resumo 02.07.2016

31

Upload: multiclipping-petrobras

Post on 04-Aug-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo 02.07.2016
Page 2: Resumo 02.07.2016

Veículo: O Estado de S. Paulo - SPEstado: SP Editoria: ECONOMIA & NEGÓCIOSPágina: B13 Data: 02/07/2016

Page 3: Resumo 02.07.2016
Page 4: Resumo 02.07.2016
Page 5: Resumo 02.07.2016

Veículo: Época Online - SPEstado: SP Editoria: NotíciasPágina: Online Data: 01/07/2016

Petrobras demite ex-diretor depois de descobrir irregularidades emcontratos

(SAMANTHA LIMA E HUDSON CORRÊA)

Funcionário de carreira havia 39 anos na estatal, Antônio Sérgio Oliveira Santana foidiretor corporativo e de serviços por um ano

A Petrobras demitiu, nesta sexta-feira, por justa causa, o ex-diretor corporativo e deserviços Antônio Sérgio de Oliveira Santana, ao concluir seu envolvimento emirregularidades na contratação de empresas prestadoras de serviços da estatal – entreelas o da Global Saúde, que geriu o benefício farmácia por seis meses, em 2015. Ademissão foi decidida depois de que uma investigação interna conduzida pela diretoria degovernança, risco e conformidade da estatal constatou as irregularidades.

Funcionário de carreira da Petrobras, onde trabalhava havia 39 anos, Antônio Sérgio foinomeado diretor interino em fevereiro de 2015, quando o então titular do cargo, o ex-presidente da estatal e do PT, José Eduardo Dutra, afastou-se por motivos de saúde. Elefoi oficializado no cargo em outubro do ano passado, depois da morte de Dutra.

Um dos alvos da apuração interna, o contrato com a Global Saúde foi firmado em marçode 2015 e encerrado unilateralmente pela Petrobras em setembro, depois de inúmerasqueixas dos funcionários da estatal. O benefício é concedido a todos os funcionários edependentes, mediante o pagamento de um valor mensal por dependente. O mecanismopermite aos assistidos retirar de farmácias credenciadas medicamentos prescritos.

Depois de encerrado o contrato com a Global, a Petrobras já tentou contratar outras duasempresas, sem sucesso.

Procurado, Santana ainda não retornou o pedido de entrevista.<

Hora:18:03:00

Page 6: Resumo 02.07.2016

Veículo: Valor Pro - SPEstado: SP Editoria: -Página: Online Data: 01/07/2016

Petrobras: Demissão de Antonio Sérgio Santana tem relação com Hope,Personal e Benefício Farmácia

(Cláudia Schüffner)A demissão hoje do ex-diretor corporativo e de serviços da Petrobras,Antônio Sergio Oliveira Santana, tem relação com as propinas pagas por empresas queforneciam mão de obra especializada para a Petrobras, entre elas a Hope e a Personal, etambém com apuração da comissão de investigação interna da Petrobras sobre obenefício farmácia, informaram fontes do Valor.

Antônio Sergio Oliveira era gerente executivo de recursos humanos e em dezembro de2015 foi eleito diretor corporativo e de serviços. A Hope e a Personal foram citadas comoveículos para pagamento de “comissões” mensais para a empresa JD Assessoria eConsultoria Ltda, do ex-ministro José Dirceu, e também para o ex-diretor de serviços daPetrobras, Renato Duque, e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari.<

Hora:17:25:00

Page 7: Resumo 02.07.2016
Page 8: Resumo 02.07.2016
Page 9: Resumo 02.07.2016

Veículo: Reuters Brasil - SPEstado: SP Editoria: NegóciosPágina: Online Data: 01/07/2016

Petrobras vai demitir 3 e suspender 8 após investigação interna comorigem na Lava Jato

(Reuters) - A Petrobras vai demitir três funcionários após a conclusão de investigações deuma comissão interna para apuração de irregularidades em contratos de fornecimento demão de obra e prestação de serviços, de acordo com um comunicado interno da empresadesta sexta-feira.

A investigação, que teve início a partir de uma citação em delação premiada no âmbitoda operação Lava Jato, da Polícia Federal, e de denúncias recebidas através de canaisinternos da companhia, apurou também irregularidades no Benefício Farmácia daempresa.

No total, foi apurado o envolvimento de 26 pessoas nas irregularidades e recomendadassanções a 20 delas, inclusive empregados com níveis gerenciais. Além dos três demitidos,oito funcionários serão suspensos e as inscrições de nove funcionários no programa dedemissão voluntária serão retidas ou canceladas.

"A conclusão desses processos marca mais um avanço das mudanças na governançacorporativa da Petrobras e da decisão dessa diretoria de não tolerar qualquer tipo deviolações ou desvios", afirmou o comunicado da Petrobras obtido pela Reuters.

"Que não reste dúvidas: sempre que forem encontrados malfeitos, a Petrobras punirá osresponsáveis..."

A nota interna da estatal não entra em detalhes sobre as irregularidades cometidas.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Hora:19:38:00

Page 10: Resumo 02.07.2016

Veículo: Agência Estado - SPEstado: SP Editoria: -Página: Online Data: 01/07/2016

Petrobras demite três funcionários e pune outros 17 por corrupção

(Fernanda Nunes) Rio, 01/07/2016 - A Petrobras vai demitir três funcionários e vai punir outros 17trabalhadores por fraudes na contratação de duas empresas de prestação de serviços -Hope e Personal - e no programa de desconto na compra de remédios, o BenefícioFarmácia. A empresa pretende também ir à Justiça para ser ressarcida.

Em documento enviado aos trabalhadores, a petroleira avisa que continuará penalizandoos empregados corruptos. As investigações foram conduzidas pelo comitê de correição,liderado pelo diretor de Governança, Risco e Conformidade, de João Elek, a partir dedelações à Polícia Federal, na Operação Lava Jato, e de denúncias anônimas deempregados.

Além dos três demitidos, oito empregados foram suspensos e nove foram impedidos deaderir ao Programa de Demissão Voluntária (PIDV) para que sejam investigados. "Ocancelamento do PIDV das pessoas envolvidas levará, em muitos casos, a processos decobrança de ressarcimento pela Petrobras no âmbito judicial", informa o documento. Ovalor a ser devolvido deve ser definido pela Justiça.

Um ex-funcionário também foi responsabilizado. Mas, nesse caso, o entendimento foi quenão há "medidas cabíveis no âmbito da companhia".

A informação de sobrepreço nos contratos firmados com a Hope e a Personal apareceupela primeira vez na delação do lobista Milton Pascowitch, que acusou o então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, de receber propina das duas empresas. Já as denúnciasde desvios do Benefício Farmácia apareceram nesta semana, a partir de investigação doTribunal de Contas da União (TCU).<

Hora:19:42:00

Page 11: Resumo 02.07.2016

Veículo: Valor Pro - SPEstado: SP Editoria: -Página: Online Data: 01/07/2016

Petrobras: 26 pessoas foram investigadas por desvio de conduta

(Cláudia Schüffner)A Petrobras detectou o envolvimento de 26 funcionários emirregularidades envolvendo os contratos da Hope e Personal, que forneciam mão-de-obraespecializada, e o programa de benefício farmácia.

Em comunicado feito para os funcionários hoje, a estatal afirma que os desvios deconduta e de procedimentos que foram detectados pela investigação interna resultaramem punição para 20 deles, inclusive “empregados com níveis gerenciais”. O Valor apurouque um dos três demitidos hoje foi o ex-diretor corporativo e de serviços, Antonio SergioOliveira Santana. Outros oito foram suspensos e nove funcionários tiveram retenção oucancelamento da inscrição no programa de demissão voluntária. Outros quatroinvestigados não foram punidos porque não foram considerados responsáveis pelasirregularidades. Um dos investigados não é mais empregado e as medidas contra eleserão definidas pelo comitê de correção da companhia. “O cancelamento do PIDV daspessoas envolvidas levará, em muitos casos, a processos de cobrança de ressarcimentopela Petrobras no âmbito judicial, assim como o encaminhamento das investigações parao Ministério Público Federal”, diz a nota da estatal em que explica que a investigação doscontratos começou a partir de citação em delação premiada na Operação Lava-Jato edenúncias feitas nos canais internos.

A Petrobras encerra o comunicado para os funcionários dizendo que a conclusão dessesprocessos “marca mais um avanço das mudanças na governança corporativa da Petrobrase da decisão dessa diretoria de não tolerar qualquer tipo de violações ou desvios”. Econtinua: “Que não reste dúvidas: sempre que forem encontrados maus feitos, aPetrobras punirá os responsáveis. Esse é o nosso compromisso legal, mas também amaior defesa que podemos fazer da esmagadora maioria de pessoas comprometidas queformam essa empresa”.<

Hora:17:56:00

Page 12: Resumo 02.07.2016

Veículo: Agência Estado - SPEstado: SP Editoria: AE - Empresas e SetoresPágina: Online Data: 01/07/2016

Petrobras: Nelson Costa Silva é indicado como novo diretor de Estratégia,Organização e Gestão

(Fatima Laranjeira)

São Paulo, 01/07/2016 - A Petrobras informa que Nelson Luiz Costa Silva é atualmente onome indicado para ocupar o cargo de novo diretor de Estratégia, Organização e Sistemade Gestão. A criação da diretoria foi aprovada pelo conselho de administração da estatalesta semana.

"A companhia ressalta, porém, que a criação da nova Diretoria de Estratégia,Organização e Sistema de Gestão ainda depende da aprovação da alteração do EstatutoSocial da Petrobras pela assembleia geral de acionistas e que a eleição do novo diretorestá sujeita, dentre outras condições, à aprovação do conselho de administração, após aanálise dos critérios de integridade e conformidade, bem como dos demais critérios erequisitos aplicáveis à eleição de membro da diretoria executiva."

Nelson Luiz Costa Silva é formado em Engenharia Naval na Escola Politécnica daUniversidade de São Paulo em 1977. Ocupou durante 17 anos vários cargos executivosna Vale, entre eles diretor comercial global de Minério de Ferro, baseado no Rio, emBruxelas e em Tóquio. Também foi CEO da América Latina Logística em Buenos Aires ediretor geral da Embraer Europa, baseado em Paris. Foi o chairman da Comgás deoutubro de 2009 até o seu desinvestimento pela BG em novembro de 2012. Manteve-secomo CEO da BG no Brasil até a recente venda do grupo para a Shell, entre outroscargos.<

Hora:18:12:06

Page 13: Resumo 02.07.2016

Veículo: Reuters Brasil - SPEstado: SP Editoria: NegóciosPágina: Online Data: 01/07/2016

Petrobras confirma Nelson Silva no comando de nova diretoria deEstratégia

(Roberto Samora) SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente da petroleira britânica BG noBrasil, Nelson Silva, foi indicado para ocupar a nova diretoria de Estratégia, Organizaçãoe Sistema de Gestão da Petrobras, a ser criada , confirmou nesta sexta-feira a empresaem nota.

Na véspera, duas fontes disseram à Reuters que Silva havia sido indicado para ocupar adiretoria, cuja a criação precisa ainda ser aprovada em Assembleia Geral. Silva assumiurecentemente o cargo de consultor sênior da Diretoria Executiva da Petrobras, comatribuições de coordenar o processo de revisão estratégica da empresa.

(Edição de Raquel Stenzel)<

Hora:18:16:00

Page 14: Resumo 02.07.2016

Veículo: Valor Pro - SPEstado: SP Editoria: -Página: Online Data: 01/07/2016

Petrobras: Eleições de Nelson Silva para diretoria de estratégia vai aassembleia

(Thais Carrança)A Petrobras esclareceu há pouco que a criação da nova diretoria deestratégia, organização e sistema de gestão ainda depende da aprovação da alteração doestatuto social da companhia por assembleia geral de acionistas e que a eleição do novodiretor, Nelson Silva, está sujeita à aprovação do conselho de administração, após aanálise dos critérios de integridade e conformidade.

A Petrobras anunciou na quarta-feira à noite a criação da nova diretoria. Ex-presidenteda BG Brasil, Nelson Silva atualmente ocupa o cargo de assessor sênior do presidente daPetrobras, Pedro Parente.<

Hora:18:33:00

Page 15: Resumo 02.07.2016

Veículo: Valor Pro - SPEstado: SP Editoria: -Página: Online Data: 01/07/2016

Petrobras: ANP indica prorrogação do contrato de Ubarana (RN) por noveanos

(André Ramalho)A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)indicou que o contrato do campo de Ubarana, em águas rasas da Bacia Potiguar, seráprorrogado por mais nove anos. Assinado na Rodada 0, em 1988, o contrato vencia2025, mas foi postergado até dezembro de 2034.

A ANP já aprovou também a prorrogação dos contratos de Marlim e Voador, na Bacia deCampos, e avalia ainda a postergação da concessão de Araçás, campo terrestre da baciado Recôncavo. A ideia é que essas primeiras renovações sirvam de parâmetro para aextensão dos demais contratos da Rodada 0.

A antecipação da renovação das concessões da Rodada 0 faz parte de um pacote demedidas de estímulo ao setor petrolífero, aprovado em março pelo Conselho Nacional dePolítica Energética (CNPE).

A renovação de Ubarana até 2034 foi indicada pela ANP na aprovação do plano dedesenvolvimento do campo. Como condicionante, a Petrobras terá que, entre outrospontos, apresentar um estudo para injeção de água para a área oeste do campo até2019; e apresentar cronograma para o abandono definitivo dos poços sem previsão deretorno e ausência de monitoramento até o final deste ano.

Em abril, Ubarana produziu cerca de 1,8 mil barris diários de petróleo.<

Hora:17:46:00

Page 16: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: ROSA DOS VENTOSPágina: 13 Data: 02/07/2016

Page 17: Resumo 02.07.2016

Veículo: O Globo - RJEstado: RJ Editoria: ECONOMIAPágina: 22 Data: 02/07/2016

Page 18: Resumo 02.07.2016

Veículo: O Globo - RJEstado: RJ Editoria: RIOPágina: 12 Data: 02/07/2016

Page 19: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Continua

Page 20: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Continua

Page 21: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Continua

Page 22: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Continua

Page 23: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Continua

Page 24: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Continua

Page 25: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Continua

Page 26: Resumo 02.07.2016

Veículo: Revista Carta Capital - SPEstado: SP Editoria: POLÍTICAPágina: Capa/4,18-23 Data: 02/07/2016

Page 27: Resumo 02.07.2016

Veículo: Correio Braziliense - DFEstado: DF Editoria: OPINIÃOPágina: 11 Data: 02/07/2016

Continua

Page 28: Resumo 02.07.2016

Veículo: Correio Braziliense - DFEstado: DF Editoria: OPINIÃOPágina: 11 Data: 02/07/2016

Page 29: Resumo 02.07.2016

RESUMO TV

Resumo

01/07/2016 20:03:00Temer sanciona lei que impede nomeações políticas em estatais

O presidente Michel Temer sancionou a lei que vai evitar nomeaçõespolíticas em empresas estatais. O objetivo é garantir maior qualificaçãotécnica para os cargos de direção destas empresas. A leiserve tanto para empresas estatais, como o Banco do Brasil e Correios,quanto para companhias de economia mista, como a Petrobras. A meta é que as indicações sigam critérios técnicos e de preferênciacom servidores da própria empresa.

Assunto:Emissora:Programa:

Estado:Duração:

PetrobrasNBRNBR entrevista

NC00:01:44

Page 30: Resumo 02.07.2016

RESUMO RÁDIO

Resumo

01/07/2016 22:43:00Petrobras vai demitir três e suspender oito após investigaçãointerna

Petrobras decide demitir três e suspender oito funcionários da empresaenvolvendo esquema de propina e corrupção dentro da companhia. Ocomunicado interno divulgado nesta sexta-feira (01) revelou que,depois de longas investigações, a Petrobras decidiu demitir trêsfuncionários, suspender nove e proibir que outros oito possam entrarno PDV da empresa, o Programa de Demissão Voluntárioa. O motivo:envolvimento com o esquema de propina e corrupção dentro da companhia. O esquema foi revelado na 17ª fase da Operação Lava Jato. O grande beneficiário seria o ex-ministro José Dirceu e o irmãodele. Ambos eram sócios da empresa de consultoria JD Assessoriae Consultoria LTDA. Como Dirceu tinha muita influência em algumasdiretorias da Petrobras, conseguiu emplacar um contrato com a diretoriade serviços envolvendo duas terceirizadas. Oficialmente,a Petrobras confirmou apenas que Nelson Costa Silva foi indicadopara ocupar a nova diretoria de Estratégia, Organização e Sistemade Gestão.

Assunto:Emissora:Programa:

Estado:Duração:

PetrobrasJovem PanJovem Pan News

SP00:03:15

Page 31: Resumo 02.07.2016

RESUMO RÁDIO

Resumo

01/07/2016 19:08:00Empresas estatais serão administradas a partir de critérios maistécnicos

As empresas estatais vão ser administradas a partir de critérios mais técnicos. As novas medidas passam a valer depois que o presidenteem exercício, Michel Temer, sancionou a chamada Lei de Responsabilidadedas Estatais. A lei define critérios para a nomeação de dirigentese integrantes de conselhos de administração nas empresasestatais. A partir de agora, o nomeado precisa de ter 10 anos deexperiência na área ou ter exercido cargo de direção em empresado mesmo porte. Quem participou de eleição ou teve cargo de direçãoem partido político só pode ser indicado depois do prazo de 3anos, entre outras regras. A lei serve para empresas estatais dogoverno federal, estados e municípios, e vale também para as empresasde economia mista, como a Petrobras.

Assunto:Emissora:Programa:

Estado:Duração:

PetrobrasRádio Band News - RJVOZ DO BRASIL

RJ00:03:06