quinta-feira, 12 de abril de 2018 - ano i - nº 09 suicÍdio · 2018-11-21 · o jornal dos...

22
O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO Cerca de 11 mil pessoas morrem no Brasil todos os anos por suicídio. Em Marechal Cândido Rondon, em 2016 e 2017 foram 14 casos. Este ano já foram registrados cinco casos, três neste mês, sendo um deles na última terça-feira (10), envolvendo um policial da reserva. Diferente do episódio desta semana, que chocou a comunidade local, a maioria dos casos de suicídio é tratada com discrição. A própria imprensa tem uma espécie de acordo para não divulgar essas situações. Mas, profissionais da área e o próprio Ministério da Saúde defendem o contrário: é preciso falar a respeito. PÁGINAS 12 e 13 O alarmante crescimento de um problema tratado como tabu ENTREVISTA Ademir Bier explica os motivos que o fizeram trocar de partido após mais de 40 anos no MDB. PÁGINA 5 PREFEITURAS DE MERCEDES E PATO BRAGADO FIRMAM CONVÊNIOS COM ITAIPU PÁGINA 11

Upload: others

Post on 16-Jul-2020

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

O JORNAL DOS MUNICÍPIOSQUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09

SUICÍDIOCerca de 11 mil pessoas morrem no Brasil todos os anos por suicídio. Em

Marechal Cândido Rondon, em 2016 e 2017 foram 14 casos. Este ano já foramregistrados cinco casos, três neste mês, sendo um deles na última terça-feira

(10), envolvendo um policial da reserva. Diferente do episódio desta semana, quechocou a comunidade local, a maioria dos casos de suicídio é tratada com

discrição. A própria imprensa tem uma espécie de acordo para não divulgaressas situações. Mas, profissionais da área e o próprio Ministério da Saúde

defendem o contrário: é preciso falar a respeito.PÁGINAS 12 e 13

O alarmante crescimento de umproblema tratado como tabu

ENTREVISTAAdemir Bier explica

os motivos que ofizeram trocar de

partido após mais de40 anos no MDB.

PÁGINA 5

PREFEITURAS DEMERCEDES E PATOBRAGADO FIRMAM

CONVÊNIOSCOM ITAIPU

PÁGINA 11

Page 2: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

ordem de prisão contra o ex-presidente Lula daSilva inaugura uma nova fase da operação LavaJato no Brasil. Afinal, não foi qualquer um que foipreso. Foi preso um dos líderes políticos maisdestacados da história do Brasil.

Por isso mesmo, a decisão do juiz Sérgio Moro,apesar de comemorada pelos adversários políticosde Lula e do PT, está preocupando muita gente,especialmente aqueles que ainda êm contas aacertar com a Justiça em função de envolvimentoem casos de corrupção.

E olha que a condenação de Lula é por coisapequena se levar em conta os bilhões de reaisdesviados no escândalo da Petrobrás e de tantosoutros casos de corrupção que existe neste País.

O desfecho do caso de Lula mostra que a LavaJato dispõe de força suficiente para atingir o objetivode fazer figurões graúdos pagarem pelo quefizeram. O problema que muitos destes têmmandato e acabam se beneficiando por umsistema de blindagem que continua operando paralivrar políticos do processo judicial: o foroprivilegiado.

Graças a isso, não temos mais poderosos presos.Se o ministro Dias Toffoli não tivesse segurado adecisão do Supremo sobre foro privilegiado (elepediu vistas em novembro). Ou se o Supremo nãotivesse mudado seu entendimento, aplicandodeterminada regra ao ex-deputado EduardoCunha e outra regra ao senador Renan Calheiros.

Se muitos brasileiros exigiram a prisão de Lula,deveriam voltar agora sua indignação para comos outros menos importantes historicamente queestão soltos, embora envolvidos em acusaçõesimportantes de corrupção e usando o cargo paracriar obstáculos ao processo judicial.

É sempre bom lembrar que a república foi fundadacom o princípio de que a lei é igual para todos.Exatamente porque na monarquia não era. A Justiçaera dupla. Tinha uma Justiça dos nobres e outra dosplebeus. Na República não, nós todos somos comunse temos que ser tratados como comuns. E isso deveriavaler também para quem tem mandato. Vamosaguardar os próximos capítulos.

JornalismoJornalismoJornalismoJornalismoJornalismoCristine Kempp

ABRIL MARROM

José Carlos Schiavinato*

*O autor é deputado estadual pelo Paraná

Paraná realiza campanha de preven-ção e combate à cegueira.

“É essencial falar de saúde ocularporque várias doenças podem levar àcegueira, algumas são assintomáticase irreversíveis”

No Brasil, segundo estimativas do Con-selho Brasileiro de Oftalmologista (CBO),há mais de 1,2 milhões de cegos (visãocorrigida igual ou inferior a 20%). Porém,de acordo com a Organização Mundial deSaúde (OMS) entre 60% e 80% dos ca-sos de cegueira poderiam ser evitados outratados. Com a finalidade de prevenir ecombater as doenças causadoras da ce-gueira, o Paraná realiza este mês a cam-panha Abril Marrom.

A Lei 19.097 foi sancionada em agos-to do ano passado, a partir de uma pro-posta dos deputados Schiavinato (Pro-gressistas) e Dr. Batista (PMN) para esti-mular a população a cuidar dos olhos.“Para divulgar a importância da preven-ção, o diagnóstico precoce e o tratamen-to adequado, a legislação prevê por par-te do Poder Público, iniciativa privada eentidades civis ações de esclarecimento,exames e campanhas educativas”, expõeSchiaviavinato.

Iniciativa importante no entendimen-to do oftalmologista John Prochnau. “Éessencial falar de saúde ocular porquevárias doenças podem levar à cegueira,algumas são assintomáticas e irreversí-veis. Quanto antes forem diagnostica-das, melhor será o tratamento. Mas, ain-da falta muita informação à população,que procura um médico quando a visãoestá ruim, com a doença avançada, commenor reversão e maior possibilidade decegueira”, justifica.

DOENÇASDOENÇASDOENÇASDOENÇASDOENÇASO especialista aponta que as duas

doenças mais comuns que levam à ce-

gueira são a catarata e glaucoma. A ca-tarata é a opacificação do cristalino queatrapalha a entrada de luz nos olhos,acarretando diminuição da visão. As al-terações podem levar desde pequenasdistorções visuais até a cegueira. “Éuma doença reversível com cirurgia, equanto antes for realizada, melhores osresultados”, detalha.

O glaucoma é uma doença ocular queprovoca lesão no nervo óptico e campovisual, podendo levar à cegueira. Na mai-oria dos casos, vem acompanhado depressão intraocular elevada. “Como essaé uma doença que não tem sintomas, opaciente muitas vezes percebe quandoestá com a visão muito comprometida eirreversível. O tratamento é realizado, nagrande maioria das vezes, por meio decolírios” explica o oftalmologista.

TECNOLOGIASTECNOLOGIASTECNOLOGIASTECNOLOGIASTECNOLOGIASAlém dessas doenças, a miopia tam-

bém é a preocupação mais recente dosprofissionais. John Prochnau revela queestudos comprovam o aumento conside-rável da dificuldade de visão. “Desde avinda dos aparelhos eletrônicos comocomputador, tablets e celulares houve umboom de pacientes míopes no mundotodo. E o aumentou foi maior entre as cri-anças e jovens”, completa.

COMBACOMBACOMBACOMBACOMBATETETETETEPara acompanhar a saúde ocular, o es-

sencial é que as pessoas passem por ava-liações oftalmológicas com frequência. “Aacima de 40 anos, quando a incidênciaaumenta, é preciso consultas anuais. Po-rém, sabemos que muitos pacientes ain-da têm dificuldade de acesso, e nisso épreciso avançar com políticas públicas”,afirma Prochnau, que também presta ser-viço para o Consórcio Intermunicipal deSaúde Costa Oeste (Ciscopar).

Opinião2 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Uma publicação de Z.K. Produções Ltda. MECNPJ 09.474.683/0001-93

Endereço:Endereço:Endereço:Endereço:Endereço:Rua 7 de Setembro, 1454 – CentroCEP 85960-000 – Marechal Cândido Rondon/PRFone: (45) 3254-7886Email: jtribunadooeste@gmail.comComercialComercialComercialComercialComercial

Dário Loch

editoriala

Todos somos comuns

Impressão: Jornal Oparana S/A - CNPJ: 21.819.026/0002-17

DIVULGAÇÃO

Praça do Exército em Nova Santa Rosa, municípioque completa 42 anos de emancipação no dia 29 deabril de 2018.

Page 3: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Política 3Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

Primeira pesquisa parao Governo do Paranáaponta empate técnico

RATINHO JR E OSMAR DIAS APARECEM NA FRENTE. CIDA É A TERCEIRA

“““““CCCCCacacacacachorhorhorhorhorrrrrradadadadadaaaaa”””””O senador Roberto Requião, do MDB, não gostou nem um pouco dapesquisa realizada pelo Ibope e CBN Cascavel. Ele reclama de o seunome não ter sido incluído na pesquisa de intenção de voto para ogoverno do estado divulgada na segunda-feira. Disse ele no Twitter:“CBN e Ibope fazem pesquisa para o governo do Paraná e excluemmeu nome, cachorrada sem vergonha. Pelo jeito já estou eleito!”

Novo panoramaNovo panoramaNovo panoramaNovo panoramaNovo panoramaA janela partidária que encerrou no último sábado (07) mudou o cenáriopolítico no Paraná. Dos 54 deputados estaduais, 12 trocaram de partido, oque corresponde a 22% do total de parlamentares. A sigla que mais ganhounovos adeptos foi o PSD do pré-candidato ao governo Ratinho Jr. Foramquatro novos filiados: Ademir Bier (ex-MDB), Francisco Bührer (ex-PSDB), Mauro Moraes (ex-PSDB) e Stephanes Jr. (ex-PSB).

Bancada federalBancada federalBancada federalBancada federalBancada federalEm Brasília, mais de 80 deputados federais do País mudaram departido na janela partidária, o que representa 16% das cadeiras naCâmara Federal. Dos 30 deputados federais do Paraná, quatromudaram de sigla. Da nossa região, o deputado federal Alfredo Kaeferdeixou o PSL de Bolsonaro e migrou para o PP. Além dele, mudaramDiego Garcia que trocou o PHS pelo Podemos; Fernando Francischinique saiu do Solidariedade e filiou-se no PSL; e Osmar Serráglio, quedeixou o MDB para ingressar também no PP.

Ademir e o PSDAdemir e o PSDAdemir e o PSDAdemir e o PSDAdemir e o PSDPelas declarações do deputado estadual Ademir Bier e de integrantes doPSD em Marechal Cândido Rondon, a relação entre ele e o partido nomunicípio vai ser meramente diplomática. O partido e suas liderançasdevem seguir apoiando a atual administração, que tem como candidatoo deputado Elio Rusch, enquanto Bier deverá fazer campanha comseus antigos aliados do MDB. Até quando isso será possível talvez só oresultado da eleição dirá.

Sperafico na Casa CivilSperafico na Casa CivilSperafico na Casa CivilSperafico na Casa CivilSperafico na Casa CivilTudo leva a crer que o deputado federal Dilceu Sperafico deva assumir aCasa Civil no Governo do Paraná. O convite ele já recebeu da novagovernadora Cida Borghetti, que assumiu o governo na última sexta-feira. Agora, Sperafico só precisa resolver algumas questões em Brasíliapara assumir o novo desafio, um dos mais importantes cargos no Estado.

TTTTTítítítítítulo de eleitulo de eleitulo de eleitulo de eleitulo de eleitorororororTermina no dia 9 de maio o prazo para o eleitor requerer o seu títuloeleitoral, alterar dados cadastrais ou mesmo transferir o domicílioeleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro.

A pesquisa foi realizadaentre os dias 3 e 5 deabril de 2018, ouvindo1.008 eleitores noParaná. O levantamentotem nível de confiançade 95% e a margem deerro de 3% para mais oupara menos. A margemde erro é de três pontosporcentuais para maisou para menos. Apesquisa foi registradano TRE com o númeroPR06410/2018.

M etodologia

RO Ibope Inteligência também mediu a rejeição e o grau deconhecimento dos eleitores sobre cada candidato. Segundo olevantamento, Cida Borghetti é desconhecida para 39% dosentrevistados e 33% alegam que só conhecem de ‘ouvir falar’.Rosinha também é considerado desconhecido para 63% doseleitores dentro do levantamento. Já Ratinho é conhecido por 53%dos eleitores e Osmar por 57%.No levantamento o ex-senador pedetista tem rejeição de 21%, odeputado estadual de 22%. A atual governadora aparece com 40%,atrás do petista que tem o pior resultado com 53%. Esses resulta-dos são da pesquisa estimulada. Isto é, quando o entrevistadorapresenta os nomes dos pré-candidatos aos eleitores.Já quando não são dadas as opções dos pré-candidatos napesquisa espontânea o grau de desconhecimento sobre a corridaao Palácio Iguaçu é ainda maior. 64% disseram que não sabemou preferiram não responder, enquanto 19% afirmaram quepretendem votar em branco ou nulo. Nesta amostragem, Ratinhoé lembrado por 4% dos entrevistados, o senador Roberto Requião(MPB) por 3% e Osmar por 2% dos eleitores. No cenário desegundo turno com Osmar Dias (PDT) e Ratinho Jr. (PSD),novamente há empate técnico (38% e 41%, respectivamente).

ejeição e conhecimento O empate técnico estáentre os pré-candidatos

Ratinho Jr e Osmar Dias

REPRODUÇÃO

A pesquisa Ibope In-teligência encomendadapela rádio CBN Cascavelde intenção de voto parao governo do Paraná foia primeira registrada noTRE (Tribunal RegionalEleitoral) em 2018. O le-vantamento mostrou queno atual momento há umempate técnico entre ospré-candidatos RatinhoJr. (PSD), com 34% das

intenções de voto e Os-mar Dias (PDT) que apa-rece com 28%.

A atual governadoraCida Borghetti (PP) epré-candidata apareceem terceiro lugar com5% de preferência doeleitorado, seguida deDr. Rosinha (PT) que tem3%. Brancos e nulos so-mam 24% e não sabe ounão respondeu 6%.

Page 4: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Vida Pública4 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Os vereadores Helvino Schimitt, Jairon Arndt eSalete Kronbauer estão solicitando ocomparecimento do prefeito de Nova Santa Rosa,Norberto Pinz, a uma sessão da Câmara. O objetivoé prestar esclarecimentos acerca de uma viagemao Rio Grande do Sul no início do ano.

Requerimento do vereador Alvido Hergesellsolicita que sejam readequadas e cascalhadas duasestradas rurais do interior de Alto Santa Fé. Umtrecho do morador Ivo Gabriel, passando por ValdirBezen, até a Estrada Gaúcha. Outro trecho domorador Lauredo Johner até a Linha Brasil.

Jairon Arndt requer que a prefeitura de Nova SantaRosa instala uma lombada ou travessia elevada naRua Santo Ângelo, na altura do número 868.

O vereador Pedro Rauber é autorde requerimento a ser enviado à Itaipu Binacionale ao deputado federal Evandro Roman, para queseja destinada uma viatura “autobomba-tanque”para equipar o Corpo de Bombeiros de MarechalCândido Rondon.

Cleiton Freitag, o Gordinho do Suco, estásugerindo ao governo rondonense que viabilizemelhorias com cascalho e compactação em toda aextensão da estrada geral da Linha Palmital.

Em indicação o vereador Dorivaldo Kist (Neco)solicita à prefeitura de Marechal Rondon que efetuemelhorias com patrolamento, cascalho ecompactação da Rua Corcovado, em Iguiporã.

O vereador Nilson Hachmann voltou a cobrar ogoverno municipal para que agilize a conclusãoda duplicação do prolongamento da Avenida IrioJacob Welp, no trajeto entre as ruas Mato Grossoe Minas Gerais.

Adelar Neumann e Ronaldo Pohl estão sugerindoque a prefeitura rondonense assegure o pagamentode um abono de R$ 100 para cada servidor públicomunicipal efetivo que tiver plano de saúde privado.

Arion Nasihgil está propondo ao governomunicipal a formulação de parcerias com osgovernos estadual e federal para construção doCentro de Especialidades Odontológicas (CEO) emMarechal Cândido Rondon.

Os vereadores Adriano Backes e Claudio Koehler(Claudinho), através de indicação conjunta,solicitam à prefeitura que melhore a iluminaçãopública na Rua 9 de Agosto, na extensão entre asede administrativa da Copagril e o viaduto daBR-163 com a Avenida Irio Jacob Welp.

O vereador de Quatro Pontes, Gustavo Borchert,está solicitando gestões junto ao DER visando arestauração da sinalização com a colocação detachas refletivas no trecho do Posto RodoviárioFederal até a entrada da cidade.

A vereadora Solange Lurdes Ferreira querprovidências quanto ao conserto ou substituição doplacar eletrônico no Ginásio de Esportes PaulinhoHoffmann, em Quatro Pontes.

Paulo Brandt quer providências quanto à ampliaçãoe reforma das churrasqueiras do Clube de Idosos domunicípio de Quatro Pontes.

Cármen assumiráa Presidência daRepública amanhã

Parlamento

A presidente do Supremo Tri-bunal Federal (STF), ministra Cár-men Lúcia, assumirá a presidên-cia da República por algumashoras, a partir desta sexta-feira(13). Isso porque o presidenteMichel Temer viajará para o Peru,onde participará da Cúpula dasAméricas. Cármen Lúcia assumeo comando do país assim queTemer deixar o espaço aéreobrasileiro, na sexta-feira. O pre-sidente retorna no dia seguinte,em horário a definir.

Apesar de Rodrigo Maia, pre-sidente da Câmara, e Eunício Oli-veira, presidente do Senado, apa-recem na frente de Cármen Lúciana linha sucessória, eles se tor-nariam inelegíveis no pleito des-te ano caso assumissem o postode Temer. Com isso, ambos dei-xarão o país no mesmo período.Eunício fará uma viagem previa-

mente marcada ao Japão e Maiavisitará o Panamá para participarde um evento.

Não é a primeira vez que umpresidente do STF assume interi-namente a presidência da Repú-blica. Em setembro de 2014, Ri-cardo Lewandowski foi presiden-te por dois dias, quando a presi-dente Dilma Rousseff e MichelTemer, então vice-presidente, es-tavam em agendas fora do país.

Em 2002, foi o ministro MarcoAurélio Mello, em virtude de umaviagem de Fernando HenriqueCardoso à Europa. Na ocasião, ovice-presidente também estavafora do país e os presidentes daCâmara e o Senado acompanha-ram FHC em sua viagem.

Os outros ministros do STFque já assumiram interinamen-te a cadeira de presidente daRepública foram José Linhares,

DIVULGAÇÃO

Por meio de requerimentoaprovado nesta segunda-feira(09), o vereador Adriano Cotticasolicita informações da Prefeitu-ra de Marechal Cândido Rondonsobre o porquê da demora nareconstrução do muro do Está-dio Municipal Valdir Schneider. Aestrutura foi derrubada durantechuva ocorrida em 30 de outu-bro de 2017. Além de questionaras razões para a reforma aindanão ter ocorrido, o vereador querque seja informado ao Poder Le-gislativo qual a previsão para aexecução desta obra.

Em outro requerimento, Cot-tica propõe ao governo munici-pal que reveja o sistema de pro-tocolo e agendamento para aten-dimento de solicitações de pro-dutores rurais, especialmenteaquelas emergenciais. A sugestãodo vereador é para que os pro-tocolos sejam divididos por re-giões geográficas e também ematendimentos normais e emer-genciais, sendo estes, por exem-

Cármen Lúcia serápresidente do Brasilpor algumas horas.

Vereador quer explicações pela demora nareconstrução do muro do Estádio Municipal

plo, desatolar caminhões e enter-rar grandes animais. Outra pro-posta é que o tempo de validadedo protocolo seja estendidopara pelo menos um ano.

“A atual sistemática gera trans-tornos aos munícipes, além de evi-denciar a ineficiência e ampliar ogasto público. Muitas vezes osmaquinários até atuam em regiõespróximas, mas por conta do pro-tocolo sequencial, deixam de aten-der demandas localizadas ao ladopara justamente manter a sequên-cia no atendimento”, critica.

Também em requerimento,este em parceria com o verea-dor Arion Nasihgil, Cottica pedeinformações sobre o atendimen-to de pediatria na Clínica da Mu-lher e da Criança. Entre outrasquestões, os vereadores reque-rem que a Câmara de Vereado-res seja informada pela Prefeitu-ra sobre quem são os médicosque atuam no setor, como é feitoo atendimento; quantas criançasestão na fila aguardando consul-

ta de pediatria nesta Clínica; e sehá previsão de aumento do nú-mero de consultas.

Por fim, em indicação Cotticasugere à Prefeitura que executeobras de melhorias no cemitériodo distrito de São Roque. Entreelas: instalação de dois portões,a construção de um novo muro,recolhimento do lixo e entulho,poda de árvores e colocação debrita nos passeios.

que assumiu, com a deposiçãode Getúlio Vargas, de 30 de ou-tubro de 1945 a 31 de janeirode 1946; José Carlos MoreiraAlves, em 1986; e Octávio Gallot-ti, em agosto de 1994.

Vereador Adriano Cotticaquestionou o porquê da demora

na reconstrução do muro quecaiu em outubro de 2017

Page 5: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Entrevista 5Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

ADEMIR BIER

ADEMIR BIER ESTÁ FELIZ COM SUAMUDANÇA DE PARTIDO E DIZ QUE

SENTE QUE TODO O SEU TRABALHOFOI VALORIZADO.

“Vamos fortalecer o nosso grupo parapleitos maiores que teremos a frente”

O

TRIBUNA DO OESTE: Depois de mais de 4 décadas noMDB, o Sr. mudou de partido, ingressando no PSD. Oque motivou esta mudança?

ADEMIR: O próprio histórico que o país vive hoje. Te-mos mais de 32 partidos. E na fila mais de 200 pedindopara serem oficializados. Estamos cobrando a reformapolítica e ela não veio. Fizeram uma pequena reforma quesó vale para 2020. Isso fez com que os partidos se enfra-quecessem. Surgiu uma série de partidos de aluguel nosníveis federal, estadual e municipal, o que inviabiliza a elei-ção 2018. Essa minha tomada de decisão foi uma situaçãobastante difícil pelo meu histórico no partido. Mas, infeliz-mente, o MDB a nível Paraná tomou algumas decisões queenfraqueceram o partido. Chegando a condição de não terboas chapas para disputar as eleições. Eu tinha a possibi-lidade de não disputar a eleição, maspensando na representatividade danossa região, acho importante. Con-sultei a minha base política e outrospartidos da nossa região, reuni em cada

município algum representan-te e recebi apoio a fa-zer essa mudançano sentido de nosagruparmos parapleitos maiores que

teremos a frente.

Com a sua mudança de partido, sig-nifica que outras lideranças do MDB

podem acompanhá-lo ingressando tam-bém ao PSD?

Não saí do MDB querendo des-montar o partido. Meu compromis-so é com o PSD e com o RatinhoJr, nosso candidato a governador.Ajudamos a montar aquele parti-do e desejamos que continue for-talecido. Não importa o partido,

A política é aA política é aA política é aA política é aA política é aarte de somar,arte de somar,arte de somar,arte de somar,arte de somar,não queremosnão queremosnão queremosnão queremosnão queremos

dividirdividirdividirdividirdividir‘‘ ‘‘

quero ter o apoio dos meus companheiros de ontem,hoje e amanhã.

Como fica a questão local, de MDB e PSD, uma vezque atualmente o PSD compõe o grupo de apoio doatual prefeito de Marechal Rondon?

Quem está no governo da cidade está contra o nos-so apoio. Não entendo algumas ações deles. Quandocomeçamos a conversar com o deputado Ratinho Ju-nior, coloquei a situação de Marechal. Vamos fortale-cer o nosso grupo, para em 2020 ganhar a eleição aquiem Marechal Cândido Rondon. Eu ficaria feliz se aque-les do PSD que aqui estão queiram nos acompanhar,mas respeito o posicionamento deles.

A mudança de partido tambémsignifica uma postura diferente naquestão estadual?

Isso é uma nova situação. Omodelo que aí está é o modelo quecombati - o modelo do sucateamen-to do Paraná. Não vou mudar mi-nha posição. O Ratinho Jr tem umavisão muito clara do que precisa serfeito no Paraná, ele está preparadoe estamos aqui para ajudar nesse

projeto de Governo do Estado.

Qual é a sua perspectiva eleitoral como pré-candidatoa deputado estadual?

Cada um faz a sua estimativa de voto. Quero quea população vote em mim para avaliar o trabalho quefiz durante a minha vida pública, os meus mandatos,meu posicionamento firme, defesa do servidor públi-co, dos professores, o trabalho feito na questão dopedágio evitando uma das maiores negociatas quecomprometeria todo o futuro do Estado do Paraná. Seeu mereço um voto ou dois, cinco mil, dez mil, enfim.É em cima do meu trabalho... Vou honrar como sem-pre honrei cada voto que recebo.

Considerações finaisEu gostaria de agradecer a oportunidade de poder

chegar junto aos meus companheiros e eleitores de todaa região. E aproveitar para agradecer a compreensãodos meus amigos. Fico feliz por ter meu trabalho valori-zado. Recebi vários convites para ingressar em diver-sos partidos, isso me honrou muito. Como homem pú-blico, esse é o marco que faz perceber que vale a penafazer as coisas corretas.

MARIANA HELFENSTEIN ROSA

Ademir Bier,deputadoestadual.

deputado Ademir Bier tomou umaimportante decisão partidária na semanapassada. Deixou o MDB onde estava hámais de 40 anos, e ingressou no PSD.Nesta entrevista ele fala dos motivos que

o levaram a mudar de partido depois de tantotempo. E aproveita para esclarecer que, emboragostasse de ter seus companheiros de partidojunto consigo, a intenção não é desestruturar oantigo partido do qual fez parte por tantos anos.Diz que trabalhará com seu novo partido para queele se fortaleça. Além disso, o deputadofala de suas perspectivas para as eleições2018. Comenta ainda, que a mudança departido permitiu avaliar o seu trabalhona política o que lhe trouxe satisfação,fazendo-o notar a importância dotrabalho honesto.

Nossa pátria é o nossoNossa pátria é o nossoNossa pátria é o nossoNossa pátria é o nossoNossa pátria é o nossomunicípio, é aqui quemunicípio, é aqui quemunicípio, é aqui quemunicípio, é aqui quemunicípio, é aqui que

devemos fazer a diferençadevemos fazer a diferençadevemos fazer a diferençadevemos fazer a diferençadevemos fazer a diferença‘‘ ‘‘

Page 6: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Geral6 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Diretoria para gestão 2018-2019é empossada na Acimacar

POR OUTRO LADO, A EQUIPE DO PONTO DE ATENDIMENTO DA ACIMACAR RECEBEU SELO OURO DE REFERÊNCIA

Nova diretoria para a gestão 2018-2019 da Acimacar de Marechal Rondon

DIVULGAÇÃO

Foi eleita e empossada ofici-almente a nova diretoria para agestão 2018-2019 da AssociaçãoComercial e Empresarial de Ma-rechal Cândido Rondon (Acima-car) em assembleia ordinária eextraordinária, no último dia 05.

Com chapa única inscrita,composta por Gerson Jair Fro-ehner na presidência, 1º vice-presidente Ricardo Leites deOliveira e 2ª vice-presidenteCarla Rieger Bregoli e demaisdiretores, a votação foi feitapor aclamação. Conforme pre-visto no estatuto da entidade,é permitida a reeleição de ummesmo presidente por até doisanos seguidos.

Para a nova gestão, Gersonreforça que “A entidade inves-tirá mais nos associados. Um

exemplo é o subsídio de 20%nas campanhas promocionais.Traremos mais capacitações,pois queremos que todos se

Diretoria gestão 2018-2019 Presidente - Gerson Jair Froehner 1º Vice-Presidente - Ricardo Luiz Leites de Oliveira 2ª Vice-Presidente - Carla Rosane Rieger Bregoli Secretário - Dirceu da Cruz Vianna Tesoureira - Eli Hofer VP Comércio - Geovana Aparecida da Silva Krause VP Indústria - Marlise Sulzbach Ricardi VP Agronegócios - Elói Darci Podkowa VP Prestação de Serviços - Ildemar Kanitz VP Produtos e Serviços - Adriana Reinke Blodorn Bayer VP Informações Cadastrais e Proteção ao Crédito - Eduardo Berndt VP Feiras e Campanhas - Elizeu Marcio dos Reis (Tadeu) VP Desenvolvimento Profissional - Janemara Somacal VP Patrimônio - Hilário Laurindo Kayser VP Cooperativismo - Sandra Wagner Serra VP Responsabilidade Social - Sandra Nair Kuhn VP Responsabilidade Ambiental - Legário Gilberto Von Mühlen (Beto) VP Núcleos Setoriais - Roberto Afonso Thomé (Beto) VP Turismo - Davi Gerson Zimmermann VP Relações Públicas - Pedrinho Hartwig VP Inovação - Nilmar João dos Santos VP Conselho Jovem Empreendedor - Mairus Gruber VP Conselho da Mulher Empresária - Silmara Denize Pazini Vogais Josué Luiz Simionato Maioli Luciano Cremonese Sandro Luiz Zastrow Eloisa Maria Eckstein Paulo Rodrigo Coppetti Conselho Fiscal (Titular) - Paulo Adriano Grenzel Conselho Fiscal (Titular) - Moacir Dupont Conselho Fiscal (Titular) - Anderson Carlos Ribeiro Wolff Conselho Fiscal (Suplente) - Carlos Roberto Wild Conselho Fiscal (Suplente) - Maicon Roberto Raupp Conselho Fiscal (Suplente) - Ricardo Nied Departamento de Promoções, Eventos e Marketing - Arno Kunzler Departamento de Promoções, Eventos e Marketing - Ralf Drechsler Conselho Orientador - Ana Carolina Hildebrand Seyboth Conselho Orientador - Eliseu Emídio Rheinheimer

capacitem, conheçam novastecnologias, e saibam o queprecisam mudar na empresa,neles, nos colaboradores”.

Comprovando os ótimos resultados do trabalho da equipe daAcimacar, no fim do mês de março, a Associação recebeu oSelo Ouro de Referência no atendimento. O prêmio foi concedi-do pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e PequenasEmpresas, o Sebrae/PR.A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitosAtendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade;Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções paraClientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento,Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâme-tros Mínimos de Desempenho). Pontos de Atendimento queobtiveram entre 75 e 80 pontos receberam o Selo Bronze; de 81a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.Para receber o Selo Ouro é preciso atingir nota acima de 91pontos. “Ficamos surpresos e contentes com nosso resultado”,afirma o presidente da Acimacar, Gerson.

elo OuroS

A Secretaria de AssistênciaSocial de Pato Bragado iniciouas ações da Campanha do Aga-salho 2018.

Em diversos estabeleci-mentos comerciais e públicosforam colocadas caixas queaguardam o recebimento dedonativos como roupas, cal-

Pato Bragado realiza até 11 de maio, o recebimentode donativos da Campanha do Agasalho

çados, cobertores, roupas decama, acolchoados e col-chões. De acordo com a se-cretária da pasta, Marli Woll-mann, a campanha segue até11 de maio. “Até lá estamosaguardando um número sig-nificativo de donativos, prin-cipalmente de inverno que são

os mais necessários”, explica.A Secretaria também irá re-

passar 250 cobertores novos,adquiridos pela administraçãomunicipal, às famílias cadastra-das no Cras. Os donativos se-rão repassados no dia 18 demaio, no saguão do projeto PiáLuz do Futuro.

Page 7: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Geral 7Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

O 3º Encontro Regional deDanças Folclóricas, organizadopela Secretaria de Educação, Cul-tura e Esportes de Quatro Pon-tes será realizado no dia 19 demaio, tendo como palco o ClubeCultural. O objetivo é reunir gru-pos de danças folclóricas de di-versos municípios da microrre-gião e do Paraguai.

Para o professor de dançasfolclóricas, Marcio da Silva, é umaalegria divulgar a cultura de Qua-tro Pontes, que cada vez mais estáem evidência. Destaca ainda, que

Materiais esportivosMateriais esportivosMateriais esportivosMateriais esportivosMateriais esportivosO município de Mercedes recebeu do Governo do Estado doParaná, na última segunda-feira (09), kits de materiaisesportivos compostos por bolas de voleibol e basquete, tacose bolas de betes, garrafas, bonés, camisetas, entre outros. Osmateriais foram repassados pela Secretaria de Estado doEsporte e do Turismo e vão servir de apoio aos treinamentosesportivos ofertados pelo município.

Reforma em escolasReforma em escolasReforma em escolasReforma em escolasReforma em escolasAtravés de uma iniciativa da Associação Rondonense deCiclismo (ARC), com apoio da Secretaria de Educação, alémda parceria com as lojas de materiais de construção Arco-Íris, Constru&Cia - Nied e Laborde Tintas, na manhã daúltima sexta-feira (06) foi entregue a reforma do parqueinfantil da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto,de Marechal Rondon. Os investimentos foram deaproximadamente R$ 8 mil.

Capela mortuáriaCapela mortuáriaCapela mortuáriaCapela mortuáriaCapela mortuáriaEm Pato Bragado no último dia 05, vereadores,representantes de entidades religiosas, AssociaçãoComercial, Industrial e Agropecuária (Acibra), Conselho deDesenvolvimento Econômico e Social (Codebra) eproprietários de funerárias do município reuniram-se paraavaliar a implantação de uma capela mortuária na cidade. Oassunto foi proposto na gestão do prefeito Arnildo Rieger econsta como uma das propostas do atual plano de governo.

Fortalecimento de VínculosFortalecimento de VínculosFortalecimento de VínculosFortalecimento de VínculosFortalecimento de VínculosEm Nova Santa Rosa, no começo deste mês de abril, o Centrode Referência de Assistência Social (Cras) iniciou atividadesartísticas, culturais, de lazer e esportivas referentes ao Serviçode Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Oobjetivo é fortalecer relações familiares e comunitárias evalorizar a vida coletiva. As atividades estão ocorrendo noNumic, de segunda a quinta-feira, com uma hora deduração. Os horários são divididos por idade.

Ordem de ServiçoOrdem de ServiçoOrdem de ServiçoOrdem de ServiçoOrdem de ServiçoFoi confirmada na manhã do último dia 06, a reforma da EscolaMunicipal Comandante Augusto de Moraes Rego, do distritorondonense, de Porto Mendes. Serão investidos R$ 351.211,25,na execução de piso em concreto e cobertura da quadra deesportes. Os recursos para a reforma são oriundos da devoluçãoda Câmara de Vereadores, resultantes das sobras do 2º trimestrede 2017. A decisão partiu da sugestão do presidente da Câmara,vereador Pedro Rauber, com apoio dos demais vereadores.

Projeto Sons & GestosProjeto Sons & GestosProjeto Sons & GestosProjeto Sons & GestosProjeto Sons & GestosOs benefícios do método fônico na alfabetização de criançasfoi o tema de palestra ministrada pelo fonoaudiólogo daSecretaria de Educação de Marechal Rondon, FagnerMallmann, aos professores da Rede Municipal de Ensino edas escolas da rede privada. Com a capacitação dosprofessores, o objetivo é atender aos alunos das turmas de 1°ano, Infantil V e estudantes do contra turno escolar (Sala deRecurso Multifuncional ou Apoio).

Quatro Pontes terá3º Encontro Regionalde Danças Folclóricas

O OBJETIVO É REUNIR GRUPOS DE DANÇAS FOLCLÓRICAS DEDIVERSOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO E DO PARAGUAI

“Atualmente, o município tem trêsgrupos no Centro Municipal deEducação Infantil (Cmei) CantinhoFeliz, projeto que integra crian-ças de três e quatro anos”.

Além disso, há o grupo infan-to-juvenil, que ensaia na EscolaMunicipal Dona Leopoldina, ogauchesco adulto “Amor à que-rência” e da terceira idade “Ami-gas da dança”. “Vamos iniciar, nosábado (14), um grupo folclóricopolonês. É um incentivo aindamaior à diversidade cultural, vis-to que hoje mais de 100 quatro-

MILENA VARGAS

Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, e o professor de dançasfolclóricas, Marcio da Silva.

pontenses são atendidos peloDepartamento de Cultura, pormeio de danças folclóricas”, ex-põe o professor.

Ele ainda salienta: “Convidotoda comunidade local para pres-tigiar, pois, todos os grupos deQuatro Pontes se apresentarão,confirmando a potencialidade danossa cultura por meio da dançafolclórica. Também receberemosgrupos de Marechal CândidoRondon, Nova Santa Rosa, Palo-tina, Toledo, Francisco Beltrão,Céu Azul, somando mais de dez”.

Os vereadores Pedro Rauber,Ronaldo Pohl, Adelar Neumann eAdriano Backes são os autores doprojeto de lei 7/2018, que come-çou a tramitar esta semana no Po-der Legislativo de Marechal Cân-dido Rondon. O texto pretendedeclarar a Semana Farroupilhaevento oficial do município. A Se-mana é tradicionalmente comemo-rada de 14 a 20 de setembro, quan-do culmina com o Dia do Gaúcho.

Semana Farroupilha pode se tornarevento oficial de Marechal Rondon

Sobre o projeto, os autoresexplicam que o objetivo é pres-tar o reconhecimento aos pio-neiros do Rio Grande do Sulque vieram desbravar MarechalCândido Rondon, deixandopara trás familiares e amigos.“Estes desbravadores trouxe-ram apenas seus bens mais pre-ciosos: a família, a coragem, osvalores recebidos, alguns man-timentos, a cultura e a fé”, des-

tacam os quatro vereadores najustificativa da matéria.

O projeto de lei, que aten-de solicitação do Centro deTradições Gaúchas (CTG) “Ter-túlia do Paraná”, foi lido na ses-são ordinária de segunda-fei-ra (09) e baixado para análisee pareceres das Comissões Per-manentes de Justiça e Redaçãoe de Educação, Cultura, Saúde,Bem-Estar Social e Ecologia.

Page 8: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Tribuna do Oeste8 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Page 9: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Tribuna do Oeste 9Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

Page 10: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Municípios10 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Eisbein acontece neste final desemana em Nova Santa Rosa

Amanhã (13), às 20 horas,no pavilhão da igreja São Ma-theus, em Nova Santa Rosa, aAcinsar – Associação Comer-cial do município realizará a28ª edição do tradicional jan-tar típico alemão, o Eisbein.

A expectativa é de servirmais de 600 pessoas. “Todoano este prato é aguardado,não apenas pela comunidadede Nova Santa Rosa, mas detoda a região”, ressalta OmirHettwer, presidente da Acinsar.

O valor da ficha é de R$ 35antecipada e R$ 40 na hora dojantar. Haverá som ao vivo paraanimar a noite. Mais informaçõespodem ser adquiridas com os in-tegrantes da Acinsar.

Os vereadores Pedro Rauber,Adriano Backes, Gordinho doSuco e Vanderlei Sauer recepcio-naram na manhã da última sexta-feira (06), os alunos da EscolaMunicipal Professora Júlia Wan-derley, do distrito rondonense de

CCO e administraçãode Pato Bragado

prestam contas daFesta do Cupim ejubileu de prata

O convite seestende à

comunidade detoda a região.

A administração de Pato Bragadoe Comissão Central Organizadora(CCO) promoveram na quinta-feira(05), no café colonial do parque deexposições, a prestação de contasdo 25º Aniversário de Emancipa-ção Administrativa de Pato Braga-do e 30ª Festa Nacional do CupimAssado de Pato Bragado, realizada

de 16 a 18 de março.O encontro serviu para a

apresentação do relatório comreceitas e despesas da festadeste ano. Sobrou para cada

uma das 26 entidades e associa-ções envolvidas com a CCO, aimportância de R$ 4.860 mil.

Prefeito Leomar Rohden, o Manoe o presidente da CCO, LércioKirsten garantiram que durante

esse mandato administrativo nãohaverá cobrança de ingressospara esses eventos e as entida-des serão convocadas para umaavaliação visando festas futuras.

DIVULGAÇÃO

Buscando ampliar vagaspara a Educação Infantil emMarechal Rondon, a prefeitura,através da Secretaria de Edu-cação, firmou um novo convê-nio com o Sesi/Senai.

Na sexta-feira (06), o pre-feito Marcio Rauber assinou ocontrato, que prevê o atendi-mento de crianças com idadeentre um e três anos, no turnointegral, por meio do projeto“Crescer no Sesi”.

Também participaram do ato,a secretária de Educação, MárciaWinter da Mota, o gerente da

Alunos de Novo Horizonte visitamo Poder Legislativo rondonense

Novo Horizonte.Acompanhados da professo-

ra Marisa Aline Dalpissol e dasecretária Ivete Mantovani, osestudantes conheceram a estru-tura da Casa de Leis e aprende-ram sobre as principais funções

desenvolvidas pelos vereadores.A visita integra as atividades

do projeto “Conhecendo o Mu-nicípio”, que a Secretaria deEducação desenvolve com asturmas de 4º ano da rede mu-nicipal de ensino.

Vereadores com alunos e professores da Escola Professora Júlia Wanderley

CRISTIANO VITECK

unidade local do Sesi/Senai/IEL(Sistema Fiep), Thiago D’Arisbo, eintegrantes da equipe Sesi/Senai.

Serão atendidas 72 crian-ças. O critério de seleção éo mesmo para os Cmei’s: alista de espera.

A secretária de Educação,Márcia Winter da Mota, explicaque os pais já estão sendo co-municados e as matrículas efetu-adas. E somente crianças rondo-nenses, que estão na lista de es-pera serão atendidas. As aulastêm previsão de começar na pró-xima segunda-feira (16), no Sesi.

Marechal Rondon firmaconvênio para aumento devagas na Educação Infantil

ASSESSORIA

Prefeito Marcio Rauber e o gerente da unidade local doSesi/Senai/IEL (Sistema Fiep), Thiago D’Arisbo

Page 11: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Municípios 11Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

AO TODO, FORAM MAIS DE 11 MILHÕES VIABILIZADOS PARA DIVERSAS OBRAS DOS DOIS MUNICÍPIOSNa quarta-feira (04), em

Foz do Iguaçu ocorreu o even-to “Parcerias Para o Desen-volvimento da Região Oeste”.

Na ocasião, a PrefeitaCleci Loffi, de Mercedes as-sinou dois convênios coma Itaipu Binacional. Os R$ 5milhões têm por finalidadeo conjunto de obras con-servacionistas de água esolo como pavimentaçãopoliédrica, cisternas, barra-cão para coleta seletiva,compra de espalhadoresde esterco; e para o proje-to de iluminação alternati-va com placas solares naárea de fundo de vale doLago Municipal.

Na mesma data, o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano),formalizou o plano de trabalho para construção de 20 unidades habitacio-nais. Será investido R$ 1 milhão na construção de moradias destinadasàs famílias em situação de vulnerabilidade social. Os outros R$ 5 milhõesvão para o novo convênio de práticas socioambientais (Cultivando ÁguaBoa), visando atividades como adequação, cascalhamento, calçamentoou pavimentação poliédrica de estradas rurais, abastecedouros comuni-tários, apoio a piscicultura, construção de cisternas, e outros.

ato BragadoP

Prefeita Cleci, deMercedes após

assinatura dos convêniosem Foz do Iguaçu

DIVULGAÇÃO

Prefeito Mano, de Pato Bragado na formalização deparcerias que beneficiarão o município

Prefeituras de Mercedes e Pato Bragadofirmam convênios com a Itaipu Binacional

Page 12: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Reportagem12 Reportagem 13Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Nossa reportagem já traba-lhava nesta matéria quando maisum caso de suicídio aconteceuem Marechal Cândido Rondon.Um policial militar da reserva ti-rou a própria vida depois de ati-rar contra a ex-mulher na noitede terça-feira (10).

Para muitos pode aparecersomente mais um caso de desi-quilíbrio emocional, mas o núme-ro crescente de casos de suicídiocomeça a preocupar as autorida-des. Segundo dados da Delega-cia de Polícia, em Marechal Cân-dido Rondon, nos anos de 2016e 2017 foram registrados 14 ca-sos de morte por suicídio, seteem cada ano. E em 2018, até ago-ra já foram cinco casos. Só nestemês de abril, ocorreram três.

No Brasil, cerca de 11 milpessoas morrem por suicídiotodos os anos. Números doMinistério da Saúde divulgadosrecentemente revelam que en-tre 2011 e 2016, 62.804 pessoastiraram suas próprias vidas nopaís, sendo que 79% delas sãohomens e 21% são mulheres.

No mundo, as vítimas de sui-cídio por ano somam em tornode 800 mil pessoas. Isso significaque acontece um suicídio a cada40 segundos, sem falar nas maisde nove mil tentativas registradasa cada dia.

Apesar dos números alar-mantes, muito pouco se fala so-bre suicídios. O tema é tratadocomo uma espécie de tabu. A

SUICÍDIO: precisamos conversarSÓ NO MÊS DEABRIL JÁFORAMREGISTRADOS3 SUICÍDIOSNA DELEGACIADE POLÍCIA DEMARECHALRONDON

própria imprensa tem um acor-do informal de não divulgar ca-sos de suicídio em geral. O Mi-nistério da Saúde tenta mudarisso, realizando campanhas emque motiva as pessoas justamen-te a agir ao contrário e falar so-bre o suicídio para entender oque leva a pessoa a atentar con-tra a própria vida e prevenir.

O que causa confusão na ca-beça dos amigos e familiares queficam é o fato de pessoas apa-rentemente satisfeitas com a vida,que não apresentam sintomasclaros de depressão ou ansieda-de, que possuem uma vida soci-

A psicóloga ValdireneRafaeli explica que, quando

uma pessoa com ideiassuicidas procura ajuda

profissional, primeiramente,sua dor é acolhida.

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil.

al ativa, em questão de minutosdeixam de responder telefone-mas ou mensagens e pouco tem-po depois são encontradas mor-tas. Impossível entender?

A suposta ausência de moti-vos para tirar voluntariamente aprópria vida entristece familiarese pessoas próximas que, na mai-oria das vezes, nunca descobremas reais causas para tal tragédia.

Como a psicologia pode aju-dar uma pessoa a não cometeratos que causem sua morte?Onde e quando buscar ajuda?Alguém que tem mente suicida dásinais? Como percebê-los?

Suicídio nasredes sociais

Uma pesquisa realizada pelaagência brasileira Nova/sb mostraque o suicídio está entre um dos

principais assuntos na web e18,3% das postagens das redessociais são negativas ou precon-

ceituosas, reforçando tabus ou atéincentivando pessoas a atentarem

contra a própria vida.A ideia de que uma publicação

é só uma publicação, talvezesteja errada. Se uma pessoafala em tentar suicídio ela estápensando nisso. É um sinal de

que ela precisa ajuda.De acordo com a Organização

Mundial da Saúde (OMS)colocar o assunto em pauta e

apoiar quem atravessa momen-tos difíceis são duas das práti-cas essenciais para prevenir até

90% dos casos de suicídios.

Ao contrário do que alguns familiares, amigos e desconhecidospensam, o suicida tem, sim, diversos motivos que o levam a ter vonta-de de morrer. Esses motivos diferem de acordo com a faixa etária e afase da vida de cada pessoa. Brincadeiras, insultos, dores causadaspor doenças terminais ou não, desespero devido questões mal resolvi-das, sejam conjugais, familiares ou financeiras, bullying, homossexua-lismo, perda de funcionalidade. Apesar de que o mundo vive em umafase em que se acredita que é possível viver sozinho, essa teoria jamaisserá considerada segura. Por isso, a solidão também é uma das causasdo suicídio. Pequenas coisas do dia a dia que se juntam dentro damente e começam a incomodar. Além disso, fica um alerta para aque-las pessoas que têm depressão. É comprovado que 94% dos suicidassão vítimas deste mal do século. A psicóloga rondonense ValdireneSutil Rafaeli esclarece que, alguns sabem lidar com as adversidadesdo dia a dia de forma natural e outros têm mais dificuldades para isto.Ela explica que alguns suicidas deixam explicações, culpam másatitudes de si mesmos ou alheias, outros simplesmente aproveitam ummomento sozinhos e embutidos de fúria ou desespero “acabam com asua dor”. Entretanto, para quem fica, geralmente, não é possívelentender. Afinal, a dor e a alegria que se carrega em um coração é amaior particularidade que existe.

Nossa reportagem conver-sou com cinco pessoas que ti-veram alguém da família envol-vido em suicídio. Dos cinco en-trevistados, quatro relataramque seus conhecidos suicidassofriam com a depressão. Etodos eles relataram vários in-dícios, que infelizmente foramignorados inconscientemente.

Segundo a psicóloga Valdire-ne, “é necessário prestar atençãoaos sinais, pois, todo o suicidaapresenta algum indício e 90% doscasos podem ser prevenidos”.

Além de ingerir grandesquantidades de remédio, há ou-tros detalhes importantes a serobservados para que se possaintervir em tempo. É imprescin-dível oportunizar as pessoas adialogarem a respeito do quesentem e tentar ajudar.

Solidão e depressão sãocausas que levam ao

suicídio.

Falar sobre o temaUma espécie de acordo determina que suicídios não sejam noticiadospela imprensa, a não ser em campanhas, como é o caso do SetembroAmarelo. Entretanto, se comparar o assunto às campanhas relacio-

nadas ao câncer e outros temas, é possível notar que ainda seinveste muito pouco nisso.

Mas o silêncio em torno deste assunto não significa que ele nãoaconteça ou não seja importante. Ao contrário, é um tabu de séculos.

As pessoas têm medo de falar a respeito, por isso, a cada dia sedeparam com vítimas cada vez mais próximas de si.

A psicóloga Valdirene questiona o fato da imprensa não divulgarcasos de suicídio. “Se o compromisso da imprensa é com a realidade,

por que evitar o assunto? Noticiados ou não, os atos violentospraticados contra si mesmo, não se estinguirão”. Recentemente, olivro “Os 13 Porquês” foi adaptado às telas abordando o suicídio.

Através da série, o tabu sofreu certa quebra e caiu na boca dagalera. A história de Hannah, uma adolescente de 17 anos, mostraclaramente que pequenas atitudes alheias podem parecer insignifi-

cantes para uns e extremamente prejudiciais para outros.

otivos e explicaçõesM

estemunhosT

Deve-se desconfiar de: Mudanças repentinas de comportamento, a pessoa fica mais deprimida, fechado e isolado ou mais feliz do que o normal; Alterações no padrão de sono, pessoas com tendência suicida costumam dormir muitas horas a mais; Perda ou excesso de apetite; Comentários sobre morte, como “eu não aguento mais”, “não quero mais viver assim”, “não suporto mais isso”, “desisto”; Não enxerga soluções para os seus problemas; Põe à venda ou doa seus bens; Escreve mensagens de adeus, inclusive nas redes sociais; Demonstra sentimentos de forma que não costumava fazer, diz “Te amo”, “Não esqueça de mim”, distribui abraços e elogios; Provoca automutilação, caso de adolescentes, principalmente.

ecuperaçãoR

Na família, com amigos, médicos, psicólogos ou outras pessoas de suaconfiança. A própria equipe do Facebook, quando digitada a palavrasuicídio na pesquisa dá essas dicas. Também é possível entrar emcontato com organizações treinadas a ajudar, por exemplo, o Centro deValorização da Vida (CVV) através do número 141 ou do site http://www.cvv.org.br/ para obter suporte através do Skype, e-mail ou chat.

A psicóloga Valdirene Rafaeli explica que, quando uma pessoacom ideias suicidas procura ajuda profissional, primeiramente,sua dor é acolhida, mostrando a ela que, realmente a dor existe ede fato pode ser insuportável. Porém, esse profissional devecompreender, aceitar e respeitar o seu sofrimento para começar ainvestigar os ideais dessa pessoa. Após esta investigação, tenta-se descobrir suas habilidades e antigos desejos, bem como suascrenças psicológicas. Todo esse trabalho busca conduzir opaciente a um novo sentido para a vida, encaminhando-o para

tratamentos específicos e para a área médica, se necessário.É possível que, pessoas que não estão em estágio avançado dadepressão consigam reencontrar em um novo acontecimento da suavida, uma maneira de reviver e abandonar a ideia de suicídio. Por essemotivo, ressalta a psicóloga, “é necessário que não se trate comentá-rios de morte como drama ou simples desabafo”.Ex-candidatos ao suicídio relatam que o caminho é buscar conhecer adepressão, por exemplo, além, é claro de conhecer a si mesmo ebuscar fazer da vida aquilo que lhe dá prazer.

nde buscar apoioO

Page 13: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Municípios14 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Prefeitura de Quatro Pontesadquire caminhão paratrabalhos de iluminação pública

O prefeito de Quatro Pontes,João Laufer, assinou na semanapassada o contrato de comprade um caminhão específico paratrabalhos de iluminação públi-ca. A aquisição é fruto de esfor-

ços do prefeito; vice-prefeitoTiago Hansel; secretário deObras, Urbanismo e Transpor-tes Luis Carlos Becker; e do de-putado estadual Elio Rusch.

O veículo pode ser usado no

O CAMINHÃO É APTO PARA VÁRIOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÕES ALTASatendimento de ocorrências nointerior do município e estará aptopara serviços de podas de árvo-res e outras manutenções altas.Através da aquisição, os proble-mas de eletricidade serão resol-vidos com mais agilidade.

Conforme o chefe do Execu-tivo, o caminhão totaliza inves-timento de R$ 277 mil. “R$ 250mil são oriundos de financia-mento viabilizado pela Secreta-ria de Estado do Desenvolvimen-to Urbano, pelo Paranacidade,o restante foi aplicado pela mu-nicipalidade. A entrega deveacontecer no próximo mês”,destaca o prefeito.

Responsável pela iluminaçãopública quatropontense, Patrike

Assunção Nichelle, e o prefeitoJoão Laufer durante assinatura

do contrato de compra

DIVULGAÇÃO

O responsável pela iluminação pública no município,Patrike Assunção Nichelle, expõe que o veículo auxiliaráem serviços de até 13,5 metros de altura, com alcancehorizontal de seis metros. “Ele é extremamente moderno,tem cesto isolado, possibilitando o operador de controlaro equipamento segundo sua necessidade. Tambématende todas as normas regulamentadoras, como a NR-12e a NR-35, que regem os serviços elétricos, trazendo, alémde tudo, segurança aos funcionários. Pois, o atual veículose encontra em condições precárias”, esclarece.O veículo é traçado, o que diminui a chance de ficarpreso em atoleiros.Patrike assegura que “o valor aplicado na compra é alto,mas trará bom retorno para o município”.

antagensV

Page 14: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Municípios 15Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

AS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS À EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO OCORREM EM JUNHO

Acier inicia venda destands para a 15ª Exporios

De 15 a 17 de junho, EntreRios do Oeste comemora seu 25°Aniversário de Emancipação Po-lítico Administrativo. Um dos pon-tos altos do evento é a 15ª Expo-rios - Exposição da Indústria, Co-mércio, Prestação de Serviços,promovida pela Acier, que já ini-ciou a venda de estandes.

Conforme o presidente daAssociação Comercial, AlexandreStein, tem preferência na aquisi-ção dos estandes até o próximodia 30 de abril, as empresas as-sociadas à Acier e demais muní-cipes que expuseram em 2017. A

partir desta data, empresas visi-tantes poderão fazer a reserva.“A Exporios é o maior evento denegócios do município. Elaatrai um grande número de em-presas expositoras e milhares devisitantes devido às oportunida-des de bons negócios”.

Mais informações podem serobtidas diretamente na Acier oupelo telefone (45) 3257-1233.

Bela Vistaé distritode MarechalRondon

No último domingo (08), nocerimonial de abertura da Festado Costelão, o prefeito MarcioRauber assinou a Lei N° 5.032,criada pelo vereador presidenteda Câmara rondonense, PedroRauber, através da qual o distri-to de Bela Vista é desmembradode Iguiporã e Novo Horizonte.

Estiveram presentes, comuni-dade, diretoria da associação demoradores, secretários munici-pais, vereadores Pedro Rauber,Chico Sauer, Nilson Hachmann eNeco, representante do deputa-do estadual Elio Rusch, RogérioScherer, e outras lideranças.

Em contrato assinado nogabinete do deputado estadu-al Elio Rusch, em Curitiba, nasemana passada, o prefeitoJoão Laufer, de Quatro Pontesviabilizou verba de R$ 50 milpara renovar a frota de veícu-los do município. Laufer ressal-tou ainda, que deseja adquiriralguns ônibus e micros para aSecretaria de Educação, Cultu-ra e Esportes. Em Curitiba, bus-

As atividades doProjeto Horta Comunitária “Se-mentes do Amanhã” tiveram iní-cio no último dia 04 no Centrode Referência de Assistência So-cial - (Cras) de Mercedes.

A iniciativa, desenvolvida pelaSecretaria de Assistência Social

em parceria com a Secretaria deSaúde, Agricultura, Pecuária eMeio Ambiente e o Comitê deGestores Ambientais de Merce-des, tem como objetivo produzire disponibilizar alimentos de qua-lidade aos usuários do Cras, alémde proporcionar aos participan-

tes o fortalecimento de vínculosfamiliares e comunitários.

O técnico agrícola André Ba-ckes, da Secretaria de Agricul-tura, ministrou orientações aosparticipantes e à equipe técnicado Cras sobre o cultivo e ma-nutenção da horta.

DARIO LOCH

Para o presidente daAcier, Alexandre Stein,

uma grandiosaprogramação marcará os

25 anos do município.

cou recuperar R$ 34 mil que so-brou dos R$ 150 mil viabiliza-dos pelo deputado estadualJosé Carlos Schiavinato pararecape asfáltico da Linha Flor daSerra. “Solicitei ao Departamen-to de Estradas de Rodagem(DER) o restante do valor paraaplicá-lo no município”, conta.O prefeito participou ainda, daposse da Cida Borghetti, comogovernadora do Paraná.

Prefeito de Quatro Pontestrabalha na renovação

da frota de veículos

Prefeito João Laufer assinou o contrato do convênio nogabinete do deputado estadual Elio Rusch, em Curitiba

DIVULGAÇÃO

Projeto Horta Comunitária “Sementesdo Amanhã” tem início em Mercedes

DIV

ULG

ÃO

Após orientações, os participantes realizaram o preparado de umcanteiro com plantio de sementes de hortaliças.

Page 15: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Fernanda Fostercom o filho Nicolas,que completou seu

primeiro aninhorecentemente.Foto de Leila

Social16 Social 17Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

QUINTA (12)Lorita Von Mühlen, ScheilaDaiane Dewes, Ubiratã LuizClasen, Joici Cristiane WeirichCaregnato, Jessi Bechlin, JoséLima, Luis Fernando Ricardi,Cristina Wulff, Lia DorotéaPfluck, Bruna Pasinato, RobertoBrescovitt

SEXTA (13)Nadia Christmann, CarolaynPletsch, Raquel Adriane Uecker,Katherine Narahara, AngélicaMajolo, Sandra Grando, SilvanaHein

SÁBADO (14)Waleska Nayane Müller Barão,Joseli Bard, Ildo Hoffmann,Ivete Bilk, Regina Kaiser

DOMINGO (15)Sonia Knaak, Cristiano Kramer,Regiane Lucia Lunkes, KlausLamb, André Carlett, FabianoLamb, Carlos Alberto Rodrigues,Jaqueline Darondh Glesse

SEGUNDA (16)Andreia Weirich, GustavoGiaretta, Leticia Martins,Orlando Serpa, AlexandreKunzler, Dulci Debona, CatiaFosch, Afonso Francener, CarlosMatias Seyboth, GilhaneSchiestel, Rafael Pinz

TERÇA (17)Andreia Bianchini, LucimarViana, Roseli Castro Castro,Elisangela Luiz, HuandersonSantos, Dhanyela Silva, MarliseDetoni, Elisa Mara da Silva,Alessandra Bundchen, ArístonLimberger, Manu Faro

QUARTA (18)Luis Germano Heinrich, BrunaSchuck Pedralli Schafer,Claudemir Winter, MarceloSchimmel, Elza Schulz

Aniversariantes da Semana

Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Culto Fraternal eNoite dos Corais

No domingo (08), o Conselhode Ministros Religiosos de

Nova Santa Rosa, realizou noTeatro Municipal Gustavo

Fischer, o Culto Fraternal e aNoite dos Corais. O evento

reuniu grande público. Jovens eidosos prestigiaram as

apresentações com músicasreligiosas e de louvor. Este foi oprimeiro evento alusivo ao 42º

aniversário do município,comemorado no próximo dia 29.

Da sociedade de Entre Rios do Oeste, o vereador Jair Bokorni e a esposa Tânia Berlanda.

Em registro feito porKarin Fotografias, as

secretárias daAciquap de Quatro

Pontes, Patríciae Thais.

Silmara Denize Pazini, novapresidente do Conselho da

Mulher Empresária deMarechal Rondon

Nova diretoria da Acimacar foi empossada no dia05. Na foto, o presidente Gerson Jair Froehner, o 1ºvice-presidente Ricardo Luiz Leites de Oliveira e a2ª vice-presidente, Carla Rosane Rieger Bregoli

Alice Holler e a irmãMirna Kroesing. Alice

aniversariou na quarta(04). Felicidades!

Palestra sobrecâncer

O Médico Especialista emCancerologia, do Centro de

Oncologia de Cascavel (Ceonc),Fernando Barbieri, no último

dia 05, ministrou umapalestra em Mercedes emrelação aos cânceres maiscomuns, de pele, próstata,

mama e câncer do colo doútero. Abordando suas causas,

sintomas e tratamentos. Apalestra foi promovida pela

Secretaria Municipal de Saúdee prestigiada por mais de 160

pessoas. Lenços e gorrosarrecadados na campanha

“Lenço Solidário” foramentregues ao palestrante para

que sejam doados aospacientes submetidos a

quimioterapia.

FespontesMais de 3 mil pessoas

prestigiaram o 22ºFespontes em Quatro

Pontes no último final desemana. As

apresentações foramdivididas nas categorias

municipal,infantojuvenil, popular,

sertanejo e gospel.Mais de R$ 20 milforam distribuídos

em premiação,além de troféus. Os primeiroscolocados em cada categoria

foram: Rafael Moreira(municipal), Maria Luiza

Cavalcanti (Infanto-juvenil),Edenilson Alves (gospel),André de Barros (popular),

Douglas e Junior (sertanejo).

Page 16: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Variedades18 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

É importante pensar mais em longo prazo.Não deixe a ansiedade tomar conta. Plane-je bem e dê um passo de cada vez. O focoprincipal da semana é o trabalho e quantomais prático e objetivo você for, mais resul-tado terá. Estabilidade no amor.

Momento extremamente importante noque diz respeito aos relacionamentos. Sen-te e conversar sobre os pontos mais desa-fiadores. Momento intenso no trabalho.Tenha cuidado extra com a comunicação.Cuidado com o drama: seja prático!

Assuntos familiares voltam a demandaratenção e responsabilidade. Não fuja dis-so. Tem que resolver, resolva. Isso vale paracoisas da casa e assuntos pessoais emgeral. Momento desafiador nas relações,conversas e situações bem delicadas.

São dias pra pensar e repensar muito a vida.Pegue essa semana para resolver velhaspendencias e demandas, cuide dos assun-tos mais burocráticos, encare os desafiose tire tudo que puder da frente. Dias maistranquilos em casa e com a família.

Sente e organize melhor suas contas. Vocêprecisa ter energia e paciência pra isso. Éfundamental ter uma planilha de ganhose gastos para fazer melhor todos os in-vestimentos que planeja. Sua rotina ga-nha algum compromisso mais feliz.

Semana produtiva e cheia de desafios.Tudo fica um pouco mais trabalhoso. Tudoque está vivendo tem um propósito, tal-vez você não esteja olhando na direçãocerta. Projetos aparentemente sem impor-tância ganham maior proporção.

Sente, liste tudo que precisa fazer, e esta-beleça prioridades. Talvez você tenha queabrir mão, eliminar alguma coisa paracrescer no caminho certo. A ansiedadepode diminuir nessa fase e você pode teruma sensação de mais paz e bem estar.

São dias mais estáveis e felizes. Você podeter boas notícias e resultados que vinhaesperando há algum tempo. Também podese envolver em algum novo projeto. Apesardas coisas fluindo, você pode se sentir maisagitado ou ansioso. Respire fundo.

Faça o que é importante em sua vida. Oscompromissos demandam mais atençãoe responsabilidade. Período legal paraviajar. Sente, coloque no papel, priorize,elimine, recicle. Eventos sociais podem tra-zer possibilidades de trabalho.

Uma semana importante para organizaras ideias e revisar coisas em sua rotina.Tente rever seus horários, a agenda, a for-ma como lida com cada assunto. É umperíodo de sorte e novidade no amor. Podesurgir uma paixão. Foco no trabalho!

Dias de responsabilidade extra. Foco extrana saúde. Pode ser um bom momento paracortar alguma coisa do seu orçamento etambém da agenda. Imponha mais limitesquanto às demandas familiares e domés-ticas. Tenha momentos de prazer.

É importante sentar e organizar bem assuas ideias e projetos. Tem que organizarmelhor as contas, os investimentos. Reor-ganizar a prioridade de cada projeto e re-pensar cada pessoa que faz parte da suavida. Converse de forma organizada.

HORÓSCOPO

culinária

MODO DE PREPARONo liquidificador,

bata bem todos osingredientes, coe esirva em seguida.

Suco verde de abacaxi, laranja e pepino

1 fatia de abacaxi 1 folha de couve 5 fatias de pepino 1 ramo pequeno de folha de salsa 200 ml de suco de laranja 150 ml de água de coco 1 fatia fina de gengibre Gelo a gosto

INGR

EDIE

NTE

S:

Joaquim estava caçando perto deum morro quando avistou um

sujeito voando de asa-delta. Logo,apontou a espingarda e mandou

dois tiros.Joaquim observou um pouco e em

seguida, diz para o companheiro decaçada:

- Não sei se matei o pássaro, masque ele largou o homem, largou!

DIVULGAÇÃO

Dois estrangeiros entraram no táxi de um carioca.Inevitavelmente, o taxista escutou a conversa dos dois.

O francês dizia:- No meu país não tem lerdeza. A Torre Eiffel foi construída em 15 dias.

O americano retrucou:- No meu país, a Estátua da Liberdade foi construída em uma semana.

Irritado com as mentiras, o taxista passou ao lado do Maracanã. Aoverem a obra, os gringos espantaram-se:

-Nossa, que prédio é esse! Nunca vimos nada igual!E o taxista responde:

-Não sei, passei aqui hoje de manhã e não tinha nada disso.

Page 17: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Saúde 19Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

Síndrome do pânicoA síndrome do pânico é uma doença caracterizada pelaocorrência repentina, inesperada e inexplicável de crises deansiedade aguda marcadas por muito medo e desespero,associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes. Aduração do ataque é de mais ou menos 10 minutos, e apessoa tem a sensação de que vai morrer ou enlouquecer.

Adeus canal dentárioQuando a cárie ultrapassou as camadas superficiais dodente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal.Apesar de efetivo, o tratamento torna o dente vulnerávela fraturas e até exige o uso de próteses. Pesquisadoresbrasileiros espalhados pelos Estados Unidos criaram umhidrogel com a ideia de regenerar o dente. Os testes estãosendo feitos em células-tronco. É só esperar para ver se ométodo vai funcionar.

Alisantes de cabeloA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu acomercialização de quatro alisantes de cabelo. São eles,Maxxdonna Profissional Matutinha e Ingel Maxx PremiumForever Liss Professional, Forever Liss Btox e Bio Amazônia.E o motivo é sério: segundo análises laboratoriais, elescontinham formol, uma substância que reconhecidamentecausa câncer e outros problemas de saúde.

AutismoPesquisadores estadunidenses descobriram que a chave paraflagrar precocemente o autismo está na comunicação nãoverbal. O modo como o bebê olha para objetos, o jeito comoele pede o que deseja e como reage quando lhe apontampara alguma direção. Falhas gestuais nos primeiros meses devida apresentaram sinais mais evidentes de autismo após os2 anos e meio de idade.

Alimentos saudáveis engordamDo ponto de vista de emagrecimento, seria sensacional se,ao optarmos por um item conceitualmente saudável,estivéssemos isentos das calorias. Mas não é o caso. Antesde pensar em sua alimentação apenas por um prisma(saudável, vegetariano, religioso etc), lembre-se de que todosos caminhos podem ser adequados à sua necessidade. Issorequer um acerto técnico, que cabe a um profissionalcompetente auxiliá-lo.

Exame de ácido úricoServe para checar o excesso ou a falta do ácido úrico noorganismo. Em excesso, ele causa a formação de cálculosrenais e até insuficiência, afeta as articulações, causainflamações e dores intensas e disfunções cardiovasculares. Oteste é feito pela coleta de sangue ou urina. Normalmente, oshomens saudáveis devem apresentar entre 3,4 a 7 mg/dl deácido úrico e as mulheres entre 2,4 e 6 mg/dl.

reativação dovírus da catapora

SAIBA ONDEO VÍRUS FICAESCONDIDOE O QUE FAZQUANDODESPERTA

Herpes-zóster:Por sorte, esta não é mais uma doença

sexualmente transmissível. A herpes-zóster nãotem nada haver com o herpes tradicional. Esseproblema é provocado por uma reativação dovírus da catapora ou varicela.

O vírus permanece anos escondido nosgânglios nervosos, sobretudo nas regiões daespinha dorsal e do rosto. Quando há uma baixaexpressiva na imunidade, ele se reativa, volta ase multiplicar e agride as terminações nervosas.

Quem já teve catapora está sujeito aoherpes-zóster. Estima-se que pelo menos 95%da população tenha o vírus latente, esperando

baixas significativas na imunidade.

intomasSBolhas e feridas dolorosas. A dorcostuma surgir antes das lesõescutâneas junto com coceira eformigamento.

revençãoPO ideal é imunizar-se contra acatapora na infância. Existeuma vacina específica paraherpes-zóster, já disponível noBrasil na rede particular, que é14 vezes mais forte que a dacatapora e é indicada a partir

dos 60 anos. Também sedeve manter a imunidade

em alta prezando aalimentação balance-ada, atividade físicaregular, exposiçãofrequente ao sol econtrole do estresse.

e um lado sóDA proliferação do vírus segue o caminho donervo afetado e atinge só um lado do corpo(rosto ou abdômen, principalmente).

EncefaliteO vírus pode acessar e atacar océrebro.

Herpes ocularQuando alcança a linha dosolhos, o vírus podecomprometer a vista.

Dor crônicaAs dores podempermanecer meses ouanos após a infecção.

Infarto e AVCA probabilidade deentupimento nas artérias émaior para quem temproblemas cardiovasculares.

Idade de riscoA incidência do mal aumentadepois dos 50. Mas indivíduos

Repercussões

que se submeteram a umtransplante e pessoas comdoenças crônicascomo diabetes, aids ououtras também estãoameaçados.

TratamentoO tratamento é feito comcomprimidos antivirais e devecomeçar nos primeiros diasapós o diagnóstico paraamenizar os sintomas.

Page 18: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Esporte e Lazer20 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

SAGRARAM-SECAMPEÕES NO FUTSALFEMININO, PAULOFREIRE E CERETTA ENO MASCULINO, RUIBARBOSA E ALFA

Conhecidas as equipes rondonenses que disputarãoa fase regional dos jogos escolares de futsal

No último sábado (07), noginásio de esportes Ney Bra-ga, em Marechal Cândido Ron-don, ocorreu a final da 65ª edi-ção dos Jogos Escolares do Pa-raná (JEP’s) - Fase Municipal.

Pelo futsal masculino, na

categoria “B”, o Colégio Lute-rano Rui Barbosa venceu o timedo Colégio Estadual MarechalRondon por 4 a 0 e garantiuvaga para a Fase Regional, aser realizada entre os dias 4 e10 de maio, em Marechal Cân-

dido Rondon.Na categoria “A” a equipe

do Colégio Alfa venceu o RuiBarbosa por 3 a 2 e tambémgarantiu sua vaga.

Já no futsal feminino, garan-tiram vagas na fase regional dos

JEPs, o colégio Paulo Freire (ca-tegoria “B”) que conquistou amedalha de ouro ao vencer aequipe de Margarida, por 3 a2. E o Ceretta (categoria “A”),que venceu o Marechal Rondonpor 5 a 3.

Na segunda-feira (09), em teveinício o projeto Futsal Lindeiro, quefuncionará por meio de uma par-ceria entre a Secretaria de Espor-te e Lazer, com o Instituto de Pes-quisa e Desenvolvimento SocialRegional do Oeste do Paraná(Ipop) e Itaipu Binacional.

O projeto será desenvolvidona quadra esportiva da EscolaMunicipal Waldomiro Liessen, nassegundas, quartas e sextas-feiras,das 17h30 às 19h30, para o sub-11 e 13. E nas terças e quintas,

para o sub-15. Roberto Nunesserá o treinador do projeto.

Conforme o secretário de Es-porte e Lazer, Cristiano Metzner,“no primeiro semestre, além dostreinos, serão realizados jogosamistosos e, no segundo semes-tre, as competições”.

Se Marechal Rondon sediareventos, deve disponibilizar localpara treinamentos, hospedagem ealimentação dos atletas. Se os even-tos forem em outras localidades,deve disponibilizar o transporte.

Marechal Rondon iniciaProjeto Futsal Lindeiro

O Futsal Lindeiro será realizado para três categorias

ASSESSORIA

Page 19: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Esporte e Lazer 21Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

Copagril empata na Liga Nacional egarante seu primeiro ponto na competição

Na noite da última sexta-feira, em Marechal Rondon, otorcedor lotou o Ginásio deEsportes Ney Braga para apoi-ar a Copagril/Sempre Vida/Si-credi/Marechal Cândido Ron-don em mais uma disputa vá-lida pela Liga Nacional de Fut-sal (LNF). A equipe rondonen-

se saiu na frente do marca-dor, entretanto, a partida che-gou ao fim em 3 a 3.

Já pelo Campeonato Parana-ense, na noite da última terça-fei-ra (10), a equipe de Marechalenfrentou o São Lucas de Para-navaí, no Ginásio Antonio Lacer-da Braga e perdeu de virada por

5 a 4. O próximo confronto noParanaense será dia 24, no Giná-sio Ney Braga, às 20h15.

Pela Liga Nacional, no pró-ximo sábado (14), a Copagrilenfrenta o Assoeva às 20h15no Ginásio Poliesportivo Par-que do Chimarrão em Venân-cio Aires/RS.

No último domingo (08),aconteceu em Medianeira, a ter-ceira etapa do Campeonato Re-gional Oeste de Mountain Bike2018. Atletas da Associação Ron-donense de Ciclismo representa-ram Marechal Rondon.

A prova foi disputada nas ca-tegorias Pro (48 Km), Sport (30Km) e Juvenil (17 Km).

Dentre vários rondonensesque conquistaram boas coloca-ções, Paul Lírio Berwig, foi cam-peão da Master 5;

A quarta etapa do campeo-nato será disputada em maio, nacidade de Ubiratã.

TaekwondoJá no campeonato Open Sul

Brasileiro de Taekwondo, quefoi realizado em Balneário Cam-boriu (SC), nos dias 06 e 07, doisatletas rondonenses receberammedalha de ouro. Pedro Alen-

O município de Mercedes recebe a 2ª etapa do 6º Circui-to Regional de Cicloturismo neste domingo (15). Até a terça-feira (10) as inscrições podiam ser feitas pelo site da AdeturCataratas e Caminhos www.adeturcataratasecaminhos.org.br/cicloturismo, ao valor de R$ 65,00. Ainda é possível se inscre-ver no dia do evento, ao valor de R$ 90.

Está incluso no valor da inscrição o café da manhã, distri-buição de água antes e durante o percurso, carro de apoiodurante o trajeto, seguro de acidentes pessoais e almoço.

Haverá dois percursos, o maior com 47,7 quilômetros e omenor de 25,1 quilômetros.

Sábado com muitosgols no municipal de

futsal em Pato Bragadocar e Adriana Krummenauerconquistaram dez pontos noranking nacional e a classifica-ção para o Grand Slam 2019,evento que formará a seleçãobrasileira de Taekwondo.

A decisão do CampeonatoMunicipal de Futsal Adulto e

Veterano de Pato Bragado foirealizada no sábado (07), no

ginásio O Bragadinho. Grandenúmero de torcedores prestigia-ram as equipes. A Calçados BeiraLago venceu a Engerios Futsal por12 a 3. No veterano, a Móveis Cia/Auto Elétrica do Camário venceu o

Comercial Bragaluz/La’Bella nospênaltis por 7 a 6.

No confronto mais esperado,a equipe Quem Sobrou

garantiu a vitória de 3 a 0 e otítulo contra a La’Bella/Agro-pet. Dinho, da equipe Quem

Sobrou levou o troféu degoleiro menos vazado, e

Kelvin Diesel foi o artilheiro dacompetição. Já no veterano,

Blázio Schitz foi o goleiromenos vazado e Valdemir da

Silva (Biro), o artilheiro.

6h30 - concentração noClube Grêmio8h30 - café da manhã e largada12 horas - almoço com sorteiode bicicletas, capacetes, mochilasde hidratação, uniformes paraciclistas e brindesMais informações pelostelefones (45) 9 8806-2650,(45) 3256-8008, (45) 3256-8024e na página da Adetur.

Rondonenses se destacam noMountain Bike e Taekwondo

ASSESSORIA

A participação da torcida é grande motivação para o time

Domingo, em Mercedes, acontece a 2ª etapado 6º Circuito Regional de Cicloturismo

rogramaçãoP

Page 20: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Última Hora22 Tribuna do OesteQuinta-Feira12 de abril de 2018

Pesquisa gera diagnóstico sobre inovaçãonas empresas do Oeste do Paraná

OS RESULTADOS OBTIDOS PODEM SER INDIVIDUAIS OU COLETIVOSOs empresários de Tecnolo-

gia da Informação e Comunica-ção (TIC), do Oeste do Paranápodem ter em mãos um relató-rio completo com diversos índi-ces a respeito do setor. Para tan-to, é necessário responder umapesquisa que faz parte do proje-to ‘Bússola da Inovação’, ferra-menta do Observatório SistemaFIEP (Federação das Indústrias doEstado do Paraná).

São dois tipos de resultados,um individual e outro coletivo, quecombina dados de todo o Esta-do. A pesquisa online proporcio-na aos participantes o acesso aum diagnóstico personalizadoque é gerado logo após preen-cher o questionário.

Para que o material geral, es-pecífico para o setor de TIC sejagerado, é necessária a demons-

tração de expressividade desteramo de atuação no Estado, oque demanda a participação efe-tiva de aproximadamente 150empresas na pesquisa.

A importância dos dados jus-

tifica um esforço dos empresári-os da região para responder àpesquisa, feita online pelo ende-reço bussoladainovacao.org.br.Empresas de todos os municípi-os da região, assim como do Es-

tado, são estimuladas a partici-par, segundo o presidente daAssociação das Empresas de Tec-nologia da Informação e Comu-nicação do Oeste do Paraná(Iguassu-IT), Roberto Carpes.

razoPDIVULGAÇÃO

Eduardo Bettoni explicaque, esta é a quarta ediçãoda pesquisa e, a ideia ésaber como setores especí-ficos funcionam comrelação à inovação. Oquestionário será aplicadoaté outubro de 2018.Os interessados emparticipar devem acessar osite. Outros detalhes arespeito da plataforma esobre a pesquisa serãoapresentados no Encontroda Rede APL de TIC PR,dia 13 de abril na sede doSebrae de Cascavel. Asinscrições para interessa-dos em participar desteevento estão abertas nolink https://bit.ly/2H62AQ3.

“O processo completo deve sair em aproximadamenteseis meses”, ressalta o pesquisador do Observatório da

Fiep, Eduardo Bettoni.

Devido aos 42 anos de eman-cipação político-administrativa domunicípio de Nova Santa Rosacomemorado no dia 29 de abril.A administração municipal, pre-

Estão abertas as comemorações dos 42 anos de Nova Santa RosaCONFIRA OS OUTROS EVENTOS QUE

FARÃO PARTE DA PROGRAMAÇÃO OFICIAL:Dia 13 – 20 horas: Jantar Alemão, EisbeinLocal: Pavilhão da Comunidade Evangélica Luterana São Mateus

Dia 15 – 09 horas: 10º Encontro de Danças Folclóricas do Gru-po Immer Lustig,Local: Clube de Idosos do distrito de Alto Santa Fé

Dia 20 – 22 horas: 11ª edição do Concurso de Miss Nova Santa RosaLocal: Pavilhão da Comunidade Católica

Dia 25 – 19h30: III Circuito Paranaense de Dança Contemporâ-nea da Sutil Companhia de Dança Local: Teatro Municipal

Dias 27 e 28 – 18 horas: Café ColonialLocal: Pavilhão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Dia 28 – 14 horas: Concurso de Miss 3ª IdadeLocal: Clube de Idosos 25 de julho

Dia 29 – 09 horas: Desfile Escolar, seguido de almoçoLocal: Avenida Horizontina (desfile) e Pavilhão da ComunidadeCatólica (almoço)

Todas as secretarias municipais estão envolvidas com aorganização e as parcerias dos eventos. A programação

conta com o apoio da Itaipu Binacional.O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, afirma que o

mês de abril é um mês especial para a população do municípioe que todos devem comemorar a conquista da emancipação,reverenciando o trabalho feito pelos pioneiros. “Nosso povo é

trabalhador, hospitaleiro e feliz. Crescemos muito nestes 42anos e temos muito a comemorar”, afirma Norberto Pinz.

parou uma programação comuma série de eventos ao longodo mês destacando a cultura e agastronomia do município.

As comemorações foram

abertas oficialmente no últimodomingo, (08) com a realizaçãoda tradicional Noite dos Corais eo Culto Fraternal, no Teatro Mu-nicipal Gustavo Fischer.

ASSESSORIA

Norberto Pinz, três vezes prefeito em 42 anos de emancipação do município de Nova Santa Rosa

Page 21: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil

Última Hora 23Tribuna do OesteQuinta-Feira

12 de abril de 2018

Nova remuneração abrangerácolaboradores efetivos, em comis-são, cargos temporários, conselhei-ros tutelares e empregos públicos,aposentados e pensionistas.

A administração de Pato Bra-gado repassa esse mês, 4% dereajuste salarial aos servidores

Câmara aprova reajuste de 4% aosservidores públicos de Pato Bragado

O REAJUSTE É RETROATIVO, COM BASE NO MÊS DE MARÇOpúblicos. A correção é anual eintegralizada a folha de paga-mento após aprovação da Câma-ra de Vereadores.

O índice incide sobre o vencimen-to básico do mês de fevereiro de2018, sendo 1,81% a título de recom-posição correspondente a inflação

SÚMULA DE EMISSÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO DE REGULARIZAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do IAP, Licença de Operação deRegularização N° 136380 para o empreendimento a seguir especificado:Empresa: Osmar VorpagelAtividade: Suinocultura – Sistema unidade de terminaçãoEndereço: Lote Rural N°29-A, do 11°Perímetro da fazenda Britânia – LinhaÁgua Verde.Município: Quatro Pontes, Estado do ParanáValidade: 17/01/2019

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃOAlfredo Byk torna público que irá requer ao IAP, Renovação da Licença deOperação para Suinocultura – Unidade de Terminação, implantada na Chá-cara 104/105/106/107/108 A, Distrito de Margarida. Marechal Cândido Ron-don, Estado do Paraná.

SÚMULAValdir José Ceretta e Lisete Valnice Wobeto Ceretta tornam publico que irãorequerer do IAP a Licença Prévia para atividade de Piscicultura instalada naÁrea de Terras Rural, com a superfície de 121.000,00 m², constituída de PAR-TE DO LOTE RURAL nº 88 da Gleba nº 17 (Matricula 10.510) e Área deTerras Rural, com a superfície de 121.000,00 m², constituída de PARTE DOLOTE RURAL nº 88 da Gleba nº 17 (Matrícula 10.267), Distrito de Esquina CéuAzul, Linha Santa Cruz, Santa Helena, Paraná.

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO DE REGULARIZAÇÃOIolanda Beatriz Basei torna público que irá requer ao IAP, Licença de Operaçãopara Regularização da atividade de Piscicultura implantada no Lote Rural N°99-A,do 6° Perímetro da Fazenda Britânia –Linha Itá. Município de Quatro Pontes, Estadodo Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DA LICENÇA DE OPERAÇÃOUdo Will torna público que irá requer ao IAP a Licença de Operação para Suinocul-tura – Unidade de Terminação, implantada no Lote Rural N°59,Linha Concórdia,S/N°. Município de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIAMaikel Andreas Wutzke, torna público que ira requerer ao IAP, Licença Prévia paraEmpreendimento Comercial/Serviços, modalidade abatedouro de peixes, porte pe-queno a ser implantado na Linha Guabiroba, distrito Sede, município de Nova SantaRosa, Pr.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA DEOPERAÇÃOAlcides Zismann, torna público que irá requerer ao IAP, Licença de Operação, paraEmpreendimento de Piscicultura, modalidade engorda de Tilápias, porte pequeno,instalado no distrito Sede, município de Nova Santa Rosa, Pr.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIAIsoldi Zismann, torna público que irá requerer ao IAP, Licença Prévia, para Empre-endimento de Piscicultura, modalidade engorda de Tilápias, porte pequeno, a serinstalado no distrito Planalto do Oeste, município de Nova Santa Rosa, Pr.

O Centro Universitário Senacestá com inscrições abertas paracursos de graduação a distânciaque iniciam no 2º semestre de2018. Em crescente expansão, ainstituição conta agora com 266polos e oferece 13 opções decursos neste nível de ensino. Asinscrições permanecem abertasaté o dia 20 de agosto e podemser feitas pelo portal Senac EAD.

oficial, medida pelo INPC/IBGE, rela-tivo ao período de 1º de março de2017 a 28 de fevereiro de 2018 e2,19% a título de reajuste.

Já os subsídios do prefeito,vice, secretários e vereadores ti-veram 1, 81% de correção, combase no INPC/IBGE.

O Senac EAD também contacom o Programa de Ambienta-ção que consiste em uma propos-ta acolhedora para orientar o es-tudante sobre o manuseio de to-das as ferramentas tecnológicaspresentes no Ambiente Virtual.

Todos os polos são creden-ciados pelo Ministério da Educa-ção (MEC). O diploma equivale aode uma graduação presencial for-

Senac EAD abre inscrições para graduação a distâncianece. As aulas são ministradas to-talmente pela internet, mas é pre-ciso realizar duas avaliações se-mestrais presenciais. Para se ins-crever no processo seletivo, bas-ta acessar o portal do Senac EAD,escolher o polo de interesse, fa-zer o login e selecionar o curso àsua escolha.

SÚMULA DE EMISSÃO DE LICENÇA OPERAÇÃODarci Possamai, torna público, que recebeu do IAP, Licença de Operação, para Empreendi-mento de Suinocultura, modalidade UPL, com validade até 02/07/2016, porte médio, comvalidade até 02/07/2016, implantada na Lina Colibri, Município de Nova Santa Rosa, Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA DE AMPLIAÇÃODarci Possamai, torna público, que irá requerer ao IAP, Licença de Prévia, para Empreendi-mento de Suinocultura, modalidade UPL, porte médio, a ser implantado na Linha Colibri,Município de Nova Santa Rosa, Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA OPERAÇÃODarci Possamai, torna público, que ira requerer ao IAP, Renovação de Licença de Operação,para Empreendimento de Suinocultura, modalidade UPL, porte médio implantada na LinhaColibri, Município de Nova Santa Rosa, Paraná.

Page 22: QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09 SUICÍDIO · 2018-11-21 · O JORNAL DOS MUNICÍPIOS QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2018 - ANO I - Nº 09SUICÍDIO Cerca de 11 mil