prova simulado enemitec

Upload: perivaldo-jose-dos-santos

Post on 06-Jul-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 Prova Simulado Enemitec

    1/7

    !

    Caro (a) Educando (a)

    Esta avaliação deverá ser desenvolvida individualmente, sob a orientação do (a) mediador (a). O valor total desta avaliação é de 2,0 pontos , no qualitativo dos componentes curriculares que fazem parte

    desta área do conhecimento. Este simulado contempla 20 questões, de caráter objetivo, da área de Ciências Humanas e suas Tecnologia. A pontuação será distribuída da seguinte forma: de 0 a 25% de acerto nas questões o valor de 0,6 (seis

    décimos); de 26 a 75%, o valor de 1,0 (um ponto) e acima de 75%, o valor de 2,0 (dois pontos). Utilize caneta azul ou preta no preenchimento do cartão-resposta. Assinale apenas uma alternativa por questão. Não serão aceitas rasuras ou dupla marcação. Utilize o cartão-resposta destinado à marcação das respostas na prova. Só será permitida a saída do aluno após 1(uma) hora do início da prova. Leia com bastante atenção os textos de apoio e os enunciados das questões. Em caso de dúvidas, releia as instruções e lembre-se de que a interpretação das questões faz parte da

    avaliação. Não será permitida nenhuma fonte de consulta (dicionários, livros didáticos, calculadora, celular).

    Sucesso!CIÊNCIAS HUMANAS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

    1. Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essaprevisão, entre outros motivos, porque o gás natural

    a) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.b) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.e) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

    (ENEM/2004)

    2. No mundo árabe, países governados ha décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metadeda população com menos de 30 anos; desses, 56% tem acesso a internet. Sentindo-se sem perspectivasde futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade edemocracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, poe fogo no própriocorpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma serie de manifestações eclode na Tunísia e, comouma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida opresidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram amobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.

    SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso a internet permitiu aos jovensárabes.a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.c) manter o distanciamento necessário a sua segurança.d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.e) difundir ideias revolucionaria que mobilizaram a população.

    (ENEM/2011)

    SIMULADO ENEMITec 2013

    ÁREA DOCONHECIMENTO Ciências Humanas e suas Tecnologias. ANO 3º

    EDUCANDO(A) DATA

  • 8/17/2019 Prova Simulado Enemitec

    2/7

    3. As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio

    do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nasultimas décadas, indicam que a floresta amazônica e capaz de absorver ate 300 milhões detoneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importantepapel no controle

    a) das chuvas acidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dosdesmatamentos por queimadas.

    b) das inversões térmicas, causadas pelo acumulo de dióxido de carbono resultante da não dispersãodos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.

    c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbonocontido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.

    d) do efeito estufa provocado pelo acumulo de carbono na atmosfera, resultante da queima decombustíveis fosseis, como carvão mineral e petróleo.

    e) da eutrofizacão das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbonopresente na atmosfera.

    (ENEM/2006)

    4. O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas quesaem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80,

    quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo osdados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com umacréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita peloIBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhosmanuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, emboranão sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. Omesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e níveleducacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.

    (ENEM/2009)

    Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que

    a) o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial noSudeste.

    b) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.c) o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.d) as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década

    de 80.e) a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior

    versatilidade profissional.

    5.O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nuncafoi atingido por um carro. Mesmo assim, e vítima diária do transito de São Paulo: a cada minuto sobre abicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira,fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos eoutras substanciam nocivas. ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.

    A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais dasdo professor citado no texto apresentara uma tendência de

    a) ampliação da taxa de fecundidade.b) diminuição da expectativa de vida.c) elevação do crescimento vegetativo.d) aumento na participação relativa de idosos.e) redução na proporção de jovens na sociedade.

    (ENEM/2011)

  • 8/17/2019 Prova Simulado Enemitec

    3/7

    6. “O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em

    meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limitesnaturais que geralmente coincidem com os de locais de habitaçã o dos grupos étnicos” .

    MARTIN, A. R. Fronteiras e Nações. Contexto, São Paulo, 1998.

    Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedecem a limites naturais,

    a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente,a) da sua recente demarcação, que contou com técnicas cartográficas antes desconhecidas.b) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais.c) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos “limites naturais”. d) da natureza nômade das populações africanas, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana.e) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.

    (ENEM/2002)

    7. Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover eadiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, souservido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil.

    Alvará de liberdade para as indústrias (1o de Abril de 1808), in Bonavides, P.; Amaral, R.Textos políticos da História do Brasil . Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

    O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Quecaracterísticas desse período explicam esse fato?

    a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio

    internacional.e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.

    (ENEM/2010)

    8. Constituição de 1824:

    “Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente aoImperador (…) para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, eharmonia dos demais poderes políticos (…) dissolvendo a Câmara dos Deputados nos casos em que oexigir a salvação do Estado.”

    Frei Caneca:

    “O Poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave mestra da opressão da nação brasileira e ogarrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados,que é a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que é o representantedos apaniguados do imperador”. (Voto sobre o juramento do projeto de Constituição)

    Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituição outorgada pelo Imperador em 1824eraa) adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucional, pois os senadores eram escolhidos pelo

    Imperador.b) eficaz e responsável pela liberdade dos povos, porque garantia a representação da sociedade nas duas

    esferas do poder legislativo.c) arbitrário, porque permitia ao Imperador dissolver a Câmara dos Deputados, o poder representativo da

    sociedade.d) neutro e fraco, especialmente nos momentos de crise, pois era incapaz de controlar os deputados

    representantes da Nação.e) capaz de responder às exigências políticas da nação, pois supria as deficiências da representação

    política. (ENEM/2004)

  • 8/17/2019 Prova Simulado Enemitec

    4/7

  • 8/17/2019 Prova Simulado Enemitec

    5/7

    Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II,assumem um papel relevante na sociedade por a) orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.b) fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.c) apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.d) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.e) promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas .

    (ENEM/2011)

    12.

    Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.” JAPIASSÚ,H.; MARCONDES, D.Dicionario Basico de Filosofia .Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

    Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo

    a) impedir a contratação de familiares para o serviço público.b) reduzir a ação das instituições constitucionais.c) combater a distribuição equilibrada de poder.d) evitar a escolha de governantes autoritários .e) restringir a atuação do Parlamento.

    (ENEM/2010)

    13. A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito.Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada

    entendem.VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996.

    Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro,marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando otexto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?

    a) A distribuição equilibrada do poder.b) O impedimento da participação popular.c) O controle das decisões por uma minoria.d) A valorização das opiniões mais competentes.e) A sistematização dos processos decisórios.

    (ENEM/2010)

    14. O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter opovo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do queoutros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.

    MAQUIAVEL, N. O Príncipe, São Paulo: Martin Claret, 2009.

    No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção daordem social, segundo esse autor, baseava-se na:

    a) inércia do julgamento de crimes polêmicos.b) bondade em relação ao comportamento dos mercenários.c) compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas.d) neutralidade diante da condenação dos servos.e) conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe.

    (ENEM/2010)

    15. Você está estudando o abolicionismo no Brasil e ficou perplexo ao ler o seguinte documento:

    Texto 1 - Discurso do deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira – Brasil 1879No dia 5 de março de 1879, o deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira, discursando na Câmara, afirmou que erapreciso que o poder público olhasse para a condição de um milhão de brasileiros, que jazem ainda no cativeiro. Nessaaltura do discurso foi aparteado por um deputado que disse: “BRASILEIROS, NÃO” .

    QUINO. Toda Mafalda . São Paulo: Martins Fontes, 1991.

  • 8/17/2019 Prova Simulado Enemitec

    6/7

    Em seguida, você tomou conhecimento da existência do Projeto Axé (Bahia), nos seguintes termos:

    Texto 2 - Projeto Axé, Lição de cidadania – 1998 – Brasil

    Na língua africana Iorubá, axé significa força mágica. Em Salvador, Bahia, o Projeto Axé conseguiu fazer, em apenastrês anos, o que sucessivos governos não foram capazes: a um custo dez vezes inferior ao de projetos governamentais,ajuda meninos e meninas de rua a construírem projetos de vida, transformandoos de pivetes em cidadãos. A receita do

    Axé é simples: competência pedagógica, administração eficiente, respeito pelo menino, incentivo, formação e bonssalários para os educadores. Criado em 1991 pelo advogado e pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca, o Axéatende hoje a mais de duas mil crianças e adolescentes. A cultura afro, forte presença na Bahia, dá o tom do ProjetoErê (entidade criança do candomblé), a parte cultural do Axé. Os meninos participam da banda mirim do Olodum, do Ilé Ayê e de outros blocos, jogam capoeira e têm um grupo de teatro.Todas as atividades são remuneradas. Além da bolsa semanal, as crianças têm alimentação, uniforme e vale-transporte.

    Com a leitura dos dois textos, você descobriu que a cidadania:

    a) jamais foi negada aos cativos e seus descendentes.b) foi obtida pelos ex-escravos tâo logo a abolição fora decretada.c) nâo era incompatível com a escravidão.d) ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros.e) consiste no direito de eleger deputados (ENEM/2008)

    16. Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização daprodução, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômicabaseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante eaos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, adescentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, sejaentre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.

    (CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado))

    No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação queafetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado:

    a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelosorientais de gestão.b) o aumento das formas de tele trabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego

    crônico.c) O avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com

    vistas à mobilidade dos investimentos.d) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos

    especialistas técnicos e gestores.e) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de

    harmonização das relações de trabalho.(ENEM/2011)

    17. Leia a tirinha ao lado.

    A situação abordada na tira torna explícita acontradição entre a (as)

    a) relações pessoais e o avanço tecnológico.b) inteligência empresarial e a ignorância dos

    cidadãos.c) inclusão digital e a modernização das empresas.d) economia neoliberal e a reduzida atuação do

    Estado.e) revolução informática e a exclusão digital .

    (ENEM/2005)

  • 8/17/2019 Prova Simulado Enemitec

    7/7

    18. Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros

    sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente umconjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e nainterface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processode construção democrática.

    (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em:http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

    Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque:

    a) determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.b) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.e) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

    (ENEM/2011)

    19. Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como sefossem escravos. O governo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pelafiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, obloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a

    esse problema, mas os governos ainda sofrem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelopoder intimidador dos proprietários. Organizações não governamentais e grupos como a Pastoral da Terra têmagido corajosamente, acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais etrabalhistas.

    “Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo”. Disponível em: http://www.mte.gov.br. Acesso em: 17 mar. 2009 (adaptado).

    Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental,porque eles

    a) negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorários e a redução da carga horária de trabalho.b) defendem os direitos dos consumidores junto aos armazéns e mercados das fazendas e carvoarias.c) substituem as autoridades policiais e jurídicas na resolução dos conflitos entre patrões e empregados.d) encaminham denúncias ao Ministério Público e promovem ações de conscientização dos trabalhadores.e) fortalecem a administração pública ao ministrarem aulas aos seus servidores.

    (ENEM/2009)

    20. As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressamaspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-seindivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menosdrásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedadessemelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizaçõestotalmente diversas.

    IANNI, O.A era do globalismo . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

    A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômicade diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma políticamigratória atual dos países desenvolvidos são:

    a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

    (ENEM/2011)