jornal magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

8
O CHAMADO VOCACIONAL TRANSFIGURAÇÃO Edição de Julho/Agosto - Ano 2015 - Número 104 Magnificat é uma publicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição o jornal da comunidade HISTÓRIAS SOBRE MARIA QUE AS COMADRES, AS MAMÃES E AS VOVÓS CONTARAM E CONTAM ATÉ HOJE! - Vovó, todo mundo tem só uma mãe não é? E por que Jesus tem tantas? - Não, ele só tem uma: A sempre virgem Maria! - Então porque ela tem tantos nomes? Imagine um menino de quatro anos fazer uma pergunta dessa... PARÓQUIA EM AÇÃO - Celebração do Jubileu de Prata (25 anos) da Comunidade Santíssima Trindade - Celebração da dedicação à Nossa Senhora e consagração a Deus da Igreja da Paróquia Imaculada Conceição - Quermesse da Comunidade da Paróquia Imaculada Conceição ESPAÇO CRIANÇA Atividades e brincadeiras para aprender e entender o mês vocacional. AGENDA DE AGOSTO Curso de parapsicologia e religião, Semana da Família, festas, informações sobre cursos de noivos e batizados. HOMENAGEM AOS PAIS Pág. 05 Pág. 09 Pág. 06 e 07 Pág. 02 Pág. 03 Pa, Papa, Papai, Pai, Herói, Coroa, Velho, Amigo...Durante nossa vida o chamamos de várias maneiras, porém todas com um único significado: PAI. O que importa é que todos os Pais merecem nosso respeito e nosso carinho.

Upload: jornal-magnificat

Post on 25-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O Jornal Magnificat é uma publicação bimestral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Osasco - SP.Na edição 104 as matérias principais são o chamado vocacional e a transfiguração

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

O CHAMADO VOCACIONAL

TRANSFIGURAÇÃO

Edição de Julho/Agosto - Ano 2015 - Número 104 Magnificat é uma publicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

o jornal da comunidade

HISTÓRIAS SOBRE MARIA QUE AS COMADRES, AS MAMÃES E AS VOVÓS CONTARAM E CONTAM ATÉ HOJE!- Vovó, todo mundo tem só uma mãe não é? E por que Jesus tem tantas?- Não, ele só tem uma: A sempre virgem Maria!- Então porque ela tem tantos nomes?Imagine um menino de quatro anos fazer uma pergunta dessa...

PARÓQUIA EM AÇÃO

- Celebração do Jubileu de Prata (25 anos) da Comunidade Santíssima Trindade

- Celebração da dedicação à Nossa Senhora e consagração a Deus da Igreja da Paróquia Imaculada Conceição

- Quermesse da Comunidade da Paróquia Imaculada Conceição

ESPAÇO CRIANÇA

Atividades e brincadeiras para aprender e entender o mês vocacional.

AGENDA DE AGOSTO

Curso de parapsicologia e religião, Semana da Família, festas, informações sobre cursos de noivos e batizados.

HOMENAGEM AOS PAIS

Pág. 05

Pág. 09

Pág. 06 e 07

Pág. 02

Pág. 03

Pa, Papa, Papai, Pai, Herói, Coroa, Velho, Amigo...Durante nossa vida o chamamos de várias maneiras, porém todas com um único significado: PAI. O que importa é que todos os Pais merecem nosso respeito e nosso carinho.

Page 2: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

HISTÓRIAS SOBRE MARIA QUE AS COMADRES, AS MAMÃES E AS VOVÓS CONTARAM E CONTAM ATÉ HOJE!

PALAVRA DO PÁROCO/MARIOLOGIA

PALAVRA DO PÁROCO

JULHO/AGOSTO 2015 - PÁG. 02

em ter uma atitude aberta e acolhedora de escuta”. Somos chamados a transfigurar, a se transformar, a olhar o outro com os olhos do Pai.

E ninguém melhor do que Maria, nossa boa mãe, com tantos títulos, mas uma única senhora capaz de nos ensinar a servir e se colocar em missão. Missão que vem desde o nosso Batismo. Lá foi o início de tudo.

E é esta missão que nos foi confiada que nos leva a abraçar esta ou aquela vocação: paterna, materna, religiosa, sacerdotal e as mais diversas profissões. Não esqueçamos a vocação familiar – pai e mãe e filhos – uma comunidade que deve se assemelhar à Família de Nazaré. Família que está tão fragilizada nos dias atuais.

Seja qual for a missão ou vocação que você a abrace, se coloque a serviço da vida e da esperança.

E como se alimentar para alcançar o discernimento? Conhecendo a Palavra. Ah se nos alimentássemos diariamente, como seria fortalecedor! Uma palhinha pra você: os livros sapienciais. Leia-os!

Mas vamos dando passos, confiantes no Deus da vida que nos ama, nos fortalece e nos ajuda a seguir o caminho.

No Cristo crucificado ressuscitado!

Pe. José Rocha, CP

Pároco

Caros leitores e leitoras!“Tudo é palavra e silêncio. Tudo no universo vibra, emite, transmite, fala, vive. O Evangelho quer nos colocar no caminho de uma verdadeira humanização: daí a insistência

EXPEDIENTE

Magnificat, é uma publicação bimestral da

Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Comitê Editorial:

Endereço: R. Nsa. Sra. Imaculada Conceição, 114,

Km 18 Osasco - SP - Fone 3608-7111/3607-3139

Pároco: Pe. José Rocha Cavalcanti Filho, cp

Jornalista: A comunidade

Produção: Pastoral da Comunicação

Impressão: O Diário

Tiragem: 1.000 unidades

Distribuição: Pastoral da Comunicação

O fato de escrever um texto para este jornal todo mês sobre Maria, me faz buscar nos livros o que se diz sobre ela e me deixa atenta ao que se fala no ambiente onde frequento ou entre os meus familiares. Eu gosto muito de ouvir as histórias que o povo conta, mas hoje de modo especial eu quero lhes contar uma conversa que tive com a minha mãe esta semana. Ela me dizia estar muito preocupada com Rafael, de quatro anos, segundo filho de meu irmão caçula: - Ele gosta muito de perguntar. Isso não me assusta num menino - dizia ela - pois já estou acostumada com esta raça e nos meus 76 anos de vida muitos meninos e meninas desta idade já me deram muita dor de cabeça. O problema são as perguntas que o Rafael faz. Desta vez ele me perguntou: Vovó, todo mundo tem só uma mãe não é? E eu respondi: É. Ao que ele cheio de risadas foi logo retrucando: E por que Jesus tem tantas? E eu já fui logo dizendo: Não, ele só tem uma: A sempre virgem Maria! Novamente ele riu e disse: Então porque ela tem tantos nomes? Imagine um menino de quatro anos fazer uma pergunta dessa, enquanto eu mesma nunca me perguntei a razão desses nomes todos! Esse menino é mesmo danado - dizia ela. - E o que a senhora respondeu? - Eu perguntei.

- Eu acredito meu filho, que Jesus sempre foi muito perseguido. E quando ele era pequeno sua mãe vivia fugindo de um lado para outro a fim de que o menino não fosse encontrado assim quando os perseguidores chegavam e perguntavam as pessoas: “Você viu uma mulher com uma criança no colo, assim, assim?” As pessoas diziam: “Eu vi alguém parecida (Nossa Senhora Aparecida).” Outros respondiam: “De fato passou uma mulher assim (Nossa Senhora de Fátima)”. Outros diziam: “Mais que dolorido para uma mãe, vê seu filhinho tão pequenino perseguido (Nossa Senhora das Dores).” Havia as mães que sofriam com ela e partilhavam a sua aflição (Nossa Senhora dos Aflitos). E assim mamãe pensou ter satisfeito a curiosidade do neto. Qual não foi a sua surpresa quando ele perguntou novamente: Vovó e por que todos a chamam de Nossa Senhora? Aí mamãe se assustou: - Virgem Maria, meu Deus! E agora! Pensou, pensou e respondeu: - Porque ela sempre foi muito bonita e todos que a encontravam diziam ser ela a sua senhora. Senhora tua, senhora minha, senhora dele, ela passou a ser a senhora de todos nós. A Nossa Senhora. Fiquei orgulhosa da resposta dada pela minha mãe por isso partilho com vocês a sua astúcia e infinito respeito pela criança que perguntou. Caro(a) leitor(a), não deixem seus filhos nem seus netos sem respostas às perguntas que fazem. Não precisa um tratado teológico, mas a sabedoria dos simples, a sua sabedoria! E não se esqueça que: nem sempre ser sábio é sinônimo de culto e a criança é muito esperta, ela capta no seu olhar, quando você acredita no que diz. Rafael ficou satisfeito e tem pela vovó o maior respeito, por isso é no colo dela que tira as suas dúvidas principalmente se o assunto é religião, visto que os seus pais não são muito chegados. Essa como tantas outras que já ouvimos são as muitas das histórias sobre Maria que as comadres, as vovós e as mamães contavam e contam até hoje.

Por Maria do Socorro Marcos da Silva

Ministra da Palavra e Pastoral da Comunicação

Page 3: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

CAMINHADA DA IGREJA NA HISTÓRIA/HOMENAGEM AOS PAIS

CAMINHADA DA IGREJA NA HISTÓRIA HOMENAGEM AOS PAIS

JULHO/AGOSTO 2015 - PÁG. 03

Pa, Papa, Papai, Pai, Herói, Coroa, Velho, Amigo. D u r a n t e n o s s a v i d a o chamamos de várias maneiras, porém todas com um único significado: PAI. Existem os pais presentes e os ausentes, os autoritários e os liberais, os jovens e os velhos, os caretas e os avançados, os vivos e os que já não estão mais entre nós. Mas o que importa é que todos são Pais e, como Pais, merecem nosso respeito e nosso carinho. O Pai que nos ensinou a andar de bicicleta, a escrever as primeiras palavras, a torcer por um time de futebol, a colocar a pipa bem no alto do céu. O Pai que acordou de madrugada pra olhar se estávamos bem agasalhados. O Pai que trocou nossas fraldas. O Pai que brigou com o vizinho por nossa causa. São tantos os motivos que temos para agradecer ao nosso pai. E quando falamos de Pai não fa lamos somen te da f i gu ra masculina, mas também das mulheres que acumulam a função de mãe e pai e fazem isso da melhor maneira possível. Roguemos a Deus a quem também chamamos de PAI que proteja e abençoe a todos os pais para que sejam exemplos de vida para seus filhos e que ajudem na construção de um mundo melhor.

Por Arnaldo de BarrosPastoral da Comunicação

Ao longo das últimas edições do Jornal Magnificat, falamos sobre a caminhada da Igreja na história. Para concluir essa parte do estudo, podemos falar do modelo de Igreja que conhecemos nos dias atuais. Sem dúvida, o notável crescimento do número de comunidades contribuiu para o desaparecimento da estrutura fundamental da “casa”, e com ela, das celebrações domésticas. No século II já se fala de um “presidente dos irmãos”, mas que nunca é chamado de sacerdote. Existe a consciência de que quem celebra a eucaristia é toda a comunidade reunida e pouco interessa dizer quem a preside. H á s i m p l e s m e n t e comunidades cristãs e, dentro delas, quem as preside. É normal, neste contexto, que aquele que preside a comunidade seja o mesmo que preside a reunião da celebração eucarística. Mesmo que não seja fácil determinar quando e como se produziu a diferenciação clara entre “bispos” e “presbíteros”, é certo que aconteceu no século III e

que tem muito a ver com a presidência exclusiva do bispo nas celebrações eucarísticas. O bispo é o verdadeiro presidente da assembleia, como representante de Deus, com seus auxiliares, o diácono e a diaconisa, como Cristo e o Espírito Santo são a u x i l i a r e s d e D e u s . O s presbíteros, figura dos apóstolos, embora ocupem um lugar de honra, não presidem propriamente a celebração litúrgica, daí a razão por que somente mais tarde recebam o título de “sacerdotes”. O bispo, o diácono e a diaconisa constituem os três degraus da “hierarquia” como representantes de Deus, de Cristo e do Espírito Santo. Os presbíteros são um coletivo, como os órfãos e as viúvas e não fazem parte dessa hierarquia, não exercem funções litúrgicas nas celebrações. Mas a evolução dominante percorre outros caminhos. Logo os presbíteros passam a ocupar o segundo lugar na hierarquia, e os diáconos o terceiro, em atividades que não sejam próprias do bispo ou do presbítero. O papel da diaconisa também fica cada vez mais reduzido: visitar enfermas ou necessitadas, em casos em que poderia parecer escandalosa a visita de um diácono, batismo de mulheres por imersão, etc. Assim como a sociedade muda com o passar dos tempos, é natural que a Igreja também se transforme. O importante é sempre ter o foco em Deus e no amor a Ele e ao próximo.

Por Vanderlei NichettiMinistro da Palavra

Page 4: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

O CHAMADO VOCACIONAL

MATÉRIAS DE CAPA

TRANSFIGURAÇÃO

JULHO/AGOSTO 2015 - PÁG. 04

Assim vemos que a vocação é uma resposta pessoal, consciente e livre ao chamado de Deus; uma maneira especial de viver o amor, seguindo a Cristo e fazendo o bem a todos. Os caminhos para viver essa opção são diferentes: o matrimônio, o sacerdócio, a vida religiosa consagrada, a vocação missionária, a laical comprometida com o Batismo. Quando encontramos a nossa vocação, não só nos transformamos, mas também transfiguramos as pessoas e o mundo; a vocação acertada gera uma satisfação e realização interna que transborda para todos os lados. É o que Jesus chamou de fermento, sal e luz, na dinâmica do Reino (cf. Mt 5, 13-16.13,33) Uma boa proposta vocacional é a vida c o n s a g r a d a p a s s i o n i s t a . S o m o s missionários: religiosos, irmãos e sacerdotes (fazem parte também da família passionista: monjas, religiosas e leigos). Fazemos do Mistério Pascal o centro das nossas vidas, anunciando ao mundo a Paixão de Cristo como a maior e mais estupenda obra do amor divino. Essa força revolucionária impulsiona o nosso viver e nos faz investir na vida, em todos os sentidos, porque essa foi a missão de Jesus Cristo. Desejo que este mês vocacional seja marcado pela escuta, obediência e disponibilidade, tanto para aqueles que já descobriram e estão vivenciando a sua vocação e, sobretudo, para aqueles que ainda estão discernindo o convite de Deus. Para todos vale o lembrete: quanto mais abertos e disponíveis estivermos ao chamado vocacional, mais seremos os autores e protagonistas da nossa história.

Pe. Amilton Manoel da Silva, CPProvincial

O mês de agosto, no Brasil, é dedicado às vocações. Momento especial em que paramos frente a nossa vocação e procuramos aprofundar a beleza e a importância das várias vocações, para a Igreja e a sociedade. O tema tem sido bastante explorado, mas vale a pena conversar um pouco mais sobre vocação.

No plano de Deus todos somos chamados e amados como filhos queridos, e todos temos uma missão a desempenhar neste mundo. Se não respondermos ao nosso chamado e deixarmos de fazer a nossa parte, ninguém responderá por nós e ninguém fará por nós aquilo que deixamos de fazer. Assim podemos dizer que a nossa vida é um dom e uma responsabilidade.

A vocação não pode ser confundida com profissão. No cerne da vocação está o amor, o serviço e a gratuidade, sem se preocupar com as “horas extras”, remuneração e aposentadoria. Na profissão o que vale é a aptidão pessoal para exercer um determinado trabalho, preocupa-se com o ter, o salário e as horas de trabalho. A profissão tem sentido quando é exercida com amor. A vocação testemunhada com fidelidade inspira o exercício da profissão; é um caminho de santidade.

Nem sempre descobrimos com facilidade o projeto de Deus para as nossas vidas. Um exemplo disso é São Paulo da Cruz. Ele foi um jovem inquieto com relação a sua vocação. Aos 19 anos prometeu servir a Deus por toda a vida, mas não sabia como. Aos 26 anos de idade deu início a uma Congregação religiosa (Os pobres de Jesus) e que depois tomou outro rumo. Foi ordenado presbítero com 33 anos e somente aos 47 anos fez a sua profissão religiosa, depois da aprovação das regras, pelo papa Bento XIV. Viveu até os 81 anos lutando para ser fiel à vontade de Deus.

Ato ou efeito de transfigurar-se, transformação, metamorfose. É este o significado deste substantivo feminino. Tomás de Aquino considerava a Transfiguração como o "maior dos milagres", uma vez que ele complementou o batismo e mostrou a perfeição da vida no céu. A Transfiguração é também um dos cinco grandes marcos da vida de Jesus na narrativa dos evangelhos (os outros são o batismo, a crucificação, a ressurreição e a ascensão).Convido você a meditar o evangelho que está em Mc 9,2-10. Ao lê-lo procure responder às seguintes perguntas:- O que diz o texto?- O que o texto diz para mim?- O que a Palavra me leva a falar com Deus?- O que a Palavra me leva a viver?

“Deus é a Palavra suprema e o Silêncio infinito”. “O centro do relato da “transfiguração de Jesus” é ocupado pela Voz que vem de uma estranha nuvem, símbolo que a Bíblia usa para falar da presença sempre misteriosa de Deus que se manifesta e, ao mesmo tempo, se oculta. A Voz diz estas palavras: “Este é o meu Filho amado; escutai-o”. A escuta estabelece a verdadeira relação entre os seguidores e Jesus.O apelo à escuta nos interpela com força; é um apelo que brota da nossa própria vida, como abertura à profundidade de uma existência com sentido e horizonte; trata-se de um chamado a escutar uma palavra nova e original e que nos abre a uma dimensão transcendente, sempre apaixonante, de uma relação pessoal com o Criador e com os outros. Tudo é palavra e silêncio. Tudo no universo vibra, emite, transmite, fala, vive. A Transfiguração nos fala da verdade que carregamos dentro de nós, mas também de novos olhos e ouvidos abertos para entrar em sintonia com esta realidade interior. Sem escuta profunda a vida se desumaniza e o ser humano se automatiza egoísticamente. A escuta é o caminho da originalidade, é a condição para não se viver na inércia. Continuar descobrindo que olhar para o mundo e escutar seus clamores é e será sempre um desafio e uma tarefa contínua que vai mais além de uma experiência isolada de encontro divino-humano sobre o alto da montanha. O Evangelho quer nos colocar no caminho de uma verdadeira humanização; daí a insistência em ter uma atitude aberta e acolhedora de escuta”. “Mas é duro manter um relacionamento com Deus, porque Ele é um formidável desafiador. É muito mais cômodo viver longe do seu fogo! Ele sempre nos questiona, nos interpela a respeito das nossas atitudes... é difícil! Ele sempre nos dá a paz, mas nunca nos deixa em paz”.

Padre José Rocha Cavalcante, CPPároco

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi…” (Jo 15,16)

Page 5: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

ESPAÇO CRIANÇA ESTUDO DA BÍBLIA

ESPAÇO CRIANÇA/ESTUDO DA BÍBLIA JULHO/AGOSTO 2015 - PÁG. 05

CARÍSSIMOS! Nesta edição nós vamos aprender um pouquinho mais sobre a Bíblia. Desta vez o nosso passeio será pelos LIVROS PROFÉTICOS. Antes, citaremos o nome do último livro SAPIENCIAL.· Eclesiástico (Eclo) ou Sirácida - Este é um livro que faz considerações sobre a vida humana mostrando o valor estável da Lei de Deus que conduz o homem aos classificados como Deuterocanônicos. Sirácida por causa do nome do autor, 'Jesus, filho de Sirac' (Eclo 50,27), que escreveu o livro pelo ano 50 a.C.

LIVROS PROFÉTICOS

· Os livros Proféticos são 18 (dezoito). Trazem a vida e a mensagem dos Profetas. O Profeta, na Bíblia, é aquele que fala em nome de Deus, denunciando as injustiças, consolando o povo e anunciando a vinda do Messias.·Isaías (Is) - Foi o maior Profeta de Israel. Nasceu em Jerusalém por volta de 760 a.C. O livro se divide em três partes: 1º Isaías: condena as alianças. 2º Isaías: consola o Povo no exílio. 3º Isaías: estimula o povo na volta do exílio.·Ao lidar com as grandes mudanças internacionais, Isaías condena as alianças com as grandes potências porque só a fidelidade a Deus poderá salvar a Nação. O tema central deste livro é a Santidade de Deus, isto é, só Deus é Absoluto.· Nasceu no ano 650 a. C. Jeremias (Jr) -Profetizou entre os anos 627 e 658 a.C.· Plenamente consciente de sua missão, Jeremias anuncia com todas as forças o projeto de Deus presente na Aliança. Sai em defesa dos pobres, oprimidos e fracos e denuncia abertamente as falsas seguranças religiosas unidas a uma prática injusta e idólatra. Por isso foi perseguido e humilhado.· Livro composto nos anos Lamentações (Lm) -586 a.C., após a destruição de Jerusalém e a deportação do Povo. São cantos fúnebres que descrevem de modo doloroso e em forma poética a destruição da cidade de Jerusalém pelos babilônios e os acontecimentos que se sucederam a essa catástrofe: fome, sede, matanças, exílio.

COM A BÍBLIA NA MÃO, RESPONDA:

1. Quantos e quais são os livros Sapienciais?

..........................................................................

..........................................................................

..........................................................................2. Cite os nomes dos livros históricos da Bíblia.

..........................................................................

..........................................................................

.........................................................................

VAMOS COMPLETAR:

Agosto é o mês das ______________________.

1º Domingo: Vocações ___________________ - Dia do Padre

2º Domingo: Vocação Familiar - Dia dos ______________________

3º Domingo: Vocações _________________ - Dia da Vida Religiosa

4º Domingo: Vocações Leigas - Dia dos _______________________

Hora da entrevista!Entrevistar um padre, uma religiosa ou um missionário.

1. Como descobriu sua vocação?

2. Você é feliz vivendo suavocação?

Leia com atenção o texto abaixo e preencha corretamente a cruzadinha, substituindo o número pela palavra correspondente.

Nós podemos (05) a nossa vocação através de muita (02). Para isso é preciso estar muito atento aos sinais de Deus, (07) o Seu chamado.A vocação deve ser (06) com (01), pois é Deus quem nos dá a (03) de (04) as pessoas e de servi-lo na construção de seu Reino.

Page 6: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

PARÓQUIA EM AÇÃO JULHO/AGOSTO 2015 - PÁG. 06

CELEBRAÇÃO DO JUBILEU DE PRATA (25 ANOS) DA COMUNIDADE SANTÍSSIMA TRINDADE

Parte do grupo que começou a comunidade

Coroação de Nossa Senhora e Missa Festiva

Colabore enviando fotos da sua comunidade para o Jornal Magnificat:

[email protected]

Primeira coordenadora da catequese, com duas das primeiras catequistas e equipe atual.

Parte da equipe missionária da Paróquia, pronta para as visitas.

A comunidade Santíssima Trindade entrega o símbolo das missões para a Comunidade SãoPedro

Page 7: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

PARÓQUIA EM AÇÃO/PASTORAL EM AÇÃO

CELEBRAÇÃO DA DEDICAÇÃO À NOSSA SENHORA E CONSAGRAÇÃO A DEUS DA

IGREJA DA PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO

JULHO/AGOSTO 2015 - PÁG. 07

Quermesse da Comunidade da Paróquia Imaculada Conceição - barracas e bingo

Renovação dos acólitos

No ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo A.D. 2015

Aos 3 de junho de 2015 durante o pontificado de Sua Santidade o Papa Francisco, sendo bispo diocesano de Osasco, São Paulo, Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, e tendo como Pároco o Pe. José Rocha Cavalcante, cp, a Casa da Igreja da Paróquia Imaculada Conceição foi consagrada ao Senhor Deus em honra desta a quem temos como Nossa Senhora da Conceição. Uma obra que contou com o generoso contributo do Povo de Deus tão dedicado a esta comunidade.A celebração foi presidida pelo bispo, Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, com a coparticipação do Pároco o Pe. José Rocha Cavalcante, cp, do Vigário da paróquia e formador do Propedêutico o Padre Leonildo Pedro e do Padre Júlio, como também dos

padres Siro Chaves, Rogério Mendes, Amilton Manoel e o Irmão Milton, todos passionistas atuantes na igreja do Calvário em Pinheiros, São Paulo capital; como também do artista litúrgico Claúdio Pastro, responsável por toda a parte da reforma que corresponde a arte Sacra. Além destes, estiverem presentes Autoridades Municipais, pastores de várias igrejas Evangélicas, representantes de outras Paroquias Diocesanas e pessoas de todas as Comunidades da Paróquia Imaculada Conceição, No final da celebração a comunidade compartilhou um coquetel para com todos os participantes.

Parabéns aos paroquianos por mais esta obra em prol da evangelização do Povo de Deus.

A equipe da PASCOM

MISSÕES POPULARES

A Pastoral das Missões da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, assim como ocorreu no período Quaresmal, continua as suas visitas missionárias nas casas durante o ano todo. As visitas acontecem no aniversário de cada comunidade. Em Junho tivemos as visitas nas ruas pertencentes às comunidades Santíssima Trindade e São Pedro. Nas vis i tas missionár ias as experiências são diversas, e percebe-se que muitas pessoas ficam muito contentes em ter os missionários em suas casas levando um pouco da palavra de Deus e fazendo juntos, reflexões valiosas do Evangelho. Portanto, caro leitor, se você deseja ser um missionário, procure a secretaria da sua comunidade, pois a missão é um dever de todo cristão e nossa paróquia está firme nesse propósito.

Colaboração de Fabiana Patrícia dos Santos de

Oliveira, coordenadora das Santas Missões e da

IAM, por Arnaldo de Barros (Pastoral da

Comunicação)

PASTORAL EM AÇÃO

Page 8: Jornal Magnificat - edição 104 - julho agosto 2015

MISSAS FESTIVASBom Jesus Crucificado06 de agosto, 19:30hComunidade Nossa Senhora dos Pobres15 de agosto, 20:00h

Imaculada ConceiçãoR. Nsa. Sra. Imaculada da Conceição, 114 - Km 18Tel 11 3608-7111/3607-3139Terça-feira, quarta-feira e sábado, 19h30 Sexta-feira,15h Domingo, 7h, 10h e 19h

São MaurícioR. São Maurício, 180 - Km 18Domingo, 8h30

Cristo RedentorR. Elzo Piteri, 12 - Alto do FarolDomingo, 8h30

Santa EufêmiaR. Luiz Henrique de Oliveira, 94 - QuitaúnaSábado, 18h30

Nossa Senhora dos PobresR. José Fedrigo, 10 - Jardim Flor PrimaveraSábado, 19h

São PedroR. Elza Neves Nelfeld, 30 - QuitaúnaTerça-feira, 19h30 Domingo, 9h

Bom Jesus CrucificadoR. Ananias de Almeida, 100 - QuitaúnaTel 11 3608-1647Quinta-feira, 19h30 Domingo, 8h e 19h

Santíssima TrindadeR. Mal. Deodoro da Fonseca, 83 - QuitaúnaQuarta-feira, 19h30 Domingo, 10h

INFORMAÇÕES GERAIS

MISSAS/CELEBRAÇÕES

JULHO/AGOSTO 2015 - PÁG. 08

Nossos agradecimentos aos patrocinadores

Rua Avelino Lopes, 306 - Centro - OsascoPABX 11 3688-3000 FAX 11 3699-0604

[email protected]

Assistência Técnica de EletrodomésticosAv. General Pedro Pinho, 204, Pestana - Osasco

11 2284-3537

Imaculada ConceiçãoSecretaria:Segunda-feira, 8h às 12/14h às 18hTerça-feira a Sábado, 8h às 19h30Domingo, 7h às 11hPadre: Quarta e sexta-feira, 14h às 16h

Bom Jesus CrucificadoSecretaria:Terça-feira a Sábado, 9h às 12h/14h às 18hDomingo, 7h às 11hPadre: Quinta-feira, 15h às 16h

Santíssima TrindadeSecretaria:Terça-feira a Sábado, 9h às 12h/14h às 18hDomingo, 7h às 11hPadre: Quinta-feira, 14h às 15h

ATENDIMENTO

CursoSantíssima Trindade22 de agosto, 9hBom Jesus Crucificado22 de agosto, 19h

BatizadosImaculada Conceição9 e 30 de agosto, 8h

BATISMO

1 - 8h, Visitas Missionárias - Nossa Senhora dos Pobres

2 - 12h, Macarronada - Santíssima Trindade

2 a 9, Festa Religiosa - Bom Jesus Crucificado

3 a 14, Festa religiosa - Nossa Senhora dos Pobres

8 - 19h, Evento festivo - São Maurício

8 - 8h, Bazar Beneficente - Santa Eufêmia

9, Missa do dia dos Pais - Todas as comunidades

15 - 20h, Assunção de Nossa Senhora - Todas as

comunidades

16 - 8h, Encontro com moradores de rua - Calçadão de

Osasco

AGENDA DE AGOSTO

A Pastoral Familiar convida a todos a participarem da Semana da Família de 07 à 15 de agosto. Dia Tema07 - A família é querida por Deus08 - Ser mãe10 - Unidade dos cristãos: somos todos filhos de Deus11 - Perfil da esposa exemplar12 - A família no plano de deus13 - Casais de segunda união14 - Vida em família: entre aventuras e desafios15 - Presença evangelizadora dos avósLocal: Matriz Nossa Senhora da ConceiçãoHorário: 19:30h

PARAPSICOLOGIA E RELIGIÃO

Curso para esclarecimentos sobre fenômenos paranormais, de efeitos físicos e supranatural.

27 a 29 de julho, às 19h30Local: Matriz Imaculada Conceição

Inscrições no local

Acompanhe as novidades nas redes sociais!

Facebookhttps://www.facebook.com/PNSConceicaoKM18OsascoSP

Twitterhttps://twitter.com/PNSCKM18Osasco

Bloghttps://paroquiaic.wordpress.com/

CURSO DE NOIVOSParóquia Nossa Senhora da Conceição

15 de agosto, 8h às 19h