julho de 2012

16
Dores de Campos JORNAL VIA REAL - ANO 2 Nº 24 - JULHO DE 2012 - CIRCUITO ESTRADA REAL Chiericato Ana Paula Garota Country Ressaquinha 2012 Pág. 8 Agradecimento Há exatos dois anos o Jornal Via Real publicou sua primeira edição, com muito empenho e dedicação para poder conquis- tar o apoio e confiança de nos- sos patrocinadores e do leitor, principais responsáveis pelo nosso sucesso. Os objetivos fo- ram sendo alcançados e hoje já é um dos principais meios de comunicação de cidades impor- tantes como Alfredo Vasconce- los, Barbacena, Carandaí, Casa Grande, Queluzito e Ressaqui- nha, e a cada edição publica- da mais cidades se identificam com o trabalho desenvolvido com muito carinho por nossa equipe. Esperamos poder con- tinuar contando com o apoio de todos vocês que de alguma for- ma contribuíram para que pu- déssemos desenvolver o Jornal com qualidade nos mais varia- dos aspectos. Muito obrigado e que vocês continuem confiando no trabalho do Via Real. 3ª Feira de Ciências e Cultura VBC é bicampeão da Copa Vertentes de Alfredo Vasconcelos Feira Cultural apresenta várias profissões Pág. 3 Padre Rogério toma posse como Vigário Paroquial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas Pág. 4 Prefeitura de Ressaquinha entrega 30 casas Pág. 5 Idosa é assassinada em Carandaí, seu corpo foi encontrado em estado de decomposição R$ 255 mil para investir em calçamentos em Prados Pág. 6 Exposição Agropecuária de Ressaquinha Pág. 9 Sucesso de público no Arraiá de Hermilo Alves Pág. 12 Duas mortes no acidente com ônibus da cantora Mart’nália Pág. 15 Pág. 7 Pág. 3 Pág. 2 Via Real, 2 anos de sucesso Dia Mundial de Combate às Drogas Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mun- dial de Combate às Drogas foi comemorado dia 26 de junho. O problema das drogas, mal que atinge 280 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU, gera violência, desestruturando fa- mílias, fragilizando a saúde dos usuários e comprometendo a qualidade de vida da nossa sociedade... Pág. 15 Igreja Nossa Senhora das Dores

Upload: igor-max

Post on 05-Dec-2014

2.115 views

Category:

News & Politics


12 download

DESCRIPTION

Blog do Jornal Via Real http://jornalviareal.blogspot.com.br/

TRANSCRIPT

Page 1: Julho de 2012

Espaço Estrada Real

Dores de Campos JORNAL VIA REAL - ANO 2 Nº 24 - JULHO DE 2012 - CIRCUITO ESTRADA REAL

Chiericato

Ana PaulaGarota Country

Ressaquinha 2012Pág. 8

AgradecimentoHá exatos dois anos o Jornal

Via Real publicou sua primeira edição, com muito empenho e dedicação para poder conquis-tar o apoio e confiança de nos-sos patrocinadores e do leitor, principais responsáveis pelo nosso sucesso. Os objetivos fo-ram sendo alcançados e hoje já é um dos principais meios de comunicação de cidades impor-tantes como Alfredo Vasconce-los, Barbacena, Carandaí, Casa Grande, Queluzito e Ressaqui-nha, e a cada edição publica-da mais cidades se identificam com o trabalho desenvolvido com muito carinho por nossa equipe. Esperamos poder con-tinuar contando com o apoio de todos vocês que de alguma for-ma contribuíram para que pu-déssemos desenvolver o Jornal com qualidade nos mais varia-dos aspectos. Muito obrigado e que vocês continuem confiando no trabalho do Via Real.

3ª Feira de Ciências e

Cultura

VBC é bicampeão da Copa Vertentes de Alfredo Vasconcelos

Feira Cultural apresenta várias

profissões

Pág. 3

Padre Rogério toma posse como Vigário Paroquial da

Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas

Pág. 4

Prefeitura de Ressaquinha entrega 30 casas

Pág. 5

Idosa é assassinada em Carandaí, seu corpo foi encontrado em

estado de decomposição

R$ 255 mil para investir em calçamentos em Prados

Pág. 6

Projeto Juventude Polícia, em Carandaí

Exposição Agropecuária de Ressaquinha

Pág. 9

Sucesso de público no Arraiá de Hermilo Alves

Pág. 12

Duas mortes no acidente com ônibus da cantora Mart’nália

Pág. 15 Pág. 7

Pág. 3Pág. 2

Via Real, 2 anos de sucesso

Dia Mundial de Combate às DrogasInstituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mun-

dial de Combate às Drogas foi comemorado dia 26 de junho. O problema das drogas, mal que atinge 280 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU, gera violência, desestruturando fa-mílias, fragilizando a saúde dos usuários e comprometendo a qualidade de vida da nossa sociedade... Pág. 15

Igreja Nossa Senhora das Dores

Page 2: Julho de 2012

Via Real 2

Jornal Via RealAno 2 - nº 24 - julho de 2012

Contato: (32) 9983-1514 / (32) 8411-8877

DireçãoSilvio Antônio Estevam

Márcio Adriano Estevam

Jornalista responsávelMárcio Cleber 22564-Mtb/RJ

Participação: Estagiário Anderson Dávila

Design gráfico e artes: Christian Santos

Tiragem: 4000 (quatro mil) exemplares

Todas as matérias publicadas neste jornal são de inteira responsabilidade de seus autores

e-mail: [email protected]

Impressão: Sempre Editora LTDA

Trecho do artigo do Professor Sílvio Neves Baptista: “Interesse do Menor. Aqui não está em jogo

o interesse no sentido jurídico, muito menos o interesse financeiro dos filhos, já que nenhum

juiz de bom senso daria a guarda a um dos pais só por ser ele financeiramente mais forte do que o outro. O que de fato in-teressa ao menor é a boa formação moral social e psicológica; a busca da saúde mental ou a preservação da sua estrutura emocional”.

Hoje em dia, não mais se fala em guarda irrestrita à mãe, vez que na Constituição Federal está disciplinado que todos são iguais perante a lei, sendo vedado qualquer discrimi-nação. Além do mais, a doutrina e os Tribunais têm decididos casos de guarda, de acordo com o princípio do BEM-ESTAR DA CRIANÇA. Para tal, realizam-se vários procedimentos, como depoimento pessoal dos genitores, testemunhas e até mesmo, se o caso, do próprio menor, além do imprescindível estudo social do caso, realizado pelos assistentes sociais.

Como então preservar a estrutura emocional da criança?- A resposta chega através de recentes estudos de psicana-

listas, psicólogos e pedagogos - ou seja, deve-se atender a três referenciais de continuidade - a) o continuum de afetividade, b) continuum social e c) continuum espacial.

a) O continuum da afetividade indica que a criança deve permanecer sobre a guarda do genitor em cuja companhia o menor se sinta mais feliz e seguro. Sugere esse mesmo refer-encial que a guarda seja deferida ao genitor que puder dedi-car mais tempo ao filho, que pode ser tanto o pai quanto a mãe.

b) O continuum social. Ao atribuir a guarda a um dos genitores o juiz deve levar em consideração o ambiente vivido pelo menor no momento da separação dos pais para preservar-lhe o relacionamento social com os colegas e ami-gos de rua. É preferível por meio deste referencial, manter o menor no seu atual meio social.

c) O último, continuum espacial, dispõe que o espaço dos filhos seja preservado, porque a personalidade do menor se constrói dentro de certo espaço. Quando há mudança de es-paço - do local onde vive, da escola onde estuda - a criança perde um dos seus referenciais, que é o de espaço. Segundo a psicóloga francesa Françoise Dolto: tal referencial denomi-na-se envoltório espacial de sua segurança. Por isso reco-menda-se deixar a criança na casa onde ela mora e se sinta melhor, e no mesmo espaço social que ela vive (escola etc.)

Segundo alguns psicólogos, deve-se ater a três medidas quanto à guarda dos filhos: o interesse imediato e urgente de que a criança não se desarticule; o interesse a médio prazo, a fim de que ela recupere sua dinâmica evolutiva após momen-tos difíceis; e o interesse a longo prazo, para que ela possa deixar seus pais, adquirindo sua responsabilidade em si.

Ou seja, todos são unânimes em dispor que o princípio do Bem-Estar da Criança deverá ser totalmente observado.

Destarte, quando se fala em guarda, deve-se ater somente aos interesses do menor, sabendo o que é melhor para este, lembrando ainda, que o processo judicial de guarda é o caso extremo, devendo somente ser utilizado quando realmente a situação se tornar insustentável. Até mesmo porque, sempre uma das partes não vai ficar satisfeita, o que dá pretensão a inúmeros recursos nos Tribunais, e a longos anos de espera.

Assim, o princípio do melhor interesse da criança, de observação indispensável para concretização dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, foi plenamente incorporado pelo nosso ordenamento jurídico.

Por fim, posso admitir com clareza e experiência, dentre os ramos do direito, o direito de família é o mais difícil, e dentro do direito de família, o tema mais difícil é a guarda de filhos, vez que não se pode transformar o direito em paixão e os filhos em instrumento de revide, e além do mais, você tra-balha com o sentimento das partes, o que torna o advogado uma espécie de psicólogo da lei.

Rafael Francisco de Oliveira é Advogado,Especialista em Direito Civil e Processual Civil,

Associado Efetivo do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e Membro da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas.

A sua turma está aqui!

contato(32) 3361-1465

visite nosso site www.famafm.com.br

No dia 20 de junho foi realizada uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Am-biente (CODEMA) de Ressaquinha cujo assun-to principal foi a eleição da nova presidência. Estavam presentes nessa reunião os seguintes membros: Áureo Gama Filho (representante do quadro funcional do Executivo e presiden-te do CODEMA); Wagner José de Lima (titular, representante do Poder Legislativo); Wilson de

Souza Filho (titular, representante de entidade civil e ambientalista); Jair Henriques de Oliveira (titular, representante de entidade civil e am-bientalista); José Ferreira Filho (suplente, repre-sentante de entidade civil e ambientalista); Már-cio Adriano Estevam, Selma Cristina Matheus Assis e Joel Ferreira de Melo (titulares, repre-sentantes de setores organizados da sociedade existentes no município, tais como Associação do Comércio, da Indústria, Clubes de Serviços, Associações de Moradores de Bairros e pessoas comprovadamente comprometidas com a ques-tão ambiental), Paulo Nahum Feres (visitante, presidente do Conselho Municipal de Patrimô-nio Cultural), Nayara Tamires da Silva Carva-lho (visitante, estagiária em Meio Ambiente). Os candidatos foram Jair Henriques de Oliveira e o até então presidente Áureo Gama Filho. O senhor Jair foi eleito presidente do CODEMA por unanimidade, o Senhor Áureo foi eleito vi-ce-presidente.

Eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ressaquinha

Mais uma vez os alunos da Escola Estadual Galdino Ananias de Santana abrilhantaram a Feira de Ciências e Cultura. Vários assuntos foram traba-lhados por todos os alunos da esco-la e os mesmos puderam escolher de acordo com a afinidade com o tema, bem como a facilidade de pesquisa. “O objetivo do evento é proporcio-nar momentos especiais na vida dos alunos. Momentos esses, que deixam marcas pelo espetáculo que realizam. Quem participa ou já participou sabe que é o momento ideal para aprender. Só aprendemos quando ensinamos e quando fazemos”, relatou a professora Maria Helena de Carvalho e Lima.

Os temas foram: Ecologia, o Brasil e suas regiões, Rio + 20, Saúde Bucal, Mudanças na adolescência, O coração humano: a máquina do ser vivo, Visão humana e seus defeitos; A célula: Uni-dade básica da vida; A origem e evo-lução do universo e A escravidão no Brasil.

De acordo com Maria Helena fica a certeza de que o sucesso desse even-to deve-se ao empenho de cada aluno, que fez com que o trabalho de grupo fosse tão bem realizado.

3ª Feira de Ciências e Cultura Sobre guarda de filhosRessaquinha

Wilson, Wagner, Jair, Selma, Nayara, Áureo, Márcio, José Ferreira e Joel

Page 3: Julho de 2012

Via Real3

A grande final da IV Copa Vertentes de Futebol Amador, na cidade de Alfredo Vasconcelos, foi rea-lizada no domingo dia 17 entre os times do Sapefuc (Barbacena) e o VBC (Violetti/Botafogo Clube). O estádio Pedro Bianchetti, campo do Ipanema, ficou lotado.

As equipes, que empataram os dois jogos em 0 x 0, levaram a decisão para os pênaltis, onde a equipe do VBC fechou o placar em 3 x 0 e conquistando, assim, o Bicampeonato, já que em 2011, no seu primeiro ano disputando a copa, consagrou-se como campeã. E ainda levou o troféu de goleiro menos vazado, o Felipe Bianchetti.

O prefeito municipal Olacir e o vereador Vicenti-nho fizeram a entrega dos troféus.

A IV Copa Vertentes é organizada por Leandro Marques Ribeiro com apoio da Prefeitura Municipal de Alfredo Vasconcelos.

Muita animação e muita música marcaram as festas juninas nas escolas municipais de Alfredo Vasconcelos. Os eventos envolveram alunos, professores, funcionários e os pais. As escolas não economizaram criatividade para deixar o ambiente agradável.

VBC é bicampeão da Copa Vertentes de Alfredo Vasconcelos

Escola Municipal Cônego Nelson Sousa

Jardim de Infância Irineu Bianchetti

Escola Municipal do Potreiro

Escola Municipal de Pouso Alegre

Alfredo Vasconcelos

VBC campeão Festa do campeão

Entrega do troféu de campeão Entrega do troféu de vice - campeão

Com o tema “Mundo das Profissões”, a Escola Estadual Nossa Senhora do Rosá-rio, em Alfredo Vasconcelos, realizou no último dia 29 mais uma Feira Cultural. As atividades foram desenvolvidas por alunos das três turmas do 3º ano do Ensino Mé-dio. A idealizadora do projeto é a profes-sora Carla Loschi, que leciona História e Sociologia.

Os alunos bastante motivados pela pro-fessora montaram estandes sobre as seguin-tes profissões: 3º ano 9 - Medicina, Técnico em Enfermagem, Medicina Veterinária, Artes Plásticas e Artes Cênicas. Nas áreas de Medicina e Técnico em Enfermagem os demais alunos da escola que assistiram às apresentações aprenderam mais sobre al-guns ramos da medicina, tendo como prin-cipal destaque o corpo humano e a pressão arterial; na área de Medicina Veterinária os alunos conheceram alguns instrumentos que são essenciais para a atuação de um Médico Veterinário. No ambiente de Artes Plásticas e Cênicas os alunos aprenderam sobre música, dança, teatro e pinturas; 3º

ano 10 - Biólogo, Psicólogo, Engenheiro Civil e Engenheiro Elétrico, os alunos tive-ram curiosidades sobres todos os assuntos, mas as Engenharias chamaram bastante atenção, principalmente a Civil; 3º ano 13 - Agricultor, Militarismo, Professor e Téc-nico em Informática, sendo o ponto mais forte a área de Militarismo.

A realização da feira foi de enorme im-portância, pois muitos jovens que estavam indecisos sobre qual profissão seguir, após o conhecimento e execução do trabalho despertaram-se.

Alguns alunos, a partir das informações adquiridas, conseguiram decidir a profis-são que desejam desempenhar no mercado de trabalho. A feira recebeu visita de pais de alunos que se interessaram pelo traba-lho dos filhos, o que se transformou em um momento de integração entre a família e a escola. Houve também, durante a semana, palestras com profissionais das áreas cita-das para prestarem mais esclarecimentos sobre as profissões.

Feira Cultural apresenta várias profissões

Professora Carla e alunos Equipe de Medicina e EnfermagemEstande da profissão Biólogo

Festas Juninas das Escolas Municipais de Alfredo Vasconcelos

O Órgão Municipal de Educação de Alfredo Vasconcelos parabeniza toda a equipe escolar, alunos e demais funcionários pela organização e belíssimas apre-sentações nas Festas Juninas das escolas municipais.

Agora também atendendo aos clientes do Bradesco

A Prefeitura Municipal de Alfredo Vasconcelos torna público que estará realizando de 16 a 19 de agosto de 2012, seu XVIII Festival de Morangos, Ro-sas e Flores.

O leilão para arrematar barracas e espaços para comercialização de produtos será no dia 18 de julho de 2012, das 14 às 15 horas, no Parque de Exposições Ana Maria Rodrigues.

Os interessados deverão pegar o Edital na sede da Prefeitura no período de 27 de junho a 18 de julho de 2012, das 12 às 18 horas ou no site www.alfredo-vasconcelos.mg.gov.br.

Maiores informações poderão ser adquiridas através do telefone (32) 3367-1107, de 12 às 18 ho-ras, com a Comissão Organizadora.

Alfredo Vasconcelos, 25 de junho de 2012.Comissão Organizadora

Extrato do edital - 01/2012

Page 4: Julho de 2012

Via Real 4

A coluna do mês passado sobre respeito gerou muitos comentários. Agradeço espe-cialmente à leitora de Carandaí, Professora Vânia Maria, que me escreveu comentan-do o quanto os professores estão sofrendo

com a falta de respeito dos alunos nas escolas. Realmente é preocupante o fato de as duas instituições que auxiliam as famílias na transmissão de valores para crianças e jo-vens, que são a Igreja e a Escola, estarem sofrendo com o comportamento inadequado destes. Mas não podemos esmorecer. Devemos primar pelo ensino do respeito às pessoas e às instituições, da mesma forma com que procu-ramos ensinar o respeito ao meio ambiente, por exemplo.

Terminei aquela coluna questionando acerca do 3º mandamento da Lei de Deus. Pois é minha gente, pas-mem, pois algumas pessoas me perguntaram qual era ele, pois já haviam se esquecido.

3º Mandamento: Guardar domingos e festas religio-sas (ou festas de guarda). Quer dizer que é obrigação nossa participar das celebrações de domingo e das festas da Igreja. Ensino aos meus alunos que um dia como o Corpus Christi, ou N. Sra. Aparecida por exemplo não são feriados. São “Dias Santificados”. Nós não trabalha-mos e nem temos aulas nestes dias para termos tempo de ir às nossas Igrejas para manifestar a nossa fé participan-do das celebrações que ali acontecem. Este é o objetivo de não se ter que trabalhar nestes dias. Corre-se o risco de que, ao perceber que as pessoas não estão cumprindo o dia santo no seu objetivo entender-se que o “feriado” não faz mais sentido, seria melhor trabalhar para que o país arrecade mais impostos pela produção. Já pensaram nisto?

Outra questão que no mês passado deixei em aber-to é quanto ao jejum eucarístico: Como a Eucaristia é o alimento principal da nossa vida, que nos torna a todos “um” em Cristo, devemos conceder a ela uma solenidade própria. Daí, que antes do momento da comunhão, faze-mos uma hora de jejum alimentar para que ao receber-mos a comunhão saibamos que ela é o alimento que nos sacia para a vida eterna. Este tipo de jejum somente ex-clui a água que podemos e devemos tomar, o chicletes que nossos jovens tanto usam é também um tipo de alimento que deve ser evitado nesta hora. Lamentavelmente, lá na Grécia, até no dia da Crisma, os crismandos estão mas-cando chicletes e se os catequistas não ficam atentos, eles entram Igreja afora mascando. Ainda bem que isso só acontece na Grécia. (rsrsrsrs).

Mas, catequeses à parte, a Paróquia de São José da Ressaquinha receberá neste dia 20 às 19h seu novo Páro-co, Pe. Luizmar Rocha da Silva. Todos estão convidados para esta solenidade de Posse. Houve um tempo em que os padres ficavam nas paróquias até ali morrerem. D. Luciano instituiu aqui na Arquidiocese de Mariana, sob orientação de Roma, o período de 6 anos prorrogáveis uma única vez como tempo de paroquiato. Portanto, es-tas substituições dos párocos estão mais frequentes.

Seja bem-vindo Pe. Luizmar, desejamos que seja mui-to feliz aqui na nossa Paróquia.

Rua Wilson de Souza, nº 73 Bairro Volta Grande - Ressaquinha

Saúde e lazer para você!

Musculação, Jump , step localizada, taekwondo, muay thai, ballet, danças.

Rua aurélio possa, n 18, calçadão centro - ressaquinha

fone: (32) 3341-1414

Amin Feres é Ressaquinhense, Advogado e Filósofo. Assessor Jurídico da Procuradoria do Município de Belo Horizonte e Professor de Ensino Religioso em Colégios Católicos de BH.

Participe desta coluna, envie perguntas, sugestões, críticas para [email protected]

O Conselho Paroquial da Ma-triz de São José da Ressaquinha convida a todos para a solene Missa de Posse do seu novo páro-co, no dia 20 de julho, às 19h. Pe. Luizmar Rocha da Silva é natural de Senhora de Oliveira, mas mo-rando em Conselheiro Lafaiete foi acolhido por D. Luciano no Semi-nário Maior São José, em Mariana, onde cursou Filosofia e Teologia.

Graduou-se em Filosofia e em Psi-cologia pela PUC Minas.

Foi ordenado sacerdote no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, no dia 1º de julho de 2000. Ser-viu ao povo de Deus nas seguintes paróquias: São Sebastião, Itabiri-to; Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto; São Gonçalo, Ama-rantina.

Novo pároco de Ressaquinha toma posse dia 20

Padre Rogério Augusto de Oliveira, depois de oito anos como pároco de São José da Ressa-quinha, tomou posse como Vigário Paroquial da imponente Matriz de Nossa Senhora da Concei-ção, em Congonhas.

O majestoso templo é o maior em extensão da fase do Barroco Mineiro e está em processo de restauração.

A Missa Solene de Posse contou com a pre-sença de uma grande caravana de Ressaquinha e de Carandaí. A cerimônia foi presidida pelo Vigário Episcopal da Região Mariana Norte, Pe. Paulo Barbosa, que teceu inúmeros elogios aos ressaquinhenses.

A ministra Tânia Oliveira fez um belo pane-gírico ao Pe. Rogério, reconhecendo o bem que ele fez a Ressaquinha nos oito anos.

Em sua prédica, Pe Rogério também agra-deceu emocionado ao inesquecível tempo em que serviu ao povo de Ressaquinha, sua primei-ra Paróquia, e aproveitou uma piadinha que os ressaquinhenses fizeram ao chegar lá e verem a Matriz com os andaimes da restauração, repe-tindo: “O Pe. Rogério ainda nem tomou posse e já encheu a Igreja de andaimes”. E em bom latim finalizou: “Domine, non sum dignus” (Senhor eu não sou digno).

Padre Rogério toma posse como Vigário Paroquial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas

Page 5: Julho de 2012

Via Real5

No início deste ano, a City 10 tornou-se uma empresa Telecom, agregando como novo negó-cio a Solução em Telecomunicações, e equipa-rando-se a grandes empresas de telecomunica-ção em todo o país.

A empresa oferece hoje para seus assinantes corporativos um pacote de serviços que buscam agilizar os processos empresariais – as soluções corporativas, onde estão agrupadas seis solu-ções para diversos tipos de negócios.

Com a implantação da fibra ótica a empre-sa espera lançar ainda em 2012 a telefonia VoIP para clientes residenciais e a TV.

Desde o 2° semestre de 2011 a empresa pas-sou por muitas mudanças para adequar sua rede e estrutura à proposta de novas velocidades que foi lançada no final do ano passado. Seus colabo-radores, através de treinamentos internos, tam-bém precisaram se adequar às novidades que a City10 programou, buscando estreitar o relacio-

namento com os assinantes, a fim de oferecer o melhor serviço e atendimento personalizado.

Atualmente com nova sede à Avenida Nos-sa Senhora do Pilar, 122, no Centro, a poucos metros do antigo endereço e com novo número para atendimento telefônico em toda a região de São João del-Rei, 3379.8000.

Acompanhando as tendências mundiais, ain-da serão muitas as novidades apresentadas aos assinantes e à população de Barbacena e São João del-Rei em breve.

Entenda mais sobre a Fibra Ótica

A Fibra Ótica é hoje a tecnologia mais avan-çada do mundo, utilizada nos grandes centros, em países da Europa, Ásia e nos Estados Unidos.

Essa tecnologia funciona através da utili-zação de cabos óticos e proporciona altíssimas velocidades, permitindo assim a distribuição de internet, TV, telefonia e outros serviços, com

muito mais qualidade e confiabilidade.A fibra ótica é a revolução na forma de trans-

mitir dados, imagem e voz.Utilizando a experiência para fazer o novo,

a City10 Telecom investiu na implantação da melhor tecnologia disponível no mercado e hoje possui a maior cobertura de fibra ótica da região já sendo utilizada por alguns de seus assinantes e a partir da 2ª quinzena de junho será disponi-bilizada também para clientes residenciais.

Flávia Siqueira

Empresa barbacenense traz tecnologia à prova de futuro para a regiãoPioneira em inovações tecnológicas na região, em 2012 a City10 expandiu seu mix de produtos e serviços e implantou fibra ótica em

Barbacena e São João del-Rei.

[email protected]

Na tarde do dia 30 de junho, a Prefeitu-ra de Ressaquinha, em parceria com a CO-HAB-MG e Ministério das Cidades, entre-gou 30 casas a diversas famílias através dos programas Minha Casa, Minha Vida e Lares Gerais.

O evento contou com a presença do De-putado Estadual Gustavo Valadares e os assessores do Deputado Federal Luiz Fer-nando, Tiãozinho e Vandeir Antunes, além do representante da COHAB-MG, Fabiano Maciel.Durante a solenidade, o Deputado Gustavo Valadares agradeceu o apoio rece-bido no Município por ocasião das últimas eleições, reafirmando seu compromisso em prol do desenvolvimento municipal, trazen-do ainda duas ótimas notícias: a doação de um veículo de passageiros para tratamento fora do domicílio e de mais um tanque co-

munitário de resfriamento de leite.A mensagem do Deputado Luiz Fernan-

do foi proferida pelo seu assessor Vandeir, parabenizando a todos por essa grande con-quista e informando a indicação de R$160 mil para calçamento das ruas do Bairro Bela Vista. Durante seu pronunciamento, o Prefeito Frede agradeceu o apoio incon-dicional dos deputados e de toda a equipe da COHAB-MG, do Conselho Municipal de Habitação, representado por seu presidente, Jésus José de Moura Feres, e pelas parcerias firmadas com a COPASA e CEMIG; e pediu as bênçãos de São José, padroeiro do Mu-nicípio e patrono das famílias, para todos os beneficiários. No mesmo dia foi feito o lançamento oficial do 2º Programa de Habi-tação Popular do Município, com a constru-ção de novas 30 residências.

Prefeitura de Ressaquinha entrega 30 casas A dupla Gabriel & Ronaldinho lança no dia

10 de julho seu novo CD. A dupla vem fazendo shows por toda a região. Na Exposição Agropecuá-ria de Ressaquinha, foi uma das grandes atrações e fez uma apresentação que animou o público. Vem sendo o maior sucesso por onde passa.

Dupla Gabriel & Ronaldinho lança CD

Acabamento de fibra ótica na bandeja Equipe de Rede-Fibra em Campo Equipe de Rede-Fibra em Campo

Beneficiários com suas famíliasDescerramento da placa

Page 6: Julho de 2012

Via Real 6

O prefeito Gustavo Gastão esteve no mês de junho em Brasília acom-panhado pelo Secretário de Saúde José Raimundo Dias para encaminhar programas do setor de Saúde para o Município. Na ocasião ele foi con-vidado pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes a comparecer em seu ga-binete, onde comunicou ao prefeito a liberação de recursos para novos cal-çamentos em Prados.

O recurso, no valor de

R$ 255 mil, com a rubri-ca de Investimentos em Ações de Infraestrutura Urbana, vem através de Emenda Parlamentar In-dividual do Deputado Reginaldo Lopes junto ao Ministério das Cidades.

Reginaldo Lopes assi-nou a indicação do recur-so na presença do prefeito Gustavo, o qual já orien-tou a equipe da Prefeitura para o desenvolvimento de projetos para a realiza-ção dos novos calçamen-tos.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Mercado EskinãoA sua melhor opção!

frutas, legumes, frios e mercearia

Disk Eskinão(32) 3361-1483

Rua Ranulfo de Melo, 35 ABairro Estação - Carandaí - MG

ME

A Prefeitura de Prados inaugurou na noite do sábado, dia 16, a Unidade Básica de Saúde Pedro Estêvão Rodrigues, na Comunidade de Vitoriano Veloso (Bichinho). O prédio, com 356,30 metros quadrados, foi construído na rua Sebastião Ferreira Rodrigues, que rece-beu calçamento em paralelepípedo, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.

Respeitando o patrimônio histórico da co-munidade, o projeto arquitetônico da UBS foi feito em estilo colonial e aprovado pelo Institu-to Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan).

O Posto de Saúde do Bichinho é moderno e funcional. Possui sala para os agentes de saú-de, duas salas de atendimento multiprofissio-nal, salas de coleta e curativos, consultórios odontológico e ginecológico, uma sala de es-pera com 32 lugares, sala de recepção, registro e administração, uma sala de reunião/educa-ção com 40 lugares, varanda e pátio de ativi-dades, banheiros masculino e feminino, sala de triagem, de vacinação/imunização, salas de utilidades e de esterilização, copa, vestiários masculino e feminino, sala de apoio epidemio-lógico, salas de descarte de resíduos, de guarda de equipamentos, uma sala de cuidados bási-cos com dois leitos, sala de medicamentos, dois depósitos para material de limpeza, lavanderia com área para roupas limpas e outra para rou-pas usadas, e uma sala de banho.

A UBS do Bichinho é a sede da Coordena-ção Rural do Programa de Saúde da Família e conta com uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF/PSF). Segundo o secretário de Saúde José Raimundo Dias, esta iniciativa possibilitará a melhoria do acesso e da quali-dade dos serviços da atenção primária à saúde no município. Para atendimento dos usuários, o Unidade Básica contará com uma equipe do PSF de Prados composta por médico, en-fermeira, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde.

O nome da nova UBS, Pedro Estêvão Ro-drigues, foi escolhido através de uma votação na comunidade. Pedro Rodrigues foi uma das pessoas que prestaram relevantes serviços co-munitários aos moradores do Bichinho.

Participaram da solenidade de inauguração um grande número de pessoas da Comunida-de do Bichinho; o prefeito Gustavo Gastão; o vice-prefeito Liu; o secretário de Saúde, José Raimundo Dias; a representante da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, Sílvia Mercês Reis; a médica responsável pelo Posto Kênia Miaira; o presidente do Conselho Mu-nicipal de Saúde Gelson José de Assis; os vere-adores Dejair José Trindade Teixeira, Roberto Miranda do Nascimento, Marcos José da Silva e João Neto e diversos secretários municipais de Prados.

Inaugurado Posto de Saúde do BichinhoPrados

Prefeito consegue mais R$ 255 mil para investir em calçamentos

Prefeito Gustavo Gastão e o deputado Reginaldo Lopes na ocasião em que foi liberada a verba de R$ 255 Mil

Inauguração do Posto de Saúde do Bichinho

Novo Posto de Saúde do Bichinho

FAZENDINHAAGUADA

No calçadão, Centro de Ressaquinha

Page 7: Julho de 2012

Via Real7

João Paulo Ferreira de Assis é Professor de História da EE Deputado Patrús de Sousa, em Carandaí, e autor da História do

Município de Senhora dos Remédios.

Pela paz na campanha política Nosso artigo deste mês versará sobre a paz que

deve instituir-se na campanha política, sem ata-ques pessoais, e se atendo todos aos respectivos programas de gover-no dos candidatos. Nós assistimos às duas últimas reuniões da Câmara Municipal de Ressaquinha, nos dias 18 e 25 de junho, e posto que esta úl-tima fosse mais tranquila, o ambiente de enfrentamento político nos pre-ocupou seriamente, a ponto de pedirmos a palavra ao senhor Presidente e manifestarmos nossa preocupação com o rumo que as coisas tomaram. Nós temos razão de nos preocuparmos. Quando a paixão política exacerba uma disputa eleitoral, ódios se cristalizam, candidatos são rejeitados no ínti-mo por uma parcela de eleitores. Municípios há em que de há muito já se per-deu a serenidade. Quando um candidato vence um pleito, sai de caminhão a festejar, alvejando as casas em que sabe que o candidato derrotado teve votos, com foguetes, que causam prejuízos materiais, como o caso de uma senhora que teve danificado o sofá novo que ainda pagava por um foguete que lhe en-trou pela janela. Ou o caso, de um carro de som que passou várias vezes numa rua, em que numa casa estava sendo velado um partidário da oposição. Ou o prefeito que mandou abrir uma vala para que a enxurrada que descesse do cemitério invadisse a cozinha de um desafeto seu. Ou as irmãs que ameaça-ram de morte o próprio irmão, por desentendimentos políticos no seio da própria família. Ou os partidários do candidato vencedor tocarem fogo na casa e no automóvel do candidato derrotado, que já havia sido prefeito da ci-dade, e foi um dos seus filhos mais ilustres. Nenhum desses episódios graças ao Bom Deus aconteceu em Ressaquinha. Mas tememos que o ódio que está permeando as relações entre governo e oposição venha a contaminar o pro-cesso político de tal forma, que muitas famílias ficarão divididas. Pessoas de uma facção recusar-se-ão a manter uma simples amizade com gente da fac-ção adversa. Ou na escola, alunos de uma facção se recusarem a fazer traba-lho de classe em grupo com colegas cujos pais votam nos adversários. Temos de pensar muito, antes de radicalizarmos o processo político, pois o muni-cípio só tenderá a perder. Até hoje Ressaquinha pôde dar lições de tolerân-cia política e de solidariedade. Lembramo-nos, a propósito da campanha de 1996. Os dois candidatos principais foram fazer comícios na Vargem, Can-jamba ou Simão, não nos lembramos quem foi aonde. Na volta, um carro da carreata do Professor José César caiu numa vala. Seus correligionários passa-ram sem perceber.Logo depois, passou a carreata do Dr. Onésimo, e o moto-rista recebeu socorro exatamente do pessoal adversário. Isto é Ressaquinha, é uma marca da nossa cidade que não podemos nos dar ao luxo de perder. Temos de ter em pensamento que uma campanha política que se caracteriza por acusações violentas de parte a parte, faz com que o abismo entre ven-cedores e derrotados se aprofunde de tal forma, que possa levar inclusive à judicialização da oposição na Câmara de Vereadores. Nós até hoje estamos a salvo dessa verdadeira praga que é a paixão política. Se, infelizmente, este nosso alerta não for tomado em conta, futuramente nós veremos a que o fa-natismo político pôde nos levar. Pode acontecer uma situação surreal como esta: O professor na sala de aula, distribuiu xerox do ponto que era o tema daquela aula. Como o tonner estivesse no fim, as folhas saíram quase que ilegíveis. O professor sugeriu que os alunos pegassem papel celofane amarelo para dar contraste, e tornar o texto mais legível. Acontece que era época de campanha política, e as cores dos partidos eram verde e amarela. Os alunos cuja convicção política se ligavam à outra cor foram em comissão ao diretor da escola acusar o professor de fazer campanha política dentro da sala de aula... E quase que o professor levou a pior, pois se a denúncia fosse proto-colada na Superintendência Regional de Ensino, ele responderia processo administrativo, podendo ser inclusive demitido a bem do serviço público.

Vocês não querem que futuramente um fato similar aconteça em nossa cidade. Então, vamos todos ter serenidade na campanha política. Não leve-mos nada para o lado pessoal. A campanha tem de ser límpida e de alto nível. E o vencedor não deve se entregar a excessos durante a comemoração, e nem deixar que seus partidários o façam.

A Casa de Santana, em Ibertioga, ficou movimentada no dia 1º de julho, com a realização da oitava confraternização que procurou levar mais alegria para os mo-radores. O evento, que é tão importante para os assistidos na Casa de Santana, é uma promoção de pessoas que destinam um pouco do seu tempo para promover a

felicidade de outras.Ficam aqui os agradecimentos a todos

os colaboradores: Bar da Su, Mercearia Oliveira, Barbearia do Sidnei, Dalva Reis, Patrícia Manicure, Ronaldo Matos, Divi-na Faria, Evaristo e família, Nadir e famí-lia e Maria da Conceição e família.

Ação social movimenta Casa de Santana, em Ibertioga

Uma história de terror veio à tona com a prisão de um casal em Correia de Al-meida, acusado de matar por asfixia uma idosa de 69 anos, além de permanecerem com o corpo na casa durante três dias até venderem os pertences furtados dela. A Polícia Civil de Carandaí prendeu na tar-de do dia 19 de junho um homem de 45 anos e sua companheira de 19 anos que confessaram o assassinato por asfixia da aposentada Helena de Oliveira, de 69 anos.

O corpo da idosa foi encontrado no dia 18 de junho, na rua Coronel Fran-cisco, bairro Ponte Chave, em Carandaí, depois que vizinhos denunciaram à Po-lícia Militar que a casa onde ela morava exalava mau-cheiro e a mulher e o casal não eram vistos há vários dias. O corpo estava com as mãos e os pés amarrados, com sacolas plásticas na cabeça, arame e uma blusa enrolada no pescoço. Na casa da mulher havia sinal de briga. Uma tele-visão, um aparelho de som e uma bicicle-ta haviam desaparecido.

O casal confessou que matou a idosa no dia 8 de junho e três dias depois ain-

da permaneceram na casa, jogaram pó de café no corpo e enrolaram em sacos plás-ticos para diminuir o odor da putrefa-ção. Depois eles fugiram de bicicleta para Capela Nova e Desterro do Melo, onde a mulher grávida, entrou em trabalho de parto e foi trazida para Barbacena, onde teve uma criança; depois que saiu do hos-pital, morou nas ruas e debaixo da ponte.

Jéssica Alessandra de Jesus, 19 anos, que estava grávida na época do crime, confessou o próprio envolvimento no cri-me e levou a polícia até o companheiro, Wagner Ribeiro, de 45 anos, que também tem uma certidão em nome de Ricardo Araújo Filho. Ele te-ria admitido que co-meteu outros crimes em São Paulo.

Casal confessa assassinato de mulher de 69 anos

Fonte: Jornal Praça Pública Helena de Oliveira

Jéssica Alessandra Wagner Ferreira

Page 8: Julho de 2012

Via Real 8

Ana Paula Mateus Assis foi a vencedora do concurso “Garota Country de Ressaquinha”. Agora a cidade entrou de vez no circuito da be-leza de passarela. Depois dos concursos de Ga-rota Sant’Ana, Misses e Misteres (diversos) e de Garota Afro, agora realizou o concorridíssimo concurso de Garota Country.

De todos foi o mais disputado, afinal, a últi-ma eleição havia sido em 2006, portanto, Bár-bara Loschi teve o mais longo reinado Country que se tem notícia, 6 anos.

Foram muitas candidatas, a decoração do Clube Ressaquinhense estava impecável, e as belas garotas desfilaram com muita alegria para uma plateia muito animada. O evento foi organizado por Lourdes e Thiago Xavier.

Eleita Garota Country de Ressaquinha

A 12ª Exposição Agropecuária de Ressaquinha, que aconteceu de 14 a 17 de junho, foi um sucesso. Com uma estrutura impecável e renovada, a exposição já começou bem no 16º Concurso Leiteiro, que mais uma vez foi destaque devido ao elevado nível de animais. A exposição apresentou também a 8ª Especializada do Ca-valo Mangalarga Marchador e o 16º Concurso de Marcha Regional. Uma das novidades foi a Ação Social, pro-movida pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os shows de Zé Geraldo e DJ Ma-luco e Alladim, com sua repercussão

nacional, trouxeram grande público. Os shows regionais de Diogo e Her-nani, Thayna Vasconcelos, Gabriel & Ronaldinho e Banda Lyrius também comandaram a diversão.

A Companhia de Rodeio Paulo Miranda inovou com atrações de ti-rar o fôlego, como “Motoqueria Ma-luca” Natalia, e com uma boiada a nível dos melhores rodeios do Brasil. A implantação do rodeio foi uma das atrações que mais deu resultado na exposição de Ressaquinha. Também participaram do evento a rainha da festa Ana Paula, e as princesas, Bian-ca, Rayane e Natália.

Exposição Agropecuária de Ressaquinha

Ação social

Natalia Show

Diogo e HernaniAbertura do RodeioGabriel e Ronaldinho

Pe. Clécio Alencar e Alex Pereira Vaca Zamora, campeã do torneiro leiteiro Grande público na noite de sábado

Dj Maluco e Alladin

Rodeio

Zé Geraldo

Ana Paula, Rayane, Natália e Bianca

Ressaquinha

Page 9: Julho de 2012

Via Real9

Carandaí recebeu nos dias 21 e 22 de junho o Bloco Show Juventude Polícia, que é um projeto da Secretaria Estadual antidrogas. Houve palestras nas escolas durante a semana nacional antidrogas e apresentação na praça Capitão Policarpo Rocha (praça dos correios). Na ocasião o município assinou o protocolo de parce-

ria para implantação do projeto em Ca-randaí. O projeto visa a implantação de oficinas em comunidades, em parceria com a Polícia Militar, afim de ensinar mú-sica e dança para os jovens e evitar assim a entrada deles no mundo das drogas. Essa é mais uma inovação que o município traz para a juventude.

Carandaí é o primeiro município de Minas Gerais a receber Projeto Juventude Polícia

Carandaí tem coloca-do como uma das grandes prioridades do município a pavimentação de ruas, por entender que o calçamen-to ou asfaltamento melhora muito a qualidade de vida dos moradores. Sendo as-sim, depois de importantes obras de pavimentação nos bairros Rosário, Caolin, Garças, Vale Verde, Cruzei-ro, Acampamento, COHAB, distritos de Pedra do Sino e Hermilo Alves, chegou ago-ra a vez da rua da APAE, parte da rua Imaculada Conceição, a rua Benjamin Constant e a rua Vereador João Henriques, no bairro da Praia, receberem o as-faltamento. A rua da APAE possuía calçamento poli-édrico, o que dificultava o acesso de cadeirantes à Es-cola Renascer (APAE). Com o asfalto a melhor acessibi-lidade está facilitando o ir e vir dos alunos.

Carandaí

Carandaí avança com obras de pavimentaçãoParte da rua Imaculada Conceição e toda a rua Vereador João

Henriques eram de calçamento poliédrico e receberam asfalto . O objetivo dessa obra é ligar o bairro Ponte Chave ao Centro , é fazer com que esse trecho seja totalmente asfaltado, evitando assim que os moradores do bairro Ponte Chave recorram à BR 040 para ter acesso ao centro da cidade, para não ter que passar por calçamento poliédrico. Esse calçamento, com certeza, trará mais segurança e conforto aos moradores.

Bloco Show - Afro Reggae

Bloco Show - Afro Reggae

Bloco Show - Afro Reggae

Bloco Show - Afro Reggae

Rua da APAE Rua Vereador João HenriquesRua Imaculada Conceição

Page 10: Julho de 2012

Via Real 10

Atos oficiais da Câmara Municipal de CarandaíRequerimentos

Nº Assunto54 Interposição de Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN,

junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG, quanto à Resolução nº. 3/2003, que estabeleceu a leitura de até seis versículos da Bíblia Sagrada, no início de cada Sessão Ordi-nária da Câmara Municipal.

63 Solicita ao Executivo Municipal cópia dos Editais de Contratação nº. 38, 39, 40, 41, 42 e 43/2012.

Nº Assunto45 Prorrogação do horário de funcionamento do Terminal Ro-

doviário de Carandaí até às 23h45.46 Adoção de medidas urgentes para apreensão de cães que

perambulam pelas vias públicas da cidade.47 Criação de um espaço de achados e perdidos no prédio da

Prefeitura Municipal.48 Construção de um bueiro na Rua Maestro Cristóvão Gon-

çalves Pinto, no Bairro da Garça.49 Construção de uma ponte sobre o Córrego Ibaté, próximo à

cachoeira, no distrito de Hermilo Alves. 50 Pavimentação da Rua Álvaro Gomes de Oliveira, no Bairro

Ponte Chave.51 Construção de um Posto de Saúde, no distrito de Hermilo

Alves. 52 Pavimentação da Rua São José, na localidade dos Moreiras53 Melhorias na estrada que dá acesso à Vila dos Nascimentos,

na localidade de Corte de Pedra.55 Pavimentação da Rua Imaculada Conceição, na localidade do

Campestre.56 Melhorias na rede de esgoto da Rua Coletor Clóvis Teixeira

de Carvalho, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, nas proxi-midades do Colégio Municipal “Prefeito Abeilard Pereira”

57 Mudanças das faixas de pedestres situadas na Rua Raul Soares, Rua Major João Rocha e Avenida Afrânio de Melo Franco, nas proximidades da travessia da linha férrea.

Indicações ao Executivo Municipal

MoçõesNº Assunto3 Moção de Aplauso aos profissionais da Polícia Civil de Ca-

randaí, parabenizando-os pela agilidade e competência que elucidou o caso da Sra. Helena de Oliveira, moradora do Ponte Chave, que infelizmente foi encontrada sem vida em residência vizinha.

Nº Assunto20 Concede férias ao servidor José Geraldo Alves Ferreira21 Concede férias à servidora Vanderleia Aparecida de Faria

22 Concede recesso no expediente da Câmara Municipal, no dia 8/6/2012, por ocasião do feriado de Corpus Christi

23 Autoriza o servidor José Maurício do Carmo Lourenço a conduzir o veículo da Câmara Municipal, em razão do servidor, motorista, estar em gozo de férias.

Nº Assunto2 Sugere ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans-

portes – DNIT, a reconstrução do beiral sobre a ponte do Rio Carandaí, na rodovia BR-040.

3 Sugere ao Deputado Federal Reginaldo Lopes, providências junto ao Ministério da Educação, no Programa Caminho da Escola, para repasse de um ônibus de transporte escolar ao Município.

Representações

Portarias

Nº Iniciativa Ementa Lei Municipal1904 Executivo Institui a isenção de taxa de inscrição

em Concurso Público ao cidadão que comprove a sua hipossuficiência econômico-financeira e contém outras providências.

2024

1914 Executivo Autoriza concessão de uso prédio público municipal à Empresa Ensinos Profissionalizantes – ME, mantenedora do Aprendiz Colégio e Cursos Técnicos

2025

390 Legislativo Dá denominação a logradouros no Bairro Santa Cecília

2026

1909 Executivo Altera dispositivos da Lei nº. 1990/2011 20271913 Executivo Autoriza abertura de crédito especial e

contém outras providências2028

392 Legislativo Dá denominação a logradouros no Dis-trito Industrial “Morro das Garças”

2029

395 Legislativo Dá denominação a logradouro na sede do distrito de Hermilo Alves

2030

1916 Executivo Dispõe sobre a concessão de subvenção 2031394 Legislativo Dá denominação a logradouros na sede

do distrito de Hermilo Alves2032

Projetos de lei

Em virtude do Dia do Meio Ambiente, que é come-morado no dia 5 de junho, a Câmara Mirim de Carandaí realizou, no dia 16, mais uma Blitz Educativa no intuito de conscientizar a população sobre a importância da pre-servação ambiental. Na oca-sião, os vereadores mirins colaram adesivos educativos

nos veículos e distribuíram sacolinhas lixocar. Cerca de 400 veículos foram aborda-dos naquela manhã de sá-bado. A ação teve o apoio da Polícia Militar. A Câmara Mirim, que sempre promove ações como esta, mais uma vez demonstra a sua preocu-pação com as questões am-bientais.

Câmara Mirim de Carandaí realiza mais uma Blitz Ambiental

Blitz ambientalBlitz ambiental

Page 11: Julho de 2012

Via Real11

Certo dia, um pintor decidiu fazer uma obra de arte, refletiu o necessário e chegou a uma conclusão, teria que ser perfeita, para que ele pudesse contemplá-la.

Uma criatividade inexplicável que usan-do as cores fez o arco-íris e assim sua ima-ginação foi crescendo sem medida, até que sua obra ficou pronta, não contentando, seu desejo era registrá-la para que tivesse uma finalidade, encantado com tanta beleza re-solveu dá-la um grande significado, que no decorrer de muitas qualidades encontra-se a vida. Para sermos felizes não é necessário que tenhamos tudo, mas o essencial de con-cretizar nossos sonhos e na busca da felici-dade encontrar o amor para nos unir, a ami-zade para construirmos novos horizontes. Mas não podemos esquecer de Deus, porque se não fosse Ele jamais estaríamos no mun-do das cores, fantasias e desafios.

O fundamental é lutar, mas o ideal é ven-cer. Se algum dia, diante de tantas lutas, a derrota vir primeiro, não se importe, porque na vida é assim, para conseguirmos o me-lhor devemos passar pelo pior.

Com estas simples palavras homenageio todos os aniversariantes, principalmente minha colega Vilma Auxiliadora da Cos-ta Almeida (21 de julho), meu irmão Jorge Ferreira (23 de julho) e meu sobrinho Marco Túlio Ferreira (28 de julho).

Cacilda Ferreira

ParabénsPaola e Fábio, pela união matrimonial realizada no

dia 19 de maio

Ao Casal Fábio e Lívia, que completou 1 ano de casamento dia 25 de junho, e pela passagem de seus aniversários que

ocorreram nos dias 25 de junho, Lívia, e dia 1o de julho, Fábio. Também comemoram aniversário no mês de julho o pai de Fábio

Toinzinho Marques e seu irmão Antônio do Carmo (Toninho)

Academia Corpo & Cia, que com-pletou um ano de existência, re-alizando apresentações de suas atividades na praça Aurélio Pos-sa e encerrou as comemorações com muita música, na noite do dia 24 de junho

G

Cel.:

Jorge Fotógrafo

Homenagem

Querida esposa: Cheguei bem. Provavel-mente se surpreenda em receber notícias minhas por e-mail, mas agora tem com-putador aqui e pode enviar mensagens às pessoas queridas. Acabo de chegar e já me certifiquei que já está tudo preparado para você chegar na sexta que vem. Tenho muita vontade de te ver e espero que sua viagem seja tão tranquila como está sendo a minha. OBS: Não traga muita roupa, porque aqui faz um calor infernal!!!!

O filho ao entrar na casa, encontrou sua mãe desmaiada, perto do computador, que na tela poderia se ler:

O e-mail foi recebido por uma viúva que acabara de chegar do enterro do seu marido e que ao conferir seus e-mails desmaiou instantaneamente.

Quando o homem chegou e foi para seu quarto do hotel, viu que havia um com-putador com acesso a internet, então decidiu enviar um e-mail a sua mulher, mas errou uma letra sem se dar conta e o enviou a outro endereço...

Por problemas de trabalho, a mulher não pode viajar com seu marido, deixando para ir uns dias depois.

Um casal decide passar férias numa praia do Caribe, no mesmo hotel onde passaram a lua de mel há 20 anos atrás.

Emanuelly, pelo seu primeiro

aninho vida (15 de junho), e a seus

pais Daiane e João, pela linda filha

Ao casal Renata e Adriano, pela união

matrimonial que aconteceu

na Matriz de São José, em Ressaquinha,

dia 30 de junho

Bruno, Toninho, Lucilene, Lívia, Fábio, Rosa e Toinzinho

Renata, Adriano, Valentina, Maria Fernanda e Gabriela

Page 12: Julho de 2012

Via Real 12

A Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário tem em sua atividade a Horta Escolar que tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao cotidiano escolar atividades e práticas vivenciadas na realidade familiar dos alunos. A ide-alizadora do Projeto é a professora An-drea Jovelina de Araújo. “Os alunos des-ta escola já trabalham com agricultura. Temos também o objetivo de incentivá-

-los a terem alimentação saudável e va-lorizar a pessoa do produtor rural. Os alunos gostaram muito do projeto”, re-latou Andrea.

Os objetivos do Projeto Horta Esco-lar são: valorizar a importância do tra-balho e da cultura do homem do campo; identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; conhecer técnicas de agricultura orgânica; esta-belecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; compreender a relação entre solo, água e nutrientes; compreender a importância de uma ali-mentação equilibrada para a saúde.

A direção da Escola parabeniza a pro-fessora Andrea Jovelina de Araújo pelo excelente trabalho. A educação necessi-ta de professores que tenham criativida-de e inovem em suas práticas pedagó-gicas para que os jovens se interessem pelas aulas e tenham prazer em estar na escola.

Projeto Horta Escolar é grande destaque na escola

Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário - Alfredo Vasconcelos

A Escola Estadual Nossa Senhora do Rosá-rio de Alfredo Vasconcelos está, neste ano de 2012, sob a gestão da diretora Eliane Resende Souza e do vice-diretor Erivelto Ferreira Te-les. A nova gestão assumiu a escola em janei-ro deste ano e desde então, juntamente com a excelente equipe de especialistas, servidores e professores, tem realizado ações inovadoras, visando elevar o nível de aprendizagem dos alunos e desenvolver a integração entre a es-cola e a comunidade.

A primeira ação realizada neste ano foi a implantação de um novo modelo de unifor-me para os alunos. O novo uniforme tem a cor azul predominante e é composto de cami-sa, calça e agasalho de frio. A troca do modelo do uniforme sempre foi uma antiga reivindi-cação dos alunos.

Também neste primeiro semestre de 2012, realizamos a pintura da quadra de esportes, compramos mesas e cadeiras novas para os professores, melhoramos a qualidade da merenda escolar e do almoço dos alunos do PROETI (Projeto Escola de Tempo Integral), realizamos o leilão de utensílios inservíveis que estavam acumulados há vários anos na escola e restauramos o portão da entrada dos alunos do Prédio 1. No dia 27 de abril, a banda “Acordes da Juventude”, formada por

alunos da escola, se apresentou na festa em comemoração ao aniversário da cidade de Alfredo Vasconcelos.

No mês de maio, em comemoração ao dia das mães, a escola realizou uma comemora-ção na manhã do dia 11 de maio. Todas as mães dos alunos foram convidadas. Iniciamos as homenagens com a Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, celebrada pelo Pe. Jorge. Em seguida, no anfiteatro da escola, os alunos apresentaram músicas e poesias em homenagem às mães. Realizamos um sorteio de brindes para as mães presentes e servimos um saboroso lanche para todos os presentes.

A escola está participando do Torneio Es-portivo Bom de Bola, Melhor da Escola da Vara da Infância e da Juventude de Barbace-na. A equipe de Futsal da escola do módulo I conquistou o 3º lugar nos Jogos Escolares de Minas Gerais em Andrelândia.

A Escola conta com cerca de setecentos e sessenta alunos, divididos em 25 turmas e funciona em dois prédios. O prédio dois ne-cessita urgentemente de uma reforma. A dire-ção da escola não está medindo esforços para conseguir, junto à Superintendência Regional de Ensino de Barbacena e a políticos impor-tantes da região, a construção de um prédio novo para a referida escola. O vice-diretor

Erivelto Ferreira Teles esteve em reunião com o deputado federal Bonifácio Andrada para tratar da tão sonhada reforma do prédio dois da escola.

A direção da Escola, juntamente com toda a sua equipe de profissionais deseja, com estas ações, criar um ambiente agradável e seguro para os jovens estudantes, no qual estes pos-sam se desenvolver e tornarem-se cidadãos ativos, colaboradores e conscientes.

No dia 7 de julho a escola realizará a sua tradicional Festa Julina. No mês de junho se-lecionamos os jovens protagonistas que par-ticiparão do Peas Juventude 2012. Em agosto realizaremos a Gincana Ecológica, sob a co-ordenação da professora Tânia. Em setembro realizaremos o Festival da Canção em par-ceria com a Prefeitura Municipal de Alfredo Vasconcelos.

Queremos conclamar toda a comunidade escolar, especialmente os alunos e suas famí-lias para juntos construirmos a escola ideal para todos, na qual haja paz, amor, fraterni-dade e conhecimento.

Erivelto Ferreira TelesVice-diretor da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário.

Inovação e Renovação em 2012

Page 13: Julho de 2012

Via Real13

Julielle NoivasVestidos para Noivas, Damas, Madrinhas, Debutantes e CamponesasTernos para Noivos, Pajens, Padrinhos e FormaturasOrnamentação natural e artificialOferecemos também

Músicos para casamentos

Fone: (32) 3333-2111

Carandaí - Rua Imaculada Conceição, nº 20, loja 04 - Centro

Barbacena - Rua General Osório, nº 41 - Bairro São GeraldoFone: (32) 3361-3140

Aconteceu, em Alfredo Vasconce-los, a formatura dos alunos do Pro-grama Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, que é ministrado pelo Sargento Eugênio para alunos do 5º ano das escolas mu-nicipais.

Os objetivos do PROERD estão voltados ao desenvolvimento das ca-pacidades necessárias para que tomem autonomia de suas vidas, com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de drogas.

Formatura do PROERD em Alfredo Vasconcelos

A comunidade de Hermilo Alves, no municí-pio de Carandaí, viveu mais um “Arraiá de Her-milo Alves”, que este ano foi em sua décima ter-ceira edição. O evento, que aconteceu de 22 a 24 de junho, foi mais uma das mais animadas festas juninas de toda a região, que com suas atrações e comidas típicas teve um recorde de público. Passaram pelo Arraiá mais de 4 mil pessoas.

No primeiro dia do evento, a Quadrilha da Volta Grande, de Ressaquinha, realizou uma bela apresentação. Para encerrar a noite, o ani-

mado show com Alex Alves. No sábado, 23, foi a vez da Quadrilha de Hermilo Alves encantar o público. Quem ficou responsável por animar o restante da noite foi a dupla Gabriel & Ronal-dinho. Como é tradição, teve a passagem pela fogueira de São João.

No domingo, as atividades tiveram início com uma missa celebrada na Capela de São Se-bastião. Logo após aconteceu show de prêmios. A dupla Vicente Medeiros e Renato encerrou a programação com um animado show. Durante

o show aconteceu um concurso de forró e a du-pla vencedora foi Renata e Anísio, que são da comunidade.

A festa este ano só foi possível graças ao apoio e à união de toda a comunidade e dos patroci-nadores: Prefeitura de Carandaí, Conferências SSVP de Hermilo Alves, Bar da Estação, Super-mercado São Sebastião, Oficina e Borracharia Hermilênce, Salão e Confecções da Aparecida, Bar e Buffet Conviniência da Coceni, TransA-quíno e Queijos do Adailton.

Sucesso de público no Arraiá de Hermilo Alves

Page 14: Julho de 2012

Via Real 14

Núcleo Dr. Nasser Feres

Ressaquinha - Rua Juca Fonseca, 04 - Centro Tel.: (32) 3341-1412 Cristiano Otoni - Rua Prof. Mário R. Pereira, 351 - Centro Tel.: (32) 3724-1232 Carandaí - Rua Ludgero Baêta Neves, 48 - Centro Tel.: (32) 3364-3344

E-mail: [email protected]

Especialista em promover sorrisos !

Odontologia Integrada

05. Meus dentes terão aparência normal?

*Sim. Uma das grandes vantagens do tratamento com implantes é a possibili-dade de realização de próteses com alto nível estético e funcional. Um tratamento realizado com sucesso deverá devolver a aparência normal à dentição.

06. Poderei me alimentar normalmente com os implantes?

*Sim. Após a conclusão do tratamento, não haverá limitações alimentares. Alimentos

excessivamente duros deverão ser evitados.

07. Existe o risco de rejeição dos implantes?

*Não. O titânio utilizado na produção dos implantes é biologicamente aceito pelo organismo, não havendo risco de rejeição.

08. Até quantos anos o paciente pode fazer implantes?

*Não existe um limite de idade para a reali-zação dos implantes. Desde que o paciente esteja saudável e apresente estrutura óssea adequada, poderá se submeter à cirurgia. Todos os pacientes deverão ser avaliados previamente pelo especialista e exames com-plementares podem ser necessários para o correto diagnóstico e plano de tratamento.

09. Quanto custa o tratamento com implan-tes?

*O tratamento com implantes tem sido muito difundido atualmente por seu alto grau de sucesso, tornando-o cada vez mais acessível financeiramente. Consulte o seu especialista para um perfeito diagnóstico e planejamento financeiro de seu caso.

Perguntas frequentes em Implantodontia:

Carros 0 Km e seminovosOs melhores carros 0 km e seminovos

você encontra aqui!

Page 15: Julho de 2012

Via Real15

Instituído pela Organização das Nações Uni-das, o Dia Mundial de Combate às Drogas foi comemorado dia 26 de junho. O problema das drogas, mal que atinge 280 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU, gera violência, de-sestruturando famílias, fragilizando a saúde dos usuários e comprometendo a qualidade de vida da nossa sociedade.

Preocupada com o futuro dos cidadãos, a Po-lícia Militar de Minas Gerais se faz presente na prevenção, por meio de cursos e palestras em es-colas e comunidades, sugerindo alternativas ao uso das drogas. Não se trabalha somente através da repressão, mas também através de repasse de informações sobre grupos de ajuda e recupera-ção, sempre buscando reafirmar o compromisso

de fazer de “Nossa profissão, sua vida”.Em Barbacena, o grupo Narcóticos Anônimos

(NA) possui reuniões abertas ao público aos sá-bados, de 19h30min às 21h30min, na Rua Olinto Magalhães, 52, sala 01, anexo a Sociedade São Vi-cente de Paulo. Também toda última terça-feira de cada mês, na Travessa Ceará, 168, casa 10 – Antigo prédio da Polícia Florestal, no bairro Boa Vista.

Se você tem problemas na família com usuá-rios dependentes, participe! Há um grupo especí-fico para ajudar a família do dependente. O nome do grupo é NAR-ANON, e as reuniões aconte-cem às quintas-feiras, às 19h30min e aos sábados às 16h30min, também na Rua Olinto Magalhães, 52, sala 01, atrás da Igreja do Rosário.

PMMG, 237 anos construindo cidadania ao lado do povo mineiro.9º BPM, 80 anos de história.Visite o nosso site: www.pmmg.mg.gov.br/9bpm

Dia Mundial de Combate às Drogas

A Polícia Militar apreendeu na zona rural de Ressaquinha, na tarde do dia 15 de junho, vinte e seis tabletes, cada um com peso de aproximadamente um quilo, de uma substância esverdeada com característica de maconha. O material estava enterrado den-tro de um tambor. Também encontraram enterradas uma escopeta de dois canos, Cali-bre 12, doze munições intactas do mesmo calibre, um rádio transceptor “HT” da marca Icom e duas balanças de precisão. No interior de um balde foi localizado um revólver com a numeração raspada de calibre 38 com seis munições intactas, juntamente com mais três munições de calibre 12 e três munições calibre 380. A Polícia Militar chegou até o local depois de receber uma denúncia anônima. O proprietário do sítio foi preso em flagrante e assumiu a responsabilidade por todo o material encontrado, e outras duas pessoas também foram presas por associação ao tráfico.

Polícia Militar apreende drogas na zona rural de Ressaquinha

Duas mortes no acidente com ônibus da cantora Mart’nália

Morreu na tarde do dia 26 de junho, na Santa Casa de Mi-sericórdia, em Barbacena, Wallyson Rodrigo da Silva, de 27 anos, que residia no bairro Carijós, em Conselheiro Lafaiete. Ele é a segunda vítima fatal do acidente com o ônibus da can-tora Mart’ nália, que sofreu acidente perto de Ressaquinha, no domingo, dia 24, ao colidir com um Gol. O motorista do ônibus fretado da empresa TJ Turismo, com placa JSX – 9720, de Itaboraí-RJ, Sebastião Manoel Teixeira, de 57 anos, que es-tava sem cinto de segurança, foi ejetado para fora do veículo e morreu no local.

No acidente outras 14 pessoas, inclusive a cantora, ficaram feridas, sendo que onze delas eram da equipe da artista, que havia feito um show na noite anterior no Sesc-Paladium, em Belo Horizonte. Outros dois ocupantes estavam no carro de passeio, inclusive Wallyson e também Rafael Tavares, de 27 anos. Os feridos foram socorridos e levados para a Santa Casa de Misericórdia, em Barbacena. Os músicos estavam com fe-rimentos generalizados. A cantora Mart’nália estava com sus-peita de fratura no braço esquerdo.

O Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões no tratamento de pa-cientes com doenças relacionadas ao cigarro, revela estudo inédito fi-nanciado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT). O valor equi-vale a 30% do orçamento do Minis-tério da Saúde em 2011 e é 3,5 ve-zes maior do que a Receita Federal arrecadou com produtos deriva-dos ao tabaco no mesmo período. A divulgação foi feita na véspera do Dia Mundial sem Cigarro, cria-do pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo demonstra ainda que o tabagismo é responsá-

vel por 13% das mortes no País. São 130 mil óbitos anuais (350 por dia). Os resultados são fruto da análise de dados de 15 doenças relaciona-das ao cigarro. Quatro delas - car-díacas, pulmonar obstrutiva crô-nica, câncer de pulmão e acidente vascular cerebral - responderam por 83% dos gastos.

Os custos, segundo uma das coordenadoras do estudo, a econo-mista da Fundação Oswaldo Cruz Márcia Teixeira Pinto, são referen-tes às despesas tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na saúde suplementar. “Há tempos

buscamos números que indiquem o impacto do tabagismo na econo-mia do País”, diz a diretora execu-tiva da ACT, Paula Johns. Um dos argumentos da indústria do fumo para frear medidas de prevenção é a alta arrecadação de impostos, além da alta quantidade de empre-gos concentrada na atividade.

No debate mais recente, feito durante a discussão da resolução da Agência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) para proi-bição de aditivos ao cigarro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) apontou que em

2010 a indústria recolheu R$ 93 bilhões de tributos e gerou receita de R$ 4,1 bilhões. “Não concorda-mos com o número apresentado por eles de arrecadação. Mesmo assim, é mais do que a metade do gasto com doenças”, afirma Paula. Segundo ela, os números mostram que ainda há muito o que ser fei-to no combate ao tabagismo. Entre reivindicações está a regulamenta-ção da lei que proíbe fumo em lo-cais públicos fechados e a da proi-bição de propaganda nos locais de venda.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo.

Brasil gasta R$ 21 bilhões devido aos males do cigarro

créd

ito fo

to: e

m.co

m.b

r

Page 16: Julho de 2012

Via Real 16

hh

h