revista de verão

11
FOLHA CATÓLICA Revista Especial de Verão da Paróquia Santo Antônio | nº 01/2012 Temporada de Temporada de fe O sol e a praia estão garantidos. Que tal então me fazer uma visita? El sol y la playa es- tán garantizados. ¿Qué te parece hacerme una visita?

Upload: dominus-comunicacao

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Publicação destinada aos turistas e visitantes da cidade de Itapema

TRANSCRIPT

Page 1: Revista de Verão

FOLHACATÓLICA

Revista Especial de Verão da Paróquia Santo Antônio | nº 01/2012

Temporada de féTemporada de fe

O sol e a praia estão garantidos.Que tal então me fazer uma visita?

El sol y la playa es-tán garantizados.¿Qué te parece hacerme una visita?

Page 2: Revista de Verão

2 3PRIMEIRA FOLHA

Temporada de féSe você chegou a Itapema para re-

laxar, descansar, pegar uma praia ou trabalhar, esta Revista servirá para suas férias ou para o seu ano. Nos-sos conteúdos desejam te conduzir por um caminho de transformação, ousamos apresentar aqui uma nova oportunidade para sua vida. Propo-mos um projeto de vida pessoal para ser iniciado agora mesmo. Elabora-mos um roteiro especial de visitas e passeios, para curtir em família. E desejamos provar que a fé pode ser vivida cotidianamente. Mas ela precisa ser alimentada. E nós temos uma dica: viva os Sacramentos. Cada um dos sete sacramentos da Igreja Católica “tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e cres-cimento, cura e missão à vida de fé do cristão” (Cat. §1210). Ficam aí as nossas dicas. Boa leitura!

4

8

16

6

14

12

17

ÁGAPE

PROJETO DE VIDA

DEVOÇÃO

FORMAÇÃO

TURISMO RELIGIOSO

SANTA MISSA

DEVOÇÃO

O pároco de Itapema, Pe. Mário Sérgio, fala um pouco sobre o amor, seus fundamentos e faces. E o amor de Deus por nós.

Descubra uma boa ferramenta que tem ajudado muitas pessoas a trilhar sua caminhada e se autoconhecerem.

Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós conduz milhares às missas de quarta-feira à noite.

Refl ita sobre as dores da vida e o tratamen-to ideal para restituir nossa espiritualidade no texto da psicóloga Marisa Ribeiro.

Onde passear com a família? Curta nossas dicas especiais e conheça lugares especi-ais em nossa região.

Amigas testemunham o que as celebrações semanais trouxeram de bom para suas vidas.

Aos navegantes, este é um chamado espe-cial: festividade à padroeira dos pescado-res em janeiro.

EXPEDIENTE

Ketlin da RosaJornalista Responsável

Patrícia PrattsProjeto Grá� co

Luiz Fernando OttoCriação e Arte

Fabíola GoulartRedação

Aline MoreiraRevisão

Pe. Mário Sérgio do NascimentoDireção

PRODUÇÃO

Rua Profª Rosinha Campos, 52, sala 02,Abraão, Florianópolis - CEP: 88085-160

tel: (48) 3364-1613 e 3365-1613

Folha Católica é uma publicação da Paróquia

Santo Antônio

CONTATO PAROQUIALTelefone: (47) [email protected]

ENDEREÇO PAROQUIALAv. Gov. Celso Ramos, 701, Centro, Itapema - CEP: 88220-000

Rua Profª Rosinha Campos, 52, sala 02,

Page 3: Revista de Verão

4 5ARTIGO DO PÁROCO ARTIGO DO PÁROCO

Se pudéssemos definir o estado emocional deste mundo, concluiríamos que estamos em um mun-do sem amor. Os noticiários televisivos revelam um panorama de violência, discórdia, ódio, tragédia e morte. Com todo avanço tecnológico, industrial e econômico, pouco se tem melhorado, no que con-cerne à mudança no comportamento do homem.

w Os fundamentos do amor: É um sentimento que deseja sempre o bem do outro, mesmo com as dificuldades de relacionamento. No amor verdadeiramente ágape, não há restrições. Os fundamentos são: a importância, a doação (sacrifício), a proteção, o perdão, a renúncia...w A origem do amor: Deus é amor. Ele é a própria substância, a essência, a plenitude e a totalidade do amor. (I João 4,8)w As Sete faces do Amor de Deus: 1. Amor sem in-teresse. (Não pelo que somos, temos ou fazemos.) 2. Amor sem discriminação. (Deuteronômio 10,17) 3. Amor sem falsidade. (Hebreus 13,8) 4. Amor com fidelidade. (II Timóteo 2,13) 5. Amor compromissado. (Números 23,9) 6. Amor com intensidade. (Jeremias 31,3) 7. Amor sacrificial (João 3,16).

A declaração do amor de Deus em Isaías 43 A prova do amor (v.2); O preço do amor (v. 3,4); Os olhos do amor (v. 4); A declaração do amor (v.4).

Leia também (Jer 31,3). Deus é amor e tem se manifestado aos homens de diversas maneiras: através de sua criação, da provisão, da saúde e da vida. O amor de Deus foi personificado e provado na pessoa e na obra de Jesus Cristo, que veio e morreu pelos nossos pecados (Rm 5,8-9). O amor de Deus nos dá a verdadeira razão de viver em um mundo de paz e fraternidade. Ele nos cura, salva, ressuscita, dá vida nova. Um dos momentos mais bonitos em nossa vida é quando reconhecemos o amor de Deus por nós. Mas, para isso, é preciso fazer essa experiência com o amor do Pai.

Você já pensou o quanto é especial, amado e valorizado por Deus? Tem correspondido a esse amor? Ele não apenas nos criou, mas Ele mesmo cuida de cada detalhe da nossa vida. Deus ama porque é Pai e seus propósitos são sempre os melhores e os maiores. Feche seus olhos por um momento e contemple apenas com seu coração, o Pai amoroso que te atrai para seus braços, que dá plenitude de amor, de esperança e de vitória. Abra seus olhos agora e contemple aqueles que o rodeiam. Lembre-se que assim como você, eles também são alvos desse amor ilimitado e infinito. O amor de Deus é assim, grandioso, em seu coração não há limite de lugares, todos são bem-vindos. Não há exclusividade, mas há um lugarzinho especial dedicado a cada um de nós. O amor de Deus é um amor de totalidade. Não é um amor “em partes”. O amor do Senhor é único e precisa ser trabalhado em nosso interior.

Si pudiéramos definir el estado emocional de este mundo, concluiríamos que estamos en un mundo sin amor. Los noticieros revelan un panorama de violencia, discordia, odio, tragedia y muerte. Con el avanzo tecnológico, industrial y económico, poco ha mejorado en lo que concierne al cambio en el comportamiento del hombre.

w Los fundamentos del amor: Es un sentimiento que deseamos siempre el bien del otro, aunque con las dificultades en las relaciones. En el amor verdaderamente ágape, no hay restricciones. Los funda-mentos son: la importancia, la donación (sacrificio), la protección, el perdón, la renuncia…w El origen del amor: Dios es amor. Él es la propia sus-tancia, la esencia, la plenitud y la totalidad del amor. (I João 4,8)w Las siete caras del Amor de Dios: 1. Amor sin pen-sar en su propio interés. (No por aquello que somos, tenemos o hacemos.) 2. Amor sin discriminación. (Deuteronomio 10,17) 3. Amor sin falsedad. (Hebreos 13,8) 4. Amor con fidelidad. (II Timoteo 2,13) 5. Amor con compromiso. (Números 23,9) 6. Amor con inten-sidad. (Jeremías 31,3) 7. Amor sacrificial (Juan 3,16).

La declaración del amor de Dios en Isaías 43La prueba de amor (v.2), El precio del amor (v.3,4); Los ojos del amor (v.4); La declaración del amor

(v.4). Lea también (Jer 31,3). Dios es amor y ha se manifestado a los hombres de diversos modos: a través de su creación, de la provisión, de la salud y de la vida. El amor de Dios ha sido personificado y probado en la persona y en la obra de Jesús Cristo, que ha venido y muerto por nuestros pecados (Rm 5,8-9). El amor de Dios nos da la razón de vivir en un mundo de paz y fraternidad. Él nos cura, salva, resucita, nos da vida nueva. Uno de los momentos más hermosos en nuestra vida es cuando reconoc-emos el amor de Dios. Pero, para eso, es necesario tener esa experiencia con el amor del Padre.

¿Usted ya ha pensado cuanto es especial, amado y valorado por Dios? ¿Hay correspondido al amor de Dios? Él no apenas nos ha creado, Él principalmente cuida de cada detalle de nuestras vidas. Dios ama porque es Padre y sus propósitos son siempre los mejores y más grandes. Cierre por un rato sus ojos y contemple apenas con su corazón, el Padre amoroso que le atrae a sus brazos, que le da plenitud de amor, de esperanza y de vitoria. Abra sus ojos ahora y contemple aquellos que le rodean. Acuérdese que así como usted, ellos también son un blanco de este amor ilimitado e infinito. El amor de Dios es de esta manera, grandioso, en su corazón no hay cupos de lugares, todos somos bienveni-dos. No hay exclusividad, pero hay un rinconcito especial dedicado a cada uno. El amor de Dios es un amor de totalidad. No es un amor “por partes”. Es único y necesita ser trabajado en nuestro interior.

O amor de Deus nos cura

No amor não existe medo; antes, o

perfeito amor lança fora o medo

En el amor no hay temor; por el contrario,

el amor perfecto desecha el temor

I João 4,18 I Juan 4,18

Pe. Mário Sérgio do Nascimento

El amor de Dios nos cura

Page 4: Revista de Verão

6 7FORMAÇÃO FORMAÇÃO

As dores da

vidaO ser humano é um ser de rela-

ção. Não vive isolado. Em um movi-mento contínuo se relaciona com si mesmo, com o outro e com Deus, ou seja, uma relação subjetiva, so-cial e espiritual. Quando esta rela-ção é de alguma forma afetada ou rompida, o sofrimento é iminente, gerando dores psíquicas e até mes-mo físicas.

Muitas doenças que afl igem a hu-manidade são de origem psíquica, as quais são conceituadas de psi-copatologias ou tra nstornos men-tais e emocionais. A depressão, a ansiedade, as obsessões, as fo-bias, entre outros, podem ser cita-das como exemplo destas doenças. A etiologia destas enfermidades é explicada pela Psiquiatria.

Mas, o que pode defl agrá-las são as situações em que a pessoa se

depara na vida. Como o estresse, os relacionamentos confl ituosos, a violência em todas as formas, a baixa autoestima, o medo, o egoís-mo, a tristeza, a culpa, o pecado, etc. Em muitas destas situações, a pessoa se percebe sozinha. E por quê? Porque se afasta de tudo e principalmente de Deus.

Nossa saúde física, mental e emo-cional tem seus tratamentos especí-fi cos. Mas, qual seria o tratamento para nossa restituição espiritual? Baker (2005)¹ coloca que o ponto inicial tanto da salvação quanto da saúde psicológica é reconhecer que precisamos dos outros. O pe-cado é algo que nos distancia do outro e de Deus, e nos enfraquece emocionalmente e espiritualmente, muitas vezes não nos damos conta que é o pecado que nos adoece. As-

sim, precisamos fazer o movimento do reconhecimento e do reencontro, reconhecer que somos pecadores, mas, que podemos prevenir tanto sofrimento, basta fazer o caminho de volta como na parábola do fi lho pródigo, que retoma a relação com o Pai, com os amigos, com a família.

¹ Referência da citação Baker, Mark W. Jesus, o maior

psicólogo que já existiu – Rio de Ja-neiro: Sextante, 2005.

Texto de Marisa L. Oliveira Ribeiro, Psicóloga - CRP 12/03965

Catequista e Ministra extraordinária da Comunhão

Page 5: Revista de Verão

8 9CONVERSÃO CONVERSÃO

Como mudar de vida?

São vários os sentimentos que o ano novo desperta em nós. Por um lado, uma vontade imensa de mudar, ir além, superar os limites. Por outro, o medo de encarar a vida e o desâni-mo de tantas tentativas fracassadas.

Uma ferramenta que tem ajudado muitas pessoas neste processo é o Projeto de Vida Pessoal (PVP). Além de favorecer o autoconhecimento, ele é um norte, que orienta os pas-sos na caminhada.

Mas como saber o que preciso mudar? Isso é exigente! Requer dis-posição para descer mais profundo, sair da superficialidade. A reflexão é fundamental neste momento, parar diante de Deus, pedir que Ele ilumine seu coração.

Se você chegou até aqui, é porque

está determinado a fazer de 2012 um ano verdadeiramente novo. Agora va-mos avançar de maneira mais prática. Tenha um caderno, um bloco de notas ou mesmo um arquivo no computa-dor. Nele, você deve fazer cinco colu-nas e com maturidade, responder as seguintes perguntas: w Qual área da vida? Familiar, profis-sional, afetiva, espiritual, história de vida (passado)...w Como estou? (eu atual)w Quais são as pessoas que quero perdoar? Como estão meus relacio-namentos em casa, no trabalho? w Como gostaria de ser /estar? (eu ideal). Responda com aquilo que você deseja alcançar, aonde quer chegar.w O que preciso fazer para isso? Que meio vou utilizar? No PVP é muito

importante ser concreto. Pense em que meios lhe ajudarão a chegar ao ideal.w Quando farei isso? Defina dia, horários, frequência na qual você irá desenvolver a ação proposta na pergunta anterior.

Ufa! Seu PVP está quase pronto. Ago-ra começa a melhor parte: colocá-lo em prática! Seja disciplinado e leve bem a sério tudo aquilo que você propôs. É muito importante revisar sempre e acompanhar, pelo menos uma vez por semana. Procure trabalhar com priori-dades, não estabeleça muitos pontos, defina no máximo 10.

Confira versão completa no site: www.santoantonioparoquia.com

Texto de Jaércio Bento – Assessor de Imprensa da Catedral de Florianópolis, discípulo da Comunidade de Aliança Shalom

Proyecto de Vida PersonalSon varios los sentimientos que el año

nuevo despierta en nosotros. Por un lado, muchas ganas de cambiar, por otro el miedo de encarar la vida y el desánimo de tantos intentos fracasados. Una herramienta que ha ayudado a muchas personas en este pro-ceso es el Proyecto de Vida Personal (PVP). Además de favorecer el autoconocimiento, él es el norte, que orienta los pasos en el camino, exige coraje y mucha reflexión.

Tenga a manos un cuaderno, un bloco de apuntes o un archivo en la computa-dora. En él, usted debe hacer cinco colum-nas y con responsabilidad, contestar a las siguientes preguntas:w Cuál área de la vida? Familiar, profe-sional, afectiva, espiritual, historia de vida (pasado)…w Cómo estoy? (yo actualmente)w Cómo me gustaría ser/estar? (yo ideal)w Qué necesito hacer para lograr eso? Qué medio voy a utilizar?w Cuándo voy a hacerlo?

Defina la fecha, horarios, frecuencia que usted va a desarrollar la acción propuesta.Por fin! Su PVP está casi listo. Sea discipli-nado y lleve con seriedad todo lo que te pro-pusiste. Es muy importante revisar siempre y acompañar, por lo menos una vez por se-mana. Intente trabajar con prioridades, de-fina como máximo 10.

Page 6: Revista de Verão
Page 7: Revista de Verão

12 13SACRAMENTO SACRAMENTO

O mais belo sacrifício de amor Lo más bello

sacrifi cio de amor

Fonte e cume de toda vida cristã, a Santa Missa nos une à Liturgia do céu e antecipa a vida eterna, quando “Deus for tudo em todo” (1 Cor15,28). É por vezes complicado com-preender este mistério eucarístico que todos são chamados a viver.

Um dia seu coração é chamado a entrar em uma Igreja e algo começa a te envolver: “é um encontro com Deus”, explica Rosane Kuehl, 53 anos. E é assim que a moradora de Meia Praia narra sua experiência a cada Santa Missa. “É um alimento, eu não me forço para vir, eu me sinto realizada”, afi rma. Num cantinho da Igreja ela conversa com a jornalista e narra a experiência de transformação que ocorreu em sua vida.

Rosane vivia com problemas emocionais que a levaram à depressão. Foi quando a convida-ram à Santa Missa e tudo começou a mudar. “Sinto que estou me libertando desta doença, a cada celebração”, conta sorridente ao lado da amiga Márcia de Fátima Viana, 46 anos.

Para a corretora de imóveis, ir à Missa é es-tar integrado, “você faz parte da celebração, e a cada Missa uma nova emoção, sempre dife-rente”, conta Márcia. Quanto aos frutos, ela re-sponde sem dúvidas: “Você se doa de forma espontânea ao próximo, o amor afl ora e você tem coragem de dizer eu te amo, tem paciên-cia com a família e percebe que Deus existe dentro de você”.

Fuente y cumbre de la vida cristiana, la Santa Misa nos une a la Liturgia del cielo y anticipa la vida eterna, cuando “Dios sea todo en todas las cosas” (1 Cor15,28). Es por vec-es complicado comprender este misterio eu-carístico que todos son llamados a vivir.

Un día su corazón es llamado a entrar a una Iglesia y algo empieza a involucrarte: “es un en-cuentro con Dios”, explica Rosane Kuehl, 53 años. Y es así que ella, que vive en Meia Praia, narra su experiencia a cada Santa Misa. “Es un alimento, no hago esfuerzo para venir, me siento realizada”, afi rma. En un rincón de la Iglesia ella habla con la periodista y narra la experiencia de transformación que pasó en su vida.

Rosane siempre estaba con problemas emo-cionales que la llevaron a la depresión. Fue cu-ando la invitaron a la Santa Misa y todo empe-zó a cambiar. “Siento que estoy libertándome de esta enfermedad, a cada celebración”, cuenta sonriente al lado de la amiga Márcia de Fátima Viana, 46 años.

Para la corretora de inmuebles, ir a la Misa es estar integrado, “usted es parte de la cel-ebración, y a cada Misa una nueva emoción, siempre distinta”, cuenta Márcia. Cuanto a los frutos, ella contesta sin dudas: “La perso-na se dona de forma espontánea al prójimo, el amor afl ora y usted siente coraje de decir te amo, tiene paciencia con la familia y percibe que Dios existe dentro de usted”.

Page 8: Revista de Verão

14 15TURISMO RELIGIOSOTURISMO RELIGIOSO

Un guia para la fe

Um roteiro

para féEn todo Brasil, los destinos religiosos atraen,

todos los años, a centenas de personas. Además de despertar la fe y la esperanza, la comunión con la belleza natural brasilera es otro aspecto que seduce a los visitantes. Y Santa Catarina ya es destaque en el turismo religioso, son 22 santu-arios y una centena de destinos de peregrinación católica, que abarcan 70 municipios. Lo más conocido de ellos es el Santuario Santa Paulina, que queda en Nova Trento a 47 km de Itapema. La ciudad de la primera Santa brasilera ya es el segundo destino religioso más buscado del país.

En esta misma región hay el Vale de Azambuja, conocido como Vale dos Milagres, que abriga una gruta con fuente de agua y con la imagen de Nuestra Señora del Caravaggio, Museo Arquidi-ocesano – considerado uno de los más comple-tos acervos de arte sacra popular de Brasil – y el Santuario de Azambuja. La Gruta de Botuverá está ubicada en el municipio de mismo nombre, a aproximadamente 70 km de Itapema. Posee alrededor de 1,2 mil metros de extensión. En virtud de su belleza y porte, es considerada la más grande y más ornamentada gruta del Sur de Brasil.

Otro patrimonio cultural a apenas 10 km de Itapema es la Iglesia Santo Amaro antigua Igle-sia Matriz Bom Sucesso, que queda en el barrio Barra, en Balneário Camboriú. Créese que la edi-ficación sencilla tuvo su construcción autorizada en el inicio del siglo XIX, pero especulase que sola-mente en el año de 1849 la obra fue iniciada, en el antiguo “arraial do Bom Sucesso”.

Em todo o Brasil, os destinos religiosos atraem centenas de pessoas. Além de despertar a fé e a esperança, a comunhão com a beleza natural brasileira é outro aspecto que seduz os visitantes. E Santa Catarina já se destaca no turismo religioso. São 22 santuários e diversos destinos de peregrinação católica, que envolvem 70 municípios. O mais conhecido deles é o Santuário Santa Paulina, que fica em Nova Trento a 47 km de Itapema. A cidade da primeira santa brasileira já é o segundo lugar sagrado mais procurado do país.

Nesta mesma região há o Vale do Azambuja, conhecido como Vale dos Milagres, que abriga uma gruta com fonte de água e com a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, Museu Ar-quidiocesano – considerado um dos mais com-pletos acervos de arte sacra popular do Brasil – e o Santuário de Azambuja. A Gruta de Botuverá fica no município de mesmo nome, a cerca de 70 km de Itapema. Possui aproximadamente 1,2 mil metros de extensão. Em virtude de sua beleza e porte, é considerada a maior e mais or-namentada gruta do Sul do Brasil.

Outro patrimônio cultural a apenas 10 km de Itapema é a Igreja Santo Amaro, antiga Igreja Matriz Bom Sucesso, que fica no bairro da barra em Balneário Camboriú. Acredita-se que a edificação singela teve sua construção autorizada no início do séc. XIX, mas especula-se que somente no ano de 1849 a obra foi ini-ciada, no antigo “arraial do Bom Sucesso”.

Page 9: Revista de Verão

16 17DEVOÇÃO DEVOÇÃO

Desatando os nós da vida

Toda quarta-feira, às 20h, na Paróquia de Itapema é celebrada, durante a Santa Missa, a Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Quem chega, recebe uma cordinha com nove nós a serem desatados a cada participa-ção na Missa.

No mês de dezembro de 2011, a pequena Maria Carolina foi apresentada à comunidade, ao fi nal da Missa. Ela é fruto de muita oração à Desatadora dos Nós. Sua mãe Marlisi dos San-tos já havia vivido a tristeza de um aborto espon-tâneo e passou praticamente toda gravidez em repouso absoluto.

Para engravidar tomou vitaminas durante meses. Depois da feliz notícia, em um ultrassom de rotina, constatou-se o deslocamento da placenta. Foi neste instante que toda família começou a fazer a novena.

Ao completar cinco meses,Marlisi descobriu que o bebê era uma menina e prometeu ho-menagear Nossa Senhora, dando-lhe o nome de Maria. Ao sétimo mês, um novo susto: um sangramento, resultado de uma dilatação já de 2cm, mais duas injeções precisaram ser aplica-das para fortalecer os pulmões de Maria, caso nascesse prematura.

Por fi m, Maria Carolina nasceu com nove meses, em 14 de novembro de 2011, e Marlisi cumpriu sua promessa: “hoje estou aqui para apresentá-la conforme havia prometido”, de-clarou a mãe emocionada.

Novena à mãe dos Navegantes

Desatando los nudos de la vidaTodos los miércoles, as las 20h, en la

Parroquia de Itapema es celebrado du-rante la Santa Misa la Novena de Nuestra Señora Desatanudos. Quien llega, recibe una cuerda con nueve nudos a ser desa-tados a cada participación en la Misa.

En el mes de diciembre de 2011, la pequeña Maria Carolina fue presentada a la comunidad, al fi nal de la Misa. Ella es fruto de mucha oración a la Desatanudos. Su madre Marlisi dos Santos ya había vivido la tristeza de un aborto espontáneo y estuvo prácticamente todo el embarazo en reposo absoluto.

Para quedarse embarazada tomó vita-minas durante meses. Después de la feliz noticia, en un estudio de rutina, constató el desplazamiento de placenta. Fue en este momento que toda la familia empezó la novena.

Al completar cinco meses, Marlisi descubrió que el bebé era una niña y pro-metió homenajear a Nuestra Señora De-satanudos, dándole el nombre de María. Al séptimo mes, un nuevo susto: un san-gramiento, resultado de un dilatación de 2cm, fueron necesarias ser aplicadas más dos inyecciones, para fortalecer los pulmones de María, si fuera el caso de nacer prematura.

Page 10: Revista de Verão

18 19DEVOÇÃO

O Canto da Praia em Itapema é conheci-do como reduto dos pescadores, com suas belezas naturais e paisagem típica açori-ana, resgatou em 2008 a festividade em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.

A imagem da Santa visita as casas dos moradores locais onde acontece a oração do terço. A princípio atingia apenas as duas semanas que antecediam o dia da santa, 2 de fevereiro. Mas agora, com a devoção renascendo nos corações dos moradores uma imagem já circula o ano todo.

A devoção conta com o apoio dos mo-radores locais e até mesmo de turistas. O argentino de Porto Missiones, Leonardo Oscar Tuzinkievicz, visita a cidade desde 1995 e já participou dois anos consecuti-vos da festividade, carregando inclusive a imagem de uma casa para outra.

NovenaEm 2012, a festividade começa no dia

11 de janeiro, com Santa Missa na Matriz, a partir das 20h. As casas que recebem a imagem mantêm suas portas abertas para visitações, todo o cronograma pode ser adquirido na porta da Igreja Matriz, no Centro.

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Além de ser feriado municipal, o dia 02 de janeiro tem programação espe-cial, realizada no Rancho do Pescador, confira:w Oração do terço – 6h, 12h, 15h e 18h;w Santa Missa – 9h, em seguida acon-tece a procissão marítima;w Bênção das velas e procissão terrestre – 19h.

Page 11: Revista de Verão