o jornal o panfleto de santa cruz do sul

4
Jornal O Panfleto Santa Cruz forma o grupo PDTchê Grupo é formado por integrantes das tradições gaúchas simpatizantes do trabalhismo 12 O Partido Democrático Trabalhista de Santa Cruz do Sul abre mais uma frente no Diretório Munici- pal, pois será formado neste sábado pela ma- nhã, o Grupo PDTchê do Diretório Municipal. A iniciativa é de um grupo de amigos, coordenado por Andrey Marcelo Mendes Barbosa. O grupo inicia com doze integrantes, nú- mero do partido. Em entrevista ao Jornal O Panfleto, Andrey disse que o grupo está ani- mado por este importante passo. “Estamos com o grupo articulado. Nós do movimento PDTchê somos tradicionalis- tas e convidamos os jovens e a todos que se interessam para poder se integrar na cami- nhada conosco”. O evento de oficialização do PDTchê lo- cal aconteceu na sede do PDT, rua Marechal Floriano, nº 1568, em abril. “Estamos feli- zes por termos recebido o convite e o apoio do partido, que é um partido sério. Então, pretendemos ampliar a participação no par- tido. O grupo inicia com doze pessoas, mas será ampliado, com certeza. São pessoas que no meio tradicionalista são bem conhe- cidas”, revela Andrey. São doze que podem se multiplicar: “Sim, a tendência é expandir, o céu é o limi- te pra gente. Onde pudermos espalhar esta cultura de respeito e de ética social, e vamos pregar os ensinamentos do grande Brizola”. Os doze integrantes do grupo PDTchê são Eduardo, Maristeice e Larissa Barboza, Francieli Finger, Bruna Wolffenbuttel, Jac- son Franco, Cática Jantsch, Bernardo Pinhei- ro, Maurício Franco, Ana Paula Stolben de Araújo, Júnior Araújo e João Vitor de Moura. O PDTchê já existe no Estado e agora os jovens estão trazendo o movimento para Santa Cruz do Sul: “Estamos aí para somar, agrade- cemos ao presidente do partido Rui Barbosa de Souza pelo convite e pela confiança, vamos colaborar na caminhada e tentar de todo modo corresponder o apoio do partido. E o grupo está anmado com este compromisso”, diz Andrey. Momento de encontro sábado pela manhã no Diretório do PDT Barnardo Pinheiro e Andrey Barbosa

Upload: pdtsantacruzdosulrs

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O Jornal o Panfleto de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil PDTCHÊ

TRANSCRIPT

Page 1: O Jornal o Panfleto de Santa Cruz do Sul

Jornal O Panfleto

Santa Cruz forma o grupo PDTchêGrupo é formado por integrantes das tradições gaúchas simpatizantes do trabalhismo

12

O Partido Democrático Trabalhista de Santa Cruz do Sul abre mais uma frente no Diretório Munici-

pal, pois será formado neste sábado pela ma-nhã, o Grupo PDTchê do Diretório Municipal.

A iniciativa é de um grupo de amigos, coordenado por Andrey Marcelo Mendes Barbosa.

O grupo inicia com doze integrantes, nú-mero do partido. Em entrevista ao Jornal O Panfleto, Andrey disse que o grupo está ani-mado por este importante passo.

“Estamos com o grupo articulado. Nós do movimento PDTchê somos tradicionalis-tas e convidamos os jovens e a todos que se interessam para poder se integrar na cami-nhada conosco”.

O evento de oficialização do PDTchê lo-cal aconteceu na sede do PDT, rua Marechal Floriano, nº 1568, em abril. “Estamos feli-zes por termos recebido o convite e o apoio do partido, que é um partido sério. Então, pretendemos ampliar a participação no par-

tido. O grupo inicia com doze pessoas, mas será ampliado, com certeza. São pessoas que no meio tradicionalista são bem conhe-cidas”, revela Andrey.

São doze que podem se multiplicar: “Sim, a tendência é expandir, o céu é o limi-te pra gente. Onde pudermos espalhar esta cultura de respeito e de ética social, e vamos pregar os ensinamentos do grande Brizola”.

Os doze integrantes do grupo PDTchê são Eduardo, Maristeice e Larissa Barboza, Francieli Finger, Bruna Wolffenbuttel, Jac-son Franco, Cática Jantsch, Bernardo Pinhei-ro, Maurício Franco, Ana Paula Stolben de Araújo, Júnior Araújo e João Vitor de Moura.

O PDTchê já existe no Estado e agora os jovens estão trazendo o movimento para Santa Cruz do Sul: “Estamos aí para somar, agrade-cemos ao presidente do partido Rui Barbosa de Souza pelo convite e pela confiança, vamos colaborar na caminhada e tentar de todo modo corresponder o apoio do partido. E o grupo está anmado com este compromisso”, diz Andrey.Momento de encontro sábado pela manhã no Diretório do PDT

Barnardo Pinheiro e Andrey Barbosa

Page 2: O Jornal o Panfleto de Santa Cruz do Sul

JORNAL O PANFLETOJORNAL O PANFLETO2

Diretório terá eleições em junho

Um olhar sobre o PDT

Já se passaram dois anos da eleição do Diretório Munici-pal e nos encaminhamos para

as eleições que, este ano, serão no dia 14 de junho, em Santa Cruz do Sul.

Nota-se a movimentação de cha-pas, mais ainda não há registro de chapas concorrentes. Vamos aguar-dar o momento certo.

Nestes dois anos a direção atual providenciou uma sede para o dire-tório cuja inauguração foi um marco para a caminhada dos pedetistas de Santa Cruz do Sul e dos visitantes

de outros municípios que por várias oportunidades se reuniram no local.

A sede é ampla, bonita e acolhe-dora. Tem sido a referência para os filiados que a cada sábado se reú-nem, trabalham e confraternizam. Basta de se fazer uma sede em escri-tórios pessoais, pois a sede deve ser para todos os filiados desfrutarem de um ambiente democrático e salutar.

E por falar em eleições, você já pode ir pensando e conversando com os amigos e filiados sobre as eleições de nosso Diretório Municipal do PDT.

Com muita alegria estou retornando à minha terra natal e a ativi-dade política partidária dentro de um partido que foi fundado pelo saudoso Leonel Brizola em 1980, congregando grande

parte dos políticos do antigo ardor trabalhista que retornavam do exílio.O Partido democrático Trabalhista (PDT), adotou a mesma base

ideológica sendo um defensor do trabalhismo. Por este motivo po-demos afirmar que as principais conquistas , embora nascidas em um processo de centralização de poder que resultou na Revolução Constitucionalista exigiu a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte que elaborou a Nova Constituição sancionando o voto secreto, o voto feminino, além de conferir vários direitos aos trabalhadores que vigoram até hoje.

Ainda na era Vargas foi concedida aos trabalhadores, direitos traba-lhistas, tais como a regulamentação do trabalho noturno, do emprego de menores de idade e da mulher, fixou jornada de trabalho em oito horas diárias, ampliou direito de aposentadoria. Criou também o Conselho Na-cional do Petróleo que mais tarde virou PETROBRAS e outras na área da siderurgia nacional. Publicou o Código Penal, Código de Processo Penal a Consolidação das leis do Trabalho (CLT) todos em vigor na atu-alidade. Getúlio Vargas concebeu também a Carteira do Trabalho, salário mínimo e o descanso semanal remunerado.

Este breve histórico meus amigos e conterrâneos, é o porque me or-gulho em voltar à minha cidade e para a militância do PDT ao lado de trabalhistas ilustres como Rui Barbosa de Souza, Jaqueline Marques, Dogival Duarte e outros que gostaria de citar.Ainda tenho a lembrança de antigos e valorosos políticos que frequentavam a casa dos meus avós Antônio e Nina (ela analfabeta que aprendeu a assinar o nome para votar em Leonel Brizola), Matheus Schmidt, Sigfrid Heuser, Vitor Issler, Julio Viana e o inseparável amigo do meu avô o vereador Quirino Pereira de Aquino. O carro oficial da época era uma camionete ano 1926 que per-corria todas as vilas da Santa Cruz.

Hoje ao ver estampada a foto do Deputado Matheus Schmidt na sede municipal do nosso partido me veio a lembrança um pronunciamento dele por ocasião da inauguração do comitê de campanha na rua Salgado Filho, na antiga várzea (casa dos meus avós): “Nossos companheiros precisam de uma referência física de campanha. De um lugar para se reunir, trocar ideias, para confraternizar em casos de vitória e para se consolar em casos de derrota e para partir para novos rumos”.

A homenagem feita a ele dando o seu nome ao nosso diretório foi justa e merecida. Parabéns a administração de Rui Barbosa, que cumprindo uma de suas metas, inaugurou nossa sede. As demais con-quistas virão dentro de uma unidade partidária necessária para buscar de novo o lugar merecido do PDT.

Convidamos os filiados e amigos a visitarem o nosso Di-retório que, inicialmente, está aberto na segunda, quarta e sexta-feira à tarde e aos sábados pela manhã.

Visite o nosso Diretório

Santa Cruz

Brilhaste com galhardiaAo escrever Tua históriaQue guardamos na memóriaTua brava resistênciaFruto que nasce da essênciaDe quem luta por vitórias.

Relembramos os Teus feitosNa nossa reforma agráriaCom tanta força contráriaLoteaste sem privilégioO banhado do colégioPara ser comunitário.

Implantar novas idéiasFoi Tua grande missãoInvestiu nesta visãoQue até hoje o povo falaPois criaste tantas salasDe aula pra educação.

Zeloso nos Teus discursosInflamados por idéiasFazia vibrar platéias

Que assistiam tais mensagensDitas com toda coragemOnde fossem as assembléias.

Os Teus feitos são exemplosNa política sadiaNão usar da covardiaEste é o maior legadoMas o Teu exemplo dadoPoucos seguem hoje em dia

Legalidade é uma historiaQue nasceu na resistênciaDe acolher desobediênciaAo que a Lei Mãe determinaPra não fugir da doutrinaE respeitar sua essência.

A Ti, não deixou pendênciasOrgulha-te do Teu feitoDe Deputado ou PrefeitoE Deputado FederalE como Governo EstadualDemocrático e de direito.

Rui Antônio dos SantosRui Cabeleireiro / Porto Alegre - RS

POEMA ESPECIAL

Brizola

Renê LacerdaAdvogado

e psicólogo

Page 3: O Jornal o Panfleto de Santa Cruz do Sul

Parece que desta vez, depois de 12 anos de promessas, vai sair a reforma políti-ca, na verdade, do sistema eleitoral.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou para esta semana os pri-meiros temas para o debate, como a desincompa-tibilização de cargos do Executivo para a disputa da reeleição e o fim das coligações. Mas ainda não incluiu o principal, o que é lamentável, pa-recendo uma embromação calculada: a proibição ao FINANCIAMENTO das campanhas por em-presas e grupos econômicos.

Esse é ponto nevrálgico da reforma. Aí reside o problema das eleições viciadas, dos comprome-timentos e corrupções. Sem acabar com o finan-ciamento do poder econômico, a reforma política não passará de um engodo, uma farsa.

As doações de empresas desigualam a com-petição eleitoral e criam dependência dos eleitos aos seus doadores. A cada eleição, vultosas somas

irrigam as campanhas, cada vez mais milionárias. Uma dinheirama que vira moeda de troca, apoio nas urnas para receber retribuição com favores futuros em forma de proteções e privilégios. O eleito se transforma em devedor do patrocinador da campanha, não dos compromissos com seus eleitores, enganados.

O recente megaescândalo na Petrobras é o maior exemplo. Houve negociação de doações a políticos, partidos e diretores da empresa pelo ilícito cartel das empreiteiras. E todos saíram ga-nhando com a roubalheira.

Diante desse quadro, não podemos ficar omis-sos. É urgente buscarmos eleições limpas, criarmos uma nova cultura eleitoral, legitimando o processo democrático, reduzindo os custos das campanhas e exigindo fiscalização eficiente. Só assim consegui-remos extirpar as pragas do patrimonialismo e do clientelismo que tomam conta da política nacional.

Permitir apenas doações por pessoas físicas,

com limites, mais a verba do Fundo Partidário são soluções que vão tornar o jogo político mais transparente, o processo eleitoral mais igual, mais barato e mais renovador de governos e parlamen-tos, trazendo gente com mais espírito público e menos conveniências pessoais. Com isso, a polí-tica vai recuperar credibilidade.

JORNAL O PANFLETO 3JORNAL O PANFLETO

EXPEDIENTEO Jornal Panfleto do PDT de Santa Cruz do Sul Maio / 2015 Nº 2 - Fotos: Arquivo PDTOrganizado por: Rui Barbosa de Souza, com apoio e colaboração da equipe santa-cruzense de pedetistas.Diretório Municipal do PDT de Santa Cruz do SulSede Deputado Matheus SchmidtEndereço: Rua Marechal Floriano, 1568 (em frente a Padaria Pritsch).

Financiamento das campanhas

Animação no Diretório do PDTA cada sábado os filiados do PDT de Santa Cruz se

reúnem no diretório para conversar, trocar ideias e confraternizar, pois está combinado que aos sábado

sempre haverá um encontros partilhado.Trata-se de uma coisa simples, mas muito cordial e descon-

traída. Os próprios filiados de cotizam e compra um galeto ou fazem uma galinhada com pão recheado.

Além dos filiados e amigos de Santa Cruz do Sul que apare-cem no Diretório Matheus Schmidt, recebemos também visitas de filiados, vereadores e amigos de outros municípios: Cande-lária, Rio Pardo, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Pantano Grande, Encruzilhada, etc.

Nos últimos sábados nosso gaiteiro e nosso violeiro têm ani-mado o ambiente.

Todos estão convidados a participarem, sem dúvida.

Opinião / Debate

u Lasier MartinsSenador (PDT-RS)

Vereador Telmo de Candelária, vereador Telmo e Venâncio Aires (Coordenador Regional), Jaqueline Marques, Rui Barbosa de Sousa e Andrey Barbosa no Diretório Matheus Schmidt de Santa Cruz

Andelito Pereira, José Moura e Pedro Violeiro: animação total cantando Querência Amada

PDT questiona ajuste e se opõe a redução da maioridade

Em encontro do Diretório Nacional do PDT reunido na sede nacional da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, no Rio de Janei-ro, contando com participantes do Diretório do PDT de Santa Cruz do Sul, foi feita uma sín-tese do documento sobre economia que critica a submissão da política econômica do governo ao FMI, privilegiando o pagamento de juros no lugar dos investimentos e de melhorias concretas para toda a população brasileira.

Os senadores do partido: o líder Acir Gurckaz, Cristovam Buarque, Telmário Miran-da e Lasier Martins dizem que o PDT prioriza a educação no lugar da redução da maioridade penal - fechando também a questão - que está sendo discutida no Congres-so e causa grandes e conturbados debates.

Asc

om P

DT/

IOM

Fot

os: D

ogiv

al D

uart

e / P

DT

/ San

ta C

ruz

Page 4: O Jornal o Panfleto de Santa Cruz do Sul

JORNAL O PANFLETO4

Com quatro meses de mandato, o secretário de Educação do Estado,

Vieira da Cunha (PDT), visitou a 6ª Coordenadoria Regional da Edu-cação (6ª CRE) de Santa Cruz do Sul no dia 29 de abril. E na ociasião se reuniu com a direção do diretó-rio local quando se encontrou com várias lideranças, incluindo o pres-dente Rui Barbosa de Souza.

Vieira enfatizou que, apesar da restrição financeira e orçamentária vivenciada no Estado, agravada

pelo déficit na ordem de R$ 5,4 bi-lhões para este ano, a atual gestão tem procurado atender algumas prioridades na área da educação, em especial o pagamento do piso nacional dos professores, reajusta-do em 13,01% em janeiro.

“Se o Estado cumprisse essa reivindicação teríamos uma reper-cussão financeira na ordem de R$ 3 bilhões só neste ano. É impraticável o cumprimento da lei do piso so-mente com recursos próprios. Que-remos pagar o piso, mas a fonte de

Vieira da Cunha visita a região Roberto Witter / PDT / Divulgação

Senadores querem Leonel Brizola no Livro Heróis da Pátria

A Comissão de Educação, Cul-tura e Esporte do Senado aprovou o projeto que inclui o nome de Leonel de Moura Brizola no Livro dos

Heróis da Pátria. Lançado na vida política por Ge-

túlio Vargas, ele foi o único político do país eleito em votação popular

para governar dois estados diferen-tes - Rio Grande do Sul e Rio de Ja-neiro. Também se notabilizou pela atenção que sempre deu ao tema da educação e pela resistência ao regi-me militar instalado em 1964.

O Livro dos Heróis da Pátria fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e serve de homenagem aos brasilei-ros que se destacaram em defesa do país. Nele estão inscritos, entre ou-tros, Tiradentes, Zumbi dos Palma-res e Santos Dumont.

Filho de camponeses pobres, Bri-zola nasceu em Carazinho, município do interior do Rio Grande do Sul, no dia 22 de janeiro de 1922. Batizado

como Itagiba de Moura Brizola, cedo adotou o nome de um líder maragato da Revolução de 1923, Leonel Rocha.

Em 1982, Leonel Brizola foi elei-to governador do estado do Rio de Janeiro, cargo para o qual foi nova-mente eleito em 1990. Suas adminis-trações foram marcadas pela criação de dezenas de Cieps, onde as crianças recebiam três refeições diárias.

Brizola faleceu aos 82 anos, em 21 de junho de 2004. No ano pas-sado, portanto, completou-se dez anos desde sua morte. O PDT de Santa Cruz do Sul, por ocasião da Convesão Estadual em São Borja, depositou flores no túmulo de Leo-nel Brizola no ano passado.

MC

S - S

enad

o

financiamento é a União”.A seu ver, a alternativa encon-

trada para contornar a demanda salarial do magistério no Estado é uma maior participação do go-verno federal. “A participação da União é imprescindível. Se ela não nos apoia, vamos seguir não conse-guindo passar o piso”.

Para Vieira, uma melhor remune-ração aos docentes é o primeiro pas-so para elevar o padrão de qualidade do ensino. “Só assim conseguiremos

recrutar pessoas vocacionadas à pro-fissão, dispondo dos melhores cére-bros para ensinar nas salas de aula”.

Vieira diz que a alternativa para agi-lizar a posse nesses cargos é municipa-lizar os concursos públicos regionais.

“Assim, o professor ou servidor faz o processo seletivo com destino específico. Então, eles são desesti-mulados a dizer que não querem ou que não pode assumir a vaga, já que em nível regional nem todos se dis-põem a viajar para lecionar”.