juiz de fora 2007 - fgrconcursos.org.br de jf.pdf · não risque, não amasse, não dobre e não...

32
CONCURSO PÚBLICO PARA GUARDA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA Processo Seletivo 2007 LEIA COM ATENÇÃO! 01. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02. Autorizado o início da prova, verifique se este caderno contém 50 (cinqüenta) questões. Se não estiver completo, exija outro do fiscal da sala. 03. Todas as questões desta prova são de múltipla escolha, apresentando como resposta uma alternativa correta. 04. Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, o seu nome e número de inscrição. Qualquer irregularidade observada comunique imediatamente ao fiscal. 05. Assinale a resposta de cada questão no corpo da prova e, só depois, transfira os resultados para a folha de respostas. 06. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferográfica preta ou azul e faça as marcas de acordo com o modelo (•). A marcação da folha de respostas é definitiva, não admitindo rasuras. 07. Só marque uma resposta para cada questão. 08. Não risque, não amasse, não dobre e não suje a folha de respostas, pois isso poderá prejudicá-lo, por ocasião da leitura ótica. 09. Se a Comissão verificar que a resposta de uma questão é dúbia ou inexistente, a questão será posteriormente anulada e os pontos a ela correspondentes, distribuídos entre as demais. 10. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. A interpretação das questões faz parte da avaliação (prova).

Upload: vodieu

Post on 08-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONCURSO PÚBLICO PARA GUARDA MUNICIPAL

DE JUIZ DE FORA

Processo Seletivo 2007

LEIA COM ATENÇÃO!

01. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala.

02. Autorizado o início da prova, verifique se este caderno contém 50 (cinqüenta) questões. Se não estiver completo, exija outro do fiscal da sala.

03. Todas as questões desta prova são de múltipla escolha, apresentando como resposta uma alternativa correta.

04. Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, o seu nome e número de inscrição. Qualquer irregularidade observada comunique imediatamente ao fiscal.

05. Assinale a resposta de cada questão no corpo da prova e, só depois, transfira os resultados para a folha de respostas.

06. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferográfica preta ou azul e faça as marcas de acordo com o modelo (•). A marcação da folha de respostas é definitiva, não admitindo rasuras.

07. Só marque uma resposta para cada questão.

08. Não risque, não amasse, não dobre e não suje a folha de respostas, pois isso poderá prejudicá-lo, por ocasião da leitura ótica.

09. Se a Comissão verificar que a resposta de uma questão é dúbia ou inexistente, a questão será posteriormente anulada e os pontos a ela correspondentes, distribuídos entre as demais.

10. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. A interpretação das questões faz parte da avaliação (prova).

ANOTE AQUI AS SUAS RESPOSTAS PARA POSTERIOR CONFERÊNCIA

QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA Nº 01 Nº 26 Nº 02 Nº 27 Nº 03 Nº 28 Nº 04 Nº 29 Nº 05 Nº 30 Nº 06 Nº 31 Nº 07 Nº 32 Nº 08 Nº 33 Nº 09 Nº 34 Nº 10 Nº 35 Nº 11 Nº 36 Nº 12 Nº 37 Nº 13 Nº 38 Nº 14 Nº 39 Nº 15 Nº 40 Nº 16 Nº 41 Nº 17 Nº 42 Nº 18 Nº 43 Nº 19 Nº 44 Nº 20 Nº 45 Nº 21 Nº 46 Nº 22 Nº 47 Nº 23 Nº 48 Nº 24 Nº 49 Nº 25 Nº 50

O gabarito oficial da prova de múltipla escolha será divulgado no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, após a sua realização, no Quadro de Avisos da Prefeitura de Juiz de Fora (Av. Brasil, n° 2001 – 8° andar – Centro – Juiz de Fora / MG), no Departamento de Atenção ao Cidadão, e nos sites www.pjf.mg.gov.br e www.fgr.org.br.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

1

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO I

O MENINO. “(...) e a polícia saiu pra pegar o homem que tirou o revólver do

carteiro pra dar pro filho dele que morava no morro. Aí, sabe? A polícia, sabe? Cercou o morro todinho e quando tu ta ouvindo? Ei - o menor ressonava, banana na mão, descascada, mordida (...).

Rua de bondes, cinemas, comércio: engraxates meninos sentados no chão, batucando. O menino passou. Trabalhar é pra frouxo, vê lá se limpo sapato de branco. No cinema, molecada vendendo amendoim, pedindo dinheiro na fila. Trabalhar é pra trouxa, pedir, pra aleijado: no mundo, pra macho, só duas coisas: jogador de futebol e bandido - mas como, no mundo, cada um quer o bem, o menino pensava que bandido roubando, ia dar a alguém. Uma criança tomando sorvete. Quer? Perguntou ao menor e nem resposta esperou: fica aqui, ajuntou. Achegou-se à criança: ninguém com ela; alisou-lhe a cabeça, assuntou, puxou o sorvete: correu, pegou o irmão pelo braço, correu, atravessou a rua entre bondes e carros (...).”

(CAVALCANTI NETTO, João Uchoa. “O Menino”, 1998, p.42-43).

TEXTO II MENINOS CARVOEIROS. “Os meninos carvoeiros Passam a caminho da cidade - Eh carvoeiro! (...) A madruga ingênua parece feita para eles... Pequenina, ingênua miséria! Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!”

(BANDEIRA, Manuel. “Meninos Carvoeiros in Ritmo Dissoluto”. José Aguiar Editora, Rio de Janeiro, 1967, p.228. Adaptação).

QUESTÃO 01 Com base no TEXTO I, pode-se AFIRMAR que: (A) O carteiro era o ladrão porque portava um revólver. (B) O menino era o ladrão porque morava no morro. (C) O homem era o ladrão porque tirou o revólver do carteiro. (D) Nenhuma das alternativas pode ser comprovada no texto.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

2

QUESTÃO 02 Compare os personagens do texto “O MENINO” de João Uchoa, com os “MENINOS CARVOEIROS” dos fragmentos do poema de Manuel Bandeira. A relação de semelhança entre as atividades dos personagens NÃO ocorre na alternativa: (A) “... vê lá se limpo sapato de branco”. (B) “No cinema, molecada vendendo amendoim...”. (C) “... engraxates meninos sentados no chão, batucando”. (D) “Rua de bondes, cinemas, comércio: meninos trabalhando”. QUESTÃO 03 O pensamento do menino de “que bandido roubando, ia dar a alguém” COMPROVA-SE no trecho: (A) “Uma criança tomando sorvete”. (B) “Achegou-se à criança: ninguém com ela”. (C) “... puxou o sorvete: correu, pegou o irmão pelo braço...”. (D) “... correu, atravessou a rua entre bondes e carros...”.

QUESTÃO 04 Leia o trecho da notícia abaixo sobre a fuga de um marginal que havia sido preso, acusado de participação em um crime.

“O marginal [...] fugiu ontem da prisão. A polícia constatou a fuga às 8h50, quando percebeu que as grades de sua sela estavam serradas. Ainda não foi identificado o objeto usado pelo criminoso para serrar as grades.”

(Adaptado da Folha de São Paulo) No texto, o redator confundiu-se e escreveu, de modo INCORRETO, a palavra: (A) Sela. (B) Serrar. (C) Serradas. (D) Percebeu.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

3

QUESTÃO 05 “No mundo, pra macho, só duas coisas: jogador de futebol e bandido...”. Aponte a alternativa que justifica CORRETAMENTE o emprego dos dois pontos na frase acima: (A) Separar o vocativo. (B) Indicar o aposto. (C) Indicar a fala no diálogo. (D) Introduzir a fala de uma pessoa.

QUESTÃO 06 “(...) e a polícia saiu pra pegar o homem que tirou o revólver do carteiro...”. O valor semântico do trecho sublinhado é de: (A) Explicação. (B) Conseqüência. (C) Finalidade. (D) Conclusão. QUESTÃO 07 “Achegou-se à criança: ninguém com ela; alisou-lhe a cabeça...”. O elemento sublinhado acima retoma, respectivamente, o seguinte termo: (A) Ela. (B) Criança. (C) Cabeça. (D) Ninguém.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

4

QUESTÃO 08 Observe: Ambigüidade é a duplicidade de sentidos que pode ocorrer por meio do emprego de uma palavra ou expressão em uma frase, trecho ou texto. Leia as frases seguintes: 1 – O policial deteve o ladrão em sua casa. 2 – O menino viu o incêndio do prédio. 3 – Pelé critica futebol movido por dinheiro. Com base no conceito sobre ambigüidade, pode-se AFIRMAR que ela ocorre apenas: (A) No item 1. (B) No item 2. (C) No item 3. (D) Nos itens 1, 2 e 3. QUESTÃO 09 Leia o trecho de um relatório elaborado por um Guarda Municipal: “... houveram inúmeros acidentes provocados pelas fortes chuvas.” O trecho do relatório do guarda apresenta uma INADEQUAÇÃO lingüística porque ele deveria ter empregado no lugar de houveram: (A) Tiveram. (B) Houve. (C) Ocorreu. (D) Aconteceu.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

5

QUESTÃO 10 Leia o poema a seguir e complete-o com os pronomes oblíquos indicados entre parênteses, colocando-os antes ou depois do verbo, de acordo com a variedade padrão da Língua. Se tu ___ amas ___, ama - ___ baixinho (me, me). Não ___ grites___ de cima dos telhados (o). Deixa em paz os passarinhos. ____ deixa - ____ em paz! (me). Se ___ queres - ___, (me). enfim, tem de ser bem devagarinho, Amada, que a vida é breve, e o amor mais breve ainda.

(Quintana, Mário. Poesia Fora da Estante). A ÚNICA ALTERNATIVA, levando em conta a norma padrão da Língua, que NÃO admite a colocação do pronome é: (A) “Se tu me amas, ama-me...”. (B) “Me deixa...”. (C) “Não o grites...”. (D) “Se me queres...”.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 11

A Rua Halfeld (que começa na encosta do Morro do Imperador) corta a Avenida Rio Branco e a Avenida Getúlio Vargas e, antes de atravessar o Rio Paraibuna, passa pela Praça da Estação. Suponha que este percurso tenha 1.800 metros e um Guarda Municipal gasta 12 minutos para percorrê-lo em velocidade constante. Em 5 minutos, o mesmo Guarda Municipal, na mesma condição anterior, percorrerá:

Marque a alternativa CORRETA:

(A) 500 metros. (B) 1000 metros. (C) 1250 metros. (D) 750 metros.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

6

QUESTÃO 12 Imagine que o Parque do Museu Mariano Procópio ocupa uma área de 78.240 m². Para protegê-lo, três Guardas Municipais percorrem o Parque diariamente. O primeiro percorre 30 quilômetros em 3 horas, o segundo percorre 18 quilômetros em 4 horas e o terceiro percorre 10 quilômetros em 2 horas. Nas mesmas condições, depois de uma hora de caminhada, a distância em quilômetros que separa o guarda mais rápido do guarda mais lento é: Marque a alternativa CORRETA: (A) 4 quilômetros. (B) 5,5 quilômetros. (C) 4,5 quilômetros. (D) 5 quilômetros. QUESTÃO 13 Em um grupo de 30 Guardas Municipais serão formados 15 subgrupos para ocuparem prédios públicos municipais diferentes em Juiz de Fora. Quantos grupos diferentes de 2 guardas são possíveis? Marque a alternativa CORRETA: (A) 535. (B) 820. (C) 435. (D) 420. QUESTÃO 14 Para codificar locais iminentes de risco em Juiz de Fora criou-se uma seqüência crescente de códigos com as seguintes particularidades:

I. Os códigos são formados com 4 algarismos. II. Todos os códigos terminam com 5.

III. A diferença entre um código e seu antecessor é de 20 unidades. Considerando todos os códigos criados de forma seqüenciada, ASSINALE a alternativa abaixo que contém o 39° código desta seqüência: (A) 0085. (B) 0765. (C) 0395. (D) 2025.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

7

QUESTÃO 15

Suponha que a cidade de Juiz de Fora seja servida por apenas duas empresas de telefonia. A empresa ACESSO FÁCIL cobra, por mês, uma assinatura de R$ 35,00 mais R$ 0,50 por minuto utilizado. A empresa ACESSO RÁPIDO cobra, por mês, uma assinatura de R$ 26,00 mais R$ 0,65 por minuto utilizado. A partir de quantos minutos de utilização o plano da empresa ACESSO FÁCIL passa a ser mais vantajoso para os clientes do que o plano da empresa ACESSO RÁPIDO? Assinale a alternativa CORRETA:

(A) 60 minutos. (B) 50 minutos. (C) 40 minutos. (D) 90 minutos. QUESTÃO 16 Com 20 pontos, um motorista tem sua carteira de habilitação apreendida, segundo estabelece o Código Nacional de Trânsito. Um Guarda Municipal, que adquiriu poderes legais para atuar no trânsito da cidade depois de exaustivo treinamento, aplicou uma multa a um motorista que estacionou em local proibido em frente à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Se o motorista multado já possui 3/4 dessa pontuação registrados em seu prontuário, quantos pontos faltam para que o mesmo motorista tenha sua habilitação apreendida? Assinale a alternativa CORRETA: (A) 3 pontos. (B) 4 pontos. (C) 5 pontos. (D) 6 pontos.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

8

QUESTÃO 17 Um professor de História de um Curso Preparatório para Guarda Municipal de Juiz de Fora pediu que seus alunos lessem duas obras que constavam no Edital –nº. 019- Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que regula o Concurso para Guarda Municipal de Juiz de Fora. As obras indicadas para a leitura foram:

I. “Vivendo a História”, de Mônica Ribeiro de Oliveira. II. “História, Texto e Imagem”, organizado por José Alberto Pinho Neves,

Ignácio José Godinho Delgado e Mônica Ribeiro de Oliveira. Depois de dois meses de curso, o professor verificou que: 1º) Cada aluno havia lido pelo menos um dos dois livros indicados. 2º) Vinte e dois alunos leram o primeiro livro indicado. 3º) Dezoito alunos leram o segundo livro indicado. 4º) Dez alunos leram os dois livros indicados. De acordo com os dados disponíveis, quantos alunos a classe tem? Marque a alternativa CORRETA: (A) 50 alunos. (B) 30 alunos. (C) 25 alunos. (D) 40 alunos.

QUESTÃO 18 Uma equipe de técnicos da Polícia Ambiental levantou dados sobre a Mata do Krambeck, em Juiz de Fora, com dimensão aproximada de 369,00 hectares. Constatou-se que nessa mata são preservadas 150 espécies de árvores em extinção. Um conjunto X tem o dobro do número de espécies de árvores do conjunto Y. Os dois conjuntos possuem juntos cerca de 60% do número de espécies de árvores de todo o acervo ecológico da mata. Sabendo que não existe interseção entre estes conjuntos, o número de espécies de árvores contidos no conjunto Y é: Assinale a alternativa CORRETA: (A) 20 espécies de árvores. (B) 30 espécies de árvores. (C) 40 espécies de árvores. (D) 50 espécies de árvores.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

9

QUESTÃO 19

Encontre o valor real de x, solução da equação 211

6391

32

−=+x

, e marque a

opção CORRETA: (A) x = 52. (B) x = 25. (C) x = 31. (D) x = 57. QUESTÃO 20

Considerando a função real definida por ( ) )3(log1log 77 77)( ⋅= −xxf , a imagem de

2 é: Marque a alternativa CORRETA:

(A) 5)2( =f

(B) 4)2( =f

(C) 3)2( =f

(D) 0)2( =f

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

10

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS

QUESTÃO 21

“ESTADO vem a ser a união organizada de um certo número considerável de indivíduos, estabelecidos em um território e sob a direção de um poder central dominante, de acordo com WAGNER ROCHA D’ANGELIS, Organização Popular e Prática da Justiça, p. 50. Ou, como conceitua DALMO DE ABREU DALLARI, ESTADO é uma ordem jurídica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado território.” (Elementos de Teoria Geral do Estado, 1976).

Com o objetivo de fazer do Brasil “um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”, a Constituição Federal da República Federativa do Brasil, de 1988, NÃO definiu como seus objetivos fundamentais, a seguinte alternativa:

(A) Construir uma sociedade livre, justa e solidária. (B) Garantir o desenvolvimento socialista. (C) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais

e regionais. (D) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor,

idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

11

QUESTÃO 22 “A doutrina dos direitos fundamentais não compreende, apenas, direitos e garantias individuais, mas, também, direitos e garantias sociais, direitos atinentes à nacionalidade e direitos políticos. Este quadro todo compõe a teoria dos direitos fundamentais. Hoje não falamos apenas em direitos individuais, assim de primeira geração. Já falamos de direitos de primeira, de segunda, de terceira e até de quarta geração.”

(Revista Trimestral de Jurisprudência 151 - 1996, p. 755-841).

O texto acima faz uma reflexão dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos previstos e defendidos em vários diplomas legais, tais como a Constituição Federal/88, a Declaração dos Direitos Humanos, O Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Estatuto do Idoso. Qual alternativa abaixo NÃO é transcrição correta de normas legais da defesa dos direitos e deveres individuais e coletivos:

(A) “O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.”

(B) “Toda a pessoa acusada de um ato delituoso presume-se inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo público em que todas as garantias necessárias de defesa lhe sejam asseguradas.”

(C) “É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.”

(D) “É assegurado atendimento integral á saúde de crianças e do adolescente, por intermédio do Sistema Brasileiro de Saúde, garantido o acesso universal e gratuito às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.”

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

12

QUESTÃO 23 “Ninguém nasce menor infrator. Para se chegar à delinqüência, passa-se pelo abandono e vai dos pequenos furtos até o latrocínio. É por essas e outras reflexões, que o Estatuto se propõe a estabelecer medidas de proteção de caráter, essencialmente, pedagógico, levando em consideração a peculiaridade dos sujeitos-objetos das mesmas”.

(Professor José Manuel Coelho, Juiz de Menores de Brasília).

O adolescente que pratica ato infracional SUJEITA-SE a:

(A) Prestação de serviços à comunidade. (B) Obrigação de reparar o dano. (C) Advertência. (D) Todas as alternativas acima estão corretas.

QUESTÃO 24

O Estatuto da Criança e do Adolescente objetiva a proteção integral destes, conforme reza o art. 1º desse diploma legal, sendo aplicáveis medidas protetivas quando forem ameaçados ou violados os seus direitos, nos casos elencados no art. 98:

I. Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado. II. Por falta, omissão ou situação de pobreza dos pais ou responsável. III. Em razão de sua conduta.

Assinale a alternativa CORRETA:

(A) Todas as alternativas estão corretas. (B) Apenas o item I está incorreto. (C) Os itens I e III estão corretos. (D) Apenas o item II está correto.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

13

QUESTÃO 25 Notícias como a de João Hélio Fernandes Vieites, de 6 anos, arrastado até a morte por bandidos e assaltantes no Rio de Janeiro, inclusive por um menor, deixam o País em estado de choque. Esse menor infrator, em tese, responderá pela “Prática de Ato Infracional”, observando para tanto as seguintes recomendações legais:

I. O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

II. Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em co-autoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.

III. Se, afastada a hipótese de flagrante, houver indícios de participação de adolescente na prática de ato infracional, a autoridade policial encaminhará ao representante do Ministério Público relatório das investigações e demais documentos.

IV. O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade.

Está CORRETO o que se afirma em:

(A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) II, III, e IV. (D) I a IV.

QUESTÃO 26 Assinale a alternativa CORRETA. A criança e o adolescente que vivem em família ou com família substituta, têm seus direitos violados quando:

(A) Convivem com pessoas dependentes de álcool ou outras drogas. (B) Convivem com família cuja renda seja inferior a um salário mínimo. (C) Convivem com pessoas de conduta sexual duvidosa. (D) Convivem com pessoas sem crença religiosa.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

14

QUESTÃO 27 Todas as alternativas abaixo transcrevem corretamente normas disciplinadas pelo Estatuto do Idoso, EXCETO: (A) O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas as

suas condições físicas, intelectuais, psíquicas e afetivas. (B) O Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às

pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. (C) É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à

saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

(D) A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.

QUESTÃO 28 Leia atentamente as afirmativas abaixo: I. O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou

por seu interrogatório policial. II. Ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a

liberdade provisória, com ou sem fiança. III. Não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo

inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia, do jogador contumaz e a do depositário infiel.

IV. O preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada assistência social adequada.

Sobre as afirmativas acima é CORRETO afirmar: (A) Somente as afirmativas I e II estão corretas. (B) Somente as afirmativas III e IV estão corretas. (C) Somente a afirmativa IV está correta. (D) Todas as afirmativas estão corretas.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

15

QUESTÃO 29 A garantia de prioridade dada ao idoso e prevista legalmente no Estatuto do Idoso NÃO compreende a seguinte alternativa abaixo elencada: (A) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos

públicos e privados prestadores de serviços à população. (B) Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas

específicas. (C) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com

a proteção ao idoso. (D) Transporte gratuito nos municípios onde o idoso reside.

QUESTÃO 30 Relacione a norma transcrita com o diploma legal que a prevê, relacionando as duas colunas abaixo: I. “Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e

o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.” II. “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente,

pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.”

III. “É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.”

IV. “Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.”

a) Lei nº. 8.069/90. b) Constituição da República de 1988. c) Declaração Universal dos Direitos Humanos. d) Lei nº. 10.741/2003. Marque a alternativa CORRETA: (A) I-c, II-d, III-a, IV-b. (B) I-b, II-a, III-d, IV-c. (C) I-c, II-a, III-d, IV-b. (D) Todas as alternativas acima estão incorretas.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

16

NOÇÕES DE GEOGRAFIA URBANA

QUESTÃO 31

Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

(A) O Paraibuna é um rio brasileiro que banha os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

(B) Juiz de Fora tem uma superfície aproximada de 1.430 km² e fica distante da Capital do Estado de Minas Gerais aproximadamente 272 km.

(C) Próxima a Juiz de Fora está a Usina de Marmelos, primeira usina hidrelétrica da América do Sul.

(D) Paraibuna e seus afluentes, Peixe e Cágado, integram a Bacia do Paraíba do Sul.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

17

QUESTÃO 32

A mesorregião da Zona da Mata é uma das doze mesorregiões do estado de Minas Gerais. É formada por 143 municípios agrupados em sete microrregiões, sendo Juiz de Fora o principal deles.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme os limites do município de Juiz de Fora.

1. Norte ( ) Bias Fortes e Santos Dumont.

2. Nordeste ( ) Chácara e Bicas.

3. Leste ( ) Ewbanck da Câmara e Santos Dumont.

4. Sudeste ( ) Lima Duarte e Pedro Teixeira.

5. Sul ( ) Matias Barbosa e Belmiro Braga.

6. Sudoeste ( ) Pequiri e Santana do Deserto.

7. Oeste ( ) Piau e Coronel Pacheco.

8. Noroeste ( ) Santa Bárbara do Monte Verde.

Marque a alternativa CORRETA: (A) 8,3,1,5,2,6,4,7. (B) 8,3,1,7,5,4,2,6. (C) 8,3,1,4,5,2,6,7. (D) 8,3,7,1,5,4,2,6.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

18

QUESTÃO 33

O clima de Juiz de Fora é CARACTERIZADO por:

(A) Duas estações bem definidas: uma, que vai de outubro a abril, com temperaturas mais elevadas e maiores precipitações pulviométricas, e outra, de maio a setembro, mais fria e com menor presença de chuvas.

(B) Duas estações bem definidas: uma seca e de menores temperaturas, que se estende de maio a setembro, e outra úmida e de temperaturas mais amenas, de outubro a abril.

(C) Duas estações bem definidas: uma seca e de menores temperaturas, que se estende de maio a setembro, e outra úmida e de temperaturas mais elevadas, de outubro a abril.

(D) Duas estações bem definidas: uma úmida e de menor temperatura, que se estende de maio a setembro, e outra seca de temperatura mais elevada, de outubro a abril.

QUESTÃO 34

O Relevo da região da cidade de Juiz de Fora NÃO se destaca pela seguinte característica:

AUTOR: A. G. Freitas Neto LOCAL: Passa-Quatro/MG DATA: 30/12/2003. ORIGEM: Arquivo pessoal.

(A) O relevo é predominantemente montanhoso, apresentando formações típicas denominadas mar de morros.

(B) A cidade localiza-se nos contrafortes da Serra da Mantiqueira. (C) A altitude do município nos fundos de vale do Paraíba do Sul ultrapassa a

1.000 metros. (D) Uma das características do verão de Juiz de Fora, além dos elevados

índices de calor e umidade, é a presença de chuvas do tipo convectivo, típicas de final da tarde e início da noite.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

19

QUESTÃO 35

Quanto à economia e à infra-estrutura de Juiz de Fora NÃO se pode afirmar: (A) Juiz de Fora tem atualmente como principais setores econômicos a

indústria e os serviços. As principais atividades industriais do município são os têxteis, a metalurgia, a construção civil, mobiliário e químico, dentre outros.

(B) Estrategicamente Juiz de Fora está localizada entre os maiores mercados consumidores do País, é dotada de toda infra-estrutura exigida para modernos empreendimentos. A cidade conta com um Distrito Industrial em operação.

(C) A BR-040 tem grande importância na história das rodovias brasileiras. O trecho entre Petrópolis e Juiz de Fora compreendia a Estrada União e Indústria, a primeira rodovia brasileira.

(D) Entre os maiores mercados do País, Juiz de Fora é dotada de toda a infra-estrutura de exportações de pedras preciosas que chegam ao Rio de Janeiro e de lá vão para o Japão.

QUESTÃO 36 Faça uma relação entre os pontos turísticos e sua localização: I. Cine Theatro Central. II. Mirante São Bernardo. III. Parque da Lajinha. IV. Parque Halfeld. V. Usina de Marmelos.

( ) É uma grande área verde com quiosque, várias pontes e lagos. Tem uma praça para diversão. Ao seu redor estão o Fórum de Juiz de Fora, o prédio da Câmara Municipal e a Igreja São Sebastião. ( ) Fica às margens do Rio Paraibuna, próximo à Rua Halfeld. Possui uma das mais belas vistas da cidade. ( ) A construção é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural. Localiza-se na Praça João Pessoa, no Calçadão da Rua Halfeld. ( ) Conferiu a Juiz de Fora o título de Farol do Continente. Localiza-se na antiga Rodovia União e Indústria. É um espaço cultural aberto à visitação pública. ( ) Possui inúmeras áreas de lazer, como quiosques, cachoeiras e lago. Fica na Avenida Paulo Japiassu Coelho, no trevo para o Aeroporto e a BR-040.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

20

Marque a alternativa CORRETA: (A) IV,II,V,I,III (B) V,II,IV,I,III (C) IV,II,I,V,III (D) V,IV,II,I,III QUESTÃO 37 Localizada na Zona da Mata Mineira, sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora se insere em uma rede de rodovias de elevada densidade veicular. Marque a alternativa que NÃO corresponde à ligação rodoviária com a cidade de Juiz de Fora:

(A) A BR-040 liga Juiz de Fora às cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

(B) A MG-353 liga Juiz de Fora a Coronel Pacheco. (C) A BR-267 liga Juiz de Fora ao Sul de Minas. (D) De Juiz de Fora pode-se chegar à cidade de Belmiro Braga, por meio da

MG-353.

QUESTÃO 38 A população de mais de 500 mil habitantes, conhecidos como juizforanos, é distribuída na sua maioria na região urbana. Marque a alternativa CORRETA, que corresponde aos bairros mais populosos numericamente, em ordem decrescente: (A) Benfica, Nova Califórnia, Santa Luzia, Jóquei Clube e São Pedro. (B) Benfica, Santa Luzia, São Pedro, Jóquei Clube e Nova Califórnia. (C) São Pedro, Benfica, Santa Luzia, Nova Califórnia e Jóquei Clube. (D) São Pedro, Benfica, Jóquei Clube, Santa Luzia e Nova Califórnia. QUESTÃO 39 A cidade de Juiz de Fora tem a garantia de abastecimento de água para o próximo século. Marque a alternativa CORRETA, que corresponde à Barragem responsável por esse abastecimento: (A) Barragem Lago dos Espelhos. (B) Barragem da Serra da Mantiqueira. (C) Barragem de Chapéu D’Uvas. (D) Barragem do Poço D’Antas.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

21

QUESTÃO 40 O turismo é uma atividade que vem obtendo cada vez mais espaço no mercado globalizado, demonstrando sua importância na economia de um País, pois gera empregos, divisas e melhorias na vida de várias comunidades. Em Juiz de Fora, a Subsecretaria de Fomento e Indústria, Comércio e Turismo vem dinamizando o turismo por meio dos seguintes projetos: I. “Viver Juiz de Fora – Descubra esta Cidade”. II. “Regionalização do Turismo – Circuito Turístico Caminho Novo”. III. “Portal de Minas”. IV. “Morro das Gerais”. Marque a ALTERNATIVA, que corresponde aos Projetos Turísticos desenvolvidos pela Prefeitura da cidade de Juiz de Fora: (A) Se apenas I e II estão corretos. (B) Se apenas II e III estão corretos. (C) Se apenas III e IV estão corretos. (D) Se I, II e III estão corretos.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

22

NOÇÕES DA HISTÓRIA DE JUIZ DE FORA

QUESTÃO 41

O período de maior crescimento de cidades, em toda a História do Brasil, corresponde à mineração aurífera em Minas Gerais, no início do século XVIII. Antes, era difícil a criação de uma rede urbana, pois havia restrito comércio colonial, uma pequena vida cultural e grandes dificuldades de comunicação e transporte entre as pessoas.

(Fonte: Livro "Juiz de Fora: Vivendo a História", Mônica Ribeiro de Oliveira/ Carlos Alberto Hargreaves Botti (1994)).

Juiz de Fora inicia sua história do século XIX. Situada na Zona da Mata, suas origens remontam à abertura do Caminho Novo, estrada criada para o transporte do ouro no século XVIII.

I. O Caminho Novo passara pela Zona da Mata Mineira e desta forma permitiu maior circulação de pessoas por região, que, anteriormente, era formada de uma mata fechada, habitada por poucos índios das tribos Coroados e Puris.

II. A Vila de Santo Antônio do Paraibuna é elevada à categoria de cidade em 1853, quinze anos depois, ganha o nome de cidade de Juiz de Fora.

III. Pequenos povoados foram surgindo em função de hospedarias e armazéns, ao longo do caminho, como o Santo Antônio do Paraibuna, que daria origem, posteriormente, à cidade de Juiz de Fora.

Marque a alternativa:

(A) Se as afirmativas I e III estão corretas. (B) Se as afirmativas I e II estão corretas. (C) Se as afirmativas II e III estão corretas. (D) Se todas as afirmativas estão corretas.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

23

QUESTÃO 42 Normalmente, quando se estuda a economia do Brasil no século XIX, a partir de 1850, fala-se na grande expansão do café, na Província do Rio de Janeiro, no Vale do Rio Paraíba, nas cidades de Vassouras, Valença e Paraíba do Sul, entre outras. Posteriormente, no final do século, em São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, Taubaté e Campinas. Em relação à expansão da atividade cafeeira, pode-se dizer que: I. Expandiu para regiões próximas, como a Zona da Mata em Minas Gerais,

em torno de cidades como Leopoldina, Cataguases, Rio Preto e, principalmente, Santo Antônio do Paraibuna.

II. A produção cafeeira atingiu também um vasto território, composto de várias fazendas. Nelas trabalhavam grande número de escravos, uma média de 100 por fazenda.

III. A produção das fazendas se concentrava para ser transportada e comercializada na Corte, na cidade do Rio de Janeiro.

Assinale a alternativa:

(A) Se I, II e III estão corretos. (B) Se II e III estão corretos. (C) Se I e III estão corretos. (D) Se I e II estão corretos. QUESTÃO 43 Em 1850, iniciou-se a construção da Estrada União e Indústria, por iniciativa de Mariano Procópio Ferreira Lage, com objetivo bem explícito. Assinale a alternativa que melhor explica esse objetivo: (A) Juiz de Fora recebeu a primeira leva de imigrantes alemães. (B) A produção das fazendas se concentrava para ser transportada e

comercializada na Corte, nas cidades do Rio de Janeiro e de Petrópolis. (C) Encurtar a viagem entre a Corte e a Província de Minas, destinando-se ao

transporte do café. (D) O Império passa a distribuir terras na região, denominadas sesmarias,

para pessoas de origem nobre, facilitando o povoamento e a formação de fazendas.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

24

QUESTÃO 44 Em relação à população escrava em Juiz de Fora e os demais segmentos sociais do município, na segunda metade do século XIX, NÃO é correto dizer: (A) A escravidão na Zona da Mata mineira só se instalou definitivamente com

a expansão cafeeira. Em 1855, na Vila de Santo Antônio do Paraibuna, havia um total de 4 mil escravos para 2.400 homens livres e, em 1872, havia 18.775 escravos para 11.604 homens livres.

(B) A população pobre e livre que vivia na cidade, responsável pelo pequeno comércio, produção de gêneros e utensílios de primeira necessidade, e os escravos, que constituíam, na década de 1860, quase 60% da população total.

(C) Os jornais à época representavam um espaço precioso e importante para aquecer o comércio com propaganda e defender o escravo da exploração dos seus donos.

(D) A população escrava provincial sofreu um decréscimo de 21,69%, caindo de 365.861 para 286.497 indivíduos, em 1857, com a chegada de 1.162 imigrantes alemães, correspondendo a 20% da população total da cidade.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

25

QUESTÃO 45 A partir da gravura e das informações contidas na bibliografia que você leu, NÃO se pode afirmar em relação à cidade de Juiz de Fora:

(A) O ciclo econômico do café foi relativamente curto - durou menos de um século - mas, além de trazer riquezas para o Brasil e para uma casta de fazendeiros, deixou para a posteridade magníficas sedes das fazendas, casarões e solares, verdadeiros palacetes, testemunho de uma época de opulência e esplendor na região cafeeira.

(B) Cidade mais que colonial, Juiz de Fora, no século XIX, em estreita vinculação com o dinamismo barroco, participou da cultura colonial mineira.

(C) O estilo eclético das construções permite a integração de várias manifestações arquitetônicas do passado, sendo responsável por encontrarmos, na cidade, construções que lembram castelos medievais.

(D) Igrejas que nos lembram o estilo o gótico europeu ou a fachada de um templo grego.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

26

QUESTÃO 46 “O governo do Império, a partir de 1850, passou a incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil”. A referência acima destaca algumas das razões que contribuíram para emigração. Qual alternativa abaixo NÃO é verdadeira em relação á emigração de Juiz de Fora: (A) Seus principais objetivos eram o povoamento de regiões vazias, a

valorização das terras que seriam ocupadas pelos imigrantes e a produção de alimentos que pudessem abastecer as lavouras de café.

(B) O objetivo era criar um núcleo colonial de alemães na cidade, conseguindo apoio para contratar 2 mil colonos. Assim, em 1857, chegaram 1.162 imigrantes alemães, correspondendo a 20% da população total da cidade.

(C) Uma vasta área, correspondendo hoje aos bairros de São Pedro, Borboleta e parte do Fábrica, foi distribuída em lotes de terras encarregados de produzir gêneros alimentícios.

(D) Os imigrantes alemães foram os que ficaram nas plantações de café com o objetivo de substituir o trabalho escravo. Estabeleceram-se nas grandes fazendas e conseguiram um desenvolvimento na lavoura cafeeira.

QUESTÃO 47 Sobre os temas abaixo expostos, em relação à cidade de Juiz de Fora, NÃO é correto afirmar: (A) A criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no governo do

Presidente Itamar Franco, trouxe para a cidade inúmeros empregos e atraiu milhares de estudantes, aumentando o consumo de bens e serviços.

(B) Seu desenvolvimento industrial, pautado pela modernização capitalista, trouxe para a cidade, além das fábricas e da luz elétrica, o desejo de civilizar-se nos moldes dos centros europeus.

(C) A imprensa de Juiz de Fora, datada de 1870 a 1939, acompanhou diversos momentos históricos e sempre contribuiu para a formação da opinião pública, retratando a atividade cultural da cidade.

(D) Vários prédios importantes foram tombados graças ao envolvimento afetivo da população em defesa do seu passado, reconstruído com seus documentos escritos, fotografias e objetos, revivendo sua história.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

27

QUESTÃO 48 Aponte o fator que NÃO favoreceu o crescimento cultural de Juiz de Fora: (A) A imprensa de Juiz de Fora era muito ativa. O primeiro impresso, com o

nome "O Imparcial", data de 1870. (B) "O Pharol" foi publicado entre 1872 e 1939. Este acompanhou diversos

momentos históricos e sempre contribuiu para a formação da opinião pública, retratando a atividade cultural da cidade.

(C) O dinamismo da imprensa juizforana era tão intenso que, no século XIX, contou com 55 jornais.

(D) Embora com poucas escolas, a cidade mantinha seus habitantes letrados e bem informados devido à circulação de grandes jornais.

QUESTÃO 49 NÃO é fato relevante da história de Juiz de Fora: (A) Fernando Henrique Guilherme Halfeld, velho engenheiro, alemão de

nascimento, recebeu do Império do Brasil, em 1836, o encargo de abrir uma variante do Caminho Novo, que então reunia às suas margens os vários povos da região, em um grande processo de sinecismo.

(B) No final do século XIX, Juiz de Fora caracterizou-se por possuir muitas fábricas: têxtil, alimentos, bebidas, vestuário, calçados e cerâmica.

(C) No século XX, Juiz de Fora se destacou nos grandes momentos históricos do País. E, após viver um período de grandeza econômica industrial a partir dos anos 40, decaiu nos setores comercial, industrial e de prestação de serviços, o que a colocou como a segunda cidade de Minas Gerais e a Capital da Zona da Mata Mineira.

(D) Em 1850, o arraial de Santo Antônio do Paraibuna foi elevado à categoria de vila, emancipando-se de Barbacena e formando um município. A elevação à categoria de cidade ocorreu quinze anos depois, quando foi adotada a denominação Juiz de Fora.

Concurso Público para Guarda Municipal de Juiz de Fora. Processo Seletivo 2007. Fundação Guimarães Rosa.

28

QUESTÃO 50

Juiz de Fora arrecada para si prestígio político, econômico e social de “uma influente e ilustre aristocracia” (BASTOS, 1966), devido ao crescimento econômico ligado à cafeeicultura da Zona da Mata Mineira, permitindo que essas elites, de origem agrária, diversifiquem seus investimentos e implementem um projeto industrial.

(MENEZES YAZBECK, Dalva Carolina (Lola) em “A Vida Cultural e a Educação Básica em Juiz de Fora na Primeira República).

Pela importância que Juiz de Fora representa para Minas e para o Brasil, ela é carinhosamente chamada, por alguns, de:

I. Petrópolis Mineira.

II. Manchester Mineira.

III. Barcelona Mineira.

IV. Atenas de Minas.

V. Primeiro Sorriso de Minas Gerais.

Assinale a alternativa CORRETA:

(A) I a IV estão corretas.

(B) I, II, III e V estão corretas.

(C) Todas as afirmativas estão corretas.

(D) II a V estão corretas.