jornal comunidade em ação

8

Upload: jornal-comunidade-em-acao-ltda

Post on 24-Feb-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 131 - Março / 2010 - Suplemento INTEGRAÇÃO NORTE

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Comunidade em Ação
Page 2: Jornal Comunidade em Ação

2

Mar

ço -

2010Diretor de Jornalismo: Marcos Silva

Diretora Administrativa: Cynthia MoreiraE-mail: [email protected]

Expediente:O caderno INTEGRAÇÃO NORTE é suplementodo Jornal Comunidade em Ação Ltda.Tel.: 3435-2036 - R.João Dornas Filho, 61E - B. Tupi

Coluna do Altivo

* Academico de direito, líder comunitário e poeta,Contato: 3436-2963 - [email protected]

Visite o blog na Internet:colunadoaltivobh.blogspot.com

Altivo Alves*

Nos Anos de 1980, eu vivia como ummorto vivo cheio de enfermidade ia ao mé-dico, ele me enrolava passando uns antibi-óticos como é de costume da maioria dosmédicos brasileiros que enrola os pobresaté que morram. Eu tinha problema de rins,coração, coluna, uma dor de cabeça quenunca passava, fígado e por fim minhamulher foi acometida de uma obra demacumbaria terrível que não podia nemandar e sem saber que era obra do diabo foiorientada por mais uma das agentes do pró-prio demônio que a encaminhou para o cen-tro de macumba, inclusive com uma boaquantia de dinheiro, nós não tínhamos ne-nhuma noção de vida espiritual. Só íamos àigreja católica, assistíamos a missaretornávamos para casa, pensávamos queera o bastante. Ao invés de conversar como padre, nos interando melhor de como vi-ver espiritualmente nada disso a gente fa-zia. Mas mesmo eu não tendo nenhuma ex-periência espiritual, ao deparar com aquelalista de pedidos tive discernimento queaquilo era coisa do diabo. Então não sei deonde veio aquele entendimento e creio queDeus me usou, pela sua misericórdia, quefalei com minha mulher: “Isso é coisa dodiabo! Não vou comprar nada e nem dareidinheiro para você dar para ninguém!” Naépoca eu morava no bairro céu Azul-B naPampulha e tinha alguns parentes que mo-ravam no Planalto e sem saber, minha cu-nhada Conceição era nova convertida eDeus tocou em seu coração e ela resolveuir lá a casa visitar-nos. Assim que ela pôsos pés dentro de minha casa e viu minhamulher naquela situação, exclamou: “Luzia!Fizeram macumba contra você!” Ela esta-va usando alguns remédios por orientaçãodo farmacêutico do bairro e quando minhacunhada viu seus pés como se fosse courode jacaré, sem poder andar, disse: “Vouorar por você.” Após a oração aquela obramaligna foi saindo como se fosse uma co-

A fé move montanhasbra trocando de pele e na mesma hora aque-le fogo maligno que queimava seus pésdesapareceu e ela levantou. A partir dessemomento, andava e conversava normal-mente, procurando coisa para comer e elanão estava fazendo isso há alguns dias enunca mais reclamou de dores nemqueimação nos pés.

Minha cunhada confirmou que não es-tava freqüentando a igreja católica, masoutra igreja. Convidou-nos para fazer umavisita à igreja que ela freqüentava, mas euficava ainda indeciso, pois eu gostavamuito da igreja católica, ajudava comdonativos e alguns trocados para termi-nara construção do salão, no bairro CéuAzul-B, mas minha mulher insistiu paralevá-la e eu acabei levando, daí observan-do a pregação do pastor q vi que ele pre-gava a verdade bíblica, acabei gostandodaquele povo humilde, minhas enfermida-des desapareceram toas.

No final de 2009 em dezembro, eu sofrium AVC (Acidente Vascular Cerebral) per-dendo muito sangue, mas tinha algunscompromissos agendados, não fui ao mé-dico, apesar da preocupação da família, vi-ajei pensando: “vou esperar a solução vin-da de Deus.” Quando foi dia 04 de janeirode 2010, eu estava na cidade de Tumiritingapróximo a Governador Valadares e resolvifazer uma visita a Igreja Deus é Amor, apóso culto uma senhora que pregou orou pormime a partir daquele dia, nunca mais ex-peli sangue. O próprio médico que cuida-va de mim, orientando-me a procurar umcardiologista urgente, pois meu coraçãonão inspirava muita confiança, já morreuhá mais de 10 anos e eu não fiz tratamentocardiológico e estou aqui para testemunhardos milagres que Deus operou em minhavida. quero pedir ao espíritas, católicos quenão considerem que eu esteja criticandosuas religiões, pois estou testemunhandoa verdade dos fatos ocorridos com minhafamília e que pode acontecer até mesmocom vocês e por vocês não entenderem daárea espiritual, não saber a que caminhotomar para solucionar esse problema. Feli-zes são os padres que de vez em quandovisitam a igreja evangélica para alegrarmosjuntos na presença de Deus. O Papa JoãoPaulo II, mesmo tão poderoso que era an-tes de morrer, visitava a igreja evangélicaem Roma, conversava com os evangéli-cos, sem nenhuma diferença. Ele sabia quetanto ele quanto aos pastores evangéli-cos preocupavam com o rebanho de Deus.

FISIOTERAPIA &ESTÉTICA

*Dra. Fernanda Rocha www.siluet.com.br

*Fisioterapeuta, Dermato-FuncionalR. Macaubas, 295 – Guarani

Tel.: 3433-2530

Depilação a laser

Com os pelos sempre raspados o médi-co inicia o tratamento, que consiste nadestruição do bulbo folicular por ação doraio laser sobre a melanina.

A depilação é um método seguro, des-de que realizados por médicos treinados equalificados para aplicação do mesmo.Além disso, o equipamento é avaliado cons-tantemente para proporcionar mais segu-rança ao profissional e ao paciente.

Nossa experiência indica que a maio-ria de nossas pacientes requer uma médiaentre 3 a 6 sessões.

No caso dos homens, devido o pelo sermais grosso, as sessões variam entre 4 a 8sessões. Assim como as mulheres, em algunscasos podem necessitar de mais sessões. Assessões aplicam-se em média uma vez pormês. A sensação difere de paciente parapaciente e de acordo com sua sensibilida-de.

Considerando-se que a paciente neces-sita de poucas sessões e que os resultadossão a médio e longo prazo, a depilação alaser representa o melhor custo-benefício.

Pré-requisitos para o tratamentoNão ter extraído o pelo da raiz com ne-

nhum método (cera, pinça e outros), pelomenos 30 dias antes do tratamento; No diado tratamento, depilar com lâmina de bar-

Sistema tecnologicamente mais avançado pararemoção de pelos. Indicado para o tratamento dafoliculite e redução dos pêlos indesejáveis em qualquerregião do corpo. Recentemente, o aparelho utilizadopela clínicas foram aperfeiçoado para permitir adepilação de pessoas de pele negra com segurança.

bear a área que se deseja aplicar;Recomenda-se ao paciente não tomar

sol pelo menos 15 dias prévios, durantetodo o tratamento e 15 dias depois do tér-mino das aplicações; Utilizar bloqueadorsolar de FPS 30 ou mais, várias vezes aodia; Formalidade no cumprimento das ses-sões até conseguir os resultados deseja-dos.

O equipamento é calibrado com umcomputador de acordo com o tipo de pele,cor e área a ser tratada. Alguns pacientespreferem passar um anestésico no localpara diminuir o incômodo da aplicação.Posteriormente, o médico envia o raio deluz para a área designada através de umcristal.

O tempo de aplicação depende do ta-manho da região a ser tratada. Para axi-las, por exemplo, são necessárias, em mé-dia, 10 a 15 minutos.

Pode ser aplicada em qualquer partedo corpo como: buço, rosto, axilas, viri-lha, pernas, orelhas, pés, braços, pescoço,seios, abdome e costas.

A realização do tratamento somenteocorrerá após avaliação médica, e os even-tuais resultados dependerão das condi-ções físicas e reações de cada cliente.

Page 3: Jornal Comunidade em Ação

3

Mar

ço -

2010

Matéria de Capa

Um Requerimento doVereador Edinho doAçougue, enviado a

Comissão de Meio Ambiente e PolíticaUrbana, resultou em uma AudiênciaPública realizada dia (09/03), comobjetivo de informar as comunidadesenvolvidas no Programa Vila Viva nasVilas São Tomás e Aeroporto.

A Reunião foi uma continuidade àdiscussão anteriormente ocorrida,quando a Comissão juntamente com apresença do Secretário MuriloValadares, informou que a obra para aconstrução de 800 unidadeshabitacionais naquelas comunidadesteria início em março deste ano.

Com a presença de mais detrezentas pessoas, a Audiência Públicapresidida pelo Vereador EdinhoRibeiro, contou com a participação doDiretor Presidente da URBEL(Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte) Claudius Vinicius, a Diretora dePlanejamento da Urbel Maria Cristina Fonseca Magalhães e do Diretor daURBE Consultoria e Projetos, empresa vencedora que elaborou as intervençõesurbanísticas e lideranças comunitárias.

Os representantes das comunidades, indagaram, cobraram respostas sobreos prazos e as etapas das obras e, solicitaram também o estudo para construçãode um campo de futebol para a comunidade do São Tomás, que segundo aslideranças presentes, o campo seria um espaço também para outros tipos deeventos.

O Diretor Presidente da Urbel Claudius Vinicius iniciou suas palavras,relembrando que o Programa Vila Viva tem o contrato já assinado de 98 milhõescom 90% de recursos do governo federal e, que as mudanças que correm noProjeto são sempre informadas ao grupo de referência, no qual foi escolhidodemocraticamente pelas comunidades, mas que continua aberto para todos quequeiram participar sob o compromisso de repassar as informações. O Diretordisse ainda que vai mobilizar no sentido de ampliar o grupo de referência.

O presidente da Urbel respondeu a cada inscrito e confirmou o atraso detrês meses nas obras, mas que irá começar até o final de março o processolicitatório e diante se sua experiência, este prazo demorará uns três meses, ouseja em julho teremos a empreiteira instalada nas Vilas. Informou Claudius.

Claudius Vinicius noticiou que apesar de não fazer parte desteempreendimento será reservado um espaço nas comunidades para a construçãoda UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) e um espaço para oPrograma BH Cidadania e em relação ao Campo de futebol solicitado pelosmoradores da Vila São Tomás, o presidente da Urbel disse que será preciso uma

Audiência Esclarece Dúvidas de Moradoresautorização da Fundação Municipal deParques e Jardins pois atualmente oprojeto prevê que duas quadras e umaárea de proteção ambiental.

A maioria das perguntas, foram arespeito das indenizações e, receberamas seguintes orientações dos diretoresda Urbel: os removidos são famíliasque precisarão de ser retiradas dasáreas de inundações ou as famílias queresidem por onde irão passar as ruas,neste caso há uma bolsa aluguel que asfamílias fiquem em um local provisórioaté a entrega dos apartamentos.

Outro ponto questionado pelosmoradores foi de como é feito opagamento das indenizações. Emresposta objetiva o Presidente daUrbel esclareceu que após aconcretização de negociação é emitidoum cheque no valor integral daindenização.

Há dois tipos de indenizações, a dos que detém o registro em cartório e, ados que residem em áreas ocupadas. Para quem possui documentaçãoregistrada, a indenização é do valor da terra mais as benfeitorias. Para quemocupa uma área sem de título de propriedade a indenização é somente dasbenfeitorias e não é pago o valor da terra. As pessoas que detém mais de umtítulo de propriedade serão indenizadas pelos seus respectivos bens.

Nos conjuntos habitacionais haverá uma taxa de condomínio que gira emtorno de R$40, a exemplo do “Vila Viva” no bairro Serra, mas para ajudar nestaquestão a Prefeitura intervém implementando ações sociais, como o projeto daFábrica Social, que garantem um renda considerável as famílias.

Em tom de conselho Claudius disse que o apartamento é um bem valioso, de44 metros quadrados, custando aproximadamente 120 mil reais, sendorepassado o título de propriedade após um período de dois anos de residência eo beneficiário só poderá ser contemplado uma única vez com um apartamento eestá é uma grande oportunidade, já que em muitas vezes o valor das indenizaçõesnão chegam ao valor dos apartamentos e advertiu sobre o erro de pessoas querecebem o cheque da indenização e gastam não adquirindo uma moradia, ficandodepois sem outra chance de serem beneficiadas

Compromisso com a comunidade

3435-20369626-6253

[email protected]

Foto:Divulgação

A direção da Urbel e o vereador Edinho tranquilizaram os moradores doSão Tomás e Aeroporto

Page 4: Jornal Comunidade em Ação

4

Mar

ço -

2010esportes [email protected]

DROGALINA3445-1622

Reportagem: Marcos SilvaFoto da capa e desta página: Marcos Silva / JCA

Omar e Francisco apostam que o atletismo proporcionamais qualidade de vida

Atletas da Norte disputam meia maratona

Um queniano e uma brasileira foram os primeiros colocados da meiamaratona da Linha Verde (21.095 metros). Sob forte calor damanhã de domingo (14/03) Roselaine de Souza Silva foi a

vencedora entre as mulheres com o tempo de 1h21min44, em segundo Andréiade Lima fez 1h26min42 e em terceiro, Camila dos Santos Enrique, 1h32min31.

Na prova masculina Mathew Kiptoo Cheboi, do Quênia, com o tempo de1h07min11, Frank Caldeira fez em 1h07min41 e o terceiro colocado, MarcosAlexandre Elias, com 1h08m, ambos do Brasil.

Muitos atletas da Região Norte estiveram participando da meia maratonaentre eles Omar Santos, 44 anos, e Francisco José Dias do Carmo, 56 anos.

Omar Santos que recentemente retomou o atletismo depois de desligar-se daPolícia Militar e passar por uma cirurgia no pé participou da 3ª meia maratona.Ele correu no grupo de atletas de elite quando liderou por algum tempo opercurso. Por estar em fase de treinamento para outra corrida no final do mês demarço, ele disputou somente 10 km. Outra competição será o campeonato demaster que ele quer vencer pela terceira vez em Viçosa.

Para Francisco José o atletismo proporciona qualidade de vida. Semproblemas de saúde, há dez anos ele participa de circuitos de corrida e tem dezmedalhas da Volta Internacional da Pampulha, três da Meia Maratona do Rio deJaneiro e duas da São Silvestre. Ele treina diariamente em um percurso de 9 kmem dias alternados entre corridas e caminhadas. “Sinto-me tão bem que após umdia de trabalho estou com disposição” diz Francisco que é motorista de táxi eenfrenta um trânsito complicado diariamente.

A recomendação de Francisco José é que as pessoas devem praticar algumesporte. “Pode ser uma caminhada ou corrida, pois só faz bem a saúde” diz otaxista. Omar Santos compartilha da ideia e lembra que a caminhada ou a corridaé um esporte democrático com baixo investimento, “basta um par de tênis, umacamiseta e um calção, para a pessoa começar a exercitar e ganhar qualidade devida”. Omar, que já é um atleta veterano e vencedor de várias competições sedispõe a passar todas as informações necessárias para aqueles que queiraminiciar no atletismo.

Omar Santos e Francisco José tem o apoio da OdontoSales e Guarani Táxi.

DROGALINA3445-1622

Francisco completou a meia maratona em 52º lugar

Page 5: Jornal Comunidade em Ação

5

Mar

ço -

2010esportes [email protected]

Page 6: Jornal Comunidade em Ação

6

Mar

ço -

2010

Piadas

PASSA TEMPO

Para anunciarligue:

3435-20369626-6253

- Pai, eu preciso fazer um trabalho para a escola! Posso tefazer uma pergunta?- Claro, meu filho, qual é a pergunta?- O que é política, pai?- Bem, política envolve: Povo; Governo; Poder econômico;Classe Trabalhadora; Futuro do país.- Não entendi, dá para explicar?- Bem, vou usar a nossa casa como exemplo: Sou eu quemtraz dinheiro para casa, então eu sou o poder econômico.Sua mãe administra e gasta o dinheiro, então ela é ogoverno. Como nós cuidamos das suas necessidades, vocêé o povo. Seu irmãozinho é o futuro do país. A Zefinha,babá dele, é a classe trabalhadora.- Entendeu, filho?- Mais ou menos, pai vou pensar.Naquela noite, acordado pelo choro do irmãozinho omenino foi ver o que havia de errado. Descobriu que oirmãozinho tinha sujado a fralda e estava todoemporcalhado. Foi ao quartodos pais e viu que sua mãe estava num sono muitoprofundo. Foi ao quarto da babá e viu através da fechadurao pai transando com ela ...Como os dois nem percebiam as batidas que o meninodava na porta, ele voltou para o quarto e dormiu. Namanhã seguinte, na hora do café, ele falou para o pai:- Pai, agora acho que entendi o que é política...- Ótimo filho! Então me explica com suas palavras.- Bom pai, acho que é assim: Enquanto o poder econômicofode a classe trabalhadora, o governo dormeprofundamente. O povo é totalmente ignorado e o futuro dopaís fica na merda!!!

O que é politica

Page 7: Jornal Comunidade em Ação

7

Mar

ço -

2010

Picanha recheada com legumes e queijo

Programação de Eventos & Culiná[email protected]

Bar da CidaNo dia nove de abril começa o Comida di Buteco, evento gastronômicochega ao 11ª edição. Este ano vem com um ingrediente amado por uns edetestados por outros, o jiló. Por força do regulamento ele deverá ser unsdos ingredientes dos tira gosto que concorrem ao premio de melhor pratoda cidade. O Bar da Cida já escolheu o prato com o qual vai concorrer emantém em segredo a alquimia deste ano. A dupla Cida e Chicão quersurpreender este ano e buscar o premio, eles já foram 5° colocado no anode 2007 e primeiro no ano de 2008, além de ter o melhor torresmo dacidade.

Lucas e FernandoA dupla sertaneja Lucas e Fernandovem conquistando espaço ereconhecimento do público pelo seutrabalho. Morando em BeloHorizonte e com muita experiência,Lucas e Fernando já sentiram ogosto do sucesso com o CD “Nãodá pra esquecer”. Foram vendidas50 mil cópias. O começo dotrabalho foi em Goiana/GO no anode 2002 quando se conheceram.Cantaram em bares e casas noturnasda cidade. Os amigos não perdiam aoportunidade de convidá-los paraparticiparem de suas festas eeventos.

Em 2004, tiveram as primeiras experiências com grandes públicos, quandoinvestiram em uma turnê fora de Goiás. O estado do Mato Grosso foi oprimeiro a reconhecer o talento e a simplicidade da dupla de garotosnordestinos, que deixaram para trás seus antigos nomes e suas vidas cheiasde privações para conhecerem o mundo que estava esperando a músicanova e envolvente de Lucas e Fernando.Em 2006 a dupla acrescenta a carreira o CD “Não dá pra esquecer”gravado com 15 canções inéditas.Por onde passam a dupla é recebida como uma revelação pela qualidadedas suas músicas e shows.Contatos para shows: 9169-7010

Uma deliciosa picanha recheada com queijo e legumes é a nossa sugestãoacompanhar a tradicional cerveja ou boa cachaça dos alambiques mineiros.

Ingredientes:1 - peça de picanha de aproximadamente 1,4 Kg1 -cenoura cortada em palitos1 -cebola média cortada em tiras100g. de salsão(aipo) cortado em tiras150g. de folhas de espinafre limpas½ - xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço2 - colheres (sopa ) de azeite de oliva150g. de mussarela ou queijo prato cortado em palitos grossosSal e pimenta do reino ao seu gosto2 - dentes de alho amassados½ - xícara (chá) de vinho tinto (opcional)2 - xícaras (chá) de caldo de carne (ou 1 cubinho de caldo de carne dissolvidoem 2 xícaras de água morna)1 - colher (chá) de amido de milho

Modo de preparo:Limpe a picanha mas mantenha boa parte de gordura. Com uma faca afiada

abra a peça de modo a forma uma bolsa(deixe 2cm nas laterais). Prepare umavinha-d’alhos com sal e pimenta a gosto, o alho, o azeite e, se desejar o vinho.Esfregue a picanha por dentro e por fora com essa mistura e deixe repousar notempero por 1 hora.

Mergulhe o espinafre em água quente por um minuto. Escorra e espremabem para eliminar o excesso de água. Tempere os legumes com sal e pimenta(lembre-se que a azeitona e o queijo são salgados!) Recheie a picanha com oslegumes e o queijo, feche a abertura com barbante culinário. Coloque a picanhanuma assadeira com a gordura virada pra baixo, cubra com a vinha- d’alho emetade do caldo de carne , cubra com papel alumínio e leve ao forno quente .

Após meia hora retire o papel alumínio, vire a carne, reduza o fogo e asseregando com o próprio caldo de carne até que esteja levemente dourado.

Disponha a carne em uma travessa e coe o molho que sobrou, leve ao fogocom o amido de milho. Corte a picanha em fatias regue com o molho e sirvacom arroz branco e farofa ou batatas coradas.

Foto:Marcos Silva / JCA

Page 8: Jornal Comunidade em Ação

8

Mar

ço -

2010

Resenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de Boteco

BARESCircuito dos É fácil chegar aos bares desteCircuito, difícil é a saideira

Marcos Silva

*Desenho mão livre

Texto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaTexto: Marcos SilvaDesenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010Desenho: Felipy Soares 2010

Passaram mais de 100 anos para CAM usar umPassaram mais de 100 anos para CAM usar umPassaram mais de 100 anos para CAM usar umPassaram mais de 100 anos para CAM usar umPassaram mais de 100 anos para CAM usar umuniforuniforuniforuniforuniforme fashion, agora quem será ome fashion, agora quem será ome fashion, agora quem será ome fashion, agora quem será ome fashion, agora quem será o

presidente da torcida GALO GApresidente da torcida GALO GApresidente da torcida GALO GApresidente da torcida GALO GApresidente da torcida GALO GAY?Y?Y?Y?Y?

Efeito Vagalume -Acredite se quiser, masalguém realmente criou umpapel higiênico que brilha noescuro. O papel usa umatecnologia que absorve a luzsolar ou artificial ao serexposto, e fica emitindo obrilho depois. No anúncio, aempresa avisa que “agoravocê sempre vai poder acharo papel higiênico, mesmo noescuro”.A criadora é a empresabritânica Thumps Up, quevende cada rolo por 5,99libras, cerca de quaseR$18,00 por um rolo de papelhigiênico.O legal deve ser o sujeito,após usar o papel higiênico,sair pela rua com orifícioretrofuricular verdinhooooo episcando igual vaga-lume. Aocaminhar pela cidadepoderemos apreciar esteespetáculo de luzes.Galo e oscomprimidos – Depois doúltimo jogo Atlético XCruzeiro o que vendeu decomprimidos para dor decabeça não foi pouco. Temfarmácia que pediu reforço deestoque para curar a dor decabeça dos atleticanos.Flanelinhas – Para quemacompanha esta coluna lembraque demos a notícia da faltade flanelinhas na cidade. Elasapareceram no Mineirão natorcida do Cruzeiro que foramsolidários com atleticanos edoaram para os torcedores doGalo usar como lenços paraenxugar lagrimam.