gazeta niteroiense • edição online

12

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 10-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

GAZETA NITEROIENSE ONLINE Edição de 29 de junho a 5 de julho de 2013 http://www.gazetanit.com.br/85_1/gazeta.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta Niteroiense • Edição Online
Page 2: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 29 de junho a 5 de julho de 2013 | Acesse www.gazetanit.com.br2

www.climatempo.com.br

Local ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

Umbanda e Candomblé sãopautas de audiência pública

Pautas como instituir odia 15 de novembro como DiaMunicipal da Umbanda; ma-pear os terreiros; a isenção doIPTU e o reconhecimento,para efeito civil, do casamen-to realizado nos cultos deumbanda e candomblé, entreoutras, foram debatidas pelosrepresentantes de religiões dematriz africana, na audiênciapública da Umbanda e doCandomblé, realizada na sex-ta-feira (21) na Câmara.

Historiadores afirmamque a Umbanda nasceu emNiterói no início do século XX,mais precisamente em 15 denovembro de 1908. No entan-to, apesar desse pioneirismo,alguns terreiros da cidadevêm sendo alertados pelapossibilidade de perseguiçãode racistas e intolerantes detoda ordem. A ConstituiçãoFederal de 1988, em seu Arti-go 19, garante o íntegro fun-cionamento dos estabeleci-mentos religiosos: “É veda-do à União, aos Estados, ao

Distrito Federal e aos Muni-cípios: I - estabelecer cultosreligiosos ou igrejas, subven-cioná-los, embaraçar-lhes ofuncionamento ou mantercom eles ou seus represen-tantes, relações de depen-dência ou aliança, ressalva-da, na forma da lei, a colabo-ração de interesse público”.

O Estatuto da IgualdadeRacial também prevê que osterreiros de Umbanda e Can-domblé são patrimônio histó-rico e cultural – e devem serpreservados. A audiência foicoordenada pelo presidenteda Comissão de Cultura, Co-municação e Patrimônio His-tórico da Câmara Municipal,vereador Leonardo Giordano(PT), que encaminhou o tom-bamento cultural e imaterialda Umbanda e do Candom-blé e vai atentar, ponto a pon-to, as reivindicações, para secriar novas leis, que venhamao encontro dos anseios dasreligiões de matriz africanasno município.

Viradouro comemora aniversárioanunciando enredo e Rainha de Bateria

A Escola de SambaUnidos do Viradourovai para avenida no pró-ximo ano em busca dotítulo e do retorno aogrupo especial cantan-do as belezas de Nite-rói. O enredo “Sou a ter-ra de Ismael, Guanaba-ran eu vou cruzar. Pravocê eu tiro o chapéu.Rio, eu vim te abraçar”foi apresentado oficial-mente na segunda-feira(24) quando a agremia-ção comemorou seus 67anos de fundação comuma feijoada na quadrada escola no bairro doBarreto. No mesmo dia,o Presidente da escolaGustavo Clarão, anun-ciou a modelo RaíssaMachado como nova ra-inha da bateria.

“Estou muito feliz eemocionada. É um so-nho sair à frente da ba-

teria do Mestre Pablo e da-remos toda a nossa garrapara colocar a Viradouro devolta ao grupo especial.Este ano é nosso, tenhocerteza, e a nossa comuni-dade está unida em tornodeste objetivo. Podem con-tar comigo, com o meu tra-balho e empenho”, disseRaíssa, bastante emociona-da quando teve seu nomeanunciado como rainha.

A Feijoada da Viradou-ro foi o pontapé inicial paraa organização do carnavalde 2014. O carnavalescoJoão Vitor Araújo disse queusará de muita criativida-de para surpreender naavenida, trazer o título paraNiterói e voltar para o gru-po especial. “Vamos con-tar na avenida a nossa ci-dade, rica de belezas natu-rais e arquitetônicas comoas obras de Oscar Nie-meyer”, disse ele.

Acadêmicos do Cubango retomaensaios de bateria nesta semananacadencia.blogspot.com.br

Já em ritmo de preparação para o carnaval 2014 o Acadê-micos do Cubango inicia seus ensaios de bateria na próxi-ma terça, 2 de julho, às 20 horas. Mestre Jonas continua àfrente da "Bateria Folgada" de Niterói e convoca todos osritmistas para este recomeço dos trabalhos. Ritmistas quedesejam integrar a bateria podem procurar seus diretoresantes do ensaio. O endereço da quadra de ensaios da agre-miação é Rua Noronha Torrezão 560, Cubango.

Page 3: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana 29 de junho a 5 de julho de 2013 | [email protected] 3

Recadastramentobiométricopara TRE podeser feito naOAB/Niterói

Começou dia 19, na sededa OAB/Niterói, o recadastra-mento biométrico exclusivopara advogados, magistradose servidores da Justiça. O pro-cedimento, realizado pelo Tri-bunal Regional Eleitoral (TRE),passa a ser obrigatório a to-dos os eleitores do municípiode Niterói, inclusive aquelescujo voto é facultativo, comomenores de 18 anos, maioresde 70 e os analfabetos. Na sub-seção, o posto do TRE foi ins-talado no 10º andar.

O procedimento pode serfeito até dia 31 de outubro, desegunda a sexta-feira, das 9hàs 17h. Na subseção, não hánecessidade de agendamen-to. Os interessados devemlevar apenas um comprovan-te de residência atualizado,documento de identidade,CPF (se possuir) e o título deeleitor que será trocado.

Quem optar por transferirseu título para Niterói ouquem reside no município equer tirar o título pela primei-ra vez também deve compa-recer ao recadastramento.Estão dispensados, apenas,os eleitores que já realizaramo procedimento em algumazona eleitoral da cidade.

Page 4: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 29 de junho a 5 de julho de 2013 | Acesse www.gazetanit.com.br4

Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo ([email protected]) • Editora: Bárbara MarquesRepórter: Alexandre Brasil ([email protected]) • Uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. MEEndereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085 • E-mail: [email protected]/fax: (21) 3619-1800 • Seg. a sexta, das 9h às 20h • Para anunciar: [email protected] ou ligue (21) 3619-1800Na Internet em www.gazetanit.com.br • No Twitter @gazetanit • Página no Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaborador desta edição: Jânio Carlos. Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de total responsabilidade de seusautores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

Copyright © 2011-2013 Gazeta Niteroiense - O jornal que todo mundo lê. Todos os direitos reservados.www.gazetanit.com.br

Geral [email protected] @gazetanit ASSINE a partir de R$12,

Software criado na UFF ajudana comunicação e socializaçãode crianças autistas

O autismo é um trans-torno global do desenvol-vimento no qual a criançasente dificuldade em inte-ragir socialmente, apre-senta problemas para do-minar a linguagem, comu-nicar-se e lidar com jogossimból icos . Pensandonessa realidade, o pes-quisador da UFF GustavoLuís Furtado Vicente, de-senvolveu o software me-aVox para ajudar na soci-alização dos autistas, complataforma a ser utilizadaem dispositivos móveis,como smartphones e ta-blets.

O nome meaVox indica“minha voz” e, de acordocom Vicente, é isso quepretende ser para todasas crianças que não con-seguem se comunicarverbalmente.

Basicamente, a tela domeaVox apresenta uma es-trutura em forma de célu-las. Existem as células deidentificação (com a figu-ra de um rosto de menino),as células da agenda (como desenho de um meninoao lado de um calendário)e as células “Eu Quero” e“Eu Estou”. São definidospara cada célula individu-almente a imagem, o texto,o som (a ser verbalizado),a cor de fundo e a posição

que a célula irá ocupar natela do dispositivo móvel.Ao clicar em uma das cé-lulas, uma série de opçõesserá disponibilizada. As-sim, quando a criança es-colher, no smartphone ouno tablet, a célula que re-presenta “Eu Quero”, omeaVox irá apresentar asopções definidas; nestecaso “beber”, “comer”,“brincar”, “ver” e “ir”.Para os demais comandos,há uma série diferenciadade outras opções.

O meaVox é resultadode estudos realizadosdentro do Projeto Ambien-te Digital de Aprendizagempara Crianças Autistas(Adaca), do Instituto deCiências Exatas, no PoloUniversitário da UFF emVolta Redonda. Em 29 dejaneiro deste ano, o Insti-tuto Nacional de Proprie-dade Industrial (Inpi) con-cedeu o registro do sof-tware e da logomarca me-aVox. Este é o primeiropasso para que o softwa-re possa ser comercializa-do e venha a modificar avida de um incontável nú-mero de pessoas. Outras in-formações sobre o desen-volvimento do meaVox po-dem ser acompanhadas noblog http://blogmeavox.blogspot.com.br.

Novas cadeias públicas abremvagas para mais de mil detentas

O Governo do Esta-do, através do GrupoExecutivo do ProgramaDelegacia Legal, inau-gurou segunda-feira(24) duas cadeias pú-blicas no município deSão Gonçalo, na Re-gião Metropolitana.Montadas e equipadaspela Secretaria de Ad-ministração Penitenci-ária, as unidades bati-zadas de Juíza PatríciaLourival Acioli e IsapTiago Teles de CastroDomingues têm capa-cidade para 616 deten-tas cada uma.

Construídas emconcreto pré-moldadocom adição de fibras depolietileno, as novas ca-deias públicas se enqua-dram em padrões arqui-tetônicos mais moder-nos, que prezam o con-forto e a saúde das in-ternas. As unidadescontam com consultóri-os para atendimentomédico, ambulatorial,odontológico e psicoló-gico, duas salas comaparelhos de Raios-x,uma central de materialesterilizado e um posto

de enfermagem. Nas celas,a capacidade máxima é deseis mulheres.

As cadeias também te-rão espaços para salas deaula, cultos ecumênicos euma área destinada à reci-clagem de garrafas PET.Uma outra novidade foi acriação de celas adaptadaspara portadores de neces-sidades especiais. Detentasem situação de risco terãoespaços de isolamento ehaverá ainda celas destina-das à visita íntima.

Segundo o secretáriode Administração Peniten-ciária, Cesar Rubens Mon-teiro de Carvalho, a expec-tativa é de que pelo menosuma das unidades comecea receber internas a partirdo fim de julho. Ele afirmouainda que a proposta é de,futuramente, trazer mulhe-res das instalações do com-plexo prisional, localizadoem Bangu. “Aqui será oportão de entrada das uni-dades femininas. As deten-tas farão triagem em um

tempo médio de 10 dias e,depois, serão encaminha-das para um hospital ouuma unidade prisional, de-pendendo do quadro desaúde”, disse o secretário.

O Estado e o BNDES(Banco Nacional de De-senvolvimento Econômi-co e Social) investiram R$32,5 milhões na implanta-ção da unidade Isap Tia-go Teles de Castro Domin-gues e R$ 31,2 milhões naCadeia Pública Juíza Patrí-cia Lourival Acioli.

IX Encontro Nacional da MulherContabilista será a bordo de um navio

Já estão abertas asinscrições para o IX En-contro Nacional da Mu-lher Contabilista, queacontecerá de 27 a 30 denovembro de 2013 no li-toral paulista. Aberto aprofissionais e estudan-tes de Ciências Contá-beis, o Encontro será re-alizado no navio MSCFantasia, em um minicru-

zeiro por Santos - Ilha Bela -Búzios - Santos. Para parti-cipar é necessário, além dainscrição e do transporte aSão Paulo, adquirir o paco-te do cruzeiro.

Idealizado pelo CFC eCRC-SP, o Encontro visa reu-nir os profissionais para de-bater importantes assuntosrelacionados à área técnica-contábil e à gestão empresa-

rial. O temário analítico e aprogramação, em consonân-cia com o lema “Mulher Con-tabilista: Bem vinda ao futu-ro!” foram desenvolvidoscom o intuito de motivar aparticipação e a discussão noevento, com debates que tra-tem de temas relevantes, ana-lisando as condições atuaise as perspectivas futuras.

O Encontro é organiza-

do pela Academia Brasilei-ra de Ciências Contábeis(ABRACICON), com apoioda Fundação Brasileira deContabilidade (FBC). Osvalores de inscrição nãocobrem as passagens aé-reas/rodoviárias de ida evolta de São Paulo, nem ahospedagem no navio.

Mais informações emwww.encontromulher.com.br

Page 5: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana 29 de junho a 5 de julho de 2013 | [email protected] 5

Local ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

Rio celebra Dia do Pescador

CCR Barcasparticipade procissãomarítimaem Niterói

Em comemoraçãoao Dia de São Pedro,celebrado em 29 dejunho, um catamarãda concessionáriavai participar, nestesábado (29/6), dotradicional cortejomarítimo em homena-gem ao padroeiro dapesca. A embarcaçãovai transportar cercade 500 convidadospróximo à orla daZona Sul de Niterói.

A procissãomarítima tem inícioprevisto para as 11h,na Praia de Jurujuba,passando pelas praiasde Charitas, SãoFrancisco, Icaraí, Ingá,Boa Viagem, retornan-do em seguida para ocais de Jurujuba.

Antes do cortejo,uma alvorada festivaestá marcada para as5h, em Jurujuba, combanda formada pormilitares da Fortalezade Santa Cruz. Às 6he às 9h, missassolenes serãocelebradas na Igrejade São Pedro. Emseguida, os fiéisparticipam da procis-são terrestre, antes deembarcarem para ahomenagem pelo mar.

Toda a programa-ção está disponívelem www.capelasaopedro.comunidades.net.

Pescadores de Jurujuba,Ponta da Areia e Ilha daConceição, em Niterói; deCopacabana, Zona Sul doRio; e Angra dos Reis, Re-gião da Costa Verde estãoorganizando diversas home-nagens ao santo neste finalde semana. Missas, procis-sões terrestres e marítimasfazem parte da programação.Os eventos contam com oapoio da Secretaria de Esta-do de Desenvolvimento Re-gional e da Fundação Insti-tuto de Pesca do Estado doRio de Janeiro (Fiperj).

Em Jurujuba, no municí-pio de Niterói, a Secretariaestará presente com um es-tande onde a populaçãopoderá se informar sobre asobras de urbanização nacomunidade pesqueira dobairro. Técnicos da Fiperjtambém estarão no local ori-entando sobre os benefíci-os nutricionais do pescado.

Funcionando de sextaa domingo, na AvenidaCarlos Ermelindo Marins,s/nº, na frente da colôniade pescadores Z-8, o es-tande ainda contará com

exibição de vídeos sobre ocotidiano dos pescadoresno Estado, atividade lúdi-ca de desenho e pinturacom crianças e teatro in-fantil. Os pescadores eseus familiares também te-rão a oportunidade de seinscrever no curso de in-formática básica ministradopelo Telecentro PescaMaré. O secretário de Esta-do Felipe Peixoto vai estarno local, neste sábado (29),a partir das cinco horas damanhã, acompanhando asprincipais festividades.

Recadastramento

NitPrev faz atualização decadastro de aposentados epensionistas por invalidez

A Niterói Previdência ini-cia, a partir do próximo dia 9,a atualização de dados ca-dastrais dos servidores epensionistas aposentadospor invalidez. A medida ocor-re em cumprimento às leisque regem a concessão dobenefício e que determinama realização de nova períciaem prazos específicos.

O decreto publicadoneste sábado (29), estabe-lece as regras para a revisão.Os aposentados e pensio-nistas deverão se apresen-tar à Divisão de PeríciasMédicas da Secretaria Mu-nicipal de Secretaria de Saú-de (DIPEM), na Rua Viscon-de de Sepetiba 531, salas 73,74 e 79, munidos de identi-dade, CPF, comprovante deresidência, três últimos con-tracheques, comprovantede conta corrente do bancodo Brasil e formulário de re-cadastramento preenchido.Se o beneficiário tiver cópiado ato administrativo quelhe concedeu a aposentado-ria poderá levar o documen-to na data da nova perícia.

O presidente da Niterói

Previdência, Jose OwaldoMorone, esclarece que pen-sionistas que não tiveremcondições de comparecer àDipem aposentado(a) porinvalidez ou o(a) pensionis-ta inválido(a) deverá enca-minhar à instituição, pormeio de correspondênciacom Aviso de Recebimento– AR, o laudo médico origi-nal, emitido em no máximo30 dias antes da publicaçãodo decreto, atestando quese encontra impossibilitadode locomoção. O documen-to deverá, obrigatoriamente,ter a assinatura do médicoque emitiu o laudo, com nú-mero de CRM e assinaturareconhecida em cartório.Nestes casos de impossibi-lidade do pensionista ir àDipem, uma junta médicaagendará visita ao servidoraposentado.

O período de realizaçãode nova perícia vai até 16 dejaneiro de 2014. Os pensio-nistas que não fizerem a atu-alização de seus dados ca-dastrais até a data limite te-rão o pagamento de seu be-nefício suspenso.

Page 6: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 29 de junho a 5 de julho de 2013 | Acesse www.gazetanit.com.br6

Local ANUNCIE • 3619-1800 facebook.com/[email protected]

CPI irá investigartransporte público

A Câmara de Verea-dores de Niterói criouuma Comissão Parla-mentar de Inquérito(CPI) para investigar osserviços oferecidos pe-las empresas de ônibusda cidade. A tumultua-da e tensa sessão quecomeçou às 10h e sóterminou no início danoite, acabou em im-passe. Dois requeri-mentos foram apresen-tados pedindo a aber-tura da CPI, sem umconsenso entre os 21vereadores. Um reque-rimento é de autoria dovereador Bruno Lessa(PSDB) e outro do ve-reador Beto da Pipa(PMDB), que preside aComissão de Transpor-tes da Casa.

Na busca de umconsenso uma reuniãoserá realizada, na próxi-ma segunda-feira, dia 1º,para definir os nomesque irão compor a CPI.

“A instalação daCPI já é fato, agora te-mos que definir a suacomposição. Não hácomo a Casa funcionarcom duas CPIs e preci-saremos ter um consen-so que vamos buscar nareunião de segunda-fei-ra”, disse Paulo Baguei-ra (PPS), presidente daCâmara de Vereadores.Na reunião de segunda-feira participarão todosos vereadores, repre-sentantes da Procura-doria-Geral e da Secre-taria da Mesa Diretora.

Rodrigo Neves fala sobre rumospara desenvolvimento da cidade

Contrato com CEF vai construir620 moradias populares

Transporte, mobilidade urbana, saúde eeducação têm propostas apresentadas

O planejamento estraté-gico de Niterói para os pró-ximos 30 anos e a requalifi-cação urbana da região cen-tral da cidade foram os doistemas da reunião mensal daACEC (Associação Conse-lho Empresarial e Cidada-nia), realizada nesta quinta-feira (27), em que o prefeitoRodrigo Neves participou.

“Considero os membrosda ACEC verdadeiros ‘heróisda resistência’, pois ela foiuma das poucas entidadesque conseguiu manter umalto grau de reflexão e decombatividade em Niterói aolongo dos últimos anos”,elogiou Rodrigo, que co-mentou a necessidade de secontar com um planejamen-to estratégico de alto nívelpara a cidade, nos moldes emque defende o MovimentoBrasil Competitivo (MBC),lançado em 2000 pelo empre-sário Jorge Gerdau.

Além do planejamentoestratégico, outro tema abor-dado na reunião da ACEC foia requalificação urbana daregião central da cidade.“Será a maior intervençãourbana da história de Nite-rói”, garantiu o prefeito Ro-drigo Neves ao passar a pa-

lavra para a secretária de Ur-banismo e Mobilidade, Vere-na Andreatta. Ela adiantou asprincipais propostas para aregião, que engloba aindabairros como São Domingos,Gragoatá e Ponta D’Areia,entre outros, com aproveita-mento da arquitetura marcan-te da frente marítima, reno-vação de ruas e calçadas,preservação de patrimônioshistóricos e construção deuma moderna Vila de Pesca-dores na Ponta D’Areia.

Outros avanços detalha-dos por Verena foram a mai-or integração urbana com oCaminho Niemeyer, instala-ção de ciclovias, recupera-ção de praças, construção da“Esplanada Araribóia” e deuma Marina, entre outrasinovações, além da adoçãode novos dispositivos legaispermitindo que o número dehabitantes na região possaaté dobrar, indo dos atuais40 mil para até 80 mil residen-tes. Os recursos para todosesses investimentos deverãovir de Parcerias Público-Pri-vadas (PPPs) e OperaçõesUrbanas Consorciadas(OUCs), que estão em fasede detalhamento pela equi-pe técnica da Prefeitura.

O prefeito Rodrigo Ne-ves assinou nesta quinta-feira (27) com a Caixa Eco-nômica Federal (CEF) e aconstrutora Cury o contra-to para a construção de 620habitações de interesse so-cial no bairro do Caramujo,na zona norte da cidade. Asobras vão começar ainda nosegundo semestre desteano e têm previsão de fica-rem prontas em 18 meses.

O empreendimento noCaramujo integra os progra-mas Minha Casa MinhaVida do Governo Federal eMorar Melhor da Prefeiturade Niterói que, até 2016, se-rão responsáveis pela cons-trução de 5.000 moradiaspopulares na cidade.

As moradias no Caramu-jo têm investimentos de R$46,5 milhões do governo fe-deral e R$ 1,3 milhão da mu-nicipalidade, sendo estesrecursos do Fundo de Ha-bitação de Interesse Social.Elas vão abrigar famílias quevivem em áreas de risco ou

que perderam tudo na tra-gédia das chuvas de 2010.

“A Prefeitura e a CaixaEconômica Federal têm umasinergia muito positiva. Es-tamos apoiando a Caixapara que os programas demoradia popular sejam exi-tosos em Niterói e para vi-rarmos a página triste datragédia do morro do Bum-ba”, afirmou o prefeito.

A meta da Prefeitura éque, até o fim do ano, obraspara 2.000 moradias popu-lares do programa MorarMelhor/Minha Casa MinhaVida sejam contratadas.

O gerente regional deconstrução civil da Superin-tendência da Caixa no Cen-tro Leste Fluminense, FábioQuintino, afirmou que a par-ceria do banco estatal com aPrefeitura de Niterói tem tudopara minimizar o déficit habi-tacional na cidade. Ele disseque a CEF vai monitorar asobras semanalmente paragarantir aos moradores aqualidade das habitações.

O prefeito Rodrigo Ne-ves se reuniu nesta quarta-feira (26) com vários seg-mentos da sociedade civilda cidade, como estudantes,trabalhadores e integrantesde movimentos sociais,quando ouviu reivindica-ções e apresentou propos-tas para a população.

Segundo o prefeito, umdos compromissos assumi-dos é a maior participaçãoda sociedade na discussãosobre os rumos da cidade. Epara isso, serão criados fó-runs de participação diretapresencial e virtual. O pro-grama Niterói +20 realizaráseis congressos nos próxi-mos meses onde serão de-batidas questões sobresaúde, infraestrutura, mobi-lidade urbana, entre outros.

“Nosso objetivo é cons-truir em diálogo com a soci-edade um novo modelo degestão. Os cidadãos têmque ter participação diretanos debates sobre os rumosda cidade”, afirmou Rodri-go Neves.

Outro compromisso assu-mido é em relação à transpa-rência na administração pú-blica. O prefeito afirmou quea Ouvidoria da Prefeitura fi-cará encarregada de prestaraos cidadãos todas as infor-mações previstas pela Lei deAcesso às Informações. Ro-drigo pediu ainda que o vice-prefeito Axel Grael, a secre-tária-executiva, Maria CéliaVasconcelos e a secretária dePlanejamento, Moderniza-ção da Gestão e Controle,

Patrícia Audi, iniciem enten-dimentos para a criação deum Conselho Municipal deTransparência e ControleSocial, uma das principaisreivindicações da reunião.

Rodrigo Neves tambémanunciou propostas para ossetores de transporte e mo-bilidade urbana. Uma delas éa criação de um ConselhoMunicipal de Transportes eMobilidade Urbana que, se-gundo ele, poderá discutirassuntos como o passe livrepara os estudantes. A outramedida é garantir o subsídiopara o sistema de transpor-tes com os recursos adicio-nais arrecadados com a co-brança da dívida ativa, prin-cipalmente aos grandes de-vedores que, há anos, deixa-ram de pagar os impostos nacidade. Segundo o prefeito,isso possibilitará que a Pre-

feitura não comprometa osinvestimentos nas áreas desaúde e educação.

Para a mobilidade urba-na foi anunciada o iníciodos estudos para a implan-tação do sistema VLT, quevai ligar Charitas ao Centro,e será interligado com o BRTTransoceânica.

Neves falou sobre os in-vestimentos na área de saú-de, destacando que, nos pró-ximos quatro anos, a popula-ção mais pobre da cidade es-tará 100% coberta com o pro-grama Saúde da Família. Paraa área de educação, Rodrigoreforçou para os segmentospresentes na reunião a im-plantação do programa“Mais Infância” que será res-ponsável pela construção de20 novas Unidades Munici-pais de Educação Infantil(UMEIs) até 2016.

Janaína Gouvea

Page 7: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana 29 de junho a 5 de julho de 2013 | [email protected] 7

Mais uma UMEI é inaugurada no Fonseca

Reversível da RobertoSilveira já está em operação

Pauta Quente convoca rodade samba na Ponta d’Areia

No primeiro sábado dejulho (06), a partir das 17h,no Fluminense de Natação eRegatas (o Fluminensinho daPonta d’Areia), o PautaQuente – o bloco dos jorna-listas de Niterói e seus ami-gos – começa a cuidar damaior manifestação de mas-sa do país. Vai rolar a primei-

ra roda de samba do blococom vista ao Carnaval 2014.

Quem vai animar a rodaé o Projeto Hoje Tem Sam-ba, que reúne os melhoresmúsicos de Niterói. O even-to é gratuito.

O Fluminesinho fica naRua Silva Jardim, perto doMercado de Peixe.

A Prefeitura de Niteróiiniciou na última quinta-fei-ra (27/06) Niterói mais umaação de melhoria da mobili-dade urbana: a implantaçãoda mão reversível da Aveni-da Roberto Silveira. A medi-da permitirá que veículosque se dirigem à Zona Sulda cidade e à Região Oceâ-nica passem pela via, entre16h e 20h, de segunda a sex-ta-feira, facilitando o escoa-mento do trânsito.

Assim como a reversíveldo Largo da Batalha ajudou

muito na circulação de veícu-los, reduzindo em 30 a 40 mi-nutos o tempo gasto no des-locamento de quem vem daRegião Oceânica, essa novareversível vai auxiliar bastan-te a circulação e fluidez dotrânsito para quem segue,entre 16 e 20h, para a ZonaSul e para a Região Oceânica.

Uma das medidas já im-plantadas foi a reaberturado acesso à Avenida Ama-ral Peixoto pela Marques deParaná, no trecho sobre omergulhão.

A Prefeitura de Niteróiinaugurou nesta sexta-feira(28) a UMEI Maria JoséMansur Barbosa, localizadana Rua Magnólia Brasil, nobairro do Fonseca. A novaUnidade Municipal de Edu-cação Infantil, com 80 va-gas, vai atender crianças de

3 a 5 anos das comunidadesda Boa Vista, do Juca Bran-co e também do Ponto deCem Réis.

A iniciativa faz parte doPrograma Mais Infância,lançado este ano, e que pre-vê a expansão em 80% darede de educação infantil no

município. Ele é fruto de umaparceira com o Governo Fe-deral que vai investir naconstrução e no custeio dasnovas unidades através doprograma Brasil Carinhoso.

A previsão é de que se-jam entregues, a partir de2014, outras 20 UMEIs. Este

ano já foram inauguradasduas: Áurea Trindade, naAvenida Central, em Itaipu(Região Oceânica) e MarilzaMedina, na Comunidade daVila Ipiranga, no Fonseca.

Segundo o Secretário deEducação, Ciência, e Tecno-logia, Waldeck Carneiro, as

novas unidades vão possi-bilitar a criação de 3.000 no-vas matrículas na rede mu-nicipal. Atualmente, o muni-cípio oferece atendimentopara crianças de 0 a 6 anosem 48 unidades, sendo 26UMEIs, que são exclusivaspara educação infantil.

Page 8: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 29 de junho a 5 de julho de 2013 | Acesse www.gazetanit.com.br8

ModaUm sucesso a inauguração da maison de roupas

para festas Valery & Lanzetti. A loja com 190 m², queabriu no último dia 19 na Roberto Silveira, contoucom muita gente bonita. O coquetel teve a assinaturado promoter Pedro Bonelli.

NiverNo dia 5 vai aconte-

cer a décima primeiraedição da Festa Over-fun, onde será comemo-rado também o aniversá-rio do Promoter e Rela-ções Públicas da FE-SERJ, Gilberto Pereira. Afesta será na Boate Casae terá o show da BandaSeu Cuca e a presençade Djs convidados.

Em evidênciaDepois de expor seu tra-

balho por 18 anos em váriasfeiras de artesanato na cida-de e fora dela, a artesã IlmaLaurinda acaba de inaugu-rar sua loja de artesanato,Entre Arte, no Barreto.

A inauguração contou apresença de designers, ar-tesãos e da amiga Malu Ta-vares, que não poderia dei-xar de compartilhar esse im-portante momento. “Ilma foipeça-chave para o bom fun-cionamento das feiras na ci-dade”, destaca Malu.

[email protected]

Gilberto Pereira e o fenômenodo surf Kelly Slater

Fran Sartor e Paula Milo nolançamento do novo espaço Ana Paula Lanzetti

Patricia Valery e Marcia Lanzetti

Fotos: Paulo Herédia

Ilma Laurinda e OsvaldoA artesã Clea e a designer Ana Paulacom Ilma prestigiando o momento

Osvaldo, Ilma Laurinda, Clea e Malu Tavares

Page 9: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana 29 de junho a 5 de julho de 2013 | [email protected] 9

A voz do povo será sempre a voz deDeus, e unido jamais será vencido

Jânio Carlos esclareceas dúvidas dos leitores.Envie suas perguntaspara esta coluna.

[email protected]

Esse povo o qual eu merefiro é aquele que foi paraas ruas com o espírito decidadania e nacionalismo eque de forma ordeira e pa-cifica reivindicavam melho-rias para o nosso País. Sen-do composto na sua gran-de maioria de jovens e ado-lescentes, além da presen-ça da terceira idade, que seapresentavam de caras lim-pas e muitos com os ros-tos pintados com os sím-bolos do nosso Brasil, car-regando as nossas bandei-ras e outros símbolos quenos fizesse representar.Aliás, famílias inteiras pe-las ruas. Realmente, é dese arrepiar, é de nos encherde orgulho e alegria a gran-deza desses movimentospopulares, ou seja, os mai-ores em toda a história denosso País, inclusive, com

o reconhecimento da nos-sa Presidenta Dilma Rous-sef que em cadeia nacionalde rádio e televisão no úl-timo dia 21, quando admi-tiu publicamente a impor-tância desses movimen-tos, vindo a lembrar da re-pressão na época da dita-dura militar, onde, tambémfoi vitima.

Acrescentou ainda queos entraves políticos impe-diram que o seu Governoimplementasse mais melho-rias nos serviços públicos,como por exemplo: saúde,educação, moradia, segu-rança, transportes, entreoutros. Reafirmou aindaque a reforma política temque ser feita e que a cor-rupção tem ser combatida.Também, lembrou que omovimento fez com que osgovernantes voltassem

atrás e diminuíssem ospreços das passagens dosônibus. Em adição ratifi-cou o seu compromissode convocar Governado-res, Prefeitos e demais li-deranças políticas paradiscutirem soluções rápi-das e objetivas para a efe-t ivação das melhoriasdesses serviços públicos.

Também, negou queexista dinheiro públicosendo investido nos Está-dios de Futebol e que osinvestimentos foram feitosatravés de parcerias com ainiciativa privada, apesarde admitir que o Brasil, tema obrigação de fazer a me-lhor copa do mundo de to-dos os tempos, e retribuiro carinho e o acolhimentorecebidos em todos os lu-gares por onde passamosdurante a realização des-

ses eventos. Por último,reafirmou o seu desejo deencontrar com os lideresdesses movimentos popu-lares. Portanto, acreditoque nem mesmo os maisotimistas pudessem imagi-nar que esses movimentostivessem tanta repercus-são e conseguissem mobi-lizar o País inteiro. É des-se povo que eu me refirocom orgulho. É dessepovo que eu faço parte. Édesse povo que faz partea maioria absoluta dos ci-dadãos brasileiros.

É esse povo que deveser ouvido e respeitadopelos nossos governantes.Agora, bandidos que seaproveitam da oportunida-de e protagonizam cenasde violência contra o cida-dão de bem, destruindo opatrimônio público e priva-

do, mediante roubo, arrom-bamentos, saques, confor-me aconteceu durante es-ses movimentos popula-res, digam-se de passagem,pacíficos e ordeiros, essesterão que ser procurados,presos e punidos com todoo rigor da lei para pagarempelos danos causados. Naverdade, são vândalos,baderneiros, marginais deterceira categoria que ten-tam desqualificar essesmovimentos populares,infiltrando no meio daspessoas de bem. Entretan-to, o bem sempre reinarácontra o mau.

O Secretário de Segu-rança Pública do Rio de Ja-neiro, Jose Mariano Bel-trame, já admitiu em entre-vista coletiva que a tropado exercito encontra-se noRio de Janeiro, e caso

aconteçam às badernas eos vandalismos dos últi-mos dias, requisitará essesmilitares, o que já no meuentendimento, deveria terocorrido, uma vez que apolicia estadual sozinha,por mais que se esforce,não conseguirá conter es-sas ações criminosas or-questradas por tais bandi-dos, pois, a ela falta estru-tura para lhe dar com situ-ações iguais às vistas nosúltimos dias, onde primei-ro deve proteger a vida docidadão de bem que se en-contra presente nessasmanifestações, inclusive,sendo a maioria absoluta.

Parabéns ao nossopovo Brasileiro por maisessa conquista Social eDemocrática.

Jânio Carlos é advogado

Page 10: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 29 de junho a 5 de julho de 2013 | Acesse www.gazetanit.com.br10

Arte & Espetáculo [email protected]/gazetaniteroiense

ONS UFF seapresentano TeatroMunicipal

A Orquestra Sinfô-nica Nacional da Uni-versidade Federal Flu-minense (OSN UFF)apresenta ao públicoum repertório que reú-ne tradição e moderni-dade. O quinto concer-to da Temporada 2013será na quarta-feira (03)às 12h30, no ProjetoHora do Almoço do Te-atro Municipal de Nite-rói. Regente convidado,maestro Sammy Fuks.Solista, violinista Viní-cius Amaral.

No programa: Oma-ggio a Berio, de AndréMehmari; Concertopara violino e Orques-tra em Mi menor, opus64, (Allegro moltoappassionato, Andantee Allegretto non troppoAllegro molto vivace),de Felix Mendelssohn;e Pequena Suíte (Fuja-rka, Hurra Polka, Pio-senka e Taniec), home-nagem póstuma aocentenário do composi-tor, Witold Lutoslawski.

Exposição sobre grafiteabre mês de julho na BCG UFF

Tereza Mazeli lança novoálbum no Teatro Municipal

Sinfônica Santa Cecília ganha Prêmio

Relação amorosa é tema de peça no SolarA Banda Sinfônica Santa

Cecília, mantida pela Prefeitu-ra, através da Secretaria Mu-nicipal de Cultura e da Funda-ção de Arte de Niterói-FAN,foi uma das contempladaspelo Prêmio Funarte de Apoioa Bandas de Música 2013. Oresultado foi publicado no Di-ário Oficial da União, no últi-mo dia 24 de junho.

O projeto da tradicionalbanda de Niterói foi um dostrês premiados do Estado doRio. Foram mais de 500 ban-das inscritas em todo Brasil,sendo 18 só do Rio de Janei-ro. O processo de seleção con-tou com três etapas, todas eli-

minatórias: habilitação dosprojetos, avaliação da comis-são de seleção e análise do-cumental.

Como prêmio, a Santa Ce-cília irá receber cinco instru-mentos da marca Yamaha - 1saxofone alto em Mib; 1 saxo-fone tenor em Sib; 1 trombonede vara em Sib; e duas trom-pas cromáticas em Fá/Sib.

Criada em 22 de novembrode 1984, para apresentaçõesem cerimônias e festas ofici-ais, a Banda Santa Cecília deNiterói é, desde então, regidapelo maestro José Bernardo deSouza e conta com cerca de 40componentes.

Tereza Mazeli lança seunovo cd autoral “Aconte-ceu”, na quinta-feira (04) às20h, no Teatro Municipal deNiterói. Explorando qualitati-vamente a música brasileira,ela investe no seu lado com-positora e lança o novo tra-balho em parceria com LulyLinhares. A direção musicalleva a assinatura do violonis-ta e guitarrista, Cilênio Peres.

A cantora oferece ao seupúblico um espetáculo quetoca a alma de uma maneiraespecial, através de um re-pertório que ela interpreta

com grande emoção, combons arranjos, passeandopor todos os momentos quemarcaram sua carreira.

Tereza - que lançou seusegundo disco em 2004,contendo, na maioria, músi-cas inéditas compostas porgrandes compositores comoMárcio Proença, Durval Fer-reira, Paulo César Feital e Al-tay Veloso - se espelha nasgrandes intérpretes comoElizeth Cardoso, Maysa,Dolores Duran, Dalva de Oli-veira, Elis Regina, entre ou-tras divas da MPB.

O espetáculo “BreveAnunciação” será apresen-tado no Solar do Jambeiro,de 06 a 14 de julho, com ses-sões aos sábado, às 20h, eaos domingos, às 19h. O va-lor do ingresso é R$ 20.

A peça, com texto deThereza Christina Rocque,e direção de João Corrêa,

conta, através de uma lin-guagem poética, a discus-são de um casal, que temcerteza que se ama, masquer descobrir como esseamor se manifesta. De acor-do com a autora, não é oamor que está em discus-são, mas sim como ele sedá em cada um.

A Divisão de Artes Visuaisdo Centro de Artes UFF inau-gura, dia 12 de julho, sexta-fei-ra, às 18h, na Biblioteca Centraldo Gragoatá (BCG UFF), a ex-posição “Um olhar sobre o gra-fite”. Trata-se de um recorte dadissertação de mestrado emCiência da Arte, do professorIvan Albuquerque, que passoudois anos fotografando e ob-servando os grafites nos mu-ros do Rio de Janeiro, Niterói eSão Gonçalo.

Por meio de textos e fotos,Ivan mostra que os grafitespossibilitam uma série de lei-turas e podem representar umacrônica urbana ou mesmo par-tes de crônicas. Além disso,ressalta as intervenções quevão sendo feitas, as imagensque vão se sobrepondo, e queacabam por dar outros senti-dos aos já existentes.

“Prestar atenção aos gra-

fites é uma prática que possi-bilita a descoberta de imagenscom temas que chamam aten-ção para problemas de ordemsocial, comuns aos grandescentros urbanos. Carregadosde elementos simbólicos, osgrafites permitem inúmeras lei-turas e interpretações, comvariantes proporcionais à di-versidade de leitores, o quedefinirá as possibilidades deleituras em função do seu re-pertório cultural e/ou da ma-neira de se relacionar com o

mundo”, explicou o professor.O visitante também pode-

rá conhecer a coleção do Acer-vo Contemporâneo da Gale-ria de Arte UFF, que contacom importantes nomes daarte brasileira, como Leda Ca-tunda, Daniel Senise, AngeloVenosa, João Magalhães eMaurício Bentes, e que se en-contra exposta na BCG.

A BCG UFF fica na RuaVisconde do Rio Branco,Campus do Gragoatá, em SãoDomingos.

Page 11: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana 29 de junho a 5 de julho de 2013 | [email protected] 11

Arte & Espetáculo [email protected]@gazetanit ASSINE a partir de R$12,

Inscrições para Prêmio UFF deLiteratura vão até terça-feira

Encontro reúne artistas contempladospela Chamada Pública para ‘Arte na Rua’ Poetas e escritores têm

até a próxima terça-feira, dia2 de julho, para se inscreve-rem no 7º Prêmio UFF de Li-teratura, que, este ano, ho-menageia Vinicius de Mora-es. “A vida é a arte do en-contro,/embora haja tantosdesencontros pela vida”são os célebres versos queservirão de tema do concur-so literário, promovido pelaUFF, por meio de sua edito-ra. O autor classificado emprimeiro lugar em cada cate-goria - conto, crônica e poe-sia - ganhará um notebook,além do Troféu Itapuca.

O edital já está disponí-vel no site da editora(www.editora.uff.br/editais).Os vencedores do 7º PrêmioUFF de Literatura serãoanunciados no dia 17 de de-zembro, durante cerimôniana qual também será lança-da uma antologia com os 20textos selecionados em cadacategoria. Os classificadosem primeiro lugar em cadagênero literário receberão 10(dez) exemplares da coletâ-

nea; os segundos coloca-dos, 8 (oito); os terceiros, 5(cinco). Os demais autoresselecionados receberão 3(três) exemplares, cada.

Podem participar do Prê-mio UFF de Literatura escri-tores de língua portuguesa,editados ou inéditos, inde-pendentemente de sua na-cionalidade. No entanto, otexto apresentado deverá serrigorosamente inédito, sejana forma impressa ou na for-ma eletrônica. Não serãoaceitas obras póstumas,nem aquelas assinadas porgrupos. Cada concorrentepoderá inscrever apenas umtexto em cada categoria. Oconto a ser enviado nãopode ultrapassar quatro pá-ginas, enquanto as crônicase poesias deverão atingir, nomáximo, três páginas. O Prê-mio UFF de Literatura tem opatrocínio da Fundação Eu-clides da Cunha e da Im-prensa Oficial do Estado doRio de Janeiro, além doapoio da Pró-Reitoria de Ex-tensão da UFF.

Os primeiros artistascontemplados pela ChamadaPública para participar doprojeto cultural “Arte naRua” foram recebidos na tar-de desta terça-feira (25), pelosuperintende cultural daFundação de Arte de Niterói– FAN, Victor De Wolf, noSolar do Jambeiro, no Ingá.

Durante o encontro, Vic-tor De Wolf falou sobre a im-portância do Arte na Rua,que promove apresentaçõesculturais em diversos bairrosda cidade, estabelecendo umdiálogo entre os artistas e oscidadãos, através das práti-cas artísticas públicas e res-saltou também, o incentivo aproduções locais através daChamada Pública.

“A Chamada Pública temcomo objetivo fomentar a pro-dução cultural da nossa cida-de, repensando a ocupaçãodo espaço público através daarte”, destacou De Wolf.

O cantor e compositorChamon Filho, presente ao

encontro, disse que ficousabendo do edital atravésdo site da Secretaria Muni-cipal de Cultura e que a ex-periência de tocar junto aopúblico será ótima. “Estouacostumado a me apresen-

tar em grandes palcos ouem bares noturnos e essaexperiência de cantar bempertinho do público, numapraça, será muito empolgan-te”. Chamon se apresentano Campo de São Bento no

dia 7 de julho.Já os integrantes do

grupo Conversa Fiada,que vão tocar no dia 9 naesquina da Rua MoreiraCésar com Belizário Au-gusto, disseram que ocontato e a troca entre omúsico e o público é mui-to importante.

Elizeu Felipe, conhe-cido Mestre Zezeu, ou-tro contemplado pelaChamada Pública, pre-tender difundir a Capo-eira através do progra-ma. “Fiquei sabendo doArte na Rua por amigose pela imprensa e julgueiser uma ótima oportuni-dade para mostrar a ri-queza da capoeira no fol-clore brasileiro”, disse.

Participaram tambémdo encontro os cantorese compositores CláudioLatini e Thiago Cunha,além do produtor e o atorde teatro infantil, Ansel-mo Fernandes.

Page 12: Gazeta Niteroiense • Edição Online

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 29 de junho a 5 de julho de 2013 | Acesse www.gazetanit.com.br12

Sala de Cultura Leila Diniz celebradois anos com exposição ‘Ela por Elas’

A Sala de Cultura LeilaDiniz comemora dois anosde funcionamento na quar-ta-feira (03) com a inaugura-ção da exposição Ela porElas: Leila Diniz nos traçosdas desenhistas brasileiras,às 18h. A mostra exibirá 33obras inéditas, feitas por ar-tistas mulheres, cujo tema éa atriz niteroiense. Todas aspeças - entre esculturas,pinturas, fotografias, traba-lhos em papel machê, dese-nhos e caricaturas - foramcriadas especialmente paraa mostra. A curadoria é docartunista e pesquisador deartes Zé Graúna.

Além da presença das ar-tistas, a abertura da exposi-ção contará com desenhis-tas fazendo caricatura dos

convidados, além de umaapresentação dos músicosdo Programa Aprendiz comum roteiro de canções daépoca de Leila Diniz. “É maisum presente para o públicoque frequenta a Sala e paratodos nós”, comentou Rena-ta Palmier, que coordena oseventos da Sala de Cultura.

Nascida em Niterói, Leilaquebrou tabus, servindo deinspiração e referência nomomento em que as mulhe-res batalhavam pelos seusdireitos sociais, espaço nasociedade e, principalmente,no mercado de trabalho. “Lei-la Diniz é um símbolo paratodas as mulheres, e o queela deixou de legado é umaconquista para a socieda-de”, completou Graúna.