gazetinha lpr - edição 51 - 2013

4

Upload: lpr-montadora

Post on 22-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Gazetinha LPR - Edição 51 - 2013

GAZETINHA15 de setembro de 2013, ano 4, 51º edição

Quer receber nossa news? Envie uma mensagem para [email protected]

LPR ltda. - Av. Dr. Francisco Xavier Toda, 525 - Cacique - Cep: 86072-410 - Londrina/PR

Diretor Administrativo: Rafael Lopes ([email protected]) / Coordenação, Redação, Diagramação e Revisão: Luiza Elena Marim ([email protected])

EXPOSIÇÃOA mostra “Ídolos do Esporte”, da artista Carmen Cámara está em exposição no Centro Cultural Cervantes (Av. Paulista, 2439 - Bela Vista). No acervo, há cerca de 100 telastelas de pintura sobre a lona com os rostos de ídolos mundiais do esporte como Pelé e Messi, Gustavo Kuerten e Roger Federer e os pilotos Felipe Massa e Fernando Alonso. AA exposição pode visitada de 22 de agosto a 21 de setembro, de terça a sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h. A entrada é livre.

ABRAÇO NO LAGODia 23 de setembro, às 10 horas acontece em Londrina/PR o “Abraço no Lago”. Toda população está convidada para se posicionar ao redor do Lago Igapó e dar-se as mãos, simbolizando umum acordo de paz. Em seguida, haverá apresenta-ção de grupos musicais e uma caminhada com bandei-ras. A mobilização acon-tecerá no Lago Igapó, entre as avenidas Higienópolis Maringá, e conta com o apoio de diversas associa-ções, projetos, instituições e ONGS, e é organizado pela COMPAZ e Londrina Pazeando.

CURSOSA Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibiliza cursos online gratuitos voltados a diferentes áreas do saber, como direito, administra-ção, gestão financeira, entre outras. As aulas podempodem ser acompanhadas a qualquer momento, a carga horária varia entre cinco e 30 horas, e há entrega de certificado virtual para quem tirar nota acima de 7 no teste final.final. Para ter acesso aos cursos, basta acessar o site http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

AGENDA

EDIT

ORA

L A Gazetinha voltou com tudo e agora é bimestral.

EsteEste ano está sendo bastante agitado para toda a equipe da LPR, que está trabalhando a todo vapor. Inúmeros eventos, que acontecem no decorrer do ano todo, terão nossa empresa como montadora oficial. Você poderá acompanhar as notícias sobre eventos, montagens e se manter informado sobre as novidades da empresa nesta edição, que preparamos com muito carinho para os nossos colaboradores não perderem nada. Aproveitem a leitura.nada. Aproveitem a leitura.

FEIRAS

05 a 08/08 Abad – Fortaleza/CE; 08 a 10/08 SOCERGS – Gramado/RS; 08 a 11/08 - Estetika Brasil – São Paulo/SP; 13 a 15/08 23ª Higiexpo – São Paulo/SP; 13 a 15/08 Tecnocarne – São Paulo/SP; 13 a 16/08 XVI Mostra PUC Rio – Rio de Janeiro/RJ; 14 a 17/08 Construir Rio – Rio de Janeiro/RJ; 18 a 20/08 Interseg – Rio de Janeiro/RJ; 18 a 21/08 Têxtil House Fair – São Paulo/SP; 19 a 22/08 CONARH ABRH – São Paulo/SP; 24/08 a 01/09 36ª Expointer – Esteio/RS; 27 a 29/08 Expo Postos e Conveniência São Paulo – São Paulo/SP; 29 a 08/09 XVI Bienal Internacional do Livro RJ – Rio de Janeiro/RJ; 27 a 30/08 Fenasucro e Bienal Internacional do Livro RJ – Rio de Janeiro/RJ; 27 a 30/08 Fenasucro e Agrocana – Sertãozinho/SP;

No mês de Agosto a LPR esteve presente nos seguintes eventos:

03 a 05/09 Brazil WindPower – Rio de Janeiro/SP; 04 a 08/09 Abav – São Paulo/SP; 07 a 10/09 Beauty Fair – São Paulo/SP; 09 a 11/09 SINTAG – Londrina/PR; 13 a 22/09 Rock in Rio - Rio de Janeiro/RJ; 15 a 18/09 Fitabes – Goiânia/GO; 17 a 19/09 Movimat – São Paulo/SP; 17 a 20/09 Febrava – São Paulo/SP; 23 a 26/09 Exposi-bram – Belo Horizonte/MG; 24 a 26/09 Rio Pipeline – Rio de Janeiro/RJ; 26 a 28/09 Rio Franchising – Rio de Janeiro/RJ;

E no mês de setembro ela vai marcar presença:

PROFISSIONAIS DA LPR TRABALHAM NA EXPOCATÓLICA 2013A equipe de profissionais da LPR trabalhou com muita eficiência e dedicação para que a Cidade da Fé pudesse receber a Expocatólica, feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única focada neste setor na América Latina. O evento ocorreu paralelamente à Jornada Mundial da Juven-tude, entre os dias 20 e 26 de julho. A LPR foi a montadora oficial dos expositores da ExpoCatólica 2013, em um espaço com mais de 70 mil m2.

POR AÍ

O SOCERGS 2013 - Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul, aconteceu na cidade de Gramado, de 08 a 10 de agosto, no Serrano Resort Convenções & Spa. Além de um Simpósio, que reuniu médicos e estudantes de todo o Brasil, o Congresso organizou uma grandiosa feira de exposições, onde a LPR marcou presença com a montagem do estande do Insti-tuto Brasileiro do Vinho - Ibravin, de Caxias do Sul que levou ao evento o projeto Suco de Uva 100% do Brasil. Realizado em parceria com o Instituto Brasileiro da FrutaFruta (Ibraf), o projeto tem um objetivo de apresentar ao público o suco 100% como uma alternativa saudável para a alimentação, frisando todos os benefícios que a bebida traz à saúde.

LPR NO SOCERG 2013

Page 2: Gazetinha LPR - Edição 51 - 2013

Qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando. (Henry Ford , fundador da Ford Company, 1863-1947)

|FIQUE POR DENTRO|13ª Interseg

A 13ª Interseg - Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública - recebeu entre os dias 18 a 20 de agosto, no Riocentro, expositores de diversas nacionalidades com as principais novidades do setor, palestrantes renomados e também centralizou os principais encontros de profissionais de segu-rança pública. A LPR foi novamente a montadora oficial do evento. A Interseg é um dos maiores eventos públicos do setor de segurança na América do Sul e um dos primeiros a lançar inovações no setor.

BOAS VINDAS - ENTREVISTAO mais novo contratado da LPR Londrina é Anderson Moreira de Souza, de 24 anos. O jovem foi selecionado para o cargo de Assistente de Departamento Pessoal e ficou sabendo da vaga através de amigos do antigo trabalho, que também deram o maior apoio para a mudança de emprego. Anderson é solteiro, mora com os pais e um irmão e tem experiência anterior nas áreas de um irmão e tem experiência anterior nas áreas de

Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Ele já trabalhou em empresas como LFC Processamento de Dados, Nishi Eletromecânica, Labor Trabalho Temporário e Instituto do Câncer de Londrina. O dia-a-dia do jovem, na LPR é bem dinâmico e movimentado, mas por conta de suas experiências anteri-ores ele consegue nortear muito bem o trabalho em relação as rotinas da LPR e verificar quais são as prioridades. As tarefas que ele desempenha estão ligadas a folha de pagamento na matriz, e suporte para o pessoal das filiais,filiais, esclarecendo duvidas, trazendo melhorias, auditando processos, entre outros serviços. Anderson acredita que, estando a LPR em constante desenvolvimento, as chances de crescimento dos profissionais que atuam nela é diretamente proporcional. Ele mantém seus objetivos pessoais e pro-fissionais bem traçados, e caminha em busca de crescimento, desenvolvim-ento e estabilidade: “Uma vez, na faculdade, ouvi a seguinte frase “o conhecimento é uma riqueza que não podem roubar do individuo”, e alinho isso a empenho, comprometimento e demais atitudes e virtudes que farão com que as coisas aconteçam naturalmente”, sintetiza o jovem, que também afirma que “sonhos são objetivos, possuo objetivos e trabalho para que isso ocorra gradativamente, em seu tempo”.

LONDRINAAnderson Moreira de Souza Bruno Rodrigues de Almeida Araújo Damas Michel Jeferson Henrique de AguiarJonatas Tiago de Souza Campos Jhonnatan Alyson Rosso Jhonnatan Alyson Rosso Joabis Valerio Luciana dos Santos Massola

Marcos Antonio Sampaio

NOVA PETRÓPOLISDayane Delatre da Silva Elpídia Maria de A. da Silva

RIO DE JANEIRODaiana da Silva Melo Debora da Silva Freire Debora da Silva Freire Rafael da Silva Freire BO

AS VI

NDAS

Uma parceira entre o governo do Brasil e da França colocou recentemente no ar, um site destinado ao ensino do idioma francês totalmente gratuito. As aulas podem ser utilizadas tanto por aqueles que já tiveram iniciação no idioma, ou mesmo aqueles que nunca tiveram qualquer contato com a língua. No portal Francoclic são oferecidas lições em texto, vídeos didáticos e exercí-cios, além de informações sobre a cultura francesa. O site é dividido em cinco módulos voltados para os diferentes tipos de aprendizado. O primeiro módulo, “Reflets-Brésil”,“Reflets-Brésil”, tem como objetivo a autoaprendizagem; o segundo, “Br@nché”, pode ser utilizado em sala de aula; o terceiro, “Agriscola”, tem como tema principal as especialidades agrícolas; e os dois últimos, “Le Monde Francophone d’un Clic” e “Images de France”, têm como objetivo levar o estu-dante a descobrir a cultura francesa. No módulo do curso voltado para a autoa-prendizagem, o “Reflets-Brésil”, estão disponíveis 24 lições que incluem aulas de gramática e vocabulário. Cada aula apresenta cinco vídeos com situações cotidianas em francês e comentários em português. O aprendizado online de idioma e possível e muito válido desde que combinado com interesse, dedica-ção e disciplina. Quem estiver interessado em aprender um novo idioma é só acessar site http://francoclic.mec.gov.br/index.php. O acesso ao site é livre.

Outros cursos:Englishtown - http://www.englishtown.com.br/online/home.aspxSe você não fala inglês, mas deseja aprender, um bom jeito de começar é através deste site, que promete um aprendizado básico com cinco minutos de prática diária. O acesso é gratuito.

Espacios públicos - http://www.open.edu/openlearn/languages/spanish/spanish-espacios-publicos/content-section-0Em um curso introdutório de 20 horas, em inglês, você terá acesso, sem custos, ao aprendizado dos fundamentos do idioma espanhol.

Libras básico - http://www.primecursos.com.br/libras-basico/Neste site você vai aprender a linguagem dos sinais da língua brasileira em uma plataforma online e gratuita.

MEC lança site para o ensino gratuito de Francês.

PULO DO GATO QUEM LÊ CRESCEO Grande Arcano (Editora Record), de Paloma Sánchez- Garnica é uma intrigante história que envolve Armando Dorado, um professor de História Medieval que por anos esteve à frente de uma pesquisa de importantes bifólios e um antigo códice. Quando finalmente parece estar prestes a colocar as mãos no tesouro, ele desaparece, e seu paradeiroparadeiro se transforma em um grande mistério. Agora, sua aluna Laura e o colega Carlos começam uma perigosa corrida contra o relógio para encon-trar seu mestre.

Faça já seu empréstimo: Londrina - Mirian 43 21049015 / São Paulo - Geise (RH) Rio de Janeito - Samyra / Rio Grande do Sul - Elaine

Page 3: Gazetinha LPR - Edição 51 - 2013

O degrau da escada não foi inventado para repousar, mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto. (Aldous Huxley)

01/08 - Josiane Fonseca dos Santos01/08 – Nelson Marques06/08 – Jacklyn Sainthe08/08 – Robson Lunardelli Kroetz 08/08 – Sandra de Oliveira Ferreira10/08 – Joel de Souza Farias12/08 – Almir Rogério da Silva12/08 – Almir Rogério da Silva12/08 – Tiago Custódio Rosa13/08 – Washington Erik Silva de Oliveira17/08 – James Kensley18/08 – Junior Sales Ribeiro19/08 – Wilson José Garbelini Filho20/08 – João Guilherme Nascimento21/08 – Jean Claude Estimable21/08 – Jean Claude Estimable23/08 – Marcelo Nanes23/08 – Maycon Thiago dos Santos28/08 – José Claudir Pagine

LONDRINA

AGOSTO:

SETEMBRO:

08/08 – Antonio Carlos Lima da Costa09/08 – Lindisçandra Rodrigues da Silva13/08 – Leonardo Machado de Oliveira18/08 – Anderson Moreira Villar27/08 – José Marcos Vieira28/08 – André Marcelo Fernandes da Silva

RIO DE JANEIRO

09/08 – Ivanessa Oliveira de Souza Silva11/08 – Danilo Takechi Kanno11/08 – Felipe Valle13/08 – Geraldo Luiz da Silva30/08 – Maria Madalena da Silva Fontoura

SÃO PAULO

20/08 – Edna DelatreNOVA PETRÓPOLIS

01/09 – Eric Murare da Silva01/09 – Wesley Maicon de Souza02/09 – Alex Estevo de Oliveira02/09 – Ariadney Moreira Breve02/09 – Valdemir Alves da Silva06/09 – Ronaldo Adriano Ricardo08/09 – Wilson Justiano da Silva Filho08/09 – Wilson Justiano da Silva Filho09/09 – Rodrigo Ribeiro Freitas10/09 – João Batista Vanancio11/09 – Aroldo Gonçalves Camargo12/09 – Cristiano Ricardo Fernandes 14/09 – Maria Gorete Martins16/09 – Edmilson de Carvalho19/09 – Fernando Delfino Ribeiro19/09 – Fernando Delfino Ribeiro22/09 – Julia Aparecida de Barros22/09 – Pedro Sperandio Lopes23/09 – Flavio Rodrigo Rizzi23/09 – Francesco Roma24/09 – Jocemara Correa Pisconti25/09 – Diego Aparecido de Deus25/09 – Wilson Michel25/09 – Wilson Michel27/09 – Claudia Pereira de Freitas Boeira30/09 – Cleber Teixeira Toledo Piza30/09 – Jocimar Aparecido da Silva30/09 – Rafael Andrade Lopes

LONDRINA

05/09 – Maria Alice dos Santos Machado12/09 – Damiana Dantas da Silva12/09 – Monise Kressa Martins19/09 – Josilda S. de Sousa Cardoso

SÃO PAULO

13/09 – Elaine Z. Krauspenhar17/09 – Dayane Delatre da Silva

NOVA PETRÓPOLISSO

PR

AM

VELIN

HA

S

HORÓSCOPO:AQUARIO

21/01 à 19/02 - Mês para se livrar de tudo que não seja bom para você, desde objetos até sentimentos, faça uma faxina em casa, doe tudo que não usa, resolva as pendências da vida pessoal e profissional, inicie umauma nova etapa de vida. Invista em novas ideias, projetos, use e abuse de sua criatividade. Planeje diferentes passeios e curta o momento com as pessoas queridas. Fase intensa para viver uma grande paixão.

PEIXES20/02 à 20/03 - Excelente fase para mudanças, renovação de energias, novos desafios para sua vida. Ouça mais suas intu-ições e tome atitudes positivas. Ótimo mês para escolher somente as boas amizades e des-vencilhar daquelas em que a comunicação está precária. Valorize mais o sentimento do amor, do carinho, da ternura, afaste-se das mágoas, dos desentendimentos, não discuta por poucas migalhas.

ÀRIES21/03 à 20/04 - Momento para prosperar em sua carreira profis-sional com muita garra, determi-nação e foco. Para isso, controle seus sentimentos de ambição, ansiedade e tente mostrar seus mais belos talentos com naturalidade. Momento de muita paz e alegria junto de seus amigos e familiares. Na vida amorosa, evite conflitos, discussões desnecessárias, escute mais o que a pessoa amada tem a lhe dizer e oferecer.

TOURO21/04 à 20/05 - Mês para usufruir de muitas alegrias, novi-dades, conquistas de novas amizades e bons bate-papos com todo seu universo social. Aposte na criatividade para se destacar no setor profissional. Em família, eviteevite discutir por poucas migalhas, tente entender o posi-cionamento de cada um. Na área amorosa, algumas tensões poderão ocorrer pelo caminho: fique atento a isso e evite atritos com a pessoa amada.

GÊMEOS21/05 à 20/06 - Invista em amizades, contato com famili-ares distantes, encare os desafios com simplicidade e clareza, pois fazem parte de seu aprendizado contínuo. No trabalho, as palavras-chave para esteeste mês são: muita garra, deter-minação e dedicação. Converse mais com a pessoa amada, esclareça as dúvidas, seja mais descontraído, leve, valorize mais os momentos a dois.

CÂNCER21/06 à 21/07 - Aposte em seu poder de tomar decisões diante de metas e objetivos. Aproveite o momento para expor novas ideias, novos interesses, pois sua energia de expressão está em alta. Curta bastante os amigosamigos e familiares, planeje uma viagem pra descansar. Dedique-se mais ao relaciona-mento amoroso, aposte no bom diálogo, mostre interesse pela pessoa amada, assim a paixão ficará sempre acesa.

LEÃO22/07 à 22/08 - Hora de deslanchar na carreira profis-sional, obter mais ganhos, mas nada de exigências, autorita-rismo e cobranças: Aposte em seu poder de liderança. Cuidado para não ser tão exigente com os amigos e familiares, pois ninguém gosta de imposições. Não mime muito a pessoa amada, pois ficará mal acos-tumada, evite o ciúme, possíveis atritos e discussões por pouca coisa. Controle as emoções.

VIRGEM23/08 à 22/09 - Pense em você, invista em você, não dê atenção para críticas alheias e também não critique sem evidências dos fatos. Na área profissional, acredite em seus pontos fortes e invista neles. Aposte nas energiasenergias da ternura e alegria, compartilhe o carinho entre as pessoas queridas, dedique-se mais à família. Nada de cobran-ças e desconfianças, dúvidas ou crises de ciúmes, confie mais em você e em seu par.

LIBRA23/09 à 22/10 - Mês propício para expor novas ideias, mas reserve alguns planos futuros em longo prazo. Criatividade e ousadia são as palavras do momento, portanto, invista em você, enfrente os desafios. Ouça maismais e fale menos, mais entendi-mento e compreensão com as pessoas queridas. Ótima fase para namorar, investir no romance, desde que o diálogo positivo esteja bastante presente.

ESCORPIÃO23/10 à 21/11 - Acredite mais em seu potencial e invista em seus propósitos com fé, garra, determinação e alegria. Mês positivo para demonstrar suas habilidades e seus talentos. Cuidado com as fofocas entre familiaresfamiliares evite futuros confli-tos, discussões, seja mais paciente com as pessoas. Um pouco de insegurança no relac-ionamento poderá surgir, mas supere esta fase com um bom bate-papo a dois.

SAGITÁRIO22/11 à 21/12 - Invista em sua carreira profissional, aproveite o momento e direcione metas e objetivos com determinação, evite agitação interna. A fase pede mais cautela, paciência, compreensão, evite conflitos entreentre amigos e familiares. Seu lado carinhoso estará a mil por hora, então, aproveite o momento e demonstre amor e ternura com a pessoa amada, mas fique longe das críticas alheias e da possessividade.

CAPRICÓRNIO22/12 à 20/01 - Comece a planejar ideias de futuro, estude, coloque em prática novos conhecimentos, assim progredirá e obterá ótimos resultados de crescimento. Na área familiar e afetiva, nada de imporimpor ideias, não queira impor situações do seu jeito. Demon-stre mais amor, carinho e ternura para com a pessoa amada, sintonize-se mais no relacionamento, troque novas ideias e experiências.

BASQUETEBOXECANOAGEMESGRIMATIROTRIATLOVELAVELATÊNISFUTEBOLHANDEBOLHIPISMOJUDÔNATAÇÃOPENTATLOPENTATLOREMO.

CAÇA-PALAVRAS (esportes olímpicos):

Page 4: Gazetinha LPR - Edição 51 - 2013

A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. (Nelson Mandela)

CLIQUES

Você se acha produtivo?Ser produtivo é o sonho de muitos profissionais, mas desenvolver essa habilidade parece ser um problema para a maioria. Isso acontece porque as pessoas acredi-tam que a produtividade depende mais dos fatores externos que dos internos. Contudo, elas estão enganadas. Ser uma pessoa mais produtiva depende apenas das suas atitudes diante das tarefas que tem a realizar. Saiba como é possível ficar mais produtivo, segundo especialistas do Portal Universia.

1. Tome notasAo invés de confiar na sua memória para todos os compromissos que tem durante o dia, por que não tomar notas sobre eles? Não precisa ser necessariamente uma agenda, apenas um bloquinho no qual você possa marcar tudo que ainda tem para fazer. Uma boa ideia é dividir as suas pendências por categorias, como reuniões, tarefas iniciadas, novos projetos, entre outros.

2. Guarde as coisas no lugarEsseEsse é um hábito simples e efetivo, que pode aumentar sua produtividade de maneira exponencial. Pense bem em quanto tempo você perde apenas procurando por itens que você achou que estavam em um lugar, mas não estavam. Para evitar esse tipo de coisa, por que não guardar seus itens no lugar em que eles estavam? Não dói nada e vai economizar seu tempo futuramente.

3. Não procrastineDeixar as coisas para o último minuto faz com que você esteja sempre sobrecarregado. Ao invés disso, procure priorizar suas tarefas e, na medida do possível, concluí-las assim que elas forem determinadas para você. Isso dá a sensação de dever cumprido.

4. Apronte-se com antecedênciaPequenasPequenas preparações feitas com antecedência economizam bastante tempo na sua vida. Por exemplo, se você em um compromisso logo pela manhã não deixe para arrumar os seus pertences logo que acordar. Faça isso na noite anterior.

5. Seja cuidadosoCuidar das suas coisas pode parecer uma dica desnecessária, mas faz muita diferença no que se refere à produtividade. Conservar seus pertences em bom estado faz com que você os tenha sempre à mão quando for necessário. Dessa maneira, você não perde tempo buscando outros recursos.

6. Comunique-se claramenteQuantoQuanto melhor você se comunica, melhor as pessoas entenderão o que você quer ou precisa. E, da mesma maneira, você se sente mais articulado para questionar o que não estiver claro para você. Isso elimina conversas intermediárias para resolver problemas de compreensão e faz com que seu trabalho seja realizado mais rapidamente e com mais qualidade.

7. RelaxePessoas tensas e estressadas têm mais dificuldade para pensar em saídas inovadoras e criativas. Para isso, seu cérebro precisa estar descansado. Portanto, invista tempo em fazer coisas que divertem você. Quanto mais relaxado você estiver, mais fácil será para encontrar a solução necessária para os problemas.Fonte: Portal Universia (www.universia.com.br)Fonte: Portal Universia (www.universia.com.br)

LPR SEM FRONTEIRAS

MAI

S SA

ÚDE Até quatro vidas podem ser salvas com uma doação de sangue

De acordo com recentes informações divulgadas pelo Ministério da Saúde apenas 1,9% da população brasileira, ou seja, 3,6 milhões de pessoas têm o hábito de doar sangue. Segundo as estatísticas, até quatro vidas que podem ser salvas com cada doação.

EmEm São Paulo, a Fundação Pró-Sangue, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, está convocando a população a doar sangue desde o final de maio, já que o número de doadores caiu 30% no período. Os tipos de sangue que mais estão em falta são O+, O-, A+ e A-. Em Londrina, as doações de sangue podem ser feitas no Hemo-centro Regional do Hospital Universitário, que funciona de segunda a sábado das 8h às 17h30. Para doar, é necessário estar emem boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e ter em mãos documento de identidade original com foto. Menores de 18 anos precisam de autorização dos respon-sáveis ou estar acompanhados deles. As mulheres podem doar a cada 90 dias e os homens a cada 60 dias.

Após a doação de sangue alguns cuidados devem ser tomados:• Evitar esforços físicos exagerados por pelos menos 12 horas;• Aumentar a ingestão de líquidos;• Não fumar por cerca de 2 horas;• Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas;• Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas;