educando para sempre · a imagem abaixo ilustra o mecanismo de reação enzimática: de acordo com...

40
4ª PROVA OBJETIVA 3ª série - Ensino Médio Dia: 09/08 - Das 14h às 18h Biologia - Química - Física História - Geografia Matemática - L. Portuguesa Língua Estrangeira 2019

Upload: others

Post on 06-Mar-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDUCANDO PARA SEMPRE

4ª PROVA OBJETIVA 3ª série - Ensino Médio

Dia: 09/08 - Das 14h às 18h

Biologia - Química - FísicaHistória - Geografia

Matemática - L. PortuguesaLíngua Estrangeira

2019

BIOLOGIA

QUESTÃO 1 A imagem abaixo ilustra o mecanismo de reação enzimática:

De acordo com a ilustração, pode-se concluir que a ação da enzima promove a) diminuição do consumo de substratos pela

célula na ocorrência da reação. b) diminuição da energia de ativação

necessária para ocorrência da reação. c) aumento da energia de ativação necessária

para ocorrência da reação. d) aumento do consumo energético pela célula na ocorrência da reação. e) reações em sentidos diferentes. Gabarito: B Resolução/Comentário: As enzimas têm como mecanismo de ação promover a diminuição da energia de ativação necessária para ocorrência das reações.

QUESTÃO 2 No sistema urinário do corpo humano, são ________________ que realizam a filtração do sangue. O processo de eliminação de urina acontece em duas etapas: primeiro, a urina trazida ________________ acumula-se ________________; depois, ocorre a micção, com a eliminação da urina através ________________. As informações que completam os espaços são: a) os ureteres / pela uretra / na bexiga / dos arteríolos. b) os arteríolos / pelos ureteres / na bexiga / da uretra. c) os rins / pelas veias / na bexiga / dos ureteres. d) os rins / pela uretra / na bexiga / dos ureteres. e) os rins / pelos ureteres / na bexiga / da uretra. Gabarito: E Resolução/Comentário: Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto estão relacionados na alternativa [E].

QUESTÃO 3 Além de serem as macromoléculas mais abundantes nas células vivas, as proteínas desempenham diversas funções estruturais e fisiológicas no metabolismo celular. Com relação a essas substâncias, é correto afirmar que a) são todas constituídas por sequências monoméricas de aminoácidos e monossacarídeos. b) além de função estrutural, são também as mais importantes moléculas de reserva energética e de defesa. c) são formadas pela união de nucleotídeos por meio dos grupamentos amina e hidroxila. d) cada indivíduo produz as suas proteínas, que são codificadas de acordo com o material genético. e) a sua estrutura é determinada pela forma, mas não interfere na função ou especificidade. Gabarito: D Resolução/Comentário: Todas as proteínas são formadas em um processo conhecido por tradução, em que os aminoácidos são unidos de acordo com a sequência determinada pelo RNAm. Esse RNA, por sua vez, é produto de um processo de transcrição, onde ele é formado a partir de um molde de DNA.

QUESTÃO 4 O derramamento de petróleo no mar é um problema ambiental grave que merece atenção. Um dos piores vazamentos de petróleo que já ocorreram no planeta foi no Golfo do México, em 2010, onde cerca de cinco milhões de barris de petróleo foram lançados nas águas. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a única alternativa que não indica uma consequência da poluição no mar por petróleo. a) Morte de várias espécies de peixes. b) Diminuição da pesca na região. c) Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues. d) Aumento da taxa de fotossíntese das algas. e) Morte de aves marinhas. Gabarito: D Resolução/Comentário: Com o derramamento de petróleo, forma-se na água uma espessa camada de óleo que dificulta a passagem de raios solares, afetando, assim, organismos fotossintetizantes.

1

QUESTÃO 5 Durante o ataque de um cão, uma pessoa apresenta aumento da frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória e aumento do retorno venoso. Essas alterações fisiológicas são estimuladas pelo(s) a) sistema neuro-hipófise. b) sistema nervoso parassimpático.

c) sistema límbico. d) sistema nervoso simpático.

e) reflexos medulares.

Gabarito: D Resolução/Comentário: O sistema nervoso simpático é parte do sistema autônomo do sistema nervoso, responsável por respostas involuntárias. No caso, o sistema simpático é aquele que aciona mecanismos fisiológicos de “luta ou fuga”, como o descrito na questão.

QUESTÃO 6

“Maré vermelha deixa litoral em alerta.” Uma mancha escura, formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha", cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião [...] e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.

(Jornal "Vale Paraibano", 01.02.2003.) A maré vermelha é causada pela(o) a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela

fauna marinha. b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas

produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha. c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos

lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas. d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos.

O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo. e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A

liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha. Gabarito: E Resolução/Comentário: A maré vermelha ocorre em razão da proliferação exagerada de pirrófitas, também conhecidas como dinoflagelados. Essas algas liberam toxinas que podem causar a morte de peixes e intoxicação em animais que se alimentam de organismos encontrados nesses locais.

QUESTÃO 7 Sabemos que o amido é uma importante substância de reserva encontrada em plantas e em algumas algas. É correto afirmar que o amido a) não é um carboidrato. b) é um dissacarídeo, assim como a frutose. c) é um monossacarídeo, assim como a glicose. d) é um polissacarídeo, assim como o glicogênio e a celulose. e) é uma proteína. Gabarito: D Resolução/Comentário: O amido é um polissacarídeo que, quando hidrolisado, forma moléculas de glicose. É a glicose que será utilizada como fonte de energia.

QUÍMICA

QUESTÃO 8 A qualidade de um combustível é caracterizada pelo grau de octanagem. Hidrocarbonetos de cadeia linear têm baixa octanagem e produzem combustíveis pobres. Já os alcanos ramificados são de melhor qualidade, uma vez que têm mais hidrogênios em carbonos primários e as ligações C H requerem mais energia que ligações C C para serem rompidas. Assim, a combustão dos hidrocarbonetos ramificados se torna mais difícil de ser iniciada, o que reduz os ruídos do motor. O isoctano é um alcano ramificado que foi definido como referência, e ao seu grau de octanagem foi atribuído o valor 100. A fórmula estrutural (forma de bastão) do isoctano é mostrada abaixo.

Qual é o nome oficial IUPAC desse alcano? a) 2,2,4-trimetilpentano. b) 2-metil-4-terc-butil-pentano. c) 1,1,1,3,3-pentametilpropano. d) 1-metil-1,3-di-isopropilpropano. e) 1,1,1-trimetil-4,4-dimetil-pentano.

2

Gabarito: A Resolução/Comentário:

QUESTÃO 9 O Brasil, atualmente, vive uma grave crise hídrica. A obtenção de água potável a partir do processo de dessalinização da água do mar é uma possível saída para o problema. Algumas usinas de dessalinização da água do mar já estão em operação no Brasil. A primeira delas foi construída em Fernando de Noronha, e as demais estão distribuídas em algumas cidades do Nordeste. Indique o processo de separação mais adequado para a dessalinização da água do mar. a) Filtração. b) Destilação simples.

c) Extração. d) Catação.

e) Decantação.

Gabarito: B Resolução/Comentário: A destilação simples é um procedimento muito utilizado em laboratório para separar misturas homogêneas: sólido + líquido, como no caso de água e sal. O processo consiste em aquecer a mistura até que a água passe do estado líquido para o gasoso. O vapor gerado irá passar por um condensador onde será resfriado e, novamente, voltará ao estado líquido, que será recolhido em outro recipiente. O sólido, no caso o sal, permanecerá sólido dentro do balão de destilação.

QUESTÃO 10 A velocidade média da reação N2 + 3 H2 2 NH3 vale 2 mols/min. A velocidade de consumo do reagente hidrogênio vale a) 0,33 mols / min. b) 3 mols / min.

c) 2 mols / min. d) 6 mols / min.

e) 4 mols / min.

Gabarito: D Resolução/Comentário: Como o exercício já nos forneceu a velocidade da reação, para determinar a velocidade de consumo do Hidrogênio (vH2), basta multiplicar a velocidade da reação (Vr) pelo coeficiente estequiométrico (3) do Hidrogênio na equação, já que

Vr = VN2/1 = VH2/3 = VNH3/2 Assim:

vH2 = Vr x 3 vH2 = 2 x 3 vH2 = 6 mols / min

QUESTÃO 11

Quantas moléculas de água H2O(v) são obtidas na queima completa do acetileno C2H2(g), ao serem consumidas 3,0 · 1024 moléculas de gás oxigênio? a) 120 · 1024 b) 0,12 · 1023

c) 12 · 1024 d) 1,2 · 1023

e) 1,2 · 1024

3

Gabarito: E Resolução/Comentário: * Escrevendo a equação balanceada da reação para ver a proporção estequiométrica:

2 C2H2(g) +5 O2(g) → 4 CO2(g) + 2 H2O(v) * Sabe-se que 1 mol ↔ 6. 1023 moléculas, então:

5 . 6. 1023 moléculas de O2(g)------- 2 . 6. 1023 moléculas de H2O(v) 3,0 . 1024 moléculas de O2(g)------- x x = 3,0 . 1024 . 2 . 6. 1023 5 . 6. 1023 x = 1,2 . 1024 de H2O(v)

QUESTÃO 12

O ácido bórico 3 3(H BO ) , ou seus sais, como borato de sódio e borato de cálcio, são bastante usados como

antissépticos, inseticidas e como retardantes de chamas. Na medicina oftalmológica, é usado como água boricada, que consiste em uma solução de ácido bórico em água destilada. Sabendo-se que a concentração em quantidade de matéria (mol/ L) do ácido bórico, nessa solução, é

0,5 mol / L, a massa de ácido bórico, em gramas, que deve ser pesada para preparar 200 litros desse

medicamento é: Dados: Massas molares, em g / mol : H 1; B 11; O 16

a) 9.500 b) 1.200

c) 6.200 d) 4.500

e) 3.900

Gabarito: C Resolução/Comentário:

Concentração Molar =

m

MM V

3 3MM H BO (3 1) 11 (3 16) 62g / mol

m 0,5 200 62

m 6200g

QUESTÃO 13

O remédio conhecido como Isordil® é de uso contínuo para os pacientes que possuem algum tipo de doença coronariana. Esse medicamento tem seu uso relacionado a ataques cardíacos e é indicado no tratamento posterior ao infarto. Seu efeito ativo é derivado do nitrato de isosorbida, cuja fórmula estrutural é apresentada a seguir.

A respeito da estrutura de tal substância, são realizadas as seguintes afirmações:

I. Nessa substância, é possível encontrar a função orgânica amina.

II. Há quatro átomos de carbonos quirais em sua estrutura.

III. Dentre outras funções oxigenadas, uma das encontradas é a função cetona.

IV. O composto apresenta dois grupos funcionais dos ésteres.

V. Há um único átomo de carbono terciário.

Das afirmações realizadas, são corretas apenas a) I, III e V. b) II, IV e V.

c) III e V. d) II e IV.

e) I, II e IV.

Gabarito: B Resolução/Comentário: [I] Incorreta. A função que apresenta nitrogênio no composto é a função nitro (nitrogênio ligado a oxigênio). [II] Correta. [III] Incorreta. As funções oxigenadas presentes são éster e éter, além da função nitro. [IV] Correta. [V] Correta.

4

QUESTÃO 14 Desde a descoberta de um tipo de radiação por Röentgen, em 1895, a aplicação da radiação é extremamente importante na sociedade moderna, principalmente como fonte de geração de energia elétrica, pelas usinas nucleares, e como método de diagnóstico e tratamento na medicina. Entretanto, as desvantagens da sua utilização são os acidentes nucleares, os riscos de contaminação e o lixo radioativo. De fato, no ano de 1986, em Chernobyl, ocorreu a explosão de uma usina, liberando cerca de 400 vezes mais contaminação que a bomba atômica de Hiroshima e matando mais de 4 mil pessoas. Chernobyl trabalhava com o átomo de Césio. Um ano depois, em Goiânia, houve um acidente com contaminação com Césio 137, o maior acidente nuclear do Brasil e

o primeiro no mundo fora de uma usina nuclear. O elemento radioativo Césio, na tabela periódica, é classificado como a) metal alcalino. b) calcogênio.

c) semimetal. d) actinoide.

e) não metal.

Gabarito: A Resolução/Comentário: O Césio pertence ao 1º grupo da Tabela Periódica, grupo dos metais alcalinos.

FÍSICA

QUESTÃO 15

Seu Olhar

Na eternidade Eu quisera ter Tantos anos-luz

Quantos fosse precisar Pra cruzar o túnel do tempo do teu olhar

Gilberto Gil, 1984 Gilberto Gil usa, na letra da música, a palavra composta “anos-luz”. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano-luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a a) tempo b) aceleração

c) distância d) velocidade

e) luminosidade

Gabarito: C Resolução/Comentário: Ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano.

QUESTÃO 16 Considere uma bateria ideal de 12V, na qual é ligada uma lâmpada. Logo após ser ligada, a lâmpada atinge um brilho que não varia ao longo do tempo. Nesse estado, a corrente elétrica que percorre a lâmpada é igual a 0,5 A. Desprezando efeitos de dissipação nos fios condutores, determine, respectivamente, a resistência elétrica da lâmpada e a potência dissipada por ela. a) 32 Ohms e 12 Watts b) 12 Ohms e 12 Watts

c) 24 Ohms e 6 Watts d) 24 Ohms e 12 Watts

e) 32 Ohms e 24 Watts

Gabarito: C Resolução/Comentário: Sabendo que a tensão aplicada à lâmpada é 12V, e a corrente que está circulando no circuito é i = 0,5ª, pode-se aplicar a 1ª Lei de Ohm de forma a encontrar o valor da resistência.

U = R i 12 = R . 0,5 R = 24 Ω E, para a potência,

P = U.i P = 12 . 0,5 P = 6 W

QUESTÃO 17 Um fio de cobre possui uma resistência R. Um outro fio de cobre, com o triplo do comprimento e a metade da área da seção transversal do fio anterior, terá uma resistência igual a a) 2R/3 b) 3R/2

c) 2R d) 3R

e) 6R

Gabarito: E Resolução/Comentário: Pela Segunda Lei de Ohm, sabemos que

Sendo assim:

5

QUESTÃO 18 Em televisores antigos, o tubo de formação de imagens apresentava vácuo em seu interior, porém, eram injetados elétrons, produzidos pelo aquecimento de um filamento na parte traseira. Assim, aparecia um valor de corrente elétrica no interior do tubo. Considerando que o fluxo de entrada dos elétrons é de 6· 1028 elétrons por minuto, a intensidade da corrente elétrica, em mega-ampere, é (Dado: e = 1,6 · 10–19 C) a) 2,5 b) 25

c) 4 d) 40

e) 1,6

Gabarito: D Resolução/Comentário: Pela definição de corrente elétrica, pode-se destacar o termo que relaciona à taxa de portadores de carga por um intervalo de tempo na forma: ∆∆ → ∆

Logo, o valor da corrente será: 3102 60 1,610 →2,510 1,610 410 → 40

QUESTÃO 19 Vinícius observa duas crianças, Caio e João, empurrando uma caixa de brinquedos. Relembrando a aula de Ciências que teve pela manhã, ele observa o deslocamento da caixa e faz um desenho representando as forças envolvidas nesse processo, conforme a figura.

Considerando que a caixa esteja submetida a duas forças horizontais, nos sentidos representados na figura, de intensidades 1F 100 N e 2F 75 N,

Vinicius ficou pensando em como poderia evitar o deslocamento da caixa, fazendo com que ela ficasse em equilíbrio (parada).

Concluiu, então, que, para isso ocorrer, outra criança deveria exercer uma força de intensidade igual a a) 100 N, junto com João.

b) 100 N, junto com Caio.

c) 75 N, junto com João.

d) 25 N, junto com Caio.

e) 25 N, junto com João.

Gabarito: E Resolução/Comentário: Para que a caixa de brinquedos fique em equilíbrio, é necessário que a força resultante sobre ela seja igual a zero, para isso, a outra criança deve ajudar João com a diferença entre as forças 1F e 2F .

1 2 1 2F F 100 N 75 N F F 25 N

Assim, a caixa fica parada, pois a resultante das forças será nula.

QUESTÃO 20 Num determinado horário, os raios de luz solares alcançam um muro e uma pessoa de 1,80m. Pode-se considerar que esses raios são paralelos, incidindo nos dois.

O homem, que projeta uma sombra de 60cm no solo, percebe que a sobra do prédio possui 12m de extensão no solo. Assim, a altura do prédio, em metros, é a) 36m b) 18m c) 12m d) 6m e) 3m

Gabarito: A Resolução/Comentário: Por semelhança de triângulos, podemos dizer que: 0,6/12 = 1,8/h => h = 36m

6

QUESTÃO 21 Suponha que uma esfera de aço desce deslizando, sem atrito, um plano inclinado. Pode-se afirmar corretamente que, em relação ao movimento da esfera, sua aceleração

a) aumenta e sua velocidade diminui. b) e velocidade aumentam. c) é constante e sua velocidade aumenta. d) e velocidade permanecem constantes. e) será de 10m/s², independente da inclinação da rampa.

Gabarito: C Resolução/Comentário: Pela 2ª Lei de Newton, sendo θ o ângulo de inclinação do plano, temos que:

mgsen ma a gsenθ θ

Logo, a aceleração é constante, e consequentemente a velocidade aumenta linearmente.

QUESTÃO 22 Considere as afirmações abaixo, sobre o comportamento térmico dos gases ideais.

I. Volumes iguais de gases diferentes, na mesma temperatura inicial, quando aquecidos sob pressão constante de modo a sofrerem a mesma variação de temperatura, dilatam-se igualmente.

II. Volumes iguais de gases diferentes, na mesma temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas.

III. Uma dada massa gasosa, quando mantida sob pressão constante, tem temperatura T e volume V diretamente proporcionais.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II.

c) Apenas I e III. d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Gabarito: E Resolução/Comentário: Análise das afirmativas: [I] Verdadeira. Gases diferentes aquecidos à pressão constante têm seus volumes aumentados de maneira

diretamente proporcional em relação à temperatura (Lei de Charles), isto é, sofrem a mesma dilatação volumétrica.

[II] Verdadeira. Esse é o enunciado da Lei de Avogadro. [III] Verdadeira. Pela Equação Geral dos Gases Perfeitos:

p ctep V p' V ' V V '

T T ' T T '

Assim, quando aumentamos a temperatura de "k " unidades, o volume também aumenta em "k " unidades para manter constante a relação, conformando uma relação diretamente proporcional entre essas variáveis.

HISTÓRIA

QUESTÃO 23 O episódio da transferência da Corte para o Brasil, em 1808, alterou profundamente o cotidiano da sociedade do Rio de Janeiro. A adaptação de hábitos e a conversão do aparelhamento urbano aos padrões da realeza europeia, o advento da imprensa, a formação de espaços de sociabilidades, as missões artísticas e culturais, entre outros, contribuíram para uma nova feição dos domínios portugueses na América.

Do ponto de vista econômico, a grande transformação trazida com a permanência da Corte no Brasil foi um fenômeno histórico conhecido por a) fim do exclusivo comercial metropolitano. b) ampliação do comércio com a França. c) incremento do imperialismo. d) início da industrialização. e) crise da escravidão. Gabarito: A Resolução/Comentário: A vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 foi o primeiro passo rumo à independência do Brasil devido à Abertura dos Portos, que aconteceu no mesmo ano, rompendo com o pacto colonial considerado o esteio da colonização.

7

QUESTÃO 24

“(...). Conquistar a emancipação definitiva e real da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais foi tarefa delegada aos pósteres”.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo; Livraria Editora Ciências Humanas, 1979. P.50. A análise acima, da historiadora Emília Viotti da Costa, refere-se à proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. A análise da autora, a respeito do fato histórico, aponta que a) apesar dos integrantes da elite nacional terem alcançado seu objetivo: o de romper com os estatutos do

plano colonial, no que diz respeito às restrições à liberdade de comércio, e à conquista da autonomia administrativa, a estrutura social do país, porém, não foi alterada.

b) a independência do Brasil foi um fato isolado, no contexto americano de luta pela emancipação das metrópoles. Isso se deu porque era a única colônia de língua portuguesa, e porque adotava, como regime de trabalho, a escravidão africana.

c) caberia, às futuras gerações de brasileiros, o esforço no sentido de impor seus valores para Portugal, rompendo, definitivamente, os impasses econômicos impostos à Colônia pela metrópole portuguesa desde o início da colonização.

d) apesar de alguns setores da elite nacional possuírem interesses semelhantes à burguesia mercantil lusitana e, portanto, afastando-se do processo emancipatório nacional, com a eminente vinda de tropas portuguesas para o país, passaram a apoiar a ideia de independência.

e) assim como Portugal passava por um processo de reestruturação, após a Revolução Liberal do Porto; no Brasil, esse movimento emancipatório apenas havia começado e só fora concluído, com a subida antecipada ao trono, de D. Pedro II, em 1840.

Gabarito: A Resolução/Comentário: O excerto da historiadora Emília Viotti da Costa sobre a independência do Brasil aponta que o ano de 1822 significou apenas o rompimento com o pacto colonial, porém a emancipação da nação deveria ser conquistada posteriormente. A vida dos homens pobres não mudou com a independência, manteve-se a escravidão e a dependência em relação ao capitalismo internacional, no caso, a Inglaterra. A economia permaneceu agrária exportadora importando manufaturados ingleses e exportando matéria-prima.

QUESTÃO 25

Por onde mais se distanciava a ficção parlamentar brasileira do modelo britânico era pelo fato da subida ou da queda de um ministério depender só idealmente, entre nós, de uma eventual maioria na câmara popular.

(Sérgio Buarque de Holanda. “Do Império à República”. In: O Brasil monárquico, tomo II, vol 5, 1985.) O historiador refere-se ao regime monárquico brasileiro como “ficção parlamentar”, porque a) o ordenamento político brasileiro era sustentado pelas tradições orais. b) os ministros podiam governar sem contar com o apoio do Parlamento. c) o debate de ideias políticas no país estava interditado pelo governo imperial. d) a manutenção de grupos dirigentes submetia-se ao exercício do poder moderador. e) o poder absolutista do rei proibia a constituição de partidos políticos. Gabarito: D Resolução/Comentário: O Poder Moderador dava a D. Pedro I o poder de interferir nos demais poderes políticos do Brasil. Logo, dava ao Imperador amplos poderes na Nação. Sendo assim, os poderes Legislativo e Judiciário eram meros instrumentos de “ficção”.

QUESTÃO 26

A carta de despedida de D. Pedro I é um dos documentos que assinalam o triunfo do Partido Brasileiro sobre o Partido Português e a passagem do Primeiro Reinado ao Período Regencial. Em 1834, foi promulgado um Ato Adicional à Constituição, que tentava conciliar os interesses das facções políticas. Esse período conturbado de nossa história, caracterizado por lutas entre restauradores, exaltados e moderados, assim como pelas rebeliões provinciais que colocaram em risco a integridade territorial e política do país, encerrou-se em 1840, com o golpe da maioridade e o início do Segundo Reinado.

COSTA, Luís César Amad & MELLO, Leonel Itaussu de Almeida. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007, p.169. (Adaptado). Ao ler o texto, percebemos que surge, após o Primeiro Reinado, uma nova fase para a história política brasileira. Durante essa fase ou período, a) ocorreu a manutenção do Conselho de Estado, órgão que assessorava o imperador no exercício do

poder Moderador. b) a Revolução Farroupilha, que apresentava caráter separatista e republicano, foi motivada pelo

descontentamento com a política tributária aplicada à província, entre outros fatores. c) o Golpe da Maioridade, desfechado pelo Partido Conservador, trouxe harmonia política às próximas quatro

décadas, evitando confrontos ideológicos entre os partidos da época.

8

d) o Brasil experimentou pela primeira vez o sistema parlamentarista, que ficou conhecido como “parlamentarismo às avessas”, visto que o Primeiro-Ministro tinha poderes reduzidos.

e) foi marcado por grandes conflitos externos, como foi o caso da Guerra do Paraguai, que, ao seu final, elevou o prestígio do exército brasileiro no contexto da política nacional.

Gabarito: B Resolução/Comentário: A questão remete ao Período Regencial, 1831-1840, caracterizado pela formação do Estado nacional brasileiro e partidos políticos, o povo tentou participar da vida pública e foi massacrado pelas elites agrárias regionais, ocorreu um político polarizado entre federalismo e centralização do poder, inúmeras revoltas surgiram, algumas com caráter separatista como a Farroupilha ocorrida no Rio Grande do Sul entre 1835-1845. As demais alternativas estão incorretas. Parlamentarismo e a Guerra do Paraguai ocorreram somente no Segundo Reinado, 1840-1889. O golpe da maioridade foi liderado pelo partido liberal.

QUESTÃO 27

(...) no segundo ano do governo de Araújo Lima aumentaram as disputas políticas no Congresso. (...) por lá os ânimos estavam divididos. A saída veio rápida, e inesperada, a despeito de não ser de todo inusitada. O único consenso possível foi antecipar a maioridade política do menino Pedro, que na época contava apenas catorze anos. (...). Por isso preparou-se um golpe, o golpe da maioridade, e o maior ritual público que o Brasil já conheceu.

Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 266. Assinale a alternativa correta que contenha o contexto em que ocorreu o golpe a que o texto se refere. a) A antecipação da maioridade do imperador demonstrou a incapacidade política das elites brasileiras,

reunidas no partido conservador, em gerenciar o país; daí a necessidade de recorrer à figura de D. Pedro, ainda menino, para solucionar o problema.

b) O golpe da maioridade foi a resposta dos Conservadores às reformas promovidas pelos Liberais, o que reforçou o clima de instabilidade política vivida no país e acentuou a crise política, só superada, por sua vez, com a proclamação da República.

c) Diante das várias rebeliões regenciais, dos projetos republicanos e da radicalização da situação, reforçou-se uma saída simbólica, sustentada em um regime monárquico de governo, em que só o monarca poderia garantir a unidade nacional.

d) Diante das pressões políticas, da crise econômica e das insatisfações sociais, a maioridade de D. Pedro foi a saída encontrada pela família imperial, à revelia do Congresso, para se manter a unidade nacional e o poder das elites agrárias nacionais.

e) Venerado pelas camadas populares, D. Pedro II usou de sua popularidade para angariar apoio à sua ascensão ao poder, mesmo que, para isso, tenha mergulhado o país em uma instabilidade política que só seria superada com a Lei Áurea.

Gabarito: C Resolução/Comentário: Diante dos muitos problemas regenciais – em especial as disputas políticas e as revoltas provinciais – os deputados brasileiros não viram outra saída a não ser a antecipação da maioridade de D. Pedro de Alcântara. Para os defensores do Golpe da Maioridade, apenas a figura do Imperador seria capaz de manter a unidade do Império Brasileiro.

QUESTÃO 28

Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação.

VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado).

As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico: a) Formação enciclopédica dos currículos. b) Restrição do papel da mulher à esfera privada. c) Precariedade de recursos na educação formal. d) Vinculação da mão de obra feminina às áreas rurais. e) Oferta reduzida de profissionais do magistério público. Gabarito: B Resolução/Comentário: Ao destacar a dificuldade das escolas em oferecer educação às mulheres brasileiras, o texto enfatiza a situação feminina na sociedade de então: restrita ao âmbito familiar e privado, sem acesso à educação e ao mercado de trabalho.

9

QUESTÃO 29

Os escravos provenientes da África chegaram à América espanhola junto com algumas das primeiras expedições. No primeiro e no segundo quartel do século XVI, vamos encontrá-los trabalhando no bateamento dos rios auríferos mais ricos e em outros locais de trabalho onde os lucros eram elevados ou não existia força de trabalho indígena, ou ambas as coisas. De modo geral, devido às distâncias e aos custos envolvidos, a aquisição e a manutenção dos escravos africanos eram mais onerosas que as dos índios de aldeia, e não havia aldeia agrícola autossuficiente à qual pudessem retornar na baixa temporada.

(Murdo J. Macleod. Aspectos da economia interna da América Espanhola Colonial. Em: Leslie Bethell (org.). História da América Latina v. 2: América Latina Colonial, 1998)

Entre as razões para o emprego crescente da mão de obra africana escravizada na América espanhola, é correto identificar que a(o) a) intensificação da exploração de metais preciosos como ouro e prata no sul da América do Sul, na região do

Rio da Prata, o que exigiu a mobilização de um grande contingente de trabalhadores. b) interiorização da ocupação espanhola especialmente no México e na América Central, o que forçou o

deslocamento de negros escravizados para essas regiões de forma a impulsionar a presença de colonos. c) desenvolvimento da monocultura de exportação especialmente na região do Caribe e no norte da América

do Sul, o que proporcionou capital excedente suficiente para permitir a aquisição de africanos escravizados. d) decadência do tráfico de escravos e o consequente barateamento de negros africanos escravizados nas

colônias, o que estimulou os grandes proprietários da costa do Pacífico a adotarem essa mão de obra. e) estabelecimento do sistema de plantation na região andina, o que determinou a utilização, pelos grandes

proprietários, da mão de obra escrava, para sustentar o latifúndio monocultor. Gabarito: C Resolução/Comentário: Além da necessidade de trabalho agrícola em larga escala, para o qual o negro africano estava mais apto do que o indígena americano, o chamado excedente comercial (ou seja, o lucro) possibilitou aos espanhóis o dinheiro necessário para a compra de escravos na África.

QUESTÃO 30

Um grande manto de florestas e várzeas cortado por clareiras cultivadas, mais ou menos férteis, tal é o aspecto da Cristandade – algo diferente do Oriente muçulmano, mundo de oásis em meio a desertos. Num local a madeira é rara e as árvores indicam a civilização, noutro a madeira é abundante e sinaliza a barbárie. A religião, que no Oriente nasceu ao abrigo das palmeiras, cresceu no Ocidente em detrimento das árvores, refúgio dos gênios pagãos que monges, santos e missionários abatem impiedosamente.

J. Le Goff. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005. Adaptado. Acerca das características da Cristandade e do Islã no período medieval, pode-se afirmar que o(a) a) cristianismo se desenvolveu a partir do mundo rural, enquanto a religião muçulmana teve como base inicial

as cidades e os povoados da península arábica. b) concentração humana assemelhava-se nas clareiras e nos oásis, que se constituíam como células

econômicas, sociais e culturais, tanto da Cristandade quanto do Islã. c) Cristandade é considerada o negativo do Islã, pela ausência de cidades, circuitos mercantis e transações

monetárias, que abundavam nas formações sociais islâmicas. d) clero cristão, defensor do monoteísmo estrito, combateu as práticas pagãs muçulmanas, arraigadas nas

florestas e nas regiões desérticas da Cristandade ocidental. e) expansão econômica islâmica caracterizou-se pela ampliação das fronteiras de cultivo, em detrimento das

florestas, em um movimento inverso àquele verificado no Ocidente medieval. Gabarito: B Resolução/Comentário: O texto faz uma correlação interessante: nos locais onde as religiões cristã e muçulmana mais se desenvolveram, houve, também, um desenvolvimento ambiental, econômico e social, descrito no texto pelos clarões em meio às matas.

10

QUESTÃO 31

A era feudal tinha legado às sociedades que a seguiram a cavalaria, cristalizada em nobreza. [...] Até nas nossas sociedades, em que morrer pela sua terra deixou de ser monopólio de uma classe ou profissão, o sentimento persistente de uma espécie de supremacia moral ligada à função do guerreiro profissional — atitude tão estranha a outras civilizações, tal como a chinesa — permanece uma lembrança da divisão operada, no começo dos tempos feudais, entre o camponês e o cavaleiro.

(Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987. Adaptado.)

Segundo o texto, a valorização da ação militar a) representa a continuidade da estrutura social originária da Idade Média. b) ultrapassa as barreiras de classe social, igualando os homens medievais. c) deriva da associação, surgida na Idade Média, entre nobres e cavaleiros. d) surgiu na Idade Média e é desconhecida nas sociedades modernas. e) revela a identificação medieval de quem trabalhava com quem lutava. Gabarito: C Resolução/Comentário: A primeira frase do texto fornece a resposta para a questão: “(...) a era feudal tinha legado às sociedades que a seguiram a cavalaria, cristalizada em nobreza (...)”. Ou seja, a valorização do militarismo está associada à relação entre cavalaria e nobreza.

QUESTÃO 32

O zoólogo Richard Dawkins e o paleontólogo Simon Conway Morris têm muito em comum: lecionam nas mais prestigiadas universidades da Grã-Bretanha [...] e compartilham opiniões e crenças científicas quando o tema é a origem da vida. Para ambos, a riqueza da biosfera na Terra é explicada mais do que satisfatoriamente pela teoria da seleção natural, de Charles Darwin. [...] Num encontro realizado na Universidade de Cambridge, porém, eles protagonizaram um novo round de um debate que divide a humanidade desde que o mundo é mundo: Deus existe? Morris, cristão convicto, afirmou [em sua palestra] que a “misteriosa habilidade” da natureza para convergir em criaturas morais e adoráveis como os seres humanos é uma prova de que o processo evolutivo é obra de Deus. Já o agnóstico Dawkins disse que o poder criativo da evolução reforçou sua convicção de que vivemos num mundo puramente material.

(Rodrigo Cavalcante. “Procura-se Deus”. https://super.abril.com.br, 31.10.2016.) O conflito de opiniões entre os dois cientistas ilustra a oposição entre a) um ponto de vista ateu e um enfoque materialista. b) duas visões filosoficamente baseadas na metafísica. c) duas visões anticientíficas sobre a origem do Universo. d) duas interpretações diferentes sobre o evolucionismo. e) dois pontos de vista teológicos acerca da origem do Universo. Gabarito: D Resolução/Comentário: A teoria evolucionista, elaborada por Charles Darwin, foi alvo de grandes polêmicas na época em que foi divulgada nos meios científicos. Ao descrever as mudanças na natureza e nos seres vivos a partir da ciência, quando predominava nas sociedades a ideia de que o universo, assim como todas as formas de vida que existem nele, seriam resultado da ação divina, as concepções religiosas, e a visão de mundo dominante de um modo geral, foram colocadas em questão. Mesmo após o evolucionismo se consolidar como teoria comprovada e amplamente aceita nos meios de produção científica, diferentes interpretações acerca das implicações que essa teoria tem sobre a religiosidade ainda persistem, como se observa no texto: enquanto para Morris ela reafirma a existência de Deus, que agiria através das mudanças na natureza, para Dawkins ela demostra a inexistência de qualquer ação divina sobre o mundo. Essa divergência demostra a existência de diferentes interpretações em relação ao Evolucionismo, como indicado na alternativa [D].

QUESTÃO 33

A maior violação do dever de um ser humano consigo mesmo, considerado meramente como um ser moral (a humanidade em sua própria pessoa), é o contrário da veracidade, a mentira [...]. A mentira pode ser externa [...] ou, inclusive, interna. Através de uma mentira externa, um ser humano faz de si mesmo um objeto de desprezo aos olhos dos outros; através de uma mentira interna, ele realiza o que é ainda pior: torna a si mesmo desprezível aos seus próprios olhos e viola a dignidade da humanidade em sua própria pessoa [...]. Pela mentira um ser humano descarta e, por assim dizer, aniquila sua dignidade como ser humano. [...] É possível que [a mentira] seja praticada meramente por frivolidade ou mesmo por bondade; aquele que fala pode, até mesmo, pretender atingir um fim realmente benéfico por meio dela. Mas esta maneira de perseguir este fim é, por sua simples forma, um crime de um ser humano contra sua própria pessoa e uma indignidade que deve torná-lo desprezível aos seus próprios olhos.

(Immanuel Kant. A metafísica dos costumes, 2010.)

11

Em sua sentença dirigida à mentira, Kant a) considera a condenação relativa e sujeita a justificativas, de acordo com o contexto. b) assume que cada ser humano particular representa toda a humanidade. c) apresenta um pensamento desvinculado de pretensões racionais universalistas. d) demonstra um juízo condenatório, com justificação em motivações religiosas. e) assume o pressuposto de que a razão sempre é governada pelas paixões. Gabarito: B Resolução/Comentário: Para Kant, pensador iluminista, a filosofia moral estaria fundamentada em princípios racionais, sendo a razão o único fundamento que daria validade à moral humana. Com efeito, a ação moral estaria condicionada ao sujeito epistemológico, ou seja, à estrutura cognitiva que é universal e necessária, e não ao sujeito subjetivo, individual. Por ser racional, portanto, o indivíduo deveria agir segundo uma razão pura prática de validade universal, ideia expressa na conhecida frase de Kant: “age só segundo máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. A partir do exemplo da mentira, Kant aponta que a mesma não poderia ser usada sem cair em uma autocontradição moral, pois o indivíduo particular representaria uma moral geral, de toda a humanidade, como aponta a alternativa [B].

GEOGRAFIA

QUESTÃO 34

“Foi só um susto” Terremotos como os ocorridos em quatro estados do país são mais comuns do que se imagina...

Na noite de terça-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada. Moradores de prédios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe. (...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e não chamam atenção porque raramente causam danos.(...) É verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regiões do globo propícias a terremotos frequentes.

Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, diferentemente do que acontece no Japão, nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, os terremotos aqui observados normalmente são de baixa magnitude. A explicação para essa diferença deve-se à(ao)

a) posição do Brasil em uma zona de limites transformantes e convergentes de placas. b) predominância de rochas sedimentares, mais suscetíveis a rupturas geológicas. c) estrutura geológica antiga do Mesozoico, predominante no território brasileiro. d) efeito antrópico, especialmente as relacionadas com a extração de minérios. e) localização do território brasileiro na região central da placa Sul-Americana. Gabarito: E Resolução/Comentário: Terremotos são raros no Brasil porque o país está localizado no centro de uma das grandes placas que compõem a superfície terrestre, a saber, a placa Sul-americana.

12

QUESTÃO 35 A bandeira da ONU (1947), nas cores azul e branco, simboliza a união dos povos do mundo através dos seus continentes (com a exceção da Antártida), emoldurada por ramos de oliveira, que representam a paz. A projeção cartográfica selecionada para a representação do globo terrestre nessa bandeira é

a) cilíndrica. b) cônica. c) azimutal-plana. d) senoidal e) cilíndrica-conforme. Gabarito: C Resolução/Comentário: Projeção azimutal é a projeção cartográfica que se obtém sobre um plano tangente a um ponto qualquer da superfície terrestre, o qual ocupa o centro da projeção.

QUESTÃO 36

Água também é mar E aqui na praia também é margem. Já que não é urgente, aguente e sente, aguarde o temporal Chuva também é água do mar lavada no céu

(ANTUNES, A.; MONTE, M.; BROWN, C. Água também é mar. Memórias, crônicas e declarações de amor. EMI, 2000.) Esse trecho faz menção ao ciclo hidrológico, sendo a chuva apresentada como “água do mar lavada”. Com a tecnologia dos tempos atuais, a água do mar pode ser tratada em grande escala a ponto de tornar-se potável. Com relação à possibilidade de dessalinização, a) a principal consequência é a salinização de solos produtivos. b) a salinidade é menos elevada em águas mais quentes, fator que favorece a dessalinização no

Oriente Médio. c) devido à grande disponibilidade hídrica em todo o território, é desnecessário ao Brasil recorrer a

esse processo. d) tem por objetivo principal a retirada de vírus e bactérias das águas por meio de técnicas específicas. e) pode ser realizada em águas do mar e também em águas continentais salobras. Gabarito: E Resolução/Comentário: O processo de dessalinização consiste na retirada do sal da água, tornando-a potável e utilizada pela população.

QUESTÃO 37 O nosso planeta vem sofrendo mudanças climáticas há muito tempo. Entre as mudanças, pode-se destacar a ocorrência do EL Niño, um fenômeno climático que se manifesta como um aquecimento das águas do Oceano Pacífico nas proximidades do Equador. Umas das consequências para o Brasil da ocorrência desse fenômeno são

a) seca no Brasil meridional e seca intensa no nordeste do Brasil. b) enchentes no Brasil meridional e seca na região do clima semiárido nordestino e extremo norte do país. c) seca no Brasil meridional e ocorrência de chuvas acima da média no norte do Brasil. d) enchentes no sudeste do Brasil e chuvas acima da média no nordeste do Brasil. e) enchentes no Brasil meridional e enchentes na região sudeste do Brasil. Gabarito: B Resolução/Comentário: Os impactos do El Niño no Brasil são bastante variados, haja vista que o território brasileiro possui dimensões continentais e, portanto, uma elevada diversidade climática. Em algumas áreas, o El Niño produz secas extremas; em outras, ele apenas eleva as temperaturas, ao passo em que chuvas torrenciais acometem determinadas regiões.

QUESTÃO 38

A Serra do Japi apresenta-se como uma barreira aos ventos que saem do Oceano Atlântico, localizado a sudeste da Serra, rumo ao planalto paulista, produzindo, assim, uma significativa diferença entre os índices pluviométricos nas faces sul e noroeste da Serra.

(www.dedoverde.com.br. Adaptado.)

O cenário apontado pelo texto é característico de um tipo de precipitação conhecido como chuva a) oceânica. b) ácida.

c) orográfica. d) convectiva.

e) frontal.

13

Gabarito: C Resolução/Comentário: Chuva orográfica, ou chuva de relevo, é a designação dada em meteorologia à precipitação que ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima.

QUESTÃO 39

O nível de vazão do Rio Itapecuru preocupa os técnicos da Agência Nacional de Águas. Quem depende do rio para sobreviver teme que ele seque ainda mais. Grandes árvores caídas às margens do rio são o sinal do desastre ecológico. Sem raízes para segurar a areia ela escorre para o leito do rio. De acordo com dados coletados por técnicos da Agência Nacional de Águas, o nível de vazão do Rio está doze metros cúbicos abaixo do aceitável. A Secretaria do Meio Ambiente informou que realiza um trabalho educativo nas escolas e que a extração da areia é feita por meio de dragas que ameniza o problema no rio.

(HTTP://g1.globo.com/ma/maranhão. Acesso em: 15/11/2012. Adaptado.) O fenômeno relatado acima pode provocar, no Rio Itapecuru, a) enchentes. b) mortes de peixes por substâncias tóxicas na água. c) aumento de ácido sulfúrico nas águas.

d) aumento de monóxido de carbono nas águas. e) aumento da piracema dos peixes.

Gabarito: A Resolução/Comentário: Como o rio ficará mais assoreado, há tendência de ocorrerem enchentes nos períodos de chuva.

QUESTÃO 40

Em 1º de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.

Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013 O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazerem parte dele apenas a) EUA, Canadá, Venezuela e Brasil. b) EUA, Canadá e Inglaterra. c) EUA, Canadá, Brasil e Argentina.

d) EUA, Canadá e México. e) EUA, Canadá, México e Brasil.

Gabarito: D Resolução/Comentário: NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement – em inglês) é um acordo econômico e comercial – também chamado bloco econômico – formado por Estados Unidos, Canadá e México.

QUESTÃO 41

É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos. O texto acima é descritivo a) do setor primário b) do setor secundário

c) do setor terciário d) apenas da atividade industrial

e) apenas da atividade agrícola

Gabarito: A Resolução/Comentário: O conjunto de atividades que extrai ou produz matérias-primas são a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal e a mineração. Os seus produtos são chamados de produtos primários por pertencerem ao setor primário da economia.

14

QUESTÃO 42 Pode-se afirmar, de maneira simplificada, que a Cartografia é a “ciência dos mapas”. Essa ciência pode utilizar-se de mapas produzidos em diferentes escalas. Utilizando os conhecimentos sobre escalas, considere que foram produzidos dois mapas de um mesmo espaço: o mapa X, produzido na escala 1:1.000.000, e o mapa Y, produzido na escala 1:3.000.000. Com base nessas informações, é correto afirmar que a) no mapa X, 1 centímetro corresponde a 1 quilômetro na superfície terrestre. b) no mapa Y, 2 centímetros correspondem a 600 quilômetros na superfície terrestre. c) o mapa X é menor que o mapa Y. d) o mapa Y é menor que o mapa X. e) o mapa Y é três vezes maior que o mapa X. Gabarito: D Resolução/Comentário: O mapa Y é menor, pois quanto maior o denominador da fração representada pela escala, menor será a riqueza de detalhes, logo, o mapa será menor.

QUESTÃO 43 Os processos geomorfológicos internos ou exógenos deixam sempre impressa sua atuação. Eles desenvolvem, inclusive, um conjunto de feições de relevo característico. Esse fato reveste-se de uma particular importância na Geologia. Segundo a análise ambiental da fotografia reproduzida a seguir, com base nas evidências morfológicas, o processo responsável pela elaboração da paisagem visualizada em primeiro plano é

a) erosão eólica. b) erosão glacial. c) tectonismo ruptural. d) neotectonismo plástico. e) sedimentação fluvial. Gabarito: A Resolução/Comentário: A erosão eólica é aquela causada pela ação do vento. Nesse tipo de processo, acontece a retirada ou o acúmulo superficial de fragmentos do solo, ação que determina o relevo de algumas regiões.

QUESTÃO 44

[...tanto os pobres (podzol), como os ricos (tchernozion) são explorados intensamente, com investimentos constantes em produtos químicos e também, tecnológicos.]

(J. Willian Vesentini, Sociedade e Espaço. Adaptado)

Esse trecho traz algumas características da região temperada do globo terrestre, referindo-se a) aos solos. b) à vegetação.

c) à hidrografia. d) ao clima.

e) à agropecuária.

Gabarito: A Resolução/Comentário: O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.

QUESTÃO 45

O que unia toda a oposição ao programa de Margaret Thatcher era uma suspeita de que a filha do merceeiro estava determinada a monetarizar o valor humano, de que ela não tinha coração. Mas, se os leitores de hoje voltassem no tempo até o fim dos anos 70, poderiam ficar irritados ao descobrir que a programação da TV do dia seguinte era um segredo de Estado que não se compartilhava com os jornais. Thatcher transformou de tal maneira a vida cotidiana que hoje mal nos damos conta.

FIan McEwan. Adaptado de Folha de São Paulo, 14/04/2013

A morte de Margaret Thatcher, em abril de 2013, ocasionou muitos debates na imprensa acerca de suas ações como primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, como exemplifica o texto. No contexto internacional da época, a política econômica da governante britânica foi associada a estratégias vinculadas à prática do a) fordismo. b) trabalhismo.

c) corporativismo. d) neoliberalismo.

e) taylorismo.

Gabarito: D Resolução/Comentário: Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois esse princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

15

MATEMÁTICA

QUESTÃO 46 Ao longo dos 3.000 km do percurso de um rali, um competidor usou os quatro pneus e mais o estepe de seu carro. Se todos os cinco pneus rodaram a mesma quilometragem, o número de quilômetros que cada um deles percorreu foi a) 600 b) 750

c) 1.200 d) 1.500

e) 2.400

Gabarito: E Resolução/Comentário: São 5 momentos distintos com 600 km cada. Cada pneu participou com 4 dos 5 momentos, ou seja, 4x600 = 2400 km

QUESTÃO 47 Uma empresa de fornecimento de energia, para instalar a rede elétrica em uma fazenda, precisa colocar dois postes em lados opostos de um lago para permitir a passagem da fiação. Para fazer o projeto da rede, é necessário saber a distância entre os dois postes, mas a presença de um lago impede a medição direta dessa distância. Um dos engenheiros posicionou-se em um local onde era possível visualizar os dois postes e medir a distância entre eles. Com um aparelho apropriado, ele mediu o ângulo entre a linha de visão dele e os postes, obtendo 120°. Um auxiliar mediu a distância entre o engenheiro e o poste mais afastado e obteve 100 m; outro auxiliar mediu o ângulo entre a linha do poste mais próximo do engenheiro e a linha entre os postes, obtendo 45°.

A partir dessas informações, calcule a distância entre os postes.

a) 50 6 m.

b) 50 3 m.

c) 50 2 m.

d) 25 6 m.

e) 25 3 m. Gabarito: A Resolução/Comentário: Considerando a distância entre os postes igual a d , e aplicando a Lei dos Senos no triângulo proposto, obteremos:

º45100

º120 SenSend

( º60º120 SenSen )

22

100

23

d 100

23

22

d 2

3100d

22

23100d

46100

d 2

6100d

650d m

16

QUESTÃO 48 O número de ocorrências registradas das 12h às 18h em um dia do mês de janeiro, em uma delegacia do interior de Minas Gerais, é dado por f(t) = – t² + 30t – 216, em que 12 ≤ t ≤ 18 é a hora desse dia. Pode-se afirmar que o número máximo de ocorrências nesse período do dia foi a) 0 b) 9

c) 15 d) 18

e) 22

Gabarito: B Resolução/Comentário: Temos que a função quadrática f(t) = – t² + 30t – 216 tem como gráfico uma parábola com a concavidade para baixo (a é menor que 0). Assim sendo, o t que faz a função ser máxima é justamente o t do vértice, que pode ser calculado utilizando a fórmula abaixo: t(v) = -b/2a = -30/2(-1) = 15 Logo, t = 15 horas foi o momento de maior número de ocorrências. Como já sabemos o momento de maior ocorrência, vamos agora calcular t(15): t(15) = – 15² + 30.15 – 216 t(15) = -225 + 450 – 216 t(15) = 9 ocorrências. Obs.: Outra opção seria calcular o y do vértice pela fórmula yv = – ∆/4a.

QUESTÃO 49 Uma loja decide premiar seus clientes. Cada cliente receberá um dos seis possíveis brindes disponíveis, conforme sua ordem de chegada à loja. Os brindes a serem distribuídos são: uma bola, um chaveiro, uma caneta, um refrigerante, um sorvete e um CD, nessa ordem. O primeiro cliente da loja recebe uma bola, o segundo recebe um chaveiro, o terceiro recebe uma caneta, o quarto recebe um refrigerante, o quinto recebe um sorvete, o sexto recebe um CD, o sétimo recebe uma bola, o oitavo recebe um chaveiro, e assim sucessivamente, segundo a ordem dos brindes. O milésimo cliente receberá como brinde um(a) a) bola. b) caneta.

c) refrigerante. d) sorvete.

e) CD.

Gabarito: C Resolução/Comentário: Desde que 1000 6 166 4, podemos concluir que o milésimo cliente receberá de brinde um refrigerante.

QUESTÃO 50 Passar trote nos telefones de emergência da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode resultar em multa para o dono do telefone de onde partiu a ligação. Para exemplificar a seriedade dessa questão, em uma cidade brasileira, um jornal local publicou a tabela a seguir, mostrando o número de trotes telefônicos recebidos pelos bombeiros da cidade, ao longo de um semestre.

Meses Trotes Jan 18 Fev 20 Mar 30 Abr 16

Maio 14 Jun 16

Qual o valor mediano da quantidade de trotes recebidos nesse semestre? a) 16 b) 17 c) 18 d) 19 e) 23 Gabarito: B Resolução/Comentário: Escrevendo a série em ordem crescente, obtemos 14,16,16,18, 20, 30. Assim, o resultado pedido é

16 1817.

2

17

QUESTÃO 51 As curvas de oferta e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações:

OQ 20 4P

DQ 46 2P

em que OQ é a quantidade de oferta, DQ é a quantidade de demanda e P é o preço do produto. A partir dessas

equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando OQ e DQ se igualam. Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?

a) 5. b) 11.

c) 13. d) 23.

e) 33.

Gabarito: B Resolução/Comentário: Igualando as funções, temos: 46 -2P = -20 + 4P ⟹6P = 66⟹ P=11.

QUESTÃO 52 A figura abaixo representa a planificação de um poliedro convexo. O número de vértices desse poliedro é

a) 12. b) 14. c) 16. d) 20. e) 22. Gabarito: A Resolução/Comentário: Observando a figura dada, o prisma terá: 8 faces triangulares e 6 quadrangulares. Número de faces ( F ) = 8 + 6 F = 14 .

Número de arestas ( A ) = 2

4638 A = 24 .

Sabemos que: VFA 2 V 14224 12V

QUESTÃO 53 Uma bola, ao ser chutada num tiro de meta por um goleiro, numa partida de futebol, teve sua trajetória descrita

pela equação h(t) = – 2t² + 8t (t ≥0) , onde t é o tempo medido em segundo e h(t) é a altura em metros da bola no instante t. Determine, após o chute, o tempo em que a bola retornará ao solo. a) 1 segundo b) 2 segundos c) 3 segundos d) 4 segundos e) 5 segundos Gabarito: D Resolução/Comentário:

h(t) = – 2t² + 8t 0 = – 2t² + 8t 2t² – 8t = 0 2t.(t – 4) = 0 t' = 0 t'' – 4 = 0 t'' = 4

Portanto, o segundo momento em que a bola tocou no chão foi no instante de quatro segundos.

18

QUESTÃO 54 Lúcia pediu a seu pai, o Sr. Manoel, para montar um aquário, na forma de um paralelepípedo reto retângulo, em seu quarto. Os dois foram a uma loja especializada e compraram os equipamentos necessários. As dimensões do aquário eram: 1,2 metro de largura, 0,6 metro de comprimento e 0,65 metro de altura. Depois que o aquário estava com água, o Sr. Manoel percebeu que tinha se esquecido de colocar um castelo de pedra para enfeite. Com cuidado, ele colocou o castelo dentro do aquário e percebeu que o nível da água subiu 15 centímetros. Lembrando-se de suas aulas de matemática, ele resolveu calcular o volume do castelo. Depois de efetuados os cálculos, ele percebeu que o volume do castelo era, em decímetros cúbicos, a) 1,08. b) 10,8.

c) 108. d) 1080.

e) 10800.

Gabarito: C Resolução/Comentário:

1,20 m = 12 dm 0,60 m = 6 dm 0,15 m = 1,5 dm

Volume do castelo = 12 6 1,5 3dm

Volume do castelo = 108 3dm

QUESTÃO 55

Um empresário pretende fazer a propaganda de seus produtos em um canal de televisão. Para isso, decidiu consultar o quadro com a pontuação de audiência, nos últimos três meses, de cindo emissoras de televisão em determinado horário e calcular a média aritmética para escolher aquela com a maior média de audiência nesse período.

Emissora Mês I Mês II Mês III I 11 19 13 II 12 16 17 III 14 14 18 IV 15 11 15 V 14 14 14

De acordo com o critério do empresário, que emissora deve ser escolhida? a) I b) II c) III d) IV e) V Gabarito: C Resolução/Comentário: Considere a tabela.

Emissora Mês I Mês II Mês III I 11 19 13 43 II 12 16 17 45 III 14 14 18 46 IV 15 11 15 41 V 14 14 14 42

Portanto, como a maior soma das pontuações de audiência foi obtida pela emissora III, segue o resultado.

19

QUESTÃO 56 Um número natural N é formado por 2 algarismos cuja soma é igual a 9. A diferença entre esse número e o número que se obtém invertendo-se a ordem dos seus algarismos é igual a 27. A quantidade de divisores naturais de N é a) 4 b) 2

c) 8 d) 6

e) 12

Gabarito: D Resolução/Comentário: Seja N ab, com a e b naturais menores do que ou iguais a 9. Invertendo-se a ordem dos algarismos de N,

obtemos o número ba, tal que

ab ba 27 10a b (10b a) 27

9a 9b 27

a b 3.

Além disso, como a soma dos algarismos de N é igual a 9, vem

a b 9 a 6.

a b 3 b 3

Daí, 2N ab 63 3 7 e, portanto, segue que a quantidade de divisores naturais de N é (2 1)(1 1) 3 2 6.

. QUESTÃO 57

A figura mostra a circunferência trigonométrica, cujo raio mede 1 m, e o triângulo ABC, de área igual a 2

32m , inscrito na circunferência. Nessas condições, o valor do

cos é

a) 1

3.

b) 2

3.

c) 3

3.

d) 5

3.

e) 6

3.

Gabarito: D Resolução/Comentário:

Sendo R = 1 m e a área igual a 32 2m

32

22

hR

32

h m

1 ROC m O triângulo OCD é retângulo

222CDODOC ,

32

hCD m

2

22

321

OD

35

OD m

OCODCos Cos

35

20

QUESTÃO 58 Um objeto lançado a partir do solo descreve uma trajetória que respeita a função h(x) = - x² + 3x (medidos em Km), em que h(x) representa a altura em função da distância x. Qual é a altura máxima que esse objeto atinge? a) 1/6 km b) 1,5 km

c) 9/4 km d) 6 km

e) 10 km

Gabarito: C Resolução/Comentário: Calcular o Yv = - ∆/4.a = -9/-4 = 9/4 km

QUESTÃO 59 Quantos cubos A precisa-se empilhar para formar o paralelepípedo B?

a) 60. b) 47. c) 94. d) 39. e) 48. Gabarito: A Resolução/Comentário:

5 x 3 x 4 = 60

QUESTÃO 60 O gráfico apresenta a taxa de desemprego (em %) para o período de março de 2008 a abril de 2009, obtida com

base nos dados observados nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

A mediana dessa taxa de desemprego, no período de março de 2008 a abril de 2009, foi de a) 8,1% .

b) 8,0% .

c) 7,9% .

d) 7,7% .

e) 7,6% . Gabarito: B Resolução/Comentário: Calculando:

6,8 7,5 7,6 7,6 7,7 7,9 7,9 8,1 8,2 8,5 8,5 8,6 8,9 9,0

7,9 7,9 8,18

8,1 2

21

QUESTÃO 61 Um paralelepípedo reto-retângulo foi dividido em dois prismas por um plano que contém as diagonais de duas faces opostas, como indica a figura.

Comparando-se o total de tinta necessária para pintar as faces externas do paralelepípedo antes da divisão com o total necessário para pintar as faces externas dos dois prismas obtidos após a divisão, houve um aumento aproximado de a) 42%. b) 36%.

c) 32%. d) 26%.

e) 28%.

Gabarito: D Resolução/Comentário: A área total do paralelepípedo é dada por:

22 (4 3 4 1 3 1) 38 m .

Após a divisão, foram acrescentadas duas faces retangulares de dimensões 5 m e 1m. Logo, o acréscimo na

área externa foi de 22 5 1 10 m e, portanto, a resposta é

10100% 26%.

38

QUESTÃO 62

Os recipientes cilíndricos A e B têm mesmas dimensões:

Que fração do recipiente B ficou com líquido?

a) 1

12.

b) 2

3.

c) 7

4.

d) 7

12.

e) 5

12.

Gabarito: E Resolução/Comentário:

125

2410

2446

61

41

22

QUESTÃO 63 Deseja-se construir uma caixa d'água no formato de um paralelepípedo retângulo, que armazene 18.000 litros de água, como mostra a figura.

Sabe-se que o comprimento (c) é o dobro da largura ( ), que a altura (h) é 1 3 da

medida da largura ( ) e que 31m equivale a 1.000 litros de água. Nessas

condições, a largura dessa caixa d'água, em metros, é igual a a) 1,5. b) 1,8. c) 2,7. d) 3,0. e) 3,2. Gabarito: D Resolução/Comentário:

Como 318.000 L 18 m , c 2 e h ,3

temos

3

c h 18 2 183

27

3 m.

QUESTÃO 64 Uma pessoa, ao fazer uma pesquisa com alguns alunos de um curso, coletou as idades dos entrevistados e organizou esses dados em um gráfico.

Qual a moda das idades, em anos, dos entrevistados? a) 9 b) 12 c) 13 d) 15 e) 21 Gabarito: A Resolução/Comentário: Moda, por definição, é o valor mais comum, ou o que aparece com maior frequência num conjunto de dados. Analisando o gráfico, a idade que aparece com mais frequência é 9 anos, com 21 ocorrências.

QUESTÃO 65 Três vendedores viajam a serviço de uma empresa. O primeiro viaja de 12 em 12 dias, o segundo de 16 em 16 dias, e o terceiro de 20 em 20 dias. Se todos viajarem hoje, calcule daqui quantos dias eles voltarão a viajar no mesmo dia. a) 220 dias. b) 120 dias. c) 240 dias. d) 250 dias. e) 180 dias. Gabarito: C Resolução/Comentário: Basta calcular o M.M.C.(12,16,20) = 240.

23

QUESTÃO 66 Os zeros da função quadrática de R em R definida por y = x² – 2x – 15 são: a) 3 e 5 b) – 3 e 5

c) 3 e –5 d) –3 e –5

e) 1 e –15

Gabarito: B Resolução/Comentário: ∆ = b² - 4ac = 64 Usando a fórmula de Bháskara teremos x’ = -3 e x” = 5.

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 67 Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo. a) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade

num quadro idealizado. b) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período. c) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político. d) Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira. e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada à expressão de ter ou não fé. Gabarito: E Resolução/ Comentário: O Arcadismo não aborda a religiosidade cristã. Isso foi esgotado pela escola anterior, o Barroco.

QUESTÃO 68 As imagens abaixo mantêm significativa relação semântica com o texto “Ser brasileiro”. Uma, entretanto, apresenta quebra nessa relação. Qual? a)

Rondonoticias.com.br

b)

gpzgandia.blogspot.com c)

www.administradores.com.br

e)

blogdorickpinheiro.blogspot.com

e)

noticias.uol.com.br

Gabarito: E Resolução/comentário: O texto foca os problemas pelos quais o brasileiro passa. Não há menção à luta direta do povo, apesar de o governo não se mostrar interessado em resolver as questões que à população diz respeito.

24

QUESTÃO 69

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a a) revolta diante da morte. b) aceitação da vida como um longo pesadelo. c) aceitação da morte como a solução. d) tristeza pelas condições de vida. e) alegria pela vida longa que teve. Gabarito: C Resolução/ Comentário: O trecho mostra um eu-lírico que aceita a morte como algo natural. Esse posicionamento é característico do Romantismo.

O capoeira — Qué apanhá sordado? — O quê? — Qué apanhá? Pernas e cabeças na calçada.

(ANDRADE Oswald de. Pau-Brasil. São Paulo: Globo, 2003).

QUESTÃO 70 No sintético poema do modernista Oswald de Andrade, predomina a função da linguagem a) metalinguística, porque há explicação do significado das expressões. b) referencial, já que o texto prima por informações sobre acontecimentos. c) conativa, uma vez que busca persuadir o leitor a participar de uma ação. d) poética, pois revela cuidado com a estrutura artística e irreverente do texto. e) emotiva, afinal o mais importante é definir os sentimentos profundos do eu lírico. Gabarito: D Resolução/comentário: A função da linguagem predominante é a poética pelo cuidado destinado à construção da mensagem, pelo objetivo estético original, irreverente.

QUESTÃO 71

CAMPOS, Augusto. VivaVaia. São Paulo:

Perspectiva, 1998

O texto em questão a) enfatiza a isometria. b) remete à cultura musical popular. c) nega a intertextualidade. d) reforça o purismo da linguagem. e) ignora as rupturas formais. Gabarito: B Resolução/comentário: Expressões como “gente é pra brilhar” e “que tudo mais vá pro inferno” remetem a canções populares de Caetano Veloso (Gente) e Roberto Carlos (Que tudo mais vá pro inferno), respectivamente.

QUESTÃO 72

“Já de noite o palor me cobre o rosto Nos lábios meus o alento desfalece. Surda agonia o coração fenece E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... Já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”

25

A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao a) idealismo romântico. b) saudosismo inconformado.

c) misticismo religioso. d) negativismo filosófico.

e) mal do século.

Gabarito: E Resolução/ Comentário: O mal do século refere-se à depressão e ao sentimento melancólico tão comum ao romantismo e a Álvares de Azevedo.

QUESTÃO 73

http://oblogderedacao.blogspot.com.br

O texto tem um tom bem-humorado e é cheio de ironias e de implícitos. Sobre sua construção, é possível afirmar que a) na linha 3, o uso da expressão “é mole” e da palavra “preção” contribui para inferir que o narrador tem baixo

grau de escolaridade. b) na linha 7, o período “controlei também a alimentação” sugere que a alimentação é o foco principal da

análise do narrador. c) na linha 10, ao caracterizar a patroa como “coisinha”, uma marcação de afetividade é deixada pelo uso do

sufixo “–inha”. d) na linha 14, ao dizer que “não tem mais um real”, o uso da forma verbal “tem” revela tom informal e de

aproximação com o leitor. e) nas 3 últimas linhas do texto, é sugerido que o brasileiro, a despeito das dificuldades que enfrenta, mostra-

se passivo. Gabarito: D Resolução/comentário: O uso do verbo “ter” no sentido de “existir” não é defendido pela norma culta. Seu uso denota uma tentativa de “falar” a língua do povo, aproximando-se, assim, de sua realidade.

QUESTÃO 74

“Sou pastor; não te nego; os meus montados São esses, que aí vês; vivo contente Ao trazer entre a relva florescente A doce companhia do meu gado.”

Nos versos anteriores, de Cláudio Manuel da Costa, exemplifica-se o seguinte traço da lírica arcádica: a) Valorização das circunstâncias biográficas do poeta. b) Imaginação delirante de paisagens exóticas. c) Valorização das classes humildes, opostas às aristocráticas. d) Representação da natureza amena e do sentimento bucólico. e) Representação da natureza como espelho das fortes paixões. Gabarito: D Resolução/ Comentário: O bucolismo e o Locus Amenus abordados no texto são característicos das obras árcades.

26

QUESTÃO 75

A função da linguagem predominante na ilustração expressa-se na literatura geralmente a) para mostrar, de forma subjetiva, a visão do autor – ou seja, do

eu-lírico, cujo olhar remete à ideia muito comum no Arcadismo. b) para refletir sobre o ato da criação, como forma de autoexplicação

ou autocompreensão da obra. c) para apelar ao leitor para a compreensão textual, proporcionando

a ele a multiplicidade interpretativa. d) para discutir temas relativos ao papel do artista plástico, do

desenhista e do artista gráfico, que se correspondem com a literatura, mais especificamente com a poesia.

e) para sugerir que a literatura volta-se para si mesma – o que equivale à função referencial.

Gabarito: B Resolução/comentário: A metalinguagem, expressa no desenho como forma de refletir sobre o ato de desenhar, mostra-se também na literatura, com o nítido objetivo de tentar “compreender” a própria escritura e seu papel social.

QUESTÃO 76

O BICHO Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira

Na poesia, têm-se artifícios de rimas, metrificação, sonoridade, conotação. Analisando-se o poema, percebe-se que seus versos são a) livres e rimados b) metrificados e brancos

c) livres e brancos d) metrificados e rimados

e) livres e com métrica

Gabarito: C Resolução/ Comentário: A teoria literária classifica como versos brancos aqueles que não rimam, e versos livres quando não há rigor métrico.

QUESTÃO 77

Na tirinha acima, publicada em http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/, é possível verificar alguns dos pensamentos árcades. Estabelecendo relações da tirinha com seus conhecimentos acerca do Arcadismo, a assertiva que melhor se aplica é: a) O homem árcade reage contra o desconforto angustiante que a Revolução Industrial trouxe às cidades, cada

vez com maior número de pessoas. b) O Barroco, enquanto estilo, já havia se esgotado enquanto gosto, estética a ser seguida. c) As ideias de Rousseau (o homem nasce bom, a sociedade o corrompe) influenciaram artistas da época. d) O Iluminismo, que fizera daquele o século da razão, trouxera uma atitude arreligiosa e mais objetiva à arte. e) O Carpe Diem árcade convida o homem a viver a vida, pois ela é efêmera e passageira. Gabarito: A Resolução/ Comentário: A questão exige a relação da tirinha com o período literário Árcade. Outros itens mostram acertos quanto ao conteúdo, mas somente o item A possui relação com a interpretação da tirinha.

27

QUESTÃO 78

“Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida Das horas De minha infância Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra Da Rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais (...)”

ANDRADE, Oswald de. Meus Oito Anos. In: ObraReunida. São Paulo: Globo, 1987 O trecho faz uso da(o)

a) metalinguagem, ao referir-se ao elemento saudade. b) intertextualidade, ao dialogar com o Romantismo. c) musicalidade, ao trabalhar o eco entre os termos “aurora” e “horas”. d) antítese entre a saudade e a ausência de paisagem. e) bucolismo, por referir-se o elemento natural. Gabarito: B Resolução/comentário: Há um “diálogo” entre esse texto e “Canção do Exílio”, texto romântico de G. Dias.

QUESTÃO 79 Os textos elaborados em quadros, ou quadrinhos, podem ser classificados em diferentes gêneros textuais. Entre eles, está o texto que se caracteriza pelo humor e que aborda algum fato ou tema ligado ao noticiário. De certa forma, esse gênero recria o fato de forma ficcional, estabelecendo com a notícia uma relação intertextual. Esse gênero está manifesto em: a)

http://www6.ensp.br/radis/revista-radis/113/cartum/b)

b)

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-53/cartuns/cartunsc)

28

c)

http://www.lapingoleta.com.br/tags/

d)

http://blogdotarso.com/2013/04/15/charges

e)

http://www.esmaelmorais.com.br/2013/03/

Gabarito: D Resolução/comentário: Diferentemente dos gêneros cartum e tirinhas, a charge é o texto elaborado em quadros que recria um fato de forma ficcional, estabelecendo com a notícia uma relação intertextual.

QUESTÃO 80 www.uol.com.br

A partir das recomendações acima, constantes na etiqueta de uma peça de vestuário, caso o dono dessa roupa deseje higienizar o produto, a fim de usá-lo posteriormente, deverá a) lavá-lo em água quente, desde que não ultrapasse os 70°C, usar a

secadora, e passá-lo a ferro a uma temperatura não superior a 150°C. b) limpá-lo a seco sem alvejante, desde que não ultrapasse os 70°C,

secá-lo na vertical e passá-lo a ferro a uma temperatura não superior a 150°C. c) lavá-lo em água fria, desde que use um alvejante para otimizar a lavagem, secá-lo na horizontal e passá-lo a

ferro em uma temperatura de até 70°C. d) lavá-lo em água quente, desde que não ultrapasse os 70°C, secá-lo na vertical e passá-lo a ferro a uma

temperatura não superior a 150ºC. e) limpá-lo a seco com alvejante, desde que não ultrapasse os 70°C, secá-lo na vertical e passá-lo a ferro a

uma temperatura de até 150°C. Gabarito: D Resolução/comentário: Questão de simples compreensão das instruções do fabricante para a correta higienização do produto, uma peça do vestuário. O aluno deve ser capaz de compreender que as ações condizentes com as instruções do fabricante do produto encontram-se descritas na letra “d”.

29

QUESTÃO 81

Texto I

Texto II

SONETO “Nasce o sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria.

Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância.” ............................................................

(In: WISNIK, José Miguel (org.) Gregório de Matos. Poemas Escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1997) A respeito dos textos, eles a) satirizam os valores sagrados do mundo religioso. b) abordam a efemeridade das coisas e o rápido passar do tempo. c) indicam que, por se preocupar com a brevidade da vida, o homem barroco assume uma atitude que quer

gozar ao máximo os seus dias e suas noites. d) reflete a temática da tensão humana diante das inconstâncias terrenas. e) apresentam antíteses, característica muito encontrada nos textos barrocos. Gabarito: E Comentário: É necessário não somente saber sobre o Barroco, mas também estabelecer relações entre os textos. Na tirinha, não é possível afirmar sobre a passagem do tempo, pois essa não é a temática dela. A comunicação feita é a presença de antíteses.

30

QUESTÃO 82

“Amor é fogo que arde sem se ver é ferida que dói e não se sente é um contentamento descontente é dor que desatina sem doer”

(Luís de Camões)

Tanto na tirinha quanto no poema é possível destacar o uso de uma mesma figura de linguagem. Em todas as alternativas abaixo, encontramos versos de Gregório de Matos, poeta do barroco brasileiro. Assinale a alternativa em que apareça a mesma figura utilizada nos textos acima. a) “Nasce o Sol e não dura mais que um dia/ Depois da Luz se segue a noite escura” b) ”No fogo que exalou, morro abrasado.” c) “Mas ai! que a diferença entre nós choro, /Pois acabando tu ao fogo, que amas, /Eu morro, sem chegar à luz,

que adoro.” d) ” Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,/Da vossa alta clemência me despido;” e) “Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,/Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,/Perder na vossa ovelha a

vossa glória.” Gabarito: A Resolução/ Comentário: A figura de linguagem utilizada no texto é a “antítese”, que marca a aproximação de vocábulos contrários, presente apenas na questão A, como, por exemplo, “luz/ noite”.

QUESTÃO 83

Texto I “É a vaidade, Fábio, nesta vida, Rosa, que da manhã lisonjeada, Púrpuras mil, com ambição dourada, Airosa rompe, arrasta presumida.”

Texto II

“Depois que nos ferir a mão da morte, ou seja neste monte, ou noutra serra, nossos corpos terão, terão a sorte de consumir os dous a mesma terra.”

O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é possível afirmar que os árcades optaram por uma expressão a) que se manifestava pela preferência do uso de figuras de linguagem e a ordem inversa das frases. b) com linguagem simples e mais preocupada com a temática de aproveitamento da vida. c) que aborda o sentimentalismo e o caos interior vivido pelo homem da época. d) em que predominam a antítese, a hipérbole e a conotação. e) que aborda a questão da morte como algo inevitável ao homem. Gabarito: B Resolução/ Comentário: O Arcadismo primava pela simplicidade da linguagem que condiz com seu ideal de vida também simples e longe dos apegos materiais.

31

Observe o texto que segue para responder às duas próximas questões.

Retiradohttp://www.blog.saude.gov.br/index.php/34777campanhamobilizaapopulacao-contra-o-racismo-no-sus.

Acesso em 10/08/2016.

QUESTÃO 84

Considerando que a estrutura do texto publicitário é organizada na tentativa de desempenhar uma função social, infere-se, assim, que o principal objetivo da exposição seria o de a) informar sobre a ocorrência de práticas racistas no sistema de saúde brasileiro. b) questionar o silêncio exigido nos espaços de saúde. c) exemplificar a existência do racismo por meio das ocorrências no âmbito da saúde. d) discutir o racismo no Brasil, apresentando a falta de denúncias como causa maior. e) problematizar as ações racistas no sistema de saúde, promovendo um estímulo às denúncias. Gabarito: E Resolução/ Comentário: O principal objetivo da publicidade em questão é o de problematizar as práticas racistas que também acontecem nos espaços de saúde, apresentando a denúncia às ocorrências como intervenção necessária.

QUESTÃO 85 Ao avaliar as características estruturais da propaganda – das exposições não verbais aos textos verbais – é possível interpretar que a campanha publicitária teria como público alvo preferencial a) agressores racistas que atuam em todo o Brasil. b) os médicos negros que trabalham no sistema de saúde privado no Brasil. c) os trabalhadores do sistema de saúde, vítimas de ações racistas. d) os cidadãos que fazem uso do sistema de saúde na condição de pacientes. e) os médicos estrangeiros convocados pelo governo brasileiro para atuar em seu sistema de saúde. Gabarito: C Resolução/ Comentário: Relacionando a imagem aos textos verbais apresentados pela publicidade, é possível reconhecer que o público alvo da campanha são trabalhadores (em geral) do sistema de saúde, vítimas de ações racistas, que muitas vezes não são denunciadas.

32

QUESTÃO 86

A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.

SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).

No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída a) apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência. b) descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas. c) indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada. d) enumera fatos sucessivos em uma relação temporal. e) mostra oposição e acrescenta ideias. Gabarito: E Resolução/ Comentário: A argumentação construída do texto mostra a oposição e acrescenta ideias, conforme o trecho: “Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade.”

QUESTÃO 87

O dia em que o peixe saiu de graça Uma operação do IBAMA para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou 110 quilômetros de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade econômica da região, a medida visa preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.

Época, 23 mar. 2009 (adaptado). A notícia, do ponto de vista de seus elementos constitutivos, a) apresenta argumentos contrários à pesca ilegal. b) tem um título que resume o conteúdo do texto. c) informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação. d) dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama. e) introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente. Gabarito: C Resolução/ Comentário: A notícia informa ao leitor sobre uma operação do Ibama, cuja finalidade é reprimir a pesca ilegal. A operação resultou na incineração de redes e na distribuição de peixes apreendidos para instituições de caridade. Assim, esse texto é constituído de uma informação de ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

INGLÊS – OPÇÃO DE CURSO: 000

QUESTÃO 88

CULTURALLY SPEAKING Local knowledge provides a foundation for global understanding. National Geographic photojournalist Michael Yamashita has covered two Chinas. His series on Marco Polo captured a traditional land where centuries-old wonders still remain. But he also documents the China of today, a culture transforming almost more rapidly than his shutter speed. "I brought my camera to 1the end of the world. That's what the Chinese call this spot, the southernmost point of China. 2To me, this image really cristalizes the sense of old and new in China today. There's the figure of the old traditional fisherman in contrast with the woman in the bright yellow dress - a color you wouldn't have seen 20 years ago. There's still a great belief in ancestors and family - that's the foundation on which China is built. But

33

now it's flooded with cars, cell phones, a space program, 3they just can't get enough of anything new. Almost overnight, China has gone from a culture of farmers and fishermen to one based on trade and manufacturing. Along with these changes comes a change in people's outlook. There's a new confidence, a sense of destiny, and such an incredible thirst for knowledge."

Michael Yamashita, National Geographic Photojournalist - National Geographic. May 2004. Vol. 205, nº 5. Michael Yamashita afirma que, atualmente, uma das atividades em que se alicerça a economia chinesa é a) o comércio. b) a pesca.

c) o agronegócio. d) a moda.

e) o estudo.

Gabarito: A Resolução/ Comentário: Com base no fragmento “Almost overnight, China has gone from a culture of farmers and fishermen to one based on trade and manufacturing. Along with these changes comes a change in people's outlook. There's a new confidence, a sense of destiny, and such an incredible thirst for knowledge”, podemos afirmar que a alternativa A está correta.

QUESTÃO 89 Marco Polo é mencionado no texto com referência a) à agricultura moderna. b) à navegação marítima.

c) a um documento secular. d) a uma obra jornalística.

e) a um navio de grande porte.

Gabarito: D Resolução/ Comentário: Com base nesse fragmento: “His series on Marco Polo captured a traditional land where centuries-old wonders still remain. But he also documents the China of today, a culture transforming almost more rapidly than his shutter speed”, podemos afirmar que a alternativa D é a correta.

QUESTÃO 90

Home is where the heart is The heart of psychosocial care is to be found in the home and it is here that the main trust of external efforts to improve the wellbeing of vulnerable children must be directed. The best way to support the wellbeing of young children affected by HIV/AIDS is to strengthen and reinforce the circles of care that surround children. Some children — especially those living outside families, on the streets or institutions, with chronically ill caregivers, and orphans — are more vulnerable and especially require psychosocial care and support. However, this social support needs to be provided in family settings, with the same characteristics of commitment, stability, and individualized affectionate care. The primary aim of all psychosocial support programmes should be an encouraging and enabling family support, including foster care, and placing and maintaining young children in stable and affectionate family environments. Only secondarily should direct services be provided to affected children.

RICHTER, L.; FOSTER, G.; SHERR, L. Where the heart is: meeting the psychosocial needs of Young children in the context of HIV/AIDS. Holanda: Bernard van Leer Foundation, 2006 (adaptado)

Ao tratar dos problemas psicossociais dos portadores do vírus HIV/AIDS, o texto argumenta que a) as crianças em ambiente familiar enfrentam melhor a doença. b) o suporte das instituições traz mais benefícios que o familiar. c) as famílias dos portadores do HIV aprendem umas com as outras. d) a recuperação dos portadores do vírus HIV exige internamento. e) o tratamento dos pacientes depende de financiamento externo. Gabarito: A Resolução/ Comentário: A justificativa para a escolha da alternativa [A] pode ser encontrada no início do texto: “The heart of psychosocial care is to be found in the home and it is here that the main trust of external efforts to improve the wellbeing of vulnerable children must be directed” (o coração do tratamento psicossocial deve ser encontrado em casa e é nela em que a confiança principal dos esforços externos para melhorar o bem-estar de crianças vulneráveis deve ser direcionada).

34

ESPANHOL – OPÇÃO DE CURSO: 111

QUESTÃO 88

Sicarios En Colombia, el personal se reparte hoy entre bolivarianos, santanderistas y 1sicarios. Los primeros ensalzan con denuedo la figura de Simón Bolívar, ese libertador que soñó con una Suramérica Unida en un solo y potente Estado. Los segundos se reclaman de Francisco Santander, el militar sobriamente apasionado por lo jurídico que dijo a los colombianos: "Las armas os han dado la independencia y las leyes os darán la libertad", a quien consideran maltratado por García Márquez en su última novela. En cuanto a los sicarios..., bueno, esos no leen novelas, sino que se entrenan bajo la dirección de expertos internacionales para cumplir mejor los designios homicidas de los grandes CAPOS del narcotráfico de Medellín o Cali. Los dos primeros grupos esgrimen las armas de la retórica; los terceros recurren a la retórica eficaz de las armas, y son demasiado jóvenes y demasiado ambiciosamente pobres como para temer al mañana o quererlo razonable [...].

(SAVATER, Fernando. El País/Semanal, nº 634, Ano XIV, Madrid, 1989) ¿Cuál es el tema central del texto? a) La división a que están sometidos los colombianos. b) La dirección de expertos internacionales en Colombia. c) La nueva novela colombiana de García Marques. d) Los designios homicidas de los colombianos. e) Los conflictos armados en Colombia. Gabarito: A Resolução/ Comentário: Logo na primeira frase do texto, tem-se a informação que remete à alternativa A como correta: “En Colombia, el personal se reparte hoy entre bolivarianos, santanderistas y 1sicarios”.

QUESTÃO 89 El autor del texto menciona García Márquez como quien ha maltratado uno de los grupos entre los cuales se reparten los colombianos. ¿Cuál grupo ha sido maltratado por García Márquez, según el texto? a) Bolivarianos. b) Sicarios. c) Colombianos. d) Santanderistas. e) Los pobres. Gabarito: D Resolução/ Comentário: Basta ler o fragmento do texto que praticamente transcreve a alternativa correta, que é a letra D, fragmento que remete aos Santanderistas: "Las armas os han dado la independencia y las leyes os darán la libertad", a quien consideran maltratado por García Márquez en su última novela.

QUESTÃO 90 Según el texto, ¿Qué características presentan los sicarios? a) Son jóvenes y pobres. b) Son "capos" del narcotráfico. c) Son expertos internacionales. d) Son los retóricos. e) Son novelistas. Gabarito: A Resolução/ Comentário: Ao final do texto, temos essa descrição no texto sobre algumas características dos Sicarios: “Los dos primeros grupos esgrimen las armas de la retórica; los terceros (Sicarios) recurren a la retórica eficaz de las armas, y son demasiado jóvenes y demasiado ambiciosamente pobres…”

35