gigante da área da educação cria projeto para vencer o desafio da

2
Gigante da área da educação cria projeto para vencer o desafio da gestão de dados “Escolhemos a solução da Informatica. Somente foi possível sobrepujar os vários desafios técnicos do projeto com um provedor de alta qualidade e comprometido com nossos desafios de negócio.” – Airton Brandão, CIO, Kroton Educacional Kroton Educacional, a maior companhia de educação privada do Brasil A Kroton está entre as maiores empresas do mundo da área educacional, atendendo mais de um milhão de alunos, desde o nível básico até a pós-graduação. Possui 125 unidades de ensino superior em 18 estados e 83 cidades brasileiras, 726 polos de graduação EAD, 400 polos de cursos livres e preparatórios e 870 escolas associadas em todo o país, com uma gestão nacional centralizada. Sua missão é melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e de qualidade, formando cidadãos, preparando profissionais para o mercado e contribuindo com o desenvolvimento de projetos pessoais. Com foco nessa missão e com o objetivo de se tornar referência em educação, a Kroton cresceu por meio de aquisições. A partir de 2010, adquiriu o Grupo IUNI Educacional, a Unopar e, por fim, a Anhanguera, e como resultado tornou- se uma força sólida e muito presente no mercado. Com esse processo, o número de estudantes cresceu exponencialmente – no ensino superior, foi de 18 mil em 2007 para 1,1 milhão em 2014 –, assim como a complexidade de seu ambiente de TI, que passou a ter quatro diferentes sistemas para a gestão da base de alunos. O gerenciamento de dados tornou-se um verdadeiro desafio para a organização. Explorando o potencial da informação Para lidar com a complexa tarefa de administrar tal diversidade de tecnologias e um imenso volume de informações, a Kroton decidiu implementar um projeto que permitisse centralizar os vários sistemas de gestão de alunos em uma única plataforma robusta, que garantisse a segurança, a limpeza e o gerenciamento completo dos dados. Foi concebido então o Projeto K-Hub, uma plataforma tecnológica com objetivos importantes: criar cadastros mestres para alunos, professores, unidades, disciplinas etc.; implantar ferramentas de limpeza de dados; e permitir a adoção de barramento SOA (Service-Oriented Architecture) para a integração dos dados. Overview • Empresa da área educacional cria plataforma para centralizar e gerenciar com eficácia dados provenientes de diferentes sistemas País • Brasil Iniciativas de negócios • Processos de aquisição de empresas com plataformas distintas • Apoio da tecnologia para enriquecer base de dados, conhecer alunos e individualizar o ensino Caso de sucesso

Upload: phamdung

Post on 09-Jan-2017

219 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gigante da área da educação cria projeto para vencer o desafio da

Gigante da área da educação cria projeto para vencer o desafio da gestão de dados

“Escolhemos a solução da Informatica. Somente foi possível sobrepujar os vários desafios técnicos do projeto com um provedor de alta qualidade e comprometido com nossos desafios de negócio.”

– Airton Brandão, CIO, Kroton Educacional

Kroton Educacional, a maior companhia de educação privada do BrasilA Kroton está entre as maiores empresas do mundo da área educacional, atendendo mais de um milhão de alunos, desde o nível básico até a pós-graduação. Possui 125 unidades de ensino superior em 18 estados e 83 cidades brasileiras, 726 polos de graduação EAD, 400 polos de cursos livres e preparatórios e 870 escolas associadas em todo o país, com uma gestão nacional centralizada. Sua missão é melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e de qualidade, formando cidadãos, preparando profissionais para o mercado e contribuindo com o desenvolvimento de projetos pessoais.

Com foco nessa missão e com o objetivo de se tornar referência em educação, a Kroton cresceu por meio de aquisições. A partir de 2010, adquiriu o Grupo IUNI Educacional, a Unopar e, por fim, a Anhanguera, e como resultado tornou-se uma força sólida e muito presente no

mercado. Com esse processo, o número de estudantes cresceu exponencialmente – no ensino superior, foi de 18 mil em 2007 para 1,1 milhão em 2014 –, assim como a complexidade de seu ambiente de TI, que passou a ter quatro diferentes sistemas para a gestão da base de alunos. O gerenciamento de dados tornou-se um verdadeiro desafio para a organização.

Explorando o potencial da informaçãoPara lidar com a complexa tarefa de administrar tal diversidade de tecnologias e um imenso volume de informações, a Kroton decidiu implementar um projeto que permitisse centralizar os vários sistemas de gestão de alunos em uma única plataforma robusta, que garantisse a segurança, a limpeza e o gerenciamento completo dos dados. Foi concebido então o Projeto K-Hub, uma plataforma tecnológica com objetivos importantes: criar cadastros mestres para alunos, professores, unidades, disciplinas etc.; implantar ferramentas de limpeza de dados; e permitir a adoção de barramento SOA (Service-Oriented Architecture) para a integração dos dados.

Overview

• Empresa da área educacional cria plataforma para centralizar e gerenciar com eficácia dados provenientes de diferentes sistemas

País

• Brasil

Iniciativas de negócios

• Processos de aquisição de empresas com plataformas distintas

• Apoio da tecnologia para enriquecer base de dados, conhecer alunos e individualizar o ensino

Caso de sucesso

Page 2: Gigante da área da educação cria projeto para vencer o desafio da

Após um ano de implementação, o K-Hub já mostrou-se fundamental para aumentar a eficiência operacional da TI e da organização. Novos sistemas são implementados mais fácil e rapidamente, gerando diversos benefícios. O Projeto também possibilitou a implantação, em 15 dias, de um portal para a conexão entre empresas e alunos, visando facilitar o ingresso deles no mercado de trabalho. Com tudo isso, a Kroton também obteve um ganho na imagem percebida pelos estudantes, que agora estão acessando tecnologias inovadoras.

O K-Hub ainda está ajudando a conhecer mais sobre o perfil e o comportamento dos estudantes. Com dados qualificados, a Kroton pretende caminhar rumo à individualização do ensino, o chamado “adaptive learning” – cujo foco é entender e atender necessidades específicas de aprendizado –, o que permitirá melhorar cada vez mais a formação de alunos e profissionais.

ResultadosGraças ao K-Hub, a Kroton passou a concluir projetos em prazo recorde, reduzindo o tempo, o esforço e os recursos necessários para a implementação de sistemas. A integração de aplicativos por meio de uma série de conexões ponto a ponto ficou para trás, conforme ressalta Airton Brandão, CIO da Kroton: “Antigamente tínhamos projetos que demandavam esforços de TI enormes. Era necessário parar várias equipes internas para desenvolver interfaces. Agora não”. O CIO ressalta a questão da agilidade adquirida: “Uma integração que antes levaria três meses de desenvolvimento é realizada agora em 15 dias”.

Todos os desafios de dados passaram a ser enfrentados com o K-Hub. Um deles era obter informações de ex-alunos, dificuldade que está sendo superada com a contratação da Serasa para enriquecer os dados da Kroton. Com as informações obtidas nesse trabalho incorporadas ao MDM (Master Data Management), a base de dados da Kroton está sendo consolidada e cada vez mais enriquecida.

O papel da InformaticaPara a implementação do K-Hub, a Kroton adquiriu três produtos da Informatica – ETL (Extract, Transform and Load), MDM (Master Data Management) e Data Quality –, cada um representando uma parte do processo de gestão de dados. “Chegamos à conclusão que uma única solução não seria suficiente para o tamanho de nosso desafio”, afirma Brandão. O resultado foi uma plataforma robusta, com um master file sólido e dados limpos, que podem ser repassados entre aplicações sem que haja a necessidade de conexões específicas ponto a ponto.

A iniciativa partiu da área de TI e começou por um projeto de avaliação de soluções de mercado que contou com o aconselhamento do Gartner. Para a decisão, foram realizadas avaliações funcionais, técnicas e de custo-benefício, além de provas de conceito detalhadas. “Com esse cenário completo, a solução da Informatica foi melhor que as dos concorrentes, e por isso decidimos por ela”, conclui Brandão.

© 2015 Informatica corporation. Todos os direitos reservados. Informatica, o logo da Informatica e The Data Integration Company são marcas registradas da Informatica Corporation nos EUA e em jurisdições ao redor do mundo. Todos os outros nomes de produtos ou empresas podem ser marcas registradas ou nomes comerciais de seus respectivos proprietários.

IN05_0715_2937_PG

Estratégia tecnológica

• Criação do K-Hub para conectar dados de alunos com diversos sistemas e aplicativos

Componentes

• Informatica ETL - Extract, Transform and Load

• Informatica MDM (Master Data Management)

• Informatica Data Quality

Sobre a InformaticaA Informatica Corporation (Nasdaq: INFA) é a fornecedora independente líder mundial de software e serviços de integração de dados corporativos. Empresas do mundo todo contam com a Informatica para maximizar o potencial de suas informações e impulsionar seus principais imperativos de negócios. A Informatica Vibe, primeira e única máquina de dados virtual (VDM) incorporável, aciona as capacidades exclusivas do “Map Once. Deploy Anywhere.” da plataforma Informatica.

Em todo o mundo, mais de 5.800 empresas usam a tecnologia da Informatica para potencializar seus ativos de informação, desde dispositivos móveis e mídias sociais até grandes volumes de dados hospedados nas instalações da empresa, na nuvem e em redes sociais.

Conecte-se com a Informaticawww.informatica.com/brwww.facebook.com/InformaticaCorporationBrasiltwitter.com/InfaBrasilwww.linkedin.com/company/informatica

[email protected] • Brasil - São Paulo > 55 11 3013 5446