produto biotecnológico

6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA-IPTSP CURSO DE BIOTECNOLOGIA PARASITOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA PROFESSOR CLECILDO BARRETO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE LIBERAÇÃO PROGRESSIVA DE NEMATICIDA UTILIZANDO NANOENCAPSULAMENTO DE PARTÍCULAS POLIMÉRICAS BIODEGRADÁVEIS KAUAN MILHOMEM MENEZES PEDRO AUGUSTO REZENDE

Upload: kauan-milhomem

Post on 21-Oct-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Produto Biotecnológico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA-IPTSP

CURSO DE BIOTECNOLOGIA

PARASITOLOGIA APLICADA À BIOTECNOLOGIA

PROFESSOR CLECILDO BARRETO

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE LIBERAÇÃO PROGRESSIVA

DE NEMATICIDA UTILIZANDO NANOENCAPSULAMENTO DE

PARTÍCULAS POLIMÉRICAS BIODEGRADÁVEIS

KAUAN MILHOMEM MENEZES

PEDRO AUGUSTO REZENDE

GOIÂNIA

2013

Page 2: Produto Biotecnológico

Desenvolvimento de sistemas de liberação progressiva de nematicida utilizando nanoencapsulamento de partículas poliméricas

biodegradáveis

Introdução

O projeto propõe o desenvolvimento de nanocapsulas de poli(caprolactona) contendo o princípio ativo da Dysphania ambrosioides, capaz de matar o fitonematodeo Pratylenchus brachyurus, principalmente em plantações de soja. O desenvolvimento de nanocápsulas parte da capacidade de degradação lenta desse polímero no ambiente e liberação gradual do principio ativo no solo, controlando assim o parasito durante toda a safra.

Parasita

A escolha por combater o Pratylenchus brachyurus foi devido a sua grande importância econômica e por acometer grande parte das plantações no mundo, causando prejuízos milionários. O parasita se alimenta do parênquima radicular das plantas e durante o processo libera toxinas que danificam ainda mais a raiz da planta podendo levá-la à morte. O ciclo de vida do Pratylenchus é relativamente simples e rápido, o que leva a varias gerações durante uma mesma safra.

Nematicida

Baseado em estudos já realizados com extrato bruto da Dysphania ambrosioides (Erva de santa Maria), onde se mostrou bastante eficiente no combate de nematódeo, foi decidido isolar o princípio ativo responsável para ser encapsulado. A erva é muito utilizada na medicina popular para diversos males, não sendo comprovada sua toxidade para o ser humano.

Produto (Nanocápsula)

Quando pensamos em um alternativa biotecnológica na qual poderíamos propor, na forma de um produto, uma solução para um determinado problema, pensamos em várias vias, formas, métodos de desenvolver algo voltado para a agricultura, e a área da ciência na qual vimos que possuiria um grande potencial biotecnológico voltado para a agricultura, seria a nanobiotecnologia, mais precisamente o nanoencapsulamento.

Page 3: Produto Biotecnológico

O nanoencapsulamento, é uma tecnologia bastante utilizada atualmente nas áreas de saúde e cosmetologia, no entanto, existe uma grande lacuna na área agrícola. Logo, relacionando tal técnica com o princípio ativo que tínhamos em mãos, juntamente com a necessidade de se combater o Pratylenchus brachyurus elaboramos a técnica supracitada.

Inovação

O nanoencapsulamento não e uma tecnologia muito recente, já e bastante utilizada na área da saúde e de cosméticos, mas é ainda muito pouco explorada no ramo da agricultura, o que nos levou a criar algo “novo” na área, baseado nas diversas vantagens que a nanotecnologia tem para nos oferecer.

Vantagens

A prioridade do produto é oferecer algo barato e mais eficiente em relação aos nematicidas químicos que existem no mercado. O que leva a uma grande economia para o produtor, já que o mesmo tem que ser aplicado somente uma vez diferente dos produtos disponíveis. Além das vantagens ecológicas como a diminuição da poluição ambiental causada pelos agentes químicos e a biossegurança. Diante tantas vantagens o nosso produto se torna rentável, eficiente, e com grande potencial de mercado. Cronograma

Propomos um cronograma hipotético desde o enbasamento teórico até a comercialização do produto, no entanto, tal quesito precisa ser aprimorado em um possível desenvolvimento e comercialização de nosso produto, no entanto, achei conveniente citá-lo para tentar transmitir o nível de complexidade da geração de um produto ou serviço.

Page 4: Produto Biotecnológico

Conclusão

Em suma, acreditamos que nossa proposta pode proporcionar uma grande contribuição científica, pois a ideia de se criar uma nanocápsula que beneficia não somente o agricultor mais o meio ambiente e a população em geral, cria uma nova perspectiva de combate a problemas como o do Pratylenchus brachyurus dando asas ao estudo e a utilização da nanotecnologia na agricultura, podendo ser aplicada para resolver diversos outros problemas agrícolas.

Referências

http://www.monsoy.com.br/pdf/MANEJO%20DE%20NEMATOIDES%20EM%20SPD%20NO%20CERRADO_CT_21_11_2009.pdf

http://www.gestaonocampo.com.br/biblioteca/nematoides-e-ferrugem-causam-maiores-prejuizos-a-soja/

http://www.cnpso.embrapa.br/download/CT76_eletronica.pdf http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/propagacao-do-parasita-da-soja-

preocupa-produtores-de-mt-60707#y=600