pirâmides_enochianas

15
Círculo Iniciático de Hermes As Pirâmides dos Quadrados (Magia Enochiana) Por Israel Regardie Tradução: Frater Goya Temos até agora tratado cada quadrado como algo único e plano, mas, na realidade, representa uma pirâmide, como a forma da pirâmide dos elementos no Grau Philosophus com uma base quadrada e quatro lados compostos de triângulos equiláteros truncadas ou cortados de forma a deixar um topo plano. Devemos agora considerar a atribuição dos lados dessas pirâmides. Eles irão, entre eles, incluir todas as atribuições dos quadrados já trabalhados no capítulo anterior (salvo a letra do nome, o restante realmente não aparece), além disso, cada um dos lados da pirâmide é de cor de acordo com seu próprio elemento apropriado, ou deixado em branco para o Espírito. Por isso, de modo algum um quadrado a partir do ângulo aéreo do Ar terá uma pirâmide toda amarela - apenas dois (um Kerubico e um Servidor) na verdade, o farão. Mas cada quadrado do Tabela do Ar tem pelo menos um lado aéreo para sua Pirâmide, e cada quadrado do ângulo Aéreo de qualquer Tabela tem pelo menos um lado aéreo; cada quadrado no ar de ar que tem pelo menos dois lados aéreos (de forma semelhante em Água de água, Terra de Terra e Fogo do Fogo). Os elementos da Tabela e do ângulo menor, por conseguinte, sempre predominam sobre os outros. Por exemplo, no ângulo aéreo do ar, das 30 pirâmides, com 120 partes: (Este Esquema se aplica, mutatis mutandis, ao menor ângulo correspondente ao elemento da Tabela em si. Observe também que os lados Terrenos podem ser coloridos nas quatro cores de Malkuth, escala Rainha, se preferir.) 70 lados são amarelos para Ar 10 lados são azuis para Água 10 lados são preto para Terra 10 lados são o vermelho para Fogo 10 lados estão brancos para espírito 10 lados são brancas ou nas cores Sephiróticas do Minutum Mundum. Na água do ar: 40 lados são amarelo para Ar 40 lados são azuis para Água 10 lados são preto para Terra 10 lados são o vermelho para Fogo 10 lados estão brancos para Espírito 10 são brancas ou de cor Sephirótica. Em uma superfície plana, a Pirâmide é representada pela divisão do quadrado em quatro triângulos, deixando um pequeno quadrado no centro para representar o plano superior. No presente, se desejado, a letra tebana adequada pode ser colocada. Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 1) Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Upload: dandy-adenuncia

Post on 08-Aug-2015

36 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de HermesAs Pirâmides dos Quadrados (Magia Enochiana)

Por Israel RegardieTradução: Frater Goya

Temos até agora tratado cada quadrado como algo único e plano, mas, na realidade, representa uma pirâmide, como a forma da pirâmide dos elementos no Grau Philosophus com uma base quadrada e quatro lados compostos de triângulos equiláteros truncadas ou cortados de forma a deixar um topo plano. Devemos agora considerar a atribuição dos lados dessas pirâmides. Eles irão, entre eles, incluir todas as atribuições dos quadrados já trabalhados no capítulo anterior (salvo a letra do nome, o restante realmente não aparece), além disso, cada um dos lados da pirâmide é de cor de acordo com seu próprio elemento apropriado, ou deixado em branco para o Espírito. Por isso, de modo algum um quadrado a partir do ângulo aéreo do Ar terá uma pirâmide toda amarela - apenas dois (um Kerubico e um Servidor) na verdade, o farão. Mas cada quadrado do Tabela do Ar tem pelo menos um lado aéreo para sua Pirâmide, e cada quadrado do ângulo Aéreo de qualquer Tabela tem pelo menos um lado aéreo; cada quadrado no ar de ar que tem pelo menos dois lados aéreos (de forma semelhante em Água de água, Terra de Terra e Fogo do Fogo). Os elementos da Tabela e do ângulo menor, por conseguinte, sempre predominam sobre os outros.

Por exemplo, no ângulo aéreo do ar, das 30 pirâmides, com 120 partes: (Este Esquema se aplica, mutatis mutandis, ao menor ângulo correspondente ao elemento da Tabela em si. Observe também que os lados Terrenos podem ser coloridos nas quatro cores de Malkuth, escala Rainha, se preferir.)

70 lados são amarelos para Ar 10 lados são azuis para Água 10 lados são preto para Terra 10 lados são o vermelho para Fogo 10 lados estão brancos para espírito10 lados são brancas ou nas cores Sephiróticas do Minutum Mundum.

Na água do ar:40 lados são amarelo para Ar 40 lados são azuis para Água 10 lados são preto para Terra 10 lados são o vermelho para Fogo 10 lados estão brancos para Espírito 10 são brancas ou de cor Sephirótica.

Em uma superfície plana, a Pirâmide é representada pela divisão do quadrado em quatro triângulos, deixando um pequeno quadrado no centro para representar o plano superior. No presente, se desejado, a letra tebana adequada pode ser colocada.

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 1)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 2: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de Hermes

A pirâmide deve estar em posição sobre a Tabela, então o triângulo No. 2 está acima, no topo da Tabela. Para trabalhar a pirâmide de qualquer quadrado completamente, é necessário conhecer as atribuições dos quatro triângulos e o elemento de cada um. Eles normalmente são dadas na ordem mostrada:

Nos quadrados brancos: No. 2 é sempre Espírito, e branco.A Grande Cruz.No. 1. Signo do Zodíaco, Arcano Menor do Tarot.No. 2. Espírito.No. 3. Decanato Planetário.No. 4. Símbolo elementar da Grande Tabela correspondente.São dados aqui 3 quadrados da parte esquerda da Linea Spiritus Sancti da Tabela do Ar:

A Pintura dos Triângulos

Para o Grande Cruz existem dois métodos alternativos, para os quais há alta autoridade.Em ambos o No. 2 é deixado branco, e o No. 4 é colorido de acordo com o elemento da Tabela. É somente nos dois triângulos laterais que eles diferem.

(a) Os n º 1 podem ser coloridos na cor elemental da Triplicidade a que pertence o signo, e o n º 3 seguindo a Triplicidade governada pelo Planeta ou seja, Saturno, Mercúrio para o ar, Júpiter, Sol de Fogo, Vênus , Lua para a Terra e Marte para a água.

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 2)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 3: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de HermesEste método mantém a coloração ao longo das tabelas para as cores elementares da Escala

do Rei, as atribuições sendo sempre coloridas na cor complementar para o fundo.(b) No. 1 pode ser colorido com a cor do signo propriamente dito, e o No.3 na cor do Planeta

em si, de acordo com o diagrama do Minutum Mundum. No conjunto de quadrados trabalhados para referência, adotamos (a), mas daremos aqui um quadrado trabalhado em ambas as técnicas para comparação. Utilizaremos o segundo decanato de Libra na Tabela do Ar.

As Cruzes Sephiróticas:

No. 1 Emblema Elemental da Grande Tabela.No. 2 Emblema do Espírito.No. 3 Emblema Elemental do Ângulo Menor.No. 4 Nome da Sephirah, modificada pela letra do nome no Ângulo Menor. Ás do Tarot ou arcano menor do naipe elementar. Nos 6 primeiros apenas planeta, letra hebraica, e Trunfo do Tarot.

Coloração:

No. 1 Cor Elementar da Grande Tabela.No. 2 Branco.No. 3 Cor Elemental do Ângulo Menor.No. 4 Branco ou em cor do Sephirótica do Minutum Mundum.

Quadrado de Chesed no Ângulo Menor Ígneo do ar:Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 3)

Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 4: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de Hermes

O triângulo inferior pode ser colorido azul e letras em laranja se preferir.

Os quadrados coloridos, incluindo os quadrados Kerubicos e Servidores:No. 1. Carta da Corte do Tarot no naipe apropriado do Ângulo Menor menor ângulo. A carta

irá corresponder com o emblema Kerúbico no 3.No. 2. Emblema elementar da Grande Tabela.No. 3. Querubim respondendo a letra do nome a cujo quadrado é atribuído. No. 4. Emblema Elementar do Ângulo Menor.

Coloração:No. 1. Concorda com No. 3. (Isto parece ser correto, na elaboração da Tabela para a Ordem

colorimos o No. 1 dos Quadrados Kerúbicos segundo elemento do naipe, ao invés do elemento da carta da Corte correspondente ao Querubim. Isto está provavelmente errado, e os diagramas são incorretas a esse respeito.)

No. 2. Cor elementar da Grande Tabela.No. 3. Cor elementar do Querubim.No. 4. Cor elementar do Ângulo Menor.

O Quadrado do Querubim da Águia no Ângulo Menor da parte Aquosa de Ar:

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 4)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 5: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de HermesOs Quadrados dos Servidores:

No. 1. Emblema elementar da Grande Tabela. Atribuição astrológica. No. 2. Emblema elementar da letra que rege a coluna. Trunfo do Tarot. No. 3. Emblema elementar do Ângulo Menor. Figura geomântica.No. 4. Emblema elementar da letra regente da linha. Letra hebraica correspondendo ao

Trunfo em No.2. Cada triângulo é colorido conforme seu emblema elementar. Este método pode parecer

terrivelmente complexo, mas na verdade é muito mais fácil do que parece. Leva muito menos tempo para trabalhar um quadrado do que para descrever como isso é feito.

Vamos tomar um quadrado aleatório terceiro na linha 3 do ângulo 2 Menor do ar. (Não tenho, neste momento, a menor idéia do que é.)

Tabela do Ar – portanto: No. 1. amarelo;Ângulo da Água - portanto, No. 3. Azul. Heh à direita do Querubim, portanto, Vau na

cabeça da nossa coluna, e Heh (final) para a linha 3.Portanto No. 2. Amarela, No. 4. preto ou citrino. Coluna do Ar, Linha da Terra, portanto, Ar

Louco, Aleph, e Fortuna Menor e podemos colocar o quadrado juntos assim:

Por puro acidente escolhemos um quadrado que ilustra um ponto duvidoso, ou seja: se preto deve ser usado para toda a terra, ou se as quatro cores de Malkuth do Minutum Mundum são mais adequadas. Ele introduz a Escala da Rainha, que parece ir contra ele, mas eles são usados no Sigilo da Tabela da Terra, e foram usados na elaboração das Tabelas completas. Se eles são usados, citrino deve ser usado para o Ângulo Menor da Terra, na Tabela do Ar, sempre que o elemento do Ângulo Menor determina a cor. Também, sempre que em qualquer coluna o Ângulo da Terra cruzar a linha do Ar ou vice-versa. Igualmente com o verde-oliva, castanho-avermelhado e preto.

A Tabela da União.N º s 2 e 4 sempre Espírito.No. I. Elemento da coluna (Espírito na primeira coluna) No. 3. Elemento da linha e assim colorir.

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 5)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 6: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de Hermes

Na primeira parte da Exame F o candidato pode ser obrigado a trabalhar todas as atribuições de qualquer Ângulo Menor ou quadrados selecionados pelo examinador. Espera-se que o precedente seja suficiente para capacitá-lo a fazê-lo.

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 6)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 7: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de HermesO Mundo Enochiano de Aleister Crowley

por: Aleister Crowley, Lon Milo DuQuette e Christopher S. Hyatt, Ph.D.

Chapas para Pintar à mão IV, V, VI e VIII Entender uma é entender todas elas

Antes de tentar entender a segunda seção da Parte III, aconselho-o muito a fazer fotocópias das Chapas IV, V, VI, VII e VIII, e então colorir as pirâmides à mão. Ao colorir as pirâmides você vai aprender, da maneira mais rápida e fácil possível, a lógica por trás de sua construção. Para fins de referência, chapas totalmente coloridas podem ser encontradas no site da Falcon Press, em:

http://originalfalcon.com/enochian_tablets.php

LEGENDA COLORIDA PARA TODAS AS PIRÂMIDESDeixe o quadrado central de cada pirâmide (que contém a letra) sem colorir por ora.

Lados com o símbolo do espírito BrancoLados com o símbolo do fogo VermelhoLados com o símbolo da água AzulLados com o símbolo do ar AmareloLados com o símbolo da terra Verde ou preto

Sugiro que comece com a Tábua da União (Chapa VIII no Capítulo 5, ou a versão com letras latinas no Apêndice, Diagrama G.)

Embora seja pequena, é uma tabuleta muito importante, pois seus anjos, EXARP, HCOMA, NANTA e BITOM, regem as outras quatro Tabuletas Elementais. (EXARP rege a tabuleta do ar,HCOMA rege a tabuleta da água, NANTA rege a tabuleta da terra, e BITOM rege a tabuleta do fogo.)

A Tábua da União é considerada a tabuleta elemental do espírito. Os quatro elementos são representados em sua forma mais pura, sem diferença de nível de mistura que caracteriza as outras quatro tabuletas elementais.

A Tábua da União age exatamente da mesma maneira que o espírito age sobre os quatro elementos. Ele os une de modo que podem se combinar para serem blocos de construção da criação, contudo os mantém separados apenas o suficiente para evitar a perda de suas naturezas individuais e fundamentais. Essa qualidade ativa e passiva do espírito é a razão pela qual existem dois tipos de pentagramas do espírito, ativo e passivo.

Pode-se dizer que os anjos da Tábua da União são as próprias “raízes” dos anjos das tabuletas elementais.

Depois de colorir sua Tábua da União, descobrirá que um padrão muito simples é formado pelos atributos nas linhas e filas (ou colunas). A seção de cima e de baixo de cada pirâmide é atribuída ao espírito. O lado direito é atribuído ao elemento primário (como ditado por qual linha a pirâmide é localizada), e o lado esquerdo é atribuído ao elemento secundário (como ditado por qual coluna ela é localizada).

(Nota: Isso e o que se segue abaixo serão fáceis de entender se você pegar cinco minutos e colorir sua Tábua da União.)

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 7)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 8: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de HermesAS LINHAS

Os quatro nomes de cinco letras (EXARP, HCOMA, NANTA e BITOM) são os espíritos primários dos elementos. Cada espírito governa toda uma tabuleta elemental.

EXARP é o espírito do ar e governa toda a tabuleta do ar. A seção direita de cada pirâmide de EXARP é ar.

HCOMA é o espírito da água e governa toda a tabuleta da água. A seção direita de cada pirâmide de HCOMA é água.

NANTA é o espírito da terra e governa toda a tabuleta da terra. A seção direita de cada pirâmide de NANTA é terra.

BITOM é o espírito do fogo e governa toda a tabuleta do fogo. A seção direita de cada pirâmide de BITOM é fogo.

AS COLUNASEssa mesma ordem de ar, água, terra e fogo é repetida nas colunas da Tábua da União como

atribuições secundárias que aparecem na seção esquerda de cada pirâmide. (Ver Apêndice, Diagrama G.)

A primeira coluna, EHNB, é a mais pura de todos os nomes de colunas. Cada letra rege sua linha respectiva e é três partes espírito e uma parte seu respectivo elemento.

E governa EXARPH governa HCOMAN governa NANTAB governa BITOMAs 16 letras das quatro colunas restantes contêm tanto atribuições primárias quanto

secundárias. (Lembre-se, a atribuição secundária é localizada na seção esquerda dessas pirâmides.) Essas 16 letras governam os 16 subângulos das tabuletas elementais.

X = ar de ar A = água de arC = ar de água O = água de águaA = ar de terra N = água de terraI = ar de fogo T = água de fogo

R = terra de ar P = fogo de arM = terra de água A = fogo de águaT = terra de terra A = fogo de terraO = terra de fogo M = fogo de fogo

Uma maneira fácil de pensar sobre como a Tábua da União se relaciona com as outras quatro tabuletas é fingir que você tem um “microscópio elemental”.

Pegue a letra E de EXARP e coloque-a sobre seu microscópio. Você verá toda a tabuleta elemental do ar.

Pegue a letra O de BITOM e coloque-a sobre seu microscópio. Você verá o subângulo da terra e da tabuleta do fogo.

Pegue a letra N de NANTA e coloque-a sob seu microscópio. Você verá o subângulo da água da tabuleta da terra, etc.

Depois de colorir sua Tábua da União, faça o mesmo com cada uma das quatro tabuletas elementais.

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 8)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 9: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de HermesPINTE CADA TABULETA ELEMENTAL EM QUATRO PASSOS

Nota: Existem várias maneiras com as quais as pirâmides de grande cruz central podem ser coloridas. Escolhemos o método a seguir porque os atributos são determinados de modo uniforme por meio de domínios elementais.

PASSO UM: A GRANDE CRUZ CENTRAL

A seção superior de cada pirâmide da grande cruz central representa o espírito e está pintada de branco.

A seção inferior de cada pirâmide da grande cruz central representa o elemento da tabuleta. No caso da tabuleta da água, ela está pintada de azul. (Ao pintar a tabuleta do fogo, as seções inferiores da grande cruz central seriam vermelhas, a tabuleta do ar, amarela, a tabuleta da terra, verde ou preta.)

O lado esquerdo de cada pirâmide da grande cruz central representa os signos do zodíaco. Esses são reunidos por elemento em grupos de três e posicionados com o descrito no Chanokh.

Os signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário) são coloridos de vermelho.Os signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes) são coloridos de azul.Os signos de ar (Libra, Aquário e Gêmeos) são coloridos de amarelo.Os signos de terra (Capricórnio, Touro e Virgem) são coloridos de verde (ou preto).O lado direito de cada pirâmide da grande cruz central representa o domínio planetário dos

36 decanatos do zodíaco. Existem 36 decanatos e 36 pirâmides na grande cruz central. Para o nosso propósito, colorimos os planetas de acordo com o domínio dos signos fixados:

Saturno e Mercúrio para ar são coloridos de amarelo;Júpiter e o Sol para fogo são coloridos de vermelho;Vênus e a Lua para terra são coloridos de verde (ou preto);Marte para água é colorido de azul.

PASSO DOIS:AS CRUZES DO CALVÁRIO

A seção superior de cada pirâmide das cruzes do Calvário representa o espírito e está pintada de branco.

A seção inferior de cada pirâmide das cruzes do Calvário dos subângulos representa uma das dez sephirot da Árvore da Vida Cabalística e são numeradas de acordo com as Chapas IV, V, VI, e VII. Sugerimos que por ora você deixe as seções inferiores em branco e simplesmente as numere em preto. Depois você poder querer pintá-las de uma das quatro cores tradicionais das sephirot.

As seção esquerda de cada pirâmide das cruzes do Calvário dos subângulos representa o elemento da tabuleta. No caso da tabuleta da água, a seção esquerda das pirâmides de cada uma das quatro cruzes do Calvário seriam pintadas de azul.

A seção direita de cada pirâmide das cruzes do Calvário dos subângulos representa o elemento do próprio subângulo e é pintada de maneira correspondente. [O subângulo superior esquerdo (ar-amarelo), o subângulo superior direito (água-azul), o subângulo inferior esquerdo (terra-verde ou preto), o subângulo inferior direito (fogo-vermelho)]. Esse padrão é o mesmo para todas as quatro tabuletas elementais.

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 9)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 10: Pirâmides_Enochianas

Círculo Iniciático de HermesPASSO TRÊS:

OS ANOS QUERÚBICOSEsses são encontrados acima dos braços das cruzes do Calvário.A seção superior de cada uma das quatro pirâmides querúbicas representa a tabuleta

elemental e é colorida de maneira correspondente. No caso da tabuleta da água, de azul.A seção inferior de cada uma das quatro pirâmides querúbicas representa o elemento do

próprio subângulo e é colorida de maneira correspondente. Pinte as seções direita e esquerda de cada uma das quatro pirâmides querúbicas como

indicadas nas Chapas IV, V, VI e VII. A ordem na qual esses elementos são organizados segue uma permutação lógica e dita a ordem das linhas e colunas das 16 pirâmides menores encontradas abaixo dos braços da cruz do Calvário.

PASSO QUATRO:AS 16 PIRÂMIDES MENORES

Essas são encontradas abaixo dos braços das cruzes do Calvário.A seção esquerda de cada pirâmide dos anjos menores representa a tabuleta elemental. No

caso da tabuleta da água, ela é colorida de azul.A seção direita de cada pirâmide dos anjos menores representa o subângulo e é colorida de

maneira correspondente. Pinte a seção superior e inferior de cada uma das 16 pirâmides menores como indicado nas

Chapas IV, V, VI e VII. Perceba como a ordem de coloração é indicada pelos quadrados dos anjos querúbicos.

É verdade, tudo isso pode levar algumas horas para ser feito, mas vai lhe poupar meses (ou como no meu caso, anos) de confusão.

Agora com as tabuletas coloridas diante de si, leia o material na segunda seção da Parte III do Chanokh e se maravilhe com o “método” para a “loucura”.

Home-Page: www.cih.org.br E-Mail: [email protected] (Pág. 10)Última Revisão em: 30/10/12 17:26

Page 11: Pirâmides_Enochianas

A Grande Torre do Leste, AR

Ch. IV.

Page 12: Pirâmides_Enochianas

A Grande Torre do Oeste, AGUA

Ch. V.

Page 13: Pirâmides_Enochianas

A Gande Torre do Norte, TERRA

Ch. VI.

Page 14: Pirâmides_Enochianas

A Grande Torre do SUL, FOGO

Ch. VII.

Page 15: Pirâmides_Enochianas

A CRUZ NEGRA OU TABELA DA UNIAO ATRIBUIDA AO ESPIRITO

Ch. VIII.