ensino médio 3º. ano · jean-jacques rousseau e o sentimento de acordo com o pensamento de...

17
#ConquistaNoEstudo ■ #Dia3Semana6 Ensino Médio ■ 3º . ano Filosofia © Museu de Arte Moderna, Nova Iorque

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

#ConquistaNoEstudo ■ #Dia3Semana6 Ensino Médio ■ 3º. ano

Filosofia

© M

useu

de

Arte

Mod

erna

, Nov

a Io

rque

Cronograma da SemanaMATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.Tema: Geometria Espacial IIICIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS.Tema: Sistema EndócrinoCIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.Tema: Ética Moderna – FilosofiaLINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS.Tema: Língua PortuguesaPRODUÇÃO DE TEXTO.Tema: Produção Textual (Redação)

E ai!!! Vamos para mais um dia de estudos???Hoje iremos trabalhar com Filosofia, o tema será sobre ÉTICA MODERNA.Você sabia que a Ética Moderna foi o período de maior crescimento intelectual da história. Um período movido pela força de renascimento cultural e o iluminismo intelectual consegue resgatar da era cristã um homem autônomo e forte.

https://mundoedu.com.br/uploads/pdf/57053d933e7aa.pdf

Então...#PartiuBiologiaComCQT

#SeLigaMuito bem!!!!!! Agora que você esta por dentro do que vai estudar hoje. Vamos fazer uma aula bem diferente.E não esqueça!!! Essa atividade tem a duração de 2h10m.Não esqueça de colocar em suas redes sociais.

#PartiuEstudarComConquista

#DescontrairQue tal antes de iniciar nossos estudos você ver um curta Metragem chamado a “A ILHA”.

https://www.youtube.com/watch?v=BUVijjtJlt0

Não esqueça de fazer aquela hashtag.

#FilosofiaÉComCQT

Regras da moral provisóriaSignifica ressaltar o caráter racionalista da moral provisória carte-siana, expresso em orientações como mudar os próprios desejos e cultivar a razão. ■ Obedecer às leis e aos costumes nacionais, à religião e à moderação.■ Ser firme e decidido nas ações, seguindo as opiniões provisórias

com rigor.■ Vencer a si mesmo, buscando mudar os próprios desejos, e não a

ordem do mundo.■ Cultivar a razão para alcançar o conhecimento verdadeiro, seguin-

do o método cartesiano.

Natureza e paixões Baruch de Espinosa: um novo olhar

A Ética proposta por Espinosa considerava a existência das paixões (ou afecções) como um aspecto essencial da natureza humana. Segundo ele, as paixões não possuíam por si mesmas um caráter positivo ou negativo, eram naturais. Afinal, Espinosa reconhecia que, devido a sua natureza, o ser humano seria sempre afetado por causas exteriores. Para ele, as paixões decorrem de três paixões originais: alegria, tris-teza e desejo. Por outro lado, o conceito de conatus é central na Ética espinosana. Destacar que, para Espinosa, o vício e a virtude eram, respectivamen-te, a fraqueza ou a força para ser, preservar-se e agir, ou seja, a dimi-nuição ou o aumento do conatus.

O vício pode ser entendido, nesse contexto, como a fraqueza de quem se deixa governar pelas causas externas (submissão às paixões), enquanto a virtude pode ser entendida como a ação e a força de quem é a causa interna de seus sentimentos, atos e pensamentos. o conceito de conatus, representando a possibilidade de uma mesma pessoa diminuí-lo ou aumentá-lo de acordo com suas paixões alegres ou tristes.

RETRATO de Espinosa, [ca. 1665]. Coleção da Biblioteca Herzog-August, Wolfenbüttel, Alemanha.

■ As paixões não são

boas nem más, são

naturais.

■ Conatus – capacidade

de ser, preservar-se e

agir.

Jean-Jacques Rousseau e o sentimentoDe acordo com o pensamento de Rousseau, o sentimento era um caminho para a interioridade. A compreensão de si e da natureza não vinha da razão, mas dos sentimentos. Rousseau destacou duas faces complementares do sentimento natural originário constituinte da condição humana: ■ amor-próprio – uma espécie de instinto de autopreservação;■ compaixão – uma espécie de preservação com relação ao outro.

Segundo ele, a civilização afastou o homem de sua condição natural, corrompendo-o.Essa imagem pode representar o sentimento natural, ressaltando a visão de Rousseau quanto ao caráter natural da compaixão. Ela também pode ser uti-lizada para ilustrar a tese de Hume, segundo a qual a ação moral decorre do sentimento.

Sentimento moral David HumePara esse filósofo, que recebeu influências do pensamento de Rous-seau, eram as paixões, e não a razão, os fundamentos da ação humana. Segundo Hume, o agir humano seria motivado por impulsos e senti-mentos. Além disso, sentimentos como benevolência, compaixão e simpatia estariam associados à moralidade. ■ Paixões como fundamentos da ação humana.■ Moralidade associada a sentimentos como benevolência, compai-

xão e simpatia.

Lei moral Immanuel KantKant discordou de Hume e afirmou que os sentimentos (os quais deno-minava inclinações) não eram os fundamentos da ação moral e, sim, a razão. Para ele, somente a razão poderia guiar o homem segundo a lei moral instituída por ela mesma: “agir como se desejaria que todos agissem na mesma situação”. Assim, a razão constituía um fundamen-to universal para a moralidade.

■ Razão como guia

■ Noção de dever

■ Imperativo hipotético

■ Imperativo categórico:

lei moralVAN GOGH, Vincent. Noite estrelada. 1889. 1 óleo

sobre tela, color.,73,7 cm × 92,1 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.

Com auxilio do seu livro didático e da internet elabore um mapa mental sobre ÉTICA MORAL dando ênfase nas seguintes ideias: ■ RAZÃO TEÓRICA ■ RAZÃO PRÁTICA■ ÉTICA CONSEQUENTALISTA ■ REGRAS DA MORAL PROVISÓRIA ■ NATUREZA E PAIXÕES BARUCH DE ESPINOSA ■ JEAN-JACQUES ROUSSEAU

#MAO

NAM

ASSA

~

Não esqueça de mostrar essa atividade para seu professor ou professora quando retornar as aulas.

#FicaDICAA Conquista Solução Educacional tem uma indicação bem bacana de filme.Que tal ver o filme “Hannah Arendt”Sinopse: Depois de acompanhar o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann em Jerusalém, Hannah Arendt escreve sobre o Holocausto como nunca havia sido feito antes. Seu trabalho provoca um escândalo imediato, e Arendt permanece firme enquanto é atacada por amigos e inimigos. Mas enquanto a imigrante judia-alemã luta para romper suas ligações dolorosas com o passado, a sedutora mistura entre arrogância e vulnerabilidade de sua personalidade é exposta, revelando uma mulher lapidada pelo exílio. FILME INDICADO PARA MAIOR DE 12 ANOS.

SEGUE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=LYGVAFKpvXM