jornal brusque

7
Artigo do Pároco Opinião Pág. 02 Sagrado coração de Jesus Vida liturgica Artigo especial elaborado por Pe. Helio Feuser (Casa Pe. Dehon) Coraçaõ de Jesus e Ano Sacerdotal Pág. 05 Pág. 04 Festa de Santo Antônio Carreata pela Paz Geral Comunidades Por iniciativa da Paróquia, cidade se reúne em busca de segurança “O exercício do autoconhecimento e da autocrítica revela as misérias pessoais” Comunidade celebra o dia de seu Padroeiro Pág. 03 Pág. 07 Pastoriais A Palavra Edição 55 - Junho de 2009 Distribuição gratuita Paroquia São Luís Gonzaga Encarte traz todas as informações desta tradicional Festa Caderno Especial CORPUS CHRISTI Corpus Christi celebra presença real de Cristo A graça de parar

Upload: murilo-reinert

Post on 30-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal ediçao 55

TRANSCRIPT

Page 1: jornal brusque

Artigo do Pároco Opinião

Pág. 02

Sagrado coração de JesusVida liturgica

Artigo especial elaborado por Pe. Helio Feuser (Casa Pe. Dehon)

Coraçaõ de Jesus e Ano Sacerdotal

Pág. 05 Pág. 04

Festa de Santo Antônio Carreata pela PazGeralComunidades

Por iniciativa da Paróquia, cidade se reúne em busca de segurança

“O exercício do autoconhecimento e da autocrítica revela as misérias pessoais”

Comunidade celebra o dia de seu Padroeiro

Pág. 03 Pág. 07

Pastoriais

APalavra Edição 55 - Junho de 2009 Distribuição gratuitaParoquia São Luís Gonzaga

Encarte traz todas as informações desta tradicional FestaCaderno Especial

CORPUS CHRISTI

Corpus Christi

celebra presença

real de Cristo

A graça de parar

Page 2: jornal brusque

A Palavra02

Artigo do Pároco Pe. Ari João Erthal, scj

CORAÇÃO DE JESUS E ANO SACERDOTAL

Opinião

Editorial

O Jornal A Palavra é uma publi-cação da Paróquia de São Luís

Gonzaga.

Direção:Pe. Ari João Erthal

Contato:

Fone: (47) 3351-1258

E-mail: [email protected]

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

expediente Produção: Jornalista responsavelKetlin Rosa - SC02821-JP

Texto reportagens Ketlin Rosa

Projeto Gráfico/DiagramaçãoAndre Kinal

ImpressãoGrafica Rio Sul

Tiragem3mil

PeriodicidadeMensal

Queridos amigos e amigas na paz de Jesus Cristo. Este ano a Sole-nidade do Sagrado Coração de Jesus acontece dia 19 de junho. Neste dia acontece também o primeiro dia da Festa da Paróquia São Luís Gonzaga. Além de outro evento importante, que é a abertura do Ano Sacerdotal.

Animados pela promessa do Se-nhor: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3, 15), vamos iniciar o Ano Sacerdotal, que tem como lema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.

Este Ano, convocado pelo Papa Bento XVI, por ocasião dos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, se estenderá até 19 junho

de 2010 e tem dois objetivos: apre-sentar a beleza do ministério pres-biteral e despertar jovens para a vocação sacerdotal.

O quê: Curso de BatismoQuando: 6, 11 e 27 de junhoContato: Pastoral do Batismo

O quê: Reunião Arquidiocesana GBFQuando: 6 de junhoContato: Grupo Bíblico em Família

O quê: Reunião com Coordenadores dos CoroinhasQuando: 06 de junho, 15h30Onde: Salão ParoquialContato: Terezinha/Clarice

Título: Texto-Base Ano Catequético

Nacional 2009Ano: 2008

Autor: CNBB

O Texto-Base é uma contribuição de suma importância para todos os catequistas em preparação ao gran-de mutirão catequético que acontece neste ano. É uma privilegiada opor-tunidade para manusear o Diretório Nacional de Catequese, bem como as novas Diretrizes Gerais da Ação Evan-gelizadora da Igreja no Brasil 2008 – 2010. Tudo isso na perspectiva do Documento de Aparecida, que convo-ca a formar discípulos-missionários para uma Igreja em contínua renova-ção, inserida profeticamente em um mundo de constante transformação.

Em festa se encontra a comu-nidade da grande Paróquia de São Luís Gonzaga, chegou junho, época da tradicional festa do padroeiro, momento de correria, mas tam-bém de oração e união. Sabemos que a Paróquia é o berço de onde emanou a população brusquense, aqui os imigrantes se estabelece-ram, trouxeram sua religiosidade.

Um forte devoção ao Santo. A comemoração do dia 21 de junho não é apenas da comunidade ca-tólica e da paróquia, mas de toda uma cidade, que deve costumes, tradições, cultura e muito traba-

lho aos dedicados imigrantes. Por isso em unidade, as 11 co-

munidades celebram esta grande data festiva.

E a equipe do Jornal A Palavra preparou um Caderno Especial da festa, que traz algumas curiosi-dades da Paróquia, do Santo, dos Dehonianos e toda a programa-ção.

Além deste caderno, temos nesta edição um artigo do Sagrado Coração de Jesus, elaborado espe-cialmente para o Jornal A Palavra, pelo Pe. Helio Feuser, responsável pela Casa Pe. Dehon.

Uma edição de novidades, que além de um caderno especial, conta com uma diagramação di-ferente. Mas não se assuste. Pois a equipe deu novo rosto ao Jornal A Palavra, após sete meses de in-tenso trabalho, percebemos que era chegada a hora da mudan-ça.

Mas se você acredita que ainda precisamos de re-

formas ou alterações, e deseja colaborar com

o jornal. Não se aca-nhe, procure nossa

equipe através do email jornal@paroquiasaoluis-

gonzaga.com, ou entre em contato com a

Secretaria Pa-roquial, deixe seu recado que atende-

remos seu pedido.Grande abraço, Ketlin da Rosa -

Jornalista

O amor do Coração de Jesus re-velou-se plenamente na cruz. Vamos neste ano vocacional dirigir uma fer-vorosa oração ao Redentor pela Igre-ja que nasceu da cruz de Cristo, para que seja esposa santa e imaculada e ensine as pessoas a contemplarem o Redentor, rezemos: “Jesus, Mestre Divino, que chamastes apóstolos a vos seguirem, continuai a passar

pelos nossos caminhos, pelas nos-sas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a mui-tos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, re-ligiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanida-de. Amém”

O quê: Reunião Comarcal GBFQuando: 08 de junhoContato: Grupos Bíblicos em Família

O quê: Reunião das CatequistasQuando: 15 de junho, 18h30Onde: Salão paroquial, sala 04Contato: Coordenação

O quê: Reunião dos Pais e CatequistasQuando: 22 de junho, 19hOnde: Auditório ParoquialContato: Catequistas

Cursos e Reuniões:

Dica de Livro:

“Fidelidade de Cristo,

fidelidade do sacerdote”.

Page 3: jornal brusque

A Palavra04 Comunidades

A Comunidade de Santo An-tônio convida para sua tradicio-nal festa, que vai acontecer nos dias 13 e 14 de junho. A alegria de sábado vai ser animada pela Banda Gaitaço, e no domingo é a vez de César e Banda. Além da música, a comunidade pode saborear serviço completo de cozinha e fazer suas refeições na companhia de amigos.

PadroeiroNascido de uma família rica

e importante de Portugal, logo cedo quis viver o despojamento da vida de Jesus Cristo, primeiro no mosteiro da Ordem dos Cô-negos Regulares de Santo Agos-tinho. Mais tarde em 1220, in-gressou na Ordem franciscana.

O conventinho tinha como padroeiro o eremita Santo An-tão, por isso Fernando recebeu, como frade menor, o nome de Antônio. O costume de mudar o nome tem fundamento bíbli-co e quer significar começo de uma nova vida, com uma nova identidade.

No fim de maio de 1221, Antônio participou do Capítulo geral da Ordem, em Assis, vin-do a conhecer São Francisco.

Este mês a festa é de Santo AntônioSanto popular, dono de uma história de abandono e humildade

Após o Capitulo, Antônio é de-signado para morar no norte da Itália. Viveu uma vida de re-colhimento e também assumiu as tarefas de lavar a louça e lim-par o chão.

Recebeu ordenação sa-cerdotal em 1222. E é jus-tamente na festa de orde-nação, na hora da refeição festiva que é convocado pelo superior para fazer uma pregação improvisada, o que impressionou a todos e a partir daí, foi designado para a atividade do aposto-lado e da pregação. Antô-nio experimenta na própria pele a palavra do Senhor no Evangelho: “Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc 14,11).

Seus últimos dias foram vividos num eremitério, em Camposanpiero, na zona ru-ral, a uns dezoito quilômetros de Pádua. Aproximava-se o verão e o clima era mais ame-no, como também a tranqüili-dade e a solidão para o encon-tro com Deus na oração e na meditação. Faleceu no dia 13 de junho de 1231.

O quê: Reunião c/ responsá-veis do MESC ComunidadesQuando: 17 de junho, 19hOnde: Salão ParoquialContato: Coordenação

O quê: Festa de Santo Antônio Quando: 13 e 14 de junhoOnde: Comunidade Santo AntônioContato: CPC

O quê: Santa Missa Quando: 13 de junhoOnde: Comunidade Nossa Sra. de FátimaCelebrante: Pe. Carlos

O quê: Reunião como MESC ComunidadesQuando: 17 junho, 19hOnde: Salão ParoquialContato: Coordenação

O quê: Formação para Pais Quando: 14 de junho, 08hOnde: Comunidade São JoséContato: Coordenação da Catequese

O quê: Formação Grupo Bíblico Quando: 27 de junhoOnde: Comunidade Sagrado Coração de JesusContato: Comunidade

O quê: Preparação para Ba-tismo de Pais e Padrinhos Quando: 28 de junhoOnde: Comunidade Nossa Sra. de FátimaContato: Maria Luiza

Nos dias 08 e 09 de maio a Comunidade Nossa Senho-ra de Fátima, Jardim Malu-che, promoveu a festa em honra a padroeira. A prepa-ração espiritual aconteceu através do tríduo. As missas, celebradas todos os dias, tiveram temas específicos com relação à vida de Maria. O tríduo foi concluído com a missa dos festeiros no sába-do (09), às 18h.

Igreja do Maluche comemora sucesso da festaParticipação total da comunidade

Eventos:

A parte gastronômica da festa se desenvolveu com muita tranqüilidade e anima-ção. A comunidade agradece mais uma vez a todos os fes-teiros pela sua contribuição e, de modo especial, a dedicação das pastorais, movimentos, grupos e outros tantos cola-boradores que garantiram o sucesso do evento.

O resultado financeiro foi considerado positivo. O lucro

obtido girou em torno de 48% sobre a receita bruta da festa. “Temos algumas me-lhorias e manutenções a fa-zer, as necessidades já foram avaliadas pelo CPC (Conselho Pastoral da Comunidade)”.

A lista para os festeiros 2010 já está aberta, qual-quer paroquiano que queira integrá-la pode entrar em contato com a comunidade. Todos serão bem vindos.

Page 4: jornal brusque

A Palavra Vida Liturgica 05

Neste mês dedicado ao Coração de Jesus, vamos re-fletir sobre o que implica esta espiritualidade. E fazê-lo a partir da Bíblia. Desde o Antigo Testamento o homem entende o coração não como o órgão que bombeia sangue para o resto do corpo ou o lugar da mera sensibilidade, mas sim como o centro de toda a pessoa.

Na mentalidade bíblica Deus mesmo tem um coração. E seu coração é misericordio-so, apaixonado e estremece de amor e de preocupação ao ver seu povo em perigo de perder-se ou extraviar-se.

No Novo Testamento Je-sus se revela como um Deus que tem coração, sente, ama, chora e se compadece com os homens e mulheres necessi-tados. Por isso todos se apro-ximavam de Jesus, buscavam n`Ele um coração conforta-dor, acolhedor e compassivo.

Os padres do Sagrado Co-ração, centrado no mistério do Coração de Cristo, fonte

Dehonianos, Coração de Jesusda Igreja, situa os dehonianos no coração da própria Igre-ja como “profetas do amor e servidores da reconciliação”. O Instituto é, por natureza, um Instituto apostólico. O seu autêntico serviço à Igreja baseia-se na vida de oração e na oblação e se expressa par-ticularmente nas atividades missionárias, na formação do clero, leigos e religiosos, no ministério junto dos meno-res e humildes, no compro-misso para instaurar o Reino de justiça e de caridade cris-tã nas almas e na sociedade, na dedicação constante para que a comunidade humana, santificada pelo Espírito San-to, se torne Povo de Deus e oblação agradável a Deus.

Hoje a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Co-ração de Jesus está presente em quatro continentes: Eu-ropa, América, Ásia, África. Somos 2,3 mil membros e estamos presentes em 40 pa-íses. Juridicamente, estamos organizados em Províncias,

Regiões e Distritos. É gover-nada pelo Superior Geral e seu Conselho. A sede geral da congregação situa-se em Roma.

Nós Dehonianos, fiéis ao carisma deixado pelo nos-so fundador P. João Leão Dehon, levaremos avan-te a grande missão de tornar conhecido e amado o Coração de Jesus, fonte inesgo-tável de amor. Que a nossa reparação possa fazer com que muitos te-nham a oportu-

nidade de experimentar esta inesgotável misericórdia do seu coração.

Pe. Helio Feuser, scj(Versão completa no site

www.paroquiasaoluisgon-zaga.com)

No dia 19 de junho tem início o Ano Sacerdotal, que vai comemorar os 150 anos da morte de São João Maria Vianney, o Cura de Ars, que deve ser proclamado padro-eiro dos sacerdotes. Com o tema “Fidelidade em Cristo, fidelidade do sacerdote”, o objetivo é “ajudar a perce-ber cada vez mais a impor-tância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”, expressou o Papa.

A abertura acontece com uma grande celebração no dia 19 de junho, na Soleni-dade do Sagrado Coração de Jesus e Dia da Santificação Sacerdotal, deve estar pre-sente a relíquia do Cura de Ars. O encerramento será um ano depois, na Praça São Pedro, no Encontro Mundial Sacerdotal.

No primeiro domingo de junho (07) celebra-se uma das mais importantes Festas para o Ano Litúrgico, o Mis-tério da Santíssima Trindade. Doutrina central da religião Cristã é preciso entender que este mistério não quer dizer algo impossível, mas algo que não pode ser compreen-dido pela inteligência huma-na que é limitada.

A fé cristã está baseada

No próximo dia 28 cele-bra-se o dia de São Pedro e São Paulo. E assim comemo-ra-se também o Dia do Papa. O Cardeal Joseph Ratzinger, atual Papa Bento XVI, nasceu na Alemanha, em 1927.

Ordenado em 29 de ju-nho de 1951, doutorou-se em teologia no ano de 1953. Atuou como professor, cate-drático e vice-reitor em uni-

Dia do Papaversidade. Em 1981, o Papa João Paulo II nomeou-o Pre-feito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifica Comissão Bíbli-ca e da Comissão Teológica Internacional.

Que neste dia as comu-nidades possam se unir em oração pela vida daquele que é a pedra da Igreja, o grande Pastor de todos.

Encerramento do Ano PaulinoNeste mês acontece o encerramento do Ano Paulino,

“apóstolo dos gentios”, Paulo levou para todo território da Palestina o anúncio de Jesus Cristo, ele foi um grande mis-sionário e discípulo. O término deste ano especial acontece no dia 28 de junho,

com sete celebrações simultâneas, que devem ser realiza-das por cardeais nomeados pelo Papa Bento XVI. São lu-gares “paulinos” e por isso recebem os enviados do Sumo Pontífice: Terra Santa, Malta, Chipre, Turquia, Grécia, Síria e Líbano.

Em junho tem inicio Ano SacerdotalSão João Maria Vianney torna-se o padroeiro dos sacerdotes

Durante o período o Vati-cano pretende publicar um “Diretório para os confesso-res e Diretores Espirituais”, além de fazer uma compila-ção de textos do Papa sobre os temas essenciais da vida e missão sacerdotal na época atual.

Santíssima Trindadesobre a revelação de que há um só Deus em três pessoas diferentes. Isto é visível na Sagrada Escritura quando Paulo, dirigindo-se aos Co-ríntios, escreve: “Que a gra-ça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês” (2Cor 13,13). Portanto, venha viver esta solenidade, participe da San-ta Missa!

Page 5: jornal brusque

A PalavraEvangelização 06

Nos dias 26, 27 e 28 de ju-nho o Movimento de Cursilho de Cristandade promove o seu Reti-ro Masculino, na Casa Pe. Dehon, em Brusque. O encontro é aberto a todos que desejam ter uma ex-periência com Deus e conhecer o movimento, ainda há vagas, mas são limitadas. A inscrição pode ser feita na secretaria paroquial da Matriz ou em contato com os

Retiro masculino do Cursilho abre inscrições

membros. Além do retiro masculino

acontece também em julho (24, 25 e 26) o feminino, aberto en-tão somente para mulheres. Para participar existe uma taxa de inscrição, sendo que as demais despesas são custeadas através de eventos organizados pela equipe do cursilho, como o Show Musical.

3ª edição, sucesso total! Pelo terceiro ano consecuti-

vo o Cursilho promoveu o Show Musical, no dia 08 de maio, no anfiteatro da Unifebe. Com lotação total o evento foi um sucesso de público e de quali-dade musical. Coordenado por Luiz Amilton, direção musical de Juliano Medeiros e Projeção de Imagem de Norival Floria-

3º Show Musical do Cursilho, mais de 500 pessoas presentes

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, aconteceu em Jaraguá do Sul, o 9º Encontro para Animadores Vocacionais da Província BM-SCJ, com assessoria dos padres Sérgio Luis da Costa e Jairson Hellmann.

O encontro contou com a pre-sença de animadores vocacio-nais de Curitiba e das cidades catarinenses onde há a presença dos padres Dehonianos, dentre os quais o casal coordenador do

9º Encontro de Animadores VocacionaisSAV de Brusque.

Foi um encontro onde todos tiveram a oportunidade de apren-der mais sobre a dinâmica e mís-tica do SAV, entender como se faz um planejamento participativo e sua importância. Foi ocasião tam-bém para partilhar os trabalhos, o que deu mais idéias e um novo ar-dor. No final do encontro todos se propuseram a fazer um intercâm-bio das atividades, ajudando-se mutuamente. Como saldo, todos saíram ainda mais apaixonados por Jesus.

Silvânia Xavier

Turma de animadores, mais empenho, novo ardor

Equipe SAV

O quê: Clube Vovó SofiaQuando: Toda terça-feira Onde: Salão ParoquialContato: Catarina

O quê: Escola de Aprofundamento Teológico para LeigosQuando: 18 e 25 junhoOnde: Auditório ParoquialContato: Pároco

O quê: Curso para Gestantes CarentesQuando: 16 e 30 de junhoOnde: Salão ParoquialContato: Marlene

O quê: Bazar de Roupas UsadasQuando: 10 de junhoOnde: Salão ParoquialContato: Tereza

O quê: Tarde de LouvorQuando: 14 de junhoOnde: Comunidade N. Sra AparecidaContato: Apostolado da Oração

O quê: Encontro de Noivos Quando: 20 de junhoOnde: Salão ParoquialContato: Rute e Haroldo

O quê: Eleição OvisaQuando: 28 de junhoOnde: Com. N. Sra. Fátima Contato: Maria e João Carlos Lana

O quê: Formação para Agentes do SAVQuando: 20 de junhoOnde: Colégio São LuisContato: SAV

O quê: Encontro para Casais em 2ª UniãoQuando: 27 de junhoOnde: Salão ParoquialContato: Pastoral Familiar

O dízimo ou pastoral da sus-tentação tem seu fundamento bí-blico, encontrando a palavra pela primeira vez no livro de Gênesis 14, 18-20, quando Abraão ofe-receu a Deus 10% de todos seus bens em agradecimentos pela sua assistência nas lutas contra os inimigos.

Também aparece em: Deut. 12, 11-14:14,27-29: 26,13-13: Num. 18, 26-28 e Mat. 3, 8-11. Nestes textos são dados à palavra Dízi-

No próximo dia 5 de junho (sexta-feira) acontece a 5ª Noite do Tórtei, organizado pela Pasto-ral Familiar. O ingresso vendido a R$ 12,00 pode ser adquirido na secretaria paroquial da Matriz de São Luís Gonzaga. Esta atividade pretende arrecadar fundos para as diversas atividades pastorais.

Serão servidos três tórteis, coxa, sobre-coxa e salada à von-tade. Para entretenimento além do som ambiente, o evento tem

ni. Confira os músicos e ban-das presentes: Banda Embalo Cristão, Semente de Fé, Greice Moresco, Nadine Cestari Suavi, Sonia M. de Oliveira Zink e Bru-no Moritz.

Quer ver mais fotos do Show Musical, então acesse o site www.paroquiasaoluisgonzaga.com, e confira cada momento desta animada noite.

Evento vai colaborar com manutenção da Pastoral FamiliarQuinta Noite do Tórtei

a roda da fortuna. Além disso, as crianças podem aproveitar os di-versos brinquedos a disposição (cama elástica, piscina de boli-nha, etc). E para sobremesa a fa-mília pode experimentar bolos e doces.

Toda arrecadação vai para o caixa da Pastoral que investe no decorrer do ano em encontros de namorados, noivos, auxilia nos encontros de 2ª união, liturgia e retiros para formação da equipe.

O que você oferta ao Senhor?mo o significado exato e suas exi-gências no sentido litúrgico (re-lação com Deus) e comunitário (deveres com os irmãos). O siste-ma do dízimo supõe conscienti-zação, formação e educação da fé adulta e da co-responsabilidade.

Conforme Levíticos 27, 30-31, o Dízimo é propriedade do Se-nhor e deve ser algo importante e sério, é a oferta do pouco que tenho.

O dízimo tem como finalidade,

despertar a conscientização da partilha, auxiliar na conversão e gerar recursos para a manuten-ção da Igreja, para que ela possa continuar ainda missionária.

Eventos:

Page 6: jornal brusque

A Palavra Evangelização 07

Silvânia Xavier

A graça de pararVivemos no olho do furacão que

arrebata as forças e motivações e produz um desgaste perigoso e mui-tas vezes nos rouba a paz. A vida se esvazia, perde sentido e encanto. As exigências do dia a dia vão tomando conta, as atenções se voltam para as coisas e para as atividades e a gente se esquece de si mesma. Eu me torno um estranho para mim mesmo.

Feliz quem tem oportunidade de parar e reorganizar sua vida, seus projetos pessoais e recuperar a har-monia interior. Isso acontece quan-do se sai do tumulto do dia a dia e se consegue retirar-se em ambiente de silêncio e solidão. Foi essa graça que tivemos de participar de mais um Encontro de Experiência de Deus.

Volta-se com o coração ardendo como o profeta que vem da solidão, cheio de amor do Pai. Vive-se uma experiência real e a partir dela brota da interioridade a palavra viva que comunica vida. Palavra que chega ao coração por que vem do coração. Quem mergulha na intimidade com Deus passa a ser ressonância de Deus.

Não é uma semana de descan-so, ainda que se volte plenamente ao descanso e em paz mas, são dias de intenso e difícil trabalho pessoal. Percorrer os caminhos do silêncio é

“O exercício do autoconhecimento e da autocrítica revela as misérias pessoais”

muito exigente e supõe muita disci-plina e renúncia. Não se passeia por campos floridos e belas paisagens, mas se mergulha nos labirintos da própria interioridade. É um mergu-lho profundo nos poços do mundo

interior. Esse mundo estranho, des-conhecido e misterioso é percorrido na companhia do Senhor e clareado pela sua luminosa palavra. É uma su-bida ao encontro de Deus e uma des-cida ao encontro de si mesmo. Custa

rasgar o véu que encobre a própria vida e revelar os segredos que aí se escondem. Mas é exercício essencial para fazer as pazes com o passado, curar feridas nunca cicatrizadas e desbloquear os nós traumatizantes

ainda não resolvidos. O exercício do autoconhecimento

e da autocrítica revela as misérias pessoais, mas reconhecê-las e assu-mi-las ainda que seja doloroso e hu-milhante é condição imprescindível para corrigi-las.

Como as estratégicas e necessá-rias paradas que os carros fazem na louca corrida para subir ao pódio, essas paradas na vida têm o dom de recuperá-las e reorganizá-las. Na vertiginosa e louca corrida do dia a dia há um desgaste perigoso que esgota os recursos e condições necessárias para prosseguir. Há um maravilhoso reabastecimento de combustível espiritual de graças, da Palavra e dos Sacramentos. Recupe-ra-se a energia depois de vários dias em que se passa numa forte ligação com a eterna e inesgotável fonte de energia. A vida que vai perdendo o brilho volta a iluminar-se e resplan-dece cheia da luz divina.

As pessoas que tem a graça de participar voltam cheias de Deus e testemunhando as maravilhas que Deus realizou em cada uma delas.

Paz e Bem!Frei Justino sobre o Encontro

de Experiência de DeusInformações e fotos:

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

No dia 23 de maio aconteceu no Co-légio São Luiz, o primeiro Despertar. Este encontro contou com a participação de 55 jovens. Iniciou às 13h30 no pátio do Colé-gio com muita animação. Com a colabora-ção dos seminaristas Wellyngthon (bispo) que se vestiu de palhaço, Bruno (turcão), Mateus Esteves, Natanael e Thiago.

As palestras tiveram como conteúdo base o tema Vocação. A primeira pales-tra foi “Quem sou eu?”, apresentada pelo seminarista Hudson Freitas. A segunda foi o “ Chamado a ser pessoa e senhor da própria vida”. Quem a fez foi o seminaris-ta Bruno (turcão).

Sábado à tarde, como recreação, hou-ve lanche, a promoção de uma animada dinâmica e dança com os jovens. No encerramento foi celebrada a Santa Mis-sa para agradecer a Deus por este feliz encontro. O Serviço de Animação Voca-cional - SAV agradece as comunidades e seminaristas da paróquia pela ajuda e participação.

Fica o convite para que mais jovens participem deste encontro: Despertar. Despertar que é acordar para Cristo que te chama!

Mais informação:Busque na comunidade do Orkut da

Pastoral Vocacional e na comunidade do Despertar .

Ovisa realizaeleição em junho

No final deste mês a equipe do Movimento de Oração para Vivência Sacramental (Ovisa) realiza a eleição do seu nú-cleo, para escolha de novas lideranças. A coordenação é sempre formada por casais que tem mandados com dura-ção de três anos. Atualmente comandados em Brusque por Maria W. Lana e João Carlos Lana.

Assim, no dia 28 de junho, na comunidade Nossa Senho-ra de Fátima, mais de 100 casais participam da eleição que pode acontecer de duas formas: primeiramente com a indicação de pessoas que se-rão votadas. Caso não tenha sugestões é possível a com-posição de chapas. “Sempre é bom mudar, isso renova o mo-vimento”, afirma Maria Lana.

A Regional Sul, a qual per-tence Brusque, possui apenas um núcleo formado pelo casal coordenador, vice- coordena-dor, tesoureiros e o casal for-mador. Além disso, a Regional é liderada por mais dois ca-sais.

SAV promove Despertar I

Turma que participou do Retiro de Experiência de Deus, em maio

Equipe SAV

Equipe SAV

Seminaristas animam I Despertar

Page 7: jornal brusque

APalavraSolenidade de Corpus ChristiEm 2009 cada comunidade vai celebrar a festa do Corpo de Deus de forma especial

Uma festa litúrgica e popular

No próximo dia 11 de ju-nho celebra-se a Solenidade do Corpo de Cristo. No intui-to de motivar a participação e envolvimento dos leigos a Paróquia de São Luís Gon-zaga não vai promover a ce-lebração em conjunto num único espaço. Ao contrário, cada comunidade deve cele-brar em seu bairro a Festa,

contudo, para manter a uni-dade as celebrações aconte-cem todas às 09h.

Algumas comunidades devem confeccionar pela primeira vez os tradicio-nais tapetes. Outras, como no caso da Santo Antônio, optou por produzir tapetes com trabalhos da cateque-se, colchas de retalhos e do-

nativos as pessoas carentes. Já a comunidade de Nossa Senhora Aparecida distribui 5m de tapete para cada uma das 15 pastorais. “Estamos enferrujados, mas entusias-mados pelo retorno desta tradição”.

Já a Matriz deve fazer ta-petes a partir de donativos como agasalhos, roupas de

cama, mesa, banho e alimen-tos. “Os donativos vão para ação social, e também para atingidos das enchentes em outras partes do País”. A procissão sai na lateral da Igreja, Rua Pe. Gatone e se-gue em direção ao Colégio São Luís até a Avenida das Comunidades, rumo a esca-daria da Igreja.

Comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao pri-meiro domingo depois de Pentecostes, a solenidade do Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Domini, Corpus Christi) celebra a presen-ça real de Cristo na espécie consagrada do Pão. Tudo co-meçou em 1246, na diocese de Liége na Bélgica, a partir de visões de uma freira. Sua finalidade era celebrar a pre-sença real de Cristo na Euca-ristia.

Mas a festa se tornou

Presença real de Cristo

popular devido ao mila-gre acontecido em Bolsena, quando um padre com dúvi-das quanto a presença real de Cristo na Eucarístia foi ce-lebrar uma Missa, durante a consagração do Pão, a hóstia verteu sangue e as gotas ba-nharam o corporal (toalha de linho branco). O Papa Urba-no IV ficou admirado com o milagre. Então fez ergue uma grande Igreja no local para guardar o corporal. Além dis-so, estendeu a Festa de Cor-pus Christi para toda Igreja.

Por que celebrar Corpus Christi?Primeiramente para proclamar em público que Cristo é o

único Senhor e Salvador de todas as pessoas. Segundo tem uma função pedagógica, educar para valorização e celebração Eucarística. No povo reunido não há estranhos, não há pobre nem rico, todos são irmãos e a Eucaristia se faz Sacramento, sinal, da comunidade cristã.

A solenidade de Corpus Christi era festa

oficial do império por-tuguês e espanhol, era

o dia em que a adminis-tração pública pagava as

despesas com música, velas, ornamentação e

todas as autoridades participavam. Com a

independência, o Brasil manteve a tradição e as cidades competiam em

fazer a mais bela procis-são, com o máximo de

esplendor.Mas os tradicio-

nais tapetes têm sido substituídos,pouco a

pouco por doações de alimentos, roupas, gestos

de solidariedade, que combinam mais com o

Cristo que se faz pobres e oferece o Pão da Vida.

Fonte: Pe. José Artulino Besen