edição 2262

16
Modelo Zona Franca está sob bombardeio dos paulistas QUASE NADA A COMEMORAR NESTE DIA DO TRABALHADOR Indústria acuada e comércio tímido Graduado na escola do crime De menor, no Dagmr; de maior, no Puraquequara Se livre da língua da Insociável Ópera alegra Teatro Amazonas Domésticas fazem a festa Aplicou ‘sete um’ e foi em cana ANO 15 - Nº 2.262 - MANAUS/AM -1º/05/2013 - www.maskate.com.br Saúde funciona no feriado Todas as unidades prestarão serviço no Dia do Trabalho Dilma na mira da Câmara INDICATIVO Blitz Omar entrega 29º DIP recuperado Ex-panicat Aryane Steinkopf em ensaio para moda praia

Upload: jornal-maskate

Post on 11-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

edição 2262

TRANSCRIPT

Page 1: edição 2262

Modelo Zona Franca está sob bombardeio dos paulistas

QUASE NADA ACOMEMORARNESTE DIA DOTRABALHADORIndústria acuada e comércio tímido

Graduado na escola do crime

De menor, no Dagmr; de maior, no Puraquequara

Se livre da língua da Insociável

Ópera alegra Teatro Amazonas

Domésticas fazem a festa Aplicou ‘sete um’ e foi em cana

ANO 15 - Nº 2.262 - MANAUS/AM -1º/05/2013 - www.maskate.com.br

Saúde funciona no feriadoTodas as unidades prestarão serviço no Dia do Trabalho

Dilma na mira da Câmara

INDICATIVO

Blitz

Omar entrega 29º DIP recuperado

Ex-p

anic

at A

ryan

e St

eink

opf e

m e

nsai

o pa

ra m

oda

prai

a

Page 2: edição 2262

FALA

SÉRI

O!

|02|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 1º de maio de 2013

maskate.com.br

Mobilização, já!Nesta segunda-feira, os ato-

res locais se movimentaram para entrar no debate e conflito da defesa da Zona Franca de Manaus. Ao menos essa vanta-gem na história permanente e insistente dos combates contra este modelo baseado em incen-tivos fiscais. Afinal, é aqui que ganhamos o leite das crianças e o pão das famílias.

Romaria parlamentarA Fieam, atendendo sugestão da senadora Vanessa

Grazziottin, resolveu despachar uma tropa de choque para percorrer o gabinete de alguns senadores e deputa-dos que estão trabalhando nesta semana de feriado, Eles vão falar da necessidade de manter a ZFM na Amazônia.

Manifestações e recusaNa Assembleia e na Câmara,

por conta do mesmo feriado, os parlamentares resolveram redigir manifestação à presidente Dilma Roussef lembrando o compro-misso do país com esta parcela, 2/3 do território nacional, que se recusa a virar modelo paraense de devastação.

Fapeam, o acertoInovação empresarial e desenvolvimento de novos

negócios estão entre as maiores apostas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para os próximos anos. Mais de R$ 40,7 milhões serão disponibilizados até 2014 em editais de apoio à criação e aperfeiçoamento de produtos e a abertura e diversifi-cação de empresas na capital e no interior.

Pontapé inicialO princípio da nova linha de fomento da Fapeam é

o mesmo que alimenta o boom das startups (empresas de pequeno porte recém-criadas com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento, com alta perspectiva de lucro) do setor de tecnologia e internet em todo o mun-do. Incentivar os pequenos negócios onde a inovação e a ousadia empresarial são os grandes diferenciais.

Diversificar e interiorizarA proposta do governador

Omar é explorar o potencial de recursos naturais para diversificar a economia do Estado, gerando mais emprego no interior usando como base o arsenal de pesquisas científicas apoiadas ao longo dos dez anos de existência da Fapeam.

SegurançaO governador Omar Aziz inaugurou esta terça-feira, as

novas instalações do 29º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Rio Negro, bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. Inaugurou também o Centro Integrado de Segurança (CIS), na Avenida Grande Circular, também zona Leste.

TecnologiaAs novas estruturas, mais amplas e com tecnologia

moderna, fazem parte dos investimentos do Governo do Amazonas na área de segurança e reforçam a operação do programa Ronda no Bairro. A nova sede do 29º DIP recebeu do Governo do Estado um investimento de R$ 3.021.876,12 e vai abrigar também o comando do Ron-da no Bairro, facilitando ainda mais a atuação integrada entre as Polícias Civil e Militar na zona Leste.

NINGUÉM MERECE!• Membro da Comissão do Senado que debate a Reforma Fiscal, na condição de suplente, o senador Alfredo Nascimento jamais passou pela porta da sala.

• Uma cadeira de defesa do Amazonas que dá vergonha e vexame ao povo do Amazonas que já teve Gilberto, Jeferson e Arthur na mesma posição.

• Os deputados, por sua vez, muito mais preocupados em se livrar da justiça e da polícia, pelos deslizes legais cometidos.

• Enquanto isso, os parlamentares vizinhos se juntam para articular uma ofensiva por obra e graça de nossa representação.

Versículo do Dia

Santo do Dia - São José Operário

Ótimo - Unidades de saúde vão funcionar normalmente durante feriado. Segundo a secretaria, todas as unidades prestarão serviço no feriado.

E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.Marcos 5:34

Basta traçar um pa-ralelo entre a vida cheia de sacrifícios de são José, que trabalhou a

vida toda para ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela huma-nidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respei-to a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o

papa Pio XII a instituir a festa de “São José Trabalhador”, em 1955, na mesma data em que se come-mora o dia do trabalho em quase todo o planeta. Foi no dia 1o de maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Uni-dos na época, que os operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram

submetidos e pelo total desrespeito à pessoa que os patrões demons-travam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem pie-dade. Mais de cinqüenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados num confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.

Bom - Detran realiza ações educativas em três cidades do interior do Amazonas. Trabalhos acon-tecem nas cidades de Coari, Manacapuru e Parintins.

Péssimo - Sete adolescentes fogem de centro socioeducativo Dagmar Feitoza. Seis fo-ram recapturados horas após a fuga; um continua foragido.

O dia 1º de maio na História

305 - Diocleciano e Maxi-miano, imperadores de Roma, deixam de governar.

880 - A Igreja Nova é inau-gurada em Constantinopla, servindo de modelo para as posteriores igrejas ortodoxas.

1776 - É fundada a socie-dade Illuminati.

1785 - Kamehameha I, rei do Havaí, derrota Kalaniku-pule e estabelece o Reino do Havaí.

1786 - Estréia a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, em Viena.

1834 - A escravatura é abolida nas colônias inglesas.

1943 - É sancionada o De-creto-Lei 5452 pelo presiden-te Getulio Vargas unificando as leis do trabalho existentes no Brasil criando a Consoli-dação das Leis do Trabalho.

1932 - É fundada a cidade brasileira de Assaí, no Paraná.

1931 - Inauguração do Empire State Building, em Nova Iorque

1967 - Casamento de El-vis Presley com Priscilla Be-aulieu.

CIDADE DOS MALUCOS

ESCORANDO O bUSãO? – Não. É revista da Rocam, mesmo

Diretor: Miguel Jorge Mourão | [email protected] executivo: Mário bakunin | [email protected] adm.: Joyce Tavares |[email protected]. de redes sociais: |[email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

[email protected]ção: (092) 3673-6333 | [email protected]: (092) 3673-9333 | [email protected].: (092) 3673-7445 | [email protected] São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Page 3: edição 2262

maskate.com.br |03|MaskateManaus, 1º de maio de 2013

Com mais um clima de bombardeio em cima da ZFM, a celebração deste Pri-meiro de Maio terá nada a celebrar entre os trabalhado-res da indústria. Ali as vagas não aumentam e a perspectiva é sombria. Nos demais seto-res a festa será tímida, pois a agricultura não existe e o co-mércio, que oferece três vezes mais emprego que a indústria, não consegue pagar um salá-rio que possa causar folia. A CUT, a Central de trabalhado-res ligada ao PT, dá o tom da contradição. Seu Congresso Estadual no Amazonas ini-

ciou na noite de sexta-feira com uma dura cobrança para que o governo federal passe a priorizar as empresas na-cionais na destinação de re-cursos públicos do BNDES, que também deverão ser acompanhadas de contraparti-das sociais como garantia de emprego e valorização sala-rial. A denúncia veio à tona para conter a bravata de usar recursos do banco em obras nos países da companheirada socialista (?) do continente. Justo o BNDES, para onde vai a verba contingenciada da SUFRAMA.

Primeiro de Maio no Amazonas!Indústria ganha vantagem e comercio gera emprego qCUT exige que BNDES priorize empresas nacionais

Waldemir cutuca Dilma

Suframa demite

Casa do sem jeito

MPF: equívocos habituais

“Não dá para impor-tar emprego”, afirmou, sob aplausos, o presidente da CUT-AM e líder metalúrgi-co Valdemir Santana, lem-brando que parte do dinheiro do BNDES é do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Valdemir lembrou que mul-tinacionais como a Foxconn, recentemente flagradas com trabalho escravo, chegaram a ser recebidas pelo gover-no com “tapete vermelho”.

Conforme o dirigente cutis-ta, políticas de incentivo a empresas estrangeiras sem qualquer compromisso com o desenvolvimento nacional, somadas à falta de fiscaliza-ção de produtos importa-dos, que chegam ao país em profusão, representam um “contrabando oficializado”. Apenas neste ano a zona franca de Manaus já soma mais de oito mil desempre-gados.

No próximo dia 19 de maio, 203 funcionários ter-ceirizados da Fundação Centro de Análise Pesqui-sa e Inovação Tecnológica (Fucapi) que trabalham na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) serão demitidos. A 3ª. Vara Federal, expediu uma limi-nar proibindo a Suframa de manter em seu quadro, fun-cionários terceirizados, ao

mesmo tempo em que exigiu a demissão dos funcionários não concursados. O superin-tendente da Suframa, Tho-maz Nogueira, informou que não teve escolha e teve que acatar a decisão do Ministé-rio Público Federal do Ama-zonas (MPF-AM). Segundo informou, os funcionários foram avisados há mais de um ano sobre o processo que corria na justiça.

“Fizemos o que foi possí-vel. Porém, havia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público que estipulava uma data para o desligamento. A data expirou e automatica-mente, tivemos que desligá--los”, declarou. Preocupado com o ‘rombo’ deixado por esse número expressivo de funcionários que foram de-mitidos, Thomaz Nogueira

revelou que a Suframa está empenhada na formulação de um novo edital, que deverá ficar pronto no próximo mês de maio. “Estamos trabalhan-do em uma reestruturação in-terna. Obviamente que nossa equipe vai ter que se redobrar, mas o nosso compromisso é manter o nível de funciona-mento e a eficácia do órgão para que nós não impactemos os investimentos”, informou.

Um dos funcionários demitidos por conta da decisão da justiça, Carlos Simonetti, acredita que o MPF-AM não soube avaliar bem a situação. Segundo ele, o órgão ministerial po-deria ter agido de manei-ra mais razoável, pois há funcionários que trabalham na Suframa há mais de 15 anos. A decisão liminar expedida pela Justiça Fe-deral que obriga a Suframa a demitir os empregados

terceirizados foi concedida em razão de uma Ação Civil Pública movida pelo MPF--AM. Desde 2009, o órgão investigava a contratação de funcionários não concursados pela autarquia que, em 2008, promoveu concurso público para preencher cargos vagos. O resultado final homologado no mesmo ano, com validade de dois anos e prorrogado por igual período, a partir de 19 de maio de 2010, expira da-qui a 23 dias.

Page 4: edição 2262

POLÍT

ICA

|04|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 1º de maio de 2013

maskate.com.br

No Brasil, como não pode-ria deixar de ser, as comemo-rações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por inicia-tiva do Centro Socialista, enti-dade fundada em 1889 por mi-litantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um de-creto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas pas-seatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.

Com Getúlio Vargas – que governou o Brasil como che-fe revolucionário e ditador

por 15 anos e como presiden-te eleito por mais quatro – o 1º de maio ganhou status de

“dia oficial” do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalha-dores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do sa-lário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Minis-tério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, re-gulamentou o trabalho da mu-lher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Tra-balho (CLT), garantindo o di-reito a férias e aposentadoria.

Na Constituição de 1988, promulgada no contexto da distensão e redemocratiza-ção do Brasil após a ditadura militar (que perseguiu e colocou no mesmo balaio liberais, comunistas e cristãos progressis-tas), apesar de termos 80% dos tópicos defendendo a propriedade e meros 20% defendendo a vida humana e a felicidade, conseguiu-se uma série de avanços – hoje colocados em questão – como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, e por aí vai...

Primeiro de Maio: história, conflitos e conquistas qDomésticas: Princesa Isabel ressuscitou!

Getúlio, o pai dos pobres

Grande Ulisses Guimarães!

A hora e a vez das domésticas

Clareando aos poucos

Detalhamentos vitais

Justa causa

A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos tra-balhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avan-ços na direção da felicidade do ser humano. É o caso das em-pregadas domésticas que come-moram ampliação de direitos. Em seu primeiro Dia Nacional do Empregado Doméstico, comemorado no último aba-do, depois da aprovação da Emenda Constitucional 72, que estendeu o direito dos demais trabalhadores aos empregados

domésticos, Marias e Raimun-das de todo o Brasil estão mais felizes por se sentir mais segu-ras. A perspectiva de ter deve-res, direitos e garantias iguais aos de todos os trabalhadores traz dignidade. Com a aprova-ção da emenda no Congresso, no início de abril, a maioria dos novos direitos dos empregados domésticos previstos já entrou em vigor – como a garantia de jornada de trabalho de 44 horas semanais, com o limite de 8 ho-ras diárias, e a pausa entre uma e duas horas para almoço.

Até então, tudo isso era con-fuso. Os empregados domésti-cos tinham medo de não obede-cer e ser demitido. No final das contas, já não se sabiam mais o que era obrigação e o que era exploração, tipo acordar no meio da noite para fazer algum serviço ou ficar até tarde aten-dendo a visitas, ou servir de mu-

cama para o patrão aliviar seus instintos. Outros pontos previs-tos na emenda, como o recolhi-mento ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a multa por demissões sem justa causa, o pagamento de seguro--acidente, de adicional noturno e de hora-extra, ainda depen-dem de normatização.

Há comissões de parlamenta-res no Congresso, de especialis-tas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Casa Civil discutindo o tema. De todos os pontos pendentes, há certo con-senso em torno da criação de um Supersimples para os emprega-dos domésticos, que viabilizará o pagamento dos tributos pelo em-pregador por meio de um boleto único. Outra questão relativa-mente consensual é a necessida-

de da formação de um banco de horas para o empregado. A mul-ta sobre o montante arrecadado pelo FGTS em caso de demissão injustificada, por outro lado, tem levado a discussões – a principal razão é o aumento de encargos para o empregador e o temor de a indenização gerar desemprego ou informalidade. Atualmente, dos cerca de 7 milhões de traba-lhadores domésticos, apenas 1 milhão têm carteira assinada.

No Congresso, é forte a defesa da redução do percen-tual da multa, dos 40% atuais para 10% ou 5%. No Execu-tivo, existe uma tendência a contemporizar e tentar não estabelecer essa diferencia-ção entre as categorias de tra-balhadores. Na última sema-na, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu a ma-nutenção da multa de 40%, mas admitiu a possibilidade de a regra geral ser mudada no caso dos empregados do-mésticos. A proposta da co-

missão mista da Câmara e do Senado formada para discutir as pendências da emenda es-tava para ser apresentada na semana passada, o que foi adiado para que houvesse mais tempo para debates. Há especialistas que argumen-tam que a redução da multa por demissão pode gerar de-bates sobre a constituciona-lidade da medida. Espera-se que, na próxima semana, haja algum tipo de definição sobre esses pontos que ainda geram dúvidas.

Page 5: edição 2262

maskate.com.br |05|MaskateManaus, 1º de maio de 2013

Preocupado com as dis-cussões em torno do Projeto de Resolução do Senado (PR 001/2013), que estabelece alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) nas operações interestaduais, o presidente da Câmara Munici-pal de Manaus (CMM), vere-ador Bosco Saraiva (PSDB) apresentou, nesta segunda-feira (29), um Indicativo que será enviado à presidenta Dilma Roussef (PT) e aos 81 senado-res da República, mostrando o posicionamento da CMM em defesa dos interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com o parla-mentar, é importante que os 41 vereadores subescrevam o Indicativo como forma de de-monstrarem união em torno da questão, independentemente da sigla partidária. “Estamos fun-damentando nossos argumen-tos e acredito na importância da Câmara Municipal de Manaus mostrar seu posicionamento em prol da população. A ques-tão do ICMS é de suma impor-tância e deve ser discutida e defendida pelos parlamentares que representam o povo de Manaus e, por consequência, neste caso, do Amazonas”.

O Indicativo do presidente da CMM cita que na última semana a Comissão de Assuntos Econô-micos (CAE) do Senado aprovou o parecer do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que assegurou a alíquota interestadual de 12% para os produtos da ZFM e outras me-didas protecionistas para a região.

De acordo com Bosco Saraiva, a decisão foi tomada sob a luz do conhecimento e do reconhecimen-to de que é necessário assegurar ao Amazonas, no caso Manaus, a ga-rantia da competitividade confor-me estabelece claramente a Cons-tituição Federal. “Ao mantermos no Amazonas a atividade indus-trial em plena ascensão, nos tor-namos o principal atrativo para a implantação de novos processos e unidades fabris e conseguimos ao mesmo tempo, multiplicar a ação geradora de mão de obra e acelerar a cadeia econômica, aumentando a oferta de empregos no serviço e no comércio. É absolutamente compreensível que os Estados Fe-derados sintam a mesma pressão. No entanto, o Amazonas é um Estado em pleno desenvolvimento e precisa assegurar sua autossus-tentabilidade”, disse o vereador durante leitura do documento.

Vereadores aprovam Indicativo a Dilma

qDecisão foi tomada sob a luz do conhecimento e do reconhecimento de que é necessário assegurar ao Amazonas, no caso Manaus, a garantia da competitividade

O vereador Wilker Barreto (PHS), que é eco-nomista e atua como líder do prefeito Arthur Neto (PSDB) na CMM, res-saltou a importância do posicionamento da Casa neste momento tão deli-cado para a ZFM. “Esta não será a última ameaça, nem o último desafio que enfrentaremos quanto a defesa da ZFM, mas en-tendo que é importante sempre nos posicionarmos de forma apropriada como esta, em que nos baseamos perfeitamente nos crité-rios técnicos. É necessário também que as entidades civis e não só os políticos,

se unam e se mobilizem na defesa da ZFM”.

Para o vereador Elias Emanuel (PSB), a CMM está agindo de forma cor-reta quando explica suas razões de forma equilibra-da, concisa, defendendo os interesses da ZFM com argumentos também ba-seados na lei. “O pior ini-migo da ZFM é a falta de conhecimento e a maldade presente nos interesses de poucos, que podem preju-dicar e muito, a população de nossa região. Por isso, assinarei sim, o Indicativo e todos os vereadores de-vem fazer o mesmo”, de-fendeu.

Um grupo de motota-xistas discutiu a regulari-zação da categoria com o secretário Municipal de Governo, Humberto Mi-chiles, em reunião na sede da Prefeitura de Manaus na tarde de segunda-feira (29). Com a participação do vereador Francisco da Jornada (PDT), o encon-tro divulgou o estudo feito pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e Procurado-ria Geral do Município (PGM) para definir ques-tões relativas ao projeto final, o qual inclui a quan-tidade de profissionais e

padronização de fardas e motocicletas.

Segundo informações da Prefeitura de Manaus, o primeiro encontro aconte-ceu em fevereiro deste ano, sendo decidido a formação de uma comissão de moto-taxistas para discutir com a SMTU sobre os pontos divergentes entre as duas partes. Enquanto o Execu-tivo municipal pede maior rigor na regularização dos profissionais, a Central Única dos Mototaxistas do Amazonas quer a autoriza-ção de 4 mil vagas, além da padronização das fardas e motocicletas.

O Departamento Esta-dual de Trânsito (Detran--AM) iniciou a campanha educativa e de fiscalização no interior do Amazo-nas neste fim de semana em Manacapuru, distante 68km de Manaus. As ações vão passar até a primeira quinzena de maio ainda pe-las cidades de Coari e Pa-rintins. Entre os trabalhos a serem realizados estão me-didas para o cumprimento da Lei Seca.

Em Manacapuru, o De-tran também realiza cursos de capacitação para mo-totaxistas. Com aulas pre-vistas para começar nesta segunda-feira (27), serão abertas três turmas, com 90 vagas cada, pela manhã, tarde e noite. A meta do órgão é capacitar cerca de 400 trabalhadores para que eles possam se regularizar junto ao Instituto Munici-pal de Transito de Manaca-puru (Imtrans).

Plenário apoiou medida

Garantia de competitividade

Detran realiza ações

Reunião discute mototaxistas

Page 6: edição 2262

AMAZ

ONAS

|06|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 1º de maio de 2013

maskate.com.br

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) o horário de fun-cionamento de o feriado nacional do Dia do Trabalho, nesta quarta--feira (1º), todas as unidades de urgência e emergência da Rede Estadual de saúde funcionarão normalmente em Manaus. A

mesma programação será segui-da pelas unidades do programa Farmácia Popular, que não têm atendimento no feriado e voltam a funcionar na quinta-feira.

As únicas unidades onde não haverá atividades serão as que atendem por consulta agendada,

como, por exemplo, Centros de Atenção à Melhor Idade (CAI-MIs), Centros de Atenção Inte-gral à Criança (CAIC’s), Fun-dações de Saúde e Policlínicas. Os serviços destes locais serão retomados na próxima quinta--feira (2).

Unidades de saúde funcionam no feriadoqSegundo a Susam, todas as unidades prestarão serviço no feriado. Confira os endereços das unidades de saúde

Ponta Negra interditada

PACs atendem aos sábados

Estratégias para o feriado

Unidades que estarão funcionando 24h

Maternidades a postos

Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado, está ampliando o acesso da população aos ser-viços oferecidos nas unidades do Pronto Atendimento ao Ci-dadão (PAC). Além do aten-dimento durante a semana, os espaços agora também vão funcionar no último sábado de cada mês. A novidade come-çou neste final de semana e atraiu centenas de pessoas às seis unidades em operação em Manaus.

Foi a chance para quem tem a rotina apertada de traba-

lho, estudo e outros afazeres colocar as pendências em dia. A abertura do espaço aos sá-bados, das 8h às 13h, foi uma determinação do governador Omar Aziz, principalmente para facilitar a rotina de quem trabalha durante a semana. É o caso da promotora de vendas Raimunda Jeane, 44, morado-ra do bairro do São José, zona leste da cidade. “Dia de sema-na a gente não tem como vir porque trabalha. No sábado é muito melhor para resolver porque é dia de folga e dá para colocar tudo em dias.

SPA Alvorada – Av. Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1SPA Coroado – Av. Beira Mar, Nº 122, CoroadoSPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira MachadoSPA Joventina Dias – Rua T-6, n.º 33, Compensa IIISPA Eliameme Mady (Zona Norte) – Av. Samaúma, s/n, Monte das OliveirasSPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/n – São RaimundoSPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – RedençãoSPA e Maternidade Antônio Aleixo – Al. Cosme Ferreira, km 14, Col. Antônio Aleixo.Pronto Socorro 28 de Agosto – Rua Recife, Nº 1581, AdrianópolisPronto Socorro Dr. João Lúcio Machado – Alameda Cosme Ferreira, s/n, AleixoPronto Socorro Platão Araújo – Avenida Autaz Mirim, s/n – Jorge TeixeiraPS da Criança da Zona Leste – Alameda Cosme Ferreira, s/n, AleixoPS da Criança da Zona Sul – Rua Codajás, Nº 26, CachoeirinhaPS da Criança da Zona Oeste – Av. Brasil, s/n, Compensa I.

Ana Braga – Alameda Cosme Ferreira, s/n – São José IBalbina Mestrinho – Rua Duque de Caxias, s/n – Praça 14Nazira Daou – Avenida Camapuã, 108, Q/316, Núcleo 9, Cidade Nova IIAzilda Marreiro – Avenida Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia IIAlvorada – Rua 07, s/n – Alvorada I. SPA e Maternidade Antônio Aleixo – Al. Cosme

Ferreira, km 14, Col. Antônio Aleixo. Instituto da Mulher Dona Lindu – Av. Mário Ipiranga Monteiro, 1581, Adrianópolis.

Por recomendação do Corpo de Bombeiros, o uso da água na praia da Ponta Negra está proibido até que a situação envolvendo apa-recimento de jacarés no bal-neário seja resolvida. A de-cisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira, em reu-nião que aconteceu na sede da Prefeitura de Manaus e que envolveu órgãos muni-cipais, estaduais e Polícia Militar (PM). O secretário do Gabinete Militar, coronel Fernando Farias, explicou que a praia foi interditada para banho ainda no último

domingo, por volta das 16h, para a captura de um jacaré de cerca de 2,5m que apare-ceu no local.

Segundo o coronel, ba-nhistas que estavam na praia avistaram três jacarés, mas apenas um foi capturado pelo Corpo de Bombeiros. “Es-tamos confirmando a infor-mação de que esses jacarés fugiram de um outro local, inclusive queremos checar o número, de fato, de quantos são. Por isso, a praia continua interditada para uso da água por questões de segurança”, esclareceu o secretário.

Durante a reunião também foram debatidas as estratégias de segurança adotadas no úl-timo domingo e o que serão implementadas para a festa do feriado do dia do trabalhador, que acontece quarta-feira, na Ponta Negra. De acordo com Fernando Faria,s é estimado que 50 mil pessoas participem dos festejos durante todo o dia, por isso a ação integrada de segurança continuará de forma intensificada.

“Essa reunião define al-gumas estratégias para se-guirmos o que já foi feito no

domingo. As medidas tomadas foram positivas, pois consegui-mos reforçar a segurança dos usuários e diminuir o uso de bebidas por parte de menores de idade, por isso o esquema continua”, enfatizou o secre-tário, ao confirmar que a ação inibiu quem foi ao local em busca de fazer arruaça. Farias confirmou que a revista aos banhistas será mantida, e que a Guarda Municipal e a Polícia Militar aumentará seus efeti-vos. O Conselho Tutelar e Jui-zado da Infância e Juventude também estarão presentes.

Page 7: edição 2262

maskate.com.br |07|MaskateManaus, 1º de maio de 2013

O governador Omar Aziz inaugurou esta terça-feira, às 10h, as novas instalações do 29º Distrito Integrado de Po-lícia (DIP), na rua Rio Negro, no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. Inaugurou também o Centro Integrado de Segurança (CIS), na Ave-nida Grande Circular, também zona Leste. As novas estrutu-ras, mais amplas e com tec-nologia moderna, fazem parte dos investimentos do Governo do Amazonas na área de segu-rança e reforçam a operação do programa Ronda no Bairro.

Omar Aziz entrega 29º DIP ao povãoqA nova sede do 29º DIP recebeu do Governo do Estado um investimento de R$ 3.021.876,12 e vai abrigar também o comando do Ronda no Bairro

A nova sede do 29º DIP recebeu do Governo do Es-tado um investimento de R$

3.021.876,12 e vai abrigar também o comando do Ron-da no Bairro, facilitando ainda

mais a atuação integrada entre as Polícias Civil e Militar na zona Leste.

Amazonas entre os 63“Programa Ame a Vida”

Encontro com coronéis da PM

Investindo em Segurança Pública

Governo incentiva cultura indígena

No total, o prêmio habilitou 638 iniciativas de todo País e o Amazonas representa 11% dos trabalhos inscritos, o que de-verá trazer uma porcentagem proporcional de premiações para o Estado também. Os indí-genas do Amazonas atenderam aos requisitos do edital, que foi publicado em 2012 pelo MinC – em parceria com a Petrobras, por meio da Lei Rouanet –, após serem mobilizados pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). O ór-gão teve um papel fundamental na divulgação do prêmio, em mais uma ação da câmara téc-nica Melhoria da Qualidade

de Vida dos Povos Indígenas, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Na-cional do Índio (Funai).

“Esse prêmio serve não somente para premiar as ini-ciativas, mas sim como forma de preservação da cultura dos povos indígenas do Amazonas e do Brasil”, destacou o secre-tário adjunto da Seind, José Mário Mura. “O Governo do Amazonas, por meio da Seind, reafirma seu interesse em conti-nuar apoiando essa iniciativa e, quem sabe, no futuro, criar e re-alizar uma versão apenas com povos do Amazonas”, sugeriu.

No novo 29º DIP, além do atendimento e registro de ocorrên-cias, também funcionará um nú-cleo do “Programa Ame a Vida”, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e vai oferecer à popula-ção atendimento psicossocial. O prédio de dois andares, equipado com elevador para pessoas com deficiência, tem ainda salas para o funcionamento do Conselho Comunitário e um auditório para realização de palestras e reuniões entre polícia e a comunidade.

Também será inaugurado

nesta terça-feira, o Centro In-tegrado de Segurança (CIS) da zona leste, onde vão funcionar o Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar,a Seccional Leste e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros e de Crimes de Trân-sito, além de um grupamento do Corpo de Bombeiros do Amazo-nas.No CIS vão ser centralizadas informações sobre os oito Distri-tos Integrados de Polícia da zona leste, possibilitando melhor aten-dimento à população dessa área da cidade.

O governador Omar Aziz re-cebeu na manhã desta segunda--feira, 29 de abril, 19 oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) que foram promovidos a coronéis recentemente. Acom-panhados do secretário de Segu-rança Pública do Estado, coronel Paulo Roberto Vital, e do coman-dante da PMAM, coronel Almir David, eles foram agradecer, em nome de todos os oficiais e praças

que receberam promoção desde o ano passado, e reafirmar o com-promisso social de trabalhar em prol da segurança da população.

Segundo o Comando da PMAM, a gestão Omar Aziz foi o que mais promoveu policiais no Estado. Somente do ano passado para cá, cerca de 300 praças e 99 oficiais, entre capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis, re-ceberam promoção. “Espero que

vocês nos ajudem a fazer da nossa polícia, uma polícia melhor para a sociedade”, disse o governador, ao destacar que as promoções seguem a postura de valorização das Polícias Militar e Civil, assu-mida por sua administração, que também estabeleceu a correção salarial na data base das polícias e um reajuste escalonado em até quatro anos para corrigir as perdas antigas.

Ao reforçar que vem fazendo o maior investimento da história em Segurança Pública do Estado, o governador observa que esse in-vestimento não pode se restringir à infraestrutura física e equipa-

mentos. Com o programa Ron-da no Bairro, o investimento em segurança cresceu mais de 40% entre 2012 e 2013, em relação aos anos anteriores. “Se quisermos resultados, temos que olhar de

forma diferenciada para os nossos policiais”, disse Omar.

Os critérios de promoção na Polícia Militar levam em conta o merecimento e o tempo de servi-ço. O tempo de serviço dos pro-movidos a coronel varia entre 22 e 30 anos. Segundo o coronel Almir David, a promoção de 19 coronéis de uma só vez é um recorde na polícia do Amazonas. A maior, até então, era de dez. “São demandas reprimidas, pois tínhamos várias situações de comando que não foram completadas por não haver oficiais para as funções. Com isso renovamos completamente nosso quadro de coronéis”, disse o co-mandante da PMAM.

Após o incentivo do Governo do Amazonas por meio de ofici-nas realizadas em Manaus e no interior, setenta e seis iniciativas de organizações e comunidades indígenas do Estado do Amazonas foram habilitadas e vão concorrer aos prêmios da 4ª. Edição do Prê-mio Culturas Indígenas – Raoni

Metuktire. A lista com o nome das selecionadas foi publicada no dia 19 deste mês pelo Diário Oficial da União e o resultado final das ven-cedoras está previsto para ser di-vulgado no próximo mês de maio.

O certame é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), com

apoio do Ministério da Cultura (MinC), e vai premiar 100 proje-tos voltados às práticas que valo-rizem as culturas tradicionais dos povos indígenas, sendo R$ 20 mil para 30 trabalhos que envolvam obrigatoriamente mais de uma comunidade ou povo indígena e R$ 15 mil para outros 70.

Page 8: edição 2262

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 30/04/13 a 02/05/13. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

GARANTIAESTENDIDA

R$ 23,42

FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 - Cód. 63400-0À Vista R$ 199,00 ou 1+5x R$ 35,92

• 18 litros• Menu Faça-Fácil / Kids• Menu Descongelar• Trava de segurança

• 18 litros MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,15

OFE

RTA ESPECIALMAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 53,12

R$ 73,60

COND AR GREE 7000 BTUSCOM CONTROLE REMOTO48609 Cód. 67732-3À Vista R$ 624,00 ou 1+5x R$ 113,47

• Puxador Line metalizado• Gavetas com corrediças metálicas deslizantes• Dobradiça metálica de pressão

R$ 58,76 R$ 112,93CÔMODA BATROL GENOVA 1P 6G GRIS PT 205493Cód. 67777-7À Vista R$ 499,00 ou 1+5x R$ 90,60

ROUPEIRO BATROL TURIM 6P 3G CPLH GRIS PTCód. 67775-4À Vista R$ 959,00 ou 1+5x R$ 174,11

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 38,51 MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 84,90

• Puxador Line metalizado

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 318,61

R$ 209,50Smart TV, Resolução HDTV Ready, Full HDTV, Entrada HDMI, Entrada para PC, Taxa de atualização, Con-versor Digital Integrad.

TV PHILIPS 42” LED DTV42PFL3507D/78Cód. 67786-0À Vista R$ 1.779,00 ou 1+5x R$ 322,98 MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 347,12

R$ 152,98NOTEBOOK ACER 14.1” DUAL 2GB HD500E14210622 PTCód. 67826-3À Vista R$ 1.299,00 ou 1+5x R$ 235,84

• HD 500 GB • Leitor de cartões: Cartão de Segurança Digital (SD), Cartão xD-Picture, Memory Stick PRO, MultiMediaCard (MMC) • Memória de 2GB • Tela de 14.1 “ LED - Resolução: 1366 x 768 • Gravador de DVD / Leitor de DVD / Leitor de CD

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 53,12

R$ 74,72

COND AR ELECTROLUX 7500BTUS EC07F 110V Cód. 57434-1À Vista R$ 635,00 ou 1+5x R$ 114,61

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 177,23

R$ 70,42TABLET TECTOY 7” MAGIC WI FI TT2500995981020820Cód. 67830-4À Vista R$ 598,00 ou 1+5x R$ 105,81

•Tablet Tectoy 7” Polegadas, 8GB, Android OS 4.0.4, TT-2500, HDMI, Câmera Traseira 2MP e Câmera Frontal 0,3MP • Altura: 1,00 cm • Largura: 12,00 cm • Profundidade: 19,00 cm • Peso: 500,00 g • Dual Core 1,5 GHz • 1 Magic Tablet modelo TT-2500 • 1 Adaptador AC • 1 Fone de ouvido • 1 Folheto de instruções com • Certificado de Garantia • Cabo USB.

TABLET TECTOY 7” MAGIC WI FI

R$ 40,60FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4B 4003 BR / Cód. 66382-4À Vista R$ 345,00 ou 1+5x R$ 62,27

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 44,00

• Capacidade do Forno: 53,2 Litros• Prateleiras: 1 Fixa• Cor: Branco

• Capacidade do Forno: 53,2 Litros• Prateleiras: 1 Fixa• Cor: Branco

Page 9: edição 2262

ANO 15 - Nº 2.262 - MANAUS/AM - 01/05/2013 - www.maskate.com.br

Adhabilhe garante vaga na final do Bolsa de ValoresO negócio começou a afunilar no Fala Mourão-Maskate na TV, com a reta final para os participantes do quadro mais emocionante da TV do Amazonas

Como quem não quer nada, ela chegou e der-ramou seu talento ao som da viola. É Adha-bilhe Schneider, que de estrangeira só tem o nome, pois canta a me-lhor música MPB. Foi

show. Cantando com a boca e com os olhos, ela conseguiu emocionar o internacional Cleo-mir Santos, que gostou. Conseguiu sensibilizar a Banca de Avaliadores e ganhou de 3 a 1.

Alecsandro esbanjou sucesso

Alecsandro também marcou presença e foi de arrocha para mostrar seu estilo e tentar, é claro, ga-rantir uma vaga na final do

Bolsa. Estilos diferentes, ritmos diferentes, o Bolsa de Valores é Assim: uma verdadeira vitrine de su-cesso da prata de casa.

Page 10: edição 2262

|10|MaskateManaus, 01 de maio de 2013

maskate.com.br

REDE

S SOC

IAIS

jorn

al@

mas

kate

.com

.br

O XVII Festival Amazo-nas de Ópera é a ‘vedete’ da programação cultural do mês de maio, segundo a Secretaria de Estado da Cultura, que contará ainda com sextas dançantes nos centros de convivências

do idoso, além de projetos de arte nas praças e core-tos. Na primeira semana do mês, haverá récitas de ‘Um Baile de Máscaras’ e ‘Aventuras da Raposa As-tuta’, mais recitais, concer-tos e vesperais do Festival

Amazonas de Ópera, com destaque para o Recital Bradesco ‘God Save The Queen’, que acontece no próximo dia 3, às 22h, no Teatro da Instalação, so-mente com músicas da banda Queen.

Maio repleto de eventos culturais

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Raposa Astuta revela talentos

De acordo com a se-cretaria, no decorrer do mês acontece uma Ves-peral Lírica (uma pocket ópera) de ‘La Traviata’, no Centro Estadual de Con-vivência do Idoso, dia 11, além do Concerto do Dia das Mães, no Teatro da Instalação, dia 12, às 11h. Haverá também apresen-tação da ópera montada ‘Parsifal’, de Richard Wag-ner, com estreia no dia

16, às 18h, e a ópera ao ar livre ‘O Morcego’, de Johann Strauss Filho, dia 26, às 19h, no Largo São Sebatião.

Ainda segundo a Se-cretaria de Cultura, a programação cultural de maio ressalta a partici-pação dos cantores João Bezerra, Aldir Jander, Nu-nes Filho, Katia Maria e Leninha, a princesa do bolero nas sextas dan-

çantes, sempre às 20h, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola. Projetos de arte e circo também invadem a agenda cultural. Serão, além da programação da ópera, 39 os eventos que integram a programação cultural. Conforme a se-cretaria, todos os eventos são gratuitos (exceto do XVII Festival Amazonas de Ópera).

Facebook

Twitter

Erika Alves Lima

Ismael Fialho@maelfialho

Alex Souza

Isac da silva lima@Isacslima1

Rosilane Correa

juciney souza@JucineySouza

Marilany Holanda

(∩`-´)````.*``` ` @Karanmelo

Page 11: edição 2262

maskate.com.br |11|MaskateManaus, 01 de maio de 2013

Design de

Interiores

Móveis Planejados

Solange Saint’Clair

3084-6002

Pensou em

Ligue já! sempre consulte um profissional

LADY

ZUA I

NSOC

IÁVE

LC

olun

ista

: Lad

y Zu

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

Mulherada baré reclama da frieza masculina e boiolagem crescente

Você vai ao shopping ou a uma academia de malha-ção, ou mesmo uma fes-tinha do tipo balada, e se depara com rapazes mus-culosos e sarados que fa-zem a mulherada suspirar e soltar a imaginação. É hora de ajeitar a franja, abrir a porta do viveiro e preparar a liberação da franga. De repente, porém, o aparente gostosão abre a boca, des-

loca a munheca e se revela uma enorme donzela, uma bichona daquelas, dispu-tando no mesmo canal, frisson e captura da figura que se deu mal na expecta-tiva da azaração. A conver-sa pode ser preconceituosa e desconcertante mas bus-ca traduzir uma situação que cresce e aparece em frequência e intimidação. “Os homens no sentido

clássico e tradicional estão em extinção”, diz Madame Charuf, uma gourmet que se especializou em anun-ciar a extinção dos machos a ponto de levá-la a dizer, com ironia e provocação, que vai passar a criar botos, mamíferos que possuem um órgão sexual seme-lhante aos antigos machos, esse espécie ameaçada de desaparecimento.

Espada vira artigo em extinção no mercado do sexo

Mulher com mulher dá jacaré

Nós mulheres geralmente somos vistas como as campeãs no ranking do baixo de-sejo sexual. Contudo, a prática clínica tem mostrado que os homens, além de apre-sentarem com mais frequência esse tipo de disfunção, eles também cuidam bem mais da saúde e procuram mais ajuda quando a libido começa a baixar. Os homens se incomodam mais quando questões rela-cionadas ao sexo não vão bem e um dos motivos que os levam mais rapidamente ao sexólogo para tratar desses assuntos é o fato de que os homens não conseguem nem podem fingir que estão desejosos, di-ferentemente das mulheres. Por outro lado há questões culturais e sociais que ainda impedem as mulheres de se permitirem e se queixarem sexualmente.

Repressão milenar da Ana Maria

Nós mulheres foram reprimidas durante muito tempo e ainda são quando se trata de sexo e isso tem relação direta com as noções corporais; de se obter satisfação sexual, masturbação e orgasmo. A conexão entre mente e corpo muitas vezes é distônica e mesmo que haja vontade do ponto de vista mental, pode faltar vontade do ponto de vista corporal. Estresse, hormô-nios, vida sedentária, insatisfação pessoal, profissional e financeira são apenas as causas mais comuns, con-tudo, o leque de motivos que levam a uma queda nas atividades sexuais pode ser dos mais diversos e muitas vezes desconhecidos pelo próprio paciente.

Peter Pan da Ponta Negra

Relato de um construtor para fechar o assunto: Ca-sado faz mais de 10 anos, com filhos e muita vontade de ter um relacionamento com um homem. “Já havia tido minhas experimenta-ções antes do casamento e durante, em um período que experimentamos o re-lacionamento aberto tive diversas outras experiên-cias — minha esposa sabe da minha bissexualidade. Minha questão é que eu gosto do meu casamento, gosto da minha esposa, gosto da nossa vida. Não consigo pensar em termi-nar meu relacionamento em prol de um outro ho-

mem. Ao mesmo tempo não consigo imaginar-me neste único casamento para toda a vida. Tenho 35 anos e ainda muito tempo para experimen-tar. Há pouca referência e imagino que muitas pes-soas nem saibam que são bissexuais por gostar do mesmo sexo e não ter tido ainda vontade ou desejo de experimentar o mesmo sexo. Os bissexuais vivem héteros para não enfren-tar — para si mesmos — o preconceito. E não neces-sariamente será infeliz. O bi não precisa de AMBOS os sexos necessariamente. Ou precisa julinho?

O Buraco É mais Embaixo•Dr. Euler precisa tomar cuidado com as câmeras

do Amazonsat. Parece uma mucura no vídeo•É que quem come galinha velha no interior é mu-

cura, doutor.•Falando em Tevê, Albertinho Lobato conta com o

esforço do chefe pra mostrar que gosta da fruta. Falta prova criança.

•Herold Linhares voltou a fazer part do casting do Maskate. Adorei, aliás adoro invertidos que traba-lham com lentes.

•Murilinho Rayol convidando a fina flor da rabio-lagem local para seu aniversário no Rio de Janeiro. Queremos machos, Murilo!

•Pois é, depois do inverno da Flórida, todas as ter-ças nas páginas deste folhetim. Fui fofas!

Page 12: edição 2262

POLÍC

IA

|12|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 01 de maio de 2013

maskate.com.br

Preso por roubo e estupro finalmente foi pra cadeia

O motorista Luiz Alberto da Costa Roberto, 29, foi encaminhado nesta segunda-feira (29) para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, Zona Sul de Manaus, após ter sido liberado pela equipe médica do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul. Ele estava internado desde o último dia 21, após ser atingido por uma vítima durante tentativa de assalto.

O homem acabou sendo preso por Policiais Milita-res, por envolvimento em pelo menos seis assaltos e um estupro, cometidos nos bairros Petrópolis e Japiim, na Zona Sul, e Coroado, Zona Leste. O primeiro crime teria ocorrido no dia 19, quando Luiz entrou em um salão de beleza na rua 12 do bairro Japiim e abordou a proprietária do estabelecimento, de 27 anos, e duas adolescentes, de 16 e 13 anos, clientes do local.

A garota de 16 anos também foi estuprada pelo homem. Já no domingo, 21 de abril, outras três vítimas foram assaltadas por ele nos bairros Petrópolis, Coro-ado e Japiim. Conforme o Delegado, ao tentar roubar uma quarta pessoa na rua C-10, bairro Japiim, a vítima se defendeu efetuando dois tiros contra ele. Um dos disparos atingiu a perna direita do homem.

Golpista faturava altocom crimes no Porto

O golpista Nilson de Souza Melo, 35, enganava suas vítimas no porto de Manaus mas nesta terça-feira em uma manhã de más intenções no mesmo local, ele se deu mal e acabou preso em flagrante. Para fazer valer seus golpes ele esse passava por conferente de mercadorias a serem transportadas por embarcações para o interior do Estado, recebendo a carga levada até o porto pelas distribuidoras.

Ele se apresentava ao motorista do caminhão que ia fazer a entrega como funcionário da referida em-barcação e dizia que estava ali para receber e conferir a mercadoria, razão pela qual os motoristas conferiam com ele, entregavam os produtos e ia embora depois que o falso conferente assinada a nota fiscal, quando na verdade, estava entregando tudo nas mãos de um autêntico “171”.

Daí em diante com a carga recebida, Nilson Melo acionava outro caminhão, embarcava os produtos e desaparecia do mapa com tudo e em locais previa-mente escolhidos por ele, vendia a merdadoria e fatu-rava uma boa grana. Nesta terça-feira, ele tentou apli-car mais um desses golpes no Porto de Manaus, mas com já havia denúncia, acabou preso em flagrante de-lito e passou a ser mais um hóspede da Cadeia Pública.

O caso foi registrado no 12º Distrito Integrado de Polí-cia (DIP) e a equipe de peritos do Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC) foi até o local coletar vestígios que possam ajudar a chegar à quadrilha. As câmeras de segurança da instituição tam-bém estão sendo analisadas para identificar os envolvidos.

De acordo com a Delegada

Maria Cristina Portugal, ne-nhum aluno foi roubado. Os assaltantes levaram o dinheiro que estava no setor financeiro e a ação dos bandidos durou cerca de três minutos. Apesar de estarem armados, nenhum disparo foi feito.

O local do fato estava iso-lado para perícia e somente hoje o responsável pelo setor administrativo da faculdade

deve fazer o levantamento de quanto, em espécie, foi rouba-do.

A delegada Cristina Portu-gal pede que se alguém tiver alguma informação que iden-tifique os suspeitos, faça sua denúncia e ajude a polícia a prender os envolvidos, através dos telefones 3214-2253 ou 9962-2187. Ajude a divulgar e colabore para investigação.

O assaltante Cristiano Ba-tista da Silva, 18, foi o único autuado em flagrante delito por crime de roubo e encami-nhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, na manhã de ontem, terça-feira. Outros cinco que fugiram com ele da Unidade Socio-Educativa para Adolescentes Dagmar Feitoza, no bairro da Alvora-da I, ainda possuem idades abaixo de 18 anos e foram levados de volta para lá.

Os seis fugiram pelo te-lhado da unidade, correram na direção da rua 5, aborda-ram um homem identificado pelo nome de João Laborda Correa, tomaram o carro dele de assalto, um Astra Seden, preto, e deram continuidade a fuga. A vítima acionou a PM e uma guarnição da 17ª Cicom, localizou o carro em menos de uma hora de pro-cura, com todos os fugitivos em seu interior.

Cinco integrantes do gru-

po, ainda menores de idade, foram levados de volta para a Dagmar Feitoza e Cristiano Batista, que já estava preso na mesma unidade por prá-tica de roubo, foi levado para ser autuado em flagrante no 10º DIP. Ele terminou sua fase de adolescente preso por as-salto e agora que completou 18 anos e ficou adulto, foi para a cadeia para continuar preso, também pelo mesmo crime, comentou um dos po-liciais.

Polícia investiga assalto relâmpago na Nilton Lins

Seis fugitivos da Dagmarassaltaram e foram presos

3215-20503215-2050

Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha

MULTIMARCAS

Corpo de Bombeiros nãoLocaliza vazamento de gás

O Corpo de Bombei-ros realizou na manhã desta terça-feira (30/4) vistorias no Centro de Manaus após a popula-ção sentir forte cheiro de gás de cozinha, ou gás liquefeito de petró-leo (GLP). As vistorias

foram feitas na Av. Joa-quim Nabuco, no trecho compreendido entre as ruas Dez de Julho e Ra-mos Ferreira.

Nenhuma fonte de vazamento de GLP foi localizada. O forte odor de GLP também foi sen-

tido em outros pontos da cidade, como Distrito Industrial, Educandos, Petrópolis e Aleixo. Tam-bém não houve infor-mação de nenhuma em-presa ou indústria sobre vazamento de GLP neste dia.

Page 13: edição 2262

maskate.com.br |13|MaskateManaus, 01 de maio de 2013

DUELO DE GIGANTESDurante uma típica briga entre um desocupado

alcoólatra e um elemento desconhecido, ambos alta-mente encachaçados, no fantástico bairro do Tancre-dão, Zona Leste, um dos infelizes acabou se arrepen-dendo amargamente de ter saído para beber na noite de ontem. A bola da vez foi o belíssimo Leanderson Barbosa da Silva, 22, ganhou simplesmente uma pe-quena fraturinha no crânio, com uma singelíssima paulada. O motivo não poderia ser diferente, uma bri-ga idiota por uma ofensa besta que um dos dois quis levar às últimas conseqüências. Até agora os policiais do pronto-socorro João Lúcio, para onde Leanderson foi levado, não sabem dizer quem xingou quem, mas a uma altura dessas também não importa, porque Le-anderson já está pra morrer mesmo e não será nem capaz de reconhecer o vagabundo que o acertou. Bem, então deixa pra lá, é só mais uma típica história da nossa querida Zona Leste.

EXORCISMO IMPROVISADO

Um animadíssima bebederia em frente a um boteco deprimente, acabou de uma forma bem típica na nossa querida zona leste, com uma facada. A conversa esta-va boa, fluindo bem, até que um espírito demoníaco se aproveitou das energias negativas do ambiente e incor-porou no couro do ajudante de pedreiro, Ricardo Gon-çalves de Freitas, 21, que puxou a sua peixeira pocket de bolso. Revoltados com a gaiatice, um dos elementos encontrou a melhor forma de exorcizar todos os demô-nios do bonitão, desarmando-o e cravando uma faca nos peitos do infeliz, que rapidamente desincorporou o tal “Dimônho do Risca-Faca”que o atiçava e passou a agonizar no meio da rua. O Samu foi chamado para recolher infeliz que estava todo estropiado.

O auxiliar de eletricista Bruno Caio Ferreira Souza, 17, foi pratica-mente arrebatado logo depois do culto de domingo, na Rua Laço do Amor, no Jorge Teixeira 2, Zona Les-te. Porém, o arrebatamento tinha características de execução. O bichi-nho levou 1, 2, 3, 4 ...17 tiros. A famí-lia disse que não entendia por que mataram o cara, já que ele não era metido nas paradas erradas da vida.Mas cavocando um pouco a vidinha pregressa desse jovenzinho, encon-trou-se um belíssimo processo por porte ilegal de arma no Tribunal de Justiça do Amazonas, ou seja, nosso amiguinho, não era assim tão ino-cente.

De acordo com a família dele, Bruno havia rezado bastante e pedi-do perdão por todos os seus peca-dos lá no culto e saiu de alma lava-da, mas com o corpo necessitando de um belíssimo x-salada. Ele foi em um lanche e pediu o tal do sanduba e ficou batucando na mesa e olhan-do para um lado e para o outro, enquanto esperava a parada. Até ia seria o prelúdio de uma típica refei-ção da ZL, mas antes do x-salada sair da chapa, dois malucos apareceram e saíram descarregando suas armas no infeliz.

Antes que pudesse pensar, Bru-no já estava no mundo espiritual. Os caras chegaram em um Gol verme-lho de placa não identificadas e fo-ram embora na mesma pisada, dei-

xando o dono do estabelecimento agoniado em ter feito o sanduíche e ninguém para comer e pagar, além da porcalhada que fizeram no local com sangue para todo lado.

O caso vai ficar bem em cima da pilha (que está para cair, de tão alta que já está) de processos ainda aber-tos lá na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Suspeito de comandar uma boca de fumo na Comunidade Luiz Otá-vio, Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, Felipe Rodrigues, 18, é moleque doido e desencanado. Ele é tão bacana que ontem, meteu foi a mãe dele na bronca, que acabou sen-do presa também e foi todo mundo ver o sol nascer quadradíssimo. Du-rante o cumprimento do mandado, os tiras acabaram prendendo a mãe do safado, Joelma Rodrigues, 34, (O legal é a diferença de idades entre mãe e filho é sempre a menor possí-vel na ZL) também foi presa após ser encontrado na casa dela dois quili-nhos de maconha prensada e mais de 100 trouxinhas de pasta-base de cocaína escondidos embaixo do guarda-roupa. Segundo Felipe, a mãe não sabia de nada e foi presa inocentemente. Agora já era. Ela vai tirar umas boas férias ao estilo Pri-sion Break.

RAPAZ PEDE X-SALADA, MAS MORRE ANTES DE COMER

MÃE VAI EM CANA PELO FILHÃO

A PRISÃO DO GÊNIO DO CRIME

O tosquíssimo Rafa-el Vasconcelos de Melo, 19, acordou insano, on-tem, querendo fazer onda, mas acabou preso depois de assaltar um riquíssimo mercadinho localizado na Rua Marçal, no bairro Ci-dade de Deus, Zona Leste de Manaus. Além dele, o irmão, de 17 anos, também foi no bolo. Rafael é um gênio do crime e quando se dispõe a cometer um, estuda tudo passo a pas-so friamente por no mí-

nimo duas semanas. Pois bem, ontem eles entraram no mercadinho armados e ferozes, mas tudo o que conseguiram levar foram cigarros, bebidas alcoólicas e biscoitos traquinas, além da exorbitante quantia de R$ 100.

O inteligentíssimo Ra-fael foi preso logo em se-guida, porque estava com dificuldades de transportar as coisas que roubou. Hoje ele já deve estar baixando na Raimundo Vidal Pessoa.

Page 14: edição 2262

TABL

ÓIDE

|14|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 01 de maio de 2013

maskate.com.br

Casal é preso após deixar filho do lado de fora de bar

Em casselberry, no condado de Volusia, na Flóri-da, um casal foi acusado de entrar em um bar para beber e deixar o próprio filho de 7 anos do lado de fora do estabelecimento, já que a criança não po-deria acompanhá-los. De acordo com um relatório do escritório do xerife do condado, Lucien e Emily Brodeur, de 32 e 35 anos, respectivamente, foram de moto até um bar em DeBary levando a criança consigo. Depois de deixarem o filho do lado de fora e passarem mais de 1h dentro do bar bebendo, os americanos foram surpreendidos por policiais.

O menino, apesar de “assustado”, estava bem e não sofreu nada. Ambos acabaram presos por abandono de incapaz, e não há informações sobre o destino do garoto.

Bêbado ‘bomba’ na web

Um jovem chamado Sean Foster fez um vídeo no seu canal no YouTube que mostra um de seus amigos aparentemente bêbado, se escorando nas paredes para se movimentar. Quando o jovem pa-rece que vai cair em um gramado, o rapaz tem uma reação inesperada e embala movimentos de dança no ritmo da música, surpreendendo as pessoas em volta.

O espanto ao perceber que o jovem não está bêbado, e que tudo não passa de uma brincadeira, fez com que a gravação se tornasse um sucesso, alcançando mais de 640 mil visualizações.

Na Holanda, milhares de pessoas foram às ruas comemorar o Dia da Rai-nha, feriado nacional co-memorado no dia 30/4. Fantasiados com óculos, perucas e outros aces-sórios predominante-mente laranjas, os cida-dãos foram festejar em frente ao palácio real, já que data coincidiu com a abdicação da rainha Beatriz, dando lugar ao filho mais velho Willem--Alexander.

Uma americana identificado como “tinzer30” postou um ví-deo em seu canal no YouTube feito durante uma espécie de “safari drive thru”, no qual os vi-sitantes entram com o carro no habitat dos animais. Enquanto alimentavam um camelo, pai e filha foram surpreendidos quan-do o animal tentou “devorar” a cabeça da menina, e foi rapida-mente espantado pelo pai.

De acordo com informações do canal, a menina não sofreu nada com o “ataque”, apenas um pequeno susto. “Da próxi-ma vez vamos ser mais cuida-dosos os camelos”, escreveu a mulher.

Holandeses festejam Dia da Rainha

Camelo faminto ‘morde’ cabeça de menina

Homem senta sozinho em escada para almoçar em parque localizado em Tóquio, no Japão

Homem almoça sozinho em escada de parque

Page 15: edição 2262

|15|MaskateManaus, 01 de maio de 2013

maskate.com.br

ALDEIA GLOBAL A VERDADE DOS SONHOS

PIADAS

Paixão - Estar apaixonada(o): prosperidade. Outra pessoa apaixonada: poucas honrarias. Sor-te: borboleta.

RECEITA

Achadinho de carne moída com purê

Ingredientes Carne: 500 g de carne moída 1 cebola picadinha 2 dentes de alho moidos 3 colheres de oleo 1/2 xicara de cheiro verde 1 lata de seleta de milho / ervilha 1 molho de tomate Temperos a gosto Purê: 8 batatas 3 colheres de margarina 1/2 copo de leite Sal a gosto Modo de Preparo Carne: 1.Em uma panela coloque o oleo e frite a carne moida e coloque temperos a gosto 2.Acrescente a seleta e o molho de tomate deixe apurar um pouco desligue e coloque o cheiro verde 3.Reserve Purê: 1.Cozinhar as batatas e amassar, na panela derreta a manteiga e coloque a batata amassada, o leite e sal a gosto 2.Em uma refrataria coloque metade da carne moida, por cima coloque todo o purê de batatas e o restante da carne moída para finalizar 3.Dica sirva com arroz branco e uma salada de folhas.

Desentendimento

Dois colegas de trabalho se encontram na hora do cafezinho.— Para mim, sem açúcar — diz um deles.— Por quê? Você é diabético?— Não, eu sou de Goiânia.— Nada disso, vejo que você não morou na jogada!— Não, mesmo! Eu só morei em Itapira, Jundiaí e Sete

Relógio Legal

Dois amigos se encontram:— Caramba! — diz o primeiro — Que relógio legal você comprou, hein?— Não comprei não... — responde o amigo — Ganhei em uma corrida!— Que legal, cara! E quantas pessoas participaram dessa corrida?— Três!— Só isso?— É... Eu, o antigo dono do relógio e um policial!

Malandragem na Faculdade

Na véspera de uma prova, 4 alunos resolveram chutar o balde: de-cidiram viajar! Voltaram na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda. Então, se dirigiram ao professor:— Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos conser-tá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nos atrasa-mos, mas gostaríamos de fazer a prova.O professor, sempre compreensivo:— Claro, vocês podem fazer a prova hoje à tarde, após o almoço.E assim foi feito. Os rapazes correram para casa e se racharam de tanto estudar. Na hora da prova, o professor pôs cada aluno em uma sala diferente e lhes entregou a prova.Primeira pergunta, valendo 1 ponto: fale sobre a “Lei de Ohm”.Os quatro ficaram contentes, pois haviam visto algo sobre o as-sunto. A prova seria fácil e haviam conseguido se “dar bem”, pen-saram.Segunda pergunta, valendo 9 pontos: “Qual pneu furou?”

Fã de Futebol

Um cara chegou no trabalho com as duas orelhas envoltas de es-paradrapo. Seus colegas perguntaram:— O que foi isso?O cara respondeu:— Eu estava assistindo futebol e a minha mulher estava passando roupa ao meu lado. Nisso o telefone toca. Eu estava tão entretido no jogo que confundi o ferro de passar roupa com o telefone e levei-o até a orelha.Seus colegas perguntaram:— E a outra?Ele respondeu:— Não adivinham? Assim que eu desliguei, o cara ligou de novo!

Horóscopo do DiaÁriesCordialidade e diplomacia serão importantes para que possa encaminhar negociações, procure dialogar para promover o entendimento. Com a oposição entre Mar-te e Saturno, resguarde-se.

TouroÉ tempo de finalizações. Marte segue em seu signo e confronta Saturno, pedindo competência na resolução de impasses. Se surgirem empecilhos não desanime, eles servem de testes para que possa aprimorar seu projeto.

GêmeosPeríodo de muita inspiração, a intuição está afiada. Mo-mentos de meditação serão importantes, terá muitos insights. Fique atento para perceber os sinais que o Uni-verso lhe envia, trazendo respostas.

CâncerConte com mais determinação e equilíbrio emocional. A Lua continua em Capricórnio e o convida a causar boa impressão com pontualidade, profissionalismo e serie-dade. Trabalhos de natureza administrativa serão bem sucedidos. No fim da tarde, Lua e Vênus favorecem o convívio social. Todos ficam mais simpáticos e gentis.

CURIOSIDADESO Significado de 7 nomes

de marcas de carrosVeja abaixo o significado do nome de 7 marcas auto-

motiva, escolhida aleatoriamente:•As siglas da marca FIAT significa “Fabbrica Italiana Au-

tomobili Torino” que traduzido para o português é “Fábrica Italiana Automobilística de Turim”. O mais curioso que as iniciais também tem o significado de “FAÇA-SE” em latim. O símbolo já não tem tanta ligação ao nome, apenas o símbolo atual que relembra os primeiros modelos fabrica-dos pela montadora.

•A VOLKSWAGEN já tem um significado mais simples: Carro do Povo sendo VOLKS = Povo e WAGEN = Carro no idioma alemão. O seu símbolo, que antes era apenas as letras V e W dentro de um circulo, representava um sindi-cato que existia dentro da própria fabrica, cujo o nome era conhecido como DAF (Deutsch Arbeitsfront). Este símbolo passou por outras transformações até chegar a forma tri-dimensional que temos nos dias de hoje.

•A LAMBORGHINI, cujo o nome é o sobrenome do seu fundador “Ferruccio Lamborghini” e tem como símbolo um touro. Ferruccio Lamborghini, que era do signo de tou-ro era fanático pelas touradas e adorava os animais, daí a razão de quase todos os carros da Lamborghini terem nomes de touros (e seu logotipo ter um touro estilizado). Nada melhor do que empregar a sua marca sua obsessão que até hoje, os seu carros levam nomes de touros famo-sos.

•A FERRARI - O famoso símbolo é um cavalo negro em-pinado num fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari. O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário “asso” (ás) da força aérea italiana durante a Primeira Guerra Mundial, que o pintou na lateral de seus aviões. O símbolo foi adotado em 1923. Um pedido em especial feito ao fundador da marca, o Sr. Enzo Ferrari, pela mãe do piloto de caça italiano, Fran-cesco Barraca, morto na segunda guerra mundial.

•A BMW, siglas da “FABRICA DE MOTORES DA BAVIE-RA” ou em alemão “Bayerische Motoren Werke”. Foi funda-da por Karl Rapp e Gustav Otto com o intuito de produzir motores para aviões, mas após a Primeira Guerra Mundial, devido ao Tratado de Versailles, foi proibida de construí--los. Por esse motivo chegou a produzir motocicletas, e mais tarde dedicou-se à fabricação de automóveis. Até há pouco tempo a própria BMW dizia que o seu símbolo re-presentava uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera.

•A MASERATI, fundada em 1919 pelos irmão Alfieri Ma-serati, Bindo Maserati, Carlo Maserati, Ettore Maserati e Ernesto Maserati, traz em seu logotipo o Tridente de Netu-noque identifica os carros Maserati até hoje, foi inspirado na estátua de Netuno de Giambologna, localizada numa das praças mais importantes de Bologna, que também é o símbolo da cidade.

•A MERCEDES-BENZ, traz em seu símbolo, uma estre-la de três pontas. O símbolo da estrela de três pontas foi desenhada por Gottlieb Daimler em que cada ponta representava o ar, a terra e o mar mostrando que os mo-tores desenhados adaptavam-se a estes três meios. Got-tlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizen-do que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra, dando a origem desse símbolo. O círculo à volta da estrela viria a ser desenhada por Karl Benz juntando na parte inferior o seu nome. Até 1937, este símbolo não era usado.

LeãoMais disposição para compreender onde é preciso fazer ajustes. O Sol se afasta da oposição com Saturno, a cada dia você fica mais certo de seus objetivos e ganha clare-za sobre quais são as melhores soluções.

VirgemPeríodo de expansão, bom para cursos, viagens e apren-dizados. Lua e Vênus indicam que a tarde será boa para os contatos, o convívio, o comércio e as trocas intelec-tuais. Suas habilidades sociais e a boa comunicação o ajudarão a encontrar as melhores soluções.

LibraBoa capacidade de análise. A Lua em Capricórnio indica mais seriedade e compreensão para enfrentar as situa-ções que se apresentam. O clima fica mais leve no fim da tarde. Lua e Vênus se combinam para favorecer os relacionamentos.

EscorpiãoSua força de vontade cresce e se torna mais podero-sa a cada dia. Marte se harmoniza com Plutão para lhe injetar garra e coragem. É tempo de ações decisivas e conclusivas, de colocar um ponto final em algo que o incomoda, de conquistar curas e transformações.

SagitárioSeu natural bom humor e seu otimismo estão ativados. Excelente período para circular, contagiar as pessoas e divulgar seu trabalho para que possa expandir seus horizontes. Bom também para atualizar-se com novas tecnologias, que possam ampliar seus ganhos.

CapricórnioPeríodo produtivo. Se surgir um empecilho, conte com sua competência para encontrar a melhor saída. Não se esqueça de continuar eliminando tudo o que está em velho e em desuso.

AquárioAproveite para manter em dia os trabalhos atrasados, resolva as coisas mais importantes, atenda seus com-promissos. Não deixe para a próxima semana o que pu-der ser concluído hoje.

PeixesCheque os compromissos da agenda e estabeleça prio-ridades, pois poderá resolver muita coisa agora. Mais dinamismo e inspiração para usar a palavra constru-tivamente, em prol de seus sonhos. Depois de tantas obrigações e exigências. Programe algo no fim da tarde para quebrar a rotina. A vida social fica favorecida.

Page 16: edição 2262