redalyc.o ensino da disciplina de controladoria … · o ensino da disciplina de controladoria nos...

13
Enfoque: Reflexão Contábil ISSN: 1517-9087 [email protected] Universidade Estadual de Maringá Brasil Siqueira do Amaral, Magda; Soncini Rodrigues, Marcelo O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL CONTROLLER ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHO Enfoque: Reflexão Contábil, vol. 25, núm. 3, septiembre-diciembre, 2006, pp. 17-28 Universidade Estadual de Maringá Paraná, Brasil Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307124269002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto

Upload: vanliem

Post on 07-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Enfoque: Reflexão Contábil

ISSN: 1517-9087

[email protected]

Universidade Estadual de Maringá

Brasil

Siqueira do Amaral, Magda; Soncini Rodrigues, Marcelo

O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL CONTROLLER

ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHO

Enfoque: Reflexão Contábil, vol. 25, núm. 3, septiembre-diciembre, 2006, pp. 17-28

Universidade Estadual de Maringá

Paraná, Brasil

Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307124269002

Como citar este artigo

Número completo

Mais artigos

Home da revista no Redalyc

Sistema de Informação Científica

Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal

Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto

RESUMO

Acontroladoria como área do conhecimentoé entendida como um conjunto de princípios,procedimentos e métodos oriundos das ciências daAdministração, Economia, Psicologia, Estatística eprincipalmente da Contabilidade, que se ocupa dagestão econômica das empresas, com o fim deorientá-las para a eficácia empresarial. Para atingirum nível de desempenho que assegure ocumprimento da missão e da sua continuidade, asmesmas precisam adaptar-se às exigências domercado. Para se adequar a esta realidade asempresas necessitam de profissionais quecorrespondam a estes anseios. Sendo assim, abusca de conhecimento nos cursos deespecialização é um meio indispensável para fazerfrente às necessidades das empresas. Nessaperspectiva, o presente artigo se propôs ademonstrar quais são as funções desempenhadaspelos e o ensino atual das IES. Para isso,foi elaborado um questionário e enviado aosCoordenadores e/ou Professores que ministram adisciplina de Controladoria nos cursos deespecialização em Ciências Contábeis no Estadodo Paraná, bem como, realizada entrevistas comprofissionais que estão exercendo a função de

nas empresas. Foram significativos osresultados apresentados para se fazer umacorrelação entre o que é ensinado nas IES edesenvolvido pelos profissionais nas empresas.

Palavras-Chave: Controladoria; Controller; Ensino.

controllers

Controller

The área known as 'Controladoria' is understood as

a group of principles, procedures and methods

emerging from sciences such as, Administration,

Economy, Psychology, Statistics and mainly

Accounting, which deals with the companies

economical management or administration, in order

to guide them towards a business effectiveness. To

ABSTRACT

reach a performance level, which assures the

accomplishment of the mission regarding continuity,

the companies need to adapt themselves to the

market demands. And, in order to adapt to such a

reality the companies need professionals able to

correspond to their necessities and longings. Thus,

the search for knowledge in the specialization

courses is an indispensable mean to face the needs

of the companies. In that perspective, the present

article intended to demonstrate the perspectives of

the controllers, acting in the job market, and the

current teaching in universities. Thus, a

questionnaire was elaborated and sent to the

coordinators and/or teachers, who teach the subject

named Controladoria, as well as, interviews were

accomplished with professionals acting as

Controllers in companies. The results found were

significant, regarding establishing correlation

between what is taught at the universities and what is

developed in the companies by professionals.

Keywords: Controladoria - Controller - Teaching

Atualmente as empresas estão inseridasem um contexto de mudanças como: competição,tecnologia, qualidade, baixo custo, flexibilidadeentre outros, é neste ambiente que as mesmasbuscam cada vez mais métodos e técnicas queotimizem seu desempenho econômico através deuso mais intenso do conhecimento de controle eplanejamento. Esses fatores const i tuemoportunidades ou ameaças à sobrevivência dasmesmas exigindo respostas eficazes que asconduzem ao alcance de seus propósitos.

Neste sentido, surge a Controladoria, comoórgão administrativo e como ramo do conhecimento,ganhando destaque por entender a dinâmica dosfatos, planejar alternativas de ação e sinergizarresultados das áreas, pois é a Controladoria o órgãodentro da empresa responsável pelo processo degestão.

1 INTRODUÇÃO

17

O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS

DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS

CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL ATUANTE

NO MERCADO DE TRABALHO*

CONTROLLER

Magda Siqueira do AmaralMarcelo Soncini Rodrigues

1

2

* Artigo apresentado no 30º Encontro da ANPAD - Salvador / BA - Brasil - Setembro/2006.1

2Especialista em Gestão Contábil e Financeira pela Universidade Estadual de Maringá - UEMProf. do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá-UEM

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

Neste trabalho a controladoria é vista comoum sistema que exerce uma função dentro dasempresas. Dado a esta questão a postura do

frente à administração também é motivosde estudos, em face de uma ascensão no mercadode trabalho, sob o qual ainda paira questões do tipo:Como nasceu? Que lugar deve ocupar dentro donosso mercado de trabalho?

Dessa forma, o profissional que hoje estáqualificado para exercer esta função na empresa,acredita-se que tenha procurado se aperfeiçoarnesta área através de um processo de educaçãocontinuada. E uma das formas para que isto ocorra éa busca de conhecimento nos cursos de pós-graduação oferecidos pelas IES - Instituições deEnsino Superior.

Com relação ao assunto “controladoria”,que vem sendo abordado dentro das salas de aula emuito evidenciado por autores na última década,identifica-se como sua função primordial a direção ea implantação do sistema de informação,motivação, coordenação, avaliação, planejamento eacompanhamento.

Dada a relevância do tema, ou seja, oestudo da controlador ia como área doconhecimento que é discutido e apresentado nosprogramas de pós-graduação nas IES, o presenteartigo tem como objetivo proporcionar uma reflexãoem relação ao atual ensino desta disciplina decontroladoria ministrada nos cursos de pós-graduação em nível de especialização, tendo comosubsídios os livros voltados nesta área, pesquisa decampo com os Coordenadores e/ou Professoresque ministram este conteúdo nos cursos de pós-graduação nas IES, bem como, a opinião deprofissionais que exerce a função de oufunção similar nas empresas.

Acredita-se que desta forma se possaproporcionar uma reflexão do que é ensinado nassalas de aula e desenvolvido pelos profissionais nasempresas, proporcionando aos Coordenadorese/ou Professores melhores condições no momentode elaborarem seu Plano de Ensino para a referidadisciplina.

Este estudo está dividido em quatro seções.Após a introdução e metodologia utilizada, éapresentada uma fundamentação teórica sobre osurgimento da controladoria, a controladoria comoramo do conhecimento e a atuação da controladoriana gestão empresarial. Na terceira seção, são

controller

Controller

apresentados os resultados com a pesquisa decampo através de envio de questionário para as IESe entrevistas com profissionais que estão exercendoa função de ou similar nas empresas e porúltimo as conclusões.

Neste trabalho, dado suas características eao objetivo, o tipo de pesquisa utilizado foi em umprimeiro momento à exploratória, haja vista, o poucoconhecimento acumulado e sistematizado nestetipo de pesquisa. Gil (1999, p. 43) conceitua apesquisa exploratória da seguinte forma:

Em um segundo momento caracterizou-secomo pesquisa descritiva, a fim de explicar arealidade da amostra pesquisada.

Ainda Gil (2002, p. 42) entende porpesquisa descritiva:

Quanto aos meios de investigação opresente trabalho se apoiou na pesquisa de campoe pesquisa bibliográfica.

Em relação à coleta de dados o presentetrabalho se utilizou de questionário enviado para asIES que oferecem curso de pós-graduação em nívelde especialização em Ciências Contábeis e deentrevista estruturada com profissionais que estãoexercendo a função de ou função similarnas empresas.

Acomposição da amostra foi elaborada pelo

Controller

Controller

1.1 METODOLOGIA

Pesquisa exploratória são desenvolvidascom o objetivo de proporcionar visão geral,de t ipo aproximat ivo, acerca dedeterminado fato. Este tipo de pesquisa érealizado especialmente quando o temaescolhido é pouco explorado e torna-sedifícil sobre ele formular hipóteses precisase operacionalizáveis.

As pesquisas descritivas têm como objetivoprimordial a descrição das característicasde determinada população ou fenômenoou, então, o estabelecimento de relaçõesentre variáveis. [...] uma de suascaracterísticas mais significativas está nautilização de técnicas padronizadas decoleta de dados, tais como o questionário ea observação sistemática.

MAGDA SIQUEIRA DO AMARAL • MARCELO SONCINI RODRIGUES

18

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

método não probabilístico, sendo usada àamostragem intencional, isto é, o tipo deamostragem utilizado no contexto não é aleatório esim, escolhida de acordo com a população que seráalvo do estudo. Martins (2000, p. 41) refere-se a taltipo de amostragem da seguinte forma: “[...] deacordo com determinado critério, é escolhidointencionalmente um grupo de elementos que irãocompor a amostra”. Assim, foram enviadosquestionários para 55 IES cadastradas no MEC. Emrelação a entrevista o tamanho da amostra foi menormas não menos importante visto que osprofissionais entrevistados puderam traçar ascaracterísticas da função de

Dos 55 questionários enviados 40%retornaram. Destes, 36,4% não ofereciam o cursode pós-graduação na área de estudo em questão.Assim sendo, 63,6% das faculdades e/ouuniversidades que responderam ao questionário,possuem curso de pós-graduação em CiênciasContábeis tendo a disciplina de controladoria nagrade curricular do curso.

O surgimento da controladoria foi datado doinício do século XX, que segundo Siqueira eSoltelinho (2001), grandes corporações norte-americanas, tendo como objetivo realizar rígidocontrole sobre todos os negócios das empresasrelacionadas, subsidiárias e/ou filiais.

Um grande número de empresasconcorrentes, que haviam se expandido a partir daRevolução Industrial, começaram a fundir no iníciodo século XX, formando grandes empresas,organizadas sob forma de departamentos edivisões, mas com controle centralizado.

No Brasil, o de emergiu coma implantação de empresas multinacionais norte-americanas no país. Nessa época, profissionaisdessas empresas vinham para ensinar as teorias epráticas Contábeis, desenvolvendo e implantandosistemas de informações que fosse capaz deatender aos diferentes tipos de usuários daContabilidade, inclusive para manter um adequadosistema de controle sobre as operações dessasempresas.

controller.

staff Controller

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. O SURGIMENTO DACONTROLADORIAE DOCONTROLLER

O aumento da procura peloparece ter ocorrido por três razões segundo Siqueirae Soltelinho (2001):

A Controladoria como ciência consiste numconjunto de princípios, métodos e procedimentosoriginários das ciências da administração,economia, psicologia, estatística e, principalmente,da contabilidade que se ocupa da gestão econômicadas empresas, com a finalidade de orientá-las paraa eficácia. Conforme Catelli (1999, p. 370):

A Controladoria não pode ser vistacomo um método, voltado ao comofazer. Para uma correta compreensãodo tudo, a mesma está dividida em doisvértices: o primeiro como ramo doconhecimento responsável peloestabelecimento de toda baseconceitual, e o segundo como órgãoadministrativo respondendo peladisseminação de conhecimento,modelagem e implantação de sistemasde informações.

A Controladoria, portanto, é responsávelpelo estabelecimento das bases teóricas e

Controller

1) A instalação de empresas estrangeiras,notadamente norte-americanas, trouxeou arraigou a cultura da utilização daárea de controladoria para o solobrasileiro;

2) Uma maior penetração de empresasmultinacionais acirrou a competição,forçando as empresas aqui instaladas,principalmente as nacionais, a sereestruturar;

3) Com o crescimento econômico asempresas ganharam porte e suaso p e r a ç õ e s a u m e n t a r a m e mcomplexidade, necessitando de novosprofissionais que assegurassem ocontrole sobre a organização.Uma dasdecorrências de todo este processo emuma esfera micro-econômica é apresença cada vez mais constante doprofissional de controladoria nasmédias e, principalmente, grandesempresas existentes no país.

2.2 CONTROLADORIA COMO RAMO DOCONHECIMENTO

O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVELDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHOCONTROLLER

19

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

conceituais necessárias para construção emanutenção de sistemas de informação e modelod e G e s t ã o E c o n ô m i c a q u e a t e n d a madequadamente às necessidades de informaçãodos gestores e, ao mesmo tempo, possam auxiliar oprocesso de gestão quando da tomada de decisões.

A Controladoria, enquanto atividade,caracteriza-se pelo consumo de recursos, naprodução dos serviços próprios. Tais serviçosdestinam-se a suprir as áreas da empresa e agarantir a manutenção da atividade da área, criadacom a finalidade de cuidar deste processo detransformação.

Esta dinâmica de obtenção de recursos etransformação em produtos e serviços caracteriza aatividade, como afirma Catelli (1999, p. 435): “Aempresa encontra-se em um processo interativoconstante com o meio ambiente, obtendo recursos,transformando-os em produtos e atendendo os seusobjetivos econômicos e sociais. Esse processo detransformação denomina-se atividade”.

A capacidade de obtenção e transformaçãodos recursos e a oferta dos produtos e serviçosgerados por este processo variam, em cadaentidade, de acordo com uma série de fatores queinterferem neste processo. Pode-se identificarfatores financeiros, econômicos, normativos,operacionais e tecnológicos, entre outros.

Existe sempre nas empresas um modelo degestão, embora nem sempre definido formalmente.O conceito de modelo de gestão segundoNakagawa (1995, p. 42) é a representação abstratae simplificada de objetos, sistemas, processos oueventos reais.

Conforme Mosimann e Fish (1999, p. 29):“Entende-se assim, modelo de gestão, como sendoa representação abstrata, por meio de idéias,valores e crenças, expressas ou não por meio denormas e regras que orientam o processoadministrativo da empresa”.

Se as atividades empresariais não foremcapazes de gerar um resultado suficiente paraassegurar a reposição do capital investido naempresa, elas estariam consumindo seu próprio

2.2.1 Atuação da Controladoria na GestãoEmpresarial

2.2.2 Modelo de Gestão

potencial de geração de benefício. Sem dúvida, amanutenção dessa situação ao longo do tempoacabaria por afetar a continuidade da organização.

O sistema de gestão econômica considera apremissa de o valor do patrimônio líquido ter queexpressar o efetivo valor da empresa. A informaçãodo resultado gerado pelas transações, eventos eatividades permite a identificação da formação dolucro, ou seja, quais as atividades que contribuemmais ou menos para a formação do resultado globalda empresa.

Destacam-se as interações entre o modelode gestão, o processo de gestão e os sistemas deinformação da empresa como elementos quedesempenham papel fundamental para assegurar aeficácia dos gestores e, conseqüentemente, daempresa. Compete a Controladoria lidar com osaspectos da gestão econômica, atuando em todasas fases do processo de gestão. É através desteprocesso que a ela revela uma de suas maiorescontribuições na busca da missão da empresa,quando na condução do processo de planejamentoa ser desenvolvido, e na geração de informações.

A Controladoria, na execução de suasatividades, utiliza-se destes dois instrumentosfundamentais: Processo de gestão e Sistemas deinformações. O modelo de gestão ideal possui umprocesso de gestão (planejamento, execução econtrole) dinâmico, flexível e oportuno, isto é,adaptável às mudanças, com estilo participativo,voltado para a eficácia empresarial.

Na gestão das diversas atividades, osgestores devem planejar cuidadosamente suasações implementando planos e avaliaçõessistemáticas do desempenho realizado ante osplanos idealizados. Cabe a Controladoria coordenare participar da escolha da melhor alternativa,observando os aspectos econômicos, de modo agarantir a eficácia da empresa.

O processo eletrônico de todos os dadosempresariais representa um papel importanteporque facilita a automatização de rotinasproduzindo informações exatas e em tempo hábil.

Es tas i n f o rmações des t i nam-se ,principalmente, a direcionar a tomada de decisão.

O sistema de informação possui limitaçõesquanto às crenças dos gestores, quanto àquantidade de informações geradas e quanto àconfiabilidade. Em relação à quantidade, o volume

2.2.3 Instrumentos da Controladoria

MAGDA SIQUEIRA DO AMARAL • MARCELO SONCINI RODRIGUES

20

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

pode não significar a tomada de decisão, pois o queos gestores precisam, é cada vez mais deinformações relevantes, pois assim o processo dedecisão irá melhorar, visto que quantidade nãosignifica qualidade. Quanto à confiabilidade, osistema precisa ser corretamente interpretado.

A empresa deve ser vista como um sistemaaberto e essencialmente dinâmico, ou seja, umconjunto de elementos interdependentes queinteragem na consecução de um fim comum, quesofre permanentes influências do seu ambienteexterno e interno.

De acordo com o objetivo proposto serãoapresentados os resultados obtidos com a pesquisarealizada nas IES do Estado do Paraná, no sentidode obter informações e conhecer a realidade deEnsino da disciplina de Controladoria (ou outradenominação) nos cursos de pós-graduação emnível de especialização em Ciências Contábeis,bem como, o perfil do profissional nasEmpresas.

A população da pesquisa compreendeu 55IES no Paraná (Fonte: MEC - Ministério deEducação e do Desporto), distribuídos emUniversidades e Faculdades Públicas e Privadasconforme Tabela 1, onde se observa que 57% sãoUniversidades e/ou Faculdades de Ensino Público eo restante compreendeu 43% de Universidadese/ou Faculdades de Ensino Privado, das queresponderam ao questionário.

3 APESQUISA

3.1 PERFIL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINOSUPERIOR PESQUISADAS

3.1.1 Instituições Pública InstituiçõesPrivadas

Controller

Versus

Tabela 1 - Porcentagem de instituições públicas e privadas queoferecem Pós-graduação em nível de especialização emCiências Contábeis

3.1.2.1Alcance dos objetivos da disciplina

Questionado se a disciplina atende asexpectativas em relação ao mercado de trabalhoeles responderam que esta atende plenamente asexpectativas com 79% de respostas. 21% acreditamque ela atende parcialmente ao mercado detrabalho.

21

Tabela 2 - Avaliação do Plano de Ensino

Tabela 3 - Relação entre os objetivos propostos peladisciplina frente à atuação no mercado de trabalho

3.1.2.2 Formação do Profissional Controller

Os professores opinaram que a formaçãodo deve ser Ciências Contábeisaparecendo com 76,5%, em segundo vem os cursosde Administração e Ciências Econômicas com 5,9%cada, e ainda optaram por outras formações 11,8%dos questionados, formação estas que nãopoderiam ser Direito e Matemática considerandoque aparecem na questão, mas não foram votadas.

Controller

3.1.2 Plano de Ensino

Do total das IES que responderam aoquestionário, 36% atenderam a solicitação de

anexar o Plano de Ensino e 64% deixaram de fazê-lo. Acredita-se que as Instituições que deixaram deanexar também tenham, pois responderam aquestão 4 do questionário conforme tabela 2.

Tabela 4 - Formação do Controller

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVELDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHOCONTROLLER

3.1.2.3 Papel a ser desenvolvido pelo Controller

Estas questões são consideradas deextrema importância visto que baseado no papel aser desenvolvido pelo nas empresas,estaremos baseando nossa corre lação.Perguntamos aos professores o que eles pensamsobre a atividade a ser desenvolvida e as respostasficaram da seguinte forma:

Com percentual pequeno mais relevanteficou a alternativa que apresenta o comosendo o profissional que deve cuidar das áreas deOrçamento, controle financeiro, contabilidade ecustos com 37,5%. Logo após com 20,8% aalternativa que descreve as funções desteprofissional como: Informação, motivação,coordenação, aval iação, planejamento eacompanhamento; impactando com a alternativaque descreve a função deste como sendoplanejamento, controle, relatórios contábeis, com12,5% aparece Avaliação de forças econômicas esociais, influências do governo e efeitos sobre aempresa, e com 8,3% aparece o Funcionárioestratégico no fornecimento de visão crítica.

Controller

controller

3.1.2.4 Tendência da disciplina.

Quando questionados verificou-se queCustos e Sistema de Informação foi assunto com

MAGDA SIQUEIRA DO AMARAL • MARCELO SONCINI RODRIGUES

22

Tabela 5 - Papel a ser desenvolvido pelona visão dos professores

Controller

Tabela 6 - Tendência da disciplina

maior peso dentro da disciplina aparecendo com18% das respostas cada, seguido da função decontrole com 16%, Avaliação de desempenho com14%, Contabilidade Gerencial com 14%, GestãoFinanceira ou tesouraria com 12%, ContabilidadeFinanceira com 6% e ainda quem acredita queoutros assuntos sejam necessários com 2%.

3 . 2 A P R E S E N T A Ç Ã O D O S D A D O SRELACIONADAS ÀS ENTREVISTAS COM

3.2.1 Dados da Empresa

CONTROLLERS

3.2.1.1Atividades desenvolvidas pela Empresa

Dentre os profissionais entrevistados 40%estava localizado na indústria outros 40% nocomércio e 20% em prestação de serviços.

Estes dados demonstram que otem sua forte atuação dentro destes ramos epossuem função mais definida em empresas demédio e grande porte.

controller

Tabela 7 - Área da atuação da empresa

3.2.2 Dados do Controller

3.2.2.1 Escolaridade do

Quando perguntado sobre a escolaridadedo a maioria quase absoluta seconcentrou na faixa da especialização com 80% dos

Controller

controller

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

entrevistados, 20% ainda não dispunha deespecialização ficando somente no nível degraduação.

3.2.2.2 Graduação do Controller

Estes profissionais foram questionadostambém em relação ao curso que fizeram nagraduação para que se pudesse identificar ondeestá concentrado o número maior de .Ficando 80% destes graduados no curso deCiências Contábeis, e 20% em outros cursos. Nasgraduações de Administração e Economia nãoforam encontrados profissionais.

controllers

3.2.2.3 Especialização do Controller

Dos profissionais analisados 50% fizerampós-graduação em Ciências Contábeis, 17%fizeram em administração e outros 33% fizeram emoutras áreas, desta excluísse economia, poisconstava e não foi votada.

23

Tabela 8 - Grau de escolaridade do Controller

Tabela 9 - Curso de graduação do Controller

Tabela 10 - Área do curso de pós-graduação do Controller

3.2.2.4 Importância do curso de pós-graduação

Foi questionado sobre o grau deimportância do curso de pós-graduação em relaçãoàs atividades exercidas pelo profissional e emboracada um tivesse uma peculiaridade na sua funçãode 60% disseram que a pós-graduação foimuito importante para desempenhar tais funções.

controller

Outros 40% julgaram parcialmente importantes,mas ninguém citou como sendo pouco importante.

Tabela 11 - Grau de importância do curso de pós-graduaçãofrente às necessidades da função

3.2.2.5 Objetivos propostos pela Pós-graduaçãoatuação do profissionalversus

Constatou-se ainda que 60% dosprofissionais ao fazerem sua especialização teveuma contribuição plena já que disseram que oobjetivo da pós-graduação foi plenamente atingidofrente a sua atuação profissional, 40% disseram queesta atendeu parcialmente as suas necessidades.

Tabela 12 - Objetivos propostos na pós-graduaçãofrente à atuação profissional

3.2.2.6 Contribuição do Curso de Pós-graduação

Foi perguntado como o curso de pós-graduação contribuiu para a formação deste

e 80% responderam que foi de formatécnica, o restante de 20% disse que apenas foimais uma formação profissional.

controller

Tabela 13 - Contribuição do curso de pós-graduação

3.2.2.7 Conteúdo que deveria ser estudado nadisciplina

Quando perguntado sobre quais disciplinasdeveria ser estudado para que o pudesseexercer plenamente suas funções 33.3% disseramque deveria ser abordada mais a disciplina denegócios para que o pudesse ter umavisão mais ampla de mercado. 16.7% disseram quea área de empreendedorismo deveria ser vista.Outros 16,7% disseram que as matérias vistas napós-graduação eram condizentes com a função,mas que haveria necessidade de uma profundidade

controller

controller

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVELDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHOCONTROLLER

MAGDA SIQUEIRA DO AMARAL • MARCELO SONCINI RODRIGUES

24

maior para que surtissem melhores efeitos.

Surpreendendo com relação a esta questãofoi o fato de que nem mesmo estes profissionaissabem direito o que deve ser estudado, visto aamplitude do leque que aborda a controladoria,ficando 33,3% sem resposta.

Tabela 14 - Opinião quanto às disciplinasque deveriam ter sido estudadas no curso

3.2.2.8Atividade que o desenvolveController

Questionou-se sobre qual atividade que o

estaria desenvolvendo dentro destas

empresas. 30% dos trabalham de forma

muito objetiva em controle de orçamentos; 20%

Função de planejamento, controle, relatórios

contábeis; 20% Planejamento e acompanhamento;

20% Contabilidade e contratos e 10% trabalham

com

controller

controllers

Business.

Tabela 15 - Funções desenvolvidas na empresa pelo Controller

3.2.3 Considerações Gerais

Este tópico procura enfatizar algumascontribuições do profissional sobre opapel e formação do mesmo.

controller

3.2.3.1 Papel a ser desempenhado pelo

Controller

Questionamos então sobre qual seria o

papel do dentro da empresa, 26,3%

disseram que este profissional deve estar na função

de Informação, motivação, coordenação, avaliação,

planejamento e acompanhamento, outros 26,3%

acreditam que este seria um Funcionário estratégico

no fornecimento de visão crítica; 21,1% Função de

planejamento, controle, relatórios contábeis; 15,8%

Orçamento, controle financeiro, contabilidade e

custos e com 5,3% cada aparece a função de

princípios contábeis e legislação societária e

relacionamento com o consumidor. Dados este que

podemos identificar a controladoria ainda se

entende de forma conturbada dentro das empresas,

pois na oportunidade das entrevistas foram citados

diversas funções que normalmente não são

atribuídas ao em modo geral.

controller

controller

Tabela 16 - Papéis que deveriam ser desenvolvidos porum na empresaController

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

25

3.3.1 Análise do cruzamento das tabelas doquestionário e das entrevistas

3.3.1.1 Opinião dos professores opiniãodos sobre objetivospropostos no curso.

versus

controllers

Em virtude da complexidade do assuntoefetuou-se um cruzamento das informaçõesencontradas com questionários enviados para asIES e as entrevistas feitas com o profissional

.

Aprimeira questão analisada foi um paraleloentre as expectativas do professor que ministra adisciplina e o em relação aos objetivospropostos no curso de especialização: Sendo que21,4% de professores e 40% dedisseram que os objetivos foram atendidosparcialmente; e 79,6% dos professores e 60% de

disseram que tiveram seus objetivosatendidos plenamente.

Controller

controller

controllers

controllers

Gráfico 1 - Opinião dos e dos professores queministram a matéria de controladoria nos cursos de pós-graduação quanto aos objetivos propostos no curso.

Controllers

3.3.3.2 Contribuição do Curso de pós-graduação– Opinião dos professores versusopinião dos controllers

Esta questão buscou identificar de queforma o curso contribuiu com o e 78,6%dos professores disseram que o curso contribuiuformando o com tendência em empresadado este que surpreende quando verificamos ainexistência desta opinião entre os . Ondeestes dizem em 80% de suas respostas que atendência do curso foi em formação acadêmicaonde nesta resposta estão também 14,3% dosprofessores. 20% dos e 2,1% dosprofessores disseram que o curso contribui dasduas formas.

controller

controller

controllers

controllers

Gráfico 2 - Opinião dos professores da disciplina de controladoriae dos sobre a contribuição do cursoControllers

3.3.3.3 Atuação do – Opinião doprofessor atuação efetiva do

Controller

versus Controller

Nesta questão procura-se traçar umparalelo entre o que deve saber ou fazer um

na opinião do professor e o queefetivamente ele faz na prática, nas respostas foipossível identificar as seguintes informações:

26,3% de e 20,8% de professoresdisseram que Informação, motivação, coordenação,avaliação, planejamento e acompanhamento;21,1% de e 20,8% de professoresdisseram que Função de planejamento, controle,relatórios contábeis; 26,3% de e 8,3% deprofessores disseram que Funcionário estratégicono fornecimento de visão crítica; 5,3% dee 12,5% de professores disseram que princípioscontábeis e legislação societária; 15,8% decont oller e 37,5% de professores disseram queorçamento controle financeiro, contabilidade ecustos; 5,2% de contra nenhum dosprofessores disseram que o controller deve sabersobre relacionamento com o consumidor.

controller

controller

controller

controller

controller

r

controller

Gráfico 3 - Papel que deve ser desenvolvido na opinião dosprofessores dos cursos de pós-graduação e papel que édesenvolvido pelos em empresas.Controllers

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVELDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHOCONTROLLER

3.3.3.4 Conteúdos trabalhados em salas de aulae funções desempenhadas pelosControllers

Esta questão pode ser considerada deextrema importância para a montagem do plano deensino, pois demonstra um paralelo entre o que asIES estão ensinando contra aquilo que oefetivamente desenvolve na prática. Sendo queforam obtidos os seguintes dados:

controller

MAGDA SIQUEIRA DO AMARAL • MARCELO SONCINI RODRIGUES

26

Gráfico 4 - Conteúdos trabalhados em salas de aula e funçõesdesempenhadas pelos Controllers

18% dos professores ensinamcustos e 18,2% dosd e s e m p e n h a m f u n ç õ e srelacionadas a custos;

18% dos professores ensinamsistemas de informação e 9% dos

utilizam sistema deinformação;

16% dos professores ensinamfunções de controle e 9,1% de

desempenham funçõesrelacionadas com controles;

14% dos professores ensinamavaliação de desempenho e 0% de

utilizam avaliação dedesempenho

14% dos professores trabalham emsala contabilidade gerencial e18,2% dos utilizamcontabilidade gerencial na prática;

12% dos professores ensinamGestão de tesouraria e 18% dos

utilizam gestão detesouraria;

6% dos professores ensinamContabilidade Financeira e 18,2%d e u t i l i z a mContabilidade Financeira;

controller

controllers

controllers

controllers

controllers

controllers

c o n t r o l l e r s

� 2% dos professores disseramabordar também outras áreassendo que 9,1% dostambém disseram utilizar outrasáreas aqui não mencionadas.

Depois de relatadas inúmeras situaçõesexistentes entre a controladoria ensinada nas IES ea Controladoria desenvolvida na prática faz-senecessárias algumas conclusões para que oobjetivo deste trabalho seja plenamente alcançado:

As Instituições de Ensino Superior doParaná e também em nível nacional devempreocupar-se com o ensino do profissional que seráentregue no mercado.

Anecessidade de pessoas com potencial deexercer a função de no âmbito dasmédias, grandes e porque não dizer das pequenasorganizações foi o objeto deste estudo, cujaessência está na maior eficiência e melhor eficáciana gestão do uso dos recursos no ensino.

No entanto, as IES devem implementar umprograma de capaci tação que promovaconhecimento necessário para os atuais e novosgestores. Atualmente os gestores das organizaçõesse ressentem da falta de critérios adequados para adistribuição de recursos, que possibilitem aosprofissionais da área de controladoria realizarcursos em nível para o exercício dafunção.

Neste contexto, este trabalho tem porfornecer informações para contribuir com oprofissional da área de controladoria, necessidades,requisitos necessários para desempenhar a funçãode controladoria, bem como princípios norteadoresda ação do . Buscando demonstrar asadequações necessárias as IES para que o ensinopossa surtir melhores efeitos quando o forefetivamente exercer a função.

As respostas para estas questões está nacentralização dos objetivos sociais aos quais sedestinam, a partir de uma abordagem voltada para opapel do nas organizações.

Entre os fatores que contribuem paraqualidade do Ensino das especializações em nível

, o presente trabalho procuroudemonstrar de forma objetiva as necessidades dosprofissionais que buscam colocação no mercado de

controllers

controller

Lato Sensu

controller

controller

controller

Lato Sensu

4 CONCLUSÃO

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

27

trabalho, como .

Sendo assim o objetivo foi obter o maiornúmero de informações através da pesquisa decampo sobre a situação atual da disciplina deControladoria em conjunto com as entrevistas quedemonstram as necessidades do dentrodas organizações, contribuindo desta forma para amelhoria da qualidade de ensino da referidadisciplina.

Sabe-se que a busca por formar esteprofissional que corresponda aos anseios dasempresas, não é responsabilidade somente doprofessor que leciona a disciplina, mas faz-senecessário que o professor saiba claramente opapel do para que possa ajudá-lo aentender seu papel enquanto este permanecer nomeio acadêmico.

A pesquisa revelou que em torno doprofissional ainda há uma série dedúvidas. Isto pode ser exemplificado tanto pelaabordagem do ensino nas IES quanto pelarespostas dos nas empresas, queresponde de forma confusa quando tem anecessidade de discriminar sua função.

Nos questionários respondidos pelas IES acontroladoria se confunde bastante com aContabilidade Gerencial onde algumas vezes adisciplina recebe inclusive esta denominação dentrodo plano de ensino. Acredita-se que a denominaçãomais correta seja a de Controladoria visto que estaaparece com uma forte tendência dentro dasempresas, à denominação poderia ajudar inclusivena familiarização com o papel do

Segundo o resultado da pesquisa em que40% devolveram o plano de ensino em anexo, pode-se perceber um amplo campo de abordagem dentrodesta disciplina ficando o questionamento de quepossivelmente deveria fazer-se um desdobramentoda disciplina de forma a tornar o conteúdo maisclaro. Embora o plano de ensino contemple omodulo mínimo necessário composto de: ementa,objetivo, conteúdo programático, metodologia,avaliação e bibliografia.

Os professores com índice de 93%consideram a disciplina muito importante econsideram os alunos em grande maioria motivadosem relação a mesma. O por sua vez nãodeu tanta relevância para tal e apresentou um índicede 60% de aprovação em relação a importância. Oque não se deve considerar que as outras

controllers

Controller

controller

controller

controllers

controller.

controller

disciplinas não o sejam importantes, apenasconsiderando que o objetivo principal é sobre o

então torna-se explicado o porque daênfase nesta disciplina.

Dos professores e entrevistadosambos, 79% e 60% respectivamente, disseram quea disciplina atende plenamente a expectativa, destaforma deixando uma pergunta. Se o profissionaldisse que a teoria não corresponde a prática como adisciplina pode atender plenamente suasexpectativas?

Uma das questões de extrema importânciapara atingir-se o objetivo deste foi o momento ondese questiona qual o papel do . Ficando em1º lugar na opinião dos professores a função deOrçamento, Controle Financeiro, Contabilidade eCustos, enquanto os profissionais colocam estamesma opção em 4º lugar, deixando em 1º a funçãode informação, motivação, coordenação, avaliação,planejamento e acompanhamento e função defuncionário estratégico no fornecimento de visãocrítica.

Dados estes que inspiram possivelmente osprofessores a dizerem que o principal item do ensinodesta disciplina é custos, sistema de informação econtrole.

Novamente abre-se uma discussão se oitem de maior foco é o sistema de informação naopinião dos professores, porque o oapresenta como seu item de maior dificuldadedentro da empresa enquanto ferramenta?

Ambos admitem que embora sendo o cursode Ciências Contábeis aquele que melhor dácondições para o exercício da profissão, abordamque esta graduação pode tornar este profissionalmuito técnico e sem visão de negócios. Eles setornam parte das ferramentas de tomada dedecisão, mas não com discussões apenas comotécnicos que trabalham informações isoladassolicitadas pela diretoria.

Sabe-se que muitas são as mudanças nomercado e dado a esta colocação faz-se necessáriouma constante avaliação do profissional que estasIES estão colocando no mercado e se estes temcondições de atender as empresas.

Espera-se ao final dos estudos os alunospossam responder questões básicas e para queseja possível alcançar tal objetivo é fundamental ocomprometimento do professor com a disciplina.

controller

controllers

controller

controller

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral

O ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVELDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O PROFISSIONAL ATUANTE NO MERCADO DE TRABALHOCONTROLLER

MAGDA SIQUEIRA DO AMARAL • MARCELO SONCINI RODRIGUES

28

Para conseguir chegar aos objetivos dadisciplina faz-se necessário uma ampla bibliografiavisto que o tema ainda abre discussões das maisvariadas, é necessário ao professor cercar-se detodo tipo de informação para atender asexpectativas dos alunos e ficar atento aos rumosdesta profissão. Acredita-se que desta forma ter-se-ão prof issionais mais qual i f icados paradesempenharem suas atividades em beneficio de sie da empresa.

Sendo assim, o papel do professor e dasIES deve ser preocupação constante com foconeste profissional visto que quando ingressarem nomercado de trabalho possam corresponder as suasexpectativas e das empresas solicitantes.

CATELLI, Armando. : umaabordagem da gestão econômica – GECON. SãoPaulo:Atlas, 1999.

FIGUEREDO, Sandra e CAGGIANO, Paulo César.: teoria e prática. 2 ed. São Paulo:

Atlas, 1997.

GIL, Antonio Carlos.5 ed. São Paulo:Atlas, 1991

KANITZ, Stephem Charles. : teoria eestudos de casos. São Paulo: Pioneira, 1976.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, EvaMaria. planejamento eexecução de pesquisas, amostragem e técnicas depesquisa, elaboração, análise e interpretação dedados, São Paulo:Atlas, 1986

MARTINS, Eliseu. . 5 ed.São Paulo:Atlas, 2000.

MOSIMANN, Clara Pellegrinello e FISCH, Silvio.: seu papel na administração de

empresa. 2. ed. São Paulo:Atlas, 1999.

N A K A G AWA , M a s a y u k i .: c o n c e i t o s , s i s t e m a s ,

Implementações. São Paulo:Atlas, 1995.

OLIVEIRA, Luis Martins de. :conceitos e aplicações. São Paulo: Futura, 1998.

PEREIRA, Carlos Alberto.. Fortaleza: UFC, 2001. (Apostila da

REFERÊNCIAS

Controladoria

Controladoria

Métodos e Técnicas dePesquisas Sociais.

Controladoria

Técnicas de Pesquisa:

Contabilidade de custos

Controladoria

I n t r o d u ç ã o àC o n t r o l a d o r i a

Controladoria

Tópicos avançados emControladoria

GIL, Antonio Carlos,4. Ed. São Paulo:Atlas, 2002.

Como elaborar Projetos dePesquisa.

Disciplina TópicosAvançados em Controladoria).

PEREZ JUNIOR, José Hernandez; PESTANA,Armando Oliveira e FRANCO, Sergio Paulo Cintra.

: teoria e prática. 2 ed. SãoPaulo:Atlas, 1997.

SCHIMIDT, Paulo. e : agregandovalor para empresa, PortoAlegre: Bookman,2002

TUNG, Nguyen H.: uma abordagem prática. 6 ed. São

Paulo: Universidade Empresa, 1980.

Controladoria de gestão

Controladoria

Controladoria financeira dasempresas

t al.

Pág. 17-28Vol. 25 - N.3 Setembro-Dezembro/2006 Periodicidade Quadrimestral