informativo do sindicato dos metalÚrgicos de sÃo paulo...

4
Luta Sindical Diária Informativo do SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO E MOGI DAS CRUZES WWW.METALURGICOS.ORG.BR Acesse e curta /MiguelTorresFS 26 DE ABRIL 2018 - Nº 486 O procurador do Trabalho e profes- sor da Universidade Federal do Ceará, Gerson Marques, fez nesta quinta, 26, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, uma palestra sobre temas da lei (reforma) trabalhista: a criminalização do mo- vimento sindical, quitação anual e rescisória e o custeio sindical. O evento, organizado pela Fede- ração dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, presidida por Eliseu Cos- ta, reuniu dirigentes metalúrgicos do Interior e de outras categorias liga- das à Força Sindical e advogados. Miguel Torres, presidente do Sindicato e da CNTM e vice da Força, apresentou o palestrante e agradeceu a expressiva presença de dirigentes. “Debates assim são essenciais para ampliarmos nossos conhe- cimentos e fortalecermos mais nossas ações de resistência contra os ataques ao movimento sindical e aos direitos da classe trabalhadora. Servem para esclarecer e orientar sobre as mudanças que estão acon- tecendo e que visam acabar com qualquer regra trabalhista, fragilizar os trabalhadores e o movimento sindical, e também dar luz à novas ações”, disse Miguel Torres. Diante dos ataques aos direitos trabalhistas, à sua estrutura e re- presentação, o procurador Gérson destacou que as entidades sindicais são células de democracia no estado de direito. Ele levantou a questão da estruturação do sindicato como ins- trumento de força na representação da classe trabalhado- ra e salientou a impor- tância do trabalho do movimento sindical e sua adequação para atender às demandas dos tem- pos modernos. O procurador também falou sobre o futuro trabalhista, a res- ponsabilidade dos sindicatos, dos advogados, do MPT (Ministério CRIMINALIZAÇÃO E CUSTEIO SINDICAL SÃO DESTAQUES EM PALESTRA NO SINDICATO PEC/300: a emenda que pode dizimar os direitos O procurador Gerson Marques falou também da PEC/300 que, segundo ele, “é uma proposta ainda mais grave que a reforma, pois pre- tende alterar direitos trabalhistas inscritos na Constituição Federal”. A PEC 300/2016 altera o artigo 7º da Constituição, que traz 34 leis trabalhistas, e prevê, entre outras medidas, a ampliação da jornada de trabalho diária de 8h para 10h. “Todos os direitos que são supri- midos ou revistos pela PEC 300 visam, simplesmente, o massacre de alguns direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores”, afirmou. A proposta será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se for aprovada, irá para a Comissão Especial para análise do mérito. Público do Trabalho) e da Justiça do Trabalho que, segundo ele, precisa, urgentemente, de uma reestrutura- ção. “São novos tempos e novas leis trabalhistas e é dever ir ao encontro dessas inovações”, afirmou. Procurador Gerson Marques Miguel Torres Eliseu Costa

Upload: others

Post on 26-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo do SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO …metalurgicos.org.br/wp-content/uploads/boletim-o-metal-diário-486.pdf · dos Metalúrgicos de São Paulo, uma palestra

Luta

Sindical DiáriaInformativo doSINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO E MOGI DAS CRUZES

WWW.METALURGICOS.ORG.BR

Acesse e curta/MiguelTorresFS

26 DE ABRIL 2018 - Nº 486

O procurador do Trabalho e profes-sor da Universidade Federal do

Ceará, Gerson Marques, fez nesta quinta, 26, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, uma palestra sobre temas da lei (reforma) trabalhista: a criminalização do mo-vimento sindical, quitação anual e rescisória e o custeio sindical.

O evento, organizado pela Fede-ração dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, presidida por Eliseu Cos-ta, reuniu dirigentes metalúrgicos do Interior e de outras categorias liga-das à Força Sindical e advogados.

Miguel Torres, presidente do Sindicato e da CNTM e vice da Força, apresentou o palestrante e agradeceu a expressiva presença de dirigentes.

“Debates assim são essenciais

para ampliarmos nossos conhe-cimentos e fortalecermos mais nossas ações de resistência contra os ataques ao movimento sindical e aos direitos da classe trabalhadora. Servem para esclarecer e orientar sobre as mudanças que estão acon-tecendo e que visam acabar com qualquer regra trabalhista, fragilizar os trabalhadores e o movimento sindical, e também dar luz à novas ações”, disse Miguel Torres.

Diante dos ataques aos direitos trabalhistas, à sua estrutura e re-presentação, o procurador Gérson destacou que as entidades sindicais são células de democracia no estado de direito. Ele levantou a questão da estruturação do sindicato como ins-trumento de força na representação

da classe trabalhado-ra e salientou a impor-tância do trabalho do movimento sindical e sua adequação para atender às demandas dos tem-pos modernos.

O procurador também falou sobre o futuro trabalhista, a res-ponsabilidade dos sindicatos, dos advogados, do MPT (Ministério

CRIMINALIZAÇÃO E CUSTEIO SINDICAL SÃO DESTAQUES EM PALESTRA NO SINDICATO

PEC/300: a emenda que pode dizimar os direitos

O procurador Gerson Marques falou também da PEC/300 que, segundo ele, “é uma proposta ainda mais grave que a reforma, pois pre-tende alterar direitos trabalhistas inscritos na Constituição Federal”.

A PEC 300/2016 altera o artigo 7º da Constituição, que traz 34 leis trabalhistas, e prevê, entre outras medidas, a ampliação da jornada de trabalho diária de 8h para 10h.

“Todos os direitos que são supri-midos ou revistos pela PEC 300 visam, simplesmente, o massacre de alguns direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores”, afirmou.

A proposta será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se for aprovada, irá para a Comissão Especial para análise do mérito.

Público do Trabalho) e da Justiça do Trabalho que, segundo ele, precisa, urgentemente, de uma reestrutura-ção. “São novos tempos e novas leis trabalhistas e é dever ir ao encontro dessas inovações”, afirmou.

Procurador Gerson Marques

Miguel Torres

Eliseu Costa

Page 2: Informativo do SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO …metalurgicos.org.br/wp-content/uploads/boletim-o-metal-diário-486.pdf · dos Metalúrgicos de São Paulo, uma palestra

TRABALHADOR UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO!

WWW.METALURGICOS.ORG.BR 26 DE ABRIL 2018 - Nº 486Acesse e curta

/MiguelTorresFS

Recebemos com pesar a notícia do falecimento do trabalhador

Pedro Sampaio Lima, de 44 anos, vítima de acidente de trabalho ocorrido quarta-feira, 25 de abril, na metalúrgica Aços Radial, na zona leste.

Para obter mais informações, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo enviou ao local os direto-res Emerson e Luisinho, coordena-dor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, e o técnico de segurança do DSST, Adonai Ribeiro. Segundo informações, o

trabalhador era operador de ponte rolante e teria sido atingido por uma chama de aço. O Samu foi chamado, socorreu o trabalhador no local, tentou reanimá-lo, sem conseguir. O DSST vai voltar à empresa para fazer uma perícia e avaliação técni-ca de todo o ambiente de trabalho.

O enterro do companheiro foi realizado nesta quinta, no cemitério Vila Rio, em Guarulhos.

À família, amigos e colegas de trabalho os mais sinceros sen-timentos e o apoio do Sindicato e da família metalúrgica.

ATO EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES NO DIEESE

ACIDENTES DE TRABALHO – 3

A piora será consequência da terceirização irrestrita e pelas novas orientações para o trabalho insalubre sem um estudo profundo do perigo, segundo Leonardo Osório, coordenador de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT.

ACIDENTES DE TRABALHO – 2

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a maior causa dos acidentes e doenças do trabalho é a falta de prevenção. E a situação pode piorar com a aplicação da lei trabalhista. A previsão é resultado de estudo do Observatório, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

ACIDENTES DE TRABALHO – 1

O Brasil ocupa o 4° lugar no ranking de acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018 o País gastou R$ 27,3 bilhões com benefícios acidentários. No período, os brasileiros perderam 318,4 mil dias de trabalho.

O diretor do Sindicato Luís Carlos de Oliveira, Luisinho,

coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Tra-balhador, e a equipe do DSST participaram hoje do Ato em Me-mória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, realizado pelo Fórum de Saúde do Traba-lhador das Centrais Sindicais.

A data é celebrada em 28 de Abril, em todo o mundo, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a tragédia

nacional dos acidentes e das do-enças relacionadas ao trabalho e infundir a cultura da prevenção, que é o melhor caminho, distante da realidade cruel que mata, mutila, destrói famílias e tem um custo altíssimo para toda a sociedade (veja ao lado).

O evento teve lugar na sede do Dieese e contou com a par-ticipação de representantes do Diesat (Departamento Intersin-dical de Saúde do Trabalhador) e das Centrais Sindicais.

TRABALHADOR MORRE EM ACIDENTE NA AÇOS RADIAL

Page 3: Informativo do SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO …metalurgicos.org.br/wp-content/uploads/boletim-o-metal-diário-486.pdf · dos Metalúrgicos de São Paulo, uma palestra

AÇÕES NAS FÁBRICAS POR DIREITOS E PELO CUSTEIO SINDICAL

WWW.METALURGICOS.ORG.BR 26 DE ABRIL 2018 - Nº 486Acesse e curta

/MiguelTorresFS

VENTISILVA – GREVE (zona leste) Trabalhadores paralisaram as atividades hoje cedo reivindicando o pagamento da PLR de 2017. A greve é comandada pelo diretor Mixirica e equipe.

PRADA – GREVE (zona sul) Trabalhadores decidem entrar em greve a partir da próxima quarta-feira, dia 2 de maio, pela PLR, pela garantia dos ônibus fretados, que a empresa quer substituir por vale,

e contra a troca do convênio médico. A mobilização é comandada pelo diretor Carlão, com o apoio da equipe, e também do diretor Zé Silva, que participou da assembleia na fábrica.

STAMPTEC (zona leste) Diretor Jesus comandou

hoje uma assembleia de protesto dos

trabalhadores contra a distribuição de

advertências, suspensões e assédio moral na empresa. Após a discussão eles decidiram paralisar

atividades e só voltar ao trabalho se a empresa reverter as punições e parar com essa prática.

VALTRA (Mogi) Reunidos em assembleia

comandada pelo secretário-geral Arakém e equipe, os trabalhadores

discutiram e aprovaram a proposta da PLR

negociada com a empresa. O benefício será pago em duas parcelas, nos meses de julho/18 e fevereiro/19.

A assembleia também foi de discussão sobre a importância da contribuição sindical e da participação de todos nas ações do Sindicato.

LUMINI ILUMINAÇÃO (zona sul) Trabalhadores aprovam a PLR 2018, com pagamento das parcelas em 10 de agosto/18 e

10 de março/19. A assembleia, comandada pelo diretor Jamanta e equipe, também discutiu a questão da proposta de reforma da Previdência e da importância da contribuição sindical.

CANPER (zona leste) Em assembleia com a equipe

do diretor Donizeti, os trabalhadores aprovaram o acordo da PLR 2018, a ser pago em duas parcelas, em 20 de junho e 20 de

dezembro deste ano.

MACAÉ ENTREGA A MIGUEL TORRES CAMISETA DOS

80 ANOS DO SINTRACOMOSO presidente do Sintracomos

(Sindicato dos Trabalhadores nas In-dústrias da Construção e do Mobiliário de Santos), Marcos Braz de Oliveira, o Macaé, veio ao Sindicato dos Me-talúrgicos de São Paulo nesta quinta, 26, para a palestra do professor Ger-son Marques sobre criminalização do

movimento sindical, quitação anual e rescisória e custeio sindical. Antes da palestra, Macaé encontrou-se com o presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, e entregou a ele uma camiseta comemorativa dos 80 anos de existência do Sintracomos (funda-do em 1938). Parabéns pela luta!

NENHUM

DIREITO

A MENOS!

Page 4: Informativo do SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO …metalurgicos.org.br/wp-content/uploads/boletim-o-metal-diário-486.pdf · dos Metalúrgicos de São Paulo, uma palestra

SINDICALIZE-SEE FORTALEÇA A

LUTA DO SEU SINDICATO!

AÇÕES NAS FÁBRICAS POR DIREITOS E PELO CUSTEIO SINDICAL

WWW.METALURGICOS.ORG.BR 26 DE ABRIL 2018 - Nº 486Acesse e curta

/MiguelTorresFS

POTENTE (zona leste) Trabalhadores garantem

a renovação da PLR e aprovam acordo em

assembleia com diretor a equipe do Rodrigo. Eles

vão receber o benefício em julho deste ano e fevereiro

do ano que vem.

CONDUTI (zona leste)Diretor Bombeirinho e equipe com os trabalhadores que vão coordenar a eleição da CIPA na empresa.

GESIMBRAS ( zona oeste)

Equipe do diretor Sales comandou assembleia com os trabalhadores

dos dois turnos pra falar sobre os efeitos negativos da reforma trabalhista, da luta contra a reforma previdenciária, chamar os trabalhadores a se

sindicalizarem e comemorar a manutenção do convênio médico, resultado da mobilização do pessoal.

SCAMETAL (zona norte)Equipe do diretor Curió esclarecendo os trabalhadores sobre os efeitos negativos da nova lei (reforma) trabalhista.

COMBUSTOL & METALPÓ (zona oeste)

Diretor Alemão fala sobre a pauta de reivindicações

para as negociações deste ano, imposto sindical e

das lutas que a categoria vai enfrentar. Ação teve o

apoio da equipe.

Acesse WWW.METALURGICOS.ORG.BR e saiba mais

EVENTO DE COACH

A diretora Leninha participou, hoje, de evento promovido por um grupo de consultores voltado para coaching e profissionais em

geral, na sede do Sindicato. A discussão teve como finalidade dar conhecimento e debater o poder dos influenciadores digitais nos dias de hoje. O debate contou com a participação do diretor do

filme “Uma história de fãs e haters”, Diego Monteiro.

REUNIÃO DO TRABALHO DECENTE

O diretor do Sindicato e vice-presidente da Força São PauloAdriano Lateri participou da reunião da Comissão Estadual de

Emprego e Trabalho Decente de São Paulo na sede da FECOMÉRCIO- SP, representando a Central. A pauta abordou a situação dos venezuelanos no Brasil sob a ótica da nova lei da migração, encaminhamentos da assinatura do memorando de

entendimentos da comissão com a OIT para posterior encaminhamento à Comissão de Justiça do Estado, entre outras demandas.

TRABALHADOR UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO!