golda meir

12
Golda Meir Joana Sofia 9ºC

Upload: joana-1504

Post on 05-Jul-2015

242 views

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Golda Meir

Golda Meir

Joana Sofia 9ºC

Page 2: Golda Meir

BiografiaGoldie Mabovitch, que mais tarde

adota o nome de Golda Meir, nasceu a 3 de Maio de 1898 em Kiev e faleceu a 8 de Dezembro de 1978 em Jerusalém.

Como lembrança da sua infância, restou a Golda a imagem do seu pai a pregar tábuas nas portas e janelas para defender a família dos cossacos, perante rumores de que ocorreria um pogrom (massacre).

Page 3: Golda Meir

Aos 8 anos, emigra com os pais para os Estados Unidos da América.

Aos 15 anos foge de casa, aluga um quarto e consegue formar-se professora primária.

Page 4: Golda Meir

Golda Meir casou-se ainda nos EUA e em 1921 ela e Morris Meyerson emigram para a Palestina e tornam-se então membros do Kibbutz de Merhavia.

Page 5: Golda Meir

Carreira políticaO seu primeiro cargo

político é como delegada da secção Americana do Congresso Judaico Mundial.

Desde sempre que Golda se interessava pelo movimento sionista, assistiu a várias reuniões políticas e conheceu, nessa época, David Ben Gurion.

Page 6: Golda Meir

Golda Meir juntou-se à Confederação Geral do Trabalho, passando a ser a sua representante no estrangeiro, nomeadamente nos Estados Unidos da América.

Golda Meir, foi, pelas suas posições inflexíveis, chamada de A Dama de Ferro.

Page 7: Golda Meir

Antes de assumir o poder foi, além de fundadora do Estado de Israel, Embaixadora na extinta URSS, Ministra do Bem Estar Social, Ministra do Trabalho, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Secretária Geral do principal partido israelita à epoca.

Page 8: Golda Meir

Primeira Ministra (1969-1974)O seu discurso de posse

deixou claro que faria tudo para pacíficamente alcançar a paz no Médio Oriente.

Golda Meir rejeitou acordos de paz com os regimes árabes “inimigos” e aplicou uma política de medidas extremas contra a Organização de Libertação da Palestina (OLP) e contra os países que acolhessem os seus membros refugiados.

Page 9: Golda Meir

Logo no início, o seu governo notabilizou-se por se recusar a cumprir a determinação da ONU que invalidava a anexação israelita de Jerusalém oriental e que ordenava a retirada de Israel dos territórios árabes ocupados em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.

Israel determinou medidas extremas ordenando inclusivamente que o serviço secreto israelita, a Mossad, exterminasse os líderes de organizações contrárias a Israel.

Page 10: Golda Meir

Como resultado desta intransigência deu-se a Guerra do Yom Kippur entre israelistas e árabes.

Israel foi atacada em diferentes frentes. Como represália, Israel invadiu a Síria, matando milhares de civis. Esta ação levou os países produtores de petróleo a suspenderem a sua exportação para os Estados Unidos e para os países que apoiavam a sobrevivência de Israel, tendo como resultado a primeira grande crise do petróleo.

Page 11: Golda Meir

A administração turbulenta nas relações internacionais refletiu-se internamente e Golda Meir não resistiu à pressão, apresentando a sua demissão (1974) no meio de uma crise política interna em que seu partido, o Trabalhista, teve péssimos resultados nas urnas. Meir foi então substituída pelo General Yitzhak Rabin.

Page 12: Golda Meir

Golda Meir ainda voltou à cena política dois anos depois mas apenas como dirigente

partidária. Foi nessa época que escreveu sua autobiografia, Minha Vida.