinhos de Curitiba se aco-modem o que acaba sobrecarregando as unidades de saúdeda Capital atrapalhando o atendimento daqueles que têm direito.

E em meio a tudo isso o que mais me indigna é que tudoestá sendo esquadrinhado para sermos os anfitriões da próxi-ma copa. Tudo está errado e vocês sabem de quem é a cul-pa? É minha, sua, de todos nós. Sim, pois assistimos a tudo deerrado que acontece debaixo do nosso nariz e nada fazemos,não movemos uma palha para impedir a continuação da de-gradação do nosso país em todos os sentidos. A vergonhabrasileira é a nossa covardia.

Seremos covardes até quando? Ou será que estamosanestesiados pelos malfeitores da nossa nação? Precisamosde médico, não tem; vamos ao banco, somos escravizadospelos banqueiros que lucram trilhões e colocam máquinas paranos atender; chegamos em casa e a encontramos arromba-da; pedimos socorro a polícia e a resposta é que não temviatura para atender; pagamos as contas em atraso devido agreve dos correios; não recebemos nosso salário pois os ban-cários estão em greve também. É um tremendo descaso coma nação brasileira que é covarde e fica calada.

Repito: até quando ficaremos calados em meio a tantashumilhações? É chegada a hora! Vamos novamente pintar acara, fazer um panelaço diante das coisas erradas que o Brasilnos proporciona. Vamos dizer não aos banqueiros, aos cartei-ros, aos bancários, pois se ganham mal procurem outra coisapara fazer. Aliás, da forma que somos atendidos nestas institui-ções – salvo algumas exceções - já acho que eles ganham édemais pela forma tartaruga que trabalham.

Nobre amigo e fiel leitor, se você se enquadra em algumpersonagem destes venha comigo e diga basta! Vamos pro-testar contra as humilhações que nos submetem. Digo-lhe mais:se não tem coragem de ir as ruas dê o seu troco sem que elessaibam. Na próxima eleição dê uma banana a eles nas urnas,pois lá somente Deus é quem saberá do seu protesto.

Um forte abraço e até a próxima e enquanto ainda pode-mos diga comigo: Viva o Senhor Jesus.

04/11/1939 - O primeiro carro com ar condicionado foi apre-sentado em um evento em Chicago.

05/11/1982 - Foi inaugurada a usina hidrelétrica de Itaipu. Elatem capacidade de geração de 14 mil megawatts. Com apenasuma de suas 20 turbinas a usina capaz de abastecer uma cidadecom 1,5 milhão de habitantes.

06/11/1986 - O Conselho Federal de Educação (CFE) apro-vou resolução que mudava currículos escolares. A disciplina Co-municação e Expressão passou a se chamar Português e Mate-mática deixou de fazer parte da área de Ciências.

07/11/1979 - A Censura começou a apreender discos e aproibir a execução da música Pra não dizer que não falei de flores,de Geraldo Vandré.

08/11/1984 - O Congresso Nacional aprovou o Estatuto daMicroempresa, que beneficiou em todo país estabelecimentos comaté 10 empregados.

09/11/1989 - O muro de Berlim, que dividia a Alemanha emOcidental e Oriental, foi derrubado. A queda do muro foi um dosmarcos do fim da Guerra Fria. A unificação oficial do país aconte-ceu no ano seguinte.

10/11/2001- Terminou o julgamento de 4 dos 5 jovens quemataram o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos em Brasília. Ojulgamento foi cercado de polêmica, porque os rapazes, entre osquais estava um filho de juiz federal, foram julgados por lesãocorporal seguida de morte, enquanto a promotoria queria condená-los por homicídio triplamente qualificado. Os 4 foram condenados a14 anos de prisão, com possibilidade de regime semi-aberto ouaberto depois de dois terços da pena.

Contam que em uma carpintaria houve uma vez uma estra-nha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertarsuas diferenças.

Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhenotificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiadobarulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosseexpulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para con-seguir algo.

Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez,pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no trata-mento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metroque sempre media os outros segundo a sua medida, como se forao único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e ini-ciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reati-vou a discussão.

Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o

carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontosvaliosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e con-centremo-nos em nossos pontos fortes.

A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafusounia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas,e o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir mó-veis de qualidade e felizes pela oportunidade de trabalhar juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar ecomprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situa-ção torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca comsinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhoresconquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!!!

Onde é que você estava? Pergunta a mãe à filha de 6 anos.-No quarto, brincando de médico com o Joãozinho, ele era o médi-co e eu a doente. A mãe dá um grito e um salto da cadeira.- Demééééédico !?!?!?!?!- Calma mãe, era médico do SUS. Ele nemme atendeu. Remarcou para daqui a um ano.

***O médico diz para o paciente : - Eu tenho duas notícias para

você, uma boa e uma ruim, qual você quer ouvir primeiro? -Comece com a pior... - Tudo bem, você teve as duas pernas quenão sentia amputadas... - Ohh!! Depois dessa qual a boa? - Opaciente ao lado quer comprar seus sapatos...

***O jovem pai chegou ao pediatra, bastante aflito, com uma

criança no colo: - Doutor, meu filho está com seis meses e nãoabre os olhos! O médico examinou bem, virou-se pro rapaz, efalou : - Quem deve abrir os olhos é o senhor, meu amigo. Seu filhoé japonês!

Poucas nuvens

Máx.25º - Mín. 12º

Pancadas de

chuva a tarde

Máx.24º - Mín. 12º

No próximo dia 9 de novembro o Jornal A SEMANA comple-tará 4 anos de ininterrupta circulação. E nesta data queremos ho-menagear os nossos queridos e fiéis leitores, patrocinadores ecolaboradores que desde a sua fundação e ao longo destes quatroanos prestigiam este veículo de comunicação nos dando forçapara continuar lhe mantendo informado e falando sempre a verda-de, conforme compromisso que assumimos desde a primeiraedição, isto em 09 de novembro de 2007.

Cada um, com sua preferência, prestigiam no todo ou emparte o Jornal A SEMANA. São tantas Rosanas, Silvias, Suelenasque semanalmente aguardam a nova edição do Jornal para ler ese emocionar com a reflexão. Também existem os Rafaels, Luí-ses que, antes de qualquer outra notícia, dão uma olhada naspiadas para alegrarem o seu dia. Existem os leitores das páginasdos municípios, que gostam de saber o que está acontecendo emsua cidade. Leitores que gostam da página policial, Paraná, Brasil,Mundo, política. Há também aqueles que abrem primeiramente noeditorial, para saber a nossa mais sincera opinião sobre o que estáacontecendo em nossa cidade, estado, país e mundo. São tantosJosés que aguardam ansiosamente a edição da semana para lere passar para os demais também se informarem. Arlindos e Lor-lais que são fiéis leitores de longe – Pato Branco – e semanalmenteesperam o jornal para saber as notícias da capital e também daruma olhadinha na coluna social. Isto sem falar naqueles que lêemo jornal antes mesmo dele sair nas ruas através do nosso sitewww.asemananews.com.br.

Enfim, queremos homenagear os tantos Joãos, as tantasMarias que semanalmente nos prestigiam como fiéis leitores. Mastambém não podemos de nenhuma forma esquecer dos nossosamigos patrocinadores e colaboradores, que ao longo destes qua-tro anos se fizeram presentes na vida do Jornal A SEMANA.Parabéns a todos e que este seja mais um ano de parceria e fielinformação aos nossos queridos e fiéis leitores.

Page 3: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011 DESTAQUE / - 3www.asemananews.com.br

Jornal A Semana comemora quatro anos

Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania

Fernando Camargo - VicePresidente do Partido Verde de

Fazenda Rio Grande/Pr.

O planeta está chegandonum ponto cada vez mais crí-tico, observando-se que nãopode ser mantida a lógica pre-valecente de aumento cons-tante do consumo. Já se veri-ficam os seus impactos noplano ecológico global.

Sabemos que se trata deum tema muito complexo,pois as possibilidades de fixarlimites são politicamente pro-

blemáticas, em qualquer partedo planeta.

Será que estamos numa

encruzilhada? O caminho exis-tente é mais do que problemáti-co em termos ecológicos, qua-se sem saída pelos métodosconvencionais. A exploraçãocrescente dos recursos natu-rais dessa maneira coloca emrisco as condições físicas devida na Terra, na medida emque a economia capitalista exi-ge um nível e tipo de produçãoe consumo que são ambiental-

mente insustentáveis.O que significa, portanto,

promover uma política de con-sumo sustentável que leve emconta três eixos - a realidadedos limites ecológicos da Ter-ra, de um lado, e de outro, quepromova justiça social e sejapoliticamente viável?

O que se argumenta é queeste tema deve estar cada vezmais presente nos debates so-

bre Governança Global, e queo papel das sociedades é deconsolidar instituições que for-mulem, promovam e dissemi-nem práticas que transcendama eco-eficiência e ampliem acompreensão dos cidadãossobre os limites do planeta esuas responsabilidades paracom os habitantes do futuro.

Preservar é Viver!

O jornal A Semana viramais uma importante página emsua história. No próximo dia 09de novembro o jornal comemo-ra seu 4º aniversário. A primei-ra vista até parece pouco. Masse considerar que 46% dasempresas fecham nos três pri-meiros anos de vida, segundodados do Sebrae e a incons-tante periodicidade de jornaisgratuitos que aparecem e so-mem na mesma velocidade,sem o compromisso com aqualidade e credibilidade, alcan-çar a marca de quatro anos decirculação ininterrupta é motivode comemoração.

O jornal que nasceu a par-tir de um sonho do diretor Sér-gio Lemos, com 16 páginas(apenas metade delas colori-das) e com abrangência em

A função primordial do jor-nal A Semana é levar informa-ção para os leitores da RegiãoMetropolitana de Curitiba. Maspara centenas de alunos daEscola Municipal Alcides Pe-landa, em Fazenda Rio Gran-de, o jornal A Semana viroumuito mais do que isso. Incen-tivados pelas professoras Marli,Elaine e a diretora Dora, os alu-nos das turmas do 5º ano fize-ram do jornal um material indis-pensável durante as aulas.

A professora Marli Stozitoutiliza o jornal como material deapoio nas atividades, o que es-timula os estudantes a aprimo-rar a leitura, a interpretação detextos, o raciocínio e o conheci-mento. "Por ser um jornal que

Professora Marli Stozito estimula a interpretaçãode texto e a leitura dos alunos com o jornal A SEMANA

Reportagens com assuntos regionais despertam interesse dos alunos

quatro cidades, em 2007, hojeabrange 20 municípios da RMC,com uma grande aceitação dosleitores que conferem semanal-mente as 24 páginas do perió-dico, 100% colorido.

Desde que foi às ruaspela primeira vez, o veículo temcumprido aquilo que foi proje-tado de levar informações re-levantes do que acontece naesquina ou do outro lado domundo, de maneira gratuita,uma vez por semana e com ocompromisso de ouvir sempreos dois lados da notícia, comoprega o bom jornalismo. Umdos diferenciais do jornal é ocaderno Classificados, cuida-dosamente organizado emseções e detalhadamente se-parado por ordem alfabética,capricho incomum compara-

do aos outros veículos impres-sos na região.

"Antes do jornal A Sema-na, nós tínhamos apenas umjornal aqui em Fazenda, masque já fechou e só falava bem

do prefeito. A Semana é dife-rente, já tem credibilidade portodo esse tempo, toda sexta-feira sai e a gente fica sabendoo que está acontecendo na ci-dade, na região, na parte políti-

A SEMANA vira material didático

ca, no dia a dia. Sem dúvida éo melhor", disse Marcos Fi-dêncio, empresário da cidadehá mais de 15 anos.

E a opinião do empresárioé compartilhada por outros lei-tores que conversaram infor-malmente com a reportagem.Cada um tem uma lembrançado exemplar que mais marcou.Alguns lembraram da capa nº1,em que a reportagem principaltrazia a primeira edição em Fa-zenda Rio Grande, do projetoJustiça nos Bairros.

Foi mencionado ainda aqualidade do conteúdo, comreportagens atuais e polêmicas,como a condenação em 2009do responsável pela morte dovereador de Fazenda Rio Gran-de, Miro Siqueirense, os aci-dentes fatais na BR-116, que

fala de Fazenda Rio Grande,Araucária, Curitiba, os alunostêm noção do que está se falan-do e então dá para usar o con-teúdo do jornal de várias ma-

neiras. Tem nos ajudado bas-tante aqui", disse a professoraMarli, apontando as palavrascruzadas como o espaço pre-ferido dos estudantes. "Os alu-

nos gostam de fazer as pala-vras cruzadas, a reconhecer oque é uma propaganda, o queé notícia, o que é o `lead´ dainformação, a manchete e vári-os aspectos do jornal que con-tribui muito dentro da sala deaula", emendou.

E o resultado desse traba-lho pode ser percebido na par-ticipação dos alunos nas ativi-dades e nas notas. "Desenvol-ve muito a leitura. Agora quan-do eu peço para ler, todo mun-do quer fazer a leitura, partici-par. As notas também estãoboas e quem tinha mais dificul-dade, melhorou nesse aspec-to", avaliou.

Ao receber a reportagem,os estudantes mostraram cola-

gens do jornal A Semana emseus cadernos, palavras cru-zadas resolvidas e questõesdesenvolvidas em sala de aulaque foram baseadas nas repor-

tagens publicadas. E essas li-ções, sem dúvida, não ficarãoapenas guardadas nos cader-nos, mas no legado do jornal ASemana.

deixaram em luto dezenas defamílias da região nesse perío-do, a queda e o retorno do Cori-tiba na primeira divisão, os bas-tidores da política, a campanhaeleitoral municipal de 2008, coma divulgação de pesquisa àsvésperas da eleição, a tabelada Copa do Mundo de 2010,entre outros assuntos.

"É um trabalho sério e gra-ças a Deus já estamos com-pletando quatro anos do jornal.Com fé, muita dedicação e sa-crifício, o projeto virou realida-de. A cada edição, uma luta.Mas nem eu, nem o Sérgio, oua Daniele, quem está no coman-do é Deus que nos dá força eabençoa diariamente e nos ori-enta que façamos o melhor emcada edição", relata Dimas Ro-drigues, sócio-editor.

Edição nº 1, o jornal que começouem Fazenda e já circula em 20 municípios da RMC

Page 4: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br4 - / FAZENDA RIO GRANDE

Rua central de Fazenda RioGrande ganha novo semáforo

ANTENADOEspaço do leitor. Participe: [email protected]

Vereador Márcio Wozniack participa de reunião em Curitibaentre legislativos da RMC sobre o aumento na frota de taxis

Mentira e obras "para inglês ver"Quem viajou para o litoral de Santa Catarina no último fim

de semana pela BR-376 teve que ter muita paciência no retor-no para Curitiba e região. Obras de reforço sobre a ponte doRio Miringuava, já em São José dos Pinhais de Pinhais, no km618, provocaram muita lentidão no tráfego e apesar do baixomovimento, só com uma ligeira alteração em razão do feriadopara os servidores na última sexta-feira, uma longa fila se for-mou pouco antes do pedágio. A viagem que deveria durar duashoras, passou de quatro.Uma leitora do jornal que entrou emcontato com a redação ainda relatou que ao perguntar o porquêda fila, a funcionária da cabine do pedágio mentiu dizendo quese tratava de um "grave acidente lá na frente". Que belo treina-mento de atendimento ao cliente, hein?

Vapt VuptUma semana no ar e o vereador de Fazenda Rio Grande,

Marcelo Pelanda deixou de fazer um programa jornalístico emuma rádio comunitária que tem um modesto estúdio no bairroSanta Maria. Acontece que as rádios comunitárias operam namesma frequência, ou seja, em 98,3 MHZ e como tem uma naAvenida Portugal, em local alto, a do bairro Santa Terezinha,segundo as informações, é sintonizada apenas no bairro. Pe-landa chegou a conclusão de que não valia a pena ficar falandopara poucos ouvintes e decidiu acabar com o programa.

DicasO uso da bandeira nacional e dos pavilhões dos Estados

e Município está regulamentada na Lei nº 5.700, de 1º de se-tembro de 1971, alterada pela Lei nº 8. 421 de 11 de maio de1992. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qual-quer hora do dia ou da noite, mas tradicionalmente a bandeira éhasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permane-ce exposta durante a noite, ela deve ser iluminada. Mas, pelovisto, a lei é desrespeitada em Fazenda Rio Grande. Durante oferiado de finados, em alguns prédios públicos, os pavilhõespermaneceram noite e dia hasteados. Se não existe expedien-te, os pavilhões não precisam ser hasteados. Sinal de que osfuncionários não foram orientados ou estão desrespeitandomesmo a Lei.

Dica IOutro detalhe em torno da presença dos pavilhões haste-

ados em prédios públicos. No caso de prefeituras, quando oprefeito se ausenta do município, a bandeira municipal deve serarriada. Ela estando fora do mastro, é sinal de que o Chefe doExecutivo permanece fora do território municipal.

A Prefeitura de FazendaRio Grande, por meio da Faz-Trans, órgão responsável pelotrânsito do município, implantoumais um conjunto semafóricono município. O equipamento foiinstalado no cruzamento da ruaCésar Carelli com a rua Rio Ivaí,no Bairro Pioneiros, e entra emfuncionamento na segunda-fei-ra (7).

Avaliado em aproximada-mente R$ 70 mil reais, o con-junto semafórico foi implantadocom o objetivo de minimizar onúmero de acidentes naquelaregião. "Hoje esse cruzamentotem um grande fluxo de veícu-los e também tivemos o au-mento de acidentes. Esse equi-pamento chega para fluir o trân-

sito de forma segura e ágil",explicou o diretor da FazTrans,José Alcione Ferreira.

Além dos motoristas, se-gundo Alcione, o novo semáfo-ro também garantirá seguran-

ça aos pedestres, haja vista aregião que ele foi implantado."Esse é um equipamento fun-damental que vai garantir eampliar a segurança nas tra-vessias e a acessibilidade dos

pedestres, já que temos naquelaregião o cemitério e também ohospital", comentou.

Como os conjuntos sema-fóricos implantados anterior-mente, a nova aquisição daFazTrans também é um equi-pamento moderno, com tecno-logia em LED e com indicadorde tempo para pedestres.

Com mais esse semáfo-ro, somam-se cinco o númerode equipamentos instaladospela FazTrans nos últimos doisanos em Fazenda Rio Grande.Entre outros investimentos, oórgão já investiu em novas via-turas, além de uma pick-up euma nova máquina para a pin-tura de ruas e faixas de pedes-tre do município.

Foto

: B

arbo

sa J

r/PM

FRG

Vereador Ricardo Miranda querampliação de linha de ônibus

Dando continuidade ao seutrabalho em prol da melhoria damobilidade urbana em Fazen-da Rio Grande, o vereador Ri-cardo Miranda (PT) levou aoconhecimento da URBS - Ur-banização de Curitiba S.A. edo Grupo Leblon Transportesuma reivindicação da comu-nidade do bairro Estados soli-citado por moradores durantevisita a região.

Ricardo requer que sejaenviado um documento solici-tando a ampliação do trecho queatende os bairros Santa Maria

e Estados. Miranda destaca queos moradores da Avenida Mato

Grosso do trecho compreendi-do entre a Avenida Paraná e Rio

Amazonas não são contempla-dos com nenhuma linha de ôni-bus fazendo com que as famíli-as deste entorno percorramcerca de 1km para utilizar-sedo transporte coletivo.

"A Urbs e a empresa pre-cisam estudar uma maneirapara melhorar o transporte co-letivo nesta região. Precisamosinvestir na mobilidade urbana dacidade para atendermos a essagrande demanda devido a ex-pansão da nova área industriale do aterro sanitário", justificouo vereador.

A reunião para debater oaumento da frota de táxi propostapelo vereador de Curitiba JairCezar ocorreu na última quinta-feira no plenário da CâmaraMunicipal de Curitiba e contoucom a presença dos vereado-res da Região Metropolitana,representantes da URBS e deprofissionais da classe.

Assim como em FazendaRio Grande, alguns municípiosda RMC, incluindo a capital pa-ranaense, estudam possibilida-des para aumentar o efetivo detáxis. Em Fazenda Rio Grandea proposta foi feita pelo verea-

dor Márcio Wozniack atravésda indicação 176/2011. "A leique rege esta atividade é de1998, desde então, a cidade ala-vancou no desenvolvimento ecresceu muito em número dehabitantes sendo necessáriasadequações para dar condiçãode atuação aos profissionais etambém garantir que o serviçoseja prestado com eficiência equalidade para a população",comenta o vereador que duran-te o discurso falou na ideia decriação de uma comissão paratratar desse assunto em Fazen-da Rio Grande.

Vereador Marcio Wozniack participade reunião no plenário da Câmara de Curitiba

O equipamento foi instalado no cruzamento darua César Carelli com a rua Rio Ivaí, no Bairro Pioneiros

Vereador Ricardo Miranda

Page 5: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 5

Sete bilhões de pessoas e o mesmo planeta Luciano Ducci destacaaprovação e garante

tarifa única no sistemaNeste dia 31 de outubro de2011, a ONU - Organização dasNações Unidas anunciou que apopulação mundial chegou aonúmero inimaginável há algu-mas décadas, de 7 bilhões depessoas.

A data é simbólica, já quea ONU usa as perspectivas glo-bais de fecundidade e mortali-dade e os censos dos países.Estima-se que 3% da popula-ção mundial são deixados defora, mas o número serve paravários alertas.

O primeiro deles é que hámais pessoas no mesmo pla-neta. Planeta este com menosrecursos naturais à disposiçãodo homem, já que estes foramdesgastados de maneira irres-ponsável, e carente ainda dejustiça social.

Aí entra a questão da sus-tentabilidade. Como sustentartanta gente com menos condi-ções?

Esse é um dos grandesdesafios, que incluem tambémo oferecimento de transportespara a população de forma res-ponsável, do ponto de vista eco-nômico, social e ambiental.

O mundo é bastante hete-rogêneo. Enquanto há naçõescuja população usa bens e ser-viços de que no fundo não pre-cisa, porque as condições eco-nômicas a favorece, em outras,água, comida e combate à do-enças ainda são sonhos distan-tes.

Parte da realidade vividahoje por este mundo de diferen-ças passa pelo setor de trans-portes, tanto de carga como depassageiros.

No setor de transportes háum universo de fatos relaciona-do à vida da humanidade.

Número de habitantes no mundo está maior e os

recursos disponíveis para a humanidade estão cada vez mais escassos

Os transportes conso-mem boa parte dos recursospara seu funcionamento e inter-ferem no meio ambiente, comoo uso em larga escala do petró-leo e outros bens, mas ao mes-mo tempo, promove bem estarsocial e condições para a exe-cução das atividades econômi-cas.

Não adianta ter mão deobra, se essa mão de obra nãoé levada ao local do trabalho.Não adianta ter riquezas se elasnão podem ser levadas até àspessoas que podem beneficiar.Não adianta ter saúde, educa-ção e alimentação sem acessoa estes serviços.

Então, pensar no bem es-tar de toda esta população pas-sa por localmente ou de manei-ra global pela atitude de ofere-cer um transporte com respon-sabilidade e qualidade.

Sabe-se que diante da po-luição e do uso desordenadodos combustíveis de fontes nãorenováveis, como o petróleo, anecessidade de ampliar a ofer-

ta de transporte público não seresume apenas a beneficiaruma comunidade onde a linhade ônibus, trem ou metrô vaioperar, mas de todo o planeta.Isso mesmo! Se um bairro con-segue convencer seus mora-dores a deixar os carros emcasa, são milhares e milhõesde litros de combustíveis a me-nos queimando e poluindo. Issointerfere diretamente na produ-ção do petróleo e na qualidadegeral de vida. Imagine então semilhares de bairros em açõeslocais incentivam o transportecoletivo? O impacto global seráainda maior.

NÃO SE TRATA DEQUANTIDADE, MAS DE

ESTILO DE VIDA:E o impacto do crescimen-

to chama mais atenção do quepropriamente o número dos ha-bitantes. E isso se dá de manei-ra diferente de acordo com a re-alidade de cada nação.

Segundo projeções daONU, até 2100, se o ritmo defecundidade e mortalidade con-

tinuar desta forma, o mundo terá3 bilhões de pessoas a mais,chegando a 10 bilhões de habi-tantes. Apenas 10 países serãoresponsáveis pela metade des-tes 3 bilhões de pessoas amais. Grande parte, naçõescuja população vive em pobre-za: 08 são do continente africa-no.

A taxa de fecundidade édesigual nos países, assimcomo os impactos do estilo devida.

No Maláui (Malawi), paísdo Oriente da África, a taxa defecundidade é de seis filhos pormulher. Nos Estados Unidos,essa taxa é de duas criançaspor mulher.

No entanto, cada cidadãodos Estados Unidos, causaimpactos no aquecimento glo-bal equivalentes a 11 cidadãosde Maláui.

O uso excessivo de com-bustíveis fósseis, por conta da frotade veículos, principalmente, é umdos fatores de estilo de vida quejustificam essa diferença.

Assim, cabe às socieda-des mais ricas, mesmo comtaxas baixas de nascimento,fazerem sua parte.

Hoje é consciência globalque os transportes públicos fa-zem parte de um desenvolvi-mento sustentável não só parauma cidade, mas para a huma-nidade.

Veículos de transportespúblicos, como ônibus e ferro-viários, substituem vários car-ros de passeio que proporcio-nalmente poluem mais e cau-sam um consumo energéticomaior.

Por Adamo Bazani -Assessor de imprensa da

Leblon Transportes

O prefeito Luciano Duc-ci destacou nesta quinta-fei-ra, 3, os bons índices deaprovação do Metrô Curiti-bano no levantamento doInstituto Paraná Pesquisas."A pesquisa mostra a deci-são correta na opção da im-plantação deste modal queserá integrado ao sistema detransporte de Curitiba que jáé bem avaliado pela popula-ção", disse Ducci.

A pesquisa, divulgada naimprensa, adianta que 80%dos curitibanos acreditam queo novo modal será bom paraa cidade. Além disso, 69%veem no metrô a melhor so-lução para melhorar o siste-ma de transporte público.

A construção do metrôestá prevista para iniciar nosegundo semestre de 2012,

O prefeito Luciano Ducci destacou os bons índices deaprovação do Metrô Curitibano no levantamento do InstitutoParaná Pesquisas. Na imagem, Luciano com a ministra doPlanejamento, Miriam Belchior, e a diretora de Mobilidade

Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

A Câmara de Vereado-res autorizou na última terça-feira (1º) a Prefeitura de Curi-tiba a contratar operação decrédito junto ao Banco doBrasil, no valor de R$ 7,5 mi-lhões, para compra de com-putadores portáteis que serãoentregues aos estudantes darede municipal de ensino.

A aquisição dos equipa-mentos faz parte do progra-ma do governo federal "UmComputador por Aluno", de-senvolvido pelo Ministério daEducação com suporte fi-nanceiro do BNDES (Ban-co Nacional de Desenvolvi-mento Econômico e Social).

Com autorização do le-gislativo municipal, a Prefei-tura passa a aderir ao pro-

Alunos terão laptopsnas salas de aula

com previsão de término para2016. O investimento será deR$ 2,25 bilhões - R$ 1 bilhãodo governo federal, R$ 450 mi-lhões do Município, R$ 300milhões do Governo do Esta-do e R$ 500 milhões atravésda parceria público-privada.

ConfiávelEspecialistas entrevista-

dos pelo jornal "Gazeta doPovo" afirmaram que as ca-racterísticas positivas do me-trô formaram o bom conceitoda população. "A percepçãoem relação ao metrô é de quese trata de um transporte con-fiável, que oferece um confor-to e uma comodidade que nãosão encontrados na rede deônibus", disse Orlando PintoRibeiro, coordenador do cur-so de Arquitetura e Urbanis-mo da Universidade Positivo.

grama federal e vai propor acompra de 20 mil computado-res portáteis - mais conheci-dos como laptop ou netbook."O programa contribui com oprocesso de inclusão digital jápresente, com os laboratóriosde informática, nas 179 esco-las de Curitiba", diz a secretá-ria municipal da Educação, Li-liane Sabbag.

"O computador ajuda naaprendizagem, enriquece asaulas e estimula as crianças.O programa prevê que os lap-tops poderão ficar com os alu-nos todo tempo da aula conec-tados em rede na internet. Osprofessores também serãotreinados para melhor uso dosequipamentos em sala deaula", completou Liliane.

A Comissão Especial deLicitação do programa Pró-Transportes, da Prefeitura deCuritiba, abriu na última terça-feira, (1) de novembro, os en-velopes com as propostas depreço do edital de licitação parao lote de obras de extensão daLinha Verde Sul, no trecho en-tre o Terminal do Pinheirinho ea Rua Isaac Ferreira da Cruz.Nesse trecho, as obras têmcusto de R$ 15.424.290,53 efazem parte do Programa de

Abertas propostas de preço para obra da Linha Verde SulAceleração do Crescimento(PAC) da Copa.

A empresa Sociedade Ma-frense de Engenharia Ltda apre-sentou o menor preço, R$14.928.449,68. Os envelopescom as propostas de preço fo-ram abertos, às 14h30, na sededa Secretaria Municipal deObras Públicas, na rua Emílio deMenezes, 450, São Francisco.

"É mais uma etapa da Li-nha Verde que será consolida-da, estendendo também para

o Sul da cidade os benefíciosdo desenvolvimento urbano eda integração entre bairros queeram cortados pela BR", des-taca o prefeito Luciano Ducci.

Numa extensão de 1,8 qui-lômetro, a Prefeitura segue a ur-banização do eixo da antiga BR476 com a implantação de 10pistas de rolamento, sendoduas para canaletas exclusivaspara o transporte coletivo, seispara o sistema viário (três emcada sentido) e duas vias lo-

cais de passagem (uma emcada sentido), ciclovia, além deiluminação renovada, paisagis-mo e calçadas.

O trecho, que vai da ruaCida Marcondes de Albuquer-que, perto do terminal do Pinhei-rinho, até a Isaac Ferreira daCruz terá ainda o alargamentode duas trincheiras, e a cons-trução da estação WinstonChurchill para embarque e de-sembarque de passageiros dotransporte coletivo.

Page 6: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br6 - / PARANÁ

Taxas do Detranpodem ser reajustadas

Governador libera R$ 34,1 milhõespara obras em escolas estaduais

O governador Beto Richaassinou na última sexta-feira(28/10) a homologação de pro-cessos licitatórios para obrasem escolas da rede pública dediversas regiões do Paraná,somando R$ 28,6 milhões. Eletambém autorizou abertura deconcorrências públicas no va-lor de R$ 5,5 milhões para vári-os projetos de melhorias em co-légios estaduais, principalmen-te de ensino profissionalizante.

"Estas liberações são exem-plo da atenção do governo com amelhoria das condições da edu-cação pública. Estamos investi-mento na qualidade do ensinocom obras estruturais e valoriza-ção dos professores", afirmou ogovernador Beto Richa. "Conse-

guimos avançar muito na recom-posição da infraestrutura da redeestadual, uma prioridade enfren-tada desde o primeiro dia da nos-sa gestão", completa o secretá-rio da Educação e vice-gover-nador Flávio Arns.

O maior lote de obras au-torizadas, no valor de R$6.972.147,34, envolve escolasde Curitiba e área metropolitana(R$ 4.459.661,02), Ponta Gros-sa (R$ 1.433.948,76) Parana-guá (R$ 623.452,02) e Wen-

ceslau Braz (R$ 455.085,54).Outros R$ 733,6 mil foram libe-rados para reparos e melhori-as das instalações elétricas emunidades de 24 municípios daRegião Metropolitana de Curiti-ba e Litoral.

O governadorBeto Richaassinou ahomologaçãode processoslicitatórios paraobras emescolas da redepública dediversasregiões doParaná,somando R$28,6 milhões

Foto

: R

icar

do A

lmei

da

O Governo do Paranáencaminhou para aprecia-ção da Assembleia Legis-lativa, na última segunda-fei-ra (31), uma mensagemque propõe a recomposiçãodas taxas dos serviços doDepartamento de Trânsitodo Paraná (Detran), quedesde 1995 não eram rea-justadas por projeto de lei.O objetivo da medida é rea-linhar os valores com oscobrados em outros esta-dos e utilizar os novos re-cursos para ampliar os in-vestimentos do Estado naárea de segurança pública.

De acordo com um es-tudo feito pelo Detran nos úl-timos 16 anos não houve re-ajuste das taxas, que sofre-ram apenas correção mo-netária abaixo dos índicesde inflação. No período, oIGP-M chegou a 318,93%e o INPC a 220,39%. A pro-posta do governo é recom-por a maioria das taxas em45% a partir de 2012. A pro-

posição também serve paraadequar o sistema paranaen-se ao Código Brasileiro deTrânsito, que é de 1998.

Além de garantir a me-lhoria e modernização dosserviços do Detran, os recur-sos oriundos das taxas se-rão carreados para comporo Fundo Especial de Segu-rança Pública do Paraná(Funesp), previsto no progra-ma Paraná Seguro, cuja pro-posta de criação também foienviada nesta semana peloGoverno do Estado ao legis-lativo.

O projeto que cria o Fu-nesp prevê a unificação dosfundos da área de seguran-ça e será formado por recur-sos do Fundo de Reequipa-mento do Trânsito (Funres-tran), Fundo Especial de Re-equipamento Policial (Fun-respol), Fundo Estadual doCorpo de Bombeiros Militardo Paraná (FUNCB) e Fun-do de Reequipamento da Po-lícia Militar (FunPM).

Projeto enviado pelo governo para

Assembleia visa ampliar investimentos

em segurança pública

Mais de 9 mil eleitores apro-veitaram o feriado de Finados, naúltima quarta-feira para fazer orecadastramento eleitoral no TRE.

Todo o eleitorado de Curiti-ba (e somente Curitiba) deveráser recadastrado pelo sistemabiométrico, que identifica o elei-

Mais da metade dos eleitores deCuritiba já fizeram o recadastramento no TRE

tor através das impressões di-gitais. O comparecimento é obri-gatório. O eleitor que não com-parecer terá o título cancelado.

A maneira mais práticapara o eleitor é agendar o aten-dimento através do sítio do TREdo Paraná, no endereço:

www.tre-pr.jus.brNo ato da revisão o eleitor

poderá regularizar possíveispendências, alterar local de vo-tação e fazer retificações, bemcomo, receberá um novo títulode eleitor. OBS: O TRE - PRdisponibiliza estacionamento

gratuito para os eleitores.Dados

Segundo o TRE, 746.633eleitores já cadastraram as im-pressões digitais e atualizaramos seus dados, o que corres-ponde a 57% de 1,3 milhão devotantes da capital paranaense.

Page 7: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br QUATRO BARRAS / - 7

Festa do Cinquentenário começa hoje em Quatro Barras

Começam hoje as come-morações dos 50 anos deemancipação política de Qua-tro Barras. Na tarde de ontem(3), a programação festiva foidirecionada aos Grupos daMelhor Idade, que participaramde um animado baile com ogrupo Tony e Mathias, no salãoda Igreja Matriz. Mas a abertu-ra oficial do evento está marca-da para esta sexta-feira (4), às17h30 na Câmara Municipal,onde serão lançados o Livro dos50 anos, o selo comemorativo -em parceria com os Correios -,a nova versão do hino municipale a iluminação natalina, instaladaem vários pontos da cidade.

A solenidade ainda conta-rá com homenagens e entregados títulos de servidor públicopadrão, realizada pelos verea-dores. Muito antes disso, osatletas já largam na Ultramara-tona Internacional de QuatroBarras, partindo do Parque daCiência em direção ao municí-pio, onde serão realizados trêsdias de provas em um percur-so rico pela diversidade ambi-ental. Ainda na sexta-feira (9),às 21h iniciam a apresentaçãode artistas regionais no Parquede Eventos, seguida às 22h peloshow do Grupo Nativos e às

Abertura oficial do evento será realizada às 17h30 na Câmara Municipal,

e vai lançar o livro dos 50 anos, o selo comemorativo, a nova versão do hino municipal e a iluminação de Natal

23h30 pelo baile com o GrupoLegião.

"Estamos preparandouma grande festa para selar os50 anos de emancipação políti-ca e a fase promissora queQuatro Barras vive, com obrase programas que refletem dire-tamente na vida das pessoas.Este é sem dúvida um momentohistórico, e participar dele paranós é uma grande honra", dis-se o prefeito Loreno Tolardo.

Programação continuaNa manhã de sábado (5),

o desfile também promete novi-dades. Além das escolas eCmeis, haverá a apresentaçãodas bandas do Centro de Aten-dimento à Criança e ao Adoles-cente (CACA), Polícia Militar eExército. Mais de mil pessoasdevem desfilar pela avenidaDom Pedro II, a partir das 9h.No decorrer do dia haverá jogoentre o Quatro Barras FutebolClube e o Corinthians Masters,no Centro de Treinamento Ni-nho da Gralha; e apresenta-ções de teatro do Projeto Atletado Futuro e da Academia Que-bra Nozes. Às 22h o Parquede Eventos recebe a dupla Erice Matheus e às 23h30 o bailedo Grupo Festerê.

A Missa Campal abre a

programação do parque no do-mingo (6), e é seguida pelo al-moço com Frango Caipira Gra-ciosa, no salão paroquial, comapresentação da Orquestra Vi-ola e Cantoria. Às 12h tambémestá marcada a chegada dos

atletas que disputam a Ultrama-ratona. Às 15h começa a tardegospel com Mattos Nascimen-to, no Parque de Eventos, e afinal da Copa Cinquentenário noEstádio Osni Antônio da Silva.

Às 20h haverá show com

a dupla Willian e Renan, às 21ha apresentação da Cia de Dan-ça 8 Segundos e às 22h showcom o Grupo Kanoa. Na se-gunda-feira (7), a programaçãoinicia já no fim tarde. Artistas re-gionais se apresentam entre 16he 18h. Às 19h haverá apresen-tação de Dança do Projeto Atle-ta do Futuro, às 20h a BandaBlindagem, e às 22h a dupla La-luna e Vinicius. Na terça-feira (8),artistas regionais e a dupla Oswal-dir e Carlos Magrão estão na pro-gramação à partir das 21h.Inauguração da Estrada da

GraciosaNo dia 9 de novembro -

data de aniversário de QuatroBarras - a cidade comemoracom um evento especial: ainauguração da Estrada da

Graciosa. A cerimônia estámarcada para às 11h na Cape-la de São Pedro, no Rio doMeio, com presença confirma-da do governador Beto Richa.O evento vai oficializar a inau-guração de uma das mais im-portantes obras ligadas ao tu-rismo e à infraestrutura, execu-tadas nesta gestão.

A programação segue às16h com a apresentação deartistas regionais, às 17h comapresentação de dança do Pro-jeto Atleta do Futuro e às 18hcom rodas de capoeira do Gru-po Raízes. Às 21h Ali e Rhuanabrem a noite e às 22h aconte-ce o grande show com Mar-cos e Belutti. O evento encerraàs 23h30 com um belo showpirotécnico.

Cidade completa 50 anos no próximo dia 9

Page 8: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br8 - / SJP

População de São José dos Pinhais se mostra indignadacom atendimento de saúde e critica administração

A espera por uma cirurgiaou até por um simples atendi-mento médico tem aumentadoa dor de muitos pacientes emSão José dos Pinhais. Bastapercorrer os postos de saúde eos hospitais da cidade para per-ceber o sofrimento e o quanto apopulação está indignada coma administração atual, do pre-feito Ivan Rodrigues e como temsido conduzido o departamentode saúde que já teve várias tro-cas de secretários.

"O atendimento aqui ézero. O prefeito é zero também.Está muito devagar, a genteacorda de madrugada paramarcar consulta e leva dois atrês meses para ser atendido,e isso se não levar mais tem-po", desabafou a vendedoraCecília Moraes, 60 anos, mo-radora da Colônia Rio Grandeque aguardava atendimento noHospital Atílio Talamini.

O desabafo da dona Cecí-lia foi compartilhado por outrospacientes que se aproximarampara conversar com a reporta-gem. "Olha meu filho, acho quecachorro é melhor tratado doque a gente. Estou correndo umtempão pra baixo e pra cima

para fazer uma cirurgia para ti-rar pedra da vesícula e estácomplicado. A gente sofre de-mais", disse emocionada donaMárcia que terá o sobrenomepreservado para evitar eventu-ais retaliações.

Na última segunda-feira, oprotesto de um pai que recla-mava da longa fila de esperapor uma cirurgia, atraiu a aten-

Paciente Cecília Moraes reclama do atendimento de saúde em São José dos Pinhais

ção da mídia. O pai do garotoG. - os nomes serão preserva-dos - implorou para que o filhopassasse por uma intervençãocirúrgica nas amígdalas, pois ador na garganta que foi diagnos-ticada não diminuiu com os re-médios receitados. E o pior, amedicação, segundo os pais dogaroto, estaria fazendo mal paraa criança.

Depois de um princípio detumulto na frente da unidade hos-pitalar, no bairro Bom Jesus, foimarcada a cirurgia no garoto parao próximo dia 21 de novembro.

Em contato com a admi-nistração municipal, a assesso-ria de imprensa informou que a"Prefeitura de São José dosPinhais já fez um convênio comum hospital em Curitiba para

aumentar o número de cirurgi-as e assim, desafogar a fila deespera. Com isso, a estimativaé de que em 8(oito) meses sejazerada a fila de espera".

Ainda de acordo com aassessoria, são seguidos cri-térios de prioridade para casosde emergência.

Dimas Rodrigues

Centro Integral de Atenção a Mulher

Hospital Atílio Talamini

Page 9: Edição 207

Equipe da Amsulep visita norte doParaná para conhecer a pecuária leiteira

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br MANDIRITUBA / - 9

Prefeitura de Mandiritubareforma ponte do Rio Maurício

Na última semana a se-cretaria de Agricultura da pre-feitura de Mandirituba organizouuma caravana até o norte doParaná, na cidade de São Joséda Boa Vista, para conhecer atecnologia da pecuária leiteira.A visita faz parte do projeto parao desenvolvimento da UsinaRegional de Leite, que já busca,através do governo do Estado,apoio para a instalação no mu-nicípio de Mandirituba, onde iráatender algumas cidades daAssociação dos Municípios daRegião Suleste do Paraná -Amsulep.

Durante a visita o grupo foirecepcionado pela equipe daprefeitura de São José da BoaVista e pela direção da Coope-rativa Agropecuária Familiar doLeste Pioneiro - Coaflep. "Fo-mos muito bem acolhidos portodos. Voltamos animados, sen-do uma viajem produtiva paraos nossos planos futuros", co-mentou o vereador, Antonio La-ércio Piontkievicz.

A viajem teve a participa-ção dos municípios de Agudos

do Sul, Piên, Quitandinha, Fa-zenda Rio Grande e Mandiritu-ba, com a presença do prefeitoMachadinho, técnicos das se-cretarias municipais de agricul-tura, técnicos da Emater, vere-adores e produtores de leite.

Segundo o secretário deAgricultura de Mandirituba,Marcos Dalla Costa, o projetoda pecuária leiteira na Amsulepvisa oferecer novas formas degeração de renda aos agricul-tores da região. "O projeto irádinamizar a vida econômicados municípios e proporcionarmais uma opção de geração derenda aos agricultores", com-pletou o secretário.

O prefeito Machadinho co-mentou que fez questão de par-ticipar da visita para conhecerum pouco mais da tecnologiada pecuária leiteira. "A idéia doprojeto surgiu devido estar an-corado em um conjunto de fato-res, porém a principal razãodessa atividade está no fato degarantir uma renda mensal àsfamílias", completou o prefeito deMandirituba.

A secretaria de Trans-portes da prefeitura de Man-dirituba finalizou esta sema-na a reforma da estrutura daponte do Rio Maurício, quedá acesso ao município deFazenda Rio Grande. Ocaminho alternativo benefi-cia a população e aquelesque optam por usar a via.

O prefeito Machadinho,reconhecendo que a antigaestrutura da ponte não ofe-recia mais segurança parao tráfego de veículos, de-terminou que fosse execu-tado um trabalho de urgên-cia no local.

O secretário de Trans-portes, Celso Luiz Machado,informou que foi realizada atroca da madeira velha pornovas, bem como a reformade toda a estrutura que vaimanter a ponte mais firme,com durabilidade e dandosegurança no tráfego na re-gião.

Além das obras da novaponte, a prefeitura tambématendeu os freqüentes pedi-dos e realizou a recupera-ção da estrada que dá aces-so ao limite dos municípiosde Mandirituba e FazendaRio Grande.

A visita faz parte do projeto para odesenvolvimento da Usina Regional de Leite

Reformada estrutura da ponte do Rio Maurício,que dá acesso ao município de Fazenda Rio Grande

Page 10: Edição 207

TIJUCAS DO SULPINHAIS

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br10 - / RMC

Município agora tem Junta Comercial Plano diretor de Tijucas doSul é destaque na RMC

O município de Pinhaisinaugurou nesta segunda-feira(31) uma sede própria da JuntaComercial. Este escritório regi-onal é um anseio antigo dosempreendedores do municípioque necessitam de maior agili-dade na tramitação de docu-mentos e demais encaminha-mentos necessários ao órgão.A unidade foi instalada no pré-dio da Associação Comercial eIndustrial de Pinhais - ACIPI,localizado na Rua Somália, 35,centro.

Durante o evento, o presi-dente da ACIPI, Ivaldo Sá Bar-reto Filho destacou a importân-cia deste serviço que será ofe-recido em Pinhais. "Este é umgrande momento para Pinhais,que hoje oferece estrutura paraos empresários, estamos mui-to orgulhosos por mais estaconquista a qual obtivemos atra-vés da dedicação dos mem-bros da ACIPI, da administra-ção municipal e da presençaefetiva da Junta Comercial doParaná", disse.

No escritório regional, oatendimento será realizado di-

A unidade foi instalada no prédio da Associação Comercial e

Industrial de Pinhais - ACIPI, localizado na Rua Somália, 35, centro

ariamente das 8 às 17 horas.Para isso, três servidoras daPrefeitura foram treinadas edisponibilizadas para atuar nolocal. A Prefeitura também con-tribuiu com equipamentos,além de participar ativamentedeste pleito. "A Junta Comerci-al é mais um compromissoque a administração do Prefei-to Luizão está cumprindo", en-fatizou o secretário de Desen-volvimento Econômico, JoséZeitel.

ServiçosPraticamente todos os ser-

viços hoje oferecidos pela Jun-ta Comercial do Estado serãodisponibilizados no escritórioregional de Pinhais. Emissão deguias e formulários, declara-ções de ME e EPP, consultaandamento de processos, con-sulta pagamento de guias e di-versas informações serão al-guns dos serviços que serãooferecidos.

Para o prefeito Luizão, ainstalação da sede própria da

Junta Comercial em Pinhais émais uma prova do compro-misso com o empresariadolocal. "Quando assumimosnós tínhamos consciência doanseio que os empresários ti-nham em relação ao apoio doPoder Público. Por isso, esta-mos enfrentando este desafiocom muita firmeza. Criamos aSecretaria de Desenvolvimen-to Econômico e de lá pra cámuitos projetos foram coloca-dos em prática, como este",definiu.

A unidade foiinstalada noprédio daAssociaçãoComercial eIndustrial dePinhais -ACIPI,localizado naRua Somália,35, centro

O Plano Diretor, previs-to no artigo 182, §1º, da Cons-tituição Federal, que já haviasido aprovado pela CâmaraMunicipal no final do anopassado, foi nesta semanaintegralmente publicado noDiário Oficial Eletrônico domunicípio.

Este Plano é na verda-de um conjunto de leis queinstrumentaliza a política dedesenvolvimento e expan-são de Tijucas do Sul. Esta-belece regras e diretrizespara o desenvolvimento físi-co da cidade, comunidadese outros núcleos habitacio-nais, cuidando do zonea-mento urbano, industrial, edos demais aspectos popu-lacionais.

Também regulamenta oparcelamento do solo e dasconstruções, além de outrostemas importantes.

Dessa forma, tudo quefor feito no município a partirde agora, referente à docu-mentação e procedimentosurbanísticos, deverá seguiros parâmetros legais dessenovo instrumento normativo.

A iniciativa da elabora-

ção do Plano coube ao prefei-to que, em seguida, submeteuà Câmara Municipal para seraprovado. Sua execução seráuma atribuição das Secretari-as da Administração local soba direção do Chefe do PoderExecutivo municipal.

Todos, contudo, ficam su-bordinados aos ditames doPlano.

Aperfeiçoar os projetos émissão do legislador e do ges-tor público, principalmentequando se torna um instrumen-to tão importante para o cresci-mento e desenvolvimento or-denado da comunidade.

De acordo com o advo-gado Celso Ari Schlichting, as-sessor jurídico da CâmaraMunicipal de Tijucas do Sul,o município "tem hoje, segun-do a COMEC (Coordenaçãoda Região Metropolitana deCuritiba), um dos melhores emais bem elaborados planosdiretores do Estado do Para-ná. Tal fato demonstra a seri-edade e comprometimentocom que a Administração Pú-blica e o Legislativo têm trata-do dos assuntos municipais",destacou.

Page 11: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

PALIO 2008 1.4, Attractive, 4ptmodelo novo, completo, ar/dh, vi-dro/trava rodas, placa A, branco, ex-celente. R$ 26.200,00 ou FINAN-CIO 100%. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

PALIO celebration 2008, pre-to, ar quente, limpador e desemba-çador. Financiamos sem entrada ate60x. Confira! Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAFIAT ZERO KM FONE 3627-2627.

PALIO ED, 1997, azul. R$9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

PALIO ED, 1997, verde, gas.R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

PALIO EDX, 1997, gas. Ver-melho. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO ELX, 2000, gas. Com-pleto. R$ 13.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO EX fire, 2002, 4 portas,gas, vidro, trava, ar quente, desem-baçador traseiro. R$ 14.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO fire 2003 4 portas, Dir.hid., vd. El., limp., des., rodas,Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO FIRE 2003, azul, 2 por-tas, rodas de liga, vidro e trava elétri-

ca. R$ 14.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

PALIO fire 2004, branco, esta-do de zero. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PALIO f ire 2004, Prata,limp., des., rodas. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO FIRE 2009 prata, arcondicionado, direção hidráulica,v idro e t rava elétr ica. R$22.900,00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

PALIO fire, 2004, 4 portas, mo-delo novo. R$ 19.700,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO weekend ELX 1.3,2002, Placa A, Ar cond., dir.hid., vd. El., prata. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO weekend, 99, 1.6,Sport, completo com teto e rodasde liga leve. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SIENA 2003, prata, gasolina,vidros elétricos, carro em excelenteestado. Financia ate 60x, sem entra-da. Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

SIENA ELX 1.3 fire 2000, Placa A,pint. Met., dir. hid., vd. El. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SIENA EX 2002, vidro, trava,desembaçador traseiro e ar quente.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

UNO 2008 Flex, prata, KITGNV. R$ 15.900,00 ou 60 X R$499,00 sem entrada. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

UNO fire 2005 4p, flex, placaA, ar quente, limpador e desemba-çador, alarme, excelente estado. Fi-nanciamos até 60x sem entrada.Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

UNO fire 2005, Placa A, ver-melho, limp., des., pára-choque pers.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 2008, vermelho, pla-ca A, baixo km em estado de zero.Financia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO fire, 2003, branco. Sementrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

UNO fire, 2003, prata. Entrada+ R$ 392,00 mensais. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille, 2003, álcool. R$11.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

UNO SX 1998 4p azul, carroem excelente estado, e super pro-moção. Financiamos até 48x. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO way 4 portas 2006flex, Limp., des. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT Ghia 1993, Di-reção hidráulica. R$ 4.900,00.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GL 1.8, 93, 1.8,álcool, cinza, motor AP. R$6.600,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

ESCORT GL 1997 4 portas,Placa A, pint. Met., dir. hid. R$9.900,00. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GLX 1996, Pint.Met. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT SW Gl 1998, Dir.hid., MP3. R$7.990,00. Em exce-lente estado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 .www.vancarmultimarcas.com.br

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.ECOSPORT, 2004/2004,

1.6, vermelha, completa, com ro-das 17 e 4 pneus novos. Entrada+ 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA 2002, preto, 4 portas,trava, alarme, ar quente, limpador de-sembaçador traseiro. Sem entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA 2009 prata, único dono,4 portas, vidro e trava elétrica, lim-pador e desembaçador. R$24.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

FIESTA 4 portas 1997, Prata,veiculo de repasse. R$ 6.900,00. 48X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 4 portas 2002, Pla-ca A, prata, ar cond. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

KA 2009, branco, placa A, vi-dros elétricos, ar quente, limpador edesembaçador. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

KA GL 2000, Pint. Met., ro-das. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

KA GL 2005, prata, ar quente,desembaçador e limpador, placa A.Excelente estado. Confira! Financi-amento até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA Image 2001, Placa A, pint.Met., dir. hid., vd. El., limp., des. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA hatch, GL, 1.8, 1999,gas. completo. R$ 17.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

ASTRA sedan advantage2009, Prata, ar cond., dir. hid., vd.El., TR. El., AL., CD, R$32.900,00.60Xs/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan confort 2005flex, Pint. Met., rodas, ar cond., dir.hid., vd. El., pára-choque pers.R$27.900,00. 60Xs/ent. Em exce-lente estado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan GL 2000,Placa A, dir. hid., vd. El., rodas.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHACHEVROLET ZERO KM FONE3627-2627.

CELTA 2001, gas, prata. R$14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

CELTA 2008, Placa A. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2009 GNV, Ar cond.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2009 preto, ar quente,limpador e desembaçador. Carro emestado de 0km. Confira! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA 4 p 2009, Prata, pára-choque pers. 60X s/ent. Em exc.estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4 portas 2003, Prata,vd. El., para choque pers. 60X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA prata 2004, Prata,ar q., limp. des. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA spirit 2007 prata 2p, arquente, desembaçador e limpador,veículo de procedência. Financia até60x sem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA VHC 2005 prata, arquente, desembaçador e limpador,baixo km. Financia até 60x sem en-trada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

CELTA, 2003, 4 portas, gas.R$ 16.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

CORSA 1.8. joy, 04/05, 4 por-tas, azul, FLEX, aq, ldt, alarme e te.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA 2001, 1.0, prata, ldt,aq, trava, dh. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA 4 por tas 2000,Limpador, desembaçador, pára-choque personalizado. 48X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA CLASSIC 1.6 2004,Placa A, ar q., des., pára-choque pers.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Classic 2004, Placa A,pára-choque pers. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA hatch, 1998, GL, 1.6,4 portas, prata, alarme, ar quente eldt, trava, rll co 4 pneus novos. En-trada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2002, Pint.Met., ar cond., dir. hid., vd. El.,para choque pers. 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan 2003, branco,placa A, excelente estado. Financiaaté 60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan classic 1.6 su-per 2005, Ar cond., dir. hid., vd. El.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Sedan Classic, 1.0,2004/2004, prata, revisado, rodas deliga leve, dt, aq. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan super 1998,Placa A, para choque pers. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan, flex, 2010, 4portas, preto. R$ 24.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CORSA wagon, 1999, GL,1.6, azul, completo. Entrada + 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Wind, hatch, 2001, 4portas, gas. R$ 14.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MERIVA 2003, Placa A, prata,ar cond., dir. hid., vd. El., TR. El.,pára-choque pers., CD. 60Xs/ent.Em excelente estado de conserva-ção, 41-3079-8866/3014-8867,www.vancarmultimarcas.com.br

MONZA GLS, 1994, comple-to, vermelho. R$ 9.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

OMEGA CD 4.1, 1995, azul,completo. R$ 15.800,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PRISMA joy 1.4 econoflex,vermelho, placa A, trio elétrico, arquente e desembaçador, estado dezero. Super oferta R$ 25.800,00. Fi-nancia até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PRISMA MAXX, 2010, 4 por-tas, completo, único dono. R$27.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

ANUNCIE 3627-1997

Page 12: Edição 207

Motor paraautomóvel váriasmarcas, a partir deR$ 1.000,00, com

garantia de 3 mesese km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br12 - /CLASSI

AÇOUGUEIRO MASAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA MASAUXILIAR DE ESTOQUE MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MASCARPINTEIRO MASCARPINTEIRO DE FORMA MASCOBRADOR DE ÔNIBUS MASCOPEIRO MASENCARREGADO DE MONTAGEM MASESTOQUISTA MASFISCAL DE LOJA MASFUNILEIRO DE AUTOMÓVEIS MASJATEADOR MASMECANICO DE ISTALAÇÃO DE FREIOSMASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB (D)MAS

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13has 17h munidos de documentos

ZAFIRA elegance 2008, com-pleta, airbag, automática, excelenteestado, top de linha. Financia até 60x.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

FOX 1.6, Plus, 08, prata, 4pt,placa A, completo, ar/dh, trio elétri-co, air bag duplo, alarme, excelente.R$ 27.900,00 ou FINANCIO 100%.Fone: 3329-6601 - Automóveis Curi-tiba.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAVOLKSWAGEM ZERO KM FONE3627-2627.

GOL 1.0 2002, Placa A, prata.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6 4p confor t l ine2001, Placa A, dir. hid., limp.,des., pára-choque pers. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6 power 2003, cinza, 4portas, direção hidráulica, ar condici-onado. R$ 19.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 1.6 power 2008, branco,4 portas, direção hidráulica, ar condi-cionado. R$ 22.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 2001 2p, ar quente limpa-dor e desembaçador, placa A, finan-cia sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2007 completo, flex, pra-ta, único dono. Super oferta. Confira!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL bola 1996, Rodas, veicu-lo de repasse. R$ 6.900,00. 48 X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL CLI 1.6 1996, Pint. Met.,dir. Hid. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2000, Ver-melho, rodas, pára-choque pers. 48Xs/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2001,Pint. Met., limp., des. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2002, PlacaA, prata, pára-choque pers. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas plus 2005,Prata, ar cond., pára-choque pers.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3, 2002, gas. R$14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

GOL G4 2006, Placa A. 60 Xs/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 4p 2006, branco, car-ro em excelente estado. Financia ate60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL G4, 4 portas 2006, PlacaA, dir. hid., ar cond., vd. El. 60X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL GIV 09, 4pt, prata, ar

condicionado, vidro/trava limp/des,placa A. R$ 21.600,00 ou Financio100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

GOL GIV 1.0 Flex 2008, bran-co, 4 portas, vidro e trava elétrica.R$ 19.500,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

GOL GIV 1.0 Flex 2009 bran-co, 4 portas. R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL MI 1998, Placa A, ro-das. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL Special 2001, Placa A.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI 1.6 Confortline 2000,Vermelha, dir. hid., vd. El. 48 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI G3, 1.0, 2001, preta,completa + rodas de liga leve. Sementrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

QUANTUM CLI 1.8, gasolina,1996/1996, prata, aq, dlt, dh, tve, Trioelétrico, 4P, Farol de neblina, Manu-al, Parachoque personalizado, Re-trovisor elétrico. Entrada 48X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

S A N TA N A 2 . 0 2 0 0 0GNV, dir. hid. R$ 12.900,00.Veículo de repasse. 48 X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SANTANA GL, 2.0, 1991,gas., cinza. R$ 8.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CLIO 2007, bege, hiflex,placa A, conjunto elétrico, ar quen-te, desembaçador e limpador,estado de zero km. Super oferta.Confira! Financiamos até 60xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CLIO 4 portas 2001, Pla-ca A, vermelho, ar cond., pára-choque pers. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação.4 1 - 3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO 4 portas 2004, Pla-ca A, pint. Met., ar cond., des.,pára-choque pers. 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO EXP. 1.6, 16v, 2005,Hatch, 4 portas, preto, ar cond. Dir.hidráulica, vidro e trava R$19.900,00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

CLIO RL 1.6 1998 4 por-tas, Placa A, dir. hid., manual.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

HONDA CIVIC EX, 97/98, pre-to, completo, dh, vidro, trava, alar-me, rodas de liga leve. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

IBIZA 2001, Pint. Met., dir.hid., vd. El. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

MEGANE Sedan RT 1.6 2001,Placa A, dir. hid., ar cond., vd. El.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERCEDES C230K 1997blindado, Pint. Met., ar cond., vd.El., tr. El., rodas, manual, chavecopia. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 1.6 4 portaspresence, Pint. Met., ar cond., dir.hid., vd. El., tr. El. R$ 14.900,00.

41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2001, Pla-ca A, pint. Met. 60 x s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2003, PlacaA, limp., des., vd. El. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 sensation 1.42008 flex, placa A. Excelente esta-do. Financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT 306 soleil, 2000/2001, verde, dh, ve, te, rodas 17,bancos em couro, farol de milha, ldt,Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

TWINGO 1999, Placa A,limp. des., p. ch. Pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

BLAZER, vermelha, 4.3, DLX,97/97, completa + GNV. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Pick-up 1.6 97, cin-za, capota marítima. Ótima. R$10.400,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

DOBLO HLX 09, 7 lugares,branca, ar/dh vidro/trava, placa A,excelente. R$ 38.900,00 ou Finan-cio 100%. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

F1000 1988, dupla, vermelha.MWM turbo. R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2002, Placa A.R$ 15.900,00,60X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIORINO 2007 furgão, bran-ca, Fire flex. R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2009, Fire flex, fur-gão, amarela. R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO Furgão, 06, branca,placa A, ótima IPVA/11 pago. R$19.500,00 a vista ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

KOMBI 09, envidraçada, combancos, placa A, excelente estado.R$ 27.500,00 ou FINANCIO 100%.Fone: 3329-6601 - Automóveis Curi-tiba.

KOMBI 09, Furgão, branca,placa A, excelente. R$ 23.500,00 ouFINANCIO 100%. Fone: 3329-6601- Automóveis Curitiba.

KOMBI 2008, 1.4, flex, furgão,amarela. R$23.500,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PICK-UP CORSA 2002,Placa A, rodas. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867

Atenção Maiorde 65 anos

Se você ainda nãose aposentou(Mesmo semcontribuição).

Nos procure: (41)3022-4503

www.vancarmultimarcas.com.br

RANGER, 1999, cabine dupla,gas., completa. R$ 26.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

S-10 01, prata, dupla, gasoli-na, ar cond/dh vidro/trava, rodas, stoAntonio, capota, protetor, estribo late-ral, excelente. R$ 29.900,00 ou FI-NANCIO. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

S-10 1998 GNV, Ar cond., dir.hid., vd. El. R$17.900,00. 41-3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

SAVEIRO 09, 1.6, branca, pla-ca A, IPVA/Lic. 2011 pagos, prote-tor. R$ 21.900,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

SAVEIRO 1.6 FLEX 2008branca, protetor de caçamba. R$20.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

SAVEIRO MI, 1.6, 2002, ver-melha, gas. R$ 17.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 08, branca, fire, flex,placa A, IPVA/11 pago. R$ 19.900,00a vista ou 60x565,00 S/ ENTRA-DA. Fone: 3329-6601 - AutomóveisCuritiba.

STRADA CE trecking 2009,Pint. Met., dir. Hid. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

STRADA working 1999, Pla-ca A. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CBX 200, ano 01, preta. R$3.700,00. Naza Moto Fone 3627-6868.

DT 200 - para trilha, preta. R$2.500,00 - Fone 9907-5409, falar comMarco.

ATENÇÃOQuem recebe ourecebeu AuxílioDoença do INSS

pode ter dinheiro areceber.

Nos procure: (41)3022-4503

MOTORISTA HABILITAÇÃO C MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS MASOPERADOR DE ESCAVADEIRA MASOPERADOR DE MÁQUINA TEXTIL MASOPERADOR DE MAQUINAS MASOPERADOR DE MOTO NIVELADORA MASOPERADOR DE RETRO ESCAVADEIRAMASOPERADOR DE ROLO COMPACTADORMASOPERADOR DE TRATOR ESTEIRA MASPADEIRO MASPEDREIRO MASPINTOR DE VEÍCULOS MASPORTEIRO MASPORTEIRO FOLGUISTA MASPREPARADOR DE TINTAS MASPROGRAMADOR DE MAQUINA CNC MASSERRALHEIRO MASSERVIÇOS GERAIS MASSERVIÇOS GERAIS MASSOLDADOR MIG/MAG E ELÉTRICA MASTORNEIRO MECÂNICO MASVENDEDOR INTERNO MASVIGIA MASVIGIA MASZELADOR MASAJUDANTE DE COZINHA FEMAUXILIAR DE COZINHA FEMAUXILIAR DE COZINHA FEMBALCONISTA FEMCABELEIREIRO UNISEX FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAMAREIRA FEMMANICURE FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS FEM

RECEPCIONISTA ATENDENTE FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMREPOSITOR DE MERCADORIAS FEMSALGADEIRA FEMSERVIÇOS GERAIS FEMVENDEDOR INTERNO FEMATENDENTE DE BALCÃO INDFATENDENTE DE FARMÁCIA INDFAUXILIAR DE PADEIRO INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO INDFAVALIADOR FÍSICO INDFCABELEIREIRO UNISEX INDFCONSULTOR DE SERVIÇOS INDFCOZINHEIRA INDFCOZINHEIRO GERAL INDFFARMACÊUTICO INDFOPERADOR DE CNC INDFOPERADOR DE TELEMARKETING INDFSECRETÁRIO INDFVIDRACEIRO INDF

RP Auto Center

CONTRATAcontrata mecânico

geometrista com

experiência.

Ligar 3604-0757, falar

com Valter

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13has 17h munidos de documentos

Page 13: Edição 207

02 a 08 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Page 14: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br14 - /CLASSI

Page 15: Edição 207

VIDA". IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos, - á partir de 40,00m2- Bairro JD CANAÃ - "AVERBA-DAS", COM LAJE, ótimo acaba-mento, próximo ao CONDOR, apoucos metros da BR. Á partir deR$ 100.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 46,00m2 - Bairro GRA-LHA AZUL (Jardim Palmeira) -"AVERBADA". R$ 85.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9986-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos, imóvel de ESQUINA- 51,00m2 - Bairro IGUAÇÚ -"AVERBADA", próximo ao SU-PERMERCADO ASSIS. Á partirde R$ 96.000,00 Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seuFGTS). "MINHA CASA, MINHAVIDA". IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos - 51,00m2 - Bairro NAÇÕES- "AVERBADA", próximo ao Super-mercado BOZA. R$ 93.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MINHAVIDA". IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 e 03 Quartos - á partir de43,00m2 - Bairro GRALHA AZUL- "AVERBADAS", Av. Albatroz,

NAÇÕES - Sobrado conten-do 230,00m² - 4 quartos sendo 1suite - localizada na Rua Vene-zuela - R$290.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA- Áreade 3.600,00 m2,(residencial/comer-cial) em uma região nobre, com as-falto, calçada, já com estudo de fra-ções R$380.000,00 – IMOBILIÁ-RIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casas com52,00m2, 02 dormitorios, sala,coz +dep excelente localização, pequenaentrada, utilize seu FGTS - PLANOMINHA CASA MINHA VIDA - Ca-sas a partir de R$85.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviçoe garagem, próx. Supermerca-dos Boza. Utilize se FGTS-PLA-NO MINHA CASA MINHA VIDA.Casas a partir de R$90.000,00.Imobiliária Panakol LTDA - CRE-CI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com50,00,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + área de serviço ex-terna, BWC, excelente localiza-ção. Pequena entrada, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00.IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA -RESIDENCIAL TALINE - Casascom 63,00,00m2, com laje, 03dormitorios, sala,coz + área de

serviço externa excelente locali-zação, asfalto, colegio, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$110.000,00IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

MMD INCORP. E PAR-TICIPAÇÕES LTDA, CRECIJ 0158, convida você clien-te em situação de inadim-plência ref. ao lote situadono Jd. Santarém I e Santa-rém II, a comparecer emnosso escritório sito a ruaJacarandá, 208, sl 04, paratratarmos sobre a regulari-zação do mesmo. Não po-nha em risco o seu patrimô-nio. Tel: 3627-2037 liguepara agendar um horário.

CASAS EM ALVENARIA -03 Quartos - 55,00m2 - BairroIGUAÇÚ - "AVERBADA", próxi-mo a RAIA e ótimo espaço deterreno nos fundos. R$108.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 48,00m2 - Bairro ES-TADOS - "AVERBADA", próximoa BR 116, linhas de ônibus, Super-mercado. R$ 85.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA,com laje - 02 Quartos - 46,00m2 -Bairro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo ao Pos-to MIME e Colégio CUNHA PE-REIRA. R$ 97.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). "MINHA CASA, MINHA

BR 116 - Excelente áreacomercial contendo18.858,00m², localizada na bei-ra da BR 116 centro de Fazen-da Rio Grande - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

BR 116 - Área localizada aolado do shopping de Fazenda RioGrande, contendo 12 lotes, me-tragem: 4.320,00m² - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA -Área contendo 7.000,00m² pró-pria para construção de condo-minio - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Residênciacontendo 130,00m² e terreno12x40 - R$ 150.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

GRALHA AZUL - Excelen-te residência contendo 300,00m²e terreno com 3.313,00m², loca-lizado na Avenida Portugal -Condominio dos Nobres - R$450.000,00 - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Terrenocontendo 307,00m² localizado naRua xingu, 260 - Condominio fe-chado MARIA RAQUEL -R$78.000,00 - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

EUCALIPTOS - Vendemosáreas comerciais e industriais locali-zadas na Avenida Araucária centrode Fazenda Rio Grande - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 15

ônibus na frente. Á partir de R$80.000,00 Quitadas, ESQUINA p/R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos - 45,00m2 - Bair-ro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo aoPosto MIME e Colégio CUNHAPEREIRA. R$ 88.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

Bancos privados no MinhaCasa Minha Vida 2

Foi publicada dia 27, noDiário Oficial da União, que tratadas exigências para que institui-ções financeiras privadas parti-cipem das operações do progra-ma Minha Casa, Minha Vida.Segundo o BC, o objetivo damedida é estabelecer um ambi-ente institucional mais seguro naexecução do programa.

De acordo com o docu-mento, para participar de ofer-tas públicas de recursos desti-nados à subvenção econômi-ca para os beneficiários do pro-grama em municípios com até50 mil habitantes, as instituiçõesdeverão estar em funciona-

mento há, no mínimo, três anos.Essas instituições também

precisam estar dentro dos limi-tes mínimos de capital e de pa-trimônio líquido e não possuirrestrição. De acordo com oBanco Central, os critérios deavaliação também levarão emconta aspectos qualitativoscomo as condições gerais degovernança e não apenas asaúde financeira da instituição.

Ligue para a Casa Fácile verifique como você podeparticipar da segunda fasedo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Contato: 3627-7800 ou 3627-5656.

CENTRO/EUCALIPTOS -FAZENDA RIO GRANDE lindacasa 2qts, averbada, condom. fe-chado sem taxa, semi-nova, es-tacionamento, rua tranqüila, as-faltada, ótimo p/ investir. Financia.R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.br c15442.

IMPERDÍVEL: Vendo casaem Fazenda Rio Grande, exce-lente localização, próximo a es-cola, supermercado, posto desaúde e linha de ônibus. RuaPeru, 697, casa 1, a 800 metrosda prefeitura. Valor R$100.000,00. Liberada para finan-ciamento pela Caixa Econômi-ca Federal. Tratar com Alyssonnos telefones: 41- 3627–0423ou no cel: 41-9601-8298.

Page 16: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br16 - / SEGURANÇA

Polícia prende homemsuspeito de sequestrarfazendense de 6 anos

Jovem leva três tirosno peito e morre no hospital

Por volta das 23 horas daquarta-feira (2), após discutircom um indivíduo desconheci-do, Ricardo Denis Martins, 25anos, foi baleado com três tirosno peito. O fato aconteceu narua Nossa Senhora de Lurdes,bairro Santa Terezinha, em Fa-zenda Rio Grande.

Ricardo ainda foi socorri-do por amigos e levado aoPronto Atendimento de Fazen-da Rio Grande, onde já che-gou praticamente em óbito.Uma atendente disse que a ví-tima chegou ao PA em estadogravíssimo e apesar dos es-forços médicos, o rapaz mor-reu. "Ele chegou aqui pratica-

O rapaz foi morto no bairro Vargem Grande, em Pinhais

mente sem vida, pois os sinaisvitais praticamente inexistiam",comentou a funcionária. A de-legacia de Fazenda Rio Gran-de investiga o caso.

PinhaisNos primeiros minutos da

madrugada da quinta-feira (3),mais um crime foi registrado emPinhais. Um homem, identifica-

do como Leandro Alves Gou-lart, 23 anos, foi encontrado emóbito por volta das 4h30. A víti-ma estava no meio da rua Car-los Drummond de Andrade, nobairro Vargem Grande, em Pi-nhais.

Segundo o cabo Gonza-les, do 17.º Batalhão da PolíciaMilitar, nada foi dito a respeitodo autor do homicídio no localdo fato. "Chegamos ao local ejá encontramos a vítima mor-ta. Algumas testemunhas es-tavam no local, mas a lei dosilêncio falou mais alto", disseo policial. O crime já é investi-gado pela Delegacia de Políciade Pinhais.

Odair teria sidobaleado em umferro velhoapós sedesentendercom colegas detrabalho

Desentendimento em ferro velhotermina com homem baleado

No final da noite da terça(1), Odair Elias da Cruz, de 46anos, foi alvejado com pelomenos um tiro de revólver cali-bre 38 nas costas. O fato acon-teceu na rua Beija Flor, no bair-ro Gralha Azul, em Fazenda RioGrande. A vítima foi encaminha-da ao Hospital do Trabalhador.

Segundo a polícia, Odair,que seria um funcionário de umferro velho, teria se desentendi-do com outros trabalhadores epor isso foi alvejado. Os atira-dores estariam em uma moto-cicleta e ainda não foram identi-ficados. De acordo com o so-

corrista Ricardo, do Siate, Odairlevou um disparo na região dodorso, com saída no tórax. ADelegacia de Fazenda RioGrande investiga o caso.

Outro casoUm menor também aca-

bou baleado em Fazenda RioGrande. E. F. F. de 17 anosestava na esquina das RuasPeru com Buenos Aires, nobairro Gralha Azul, quando foialvejado por desconhecidos. Omenor, com ferimentos consi-derados graves, foi levado pelaequipe do SIATE ao Hospital doTrabalhador.

Foi preso no início damanhã da terça-feira (1º)Uriel do Nascimento, 45anos, suspeito de seques-trar pelo menos três crian-ças em Curitiba. Uma dasvítimas é moradora de Fa-zenda Rio Grande e temseis anos. De acordo comas primeiras informações daPolícia Civil, ele foi encontra-do em Pinhais, na RegiãoMetropolitana de Curitiba. Oretrato falado foi divulgado nasegunda-feira (24).

O suspeito foi filmado porcâmeras de segurança deum shopping em 2010, quan-do sequestrava uma criançade nove anos. Nas imagensele aparece seguindo a famí-lia e aproveita o momento emque a menina se distancia,

para convencê-la a sair comele. Depois, o suposto seques-trador anda tranquilamente, aolado da garota, no Centro dacidade. A menina foi encontra-da quatro horas depois, emCampo Largo, na Região Me-tropolitana de Curitiba.

O último caso onde osuspeito sequestrador teriaparticipado é o da garota fa-zendense de seis anos, quedesapareceu no domingo(23), no Passeio Público, nacapital. A mãe da criança, Ta-tiane da Silva, contou que fi-cou desesperada quando per-cebeu que a filha havia sumi-do. Ela foi encontrada na ma-nhã seguinte em frente a umaescola, no município de SãoJosé dos Pinhais, também naRegião Metropolitana.

Uriel pode terparticipadode outrossequestros

O designer Alexandre deSouza teve sua moto roubadana madrugada do dia 29 deoutubro na Rua Francisco Clau-dino dos Santos, área centralde Fazenda Rio Grande. Se-gundo Alexandre, um funcioná-rio de um posto de combustí-vel disse ter visto dois jovenscarregando a motocicleta emdireção do bairro Pioneiros.

Alexandre relata que es-tacionou sua motocicleta, mo-delo Honda CB-300R, placaATK-6252, em frente a umaloja de 1,99 por volta das 5h30,pois começa a trabalhar as 6

Moto é roubada no centrode Fazenda Rio Grande

horas em um escritório. Al-guns minutos depois, voltoupegar um documento que es-tava no bagageiro e percebeuque a moto tinha sido levada.Em conversa com o funcio-nário de um posto, foi infor-mado que dois indivíduos fo-ram os responsáveis pelo fur-to. Um boletim de ocorrênciafoi formalizado na delegaciade polícia. A moto é da corvermelha e tem um adesivono tanque "Deus seja Louva-do". Informações sobre o pa-radeiro da moto pelo telefone9988-0224.

Moto CB-300Rroubada na áreacentral de FazendaRio Grande

Page 17: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br - 17

Page 18: Edição 207

ÁriesNo campo profissional, evite

brigas com colegas. O conselhode pessoas mais experientespode contribuir para o seu su-cesso. Em casa, não se aborre-ça se alguns conflitos surgirem,tudo indica que serão temporári-os. No amor, compartilhe sonhoscom sua cara-metade.

TouroTrabalhos em equipe são

os mais indicados neste período,só não misture negócios e amiza-de para não se frustrar mais tar-de. Em família, não tenha receiode expor suas opiniões. O ro-mance conta com boas energias.Na paquera, cuidado para nãoconfundir amizade com amor.

GêmeosSemana agitada no campo

profissional. Se precisar de aju-da, conte com o apoio de cole-gas. Suas finanças merecemuma atenção especial nesta se-mana. Contato com um parentedistante vai trazer alegrias ao seular. Cuidado para não deixar suacara-metade em segundo plano.

CâncerAliando comprometimento

e criatividade, conseguirá atin-gir suas metas no ambiente pro-fissional. Neste período, pode-rá se sentir sobrecarregado(a)com as responsabilidades as-sumidas no lar. No campo afeti-vo, aja com mais espontanei-dade ou poderá se afastar dapessoa amada.

LeãoNo trabalho, atividades feitas

em grupo serão as mais indica-das. Tudo indica que os momen-tos passados em família vão trazermais felicidade para sua vida. Adois, uma boa conversa pode re-solver qualquer problema. Confienos conselhos de seu par.

VirgemReflita sobre seu trabalho e

poderá ter boas ideias para afas-tar os problemas. Ofereça ajudaaos colegas que precisarem.Demonstre seus sentimentos aopessoal de casa e o relaciona-mento entre vocês ficará aindamelhor. A dois, o astral é de mui-ta paixão.

CINEMA

Cinemark Shopping São JoséO Zelador Animal (Dub) – Sala 1 – 12:50Os Três Mosqueteiros (Dub) – Sala 1 – 15:15A Casa dos Sonhos – Sala 1 – 17:50 – 20:00 – 22:15Gigantes de Aço (Dub) – Sala 2 – 12:10 – 15:00 – 18:00 – 21:00 –23:50O Palhaço – Sala 3 – 12:40 – 14:50 – 17:05 – 19:15 – 21:30 – 23:40Atividade Paranormal 3 – Sala 4 – 11:15 – 13:20 - 15:30 – 17:40 –19:45 – 22:00 – 00:00Palavra Cantada 3D – Sala 5 – 11:30Terror na Água 3D - Sala 5 – 20:50 – 23:30Terror na Água 3D (Dub) – Sala 5 – 13:10 – 15:40 – 18:10

Cinesystem – Shopping CuritibaA Casa dos Sonhos (Leg) – Sala 4 – 14:10 – 16:40 - 19:10 – 21:40Atividade Paranormal 3 (Leg) – Sala 1 – 16:00 – 18:00 – 20:00 – 22:00Contágio (Leg) – Sala 3 – 19:10 – 21:40

Gigantes de Aço (Dub) – Sala 5 – 16:45 – 19:15 – 21:45O Preço do Amanhã (Leg) – Sala 3 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:40O Retorno de Johnny English (Dub) – Sala 3 – 14:20 – 16:50O Zelador Animal (Dub) – Sala 5 – 14:15Terror na Água 3D – Sala 6 – (Dub) 14:00 – (Leg) 16:30 – 19:00 – 21:30Winter, O Golfinho (Dub) – Sala 1 – 13:30

Cinesystem – Shopping TotalA Casa dos Sonhos (Leg) – Sala 3 – 14:20 – 16:50 – 19:10 – 21:35Amizade Colorida (Dub) – Sala 1 – 21:50Atividade Paranormal 3 (Leg) – Sala 5 – 16:45 – 19:15 – 21:45Gigantes de Aço (Dub) - Sala 4 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:40Não Tenha Medo do Escuro (Leg) – Sala 3 – 21:20O Retorno de Johnny English (Dub) – Sala 1 – 17:00 – 19:20O Zelador Animal (Dub) – Sala 5 – 14:15Terror na Água 3D (Dub) – Sala 2 – 14:00 – 16:30 – 19:00 – 21:30Winter, O Golfinho (Dub) – Sala 1 – 14:30

LibraCuidado para não criar

confusões na área profissional.É um ótimo momento para orga-nizar suas finanças. Parentesmais velhos podem exigir suaparticipação nos assuntos do lar.No campo afetivo, não tenha re-ceio de mostrar seu jeito sensí-vel. É tempo de resolver brigas.

EscorpiãoAproveite o momento para

divulgar seu trabalho e seus ta-lentos aos seus chefes e superi-ores. Conflitos familiares devemser resolvidos sem o envolvi-mento de pessoas de fora. Nocampo sentimental, tudo indicaque encontrará o apoio que tan-to precisa em sua cara-metade.

SagitárioMantenha o foco em suas

tarefas e evite se envolver emconversas improdutivas. Emcasa, é um bom momento parase aproximar das pessoas queama e demonstrar sua preocu-pação com o bem-estar delas.Ótimo astral na área afetiva. Aintimidade promete ser quente.

CapricórnioVocê poderá receber pro-

messas de dinheiro fácil, masevite se iludir à toa. Não convémcompartilhar suas ideias com co-legas neste período. Passe maistempo na presença de seus ami-gos e parentes. No romance,cuidado com suas palavras,pode magoar seu amor.

AquárioÉ tempo de organizar suas

atividades profissionais. Traceprioridades e siga em busca deseus objetivos. A discrição é apalavra de ordem nos assuntosde família. Neste período, vai pre-ferir programas mais caseiros nacompanhia da sua cara-metade.Participe mais da vida do par.

PeixesHá uma tendência a se dis-

trair no ambiente de trabalho.Mantenha o foco ou poderá di-minuir sua produtividade. Nesteperíodo, vai ser preciso jogo decintura para dar conta de suasresponsabilidades. Dê mais aten-ção aos parentes. No amor, façaas vontades de alma gêmea.

HORÓSCOPO

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br18 - / DIVERSÃO

Estreia nesta sexta-feiranos cinemas o longa

A Pele que HabitoBaseado no romance Mygale, de Thierry Jonquet, A Pele que Habito conta a

estória de um eminente cirurgião plástico que, a partir da morte de sua mulher em umacidente de carro se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-lasalvado.

O longa, com orçamento de 13 milhões de euros e produção da El Deseo, dopróprio diretor, teve locações em Santiago de Compostela, Madrid e Toledo.

Palco Praça da Espanha05/11/2011 (sábado)13h Saul Trumpet14h Vilma Ribeiro15h30 Michele Mara e Big Wilson Soul Band17h30 Lady Be20h30 Orquestra à Base de Sopro “Baile de Gafieira”Palco Ruínas de São Francisco05/11/2011 (sábado)18h A Banda Mais Bonita da Cidade19h30 Rádiocaos com Ricardo Chacal e convidados21h Copacabana Club22h30 Rádiocaos06/11/2011 (domingo)

Jair Rodrigues, Almir Sater, Copacabana Club eUltraje a Rigor se apresentam no fim de semana

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, promove neste fim de

semana a Virada Cultural, com diversos shows na cidade, todos com entrada franca.

00h O Teatro Mágico02h30 Banda Nuvens04h Banda Supercolor com Rodrigo Lemos, Fábio Elias, Va-

deco, Heitor Humberto e Yuri Lemos12h Vocal Brasileirão e Sá e GuarabyraPalco Riachuelo (Paço Municipal)05/11/2011 (sábado)13h Almir Sater16h Maxixe Machine19h Marcelo Jeneci22h Jair Rodrigues06/11/2011 (domingo)11h Orquestra Sinfônica do Paraná e Hamilton de Holanda15h Ultraje a Rigor

Page 19: Edição 207

“A chave da felicidade é sonhar;

a chave do sucesso é tornar os

sonhos realidade.”

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br SOCIAL / - 19

Aniversariantes dasemana Colégio

DOM BOSCO FRGAlunos Data

Gustavo Henrique Ribeiro da Costa Oliveira .. 31

Victor Alves dos Santos ................................. 31

Parabéns aos aniversariantes da redesocial Orkut do jornal A SEMANA

HomenagemHomenagemHomenagemHomenagemHomenagemA direção do Partido Verde no Paraná

reuniu dirigentes e pré-candidatos na Câma-ra de Vereadores de Fazenda Rio Grandeno sábado (29) para discutir a participaçãonas eleições municipais de 2012. Cerca de50 Verdes da região reafirmaram o compro-misso de trabalhar para ter candidatura pró-pria e organizar chapa completa para verea-dores. Entre os presentes estava o vice-pre-sidente do PV local, o empresário FernandoCamargo e Francisco Martins, da DiretoriaExecutiva do partido.

PV se reúne em Fazenda Rio Grande

Samarinha 06 de novembro Jeferson 07 de novembro Regi Cardoso 08 de novembro Ana 08 de novembro

Sibele Cristina 08 de novembro Marcos Valin 09 de novembro

Homenagem especial do jornal A SEMANA para a jovem Luana

Hoppers, que no dia 10 de novembro estará comemorando

idade nova. Parabéns e sucesso!

"A Casa Fácil parabeniza a

Família Silor pela Realização do Sonho!"

Page 20: Edição 207

Assembleia debate impactos da Copa 2014 na RMC04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br20 - / POLÍTICA

ECONOMIA E SEUS REFLEXOSO deputado estadual Toni-

nho Wandscheer (PT) (foto),presidente da Comissão de As-suntos Metropolitanos da As-sembleia Legislativa, propôs arealização da audiência pública"O Impacto da COPA do Mun-do 2014 da FIFA para RegiãoMetropolitana de Curitiba". Oevento será realizado no dia 09de novembro, a partir das 9horas, no Plenarinho da As-sembleia Legislativa.

O debate é de extrema

importância para a RMC, poisdiscutirá os preparativos domundial na região. A audiênciacontará com a participação dosecretário de Estado da Copa2014, Mario Celso Cunha e dapalestrante Raquel Panke, co-ordenadora do curso de Turis-mo da PUC-PR.

Também foram convida-dos prefeitos, vereadores, se-cretários municipais de Turis-mo e demais autoridades daregião metropolitana.

Em uma votação histórica,a Câmara Federal proibiu noúltimo dia 26 de Outubro a co-mercialização no país de cigar-ros, cigarrilhas e charutos comsabor ou aromas artificiais, oschamados cigarros doces. Aoorientar o voto pelo bloco PPS-PV, a deputada federal RosaneFerreira (PV-PR) defendeu aretirada integral do artigo 50 daLei 9294/1996 que no texto proi-bia o comércio de tabaco comsabores de morango, chocola-te e baunilha e permitia commentol e cravo.

"A redação do artigo con-

Câmara veta projeto decomercialização de "cigarros doces"

tinha uma pegadinha. Proibia acomercialização de aditivosmais adocicados que não sãoproduzidos em larga escala pelaindústria e permitia o mentol ecravo, os mais populares. Foi

uma vitória importante para aSaúde dos brasileiros, especi-almente dos jovens que sãoseduzidos com esses artifíciospara disfarçar o gosto ruim dotabaco", afirmou a deputada.

Uma pesquisa encomen-dada pela Aliança de Controledo Tabagismo e realizada emmaio desse ano mostrou que75% dos brasileiros aprovama proibição de aditivos comomenta e chocolate em cigar-ros. A pesquisa foi feita paraconferir quais são as melho-res medidas para reduzir oconsumo de cigarro entre jo-vens e adolescentes. O au-mento de imposto para cigar-ros teve apoio de 76% dosentrevistados e o fim da publi-cidade em bares e outros pon-tos de venda, de 78%.

A desigualdade de renda e no acesso à saúde e àeducação piorou sensivelmente o Índice de DesenvolvimentoHumano (IDH) do Brasil neste ano. O país despencou 13 posi-ções no ranking do Programa das Nações Unidas para o Desen-volvimento (PNUD) entre 2010 e 2011.

O Brasil ficou com o 60º melhor resultado entre 134 naçõesselecionadas.

Os líderes da Comunidade Econômica Europeia impu-seram três condições para a Grécia: a obtenção de um voto deconfiança do Parlamento de Atenas, a realização da consultapopular no menor prazo possível e a adoção de uma questãodireta sobre se a população quer ou não seguir na zona do euro.

Em outras palavras, os representantes europeus advertiramo primeiro ministro grego que ou a Grécia diz "sim" à permanência nazona do euro e adota o plano de socorro aprovado por 17 países, oudiz "não" e abandona a moeda única por livre vontade.

O programa de auxílio negociado na madrugada de 27 deoutubro prevê um novo programa de financiamento de 145 bi-lhões de euros (350 bilhões de reais) e o corte da dívida daGrécia em 50% - equivalente a cerca de 100 bilhões de euros(250 bilhões de reais). O desconto reduziria a dívida do país de160% para 120% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

O ministro de Relações Exteriores Europeias da Fran-ça, Jean Leonetti, afirmou que a zona do euro pode seguir adian-te sem a Grécia. A Grécia é algo com que nós podemos lidar e, aomesmo tempo, é algo com que podemos viver sem.

Os Estados Unidos querem que a Europa construa ummecanismo de segurança muito maior contra a propagação dacrise para suas principais economias e eleve as reservas decapital de seus bancos.

As autoridades norte-americanas estão preocupas por-que a Europa não agiu rápido o suficiente para conter a crise. Eque seus esforços podem não ser suficientes para conter umpotencial crise financeira global.

Seis montadoras de carros apresentaram, ao governo,planos para se instalar no Brasil e atingir gradualmente o índicede nacionalização de 65%. Elas pretendem escapar do aumentode 30 pontos porcentuais do IPI sobre modelos importados, quecomeçará a ser cobrado em dezembro.

Superávit da balança comercial atinge 2,355 bilhões dedólares em outubro, 29% acima do registrado no mesmo mês de2010. No ano, o superávit comercial alcança US$ 25,4 bilhões, ovalor é 75% superior ao registrado no mesmo período do ano pas-sado, quando o saldo comercial foi positivo em US$ 14,5 bilhões.

Page 21: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br BRASIL / - 21

O Metrô II

ECONOMIACésar Graça - Economista

O Metrô vai ser o assun-to principal da próxima cam-panha à Prefeitura de Curiti-ba. O atual prefeito será can-didato e já colocou o seu pla-no à mostra. Os outros, possí-veis candidatos, já estão co-locando anúncios, ligando asua imagem ao metrô.

Para que o eleitor possaavaliar os seus candidatos,vamos colocar alguns pontossobre o processo de constru-ção do metrô de Curitiba. Oprojeto atual é da ligação doPinheirinho ao centro da cida-de. Um trajeto um pouco maiorque 10 km, com o custo de 1,5bilhões de reais e um tempode construção de 4 anos.

Não vamos entrar no mé-rito desses números, já o fize-mos no artigo do dia 21 de ou-tubro, edição 205. Agora vamoscolocar outros pontos, paraavaliar um projeto de metrô.

O grande desafio dometrô é montar uma rede su-ficiente para atender toda aRegião Metropolitana. Umaforma de contornar o proble-ma é fazendo a integraçãocom a rede de trens urbanos.

São Paulo e Rio de Ja-neiro começaram a implantaras suas redes de metrô, nocomeço dos anos 70. Ou seja,há mais de 40 anos. Hoje elastem por volta de 60 km demetrô e 300 km de trens ur-banos. O plano das duas ci-dades é ampliar a rede de me-

trô para 100 km, melhorar ascondições dos trens urbanos eintegrar as duas redes.

Curitiba não tem nem metrôe nem trens urbanos. Para cons-truir uma rede de 100 km, ao rit-mo de 10 km a cada 4 anos, le-varia 40 anos e teria um custode 15 bilhões de reais, usando oprojeto apresentado como refe-rência.

Logo uma rede de metrônão é uma solução para o curtoprazo. É preciso pensar antesnuma rede de trens urbanos. Oseu custo é bem mais barato queo de metrô. O custo depende datecnologia usada e da infraes-trutura disponível, mas varia dametade até 10% do metrô.

Considerando um custo de25%, pois Curitiba já tem as ca-naletas dos ônibus expressos,com o mesmo custo de uma demetrô de 10 km é possível im-plantar uma rede de VeículosLeves sobre Trilho (VLT) de 40km, o que estaria quase na me-tade de uma rede de 100 km.Uma boa alternativa seria a liga-ção norte-sul, Santa Cândida -Pinheirinho, usando dois cami-nhos: passando pelo centro eusando a linha verde.

Aproveitando as linhas dedos trens que cortam Curitibaé possível construir mais 40 kmde linhas, ligando as cidadesde Almirante Tamandaré e Pi-nhais ao centro de Curitiba. Equem sabe usando o ramal daVila Oficinas com o bairro do

Boqueirão. Uma terceira redepoderia ligar o Aeroporto Afon-so Pena com o centro de Curi-tiba, passando por São Josédos Pinhais e pelo Boqueirão,o que daria mais 20 km.

A integração entre essastrês redes seria possível e já dariauma grande cobertura à RegiãoMetropolitana. O complemento éaumentar a integração dessarede de VLT com o sistema atualde transporte metropolitano. Éclaro que essa rede pode serampliada. Vai depender dos re-cursos disponíveis e do cresci-mento urbano.

A vantagem de uma redede 100 km de VLT é o ganho deescala. É bastante provável queessa rede tenha um custo ope-racional mais barato que a dosônibus urbanos. Essa é umagrande questão no transportepúblico. Redes pequenas sãocaras e viram um grande ônuspara o sistema. Ficar construin-do um metrô aos poucos vai en-carecer muito o custo do trans-porte público de Curitiba. SãoPaulo e Rio de Janeiro já vive-ram esse drama, não é precisorepetir o mesmo erro.

Implantar essa rede de 100km de TLT, em 10 anos, seriaum objetivo ousado, mas com-patível com os recursos disponí-veis. Traria uma melhora signifi-cativa na qualidade do transpor-te e também uma redução docusto da tarifa integrada da Re-gião Metropolitana de Curitiba.

Cada vez fica mais eviden-te que a crise econômica mun-dial vai longe. Todas as solu-ções apresentadas até agoraforam meros paliativos. Os lí-deres dos países ricos estão secomportando como baratas ton-tas. Demonstram um total des-preparo para criar uma soluçãoduradoura. Tudo o que fazem édesmanchado pelos fatos, queteimam em ter uma dinâmicaprópria.

Aqui a situação é um pou-co melhor, mas não tanto. O Bra-sil não tem o endividamento queos países europeus tem, esse éum grande ponto positivo. Outroé que o Brasil está aumentandoa sua exportação de produtosagrícolas e minério de soja, o quegera superávits crescentes nabalança comercial.

A nossa maior fragilidadeé a taxa de juros da dívida (Se-lic), que o Banco Central (BA-CEN) teima em manter alta. Hojeem 11,5% ao ano, descontadaa inflação, 4,5%. É a maior taxade juros praticada no planeta.

Essa taxa de juros inibe osinvestimentos e o consumo.Segura a inflação, que está alta,por volta de 7% ao ano, mastambém reduz o crescimentoda economia que já está quaseno zero.

A causa dessa fragilidadeé a despesa operacional dogoverno, que continua gastan-do e gerando um serviço públi-co de baixa qualidade. O único

O Brasil e a Crisecorte que o governo está fazen-do é nos investimentos. É sóolhar a infraestrutura, que estásucateada, para ver o estragoque essa política está fazendo.

É preciso que o Brasilacorde. Essa crise é muito sé-ria. Se nós ainda estamos sen-tido pouco impacto é por pro-duzimos commodities, princi-palmente comida, que os chi-neses precisam desesperada-mente.

Mas o crescimento da eco-nomia está caindo rapidamente.A indústria não está conseguin-do competir com os produtosimportados e não cresce. O pró-ximo passo é a redução do em-prego no setor industrial. O quevai reduzir também o empregona área de serviços.

É preciso controlar o go-verno. Ele continua gastandocomo se nada estivesse acon-tecendo. Quando a crise se ins-talar ele vai tentar aumentar osimpostos, é a única estratégicaque ele sabe fazer.

É preciso melhorar a efici-ência dos serviços públicos, quetem muitos funcionários quenada produzem. O atual gover-no não quer fazer tal ajuste. Elenão quer mexer na sua base deapoio, os funcionários públicos.

Nessa questão o Brasil seaproxima dos países ricos. Oslíderes atuais não representama nação. Eles estão no poderpara defender pequenos gruposde interesse. Tudo que afete

esses grupos é barrado.Na Europa e nos Estados,

Unidos essa questão é bem cla-ra. O movimento dos jovens in-dignados coloca essa questão àmostra. Lá e aqui, o governo fin-ge não entender. E continua de-fendendo o interesse econô-mico de pequenos grupos.

Como aqui a situação eco-nômica ainda não está tão críti-ca, os enfrentamentos aindanão ocorreram. Mas é só umaquestão de tempo. Logo tere-mos movimentos de jovens nasruas exigindo medidas concre-tas para a solução da crise eco-nômica e social.

As redes sociais serão ogrande gatilho desses movi-mentos de rua. O Brasil é muitogrande, leva tempo para ele semovimentar. Mas quando istoocorre, muda profundamente asituação política.

O último movimento inten-so do povo nas ruas foram AsDiretas Já, que tiraram os mili-tares do poder e geram umagrande mudança política. Ospartidos políticos que disputamo poder, o PT e o PSDB nas-ceram desses movimentos.

Agora se aproxima umnovo momento de mudança.Uma nova geração quer darrumos muito diferentes para oBrasil. Os jovens mudam anação. Logo ficará claro paraos jovens, que eles não tem lu-gar nessa república dos funcio-nários públicos.

Page 22: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br22 - / MUNDO

O drama grego

Cresce oposição de políticosgregos a referendo

Brasília(ABr) - A crisepolítica grega foi acentuadaapós quatro ministros do go-verno grego e vários mem-bros do Parlamento da Gré-cia declararem oposição aoplano do primeiro-ministrodo país de fazer um referen-do para perguntar à popula-ção se a Grécia deve acei-tar o plano de austeridadenegociado com a União Eu-ropeia (UE).

O ministro das Finanças,Evangelos Venizelos, disse

que a participação da Gréciana zona do euro foi uma con-quista histórica que não podeagora depender de um refe-rendo.

O ministro do Desenvol-vimento, Michalis Chrysso-hoidis, disse que a prioridadedeve ser dada à ratificação,pelo Parlamento, do acordode ajuda fechado com a UE,pelo qual credores privadosaceitariam uma redução de50% no montante devido pelaGrécia.

Brasília(ABr) - A Justi-ça da Grã-Bretanha autori-zou na última quarta-feira aextradição do criador e fun-dador do WikiLeaks, o aus-traliano Julian Assange, de40 anos, para a Suécia. Eleé acusado de abuso sexuale estupro, crimes que, se-gundo a Justiça, ocorreramem Estocolmo, capital daSuécia, em 2010. O australi-ano nega as acusações e sedisse vítima de manipulaçãopolítica de grupos contráriosao trabalho do WikiLeaks.

Assange sinalizou quepretende recorrer da deci-são. Ele tem duas semanaspara recorrer à SupremaCorte da Grã-Bretanha.Mas ele próprio disse quesó tomará essa decisãocaso conclua que o tematrata de uma questão de "im-portância pública". Se a de-cisão da Justiça britânica for

A euforia de um novo pla-no para a crise europeia nãodurou dois dias. A comunidadedos 17 países que usam a mo-eda comum, o euro, produziuum esboço de plano para sal-var os bancos europeus e aGrécia, com grandes números.

Mas bastou que o primei-ro ministro grego anunciasse apossibilidade de um referendo,para aprovar o acordo com azona do euro, e a crise cres-ceu um pouco mais. Está evi-dente que os atuais líderes eu-ropeus não têm credibilidadepara assinar acordos financei-ros, que impõem graves ajus-tes à economia dos seus paí-ses.

A solução grega, que de-veria ser um modelo para osoutros países, demonstrou serum grande desastre. A popula-ção vai reagir muito, enquantoo principal ônus da crise recairsobre os cidadãos mais fracos.Perda de emprego e aumentode impostos é a tônica da solu-ção atual. É fundamental que osriscos paguem mais os desca-labros do sistema financeiro.

O movimento dos jovensindignados aponta nessa dire-ção. Mas os líderes atuais dos

governos dos países ricos fin-gem não ver. Eles foram elei-tos pelos agentes do setor finan-ceiro. Os ricos contribuíram deforma significativa para as suascampanhas políticas. Ou seja,os líderes atuais foram eleitospara defenderem a posição dosegmento mais rico da popula-ção. Isso fica claro, nas posi-ções de ajuste colocadas nasmesas de negociações.

É preciso trocar os líderesatuais para um novo conjuntode líderes mais representativos.Enquanto não ocorrer essamudança, nada que for propostovai vingar. Enquanto isso a Eu-ropa e os Estados Unidos ficamimobilizados. O que fazem étentar salvar os seus bancos.Mas a custo de um endivida-

mento cada vez maior.O problema que esse cres-

cimento do endividamento não

pode mais continuar. O mercadofinanceiro, que tanto apoio rece-beu dos atuais governantes, jánão acredita mais nos governos.Mas não sabe o deve ser feito.

São os jovens nas ruasque estão demonstrando a di-reção, a troca dos atuais líde-res. É preciso de novas lide-ranças mais representativas detodos os setores da nação.Sem esse comprometimentonenhuma das soluções propos-tas será adotada.

Até lá, veremos os líderesatuais correndo como se fos-sem baratas tontas.

www.asemananews.com.br

Criador do WikiLeaks deveser extraditado e julgado

por crime sexualmantida, determinando sua ex-tradição para a Suécia, a medi-da deve ser executada em umprazo de dez dias.

O criador e fundador doWikiLeaks virou um persona-gem público depois que o portalpublicou documentos secretosenvolvendo vários governos,principalmente o dos EstadosUnidos, e empresas, referen-tes a assuntos de Estado e dediplomacia.

Assange está em liberda-de, mas deve usar uma pul-seira eletrônica e permanecerem uma residência no Oestede Inglaterra, localizada a 200quilômetros de Londres. A de-cisão de hoje da Justiça britâ-nica é resultado de um recur-so impetrado por Assangecontra a sentença do tribunalde primeira instância, que, emfevereiro, decidiu favoravel-mente à sua extradição da Grã-Bretanha para a Suécia.

Fundador do

WikiLeaks, o

australiano

Julian Assange

é acusado de

abuso sexual e

estupro na

Suécia

Page 23: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br ESPORTE / - 23

O Spinning é uma aula deciclismo feita em grupo, prati-cada inteiramente com a ajudade uma bicicleta ergométricadesenhada especialmente paraa modalidade, que lhe permitefacilmente ajustar a resistênciada bicicleta ao seu próprio nívelde treinamento.

Os benefícios do Spinningpara o corpo são: fortalecer osistema cardiovascular e res-piratório, fortalecer os glúteos,as pernas, coxas, abdome eainda aliado à uma boa alimen-tação ajuda a perder peso por-que tem uma alta queima caló-rica.

As aulas têm duração de45 minutos, onde são simula-

Spinning detonando calorias

das manobras próprias do ci-clismo com planos, subidas,descidas, variações de terrenoe ao praticá-lo você gasta emmédia de 475 a 700 calorias poraula. Na bicicleta existe um gra-

duador de carga, onde cadapessoa controla o seu próprioritmo, mesmo sendo o Spin-ning uma atividade intensa e dealto gasto calórico, é conside-rada segura e prazerosa, des-de que o indivíduo respeite asnormas de segurança duranteas aulas. Ao som de músicasselecionadas e apropriadas, oprofessor conduz a aula deuma forma dinâmica e anima-da buscando a melhoria naperformance do aluno.

Venha para a Sculptor

faça uma aula experimental

e sinta essa emoção!

Daniela Bispo

CREF: 013091 G/PR.

Daniela Bispo

www.asemananews.com.br

Page 24: Edição 207

04 a 10 de novembro de 2011www.asemananews.com.br24 - / ESPORTE

Fonte e fotos: Site Terra

Atlético tenta apagar o Dragão

Fórmula 1:

Irritada com briga Massa x Hamilton, Ferrari pensa em Rosberg

As constantes polêmicas com Lewis Hamilton aliadas ao fraco desempe-nho na atual temporada da Fórmula 1 podem antecipar o fim do contrato entreFelipe Massa e a Ferrari. Na última quarta-feira, o jornal catalão El MundoDeportivo aponta que o favorito para substituir o brasileiro é Nico Rosberg. O alemão teria inclusive estadona fábrica da equipe italiana, em Maranello, antes do Grande Prêmio da Índia, disputado no último fim desemana. Quem divulgou a suposta visita de Rosberg a Maranello foi o diário Bild, com sede em Berlim.

Williams acerta com Raikkonen para lugar de Barrichello, diz TV

Segundo a rede de televisão MTV3, da Finlândia, a Williams acertou com Kimi Raikkonen,campeão da Fórmula 1 em 2007, para a temporada 2012, no lugar do brasileiro Rubens Barrichello.O anúncio deverá ser feito na próxima etapa, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no próximo dia 13 denovembro. Nenhuma confirmação oficial foi feita. Caso seja feita a confirmação do retorno à Fórmula1 de Raikkonen, atualmente no Mundial de Rali, a situação de Rubens Barrichello ficará complicada.

Rumo a 2012:

Scheidt e Prada faturam o 10º título do ano na classe Star

Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram mais duas vitórias nasregatas da última quarta-feira e faturaram o décimo título da classe Star Sou-thern Hemisphere, no Rio de Janeiro. A conquista veio depois de um descartee apenas seis pontos perdidos em sete regatas. A próxima meta da dupla

Scheidt e Prada é o Mundial de Perth, que acontecerá em dezembro, na Austrália. Competição quepode garantir a vaga da classe Star do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Cansado dascompetições, Scheidt promete descansar até o torneio.

Futebol:

São Paulo esconde parceiro, mas anuncia acerto por cobertura do Morumbi

O São Paulo, enfim, encontrou uma parceira para construir uma coberturano Morumbi. A empresa só deve ser divulgada em evento a ser marcado paraas próximas semanas, mas a diretoria do clube já anuncia o acerto e estima quea obra fique pronta em 18 meses, com custo entre R$ 100 milhões e R$ 120milhões. De acordo com o assessor da presidência do time, ainda não é possí-vel precisar quando a reforma começará devido a falta de autorização da Prefeitura de São Paulo.Contudo, o processo de concorrência é considerado uma vitória, 12 empresas se interessaram, quatroa mais do que o previsto. O isolamento acústico é um dos principais ganhos da reforma.

Futebol Internacional:

Em jogo tenso, Universitário vence Vasco e se aproxima de vaga

Catimba. Jogadas ríspidas. Derrota. O Vasco fracassou na primeirapartida válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana 2011. Atuandocom sete jogadores reservas na noite da última quarta-feira, feriado de Fina-dos, o time de São Januário perdeu por 2 a 0 do Universitário, do Peru, emLima, e se complicou na competição continental. Rudiáz, de pênalti, e Javier

Fano asseguraram a vitória do clube peruano no confronto disputado na cidade de Lima.Brasil 2014:

Valcke endurece e diz que Brasil não vencerá a Fifa

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o secretário geral da Fifa,Jérome Valcke, demonstrou que a entidade não deve amolecer nas discus-sões com o Governo Federal a respeito da Copa de 2014. Os principaisobjetivos de Dilma Rousseff são permitir a meia entrada a estudantes e preservar o veto ao consumode bebibas alcóolicas nos estádios. O dirigente se disse ansioso para conhecer Aldo Rebelo, novoMinistro do Esporte. Valcke rebateu a ideia de Dilma e disse que essas questões já foram definidasem contrato assinado pelo ex-presidente Lula, em 2007, e mostrou perplexidade com a ideia geral deque a entidade pretendia alterar as leis do País. Segundo ele, o Brasil não vai vencer a Fifa.

O fiasco de ser goleadopelo Santos por 4 a 1 na últimarodada e ainda ver durante todaa semana, e a todo instante natelevisão, os quatro gols anota-dos pelo atacante Neymar dei-xou entristecido o time do Atlé-tico Paranaense, bem comoseus torcedores. Mesmo coma alegação de que o juiz errouao marcar um pênalti duvido-so no primeiro gol santista, aatuação destacada da jovemestrela mundial não pode sercontestada e o placar, elásticoou não, foi justo em razão daincompetência ofensiva doAtlético que só marcou, atra-vés e como sempre, de umlance de bola parada do meiaPaulo Baier.

Para não passar mais umasemana vendo um replayamargo na TV, o Atlético tem aobrigação de vencer o xarágoiano, neste domingo, às 19horas na Arena da Baixada, poisum novo revés representa umpasso gigante e praticamente

sem volta para o rebaixamentoà Série B. Isso porque, depoisdo Atlético-GO, a equipe terápela frente o Corinthians, fora decasa e o São Paulo, na rodadaseguinte, duas equipes que lu-tam pelas primeiras posiçõesna Série A. "Depois de perderpara o Santos, a gente ficouchateado, mas não podemosbaixar a cabeça. Temos quecolocar a cabeça no lugar, tra-balhar bem durante a semanae fazer um bom jogo contra oAtlético-GO", afirmou o atacan-te Guerrón.

O atacante equatoriano dis-

se que a equipe está compro-metida em lutar até a última ro-dada para impedir o descensoe diante do Atlético-GO, Guer-rón aposta novamente na forçada torcida para o time somartrês pontos importantíssimos.Guerrón deve ter a companhiade Nieto no ataque e com a sus-pensão do maestro Paulo Bai-er e do volante Cléber Santana,Marcinho e Wendell devemcompor a equipe.

O Furacão soma 31 pon-tos e está na 18ª colocação,enquanto o Dragão com 42,ocupa a 12ª posição. (DR)

O conselheiro Ivan Rave-ducci será o candidato da opo-sição para concorrer à presi-dência do Paraná nas elei-ções marcadas para o dia 09de novembro. O conselheiroterá o apoio de representan-tes das torcidas Fúria Inde-pendente e Paranautas. A si-tuação ainda não oficializou

Coxa aposta em Leonardono ataque contra o Palmeiras

Com Bill suspenso, o ata-cante Leonardo, que cumpriususpensão diante do América-MG, pode ter uma boa chan-ce no Coritiba para esta retafinal do Brasileiro. O jogadordeve ser a principal novidade

coxa-branca para o jogo con-tra o Palmeiras, neste domin-go, às 19 horas, na Arena Ba-rueri.

"É um momento interes-sante, é uma oportunidade boa,campeonato acabando e eu

estou querendo uma sequên-cia. E agora depende de mim,é eu jogar bem, ver se eu façouma boa partida para ver seeu dou uma sequência boa atéo final da competição", garanteLeonardo.

Paraná Clube se movimenta fora de camponenhum nome.

Se o clima está movimen-tado fora de campo, dentrodele, a equipe paranista tentaavançar da zona intermediá-ria e para isso, precisa de umavitória diante do Grêmio Ba-rueri, neste sábado, às 17 ho-ras, na Vila Capanema. O timeque nesta semana realizou

treinos na Vila Olímpica, emrazão de a Vila Capanema es-tar prestes a receber o showdo Pearl Jam, na próximaquarta-feira, ocupa o 11º lugar,com 45 pontos e precisa, emtese de mais dois pontos emcinco jogos para não temer ofantasma de ser rebaixadopara Série C.

Gerron promete que o time vai lutar até a última rodada