ipca - licenciaturas 2015

36

Upload: instituto-politecnico-do-cavado-e-do-ave

Post on 08-Apr-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

CAMPUS DO IPCAVila Frescainha S. Martinho - BARCELOS

Escola Superior de Gestão

Cantina

Digital Games Lab

Serviços Centrais

Escola Superior de Tecnologia

Biblioteca

Associação de Estudantes

o ipca instituto politécnico do cávado e do ave

Com cursos nas áreas dos jogos digitais e da informática médica que registam 100% de empregabilidade, o IPCA é ainda uma referência no domínio das ciências empresariais, com os seus estudantes a obterem, todos os anos, das melhores notas nos exames de admissão à Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC). Um sucesso que contagia os colegas do design, várias vezes premiados a nível nacional e internacional.

Bem-vindos a uma instituição que aposta num ensino de qualidade e excelência e na sua afirmação no espaço nacional, europeu e internacional.

Bem-vindos ao IPCA!

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é uma instituição pública de ensino superior politécnico, com sede em Barcelos.

Oferece cursos de licenciatura (1º ciclo) e de mestrado (2º ciclo), Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e cursos não conferentes a grau (cursos de pós-graduação e cursos breves ou de especialização), em regime diurno, pós-laboral e ensino à distância.

Nos últimos anos, o IPCA tem vindo a realizar um forte investimento em instalações próprias e modernas, disponibilizando um conjunto de serviços de apoio adequados ao bom funcionamento da instituição.

Com 20 anos de existência, o IPCA é a instituição de ensino superior pública em Portugal que tem registado maior crescimento.No ano letivo de 2014/2015, ocupou o segundo lugar no ranking das instituições de ensino superior politécnico com maior índice de colocações por número de vagas oferecidas.

Vida AcadémicaNo IPCA existe um forte sentido de comunidade, onde o espírito académico é vivido intensamente por todos os estudantes. Várias associações e grupos académicos promovem ações e desenvolvem o espírito de vida académica, alicerçado na cultura e no orgulho de “Ser IPCA”.

Apoios SociaisO número de estudantes economicamente carenciados, apoiados com uma bolsa de estudo, ou através do Fundo de Emergência, tem vindo a aumentar nos últimos anos, fruto das condições adversas que o país atravessa. Para os casos mais críticos ou que não possam ser apoiados pela bolsa de estudo, o IPCA criou o Fundo de Emergência, que presta apoio na alimentação, transporte, material escolar e alojamento. A bolsa de estudo mínima suporta o valor total da propina e é definida sobretudo tendo em conta os rendimentos do agregado familiar.

Número de bolsas de estudo atribuídas pela DSAE/DGES aos estudantes do IPCA e percentagem de estudantes beneficiários.

* Dados provisórios.

TransporteOs estudantes do IPCA têm ao seu dispor um transporte regular gratuito entre a Estação de Caminhos de Ferro de Barcelos e o Campus do IPCA.

Para fora da cidade, os estudantes têm também acesso a um transporte coletivo de passageiros entre as cidades de Guimarães, Braga e Barcelos, com vários percursos ao longo do dia, incluindo em horário pós-laboral. Sendo pago, este transporte tem um valor reduzido, mediante a apresentação do respetivo cartão do IPCA.

Braga

Guimarães

Barcelos

11/12

9521.023

1.098

1.224

12/1313/14

14/15*

26%

28%

31%

35%

2

MobilidadeOs estudantes do IPCA podem participar nos vários programas de mobilidade que a instituição oferece. O mais conhecido é o programa ERASMUS+, através do qual os estudantes podem realizar um período de mobilidade para estudos ou para estágio.Esta é uma oportunidade única para alargar horizontes e ter contacto direto com línguas e culturas diferentes, num mundo cada vez mais globalizado. A mobilidade académica e profissional é cada vez mais considerada um requisito diferenciador para ser aceite no mercado de trabalho.

> EuropaAlemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Turquia.

> Brasil

> Estados Unidos

> Macau

> México

> Taiwan

27

3538

63

11/12

12/1313/14

14/15

Número de estudantes do IPCA que realizaram programas de mobilidade nos últimos 4 anos.

3

Ensino adaptado ao mercado de trabalhoO IPCA aposta no ensino teórico-prático, voltado para o tecido empresarial e para a prestação de serviços à comunidade.

Os cursos apresentam consideráveis taxas de empregabilidade e uma grande procura das licenciaturas em primeira opção, o que evidencia o IPCA como uma instituição atrativa e de futuro.

Inserido no tecido empresarial e produtivo da região, com elevados níveis de sucesso profissional dos seus diplomados, oferece relevantes serviços à comunidade, apostando na qualidade e na inovação ao nível do ensino, na investigação aplicada e na transferência de conhecimento para as empresas da região.

Através de projetos, estágios e parcerias, os estudantes mantêm, ao longo da licenciatura, contacto direto com a realidade profissional e a comunidade empresarial da região.

72,7média de satisfação com o curso

nada satisfeito

muito satisfeito

Total de inquéritos: 852

4

EmpregabilidadeO IPCA aposta na formação orientada para as exigências do mercado de trabalho, nacional e internacional, com o objetivo de garantir a rápida colocação dos seus diplomados na vida ativa.

Os dados dos inquéritos realizados aos recém-licenciados pelo IPCA apontam para uma inserção rápida na vida profissional com uma alta taxa de empregabilidade.

88,2%

Valor foi calculado considerando os inscritos nos centros de emprego do IEFP em 31-12-2013 e os diplomados nos anos letivos de 2006/2007 a 2011/2012.

5

Contabilidade diurno + pós-laboral

A licenciatura em Contabilidade tem como objetivo formar estudantes com competências para o exercício da profissão de contabilista e de Técnico Oficial de Contas (TOC), aliando uma sólida preparação técnica e científica ao domínio de novas áreas de gestão. Pretende ser uma resposta aos desafios que hoje se colocam às empresas, atribuindo competências para funções de direção e assessoria à contabilidade, quer de entidades públicas quer empresariais.

O curso em Contabilidade é reconhecido pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Quadro médio e superior na área de Contabilidade e Auditoria

› Diretor Administrativo

› Diretor Financeiro

› Chefe de departamento de Contabilidade

› Contabilista independente ou integrado numa organização

› Funções superiores em organismos da Administração Pública

› Técnico Oficial de Contas

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 04 Economia› 16 Matemática› 18 Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

6

Enquanto ex-aluna do Curso de Contabilidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), agradeço a toda a comunidade o apoio, o profissionalismo, a objetividade e a disponibilidade que sempre pautaram as nossas relações.

Estou certa de que o espírito de equipa e união entre alunos e docentes contribuíram para o meu crescimento e para o sucesso que obtive nesta etapa da minha vida, pois foi o apoio e interajuda que permitiram ultrapassar todas as barreiras com que me deparei neste percurso.

Dotado de exímios profissionais, o curso que eu sempre representei com orgulho facultou-me uma bagagem de conhecimentos que me permitiram ingressar, com sucesso, no mundo do trabalho e que contribuíram para que hoje eu me considere realizada a nível pessoal e profissional.

Rosalina CostaCONTABILISTAFirmago-Fundição de Alumínios, S.A

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/contabilidade

7

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Designer Gráfico› Designer Multimédia› Diretor Criativo› Ilustrador› Infografista› Web Designer› Paginador› Operador de Imagem› Editor de Vídeo› “Motion” Designer› Designer de Comunicação› Animador 2D e 3D

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 03 Desenho› 10 Geometria Descritiva› 12 História da Cultura e das Artes

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

Design Gráfico diurno + pós-laboral

A licenciatura em Design Gráfico tem como objetivo criar profissionais altamente qualificados na área do Design de Comunicação, com uma postura interventiva ao nível das novas tecnologias da comunicação, promovendo o contacto do estudante com as empresas, em resposta às necessidades emergentes, junto do setor das indústrias criativas e tecnológicas, do comércio e da comunicação.

8

Frequentar o curso de Design Gráfico (pós-laboral) no IPCA tornou-se no mais exigente e motivador dos mais recentes desafios pessoais.

Além de toda a formação teórico-prática oferecida pelo corpo docente, a minha passagem pelo IPCA traduziu-se em Rigor, Humildade, Exigência e em Motivação.

Estas palavras-chave, que me foram apresentadas em diversos momentos do curso, revelaram-se fundamentais para que este processo de aprendizagem culminasse numa proposta de emprego considerada, até há um ano, uma utopia.

Utopia esta que agora se tornou realidade e que me orgulho de representar com o título de ex-aluno do IPCA.

Mário MeiraMOTION GRAPHIC DESIGNERCanal180

PARCERIAS

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/designgrafico

9

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Conceção e Desenvolvimento do Produto

› Desenho / Projeto Assistido por Computador (CAD/CAE)

› Maquetização / Prototipagem

› Modelação sólida 3D

› Planeamento da produção

› Empresas industriais de diversos ramos

› Profissionais independentes em ateliês de Design

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 03 Desenho› 10 Geometria Descritiva› 12 História da Cultura e das Artes

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

Design Industrial diurno

A licenciatura em Design Industrial tem como objetivo formar profissionais capazes de conceber e desenvolver novos produtos para fabrico industrial. Estes profissionais combinam diversas técnicas e ferramentas de design, aliando a funcionalidade à estética.

Com estas competências poderão intervir em diversas áreas produtivas, explorando novos paradigmas de inovação e desenvolvimento, aliados às mais recentes soluções tecnológicas.

10

PARCERIAS

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/designindustrial

Através das diversas disciplinas de que o curso é composto, foi-me incutido um enorme espírito criativo. Um estado de constante procura para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao ser humano, através de objetos e espaços estudados de forma ergonómica e ecologicamente sustentável.

Particularmente, os aspetos que mais me marcaram foram o facto de ter adquirido aptidões ao nível de metodologia projetual, assim como de domínio de software de modelação tridimensional, competências estas que aplico todos os dias a nível profissional.

Deste modo, este curso foi fundamental no meu percurso académico e profissional.

Bruno OliveiraDESENHADOR 3DAmtrol-Alfa

11

Engenharia de Sistemas Informáticosdiurno + pós-laboral

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Desenvolvimento de serviços e portais Web em ambientes distribuídos e móveis

› Gestão de redes de computadores e comunicações

› Consultoria, assessoria e gestão de projetos informáticos em empresas dos setores industrial, comercial ou de serviços

› Implementação de sistemas de apoio à decisão e de processamento

› Comercial na área dos equipamentos informáticos

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas/conjunto de provas:› 16 Matemática ou › 04 Economia e 16 Matemática ou › 07 Física e Química e 16 Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

A licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos tem como objetivo formar técnicos qualificados na área da engenharia informática com aptidões para a conceção, implementação e manutenção de sistemas informáticos, através de uma formação com uma forte vertente prática nas áreas de programação de aplicações e de sistemas, arquiteturas de computadores, redes de comunicações, sistemas de informação e sistemas de conhecimento.

12

Voltar a estudar passados 20 anos de vida ativa obrigou, sem dúvida, a sacrifícios na minha vida pessoal e profissional. No entanto, os ganhos em termos de realização pessoal e de consolidação de conhecimentos ao nível profissional fazem com que, passados três anos de dedicação ao mundo académico, possa dizer com convicção que valeu a pena.

Quando iniciamos a nossa vida profissional acabamos sempre por usar mais uma ou outra tecnologia, mais relacionada com a área informática específica da entidade empregadora. Voltar a estudar fez com que tivesse contacto com outras tecnologias menos usadas, ou até desconhecidas. Na vida ativa, enfrentamos diariamente problemas dos mais variados tipos. E hoje sinto que o leque de soluções possíveis para cada um desses problemas é substancialmente maior.

Do IPCA lembrarei, no futuro, a qualidade e a disponibilidade do corpo docente para apoiar o aluno em qualquer momento ou matéria.

Célio CarvalhoSENIOR TECHNICIAN & TECHNICAL SPECIALISTPrimavera BSSTIC – Sócio e Gerente desde 1996

PARCERIAS

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/lesi

13

Engenharia Electrotécnica e de Computadoresdiurno

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Empresas do ramo eletrónico, informático e de produção e transporte de energia elétrica

› Empresas de automação, controlo industrial, domótica e de desenvolvimento de máquinas customizadas

› Empresas de Projeto e fiscalização de instalações elétricas

› Empresas de instalação, manutenção e desenvolvimento nas áreas das energias renováveis

› Empresas de consultoria

› Comercial na área dos equipamentos eletrónicos e informáticos

› Empreendedorismo

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 07 Física e Química› 16 Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

A licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores integra uma elevada componente prática laboratorial e forte ligação ao tecido empresarial.

O estudante adquire competências tecnicas para atuar em importantes sectores tecnológicos de desenvolvimento nacional e internacional, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da eletrónica analógica, eletrónica digital, eletrotecnia, sistemas de comunicação, sistemas baseados em computador, sistemas de controlo, robótica, entre outras.

14

PARCERIAS

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/eec

O curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores foi uma experiência – pessoal, profissional e científica – extremamente gratificante e enriquecedora.

Os desafios a que os alunos estão sujeitos ao longo do curso pautam-se por um elevado nível de exigência e rigor. A minha experiência, enquanto antigo aluno deste curso, foi extremamente positiva e útil na vida profissional, graças à aquisição de conhecimentos técnicos com um forte fator prático e profissional.

Ricardo PereiraRESPONSÁVEL DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL / AUTOMAÇÃO INDUSTRIALETMA- Empresa Técnica de Metalurgia S.A.

15

Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitaisdiurno

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Programador de jogos digitais

› Engenheiro de software

› Programador de aplicações multimédia: multimédia, simulação gráfica, realidade virtual, sistemas interativos e inteligência artificial

› Programador de aplicações para a Web

› Programador de aplicações para dispositivos móveis;

› Analista de software;

› Gestor de projetos de software;

› Consultoria, investigação e desenvolvimento.

PROVAS DE INGRESSO

Um dos seguintes provas/conjunto de provas:› 16 Matemática ou› 07 Física e Química e 16 Matemática ou› 10 Geometria Descritiva e 16 Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

A licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais tem como objetivo formar técnicos altamente especializados na área da engenharia de software de desenvolvimento de jogos digitais, com aptidão para o desempenho de tarefas relevantes na indústria de software, nomeadamente aquelas que envolvam atributos adicionais e específicos do sector multimédia e sistemas interativos.

16

PARCERIAS

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/engjogosdigitais

A licenciatura em de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais permitiu-me adquirir os conhecimentos fundamentais nas diversas áreas do desenvolvimento de videojogos. O domínio de várias linguagens de programação, de motores de jogo, de softwares de animação 3D, bem como a capacidade de desenvolvimento de aplicações para plataformas móveis, foram algumas das competências que me permitiram encarar o futuro com maior confiança.

Destaco ainda como pontos fortes a elevada componente prática deste curso, e a constante colaboração com a indústria dos videojogos que, aliado ao acesso a laboratórios bem equipados, e um corpo docente sempre disponível, fazem efetivamente a diferença.

Bruno MadeiraESTUDANTE DE MESTRADO NA ÁREA DE JOGOS DIGITAIS

17

Finanças diurno

A licenciatura em Finanças é destinada a estudantes que pretendem uma formação ao nível dos mercados financeiros e dos seus agentes, quer emitentes, como são as Empresas em geral, quer intermediários, como Banca e Seguradoras, e ainda institucionais como a Bolsa de Valores, sem esquecer a atividade económica do Estado e o sistema de finanças públicas.

O curso em Finanças é reconhecido pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Gestão de empresas da indústria e serviços

› Administração Pública nacional ou local

› Direção financeira

› Auditoria e consultoria

› Banca

› Seguros

› Organismos económicos e financeiros internacionais

› Gabinetes de estudos, ensino e investigação

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 04 Economia› 16 Matemática› 18 Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

18

O curso de Finanças é excelente, pois o facto de adquirirmos formação numa área de peso considerável na nossa economia, a área financeira, dota-nos de um conhecimento muito vasto, designadamente em contabilidade, finanças, banca etc.. Por outro lado, abre claramente o leque de ofertas de trabalho, o que na conjuntura atual é fantástico.

Filipe AfonsoSUPERVISOR E GESTOR DE RECURSOS HUMANOSRandstad

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/financas

19

Fiscalidade diurno + pós-laboral

A licenciatura em Fiscalidade pretende dotar os futuros profissionais desta área de um domínio teórico-prático dos sistemas fiscais, tanto a nível nacional como internacional. O interesse pragmático e o papel que a fiscalidade assume na gestão decorrem do seu caráter instrumental no sentido de auxiliar os gestores na tomada de decisão, numa análise atenta dos problemas fiscais nas perspetivas económica, financeira, contabilística e jurídica.

O curso em Fiscalidade é reconhecido pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Assessoria fiscal em sociedades de advogados, de contabilidade e auditoria, de Revisores Oficiais de Contas e outras empresas

› Assessoria fiscal em organismos públicos e entidades sem fins lucrativos

› Técnico Oficial de Contas

› Consultoria

› Inspeção Tributária

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 04 Economia› 11 História› 16 Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

20

Com o curso de Fiscalidade adquiri competências que me permitiram, a nível profissional, aplicar e adequar as técnicas aliadas aos sistemas fiscais, quer a nível nacional como a nível internacional.

Por outro lado, o curso de Fiscalidade, foi uma mais-valia, no exercício de consultadoria permitindo-me elaborar um plano fiscal de modo a contribuir na tomada de decisão pelos clientes.

O IPCA é muito mais do que um espaço físico onde as pessoas são valorizadas e acarinhadas por excelentes profissionais, ficando marcas tanto a nível pessoal como profissional, permanecendo ao longo dos tempos uma nostalgia pelos tempos que passei nesta casa.

Manuela PintoFISCALISTA / TÉCNICA OFICIAL DE CONTAS

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/fiscalidade

21

Gestão Bancária e Seguros diurno + pós-laboral

O curso de Gestão Bancária e Seguros proporciona a aquisição de sólidos conhecimentos na área de Gestão aliada a um conjunto de referenciais teóricos específicos no âmbito da atividade bancária e seguradora.

Proporciona uma especialização em gestão de serviços financeiros, aliando a transmissão de conhecimentos técnico-científicos ao desenvolvimento de capacidades profissionais ao nível dos mercados financeiros e dos seus agentes intermediários.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Banca

› Seguros

› Bolsa

› Auditoria e Consultoria

› Organismos económicos e financeiros internacionais

› Gabinetes de estudos, ensino e investigação

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 04 Economia› 16 Matemática› 18 Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

22

O curso de Gestão Bancária e Seguros marcou o início de uma importante etapa na minha vida profissional no setor bancário.

A componente prática aplicada pelos docentes permite, de imediato, aos alunos uma aproximação com o mercado de trabalho, o que se revelou muito importante na minha primeira experiência profissional neste setor.

Atualmente, poderei referir que o curso de Gestão Bancária e Seguros é muito importante na minha vida profissional, continuando presente no meu dia-a-dia de trabalho no setor que tanto ambicionei e que o IPCA me permitiu atingir, a banca.

Rafaela CarvalhoASSISTENTE DE CLIENTECaixa de Crédito Agrícola

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/gbs

23

Gestão de Atividades Turísticas diurno + pós-laboral

O objetivo fundamental da licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas é dotar os estudantes com os conhecimentos indispensáveis para desenvolverem uma carreira nesta área tão exigente.

A sua missão foca-se na formação de profissionais para assumir o planeamento, a gestão e a administração de atividades e empreendimentos turísticos de qualquer natureza e escala, nos seus diferentes níveis específicos, a partir de uma visão completa da relevância do fenómeno turístico no mundo contemporâneo.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Empresas de animação turística e eventos

› Agências de viagens

› Operadores turísticos

› Empreendimentos turísticos

› Gestão hoteleira e restauração

› Administração pública nacional ou local (turismo)

› Associações de desenvolvimento regional

› Gabinetes de estudos, ensino e investigação

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 04 Economia› 09 Geografia› 18 Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

24

Foi um desafio ser uma das primeiras alunas de Gestão de Atividades Turísticas (GAT). A abrangência curricular aliada a uma forte componente prática foram duas razões que influenciaram a escolha desta licenciatura e da qual não me arrependo.

A licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas permitiu--me crescer e aprender. A formação ministrada nas variadas vertentes permite-me, hoje, desenvolver funções como consultora na área da comunicação. Esta polivalência é, sem dúvida, uma mais-valia para o curso.

Ana OliveiraMESTRANDA EM TURISMO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/gat

25

Gestão Pública ensino a distância

A licenciatura de Gestão Pública (ensino a distância) tem como principal objetivo a formação e aperfeiçoamento, técnico e científico, de profissionais qualificados para o exercício de cargos de gestão pública, modernizando a Administração Pública. A aprendizagem a distância e a possibilidade de gestão de tempo flexível representam enormes benefícios para os atuais trabalhadores da Administração Pública, permitindo conciliar a atividade profissional com a obtenção do grau de licenciado/a.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Administração central direta

› Institutos Públicos

› Autarquias Locais

› Empresas Públicas

› Associações Públicas

› Outros Organismos da Administração Pública

› Gabinetes de estudos, ensino e investigação

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 04 Economia› 16 Matemática› 18 Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

26

27

Com o modelo “e-learning”, tornou-se possível uma gestão pessoal do horário, permitindo-me assim realizar e alcançar este objetivo de obter uma licenciatura, a qual contribuiu de forma muito positiva para um enorme crescimento pessoal e profissional, tendo impulsionado de forma categórica a minha posição no mercado de trabalho.

Atualmente, desenvolvo atividades de consultoria para a gestão autárquica e funções de especialista em políticas de administração pública, na área da gestão, especialmente relacionadas com os recursos humanos e a contabilidade, num gabinete de estudos e consultoria autárquica.

O sucesso obtido devo-o muito à disponibilidade e objetividade dos profissionais do IPCA, ao enorme espírito de equipa dos colegas e ao interesse e proximidade dos docentes, a quem agradeço as experiências partilhadas e, sobretudo o interesse em ensinar.

Lázaro OliveiraCONSULTOROrientExpoente / Módula C

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/gestaopublica

Informática Médica diurno

O curso de Informática Médica prepara recursos humanos capazes de satisfazerem as necessidades de informação e comunicação de unidades de serviços de saúde. O licenciado em Informática Médica possui uma visão completa do percurso da informação e dados clínicos, através de sistemas de telemedicina, imagem e instrumentação médica, sistemas de apoio à decisão clínica, de gestão e prática hospitalar, registos clínicos eletrónicos e sítios WEB.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Hospitais, clínicas, centros de saúde e outras unidades de saúde, aplicando soluções de tecnologias de informação

› Autoridades de saúde governamentais, nomeadamente regiões e sub-regiões de saúde

› Centros de investigação e desenvolvimento

› Empresas fornecedoras e de consultores de sistemas e tecnologias de informação na área da saúde

› Unidades da indústria farmacêutica

› Empreendedorismo

PROVAS DE INGRESSO

Um dos seguintes provas/conjunto de provas:› 16 Matemática ou› 02 Biologia e Geologia e 16 Matemática ou› 07 Física e Química e 16 Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

28

PARCERIAS

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/im

Estudar no IPCA foi uma excelente aposta no meu futuro. O curso permitiu-me adquirir novos conhecimentos e abriu-me novos horizontes que me fizeram ver com mais clareza possíveis formas de utilizar a tecnologia em prol da sociedade.

Foi no IPCA que adquiri a motivação e a confiança para avançar com uma ideia minha de projeto e para perseguir o sonho de ser docente e investigadora.

O reconhecimento que o IPCA sempre deu ao meu trabalho foi um fator de motivação e encorajamento para continuar a investir neste projeto que me tem permitido conquistar algumas vitórias e que está cada vez mais perto de se tornar real.

O IPCA foi o impulso positivo para ir mais longe e sobretudo fez-me acreditar. É com grande orgulho que digo fui e sou IPCA.

Ana FerrazDOUTORANDA EM ENGENHARIA ELECTRÓNICA E COMPUTADORESVencedora da final mundial do Microsoft Imagine Cup

29

Solicitadoria diurno + pós-laboral

A licenciatura em Solicitadoria tem como objetivo primordial a formação de técnicos superiores qualificados na área jurídica, aptos a colaborar ativamente na administração da Justiça e a realizar um conjunto diversificado de funções, na sequência de uma formação que centra a aprendizagem no estudante e o prepara para o contexto real do trabalho.

Após a licenciatura, os diplomados em Solicitadoria poderão realizar a parte curricular do estágio obrigatório para ingressar na Câmara dos Solicitadores.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

› Solicitador (forense, registos, notariado, finanças)

› Agente de execução

› Assessor Jurídico

› Sector da banca e seguros (notariado)

› Administração Pública Central e Local (assessoria jurídica)

› Empresas (assessoria jurídica)

› Gabinetes de estudos, ensino e investigação

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:› 04 Economia› 06 Filosofia› 11 História› 18 Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência:Braga, Porto e Viana do Castelo. 30% de vagas.

30

No IPCA fiz amigos para toda a vida, incluindo docentes! Aprendi muito, mais até do que julgava. Cresci como pessoa e como profissional.

No estágio percebi que estava muito bem preparada e que ainda me lembrava de tudo o que havia aprendido nas aulas. Aulas estas que, apesar de serem à noite, depois de um dia exaustivo de trabalho, prendiam-me à cadeira, pois os docentes faziam-me ter fome e sede do conhecimento que me transmitiam.

Para além de conceitos, aprendemos o que é a Solicitadoria e para que serve, mesmo que não se queira ser solicitador. Aprendemos que temos mais saídas profissionais do que julgávamos.

Sinto um imenso orgulho porque tive os melhores docentes, empenhados em transformar-nos em grandes solicitadores.

Michele CostaCOORDENADORAServiço de Estrangeiros e Fronteiras

INFORMAÇÃO

www.ipca.pt/solicitadoria

31