fazer a coisa certa código de...

94
Fazer a coisa certa Código de ética

Upload: phamnhi

Post on 02-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Fazer a coisa certa Código de ética

Os nossos compromissos O nosso Código contém seis compromissos que ajudam a orientar a tomada de decisões, para garantir que Fazemos a coisa certa. Comprometo-me a:

• Compreender e seguir os princípios do Código• Comprometo-me a pedir ajuda e a denunciar

quando tiver preocupações• Trabalhar com segurança e respeitando os

direitos de terceiros• Fazer negócios de forma responsável, de forma

justa e legalmente• Comprometo-me a proteger a marca, os ativos

e a reputação da Johnson Matthey• Comprometo-me a apoiar a ambição da Johnson

Matthey para construir uma empresa sustentável

O nosso Código

O nosso Código irá ajudá-lo a encontrar e a compreender os princípios, as normas e as políticas da Johnson Matthey que se aplicam ao seu trabalho na Johnson Matthey.

Está dividido em quatro secções: Colaboradores, Mercado, Empresa e Planeta.

Ao longo do nosso Código, vai encontrar informações sobre onde se dirigir para obter ajuda, dependendo do tema.

Deverá familiarizar-se com os conteúdos.

Pense atentamente sobre os temas relacionados com as suas funções na Johnson Matthey e peça ajuda, caso precise de mais recomendações. A página 88 contém uma lista das políticas e normas de apoio.

Se tiver uma pergunta geral ou se quiser denunciar alguma situação, consulte a página 10 para obter mais informações.

O nosso Código online

Para consultar, aceda a ethics.johnsonmatthey.com

IntroduçãoComprometo-me a compreender e seguir os princípios do Código Uma mensagem do nosso Diretor Executivo 2Colocar o nosso Código em contexto 4 Fazer a coisa certa 6Por que é que alguém poderia fazer o que está errado? 8Tomar boas decisões 9Pedir ajuda e denunciar (Speak Up) 10Comprometo-me a… 13

ColaboradoresComprometo-me a trabalhar com segurança e respeitando os direitos de terceiros 16Saúde e segurança 18Um ambiente de trabalho positivo 21Proteção de dados 24Direitos Humanos 26Conflitos de interesse 29

MercadoComprometo-me a fazer negócios de forma responsável, justa e legal 32Terceiros 34Suborno e corrupção 37Presentes e hospitalidade 40Concorrência leal 43Crime financeiro 46Controlos comerciais e exportação 49Sinais de aviso das transações 52

Empresa Comprometo-me a proteger a marca, os ativos e a reputação da Johnson Matthey 54Segurança corporativa 56Segurança da informação 59Propriedade intelectual 62Relatórios comerciais e financeiros 64Precisão dos registos 66Comunicação externa 68Meios de comunicação social 71Informação privilegiada 73

PlanetaComprometo-me a apoiar a ambição da Johnson Matthey para construir um negócio sustentável 76Integridade da nossa cadeia de fornecimento 78Ambiente 81Gestão do produto 83Investimento na comunidade 85

1Código de ética da Johnson Matthey

PlanetaEm

presaM

ercadoColaboradores

Introdução

Uma mensagem do nosso Diretor Executivo

É vital todos compreendermos o que significa Fazer a coisa certa na JM.

2 Código de ética da Johnson Matthey

É com todo o gosto que apresento o nosso Código de Ética renovado. Este é o nosso guia para “Fazer a coisa certa” na JM. Na JM, temos uma visão de um mundo mais limpo e mais saudável hoje e para as gerações futuras, e a nossa ambição é ser uma das empresas de produtos químicos com melhor desempenho, mais confiança e mais admiração do mundo. Apenas conseguimos alcançar a nossa ambição se todas as nossas transações com todos os que encontramos através do nosso trabalho na JM (quer se trate de colegas, clientes, fornecedores ou outros intervenientes) não forem apenas legais, mas também éticas e conforme aos nossos valores.

O nosso Código serve para nos ajudar nesta tarefa e para reforçar que não fazemos negócios a qualquer custo. A importância de Fazer a coisa certa não mudou desde que lançámos o Código pela primeira vez em 2015 (ou, na verdade, desde que a JM foi fundada há mais de 200 anos). Os seis compromissos em que o Código se baseia também não mudaram e é-nos pedido todos os anos que confirmemos que trabalhámos e iremos continuar a trabalhar em conformidade com esses compromissos. No entanto, outras coisas mudaram e atualizámos o Código para a JM em que trabalhamos agora. Irá ver que reflete a nossa nova marca e identidade visual, com os nossos valores reformulados. Inclui também alguns temas novos e exemplos recentes baseados em situações reais que ocorreram na JM.

Reserve algum tempo para se familiarizar com o Código e garantir que compreende a sua responsabilidade pessoal por Fazer a coisa certa. Se precisar, não hesite em pedir ajuda; o Código tem muitas informações sobre como fazê-lo e todos nós precisamos de ajuda em algum momento. Se vir ou ouvir algo que não lhe parece certo, peço que denuncie essa situação, mesmo que não seja diretamente responsável. Quanto mais cedo efetuar a denúncia, melhor estamos posicionados para investigar e tomar medidas antes de acontecer alguma coisa mais grave. Como resultado direto das pessoas denunciarem, já conseguimos fazer melhorias na JM. O Código serve para o ajudar a fazer o seu melhor enquanto trabalha na Johnson Matthey e para que tire o máximo partido do trabalho connosco. Espero que ache útil.

Obrigado.

Robert MacLeod, Diretor Executivo

Introdução

3Código de ética da Johnson Matthey

Colocar o nosso Código em contexto

A forma como nos comportamos e operamos enquanto empresa é importante.

A cultura da Johnson Matthey é a personalidade da empresa: como atuamos e o que é importante para nós. A forma como descrevemos e vivemos a nossa cultura está capturada nos nossos valores. A Johnson Matthey tem cinco valores que refletem a forma como trabalhamos quando estamos no nosso melhor. Os nossos valores reconhecem o que nos trouxe sucesso no passado e o que nos irá trazer sucesso no futuro.

Viver os nossos valores para os nossos colaboradores

• Proteger os nossos colaboradores e o planeta – Empregamos as normas mais elevadas de saúde e segurança, promovemos o bem-estar para as pessoas dentro e fora do trabalho e procuramos proteger o nosso planeta.

• Agir com integridade – Fazemos a coisa certa para as pessoas e para o mundo. Cumprimos a nossa palavra, esperamos o mesmo dos outros e denunciamos quando há um problema. Damos grande importância às relações internas e externas e tratamos os outros com respeito e atenção.

• Trabalhar em conjunto – Encorajamos a colaboração dentro e fora da JM, partilhando e acolhendo pontos de vista diversos. Resolvemos os problemas em conjunto, colocamos as ideias em prática e orgulhamo-nos de combinar os nossos contributos para criar algo melhor para a JM e para os nossos clientes.

• Inovar e melhorar – Adaptamos e acolhemos novas ideias, para nos tornarmos mais fortes e para tornarmos o mundo mais limpo e mais saudável. Mantemos a confiança e a resiliência no seio da mudança; crescendo e evoluindo enquanto JM, para garantir que somos líderes nos mercados em que operamos.

• Assumir a responsabilidade pelo que fazemos – Assumimos a responsabilidade pelo nosso próprio trabalho e sabemos que também fazemos parte de algo maior. Tomamos a iniciativa, procuramos transparência e exigimos elevados padrões de nós e dos nossos colegas.

4 Código de ética da Johnson Matthey

Visão

A nossa visão é a de um mundo mais limpo e mais saudável hoje e

para as gerações futuras.

O nosso Código

CiênciaInvestimos na nossa ciência e tecnologia de topo.

ClientesUtilizamo-la para resolver os problemas complexos dos nossos clientes e somos líderes em mercados com elevadas margens e impulsionados pela tecnologia.

AtividadesAtuamos como uma empresa global mais segura, mais conectada, mais ágil e mais eficiente, baseando-nos nos nossos três programas essenciais de transformação.

ColaboradoresConseguimos resultados através dos nossos excelentes colaboradores.

Estratégia

O nosso Código é a base dos nossos valores e estratégia, ajudando-nos a todos compreender o que significa Fazer a coisa certa na JM.

Onde quer que se encontre, o nosso Código serve para o ajudar.

Proteger os nossos

colaboradores e o planeta

Agir com integridade

Inovar e melhorar

Trabalhar em conjunto

Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Valores

5Código de ética da Johnson Matthey

Introdução

Fazer a coisa certa

O que é o nosso Código?O nosso Código é um conceito para o ajudar a Fazer a coisa certa. É, em parte, um roteiro para o ajudar a encontrar e entender os princípios da empresa, as normas e as políticas que se aplicam ao seu trabalho. É também uma expressão dos nossos valores partilhados e da forma como conduzimos a nossa atividade, que nos irá ajudar a trabalhar de forma aberta, honesta e ética. Muitas vezes precisamos de tomar decisões ou de enfrentar dilemas éticos no trabalho quando não há nenhuma regra específica ou uma orientação clara. Mesmo nestas situações, nós ainda precisamos de tomar a decisão certa. Embora o nosso código não ofereça uma resposta a cada situação, irá ajudá-lo a superá-las. Consulte-o frequentemente durante o trabalho, utilize bom discernimento e peça sempre recomendações caso necessite.

A quem se aplica? O nosso Código aplica-se a todos os que fazem parte da nossa empresa, em todos os níveis, em todo o lado. As pessoas e as organizações que trabalham connosco têm de agir em conformidade com o nosso Código quando atuam em nosso nome.

Com quem fazemos negócios?Enquanto empresa, a Johnson Matthey quer transacionar com pessoas e organizações cujos valores se alinham com os nossos, para que a nossa reputação não seja prejudicada por escolhas infelizes dos nossos parceiros de negócios. Escolhemos os terceiros com quem trabalhamos (incluindo os clientes) criteriosamente e tomamos medidas para garantir que sabemos com quem estamos a transacionar, sejam eles clientes, fornecedores, parceiros, agentes, distribuidores, fornecedores de logística ou qualquer outro terceiro com quem tenhamos uma relação.

Comprometo-me a compreender e seguir os princípios no código

6 Código de ética da Johnson Matthey

Por que sou responsável?• Familiarize-se com o conteúdo do Código (em particular com os

compromissos).• Pense atentamente sobre os temas que dizem respeito ao seu

papel e compreenda e cumpra as políticas, os princípios e as normas associadas a estes tópicos.

• Utilize o Código para o ajudar a tomar decisões difíceis, mesmo quando não há uma regra.

• Peça ajuda ou formação, caso necessite.

Enquanto diretor da Johnson Matthey, tenho alguma responsabilidade especial? Enquanto diretor na Johnson Matthey, tem a responsabilidade específica de promover uma boa conduta comercial e de garantir que as pessoas que trabalham para si apoiam e protegem a nossa cultura de Fazer a coisa certa. Para isso, pode:• Ser um modelo de atuação consistente com o nosso Código e

de vivência dos nossos valores.

• Responsabilizar a sua equipa por comportamento não conforme com o nosso Código e os nossos valores.

• Comunicar frequentemente com a sua equipa, individual e coletivamente, sobre o que significa Fazer a coisa certa.

• Não fugir a conversas complicadas.

• Reservar tempo para ouvir e oferecer conselhos.

• Apoiar quem denuncia e nunca permitir retaliações.

• Celebrar os exemplos positivos de Fazer a coisa certa.

• Remover proativamente as barreiras a Fazer a coisa certa.

• Reconhecer as falhas de formação e de desenvolvimento em si e na sua equipa e resolvê-las.

O que faço se este Código entrar em conflito com as políticas e procedimentos da Johnson Matthey ou com as leis, costumes e práticas locais?A Johnson Matthey opera em muitos países em todo o mundo no contexto de muitas culturas diferentes, leis e ambientes políticos. Podem surgir conflitos entre os requisitos deste Código e as políticas e os procedimentos da empresa ou as leis, costumes e práticas locais. Devemos sempre respeitar o mais alto padrão aplicável. Se a situação não for clara para si, consulte o Departamento Jurídico ou o Departamento de Ética e Conformidade da empresa antes de prosseguir.

A quem me posso dirigir se tiver dúvidas sobre o código?

Ao longo de todo o Código, irá encontrar informações sobre onde se dirigir se pretender obter ajuda, dependendo do tema. Se tiver uma pergunta geral ou se quiser denunciar alguma situação, consulte a página 10 para obter mais informações.

Introdução

7Código de ética da Johnson Matthey

"Nunca ninguém saberá"

"Conseguimos esconder"

"É por uma boa causa"

"Não quero saber"

"Basta rasgar o

documento"

“Toda a gente o faz”

“É assim que fazemos

aqui”

"Não temos

escolha"

Por que é que alguém poderia fazer o que está errado?

Nem sempre as boas pessoas fazem a coisa certa. Tal pode dever-se a diversos motivos:

Não sabem ou não estão conscientes – Devemos conhecer as políticas e procedimentos que se aplicam ao nosso trabalho específico, mas não é possível ser-se perito em tudo. Saiba quando e a quem pedir ajuda.

Estão sob muita pressão – Mesmo que nos sintamos sob pressões de desempenho, de tempo ou de orçamento, nunca fazemos "negócios a qualquer custo". Caso se sinta pressionado para fazer alguma coisa que, na sua opinião, não seja correta, denuncie essa situação.

Não se querem destacar da multidão - Muitas vezes queremos  sentir que pertencemos e não queremos ir contra o grupo. Pode ser preciso coragem para ter uma opinião diferente. Será apoiado se comunicar as suas preocupações e fizer uma denúncia.

Convencem-se que uma medida é correta, porque lhes dá algo que sentem que merecem - Por vezes, tentamos justificar o comportamento pouco ético devido à perceção de uma injustiça ou tratamento injusto. Não há justificação para fazer o que está errado.

Não se importam - Algumas pessoas sabem quais são as políticas e os procedimentos, mas optam por ignorá-los ou não os respeitar por diversas razões. Se vir alguém a quebrar as regras ou a agir de forma incorreta, denuncie.

Acham que ninguém vai notar - Algumas pessoas fazem a coisa errada quando pensam que ninguém vai notar especialmente se envolver decisões "pequenas". Deve sempre fazer a coisa certa, mesmo quando sabe que ninguém está a ver.

Sinais de aviso de que alguma coisa poderá estar errada. Fique atento se alguém disser:

8 Código de ética da Johnson Matthey

Se responder negativamente ou não tiver a certeza ao responder a alguma destas perguntas, deve PARAR e pedir mais conselhos.

PARAR!

Tomar boas decisões

Confiamos que irá tomar boas decisões na JM.

No entanto, poderá haver momentos em que terá de enfrentar decisões difíceis ou dilemas, em que a decisão certa não seja clara para si. Deve aplicar o seu discernimento e agir em conformidade com os princípios do Código e os nossos valores, reservando tempo para parar, pensar claramente sobre o problema e pedir ajuda, caso seja necessário.

Pode obter aconselhamento se:

ENTÃO PERGUNTE…

Estas perguntas irão ajudá-lo quando tiver de tomar a decisão difícil:

E LEMBRE-SE SEMPRE:

Nunca deve sentir necessidade de tomar decisões difíceis sozinho ou sem apoio.

É legal?

É consistente com os nossos valores e o nosso Código?

Está de acordo com as nossas políticas?

Quem afeta e essa pessoa consideraria justo?

Parece-me certo?

Sentir-me-ia confortável a explicar aos meus colegas, amigos e familiares?

Ficaria preocupado se aparecesse numa notícia ou nas redes sociais?

Qual é o dilema ético ou decisão que tenho de tomar

Falar com o seu chefe Consultar o departamento local de Recursos Humanos ou Jurídico Falar com um Embaixador da Ética Consultar a equipa de Ética e Conformidade do Grupo

Ou comunique a sua preocupação através do Speak Up caso se sinta desconfortável por outro método.Para obter mais informações sobre como comunicar uma preocupação e o que acontece depois, consulte a página 10.

Introdução

9Código de ética da Johnson Matthey

Pedir ajuda e denunciar (Speak Up)

Comprometo-me a pedir ajuda e a denunciar a situação quando tiver preocupações

Pedir ajudaPor vezes, pode estar numa situação onde não tem a certeza do melhor curso de ação. O Código fornece informações sobre diversos temas, bem como detalhes sobre outros recursos que podem fornecer-lhe recomendações úteis. Depois de os analisar, se ainda não tiver a certeza sobre o melhor curso de ação a tomar, há diversas pessoas que o podem ajudar, incluindo o seu chefe e o departamento de Recursos Humanos (RH). É sempre preferível pedir ajuda do que não dizer nada.

Denunciar (Speak Up)Pode haver alturas em que vê, sabe, ouve ou suspeita de alguma coisa insegura, antiética ou ilegal, que pode não estar de acordo com o nosso Código, as nossas políticas e procedimentos. Nesta situação, tem a responsabilidade de denunciar e de comunicar a preocupação prontamente. Quanto mais cedo denunciar, mais provável é poder minimizar o impacto da situação. Não espere que os outros denunciem ou até que alguma coisa tenha realmente corrido mal antes de denunciar.

10 Código de ética da Johnson Matthey

Outras funções do grupo Quando a sua pergunta ou preocupação está dentro da competência de outra função do grupo, como o Departamento de ASST do Grupo, pode comunicá-la ao seu contacto local ou departamento dessas funções.

Departamento de RH, Departamento Jurídico do Grupo, Departamento de Ética e Conformidade do Grupo Pode fazer perguntas, pedir conselhos ou comunicar uma preocupação diretamente junto do departamento de RH, do Departamento Jurídico do Grupo ou do Departamento de Ética e Conformidade do Grupo.

Linha "Speak Up" Pode utilizar a linha "Speak Up" (Denúncia) da JM. Este serviço telefónico/online é oferecido de forma independente à JM e todas as preocupações comunicadas desta forma são averiguadas sob a direção do Painel de Ética.

Embaixador de Ética Os Embaixadores de Ética constituem um ponto adicional de contacto para que possa fazer perguntas, procurar orientação ou comunicar preocupações. Devem ser capazes de indicar-lhe a direção certa para obter aconselhamento ou ajudar em perguntas gerais.

O seu chefe Como orientação geral, a primeira pessoa a abordar quando tem perguntas, precisa de mais conselhos ou orientação ou quer comunicar uma preocupação é o seu chefe.

Para encontrar os dados de contacto por telefone ou para comunicar uma preocupação online, pode aceder a: www.JM.ethicspoint.com

O nosso objetivo é garantir que todas as questões levantadas através de qualquer canal sejam tratadas pronta e completamente.

Há uma série de canais diferentes através dos quais pode pedir ajuda e comunicar uma preocupação:

Introdução

11Código de ética da Johnson Matthey

Confidencialidade e anonimatoQuando efetua uma denúncia, as informações que fornecer serão tratadas de forma confidencial. Isto significa que só serão partilhadas pelas pessoas com rigorosa necessidade de conhecimento.

Embora seja mais fácil para a Johnson Matthey lidar com as preocupações quando são comunicadas abertamente, compreendemos que, em algumas situações, pode não se sentir confortável a fazê-lo. Se não quiser que a sua identidade seja conhecida depois de ter comunicado uma preocupação, pode pedir que não seja divulgada, a menos que o autorize ou se a divulgação for exigida por lei. Pode comunicar as preocupações de forma anónima (nos casos em que tal seja permitido por lei) ou abertamente, através da linha Speak Up.

Encorajamos os denunciantes a se identificarem sempre que possível. Tal permite à equipa de averiguação:• Verificar factos e pedir clarificação.

• Garantir que está confortável com a possibilidade de a averiguação revelar inadvertidamente a sua identidade ou apontar para si.

• Mantê-lo atualizado durante a averiguação.

• Comunicar-lhe o resultado da averiguação.

Nunca permitimos atos de retaliaçãoIncentivamo-lo a denunciar e a empresa irá proteger os trabalhadores que comunicam preocupações. A Johnson Matthey leva muito a sério todas as queixas de retaliação ou de discriminação contra qualquer pessoa, como resultado de comunicar uma preocupação ou de ajudar numa averiguação. Iremos lidar com a retaliação através de medidas disciplinares que visam proteger quem faz a coisa certa através de uma denúncia.

Os superiores hierárquicos devem estar conscientes e sensíveis para o potencial risco de fontes de retaliação, devendo trabalhar ativamente para o prevenir.

Pedir ajuda e denunciar ("Speak Up")continuação

12 Código de ética da Johnson Matthey

O que acontece quando realizo uma denúncia ("Speak Up")?As preocupações do Speak Up são transmitidas a um pequeno grupo de pessoas da equipa de Ética e Conformidade do Grupo. Estas irão avaliar a preocupação e considerar os próximos passos, incluindo a solicitação de clarificações do denunciante e decisão sobre a pessoa mais adequada para realizar a averiguação.

Todas as denúncias são comunicadas ao Painel de Ética. O Painel de Ética é composto por Líderes Sénior em funções independentes de qualquer Setor. A função do Painel de Ética é garantir que há uma análise eficaz e/ou averiguação da denúncia ("Speak Up") e que as averiguações são realizadas de forma justa e consistente. Depois de concluídas as averiguações, o painel efetua recomendações com base nas conclusões.

Para obter mais informações sobre o processo de denúncia ("Speak Up"), contacte um Embaixador da Ética ou um membro da equipa de Ética e Conformidade.

Se alguém chega até si com uma preocupação, deve ouvir com atenção antes de avaliar a situação e considerar o que fazer a seguir. Em alguns casos, pode ser possível resolver a preocupação sem passar para além daqueles envolvidos e/ou o diretor pertinente, mas nunca deve hesitar em informar o departamento de Ética e Conformidade do Grupo, caso esteja preocupado. Noutros casos, terá de ser passado para o departamento apropriado. Se estiver sempre em dúvida quanto ao que fazer, entre em contacto com o Departamento de Ética e Conformidade. Outras recomendações práticas passo-a-passo são fornecidas no âmbito da política de denúncia ("Speak Up") para o ajudar quando alguém lhe comunica uma preocupação.

Mais ajuda e recursos• Política de denúncia ("Speak Up")• Departamento local de Recursos Humanos• Departamento Jurídico • Embaixadores da Ética • Departamento de Ética e Conformidade

Introdução

13Código de ética da Johnson Matthey

Introdução

Consulte os nossos compromissos no verso >

Comprometo-me a...

Comprometo-me a compreender e seguir os princípios no código

Comprometo-me a pedir ajuda e a denunciar a situação quando tiver preocupações

Comprometo-me a trabalhar com segurança e respeitando os direitos de terceiros

Comprometo-me a proteger a marca, os ativos e a reputação da Johnson Matthey

Comprometo-me a fazer negócios de forma responsável, justa e legal

Comprometo-me a apoiar a ambição da Johnson Matthey para construir um negócio sustentável

Os nossos compromissos

Comprometo-me a compreender e a seguir os princípios do nosso Código

Tomar a decisão certa nem sempre é fácil, mas o Código é verdadeiramente útil quando não sei o que fazer.

Comprometo-me a pedir ajuda e a denunciar quando tiver preocupações

Sinto-me confiante para efetuar uma denúncia (“Speak Up”) e comunicar as minhas preocupações, e encorajo os outros a fazê-lo também.

Comprometo-me a trabalhar com segurança e a respeitar os direitos de terceiros

Na JM, colocamos a segurança das pessoas em primeiro lugar e o Código reforça essa prioridade.

Comprometo-me a fazer negócios de forma responsável, justa e legal

Para mim, trata-se de fazer negócios da forma certa e não a qualquer custo.

Comprometo-me a proteger a marca, os ativos e a reputação da JM

Tenho orgulho de trabalhar para a JM, a empresa tem uma boa reputação e os valores refletem os meus.

Comprometo-me a apoiar a ambição da Johnson Matthey para construir um negócio sustentável

O nosso mundo está a mudar e cuidar da empresa é da nossa responsabilidade: agora e nos próximos 200 anos.

O que significam os nossos compromissos para os nossos Embaixadores da Ética?

ColaboradoresComprometo-me a trabalhar com segurança e respeitando os direitos de terceiros

16 Código de ética da Johnson Matthey

Saúde e segurança 18Um ambiente de trabalho positivo 21Proteção de dados 24Direitos Humanos 26Conflitos de interesse 29

17Código de ética da Johnson Matthey

Colaboradores

Saúde e segurança

Na Johnson Matthey, a saúde e segurança são a nossa prioridade.

Isto significa que estamos focados em proteger os nossos colaboradores e por isso definimos elevados padrões de segurança. Trabalhando juntos, podemos ter a certeza que todos nós temos um ambiente de trabalho seguro e alcançamos e mantemos uma forte cultura de segurança.

Princípios de segurançaTodos os funcionários devem aderir aos princípios de segurança da Johnson Matthey, que são as coisas que pode esperar que apoiemos como entidade patronal e também o que a Johnson Matthey espera de si enquanto funcionário:

Todos os ferimentos e doenças de trabalho são evitáveis. Todos são responsáveis pela prevenção de acidentes e doenças de trabalho.

Trabalhar com segurança é uma condição do emprego. As políticas para salvar vidas e as regras de segurança locais

devem ser seguidas. Vamos promover a consciência de saúde e de segurança fora do trabalho para os nossos colaboradores.

18 Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Conheço e apoio os nossos Princípios de Segurança e o Padrão de Comportamento de ASST e atuo em conformidade.

Incorporo o comportamento do local de trabalho seguro todos os dias e olho de forma proactiva para minimizar os riscos de saúde e segurança.

Estou ciente das minhas ações e das ações dos outros. Envolvo-me na criação e na promoção de um ambiente de trabalho seguro para todos.

Sigo as políticas de ASST e desafio qualquer requisito de uma política que pareça não ser possível cumprir.

Compreendo a importância da segurança dos processos e como a mesma ajuda a prevenir incidentes importantes, tais como a libertação de produtos químicos perigosos e tóxicos

Não tenho receio de ter uma conversa sobre segurança com ninguém, independentemente do cargo.

Eu não:• Me apresso nem uso atalhos para realizar uma tarefa.• Ponho de lado casualmente sinais de alerta ou ignoro

comportamentos não seguros.• Tenho dificuldade em concentrar-me no que estou a fazer e no

que acontece à minha volta.• Presumo que tudo é seguro.• Realizo tarefas para as quais não tenho competência.

Colaboradores

19Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Ao subir as escadas, encontra um diretor sénior a descer, com algumas pastas pesadas com ambas as mãos. Repara que não está a usar o corrimão porque tem ambas as mãos cheias. Compreende que, se tropeçasse, não conseguiria impedir uma queda dolorosa pelas escadas porque não está a usar o corrimão.

R Por vezes, as pessoas esquecem-se até das regras de ASST mais simples, como a manutenção do contacto em três pontos em escadas. É importante tentar ajudar o diretor a evitar o risco de queda, por isso é preciso lidar com esta situação imediatamente. Também é importante que os diretores deem bons exemplos, por isso ajudá-lo a fazê-lo irá reforçar o comportamento seguro no futuro e ajudar a aumentar os padrões em geral. Nunca deve ter medo de ajudar os funcionários mais seniores a demonstrarem comportamentos seguros.

P Teve um pequeno acidente no trabalho e telefona de casa para falar com o seu chefe e dizer-lhe que precisa de tirar alguns dias, segundo o conselho do seu médico. O chefe aconselha-o a tirar antes dias de férias, para evitar ter de comunicar o acidente e prejudicar as estatísticas do departamento.

R Ocultar acidentes de trabalho vai contra as políticas de ASST da JM e poderá até constituir uma infração penal em alguns países. Deve insistir que o acidente seja registado e contactar o seu representante de ASST.

Saúde e segurançacontinuação

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Política de ASST do Grupo• Políticas do Grupo para Salvar Vidas

20 Código de ética da Johnson Matthey

Um ambiente de trabalho positivo

Todos temos um papel importante para criar um ambiente de trabalho que ajude a conseguir que todos façam o seu melhor.

Uma vez que temos o objetivo de implementar a nossa estratégia para criar um mundo mais limpo e mais saudável, hoje e para as gerações futuras, criar um ambiente de trabalho positivo é crítico para o nosso sucesso.

As nossas políticas, processos e procedimentos são uma parte significativa dos alicerces das nossas funções individuais, sendo vital que a igualdade, inclusão e integridade sejam a base sobre a qual assentam estes alicerces.

Não toleramos qualquer tipo de comportamento contrário aos nossos valores, incluindo qualquer forma de comportamento discriminatório ou abusivo, como a intimidação ou o assédio, e temos políticas implementadas para solucionar estas situações.

Para atingir todo o seu potencial, o nosso ambiente de trabalho tem de:

Criar oportunidades de colaboração dentro e fora da JM. Incentive todos a fazerem perguntas, a denunciarem as situações com confidencialidade quando existirem preocupações.

Adote ideias e pontos de vista diversificados. Exija que todos assumam a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento pessoal e apoie outros para que o façam também.

Colaboradores

21Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Procuro e respeito ativamente opiniões alternativas. Tenho orgulho de combinar os contributos com os de outras pessoas, para alcançar o melhor resultado.

Faço perguntas e debato de forma construtiva para tomar decisões e medidas adequadas e informadas.

O meu contributo vai além da minha equipa, dentro da JM ou junto dos meus clientes.

Assumo a responsabilidade pelo desenvolvimento pessoal. Procuro compreender o que os clientes e os colegas valorizam. Pratico a inclusão e presto apoio, tratando todos com dignidade e respeito.

Faço a coisa certa, mesmo quando é difícil. Reconheço que posso ter preconceitos dos quais não estou ciente e desafio os meus juízos de valor sobre pessoas e situações.

Adoto os valores da JM e demonstro os comportamentos esperados em tudo o que faço.

Um ambiente de trabalho positivocontinuação

22 Código de ética da Johnson Matthey

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Trabalhar em conjunto Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

O que faria?

P Ao preparar uma análise de desempenho com um funcionário, tem conhecimento da relutância dessa pessoa em aceitar as ideias dos colegas, sobretudo as que são diferentes das que essa pessoa tem. O funcionário alcançou resultados excelentes para a equipa, mas agora, em consequência, alguns membros começam a sentir-se desvalorizados. O que deve fazer?

R A forma como trabalhamos é tão importante como o que fazemos. Uma análise de desempenho deve focar-se ponderadamente nos “comportamentos” esperados, assim como na execução de resultados. Ao definir objetivos mensuráveis centrados tanto nos resultados como no comportamento, pode demonstrar o compromisso com os valores da JM e um ambiente de trabalho positivo. Se não souber como abordar a conversa, ou se os comportamentos se mantiverem, deve procurar recomendações do seu superior hierárquico ou dos RH, explicando as preocupações com exemplos específicos.

P Um colega deixou-o muito desconfortável ao fazer comentários inapropriados através do Skype e de emails; essa pessoa pensa que se trata de anedotas e de conversa informal, mas, na sua opinião, isto não promove a cultura de inclusão certa na JM. Está preocupado em comunicar esta situação como um problema, mas sente que não pode deixar isto continuar, uma vez que está a afetar a sua vontade de vir trabalhar. O que deve fazer?

R Se sente que não consegue falar diretamente com o seu colega acerca desta situação, procure o apoio do seu superior ou dos RH. Se pretender falar com alguém fora da sua equipa/unidade de negócio, pode também contactar o Departamento Jurídico do Grupo ou o Departamento de Ética e Conformidade do Grupo para obter apoio. Se nenhuma destas opções for adequada, pode contactar qualquer membro do GMC. O assédio e a discriminação de qualquer tipo não são tolerados na JM.

Mais ajuda e recursos• Política de RH do Grupo para trabalho em conjunto• Política de RH do Grupo para Igualdade de Oportunidades

Colaboradores

23Código de ética da Johnson Matthey

Colaboradores

Proteção de dados

Respeitamos e protegemos os dados pessoais tratados por nós.

A JM tem de recolher e utilizar os dados pessoais para gerir a empresa e muitos de nós utilizam estes dados (relacionados com outros funcionários, clientes, fornecedores ou outros) para fazer o nosso trabalho. As pessoas têm de confiar que iremos respeitar a sua privacidade e proteger os seus dados pessoais quando trabalham connosco ou transacionam connosco.

Os dados pessoais consistem em quaisquer informações que, isoladas ou em combinação com outros dados, podem ser utilizadas para identificar uma pessoa. Podem ser factuais (por exemplo, nome, endereço de email, localização ou data de nascimento) ou uma opinião sobre as ações ou comportamento dessa pessoa no trabalho ou na vida pessoal.

Há leis e regulamentos em muitos dos países onde a JM opera que regem a forma como tratamos os dados pessoais. Temos sempre de cumprir a legislação local mas, no mínimo, iremos:

1. Apenas processar dados pessoais se tivermos um motivo legítimo para o fazer ou se tal resultar de um requisito legal.

2. Demonstrar abertura e transparência às pessoas quanto à forma como utilizamos os dados pessoais desta.

3. Utilizar os dados pessoais apenas para os fins que foram recolhidos, exceto se tivermos a autorização da pessoa para os utilizar para uma nova finalidade ou se tivermos a obrigação legal de o fazer.

4. Recolher apenas os dados pessoais necessários para realizar as nossas transações.

5. Tomar medidas para garantir que os dados pessoais que recolhemos estão corretos e atualizados.

6. Não guardar dados pessoais durante mais tempo do que o necessário.

7. Manter os dados pessoais em segurança e limitar as pessoas com acesso aos mesmos.

8. Certificarmo-nos de que qualquer terceiro com quem partilhamos dados pessoais também tomará as medidas adequadas para os proteger.

9. Respeitar os direitos das pessoas a quem pertencem os dados.

Como é que isto se aplica a mim? Tenho de compreender o que são dados pessoais. Apenas utilizarei os dados pessoais se for necessário para o meu trabalho.

Não irei manter os dados pessoais durante mais tempo do que o necessário.

Irei manter a segurança dos dados pessoais. Apenas irei partilhar os dados pessoais com quem precisa destes.

24 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Foi contactado por alguém que pediu os dados de contacto de um ex-colega seu, que deixou recentemente a Johnson Matthey, para que essa pessoa possa desejar-lhes sorte nas suas novas funções.

R Não deve fornecer esta informação sem a autorização prévia da pessoa. Deve direcionar a chamada para o Departamento de Recursos Humanos local ou, se ainda estiver em contacto com o ex-colaborador, poderia oferecer-se para ficar com o recado e transmitir-lho diretamente.

P Apercebe-se de que, em vez de enviar o atestado de baixa de um membro da equipa que chefia para os RH, enviou-o para outra pessoa por engano.

R Deve tentar recuperar imediatamente a mensagem e deve contactar a pessoa para quem a enviou, informando que foi enviada por erro e que a deve eliminar sem a abrir. Se não conseguir contactar essa pessoa, deve procurar aconselhamento junto da Equipa de Proteção de Dados em [email protected].

Para evitar este problema, deve evitar enviar por email informações de natureza confidencial. Se não tiver outra forma alternativa, deve primeiro proteger o documento com uma palavra-passe e enviar a palavra-passe por um meio separado, não por email (por exemplo, SMS ou MI). Antes de enviar, verifique sempre se o destinatário selecionado é o correto.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Política de Proteção de Dados• Política de Segurança da Informação• [email protected]• Site de conformidade do Departamento de Ética e Conformidade

myJM

25Código de ética da Johnson Matthey

Colaboradores

Direitos Humanos

Respeitar os direitos humanos é fundamental para a nossa forma de fazer negócios.

Reconhecemos que somos responsáveis pelo impacto das nossas atividades comerciais nas pessoas que trabalham para nós ou connosco, e as pessoas das comunidades onde operamos.

Assumimos esta responsabilidade utilizando a nossa influência para promover e proteger os direitos humanos de todos aqueles com quem trabalhamos e em paralelo.

A Johnson Matthey apoia os princípios definidos no âmbito das Convenções Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho, o Pacto Global das Nações Unidas (ONU) e os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos. A Johnson Matthey cumpre os regulamentos e a legislação aplicáveis relativamente às condições de trabalho, normas de trabalho, escravidão moderna, tráfico humano, discriminação e assédio.

26 Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Considero o impacto mais amplo das minhas ações sobre terceiros.

Respeito os direitos humanos de todas as pessoas que eu encontro no âmbito do meu trabalho.

Comprometo-me a promover uma cultura de diversidade e inclusão na Johnson Matthey.

Sou responsável por comunicar preocupações relativamente a escravidão moderna e outros abusos relacionados com o trabalho em qualquer parte da Johnson Matthey.

De entre os princípios que apoiamos, estão os seguintes:

Reconhecemos as competências e as contribuições de cada colaborador e  garantimos que eles sejam adequada e justamente remunerados.

Promovemos um equilíbrio saudável entre trabalho e  vida doméstica dos trabalhadores e garantimos que as horas de trabalho e as horas extras estejam em conformidade com todas as leis aplicáveis.

Não empregamos pessoas com idade inferior a 16 anos e cumprimos todas as leis que proíbem o trabalho infantil. As pessoas entre 16 e 18 anos de idade só serão contratados no âmbito de um programa de formação supervisionada.

Não iremos utilizar trabalho escravo ou involuntário de qualquer tipo e proibimos o tráfico humano.

Estamos comprometidos em respeitar a comunicação plena e aberta dos empregados sem medo de represálias, seja pela administração ou por outros órgãos consultivos externos.

Não toleramos qualquer forma de discriminação devido ao género, estado civil, idade, raça, origem étnica, orientação sexual, convicções religião ou qualquer outra característica protegida.

Proibimos qualquer abuso verbal ou físico, assim como disciplina, assédio sexual ou outro tipo de assédio, assim como qualquer outra forma de intimidação.

Seremos uma verdadeira meritocracia que acolhe todas as diferenças, adota a diversidade e promove a igualdade e a inclusão, com base em valores partilhados.

Colaboradores

27Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Tem uma vaga na sua equipa. Um dos candidatos que se candidatou à função casou-se recentemente e exprimiu a sua intenção de constituir família em breve. A formação necessária para a função é dispendiosa e não quer gastar o dinheiro da formação se a pessoa vai entrar em licença de parentalidade no futuro próximo. Tem sequer de considerar esta candidatura?

R Sim, tem de considerar esta candidatura. Contratamos as pessoas com base nas respetivas capacidades, não no estado civil ou parental. Para determinar se a pessoa é qualificada para a função, deve considerar as respetivas competências e experiência de forma justa. Em caso de dúvida, deve contactar a equipa de RH local.

P Ouvi informalmente que um dos nossos fornecedores está sob investigação relativamente a violações da lei de trabalho infantil. É um excelente fornecedor e não tenho conhecimento de problemas prévios. Devo ignorar os rumores, uma vez que não temos verdadeiras provas?

R Não. A Johnson Matthey tem o dever de respeitar os direitos humanos, o que inclui não permitir a exploração de crianças. Tem de informar imediatamente o seu chefe e a equipa de contratação e estes irão aconselhá-lo quanto às próximas medidas a tomar, para garantir que os nossos padrões são respeitados.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade Trabalhar em conjunto Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Departamento de Recursos Humanos do Grupo e local• Políticas de RH • Departamento de Ética e Conformidade do Grupo• Departamento Jurídico do Grupo• Departamento de Sustentabilidade• Declaração sobre Escravidão Moderna da JM • Site de conformidade do Departamento de Ética e Conformidade

myJM

Direitos Humanoscontinuação

28 Código de ética da Johnson Matthey

Conflitos de interesse

Estamos atentos aos perigos dos conflitos entre os interesses dos funcionários e os melhores interesses da Johnson Matthey.

Os conflitos de interesse surgem quando há potencialmente atividades sociais, financeiras ou políticas ou relações pessoais de um colaborador, que podem interferir com o seu discernimento ou independência em fazer o que é melhor para a Johnson Matthey.

Os conflitos de interesse podem levantar dúvidas sobre a qualidade das decisões empresariais tomadas e a integridade da pessoa que toma essas decisões. As perceções de um conflito de interesses podem ser tão prejudiciais quanto um conflito interesses real. Esperamos que os nossos colaboradores atuem com integridade e para evitar quaisquer conflitos de interesses reais e evitar ou, com a aprovação da empresa, gerir quaisquer conflitos de interesse percebidos ou potenciais.

É importante apresentar imediatamente ao seu chefe, RH, Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade quaisquer situações que acredita poderem dar origem a um conflito real, potencial ou percebido de interesse para que uma medida apropriada possa ser acordada. Muitas vezes, os conflitos de interesse podem ser resolvidos de uma forma simples e mutuamente aceitável quando discutidos pronta e abertamente.

Colaboradores

29Código de ética da Johnson Matthey

Algumas situações comuns que podem levar a um conflito de interesse são:

Propriedade ou investimento numa empresa que tem negócios ou é uma concorrente da Johnson Matthey.

Contratar ou supervisionar familiares ou amigos. Familiares ou amigos que trabalham para um cliente, fornecedor ou concorrente.

Adesão a um conselho de administração externo.

Como é que isto se aplica a mim? Evito situações em que os meus interesses pessoais possam entrar em conflito com os da Johnson Matthey.

Irei informar prontamente quanto a qualquer potencial conflito, aparente ou efetivo, o meu chefe, os RH, o Departamento Jurídico do Grupo ou o Departamento de Ética e Conformidade do Grupo (e irei preencher um Formulário de Comunicação de Conflito de Interesse), para que possa ser tratado e resolvido corretamente o mais rapidamente possível.

Consulto o meu chefe ou o Departamento Jurídico do Grupo se não tiver a certeza se uma  determinada situação representa um conflito de interesses.

Conflitos de interessecontinuação

30 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Abriu uma vaga nas instalações onde trabalha que, na sua opinião, poderá ser interessante para um amigo; no entanto, não tem certeza se pode sugeri-la para a função dado o relacionamento.

R Algumas das nossas melhores contratações vêm de referências dos funcionários. Se considerar que o seu amigo tem qualificações e será uma boa adição à empresa, deve mencioná-lo, bem como o seu relacionamento, ao Departamento de Recursos Humanos local. Deve garantir que não tem nenhum envolvimento no processo de recrutamento e o cargo não deve ser supervisionado por si, direta ou indiretamente.

P É convidado a prestar serviço no conselho de administração de uma entidade sem fins lucrativos que realiza pesquisas num campo relacionado com o seu trabalho na Johnson Matthey. Você gostaria de aceitar e acredita que poderia ser uma oportunidade de desenvolvimento interessante para a sua carreira.

R Deve debater esta oportunidade abertamente com seu chefe. Não só este cargo pode criar um conflito de interesses, mas também pode haver problemas de concorrência a considerar. Se for possível acordar uma medida razoável (sendo documentada no Formulário de Relatório de Conflito de Interesses), que elimine a possibilidade de um conflito de interesses ou problemas de concorrência, a Johnson Matthey pode dar a aprovação para que aceite este cargo no conselho.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Site de conformidade do Departamento de Ética e Conformidade

myJM • Política de conflitos de interesse• Orientação sobre conflitos de interesse • Departamento Jurídico do Grupo • Departamento de Ética e Conformidade do Grupo• RH do Grupo ou local

31Código de ética da Johnson Matthey

Colaboradores

MercadoComprometo-me a fazer negóciosde forma responsável, justa e legal

32 Código de ética da Johnson Matthey

Terceiros 34Suborno e corrupção 37Presentes e hospitalidade 40Concorrência leal 43Crime financeiro 46Controlos comerciais e exportação 49Sinais de aviso das transações 52

Mercado

33Código de ética da Johnson Matthey

Terceiros Precisamos de ter a certeza que sabemos com quem estamos a lidar em todos as alturas.

Temos de garantir que não trabalhamos com qualquer pessoa que possa prejudicar a reputação da Johnson Matthey adotando um comportamento antiético ou práticas corruptas. Temos de saber com quem estamos a lidar a fim de podermos cumprir leis detalhadas e técnicas, tais como as relativas aos subornos e corrupção, aos controlos de comércio e de exportação e antibranqueamento de capitais. Temos de garantir que não estamos a facilitar indiretamente práticas corruptas ou antiéticas, permitindo que o dinheiro ou os materiais parem nas mãos erradas.

Na Johnson Matthey, existem procedimentos que nos auxiliam a conhecer com quem estamos a transacionar, sejam eles clientes, fornecedores, parceiros, agentes, distribuidores, fornecedores de logística ou qualquer outro terceiro com quem tenhamos uma relação comercial ou de outra natureza. Em particular, temos o Procedimento de Intermediário Terceiro de Elevado Risco (que se aplica a agentes, distribuidores, intermediários do Estado e determinados fornecedores de logística em países com maior risco) para nos ajudar a gerir o risco de trabalhar com estas partes ao longo da respetiva relação profissional com a JM. Apenas trabalhamos com pessoas de integridade conhecida e que cumpram as normas de conduta comercial responsável e ética da Johnson Matthey.

34 Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Espero que os meus fornecedores, respetivos funcionários e cadeias de abastecimento operem consoante os padrões de qualidade e integridade da Johnson Matthey.

Certifico-me de que foram realizadas as devidas diligências relativamente a clientes, fornecedores e intermediários terceiros antes de transacionar com estes.

Quando transaciono com um intermediário terceiro de elevado risco, sigo o Procedimento de Intermediário Terceiro de Elevado Risco.

Estou vigilante para reconhecer os sinais de alerta que podem indicar comportamento antiético ou corrupto.

Sinais de aviso das transações Em qualquer transação ou interação com terceiros, poderá haver sinais de que alguma coisa não está bem. Estes designam-se como sinais de aviso ou "sinais de alerta" e devem sempre ser comunicados ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo, para averiguação. Para obter mais informações sobre como reconhecer sinais de aviso das transações, consulte a lista de exemplos na página 52.

35Código de ética da Johnson Matthey

Mercado

O que faria?

P Tem um prazo apertado para nomear um agente que pode ser importante na obtenção de um grande contrato num novo mercado. Não teve tempo para realizar quaisquer devidas diligências sobre o agente, mas quer contratá-lo hoje.

R Não pode contratar este agente até este ser aprovado nos termos do Procedimento de Intermediário Terceiro de Elevado Risco. Tem de preparar uma justificação comercial e obter aprovação, assim como realizar as devidas diligências e celebrar um contrato aprovado. Deve falar com o Departamento Jurídico do Grupo ou com o Departamento de Ética e Conformidade do Grupo para obter mais recomendações. Estes irão ajudá-lo com o processo de devidas diligências e instituir requisitos contratuais adequados.

P Começou recentemente a fornecer mercadorias a um novo cliente. Repara que alguns dos pagamentos relativos às mercadorias estão a ser recebidos a partir de uma entidade aparentemente sem relação noutro país e que as mercadorias não estão a ser enviadas para o país onde o cliente está sediado.

R Deve tomar medidas para evitar o recebimento de quaisquer outros pagamentos até compreender completamente a situação e garantir que foram realizadas as devidas diligências relativamente a todas as partes. É importante não apenas sabermos quem são todos os nossos clientes, mas também garantir que os pagamentos apenas são efetuados pelos clientes relevantes e que as nossas mercadorias e tecnologias não estão a ser desviados para entidades a quem não venderíamos diretamente. Fale com o Departamento Jurídico do Grupo ou com o Departamento de Ética e Conformidade do Grupo para obter mais assistência.

Terceiros continuação

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Trabalhar em conjunto

Mais ajuda e recursos• Política Global de Anti-suborno e Corrupção• Procedimento e Política Global de Transações de Elevado Risco • Departamento Jurídico do Setor• Política de Crime Financeiro• Departamento de Ética e Conformidade do Grupo• Departamento de Sustentabilidade

36 Código de ética da Johnson Matthey

Suborno e corrupção

Estamos comprometidos com a luta contra todas as formas de suborno e corrupção e assumimos uma abordagem de tolerância zero para qualquer atividade corrupta.

Na nossa empresa, não há lugar para a oferta ou recebimento de qualquer forma de pagamento incorreto ou suborno.

O suborno é a oferta, a entrega ou a aceitação de qualquer pagamento, benefício ou presente que se destina a influenciar indevidamente uma decisão ou um resultado. Um suborno pode assumir muitas formas, incluindo dinheiro, presentes, hospitalidade, despesas promocionais, equivalentes de dinheiro (tais como cartões presente), serviços, favores, contribuições políticas ou donativos de caridade, entre outros.

A corrupção é qualquer comportamento ilegal, ilegítimo ou impróprio que se destina a ganhar uma vantagem. A mesma inclui o suborno, a fraude, a extorsão, o roubo, o abuso de poder e a lavagem de dinheiro.

Os pagamentos de facilitação são pequenos pagamentos não oficiais feitos para assegurar ou agilizar a realização de um processo de rotina que faz parte dos deveres de um funcionário. Estes pagamentos são subornos (independentemente da dimensão ou das práticas comerciais locais) e são frequentemente ilegais.

Não só não oferecemos, entregamos nem recebemos subornos, como os terceiros (como agentes, distribuidores/revendedores, fornecedores de logística, intermediários do Estado, etc.) que agem em nome da Johnson Matthey também estão proibidos de oferecer, entregar ou receber subornos.

Mercado

37Código de ética da Johnson Matthey

Sinais de aviso das transações Em qualquer transação ou interação com terceiros, poderá haver sinais de que alguma coisa não está bem. Estes designam-se como sinais de aviso ou "sinais de alerta" e devem sempre ser comunicados ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo, para averiguação. Para obter mais informações sobre como reconhecer sinais de aviso das transações, consulte a lista de exemplos na página 52.

Lidar com funcionários públicos Estamos proibidos de oferecer, prometer ou dar valores a qualquer funcionário público, direta ou indiretamente, com a intenção de o influenciar no seu trabalho ou numa tentativa de obter ou reter negócios ou uma vantagem comercial. Deve ter especial atenção ao lidar com funcionários de entidades do Estado, uma vez que podem ser considerados funcionários públicos em alguns países. Para evitar dúvidas, os funcionários devem sempre consultar o Departamento Jurídico do Grupo em caso de dúvida quanto à definição de uma pessoa como funcionário público.

Consulte a secção de Presentes e hospitalidade na página 40, para obter mais informações sobre como exercer cuidado ao trabalhar com funcionários públicos.

Como é que isto se aplica a mim? Nunca ofereço, entrego nem recebo subornos. Assumo sempre a responsabilidade pessoal pela prevenção, deteção e notificação de suborno e corrupção.

Evito qualquer atividade que possa levar ou sugerir a ocorrência de um suborno ou corrupção.

Estou ciente que, mesmo a sugestão de suborno ou de corrupção pode danificar tanto a minha reputação de integridade como a da Johnson Matthey e prejudicar a nossa capacidade de fazer negócios.

Suborno e corrupçãocontinuação

38 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Um carregamento de produtos químicos valiosos está atrasado na alfândega. Infelizmente não há um procedimento oficial agilizado. No entanto, foi informado por um funcionário aduaneiro que, se a Johnson Matthey fornecesse um pequeno pagamento, o carregamento seria desalfandegado amanhã; caso contrário, poderá demorar várias semanas.

R Este tipo de pagamento constitui um pagamento de facilitação e é ilegal. Não efetue o pagamento e informe imediatamente o seu chefe, o Departamento Jurídico do Grupo ou o Departamento de Ética e Conformidade para obter aconselhamento.

P O seu colega informa-o que contratou um novo fornecedor para a Johnson Matthey. Fica surpreendido por saber, porque tinha conhecimento de que os preços do fornecedor estavam acima dos valores do mercado. Fica desconfiado quando sabe que o fornecedor contratou o filho do seu colega pouco depois de o contrato ter sido assinado.

R Deve denunciar ("Speak Up"). Comunique o problema ao seu chefe, ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo. O seu colega poderá ter aceite um suborno sob a forma de emprego para o filho. Se for verdade, a decisão do seu colega não só privou a Johnson Matthey do benefício de ofertas mais vantajosas de outros fornecedores, mas também poderá constituir um crime e expor a Johnson Matthey a responsabilidade legal. Deve comunicar imediatamente a sua suspeita, para que possa ser averiguada e, se necessário, possam ser mitigados os efeitos da conduta do seu colega.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Site de conformidade do Departamento de Ética e Conformidade

myJM• Política Global de Anti-suborno e Corrupção • Procedimento de Intermediários Terceiros de Elevado Risco• Departamento Jurídico do Grupo• Departamento de Ética e Conformidade do Grupo

39Código de ética da Johnson Matthey

Mercado

Presentes e hospitalidade

Temos cuidado ao oferecer, entregar ou receber presentes e hospitalidade.

Os presentes e a hospitalidade podem ser usados como uma maneira de construir ou manter relações comerciais legítimas e cordiais. No entanto, por vezes pode ser difícil distinguir entre um presente ou hospitalidade genuínos e um suborno, e temos sempre de pensar atentamente sobre como gastamos o dinheiro e os recursos da Johnson Matthey.

Quando qualquer presente ou hospitalidade é oferecido, entregue ou recebido, use o seu discernimento e determine se o mesmo está de acordo com a nossa Política Global Anti-suborno e Corrupção e quaisquer procedimentos locais relativos à pré-aprovação, limites monetários e de registo que são aplicáveis à sua empresa. Além disso, deve considerar mais amplamente como poderia ser percecionado e sempre se é um bom emprego do dinheiro e recursos da Johnson Matthey. Em caso de dúvida, peça mais recomendações ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo. Qualquer presente ou hospitalidade deve:

Ser oferecido, entregue ou recebido de boa-fé - com a intenção única de  construir ou de manter relações comerciais legítimas ou oferecer uma cortesia normal; e:

– Ser uma lembrança ou um valor mínimo (como pequenos artigos promocionais, agendas, calendários ou outros itens semelhantes com a marca ou logótipo do fornecedor); ou – Ter um valor modesto e não generoso nem extravagante.

Ser razoável e adequado em termos do tipo, o valor e  a ocasião e a frequência de oferta, das circunstâncias específicas, inclusive no contexto das sensibilidades culturais locais.

Ser consistente com a prática comercial razoável. Ser legal e permitido ao abrigo da política de presentes e

hospitalidade do próprio recetor.

Presentes e hospitalidade a funcionários públicos Alguns países têm limitações muito restritas sobre o valor e a natureza dos presentes e da hospitalidade que os seus funcionários públicos podem aceitar. Assim, é necessário ter um cuidado adicional e deve obter a aprovação prévia para todos os presentes e hospitalidade oferecidos, entregues ou recebidos de um funcionário público. Além disso, temos de estar cientes que a definição de quem é "funcionário público" pode variar em diferentes países, podendo incluir indivíduos de empresas detidas pelo Estado. Lembre-se que nem sempre é óbvio que alguém é um funcionário público e, por isso, se tiver alguma dúvida relativamente a com quem está a lidar, pergunte e consulte o Departamento Jurídico do Grupo ou o Departamento de Ética e Conformidade, conforme necessário.

40 Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Nunca ofereço, dou ou recebo presentes ou hospitalidade que são ou podem ser encarados como subornos.

Penso atentamente antes de oferecer, entregar ou receber qualquer presente ou hospitalidade e se é consistente com a Política Global de Anti-suborno e Corrupção da JM.

Obtenho sempre a aprovação prévia se pensar em oferecer ou dar qualquer  presente ou  hospitalidade a funcionários públicos ou do governo.

Obtenho uma pré-autorização caso tenha dúvidas quanto à adequação do presente ou da hospitalidade.

Exemplos de certos tipos de presentes ou de hospitalidade que nunca são aceitáveis, independentemente do valor, incluem aqueles que: • Inclui dinheiro ou um equivalente a dinheiro.• São inapropriados ou ofensivos (por exemplo, são indecentes ou

sexuais).• São escondidos (oferecidos secretamente, em vez de

abertamente).• Podem dar origem ou podem ser encarados como dando origem a

um conflito de interesses.

Mercado

41Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Recebeu um cartão de oferta no valor de 50 libras, de um fornecedor. Apenas pode ser utilizado para comprar artigos num grupo de lojas específico. Pode aceitar?

R Não, não pode aceitar um cartão de oferta, certificado ou vale, independentemente do valor, de qualquer parceiro de negócios, porque são considerados como equivalente a dinheiro e a nossa política impede a oferta ou aceitação de dinheiro ou equivalentes a dinheiro como presentes. Deve recusar educadamente o cartão de oferta e explicar ao fornecedor que as políticas de presentes e hospitalidade da JM o impedem de aceitar.

P Gostaria de organizar uma conferência técnica de dois dias para os seus melhores clientes e outros parceiros de negócios. O objetivo principal do evento é promover futuros desenvolvimentos técnicos, assim como reforçar as relações profissionais. É possível?

R Sim. Organizar uma conferência com finalidades comerciais claramente definidas é uma prática empresarial aceitável na JM. Ao organizar a conferência, deve ter em consideração o cumprimento dos princípios de presentes e hospitalidade. Todas as ofertas de hospitalidade, incluindo refeições, alojamento e quaisquer atividades de lazer devem ter um valor modesto e não generoso nem extravagante. Não é uma prática comum pagar o custo da viagem dos convidados. Se não tiver a certeza ou necessitar de mais recomendações, contacte o Departamento de Ética e Conformidade do Grupo.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Site de conformidade do Departamento de Ética e Conformidade

myJM• Política Global de Anti-suborno e Corrupção • Regras/recomendações de presentes e hospitalidade locais• Departamento Jurídico do Grupo• Departamento de Ética e Conformidade do Grupo

Presentes e hospitalidadecontinuação

42 Código de ética da Johnson Matthey

Concorrência leal

Sabemos que concorrer abertamente e de forma justa é melhor para o negócio.

Os mercados competitivos resultam em consumidores que têm acesso aos bens da mais alta qualidade com os melhores preços e permitem que as empresas mais eficientes sobrevivam e prosperem.

As leis da concorrência (às vezes chamadas de anticartelização ou antimonopólio) podem ser muito complicadas e pode haver diferenças entre os países. No entanto, há elementos comuns que dizem respeito aos acordos que celebramos com outros na cadeia de abastecimento (em especial os nossos concorrentes), à partilha de informações comerciais sensíveis, e à forma como nos comportamos quando temos uma grande quota de um determinado mercado ou de negócio.

Esteja ciente das seguintes atividades anti-concorrenciais:

Discutir ou partilhar informações sensíveis com a concorrência, incluindo os preços, clientes ou estratégias.

Discutir ou acordar a divisão ou partilha de clientes, territórios ou mercados com concorrentes.

Acordar com os concorrentes como (ou se) se vai candidatar a contratos específicos.

Mercado

43Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Estou consciente dos riscos da lei da concorrência ao lidar com terceiros (em especial, os concorrentes, os da minha cadeia de fornecimento e os clientes) e entendo e garanto que a Johnson Matthey deve tomar decisões independentes sobre os preços e a estratégia.

Nunca pratico atividades anticoncorrência. Estou ciente de que um cliente de uma parte da Johnson Matthey pode ser um concorrente noutra parte da Johnson Matthey e garanto que atuo em conformidade.

Se me reunir com um concorrente, certifico-me de que evito debater ou partilhar informações confidenciais relativas às áreas em que concorremos. Preencho o Formulário de Reunião com Concorrente da Johnson Matthey com antecedência e/ou crio uma ordem de trabalhos que detalhe o objetivo da reunião será útil para clarificar esta questão e protejo a Johnson Matthey e eu próprio.

Concorrência lealcontinuação

44 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Está de visita a um cliente para discutir um contrato que está atualmente a concurso. Durante as negociações, o cliente diz-lhe as licitações informativas dos seus concorrentes e oferece-se para lhe dar cópias dos orçamentos.

R Uma vez que o cliente lhe comunicou esta informação no contexto de negociações comerciais com o único propósito de garantir melhores termos da Johnson Matthey, pode utilizá-la desde que registe claramente por escrito a fonte da informação. No entanto, não deve aceitar a oferta para receber cópias dos orçamentos dos concorrentes. Se receber estes documentos, deve contactar o Departamento Jurídico do Grupo assim que possível, para determinar as medidas adicionais a tomar.

P Está a almoçar com um dos seus clientes, que sabe ser concorrente de outra parte da Johnson Matthey. A conversa volta-se para as lutas de preços que o seu cliente está a ter num determinado mercado. Como não está familiarizado com este mercado, não sabe se existe um problema de concorrência, mas está preocupado com essa possibilidade.

R Deve abordar as suas preocupações de imediato, mas educadamente parar a conversa e afirmar a sua preocupação. Assim que deixar o almoço, contacte a equipa do Departamento Jurídico do Grupo para determinar que outras medidas devem ser tomadas, caso seja necessário.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Política Global da Lei da Concorrência e Recomendações• Departamento Jurídico do Grupo • Departamento de Ética e Conformidade• Formulário de reunião de concorrente da Johnson Matthey

45Código de ética da Johnson Matthey

Mercado

Crime financeiro

Somos todos responsáveis por estarmos vigilantes e por reconhecermos os sinais de alerta que podem indicar atividade criminosa.

Na Johnson Matthey, garantimos que a nossa empresa e serviços não são utilizados para viabilizar crimes financeiros, como branqueamento de capitais, evasão fiscal e financiamento do terrorismo, nem para participar noutras atividades ilegais que ocultariam a origem dos proveitos criminosos.

Por isso, é vital determos informações suficientes sobre a identidade, o contexto e as operações dos nossos clientes, fornecedores e outros terceiros, para que possamos evitar a ocorrência de quaisquer transações indevidas.

A lavagem de dinheiro é o processo de assumir os procedimentos da atividade criminosa, dissimular a origem do dinheiro obtido ilegalmente, e fazendo-o parecer legal, filtrando, ou "limpando-o", através de uma série de transações.

Possibilitar a evasão fiscal é crime e consiste na facilitação deliberada e desonesta por parte das pessoas associadas a uma empresa (como funcionários, agentes ou outros que forneçam serviços à empresa ou em nome desta) da evasão fiscal de um contribuinte terceiro (como um cliente).

O financiamento terrorista é normalmente motivado por motivos ideológicos e não de procura de lucro, podendo envolver não apenas os proveitos do crime, mas também fundos ou ativos obtidos a partir de fontes legítimas.

46 Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Compreendo que tenho de saber com quem estamos a tratar e realizei as devidas diligências relevantes.

Estou alerta para quaisquer mudanças nos detalhes, circunstâncias e perfis de clientes, fornecedores ou outros terceiros, que possam aumentar o risco de crime financeiro.

Assumo sempre responsabilidade pessoal pela comunicação de contrapartes, pedidos, transações e/ou pagamentos suspeitos.

Sinais de aviso das transações Em qualquer transação ou interação com terceiros, poderá haver sinais de que alguma coisa não está bem. Estes designam-se como sinais de aviso ou "sinais de alerta" e devem sempre ser comunicados ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo, para averiguação. Para obter mais informações sobre como reconhecer sinais de aviso das transações, consulte a lista de exemplos na página 52.

Mercado

47Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Começou a trabalhar com um novo cliente de refinação. O cliente pediu recentemente para alterar a respetiva conta bancária para outra numa jurisdição de maior risco para branqueamento de capitais, e solicitou a devolução do seu metal para um terceiro não associado, em momentos muito específicos.

R Embora possa haver razões legítimas para estas novas instruções do seu cliente, ambas as solicitações são potenciais sinais de alerta da transação. Deve falar com o seu cliente para compreender o que motiva tais pedidos. Se o cliente for evasivo ou não quiser providenciar uma explicação viável, deve reavaliar o relacionamento da JM com o cliente. Estes sinais de aviso também devem ser comunicados ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo.

P Um prestador de serviços pela JM explica-lhe um dia que prefere trabalhar como prestador de serviços do que como funcionário a tempo inteiro da empresa, porque desta forma não paga tantos impostos.

R Esta conversa sugere que o prestador de serviços poderá estar a fugir aos impostos, o que poderá expor a Johnson Matthey ao crime corporativo de facilitação de evasão fiscal. Deve comunicar imediatamente as suas preocupações ao Departamento Jurídico do Grupo e ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo.

Crime financeiro continuação

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Site de conformidade do Departamento de Ética e Conformidade

myJM • Departamento Jurídico do Grupo • Departamento de Ética e Conformidade do Grupo• Departamento Financeiro do Grupo• Departamento Fiscal do Grupo • Departamento RH do Grupo

48 Código de ética da Johnson Matthey

Controlos comerciais e exportação

Compreendemos as nossas responsabilidades em transações internacionais.

Grande parte dos negócios da Johnson Matthey envolve a circulação internacional de mercadorias, tecnologia, serviços, dados e dinheiro, e têm de cumprir todas as leis relevantes.

Estes movimentos podem estar sujeitos a requisitos de licenciamento de exportação, restrições de uso/utilizador final, embargos ao país, proibições de relações com lista de indivíduos, entidades ou bancos ou requisitos fiscais e/ou alfandegários. Por isso, é muito importante sabermos o que estamos a movimentar e com quem estamos a lidar com o fim de atendermos a esses requisitos.

As mercadorias incluem todas as matérias-primas, produtos acabados, amostras sem encargos, equipamentos de produção e de pesquisa e bens de capital. A tecnologia inclui informações como desenhos, cópias, planos, diagramas, modelos, projetos, especificações, manuais, instruções e conhecimentos técnicos, quer seja entregue de forma física ou eletrónica.

Considere sempre: O quê: A classificação do produto: O que está a ser importado ou exportado? São produtos, software ou dados técnicos? Será que a natureza dos produtos ou as tecnologias ou a utilização final potencial significa que uma licença de exportação pode ser necessária?

Onde: Destino: Para onde é que vai? O país de destino final está sujeito a eventuais sanções, embargos ou outras restrições?

Quem: Utilizador final: Quem vai receber a mercadoria? É a entidade ou indivíduo com quem está a lidar uma entidade "restrita"?

Como: Uso final: Como é que vai ser usado? O uso final potencial ou pretendido do artigo é controlado?

Mercado

49Código de ética da Johnson Matthey

Como é que isto se aplica a mim? Estou ciente que a circulação de mercadorias, tecnologia, serviços, dados ou dinheiro (mesmo para outro estabelecimento da Johnson Matthey ou empresa da Johnson Matthey) através de fronteiras internacionais podem  estar  sujeitos a controlos de exportação.

Estou ciente que o movimento da tecnologia pode ocorrer através de meios tais como físicos, eletrónicos (por exemplo, e-mail), trocas por escrito e verbais, bem como através de observações visuais.

Faço sempre perguntas se não tenho a certeza se a circulação de mercadorias, tecnologia, serviços, dados ou dinheiro é permitida.

Compreendo que as restrições se podem aplicar a mim ou aos membros da nossa equipa, dependendo das nossas nacionalidades e se estamos a trabalhar ou a facilitar determinados projetos ou negócios relativos a determinados países.

Controlos comerciais e exportaçãocontinuação

Sinais de aviso das transações Em qualquer transação ou interação com terceiros, poderá haver sinais de que alguma coisa não está bem. Estes designam-se como sinais de aviso ou "sinais de alerta" e devem sempre ser comunicados ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo, para averiguação. Para obter mais informações sobre como reconhecer sinais de aviso das transações, consulte a lista de exemplos na página 52.

50 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Está a finalizar a primeira venda de catalisadores para um novo cliente no Canadá, com potencial para vendas significativas no futuro. Esta venda significa que a sua unidade cumpre o orçamento deste ano e quer cumprir as expectativas de entrega. Telefona ao comprador para finalizar alguns detalhes e este menciona que ainda não tinha conseguido encontrar um fornecedor disposto a fornecer catalisadores para utilização nas unidades de Cuba e Venezuela. Fica surpreendido e, após a chamada, verifica toda a documentação relevante, sem encontrar qualquer menção a estes países.

R Contacte a equipa do Departamento Jurídico do Setor para comunicar o que descobriu e pergunte se é possível avançar com a venda. Independentemente da entrega, ou não, das mercadorias a esse país, uma venda a um país alvo de sanções poderá resultar em multas avultadas para a JM, perda de negócios de outros clientes que não pretendam ser associados a nós, perda de confiança dos intervenientes (como bancos ou fornecedores de logística) e danos para a reputação. A equipa do Departamento Jurídico do Setor e a equipa do Departamento de Ética e Conformidade do Grupo irão realizar as devidas diligências necessárias sobre todas as partes envolvidas, avaliar se a venda é permitida, efetuar a ligação aos nossos bancos e obter as autorizações relevantes das autoridades regulatórias para permitir que o fornecimento avance.

P A sua empresa está a construir uma nova fábrica no estrangeiro e não tem a certeza se é necessário considerar os controlos comerciais.

R Podem ser exigidas licenças de exportação e/ou importação de qualquer equipamento de produção ou matérias-primas enviados para a nova fábrica. Além disso, podem ser necessárias as licenças para todos os serviços técnicos prestados na forma de tecnologia transferida ou serviços técnicos prestados dentro desse país. Fale com o Departamento Jurídico para obter mais recomendações.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade

Mais ajuda e recursos• Política de controlos comerciais e de exportação do Grupo da

Johnson Matthey• Manual de Conformidade Comercial da Johnson Matthey• Departamento Jurídico do Setor• Departamento de Ética e Conformidade do Grupo

51Código de ética da Johnson Matthey

Mercado

Sinais de aviso das transações

Devemos estar sempre alerta a possíveis sinais de aviso das transações ou "sinais de alarme".

Mesmo que não esteja diretamente envolvido em transações com terceiros, tem de estar consciente de potenciais áreas de risco para a Johnson Matthey. Não se esqueça que não fazemos negócios a qualquer custo.

Os sinais de aviso das transações são indicadores de que alguma coisa poderá não estar certa na transação. Poderá tratar-se de indicadores de possível suborno e corrupção, crime financeiro, sanções e controlos à exportação, ou outros problemas legais ou de conformidade. Um sinal de aviso poderá indicar diversos problemas. Segue-se uma lista não exaustiva:

• O interveniente terceiro recusa-se a fornecer quaisquer informações ou as informações que fornece são insuficientes em resposta às perguntas de devidas diligências.

• O interveniente terceiro solicita ou implementa estruturas de pagamento invulgares, incluindo pagamentos a fazer ou a receber:

– em numerário ou "à margem dos registos"; – para ou a partir de jurisdições com perfis de risco elevado para branqueamento de capitais ou evasão fiscal; – para ou a partir de qualquer outra parte sem qualquer relação com a Johnson Matthey; e – sem fatura ou recibo para pagamento.

• Os pagamentos que estão a ser efetuados não estão suficientemente descritos nas faturas ou apoiados por provas do trabalho realizado.

• Estão a ser efetuados pagamentos a intermediários terceiros de comissões avultadas ou de montantes totais elevados.

• Estão a ser oferecidos presentes e hospitalidade, donativos de caridade ou patrocínios frequentes ou demasiado generosos sem justificação suficiente.

• O nome ou o endereço do terceiro é semelhante a uma das partes encontradas numa lista de partes negadas ou alvo de sanções.

• O cliente ou agente comprador mostra-se relutante em fornecer informações sobre a utilização final das mercadorias ou fornece informações invulgares de endereço relativamente ao destino das mercadorias.

• O interveniente terceiro solicita termos de entrega ou disposições de expedição invulgares (possivelmente ocultando o destino final das nossas mercadorias).

• As compras ou as vendas são invulgares (por exemplo, não se enquadram na área de atividade ou capacidade técnica) para um determinado cliente, fornecedor ou tipo de cliente ou fornecedor.

52 Código de ética da Johnson Matthey

Comunique quaisquer sinais de aviso das transações ao Departamento Jurídico do Grupo ou ao Departamento de Ética e Conformidade do Grupo, que o pode ajudar a analisar a situação antes de avançar.

53Código de ética da Johnson Matthey

Mercado

EmpresaComprometo-me a proteger a marca, os ativos e a reputação da Johnson Matthey

54 Código de ética da Johnson Matthey

Segurança corporativa 56Segurança da informação 59Propriedade intelectual 62Relatórios comerciais e financeiros 64Precisão dos registos 66Comunicação externa 68Meios de comunicação social 71Informação privilegiada 73

55Código de ética da Johnson Matthey

Empresa

Segurança corporativa

Certificamo-nos de que todos se sentem seguros no trabalho.

Na Johnson Matthey, trabalhamos arduamente para oferecer um ambiente de trabalho seguro e para minimizar o impacto potencial das ameaças à segurança onde quer que realizemos negócios.

Estamos empenhados em proteger os nossos colaboradores, ativos, produtos e reputação, garantindo que temos uma abordagem eficaz e robusta à gestão dos riscos de segurança. Para tal, estabelecemos e cumprimos normas de segurança mínimas em toda a empresa e aplicamos medidas para garantir a continuidade das atividades. A segurança será sempre um reflexo dos valores da Johnson Matthey e todos os funcionários desempenham uma função para minimizar os riscos decorrentes da violação deliberada ou acidental da segurança no local ou de ameaças a colegas.

Segurança pessoal e viagens de negóciosA Johnson Matthey fornece aos funcionários a formação adequada e recomendações relativas aos riscos de segurança que estes enfrentam, independentemente do local onde se encontrem ou para o qual viagem. Todos somos responsáveis por garantir que estamos conscientes dos riscos de segurança que enfrentamos e como responder aos incidentes de segurança, caso ocorram.

56 Código de ética da Johnson Matthey

Enquanto funcionários da Johnson Matthey, por vezes precisamos de fazer viagens de negócios e, embora as questões comerciais sejam importantes, nunca têm prioridade face à segurança pessoal. Estamos empenhados em garantir que todos recebemos o aconselhamento mais completo antes de viajar e a melhor assistência possível no estrangeiro, incluindo recomendações quanto a precauções adicionais ao viajar para determinados países de elevado risco. Todas as nossas instalações devem cumprir, pelo menos, as normas mínimas de segurança física e exigimos aos nossos parceiros de negócios, fornecedores e prestadores de serviços que pratiquem a mesma abordagem.

Os diretores têm responsabilidade adicional para garantirem que avaliaram corretamente os riscos que a equipa enfrenta e que foi disponibilizada a formação, a orientação e o apoio adequados.

Como é que isto se aplica a mim? Certifico-me de que conheço e sigo as diretrizes de segurança locais, incluindo o que significa trabalhar num país de elevado risco.

Sei o que fazer se ocorrer uma emergência no meu local de trabalho.

Tomo medidas para reduzir os riscos de segurança, incluindo segurança em viagem, e aconselho a gestão de riscos conforme estes se apresentam.

Certifico-me de que assumo a responsabilidade por quaisquer materiais e equipamento seguros na minha posse.

Certifico-me de que são mantidos inventários atualizados e completos dos materiais e dos produtos.

Gestão da continuidade das atividades Garantir a continuidade das atividades é crítico e todas as instalações sem exceção devem ter um plano de continuidade das atividades, avaliado e testado anualmente, devendo as equipas de gestão receber formação para a eventualidade de um risco de segurança. É possível obter recomendações sobre esta questão e sobre as normas mínimas obrigatórias junto da equipa de Segurança Corporativa.

Empresa

57Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Vou fazer uma viagem de negócios em breve e foi-me dito que devo consultar a segurança de viagens antes de ir. Porquê? O meu chefe não me iria enviar para um sítio perigoso?

R Não, o seu chefe não o faria com conhecimento, mas há alguns países ou locais onde é recomendado tomar precauções de segurança adicionais e, por vezes, as situações de segurança podem mudar rapidamente. Deve saber como contactar a Segurança Corporativa ou o diretor de segurança do país local e saber o que fazer em caso de emergência. Consulte as Diretrizes de Segurança de Viagem e mantenha-se a par das recomendações e restrições de viagem mais recentes.

P Alguém que você não reconhece está a trabalhar no seu escritório. Não parece estar a usar um passe de visitante.

R Se vir alguém que não está a usar um passe de visitante ou parecer estar agindo de forma suspeita, educadamente pergunte-lhe quem é para estar aqui de visita e se pode ajudar. Se continuar preocupado, leve-o de volta à receção. Se tiver alguma dúvida sobre a sua segurança, não se aproxime da pessoa e entre em contacto com a Segurança do local imediatamente.

Segurança corporativa continuação

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade

Mais ajuda e recursos• Sítio web zona de conhecimento de segurança em myJM• Diretrizes de Segurança de Viagem• Política de Segurança do Grupo • Manual de Segurança do Grupo • Departamento de Risco e Segurança Corporativa

58 Código de ética da Johnson Matthey

Segurança da informação

Todos somos responsáveis por manter em segurança as informações da Johnson Matthey.

As informações da Johnson Matthey são críticas para tudo o que fazemos. Desde os emails que enviamos e as conversas que temos, as informações são um ativo valioso para a empresa, que temos de proteger e gerir com atenção. Caso contrário, se permitirmos que as nossas informações estejam em risco, tal poderá afetar a nossa capacidade para atuar de forma eficaz e segura.

Na Johnson Matthey, guardamos em segurança informações confidenciais que nos pertencem, assim como informações que nos foram divulgadas por terceiros, a fim de proteger os nossos interesses e os dos nossos parceiros de negócios. Não divulgaremos qualquer informação confidencial, a menos que estejamos autorizados a fazê-lo, ou que tal seja exigido por lei e, mesmo nesses casos, apenas de forma controlada.

Informação confidencial As informações confidenciais incluem informações financeiras, estratégias de negócios ou de marketing, previsões, know-how, práticas, sistemas e desempenho, especificações de produtos e preços, capacidade de produção e de expansão, acordos com clientes e com fornecedores (incluindo cláusulas contratuais) e dados pessoais. Em alguns casos, as informações confidenciais podem incluir amostras de materiais ou equipamento protótipo. As informações confidenciais com conteúdo técnico podem por vezes ser referidas como um segredo comercial.

Empresa

59Código de ética da Johnson Matthey

Segurança da informação e utilização da tecnologiaTodos temos de tomar medidas para prevenir o acesso não autorizado às informações pelas quais somos responsáveis ou que nos são confiadas, mantendo em segurança a nossa identificação de utilizador, criando palavras-passe fortes e utilizando os sistemas de forma responsável.

Temos de tentar evitar a introdução acidental de quaisquer vírus, malware ou spyware nos sistemas da JM e utilizar apenas o hardware informático, as aplicações e o software aprovados para utilização pelo Departamento de TI da JM. Devemos sempre ter cuidado ao abrir anexos de emails e ao clicar em hiperligações, considerando se estes fazem sentido de uma perspetiva da empresa e se têm origem numa fonte conhecida.

Criar, aceder e manterTodos devemos ter cuidado ao criar novas informações ou ao transmiti-las. Temos de considerar o público e como podem ser interpretadas - ou mal compreendidas. Se, por exemplo, criarmos informações confidenciais em documentos ou emails, somos responsáveis por determinar se devemos permitir que terceiros saibam que a informação é confidencial.

As informações têm de ser passíveis de utilização: devem ser corretas, bem organizadas e fáceis de aceder quando for necessário, agora e no futuro. Também temos de ter consciência das potenciais regras regulamentares e legais que podem afetar a forma como gerimos, protegemos, retemos e eliminamos todas as nossas informações, incluindo registos empresariais e dados pessoais.

Como é que isto se aplica a mim? Fico desconfiado de qualquer email de alguém que não conheça ou sobre um tema inesperado.

Crio palavras-passe mais compridas e mais fortes e mantenho a confidencialidade destas.

Apenas utilizo meios de TI seguros. Não utilizo o email pessoal nem plataformas como o WhatsApp ou WeChat para partilhar informações confidenciais.

Apenas transmito dados pessoais ou informações confidenciais por telefone, pessoalmente ou de qualquer forma desde que tenha a certeza da pessoa a quem estou a transmiti-las e que essa pessoa tem o direito de lhes aceder.

Apoio e encorajo os meus colegas a seguirem práticas de trabalho seguras, comunicando quaisquer preocupações ao meu chefe, ao diretor de segurança da unidade ou à assistência de TI da JM.

Penso no valor dos dados que crio e aplico os controlos adequados para acesso e manutenção da segurança.

Não mantenho informações confidenciais na minha secretária e guardo o meu computador portátil num sítio fechado sempre que saio do meu espaço de trabalho no final do dia.

Segurança da informação continuação

60 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Vai uma semana de férias. Pode dar as palavras-passe a um colega em quem confia, para que este possa, na sua ausência, verificar se existem emails importantes de clientes e entrar nas aplicações que utiliza?

R Nunca deve dar as suas palavras-passe a nenhum outro elemento da equipa. Se estiver preocupado com a possibilidade de chegada de um email urgente enquanto estiver fora, contacte o cliente antecipadamente, informando-o de quem pode contactar na sua ausência, ou familiarize-se com o Outlook, para criar uma "regra" que encaminhe o email para um colega.

P Recebe um email de um fornecedor relativamente a uma fatura com um pedido para enviar um pagamento com dados bancários diferentes. Não viu nenhuma notificação prévia do fornecedor e não sabe bem o que fazer.

R Pare para pensar. É inesperado, por isso tem razão em ficar desconfiado. Comunique imediatamente esta situação ao seu chefe e ao Diretor de Segurança das instalações ou à assistência de TI da JM.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Inovar e melhorar Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Sítio web zona de conhecimento de segurança em myJM• Sítio web do Departamento de Propriedade Intelectual em myJM• Departamento de Propriedade Intelectual • Departamento Jurídico do Grupo• Política de Segurança da Informação• Política de uso aceitável• Política de classificação da informação• Política de proteção de dados

61Código de ética da Johnson Matthey

Empresa

Propriedade intelectual

Valorizamos e protegemos os nossos investimentos em Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Na Johnson Matthey, investimos fortemente em Investigação e Desenvolvimento (I&D) todos os anos para desenvolver novos produtos, processos e negócios.

A I&D é fundamental para o nosso crescimento e para o sucesso futuro da Johnson Matthey. Os resultados de programas de I&D, como invenções, experiência e dados experimentais, são designados de propriedade intelectual (PI). É importante que a nossa PI seja devidamente gerida e protegida para salvaguardar o investimento da Johnson Matthey em I&D.

A PI pode ser protegida por direitos de propriedade intelectual (DPI), como patentes, que protegem as nossas invenções; marcas comerciais, que protegem a nossa identidade empresarial e as nossas marcas; e os direitos de autor, que protegem as nossas comunicações. Além disso, a lei protege os nossos segredos comerciais e informações confidenciais.

Exigimos que os outros respeitem os DPI da Johnson Matthey e, da mesma forma, comprometemo-nos a respeitar os DPI com registo válido de terceiros, assim como a proteger as informações confidenciais que nos tiverem sido divulgadas por terceiros da mesma forma que protegemos as nossas próprias informações confidenciais.

Como é que isto se aplica a mim? Respeito os direitos de propriedade intelectual de terceiros. Tenho atenção ao usar texto e imagens disponíveis para o público para garantir que não estou a violar os direitos de autor de terceiros.

Alerto o Departamento de Propriedade Intelectual se tiver conhecimento de que criámos PI que deve ser protegida.

62 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Tem trabalhado num projeto de colaboração com um parceiro externo, relacionado com a formulação de catalisadores. O acordo que rege esta colaboração inclui obrigações de confidencialidade. Ao almoço, um dos seus colegas menciona um problema que tem com a formulação de diferentes catalisadores, que, na sua opinião, pode ser resolvido por uma técnica de formulação que aprendeu com o nosso colaborador.

R A técnica de formulação poderá constituir uma informação confidencial do nosso colaborador. As obrigações de confidencialidade do acordo provavelmente significam que não estamos autorizados a divulgar nem a utilizar as informações que utilizamos fora do âmbito da colaboração, mesmo dentro da JM. Por conseguinte, falar com o seu colega sobre a técnica de formulação constituiria provavelmente uma violação do acordo. Contacte o departamento de PI para obter aconselhamento.

P Começou recentemente a trabalhar para a JM. Está a trabalhar num projeto relacionado com algum trabalho que fez no seu emprego anterior e sabe como a sua antiga empresa resolveu o mesmo problema (resultado de meses de esforços de I&D). Pode evitar o trabalho necessário e utilizar a solução da sua empresa anterior?

R Utilizar informações específicas do seu emprego anterior constituiria muito provavelmente uma violação das suas obrigações de confidencialidade perante o seu antigo empregador. Além disso, contar aos outros membros da equipa a solução a que a sua antiga empresa chegou poderá "contaminá-los", significando que a JM não poderia utilizar uma solução à qual poderíamos ter chegado independentemente. Contacte o departamento de PI para falar sobre a natureza das informações e as suas obrigações.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Inovar e melhorar Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Sítio web do Departamento de Propriedade Intelectual em myJM• Departamento de Propriedade Intelectual• Política de Propriedade Intelectual e Política de Informações

Confidenciais para o seu setor/atividade

63Código de ética da Johnson Matthey

Empresa

Relatórios comerciais e financeiros

Garantimos que os livros contabilísticos, registos e relatórios financeiros da Johnson Matthey refletem uma imagem fiel e honesta da nossa empresa.

Os dados financeiros fiáveis são necessários não só para cumprir as nossas políticas, normas de contabilidade externa e todas as leis e regulamentos aplicáveis, mas também para nos permitir tomar decisões comerciais sustentáveis e manter a nossa reputação.

Como é que isto se aplica a mim? Sou honesto e cuidadoso ao submeter pedidos de despesas e, se for caso disso, as folhas horárias, e certifico-me de que são coerentes com as políticas da Johnson Matthey.

Garanto que quaisquer compromissos contratuais que assuma em nome de Johnson Matthey, ou transações que autorize estão em conformidade com o meu nível de autoridade e cumprem as nossas políticas de contratação de terceiros.

Ao efetuar uma compra ou adquirir um serviço em nome da JM, certifico-me de que a JM tem uma boa relação preço/qualidade e realizei um concurso sempre que possível.

Registo todas as transações com precisão no período contabilístico apropriado e apoiadas por provas adequadamente detalhadas e de acordo com as políticas contabilísticas da Johnson Matthey.

Sou objetivo ao escrever os relatórios para garantir que são equilibrados e não apenas para destacar os pontos positivos.

64 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P O final do ano está a aproximar-se e tenho de pagar uma fatura de um fornecedor. Se a pagar antes do final do mês, irei falhar a minha meta de capital circulante. Devo aguardar até ao final do mês para a pagar?

R Devemos pagar as faturas quando estas vencem, independentemente da forma como tal afetar o nosso capital circulante. Devemos ter uma política de pagamento que indique que iremos pagar as faturas no próximo processamento de pagamentos, após o respetivo vencimento (normalmente, 60 dias após a receção da fatura). Por isso, se vencer antes do último processamento de pagamentos do mês, devemos pagá-la nesse momento. Se vencer após o último processamento de pagamentos do mês, a nossa política é pagá-la no próximo processamento de pagamentos, o que será no mês seguinte; desde que tal cumpra os nossos termos e condições, é a medida certa a tomar.

P Recebeu uma fatura que tem de ser paga urgentemente, mas está acima do seu limite de autoridade e o seu chefe está fora do país. O fornecedor está a ameaçar tomar medidas legais se não a pagar imediatamente. Um colega sugere que a pague e que peça ao seu chefe para a assinar depois de ter sido paga.

R Cada fatura deve ser adequadamente autorizada antes de ser paga, por isso não deve seguir o conselho do seu colega. No entanto, esta não é uma situação anormal e, por isso, é provável que exista uma solução aceitável e em conformidade com as políticas da Johnson Matthey. Se a situação for urgente, contacte o seu auditor financeiro local ou o Diretor da Divisão de Finanças, que terá um procedimento para esta situação.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Manual de Controlo do Grupo • Gestor de Finanças ou Controlador Financeiro local• Diretor Financeiro da Divisão• Contabilidade do Grupo

65Código de ética da Johnson Matthey

Empresa

Precisão dos registos

Somos honestos e precisos em todos os nossos registos comerciais e relatórios de todo o tipo, independentemente do destinatário e da finalidade do documento ou registo.

É importante podermos confiar nos nossos registos comerciais e nos relatórios que recebemos ou fornecemos. Sempre que criamos um registo de alguma coisa (por exemplo, os resultados dos testes de qualidade e inspeções de produtos, folhas de horas, participantes de uma sessão de formação ou medidas tomadas para recolher informações), temos de o fazer com precisão e honestidade, para que nós e os intervenientes, incluindo outros funcionários, clientes, fornecedores e agências governamentais possam confiar nele.

Se os registos forem alterados com a intenção de obter ganho financeiro (seja da empresa ou de pessoas particulares) ou outro ganho pessoal, tal poderá constituir fraude, o que poderia revelar-se um crime para a JM e/ou para um funcionário individual.

Como é que isto se aplica a mim? Registo sempre as informações comerciais de forma precisa, verdadeira e atempada, em conformidade com todas as políticas, normas profissionais e legislação local relevantes.

Nunca falsifico nem altero indevidamente os registos, nem permito intencionalmente que seja criada uma impressão errónea.

Apenas destruo ou elimino registos comerciais em conformidade com as políticas de retenção de documentos.

66 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Trabalha no departamento de qualidade e foi informado de que um dos processos de teste não dá os resultados que deveria, não refletindo a realidade, e que os resultados desse teste não cumprem a especificação acordada com o cliente. Foi informado de que há uma forma matemática de determinar um resultado que estaria dentro da especificação acordada e é-lhe solicitado que registe antes esse número. O que deve fazer?

R Isto constituiria falsificação do registo e não deve fazê-lo. Se o processo de teste não dá os resultados em que temos confiança, o processo deve ser alterado e/ou deve ser acordada uma especificação diferente com o cliente. Deve comunicar esta situação ao seu chefe e, caso esteja descontente com o resultado desta conversa, deve denunciar ("Speak Up").

P Foi-lhe solicitado o fornecimento de informações à equipa de TI da JM relativamente a dados processados na sua área de trabalho. Não compreende por que motivo precisam destes dados e está muito ocupado com outras tarefas. Várias semanas depois, apercebe-se de que não respondeu ao pedido e escreve rapidamente uma resposta baseada na sua memória, sem verificar os seus registos.

R Esta não é a forma certa de resolver esta situação. Se não compreende por que motivo as informações são necessárias ou que prioridade deve atribuir a essa tarefa, deve procurar esclarecimentos junto da equipa de TI da JM e/ou do seu chefe. A equipa de TI da JM poderá necessitar das informações por um motivo importante (incluindo para um organismo regulador) e poderá estar dependente das informações que forneceu. Se não tiver reservado tempo para responder de forma correta, a equipa de TI da JM poderá inadvertidamente basear as decisões em informações incorretas ou incompletas.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Departamento Jurídico• Departamento de Ética e Conformidade do Grupo

67Código de ética da Johnson Matthey

Empresa

Comunicação externa

Atuamos de forma responsável e consideramos as consequências das nossas ações quando comunicamos informações sobre a nossa empresa.

As comunicações externas devem ser eficazes, equilibradas, claras e consistentes. O diálogo com as nossas partes interessadas externas, devem ser transparentes, simples e não falsas ou enganadoras.

Quando a Johnson Matthey tem que fornecer informações que refletem oficialmente a própria empresa (como resultados financeiros, de gestão de crises ou desenvolvimentos de negócios), apenas as pessoas que estão especificamente autorizadas a falar em nome da empresa devem fazê-lo. Além disso, todas estas comunicações devem ser pré-aprovadas pelo representante apropriado.

Também temos atenção ao oferecer patrocínios ou endossos. Fazer escolhas más poderia prejudicar a nossa reputação se uma organização ou produto não for consistente com a visão, estratégia e valores da JM. Consulte sempre as orientações da Política de Investimento na Comunidade.

68 Código de ética da Johnson Matthey

Se lhe for solicitado um endosso dos produtos ou serviços de terceiros, deve pensar cuidadosamente. Em primeiro lugar, ao fazê-lo está a dizer que a JM está satisfeita com esse produto ou serviço e que o recomenda a terceiros. Em segundo lugar, se concordarmos com um endosso, temos de garantir que a redação utilizada pelo terceiro não induz em erro. Em particular, a redação do endosso não pode ser abrangente, por exemplo: caso tenha sido realizado um trabalho com a Clitheroe UK da Johnson Matthey, tal deve ser claro e não deve ser dada a impressão de que trabalhou para todo o Grupo. Em caso de dúvida, não concorde com o endosso. Se tiver alguma dúvida, contacte o Departamento de Comunicações Corporativas do Grupo.

Como é que isto se aplica a mim? Comunico as informações ao público externo em nome de Johnson Matthey apenas quando especificamente autorizado a fazê-lo.

Encaminho quaisquer pedidos de informação que não esteja autorizado a fornecer ou que me sinta desconfortável a discutir externamente para o meu chefe, para o Departamento de Comunicações Corporativas do Grupo ou para outros que possam responder.

Obtenho a aprovação do Departamento de Comunicações Corporativas ou de outras pessoas autorizadas a prestar a aprovação antes de libertar declarações sobre a Johnson Matthey à imprensa local, nacional, global ou comercial.

Se for designado para falar com a imprensa em nome da Johnson Matthey, participarei primeiro em formação sobre comunicações com a imprensa.

Empresa

69Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Está numa conferência e um jornalista aproxima-se de si a perguntar sobre a mais recente aquisição da Johnson Matthey. Sabe alguma coisa sobre esse assunto e acha que pode ajudar a responder às perguntas do jornalista.

R A menos que esteja especificamente autorizado a falar com a imprensa sobre este assunto, educadamente decline comentar e direcione a consulta para o porta-voz local ou para o Departamento de Comunicações Corporativas do Grupo.

P Um cliente com quem trabalha com regularidade pede atualizações informais sobre os próximos resultados financeiros da Johnson Matthey. Ouviu dizer que o desempenho comercial está bem encaminhado e presume que os resultados são bons.

R Explique educadamente que não pode comentar os resultados financeiros até que a Johnson Matthey tenha anunciado os resultados formalmente.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Inovar e melhorar Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Sítio web das Relações de Investidores do Grupo e das

Comunicações Corporativas em myJM• Departamento de Comunicações Corporativas do Grupo • Porta-voz local

Comunicação externa continuação

70 Código de ética da Johnson Matthey

Meios de comunicação social

Somos responsáveis por tudo o que publicamos em todas as formas de comunicação social.

As redes sociais são um facto da vida, e são utilizadas para tudo, desde manter o contacto com amigos e colegas a criar novas relações ou saber as notícias mais recentes. Quer utilize o Twitter, LinkedIn, Facebook, Snapchat ou qualquer outra plataforma, espera-se que utilize as redes sociais de forma responsável. O que diz nas redes sociais pode ser público durante muitos anos, podendo afetar profundamente a sua própria reputação e a da JM.

Enquanto empresa inovadora de ciência e tecnologia, fazemos naturalmente parte da conversa mais geral dentro do nosso setor de atividade, e as redes sociais são um dos locais onde temos essas conversas com os nossos parceiros. Encorajamo-lo sempre a envolver-se nesse debate, mas tendo em consideração que o que publica é da sua responsabilidade. Nunca deve partilhar informações confidenciais, dizer nada que coloque a nossa reputação em risco ou falar em nome da Johnson Matthey como um todo.

A linha entre o pessoal e o profissional poderá estar esbatida nas redes sociais; lembre-se de que aquilo que publica, gosta ou faz retweet, etc. em qualquer dessas vertentes pode ser arriscado, e ambos os usos estão previstos na nossa política de redes sociais. Se acredita que viu alguma coisa que viola as regras desta política, é da sua responsabilidade transmitir esta informação às pessoas competentes na JM.

Como é que isto se aplica a mim? Sou responsável por tudo o que publicar em todas as formas de comunicação social.

Uso o discernimento e o bom senso ao comunicar externamente. Tenho em mente que o que publico pode permanecer público por muitos anos.

Protejo a privacidade de terceiros e as informações confidenciais da Johnson Matthey.

Nunca falo em nome da Johnson Matthey nas redes sociais. Compreendo que é da responsabilidade de cada um de nós proteger a reputação da Johnson Matthey.

Empresa

71Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P A sua empresa está a ser reestruturada e não está satisfeito com as mudanças. Você quer partilhar como se está a sentir com seus amigos através da sua conta pessoal do Facebook.

R Se optar por partilhar as suas opiniões através do Facebook, pense bem antes de escrever. Nada no Código se destina a interferir, restringir ou impedir a comunicação dos colaboradores sobre as suas circunstâncias de emprego. No entanto, deve ser atencioso para com os outros ao fazê-lo, tendo em mente as informações descritas na nossa política de redes sociais. O melhor seria comunicar as suas preocupações diretamente ao seu chefe ou aos RH. Não se esqueça de que a nossa política se aplica a uma utilização pessoal e profissional das redes sociais.

P Vê um comentário publicado nas redes sociais sobre uma área de tecnologia relevante para a Johnson Matthey. Você acha que tem algo de útil a dizer.

R Encorajamo-lo sempre a contribuir e a ajudar a construir a sua imagem própria e a da JM. No entanto, não se esqueça de que apenas pode mencionar informações publicamente disponíveis. É apropriado falar sobre trabalho e ter diálogos dentro de uma comunidade profissional, mas deve ter atenção para não revelar informações confidenciais nem propriedade intelectual, sendo especialmente importante clarificar que está a expressar a sua própria opinião e não a de toda a JM.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Site de Comunicações Corporativas myJM• Política de Redes Sociais

Meios de comunicação social continuação

72 Código de ética da Johnson Matthey

Informação privilegiada

Compreendemos sempre as nossas responsabilidades relativamente a informação privilegiada.

A informação privilegiada é uma forma de informação confidencial de uma natureza precisa e que ainda não está disponível para o público, mas que, caso estivesse, teria provavelmente um efeito significativo sobre o preço das ações da Johnson Matthey.

Não se espera que os funcionários concluam definitivamente se determinada informação é ou não uma informação privilegiada, mas em caso de dúvida, encaminhe a questão para um membro do Comité de Divulgação (ou seja, o Diretor Executivo, o Diretor Financeiro e o Secretário da Empresa). As informações privilegiadas podem incluir, por exemplo, informações relativas aos resultados financeiros e/ou comerciais, previsões de lucros, transações como aquisições e alienações, ou quaisquer outros novos grandes desenvolvimentos nas atividades da Johnson Matthey.

A Política de Informação Privilegiada da Johnson Matthey estabelece procedimentos obrigatórios para garantir que os funcionários e outro pessoal conseguem:

identificar potencial informação privilegiada; encaminhar a questão assim que possível através dos canais internos adequados; e

proteger e controlar informação privilegiada.Se estiver na posse de informação que poderia ou tem potencial para se tornar informação privilegiada, deve notificar imediatamente um membro do Comité de Divulgação da Johnson Matthey. Este comité é responsável por identificar e monitorizar a existência de informação privilegiada e aprovar a respetiva divulgação ao mercado.

Não pode transacionar ações (ou outros instrumentos financeiros) da Johnson Matthey quando na posse de informação privilegiada e não deve divulgar essa informação nem encorajar terceiros a fazê-lo.

Empresa

73Código de ética da Johnson Matthey

Informação privilegiada continuação

As transações com base em informações privilegiadas é crime em muitos países onde operamos.

Os funcionários com acesso a informação privilegiada devem certificar-se de que esta é devidamente guardada, protegida e gerida, para que seja mantida a confidencialidade e não ocorra qualquer acesso não autorizado à informação privilegiada.

Temos listas de confidencialidade de pessoas com acesso a informações confidenciais que não constituam informação privilegiada, mas tenham o potencial de se tornar informação privilegiada no futuro. Se o seu nome estiver incluído numa Lista de Confidencialidade, poderá também ter restrições à comercialização de ações da JM, incluindo a necessidade de obter autorização prévia. Será notificado caso o seu nome seja incluído numa Lista de Confidencialidade e das restrições de comercialização de ações impostas em resultado.

Como é que isto se aplica a mim? Não negoceio em ações da Johnson Matthey enquanto na posse de informações privilegiadas.

Não comercializo ações da Johnson Matthey sempre que estiver na posse de informações com potencial para se tornarem informação privilegiada nem sem obter autorização prévia caso me tenham sido impostas restrições de comercialização de ações.

Não incentivo, não peço nem instruo qualquer terceiro a negociar em ações da Johnson Matthey enquanto estou na posse de informações privilegiadas.

Sigo o Código de Negociação de Ações da Johnson Matthey e quaisquer outras restrições de negociação de ações se tiver sido notificado de que se aplicam a mim.

Não me envolvo em abuso de mercado ou manipulação por espalhar informações falsas sobre a Johnson Matthey.

74 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Está a trabalhar numa aquisição que sabe poder ter um efeito sobre o preço das ações da Johnson Matthey uma vez anunciada, e como tal, foi notificado de que as restrições de negociação se aplicam ao seu caso. O seu pai perguntou-lhe se deve investir em algumas ações da Johnson Matthey num futuro próximo.

R Não pode ajudar alguém a tomar uma decisão sobre a possibilidade de investir em ações da Johnson Matthey, com base em informações privilegiadas que possa ter. O seu pai deve tomar a sua própria decisão ou procurar aconselhamento independente sobre se deve ou não prosseguir.

P No âmbito das suas funções, tem acesso a informações confidenciais que não estão publicamente disponíveis, embora não tenha a certeza se essas informações teriam um impacto sobre o preço das ações da Johnson Matthey se fosse publicamente conhecida. Está prestes a ir de férias e gostaria de vender parte das suas ações da Johnson Matthey para as pagar.

R Deve procurar o conselho do Secretariado da Empresa ou do Departamento Jurídico do Grupo quanto à possibilidade ou não de as informações confidenciais a que tem acesso poderem ser consideradas como informações privilegiadas. Se forem informações privilegiadas, infelizmente, não poderia vender as suas ações nesse momento.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Agir com integridade Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Secretariado da empresa• Departamento Jurídico do Grupo

75Código de ética da Johnson Matthey

Empresa

PlanetaComprometo-me a apoiar a ambição da Johnson Matthey para construir uma empresa sustentável

76 Código de ética da Johnson Matthey

Integridade da nossa cadeia de fornecimento 78Ambiente 81Gestão do produto 83Investimento na comunidade 85

77Código de ética da Johnson Matthey

Planeta

Integridade da nossa cadeia de fornecimento

Esperamos uma abordagem ética e sustentável à empresa por parte dos nossos fornecedores.

O nosso objetivo é garantir que as nossas matérias-primas e serviços que compramos têm uma origem responsável.

O nosso Código de Conduta do Fornecedor estabelece as nossas expectativas quanto a fornecedores, relativamente a direitos humanos, práticas laborais, saúde e segurança, proteção do ambiente e ética empresarial. Em particular, esperamos que todos os nossos fornecedores apoiem os princípios definidos no âmbito das Convenções Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho, o Pacto Global das Nações Unidas (ONU) e os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos. Encorajamos todos os nossos fornecedores a obterem a certificação ISO14001 para Gestão Ambiental, sempre que tal seja adequado para as respetivas atividades comerciais.

Estamos empenhados em resolver o problema global da escravidão moderna e tráfico humano através da avaliação das nossas cadeias de fornecimento com maior risco quanto a indicadores destes problemas. Realizamos uma divulgação pública anual sobre o nosso progresso nesta área em conformidade com os requisitos legais aplicáveis.

78 Código de ética da Johnson Matthey

Estamos empenhados em:

Implementar progressivamente o Código de Conduta do Fornecedor a fornecedores novos e existentes.

Rever o cumprimento do Código de Conduta do Fornecedor por parte dos fornecedores existentes e trabalhar com estes para os ajudar a melhorar as respetivas práticas comerciais, nos casos em que não consigam alcançar os requisitos.

Comunicar com transparência a todos os nossos intervenientes sobre o nosso progresso para cumprir o Código de Conduta do Fornecedor em toda a nossa cadeia de fornecimento.

Responder prontamente aos pedidos de informação por parte dos clientes, quanto a práticas comerciais sustentáveis através das nossas cadeias de fornecimento para o produto que compram.

Contribuir para a erradicação da escravidão moderna e do tráfico humano em todo o mundo.

Como é que isto se aplica a mim? Sou responsável por garantir que as pessoas com quem trabalho na cadeia de fornecimento têm conhecimento do nosso Código de Conduta do Fornecedor e como este se aplica ao seu caso.

Sou responsável por comunicar preocupações relativamente a escravidão moderna e outros abusos relacionados com o trabalho em qualquer parte das atividades da Johnson Matthey ou das nossas cadeias de valor.

Sou responsável por responder positivamente aos pedidos de informação por parte dos clientes quanto à origem das matérias-primas que compõem os produtos da JM, procurando aconselhamento, se necessário.

Planeta

79Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Está prestes a começar a trabalhar com um novo fornecedor, mas leu um artigo no jornal segundo o qual os funcionários de limpeza contratados pelo fornecedor não estão a receber o salário mínimo e não têm liberdade para sair da empresa.

R A Johnson Matthey está empenhada em garantir que os seus fornecedores não utilizam trabalho escravo nem involuntário. Deve denunciar ao seu superior ou contactar o Departamento Jurídico do Grupo ou o Departamento de Ética e Conformidade do Grupo, que irá analisar a questão.

P Um cliente contacta-o e pede clarificação quanto à utilização por parte da Johnson Matthey de minerais de conflito. O que faz?

R A Johnson Matthey está empenhada em ser tão transparente com os clientes como esperamos que os nossos fornecedores sejam connosco e estaremos sempre disponíveis para responder abertamente a um pedido deste género. O termo "minerais de conflito" tem uma definição muito específica na lei internacional. Contacte o líder de sustentabilidade do seu setor ou o Departamento de Sustentabilidade do Grupo para saber como deve responder ao pedido do cliente de forma adequada.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade Trabalhar em conjunto Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Sítio web da sustentabilidade em myJM• Site de conformidade do Departamento de Ética e Conformidade

myJM• Declaração sobre Escravidão Moderna da JM • Código de Conduta do Fornecedor do Grupo • Política de Contratação Ética e Sustentável do Grupo • Departamento de Sustentabilidade• Departamento de Recursos Humanos do Grupo e local• Departamento de Ética e Conformidade do Grupo• Departamento Jurídico do Grupo

Integridade da nossa cadeia de fornecimentocontinuação

80 Código de ética da Johnson Matthey

Ambiente Reconhecemos as nossas obrigações enquanto empresa global para proteger os nossos colaboradores e o planeta.

Temos o dever de proteger os recursos limitados que sustentam as nossas empresas e para operar de uma forma que vai preservar estes recursos, na medida mais prática. No mínimo, iremos operar de acordo com as leis ambientais nacionais, regionais e locais e regulamentos aplicáveis. Sempre que for possível, iremos aplicar um padrão mais elevado para reduzir o nosso impacto ambiental.

Nas nossas empresas, identificamos e gerimos produtos químicos perigosos, águas e resíduos corretamente. Procuramos minimizar as emissões de resíduos sólidos e líquidos, e de ar, tanto quanto possível, assegurando que não excedemos os limites que temos de cumprir nos termos de licenças ou da legislação.

Como é que isto se aplica a mim? Minimizo os resíduos e reciclo e reutilizo os materiais sempre que possível e só viajo quando necessário.

Cumpro os padrões das minhas instalações de proteção do ambiente e de utilização de recursos.

Opero os equipamentos de forma correta, mantenho a infraestrutura e apenas uso sensores e outros dispositivos de proteção devidamente calibrados e mantidos.

Avalio todas as alterações (ou potenciais mudanças) nas fábricas e processos à luz do impacto ambiental, de saúde e segurança e da legislação.

81Código de ética da Johnson Matthey

Planeta

O que faria?

P Pouco antes de abrir umas novas instalações, é avisado de que precisa primeiro de obter uma autorização de emissões para a atmosfera. A obtenção da licença irá atrasar a abertura das instalações.

R As nossas instalações devem, no mínimo, estar em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Por conseguinte, as atividades apenas podem ter início depois de ter todas as licenças regulamentares. Tem de denunciar ("Speak Up") imediatamente para garantir que a direção sénior tem conhecimento da necessidade de obter mais uma licença.

P Durante uma inspeção de rotina, observa que um tanque de material perigoso está a começar a falhar.

R Estamos comprometidos com a gestão dos nossos materiais perigosos de maneira responsável que inclui o armazenamento seguro para evitar libertações. Deve denunciar ("Speak Up") a sua observação imediatamente para que o tanque seja reparado ou substituído, para proteger as pessoas e o ambiente.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade Inovar e melhorar

Mais ajuda e recursos• Site myJM de ASST e de sustentabilidade • Diretor do Departamento de ASST do Grupo/chefe• Diretores de ASST das Instalações e do Setor• Departamento de Sustentabilidade

Ambientecontinuação

82 Código de ética da Johnson Matthey

Gestão do produto

Compreendemos que a nossa responsabilidade se aplica a todo o ciclo de vida do produto.

O nosso objetivo é proteger os nossos colaboradores, os utilizadores dos nossos produtos e do ambiente, através da utilização dos produtos e processos químicos mais seguros, capazes de oferecer o desempenho de tecnologia pretendido. O nosso compromisso com a boa gestão de produtos é um elemento-chave das nossas metas de sustentabilidade.

No âmbito deste compromisso, reconhecemos que todos os produtos químicos que utilizamos e produzimos têm de ser geridos de forma responsável. É frequente os produtos que fornecemos aos nossos clientes serem uma parte importante do produto final fornecido ao utilizador. Os padrões que definimos para nós próprios são elevados: os nossos clientes querem ver evidências de que compreendemos quaisquer riscos inerentes aos nossos produtos e que, ao compreender os seus usos, podemos ajudá-los a gerir os riscos consequentes.

Isto significa que: Identificamos e compreendemos os perigos para a saúde humana e para o ambiente associados aos produtos químicos nos nossos locais.

Comunicamos informações claras sobre os riscos associados aos produtos químicos nas nossas instalações.

Adotamos uma abordagem de ciclo de vida dos nossos produtos, avaliando a sua saúde, segurança e impactos ambientais em cada fase: investigação, desenvolvimento, comercialização e descontinuação.

Procuramos oportunidades para substituir os produtos químicos perigosos por alternativas mais seguras equivalentes ou superiores.

Garantimos a conformidade com toda a legislação de controlo de produtos químicos aplicáveis às nossas operações, compras, manuseio de materiais e suprimentos.

Como é que isto se aplica a mim? Não compro, fabrico nem forneço produtos químicos sem antes confirmar que foram realizadas as avaliações de segurança e revisões regulamentares apropriadas.

Certifico-me de que tenho conhecimento dos riscos associados aos produtos químicos manuseados nas minhas áreas de trabalho e que sigo as recomendações de segurança para me proteger a mim próprio e aos meus colegas.

Estou atento a situações de utilização/manipulação não segura, real ou potencial de produtos químicos e comunico as minhas preocupações.

Planeta

83Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Foi identificado um fornecedor alternativo mais barato de uma matéria-prima importante. O processo de qualificação de fornecedor levanta incertezas sobre o cumprimento desse fornecedor com os requisitos de registo químico no seu país de operação. A JM não é obrigada a cumprir estes requisitos.

R Estamos empenhados em agir com integridade, o que inclui obrigar os intervenientes na nossa cadeia de fornecimento a cumprirem as respetivas obrigações de cumprimento dos regulamentos. Os nossos clientes também o exigem. Debata os requisitos legais com o fornecedor. Se, de facto, forem aplicáveis e o fornecedor não os puder cumprir, devemos encontrar um fornecedor alternativo. Não podemos negociar com fornecedores que não cumprem a lei.

P Está a ser introduzido um novo processo de produção nas suas instalações, utilizando uma matéria-prima em cujo manuseamento não tem experiência. A ficha de dados de segurança do fornecedor contém apenas informações limitadas sobre os riscos e como a manusear em segurança. A empresa está sob pressão para iniciar a produção para cumprir compromissos de entrega.

R Denuncie ("Speak Up"). Chame a atenção da pessoa responsável pela saúde e segurança das instalações, que deverá garantir que estão disponíveis as informações de segurança adequadas para garantir que ao manusearmos a matéria-prima, não colocamos em risco os nossos colaboradores nem o ambiente. Sempre que faltam informações, a JM deve ter uma abordagem de cautela até serem compreendidos adequadamente todos os riscos.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade Inovar e melhorar Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Sítio web de gestão do produto em myJM • Modelo de Gestão de ASST do Grupo (contém as políticas e

recomendações relevantes de Gestão do Produto e Gestão de Exposição a Produtos Químicos)

• Diretor de Departamento de gestão do produto• Equipa de Questões Regulamentares e Gestão do Produto da

Unidade e do Setor

Gestão do produtocontinuação

84 Código de ética da Johnson Matthey

Investimento na comunidade

Acreditamos que investir nas nossas comunidades é uma parte fundamental do nosso compromisso social com os locais onde operamos.

Podemos ter um contributo importante para o desenvolvimento social e económico das comunidades locais enquanto empregador e também através da colaboração e do investimento nestas, financeiramente e com o nosso tempo. Temos também como objetivo apoiar o crescimento futuro da nossa empresa através da promoção da educação científica como carreira para os jovens. Para atingir estes objetivos, a Johnson Matthey incentiva todas as suas operações a realizar um programa de investimento na comunidade. Também encoraja e apoia todos os colaboradores a oferecerem o seu tempo para apoiar as comunidades locais e angariar fundos para boas causas.

85Código de ética da Johnson Matthey

Planeta

A nossa Política de Investimento na Comunidade estabelece os tipos de atividades e beneficiários que apoiamos e os critérios que devem ser seguidos a fim que os nossos esforços e contribuições de caridade não entrem em conflito com as políticas mais amplas da Johnson Matthey nem prejudiquem a nossa reputação.

A JM oferece a toda a equipa dois dias de licença paga por ano para voluntariado; os detalhes encontram-se na nossa Política de Voluntariado dos Funcionários. Podem ser utilizados para contribuir para a meta comercial sustentável da JM de alcançar 50.000 dias de voluntariado cumulativos até 2025.

Além disso, a JM oferece um montante igual ao angariado pelos colaboradores, até ao total de 1000 libras (ou o equivalente local) por pessoa e por ano.

Como é que isto se aplica a mim? Sei que posso participar no programa de investimento na comunidade das minhas instalações e que posso ser voluntário na comunidade local ou numa organização de solidariedade, ou participar em atividades de angariação de fundos para uma instituição de solidariedade.

Certifico-me de que sigo a Política do Grupo de Investimento na Comunidade e a Política de Voluntariado de Funcionários antes de me comprometer com qualquer investimento na comunidade, incluindo donativos de caridade.

Não envolvo a Johnson Matthey em atividades cívicas ou políticas em que participe a título pessoal.

Investimento na comunidadecontinuação

86 Código de ética da Johnson Matthey

O que faria?

P Uma organização de solidariedade na qual está envolvido fez uma parceria com uma organização de educação científica e está a planear uma feira de ciências numa escola local. Gostaria de ser voluntário, mas a feira de ciências é num dia de trabalho.

R Fale com seu chefe explicando o contexto da atividade e o seu desejo de participar, e efetue o seu pedido online através de myJM para solicitar a sua aprovação para participar. Em alternativa, peça ao seu superior ou ao representante de RH para responderem ao pedido online em seu nome.

P As instalações onde trabalha foram adquiridas recentemente pela Johnson Matthey e não têm um programa de investimento na comunidade. Está interessado em ajudar a Johnson Matthey a ter um impacto na sua comunidade.

R Fale com seu chefe e com o Departamento de Comunicações Corporativas do Grupo sobre como iniciar um programa. Dependendo do nível de envolvimento que pretende ter, pode querer ser considerado para nomeação como "Patrono da Comunidade" para atuar como o principal ponto de contacto para o investimento na comunidade nas instalações onde trabalha.

Os valores fundamentais da Johnson Matthey relevantes para esta secção:

Proteger os nossos colaboradores e o planeta Agir com integridade Inovar e melhorar Assumir a responsabilidade pelo que fazemos

Mais ajuda e recursos• Política de Investimento na Comunidade do Grupo• Política de Voluntariado de Investimento na Comunidade da

Johnson Matthey América do Norte• Política de Voluntariado dos Funcionários• Patrono da Comunidade da Unidade de Negócios• Departamento de Comunicações Corporativas do Grupo

87Código de ética da Johnson Matthey

Planeta

Tema do código e guia de políticas

Secções do Código Tema Políticas e recursos

Colaboradores

Comprometo-me a trabalhar com segurança e respeitando os direitos de terceiros

Saúde e segurança • Política de ASST do Grupo • Políticas do Grupo para Salvar Vidas

Um ambiente de trabalho positivo

• Política de RH para Trabalho em Conjunto • Política de RH do Grupo para Igualdade de Oportunidades

Proteção de dados • Política de Proteção de Dados• Aviso de Privacidade de Dados • Política de Segurança da Informação

Direitos humanos • Política de RH para Trabalho em Conjunto • Política de RH do Grupo para Igualdade de Oportunidades • Declaração sobre Escravidão Moderna da Johnson Matthey Plc • Código de Conduta para Fornecedores da Johnson Matthey

Conflitos de interesse • Política de Conflitos de Interesse• Regras de Presentes e Hospitalidade Locais• Política de Aquisição do Grupo

Mercado

Comprometo-me a fazer negócios de forma responsável, de forma justa e legalmente

Terceiros • Política Global de Anti-suborno e Corrupção • Procedimento e Política Global de Transações de Elevado Risco • Política de Crime Financeiro e Antibranqueamento de Capitais do

Grupo • Política do Grupo de Controlos Comerciais e de Exportação• Todos os procedimentos relevantes de devidas diligências• Código de Conduta para Fornecedores da Johnson Matthey

Suborno e corrupção • Política Global de Anti-suborno e Corrupção • Procedimento e Política Global de Transações de Elevado Risco • Processo de Análise do Risco de Intermediários Terceiros

Presentes e hospitalidade

• Política Global de Anti-suborno e Corrupção• Regras de Presentes e Hospitalidade Locais

Concorrência leal • Política Global da Lei da Concorrência e Recomendações• Diretrizes da Lei da Concorrência da JM para a sua empresa

Crime financeiro • Política de Crime Financeiro e Anti-branqueamento de Capitais do Grupo

Controlos comerciais e exportação

• Política do Grupo de Controlos Comerciais e de Exportação• Manuais de conformidade de importação e exportação da Johnson

Matthey América do Norte• Política do Grupo de transporte em mão

88 Código de ética da Johnson Matthey

Secções do Código Tema Políticas e recursos

Empresa

Comprometo-me a proteger a marca, os ativos e a reputação da Johnson Matthey

Segurança corporativa • Política de Segurança do Grupo • Política de Proteção de Dados• Política de Segurança da Informação

Segurança da informação

• Política de Uso Aceitável• Política de Segurança da Informação• �Política�de�Classificação�da�Informação• Política de Proteção de Dados

Propriedade intelectual • Processo de aprovação das publicações• Instruções de envio do Formulário de Divulgação de Invenção• �Políticas�de�Informação�Confidencial�e�de�Proteção�da�PI�do�Setor/

Empresa

Relatórios comerciais e financeiros

• Manual de Controlo do Grupo • Declaração de Autoridades do Grupo• Políticas Locais de Viagens e Despesas do Grupo

Precisão dos registos • Contacte o Departamento de Ética e Conformidade

Comunicação externa • Política de Comunicações Externas

Redes sociais • Diretrizes sobre as Redes Sociais

Informação privilegiada • Política de Informação Privilegiada• Código de Transação de Ações da Johnson Matthey

Planeta

Comprometo-me a apoiar a ambição da Johnson Matthey para construir uma empresa sustentável

Integridade da nossa cadeia de fornecimento

• Declaração sobre Escravidão Moderna da Johnson Matthey Plc • Código de Conduta para Fornecedores da Johnson Matthey• �Resposta�da�Johnson�Matthey�a�Minerais�de�Conflito

Ambiente • Política de ASST do Grupo• Políticas do Grupo para Salvar Vidas• Política de Gestão de Energia P52• Política de Sustentabilidade do Grupo• Metas de Sustentabilidade da Empresa para 2025

Gestão do produto • Política de Gestão do Produto• Política de Sustentabilidade do Grupo• Metas de Sustentabilidade da Empresa para 2025 • Política de Gestão do Produto - Introdução de Novos Produtos (INP)• Política de Gestão de Substâncias Restritas (GSR)• Código de Conduta para Fornecedores da Johnson Matthey• Política de Aquisição do Grupo• Processo de Análise do Risco de Intermediários Terceiros

Investimento na comunidade

• Política de Investimento na Comunidade • Política de Voluntariado de Investimento na Comunidade da Johnson

Matthey na América do Norte• Política de Sustentabilidade do Grupo • Metas de Sustentabilidade da Empresa para 2025

É possível aceder a todas as políticas através do site de Ética e Conformidade do Grupo em myJM.

JM Code 2018