palestra sobre carnaval

18
A A car car ne ne na na da da val val e e

Upload: grupo-espirita-cristao

Post on 05-Jul-2015

5.997 views

Category:

Spiritual


3 download

DESCRIPTION

Conceição de Jacareí - RJwww.gespiritacristao.com

TRANSCRIPT

A A carcarne ne nanada da valvalee

A folia em que pontifica o Rei Momo já foi um A folia em que pontifica o Rei Momo já foi um dia a comemoração dos povos guerreiros, dia a comemoração dos povos guerreiros, festejando vitórias;festejando vitórias;

Foi reverência coletiva ao deus Dionísio, na Foi reverência coletiva ao deus Dionísio, na Grécia clássica, quando a festa se chamava Grécia clássica, quando a festa se chamava bacanalia; bacanalia;

Na velha Roma dos césares, fortemente Na velha Roma dos césares, fortemente marcada pelo aspecto pagão, chamou-se marcada pelo aspecto pagão, chamou-se saturnalia e nessas ocasiões se sacrificava uma saturnalia e nessas ocasiões se sacrificava uma vítima humana.vítima humana.

Na Idade Média, entretanto, é que a festividade Na Idade Média, entretanto, é que a festividade adquiriu o conceito que hoje apresenta, o de adquiriu o conceito que hoje apresenta, o de que uma vez por ano seja lícito enlouquecer, que uma vez por ano seja lícito enlouquecer, em homenagem aos falsos deuses do vinho, em homenagem aos falsos deuses do vinho, das orgias, dos desvarios e dos excessos, em das orgias, dos desvarios e dos excessos, em suma.suma.

O que se observa nestes três dias de loucura, em O que se observa nestes três dias de loucura, em que a carne nada vale, é que a carne nada vale, é o afloramento das o afloramento das paixões. paixões.

Observam-se foliões que se afadigam por longos Observam-se foliões que se afadigam por longos meses na confecção das fantasias. Tudo para viver a meses na confecção das fantasias. Tudo para viver a psicosfera da ilusãopsicosfera da ilusão. .

Perseguem vitórias vazias que esperam alcançar Perseguem vitórias vazias que esperam alcançar nestes dias. Diversos se mostram exaustos, física e nestes dias. Diversos se mostram exaustos, física e emocionalmente. emocionalmente.

Alguns recorrem a fortes estimulantes para o Alguns recorrem a fortes estimulantes para o instante definitivo do desfile. Consomem tempo e instante definitivo do desfile. Consomem tempo e dinheiro, que poderiam ser aplicados na manutenção dinheiro, que poderiam ser aplicados na manutenção da vida e salvação de muitas vidas. da vida e salvação de muitas vidas.

Ulcerações MoraisUlcerações Morais

O carnaval não deve ser rejeitado simplesmente, O carnaval não deve ser rejeitado simplesmente, mas vivenciado com um mínimo de mas vivenciado com um mínimo de responsabilidade e bom senso. responsabilidade e bom senso.

Aquilo que não é bom nos outros momentos da Aquilo que não é bom nos outros momentos da vida não pode tornar-se positivo apenas porque vida não pode tornar-se positivo apenas porque é carnaval. Deve-se indubitavelmente procurar a é carnaval. Deve-se indubitavelmente procurar a alegria, as manifestações passíveis de felicidade, alegria, as manifestações passíveis de felicidade, mas é importante questionar-se sobre o que mas é importante questionar-se sobre o que realmente é capaz de gerar essa felicidade e se realmente é capaz de gerar essa felicidade e se determinadas alegrias não são aparentes e determinadas alegrias não são aparentes e unicamente geradoras de sofrimentos futuros unicamente geradoras de sofrimentos futuros para nós mesmos e/ou para o nosso próximo. para nós mesmos e/ou para o nosso próximo.

A Doutrina Espírita, por favorecer o A Doutrina Espírita, por favorecer o entendimento das condições e finalidades da entendimento das condições e finalidades da vida, bem como dos motivos por que vida, bem como dos motivos por que sofremos, ao mesmo tempo em que nos sofremos, ao mesmo tempo em que nos amplia as possibilidades de felicidade, os faz amplia as possibilidades de felicidade, os faz pessoas otimistas com a existência terrena e pessoas otimistas com a existência terrena e com a Humanidade, esperançosas de um com a Humanidade, esperançosas de um futuro harmonioso e, por isso mesmo, futuro harmonioso e, por isso mesmo, alegres, como aliás deveriam ser todos alegres, como aliás deveriam ser todos os cristãos que bem compreendem a os cristãos que bem compreendem a mensagem de Jesus.mensagem de Jesus.

"Examina se a tua alegria de hoje será, "Examina se a tua alegria de hoje será, também, tua alegria amanhã" André Luiztambém, tua alegria amanhã" André Luiz

O velho argumento de que "a carne é O velho argumento de que "a carne é fraca" é repetido por inúmeras bocas, fraca" é repetido por inúmeras bocas, tentando explicar o inexplicável. tentando explicar o inexplicável.

A carne não é fraca, ela não pensa ou A carne não é fraca, ela não pensa ou decide coisa alguma. Não é ela que decide coisa alguma. Não é ela que determina nossas atitudes.determina nossas atitudes.

O Espírito, sim, é imperfeito e se O Espírito, sim, é imperfeito e se deixa arrastar por suas más deixa arrastar por suas más tendências, por suas paixões.tendências, por suas paixões.

Todo Carnaval é uma Todo Carnaval é uma guerra psíquica onde guerra psíquica onde tantos, no mundo tantos, no mundo espiritual, aproveitam espiritual, aproveitam para instaurar para instaurar processos obsessivos processos obsessivos que poderão se que poderão se arrastar por muito arrastar por muito tempo, à partir de tempo, à partir de brechas abertas por brechas abertas por "apenas" alguns dias "apenas" alguns dias de folia.de folia.

Muitos espíritas, ingenuamente, julgam que a Muitos espíritas, ingenuamente, julgam que a participação nas festas de Momo, tão do agrado participação nas festas de Momo, tão do agrado dos brasileiros, não acarreta nenhum mal a nossa dos brasileiros, não acarreta nenhum mal a nossa integridade psico-espiritual.integridade psico-espiritual.

E de fato, não haveria prejuízo maior, se todos E de fato, não haveria prejuízo maior, se todos pensassem e brincassem num clima sadio, de pensassem e brincassem num clima sadio, de legitima confraternização.legitima confraternização.

Infelizmente, porém, a realidade é bem diferente. Infelizmente, porém, a realidade é bem diferente. Vejamos, por exemplo, as conclusões a que Vejamos, por exemplo, as conclusões a que chegou um grupo de psicólogos que analisou o chegou um grupo de psicólogos que analisou o carnaval, segundo matéria publicada já há algum carnaval, segundo matéria publicada já há algum tempo no Correio Brasiliense, importante jornal da tempo no Correio Brasiliense, importante jornal da Capital da República:Capital da República:

““(...) de cada dez casais que caem juntos na folia, (...) de cada dez casais que caem juntos na folia, sete terminam a noite brigados (cenas de ciúme, sete terminam a noite brigados (cenas de ciúme, intrigas, etc.); que, desses mesmos dez casais, intrigas, etc.); que, desses mesmos dez casais, posteriormente, três se transformam em adultério; posteriormente, três se transformam em adultério; que de cada dez pessoas (homens e mulheres) no que de cada dez pessoas (homens e mulheres) no carnaval, pelo menos sete se submetem a coisas carnaval, pelo menos sete se submetem a coisas que abominam no seu dia-a-dia, como o álcool e que abominam no seu dia-a-dia, como o álcool e outras drogas (...). Concluíram que tudo isto outras drogas (...). Concluíram que tudo isto decorre do êxtase atingido na grande festa, decorre do êxtase atingido na grande festa, quando o símbolo da liberdade, da igualdade, mas quando o símbolo da liberdade, da igualdade, mas também da orgia e da depravação, estimulado também da orgia e da depravação, estimulado pelo álcool leva as pessoas a se comportarem fora pelo álcool leva as pessoas a se comportarem fora de seus padrões normais (...)”.de seus padrões normais (...)”.

No livro “Nas Fronteiras da Loucura”, No livro “Nas Fronteiras da Loucura”, psicografado por Divaldo Pereira Franco, são psicografado por Divaldo Pereira Franco, são focalizados vários desses processos focalizados vários desses processos obsessivos, sobre pessoas imprevidentes, que obsessivos, sobre pessoas imprevidentes, que pensavam apenas em se divertir no carnaval pensavam apenas em se divertir no carnaval do Rio.do Rio.

Mostra também o infatigável trabalho dos Mostra também o infatigável trabalho dos espíritos do bem, a serviço de Jesus, espíritos do bem, a serviço de Jesus, procurando diminuir o índice de desvarios e de procurando diminuir o índice de desvarios e de desfechos profundamente infelizes.desfechos profundamente infelizes.

Fiquemos, portanto, com o apóstolo Paulo, Fiquemos, portanto, com o apóstolo Paulo, que dizia “tudo me é lícito, mas nem tudo me que dizia “tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. (I Cor. 6,12).convém”. (I Cor. 6,12).

Noel RosaNoel Rosa

““O Carnaval para O Carnaval para mim, é passado de mim, é passado de dor e a caridade, dor e a caridade, hoje, é-me festa de hoje, é-me festa de todo, dia, qual todo, dia, qual primavera que primavera que surge após inverno surge após inverno demorado, demorado, sombrio”.sombrio”.

““A carne nada vale”. O Carnaval, conforme os A carne nada vale”. O Carnaval, conforme os conceitos de Bezerra de Menezes, é festa que conceitos de Bezerra de Menezes, é festa que ainda guarda vestígios da barbárie e do ainda guarda vestígios da barbárie e do primitivismo que ainda reina entre os encarnados, primitivismo que ainda reina entre os encarnados, marcado pelas paixões do prazer violento. marcado pelas paixões do prazer violento.

Como nosso imperativo maior é a Lei de Evolução, Como nosso imperativo maior é a Lei de Evolução, um dia tudo isso, todas essas manifestações um dia tudo isso, todas essas manifestações ruidosas que marcam nosso estágio de ruidosas que marcam nosso estágio de inferioridade desaparecerão da Terra. inferioridade desaparecerão da Terra.

Em seu lugar, então, predominarão a alegria pura, Em seu lugar, então, predominarão a alegria pura, a jovialidade, a satisfação, o júbilo real, com o a jovialidade, a satisfação, o júbilo real, com o homem despertando para a beleza e a arte, sem homem despertando para a beleza e a arte, sem agressão nem promiscuidade. agressão nem promiscuidade.

Não se permitam poluir, pais terrestres, Não se permitam poluir, pais terrestres, e lutem por preservar os seus filhos e lutem por preservar os seus filhos dessa ilusão passageira. dessa ilusão passageira.

Vocês, pai e mãe, atentos à nobre tarefa Vocês, pai e mãe, atentos à nobre tarefa de educar seus rebentos, envolvam-nos de educar seus rebentos, envolvam-nos com seu amor e sua assistência para com seu amor e sua assistência para que eles amadureçam assim, e a que eles amadureçam assim, e a harmonia atinja mais rapidamente os harmonia atinja mais rapidamente os arraiais do mundo, transformando as arraiais do mundo, transformando as paixões inferiores em prazer renovador paixões inferiores em prazer renovador e são."e são."