notícias das praias

16
1

Upload: salim-jorge-burihan

Post on 08-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Um jornal de variedade seditado na cidade de Caraguatatuba, Estado de São Paulo, Brasil.

TRANSCRIPT

Page 1: Notícias das Praias

1

Page 2: Notícias das Praias

2 Noticias das Praia

Editor Salim Burihan - MTB 14067Colaboradores: José Mario Silva e Giane D’Angelo

Diagramação e Arte Richard LippiProdução Gráfica Atlântica Gráfica e Editora Ltda

NP (Notícias das Praias) R. Ilhabela , 15 - Sumaré - Caraguatatuba/SP - CEP 11661-300Tel. (12) 7814-5051 email: [email protected]

Expediente

do presidente LulaO irmão mendigo

ra manhã de sexta-feira, 24de junho de 1994, dia do jogodo Brasil contra Camarões pelaCopa do Mundo dos EUA. Tinha

comprado carne e cerveja parafazer um churrasco durante o jogoquando recebi uma ligação daredação da Folha em São Paulo.“Salim, o editor pediu que vocêfosse até Ilhabela para levantar umaestór ia. Chegou até e le umainformação de que o Lula tem umirmão que vive como mendigo emIlhabela. Ele quer que você localize apessoa e faça uma entrevista com ela”.

Na época, Lula disputava apresidência com Fernando Henrique.Tinha preparado tudo para curtir numaboa o jogo do Brasil, esses dias queninguém sai de casa e nada acontece,mas lá fui eu. Ilhabela tinha poucoscomércios abertos e quase ninguémnas ruas. Eu tinha que localizar JoséRubens Inácio da Silva, um dos dezirmãos por parte de pai de Lula. Opai dele, Aristides Inácio da Silva,após deixar a primeira mulher (amãe de Lula), dona Lindu (EurídiceFerreira de Melo), com quem teve setefilhos, em Garanhuns-PE, juntou-secom Valdomira Ferreira de Góis, comquem teve outros dez filhos.

Zé Rubens, como ele era

conhecido, sofria de alcoolismo e viviapelas ruas da ilha. Onde achar o tal deZé Rubens? Encostei num dos poucosbotecos abertos e perguntei se alguémconhecia ele. Ninguém conhecia. Ummorador disse que tinha um mendigoque falava que era irmão do Lula, masque ninguém acreditava. “Papo debebum”, comentou. Perguntei ondepoderia encontrá-lo. Disseram-me queZé fazia bico em um mercadinho.

Encontrei o mercado. “O Zé apareceàs vezes, principalmente quando estásóbrio”, afirmou um dos funcionários.Indaguei se ele era realmente irmãodo Lula. “Ele fala, mas ninguémacredita. Você acha que se o Lula fosseirmão dele iria deixá-lo vivendo comomendigo? Principalmente, agora,candidato a presidente da República?”,questionou o funcionário.

Zé poderia ser encontrado no píerdos pescadores. Fui até lá e outropescador comentou que ele e mais trêsandarilhos tinha ido em direção a umacachoeira. Peguei a estrada de terra efui atrás. Vi quatro homensmaltrapilhos caminhando pelaestrada. Parei o carro e pergunteiquem era o Zé Rubens. “Eu, porquê?”, respondeu um deles. Descido carro e expliquei que era daFolha de S.Paulo e que gostaria de

entrevistá- lo. E lenegou. Ins i st i . E,graças aos amigosdele, consegui aentrevista. Coloqueitodos no carro e fomosaté um boteco. Pagueia rodada de cervejapara conversar a sóscom Zé Rubens.

Zé confirmou: era irmão de Lula.Contou detalhes da vida da família, dosirmãos e de sua própria vida. “Moço,não faça nada para prejudicar meuirmão. Ele não tem culpa pela vida quelevo. Ele sempre quis me ajudar, maseu nunca permiti. Caí no alcoolismo evivo nas ruas por causa de umadesilusão amorosa (a mulher o tinhadeixado). Minha família sempre foimuito sofrida. Meu irmão é uma pessoaboa. Acredito que ele vai se elegerpresidente da República e ajudar aspessoas mais pobres...”, disse.

Logo após a entrevista, Zé Rubenssumiu de Ilhabela. Outro irmão de Lula,Jackson, foi até a ilha, tirou Zé Rubensdas ruas e levou-o para Vicente deCarvalho. A família temia que, por ser anode eleição, o fato de Zé Rubens viver comomendigo fosse usado contra Lula.

FH venceu no primeiro turno com55% dos votos, contra 27% obtidos porLula. Zé Rubens morreu sem ver oirmão ser eleito presidente daRepública. Ele morreu em abril de 2002,vítima de cirrose hepática peloconsumo excessivo de álcool.

Naquela tarde de 24 de junho de1994, enquanto eu tentava localizar e

" Nas eleições presidenciais de 94, Lula enfrentava Fernando Henrique,quando recebi uma informação de que um irmão do petista vivia comomendigo em Ilhabela. No dia do jogo Brasil X Camarões, pela Copa doMundo dos EUA, perdi o churrasco e a partida, mas consegui localizar eentrevistar José Rubens, que logo após a entrevista, foi retirado da ilhapela famíia, que temia que o fato fosse utilizado contra Lula..."

Zé Rubens, irmão do Lula

entrevistar Zé Rubens, o Brasilvenceu Camarões por 3 x 0... Obate-papo com o Zé Rubens foi maisinteressante. Aliás, nem sei quemfez os gols naquele jogo...

Page 3: Notícias das Praias

3

Luciano: homicídio

ou suicídio?

“Família discorda deversão dada pela políciasobre sua morte”

comerciante LucianoAntunes de Oliveira, 44anos, foi encontradomorto dentro de sua

casa, na região central deCaraguá, no dia 2 de setembrode 2007. A Polícia Civil concluiuo inquérito e, com base em suasinvestigações, apontou que ocomerciante teria cometidosuicídio. A justiça, no entanto,arquivou o processo judicial0426/2007 por falta de base paraa denúncia. De acordo com oartigo 18 do CPP (CódigoProcessual Penal), o casopoderá ser reaberto casosurjam novas provas.

A família contesta a versãoapresentada pela Polícia de queLuciano teria se suicidado.Otávio Antunes, pai docomerciante, acredita que ofilho teria sido assassinado. “Eleera espírita praticante, jamaiscometeria o suicídio”, disseAntunes. Ele contou queseu filho vinha sendoameaçado nos dois mesesque antecederam a suamorte. Antunespretende levar o casoadiante, mesmo após aconclusão doinquérito policial.

Antunes apontadois documentosimportantes paradiscordar da versãodada pela polícia.O laudo

necroscópico (nº 3092/07),assinado pelos legistas ArnaldoRossielo e Anizio Pires, informounão ter encontrado área dechamuscamento e tatuagem nolocal do tiro (acima da orelhadireita) e que o tiro teria sidodisparado a mais de 40centímetros de distância. Olaudo também não definiu sehouve suicídio ou homicídio.

O exame residuográfico,feito pelo Instituto deCriminalística, assinado peloperito Luiz Carlos Abreu edivulgado em 8 de outubro de2007, afirmou que não haviamarcas ou sinais de pólvora nasmãos direita e esquerda deLuciano. O perito utilizou ométodo “Feigel Suter” para

identificar apossível presençade pólvora nasmãos docomerciante. Oresultado foinegativo.

A n t u n e sc o n t e s t ainclusive asinformaçõesdadas pelapolícia de

que Luciano teria se envenenado.A polícia informou terencontrado veneno nas víscerasdo comerciante. “Nãoencontraram nenhum veneno nacasa. É muito estranho que eletomasse o veneno e depoisainda atirasse em si mesmo. Issonão tem cabimento...”,comentou Antunes.

vida social e profissionalcontinuava a mesma: trabalhavadurante a semana e nos fins desemana e feriados curtia asbaladas ou as viagens com osamigos.

No dia 2 de setembro de2007, um dia após completar 44anos, Luciano foi encontradomorto num dos quartos da casa.O pai, após telefonar váriasvezes para cumprimentá-lo e

não conseguir falar com o filho,decidiu ir até a sua casa, paralhe dar os parabéns e entregarum presente, uma garrafa devinho.

O pai tocou a campainha e ofilho não apareceu para abrir aporta. O carro estacionado nagaragem demonstrava que elese encontrava em casa. O paidecidiu, então, retornar maistarde. Novamente, ninguémapareceu para abrir a porta dacasa. Faltavam 15 minutos paraas quatro da tarde, quando opai, que tinha uma chave daresidência, decidiu entrar paraconferir se o filho se encontravaou não no local.

Não encontrou o filho e iadeixando a casa quando selembrou de ir até o quarto doshóspedes. Para espanto do pai,o jovem encontrava-se caído nocarpete, sem sinal de vida, comum ferimento de bala nacabeça. Numa das mãos,Luciano segurava um revólvercalibre 32. Segundo o pai,Luciano estava caído, com osbraços abertos e as pernascruzadas; a face voltada paracima. O pai imediatamenteacionou a polícia militar.

Constatou-se na ocasião quea porta da área de serviço

estava entreaberta, com umachave mixa na fechadura. Navaranda, uma escada estavaencostada na parede que davaacesso à casa vizinha. A períciatécnica fez fotos no local docrime e recolheu material paraperícia, principalmente dasmãos do comerciante, para verse identificava possíveisresíduos de pólvora. A políciacivil suspeitava até então dehomicídio ou suicídio.

SaudadesA morte de Luciano

repercutiu na cidade e nacapital, onde mantinha muitosamigos. No seu Orkut forampostadas centenas demensagens de amigos e amigas.Todos aqueles que mantinhamamizade com o comerciante nãoconseguiam acreditar napossibilidade de ele ter cometidosuicídio. A suspeita maior era deque Luciano teria sido assassinado.Por quem? Ninguém imaginava.Chegou-se a comentar de umpossível crime passional. Ele teriase envolvido com uma jovem dacapital, cujo namorado não teriagostado da relação e viviaameaçando o comerciante. Nadafoi comprovado pela polícia.

Hoje, alguns amigos, maisíntimos, acreditam na versão dosuicídio. “Apesar de não acreditarno dia de sua morte que ele tivessese matado, hoje acredito nestapossibilidade. Acho que ele seabateu com os problemasfinanceiros e, deprimido, optoupelo suicídio”, afirmou A., amigode Luciano. Outro amigo, S.,lembra que, numa conversa nomesmo ano de sua morte, Lucianoteria afirmado que não chegaria àidade dele, então com 54 anos.“Vou partir mais cedo”, teriaafirmado Luciano. Dois anos depoisde sua morte, Luciano continuasendo lembrado pelos amigos.Deixou muitas saudades...

MorteLuciano era um rapaz alegre

e de bem com a vida, muitoquerido e conhecido por todosem Caraguá. Gostava de praia,principalmente da Martin de Sá,onde era um dos primeiros achegar. Praticava frescobol etênis. Bonito, cuidava do corpodiariamente, freqüentando umaacademia da cidade. Freqüentavaos melhores bares. Nas baladas,estava sempre acompanhado debelas mulheres. Namorou sempreas jovens mais bonitas, moradoras,veranistas ou turistas. Eraapelidado de “Luciboy” e“Jorginho Guinle de Caraguá”,por estar sempreacompanhado de belasmulheres.

Freqüentava a altasociedade. Era queridopelos amigos e amigas.Vivia com os avôs,numa casa do centroda cidade. Com amorte dos avôs,passou a viver sozinho.Nos últimos meses,Luciano passava pord i f i c u l d a d e sfinanceiras; mesmoassim mantinha suarotina de vida. Sua

Polícia

Page 4: Notícias das Praias

4 Noticias das Praia

Diretoria encerra mandato

atual diretoria da ACE(Associação Comerciale Empresar ia l ) ,pres id ida peloempresário Paulo Bijos,

encerra no f im do mês omandato de dois anos àfrente da ent idade. B i josgarantiu em entrevista ao NPque encerra sua gestãoplenamente realizado. O novopres idente, Rui FernandoCoutinho, assume a entidadeem janeiro. Não houve chapade oposição na disputa pelapresidência da entidade.

“O fato de não ter chapade oposição é s inal que aatual diretoria correspondeuàs expectativas”, disse Bijos.Para e le, Cout inho darácontinuidade aos projetosprogramados pela atuald i retor ia, entre e les aimplantação do clube de lazere da cooperativa de créditopara os comerciantes.

“Coutinho é uma pessoaséria, idônea e com experiênciasuficiente para fazer umexcelente mandato”, afirmou.Coutinho, aposentado do Bancodo Brasil, foi vice-presidente deBijos nos dois mandatos. Bijospermanecerá na diretoria, nocargo de 2º vice.

Bijos assumiu a ACE em 2006.Em quatro anos ele, emconjunto com seus diretores,admitiu ter garantido muitosbenefícios aos comerciantes eempresários locais. Eledestacou entre as principaisações: a reestruturação daparte administrativa efinanceira; renovação do setorde informática; agilização dosistema de consulta SPC;ampliação do clube deconvênios; criação da área depesquisa, sistematização dojornal da entidade; criação dacampanha de Natal e doEmpresa Nota 10; do Caraguá aGosto e do Super verão, emparceria com a prefeitura;ampliação dos serviços daUnimed; e iniciação da sedeprópria.

Apesar de dobrar o númerode associados, de 500 em 2006para mil em 2009, Bijos destacacomo conquista principal daatual diretoria a construção da

sede própria, com 525 metrosquadrados de área construída,ficando o térreo para o setoradministrativo e, no segundopiso, um auditório comcapacidade para 200 pessoas.Foram investidos R$ 500 mil naobra, que deverá ser concluídaem julho de 2010. Após 44 anosde fundação, a entidade ganha

não são associados. Associando,eles tornam a ACE mais forte eisso pode ampliar as conquistasque tragam benefícios aocomércio”, disse.

Segundo e le, ao n ívelmunicipal, a ACE poderia lutarpela redução do ISS e IPTU,pela melhor ia do trâns itolocal, pela criação da Zona

experiência que vou guardarpor toda a minha vida. Trata-se de um trabalho voluntário(sem remuneração), masmuito gratificante”, finalizou.Logo após deixar o cargo, eleirá se dedicar ao ramo daconstrução civil.

fundamental para traçar ofuturo comercial e turístico deCaraguá. Segundo ele, a últimapesquisa foi realizada em 2002e estaria totalmente defasada.Bijos alegou que com a pesquisaos empresários ligados aoturismo poderão fazerinvestimentos mais seguros. “Temosinúmeras carências no setorturístico, como a falta de hotéisde primeira linha, de sinalizaçãoturística, dificuldades deacesso...”, destacou.

A presidente da Contur,Mirian Patitucci, tambémconsidera a pesquisaimportantíssima para o poderpúblico e para a iniciativaprivada. “Vamos conhecer oolhar externo, ou seja,daqueles que freqüentam acidade. Vamos saber os pontosnegativos, os pontos positivos eprincipalmente obter dados quegarantam investimentos maisseguros por parte do poderpúbl ico e da in ic iat ivaprivada”, disse.

Para Mirian, o crescimentocomercial e do turismo denegócios não prejudicou onosso turismo; pelo contrário,beneficiou a cidade como umtodo. Segundo ela, hoje oshotéis e restaurantes do centrovivem lotados pelos funcionáriosda Petrobras e empresasterceirizadas. Isso beneficiou aocupação de hotéis e pousadasda região sul, que viviam ociososem boa parte do ano. “Comisso a ocupação dos hotéis epousadas na região norte deCaraguá e sul de Ubatubatambém irá crescer,pr inc ipalmente natemporada”, afirmou.

A pesquisa, segundo ela,também irá destacar quais oseventos mais procurados pelosturistas e veranistas. “A pesquisamostrará se eventos como oMegacycle, o Super Verão, osfestivais do Camarão e Mexilhãorealmente atraem os turistas everanistas. Aqueles que foremmais destacados pelos nossosvisitantes deverão ser maisvalorizados por parte do poderpúblico e iniciativa privada”,adiantou.

sua sede própria.“Preparamos a entidade para

o futuro. Com o novo prédioofereceremos melhorescondições aos funcionários e aoempresariado local. O novoauditório poderá atender até200 pessoas nas palestras,cursos e t re inamentos. Oauditór io atual atendeapenas 30 pessoas”, afirmou.Segundo ele, a ACE hoje estápr ior izando mais aqualificação da mão-de-obrado que campanhas paraaquecimento das vendas. “Ocomércio está bemconcorrido e movimentado,fa l ta a mão-de-obraqualificada”, contou.

A cidade tem cerca de seismil estabelecimentos e outrosquatro mil na informalidade. Porque apenas 10% doscomerciantes legalmenteestabelecidos são associadosda ACE? “ I sso ocorre emqualquer cidade. Aqui faltauma maior conscientizaçãopor parte daqueles que ainda

Azul e até mesmo pelamelhoria do acesso à cidadejunto ao governo estadual.Para Bijos, a cidade teve umdesenvolv imento muitorápido, mas não estavapreparada. A s i tuaçãocomplicou-se ainda mais comas obras da base de gás.

Segundo e le, a c idadeenfrenta problemas nas áreasde saúde, habitação, sistemaviário e principalmente noacesso principal, a rodoviados Tamoios. Ele afirmou queo governo do Estado tem dedupl icar a rodovia e aprefe itura reformular os istema viár io local; casocontrário, o trânsito ficaráum caos. “Caraguá perdeusua característica turísticapara se transformar numgrande centro comercia lregional”, argumentou.

“Foi uma exper iênciagratificante presidir a ACEpor quatro anos. Eu pudecontribuir com a cidade quetão bem me acolheu. Foi uma

Comércioe deixa ACE com sede própria

Contur quer pesquisapara checar nova realidade

turística da cidadeCaraguá mudou muito nos

últ imos anos. A c idadeefetivou-se de vez como ocentro comercial da região,principalmente a partir dachegada da Petrobras e asobras da base de gás. Ocrescimento do mercadoconsumidor atraiu e atraiinúmeras novas empresas àcidade. O turismo de negócioscresce a cada dia. Empresáriosde várias partes do País buscaminformações diariamente na ACE(Associação Comercial eEmpresarial) interessados em seinstalar no município.

Com o cresc imento docomércio e do turismo denegócios, estaria a cidadeperdendo sua característicatur íst ica? Tudo indica ques im, mas para deixar o“achismo” de lado, nadamelhor do que uma pesquisaséria para obter informaçõessobre o futuro turístico denossa c idade. O Contur(Conselho Munic ipal deTurismo), reunido no dia 3 dedezembro, propôs arealização de uma pesquisajunto aos turistas na temporadaque se aproxima.

O presidente da ACE, PauloBijos, acha a pesquisa

Paulo Bijos

Coutinho

Page 5: Notícias das Praias

5

Com base de gás aluguelaumenta 43% em Caraguá

O turista que buscar casas eapartamentos para alugar no litoralpaulista, principalmente emCaraguatatuba, vai tomar um sustoneste ano. Empresas de olho nosnegócios do petróleo saíram na frentee reservaram casa para funcionários, oque inflacionou o mercado.

Cidade em que a nova fase daeconomia no litoral já chegou, emCaraguatatuba o preço dos aluguéissubiu 43% desde outubro do anopassado, segundo pesquisa feita peloCreci (Conselho Regional de Corretoresde Imóveis).

Essa inflação decorre da instalaçãoda base de gás em Caraguá, que aPetrobras pretende começar a operarem dezembro de 2010 para processarreservas do Campo dos Mexilhões.

“Para locação, você não vaiencontrar nada nesta temporada. E ospreços continuam em elevação. Emgeral, são as próprias empresas quealugam, e o mercado não deu conta”,afirma Gerson Frateschi, que respondepelo Creci em Caraguá.

“Essa nova demanda implica anecessidade de reformular oplanejamento da cidade para organizar,na zona sul de Caraguá, zonasresidenciais e industriais, de apoio aopetróleo”, afirma o prefeito AntonioCarlos da Silva (PSDB).

“Aqui temos terrenos livres na zonasul. Podemos receber núcleoshabitacionais tanto de baixa como demédia e alta renda”, diz o prefeito deCaraguá.

(Fonte: Folha de S.Paulo)

Petrobras terá unidade flutuantede liquefação de gás para o pré-sal

A Petrobras pretende instalar umaunidade de liquefação flutuante nosegundo projeto-piloto que seráoperado no pré-sal da Bacia de Santos,a partir de 2013. De acordo com odiretor de exploração e produção daestatal, Guilherme Estrella, aconstrução de uma unidade emCaraguatatuba, para receber o gás queserá produzido pelo piloto de Tupi, semostrou inviável de ser replicada devidoa questionamentos ambientais.

“A experiência que temos com aimplantação da planta deCaraguatatuba, em local turístico,extremamente sensível do ponto devista ambiental, certamente não podeser repetida. A solução que estápintando como a mais provável é tudoembarcado”, afirmou Estrella, emevento promovido pela FundaçãoGetúlio Vargas (FGV).

O executivo afirmou que a Petrobras

já tem os contratos assinados com ofornecedor de tecnologia paraliquefação embarcada, mas nãoinformou o nome da companhia com queserá feita a parceria. A expectativa,segundo Estrella, é de uma liquefaçãoentre 1,5 milhão e 3 milhões de metroscúbicos de gás natural por dia para osegundo piloto, que pode ser instaladoem Iara, Tupi ou Guará. O primeiropiloto, cujo gás escoará porCaraguatatuba, entrará em produçãoem dezembro do ano que vem.

“A tecnologia já existe, temos apenasque adaptar a tecnologia a uma unidadeembarcada”, frisou, sem estipular otamanho médio que as plantas deliquefação de gás terão para operaçãono pré-sal.

(Fonte: Valor Econômico)

Pré-Sal deve render R$ 614milhões para o Litoral Norte

As atividades de exploração depetróleo e gás na camada do pré-salpoderão injetar na economia do LitoralNorte cerca de R$ 614 milhões a partirde 2018. O valor representa quase 92%do atual orçamento das quatro cidades(R$ 670 milhões). Atualmente, asprefeituras recebem royaltiesreferentes ao embarque e desembarquede petróleo em São Sebastião. Hoje aANP (Agência Nacional de Petróleo)destina aos cofres públicos de SãoSebastião R$ 40 milhões anuais; R$ 21milhões para Caraguá; e R$ 12 milhõespara Ilhabela.

A partir de 2018, os royaltiesprovenientes do pré-sal devem injetarR$ 434 milhões anuais em Ilhabela; emSão Sebastião, R$ 93,5 milhões; emCaraguá, R$ 76 milhões; em Ubatuba, R$11 milhões. O faturamento com o pré-sal deve aumentar ainda mais com asmudanças que devem ocorrer na formade exploração de petróleo e gás,passando de concessão para partilha deprodução. O projeto foi aprovado peloCongresso Nacional.

(Fonte: ValeParaibano)

“A experiência que temos com a implantação daplanta de Caraguatatuba, em local turístico,extremamente sensível do ponto de vistaambiental, certamente não pode ser repetida. Asolução que está pintando como a mais provávelé tudo embarcado”, afirmou o diretor deexploração e produção da estatal da Petrobras,Guilherme Estrella, em evento promovido pelaFundação Getúlio Vargas (FGV).

Túnel do gasoduto Caraguá - Taubaté

Economia

Novidades do Pré-Sal

Page 6: Notícias das Praias

6 Noticias das Praia

IPTU e Taxas serão atualizados

O Valor de Referência do Município (VRM) passará a valer a partir de 1ºjaneiro R$ 2,06, correspondente a uma correção de 4,17%, referente à variaçãodo período de novembro de 2008 a outubro de 2009, de acordo com o ÍndiceNacional de Preços ao Consumidor (INPC), adotado pelo município para atualizaçãoda VRM.

Os 73.225 carnês de IPTU serão distribuídos aos contribuintes a partir do fimdo mês. Quem pagar a vista, em janeiro, terá um desconto de 10%. Ocontribuinte que quitar em fevereiro terá desconto de 5%. O contribuinte poderáoptar pelo pagamento em 11 parcelas.

A Lei de Anistia oferecida pela prefeitura este ano possibilitou a arrecadaçãode R$ 12 milhões aos cofres públicos. Cerca de 13 mil, dos 43 mil contribuintesinadimplentes, procurou a dívida ativa para regularizar seus débitos. A medidavigorou por três meses.

Convênios resultam em investimentosda ordem de R$ 3 milhões

Em quatro convênios assinados pelo prefeito Antonio Carlos com a secretariada Casa Civil e Economia e Planejamento, a prefeitura obteve R$ 3 milhões. Osrecursos serão utilizados na construção de 415 metros de galeria de águaspluviais no córrego do Ipiranga, no bairro Casa Branca; obras de drenagem naavenida Brasília, no Jardim Jaqueira; construção de ponte de concreto armadoe pavimentação de ruas na Ponte Seca; e implantação de ponte sobre o rioBracuí, no Massaguaçu.

O prefeito Antonio Carlos assinoudia 5 o termo de cessão do prédio,onde funciona hoje a secretariamunic ipal de Saúde (ant igosupermercado Silva), para o Estadoimplantar a partir do segundosemestre de 2010 uma unidade doPoupatempo em Caraguá. Ossecretár ios estaduais S idneyBeraldo (Gestão Pública) e AloysioNunes Ferreira Filho (Casa Civil)estiveram presentes à cerimôniarealizada no Teatro Mário Covas. Osdeputados Ricardo Trípoli, EmanuelFernandes e Samuel Moreiratambém estiveram presentes aoato.

Poupatempoiniciará

as atividadesem 2010

4,17% em 2010

O imóvel onde funciona asecretaria de Saúde foi aceito pelostécnicos responsáveis pelos novosprojetos do programa Poupatempo.O próximo passo é finalizar o editalpara licitação, que escolherá aempresa que fará a implantação egestão da unidade de Caraguá. Au n i d a d e r e a l i z a r á 2 , 7 m i latendimentos por dia. Estarão àdisposição da população, entreoutros serviços, Acessa São Paulo;Banco Nossa Caixa; Detran;Inst i tuto de Ident i f icação;Secretaria do Emprego e Relaçõesdo Trabalho; e e-poupatempo(serviços públicos eletrônicos).

Projeto do Poupatempo

Antonio Carlos assina convênios

Novos horários de coleta de lixo na cidadeDiariamente – 5h às 13h20 / 16h às 00h20 – Região Central: Centro, Ipiranga

e Peixarias;Diariamente – 16h às 00h20 – Região Central: Caputera, Estrela D’Alva,

Califórnia, Benfica, Jd. Primavera, Indaiá e Aruan;Segunda-feira/ Quarta-feira/ Sexta-feira – 16h às 00h20 – Região Central:

Prainha, Martin de Sá, Balneário Camburi, Sumaré e Forest;Terça-feira/ Quinta-feira/ Sábado – 16h às 00h20 – Região Central: Jd.

Gaivotas, Poiares, Jd. Samambaia, Tinga, Itaúna, Jaqueira e Indaiá;Segunda-feira/ Quarta-feira/ Sexta-feira – 5h às 13h20 – Região Sul:

Travessão, Jaraguá, Perequê-Mirim, Colônia de Férias, Jd. Parnaso, Porto Novo,Praia das Palmeiras, Jd. Britânia, Portinho, Morro do Algodão, Jd. das Palmeiras,Recanto do Sol, Balneário Golfinho e Pontal Santa Marina;

Terça-feira/ Quinta-feira/ Sábado – 5h às 13h20 – Região Norte: Sertão dosTourinhos, Massaguaçu (morro), Jd. Gardemar, Jd. Havaí, Jetuba, PortalFazendinha, Jd. Caraguá, Recanto Verde Mar, Tabatinga - Condomínio As Gaivotas– Condomínio Mar Verde I e II, Roteiro do Sol, Cocanha, Mococa, Massaguaçu(praia), Portal Patrimônio, Jd. Do Sol, Jd. Maristela, Jd. Vilagio Verde, Mar I,Rio do Ouro, Jaraguazinho, Cidade Jardim, Jd. Terralão, Cantagalo, Jd.Guaxinduba, Jd. Casa Branca, Olaria Capricórnio I e II, Delfin Verde, ParqueImperial e Jd. Santa Rosa.

Informações ou reclamações: ligar para 3882-4825,empresa Telofran.

Geral

Page 7: Notícias das Praias

7

Um grande número derepresentantes da colônia japonesa, deCaraguá, deixou a cidade nas décadasde 80 e 90, disposto a conseguir aindependência financeira no Japão. Amaioria foi trabalhar nas indústriasjaponesas, atraída por bons salários.Um deles, Edílson Mineki, tornou-seum dos maiores divulgadores docinema brasileiro naquele país.

Mineki era proprietário da PousadaMar e Areia, no bairro do Sumaré, nofinal dos anos 80. Por aqui, ele eramais conhecido por causa do pai, o seuTanji, considerado um dos maisrenomados sushiman do país, na épocaproprietário do RestauranteSushiTanji, no bairro da Liberdade, nacapital paulista.

Ele está há vinte anos no Japão. Lá,trabalhou em fábricas, foi DJ e locutorde FM. “Foi um período muito difícil,mas valeu a pena”, afirmou Mineki.Ele é o organizador do Festival CinemaBrasil, o maior festival de cinema

Mineki divulga cinema nacional no Japão

brasileiro promovido nas cidades deTóquio e Osaka.

O festival completou sua quintaedição em outubro deste ano, com omesmo sucesso de público e crítica dosanos anteriores. O evento conta comapoio do Ministério das RelaçõesExteriores e da Embaixada do Brasil.Os filmes são apresentados emportuguês, japonês e inglês.Paralelamente ao festival, acontecemeventos musicais e exposiçõesartísticas.

“A idéia é introduzir o cinemabrasileiro no Japão. Nossas produçõestêm pouca penetração lá devido àsdiferenças culturais. O público japonêsaprecia as produções locais e filmesnorte-americanos. Alguns filmes comoCidade de Deus e Central do Brasil,introduzidos por distribuidoraseuropéias, chegaram obter um relativosucesso quando exibidos nos cinemasjaponeses”, comentou.

Mineki entende que o festival pode

abrir as portas de uma vez por todaspara as produções nacionais. Oobjetivo é distribuir diretamente osfilmes brasileiros naquele país. “Oapoio do Ministério das RelaçõesExteriores tem sido fundamental nestesentido. Acredito que dentro de maisalguns anos o cinema nacional estarámais presentes no Japão”, adiantou.

Segundo ele, o festival tem sido umsucesso por causa da colôniabrasileira, a terceira maior colônia deestrangeiros no Japão, que perdeapenas para as chinesas e coreanas.Hoje, vivem 300 mil brasileiros nascidades japonesas. No festival desteano foram destaques os f i lmes“Mistério do Samba”, “Doutores daAlegria” e “Se eu Fosse Você 2”.

Uma informação interessante: asnovelas brasi leiras não fazemsucesso por lá. São exibidas apenasnos canais a cabo brasileiros. “Osjaponeses não gostam de novelaslongas. Eles produzem novelas

curtas, que geralmente duram umasemana”, explicou.

Mineki esteve em Caraguá noinício deste mês para rever afamília e os amigos. “É muito legalpoder rever os amigos. Caraguámelhorou muito. A avenida da praiaficou linda”, comentou. Ele disseque o Brasil está realmente muitovalorizado no exterior e que arealização da Copa do Mundo e dasOlimpíadas poderá incluirdefinitivamente o país no seleto grupodos países de primeiro mundo.

O filho, Gabriel Lui, hoje com 11anos, nasceu em Tóquio, maspreserva sua nacional idadebrasileira. O menino foi registradona Embaixada Brasileira. Mineki,durante sua estadia em Caraguá, fezquestão de visitar as praias, bares erestaurantes e de rever o máximopossível de amigos. “Meu maior prazeré realmente matar a saudade dosamigos e da família”, finalizou.

Cultura

Page 8: Notícias das Praias

8 Noticias das Praia

A Secretaria de Segurança Públicado Estado de São Paulo reduziu em 40%o efetivo policial destinado à OperaçãoVerão 2009/2010, apesar do crescenteavanço da criminalidade em nossaregião, principalmente nos meses dealta temporada.

Este ano, segundo informações docomandante CPI-1 (Comando dePoliciamento do Interior), CoronelArivaldo Sérgio Salgado, o LitoralNorte receberá aproximadamente 600policiais militares e 70 viaturas. Aregião também receberá doishelicópteros, um pelotão da Rota, com25 policiais e cinco viaturas, e umGrupo de Regimento de Cavalaria, com10 policiais militares.

Segundo nota assinada pelocomandante do CPI-1, Cel. Salgado, aoperação será iniciada no próximo dia28 e encerrada no dia 2 de fevereirode 2010. A Operação tem por objetivoa intensificação das ações de políciaostensiva na região, visando àpreservação da ordem e a garantia da

Estado reduz reforço policial no Litoral Ntranqüilidade dos moradores emilhares de turistas, período em queaumentam os casos de furtos e roubos,entre outros.

Não dá para entender por que oEstado reduz o efetivo em nossa regiãona temporada de verão. É bom lembrarque nas férias de julho, o Estadodesloca para Campos do Jordão cercade dois mil policiais militares. Se onosso efetivo local já é reduzido paraatender a uma população de cerca de280 mil habitantes, imagine umreforço de apenas 600 homens, paragarantir a segurança durante atemporada de verão, quando apopulação local chega a um milhão depessoas, entre moradores, turistas everanistas?

Na Operação Verão de 2008/2009,a Secretaria de Segurança Públicadeslocou 1.031 policiais militares e 80viaturas para a nossa região. Em 2009,segundo estatística do próprio governoestadual, nossa região registrouaumento nos índices de homicídio,assalto, furto e roubo de carros.

Segundo estatísticas da Secretaria

de Segurança Pública, comparando osprimeiros noves meses de 2008 e 2009,este ano houve um aumento de 9,8%de homicídios; 49% assaltos a mais;um aumento de 44% nos casos deroubos; e 11% a mais de furtos deveículos. A região registrou queda de5,3% nos casos de furtos simples.

Aumentam os índices de roubos

Em Caraguatatuba, nos primeirosnove meses deste, ano foramregistrados 23 homicídios, 1.506furtos, 369 roubos, 65 furtos deveículos e 15 roubos de veículos. Nomesmo período, em 2008, foramcomputados 30 homicídios, 1519furtos, 296 roubos, 81 furtos deveículos e 23 roubos de veículos. Houveum aumento de 28% nos índices deroubos este ano. O Estado aindadivulgou as estatísticas do últimotrimestre do ano de 2009.

Este ano, Caraguá registrou umnúmero maior de índices criminais nosmeses de janeiro e fevereiro: 417furtos e 111 roubos. Justamenteperíodo de alta temporada. Dos 23homicídios ocorridos este ano, cincodeles aconteceram em abril. Emfevereiro e junho não houve registrode homicídios na cidade. O mês deagosto registrou recorde no número deroubos de carros: 4. O maior númerode furtos ocorreu em janeiro: 251. Emjunho, ocorreram 46 roubos na cidade.

Em Caraguá, a situação da PolíciaMilitar é bastante crítica. Existe muitaboa vontade por parte do comando edos policiais militares, mas faltamhomens e viaturas para poder melhoratender à cidade. Recentemente,houve um roubo num comércio daregião central. A viatura chegou 30minutos depois do roubo. A explicaçãodada pelos policiais: a viatura em queeles se encontravam tinha de prestaratendimento do centro até o Porto Novoe que, quando foram acionados paraatender à vítima do roubo, outras cincosolicitações tinham sido feitas para amesma viatura.

O presidente da ACE (AssociaçãoComercial e Empresarial) de Caraguá,Paulo Bijos, criticou a redução doefetivo policial na região. Segundo ele,não existem justificativas para oEstado reduzir o efetivo na temporada,justamente num período em que acriminalidade cresce.

O prefeito de São Sebastião, ErnaniPrimazi, disse que a região mereciauma atenção especial por parte doEstado. Sua cidade receberá 10% amenos de policiais na temporada quese aproxima, comparado com o efetivorecebido no ano passado. “Vamosreceber 160 homens este ano. No anopassado, a cidade recebeu o reforçode 176 policias militares. É precisoaumentar o número de policiais naregião, uma vez que a população locale flutuante cresce a cada ano”,afirmou.

Marcelo Viana

Page 9: Notícias das Praias

9

oral Norte na temporada de verãoCivil priorizará combate ao tráfico e roubos

O Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) deslocará para as cidades do Litoral Norte umtotal de 426 agentes e 65 viaturas. O reforço chegará dia 26 e permanecerá na região até o dia 17 defevereiro. A prioridade será combater o tráfico de drogas e os roubos. Nos finais de semana, a polícia civilcontará com reforços de policiais do Deas (Delegacia Especializada Anti-Seqüestro) e do Garra (GrupoArmado de Repressão a Roubos e Assaltos).

Despesas ficam por conta das prefeiturasO prefeito de São Sebastião Ernani Primazi afirmou que todas as despesas com o deslocamento do

efetivo policial ficará por conta das prefeituras. Segundo ele, a prefeitura investirá R$ 1,5 milhão com oreforço policial que ficará na cidade até o final da temporada de verão. “A prefeitura irá arcar com asdespesas de alojamento e alimentação”, afirmou.

O prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, disse estar satisfeito com o efetivo que será enviado para a suacidade. “O reforço é suficiente, mas teremos dificuldades para cobrir as despesas”, afirmou. Segundo ele,no ano passado a prefeitura gastou R$ 350 mil com o efetivo policial. Colucci disse que pretende reveresses gastos e se possível encontrar outra maneira para cobrir as despesas com o reforço no policiamentosem utilizar a verba pública.

Dicas de segurança para moradores e turistasO CPI-1 divulgou várias medidas para aumentar a segurança da população durante a temporada. Entre as

recomendações estão: instalação de dispositivos de segurança (alarmes); evitar deixar a casa toda apagada;antes de entrar na casa, checar se existem pessoas suspeitas ao redor; em caso de sinais de arrombamento,não entrar na casa; cuidado no momento em que for descarregar o veículo; não permitir a entrada deestranhos na residência; evitar guardar valores em casa; e, em caso de churrasco ou festas, evitar deixaras portas da casa ou da garagem abertas; quando alguém chegar ou for sair, ficar atento. Nas praias, evitardeixar objetos de valores no interior do carro; à noite, evitar estacionar em locais desertos ou escuros nafrente das praias ou avenidas à beira-mar. Em caso de suspeita, acionar o telefone 190.

Segurança Pública

Estatísticas de Janeiro àEstatísticas de Janeiro àEstatísticas de Janeiro àEstatísticas de Janeiro àEstatísticas de Janeiro àSetembro de 2009Setembro de 2009Setembro de 2009Setembro de 2009Setembro de 2009

em Caraguáem Caraguáem Caraguáem Caraguáem Caraguá

- 23 homicídios- 1.506 furtos- 369 roubos- 65 furtos de veículos- 15 roubos de veículos

Operação VOperação VOperação VOperação VOperação Verão 20erão 20erão 20erão 20erão 201111100000

A prefeitura de SãoSebastião informou quetodas as despesas com odeslocamento do efetivopolicial ficará por conta

da prefeitura. Segundo oprefeito Ernane Primazi, aprefeitura investirá R$ 1,5

milhão com o reforçopolicial .

Page 10: Notícias das Praias

10 Noticias das Praia

CidadãoO chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Aloysio

Nunes Ferreira Filho, foi agraciado com o título deCidadão Caraguatatubense, honraria concedida pelavereadora Vilma Santos. O título foi mais do quemerecido, não só pela história política de Aloysio, mastambém pelo fato de ele ter conseguido os royalties dopetróleo para Caraguá. Casado com a jornalista GiseleSayeg, Aluysio exerceu cargos importantes, entre elesde vice-governador do Estado, Ministro da Justiça eSecretário-Geral da Presidência da Republica. Asolenidade, ocorrida no Teatro Mário Covas, sábado dia5, foi prestigiada por vários deputados, entre elesEmanuel Fernandes e Ricardo Trípoli. Entre os 30prefeitos presentes, destaques para Antonio Carlos,Ernane Primazi (São Sebastião) e Antonio Colucci(Ilhabela).

OABA advogada Gislayne Macedo de Almeida foi eleita a

nova presidente da OAB Caraguá...

DescansoRosângela Rodrigues, as filhas Jéssica e Bárbara e a

mãe Dona Jandira, curtiram um animado cruzeiro pelascostas paulista e carioca...

A atriz Laura Cardoso tem aproveitado o máximo quepode sua casa no Costa Verde Tabatinga, principalmentepara se recuperar as energias gastas na novela “Caminhodas Índias”, onde teve papel de destaque, interpretandoa anciã Laksmi, um dos papéis de maior visibilidade desua carreira de atriz...

Myrlene Veneziani e o filho Marco Antoniocurtiram o fim de semana em Ilhabela. Em Caraguá,parou para rever os amigos Pedro Henrique eRosangela Notari.

Novos aresA empresária Cláudia Moraes, dona da

Kopenhagen, trocou o Costa Verde Tabatinga peloluxuoso Condomínio Laranjeiras, entre Paraty eAngra. Lá, pode atracar seu iate no próprio píer desua maravilhosa residência.

EstréiaO casal Walter e Cleide Silva, de Campinas,

inaugurou casa nova no Indaiá, em Caraguá.

Família IO empresário Paulo Bijos reúne a família para

um pré Natal, dia 19, na capital. Além de Dona Irenee dos irmãos, estarão presentes os netos Pedro eMariana.

Família IIParte da família Yaktine esteve reunida em jantar

no Valentin.

NegóciosDaniela Cambuziano e Juliana Bluyus

inauguraram no último dia 10, na avenida Anchieta,o “La Mariah”, loja especializada em moda praia.Houve muito burburinho com a presença da modeloMariana Felício (BBB).Os convidados puderamconhecer detalhes da moda verão 2010, apreciandoum champagne. Sucesso...

Os irmãos Ricardo e João Paulo Simerjion corremcontra o tempo para colocar em dia a mais novacasa de entretenimento de Caraguá, a NYX (Deusada Noite). A idéia é abrir a casa antes do final doano. Promete...

Os dois mais novos empreendimentos imobiliáriosda cidade, o Vila dos Ingleses e o Sunset, ambos naavenida da praia, em Caraguá, foram um sucessode vendas. A maioria dos investidores é da própriacidade. José Ernesto Servidei ficou com uma dascoberturas do Sunset...

Rose Quinetti prestigiou

Daniela, Mariana e Juliana

Page 11: Notícias das Praias

11

Benedito Custódio, aos 87 anos, temuma vida bastante tranqüila. Logo apósacordar e tomar café, anda até aavenida praia, onde senta na mureta epassa o tempo com antigos amigos.Algumas vezes, caminha até oCamaroeiro, em busca de um peixe.Passa também boa parte da manhãsentado em uma das mesas do Bar doHélio, onde é querido por todos.

Lua não conversa. Sua fala foiprejudicada por um AVC sofrido em1979. Ele foi atropelado em frente aofórum, ficou muito nervoso e sofreu oAVC. Com a família ainda consegue seexpressar, pouco, mas o suficiente paramostrar seus desejos e suas vontades.Quando não consegue falar, Lua seexpressa través de gestos.

Seus familiares contam que, devidoàs dificuldades da fala, ele evitaconversar com as pessoas. Lua étambém um dos últimos caiçaras denossa cidade. Quem vê esse homemsimples e sempre calado, não sabe suaimportância para a cidade.

“Lua” mora na rua Ilhabela, no bairrodo Sumaré, desde a criação do bairro.Na atual casa, ele vive desde 1945. Suacasa é uma das poucas naquela regiãoa manter um pomar de fazer inveja atodo o mundo. Tem goiaba, jaca,laranja, pitanga e inúmeras outrasfrutas. Tem também coentro e umavariedade muito grande de ervas. Virae mexe, tem vizinho batendo palma,

Seu Lua, filho de família

para pedir um pouco de coentro para opreparo do peixe.

A família de Lua é uma das primeirasa habitar a região do Sumaré. Seus avósforam proprietários de grande faixa deárea entre o Sumaré e a avenida dapraia. O pai de Lua, Manoel “Miné”Custódio Júnior, foi o primeiro delegadode Caraguá e também prefeito dacidade, segundo os familiares.

Casado há 60 anos com dona IsabelFlávio Custódio, Lua teve seis filhos:Sandro, Sílvio, Sérgio, Samuel, Sávio eSandra. Hoje, são cinco netos e umabisneta, Maria Eduarda. Em 2010 vai ganharoutros dois bisnetos. Sua maior tristeza foia morte de Sandro, em 89, um dos melhorespontas-esquerdas da cidade.

Lua trabalhou com o pai por muitosanos. Depois explorou porto de areia epedras preciosas no Rio do Ouro. Foitambém dono de pedreira, noCamaroeiro. Ele foi um dos melhoresamigos do deputado Diógenes Ribeirode Lima, um dos maiores benfeitoresde Caraguá. Pescava e jogava baralhocom o deputado quando ele freqüentavaa cidade. Graças à amizade, Luaconseguiu um emprego no DER(Departamento de Estradas deRodagem).

Ele se aposentou em 79. Aposentado,passou a pescar. Conhece o tempo e amaré como ninguém. Após o AVC, deixoude pescar. Seu maior sonho era ganharna loteria federal e comprar uma lancha

para pescar na Ilha Vitória. Até hojecompra seu bilhete semanal. A maioriados amigos já se foram. Hoje, encontra-se sempre que pode com o Niro.

Sente saudades da Caraguá antiga.O ritmo atual da cidade o assusta umpouco. Lua dorme cedo, antes das 20horas. Raramente sai à noite ou circula

pela região central. É palmeirense roxo.Gosta de ouvir rádio e assistir jornal eesportes na TV. Sua comida predileta éo peixe com banana verde, o tradicionalazul-marinho. Ele aprendeu com o paia apreciar essa comida, tipicamentecaiçara, e mantém até hoje essatradição.

pioneira no SumaréGente

Page 12: Notícias das Praias

12 Noticias das Praia

Bares populares, os tradicionais“botecos”, atraem cada vez mais osvisitantes de nossa cidade, apesar denão estarem incluídos nos tradicionaisroteiros turísticos. A maioria deles ésimples, não possui garçons e boaparte dos clientes bebe ou belisca umaperitivo em pé.

Apesar de não possuir qualquer luxoe estar instalada fora do centrocomercial, a maioria oferece cachaçada boa, cerveja gelada e deliciososaperitivos. Os botecos sãofreqüentados por pescadores,operários da construção civil,funcionários públicos, profissionaisliberais, comerciantes, empresários epolíticos.

A simplicidade e a diversidade declientes é justamente o que têmatraído cada vez mais turistas everanistas. “Estava meiodesentrosado, recém-chegado nacidade e sem amigos. Quando pareino Bar do Bigode, fiz amigos e conhecimuitas coisas de Caraguá”, disse

Boteco também é turismoBares popularescativam cada vez maisturistas e veranistas

Edson Araújo, morador de Cruzeiro,que chegou recentemente à cidade.

O Bar do Bigode é um dos maisfreqüentados de Caraguá. Fica naavenida Arthur Costa Filho, 2251, emfrente ao entreposto de pesca doCamaroeiro. São poucas mesas,normalmente ocupadas pelos melhorestruqueiros da cidade, e uma mesa debrilhar, passatempo de comerciantese pescadores.

O ambiente é descontraído etranqüilo. Os aperitivos se tornaramfamosos até mesmo fora da cidade. O“joelho de porco” é o campeão devendas, de dez a vinte porções por dia,cada porção custa R$ 10. A costelinhae o espetinho também são bastanteprocurados.

O dono do boteco, Carlos AlbertoFerreira, o Bigode, trabalha sozinho,das 8 da manhã até o último clientedeixar o local. Entre os freqüentadoresassíduos encontram-se o prefeitoAntonio Carlos, os vereadores NetoBota e Celsinho Pereira e os

empresários Airton Guedes e RobertoLeite. Em época de eleição, a maioriados candidatos a prefeito, vereador eaté mesmo deputado estadual fazquestão de dar uma passadinha no Bardo Bigode.

O Gela Guela, na rua Benedito ZacariasNepomuceno, 877, no bairro do EstrelaD’Alva, tornou-se outro point de moradorese veranistas. Instalado há seis meses, o barrecebe a partir das 15 horas, de terça adomingo, comerciantes, funcionáriospúblicos, profissionais liberais. O local ébastante familiar. As mesinhas instaladas nacalçada são disputadíssimas, principalmentenos fins de semana.

Entre os principais atrativos, segundo oproprietário, Edson Rodrigues, estão acerveja gelada e os aperitivos. O “bolinhocaipira”, tradicionalmente apreciado nasfestas juninas e julinas, tornou-se o carrochefe do Gela Guela. Vem gente de tudoquanto é canto da cidade para saboreá-los. Outra boa pedida é o pastel debacalhau. O bar oferece ainda caldinhose porções variadas.

O Gela Guela é aconchegante, ideal parair com a esposa ou filhos. Quem chegasozinho, logo faz amigos. Rodrigues só fechaas portas quando o último cliente decide irembora. Os preços não são abusivos. Quemfreqüenta pela primeira vez retorna sempre.Nas noites quentes do verão, o Gela Guelaé uma boa pedida para bater papo,acompanhado de uma cerveja gelada eaperitivos.

Turismo

Bigode

Edson

Page 13: Notícias das Praias

13

O prédio que foi construído para serum hotel-escola, na Praia de Massaguaçu;foi concluído, mas até hoje permanecefechado. A Universidade São Marcos,proprietária do imóvel, colocou o prédioà venda, mesmo sem concluir oacabamento. A universidade abandonoua idéia do hotel-escola, que seriautilizado pelos alunos de turismo ehotelaria e que também serviria paraformar a mão-de-obra da cidade.

A obra foi iniciada em 1997, pelaUniversidade São Marcos, com recursosliberados pelo BNDES (Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico Social), como objetivo de sediar um hotel-escola.Com incentivos da União, a universidadeconcluiu a obra sete anos depois, em2004. A universidade pretendia instalarno local cursos de hotelaria e turismopara seus alunos da capital e aproveitara infra-estrutura para qualificar a mão-de-obra local.

Foram investidos R$ 3 milhões noprédio, que tem 2.631 metros quadradosde área construída, abrigando 45 suítes,restaurante, piscina e salão deconvenções. Em 2005,surpreendentemente, a universidadecolocou o prédio à venda, na época, porR$ 6 milhões.

A universidade justificou na ocasiãoque havia construído um laboratório nacapital para atender às necessidades doscursos de hotelaria e turismo. A vendado imóvel foi suspensa depois quemoradores do bairro de Massaguaçuacionaram o Ministério Público (MP).

Os moradores suspeitaram de umpossível desvio de dinheiro público naobra, uma vez que a universidade utilizoufinanciamento do BNDES com ajustificativa de construir no local umhotel-escola. O caso teria sido levado

Prédio que iria abrigar umhotel-escola permanece à venda

ao MP.Segundo o artista plástico Carlos

Freitas, um dos que teriam assinado adenúncia feita ao MP, na ocasião asuspeita era de que o prédio teria sidoconstruído em área pública. Elecomentou ainda que haveriadesconfiança de desvio de dinheiropúblico, uma vez que obra teria tidoincentivos públicos.

“Gostaríamos que o prédio fosseentregue à prefeitura ou ao Estado paraser transformado realmente em um hotel-escola e atendesse aos objetivos iniciais.No prédio poderia ser instalada umaescola do Senai ou Senac, o queatenderia às necessidades da populaçãoda região”, disse.

Em março de 2005, o vereador OsmarKazon questionou a venda do imóvel.Kazon questionou a possibilidade de ohotel ocupar uma praça pública.Representantes da universidade vieramaté a cidade dar as devidas explicações.O engenheiro Ricardo Barbosa,responsável pela obra, alegou que oterreno, onde o prédio fora construído,não era uma praça pública como chegoua ser cogitado por vereadores emoradores.

Ele afirmou ainda na ocasião que aconstrução do hotel-escola era projetode um diretor que já havia deixado auniversidade e que a partir de sua saídaa universidade deixou de investir no local.Faltavam, na ocasião, recursos da ordemde R$ 1 milhão para equipar o hotel.

Barbosa afirmou ainda que a intençãoda instituição era comercializar o prédiopara algum grupo hoteleiro nacional ouestrangeiro e firmar parceria para quenele funcionassem os cursos de hotelariae turismo para formação de mão-de-obraqualificada na cidade.

Em 2006, os representantes dainstituição retornaram à câmara e maisuma vez explicaram aos vereadores quetentavam a venda do imóvel, inclusive,para empresários da cidade. O imóvelpermanece até hoje fechado e semqualquer utilização. A universidade SãoMarcos não respondeu ao e-mai lenviado pelo NP para comentar oassunto.

Entrevistado pelo NP, Kazon, atualpresidente da Câmara, explicou querealmente a obra não ocupa terrenodestinado a uma praça pública. Segundoele, a universidade pretende arrendarou vender o prédio, mas mantendo nolocal cursos de turismo e hotelaria. “Voucobrar mais explicações dauniversidade”, alegou. Kazon disse que,mesmo que o imóvel seja vendido, éimportante que se preservem os cursosoferecidos inicialmente pela instituição.

Este mês, o NP encontrou no site“Quebarato” o anúncio da venda dohotel-escola, incluindo várias fotos, otelefone de contado do corretor e opreço cobrado: R$ 6,5 milhões. Segundoo anúncio: trata-se de uma construçãonova, de frente para o mar, de um hotelque nunca foi utilizado.

A Impacto Imobi l iár ia f icouresponsável pela venda do imóvel emnossa cidade. Segundo o corretorRaphael Briti, o imóvel está à vendapor R$ 6,5 milhões. Ele disse que auniversidade realmente abandonou aidéia do hotel-escola. Para concluiro acabamento, segundo e le, sãonecessários investimentos na ordemde R$ 1 milhão.

“Já atendemos a mais de 30 gruposde empresár ios nacionais einternacionais interessados no imóvel,entre eles grupos da França, Bélgica

Entenda o caso1997 - Universidade lança pedra

fundamental para construção dohotel-escola com recursos do BNDESe isenções municipais.

2001 - Universidade faz pesquisae comprova potencial turístico ecomprova finalidade da obra emconstrução: oficina para alunos dacapital e formar mão-de-obra local.

2004 - Universidade concluiu aobra e coloca o prédio à venda porR$ 6 milhões.

2004 - Moradores questionamvenda do prédio.

2005 - Representantes dauniversidade visitam a CâmaraMunicipal, negam que área sejapraça pública e confirmam a vendado imóvel.

2006 - Representantes visitamnovamente a Câmara e reafirmaminteresse em fazer parceria ouvender o prédio.

2009 - Moradores querem queprédio seja transferido paraprefeitura ou Estado e transformadoem hotel-escola.

2009 (dezembro) - No site“Quebarato”, a Impacto imobiliáriaoferece hotel por R$ 6,5 milhões.

e também de São Paulo e Rio deJaneiro”, afirmou. Até o fechamentodesta edição, nenhum grupo haviaf ina l izado o negócio. Emfuncionamento, o hotel poderá gerarcerca de 60 empregos diretos aosmoradores de nossa cidade.

Obras

Page 14: Notícias das Praias

14 Noticias das Praia

uís Carlos Prestes, o maisrenomado político comunistabrasileiro, teria feito fez seu últimodiscurso em Caraguatatuba.

Prestes, há vinte anos, em 18 de outubrode 89, apresentou-se na Câmara Municipalde Caraguá. Logo após sua estada nacidade, Prestes acabou adoecendo e veioa falecer no dia 7 de março de 1990.

Prestes esteve em Caraguá atendendoa convite feito pelo então presidente daCâmara Dúlio Peixoto. O Velho Comunistaveio acompanhado da mulher, MariaRibeiro, e ficou hospedado no HotelJangada, atualmente Atlântico Sul.Prestes, na época com 92 anos,discursou em pé, durante cerca de duashoras.

Com a Câmara lotada, ele contou atrajetória de sua vida política erespondeu a perguntas das pessoaspresentes. O estudante PitágorasBom-Pastor de Medeiros atuou naocasião como mediador nas perguntasfeitas ao Velho Comunista logo após odiscurso proferido por ele. A seguiralgumas perguntas feitas a Prestesnaquela noite.

O professor de história Derci Andradeperguntou se era verdade que Prestespegaria em armas contra o Brasil, caso opaís tivesse um conflito com a então UniãoSoviética. “Trata-se de uma históricacalúnia, repetida desde 1946. Jamaisafirmei isso. Durante um discurso na ABI(Associação Brasileira de Imprensa), noRio de Janeiro, afirmei que caso o governobrasileiro levasse o Brasil a uma guerracontra a União Soviética, combateria ogoverno brasileiro. Nunca disse quepegaria em armas contra o Brasil”,afirmou.

O jornalista Roberto Espíndola quis

“O Cavaleiro da Esperança¨

Prestes teria feito seu último discursaber se o governo GetúlioVargas foi umaditadura cruel. “Entre 36 e 37, o governoGetúlio Vargas adotou métodos fascistas.Em novembro de 37, com a criação do

Olga morreu em uma câmara de gásnaquele país”.

O então vereador Lúcio Fernandesperguntou a Prestes o que ele achava das

possíveis candidatos à presidência daRepública na ocasião. Prestes, que haviaaderido à candidatura de Leonel Brizola(PDT), afirmou que nenhum dos outroscandidatos tinham chances. Ele comentouque Mário Covas (PSDB) tinha vaciladoperante os militares; que Roberto Freire(PCB) tinha apenas “discurso bonitinho”;que Lula (PT) era um operário de talento,mas que era muito ingênuo; que UlissesGuimarães (PMDB) também não tinha asmínimas chances de eleição; queFernando Collor (PRN) repetia fórmulas,mas não pensava; e que,surpreendentemente, Maluf (PDS) seriaum grande injustiçado no país: por terenfrentado Tancredo Neves, ele teria sidotransformado em demônio pela mídiabrasileira. Prestes também afirmou queAureliano Pereira e Guilherme AfifDomingos também não teriam asmínimas condições de ser eleitos. Ocomunista disse que caso Brizola nãofosse para o segundo turno,dificilmente daria apoio a qualquer umdos demais candidatos. Collor foieleito, após disputar o segundo turnocom Lula.

Uma das últimas perguntasrespondida por Prestes foi o porquêde o comunismo ou o socialismo nãoavançarem no País. “É por causa dogrande atraso cultural do povo,alimentado pelos governos e pelamídia. A TV educa para o consumismo.Nas novelas, o telespectador vêpalácios e não casas simples; mulheresbonitas e atores com copos de uísquenas mãos. O povo vê isso e tentarimitar a vida da TV. Quem não temcondições, parte para a marginalidadepara conseguir essas coisas...”,justificou.

Estado Novo, as coisas melhoraram umpouco. Preso em março de 36 e condenadoa 47 anos de prisão, passei nove anospreso, isolado e incomunicável. A únicapessoa que podia falar comigo era meuadvogado, o Sobral Pinto. Dez guardasda prisão foram expulsos por teremconversado comigo. O maior crimecometido por Vargas como presidentedo País foi o documento que ele assinouexpulsando minha mulher, OlgaBenário, do Brasil. Ela não tinhanenhum processo nem qualquer crimecometido por aqui. Ele, Vargas, sabiaque, expulsando-a e encaminhando-apara a Alemanha, estava cometendoum assassinato. Foi o que aconteceu:

constantes mudanças de partido pelospolíticos. “Não existe consistência políticaneste país. Aqui, muda-se de partido comose troca de camisa. Sou comunista desde1929. O também vereador Ilson Vitórioquestionou se Prestes faria tudo o que fez,novamente. “Não fiz mais que do quecumprir meu dever de cidadão. Sehouve sacrifício, foi consciente. Sofriconseqüência daquilo em queacreditei. Tive sorte de não morrer naprisão. Dez amigos do partidoencontram-se até hoje desaparecidos.Eles se mantiveram íntegros edefenderam a honra do partido”.

O jornalista Salim Burihan pediuque Prestes fizesse uma avaliação dos

Page 15: Notícias das Praias

15

curso em CaraguáSaiba mais sobre Prestes:

A 3 de janeiro de 1898 nascia LuísCarlos Prestes, filho de Antônio PereiraPrestes, capitão do Exército, e deLeocádia Felizardo Prestes, professoraprimária. Em 1904, a família teve quese mudar para o Rio de Janeiro.Antônio Prestes precisava tratar de suasaúde, mas veio a falecer em 1908,quando Luís Carlos tinha 10 anos.Assim, este não recebeu nenhumainfluência do pai, mas a mãe marcouprofundamente sua personalidade. Ainfância de Prestes foi pobre.

Estudou em casa com a mãe atéconseguir entrar para o Colégio Militar,em 1909. Após terminar os estudosneste colégio, foi para a Escola Militar,onde o soldo que ganhava dava àfamília. Sua dedicação à mãe e àsirmãs era notável. Saiu aspirante em1918, continuando na Escola Militar em1919 para completar o curso deEngenharia. Em 1920 colou grau comobacharel em Ciências Físicas,Matemáticas e Engenharia Militar,sendo promovido a segundo-tenente.

Como fora o melhor aluno, pôdeescolher onde servir e optou por

continuar no Rio de Janeiro, naCompanhia Ferroviária. Promovido aprimeiro-tenente, tornou-se auxiliarde instrução na Seção de Engenhariada Escola Militar, mas demitiu-se porfalta de material para executar seutrabalho. Voltando à CompanhiaFerroviária, Prestes tomouconhecimento, em 1921, das “cartasfalsas” de Artur Bernardes, que dariammotivo para a primeira revoltatenentista.

Indignado com as ofensas aosmilitares do então candidato àPresidência da República, Luís Carloscomeçou a freqüentar as reuniões doClube Militar. Nesta época, Prestes jápossuía traços de sua fortepersonalidade.

Os problemas familiares e adedicação à mãe privaram-no dosprazeres da infância e da adolescência.Mas o que o diferenciou dos queviveram esta situação também foi suaaceitação tranqüila das dificuldades.Isso lhe deu um caráter marcante, queo ajudaria futuramente a suportarsituações dramáticas. Participando das

Prestes não perdoou Vargas pela morte de Olga BenárioO velho Prestes não perdoou o presidente Getúlio Vargas pela morte de sua mulher, Olga Benário, em 1942. Segundo ele, o maior crime cometido

por Vargas como presidente do País foi o documento que ele assinou expulsando sua então mulher, Olga Benário, do Brasil. Segundo ele, ela nãotinha nenhum processo nem qualquer crime cometido por aqui. “Ele, Vargas, sabia que, expulsando-a e encaminhando-a para a Alemanha, estariacometendo um assassinato. Foi o que aconteceu: Olga morreu em uma câmara de gás naquele país”, afirmou Prestes, durante sua explanação naCâmara de Caraguá.

Até então, poucas pessoas tinham conhecimento da importância ou da vida de Olga Benário. A vida dela tornou-se muito mais conhecida emtodo o país a partir da biografia escrita por Fernando Moraes, que foi levada para as telas do cinema em 2004. O filme “Olga, Muitas Paixões numaSó Vida”, dirigido por Jayme Monjardim e com os artistas Camila Morgado, representado Olga Benário, e Caco Ciocler, representando Prestes,sensibilizou os brasileiros.

OlgaOlga Benário nasceu de uma família judia em Munique, na Alemanha, em 12 de fevereiro de 1908. Seu pai, Leo Benário, era um

advogado social-democrata e um liberal de idéias avançadas. Sua mãe, Eugene, era uma dama da alta sociedade que não apoiava asidéias da filha. Olga, aos 15 anos, em 1923, entrou para a juventude comunista. Em 1925 foi para Berlim continuar sua militância. Em1926 foi presa por traição, mas acabou sendo liberada. Em 1928, lidera uma investida em um tribunal para liberar o companheiro OttoBraun. Os dois fogem para Moscou. Lá, Olga faz treinamento militar.

Em 1934, Olga é designada para garantir a chegada segura do líder comunista Luís Carlos Prestes ao Brasil, onde ele lideraria aIntentona Comunista de 1935. Como disfarce, deveriam se passar por marido e mulher. Acabaram se apaixonando. Com o fracasso darevolução, os dois são presos e separados. Grávida de Prestes, Olga tenta ficar no Brasil. Getúlio Vargas assina sua expulsão para aAlemanha Nazista. Foi alojada na prisão da Gestapo. Em 27 de novembro de 1936 nasce sua filha, Anita Leocádia.

A mãe de Prestes fez uma grande campanha na Europa pela liberação do filho, da nora e da neta. Quando Anita estava com 14 meses,foi retirada da mãe e entregue à avó, mãe de Prestes. Olga foi transferida em 1938 para o campo de concentração de Lichtenburg. Em 1939 foi levada para ocampo de Ravensbruck, exclusivo para mulheres. Em fevereiro de 1942, Olga e mais 200 prisioneiras foram levadas para a câmara de gás e executadas.

Arquivo NPconspirações tenentistas desde oinício, Luís Carlos foi impedido decomparecer à primeira revolta, em julhode 1922, devido a um ataque de tifo.

Já em novembro de 1922, comopunição por sua simpatia aosrevoltosos, Prestes foi transferido parao Rio Grande do Sul para fiscalizarquartéis. Em Santo Ângelo, deu início,com o levante do Batalhão Ferroviário,ao movimento que iria se transformarna marcha da coluna que levou seunome. Em 1926, quando a ColunaPrestes se asilou na Bolívia, LuísCarlos - que fora chamado de“Cavaleiro da Esperança” - começoua estudar o marxismo.

Aliou-se aos comunistas em 1931,viajando para a União Soviética, ameca do Socialismo. Voltando aoBrasil, em 1934, estava casado comOlga Benário, comunista alemã quefora a primeira mulher de sua vida.Getúlio Vargas estava no governo e aAliança Nacional Libertadora, quePrestes assumira, tentou fazer umainsurreição comunista. Com ofracasso, Luís Carlos foi preso, em1936, e viu sua mulher, judia, serentregue ao governo alemão.

Depois de nove anos preso, Prestessubiu ao palanque ao lado de Vargas.Chefe do PCB eleito Senador, participouda Constituinte em 1946, mas foi paraa clandestinidade em 47, quando oregistro do Partido Comunista foi

cassado. Retornou às atividadespolíticas em 1960, porém o golpemilitar de 64 devolveu-o àclandestinidade, privando-o de direitospolíticos por 10 anos. Colocando-secontra a luta armada, provocou o rachado PCB, quando a ala de CarlosMarighella partiu para a guerrilhaurbana. No auge do anticomunismo,em 1971, Prestes radicou-se na UniãoSoviética, permanecendo lá até aanistia de 79. Quando voltou ao Brasil,não conseguiu mais liderar o PCB eperdeu a secretaria-geral em 1983.Morreu em 1990.

Page 16: Notícias das Praias

16 Noticias das Praia