fotos edu guimarães resistência e luta na...

4
Terça-feira 21 DE FEVEREIRO DE 2017 Edição nº 4026 WWW.SMABC.ORG.BR FOTOS: EDU GUIMARÃES PÁGINA 2 PÁGINA 2 PÁGINA 4 Confira mais candidatos da eleição 2017 Novo presidente da Toyota debate futuro com Metalúrgicos do ABC Dicas do Dieese traz detalhes sobre o Grupo SEB, ao qual pertence a Panex PÁGINA 3 NENHUM DIREITO A MENOS Companheiros estão mobilizados contra o fechamento da fábrica. Negociações do Sindicato com a empresa iniciaram ontem. Ao lado, Wagnão em plenária com os trabalhadores, na Sede. DIVULGAÇÃO T EMPOS SOMBRIOS O escritor Raduan Nassar ganhou o Prêmio Camões de Literatura e no discurso denun- ciou a violência do governo Temer contra a oposição democrática, os trabalhadores, as aposentadorias, entre outros. “O golpe está consumado. Não há como ficar calado”. RESISTÊNCIA E LUTA NA PANEX

Upload: lydiep

Post on 10-Feb-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: fotos edu guimarães resisTência e luTa na Panexfem.org.br/files/pdf/83264d4a-8a4b-4acc-b8f1-6e4484ad9eea_tm4026... · resisTência e luTa na Panex. fotos ... Hoje – 20h30 São

Terça-feira21 de fevereiro de 2017

edição nº 4026

www.smabc.org.br

fotos: edu guimarães

Página 2Página 2

Página 4

Confira mais candidatos da eleição 2017

Novo presidente da Toyota debate futuro com Metalúrgicos do ABC

Dicas do Dieese traz detalhes sobreo Grupo SEB, ao qual pertence a Panex

Página 3

nenhum direiTo a menos

Companheiros estão mobilizados contra o fechamento da fábrica. Negociações do Sindicato com a empresa iniciaram ontem. Ao lado, Wagnão em plenária com os trabalhadores, na Sede.

divu

lgaç

ão

Tempos sombrios

O escritor Raduan Nassar ganhou o Prêmio Camões de Literatura e no discurso denun-ciou a violência do governo Temer contra a oposição democrática, os trabalhadores, as aposentadorias, entre outros. “O golpe está consumado. Não há como ficar calado”.

resisTência e luTa na Panex

Page 2: fotos edu guimarães resisTência e luTa na Panexfem.org.br/files/pdf/83264d4a-8a4b-4acc-b8f1-6e4484ad9eea_tm4026... · resisTência e luTa na Panex. fotos ... Hoje – 20h30 São

fotos: divulgação

Notas e recados

Governo Tucano – 1 O Tribunal de Contas do Es-tado de São Paulo encontrou novas irregularidades nos con-tratos do Instituto Butantã com a Secretaria de Saúde.

Governo Tucano – 2Diante das denúncias, os traba-lhadores têm medo de perder o emprego e que a instituição seja sucateada e privatizada pelo governo de Geraldo Alckmin.

FuncionamenTo

Para tirar dúvidas sobre o FGTS, a Caixa Econômica Federal funcionará por quatro sábados: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

mulTa ambienTal

Um apresentador da Rede Glo-bo foi condenado pela Justiça a pagar R$ 40 mil por fazer uma “praia particular” com a faixa costeira ao longo de sua mansão.

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

sindicaTo reforça Pedido de Produçãode veículo ao novo PresidenTe da ToyoTa

edu guimarães

Os Metalúrgicos do ABC receberam na quinta-feira, dia 16, o novo presidente da Toyo-ta do Brasil, Rafael Chang, que se apresentou e discutiu a planta de São Bernardo com o presidente do Sindicato, Rafa-el Marques, o secretário-geral, Wagner Santana, o Wagnão, e o diretor executivo, Alexandre Colombo.

“Ressaltamos a importân-cia da manutenção do rela-cionamento entre o Sindicato e a empresa e a continuidade do trabalho integrado e de cooperação realizado na plan-ta”, contou Rafael. “Também reafirmamos o nosso empe-nho para que a fábrica de São Bernardo prossiga produtiva, competitiva e atraindo inves-timentos”, continuou.

Ele reforçou que uma das bandeiras do Sindicato é que a unidade de São Bernardo da montadora volte a produzir carros, como fazia até 2001 com o Bandeirante. “Deseja-mos sucesso ao presidente da

A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições esta-tutárias e em atenção ao dis-posto na alínea “n”, do artigo 99 do Estatuto Social, publica a antecipação da coleta de votos referente ao primeiro escrutínio do primeiro turno na empresa Cosma do Brasil Produtos e Serviços Automo-tivos Ltda. para o dia 22 de fevereiro de 2017.

Adi dos Santos LimaPresidente da Comissão Eleitoral

O Dieese e as Centrais Sindicais promovem a 13° Jornada Nacional de Debates, com o tema “Reforma da Previdência”. Quem deseja participar deve se inscrever até amanhã, o link está disponível no site do Dieese.

O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 23, às 9h30, no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Rua Tamandaré, 348, Liberdade, São Paulo. O encontro também será transmitido no site e na página do Facebook do Sindicato e da TVT.

Os companheiros na Usimatic, em São Bernardo, elegem na quarta-feira, dia 22, seus repre-sentantes da Cipa. Vote em Vanderlei Clemente Santana. Ele é apoiado pelo Sindicato, compro-metido e bem preparado para defender as condições de saúde e segurança dos trabalhadores.

Toyota e que ele possa avançar para trazer a produção de um novo carro aqui na cidade”, afirmou.

Rafael lembrou ainda o acordo de Declaração Con-junta de Proteção ao Emprego

e Crescimento Sustentável da Empresa aprovado em março de 2015.

“Vamos seguir mantendo a mesma linha de trabalho e comunicação. A Toyota pensa muito em longo prazo e na

sustentabilidade”, disse Chang. Acompanharam o encon-

tro o vice-presidente cor-porativo da Toyota, Percival Maiante, e o diretor de Re-cursos Humanos, Roberto Yanagisawa.

HOJE, ÀS 20h30

canal 8.1 hd

Agenda

Na perversidade do sistema capitalista o que importa é o dinheiro, o lucro, ob-jetivo que justifica quaisquer meios. Isso explica, mais uma vez, que na semana pas-sada quase 300 trabalhadores na fábrica da Panex, em São Bernardo, tivessem sido notificados do fechamento dessa unidade sem qualquer aviso prévio.

Essa mesma Panex é parte de um grupo multinacional francês, o Grupo SEB, com mais de 20 marcas espalhadas pelo mundo.

As informações de desempenho da marca em 2015 mostram que o Grupo atingiu lucro líquido de 24,6% e as vendas cresce-ram 12,1%. No Brasil, a empresa não traz qualquer indício de dificuldade e possui boa avaliação no mercado.

A sede desse Grupo está na França onde, em 2016, vimos a maior onda de protestos contra uma proposta de refor-ma trabalhista que apenas agrava a vida dos trabalhadores. Como acontece aqui

no Brasil, os empresários franceses pres-sionam o governo para que essa reforma precarize as relações de trabalho, incluin-do pontos como o aumento da jornada de trabalho e mais facilidades para demitir.

No Brasil, na França e em outras par-tes do planeta, a busca das empresas por maiores lucros tenta fazer com que os trabalhadores sejam peças descartáveis do sistema, o que nos impõe uma resistência permanente contra a lógica do capital.

Dica do Dieese

TrAbAlhADor DeSCArTável, A lógiCA Do CApiTAl

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Subseção do Dieese

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

eleiçãoDieeSe DiSCuTe reformA DA previDêNCiA

CipA NA uSimATiC

Page 3: fotos edu guimarães resisTência e luTa na Panexfem.org.br/files/pdf/83264d4a-8a4b-4acc-b8f1-6e4484ad9eea_tm4026... · resisTência e luTa na Panex. fotos ... Hoje – 20h30 São

fotos: edu guimarães

Trabalhadores na Panex resisTemconTra fechamenTo da fábrica

O meia do Palmeiras, Moi-sés, passa por exames para confirmar a lesão no joelho esquerdo. Ele disse que esse é o “momento mais difícil da carreira”.

O técnico do São Paulo, Ro-gério Ceni, elogiou a estreia de Lucas Pratto (foto). “Sabe sair para jogar e sabe puxar espaço para os que entram na diagonal”.

Devido ao falecimento do pai, o volante do Corinthians, Ca-macho, está de fora do clássico de quarta-feira entre o Timão e o Palmeiras.

Apesar das duas derrotas em casa, o treinador do Santos, Dorival Júnior, apoiou Léo Cittadini (foto) no lugar de Lucas Lima.

PauLiSTão

Hoje – 20h30São Paulo X São Bento

Morumbi

Hoje – 21h30Ituano X Santos

Itu

Tribuna Esportivafotos: divulgação

Cerca de 300 companheiros na Panex, em São Bernardo, iniciaram o processo de resistência após o anúncio feito pela

empresa de transferência da planta para Itatiaia, no Rio de Janeiro. Em assembleia ontem, foram tirados os encaminhamentos de luta e uma nova assembleia está marcada para amanhã.

Os trabalhadores decidiram suspender temporariamente a vigília realizada na porta da fábrica desde quinta-feira, dia 16, quando o anúncio foi feito. As negociações do Sindicato com a empresa foram iniciadas ontem na Sede. Não houve produção ontem e a previsão é que hoje continue paralisada.

“O processo começou muito mal por parte da empresa. Ninguém teve a desfaçatez que o Grupo SEB (detentor da marca Panex) teve ao não fazer um processo de conversa decente nem tratar os trabalhadores com dignidade”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Mar-ques. “O que aconteceu na quinta-feira tem que ser contado para não se repetir nunca mais”, prosseguiu.

“Vamos conversar com a matriz francesa e tentar fazer com que suspenda o anúncio”, contou. “O Grupo SEB precisa nos dar tempo para mostrar que temos compromisso com o emprego e a produtividade e buscar uma alternativa digna para esta planta. Os traba-lhadores aqui fazem a diferença e a luta vai ser longa”, ressaltou.

O diretor executivo do Sindicato e trabalha-dor na Panex, José Paulo da Silva Nogueira, o Zé Paulo, agradeceu a solidariedade da categoria nos quatro dias de vigília.

“O Sindicato é forte porque abraça as causas e não arredou o pé diante da covardia e saca-nagem da empresa”, disse. “Não vamos aceitar ser tratados como gado cercado por seguranças no circo que a fábrica montou. Temos uma companheirada aguerrida e um Sindicato de luta”, continuou.

Para a vereadora de São Bernardo e trabalha-dora licenciada na Panex, Ana Nice Martins de Carvalho, a empresa surpreendeu pela falta de respeito e consideração com os trabalhadores.

“Foi uma sacanagem muito grande com todos nós. A nossa dor e indignação são muito grandes e a nossa resistência tem que ser à al-tura”, convocou.

HiSTÓRiCoO CSE na Panex, Crivone Leite da Silva, con-

tou como a empresa fez o anúncio que surpreen-deu Sindicato e trabalhadores. Na quinta-feira, dia 16, ao mesmo tempo em que a direção do Grupo SEB estava no Sindicato para informar sobre a decisão, o RH chamou uma reunião com a representação dos trabalhadores que estava na fábrica sobre assuntos internos enquanto levavam os companheiros para o restaurante cercado de seguranças.

“Quando fomos avisados pelos trabalhado-res sobre o que estava acontecendo, seguimos para o restaurante e a empresa já estava no meio do comunicado”, disse.

“Pedi para falar no microfone e não deixa-ram. Falei sem microfone mesmo que era uma trairagem da empresa dizer que já sabíamos da transferência”, afirmou.

“Mandaram os trabalhadores saírem pela porta de trás, não deixaram nem sair pela porta que entraram. É um tratamento desumano para quem trabalhou a vida inteira”, continuou.

a representação dos trabalhadores chamou os companheiros de volta para tirar os enca-minhamentos. No dia seguinte, foi realizada assembleia no Sindicato. O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, ressaltou a importância da união dos trabalhadores na luta.

“A estratégia perversa da fábrica é anunciar o fechamento com dez meses de antecedência e apostar no cansaço. A concepção empresarial é que os trabalhadores são números de centro de custo, não que são José, Maria, Antonio e que cada um tem seus sonhos e futuros”, explicou.

“A nossa estratégia é a unidade dos com-panheiros e a solidariedade da categoria. A obrigação do Sindicato é tentar reverter essa decisão e vamos buscar todos os meios para isso”, concluiu.

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

“Foi um desrespeito com a gente o esquema de segu-rança no dia do anúncio, uma repressão. Tudo sempre foi negociado, não feito da forma arbitrária de agora. Trouxe meu filho Petterson, de oito anos, e vários companheiros também trouxeram suas famílias. É importante estarmos juntos porque isso traz consequências dentro de casa”, José Lúcio Fer-reira, o Chocolate, trabalhador há 21 anos, setor de polidos

“Ninguém estava esperando porque contrataram no fim do ano e isso cria uma boa expec-tativa, dá conforto. A produção neste ano estava a todo o vapor. Foi um choque para todos essa bomba de que a empresa vai fechar. Existe muita união para abraçar a causa”, Deuzina Cordeiro Brito Oliveira, tra-balhadora há 18 anos, setor de revestido/produção

Page 4: fotos edu guimarães resisTência e luTa na Panexfem.org.br/files/pdf/83264d4a-8a4b-4acc-b8f1-6e4484ad9eea_tm4026... · resisTência e luTa na Panex. fotos ... Hoje – 20h30 São

CoNheçA AS ChApAS pArA oS CSeSfotos: adonis guerra

4 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Estagiária: Girrana Rodrigues. arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

fotos: adonis guerra

legas meTal

Serginho Groisman e Cida

iTaesbra

Dotô, Raimundo e Sidnei do Robôfotos: adonis guerra

nakaTa

Raposão, Irmão e Leonardo

meTalParT

Pacheco e Juninho

isringhausen

Cachoeira e Robson

igP

Da Lua e Traquinas

arTeb

Tião, Piauí, Mineirinho, Maria, Chiquinho e Mané