jornal, a palavra, brusque

8
Pág. 02 A Palavra Edição 55 - Junho de 2009 Distribuição gratuita Paroquia São Luís Gonzaga “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote” Opinião Artigo do Pároco É necessário agradecer! Festa na comunidade de São João Batista Procissão de Corpus Christi na Matriz, momento oração e fé Eucaristia: doce mistério redentor Vida Liturgicas Artigo: Freguês de caderno O dízimo é uma parcela de amor, fé, confiança e agradecimento a Deus Pe. Valdir 45 anos de vida sacerdotal Em um ano dedicado aos sacerdotes, comunidade demonstra a importância desta vocação Comunidades Café Vocacional em julho Evangelização Alegria, gastronomia, música e oração Aconteceu em junho, tradicional festa do padroeiro São Luís Gonzaga Pág. 05 Pág. 07 Pág. 04 Pág. 04 Pág. 07 Pág. 08 Evangelização Comunidades Pág. 06

Upload: dominus-comunicacao

Post on 22-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal, A palavra, brusque

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal, A palavra, brusque

Pág. 02

APalavra Edição 55 - Junho de 2009 Distribuição gratuitaParoquia São Luís Gonzaga

“Fidelidade de Cristo, fi delidade do sacerdote”OpiniãoArtigo do PárocoÉ necessário agradecer!

Festa na comunidade de São João Batista

Procissão de Corpus Christi na Matriz, momento oração e fé

Eucaristia: doce mistério redentor

Vida Liturgicas

Artigo: Freguês de cadernoO dízimo é uma parcela de amor, fé, confi ança e agradecimento a Deus

Pe. Valdir 45 anos de vida sacerdotal

Em um ano dedicado aos sacerdotes, comunidade demonstra a importância desta vocação

Comunidades

Café Vocacional em julho

Evangelização

Alegria, gastronomia, música e oraçãoAconteceu em junho, tradicional festa do padroeiro São Luís Gonzaga

Pág. 05

Pág. 07 Pág. 04

Pág. 04

Pág. 07

Pág. 08

Evangelização

ComunidadesPág. 06

Page 2: Jornal, A palavra, brusque

A Palavra

Matriz de São Luis GonzagaDe segunda-feira a sábado 19hDomingos 07h, 09h, 17h, 19hMissa da SaúdeToda 2ª terça-feira do mês 15h30Adoração ao SantíssimoToda quinta-feira 06h30 às 18h30OBS.: A Missa das 17h é celebrada até o quarto domin-go do Advento, e retorna no primeiro domingo da Qua-resma.

Com. Nossa Senhora de FátimaSexta-feira 19hSábado 18hDomingo 09hDia 13 de cada mês 19hObs.: A Missa de domingo é celebra até o quarto do-mingo do Advento e retorna no primeiro domingo da Quaresma.

Com. Santa Rita1ª sexta-feira do mês 19hSábado 19hDia 22 de cada mês 19h

Com. Cristo Rei1ª sexta-feira de cada mês 19hDomingo 08h30

Com. Nossa Senhora de Lourdes1ª sexta-feira de cada mês 19h30Sábado 19h30Dia 11 de cada mês 19h30

Com. Nossa Senhora Aparecida1ª Sexta-feira de cada mês 19hSábado 19h301º Domingo de cada mês 08h30Dia 12 de cada mês 19h

Com. Sagrado Coração de Jesus1ª Sexta-feira de cada mês 18hSábado 19hMissa da Esperança2ª Quarta-feira de cada mês 19h

Com. São João Batista1º e 3º sábado do mês 18h2º e 4º domingo do mês 08h30

Com. Santo AntônioDomingo 08h30Dia 13 de cada mês 19h

Com. São José1ª Quinta-feira de cada mês 19hSábado 17h30

Com. Santa PaulinaSábado 19h

02

Artigo do PárocoPe. Ari João Erthal, scj

É necessário agradecer!

Opinião

Editorial

O Jornal A Palavra é uma publicação da Paróquia

São Luís Gonzaga.

Direção:Pe. Ari João Erthal

Contato:

Fone: (47) 3351-1258

E-mail: [email protected]

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

expediente Produção: Jornalista responsávelKetlin Rosa - SC02821-JP

Texto reportagens Ketlin Rosa

Projeto Gráfico/DiagramaçãoAndre Kinal

ImpressãoGráfica Rio Sul

Tiragem3mil

PeriodicidadeMensal

Primeiro gostaria de dizer que foi uma surpresa agradá-vel a novena em preparação a festa. Todas as comunida-des acreditaram e participa-ram deste momento solene de oração, celebrando as graças e bênçãos que Deus derramou sobre as famílias ao longo desses 136 anos de Paróquia. O padroeiro pas-sou todas as comunidades, vivenciando assim o grande desejo de Jesus Cristo que é a unidade, a comunhão, o diálogo e a paz. Foi uma ex-periência lindíssima de igre-ja peregrina, missionária e discípula de Jesus. Ouvindo a palavra e celebrando o mis-tério pascal.

Agradecer aos “padroeiri-nhos” que vieram no domin-go da festa representar cada comunidade da Paróquia.

De um modo especial, lou-var e bendizer a Deus pelos festeiros e festeirinhos que estiveram na festa, e que co-laboraram para que os car-tões de alimentação fossem antecipadamente adquiri-

No dia 28 de junho cele-brou-se a Solenidade de São Pedro e São Paulo, diz-se que tal data é uma das co-memorações mais antigas da Igreja Católica, prece-dendo mesmo as festivida-des de Natal. Pedro foi o pri-meiro Papa, instituído por Cristo, que o revestiu de au-toridade sobre sua esposa, a Igreja. Paulo o “apóstolo dos gentios”, o maior missioná-rio que já existiu.

Neste mês de julho mui-tos acontecimentos e even-tos envolvem a Paróquia de São Luís Gonzaga, a Arqui-diocese e a Igreja no Brasil. Destaco hoje, o Mutirão de Comunicação América La-tina e Caribe, realizado de 12 a 17 de julho, em Porto Alegre (RS). O evento vai discutir a comunicação so-lidária e os rumos dela na América Latina. Que possa-mos acompanhar este de-bate, pois vivemos na era da informação.

Também em julho, exata-mente no dia 07, começa o Congresso Nacional da RCC. Movimento que vai enfatizar e proclamar o Senhorio de Jesus na vida de cada Cris-tão. Aqui em Santa Catarina, a capital Florianópolis vai receber os integrantes do Movimento Mãe Peregrina, no Congresso Estadual.

São eventos importantes que precisamos participar e acompanhar. Como Pedro e Paulo, que possamos ter ardor e zelos missionários pelas coisas de Deus e de sua Igreja.

Por isso, peço aos queri-dos leitores que tirem um tempinho para ler o Jornal A Palavra, e acompanhar passo a passo como anda sua Paróquia. Também, que se sintam motivados a fazer parte deste canal de comunicação, venha parti-cipar desta produção para fazer ressoar o Evangelho a toda criatura, como deseja o Mestre.

Contatos pelo email: [email protected]

Ketlin da RosaJornalista - Editora

Título: Servidores da AlegriaAutor: Cardeal Walter Kasper

Editora: LoyolaAno: 2008Na comemoração dos cinqüenta anos de sua ordenação sacerdotal, o teólogo Cardeal Kasper, atualmente

presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, desenvolve uma profunda e ampla reflexão teológica sobre a existência e o ministério dos presbíteros, com o objetivo de fortalecer sua identidade e motivação. O autor fundamenta a convicção e a esperança de que o sacerdócio terá futuro, apesar de tudo, e em meio a tantas dificuldades. Recomenda formas criativas de ação da Pastoral Vocacional que podem ser úteis, porém, antes de tudo, é preciso falar aos jovens sobre a vocação sacerdotal e orientá-los espiritualmente. A forma mais convincente de pastoral vocacional é o encontro de jovens com os padres, que refletem o esplendor da verdade da fé e sua beleza interna e os atestam com confiança e alegria. Também destaca que na celebração da Eucaristia, todo o sacerdote sempre de novo, há de haurir força, ânimo e alegria. A Eucaristia deve ter prioridade em tudo, deve ser o centro que dá sentido.

A festa do padroeiro São Luís Gonzaga foi uma bênção! Por isso, com alegria

quero bendizer a Deus, agradecer seus benefícios e, manifestar meu

sentimento de gratidão a todos que colaboraram com a edição da festa

deste ano

“ “

dos. Bem como ao coral São Luís que cantou na missa de sábado e domingo. Obrigado a equipe de liturgia que pre-parou as celebrações da festa do padroeiro.

Agradeço aqueles que se dedicaram sem medir esfor-ços na cozinha, no churras-co, cachorro-quente, pinhão, quentão, doces e no café da tarde. Foram muitos elogios, assim é bom realizar a festa, quando as pessoas além de fazer tudo com amor, fazem também às coisas com muito sabor. Estava ótimo!

Muito obrigado os que se dedicaram na roda da fortu-na, quem ajudou na monta-gem dos brindes para roda, assim como os da pescaria e sacolas. E os que se empe-nharam na venda da rifa, um grande abraço!

Um agradecimento es-pecial aos seminaristas da Casa Dehon e do Convento pela ajuda valiosa. E demais pessoas que ajudaram na limpeza das mesas, reco-lhendo talheres e lavaram

louça. Grato aos padres que

concelebraram e se fizeram presente durante a festa.

Obrigado aos padres da Paróquia que se dedica-ram para que a festa acon-tecesse da melhor forma possível. Que neste ano sacerdotal possamos à luz da Palavra de Deus, ser um sinal do amor e da ternu-ra do coração de Jesus em nossa Paróquia São Luís Gonzaga.

Que Deus nos ensine a ver com os olhos do Pai, a julgar com as palavras de Jesus e, a agir na força e un-ção do Espírito Santo.

Que a Virgem Mãe de Deus e da Igreja nos ensi-ne diante das dificuldades a nunca desistir. E que São Luís Gonzaga nos conceda o entusiasmo pela vida re-ligiosa e o zelo pelas coisas de Deus.

Muito obrigado a todos os paroquianos e paroquia-nas, amigos e amigas desta paróquia!

Dica de Livro

Horário de Missas

Page 3: Jornal, A palavra, brusque

A Palavra Geral 03

Sobre a ColunaComo destacou-se na coluna passada, neste espaço serão

publicadas noticias das principais atividades e acontecimen-tos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Noviciado - Jaraguá do Sul Está disponível na internet um vídeo com as imagens da tra-

dicional celebração de 13 de maio, que acontece todos os anos no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul. Neste ano de 2009, mais de mil pessoas participaram da devo-ção mariana, que culminou com a celebração da Missa no pátio do Noviciado, dia 13 de maio.

Encerramento do XXII Capítulo Geral

O XXVIII Congresso Na-cional da Renovação Caris-mática Católica (RCC) é re-alizado de 07 a 11 de julho, na Canção Nova, em Cacho-eira Paulista (SP). Este ano o tema é “O Senhorio de Jesus”, baseado na prega-ção dos apóstolos, o movi-mento pretende enfatizar a importância de assumir Cristo como centro de toda vivência cristã.

A RCC quer demonstrar a importância do Senhorio de Jesus, principalmente na vida do movimento que nas-ceu há 42 anos. “Mas, numa época marcada pelo relati-vismo religioso e negação dos valores cristãos, a Re-novação Carismática Cató-lica deseja dar testemunho de sua fé em Jesus de forma ainda enfática”, aponta.

O Congresso abre no dia 07 (terça-feira) com a Santa Missa, às 19h, pre-

Título: Linha de Apoio:Frase para destaque:

Congresso Nacional da RCC Evento é transmitido pela TV Canção Nova, a partir de 07 de julho

sidida por Dom Alberto Taveira.

Nos dias seguintes os congressistas acompa-nham diversas pregações com temas que abordam a vida do movimento. Como: Um Novo Pentecos-tes, Militância Apostólica/Combatividade Profética e Jesus Cristo é o Senhor!.

Também serão focaliza-dos os projetos: Celebran-do Pentecostes, por Ironi Spuldaro e Lázaro Praxe-des; Missão Marajó, por Dom Azcona e Virtes Ro-mani (missionária há um ano na região amazônica) e ainda, o projeto Eu Amo a RCC, por Márcio Zolin.

Com relação aos shows, estão previstas apresen-tações de vários ministé-rios de música da RCC, de cantores da Comunidade Canção Nova e de Eros Biondini.

Dehonianos

Foi antecipado para o dia 11 de junho o encerramento do XXII Capítulo Geral dos Padres Dehonianos. Reunidos desde o dia 17 de maio, os padres capitulares trataram de assuntos relaciona-dos à espiritualidade e apostolado da Congregação no mundo. Anunciou-se a intenção de uma frente missionária na China, após a reeleição de Pe. José Ornelas Carvalho como superior geral. Um Documento Final será apresentado com os resulta-dos do Capítulo. Leia mais em http://capitulogeral.dehonbra-sil.com/

Novo Bispo dehonianoO Santo Padre nomeou Bispo de Helsinki (Finlândia) o Pa-

dre Teemu Sippo, S.C.J., administrador diocesano da mesma diocese.

O Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que ocorre em Porto Alegre/RS, en-tre 12 e 17 de julho, está em sua fase final de preparação. Com os últimos ajustes sendo feitos no sentido de proporcionar aos participantes um amplo fórum de reflexão e debates sobre a Comunicação Solidária e os ru-mos da comunicação na Améri-ca Latina.

A estrutura, que abriga um número estimado de 50 mil participantes ao longo dos 5 dias de evento, está toda plane-jada e pronta para começar a ser montada já a partir da próxima semana. Os participantes po-dem contar com diversas con-ferências, seminários e oficinas,

Tudo pronto para o Mutirão de Comunicação

além de shows e apresentações artísticas.

Para quem ainda não reali-zou sua inscrição, o coordena-dor do setor de inscrições do Mutirão, Murillo Carvalho, des-taca que o número de inscritos vem surpreendendo positiva-mente a organização do evento. “Há um crescimento contínuo dos participantes e alertarmos aos interessados que, vagas como as dos seminários mais procurados estão chegando ao final. É importante que as pesso-as façam suas inscrições o mais rapidamente possível”, destaca.

Acompanhe as informações através do site: www.muticom.org.br

Por: Marcelo Vaz

Page 4: Jornal, A palavra, brusque

A Palavra04 Comunidades

Neste mês de julho a Co-munidade de São João Batista comemora o dia do seu pa-droeiro, e realiza uma festa de confraternização, a fim de mobilizar as famílias e arreca-dar fundos para manutenção da Igreja. O festejo do profeta precursor de Cristo é promo-vido no dia 11 e 12 de julho (sábado), iniciando com a San-ta Missa às 18h.

Logo após a celebração a animação começa. No salão completo serviço de bar e cozi-nha com apresentação de con-junto musical. Na gastronomia a comunidade pode saborear churrasco, cachorro-quente, café colonial e diversas gulo-seimas.

Além disso, durante a festa será realizado o sorteio da rifa, que está sendo vendida a R$ 2,00 o bilhete. Entre os prê-mios, uma moto, um computa-dor, máquina de lavar roupa e câmera digital, colabore.

E antes das alegrias da festa, a comunidade se reúne para rezar a novena em honra ao padroeiro. Esta preparação começa na segunda-feira, dia 06, e segue até as vésperas da festa, sexta-feira, dia 10 de ju-lho. As celebrações acontecem às 18h30 na Igreja de São João Batista.

São João BatistaO profeta São João Batista

é o mais venerado santo após a Virgem Maria. Ele é lembra-do e festejado nas seguintes datas: 6 de outubro - concep-ção; 7 de julho - nascimento; 11 de setembro - decapitação; 20 de janeiro - Sinaxe do são João Batista, ligado à Festa de Teofania; 9 de março - 1ª e 2ª Revelações da sua cabeça; 7 de junho - a 3ª Revelação; 25 de outubro - a trasladação da sua mão direita da ilha de Malta para a Gatchina (perto de São

Festa na comunidade de São João Batista

Petersburgo).O profeta João Batista era

filho do sacerdote Zacarias (da geração de Aarão) e da justa Isabel (da geração de Davi), parente do Nosso Senhor Je-sus Cristo. São João cresceu num deserto inóspito, prepa-rando-se através de uma vida austera para a grande missão. Aos trinta anos foi chamado até o rio Jordão, para prepa-rar o povo para a recepção do esperado Messias (Cristo). Ali pregou a penitência e o batis-mo para a remissão dos peca-dos. O sentido deste batismo era preparar o povo para o ba-tismo futuro pela água e pelo Espírito Santo.

Toda Paróquia é convidada a participar da novena e dos festejos em honra ao padroeiro

A Igreja de Santo Antônio homenageou, no último dia 28 de junho, Padre Valdir Vicentini, que completou 45 anos de dedicação a Igreja, como sacerdote por ela insti-tuído. Após a Santa Missa, a comunidade apresentou toda a trajetória do menino, que se tornou homem, que assumiu a vocação sacerdotal.

A Comunidade é atendida pelo Padre, e mostrou toda gratidão por este pastor tão especial. Na homenagem o caminho percorrido desde o nascimento, a vida familiar e todos os trabalhos de seu ministério. Após as lágrimas e o carinho, houve um grande

Pe. Valdir 45 anos de vida sacerdotal

almoço comunitário no salão da Igreja de Santo Antônio.

Neste mês, em que o Papa Bento XVI abriu oficialmente o Ano Sacerdotal, a Igreja fica ainda mais alegre ao come-morar junto com Pe. Valdir seus 45 anos de sacerdócio. Exemplo de homem que as-sumiu a vocação, para viver intensamente a vontade de Deus.

Que neste ano, o Espírito Santo suscite no coração de mais jovens o desejo e a cer-teza da vocação sacerdotal, para que nasçam cada vez mais Padres Santos, homens de Deus, a conduzir o povo pelos caminhos do Senhor.

Quando chegou o momen-to, Jesus Cristo veio até João no rio Jordão para ser batizado. O batismo de Cristo foi acompa-nhado por fenômenos mila-grosos. Após concluir a missão de batizar o Messias, João con-tinua a pregar.

Denunciou o concubinato do Rei Herodes com a mulher de seu irmão, Herodíades. Por isto foi preso, e em seguida de-capitado. Sua cabeça foi entre-gue numa bandeja pela filha de Herodíades, que a profanou e a jogou num lugar imundo.

A santa cabeça de São João Batista foi encontrada por uma mulher piedosa, Joana, e se-pultada numa urna no monte

das Oliveiras. Durante o reina-do do imperador Constantino Grande, dois monges vieram para Jerusalém, para orar no Santo Sepulcro. São João Ba-tista apareceu a um deles em sonho indicando, onde estava enterrada a sua cabeça. A par-tir desta data, os cristãos co-meçaram a festejar o Primeiro Achado da cabeça do São João Batista.

João Batista é glorificado pela Igreja como “um anjo, apóstolo, mártir, profeta, círio e amigo de Cristo, o selo dos profetas e intercessor da velha e nova graça, e entre os nasci-dos, a mais venerável e lumi-nosa voz do Verbo”.

Nos dias 13 e 14 de ju-nho a Comunidade de San-to Antônio promoveu sua festa tradicional Durante os dois dias a Igreja pode orar junto e se alegrar, além de experimentar a gastronomia da festa. Toda arrecadação, inclusive a venda da rifa, é voltada para manutenção da

Comunidade agradece participação

Igreja e para as atividades pastorais.

A Coordenação agrade-ce a presença das famílias e amigos que participaram e colaboraram com a festa. Pa-rabeniza a equipe de volun-tários que se dispôs a aju-dar, bem como os festeiros, e toda turma da organização.

1º prêmio : Moto CG Titan 150C Aline Morais nº 50851

2º prêmio : ComputadorMarcos Maurici nº62504

3º prêmio : TV 29’Riqueta Tutsch nº 02146

4º prêmio : TV 29’Valdemar Vandressen nº 23191

5º prêmio : Microondas Neri Hellmann nº 45069

6º prêmio : Forno elétricoAntônio Chierici Filho nº 39737

7º prêmio : DVDMaria da G. Maestri nº 90577

8º prêmio : Bicicleta Marlon B. Machado nº 14611

9º prêmio : BicicletaLuís Fernando Venera nº 04962

10º prêmio : Bicicleta João Câncio Mota nº 56077

Relação dos premiados na Rifa:

Page 5: Jornal, A palavra, brusque

A Palavra Vida Litúrgica 05

Crianças com bandeiras brancas a correr nos corre-dores de pedra. Jovens ves-tidos com manto azul segu-ravam nas mãos a Palavra de Deus, iluminados pelas cha-mas do fogo; e os homens e mulheres de bem, que com vestes brancas levavam a co-munhão ao povo, lembran-ças de uma Missa especial. Sinal de que aquela quinta-feira seria diferente.

Na homília, concelebra-da por tantos sacerdotes, o Pe. Ari João chamou todos a uma nova fé, centrada na Eucaristia, fonte e alimento de toda vida cristã. “Se as pessoas conhecessem ver-dadeiramente o poder da

Procissão de Corpus Christi na Matriz, momento de muita oração e fé

Eucaristia, não buscariam mais nada em suas vidas, tudo estaria completo”, afir-mava o pároco.

Com a Igreja lotada, a Eucaristia foi entregue um a um, momento ápice, subli-me, magnânimo. Afinal, “to-das as boas obras reunidas não igualam o valor do sacri-fício da missa, porque aque-las são obras de homens, enquanto a Santa Missa é obra de Deus”, dissera uma vez São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars.

Cada etapa da Santa Ce-lebração acudia mais e mais corações ansiosos, até que chegou o momento. O Se-nhor saiu às ruas de Brus-

que, contornou sua doce Igreja de São Luís Gonzaga, tocou pessoas e conduziu o povo. No altar, em meio à extensa escadaria, Ele re-pousou por alguns minutos, parou para olhar o povo, como fazia Jesus após exten-sa peregrinação.

Ao redor da Igreja os ta-petes, produzidos em sua maioria com roupas e ali-mentos, que irão diretamen-te para o povo sofredor. Ao final da procissão, a benção do Santíssimo Sacramento conduziu cada família à sua casa, e deixou na lembran-ça e no coração a marca e o desejo de vivenciar cada vez mais as graças da Eucaristia.

Eucaristia: doce mistério redentor

No dia 19 de junho ce-lebra-se a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que desde 1995 passou a ser também o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero. Foi nesta data tão solene e especial que o Papa Bento XVI abriu oficialmen-te o Ano Sacerdotal.

Na Arquidiocese de Flo-rianópolis três eventos marcaram a data. Pela ma-nhã, todos os padres foram convidados a participar de um encontro de oração no Santuário de Azambuja, em Brusque. O momento foi presidido pelo arcebispo, Dom Murilo Krieger.

Durante o dia, as paró-quias realizaram momen-

“Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”

Três eventos marcam abertura do Ano Sacerdotal na Arquidiocese

tos de adoração ao Santís-simo. E a noite, Santa Missa especial em todas as igrejas matrizes da Arquidiocese.

A convocação aconteceu em especialmente pelos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, um sa-cerdote francês, instituido Padroeiro dos sacerdotes do mundo todo.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) este é “um espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceberem cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade con-temporânea”.

Ketlin Rosa

Page 6: Jornal, A palavra, brusque

A PalavraEvangelização 06

O Movimento de Orientação para Vivência Sacramental (Ovisa) reali-zou no dia 26 de junho a eleição da coordenação regional e do núcleo de Brusque. Integrantes se reuniram no Salão Paroquial da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, após par-ticiparem da Santa Missa às 20h.

Houve sugestão de nomes por parte dos integrantes, que então ele-geram a partir do voto direto seus novos representantes. No Regional são responsáveis agora Gilmar e Ivete Machado, e para o núcleo de Brusque, único do sul do País, João e Dulce Pedrini. Eles coordenarão

Ovisa tem nova coordenaçãoo Ovisa no período de três anos, li-derando os mais de cem casais que integram o movimento.

Um pouco da históriaOvisa nasceu para fortalecer os

laços entre homem e mulher, para que no amor de Deus, eles busquem por meio do matrimônio a constru-ção de uma família centrada nos princípios cristãos. Ovisa promove-rá a família entendida como “Igreja doméstica e intima comunidade de vida de amor que tem por mis-são guardar, revelar e comunicar o Amor”,partindo da vivência do Sa-

cramentos.O primeiro encontro ocorreu em

novembro de 1968, organizados por Nely Torres Babini e Arani Ah-nert Pieri, com o apoio do Pe. José Calvão, SJ, na Paróquia Bom Pastor, Campina (SP). A dinâmica do grupo era “trazer a realidade da Igreja, ou seja, o estudo dos sacramentos apli-cado à vivência diária no ambiente de cada participante”.

E foi a partir do terceiro encon-tro do Ovisa, em 1969, que o traba-lho se estendeu para o Colégio Li-ceu Salesiano. A idéia era dar apoio as senhoras que participando dos

Eventos:O quê: Escola de Aprofunda-mento Teológico Quando: 2, 9, 16, 23 e 30 de ju-lho, às 19hOnde: Auditório ParoquialContato: Pároco

O quê: Festa Junina Onde: A combinarContato: Pastoral Familiar

O quê: Almoço do OVISA Quando: 05 de julho, das 10h às 16hOnde: Auditório ParoquialContato: Pároco

O quê: Escola Vivencial do Cur-silhoQuando: 06, 13 e 20 de julho, às 20hOnde: Salão Paroquial (sala 03)Contato: Coordenação do Cur-silho

O quê: Clube Vovó SófiaQuando: 07, 14, 21 e 28 de julho, às 20hOnde: Salão Paroquial Contato: Catarina

O quê: Encontro de NoivosQuando: 11 de julho, às 13h30Onde: Salão Paroquial Contato: Pastoral Familiar

O quê: Viagem Itajubá - OVISAQuando: 17, 18 e 19 de julhoOnde: ItajubáContato: Coordenação OVISA

O quê: 6º Congresso Estadual do Mov. SchaentaltQuando: 23, 24 e 25 de julhoOnde: FlorianópolisContato: Mãe Peregrina

O quê: Encontro para Casais em 2ª UniãoQuando: 25 de julhoOnde: Salão ParoquialContato: Pastoral Familiar

O quê: Missa de Encerramento – Cursilho FemininoQuando: 26 de julhoOnde: MatrizContato: Coordenação Cursilho

O quê: Apresentação Neo-Cursi-lhistasQuando: 27 de julhoOnde: Auditório ParoquialContato: Coordenação Cursilho

Cursilho Feminino em julhoNeste mês de julho as mulheres

são convidadas a participar do Cur-silho Feminino, no dias 24, 25 e 26, na Casa Pe. Dehon, em Brusque. O retiro é organizado pelo Movimen-to de Cursilho e pretende trabalhar a Evangelização em Ambientes. Ou seja, testemunhar nos pequenos

gestos, nas atitudes diárias a ação de Deus na vida do cursilhista.

O retiro é promovido separada-mente para homens e mulheres. O masculino aconteceu em junho, agora chegou à vez do feminino, para elas experimentarem da graça de Deus.

Foram abertas 50 vagas, já qua-se que totalmente preenchidas, comemora a coordenadora do Cursilho Feminino, Beti G. Olivei-ra. Normalmente um cursilhista indica o outro, ao que chamam de padrinhos. “Mas as vezes o Espí-rito Santo suscita algum coração

de fora a participar, por isso ainda temos poucas, mas valiosas vagas”, explica Beti.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade existe em todo o Bra-sil, são diversos cursilhistas for-mados todos os anos. A equipe de Brusque promove além dos retiros

anuais, show musical, almoços, café e encontros para partilha e confraternização.

Mais informações ou inscrições:Secretaria Paroquial ou Beti G.

Oliveira no 3351-0089 / 3351-7025

Senhor (a) Amigo BenfeitorNão sabemos como agradecer

seu empenho pela realização da II Feijoada Vocacional. Sentimo-nos profundamente gratos por sua generosidade e pela atenção para com as vocações. Não seria exagero afirmar que, graças prin-cipalmente a você, esta feijoada foi um sucesso.

O valor líquido da feijoada foi de R$ 35.659,82. De antemão,

movimentos da Igreja, tinham em seus lares algumas resistências a vi-vência cristã.

Autorizadas pelo bispo da época, Dom Antonio de Siqueira, e orienta-das então pelo Pe. Irineu Danelon, que solicitou duas coisas ao grupo: primeiro que o encontro não ficaria restrito apenas aos pais de alunos, para que no intervalos as conver-sar não se resumisse a temas do colégio; e segundo que casais com dificuldades estivessem misturados aos mais unidos, para não parecer que o matrimônio era algo difícil e complicado.

II Feijoada Vocacionalqueremos agradecer por sua ge-nerosidade e prontidão em contri-buir para o abrilhantamento da II Feijoada Vocacional.

Desde já convidamos você e sua família para a Festa das Vocações do Convento Sagrado Coração de Jesus, na comunidade São Cristóvão do Aymoré, em Guabiruba, nos dias 06 e 07 de Novembro de 2009. Obriga-do, por colaborar com as vocações.

Os Ganhadores do Fusca do Pe. Roque foram: Daniel Pereira e Mar-celo da Rosa, telefones: 33556215

e 33516937, com o número 209.Por: Pe. Arildo José Ferrari

Page 7: Jornal, A palavra, brusque

A Palavra Evangelização 07

Freguês de caderno Há um antigo ditado que diz:

“Recordar o passado é sofrer duas vezes”, mas também pode ser di-ferente. Depende das lembranças evocadas. Dias desses peguei-me lembrando das tantas vezes que minha mãe me ordenava que fosse ao mercadinho próximo fazer com-pras. “Manda marcar”, dizia ela.

Naquela época, a gente era “fre-guês de caderno”. Quando meu pai chegava com o salário, lá ia um dos filhos perguntar quanto era a con-ta do mês. Não havia desconfiança do dono do mercado ao vender, pois sabia que receberia o que era devido. Nem dos meus pais, pois sa-biam que o vendedor não cobraria a mais.

Assim, na base da confiança fun-cionava essa transação de crédito. Aliás, podemos dizer que era uma transação que funcionava mesmo na

base do crédito. Crédito do vende-dor na pessoa de meus pais, tendo-os como bons pagadores. Crédito de meus pais na pessoa do vendedor, como comerciante honesto.

Fiquei meditando e lembrei que em Malaquias 3, 10, o Senhor orde-na que paguemos integralmente os dízimos ao Templo. Já na segunda Carta aos Coríntios 9,7 Ele nos or-dena que entreguemos nossas ofer-tas de acordo com o que mandar o coração, ou seja, na medida do nos-so amor.

Vemos, então, que o Senhor abre para nós um crédito, um “caderno”. A pergunta que fica é: está havendo de nossa parte também o devido

crédito, sabendo que Ele não nos cobra a mais do que devemos dar? Somos merecedores do crédito que recebemos de Deus e capazes de saldar nosso compromisso com a mesma confiança?

O dízimo é uma parcela de amor, fé, confiança e agradecimento a Deus na forma de devolução de um pouco do muito que d’Ele recebe-mos. Quero dizer que a Lei de Deus se submete ao Amor de Deus, pois o próprio Cristo disse que a lei existe para o homem e não o homem para a lei.

Seja você também um “freguês de caderno”, Deus lhe dá um crédito infinito. Mas seja merecedor desse crédito, afinal, quem é fiel no pouco deve ser fiel também no muito.

Fonte: Odilmar de Oliveira Franco - MEAC São Paulo Apóstolo

O dízimo é uma parcela de amor, fé, confiança e agradecimento a Deus

Há mais de 50 anos um grupo de senhoras da comunidade de São Luís Gonzaga decidiu transformar o café da tarde numa fonte para ge-ração de renda. A idéia inicial era angariar fundos para construção da nova Igreja. Terminada a obra, elas continuaram a se reunir, idea-lizando assim o Café Vocacional.

A partir da década de 1980, o encontro tomou por objetivo va-lorizar as vocações. Atualmente a renda é revertida para o Convento. Em 2009 já foram promovidos en-contros em março, abril e maio. O próximo é no dia 15 de julho, no Salão Paroquial. Segundo a coor-denação atual, lideradas por Lucy Baron, o Café Vocacional chega a vender em média de 100 a 120 cartões, no valor de R$ 10,00.

Em junho elas foram responsá-veis pelo café da Festa de São Luís Gonzaga, colaborando então com

“Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu”, diz o Senhor ao povo de Jacó e Israel, na passagem de Isaias 43. É com este amor extremo que Deus chamou cada casal para o Encontro “O Se-nhor é meu Pastor”, realizado pela Pastoral Familiar no último dia 27 de junho. O grupo reúne casais de segunda união, para que retornem a Igreja e experimentem do amor e da misericórdia de Deus.

O movimento de casais em se-gunda união integra a Pastoral Fami-liar. Tem por objetivo evangelizar as famílias que estão afastadas da Igre-ja, mostrar que também possuem o seu espaço, “pois continuam sendo filhos amados de Deus”, explica a co-

Café Vocacional em julho

os festejos em honra ao padroeiro. Além de julho, estão programados encontros para setembro e outubro.

Se você faz parte da comunida-de adquira já o seu cartão e cola-

bore com as vocações. Neste Ano Sacerdotal, que toda comunidade católica possa sentir-se motivada a promover as vocações como prova de amor a Deus e a Igreja.

De 24 a 26 de julho, inte-grantes da Mãe Peregrina, de todos os cantos de Santa Ca-tarina se reúnem na cidade de Florianópolis para o 6º Con-gresso Estadual do Movimento Schaentalt. O retiro que acon-tece no Recanto Champagnat , tem por objetivo o aperfeiçoa-mento das atividades e avalia-ção dos estudos feitos durante todo ano.

Para a coordenadora co-marcal de Brusque, Terezinha Felipe Kohler, este retiro é um momento muito importan-

te para o movimento, que deve compreender cada estudo, a fim de promover estes conhecimen-tos de forma correta e criativa nos encontros da Mãe Peregri-na. Cada coordenadora de grupo deve incentivar seus integrantes a participar do Congresso.

“Quem puder estar presente durante estes três dias de retiro, não perca a oportunidade”, pede Terezinha. O Congresso custa R$ 170,00, incluídos alimentação e estadia. Os interessados devem entrar em contato com seu coor-denador.

6º Congresso Estadual do Movimento Schaentalt

Encontro para casais em segunda união

ordenadora Silvia Clerice.Ela juntamente do esposo Al-

mir Clerice coordenam o grupo “O Senhor é meu pastor”, promovem encontros, reuniões e dão orienta-ções aos casais. “Precisamos mos-trar que a Igreja não fecha as portas para ninguém”, afirma Silvia. Todos os trabalhos são orientado pelo Pe. Aléssio da Rosa, além de uma gran-de equipe de casais leigos.

Os encontros acontecem todo quarto sábado de cada mês, após a celebração da Santa Missa, às 19h. Este trabalho além de aproximar novamente o casal da Igreja, abre oportunidade para que seus parti-cipantes se envolvam com outros movimentos e pastorais.

Movimento quer aproximar casais da Igreja e mostrar que Deus é amor e misericórdia

O quê: Reunião Catequistas Quando: 06 de julho, às 18h30Onde: Salão Paroquial (sala 04)Contato: Coordenação da Catequese

O quê: Reunião Pastoral dos Enfermos Quando: 06 de julho, às 14hOnde: Auditório ParoquialContato: Coordenação da Pastoral

O quê: Reunião Paroquial GBFQuando: 07 de julhoOnde: À definirContato: Coordenação GBF

O quê: Reunião dos Coordenadores de ComunidadesQuando: 08 de julho, às 19hOnde: Salão ParoquialContato: Coordenação Paroquial

O quê: Reunião MESCQuando: 08 de julho, às 19hOnde: Salão ParoquialContato: Pároco / Coordenação

Pastoral da Ação SocialO quê: Entrega da Cesta BásicaQuando: 08 de julho, às 13h30Onde: Secretaria da Ação SocialContato: Sandi

O quê: Bazar de Roupas UsadasQuando: 08 de julho, às 08hOnde: Salão ParoquialContato: Tereza

O quê: Curso para Gestantes CarentesQuando: 14 e 28 de julho, às 14h30Onde: Salão ParoquialContato: Tereza

Pastoral CatequéticaO quê: Missa da CatequeseQuando: 26 de julho, 09hOnde: MatrizContato: Marilu

O quê: Férias 2º Ano CatequeseInício: 14 de julhoTérmino: 28 de julho

O quê: Férias 1º Ano CatequeseInício: 15 de julhoTérmino: 29 de julho

Reuniões: Outros:

Page 8: Jornal, A palavra, brusque

APalavra

Com um verdadeiro exér-cito de voluntários, cerca de 150, a Festa de São Luís Gon-zaga mobilizou a cidade de Brusque. A programação fes-tiva teve duração de três dias, 19, 20 e 21 de junho, contudo foi precedida por uma nove-na preparatória, com dura-ção de 12 dias.

A novena levou a imagem de São Luís Gonzaga para visitar cada uma das 11 co-munidades que integram a Paróquia de São Luís Gonza-ga. Para cada Missa um tema diferente, a fim de promover a integração, a partilha, a co-munhão fraterna e a oração comunitária. Foram dias de intensa oração, que prepara-ram os corações para os dias de festa.

A sexta-feira (19) teve pouca presença de público, mas foi iluminada pela aber-tura do Ano Sacerdotal. Já o

Festa de São Luís GonzagaComunidades confraternizam durante três dias na festa do padroeiro

sábado e o domingo foram de muita movimentação e ale-gria. Entre churrasco, pratos quentes e risoto, foram ser-vidos quase 2,5 mil refeições, sem contar cachorro quente (mais de 4,5 mil), doces, bo-los, café da tarde, pinhão e quentão.

Além do bate-papo com os amigos, a festa contou com animação de César e Banda, além da Roda da For-tuna. Para as crianças teve pescaria e cama elástica. Já a rifa da festa vai correr no dia 04 de julho, pela Loteria Federal.

Para o pároco Pe. Ari João Erthal, a Festa foi produtiva, “correu tudo tranquilo, o úni-co ponto realmente falho foi a divulgação”. Segundo ele, fal-tou um pouco mais de tempo para promoção do evento, o que deve ser revisto para o ano que vem.

Confraternização entre os voluntáriosA Paróquia de São Luís

Gonzaga deseja promover no dia 12 de julho (domin-go) um grande encontro da equipe que se dedicou na or-ganização e atendimento da festa. A idéia é valorizar to-dos os leigos, padres e semi-naristas que se empenharam

para que o Padroeiro tivesse uma festa grandiosa.

O encontro inicia-se com a Santa Missa em Ação de Graças por todos os voluntá-rios e parceiros, a partir das 9h. Em seguida é servido no Salão Paroquial um almoço comunitário.

Mais de 150 pessoas aten-deram ao chamado de servir

nos mais diversos setores da festa, sejam na cozinha, na limpeza, no financeiro, atendendo as barracas e prestando apoio, cada um desempenhou seu papel: “Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. (...) A cada um é dada manifes-

tação do Espírito para pro-veito comum”.

Por isso, é sempre bom lembrar que a Igreja tem seus muitos membros, mas que a cabeça é Cristo. Que toda grande comunidade de São Luís Gonzaga pos-sa seguir na caridade, na comunhão fraterna e na partilha.